INFORMATIVO JURÍDICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO JURÍDICO"

Transcrição

1 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 4, ANO 1I ABRIL DE TJ PAULISTA AFASTA O CÁLCULO POR DENTRO DO ICMS Empresa garantiu na justiça o direito de excluir o ICMS da base de cálculo do próprio imposto. Confira mais detalhes página STJ AUTORIZA USO DE CRÉDITO DECORRENTE DE NOTA FRIA Nota fiscal declarada inidônea após a operação garante direito a crédito. Leia mais na página 3. 4 RECEITA REGULAMENTA DRAWBACK INTEGRADO UM ANO APÓS A SUA CRIAÇÃO O regime também irá beneficiar as empresas enquadradas no Simples e aquelas que apuram o IR pelo lucro presumido ou arbitrado. Confira íntegra na página 4. APROVADO CONVÊNIO ENTRE SP E ES PARA REGULARIZAR O ICMS RECOLHIDO COM BENEFÍCIO FISCAL O Convênio nº 36 irá beneficiar as empresas paulistas que importaram mercadorias através do porto de Vitória/ES. O artigo completo segue na página 3. 5 STJ FACILITA RESTITUIÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA Não é mais necessário provar que não ocorreu a transferência do tributo para o consumidor para obter a restituição. Confira mais detalhes página 5.

2 2 6 STJ RECONHECE DIREITO A CRÉDITO DE ICMS PARA AQUISIÇÃO DE INSUMOS Empresa garante na justiça o direito de usar os créditos de ICMS referentes a aquisição de insumos não listados na legislação estadual. Veja íntegra na página 5. 7 A COMPENSAÇÃO DOS CRÉDITOS PREVIDENCIÁRIOS E A REVOGAÇÃO DO LIMITE DE 30% A compensação de créditos previdenciários com débitos tributários continua vedada. Entretanto, contribuintes poderão compensar todo o valor retido para o INSS. Confira o artigo completo na página 6. 8 RECEITA EDITA NOVAS REGRAS PARA AS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Receita publicou a Instrução Normativa nº que revogou alguns dispositivos da IN nº 971/09. Confira mais detalhes página 6. 1 TJ PAULISTA AFASTA O CÁLCULO POR DENTRO DO ICMS O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo garantiu a uma empresa o direito de excluir o ICMS da base de cálculo do próprio imposto. Além de afastar o cálculo por dentro do ICMS, a empresa poderá compensar, por meio dos créditos do ICMS, os valores pagos a maior nos últimos 10 (dez) anos. O cálculo por dentro do ICMS, autorizado pelo artigo 33 da Lei paulista nº 6.374/89, estabelece que o valor do ICMS deverá integrar a base de cálculo do próprio imposto. Entretanto, a Constituição Federal não outorgou aos Estados competência para tributar imposto sobre imposto, nem abriu exceção no que se refere ao valor da operação de circulação mercadoria para estabelecer que o imposto deve integrar sua base de cálculo.

3 3 Seguindo esta linha de raciocínio, no julgamento do processo, a maioria dos desembargadores do Tribunal paulista concluiu que a base de cálculo do imposto deve ser composta apenas pelo valor da operação de circulação de mercadorias. Entendemos que o cálculo do ICMS por dentro é inconstitucional porque ao incluir o valor do ICMS na base de cálculo do próprio tributo, temos a cobrança de imposto sobre imposto, o que é vedado pela Constituição Federal. 2 STJ AUTORIZA USO DE CRÉDITO DECORRENTE DE NOTA FRIA A 1ª Seção do STJ pacificou o entendimento da Corte sobre a possibilidade de uso dos créditos de ICMS decorrentes de notas fiscais que foram, depois da operação, declaradas inidôneas. O assunto é objeto de diversos processos administrativos e judiciais, em que as empresas contestam a exigência do Fisco de devolução dos créditos já aproveitados quando as notas são declaradas inidôneas. Os Ministros do STJ entenderam que demonstrada a ocorrência da operação e a regularidade do vendedor no Sintegra, na época da aquisição, a empresa terá direito ao crédito. O fundamento da decisão é de que o adquirente de boa-fé não pode ser responsabilizado pela posterior declaração de inidoneidade das notas fiscais emitidas pela empresa vendedora. 3 APROVADO CONVÊNIO ENTRE SÂO PAULO E ESPIRITO SANTO PARA REGULARIZAR O ICMS RECOLHIDO COM BENEFÍCIO FISCAL Conforme publicado no nosso último informativo, os Estados de São Paulo e Espírito Santo apresentaram ao CONFAZ uma proposta de convênio para regularizar o ICMS recolhido por empresas estabelecidas no Espírito Santo que detinham benefício fiscal e que prejudicavam o Estado de São Paulo. A proposta foi aprovada pelo CONFAZ através do Convênio nº 36, de 26 de março de De acordo com o referido convênio, o ICMS de operações contratadas até 20 de março de 2009 e desembaraçadas até 31 de maio de 2009 ficará no Estado da trading.

4 4 Entretanto, entendemos que a fixação desta data poderá ser questionada judicialmente. Não há justificativa para o Convênio nº 36 ter amparado apenas as operações contratadas até 20 de março de 2009, sendo que o convênio foi aprovado no dia 26 de março de Desta forma, o Convênio deveria amparar as operações contratadas até 1º de abril de O Estado do Espírito Santo já regulamentou o assunto através da publicação da Lei nº 9.424, de 1º de abril de Projeto de Lei semelhante está tramitando na Assembléia paulista. O Convênio nº 36 irá beneficiar as empresas paulistas que importaram mercadorias através do porto de Vitória/ES e não recolheram o ICMS para o Estado de São Paulo. Isto porque, com a publicação do Convênio, os autos de infração estão suspensos até a publicação da Lei paulista. Através de nota, a Fazenda paulista afirma que os autos de infração poderão ser extintos. Entretanto, deverá ser seguido o procedimento estabelecido no Decreto regulamentador, que deve ser publicado ainda este mês. 4 RECEITA REGULAMENTA DRAWBACK INTEGRADO UM ANO APÓS A SUA CRIAÇÃO E BENEFICIA EMPRESAS DO SIMPLES O regime do drawback integrado, instituído pela Receita Federal em abril de 2009, possibilita a aquisição de bens, empregados na fabricação de produtos destinados à exportação, no mercado interno ou através de importações, com a suspensão IPI, PIS, Cofins, PIS-Importação e da Confins-Importação. No dia 26 de março de 2010, quase 01 (um) ano após a sua criação, foi publicada a Portaria conjunta da Receita Federal e da Secretaria de Comercio Exterior nº 467, que regulamentou o regime de drawback integrado. O regime de Drawback integrado beneficia também os fornecedores da exportadora que terão suspensão dos impostos por 01 (um) ano prorrogável por mais um ano. Nos termos da Portaria Conjunta nº 467, no caso de mercadoria destinada à produção de bem de capital de longo ciclo de fabricação, a suspensão poderá ser concedida por prazo compatível com o de fabricação e exportação do bem, até o limite de 05 (cinco) anos. O regime do drawback integrado, também poderá beneficiar as empresas enquadradas no Simples Nacional e aquelas que apuram o Imposto de Renda pelo lucro presumido ou arbitrado.

5 5 5 STJ FACILITA RESTITUIÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA A 1ª Seção do STJ manifestou o entendimento de que não é necessário provar que não ocorreu a transferência do tributo para o consumidor para obter a restituição da contribuição previdenciária recolhida indevidamente. Nos termos do Código Tributário Nacional, A restituição de tributos que comportem, por sua natureza, transferência do respectivo encargo financeiro somente será feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de tê-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a recebê-la. Desta forma, o Fisco não pode restituir o contribuinte que repassou o encargo ao custo final do produto. Entretanto, com relação às contribuições previdenciárias, o artigo 89 da Lei nº 8.212/91, que previa que a restituição só poderia ser feita mediante a demonstração de que não houve repasse dos custos ao consumidor, foi revogado. Sendo assim, não há sentido em se exigir a prova de que não houve a transferência do tributo para o consumidor, o que tornará mais célere os procedimentos para restituição. 6 STJ RECONHECE DIREITO A CRÉDITO DE ICMS PARA AQUISIÇÃO DE INSUMOS Em decisão inédita, a 2ª Turma do STJ reconheceu à uma empresa mineira o direito de usar os créditos de ICMS referentes a aquisição de insumos não listados na legislação estadual. No caso envolvido, a Lei mineira não permite o uso de créditos referentes à aquisição de peças utilizadas em veículos de transporte intermunicipal e interestadual. Entretanto, os Ministros do STJ entenderam que há direito ao crédito desde que a empresa comprove a aplicação do insumo na atividade-fim da empresa. Com esta decisão, o STJ conferiu uma interpretação mais ampla ao aproveitamento de créditos no setor de serviços. O fundamento da decisão está na interpretação do artigo 20 da Lei Complementar nº 87, que ampliou a possibilidade de créditos, por fazer referência apenas à vinculação dos insumos à atividade do estabelecimento, mas não à necessidade de integrarem o produto final.

6 6 A decisão do STJ abre um precedente importante principalmente para as empresas de telecomunicações, que buscam na justiça o direito ao uso de créditos pela aquisição de energia. 7 A COMPENSAÇÃO DOS CRÉDITOS PREVIDENCIÁRIOS E A REVOGAÇÃO DO LIMITE DE 30% Os créditos previdenciários decorrentes da retenção antecipada de 11%, prevista no artigo 31 da Lei 8.212/91, continuam sendo um entrave para as empresas prestadoras de serviços que realizam cessão de mão de obra ou empreitada na construção civil. Entretanto, tudo indica que este problema está com os dias contados. Isto porque está em fase final de tramitação o Projeto de Lei do Senado nº 492/07, que muda a Lei da Super-Receita para permitir que o contribuinte possa compensar de créditos previdenciários com débitos tributários. Com a criação da Super-Receita pela Lei nº /2007, através da unificação da Secretaria da Receita Federal e da Secretaria da Receita Previdenciária, era de se esperar que a compensação de tributos da União com as contribuições previdenciárias e vice-versa fossem permitidas. Entretanto não foi isso que ocorreu. Vale lembrar, que não obstante este entrave para a compensação, desde a publicação da MP nº 449 em 03 de dezembro de 2008, posteriormente convertida na Lei /09, a compensação da contribuição previdenciária para o INSS não está mais limitada à 30% do valor a ser recolhido em cada competência. Desta forma, o contribuinte poderá compensar todo o valor retido, nas competências subsequentes. A Medida provisória nº 449/08 revogou o 3º do art. 89 da Lei nº 8.212/91 que limitava a compensação da contribuição a 30% do valor a ser recolhido em cada competência. A Lei /2009, resultante do Projeto de Conversão da Medida Provisória 449/2008, manteve o mesmo posicionamento quanto à dispensa do limite. A Receita Federal disciplinou a compensação através da Instrução Normativa nº 900, de 30/12/2008, nos seus artigos 44 a 47. Nos termos da IN, para efetuar a compensação o sujeito passivo deverá estar em situação regular relativa aos créditos constituídos por meio de auto de infração ou notificação de lançamento, aos parcelados e aos débitos declarados, considerando todos os seus estabelecimentos e obras de construção civil, ressalvados os débitos cuja exigibilidade esteja suspensa.

7 7 8 RECEITA EDITA NOVAS REGRAS PARA AS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL No dia 23 de abril de 2010, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº alterando a Instrução Normativa RFB nº 971/09, que dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária. Dentre as principais alterações, destacamos àquelas referentes às obrigações das entidades beneficentes de assistência social. A Instrução em comento revogou os artigos 236 a 239 da IN nº 971/09 que obrigava as entidades beneficentes de assistência social de apresentarem relatório de atividades. Ainda referente às entidades beneficentes de assistência social, a Instrução Normativa nº 1.027/10 também revogou o art. 245 da Instrução Normativa RFB nº 971/09 que obrigava estas a apresentarem o plano de ação das atividades a serem desenvolvidas durante o ano em curso.

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL, ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 2, ANO 1 MARÇO DE 2009 1 CRÉDITOS PREVIDENCIÁRIOS E O CAMINHO PARA A COMPENSAÇÃO Normas da Receita vedam livre compensação

Leia mais

Í N D I C E A N A L Í T I C O

Í N D I C E A N A L Í T I C O Í N D I C E A N A L Í T I C O I - REGRAS GERAIS... 15 I.1 - Introdução... 15 I.2 - Conceitos e definições... 15 I.2.1 - Restituição... 15 I.2.2 - Compensação... 16 I.2.3 - Ressarcimento... 16 I.2.4 - Reembolso...

Leia mais

Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15

Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15 Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15 I.1 Introdução... 15 I.2 Conceitos e de nições... 15 I.2.1 Restituição... 15 I.2.2 Compensação... 16 I.2.3 Ressarcimento... 16 I.2.4 Reembolso... 17 I.3 Legislação

Leia mais

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil Publicada em 18.07.2017-09:26 Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil A Secretaria da Receita Federal do Brasil

Leia mais

O presente Memorando sumariza as principais disposições do Convênio ICMS n 3/2018.

O presente Memorando sumariza as principais disposições do Convênio ICMS n 3/2018. TRIBUTÁRIO 18/01/2018 CONFAZ edita o Convênio ICMS n 3/2018 para dispor sobre isenção e redução de base de cálculo do ICMS em operações com bens e mercadorias destinadas às atividades de E&P. Conforme

Leia mais

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan.

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan. Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan www.buffonefurlan.com.br Decisão da Receita Federal sobre a incidência de INSS sobre verbas salariais A Secretaria da

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito. CNC pede aumento do prazo para

Legal Letter. Destaques. Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito. CNC pede aumento do prazo para Legal Letter Vila Velha Espírito Santo Destaques Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito presumido de IPI deve ser julgada CNC pede aumento do prazo para questionamento

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 06, ANO V JUNHO DE 2013 NOVA POSSIBILIDA DE CONCESSÃO DE REGIME ESPECIAL DO ICMS - SP SEFAZ SP ampliou o rol de contribuintes que podem

Leia mais

FIEMG. Tributos Estaduais e Municipais. Marcelo Jabour Rios

FIEMG. Tributos Estaduais e Municipais. Marcelo Jabour Rios FIEMG Tributos Estaduais e Municipais Marcelo Jabour Rios CRISE FINANCEIRA = NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Elisão Fiscal x Evasão Fiscal As principais fraudes utilizadas na redução de tributos

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 01/2019 11 de janeiro de 2019 NEWSLETTER 1. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA PUBLICADA INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE O PROCEDIMENTO DE RESPONSABILIZAÇÃO DE TERCEIROS POR DÉBITOS S Publicada Instrução Normativa

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL, ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 8, ANO 1 SETEMBRO DE 2009 1 EMPRESAS PODERÃO COMPENSAR CRÉDITOS DE TRIBUTOS FEDERAIS COM DÉBITOS PREVIDENCIÁRIOS O TRF da 1ª

Leia mais

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 09/2016 (24 de Maio de 2016)

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 09/2016 (24 de Maio de 2016) INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 09/2016 (24 de Maio de 2016) 1 - Concedido diferimento na importação de milho em grão. LEI Nº 10.529 (DOE DE 20/05/2016) Introduz alterações na Lei nº 7.000, de 27

Leia mais

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS A) Levantamento e Recuperação de Créditos Tributários Administrativos Federais (Tributos Direitos e Indiretos) DOCUMENTAÇÃO ANÁLISE LEVANTAMENTO DOS CRÉDITOS ATUALIZAÇÃO

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Crédito Tributário Promotor de Justiça 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE RR (2012) Após apurar o ICMS devido em razão das notas fiscais de entrada e saída de mercadoria,

Leia mais

PERDCOMP (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação)

PERDCOMP (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação) (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação) contato@agmcontadores.com.br 2015 Atualizada em março-2015 2 PER/DCOMP - PEDIDO ELETRÔNICO DE RESSARCIMENTO OU RESTITUIÇÃO

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 205 Conteúdo - Atos publicados em abril de 2017 Divulgação em maio de 2017

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 205 Conteúdo - Atos publicados em abril de 2017 Divulgação em maio de 2017 www.pwc.com.br IR RERCT (Lei nº 13.428/2017) disciplinamento pela IN RFB nº 1.704/2017 SISCOSERV - juros de empréstimos e financiamentos - IN RFB nº 1.707/2017 Clipping Legis Publicação de legislação e

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 03, ANO 1I MARÇO DE 2010 1 ACABA EM JUNHO O PRAZO PARA RECUPERAR TRIBUTO INDEVIDO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS STJ já julgou Lei Complementar

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

PROCEDIMENTO CRÉDITOS A RECEBER DE TRIBUTOS A RECUPERAR OU COMPENSAR RESPONSABILIDADE Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União.

PROCEDIMENTO CRÉDITOS A RECEBER DE TRIBUTOS A RECUPERAR OU COMPENSAR RESPONSABILIDADE Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União. PROCEDIMENTO CRÉDITOS A RECEBER DE TRIBUTOS A RECUPERAR OU COMPENSAR 1 REFERÊNCIAS 1.1 - RESPONSABILIDADE Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União. 1.2 - COMPETÊNCIA - Portaria/STN N. 833,

Leia mais

Loddi & Ramires ADVOGADOS

Loddi & Ramires ADVOGADOS Rua Bela Cintra, nº 904 2º andar São Paulo/SP Brasil CEP 01415-000 Fone: (55 11) 2183-1000 Fax: (55 11) 2183-1001 contato@loddiramires.com.br - www.loddiramires.com.br Loddi & Ramires ADVOGADOS São Paulo

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Compensação da CPRB

Orientações Consultoria De Segmentos Compensação da CPRB Compensação 23/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 7 6. Referências...

Leia mais

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS Profº André Gomes de Oliveira Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

Leia mais

Competência para Restituição do Indébito Tributário do ISS

Competência para Restituição do Indébito Tributário do ISS Competência para Restituição do Indébito Tributário do ISS Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Paulo Ayres Barreto Professor Associado USP R es tituiç ã o P revis ã o Leg a l O direito à restituição

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 237 - Data 16 de maio de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário INCLUSÃO DO ICMS E DAS PRÓPRIAS

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4531, DE 31 DE MARÇO DE 2005. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TRATAMENTO TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA OS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS QUE ESPECIFICA COM SEDE LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 08, ANO III AGOSTO DE 2011 1 TRIBUNAL AMPLIA POSSIBILIDADE DE USO DE CRÉDITOS DA COFINS. Empresa ganha direito a se creditar de PIS e

Leia mais

vidal & mendes GROUP

vidal & mendes  GROUP www.grupoe.com.br www.grupoe.com.br CRÉDITO SIMPLES DO ICMS www.grupoe.com.br 1. CRÉDITO EXTEMPORÂNEO Uma outra modalidade na qual pode ser recuperado o ICMS é por meio da revisão fiscal dos últimos cinco

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL?

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? Especialmente preparado para Copyright TozziniFreire Advogados, 2014. Reprodução permitida, desde que citada a fonte Jerry Levers de Abreu jabreu@tozzinifreire.com.br Agosto,

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

COMITÊ FISCAL ICMS... 2 ISS... 4

COMITÊ FISCAL ICMS... 2 ISS... 4 COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS AGOSTO 2018 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 2... 3 ISS... 4... 4 IR E CSLL... 5 LEGISLAÇÃO... 5... 5 PIS E COFINS... 6... 6 DIVERSOS... 7 LEGISLAÇÃO... 7... 7 Rua Álvaro Anes, 56-12º

Leia mais

CARF JULGA LÍCITA A UTILIZAÇÃO DO ÁGIO PELA TELEMAR E PELO SANTANDER

CARF JULGA LÍCITA A UTILIZAÇÃO DO ÁGIO PELA TELEMAR E PELO SANTANDER Dezembro de 2011 Destaques I. NÃO INCIDE IR E CSLL SOBRE LUCROS AUFERIDOS POR CONTROLADA OU COLIGADA NO EXTERIOR SEDIADA NA ESPANHA A 1ª Turma do Conselho Superior de Recursos Fiscais ( CSRF ) última instância

Leia mais

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda 1 RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS Vanessa Miranda 2 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Artigos 165 a 170-A do CTN (Lei nº 5.172/1966) Artigos 73 a 75 da Lei nº 9.430/1996 Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2019 15 de março de 2019 NEWSLETTER 1. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA STJ GARANTE DIREITO DE DEFESA AOS SÓCIOS EM EXECUÇÕES FISCAIS O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o incidente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 10 Princípios Tributários PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO

Leia mais

Como ocorrem os cruzamentos de informações?

Como ocorrem os cruzamentos de informações? Como ocorrem os cruzamentos de informações? A malha fina para as pessoas jurídicas, iniciada em fevereiro de 2015, é muito parecida com a que temos hoje para a pessoa física. A partir de sistemas informatizados

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 142, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: ASSUNTO: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI EMENTA: Equiparam-se a estabelecimento industrial,

Leia mais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Decreto 58.918/2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 21 de março de 2013 Aspectos Constitucionais dos Incentivos Fiscais CF/88 Art.

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

GESTÃO DE RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

GESTÃO DE RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS GESTÃO DE RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS RESSARCIMENTOS Ressarcimento de IPI Reintegra ICMS Ressarcimento de PIS/Cofins RESTITUIÇÕES Pagamento Indevido ou a Maior Contribuições previdenciárias

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

Regimes Aduaneiros Especiais. Drawback, Competitividade e Drawback Integrado / Verde e Amarelo.

Regimes Aduaneiros Especiais. Drawback, Competitividade e Drawback Integrado / Verde e Amarelo. Regimes Aduaneiros Especiais. Drawback, Competitividade e Drawback Integrado / Verde e Amarelo. Leonardo Rzezinski leonardo@cmalaw.com Comercio Exterior A IMPORTÂNCIA DA EXPORTAÇÃO PARA A ECONOMIA DO PAÍS:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 14/06/2018, seção 1, página 78) Altera a Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009, que

Leia mais

EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS

EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS TRIBUTOS: 1) Como são tributadas as operações de exportações de mercadorias? Alguns países adotam o princípio da não tributação

Leia mais

(Afeal ) COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA

(Afeal ) COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA (Afeal 27.11.2007) COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA APRESENTAÇÃO Conceito e Fundamento Auto Compensação art. 66 da Lei n. 8.383/91 Compensação perante à SRF art. 74 da Lei n. 9.430/96 A criação do programa PER/DCOMP

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO

Orientações Consultoria de Segmentos IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO 06/09/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Conteúdo... 4

Leia mais

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS 1 - INCIDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS RIAS NAS EXPORTAÇÕES Optantes do SIMPLES Os transformadores plásticos exportadores optantes do SIMPLES devem analisar a conveniência da continuidade

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL, ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 9, ANO 1 OUTUBRO DE 2009 1 APROVADO PROJETO DE LEI QUE ALTERA A LEI DE LOCAÇÕES Comissão do Senado aprova mudanças na Lei do

Leia mais

BOLETIM TRIBUTÁRIO AGOSTO/2017. I - Alterações Legislativas/Normativas. Estado de São Paulo institui programa especial de parcelamento PEP-2017

BOLETIM TRIBUTÁRIO AGOSTO/2017. I - Alterações Legislativas/Normativas. Estado de São Paulo institui programa especial de parcelamento PEP-2017 I - Alterações Legislativas/Normativas Estado de institui programa especial de parcelamento PEP-2017 Por meio do Decreto n 62.709/17, o Estado de estabeleceu o Programa Especial de Parcelamento ( PEP-2017

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO DE NOVEMBRO DE 2010

BOLETIM INFORMATIVO DE NOVEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMATIVO DE NOVEMBRO DE 2010 S U M Á R I O 1 - MATÉRIAS FEDERAIS 1 2 - MATÉRIAS ESTADUAIS 2 3 - MATÉRIAS TRABALHISTAS 3 4 - MATÉRIAS DIVERSAS 3 1 - MATÉRIAS FEDERAIS RECEITA DISCIPLINA O ACESSO

Leia mais

PIS/COFINS UTILIZAÇÃO DO SALDO CREDOR ACUMULADO

PIS/COFINS UTILIZAÇÃO DO SALDO CREDOR ACUMULADO Autor: Sandra Mara Rossetti de Paula PIS/COFINS UTILIZAÇÃO DO SALDO CREDOR ACUMULADO A legislação que disciplina a sistemática do regime não-cumulativo do PIS/PASEP e da COFINS é complexa e transformou-se

Leia mais

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 13/2017 (11 de Dezembro de 2017)

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 13/2017 (11 de Dezembro de 2017) INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 13/2017 (11 de Dezembro de 2017) 01. PORTARIA N.º 153 -S, 07 DE DEZEMBRO DE 2017 (DIO 08/12/2017) Dispõe sobre a constituição da Comissão de Atualização, Revisão e

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Regras e Conceitos Fundamentais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Regras e Conceitos Fundamentais Curso: RETENÇÃO NA FONTE DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com destaque para a nova EFD-REINF Data e Local: 16, 17 e 18 de agosto de 2017 Rio de Janeiro RJ Copacabana

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 200 - Data 12 de junho de 2019 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS COMPENSAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB. Prof. Vilson Cortez - Tudão

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB. Prof. Vilson Cortez - Tudão CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB Prof. Vilson Cortez - Tudão Prof. Vilson Cortez Especialista em Direito Tributário e Legislação Tributária pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 218 Conteúdo - Atos publicados em maio de 2018 Divulgação em junho/2018

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 218 Conteúdo - Atos publicados em maio de 2018 Divulgação em junho/2018 www.pwc.com.br Alterações na legislação tributária federal - Lei nº 13.670/2018 REINTEGRA - Alteração de percentuais de crédito - Decreto Federal nº 9.393/2018 Convenção entre Brasil e Noruega - Decreto

Leia mais

Curso Prático PER/DCOMP

Curso Prático PER/DCOMP Curso Prático PER/DCOMP CONCEITOS BÁSICOS I.N. 1.717 ARTIGO 1º * RESTITUIÇÃO - Devolução em dinheiro pelo governo de tributos por ele cobrado em caráter indevido. * RESSARCIMENTO - Embora devido o governo

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2018 11 de abril de 2018 NEWSLETTER 1. SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS DÉBITOS NÃO GARANTIDOS COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA Publicada solução de consulta da COSIT que autoriza o contribuinte

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

Newsletter N 70 outubro Nesta edição:

Newsletter N 70 outubro Nesta edição: Nesta edição: 01. ICMS - Consignação mercantil nas operações internas com mercadorias sujeitas à substituição tributária; 02. ICMS - Operações com software por meio de transferência eletrônica de dados

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional:

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional: Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Hipóteses de Extinção 1)Pagamento 2)Compensação 3)Transação 4)Remissão 5)Prescrição

Leia mais

PÁGINA 2 D i ário Oficial do Distrito Federal

PÁGINA 2 D i ário Oficial do Distrito Federal PÁGINA 2 D i ário Oficial do Distrito Federal PODER EXECUTIVO LEI Nº 6.225, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre a remissão de créditos tributários e a reinstituição

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6 Índice 1. Deduções da base de cálculo...3 1.1 Base de cálculo, alíquotas e despesas... 3 1.2 Exemplo numérico com deduções... 3 2. Faturamento bruto/receita bruta regime

Leia mais

IPI ICMS - CE/MA/PB/PE/PI/RN LEGISLAÇÃO - CE LEGISLAÇÃO - PB LEGISLAÇÃO - PE LEGISLAÇÃO - RN

IPI ICMS - CE/MA/PB/PE/PI/RN LEGISLAÇÃO - CE LEGISLAÇÃO - PB LEGISLAÇÃO - PE LEGISLAÇÃO - RN ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito Presumido de Incentivo à Produção de Cerveja e Chopes Artesanais no Estado de Santa Catariana

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito Presumido de Incentivo à Produção de Cerveja e Chopes Artesanais no Estado de Santa Catariana Segmentos Crédito Presumido de Incentivo à Produção de Cerveja e Chopes Artesanais no Estado de Santa Catariana 19/02/2014 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente...

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 38 Data 18.11.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 11.11.2016 a 18.11.2016 RECEITA FEDERAL DO BRASIL Data da publicação:

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE MARÇO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE MARÇO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2016 ANO XXVII - 2016 5ª SEMANA DE MARÇO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2016 TRIBUTOS FEDERAIS ADAPTAÇÃO DA NF-e AO RECOF... Pág. 103 ICMS RS BENEFÍCIOS FISCAIS... Pág. 105 TRIBUTOS FEDERAIS ADAPTAÇÃO DA NF-e

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

5ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

5ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 5ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 42, DE 28 DE JUNHO DE 2007: ASSUNTO: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno

Leia mais

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT José Eduardo Soares de Melo 1 I. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO/SP. JURISPRUDÊNCIA E TIT

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). FGTS

ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). FGTS TABELA DE OBRIGAÇÕES PARA SETEMBRO DE 2011 Até dia Obrigação Histórico 5 IRRF Pagamento dos salários mensais. Nota: O prazo para pagamento dos salários mensais é até o 5º dia útil do mês subsequente ao

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete 09/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Alíquota prevista para a operação... 7 4. Conclusão... 10 5. Referências...

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Supremo afasta IPI sobre importações. Justiça exclui ICMS da nova base de. Teto para lucro presumido passa de

Legal Letter. Destaques. Supremo afasta IPI sobre importações. Justiça exclui ICMS da nova base de. Teto para lucro presumido passa de Legal Letter Vila Velha - ES Destaques Supremo afasta IPI sobre importações feitas por não contribuintes Justiça exclui ICMS da nova base de contribuições previdenciárias Teto para lucro presumido passa

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 29/06/2018 Número: 5015073-08.2018.4.03.6100 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 22ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Lei autoriza protesto por falta de. Contribuição previdenciária sobre receita. Presidente Dilma veta previsão de

Legal Letter. Destaques. Lei autoriza protesto por falta de. Contribuição previdenciária sobre receita. Presidente Dilma veta previsão de Legal Letter Destaques Lei autoriza protesto por falta de pagamento de Certidões de Dívida Ativa Contribuição previdenciária sobre receita bruta abrangerá novos setores Presidente Dilma veta previsão de

Leia mais

I O QUE É A RETENÇÃO NA FONTE? I.1 Responsabilidade tributária II SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOAS JURÍDICAS

I O QUE É A RETENÇÃO NA FONTE? I.1 Responsabilidade tributária II SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOAS JURÍDICAS SUMÁRIO I O QUE É A RETENÇÃO NA FONTE? I.1 Responsabilidade tributária... 25 II SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOAS JURÍDICAS II.1 IRRF Serviços prestados por pessoas jurídicas... 31 II.1.1 Hipóteses de incidência...

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 660, de 17 de julho de Impressão

Instrução Normativa SRF nº 660, de 17 de julho de Impressão Page 1 of 6 Instrução Normativa SRF nº 660, de 17 de julho de 2006 DOU de 25.7.2006 Dispõe sobre a suspensão da exigibilidade da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a venda de produtos

Leia mais

Sumário. Nota Preliminar, xvii. Introdução, 1

Sumário. Nota Preliminar, xvii. Introdução, 1 Nota Preliminar, xvii Introdução, 1 1 Comentários gerais, 3 1.1 Finalidade, 3 1.2 Do patrimônio, 4 1.3 Dos fatos, 5 1.3.1 Do fato administrativo permutativo, 5 1.3.2 Do fato administrativo modificativo,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Simples Nacional e a transferência de créditos de PIS/COFINS Paulo Nadir Rosa de Moura* A Constituição Federal (CF) de 1988, no artigo 146, inciso III, alínea "d", dispõe que lei

Leia mais

Tributação do Download.

Tributação do Download. Tributação do Download Agenda Download. Objeto Software. Definição Legal Supremo Tribunal Federal. Jurisprudência Software. Suporte Físico. Operações Licença de Uso Natureza Jurídica de Software A Lei

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços; permite depreciação

Leia mais

PER/DCOMP - Práticas de Preenchimento - Atualização

PER/DCOMP - Práticas de Preenchimento - Atualização Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Workshop Jurídico Novo Decreto /2010

Workshop Jurídico Novo Decreto /2010 Workshop Jurídico Novo Decreto 56.019/2010 Redução do ICMS ABIT / SINDITÊXTIL / SIETEX / SINDIVEST / SIMMESP Introdução Criação do Diferimento Parcial: 21/08/2003 pelo Decreto 48.042. Decreto Data Início

Leia mais

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Um contribuinte do Município, inconformado com a imposição de um auto de infração do ISS, decide discutir em juízo a incidência ou não do tributo, ingressa

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

STF: ICMS NÃO INTEGRA A BASE DO PIS/COFINS. contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o

STF: ICMS NÃO INTEGRA A BASE DO PIS/COFINS. contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o NÚMERO 99, ANO IX MARÇO DE 2017 I STF: ICMS NÃO INTEGRA A BASE DO PIS/COFINS Citado por diversos tributaristas e contadores como o julgado da década, na tarde do último dia 15/03/17, o Supremo Tribunal

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação COORDENAÇÃO-GERAL DE FISCALIZAÇÃO

Coordenação-Geral de Tributação COORDENAÇÃO-GERAL DE FISCALIZAÇÃO Fl. 13 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 22 - Data 30 de setembro de de 2014 Origem COORDENAÇÃO-GERAL DE FISCALIZAÇÃO ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Leia mais

Boletim Tributário MAIO/2016

Boletim Tributário MAIO/2016 Prezados, O Boletim Tributário foi elaborado com o objetivo de levar ao conhecimento de clientes e demais interessados as principais alterações e inovações na legislação, bem como o entendimento dos Tribunais

Leia mais