Programa Institucional Crack, Álcool e outras Drogas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Institucional Crack, Álcool e outras Drogas"

Transcrição

1 Programa Institucional Crack, Álcool e outras Drogas

2 Índice Institucionalização Contexto Justificativa Dimensões Objetivos e metas Monitoramento e Avaliação Instituições envolvidas

3 MINUTA DA PORTARIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS O Presidente da Fundação Oswaldo Cruz no uso de suas atribuições RESOLVE Considerando O impacto na saúde das populações gerado pelo consumo de Crack, Álcool e outras Drogas; A urgência em construir estratégias de transformação deste quadro; A produção de conhecimento no campo da saúde mental, com ênfase na temática de crack, álcool e outras drogas; As políticas governamentais desenvolvidas pelas três esferas de governo, em especial o Programa "Crack é Possível Vencer"; A necessidade de integração do conhecimento institucional e sua utilização para qualificação de gestores e profissionais dos estados e municípios da federação; e A importância da abordagem da saúde pública e da saúde coletiva para o enfrentamento dos problemas ligados ao uso de crack, álcool e outras drogas. Propósito Constituir o Programa Institucional da Fiocruz para o apoio ao desenvolvimento de estratégias no enfrentamento das questões relacionadas ao consumo de Crack, Álcool e outras Drogas. Objetivos a) Desenhar um plano de trabalho com foco nos principais desafios associados ao desenvolvimento da Política de Saúde Mental, de Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas e de Atenção Básica; b) Coordenar a realização de estudos, mobilizar especialistas, identificar experiências de sucesso, propor o estabelecimento de parcerias e apresentar recomendações relacionadas ao desenvolvimento da temática; c) Promover reuniões e debates no âmbito da Fiocruz, com o objetivo de fortalecer, analisar e contribuir com a Política Nacional para a Atenção Integral ao Usuário de Crack, Álcool e outras Drogas; d) Promover articulações e cooperações com esferas governamentais e não governamentais; e) Tornar públicos os resultados obtidos, estudos desenvolvidos e as recomendações propostas; e f) Constituir, no prazo de 30 dias, grupo de trabalho com a participação de especialistas objetivando a elaboração de plano de trabalho e o apoio à Presidência nos assuntos referentes à temática. Vigência A partir da data de publicação.

4

5

6 Introdução "Da Coerção a Coesão Mudança de uma abordagem coercitiva para outra que valorize a construção de espaços de coesão social. O abuso de drogas e a criminalidade como sintomas de sociedades fraturadas, que carecem de coesão social. Necessidade de fortalecimento da rede de atenção psicossocial, Possibilidades de intervenção sobre a questão das drogas, no âmbito da saúde, segurança pública, legislação e desenvolvimento. Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Alcançar um mundo sem drogas, como proclamado pela ONU em 1998, revelou se um objetivo ilusório. Enfoque na Saúde Pública (CBDD)

7 Relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) de 2011/12 A coesão social pode ser um indicador de saúde das comunidades e que o abuso de drogas e a criminalidade são sintomas de sociedades fraturadas, que carecem de coesão social. 10 itens como fatores de risco e ameaças à coesão social: desigualdade social, migração, transformação política e econômica, cultura do excesso emergente, crescimento do individualismo e o consumismo, mudança de valores tradicionais, situações de conflito bélico, rápida urbanização, perda de respeito pela lei, e influência de uma economia de drogas ilícitas em nível local.

8 A palavra da CBDD Propomos, que se abra o debate de maneira franca, sobretudo nos ambientes de convivência jovem. Enquanto as drogas forem encaradas como um tabu, não se discutirá a sério sobre elas na escola, na igreja, na mídia, nas unidades de saúde, nem mesmo em casa com nossos filhos. Necessitamos de boa informação, cientificamente ancorada, que nos ajude a encontrar alternativas. Apelamos às redes sociais, às autoridades (Executivo, Legislativo, Judiciário) e aos órgãos de imprensa para que acolham e estimulem este debate, com destemor.

9

10 Desafios Amphetamine-type stimulants (ATS) Cannabis Cocaine New psychoactive substances (NPS) Opiates Drug use and health consequences

11 Uso de Crack no Brasil

12 Políticas para Drogas no Brasil Decreto nº 4.294, /1921 penalidades para os contraventores na venda de cocaína, ópio, morfina e seus derivados; cria um estabelecimento especial para internação dos intoxicados pelo alcool ou substancias venenosas Decreto-Lei nº 891/1938, Lei de Fiscalização de Entorpecentes, posteriormente incorporado ao artigo nº 281 do Código Penal 1921 / /1990 PNAD aprovada em 2001, Medida Provisória nº altera o artigo 3º da Lei nº 6.368/76, Lei n 6.368/1976, conhecida como Lei de Entorpecentes, presidente Ernesto Geisel. Buscou conter o avanço do consumo das drogas no país, através de mecanismos de repressão policial-militar Lei nº 8.764/93 Criação da Secretaria Nacional de Entorpecentes, e construção de uma Política Nacional Antidrogas PNAD, (ações nas áreas de prevenção, tratamento, repressão, estudos, pesquisa e avaliações, recuperação e reinserção social) instituindo o Sistema Nacional Antidrogas. 2002, Lei nº , que dispôs sobre a prevenção, o tratamento, a fiscalização, o controle e a repressão à produção, ao uso e ao tráfico ilícitos de produtos, substâncias ou drogas ilícitas que causam dependência física ou psíquica, assim elencados pelo Ministério da Saúde. 2003, o Ministério da Saúde MS adotou a Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas, que incorporou diretrizes consoantes com os princípios da política de saúde 2002 / / , o Governo Brasileiro revoga as Leis nº 6.368/76 e /02, e sanciona a Lei nº , institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas SISNAD; prescreve medidas para prevenção ao uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; A Lei mantém a criminalização da produção e do tráfico de drogas, não mais aplica pena privativa de liberdade aos usuários e dependentes : Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010, institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

13 Programa Institucional Abordagens e Diretrizes Orientadoras Atuação interna, por meio do estabelecimento de uma rede cooperativa que articule o conjunto das Unidades da Fiocruz; Interinstitucional, possibilitando a cooperação com outras instituições e a sociedade civil; Federativa, no exame das responsabilidades inerentes às três esferas de governo. O Programa institucional deve ter como principal diretriz a identificação de estratégias no campo da formação, dos modelos de atenção e na formulação e desenvolvimento de pesquisas.

14 Inovação e Intersetorialidade Novas tecnologias de cuidado e intervenção; Intersecções do cuidado ao usuário com a Assistência e Promoção Social, Justiça, Ministério Público, Educação, Cultura, Trabalho e Economia Solidária; Debates que incorporem as contribuições da sociedade civil.

15 Possibilidades

16 Dimensões Dimensão técnico-assistencial através de serviços e programas; Dimensão jurídico-política, através da formulação de legislação específica e adoção de formas participativas de debate da sociedade com as instâncias formuladoras de políticas públicas; Dimensão teórico-conceitual, através da contextualização do papel das drogas na sociedade contemporânea e os determinantes sociais do uso abusivo.

17 Atividades Previstas a) Desenhar um plano de trabalho ; b) Coordenar a realização de estudos, mobilizar especialistas, identificar experiências de sucesso, propor o estabelecimento de parcerias e apresentar recomendações; c) Promover reuniões e debates no âmbito da Fiocruz; d) Promover articulações e cooperações com esferas governamentais e não governamentais; e) Tornar públicos os resultados obtidos, estudos desenvolvidos e as recomendações propostas; e f) Constituir, no prazo de 30 dias, grupo de trabalho.

18 Algumas Organizações Parceiras Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde) Comissão Brasileira Drogas e Democracia Cooperação Fiocruz / Conass / Conasems Associação brasileira de saúde mental (Abrasme) Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) Associação Brasileira de Saúde Coletiva (abrasco) Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos

19 Levantamento de Projetos no SAGE Titulo Ano Status Descrição Projeto Ação Orçamentária Unidade Subunidade Macroprojeto Eixo Macroprojeto Projeto Estratégico C2 - Projeto de monitoramento dos eventos de violência, mortalidade por causas externas, uso de álcool e outras drogas entre os indígenas Ticuna no Alto Solimões: construindo estratégias de intervenção Mapeamento do impacto no sistema de saúde da região centro-oeste dos usuários de crack, alcool e outras drogas Aprovado Mat. Permanente 2012 Aprovado Este projeto visa mapear a situação do município de Campo Grande no que tange ao atendimento dos usuários de drogas e suas famílias junto ao SUS. Comunicação e Informações para a Educação em Saúde e em Ciência e Tecnologia Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde IPEC Fiocruz Mato Grosso do Sul IPEC - Diretoria do IPEC Fiocruz Mato Grosso do Sul - Saúde e Sociedade Cooperações Técnicas e Financeiras. Mapeamento do impacto no sistema de saúde da região centro-oeste dos usuários de crack, alcool e outras drogas Aprovado Este projeto visa mapear a situação do município de Campo Grande no que tange ao atendimento dos usuários de drogas e suas famílias junto ao SUS. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Fiocruz Mato Grosso do Sul Fiocruz Mato Grosso do Sul - Saúde e Sociedade Cooperações Técnicas e Financeiras. Mapeamento do impacto no sistema de saúde da região centro-oeste dos usuários de crack, alcool e outras drogas Aprovado Este projeto visa mapear a situação do município de Campo Grande no que tange ao atendimento dos usuários de drogas e suas famílias junto ao SUS. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Fiocruz Mato Grosso do Sul Fiocruz Mato Grosso do Sul - Saúde e Sociedade Cooperações Técnicas e Financeiras. Atenção aos usuários de álcool e outras drogas: Redução de danos e promoção da saúde Curso de Atualização Profissional em Atenção ao Uso Abusivo de Alcool e Outras Drogas - CAAAD Curso de Atualização Profissional em Atenção ao Uso Abusivo de Alcool e Outras Drogas - CAAAD Álcool e outras Drogas: diálogos sobre um mal-estar contemporâneo 2012 Aprovado 2012 Aprovado 2012 Aprovado Curso Permanente, com carga horária de 112h Curso Permanente, com carga horária de 112h 2012 Aprovado Livro Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Formação e Qualificação Profissional de Nível Médio Formação e Qualificação Profissional de Nível Médio Comunicação e Informações para a Educação em Saúde e em Ciência e Tecnologia EPSJV EPSJV EPSJV EPSJV EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde Redes e programas de pesquisa, DT, ensino e de plataformas tecnológicas integrados entre as unidades da Fiocruz e as instituições de C&T nas diversas regiões do país Integrar redes de formação em saúde para quadros estratégicos do SUS Integrar redes de formação em saúde para quadros estratégicos do SUS Integrar redes de formação em saúde para quadros estratégicos do SUS Ciência & Tecnologia, Saúde e Sociedade Desafios do SUS Desafios do SUS Desafios do SUS Macroprojeto 4.1 Desenvolver processos de pesquisa organizados em torno de temas e objetos do campo que emergem da relação trabalho, educação e saúde tanto na dimensão macropolítica quanto em relação às práticas cotidianas que se materializam nas instituições Macroprojeto 1.2 Orientar a construção de propostas formativas para os trabalhadores do SUS e para novas categorias profissionais e em diálogo com a formulação e implementação de políticas públicas de saúde Macroprojeto 1.2 Orientar a construção de propostas formativas para os trabalhadores do SUS e para novas categorias profissionais e em diálogo com a formulação e implementação de políticas públicas de saúde Macroprojeto 1.7 Fortalecer a produção e disponibilização de materiais pedagógicos e da tecnologia educacional na perspectiva crítica, seja na forma impressa, audiovisual ou hipertextual

20 Levantamentos de Projetos no SAGE Titulo Ano Status Descrição Projeto Ação Orçamentária Unidade Subunidade Macroprojeto Eixo Macroprojeto Projeto Estratégico C2 - Projeto de monitoramento dos eventos de violência, mortalidade por causas externas, uso de álcool e outras drogas entre os indígenas Ticuna no Alto Solimões: Construindo estratégias de intervenção C2 - Projeto de monitoramento dos eventos de violência, mortalidade por causas externas, uso de álcool e outras drogas entre os indígenas Ticuna no Alto Solimões: Construindo estratégias de intervenção C2 - (6179) Projeto de monitoramento dos eventos de violência, mortalidade por causas externas, uso de álcool e outras drogas entre os indígenas Ticuna no Alto Solimões: Construindo estratégias de intervenção. Os rumos da política em saúde mental e álcool e outras drogas: caminhos e descaminhos Os rumos da política em saúde mental e álcool e outras drogas: caminhos e descaminhos Curso de Atualização Profissional em Atenção ao Uso Abusivo de Alcool e Outras Drogas - CAAAD Curso de Atualização Profissional em Atenção ao Uso Abusivo de Alcool e Outras Drogas - CAAAD Curso de Atualização Profissional em Atenção ao Uso Abusivo de Alcool e Outras Drogas - CAAAD Curso de Atualização Profissional em Atenção ao Uso Abusivo de Alcool e Outras Drogas - CAAAD 2013 Aprovado 2013 Aprovado 2013 Aprovado 2013 Concluído 2013 Concluído 2013 Concluído 2013 Concluído 2013 Concluído 2013 Concluído Incluído Material Permanente, Material de Consumo. Incluído Material Permanente, Material de Consumo. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Comunicação e Informações para a Educação em Saúde e em Ciência e Tecnologia Comunicação e Informações para a Educação em Saúde e em Ciência e Tecnologia Comunicação e Informações para a Educação em Saúde e em Ciência e Tecnologia Educação e Formação em Saúde Educação e Formação em Saúde Educação e Formação em Saúde Educação e Formação em Saúde IPEC IPEC IPEC EPSJV EPSJV EPSJV EPSJV EPSJV EPSJV IPEC - Diretoria do IPEC IPEC - Diretoria do IPEC IPEC - Diretoria do IPEC EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde EPSJV - Laboratório de Educação Profissional em Atenção em Saúde Redes e programas de pesquisa, DT, ensino e de plataformas tecnológicas integrados entre as unidades da Fiocruz e as instituições de C&T nas diversas regiões do país Redes e programas de pesquisa, DT, ensino e de plataformas tecnológicas integrados entre as unidades da Fiocruz e as instituições de C&T nas diversas regiões do país Ciência & Tecnologia, Saúde e Sociedade Ciência & Tecnologia, Saúde e Sociedade Macroprojeto 4.1 Desenvolver processos de pesquisa organizados em torno de temas e objetos do campo que emergem da relação trabalho, educação e saúde tanto na dimensão macropolítica quanto em relação às práticas cotidianas que se materializam nas instituições Macroprojeto 4.1 Desenvolver processos de pesquisa organizados em torno de temas e objetos do campo que emergem da relação trabalho, educação e saúde tanto na dimensão macropolítica quanto em relação às práticas cotidianas que se materializam nas instituições

21 Ação Fragmentada PROJE TO 1 RESULTA DO 1 P R O B L E M A PROJE TO2 PROJE TO 1 RESUL TADO 2 RESULTA DO 3 PROJE TO 3 RESU LTAD O 4

22 Programa como estratégia de alinhamento I PROJE TO 1 RESULTA DO 1 N P R O B L E M A P R O G R A M A I N S T I T U C I O N A L PROJE TO2 PROJE TO 1 PROJE TO 3 RESUL TADO 2 RESULTA DO 3 RESU LTAD O 4 P R O G R A M A S T I T U C I O N S I N E R G I A A L

23 Alinhamento com Plano quadrienal Implementação dos Macroprojetos como a Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS, ao Programa Institucional de Avaliação de Políticas Públicas, no Campo da Saúde Mental.

24 Monitoramento e Avaliação Acompanhamento da execução orçamentário-financeira e das metas físicas atingidas; Elaboração de relatórios; Realização de oficinas periódicas de acompanhamento com os coordenadores de projetos e iniciativas; Seminários.

25 Estratégias institucionais Estabelecimento de parcerias; Abordagens baseadas na intersetorialidade, multi e transdisciplinaridade; Disseminação de informações sobre práticas e tecnologias (Ideias SUS, Publicações etc); Desenvolvimento de metodologias de abordagens individuais e coletivas.

26

27

28

29

30

31

32

33 OBRIGADO Valcler Rangel Fernandes

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

República Federativa do Brasil Lei n /2006

República Federativa do Brasil Lei n /2006 ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS COMISSÃO INTERAMERICANA PARA O CONTROLE DO ABUSO DE DROGAS QUADRAGÉSIMA SESSÃO REGULAR 29 de Novembro - o primeiro de Dezembro de 2006 Santa Cruz de la Sierra, Bolivia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas

Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas Universidade de São Paulo Março 2009 PRECEDENTES HISTÓRICOS Junho 1998: XX Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas Responsabilidade compartilhada

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS Meive Ausonia Piacesi POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL Sistema Único de Assistência Social - SUAS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA VITÓRIA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA VITÓRIA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA VITÓRIA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179, de 20 de maio de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DESCENTRALIZADA DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS I. CONTEXTO O decreto 7.179 de

Leia mais

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS II Encontro Hispânico-Brasileiro de Saúde e Direitos Humanos Medidas legislativas e processuais no Brasil: PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS Dr José Fernando Maia Vinagre Conselheiro Federal de Medicina

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Circular 577/2012 São Paulo, 04 de dezembro de 2012.

Circular 577/2012 São Paulo, 04 de dezembro de 2012. Circular 577/2012 São Paulo, 04 de dezembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) TERMO DE REFERÊNCIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - RAPS/SUS Diário Oficial do Estado nº 226 Seção

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG PROGRAMAS ABERTOS FUNDACAO NACIONAL ANTIDROGAS Código do Programa 3091220140014 Órgão 30000 - MINISTERIO DA JUSTICA Órgão Vinculado Órgão Executor Tipo de Instrumento Convênio Qualificação da proposta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA UBERABA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS

TERMO DE REFERÊNCIA UBERABA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS TERMO DE REFERÊNCIA UBERABA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS I. CONTEXTUALIZAÇÃO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência da

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SÃO PAULO ARTICULADORES CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO

TERMO DE REFERÊNCIA SÃO PAULO ARTICULADORES CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO TERMO DE REFERÊNCIA SÃO PAULO ARTICULADORES CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência da República instituiu

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Vide Decreto nº 7.426, de 2010 Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras

Leia mais

ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS

ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS 1. Atribuições das equipes de referência em saúde As equipes de referência em saúde preconizadas nesta

Leia mais

Prevenção do Suicídio no Brasil

Prevenção do Suicídio no Brasil Prevenção do Suicídio no Brasil Mariana Schorn Equipe Apoio Institucional e Articulação Federativa NEMS/ES Vitória Setembro de 2017 Sumário Dados do suicídio no Mundo e no Brasil (Dados OMS) Suicídio na

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADOR ESTADUAL RIO GRANDE DO NORTE

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADOR ESTADUAL RIO GRANDE DO NORTE TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADOR ESTADUAL RIO GRANDE DO NORTE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTAGEM ARTICULADOR LOCAL

TERMO DE REFERÊNCIA CONTAGEM ARTICULADOR LOCAL TERMO DE REFERÊNCIA CONTAGEM ARTICULADOR LOCAL PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA BETIM ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA BETIM ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA BETIM ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIBEIRÃO DAS NEVES ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIBEIRÃO DAS NEVES ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIBEIRÃO DAS NEVES ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA COLINAS Rua São Francisco, s/n, Centro - Nova Colinas - MA CNPJ: 01.608.768/0001-05 Lei n 193/2017. EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE SANÇÃO E PROMULGAÇÃO LEGAL Pelo presente EDITAL

Leia mais

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA Gisele Cristina Tertuliano RESUMO Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem de aprendizagem para

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico

Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Eduardo Pazinato Escritório de Ligação e Parceria do UNODC Maceió/AL, 05 de junho de 2018 Escritório da Nações Unidas sobre

Leia mais

SAÚDE MENTAL PROJETO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE QUÍMICO

SAÚDE MENTAL PROJETO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE QUÍMICO SAÚDE MENTAL PROJETO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE QUÍMICO 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: ACFFD - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E FILANTROPICA FAMÍLIA DE DEUS ESCRITÓRIO: RUA CAJAZEIRAS,

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 1/5 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 Institui e regulamenta a Política de Monitoramento e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O MINISTRO DE

Leia mais

Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS

Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS 2016-2018 Qualificação Técnica do Trabalhador do Sistema Único de Saúde - Qualitec Ação programada em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação

Leia mais

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.311, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014 Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de

Leia mais

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos Política Nacional sobre drogas Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos A arma mais importante que nós temos- os que temos uma perspectiva democrática para a vida social para tratar do tema das drogas

Leia mais

O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz

O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz Manoel Barral-Netto VP Educação, Informação e Comunicação Reunião da Câmara Técnica de Educação Rio de Janeiro 26 de abril de 2018 Formulação

Leia mais

Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS. Assembleia RNPI, novembro/ 2015

Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS. Assembleia RNPI, novembro/ 2015 Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS Assembleia RNPI, novembro/ 2015 GT Proteção e Prevenção às Violências Histórico: - Criado em 2012 para tratar da temática da proteção e prevenção

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA INTERMINISTERIAL

Leia mais

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL LEI Nº. 1.282/2013 Ementa: Institui o Plano Plurianual do Município de Ouricuri para o período de 2014 a 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OURICURI/PE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que A

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível.

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. EIXO I - Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalismo 1. Divulgação das atribuições específicas de cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. 1 EIXO

Leia mais

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS AS POLÍTICAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS AS POLÍTICAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS AS POLÍTICAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Paulo R. Yog M. Uchoa Secretário Nacional Antidrogas Brasília, 04 de outubro de 2007 Gabinete

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012.

LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012. LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012. Autores: Deputado Romoaldo Júnior e Deputado Sebastião Rezende Dispõe sobre a criação da Lei estadual de Atenção Integral à Saúde Mental e dá outras providências.

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 10. São temas prioritários

Leia mais

PAG 38 ESTRATÉGIA PARA Pág 39

PAG 38 ESTRATÉGIA PARA Pág 39 PAG 38 ESTRATÉGIA PARA 2022 Pág 39 Pág 40 Valores: Os valores que prescrevem alicerçam as atitudes, os comportamentos e características o caráter da Fiocruz são as verdadeiras causas do sentimento orgulho

Leia mais

Lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde

Lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE 1 CONCEITO

Leia mais

Edição Número 96 de 20/05/2004

Edição Número 96 de 20/05/2004 Edição Número 96 de 20/05/2004 PORTARIA Nº 936, DE 18 DE MAIO DE 2004 Dispõe sobre a estruturação da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e Implementação de Núcleos

Leia mais

Articulação territorial e multi-atores para a implementação dos ODS Brasília/DF, 18 de julho de 2017

Articulação territorial e multi-atores para a implementação dos ODS Brasília/DF, 18 de julho de 2017 Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social Articulação territorial e multi-atores para a implementação dos ODS Brasília/DF, 18 de julho de 2017 A Caminho da

Leia mais

FÓRUM ALAGOANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

FÓRUM ALAGOANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS Estado de Alagoas SENAD / GSI / PR FÓRUM ALAGOANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS PANORAMA NACIONAL SOBRE DROGAS Paulo R. Yog M. Uchôa Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas Maceió, AL, 23 de Julho de

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança Goiânia 2018 Agenda 2ª Semenstre 2018 Programação HORÁRIO TEMAS 9h00 às 10h00 Plano Municipal para Infância

Leia mais

A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente

A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 26 de

Leia mais

A Agenda 2030 e os ODS: O papel do setor de transportes brasileiro.

A Agenda 2030 e os ODS: O papel do setor de transportes brasileiro. Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social A Agenda 2030 e os ODS: O papel do setor de transportes brasileiro. Integrados Interligados Indivisíveis Apresentação

Leia mais

L E I. Este documento foi assinado digitalmente por AC SERASA SRF ICP-BRASIL.

L E I. Este documento foi assinado digitalmente por AC SERASA SRF ICP-BRASIL. ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARIZAL CNPJ N 08.348.963/0001-92 - Av. Gavião, 19 Centro Tel.: (84)3397-2229/2202 Fax: (84)3397-2218 - CEP.:59.865-000 UMARIZAL-RN GABINETE DO PREFEITO

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/ Rede De (RAPS) Componentes da RAPS Pontos da RAPS Nº da Portaria de Financiamento Caracterização da portaria Atenção Básica Unidade Básica de PORTARIA 2488/11 Institui a Política Saúde Nacional de Atenção

Leia mais

Portaria da Presidência

Portaria da Presidência 01 RESOLVE: O Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo creto de 29 de dezembro de 2008 1.0 PROPÓSITO Instituir a Política de Segurança da Informação e Comunicações

Leia mais

PAIR Copa e Grandes Obras

PAIR Copa e Grandes Obras PAIR Copa e Grandes Obras INSTITUCIONAL Fruto de uma parceria firmada em 2002 entre o Governo Brasileiro e Organizações Internacionais. O PAIR écoordenado peloprograma Nacional de Enfrentamento da Violência

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

Monitoramento e Avaliação na Atenção Básica em Saúde

Monitoramento e Avaliação na Atenção Básica em Saúde Monitoramento e Avaliação na Atenção Básica em Saúde Caminhos da Institucionalizaçã ção Brasília, DF 2005 Avaliação em Saúde no Brasil Processos incipientes Pouco incorporados às práticas dos serviços

Leia mais

ANEXO I. a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. CARGO/ FUNÇÃO N o

ANEXO I. a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. CARGO/ FUNÇÃO N o (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007) a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde. Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde. Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde Evelyne Nunes Ervedosa Bastos Gilmara Maria Batista Tavares Fortaleza/CE

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT Departamento de Apoio à Gestão Participativa /DAGEP Secretaria de Gestão Estratégica

Leia mais

PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições,

PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X Aprova a Política Municipal de Assistência Farmacêutica O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, Considerando a Lei 5.991, de 17 de dezembro

Leia mais

Capacitação em Eventos

Capacitação em Eventos Diretrizes para implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS Capacitação em Eventos V Encontro Nacional da RENAST Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO PARA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE CONSELHOS DO CEARÁ ECONCE A Escola de Conselhos do Ceará ECONCE, parceria da Fundação Universidade Estado do

Leia mais

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de

Leia mais

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Política Nacional de Saúde do Trabalhador

Leia mais

egurança Pública Segurança Pública

egurança Pública Segurança Pública V S egurança Pública Segurança Pública mensagem presidencial Segurança pública Desde 2003, as ações do Governo Federal para a garantia da segurança pública têm como objetivo agir sobre as causas da criminalidade

Leia mais

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR S DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR ANÁLISE DA SITUAÇÃO NACIONAL 1. Identificar causas/ fatores de vulnerabilidade e modalidades de violência sexual contra

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Plano Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 1º Fica instituído o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Plano

Leia mais

Antes disso, porém, é necessário manifestar algumas considerações críticas sobre o modelo e conteúdo do documento em pauta.

Antes disso, porém, é necessário manifestar algumas considerações críticas sobre o modelo e conteúdo do documento em pauta. CONTRIBUIÇÕES DA EPSJV AO PLANO QUADRIENAL (2010-2014) 1. CONTEXTO DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DA EPSJV Os trabalhadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio vêm discutindo, em assembléias sucessivas,

Leia mais

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março Pacto das Águas Antonio Martins da Costa O Pacto das Águas foi um processo de articulação social e política com objetivo de: Dotar o Estado,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua A LEI ORGÂNICA DA SAÚDE (LEI 8080/1990) o SUS é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições

Leia mais

OBJETIVO: Órgão: Ministério da Justiça

OBJETIVO: Órgão: Ministério da Justiça OBJETIVO: 0825 Aprimorar o combate à criminalidade, com ênfase em medidas de prevenção, assistência, repressão e fortalecimento das ações integradas para superação do tráfico de pessoas, drogas, armas,

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL PROCESSO SELETIVO PÚBLICO TURMA 2018 EDITAL Nº 01 PERÍDO LETIVO 2018-2020 APÊNDICE II PROGRAMAE REFERÊNCIAS DAS PROVAS

Leia mais

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS 1. JUSTIFICATIVA A saúde das pessoas com deficiência tem se configurado como um grande desafio

Leia mais

Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei 8.080/90, para dispor sobre a organização, o planejamento, a assistência e a articulação interfederativa.

Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei 8.080/90, para dispor sobre a organização, o planejamento, a assistência e a articulação interfederativa. Legislação do SUS DECRETO 7.508 de 28 de Junho de 2011 Prof.ª: Andréa Paula Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei 8.080/90, para dispor sobre a organização, o planejamento, a assistência e a articulação

Leia mais

O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL

O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL Arcabouço de leis ao longo dos últimos anos, foram fundamentais na consolidação do processo das políticas sobre

Leia mais

Marco Legal e Institucional sobre Substâncias Psicoativas no Brasil. Patricia Maia von Flach

Marco Legal e Institucional sobre Substâncias Psicoativas no Brasil. Patricia Maia von Flach Marco Legal e Institucional sobre Substâncias Psicoativas no Brasil Patricia Maia von Flach A Lei 10.216/01 Marco legal da Reforma Psiquiátrica Brasileira Dispõe sobre a proteção e os direitos dos usuários

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2016

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2016 Aprova as diretrizes nacionais para a criação, implantação e manutenção de programa e políticas de atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores em serviços penais e dar outras providencias. RESOLUÇÃO

Leia mais

do Trabalhador e da Trabalhadora

do Trabalhador e da Trabalhadora Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Política Nacional de Saúde do Trabalhador

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMINHOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA-CE

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA-CE SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA-CE Ofício Nº 0012204/2010 Da: Presidente do Sindicato dos Servidores dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha-Ceará Professora Teresa Maria

Leia mais

Data: 27/03/ :59:46 Página 1 de 2. Sim 39. Não 12. Mantido Mantido Mantido Mantido Mantido 016.

Data: 27/03/ :59:46 Página 1 de 2. Sim 39. Não 12. Mantido Mantido Mantido Mantido Mantido 016. Data: 7//8 8:9:6 Página de SF....... - Projeto de Lei do Senado nº 7, de 99 (nº./997, na Câmara dos Deputados), que "Altera a redação do art. º do Decreto-Lei nº 97, de 7 de outubro de 9, que dispõe sobre

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág.

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Portaria Nº 372, de 25 de agosto de 2015 Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. 9) Dispõe

Leia mais

Municípios Sustentáveis

Municípios Sustentáveis Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais Municípios Sustentáveis Brasília 01, setembro de 2016 Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais GLOBALIZAÇÃO X MUNICIPALIZAÇÃO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL TERMO DE ADESÃO AO COMPROMISSO NACIONAL PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL O Município (NOME), representado

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA Nº 04 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR Nº141 DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Introdução: Até 2011, a forma de prestar contas sobre as ações, recursos

Leia mais

1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho.

1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO (versão Atualizado em 19.12.2016) 1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho.

Leia mais

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de 2011 Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Apresentação PNDH 3

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Apresentação PNDH 3 SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Apresentação PNDH 3 Paula Lima Revisão PNDH 137 encontros que envolveram cerca de 14 mil participantes Conferências livres, territoriais

Leia mais

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Saúde Mental no Brasil

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Saúde Mental no Brasil Seminário PRISSMA-PESSOAS Rio de Janeiro, RJ 13 e 14 de março de 2008 Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Mental no Brasil Cristina de A. Possas Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

CAMINHOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO: SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA

CAMINHOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO: SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA CAMINHOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO: SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA Brasília, Janeiro de 2014 Finalidades do CAMINHOS DO CUIDADO - Quebrar a logica do especialismo no cuidado em saúde mental; - Qualificar

Leia mais

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 Institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais