UNIDADE 3 - CINÉTICA QUÍMICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE 3 - CINÉTICA QUÍMICA"

Transcrição

1 UNIDADE 3 - CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO 1 VELOCIDADE DA REAÇAO...2 Conceito...2 Velocidade média...2 Velocidades de formação e de desaparecimento...4 Medida da velocidade...6 Velocidade imensurável...6 Velocidade mensurável...6 Processos químicos...6 Processos físicos...6 CAPÍTULO 2 FATORES QUE INFLUEM NA VELOCIDADE...7 Introdução...7 Estudo dos fatores...7 1º fator: colisão entre as moléculas reagentes...7 2º fator: energia de ativação...7 3º fator: temperatura...9 4º fator: concentração dos reagentes...1 5º fator: pressão º fator: estado sólido...13 CAPÍTULO 3 CATÁLISE...15 Conceitos...15 A ação do catalisador...15 Catálise...16 Inibidor...17 Ativador ou promotor...17 Veneno...17 EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM...18 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO...22 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES...22

2 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 2 CAPÍTULO 1 VELOCIDADE DA REAÇAO Conceito Cinética química é o ramo da Química que estuda a velocidade de uma reação, bem como os fatores que a influenciam. Você já sabe, através da observação cotidiana, que os processos químicos podem ser lentos ou rápidos. Observe: Assim, com a finalidade de caracterizar a lentidão ou a rapidez com que as reações ocorrem, foi introduzida a grandeza velocidade de reação. Velocidade média Velocidade média de uma reação é a razão entre a variação do número de moles de um participante e o intervalo de tempo gasto nessa variação: Analisemos, então, o que ocorre com a reação: C2H2 + 2H2 C2H6. Um químico, medindo o número de moles do participante C2H6 em função do tempo e nas condições em que a reação se processa, obteve os seguintes resultados: Tempo (min) Número de moles de C2H6 formados Vamos, então, calcular a velocidade média dessa reação no intervalo de min a 4 min: Isso significa que, nesse intervalo, a cada minuto formam-se em média 3 moles de C2H6. Vamos admitir, agora, que o químico descubra o número de moles dos participantes C2H2 e H2 nos tempos indicados para o C2H6 e organize assim a tabela: Tempo (min) Número de moles de C2H2 presentes Número de moles de H2 presentes Número de moles de C2H6 presentes Se você calcular a velocidade média da reação em função do C 2H2, no intervalo de min a 4 min, empregando a fórmula dada, encontrará: Note que encontramos o mesmo valor referente ao C 2H6, no mesmo intervalo, porém com valor negativo. A fim de evitar que isso ocorra, devemos colocar o sinal negativo na fórmula, para que o valor da velocidade da reação seja o mesmo para qualquer participante no mesmo intervalo. Então, para os produtos usamos a fórmula com sinal positivo (caso do C2H6), e para os reagentes, a fórmula com sinal negativo (caso do C2H2). Logo:

3 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 3 Vamos, agora, calcular a velocidade média da reação no intervalo de min a 4 min em função do H2: Note que obtivemos novamente valor negativo, pois o H2 é reagente. Assim, conforme vimos, devemos colocar o sinal negativo na fórmula. Entretanto, o valor numérico encontrado é o dobro do valor referente ao C2H6 no mesmo intervalo. Então, devemos dividir 6 por 2 para encontrarmos 3: 6 2 = 3 Mas, o que é o 2? Onde encontrá-lo? Ele é obtido a partir da análise dos coeficientes da equação química correspondente: Vejamos o cálculo da velocidade média num outro intervalo, por exemplo, de 6 min a l min: Observe que para todos os participantes da reação obtivemos o mesmo valor da velocidade média da reação. Considerando, então, uma reação genérica, temos: Vm = -VA a = -VB b = VC c = VD d Exercícios resolvidos ER1. Um analista, efetuando medidas do número de moles da substância H2 para a reação de formação do NH3, (N2 + 3H2 2NH3.) obteve, em função do tempo, a seguinte tabela: Tempo (min) 5 15 Número de moles de H2 existentes 2, 1, 2,5 Calcular a velocidade média da reação nos intervalos de min a 5 min e de 5 min a 15 min. Resolução:

4 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 4 ER2. A tabela abaixo mostra a variação da massa de SO2 em função do tempo para a reação: 2SO2 + O2 2SO3: Tempo (min) 8 1 Massa de SO2 presente (g) Calcular a velocidade média da reação no intervalo de 8 min a 1 min. Resolução: Na fórmula da velocidade média, podemos substituir a variação do número de moles n pela variação da massa m: ER3. Ao adicionarmos ferro a uma solução de HCl, ocorre a reação: Fe + 2HCl FeCl2 + H2. Medindo a concentração molar de HCl, encontramos: Tempo (min) 5 8 Concentração molar do HCl: [HCl] (mol/l),2,115,1 Calcular a velocidade média da reação no intervalo de 5 min a 8 min. Resolução: Na fórmula da velocidade média, podemos substituir a variação do número de moles n pela variação da concentração molar [ ]: Fe + 2HCl FeCl2 + H2. Exercícios: EA1; EA2; EA3; EA4; EA5; EA6. Velocidades de formação e de desaparecimento Suponhamos um recipiente de V litros de capacidade no qual realizaremos o processo: 2O3 3O2 (Desaparecimento de ozone com formação de oxigênio.) Ozone oxigênio Observe que para cada 2 moles de ozone que desaparecem há a formação de 3 moles de oxigênio. Vamos admitir, para esse processo, as seguintes medidas: Tempo (s) Número de moles de O3 (ozone) Número de moles de O2 (oxigênio) 2,, 5 1,5,75 7,5 2,25 Note que os valores tabelados obedecem à relação, em moles, indicada na equação. Veja: No início (t = s), o número de moles de O3 é 2, e o de O2 é zero, pois ainda não houve formação de O2. No tempo t = 5s, o número de moles de O 3 é 1,5. Isso significa que,5 mol (2, - 1,5) de O 3 desapareceu, dando origem a,75 mol de O2:

5 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 5 No tempo t = 7s, o número de moles de O 3 é,5. Isso significa que 1, mol (1,5 -,5) desapareceu, dando origem a 1,5 mol de O2, o qual, somado com,75 mol já existente no tempo t = 5s, nos dá 2,25 moles de O2: Agora, vamos calcular a velocidade média (Vm) da reação: 2O3 Intervalo 2O3 3O2. Reação 3O2. De s a 5s De 5s a 7s Exercício resolvido ER4. Dado o processo 3C2H2 (acetileno ) C6H6, (benzeno) determinar a velocidade de formação do benzeno em função da velocidade de desaparecimento do acetileno. Resolução: 3C2H2 C6H6: Exercícios: EA7; EA8; EA9; EA1; EA11.

6 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 6 Medida da velocidade Com relação à medida da velocidade, as reações podem apresentar velocidade imensurável e velocidade mensurável. Velocidade imensurável Algumas reações, tais como as explosivas e as de precipitação, são tão rápidas que podem ser consideradas instantâneas. Evidentemente nesses casos a velocidade não pode ser medida. Entretanto, outras são tão lentas que a medida da velocidade se torna também impraticável. É o caso, por exemplo, da formação de água a partir de hidrogênio e oxigênio a C e na ausência de catalisador (neste caso, para obtermos, por exemplo, 18 g de água seriam necessários alguns séculos). Assim, temos: Velocidade mensurável Muitas reações ocorrem com uma velocidade suscetível de ser medida na prática. Essa medida pode ser feita através de processos químicos ou processos físicos. Processos químicos Considere um sistema no qual está ocorrendo uma reação cuja velocidade queremos determinar. Em diferentes intervalos de tempo retiramos uma amostra do sistema e fazemos uma análise quantitativa (de preferência uma dosagem volumétrica) de uma das substâncias participantes (escolhemos, evidentemente, a mais favorável à dosagem). Assim, por exemplo, vamos supor que queiramos determinar a velocidade da reação: Neste caso, retiramos uma amostra e dosamos o hidróxido de sódio (NaOH) por alcalimetria. Processos físicos Os processos físicos utilizados na determinação da velocidade de uma reação são muito mais precisos que os processos químicos, pois não há a introdução de novas substâncias no sistema. Assim, se no sistema em que ocorre a reação há a formação de um gás insolúvel, podemos medir, em diferentes intervalos de tempo, o volume desse gás. Os processos físicos mais empregados são; medida do índice de refração, medida da condutibilidade elétrica e medidas colorimétricas. Assim, medindo a velocidade da reação em diferentes intervalos de tempo, podemos estabelecer um gráfico da velocidade em função do tempo. Observamos que sempre a velocidade é máxima no início e vai diminuindo com o tempo. Assim, obtemos gráficos do tipo ilustrado ao lado.

7 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 7 CAPÍTULO 2 FATORES QUE INFLUEM NA VELOCIDADE Introdução A velocidade de uma reação depende de uma série de fatores. Vamos, agora, examinar os seguintes: colisão entre as moléculas reagentes, energia de ativação, temperatura, concentração dos reagentes, pressão e estado sólido. Estudo dos fatores 1º fator: colisão entre as moléculas reagentes Para que duas ou mais substâncias possam reagir é evidente que suas moléculas devem colidir entre si, de modo que haja quebra das ligações com conseqüente formação de outras novas, dando origem, assim, a novas substâncias. As colisões entre as moléculas podem ser não-efetivas e efetivas. Colisões não-efetivas Colisões efetivas São aquelas em que não há quebra de ligações e, São aquelas em que há quebra de ligações e conseqüentemente, não existe formação de outras conseqüente formação de outras novas. Neste caso, novas. Neste caso, não ocorre a reação. ocorre a reação. Para que uma colisão seja efetiva, o choque entre as moléculas deve acontecer com uma orientação favorável e suficiente energia. Analisemos, por exemplo, algumas colisões entre moléculas H2 e 12: Colisão Significado Colisão não-efetiva, pois ela ocorre com uma orientação não-favorável para a quebra das ligações. Colisão não-efetiva, pois também ocorre com uma orientação não-favorável para a quebra das ligações. Colisão que ocorre com uma orientação favorável. Portanto, se a energia é suficiente, temos uma colisão efetiva: H2 + I2 HI + HI Conclusão: Quanto maior o número de colisões efetivas entre as moléculas dos reagentes, maior é a velocidade da reação. Mais colisões efetivas maior velocidade 2º fator: energia de ativação Consideremos, inicialmente, a seguinte experiência: Vamos colocar um pouco de álcool num pires e aproximar do álcool um fósforo aceso. O que acontece? Como você sabe, o álcool entra em combustão, ou seja, queima continuamente, até o final. Essa queima nada mais é que a reação entre as moléculas do álcool e as de oxigênio do ar. Mas, para que ocorresse a reação, foi necessário fornecer inicialmente certa dose de energia (aproximação do fósforo aceso). Desse modo, concluímos que, antes do fornecimento de energia, as eventuais colisões entre moléculas de álcool e de oxigênio do ar eram não-efetivas. Entretanto, com o fornecimento de energia, as moléculas, agora com maior conteúdo energético, passaram a colidir efetivamente, iniciando, assim, a reação, que prossegue espontaneamente.

8 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 8 Desse modo, vemos que o álcool não entra em combustão sem que iniciemos o processo. Isso mostra que essa reação necessita de um empurrão de energia. Essa energia inicial recebe o nome de energia de ativação. A energia de ativação é, então, uma barreira que as moléculas precisam vencer. Para que você entenda melhor, vamos fazer uma comparação com uma carroça. Imagine uma carroça na base de uma montanha, Se essa carroça tiver que subir a montanha, ela vai precisar vencer uma barreira. Uma vez no topo da montanha, ela adquiriu energia (potencial) e está em condições de efetuar uma confortável descida. Mas, na descida a carroça devolve a energia potencial adquirida. Com as moléculas acontece algo parecido, ou seja, elas precisam vencer uma barreira de energia para que ocorra a reação. Vejamos o caminho da energia através de um gráfico para a seguinte reação: H2 + I2 2HI Ponto 1: As moléculas reagentes não possuem suficiente energia para reagirem. Ponto 2: A energia do sistema é maior, mas ainda não suficiente para que se verifique uma colisão efetiva. Ponto 3: Neste ponto, a energia é suficiente para a reação. Dá-se, então, a formação de um composto intermediário, instável, denominado complexo ativado. Aqui temos um estado ativado ou estado de transição. Ponto 4: Está vencida a montanha de energia. As moléculas do produto estão praticamente formadas. Ponto 5: As moléculas do produto (HI) estão definitivamente formadas. Com base no que vimos, podemos dizer que: A energia mínima necessária para ativar as moléculas, fazendo com que elas colidam efetivamente, possibilitando assim o inicio da reação, recebe o nome de energia de ativação.

9 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 9 O estado ativado, ou seja, o topo da montanha é pouco conhecido pelos químicos. A estrutura do composto formado (complexo ativado) é muito difícil de ser estudada, devido à grande instabilidade que existe nessa situação. A representação gráfica de uma reação envolvendo a energia de ativação (Ea) pode ser de dois tipos: Conclusão: Quanto menor a energia de ativação, mais facilmente se forma o complexo ativado e, portanto, mais rápida é a reação: Menor energia de ativação maior velocidade. Exercícios: EA12; EA13; EA14; EA15. 3º fator: temperatura Vamos supor o cozimento de um ovo. Se você cozinhar um ovo em água fervente, certamente levará menos tempo do que cozinhando-o em água morna. A influência da temperatura na velocidade de uma reação pode ser analisada observando-se o comportamento das moléculas reagentes. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas, ou seja, aumentar a velocidade das moléculas. E fácil perceber que moléculas mais rápidas colidem com mais freqüência e com mais violência. Logo, mais moléculas reagem em certo espaço de tempo e, com isso, a velocidade aumenta. As moléculas reagentes não apresentam todas, a mesma energia. E, se pudéssemos contar o número de moléculas com certa energia, montaríamos um gráfico como este. Note que temos um grande número n de moléculas com energia média Em e números menores de moléculas com energia superior ou inferior ao valor médio. Vamos, então, marcar nesse gráfico o valor da energia de ativação Ea: Note que a região hachurada é proporcional ao número de moléculas com energia igual ou maior que a energia de ativação. Ela indica, portanto, a parcela de moléculas em condições de reagir. Um gráfico como esse é denominado curva de energia. Para cada temperatura temos uma curva de energia.

10 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 1 Desse modo, construindo as curvas de energia para duas temperaturas diferentes (T1 e T2), temos: Note que, com o aumento da temperatura de T1 para T2, aumenta também a região hachurada, ou seja, a parcela de moléculas em condições de reagir. Conseqüentemente, mais moléculas reagem e a velocidade logicamente aumenta. Conclusão: Quanto mais alta é a temperatura, maior é o número de moléculas em condições de reagir e, portanto, mais rápida é a reação. Maior temperatura maior velocidade Observação: A preocupação de medir a velocidade de uma reação é muito antiga. Um grande cientista do século XIX, Van t Hoff, já dizia que: Um aumento de 1 C na temperatura duplica a velocidade de uma reação. Esse fato, traduzido em fórmula matemática, nos conduz a: Jacobus Hendricus Van t Hoff ( ).: Nasceu em Rotterdam, Holanda. Foi um dos fundadores da moderna Físico-Química, tendo estudado nas Universidades de Bonn, Paris e Utrecht. Entre suas inúmeras contribuições, podemos citar seus estudos sobre as leis das reações químicas, dos equilíbrios químicos, das soluções etc. A equação da pressão osmótica das soluções e o fator corretivo dos efeitos coligativos em soluções iônicas levam o seu nome. Van t Hoff foi o primeiro cientista a receber o Prêmio Nobel de Química, em º fator: concentração dos reagentes Observe, inicialmente, a seguinte experiência: Um químico colocou um pedaço de palha de aço numa cuba com solução diluída de ácido clorídrico (HCl) e notou que a reação durou um certo tempo (digamos, 2 min). Depois, o químico repetiu o experimento, usando, porém, uma solução de ácido clorídrico mais concentrado e notou que a reação foi mais rápida (digamos, 8 min). Por que essa diferença de tempo? Porque na solução mais concentrada de ácido clorídrico temos mais íons H3O+ por litro. Logo, ocorrem mais colisões entre esses íons e a palha de aço, e a reação se torna mais rápida. Como conseqüência, podemos dizer que o aumento da concentração dos reagentes tende a aumentar a velocidade da reação. A primeira observação da influência da concentração dos reagentes na velocidade de uma reação foi feita pelo químico alemão Karl Friedrich Wenzel, no século XVIII, quando estudava a ação dos ácidos sobre metais. Entretanto, somente em 1864 essa influência foi rigorosamente enunciada, através da lei da ação das massas, pelos cientistas noruegueses Cato Maximilian Guldberg e Peter Waage. Lei da ação das massas: A velocidade de uma reação, num dado instante e a cada temperatura, é proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, elevadas as potências iguais aos respectivos coeficientes na equação química balanceada.

11 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 11 Observe a aplicação dessa lei para as seguintes reações: Observações: 1) A expressão da lei de Guldberg e Waage se aplica à velocidade em certo instante de tempo, sendo conhecidas as concentrações molares naquele instante de tempo. Em outras palavras, estamos medindo uma velocidade instantânea e não uma velocidade média. 2) Para uma dada reação, a constante de velocidade depende fundamentalmente da temperatura, isto é, mudando a temperatura, muda o valor de k. 3) Quando um dos reagentes se encontra no estado sólido, a sua concentração não aparece na equação da lei da ação das massas, isso porque as colisões intermoleculares se dão na superfície do sólido, de modo que a velocidade da reação depende da superfície de contato e não da concentração. Veja: 4) Quando um dos reagentes se encontra no estado líquido, a sua concentração pode ser considerada constante desde que esse reagente esteja em excesso. Veja: 5) Para soluções aquosas diluídas, a concentração da água pode ser encarada como constante. Assim, por exemplo, para a hidrólise da sacarose, temos: A etapa lenta: um fator decisivo na velocidade Imagine dois técnicos montando uma máquina, de modo que cada um monte metade dela. Suponha que um dos técnicos, bastante hábil, monte a sua parte em uma semana, enquanto o outro, bastante lento, demore três meses. Em quanto tempo a máquina ficará pronta? Evidentemente, em três meses, pois o tempo de montagem está na dependência do técnico mais lento. Com as reações químicas que ocorrem em etapas acontece algo parecido. Consideremos a reação: Sua velocidade é dada por: e não por Por quê? Porque a reação ocorre em três etapas: e o comando da velocidade é dado pela etapa lenta. Então: Conclusão: Quanto mais alta é a concentração, maior é a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas e, portanto, mais rápida é a reação. maior concentração maior velocidade.

12 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 12 5º fator: pressão Quando falamos em influência da pressão na velocidade de uma reação, devemos pensar somente nos reagentes gasosos. Consideremos a reação de formação da água: Como vimos, a reação se processa através das colisões entre as moléculas H2 e O2: Se aumentarmos a pressão (diminuindo o volume, por exemplo), aumenta o número de colisões e, portanto, a velocidade. Note que aumentar a pressão equivale a aumentar a concentração dos participantes gasosos, o que também explica o aumento da velocidade da reação. Evidentemente, como se trata de uma mistura (substâncias reagentes), estamos nos referindo, para cada participante, à sua pressão parcial. A pressão parcial de um gás é a pressão que este gás exerceria sozinho na temperatura e no volume de uma mistura gasosa. A pressão parcial pode ser dada pela equação: PAV = nart, dessa equação, resulta: Logo, a pressão parcial de um gás é diretamente proporcional à sua concentração molar. Então, aumentando a pressão parcial de um gás, estamos aumentando a sua concentração molar e, em conseqüência, aumenta a velocidade da reação. Como a pressão parcial é proporcional à concentração molar, a lei de Guldberg e Waage pode ser expressa em termos de pressão parcial: Logo: V = k.paa.pbb. Assim, para a reação de formação da água, temos: Conclusão: Quanto maior é a pressão parcial de um participante gasoso, mais rápida é a reação. maior pressão parcial maior velocidade Exercícios resolvidos ER5. Considere a reação de síntese da água, a uma temperatura t. O que ocorrerá com a velocidade dessa reação se a concentração molar do hidrogênio for duplicada, sem variar a temperatura? Resolução: Primeira situação Segunda situação Conclusão Resposta: A velocidade da reação quadruplicará.

13 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 13 ER6. Dada a reação: o que ocorrerá com a velocidade se dobrarmos a pressão parcial do O2 e reduzirmos à metade a pressão parcial do H2? Resolução: Primeira situação Segunda situação Conclusão Resposta: A velocidade da reação se reduzirá à metade. Exercícios: EA16; EA17. EA18; EA19; EA2; EA21; EA22; EA23; EA24; EA25; EA26; EF1; EF2; EF3; EF4; EF5; EF6; EF7. 6º fator: estado sólido A reação de um sólido com outro reagente qualquer ocorre através de colisões das partículas do reagente com a superfície do sólido. Logo, não interessa saber qual a concentração do sólido, mas sim qual a sua superfície de contato. Quanto maior essa superfície, maior o número de colisões e maior a velocidade. Para que você perceba melhor a influência da superfície de contato na velocidade da reação, vamos examinar duas experiências. 1ª experiência: Considere duas esferas de ferro, com o mesmo diâmetro, uma maciça e outra oca. E fácil perceber que duas esferas nessas condições, embora apresentem massas diferentes, possuem a mesma superfície de contato. Agora, vamos colocar essas esferas, isoladamente, em soluções de ácido clorídrico (HCl) de mesma concentração. Verificamos que, inicialmente, a reação ocorre com a mesma velocidade, pois os cátions H + (aq) efetuam o mesmo número de colisões com uma e com outra esfera, pois a superfície disponível para essas colisões é a mesma. Veja: A velocidade, de acordo com a lei da ação das massas, depende somente da concentração dos íons H + (e não da concentração do sólido) e da sua superfície de contato. 2ª experiência: Considere, agora, em lugar das esferas, um prego e uma palha de aço. Suponhamos que as massas do prego e da palha de aço sejam as mesmas. Entretanto, é fácil perceber que as superfícies de contato são diferentes. Vamos colocar o prego e a palha de aço em soluções de ácido clorídrico (HCl) de mesma concentração. Percebemos, agora, que a reação da palha de aço com o ácido é bem mais rápida que a reação do prego com o ácido, o que nos mostra que a velocidade realmente depende da superfície de contato, e não da concentração do prego ou da palha de aço.

14 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 14 (reação lenta) Conclusão: A palha de aço apresenta uma superfície de contato muito maior; assim, sofre um número maior de colisões dos íons H. Por isso, reage mais rapidamente. Quanto maior a superfície de contato do sólido, maior é o número de colisões por parte do outro reagente e, assim, mais rápida é a reação. (reação rápida) Maior superfície de contato maior velocidade Observações: 1) As reações químicas, além dos fatores estudados, podem ser influenciadas também por agentes tais como a luz e a eletricidade. A influência da luz pode ser apreciada na fotólise e na fotossíntese: Fotólise: reação de decomposição de uma substância com absorção de luz (λ): Fotossíntese: reação de composição de uma substância com absorção de luz: A influência da eletricidade pode ser apreciada através de corrente elétrica, faísca elétrica, eflúvio elétrico e arco voltaico. Observe: 2) A ordem de uma reação é dada pela soma dos expoentes aos quais estão elevadas as concentrações na fórmula da velocidade, conforme a lei da ação das massas: 3) Molecularidade de uma reação é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação: Esta é uma reação de molecularidade 2 ou bimolecular, pois se dá pelo choque entre duas moléculas (C12H22O11 e H2O). Ordem Molecularidade Dada pela soma dos expoentes na fórmula da Dada pela soma dos coeficientes das substâncias velocidade: reagentes: x + y = ordem zero x + y = 1 ordem 1 ou 1ª ordem x + y = 2 ordem 2 ou 2ª ordem *** Exercícios: EA27; EA28; EA29. a + b = 1 molecularidade 1 (monomolecular) a + b = 2 molecularidade 2 (bimolecular) a + b = 3 molecularidade 3 (trimolecular) ***

15 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 15 CAPÍTULO 3 CATÁLISE Conceitos Catalisador é a espécie química que, juntamente com as moléculas reagentes, faz com que estas reajam com uma velocidade maior. A decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) produz água (H2O) e oxigênio (O2). Em determinadas condições, essa reação ocorre com velocidade V. Entretanto, se juntamente com o peróxido de hidrogênio colocarmos íons ferrosos (Fe2+), a decomposição ocorrerá com uma velocidade V maior. Nessas condições, dizemos que a espécie química Fe 2+ é catalisador da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio, e essa reação de decomposição na presença do catalisador recebe o nome de catálise. As espécies químicas que possuem a propriedade de aumentar a velocidade de uma reação sem sofrer modificações permanentes, tanto na composição química como na quantidade, recebem o nome de catalisadores; as reações em que os catalisadores atuam são chamadas catálises. O interesse pelos catalisadores começou a existir no início do século passado, através de cientistas famosos como Jõns Jakob Berzelius e Wilhelm Ostwald. A ação do catalisador Os químicos são unânimes em aceitar o fato de que os catalisadores abaixam a energia de ativação da reação. Veja: Note que a presença do catalisador diminui a energia de ativação de Ea2 para Ea1, isto é, diminui a montanha de energia que as moléculas devem vencer para que ocorra a reação. Assim, mais moléculas podem reagir e, em conseqüência, a velocidade da reação aumenta. Vamos estabelecer uma analogia com um carro que, dirigindo-se a um determinado lugar, dispõe de dois caminhos: Mas, como agem os catalisadores? O mecanismo de ação dos catalisadores é bastante complexo e não está ainda perfeitamente esclarecido.

16 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 16 Entretanto, podemos dizer que: O catalisador participa ativamente da reação, sendo, no entanto, devolvido intacto no final do processo. Analisemos, por exemplo, a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), que sabemos ser bastante rápida na presença de íons Fe2+: Fe2+: catalisador (reação rápida) Veja o que ocorre: 1ª etapa: O catalisador Fe2+ se combina facilmente com o reagente H2O2: 2ª etapa: O íon Fe3+ formado se combina facilmente com o reagente H2O2: Somando as duas etapas obtemos a equação do processo: Note que o catalisador reagiu na 1ª etapa e foi regenerado integralmente na 2ª etapa. Com isso, ele não apareceu na equação química final, mas aumentou a velocidade da reação. por O catalisador não participa ativamente da reação. Analisemos, exemplo, a reação de formação da água: A simples mistura de hidrogênio e oxigênio, à temperatura ambiente, praticamente não produz água. Entretanto, na presença de platina, os gases se combinam rapidamente: Pt: catalisador Neste caso, admite-se que os gases reagem na superfície do metal platina: As moléculas de hidrogênio se ligam à superfície da platina e a ligação fica enfraquecida. As moléculas de oxigênio, colidindo com as moléculas de hidrogênio de ligação enfraquecida, reagem muito mais facilmente. Terminada a reação com a formação de moléculas de água, o catalisador platina deixa de participar do processo. Observação: Sabemos que o catalisador não sofre alteração permanente na sua composição química e na quantidade. Entretanto, pode sofrer alteração quanto à sua natureza física. Veja: A decomposição do clorato de potássio (KC1O3) é catalisada pelo dióxido de manganês (MnO2): Se usarmos MnO2 em fragmentos grandes, verificaremos que, após a reação, ele aparecerá na forma de um pó bastante fino. Isso serve como prova de que o catalisador toma parte intermediariamente na reação, mas se regenera no final. Catálise Catálise é a denominação dada à reação que ocorre com a presença de um catalisador. De acordo com o sistema formado pelo catalisador e os reagentes, a catálise pode ser homogênea ou heterogênea. Catálise homogênea Catálise heterogênea É a catálise em que o catalisador e os reagentes É a catálise em que o catalisador e os reagentes constituem uma única fase. Exemplo: constituem mais de uma fase. Exemplo: O sistema formado pela mistura SO2, O2 e NO é O sistema formado pela mistura SO2, O2 e Pt é difásico (duas fases: gás e sólido). monofásico (uma fase: gás).

17 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 17 Inibidor Inibidor é toda espécie química que, juntamente com as moléculas reagentes, faz com que estas reajam com uma velocidade menor. A decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) produz água e oxigênio, e ocorre, em determinadas condições, com uma velocidade V. Entretanto, adicionando a espécie química H+ (ácido) às moléculas do peróxido, a decomposição ocorre com uma velocidade V menor. Nessas condições, dizemos que a espécie química H+ é um inibidor da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio. As soluções aquosas de peróxido de hidrogênio são conhecidas como água oxigenada. Nessas soluções costuma-se adicionar um ácido (H3PO4) para inibir a decomposição do H2O2. Ativador ou promotor Ativador ou promotor é a espécie química que, juntamente com o catalisador e as moléculas reagentes, faz com que estas reajam com uma velocidade ainda maior do que se estivessem somente com o catalisador. A síntese do amoníaco (NH3), a partir de seus elementos, ocorre, em determinadas condições, com uma velocidade V. Entretanto, adicionando a espécie química Fe (ferro) às moléculas reagentes, a reação ocorre com uma velocidade V maior. Se, agora, adicionarmos as espécies Al2O3 e K2O juntamente com as moléculas reagentes e o catalisador, a reação ocorrerá com uma velocidade V1 maior que V. É importante saber, no entanto, que o ativador sem a presença do catalisador não tem nenhuma ação sobre a velocidade da reação. Veneno Veneno é a espécie química que, juntamente com o catalisador e as moléculas reagentes, faz com que estas reajam com uma velocidade menor do que se estivessem somente com o catalisador. Você viu, no item anterior, que a espécie Fe (ferro) atua como catalisador na síntese do amoníaco. Adicionando a espécie As (arsênio) juntamente com as moléculas reagentes e o catalisador, notamos que a reação ocorre com uma velocidade menor. Assim: Observações: 1) Existem reações, chamadas de autocatálises, em que um dos produtos funciona como catalisador. Um exemplo típico é a reação entre cobre metálico e ácido nítrico: Inicialmente, a reação é lenta; porém, aos poucos, torna-se mais rápida, chegando a ser uma reação violenta, Isso porque o monóxido de nitrogênio (NO), formado na reação, atua como catalisador da mesma. 2) Existem reações em que um dos produtos atua como inibidor. Um exemplo típico é a reação de hidrólise do ácido bromo propanóico: A velocidade da reação diminui com o passar do tempo porque o bromidreto (HBr), formado na reação, atua como inibidor da mesma.

18 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 18 EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EA1. Dada a reação 2SO2 + O2 2SO3, calcule a velocidade média, conforme a tabela, nos seguintes intervalos: Tempo (s) Número de moles de SO2 existentes 6, 5, 2,2 1, a) de s a 2s b) de s a 12s c) de 2s a 6s d) de 2s a 12s e) de 6s a 12s EA2. De acordo com a tabela referente à equação C + O2 CO2, calcule a velocidade média nos seguintes intervalos: Tempo (s) Número de moles de CO2 existentes, 1,5 2,5 4, 6, a) de s a 3s b) de 3 s a 5s c) de 3s a 8s d) de 5s a 1s e) de 8s a 1s 1) de 3s a 1s EA3. Dada a equação Zn + H2SO4 ZnSO4 + H2, calcule a velocidade média, de acordo com a tabela, nos intervalos: Tempo (s) Massa de ZnSO4 existente (g) a) de min a 5 min b) de 5 min a 15 min c) de 8 min a 3 min d) de 5 min a 3 min EA4. A tabela abaixo mostra a variação da massa da substância C que se forma na reação: A + B 2C Tempo (s) Massa de C existente (g) a) de s a ls b) de ls a 3s c) de 3s a 5s d) de 3s a 8s e) de ls a 5s f) de ls a 8s EA5. A tabela abaixo fornece as concentrações molares de B em vários tempos, de acordo com a sua reação com A: 2A + 3B 2C + D: Tempo (min) Concentração molar de B 2, 1,,5,3,2 Calcule a velocidade média da reação nos seguintes intervalos: a) de min a 2 min c) de 2 min a 5 min b) de min a 5 min d) de 5 min a 8 min e) de 5 min a li min f) de 8 min a 11 min. EA6. Um químico realizou a reação de decomposição do H2CO3: H2CO3 H2O + CO2. Mediu a concentração molar do CO2 nos tempos ls e 2 s, e obteve: 1 s [CO2] =,2 M Qual é a velocidade média dessa reação no intervalo de 1 s a 2 s? 2 s [CO2] =,8 M EA7. Com relação à reação Fe + 2HCl FeCl2 + H2 foram feitas as seguintes medidas: Tempo (s) Número de moles de HCl 1,5 1,,6,1 Número de moles de FeCl2,25,45,7 Calcule as velocidades de desaparecimento do HCl, de formação do FeCl2 e da reação nos intervalos: a) de s a 2s b) de 2s a 4s c) de 2s a 8s d) de 4s a 8s

19 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 19 EA8. As medidas que constam na tabela abaixo se referem à reação: N2 + 3H2 2NH3 Tempo (s) Concentração molar de H2 1,,7,4,1 Concentração molar de NH3,,2,4,6 Calcule as velocidades de desaparecimento do H2, de formação do NH3 e da reação nos intervalos: a) de s a 3s b) de s a 5s e) de 3s a 5s d) de 5s a 1s EA9. Dada a reação 2H2 + O2 2H2O, determine a velocidade de desaparecimento do O2 em função da velocidade de formação do H2O. EA1. Dado o processo 2SO2 + O2 2SO3, calcule a velocidade de desaparecimento do SO2 em função da velocidade de desaparecimento do O2. EA11. Dada a equação C2H6O + 3O2 2CO2 + 3H2O, calcule: a) a velocidade de desaparecimento do O, em função da velocidade de formação do CO2; b) a velocidade de formação do H2O em função da velocidade de desaparecimento do C2H6O. EA12. Observe o gráfico da reação A + B C + D: EA13. Considere o gráfico da reação X + Y P: Agora, determine: a) a energia de ativação; b) a energia absorvida pela reação. Agora, responda: a) Qual a energia do complexo ativado? b) Qual a energia de ativação? c) Qual o tipo de reação? Por quê? d) Qual a energia absorvida ou liberada pela reação? EA14. Considere o gráfico da reação A + B C + D: EA15. Esboce os gráficos das seguintes reações: Agora, responda: a) Qual a energia das moléculas reagentes e das moléculas dos produtos? b) Qual a energia de ativação? c) Qual o tipo da reação em questão? Por quê? d) Qual a energia liberada ou absorvida pela reação? EA16. Escreva a equação da velocidade em função das concentrações e das pressões parciais dos reagentes para cada uma das seguintes reações:

20 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 2 EA17. A síntese da água ocorre com velocidade V, a uma temperatura t. Na mesma temperatura, o que ocorrerá com a velocidade se reduzirmos à metade a concentração molar do hidrogênio e duplicarmos a do oxigênio? EA18. Considere a reação de síntese da amônia, dada pela equação: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g). Admita que à temperatura t essa reação se processa com uma velocidade V. a) O que ocorrerá com a velocidade se a concentração molar do H 2(g) for reduzida à terça parte e a do N2(g) for triplicada? b) O que ocorrerá com a velocidade se a pressão parcial do N 2(g) for quadruplicada e a do H2(g) for reduzida à metade? EA19. A síntese parcial do trióxido de enxofre é representada pela equação: 2SO 2 + O2 2SO3. Admitindo que essa reação ocorra com a velocidade x e que, reduzindo a concentração molar do SO2 à quarta parte e dobrando a do O2, ela passa a ocorrer com a velocidade y, calcule a razão x/y. EA2. Considere a reação 2NO(g) + 2H2(g) 2H2O(g) + N2(g) que ocorre com a velocidade V, a uma temperatura t. Calcule a velocidade V dessa reação, à mesma temperatura t, quando a concentração molar do NO é duplicada e a do H2 reduzida à metade. EA21. Considere a reação: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g). O que ocorrerá com a velocidade se reduzirmos à metade a pressão parcial do H2? EA22. Admita o seguinte processo: 2CO(g) + O2(g) 2CO2(g). Reduzindo à metade a pressão parcial do CO e quadruplicando a pressão parcial do O2, o que ocorrerá com a velocidade desse processo? EA23. Escreva a equação da velocidade das reações, em termos de concentração, segundo a lei da ação das massas: a) Zn(s) + 2HCl(aq) ZnCl2(aq) + H2(g) b) CaO(s) + 2H+(aq) Ca + H2O EA24. Admita a transformação: 3O2 2O3. Descubra qual o aumento da velocidade previsto pela lei da ação das massas ao duplicarmos a concentração do O2. EA25. Considere o processo AB + C AC + B, que se desenvolve em duas etapas: 1ª etapa (lenta): AB A + B 2ª etapa (rápida): A + C AC Escreva a equação da velocidade desse processo, segundo a lei da ação das massas. EA26. Considere a reação: (CH3)3C Br + NaOH(aq) (CH3)3C OH + NaBr Escreva a equação da velocidade, de acordo com a lei da ação das massas, em termos de concentração, sabendo que ela ocorre em duas etapas: 1ª etapa (lenta): (CH3)3C Br (CH3)3C+ + Br2ª etapa (rápida): (CH3)3C+ + NaOH (CH3)3C OH + Na+. EA27. Um químico dispunha de dois frascos idênticos, A e B, contendo cada um a mesma quantidade de ácido sulfúrico de concentrações iguais. No frasco A colocou uma lâmina de zinco (Zn) de 1 g de massa e no frasco B, 1 g de zinco em pó. Em qual frasco a reação entre zinco e ácido sulfúrico terminou primeiro? Por quê? EA28. Determine a molecularidade das seguintes reações: EA29. Calcule a ordem das reações:

21 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 21 EA3. Dado o gráfico abaixo, referente à reação A + B C + D, responda: a) Qual a energia absorvida pela reação? b) Qual a energia de ativação sem catalisador? c) Qual a energia de ativação com catalisador? d) Qual a diminuição da energia de ativação provocada pelo catalisador? e) Qual a diminuição da energia absorvida pela reação com a presença do catalisador? f) Qual a diminuição da energia do complexo ativado com a presença do catalisador? EA31. Considere o gráfico: Agora, responda: a) Qual a energia de ativação sem catalisador da reação A + B AB? b) Qual a energia de ativação com catalisador da reação A + B AB? c) Qual a energia de ativação com e sem catalisador da reação AB A + B? d) Qual a energia absorvida pela reação AB A + B? e) Qual a energia liberada pela reação A + B AB? EA32. Dadas as equações químicas e as relações entre as velocidades, responda às questões: a) Qual a função da platina (Pt)? b) e do arsênio (As)? Qual a função do níquel (Ni)? Qual a função do ferro (Fe)? Qual a função de D? a) Qual a função de C? b) Qual a função de D? a) Qual a função de C? b) Qual a função de D? EA33. Classifique as catálises em homogêneas e heterogêneas:

22 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 22 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EF1. A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição desse peróxido: 2H2O2 2H2O + O2. Tempo (min) Massa de H2O2 existente (g) Calcule a velocidade de decomposição do peróxido de hidrogênio nos intervalos: a) de a 3 min b) de 3 a 5 min c) de 5 a l min d) de 5 a 18 min e) de 1 a l8 min EF2. Para a reação H2 + Cl2 2HCl foram feitas as seguintes medidas: Tempo (s) Número de moles de H2 2, 1,4,5,1 Número de moles de HCl, 1,2 3, 3,8 Calcule as velocidades de desaparecimento do H2, de formação do HCl e da reação nos intervalos: a) de s a 3s b) de 3s a 6s c) de 6s a ls EF3. Considere a reação de formação do cloridreto, representada pela equação: H 2 + Cl2 2HCl. Calcule a velocidade de formação do HCl em função da velocidade de desaparecimento do H2. EF4. Dado o gráfico, responda às questões propostas: a) Qual a energia do complexo ativado? b) Qual a energia de ativação para a reação A + B C? c) Qual a energia de ativação para a reação C A + B? d) Qual a energia absorvida na reação A + B C? e) Qual a energia liberada na reação C A + B? EF5. Escreva a equação da lei da ação das massas em função das concentrações molares e das pressões parciais dos reagentes para as seguintes reações: EF6. Como varia quantitativamente a velocidade da reação CaO(s) + CO2(g) CaCO3(s) quando a concentração molar do CO2 é triplicada? EF7. Determine o que ocorre com a velocidade da reação 2NO2 N2O4 quando: a) a concentração molar do NO2 é duplicada; b) a concentração molar do NO2 é reduzida à metade. EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1) Explicar por que a velocidade da reação ao lado, quando efetuada em solução aquosa diluída, não depende da concentração da água. 2) Num recipiente fechado são introduzidos 2 moles de CO(g) e 1 mol de O2(g). No início da transformação 2 CO(g) + O2(g) 2 CO2(g) a velocidade da reação é V. Decorrido certo intervalo de tempo, passa a existir no recipiente apenas 1 mol de CO(g). Qual é, então, em função de V, a velocidade da reação?

23 Apostila de Química 2 Unidade 3 Cinética Química Pagina 23 3) Observe os fatores abaixo mencionados: (1) concentração dos reagentes (2) cor dos reagentes (3) temperatura dos reagentes (4) presença de catalisador 4) Em uma reação, o complexo ativado: d) é um composto estável. b) age como catalisador. c) sempre forma produtos. Assinale a alternativa que contém aqueles que afetam a velocidade da reação: a) 1 e 2. c) 1 e 4 somente. b) 1 e 3 somente. d) 1, 3 e 4. a) possui mais energia que os reagentes ou os produtos. e) possui menos energia que os reagentes ou os produtos. 5) A combustão do propano obedece à equação: Havendo consumo de,5 mols de moléculas do propano em 15 min, a velocidade da reação, em moles de CO2 por minuto, é: a),33. b),3. c),1. d),2. e) nda 6) Dada a reação A + B C + D, que se processa com velocidade x, se as concentrações de A e B forem reduzidas à metade, a nova velocidade da reação será: 7) A reação A + 2 B C se realiza com velocidade x. Se a concentração molar de A for duplicada e a de B reduzida à metade, a reação se realizará com uma velocidade igual a: 8) O gráfico energético da reação A + B AB é o seguinte: A energia de ativação dessa reação é de: a) 3 kcal. b) 4 kcal. c) 45 kcal. d) 75 kcal. e) 1 kcal. 9) A reação 3A + B C se processa com velocidade V. Se a concentração molar de A se reduzir à metade e a de B octuplicar, a reação se processará com uma velocidade iguala: 1) A tabela abaixo se refere à reação: 2O3 3O2. Calcule as velocidades de Tempo (s) desaparecimento do O3, de formação Número de moles de O3 existentes do O2 e da reação nos intervalos: Número de moles de O2 existentes a) de s a 2s b) de 2s a 5s c) de 5s a ls 4,, 2 2, 3, 5,5 5,25 1, 6, 11) A reação de combustão do metano é dada pela equação: Descubra a relação existente entre a velocidade de desaparecimento do CH4(g) e a de formação do H2O(g). 12) Verifica-se, experimentalmente, que a velocidade da reação 2H2 + 2NO 2H2O + N2, em fase gasosa, é proporcional ao produto da concentração de H2 pelo quadrado da concentração de NO. Pergunta-se: Como varia, quantitativamente, a velocidade da reação quando a concentração de NO é triplicada, mantendo-se constante a concentração de H2? 13) A velocidade da reação H2(g) + I2(g) 2HI(g) é proporcional ao produto das concentrações de iodo e hidrogênio. Determine o que ocorre com a velocidade quando: a) é introduzido um catalisador no recipiente da reação; b) é aumentada a concentração de iodo; c) é diminuída a concentração de hidrogênio.

Cinética Química. Velocidade média em função das substâncias

Cinética Química. Velocidade média em função das substâncias Cinética Química A Cinética Química estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam, estuda ainda a possibilidade de controlar essa velocidade, tornando as reações mais rápidas ou mais lentas,

Leia mais

Cinética Química. Prof. Alexandre D. Marquioreto

Cinética Química. Prof. Alexandre D. Marquioreto Prof. Alexandre D. Marquioreto Estuda as velocidades, mecanismos e os fatores que podem interferir nas reações químicas. Lentas Reações Químicas Rápidas Reação Rápida Cinética Química Faísca 2 H 2(g) +

Leia mais

1 Calcule a velocidade média de desaparecimento de A (bolinhas vermelhas) durante o intervalo de tempo de 20 a 40 s. Reação: A B

1 Calcule a velocidade média de desaparecimento de A (bolinhas vermelhas) durante o intervalo de tempo de 20 a 40 s. Reação: A B Físico-Química Prof. José Ginaldo Silva Jr. Lista de Exercícios de Cinética Química 1 Calcule a velocidade média de desaparecimento de A (bolinhas vermelhas) durante o intervalo de tempo de 20 a 40 s.

Leia mais

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos Cinética Química Prof. Alex Fabiano C. Campos Rapidez Média das Reações A cinética é o estudo da rapidez com a qual as reações químicas ocorrem. A rapidez de uma reação pode ser determinada pela variação

Leia mais

Cinética Química. a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador.

Cinética Química. a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador. Cinética Química Cinética é o estudo da velocidade com a qual as reações químicas ocorrem. Existem quatro fatores importantes que afetam as velocidades das reações: o estado físico do reagente, as concentrações

Leia mais

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Rapidez Média das Reações

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Rapidez Média das Reações Cinética Química Prof. Alex Fabiano C. Campos Rapidez Média das Reações A cinética é o estudo da rapidez com a qual as reações químicas ocorrem. A rapidez de uma reação pode ser determinada pela variação

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Cinética Química Estudo da velocidade das reações químicas. REAGENTES PRODUTOS Termodinâmica

Leia mais

Cinética Química 17/04/17. V m h. Prof. Xuxu. Velocidade das reações químicas. Velocidade das reações químicas. Velocidade Média. Hora da saída: 11:45

Cinética Química 17/04/17. V m h. Prof. Xuxu. Velocidade das reações químicas. Velocidade das reações químicas. Velocidade Média. Hora da saída: 11:45 Seja Bem-indo a Goiânia elocidade Média Cinética Química Hora da saída: 11:45 Δd 40km m 40 km Δt 1h h Distância Hidrolândia: 40 km Seja Bem-indo a Hidrolândia Prof. Xuxu Hora da chegada: 12:45 elocidade

Leia mais

Cinética Química. Classe: 2 3 a série. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela

Cinética Química. Classe: 2 3 a série. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Ensino Médio Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 3 a série QUÍMICA Cinética Química 1) (Ufmg) Uma chama queima metano completamente, na razão de 2L/min, medidos nas CNTP. O calor

Leia mais

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica 1) A entalpia da reação (I) não pode ser medida diretamente em um calorímetro porque a reação de carbono com excesso

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Obs.: a variação da quantidade deverá ser sempre um valor positivo, então ela deverá ser em módulo. 1.

CINÉTICA QUÍMICA. Obs.: a variação da quantidade deverá ser sempre um valor positivo, então ela deverá ser em módulo. 1. CINÉTICA QUÍMICA 1. Introdução O Conhecimento e o estudo da velocidade das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também está relacionado ao nosso dia-adia, verificamos que há algumas

Leia mais

Vm A = [A] t. Vm B = [B] t. Vm C = [C] t. Vm = Vm A = Vm B = Vm C a b c. 1

Vm A = [A] t. Vm B = [B] t. Vm C = [C] t. Vm = Vm A = Vm B = Vm C a b c.  1 I. INTRODUÇÃO É à parte da química que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reação química ocorre e os fatores que a influenciam. Este estudo é importante para o nosso dia-a-dia, pois explica alguns

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES LISTA DE EXERCÍCIOS Cinética Química. 1) A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Reações de Segunda Ordem Exercício 05: Entre os possíveis destinos do NO 2 na química

Leia mais

Cinética Química. Cinética Química: Velocidade média, instantânea e inicial. Lei cinética. Fatores que influenciam a velocidade.

Cinética Química. Cinética Química: Velocidade média, instantânea e inicial. Lei cinética. Fatores que influenciam a velocidade. Cinética Química IV Cinética Química: Velocidade média, instantânea e inicial. Lei cinética. Fatores que influenciam a velocidade. Mecanismos reacionais. Catálise. Cinética Química Cinética Química é a

Leia mais

01) (FESP-PE) Considere a equação:

01) (FESP-PE) Considere a equação: 01) (FESP-PE) Considere a equação: 2 N 2O 5(g) 4 NO 2(g) + O 2(g) Admita que a formação de O2 tem uma velocidade média constante e igual a 0,05 mol/s. A massa de NO 2 formada em 1 min é: (Massas atômicas:

Leia mais

2. Aborda a rapidez com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados;

2. Aborda a rapidez com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados; CINÉTICA QUÍMICA 1. Trata das velocidades das reações; 2. Aborda a rapidez com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados; 3. A dependência da velocidade; 4. Estudo do mecanismo de reação.

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Prof. Gabriel P. Machado

CINÉTICA QUÍMICA. Prof. Gabriel P. Machado CINÉTICA QUÍMICA Prof. Gabriel P. Machado Conceito de velocidade média (v m ) em Química O conceito de velocidade é uma taxa de variação de algum determinado parâmetro por intervalo de tempo. Na Física,

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota (Fuvest) A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

CINÉTICA QUÍMICA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro CINÉTICA QUÍMICA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br VELOCIDADE MÉDIA DAS REAÇÕES O conceito de velocidade abordado

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Cinética química David P. White Fatores que afetam a velocidade de reações A cinética é o estudo da velocidade na qual as reações químicas ocorrem. Existem quatro fatores

Leia mais

Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil,

Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil, 5 CINÉTICA QUÍMICA 1 Introdução A química é, por sua própria natureza, preocupada com a mudança. As reações químicas convertem substâncias com propriedades bem-definidas em outros materiais com propriedades

Leia mais

Aluno(a): COMENTADA. Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D / E Data: 17/08/2016

Aluno(a): COMENTADA. Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D / E Data: 17/08/2016 QUÍMICA AVALIAÇÃO CLAUDI / SARA III UNIDADE Aluno(a): COMENTADA Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D / E Data: 17/08/2016 1. A prova é composta de 07 questões abertas e 03 questões objetivas. 2.

Leia mais

ocorridas na concentração dos participantes das reações em função do tempo:

ocorridas na concentração dos participantes das reações em função do tempo: CINÉTICA QUÍMICA Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? Então vamos para mais um resumo de química! Você já parou pra pensar, que a velocidade com que as reações químicas acontecem, podem estar relacionadas

Leia mais

Aula 14 Cinética Química

Aula 14 Cinética Química Aula 14 Cinética Química Cinética química é a parte da físico-química que estuda a velocidade (rapidez) de uma reação química, bem como quais fatores que a influenciam. No nosso dia-a-dia em vários momentos

Leia mais

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre cinética química, pode-se afirmar:

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre cinética química, pode-se afirmar: LISTA DE EXERCÍCIOS CINÉTICA QUÍMICA 1) O NO 2 proveniente dos escapamentos dos veículos automotores é também responsável pela destruição da camada de ozônio. As reações que podem ocorrer no ar poluído

Leia mais

é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições

é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições Cinética Química Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições Fatores que afetam a velocidade da reação: Concentração dos reagentes.

Leia mais

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2?

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2? PROFESSOR: Roberto Mafra BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA INORGÂNICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- A reação global

Leia mais

Aula 43 Página 1. Vejamos um exemplo que ilustra a formação do complexo ativado:

Aula 43 Página 1. Vejamos um exemplo que ilustra a formação do complexo ativado: CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 04/09/2012 Tema da aula: Cinética Química: Fatores que influenciam na rapidez de transformações químicas O

Leia mais

MARATONA PISM III 2016 PROFESSOR: ALEXANDRE FIDELIS BLACK LICENCIADO E BACHAREL EM QUÍMICA -UFJF

MARATONA PISM III 2016 PROFESSOR: ALEXANDRE FIDELIS BLACK LICENCIADO E BACHAREL EM QUÍMICA -UFJF MARATONA PISM III 2016 PROFESSOR: ALEXANDRE FIDELIS BLACK LICENCIADO E BACHAREL EM QUÍMICA -UFJF Parte da química que estuda a rapidez das reações Este estudo é importante para o nosso dia-a-dia, pois

Leia mais

C n i é n t é i t c i a

C n i é n t é i t c i a Cinética Velocidade Média A velocidade média de consumo de um reagente ou de formação de um produto é calculada em função da variação da quantidade de reagentes e produtos pela variação do tempo. Vm =

Leia mais

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 4 Prof ª.

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 4 Prof ª. QUÍMICA Cinética Química Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 4 Prof ª. Giselle Blois CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES: O aumento da concentração dos reagentes acarreta em um aumento da velocidade

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 CINÉTICA QUÍMICA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 CINÉTICA QUÍMICA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 CINÉTICA QUÍMICA 2 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 APRESENTAÇÃO... 4 CAPÍTULO 7... 5 1. INTRODUÇÃO... 5 1.1. VELOCIDADE MÉDIA DA REAÇÃO... 5 1.2. A VELOCIDADE

Leia mais

Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química

Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA TUTOR: LUIZ EDUARDO NOCHI DISCIPLINA: QUÍMICA (FÍSICO QUÍMICA) CURSO ALCANCE (TURMA A E B ) DATA: 17/09/2016

CINÉTICA QUÍMICA TUTOR: LUIZ EDUARDO NOCHI DISCIPLINA: QUÍMICA (FÍSICO QUÍMICA) CURSO ALCANCE (TURMA A E B ) DATA: 17/09/2016 CINÉTICA QUÍMICA TUTOR: LUIZ EDUARDO NOCHI DISCIPLINA: QUÍMICA (FÍSICO QUÍMICA) CURSO ALCANCE (TURMA A E B ) DATA: 17/09/2016 O QUE É CINÉTICA QUÍMICA? É a área da química que estuda a velocidade das reações

Leia mais

PAG Química Cinética 1.

PAG Química Cinética 1. 1. 2. 3. errata: a reação é em mais de uma etapa, os gráficos devem apresentar pelo menos duas!! 4. 5. Explique se cada uma das alternativas abaixo é correta ou não, para reações químicas que ocorrem

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

Alfa Química Série 16 Cinética química

Alfa Química Série 16 Cinética química 01 Pelo gráfico, o volume de O 2 liberado na reação 2 H 2 O 2 2 H 2 O + O 2 aumenta com o decorrer do tempo; portanto, a quantidade de H 2 O 2 decomposta por minuto diminui com o decorrer do tempo. Resposta:

Leia mais

QUÍMICA 2 PROF EMANUELE CASOS PARTICULARES DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO

QUÍMICA 2 PROF EMANUELE CASOS PARTICULARES DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO QUÍMICA 2 PROF EMANUELE 4.2.2 - CASOS PARTICULARES DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO A) QUANDO APARECEM REAÇÕES CONSECUTIVAS Consideremos, como exemplo, a fabricação industrial do ácido sulfúrico a partir do

Leia mais

QUÍMICA 3 - APOSTILA 3. Prof. Msc João Neto

QUÍMICA 3 - APOSTILA 3. Prof. Msc João Neto QUÍMICA 3 - APOSTILA 3 Prof. Msc João Neto CINÉTICA QUÍMICA parte da Química que estuda a velocidade ou rapidez das reações. Prof. Msc João Neto Produtos (Formados) A + B AB Reagentes (Consumidos) Prof.

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g)

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) TEORIA DAS COLISÕES Para que ocorra uma reação química, os reagentes devem ter uma certa

Leia mais

FUP - Faculdade UnB Planaltina Disciplina: Energia e Dinâmica das Transformações Químicas Professor: Alex Fabiano C. Campos

FUP - Faculdade UnB Planaltina Disciplina: Energia e Dinâmica das Transformações Químicas Professor: Alex Fabiano C. Campos FUP - Faculdade UnB Planaltina Disciplina: Energia e Dinâmica das Transformações Químicas Professor: Alex Fabiano C. Campos 1. Conceitue colisão efetiva, colisão não-efetiva, energia de ativação e complexo

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Química Série: 2ª série do Ensino Médio Professor(a): Paola Araújo Objetivo: Recuperar o conteúdo referente ao 1º trimestre, mesclando conteúdos

Leia mais

Concentração dos reagentes Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação.

Concentração dos reagentes Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação. Setor 3306 Aula 20 Lei da velocidade das reações Complemento. As reações químicas podem ocorrer nas mais diferentes velocidades. Existem reações tão lentas que levam milhares de anos para ocorrer, como

Leia mais

Cinética Química. Cinética Química...? É o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que as influenciam.

Cinética Química. Cinética Química...? É o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que as influenciam. Cinética Química...? Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciência e Tecnologia groalimentar Profª Roberlucia Candeia Disciplina: Química geral É o estudo da velocidade das reações químicas

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 13 INTRODUÇÃO A ESTEQUIOMETRIA

Leia mais

METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA

METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA Se somarmos as duas equações, a equação global é O bromo não se consome na reacção, sendo regenerado indefinidamente 2 Decomposição do peróxido de hidrogénio

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 09 http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html Concentrações, velocidades

Leia mais

TERMOQUÍMICA- 3C13. As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados físicos da matéria.

TERMOQUÍMICA- 3C13. As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados físicos da matéria. TERMOQUÍMICA- 3C13 As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece. A Termoquimica

Leia mais

OSASCO-COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

OSASCO-COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR OSASCO-COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR ASSESSORIA TÉCNICA Processo Avaliativo 1º Bimestre/2015 Disciplinas: Química 2ª série EM Nome do aluno Nº Turma A lista de exercícios abaixo, consta de 33 questões diversas,

Leia mais

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Cinética Química

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Cinética Química Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Cinética Química Cinética Química É a área da química que está preocupada com a velocidade das reações químicas.

Leia mais

Eletrólitos e Não Eletrólitos

Eletrólitos e Não Eletrólitos Introdução Introdução Introdução Eletrólitos e Não Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Reações Inorgânicas Reações O QUE É UMA REAÇÃO QUÍMICA? É processo de mudanças

Leia mais

Reações Químicas GERAL

Reações Químicas GERAL Reações Químicas GERAL É o processo no qual 1 ou mais substâncias (reagentes) se transformam em 1 ou mais substâncias novas (produtos). Formação de ferrugem Combustão de um palito de fósforo Efervescência

Leia mais

2º Trimestre Sala de Estudo Data: 19/06/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

2º Trimestre Sala de Estudo Data: 19/06/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 2º Trimestre Sala de Estudo Data: 19/06/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Cinética Química I (Quantificando a rapidez de uma reação) Questão 01 - (UERJ/2017) Em um exame

Leia mais

Noções de Cinética Química

Noções de Cinética Química QB70C:// Química (Turmas S7/S72) Noções de Cinética Química Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 4 Atkins (5ed.) Cinética X Termodinâmica O G para a reação abaixo

Leia mais

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei 01. Em um recipiente de 500 ml, encontram-se, em condições de equilíbrio, 10 mol/l de H 2 (g) e 0,01 mol/l de I 2 (g). Qual é a concentração do HI(g), sabendo-se que, nas condições do experimento, a constante

Leia mais

UNIRIO - Disciplina de Química Geral Lista de exercícios 2. 6NiF 2 (s) + 2Cl 2 (g) + 3O 2 (g)

UNIRIO - Disciplina de Química Geral Lista de exercícios 2. 6NiF 2 (s) + 2Cl 2 (g) + 3O 2 (g) UNIRIO - Disciplina de Química Geral Lista de exercícios 1. O trifluoreto de cloro, ClF, é um gás altamente tóxico, que pode ser usado, por exemplo, para converter óxido de níquel, NiO, em fluoreto de

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Cinética Química Lei de Velocidade Integrada Mostra a variação das concentrações

Leia mais

Cinética Química. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 14, 15, 16 e 18/07/2015. Material de Apoio para Monitoria

Cinética Química. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 14, 15, 16 e 18/07/2015. Material de Apoio para Monitoria Cinética 1. (PUCMG -2004) A amônia (NH3) é uma substância química muito importante para a indústria. Ela é utilizada na preparação dos produtos de limpeza, dos explosivos, dos fertilizantes, das fibras

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO. 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3?

NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO. 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3? NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3? 02. O número de oxidação do manganês no permanganato de potássio (KMnO4) é:

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 2 - Aula 25 a 28 - Equilíbrio Químico - Conceitos gerais e cálculo (Kc e Kp) 1. (Unicid - Medicina 2017) Considere os equilíbrios: 1. 2 SO 2 (g) + O 2 (g) 2 SO 3 (g) 25 Kc =

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 3ª SÉRIE

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 3ª SÉRIE LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 3ª SÉRIE PROF. CHARLTON. (Upf 0) A combustão completa da vela, sem o ajuste dos coeficientes estequiométricos, pode ser representada genericamente pela equação: C0H(g) + O(g)

Leia mais

Química C Semiextensivo V. 3

Química C Semiextensivo V. 3 Semiextensivo Exercícios 0) D CH 4 + O CO + H O mol -------- mol elocidade de consumo de CH 4 = velocidade de formação de CO em 00, min x mol 60 min (uma hora) x = 0,0 60 x = 0,6 mol 0) A 0) D 6CO + 6H

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA PROFª SIMONE

CINÉTICA QUÍMICA PROFª SIMONE elocidade das reações e os fatores que a influenciam CINÉTICA QUÍMICA PROFª SIMONE 2 NaN 3(s) 2 Na (s) + 3 N 2(g) 2 Fe (s) + 3/2 O 2(g) Fe 2 O 3 (s) Gás que infla o airbag ELOCIDADE MÉDIA Ferrugem Tempo=

Leia mais

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 >

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > Prof. Agamenon Roberto LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS www.agamenonquimica.com 2 LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Um trabalho muito complicado

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

Equilíbrio Químico. Controlo da Produção Industrial de Amoníaco

Equilíbrio Químico. Controlo da Produção Industrial de Amoníaco Equilíbrio Químico Controlo da Produção Industrial de Amoníaco Reações completas Combustão do carvão C (s) + O 2 (g) CO 2 (g) Reações completas Reação do Ácido clorídrico com o Magnésio 2 HCl (aq) + Mg

Leia mais

REVISIONAL DE QUÍMICA 1º ANO PROF. RICARDO

REVISIONAL DE QUÍMICA 1º ANO PROF. RICARDO REVISIONAL DE QUÍMICA 1º ANO PROF. RICARDO 1- Um aluno de química, ao investigar as propriedades de gases, colocou uma garrafa plástica (PET), contendo ar e devidamente fechada, em um freezer e observou

Leia mais

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha Semana 19 Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha Ao adicionarmos solutos não voláteis a um solv EXERCÍCIOS DE AULA 1. 2NaHCO 3(s) Na 2CO 3(s) + CO 2(g) + H 2O (g) Relativamente à equação

Leia mais

é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se convertem em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos).

é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se convertem em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). REAÇÕES QUÍMICAS Reação Química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se convertem em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). é um fenômeno onde os átomos

Leia mais

3- (UFOP-MG) Observe o diagrama e os dados abaixo a 298 k.

3- (UFOP-MG) Observe o diagrama e os dados abaixo a 298 k. LISTA DE EXERCÍCIO DE QUÍMICA PARA A PROVA MENSAL 3º TRIMESTRE Nome: nº: Ano:2º E.M. Data: / / 2017 Professor (a): Nota: 1- (FUVEST-SP) A figura abaixo indica a variação da quantidade de reagente em função

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE - 2018 QUÍMICA PROF. RICARDO MENON Aluno(a): Série: SuperExatas LISTA DE EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO QUÍMICO 1) Escreva a equação de equilíbrio para as seguintes reações: a) N2(g)

Leia mais

QUÍMICA CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS

QUÍMICA CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS QUÍMICA CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS Os cálculos estequiométricos correspondem aos cálculos de massa, de quantidade de matéria e em alguns casos, de volumes das substâncias envolvidas

Leia mais

Equilíbrio Químico. Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação

Equilíbrio Químico. Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação Equilíbrio Químico 1 Equilíbrio Químico Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação Equilíbrio dinâmico: as reações direta e inversa ocorrem

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 04/04/2017 Rendimento Determinar Fórmulas Moleculares Reações em Solução aquosa Propriedades dos Compostos em Solução Aquosa, Reações

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI. O hidrogênio cada vez mais tem ganhado atenção na produção de energia. Recentemente, a empresa britânica Intelligent Energy desenvolveu uma tecnologia que pode fazer a bateria

Leia mais

Δt = 8. Cinética Química

Δt = 8. Cinética Química Cinética Química Velocidade das Reações A velocidade média de consumo de um reagente ou de formação de um produto é calculada em função da variação da quantidade de reagentes e produtos pela variação do

Leia mais

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach A B EQUILÍBRIO QUÍMICO H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl!. % % Ach. Ac 1 Equilíbrio Químico - Reversibilidade de reações químicas A B Exemplo: N 2 (g) + 3H 2 (g) 2NH 3 (g) equilíbrio dinâmico aa + bb yy + zz Constante

Leia mais

Lista de Equilíbrio Químico

Lista de Equilíbrio Químico Lista de Equilíbrio Químico 1 Escrever as constantes K C e K P e estabelecer a relação entre elas para os seguintes equilíbrios: a) N 2 (g) + 3H 2(g) 2NH 3(g) b) H 2(g) + I 2(s) 2HI (g) c) H 2(g) + Cl

Leia mais

29/03/ TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A

29/03/ TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A 29/03/2016 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A Texto para as questões 1 a 10: O permanganato de potássio (KMnO 4 ) é um forte agente oxidante. Em laboratório, pode ser empregado para

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Cinética Química 27 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. A água oxigenada H 2O 2 (aq) se decompõe, produzindo água e gás oxigênio, de acordo com a equação: H 2O

Leia mais

Química II - 1º Exame A 5 de Junho de ª Parte

Química II - 1º Exame A 5 de Junho de ª Parte Química II - 1º Exame A 5 de Junho de 2017 Nome nº MEQ MEBiol Sala 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Duração do exame: 3h TOTAL. Responda às perguntas 1 a 6 na folha do enunciado

Leia mais

Escola Estadual Antunes de Andrade CINÉTICA QUÍMICA

Escola Estadual Antunes de Andrade CINÉTICA QUÍMICA Escola Estadual Antunes de Andrade CINÉTICA QUÍMICA Sidrolândia, MS, 2013 Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade Estudantes: Thaís Silva e Giovani N : 45 e 15 1 - CINÉTICA QUÍMICA Existe um ramo na

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Lista de Exercícios Termodinâmica Curso: Data: / / Nome: Turma: Disciplina: Química (QB70D) - Profª Loraine 1. Defina:

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha)

Qui. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Semana 11 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS EXTRAS 2º TRIMESTRE 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS EXTRAS 2º TRIMESTRE 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professor: Lúcia Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos.

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos. Estequiometria: Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa...... a medida dos elementos químicos. Em outras palavras, é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 15 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 23

Leia mais

ESTUDOS INDEPENTES DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA-2ºANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

ESTUDOS INDEPENTES DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA-2ºANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDEPENTES DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA-2ºANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2 ANO EM 1)Considere as reações abaixo e marque a alternativa que indica corretamente as reações endotérmicas: I. CH4(g) + 2 O2(g)

Leia mais

Fabio Rodrigo da Costa Dias. 2. Velocidade média e instantânea das Reações Químicas

Fabio Rodrigo da Costa Dias. 2. Velocidade média e instantânea das Reações Químicas Cinética Química Fabio Rodrigo da Costa Dias 1. Introdução Cinética química é a área da química responsável pelo estudo das velocidades das reações químicas, bem como dos fatores que influenciam nessas

Leia mais

2º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 13/09/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

2º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 13/09/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 2º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 13/09/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Termoquímica e Cinética química *Entregar todos os exercícios resolvidos e com as alternativas

Leia mais

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos TERMOQUÍMICA 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos a) Processos exotérmicos: Ocorrem com liberação de calor. Possuem variação de entalpia ( H) negativa. Ex: Combustão do metano (CH4) CH4 (g) + 2 O2 (g)

Leia mais

2. A pressão atmosférica no cume do monte McKinley é 606 mmhg num determinado dia. Qual é o valor dessa pressão em atm e kpa?

2. A pressão atmosférica no cume do monte McKinley é 606 mmhg num determinado dia. Qual é o valor dessa pressão em atm e kpa? EB: QUÍMICA GERAL/ EQB: QUÍMICA GERAL I Capítulo 5. Gases Ficha de Exercícios 1. Converta 562 mmhg em atm. 2. A pressão atmosférica no cume do monte McKinley é 606 mmhg num determinado dia. Qual é o valor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ INSTITUTO DE QUÍMICA IQG127. Cinética Química

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ INSTITUTO DE QUÍMICA IQG127. Cinética Química UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ INSTITUTO DE QUÍMICA IQG127 Cinética Química Prof. Antonio Guerra Departamento de Química Geral e Inorgânica - DQI Cinética Química Definição e Objetivo Estudar

Leia mais

21. Considere a seguinte expressão de constante de equilíbrio em termos de pressões parciais: K p =

21. Considere a seguinte expressão de constante de equilíbrio em termos de pressões parciais: K p = PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO 2003-2005 1 O DIA GABARITO 1 13 QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 21. Considere a seguinte expressão de constante de equilíbrio em termos de pressões parciais: K p = 1 p CO2 Dentre as

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4 Química GABARITO a) I) Fe 2 O 3 (s)+3h 2 SO 4 (aq) Fe 2 (SO 4 (aq)+3h 2 O II) 2Al(OH (s)+3h 2 SO 4 (aq) Al 2 (SO 4 (aq)+6h 2 O IIICaO(s)+2H 3 PO 4 (aq) Ca 3 (PO

Leia mais