Programação para web HTML: Formulários

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação para web HTML: Formulários"

Transcrição

1 Programação para web HTML: Formulários Professor: Harlley Lima Departamento de Computação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 9 de março 2016

2 Programação para web HTML: Formulários 2/46 Aula de hoje harlley/web/aula05

3 Programação para web HTML: Formulários 3/46 Formulários Praticamente todas as aplicações web necessitam obter informações enviadas pelos usuários. Para tornar os sites e as aplicações web mais interativos, podemos utilizar formulários. Através dos formulários, os usuários podem enviar informações aos Web Servers.

4 Programação para web HTML: Formulários 4/46 Formulários Devemos utilizar o elemento form. Esse elemento possui um atributo chamado action. O valor desse atributo indica para qual endereço os dados do formulário serão enviados. Os formulários são compostos por caixas de texto, checkboxes, radios, caixas de seleção, botões, entre outros componentes.

5 Programação para web HTML: Formulários 5/46 Caixas de texto As caixas de texto são adicionadas nos documentos HTML através do elemento input. Esse elemento possui um atributo chamado type. Para definir uma caixa de texto, o valor do atributo type deve ser text. O atributo name do elemento input serve para identificar cada caixa.

6 Programação para web HTML: Formulários 6/46 Parâmetros GET e POST Vamos analisar como os valores preenchidos nos formulários são enviados aos Web Servers. Considere o seguinte exemplo.

7 Programação para web HTML: Formulários 7/46 Parâmetros GET e POST O formulário a seguir possui duas caixas de texto. Nas duas, o atributo name foi definido.

8 Programação para web HTML: Formulários 8/46 Parâmetro GET Quando as caixas forem preenchidas e o formulário enviado, os dados desse formulário são adicionados na requisição HTTP.

9 Programação para web HTML: Formulários 9/46 Parâmetro GET Observe na imagem abaixo que os valores preenchidos nas caixas de texto são enviados como parâmetros na URL da requisição HTTP.

10 Programação para web HTML: Formulários 10/46 Parâmetro POST Muitas vezes, não é adequado exibir os valores dos atributos na barra de endereço dos navegadores. Podemos ocultar esses valores adicionando o atributo method com o valor post no elemento form. Esse atributo aceita apenas dois valores: get e post.

11 Parâmetro POST Programação para web HTML: Formulários 11/46

12 Programação para web HTML: Formulários 12/46 Rótulos Os rótulos são fundamentais para informar aos usuários quais dados devem ser preenchidos. Para adicionar um rótulo, devemos utilizar o elemento label.

13 Programação para web HTML: Formulários 13/46 Placeholders Além dos rótulos, podemos utilizar placeholders para dar dicas ou exemplos do conteúdo que desejamos em cada caixa de entrada.

14 Programação para web HTML: Formulários 14/46 Botões de submit Para adicionar um botão de submit em um formulário, podemos utilizar o elemento input com type igual a submit.

15 Programação para web HTML: Formulários 15/46 Botões de submit Utilizar o elemento button com type igual a submit. Diferentemente do elemento input, o elemento button permite a criação de botões com imagens além de texto.

16 Programação para web HTML: Formulários 16/46 Caixas de números Para coletar dados numéricos, podemos utilizar caixas específicas para números. Valor do atributo type é number ou range.

17 Programação para web HTML: Formulários 17/46 Caixas de , telefone e url No HTML5 foram definidas caixas de entradas específicas para s, telefones e urls. Essas caixas são adicionadas com o elemento input. O valor do atributo type deve ser , tel e url para s, telefones e urls respectivamente.

18 Caixas de , telefone e url Programação para web HTML: Formulários 18/46

19 Caixas de datas e horas Diversos tipos de caixas de entrada para coletar datas e horas foram adicionados no HTML5: date: Utilizado para coletar data (dia, mês e ano) sem fuso horário. datetime: Utilizado para coletar data (dia, mês e ano) e hora (hora, minuto, segundo e fração de segundo) com fuso horário em UTC. datetime-local: Utilizado para coletar data (dia, mês e ano) e hora (hora, minuto, segundo e fração de segundo) sem fuso horário. month: Utilizado para coletar data composta por mês e ano sem fuso horário. time: Utilizado para coletar hora (hora, minuto, segundo e fração de segundo) sem fuso horário. week: Utilizado para coletar data composta por semana e ano sem fuso horário. Programação para web HTML: Formulários 19/46

20 Caixas de datas e horas Programação para web HTML: Formulários 20/46

21 Programação para web HTML: Formulários 21/46 Caixas de datas e horas Figure: date e datetime-local

22 Programação para web HTML: Formulários 22/46 Caixas de datas e horas Figure: week e month

23 Programação para web HTML: Formulários 23/46 Caixas de datas e horas Figure: time

24 Programação para web HTML: Formulários 24/46 Caixas de senha Para adicionar uma caixa de senha em um formulário, devemos utilizar o elemento input com o valor password para o atributo type.

25 Programação para web HTML: Formulários 25/46 Caixas de texto longo Para coletar um texto com várias linhas, podemos utilizar o elemento textarea. A quantidade de linhas de um textarea é definida com o atributo rows e a quantidade de colunas com o atributo cols.

26 Programação para web HTML: Formulários 26/46 Checkboxes Para adicionar um checkbox em um formulário, devemos utilizar o elemento input com type igual a checkbox.

27 Programação para web HTML: Formulários 27/46 Checkboxes Para agrupar esses checkboxes, basta definir o atributo name com o mesmo valor para eles.

28 Programação para web HTML: Formulários 28/46 Radios Para adicionar um radio em um formulário, devemos utilizar o elemento input com type igual a radio. Ao utilizar esse componente, é importante definir um valor para o atributo value. Algumas vezes, desejamos que determinados checkboxes e radios estejam marcados quando os formulários são apresentados aos usuários: checked

29 Programação para web HTML: Formulários 29/46 Botões de upload Para adicionar um botão de upload em um formulário, podemos utilizar o elemento input com type igual a file.

30 Programação para web HTML: Formulários 30/46 Drop-down list Muitos formulários permitem que os usuários selecionem um ou mais itens de uma lista de opções. Para adicionar esse tipo de componente, devemos utilizar o elemento select. As opções devem ser definidas no conteúdo do elemento select e elas são adicionadas com o elemento option.

31 Drop-down list Programação para web HTML: Formulários 31/46

32 Drop-down list Programação para web HTML: Formulários 32/46

33 Programação para web HTML: Formulários 33/46 Drop-down list Por padrão, apenas um item de um drop-down list pode ser selecionado pelos usuários. Mas, utilizando o atributo multiple, um ou mais itens podem ser selecionados.

34 Drop-down list Programação para web HTML: Formulários 34/46

35 Programação para web HTML: Formulários 35/46 Autocomplete Para melhorar a usabilidade, podemos utilizar o recurso do autocomplete nas caixas de entrada. Para utilizar esse recurso, devemos criar uma lista de sugestões com o elemento datalist.

36 Autocomplete Programação para web HTML: Formulários 36/46

37 Programação para web HTML: Formulários 37/46 Validação Validação: verificar se os dados fornecidos no formulário correspondem minimamente com que é solicitado ao usuário Segurança, organização de banco de dados ou até para evitar a perda de tempo na hora de filtrar entre dezenas de mensagens spam. Tarefa trabalhosa que demanda tempo HTML5 a validação tornou-se nativa da linguagem

38 Programação para web HTML: Formulários 38/46 Validação Alguns recursos para realizar a validação dos campos de um formulário foram adicionados no HTML5.

39 Validação Programação para web HTML: Formulários 39/46

40 Validação Programação para web HTML: Formulários 40/46

41 Programação para web HTML: Formulários 41/46 Prática: Página pessoal Altere sua página pessoal criada na aula passada e crie um link que direcione o usuário para outra tela com um formulário que possibilite ao usuário entrar em contato com você. Esse formulário deverá ter os seguintes campos: 1. Nome (campo obrigatório) 2. (campo obrigatório) 3. Telefone 4. Data de nascimento 5. Drop-down list com os possíveis motivos do contato (campo obrigatório) 6. Campo que pergunte se a resposta deve ser urgente ou não. 7. Mensagem (campo obrigatório)

42 Programação para web HTML: Formulários 42/46 Prática: Página pessoal Os campos 1, 2, 5 e 7 devem ser validados para não aceitarem respostas em branco. O campo 2 deve ser validado para verificar se realmente foi fornecido um . E o campo 4 deve ser do tipo data. Não deixe de colocar o label de cada campo conforme mostrado nos slides.

43 Programação para web HTML: Formulários 43/46 Prática: Página pessoal Os campos definidos anteriormente devem possuir os seguintes names 1. nome telefone 4. data 5. urgente 6. motivo 7. mensagem Além disso, o valor do action no formulário deve ser igual a parametros.php e o method igual a post. Baixe o arquivo parametros.php no seguinte endereço harlley/web/aula05/parametros.z Salve o arquivo parametros.php na mesma pasta do arquivo do formulário criado.

44 Exercício Faça um formulário semelhante a esse: Programação para web HTML: Formulários 44/46

45 Programação para web HTML: Formulários 45/46 Forma de entrega dos exercício Exercícios de HTML Data de entrega: 22/março até às 23h59. Antes de enviar o exercício por , você deve selecionar todos os arquivos utilizados na sua solução e comprimir para um arquivo (*.zip ou *.rar). Todos os exercícios devem ser entregues em um único. E as soluções de cada exercício devem ser divididos em pastas. O nome no arquivo a ser enviado deve estar no formato ProgWeb Bimestre1HTML nome do aluno.zip. O assunto do dever estar no formato ProgWeb Bimestre1HTML nome do aluno. Enviar os exercícios para o esub.para.harlley@gmail.com com assunto e nome do arquivo em formatos diferentes não serão avaliados.

46 Programação para web HTML: Formulários 46/46 Dúvidas? harlley/web/aula05

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT v1.1 06/04/2017 INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT AULA 3 TRABALHANDO COM FORMULÁRIOS Eder Franco @ FPF Tech Agenda 1. Introdução 2. A tag form e seu atributos 3. As tags

Leia mais

Roteiro 06. Professor: Prof. M.Sc. Odilon Corrêa da Silva. Curso: Desenvolvimento de Sistemas. Disciplina: Programação para WEB I

Roteiro 06. Professor: Prof. M.Sc. Odilon Corrêa da Silva. Curso: Desenvolvimento de Sistemas. Disciplina: Programação para WEB I Roteiro 06 Professor: Prof. M.Sc. Odilon Corrêa da Silva Curso: Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Programação para WEB I Roteiro 06 Objetivos Layout responsivo Formulários HTML 2 Layout responsivo

Leia mais

Web Design Aula 10: Formulários - Parte2

Web Design Aula 10: Formulários - Parte2 Web Design Aula 10: Formulários - Parte2 Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Roteiro Textarea Select FieldSet e Legend Atributo Action Atributo Method Exercício Form Um formulário

Leia mais

Autoria Web. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 03: Tags de Formulário

Autoria Web. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 03: Tags de Formulário Autoria Web Professor: Diego Oliveira Conteúdo 03: Tags de Formulário Caminhos Os caminhos dentro de um projeto HTML podem ser Relativos ou Absolutos O caminho Relativo é o caminho a partir da página em

Leia mais

Autoria Web. Formulários Aula 5. Cleverton Hentz

Autoria Web. Formulários Aula 5. Cleverton Hentz Autoria Web Formulários Aula 5 Cleverton Hentz Sumário da Aula } Introdução } Formulários Básicos } Elementos Suportados 2 Introdução } Os formulários possibilitam o envio de informação para o servidor

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet AULA: Passagem de parâmetros em PHP (URL e Formulários) Programação para Internet http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Passagem de parâmetros Em PHP, há algumas formas de passar

Leia mais

O que faz um servidor/navegador web? 14/03/2016 Rômulo da Silva Lima Slid e 2

O que faz um servidor/navegador web? 14/03/2016 Rômulo da Silva Lima Slid e 2 HTML O que faz um servidor/navegador web? e 2 O que é? HyperText Markup Language Utilizada para produzir páginas WEB Documentos escritos na linguagem HTML podem ser traduzidos por browser O HTML utiliza

Leia mais

Recursos Complementares (Tabelas e Formulários)

Recursos Complementares (Tabelas e Formulários) Linguagem de Programação para Web Recursos Complementares (Tabelas e Formulários) Prof. Mauro Lopes 1-31 30 Objetivo Nesta aula iremos trabalhar o conceito de tabelas e todas as tags associadas ao seu

Leia mais

HyperText Markup Language HTML. Formulário

HyperText Markup Language HTML. Formulário HyperText Markup Language HTML Formulário Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo/ Introdução O usuário interage com os serviços

Leia mais

Informática I. Aula 8. Aula 8-19/09/2007 1

Informática I. Aula 8.   Aula 8-19/09/2007 1 Informática I Aula 8 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 8-19/09/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Novos inputs em HTML5

Novos inputs em HTML5 Novos inputs em HTML5 Através do elemento input nós podemos criar botões, campos de texto, checkboxes, radios e muito mais. O HTML5 nos trouxe uma variedade de mais 13 novos tipos de elementos input que

Leia mais

Formulários são áreas onde se inserem campos que permitem uma troca de informações maior entre usuários e desenvolvedores de sites HTML Até o momento,

Formulários são áreas onde se inserem campos que permitem uma troca de informações maior entre usuários e desenvolvedores de sites HTML Até o momento, HTML Formulários são áreas onde se inserem campos que permitem uma troca de informações maior entre usuários e desenvolvedores de sites HTML Até o momento, HTML mostrou-se uma linguagem bastante adequada

Leia mais

Desenvolvimento Web TCC Turma A-1

Desenvolvimento Web TCC Turma A-1 Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Projeto de Interface com o Usuário em HTML Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226

Leia mais

DWEB. Design para Web. HTML5 - Marcação de formulário. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. HTML5 - Marcação de formulário. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico HTML5 - Marcação de formulário E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis

Leia mais

Formulários [8] Desenvolvimento e Design de. Websites. Prof.: Ari Oliveira

Formulários [8] Desenvolvimento e Design de. Websites. Prof.: Ari Oliveira Desenvolvimento e Design de Websites Prof.: Ari Oliveira Formulários: Tag form Campos: Texto, Senha, checkbox, radio, botões, textarea e menu select. 2 Crie uma Tabela de Horários Faça seu horário semanal,

Leia mais

HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto

HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Hypertext Markup Language Linguagem de marcação de hipertexto; Descreve a estrutura das páginas Web utilizando tags. HTML

Leia mais

- os dados entrados fazem parte do corpo da mensagem enviada para o servidor; - transfere grande quantidade de dados.

- os dados entrados fazem parte do corpo da mensagem enviada para o servidor; - transfere grande quantidade de dados. Formulários Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O primeiro passo para fazer formulários é aprender as etiquetas que desenham as janelinhas de entrada de dados, para depois

Leia mais

Tabelas. Tabelas. Iniciando a construção... Atributos <table> Tag <table></table> 05/06/2011

Tabelas. Tabelas. Iniciando a construção... Atributos <table> Tag <table></table> 05/06/2011 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Tabelas INTERNET BÁSICA: EXTENSIBLE HYPERTEXT MARKUP LANGUAGE XHTML PARTE 3 Largamente suportado(browser); Controlar

Leia mais

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves Professor Jefferson Chaves jefferson.chaves@ifc-araquari.edu.br Introdução ao Ambiente Cliente x Servidor; Os métodos GET e POST; Formulários HTML; Validação de dados; HTML, CSS e JavaScript (somente

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Um Formulário é uma área com entrada de dados disponível para o usuário. A ideia básica do formulário é apresentar campos

Leia mais

HTML. Leonardo Gresta Paulino Murta

HTML. Leonardo Gresta Paulino Murta HTML Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com Introdução a HTML Formulários em HTML Critério para escolha de campos Agenda Leonardo Murta HTML 2 HTML HyperText Markup Language Criada por Tim Berners-

Leia mais

Tabelas. Tabelas. Iniciando a construção... Atributos <table> Tag <table></table> 05/04/2011

Tabelas. Tabelas. Iniciando a construção... Atributos <table> Tag <table></table> 05/04/2011 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Tabelas INTERNET BÁSICA: EXTENSIBLE HYPERTEXT MARKUP LANGUAGE XHTML PARTE 3 Largamente suportado(browser); Controlar

Leia mais

TECNOLOGIA E PROGRAMAÇÃO WEB

TECNOLOGIA E PROGRAMAÇÃO WEB TECNOLOGIA E PROGRAMAÇÃO WEB AULA 6 - MÓDULO 2 Formulários, vídeo e áudio LICENCIATURA EM AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA - 2016/2017 DOCENTE: Joana Souza / jsouza@escs.ipl.pt HTML - Formulários Em HTML os formulários

Leia mais

Adicionando mais tags HTML

Adicionando mais tags HTML Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Adicionando mais tags HTML Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Bookmark Bookmark ou demarcação de destinos para links (informações) dentro do próprio

Leia mais

TRABALHO FINAL 20 Pontos

TRABALHO FINAL 20 Pontos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Algoritmos e Banco de Dados Profa. Cleiane Gonçalves Oliveira TRABALHO FINAL 20 Pontos O trabalho final deverá constar os três seguintes tipos de funções:

Leia mais

O que faz um servidor/navegador web? 30/03/2017 Rômulo da Silva Lima Slid e 2

O que faz um servidor/navegador web? 30/03/2017 Rômulo da Silva Lima Slid e 2 HTML O que faz um servidor/navegador web? e 2 O que é? HyperText Markup Language Utilizada para produzir páginas WEB Documentos escritos na linguagem HTML podem ser traduzidos por browser O HTML utiliza

Leia mais

HTML Parte III. André Tavares da Silva.

HTML Parte III. André Tavares da Silva. HTML Parte III André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Formulários São estruturas que permitem que usuários submetam dados a uma página. Esses dados podem ser tratados e/ou armazenados dependendo da

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Formulários Os formulários em HTML são usados para selecionar diferentes tipos de entradas do usuário. Um formulário é uma área que

Leia mais

Tutorial Cold Fusion Módulo 2 Cold Fusion Brasil -

Tutorial Cold Fusion Módulo 2 Cold Fusion Brasil - www.coldfusionbrasil.com.br 2000 ENTENDENDO MAIS SOBRE CFOUTPUT 3 USO DO PARÂMETRO GROUP 3 USO DO PARÂMETRO GROUPCASESENSITIVE 4 USO DO PARÂMETRO STARTROW 4 USO DO PARÂMETRO MAXROWS 4 CRIANDO FORMULÁRIOS

Leia mais

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves Professor Jefferson Chaves Jefferson.chaves@ifc-araquari.edu.br Entrada de dados; Formulários Escopo de variáveis; $_GET, $_POST e as variáveis $_SUPERGLOBAIS; O método isset( ); As declarações include

Leia mais

Cheque como está seu navegador em relação ao suporte do HTML5 visitando

Cheque como está seu navegador em relação ao suporte do HTML5 visitando Veja aqui ótima referência sobre elementos de formulário em HTML5 - http://diveintohtml5.com.br/forms.html IFSC/Florianópolis - Programação Para a WEB I - prof. Herval Daminelli A nova versão do HTML trouxe

Leia mais

Finalidade dos formulários

Finalidade dos formulários ENTENDENDO O FORMULÁRIO Na opinião de muitos a criação de formulários na linguagem HTML é uma das áreas mais importantes no desenvolvimento web. Diferentemente de outras marcações HTML o formulário não

Leia mais

Formulários. Etapa 1 Criação de formulários

Formulários. Etapa 1 Criação de formulários 9 Formulários Objetivos deste capítulo Ao terminar este capítulo, você deverá: Saber o que são formulários; Conhecer as principais tags para construção de um formulário; Criar o layout simples de um formulário.

Leia mais

Curso de HTML aula 4. Sumário. 1 Formulários. 1.1 Construindo formulários com o FORM. 1.2 Método:

Curso de HTML aula 4. Sumário. 1 Formulários. 1.1 Construindo formulários com o FORM. 1.2 Método: Sumário 1 Formulários... 1 1.1 Construindo formulários com o FORM... 1 1.2 Método:... 1 1.3 INPUT... 2 2 Outros valores para type... 3 2.1 TYPE="RADIO"... 3 2.2 TYPE="PASSWORD"... 3 2.3 TYPE="CHECKBOX"...

Leia mais

Desenvolvimento Web XHTML Formulários. Prof. Bruno E. G. Gomes

Desenvolvimento Web XHTML Formulários. Prof. Bruno E. G. Gomes Desenvolvimento Web XHTML Formulários Prof. Bruno E. G. Gomes 2014 Introdução Um recurso bastante utilizado no desenvolvimento Web é o envio de dados de uma página para o servidor quando fornecemos informações,

Leia mais

A área de um formulário, na codificação HTML da página, é delimitada pelo par de marcadores <FORM> e </FORM>.

A área de um formulário, na codificação HTML da página, é delimitada pelo par de marcadores <FORM> e </FORM>. Formulário em JSP Revisão de formulários em HTML Formulários Formulários estão presentes na Internet para possibilitar cadastros, pesquisas, envio de comentários, aumentando o poder de interação com os

Leia mais

Formulários. Objetivo Controles Métodos Linhas de Edição

Formulários. Objetivo Controles Métodos Linhas de Edição Formulários Formulários Objetivo Controles Métodos Linhas de Edição Formulários HTML O conjunto de controles de edição é limitado Botões Linhas de Edição Combo-boxes Listas Caixas de marcação(check-boxes)

Leia mais

Mini-curso de PHP. Aulas ministradas por: André Luis de Paula Arthur Kalsing Diego Silva

Mini-curso de PHP. Aulas ministradas por: André Luis de Paula Arthur Kalsing Diego Silva Mini-curso de PHP Aulas ministradas por: André Luis de Paula Arthur Kalsing Diego Silva Aula 1 Breve introdução de HTML, Conceitos básicos de PHP, Sintaxe, Separador de instruções e Comentários (Cap 1

Leia mais

HTML: FORMULÁRIOS SUMÁRIO. Conceito Tag FORM Tag INPUT Tag BUTTON Tag TEXTAREA Tag SELECT

HTML: FORMULÁRIOS SUMÁRIO. Conceito Tag FORM Tag INPUT Tag BUTTON Tag TEXTAREA Tag SELECT HTML: FORMULÁRIOS CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceito Tag FORM Tag INPUT Tag BUTTON Tag TEXTAREA Tag SELECT 2

Leia mais

HTML & CSS. Aula 04. Prof. Gerson Borges HTML & CSS 1

HTML & CSS. Aula 04. Prof. Gerson Borges HTML & CSS 1 HTML & CSS Aula 04 Prof. Gerson Borges HTML & CSS 1 Formulários A linguagem HTML também permite que o cliente (navegador) interaja com o servidor, preenchendo campos, clicando em botões e passando informações.o

Leia mais

1. Aspectos Gerais dos Formulários

1. Aspectos Gerais dos Formulários Aula 7: Formulários Com certeza você já deve ter preenchido algum formulário em suas "viagens" pela Internet, pois esta é uma forma cada vez mais comum de interagir com os visitantes de um site, para obter

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações para Internet

Desenvolvimento de Aplicações para Internet Desenvolvimento de Aplicações para Internet CSS Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br HTML Formatando o documento... Formulário Responsável por fazer a interação entre os dados fornecidos pelo usuário

Leia mais

Os componentes de um formulário são: Form, Input, Select e AreaText

Os componentes de um formulário são: Form, Input, Select e AreaText HTML Formulário O elemento FORM, da HTML, é o responsável por prover documentos interativos no ambiente WWW de forma que uma pagina web exibida a um usuário possa submeter um conjunto de dados, informados

Leia mais

Linguagem de. Aula 06. Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br

Linguagem de. Aula 06. Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br Linguagem de Programação IV -PHP Aula 06 Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br Criação de Formulários o Um formulário consiste em uma série de campos que são preenchidos pelo usuário

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Use para enviar VGM para um ou mais contâiners. No portal INTTRA, clicar em 'Document' e em 'evgm', selecione a opção 'Create New' no menu suspenso.

Use para enviar VGM para um ou mais contâiners. No portal INTTRA, clicar em 'Document' e em 'evgm', selecione a opção 'Create New' no menu suspenso. Guia rápido evgm Use para enviar VGM para um ou mais contâiners. No portal INTTRA, clicar em 'Document' e em 'evgm', selecione a opção 'Create New' no menu suspenso. Crie evgm 1. Inicie a transação evgm

Leia mais

HTML - 7. Vitor Vaz da Silva Paula Graça

HTML - 7. Vitor Vaz da Silva Paula Graça HTML - 7 Vitor Vaz da Silva Paula Graça 1 Formulários Os formulários forms no HTML, são utilizados para a introdução de dados de uma determinada aplicação Os programas JavaScript têm como um dos seus maiores

Leia mais

Os slides que seguem mostram os principais comandos da linguagem HTML. Conhecer o código HTML possibilita a criação de páginas leves que contenham ape

Os slides que seguem mostram os principais comandos da linguagem HTML. Conhecer o código HTML possibilita a criação de páginas leves que contenham ape INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO HTML Os slides que seguem mostram os principais comandos da linguagem HTML. Conhecer o código HTML possibilita a criação de páginas leves que contenham apenas os comandos necessários

Leia mais

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E.

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. J O S É A N TÔ N I O D A C U N H A Web Page HTTP No início a web, era

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aulas 09 e 10 Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br Formulários O formulário representa o modo mais importante de interatividade que a linguagem HTML oferece. Um formulário pode

Leia mais

Introdução a Javascript

Introdução a Javascript Introdução a Javascript André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Introdução Javascript Javascript é uma linguagem que permite injetar lógica em páginas escritas em HTML Podem estar "soltos" ou atrelados

Leia mais

C A P I T U L O 4 F O R M U L Á R I O S E V A R I Á V E I S P R É D E F I N I D A S $ _ P O S T E $ _ G E T

C A P I T U L O 4 F O R M U L Á R I O S E V A R I Á V E I S P R É D E F I N I D A S $ _ P O S T E $ _ G E T C A P I T U L O 4 F O R M U L Á R I O S E V A R I Á V E I S P R É D E F I N I D A S $ _ P O S T E $ _ G E T FORMULÁRIOS HTML Os formulários constituem-se de extrema importância no HTML, uma vez que são

Leia mais

Programação WEB II. Formulários Em PHP. Métodos GET e POST progweb2@thiagomiranda.net. Thiago Miranda dos Santos Souza

Programação WEB II. Formulários Em PHP. Métodos GET e POST progweb2@thiagomiranda.net. Thiago Miranda dos Santos Souza Formulários Em PHP Métodos GET e POST progweb2@thiagomiranda.net Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Objetivos Entender o funcionamento

Leia mais

PORTAL INSTITUCIONAL

PORTAL INSTITUCIONAL MANUAL DE CRIAÇÃO DE FORMULÁRIO AVANÇADO NO PORTAL INSTITUCIONAL Elaborado por: Dalila G. P. Laperuta Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco PATO BRANCO NOVEMBRO DE 2013 1.

Leia mais

Formulário (Send & Recieve) Prof. Celso H. Masotti

Formulário (Send & Recieve) Prof. Celso H. Masotti Formulário (Send & Recieve) Prof. Celso H. Masotti O Send e o Recieve A partir desse momento os exercícios serão realizados com dois arquivos, um de envio de dados (send) e o que recebe esse dados (recieve)

Leia mais

Desenvolvimento Web III. Prof. Felippe Scheidt

Desenvolvimento Web III. Prof. Felippe Scheidt Desenvolvimento Web III Prof. Felippe Scheidt Apresentação da disciplina Compreender os princípios do desenvolvimento de sistemas web e da construção de páginas dinâmicas utilizando padrões de projetos,

Leia mais

Aplicações para Internet

Aplicações para Internet Aplicações para Internet Material Teórico Formulários e Vídeos Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Alexander Gobbato Paulino Albuquerque Revisão Textual: Profa. Ms. Fátima Furlan Formulários e Vídeos

Leia mais

PHP INTRODUÇÃO ELEMENTO INPUT CAMPO DE TEXTO

PHP INTRODUÇÃO ELEMENTO INPUT CAMPO DE TEXTO INTRODUÇÃO PHP Aula 5 Formulários HTML Leonardo Pereira facebook.com/leongamerti Formulários HTML são usados para transmitir dados para um servidor. Existem diversos elementos que podemos usar como campos

Leia mais

Manual Básico do Professor para Utilização do Portal

Manual Básico do Professor para Utilização do Portal Manual Básico do Professor para Utilização do Portal O site está disponível no endereço: portal.unec.edu.br 01. Primeiramente, o professor deverá informar a Matrícula e sua Senha. Quando se tratar do primeiro

Leia mais

Web Design Aula 09: Formulários

Web Design Aula 09: Formulários Web Design Aula 09: Formulários Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Roteiro Tag ... Tag Tag ... Rádio Checkbox Atributo name Form Um

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2.

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Formulários Durante a navegação em websites é comum que sejam solicitadas informações

Leia mais

SIMULADOS & TUTORIAIS

SIMULADOS & TUTORIAIS SIMULADOS & TUTORIAIS TUTORIAIS HTML Como criar formulários em HTML Copyright 2013 Todos os Direitos Reservados Jorge Eider F. da Silva Proibida a reprodução deste documento no todo ou em parte por quaisquer

Leia mais

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas O que é banco de dados? São conjuntos de registros dispostos

Leia mais

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES 1. INTRODUÇÃO Para se tornar um fornecedor, é necessário seguir o passo a passo deste documento. As informações preenchidas no Portal de Fornecedores ficarão

Leia mais

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras Manual do Dirigente Sistema de Ouvidoria Versão 1.0 Universidade Federal de Lavras 6/12/2010 Índice 1 - Introdução...3 2 - Acesso ao sistema...3 3 - Funcionalidades...3 3.1 - Usuário: Dirigente...3 3.1.1

Leia mais

Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem

Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás REGIONAL JATAÍ Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem Jataí - GO Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Diretor Prof. Dr. Alessandro

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Manual de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Joomla! 3. Guia de uso do Joomla! 3 - plataforma de gestão de conteúdo dos sites da UFOB

Manual de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Joomla! 3. Guia de uso do Joomla! 3 - plataforma de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Manual de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Joomla! 3 Guia de uso do Joomla! 3 - plataforma de gestão de conteúdo dos sites da UFOB Janeiro de 2018 1 Sumário 1. Primeiramente, o que é Joomla!?...3 2.

Leia mais

Introdução. HyperText Markup Language HTML. Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário

Introdução. HyperText Markup Language HTML. Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário Introdução HyperText Markup Language HTML Formulário Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo/ O usuário interage com os serviços

Leia mais

Plataforma Indicadores de Belo Monte

Plataforma Indicadores de Belo Monte Monitoramento das Condicionantes da UHE Belo Monte para a Câmara Técnica de Monitoramento do PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PM21 Consultores Associados Ltda. Plataforma Indicadores

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações WEB (DAW) Prof. Julio Arakaki 1o. Semestre 2016

Desenvolvimento de Aplicações WEB (DAW) Prof. Julio Arakaki 1o. Semestre 2016 Desenvolvimento de Aplicações WEB (DAW) Prof. Julio Arakaki 1o. Semestre 2016 Utilizado para coletar dados de entrada do usuário. Sintaxe:

Leia mais

O código acima descreve o formulário com uma caixa de texto e dois botões

O código acima descreve o formulário com uma caixa de texto e dois botões Formulários Formulários permitem que os usuários interajam com um servidor Web passando informações. Assim, através da Web, se pode ler e gravar informações em Banco de Dados, gerando enormes possibilidades

Leia mais

Cadastro e Assinatura no Portal de API. icatuseguros.com.br

Cadastro e Assinatura no Portal de API. icatuseguros.com.br Cadastro e Assinatura no Portal de API Sumário Controle de Versão... 3 Objetivo... 4 Cadastro... 4 Tela 1 Home Portal... 4 Tela 2 Formulário Inscrição... 5 Tela 3 Confirmação cadastro... 6 Tela 4 Crie

Leia mais

Revista Brasileira de Educação Médica. Tutorial de Submissão de Artigos

Revista Brasileira de Educação Médica. Tutorial de Submissão de Artigos Revista Brasileira de Educação Médica Aviso Importante O sistema ScholarOne Manuscript não possibilita que se utilize a opção voltar, retornar dos navegadores de internet. Caso você clique na seta para

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Conteúdo Dinâmico. Introdução. Interação Browser x Servidor Web. Interação Browser x Servidor Web

Conteúdo Dinâmico. Introdução. Interação Browser x Servidor Web. Interação Browser x Servidor Web Introdução Formulários rios & Conteúdo Dinâmico Mário Antonio Meireles Teixeira Dept o. de Informática - UFMA A Web surgiu inicialmente como uma nova forma de comunicação de informações, fazendo uso de

Leia mais

SmartMail. Intrudução

SmartMail. Intrudução SmartMail Intrudução O SmartMail é mais um programa do grupo DataSmart que faz parte do pacote VIPControl que tem a função de enviar uma mala direta tendo como origem dos endereços de e-mail arquivos XLS

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

UFCD 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Formadora: Sónia Rodrigues 0793 Scripts CGI e folhas de estilo Objectivos da UFCD: Desenvolver páginas para a Web, através de scripts CGI e folhas de estilo. UFCD

Leia mais

Tecnologias Web. Formulários HTML

Tecnologias Web. Formulários HTML Tecnologias Web Formulários HTML Cristiano Lehrer, M.Sc. Tag form (1/2) Todo formulário em HTML é construído usando elementos dentro de um bloco . O bloco define a URL que receberá o formulário

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB GABRIELA TREVISAN Formulários e Aula 3 Relembrando HTML 5 Tag Form o Utilizada para marcar a região do formulário. o Os atributos mais importantes são o method e o action.

Leia mais

DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6188 - DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Noções Básicas 1.1. Novidades do Dreamweaver CC... 23 1.1.1. Aplicativo Creative Cloud... 24 1.2. Área de Trabalho...

Leia mais

COM222 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB. Aula 01: HTML e CSS

COM222 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB. Aula 01: HTML e CSS COM222 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB Aula 01: HTML e CSS 2 Conteúdo Noções introdutórias HTML CSS HTML: HyperText Markup Language 3 Linguagem usada para construir páginas Web Função principal Estruturar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO JQUERY PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

INTRODUÇÃO AO JQUERY PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO INTRODUÇÃO AO JQUERY PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Introdução JQuery é uma biblioteca JavaScript desenvolvida para simplificar os scripts client-side que interagem com o HTML. Ela foi lançada em janeiro de

Leia mais

Programação para a Internet II PHP Formulários. Nuno Miguel Gil Fonseca

Programação para a Internet II PHP Formulários. Nuno Miguel Gil Fonseca Programação para a Internet II 2.5. PHP Formulários Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Formulários Os formulários constituem uma das principais formas de interacção entre clientes e servidores.

Leia mais

Tabelas Div Span Frames Formulários

Tabelas Div Span Frames Formulários Tabelas Div Span Frames Formulários Tabelas Tabelas implementam um conceito importante de layout: as grades, segundo as quais organizamos textos e ilustrações de maneira harmoniosa. A utilização de tabelas

Leia mais

Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód. 6188 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Noções Básicas Aula 2 1 - Noções Básicas Aula 3 Capítulo 2 - Site do DreamWeaver Aula 4 2 - Site do DreamWeaver 1.1. Novidades

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Formulários e JavaScript Como visto anteriormente, JavaScript pode ser usada para

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Framework Laravel 5 Autenticação / Auth (https://laravel.com/docs/5.6/authentication) Gil Eduardo de Andrade Introdução: O Laravel fornece, nativo, uma API de autenticação que permite

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

HTML. Professor Victor Sotero. html

HTML. Professor Victor Sotero. html HTML Professor Victor Sotero html 1 Conceito Linguagem com a finalidade de marcação de hipertexto, sendo assim escritas páginas da web, e interpretada pelo navegador. As páginas contém um código fonte,

Leia mais

Os componentes HTML possuem a capacidade de configurar eventos

Os componentes HTML possuem a capacidade de configurar eventos Javascripts (JS) Eventos no HTML Os componentes HTML possuem a capacidade de configurar eventos Estes eventos são tratados por um código específico, criado pelo programador, em funções javascript Alguns

Leia mais

Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI

Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI 2019 Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI GETIN - Grupo Caberj Junho 2019 Introdução Este manual tem como objetivo orientar o manuseio do CBI e é destinado aos colaboradores

Leia mais

Aula 05 HTML FORMULÁRIOS Prof. Daniela Pires Sumário

Aula 05 HTML FORMULÁRIOS Prof. Daniela Pires Sumário Sumário FORMULÁRIO EM HTML... 2 FORM... 2 ACTION... 2 METHOD... 2 INPUT... 2 INPUT TYPE TEXT... 2 INPUT TYPE PASSWORD... 2 CHECKBOX - Múltipla escolha... 4 RADIO - Escolha única... 4 Botões de ação...

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais