A PRODUÇÃO DA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO ESTADO ATRAVÉS DAS POLÍTICAS HABITACIONAIS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PRODUÇÃO DA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO ESTADO ATRAVÉS DAS POLÍTICAS HABITACIONAIS 1"

Transcrição

1 A PRODUÇÃO DA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO ESTADO ATRAVÉS DAS POLÍTICAS HABITACIONAIS 1 INTRODUÇÃO Lenize Rodrigues Ferreira IFFarroupilha Campus São Vicente do Sul lenize.ferreira@iffarroupilha.edu.br Entre 1950 e 2000, segundo o IBGE, a população brasileira deixou de ser predominantemente rural. Em virtude da mecanização do campo e do histórico processo de concentração de terras, assistiu-se, até meados dos anos 1990, a uma verdadeira expulsão dos trabalhadores rurais, que buscaram as cidades. Esse fato implica no aparecimento de grandes concentrações urbanas e consequentemente, esvaziamento das áreas rurais e pequenos centros. Essas transformações no espaço urbano podem ser analisadas a partir da questão habitacional. A habitação é um elemento específico de diferenciação social em vários aspectos: na diferença de preços no mercado, na capacidade de escolha da habitação mais adequada, no conjunto de investimentos em infraestrutura, como transporte, relacionado à sua localização, e na relação dos habitantes com as características físicas da habitação. A distribuição espacial dos habitantes no interior da cidade, a necessidade de residir está associada ao preço do lote e à capacidade financeira de seu pagamento pelo indivíduo. Partindo dessas questões, a proposta do texto é fomentar reflexões sobre a questão da moradia e a atuação do Estado através das políticas habitacionais na produção de moradias para atender à demanda. O objetivo proposto ao longo do texto é verificar a questão da moradia na produção do espaço urbano na cidade de Santa Rosa, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Buscamos estabelecer uma relação entre a política habitacional, as mudanças nas relações sociais do município e de como esses processos aparecem materializados no espaço urbano. Este trabalho 1 Este texto é uma reflexão a partir de projetos de pesquisa desenvolvidos no IFFarroupilha Campus Santa Rosa, vinculado ao Grupo de Pesquisa Políticas Habitacionais e Desenvolvimento Urbano.

2 consiste, portanto, na análise do último e mais significativo projeto de habitação social desenvolvido no Brasil, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), em que o viés da produção capitalista do espaço, novamente se sobressai em relação à função social do espaço urbano. A construção do texto será através da revisão bibliográfica para aprofundamento e elaboração teórico-conceitual. A questão da habitação, da forma como se coloca atualmente no país, deve ser entendida como produto de uma sociedade de classes em que o processo histórico desencadeou a intensa divisão social do trabalho, acompanhada de um excedente populacional urbano. Apenas uma pequena parcela da população tem condições de acesso, através do mercado, a uma moradia de nível adequado, consequência das condições materiais de vida dessa população e da extrema desigualdade social do país: o homem vive onde ele pode morar e o onde pode morar será determinado pela renda que recebe e privações de consumo a que se submete. Assim, entre as alternativas possíveis estão: a ocupação ilegal de áreas públicas ou privadas, a locação de cômodos, a aquisição de terrenos em loteamentos clandestinos e a posterior autoconstrução, e o acesso às habitações produzidas pelo Estado. A AÇÃO DO ESTADO ATRAVÉS DAS POLÍTICAS HABITACIONAIS Quais motivos levam o Estado a intervir na produção de habitação voltada para a população de menor renda? Segundo Azevedo (1982), pode-se elencar diferentes justificativas para essa intervenção: como forma de sanear os bairros populares, para modificar o comportamento político-ideológico do adquirente da casa própria, que se tornaria dessa forma mais conservador e ajustado ao status quo. O argumento mais utilizado diz respeito à conquista ao direito de cidadania, que alcança assim sua dimensão social. A habitação constitui, ainda, um elemento essencial que garante as condições reais de reprodução da força de trabalho, pois leva a uma redução dos gastos da força de trabalho e, consequentemente, a uma redução real do salário. A casa própria teria também, o objetivo de domesticar as classes populares. Portanto, a política habitacional constituiria um elemento de reprodução da hegemonia da classe dominante.

3 A maioria desses programas [habitacionais] teria uma importância mais simbólica mostrar a preocupação do governo com os pobres do que propriamente uma busca de maior eficiência na construção de casas populares (AZEVEDO, 1982, p. 100). Segundo Silva (1989), até 1937 a intervenção do Estado no setor habitacional se fez indiretamente pela adoção de medidas legais de cunho sanitarista. A construção dos primeiros conjuntos teve início em 1938 e, em 1946, foi criada a Fundação Casa Popular (FCP), que desenvolveu, até 1964, uma política habitacional fragmentária e clientelista, visando diminuir as pressões sociais sobre o Estado. Uma política pública capaz de intervir no problema da habitação só ocorreu de fato durante a Ditadura Militar. Através da lei nº de 21, de agosto de 1964, foram criados o Banco Nacional de Habitação BNH, o Sistema Financeiro da Habitação SFH, e o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo SERFHAU (BERNARDELLI, 2004). A problemática habitacional passou a sofrer intervenção do Governo Federal, que se propunha a coordenar a ação dos órgãos públicos e privados no sentido de estimular a produção de habitações e oferecer financiamento para a aquisição de moradias, especialmente para as faixas populares. Nessa fase inicial, a política nacional de habitação contou com base financeira extremamente limitada e fragmentada. De 1964 a 1982, a política habitacional no país caracterizou-se pela extrema centralização na definição da mesma. A partir de 1983, o Estado passa a incorporar, de forma institucional, sistemas de produção de moradias e/ou infraestrutura designada por autoconstrução ou mutirão (BERNARDELLI, 2004), com o objetivo de equacionar o problema de moradia das camadas de baixa renda, ou seja, de um a três salários mínimos. Em 1984, o BNH lançou o Programa Nacional de Autoconstrução. A partir de 1986, com a extinção do BNH, suas atribuições são transferidas para a Caixa Econômica Federal. Entre 1986, ano de extinção do BNH, e 1995, data do início de uma reestruturação mais consistente do setor, a política habitacional brasileira foi administrada por diferentes órgãos. De acordo com Bernardelli (2004), após 1995, define-se pela descentralização da política habitacional no país devido à incapacidade operacional do sistema e pela escassez de recursos do Governo Federal, decorrente da nova orientação político-econômica adotada, o que redundou no repasse de funções aos

4 estados e municípios. A política social de habitação deixou de ser dominantemente produzida por intermédio de companhias estatais de habitação e passou a operar segundo linhas de crédito ao mutuário final. Até o ano de 1998, a distribuição dos recursos revelou uma forte regressividade, pois apenas os municípios mais ricos puderam ter acesso aos recursos. A importância do voto levou a um aumento do comprometimento das novas administrações no plano local com a implementação de políticas sociais, entre elas a provisão de moradias para as camadas de baixa renda. As sucessivas políticas nacionais de habitação implantadas pelo Estado não produziram impactos redistributivos. Em geral, elas se mostraram inacessíveis às famílias situadas nas classes de rendimento mensal familiar inferior a três salários mínimos. Segundo Fagnani (2006, p. 1) o principal fator responsável por essa permanente incapacidade governamental de enfrentar a questão da moradia popular repousa no caráter regressivo das fontes de financiamento das políticas implantadas. Em 2003, o Governo Federal criou o Ministério das Cidades, com o intuito de buscar soluções para o crescimento desordenado das cidades. Programas habitacionais existentes foram reformulados e novos foram criados para canalizar recursos, prioritariamente, à faixa de renda de até cinco salários mínimos, na qual, segundo o Ministério das Cidades, concentra-se 92% do déficit habitacional brasileiro. A Política Nacional de Habitação 2 tem a concepção de desenvolvimento urbano integrado, na qual a habitação não se restringe ao imóvel, mas incorpora o direito à infraestrutura, saneamento ambiental, equipamentos e serviços urbanos e sociais, buscando garantir o direito à cidade. Em março de 2009, o governo anuncia o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com o objetivo de criar condições de ampliação do mercado habitacional para atendimento das famílias com renda de até 10 salários mínimos. Segundo CARDOSO (2013, p. 37) este Programa busca claramente impactar a economia através dos efeitos multiplicadores gerados pela indústria da construção. O programa foi 2 Baseado no Guia Básico dos Programas Habitacionais: direito à moradia, dez./2007, do Ministério das Cidades.

5 aprovado pela Medida Provisória nº 459 (25/03/2009) e posteriormente convertida na Lei n.º (07/07/2009). Tinha como meta a construção de 1 milhão de moradias em curto prazo na 1ª Fase; 2,75 milhões de moradias na 2ª Fase e 3 milhões de moradias na 3ª Fase (a partir do 2º Semestre de 2015) 3. SOBRE SANTA ROSA A cidade de Santa Rosa, situada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, nosso objeto de estudo, surgiu a partir dos interesses das autoridades da região e do Estado cuja motivação principal foi assentar os nacionais (caboclos) 4 em terras públicas da região. Assim, quando da criação da Colônia Santa Rosa, um dos objetivos principais do governo era regularizar e apoiar os nacionais no acesso à terra. Para tal empreitada, a Comissão de Colonização de Terras pretendia, nos moldes de antigas colônias europeias fundadas em várias regiões do RS, organizar um sistema de distribuição e financiamento de pequenos lotes de terras públicas a esse grupo. O núcleo urbano de Santa Rosa surgiu inicialmente a partir da venda, da capela, da escola e do poder municipal que foram os elementos fundamentais na vida da comunidade santa-rosense. Tornou-se rapidamente o ponto de convergência dos interesses políticos, comerciais e religiosos. De acordo com dados do Censo 2010, divulgado pelo IBGE, o município possuí habitantes, a população urbana compreende habitantes (88%). A cidade de Santa Rosa abrange habitantes, ou seja, 87,7% da população urbana do município 5. O espaço da cidade constitui-se em um conjunto de diferentes usos da terra, que definem áreas como o centro (local de comércio, dos serviços, do centro de gestão), a periferia, o bairro residencial (diferentes em relação a sua forma), a área industrial, etc. 3 Acesso em 01/07/ Os caboclos eram mestiços nascidos das relações entre homens brancos e mulheres indígenas. A partir, sobretudo, da Lei de Terras (1850) os caboclos passaram ocupar irregularmente florestas do Planalto, utilizando pequenos lotes de terra para a prática da agricultura de subsistência. Destaca-se ainda, que o conceito sociológico de caboclo carregava socialmente uma carga conceitual bastante pejorativa. 5 De acordo com o IBGE, a população estimada para 2015 é de habitantes, um incremento de 5,33% na população total do município.

6 Esse complexo conjunto de usos da terra é definido segundo Corrêa (1989) como espaço urbano, ou seja, a organização espacial da cidade, que aparece como um espaço fragmentado e articulado simultaneamente. As funções urbanas se materializam nas formas espaciais, formas essas que são socialmente produzidas por agentes sociais concretos. Os processos sociais e as atitudes dos agentes sociais permitem sistematizar e entender melhor aquilo que vemos cotidianamente. Segundo dados da Prefeitura Municipal, a cidade de Santa Rosa apresenta uma distribuição rarefeita da população urbana. O tecido urbano apresenta-se retalhado do ponto de vista da ocupação urbana e grande parte constituído de glebas de uso rural. A área urbana total atual é de 45 km², sendo que a área efetivamente ocupada é de 21,49 km², ou seja, 47,76%, e a área urbana subutilizada correspondem a 23,51 km² (52,24%). De acordo com o Plano Diretor do município (Lei Complementar nº 33, de 11 de outubro de 2006), Artigo 42: 1º, Considera-se solo urbano não utilizado as áreas localizadas na zona urbana de ocupação prioritária de Santa Rosa, quando o índice de aproveitamento utilizado for igual a zero. 2o Considera-se solo urbano subutilizado todo tipo de edificação que tenha, no mínimo, 80% (oitenta por cento) de sua área construída desocupada há mais de 2 (dois)anos, ressalvados os casos em que a mesma decorra de impossibilidades jurídicas ou pendências judiciais incidentes sobre o imóvel (PLANO DIRETOR, 2006, p.14) A área legal da cidade apresenta existência ou ausência de malha urbana, áreas efetivamente ocupadas ou parcamente utilizadas e a presença de grandes vazios urbanos. As áreas da cidade com maior intensidade de ocupação são aquelas onde estão localizados os produtos de intervenção pública para equacionar o problema da moradia, ou seja, os loteamentos de baixa renda. Através de saídas de campo 6 (observação empírica), foi possível observar em dois bairros da cidade (Cruzeiro e Auxiliadora) a existência de diferentes conjuntos habitacionais, como as antigas COHABs e loteamentos mais recentes construídos, através do PMCMV. Conforme a Prefeitura 6 Saídas de campo realizadas com alunos dos cursos: Edificações Integrado (disciplina de Geografia 2015) e com o curso Bacharelado em Arquitetura (disciplina Estudos de Geografia Urbana-2º semestre de 2015).

7 Municipal (Lei Complementar nº33, de 11/10/2006), ambos dispõem de áreas aprovadas para implementação de loteamentos populares. Situado mais distante do centro da cidade, o bairro Auxiliadora é constituído pela população de mais baixa renda no município. Há carência de saneamento básico em alguns locais, pois ainda escorre esgoto a céu aberto, falta água encanada e chuveiro elétrico em algumas residências. A vegetação nativa foi bastante comprometida por moradores, que passaram a construir suas moradias nas proximidades do rio, jogar lixo (embora possua coleta de lixo no bairro) e esgoto em suas águas. A construção de moradias para a parcela da população formada pelas classes menos favorecidas torna-se rentável quando o Estado intervém, possibilitando a produção de residências para satisfazer a demanda não solvável. No quadro abaixo (Quadro 1), listamos os programas habitacionais desenvolvidos no município, desde 2009: Quadro 1 - Programas Habitacionais desenvolvidos no Município a partir de 2009 Ano Descrição Unidades construídas 2009 Programa Morar Melhor 2-PAC Localização 27 casas Vila Ibanês/Loteamento Nova Esperança. Bairro Cruzeiro Observações Famílias que moravam em área de preservação permanente PMCMV 96 casas Bairro Cruzeiro Conjunto Residencial A e B 2010 Programa Imóvel na Planta 2011 Programa More Bem 3 PMCMV PMCMV 40 casas Bairro Cruzeiro 40 casas e 128 aptos 96 aptos Residencial Harmonia Bairro Cruzeiro 32 aptos Residencial Bela Vista Bairro Cruzeiro Famílias com renda até R$1.395,00 32 aptos Bairro Bela Vista Conjunto Habitacional Cerejeiras 96 aptos Bairro Cruzeiro

8 aptos Vila Balneária PAC 1 Projeto Intervenção em Favelas PAC 2 Projeto Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários Projeto Pró-Município/ Recursos de Enchentes Recursos do PAC Projeto Intervenção em Favelas 27 casas Vila Nova Esperança Famílias que moravam em área de preservação permanente e/ou áreas de risco 140 casas Loteamento Nova Auxiliadora II 35 casas Loteamento Nova Auxiliadora II 110 casas Loteamento Nossa Senhora Aparecida PMCMV PAC II 140 casas Bairro Nova Auxiliadora PMCMV Famílias que moravam em área de preservação permanente e/ou áreas de risco 175 casas Bairro Auxiliadora II 140 famílias do MCMV e 35 famílias em área de risco 48 aptos Vila Balneária Famílias com renda bruta de até R$1.600,00 Fonte: Informações obtidas através da Prefeitura Municipal de Santa Rosa-RS. Dados organizados pela autora. A produção do espaço urbano se dá, em geral, pela incorporação à cidade de glebas que antes eram agrícolas. Na medida em que a cidade vai crescendo, centros secundários de serviços vão surgindo em bairros, que acabam formando novos focos de valorização do espaço urbano, reestruturando as áreas já ocupadas. Dessa forma, os serviços urbanos são utilizados por aquela parcela da população que pode pagar por eles, preço esse incluído na renda do solo que dá acesso a eles. Os terrenos dotados de infraestrutura acabam expulsando a população mais pobre, que migra para áreas mais distantes. O Estado desempenha importante papel na determinação das demandas pelo uso de cada área específica do solo urbano e, portanto, do seu preço. Nesse sentido, percebemos que o asfalto estabelece um divisor dos valores territoriais na cidade. Os bairros que dispõem de usos coletivos, como calçamento, assim como a proximidade aos serviços, são habitados pela população que pode pagar por isso, enquanto a parcela de menor renda habita áreas cada vez mais distantes, na

9 qual essa infraestrutura ainda não está disponível. Consequentemente, os terrenos ali localizados possuem preços mais baixos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao longo do texto buscamos trazer algumas reflexões sobre a produção da cidade e a ação do Estado através das políticas habitacionais na cidade de Santa Rosa - RS. A questão da habitação da forma como se coloca hoje no país deve ser entendida como gerada no âmbito de uma sociedade de classes, nas quais o processo histórico que desencadeou a divisão social do trabalho produziu uma população excedente em número alarmante. O Estado desempenha um papel de destaque na reprodução do espaço urbano, viabilizando grandes projetos habitacionais ou de infraestrutura, redefinindo a localização intraurbana, o uso da terra e provocando alterações no preço do solo urbano. A política habitacional no Brasil, ao longo da sua trajetória, foi definida pela forte presença do Estado, através do Sistema Financeiro de Habitação e do Banco Nacional de Habitação, que estruturou uma rede de agentes financeiros privados, fortaleceu o mercado imobiliário e a indústria da construção, viabilizando a provisão de moradias para as classes médias e altas, fundamentalmente. Apenas uma pequena parcela da população tem condições de acesso, através do mercado, a uma moradia de nível adequado, consequência das condições materiais de vida dessa população e da extrema desigualdade social do país: o homem vive onde ele pode morar e o onde pode morar será determinado pela renda que recebe e pelos sacrifícios que pode fazer. Assim, entre as alternativas encontradas estão: a ocupação de áreas públicas ou privadas, a locação de cômodos, a aquisição de terrenos em loteamentos clandestinos ou informais e a posterior autoconstrução e o acesso às habitações produzidas pelo Estado. Na cidade de Santa Rosa-RS percebemos uma extensão do tecido urbano através da periferização das moradias financiadas pelo Estado, ou seja, essas moradias são construídas em loteamentos afastados, levando à exclusão socioespacial dessa

10 população aí residente. A população de maior renda habita as melhores áreas, sejam as mais centrais, ou onde o centro torna-se o lugar da insegurança, do barulho, da poluição; as mais distantes. Esses modos de ocupação do espaço pela sociedade são indicados pelo processo de reprodução do capital, baseados nos mecanismos de apropriação privada, ou seja, a ocupação do solo urbano é condicionada pelas classes sociais que atuam nesse espaço. Percebemos que o preço do solo tem impacto determinante na forma como se verifica o crescimento e a transformação das cidades, sobre cuja dinâmica o Estado exerce papel relevante, assumindo o solo urbano um caráter estratificado. A produção espacial é desigual, na medida em que o espaço é consequência da produção social capitalista que se realiza e se reproduz desigualmente. A cidade não pode ser pensada como algo acabado, pronto, mas como algo não definido, sempre sujeito a mudanças, pois a própria segregação espacial é dinâmica, áreas antes consideradas periferia, hoje podem ganhar uma nova configuração, da mesma forma, áreas antes consideradas nobres, hoje podem estar totalmente degradadas. O espaço urbano estrutura-se de acordo com a atuação dos diferentes agentes neste local, assim, a paisagem reflete a segregação espacial existente na sociedade. REFERÊNCIAS AZEVEDO, S. Política de habitação popular e subdesenvolvimento: dilemas, desafios e perspectivas. In: DINIZ, E. (Org.). Políticas públicas para áreas urbanas: dilemas e alternativas. Rio de Janeiro: Zahar, p BERNADELLI, M.L.F da H. Pequenas cidades na região de Catanduva-SP: papéis urbanos, reprodução social e produção de moradias f. Tese (Doutorado em Geografia) Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, BRASIL. Secretaria Nacional de Habitação Guia Básico dos Programas Habitacionais: direito à moradia, dez./2007. Brasília: Ministério das Cidades. Disponível em: Acesso em 20 jun CARDOSO. A.L. (org.). O programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos

11 territoriais. Rio de Janeiro: Letra Capital, CARDOSO, A.L. Política habitacional: a descentralização perversa. In: Planejamento e território: ensaios sobre a desigualdade. Cadernos IPPUR/UFRJ; DP&A, 2001/02. p CHRISTENSEN, T. N. de S. Santa Rosa: Histórias e Memórias. ( ). Porto Alegre: Ed. Palloti, CORREA, R.L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, FAGNANI, E. População e bem-estar social no Brasil: 40 anos de ausência de política nacional de habitação popular ( ). Multiciência, Campinas, n. 6, p.1-24, maio IBGE. Banco de dados agregados. Disponível em: Acesso em 01 jul MINHA CASA MINHA VIDA. Disponível em: Acesso em 01/07/2016. RODRIGUES, A. M.; SEABRA, M. Habitação e espaço social na cidade de São Paulo. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 64, p.19-58, 2º sem SANTA ROSA. Prefeitura Municipal. Lei Complementar Nº 33, de 11 de outubro de Institui o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Municipal Sustentável de Santa Rosa e dá outras providências. Disponível em: Acesso em 18 de jun SILVA, M.O.S. Política habitacional brasileira: verso e reverso. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

ESPACIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE MÉDIA DE PASSO FUNDO Iuri Daniel Barbosa Graduando em Geografia UFRGS -

ESPACIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE MÉDIA DE PASSO FUNDO Iuri Daniel Barbosa Graduando em Geografia UFRGS - ESPACIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE MÉDIA DE PASSO FUNDO Iuri Daniel Barbosa Graduando em Geografia UFRGS - iuribar@yahoo.com.br INTRODUÇÃO A cidade média de Passo Fundo, pólo de uma região

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO MENSAL PER CAPITA, VALOR DA TERRA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO

DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO MENSAL PER CAPITA, VALOR DA TERRA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO MENSAL PER CAPITA, VALOR DA TERRA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Karine Sales Arendt¹; Joelson Gonçalves Pereira ² UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados

Leia mais

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, 1

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,   1 SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Andressa Freire dos Santos 1 ; Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA UFPR ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA UFPR ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA UFPR PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA ALUNA: Vivian Cristine Costa Dal`Lin ORIENTADORA: Dra. Madianita Nunes da Silva ARQUITETURA

Leia mais

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis Celso Santos Carvalho 1, Renata Helena da Silva 1. Introdução O debate sobre sistemas urbanos e regionais sustentáveis objetivou levantar os

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

A HABITAÇÃO SOCIAL REDESENHANDO A CIDADE: O CASO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-BRASIL

A HABITAÇÃO SOCIAL REDESENHANDO A CIDADE: O CASO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-BRASIL A HABITAÇÃO SOCIAL REDESENHANDO A CIDADE: O CASO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-BRASIL 6º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável Dra. Simone Barbosa Villa MSc.

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

Política e Programas Habitacionais em São Paulo

Política e Programas Habitacionais em São Paulo Política e Programas Habitacionais em São Paulo Papel de Agentes Públicos e Privados AUP 0563 - Estruturação do Espaço Urbano: Produção Imobiliária Contemporânea Profa. Dra. Luciana de Oliveira Royer LABHAB

Leia mais

a- Estabelecer uma análise crítica do conceito de espaço geográfico e paisagem com o propósito do entendimento das transformações do espaço urbano;

a- Estabelecer uma análise crítica do conceito de espaço geográfico e paisagem com o propósito do entendimento das transformações do espaço urbano; 1. Introdução O trabalho inicialmente estabelece os fundamentos teóricos para se compreender o movimento que transforma o espaço urbano da cidade, para, em seguida, identificar como esse processo se desenvolve

Leia mais

Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil

Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil Bruna A. Mombach Viera (1) Isadora P. Campetti (2) Alcindo Neckel (3) (1) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil.

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

Publicado em: 07/03/2007

Publicado em: 07/03/2007 O Fórum Nacional de Reforma Urbana e o Programa de Aceleração do Crescimento: desafios na construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável com cidades Justas e democráticas* Publicado em: 07/03/2007

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

O DIREITO À CIDADE, AS DESIGUALDADES URBANAS E O ACESSO A TERRA

O DIREITO À CIDADE, AS DESIGUALDADES URBANAS E O ACESSO A TERRA PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO À CIDADE Unidade: Política Habitacional e o Direito à Moradia Digna Curso de Capacitação e Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS 424 Felipe Clemente felipeclemente@uol.com.br Pesquisador voluntário de iniciação cientifica Bacharel

Leia mais

AULA Lei do Inquilinato 1942 X Casa Própria Criação da Fundação da Casa Popular (FCP) Habitação Social Origens, Conceitos e Instrumentos

AULA Lei do Inquilinato 1942 X Casa Própria Criação da Fundação da Casa Popular (FCP) Habitação Social Origens, Conceitos e Instrumentos Habitação Social Origens, Conceitos e Instrumentos ARQ1339 Tópicos Especiais em Arquitetura XXIV Prof. Gabriel Duarte AULA 4 1930-1950 Lei do Inquilinato 1942 X Casa Própria Criação da Fundação da Casa

Leia mais

PL 1.04 PL 1.05 PL 1.06

PL 1.04 PL 1.05 PL 1.06 Quadro/Tabela PHA.6 Estância de Atibaia POLÍTICA HABITACIONAL DIRETRIZES E PROPOSIÇÕES PL Planejamento 1 Estabelecimento de PL 1.01 critérios para atuação e projetos (linhas gerais de política) PL 1.02

Leia mais

PROJETO DE HABITAÇÃO SOCIAL EM ÁREA DE LAZER EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP ESTUDO DE CASO

PROJETO DE HABITAÇÃO SOCIAL EM ÁREA DE LAZER EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP ESTUDO DE CASO 389 PROJETO DE HABITAÇÃO SOCIAL EM ÁREA DE LAZER EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP ESTUDO DE CASO Mariana Malheiro Negrão Bandeira¹, Karen Staquecini Martinês¹, Sibila Corral de Arêa Leão Honda², Marcela do Carmo

Leia mais

A EXECUÇÃO DO PAC E SEU EFEITO NA DEMANDA AGREGADA

A EXECUÇÃO DO PAC E SEU EFEITO NA DEMANDA AGREGADA 1 A EXECUÇÃO DO PAC E SEU EFEITO NA DEMANDA AGREGADA Mansueto Almeida (23/06/2011) O Programa de Aceleração Econômica (PAC) é um programa complexo e de difícil acompanhamento. Ele é complexo por três motivos.

Leia mais

Titulo CIDADES DE CAIENA (GF) E SANTANA (AP): ANALISE SOBRE A PERSPECTIVA DOS PLANOS URBANÍSTICOS

Titulo CIDADES DE CAIENA (GF) E SANTANA (AP): ANALISE SOBRE A PERSPECTIVA DOS PLANOS URBANÍSTICOS Titulo CIDADES DE CAIENA (GF) E SANTANA (AP): ANALISE SOBRE A PERSPECTIVA DOS PLANOS URBANÍSTICOS Autora Alina de Jesus Dias Gama Orientador José Alberto Tostes Instituição Universidade Federal do Amapá

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL MÁRIO AMATO E A ANÁLISE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP

CONJUNTO HABITACIONAL MÁRIO AMATO E A ANÁLISE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP 457 CONJUNTO HABITACIONAL MÁRIO AMATO E A ANÁLISE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP Valquíria Patrícia Félix¹, Sibila Corral de Arêa Leão Honda², Marcela do Carmo Vieira² ¹ Discente

Leia mais

Política e Programas Habitacionais em São Paulo

Política e Programas Habitacionais em São Paulo Política e Programas Habitacionais em São Paulo Papel de Agentes Públicos e Privados AUP 0563 - Estruturação do Espaço Urbano: Produção Imobiliária Contemporânea Profa. Dra. Luciana de Oliveira Royer LABHAB

Leia mais

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 15 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Leia mais

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP.

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias CARACTERIZAÇÃO DO NÚCLEO RESIDENCIAL PARQUE OZIEL/ JARDIM MONTE CRISTO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, QUANTO AOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E A QUESTÃO DA MORADIA NO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS MS

POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E A QUESTÃO DA MORADIA NO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS MS POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E A QUESTÃO DA MORADIA NO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS MS Edmilson Batista Santana 1, Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli 2 1 Estudante do Curso de Geografia - UEMS, Unidade

Leia mais

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE.

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. EIXO GARANTIR Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. Manutenção para as Zonas Especiais de Interesse Social

Leia mais

Caderno de Questões Arquitetura: Planejamento Urbano e Legislação Urbana Vol.1 Didática Editorial Materiais Específicos para Concursos Públicos

Caderno de Questões Arquitetura: Planejamento Urbano e Legislação Urbana Vol.1 Didática Editorial Materiais Específicos para Concursos Públicos 68.(TJ-PA/VUNESP/2014) Em cidades brasileiras, tem ocorrido que bairros bem localizados e dotados de infraestrutura, originalmente ocupados por famílias de baixa renda, sofram um processo de substituição

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 Lei Complementar nº Institui o Macrozoneamento Municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional. Política e gestão habitacional. Prof. Alex Abiko 13 de Maio de 2019

PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional. Política e gestão habitacional. Prof. Alex Abiko 13 de Maio de 2019 PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional Política e gestão habitacional Prof. Alex Abiko 13 de Maio de 2019 PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional Processo de urbanização no mundo e no Brasil Urbanismo:

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE OS VAZIOS URBANOS NA CIDADE DE LAVRAS- MG

REFLEXÃO SOBRE OS VAZIOS URBANOS NA CIDADE DE LAVRAS- MG REFLEXÃO SOBRE OS VAZIOS URBANOS NA CIDADE DE LAVRAS- MG André Silva Tavares ¹ andresttavares@gmail.com ¹ Discente do curso de Geografia Licenciatura Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG 1254 Palavras

Leia mais

CAPÍTULO I DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA - PMCMV

CAPÍTULO I DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA - PMCMV DECRETO Nº 6.962, DE 17 DE SETEMBRO DE 2009 (DOU 18/09/2009). Regulamenta as Seções I, II, III e IV do Capítulo I e o Capítulo II da Lei n o 11.977, de 7 de julho de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES. A construção de uma política habitacional de Estado. Recife/PE, 28 de novembro de 2017

MINISTÉRIO DAS CIDADES. A construção de uma política habitacional de Estado. Recife/PE, 28 de novembro de 2017 MINISTÉRIO DAS CIDADES A construção de uma política habitacional de Estado Recife/PE, 28 de novembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE HABITAÇÃO 2007 2009 2016/2017 2017 2018 URBANIZAÇÃO PRODUÇÃO HABITACIONAL

Leia mais

HABITAÇÃO E POLÍTICA FUNDIÁRIA

HABITAÇÃO E POLÍTICA FUNDIÁRIA HABITAÇÃO E POLÍTICA FUNDIÁRIA Profª Drª Luciana de Oliveira Royer AUP 278-2017 FAUUSP Resultados da Aplicação do Instrumento Diadema 1973: Plano Diretor do município - 70% da área urbanizável à implantação

Leia mais

Programa de Regularização Fundiária

Programa de Regularização Fundiária Programa de Regularização Fundiária O Programa de Regularização Fundiária (PRF) é um processo urbanístico, social e jurídico que objetiva a regularização da posse da terra para a população de baixa renda,

Leia mais

Oficina Regional do PDUI/RMRJ

Oficina Regional do PDUI/RMRJ Oficina Regional do PDUI/RMRJ O PDUI/RMRJ tem como objetivo elaborar as diretrizes da Região Metropolitana com Cenários e um Plano de Ação de curto, médio e longo prazos (4, 8 e 25 anos), sendo referência

Leia mais

POLÍTICA HABITACIONAL NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA MS: PAPÉIS URBANOS E REPRODUÇÃO SOCIAL

POLÍTICA HABITACIONAL NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA MS: PAPÉIS URBANOS E REPRODUÇÃO SOCIAL POLÍTICA HABITACIONAL NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA MS: PAPÉIS URBANOS E REPRODUÇÃO SOCIAL Wéliton Carlos dos Santos 1, Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli 2 1 Estudante do Curso de Geografia - UEMS, Unidade

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente IAB/RS - wwwiabrs.org.br Porto Alegre, maio de 2016

Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente IAB/RS - wwwiabrs.org.br Porto Alegre, maio de 2016 Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente IAB/RS presidente@iabrs.org.br - wwwiabrs.org.br Porto Alegre, maio de 2016 O IAB E SUA HISTÓRIA Criação IAB nacional, 1921, Rio de Janeiro Criação IAB/RS 1948

Leia mais

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS Carlos Vinícius da Silva Pinto Juliana Cristina Franz Giancarla Salamoni 1 INTRODUÇÃO A expansão do perímetro urbano,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES

INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES INTRODUÇÃO AO ESTATUTO DAS CIDADES www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CIDADE...6 Urbanização...6 Urbanificação...7 Urbanismo...7 Atividade Urbanística...7 Direito Urbanístico...7 Autonomia do Direito Urbanístico:...7

Leia mais

VENEZUELA POLÍTICAS HABITACIONAIS NA AMÉRICA LATINA. Natal, junho de 2016 HABITAÇÃO EM PERSPECTIVA INTERNACIONAL COMPARADA

VENEZUELA POLÍTICAS HABITACIONAIS NA AMÉRICA LATINA. Natal, junho de 2016 HABITAÇÃO EM PERSPECTIVA INTERNACIONAL COMPARADA Natal, junho de 2016 POLÍTICAS HABITACIONAIS NA AMÉRICA LATINA VENEZUELA HABITAÇÃO EM PERSPECTIVA INTERNACIONAL COMPARADA Docente Márcio Valença Discentes Carina Aparecida Barbosa Mendes Chaves Raissa

Leia mais

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015

RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AUP 268 - PLANEJAMENTO DE ESTRUTURA URBANAS E REGIONAIS I RAQUEL ROLNIK MARÇO 2015 INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

Eixo 3 Democratização do território e Inclusão Social

Eixo 3 Democratização do território e Inclusão Social Eixo 3 Democratização do território e Inclusão Social Formulação de diretrizes e ações da Agenda Regional e Agendas Municipais. Objetivo do eixo Considerar as demandas e necessidades sociais e as desigualdades

Leia mais

A PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE DO BAIRRO BUGIO EM ARACAJU- SE

A PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE DO BAIRRO BUGIO EM ARACAJU- SE A PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE DO BAIRRO BUGIO EM ARACAJU- SE Lucas de Andrade Lira Miranda Cavalcante Universidade Federal de Sergipe lucassirius@gmail.com Palavras-chave: Segregação;

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Claudia Aparecida Cara 1*, Marli Terezinha Szumilo Schlosser 2 [orientadora] 1 Mestranda de Geografia

Leia mais

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS EFEITOS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA O BAIRRO MANOEL DOMINGOS PAU DOS FERROS/RN

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS EFEITOS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA O BAIRRO MANOEL DOMINGOS PAU DOS FERROS/RN AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS EFEITOS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA O BAIRRO MANOEL DOMINGOS PAU DOS FERROS/RN Hugo Leonardo Pontes Nunes (1); Cícero de França Neto (1); Tereza Raquel França Ferreira (2);

Leia mais

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL J O S É IRINEU R A N G E L R I G OT T I ( U F M G ) R E N ATO H A DAD (PUC-MINAS) DESAFIOS: País imenso, heterogêneo

Leia mais

Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha.

Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha. Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha. Diamantino Augusto Sardinha Neto Doutor em Ciências Sociais PUC/SP Guilherme

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA Ana Yara dos Santos Silva 1, Handerson Lucas Almeida de Melo 2, Joelyson Bezerra

Leia mais

CAPÍTULO I DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA - PMCMV

CAPÍTULO I DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA - PMCMV DECRETO Nº 6819, DE 13 DE ABRIL DE 2009 (DOU DE 13.04.2009 - EDIÇÃO EXTRA) Regulamenta as Seções II, III e IV do Capítulo I da Medida Provisória nº 459, de 25 de março de 2009, que dispõe sobre o Programa

Leia mais

SANEAMENTO INTEGRADO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS

SANEAMENTO INTEGRADO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS LATINOSAN 2010 CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE SANEAMENTO Universalização e Sustentabilidade dos Serviços de Saneamento Foz do Iguaçu, 16 de Março de 2010 SANEAMENTO INTEGRADO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS

Leia mais

O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS:

O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: o caso da Ponta D Areia SÃO LUÍS/MA/BRASIL. Francisco Wendell Dias Costa (Geografia-UFMA) wendeldis@ibest.com.br Getúlio Estefânio

Leia mais

Especulação imobiliária em Novo Progresso causa preocupação

Especulação imobiliária em Novo Progresso causa preocupação Especulação imobiliária em Novo Progresso causa preocupação Especulação imobiliária e suas consequências. No caldo da especulação imobiliária encontra-se de tudo: imóveis caros em áreas desvalorizadas,

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS, REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO RS 1

PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS, REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO RS 1 PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS, REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO RS 1 Sandro Celestino Henz 2, Tarcisio Dorn De Oliveira 3, Fernando Henrique Bertollo 4. 1 ENSAIO

Leia mais

Estratégias de mix social no âmbito das políticas de habitação em Portugal

Estratégias de mix social no âmbito das políticas de habitação em Portugal XI CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA As dimensões e a responsabilidade social da Geografia Porto, 9 a 11 de novembro de 2017 Estratégias de mix social no âmbito das políticas de habitação em Portugal Sónia

Leia mais

Trabalho Social na Autogestão

Trabalho Social na Autogestão Trabalho Social na Autogestão Origens do Trabalho Social na Habitação de Interesse Social Trabalho social está definido como política de governo desde de quando a Política Nacional de Habitação e Saneamento

Leia mais

TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: ALTERNATIVAS PARA ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL Arq. Esp.

TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: ALTERNATIVAS PARA ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL Arq. Esp. TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: ALTERNATIVAS PARA ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL Arq. Esp. Natiele Vanessa Vitorino 2019 INTRODUÇÃO A necessidade básica de moradia

Leia mais

CREA, RJ, 30 de novembro de Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ)

CREA, RJ, 30 de novembro de Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ) Seminário Diretrizes e propostas para a produção habitacional na Cidade do Rio de Janeiro Instrumentos para oferta de moradia nas áreas urbanas centrais e consolidadas CREA, RJ, 30 de novembro de 2011.

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental 2. 2 Trimestre/2018 Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Releia as anotações do caderno e livro Não deixe

Leia mais

Política Habitacional Internacional: o sistema de cooperativas do Uruguai.

Política Habitacional Internacional: o sistema de cooperativas do Uruguai. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Políticas Públicas Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais Disciplina de Habitação

Leia mais

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA CONTEÚDO 1. A REGIÃO METROPOLITANA

Leia mais

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Apresentado pelo representante do Ministério das Cidades Histórico Aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015. "APLICA A NÃO INCIDÊNCIA DE IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO - ITCD AOS IMÓVEIS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DOADOS PELOS MUNICÍPIOS." A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA

MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA MACROZONEAMENTO MUNICIPAL MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA PERMEABILIDA - - - - - - - - - - Tem por objetivo incrementar a capacidade do Sistema Viário e da Infra-Estrutura e incentivar a ocupação de

Leia mais

Experiências locais RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. Urbanização Jd. Monte Alegre PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

Experiências locais RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. Urbanização Jd. Monte Alegre PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO Experiências locais RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO Urbanização Jd. Monte Alegre PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO INFORMAÇÕES BÁSICAS datas de início e término: local: fonte de recursos: 2006 2016 Ribeirão

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO 25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO Nome do Aluno: Maria Jozeane Nogueira 1 ; Nome do

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS

OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS Juliana Cristina Franz 1 Carlos Vinícius da Silva Pinto 2 Giancarla Salamoni

Leia mais

A cidade: um projeto de exclusão social e caos urbano

A cidade: um projeto de exclusão social e caos urbano A cidade: um projeto de exclusão social e caos urbano Cidade: É uma área urbanizada que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade

Leia mais

d. Fixar conceitos e metodologia apresentados no Manual do PLHIS.

d. Fixar conceitos e metodologia apresentados no Manual do PLHIS. Curso: Plano de Habitação de Interesse Social Participante: Município: Estado: Objetivos de Aprendizagem: Capacitar os atores institucionais e sociais para elaboração do PLHIS; Conhecer estudos e pesquisas

Leia mais

O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Francisco José Rezende dos Santos

O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Francisco José Rezende dos Santos O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA Francisco José Rezende dos Santos A Regularização Fundiária sob o ponto de vista jurídico, ou seja, o processo que reúne um conjunto de medidas que excluem

Leia mais

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na forma da Lei n.º 11.977/09 Gustavo Burgos de Oliveira, Assessor Jurídico do MP/RS. Porto Alegre, 14 de dezembro de 2010. Regularização Fundiária:

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

ANÁLISE DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG FERREIRA, A. S. (1) ; TAVARES, H. C. (2),

ANÁLISE DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG FERREIRA, A. S. (1) ; TAVARES, H. C. (2), ANÁLISE DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG FERREIRA, A. S. (1) ; TAVARES, H. C. (2), (1) Graduando em Arquitetura e Urbanismo - Centro Universitário de Patos de Minas -

Leia mais

Habitação. Desempenho e desafios. Ana Maria Castelo, Fernando Garcia e João Cláudio Robusti

Habitação. Desempenho e desafios. Ana Maria Castelo, Fernando Garcia e João Cláudio Robusti Habitação Desempenho e desafios Ana Maria Castelo, Fernando Garcia e João Cláudio Robusti Os bons ventos no mercado imobiliário brasileiro Evolução dos financiamentos SBPE De janeiro a outubro, o número

Leia mais

DEPARTAMENTO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DEPARTAMENTO DE TRABALHO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DEPARTAMENTO DE TRABALHO SOCIAL DEPARTAMENTO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DEPARTAMENTO DE TRABALHO SOCIAL NOVEMBRO DE 2015 Dez anos da Política Habitacional: Avanços, Potencialidades e a Continuação de uma Política Principais Urbanizações

Leia mais

30/08/2018. UNIDADE 02 Especulação Imobiliária. Planejamento Urbano e Regional

30/08/2018. UNIDADE 02 Especulação Imobiliária. Planejamento Urbano e Regional UNIDADE 02 Especulação Imobiliária Planejamento Urbano e Regional UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO, HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO

Leia mais

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA PUR 06/10/2014. Luciane Tasca

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA PUR 06/10/2014. Luciane Tasca ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA PUR Luciane Tasca É importante que se institua gradualmente, o combate à especulação imobiliária nas cidades, em todas as suas manifestações. À medida que for sendo reduzida sua

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE CONDOMPINIOS HORIZONTAIS E VERTICAIS EM CURITIBA E FAZENDA RIO GRANDE 1

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE CONDOMPINIOS HORIZONTAIS E VERTICAIS EM CURITIBA E FAZENDA RIO GRANDE 1 PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE CONDOMPINIOS HORIZONTAIS E VERTICAIS EM CURITIBA E FAZENDA RIO GRANDE 1 2 Enviado em 20/01/2016 Aprovado em 21/02/2016 O interesse pelo tema

Leia mais

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS MARCUS VINICIUS REGO Diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana reab@cidades.gov.br Brasília, 15 de setembro de 2017 CONCEITOS DE OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS A OUC

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS: aplicabilidade nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS: aplicabilidade nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS: aplicabilidade nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Gilmar Bolsi 1 INTRODUÇÃO A pesquisa realizada teve como tema a regularização

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS. UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS. UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Ana Paula Vieira da Silva 1 ; Andressa Freire dos Santos 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

-- AMBIENTE URBANO --

-- AMBIENTE URBANO -- Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social -- -- Legislação Edilícia e Urbanística, Tecnologia, Custos, Procedimentos e Financiamentos Reunião Técnica - Salvador março/2006

Leia mais

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie Déficit Habitacional Vladimir Fernandes Maciel Pesquisador do Núcleo N de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie 15/05/2006 Semana da FCECA 1 Estrutura do Workshop Motivação

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

DA HABITAÇÃO POPULAR AO DIREITO À CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA, MINHAVIDA, DO VILA DO SUL E VILA BONITA, EM VITORIA DA CONQUISTA (BA)

DA HABITAÇÃO POPULAR AO DIREITO À CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA, MINHAVIDA, DO VILA DO SUL E VILA BONITA, EM VITORIA DA CONQUISTA (BA) DA HABITAÇÃO POPULAR AO DIREITO À CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA, MINHAVIDA, DO VILA DO SUL E VILA BONITA, EM VITORIA DA CONQUISTA (BA) Rita de Cássia Ribeiro Lopes 1 Suzane Tosta Souza 2 Esse resumo faz

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor

Leia mais

A ESPACIALIZAÇÃO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO ESPAÇO URBANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

A ESPACIALIZAÇÃO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO ESPAÇO URBANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA A ESPACIALIZAÇÃO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO ESPAÇO URBANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA Isabel Cristina Argolo Rodrigues Graduada em Geografia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia isabel.argolo@bol.com.br

Leia mais

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos MONTE MOR MACROZONA 6 INDAIATUBA Barreiras físicas Rodovia Santos Dumont principal ligação com Viracopos; utilizada para tráfego urbano, opera já no

Leia mais

AULA 10 URBANISMO E PROJETO URBANO

AULA 10 URBANISMO E PROJETO URBANO AULA 10 URBANISMO E PROJETO URBANO 1ª. Parte: questão central Algo mudou na gestão urbana e no planejamento urbano? O que mudou e quais as razões da mudança? HARVEY, D. Do gerenciamento ao empresariamento

Leia mais

TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS

TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS 1 TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS Graciele da Silva Neiva 1 ; Prof. Dr. Marcos Kazuo Matushima 2 Área

Leia mais

GRUPO TEMÁTICO MORADIA E MOBILIDADE

GRUPO TEMÁTICO MORADIA E MOBILIDADE GRUPO TEMÁTICO MORADIA E MOBILIDADE Maio de 2013 Litoral Norte 2 HABITAÇÃO E DINÂMICAS URBANAS Taxa Geométrica de Crescimento Anual (2000 2010) Incremento Populacional (2000 2010) INCREMENTO POPULACIONAL

Leia mais

CONJUNTOS HABITACIONAIS DE IVINHEMA-MS: CARACTERÍSTICAS SOCIOESPACIAIS

CONJUNTOS HABITACIONAIS DE IVINHEMA-MS: CARACTERÍSTICAS SOCIOESPACIAIS CONJUNTOS HABITACIONAIS DE IVINHEMA-MS: CARACTERÍSTICAS SOCIOESPACIAIS Girlene Pereira de Matos1, Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli2 1Acadêmica do Curso de Geografia da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

EXPANSÃO URBANA DA ZONA NORTE DA CIDADE DE CAICÓ-RN

EXPANSÃO URBANA DA ZONA NORTE DA CIDADE DE CAICÓ-RN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR SUPERVISOR: FÁBIO MÁRCIO BOLSISTAS: ANA

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Regional Secretaria Nacional de Habitação Futuro do Mercado Imobiliário e do Programa MCMV

Ministério do Desenvolvimento Regional Secretaria Nacional de Habitação Futuro do Mercado Imobiliário e do Programa MCMV Ministério do Desenvolvimento Regional Secretaria Nacional de Habitação Futuro do Mercado Imobiliário e do Programa MCMV Minha Casa, Minha Vida Resultados globais 2009-2018 desagregados por modalidade

Leia mais

O Planejamento Urbano e o Planejamento Estratégico. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

O Planejamento Urbano e o Planejamento Estratégico. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira O Planejamento Urbano e o Planejamento Estratégico Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Planejamento urbano Planejamento Urbano Urbanismo Fenômeno Urbano em sua dimensão espacial Processo Social

Leia mais