Economia. Origens e Tipos de Moeda, Demanda por Moeda e Política Monetária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Economia. Origens e Tipos de Moeda, Demanda por Moeda e Política Monetária"

Transcrição

1 Economia Origens e Tipos de Moeda, Demanda por Moeda e Política Monetária

2 Política Monetária Funções da Moeda Objetivos Desenvolver habilidades e competências que permitam compreender o significado e as funções da moeda no sistema de economia de mercado Compreender como a Política Monetária regula o ritmo de crescimento da demanda agregada de tal maneira a impedir um crescimento mais rápido que o da oferta agregada, evitando assim pressões no nível geral de preços (pressões inflacionárias).

3 Política Monetária Funções da Moeda O Significado da Moeda Definição de moeda: objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços. Aceitação garantida por lei. O papel-moeda não tem valor intrínseco. Dinheiro ou cheque representam um direito a bens e serviços no futuro. Caso não haja qualquer item na economia que seja largamente aceito em troca de bens e serviços as pessoas teriam que recorrer ao escambo (troca de um bem ou serviço por outro).

4 Política Monetária Funções da Moeda O Significado da Moeda Uma economia que dependa do escambo terá dificuldades para alocar eficientemente seus recursos escassos. Numa economia desse tipo, diz-se que o comércio requer a dupla coincidência, ou seja, a improvável circunstância em que duas pessoas tenham, cada uma, os bens e serviços que a outra deseja. O dinheiro facilita a produção e o comércio, permitindo que cada pessoa se especialize naquilo que sabe fazer melhor e elevando o padrão de vida de todos. Moeda é o fio condutor da economia Moeda é o conjunto de ativos na economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas.

5 Política Monetária Funções da Moeda A moeda cumpre três funções econômicas fundamentais: meio de troca unidade de conta reserva de valor Essas três funções juntas distinguem a moeda dos demais ativos da economia, como ações, títulos, bens imóveis, obras de arte, etc.

6 Meio de Troca: Política Monetária Funções da Moeda É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem comprar bens e serviços, evitando a economia de escambo Como meio de troca, ela intermedia todas as transações econômicas, tanto de bens e serviços, quanto de fatores de produção (é usada para pagar salários, lucros, juros e aluguéis). Somente se tiver aceitação generalizada, ela pode cumprir essa função. O governo impõe o uso da moeda nacional em todas as transações daí dizer-se que a moeda possui curso forçado.

7 Política Monetária Funções da Moeda Unidade de Conta: O padrão de medida que as pessoas usam para anunciar preços e registrar débitos Como unidade de conta, a moeda é usada em todos os cálculos de preços, rentabilidade e comparações de valores Quando queremos medir e registrar valor econômico, usamos a moeda como unidade de conta.

8 Política Monetária Funções da Moeda Reserva de Valor: Algo que as pessoas podem usar para transferir poder de compra do presente para o futuro Como reserva de valor, ela permite guardar valores ao ser poupada, isto é, não utilizada imediatamente no consumo. Guardar moeda significa guardar valor para consumo ou investimento futuro.

9 O termo riqueza é usado para fazer referência ao total de reservas de valor, incluindo tanto a moeda quanto os ativos não-monetários. O que determina a riqueza de um país é sua produção global e não o montante de moeda existente. O termo liquidez é usado para descrever a facilidade com que um ativo pode ser convertido em meio de troca da economia. Como a moeda é o meio de troca da economia, ela é o mais líquido dos ativos. Quando as pessoas decidem sob que forma manter sua riqueza, precisa levar em consideração a liquidez de cada ativo em relação à sua utilidade como reserva de valor. Política Monetária Funções da Moeda

10 Política Monetária Funções da Moeda Características Físicas Para cumprir as funções devidas, a moeda precisa ter as seguintes características físicas: ser facilmente divisível (divisibilidade) ser bastante portátil (portabilidade) ser durável em termos físicos (durabilidade)

11 Política Monetária Funções da Moeda Problemas da Moeda Os problemas da moeda e da economia começam quando ela perde uma ou mais dessas funções (Meio de Troca, Unidade de Troca e Reserva de Valor). Quando os preços sobem, o valor da moeda cai. A ligação entre o nível de preços e o valor da moeda é importante para entender como a moeda afeta a economia. Houve época, no Brasil, em que ninguém guardava moeda, pois era o mesmo que gelo: derretia. As contas também eram feitas usando outro padrão geralmente, o dólar. Só assim podia-se comparar preços, lucros, salários, etc, sem incorrer em equívoco. Estivemos a um passo de ver nossa moeda nacional perder até a função de meio de troca, sem o que ela deixaria de ter qualquer significado econômico. Esse trabalho destrutivo foi feito pelo maior dos males que pode acometer uma moeda: a inflação.

12 Política Monetária Funções da Moeda As Espécies da Moeda ao Longo da História Escambo não existia moeda; Moeda Metálica: surgiu no Sec.VII AC cunhada inicialmente em materiais mais pobres (ferro, bronze, cobre) e mais tarde em ouro e prata difícil transportar; Moeda de Papél: Séc.IX na China e Séc XVII na Europa (segundo momento da moeda) proprietário de ouro e prata deixava numa instituição e esta emitia um certificado lastreada pelo ouro e prata deixada na instituição; Papél-Moeda: a partir do Séc.XVII e XVIII (terceiro momento da moeda) - não tem lastro - curso forçado; Moeda Escritural surgiu com o desenvolvimento da rede bancária (quarto momento da moeda) lançamentos de débito e crédito em nossa conta.

13 Política Monetária Funções da Moeda Tipos de Moeda Moeda-mercadoria: moeda que toma a forma de uma mercadoria com valor intrínseco, ou seja, significa que o item teria valor mesmo que não fosse usada como moeda. Exemplos: ouro, cigarros. Moeda de curso forçado (Fiat Money): moeda sem valor intrínseco. Isso significa que o instrumento utilizado é moeda por decreto governamental. A aceitação da moeda de curso forçado depende tanto das expectativas e convenções sociais quanto ao decreto governamental.

14 Política Monetária Funções da Moeda Monopólio da Moeda O governo possui o monopólio da emissão da moeda e tem a tarefa de assegurar essas características físicas e, principalmente, as três funções descritas Para isso, ele precisa defender o valor da moeda, combatendo a inflação Também deve evitar o oposto, a deflação (queda de preços). Esse problema causa tantos ou mais horrores econômicos quanto a inflação. Deflação associa-se a depressão econômica: queda do PIB, falências e desemprego A política monetária busca manter estável o valor da moeda nacional.

15 Política Monetária Funções da Moeda Estoque de moeda: Moeda na Economia A quantidade de moeda em circulação na economia Para medir o estoque de moeda deve-se incluir: Moeda Corrente: As notas e moedas de metal em poder do público Depósitos a Vista: Saldos em conta corrente aos quais os depositantes têm acesso mediante a emissão de um cheque Então, o estoque de moeda inclui não apenas a moeda corrente, mas também os depósitos efetuados em bancos e outras instituições financeiras que possam ser facilmente acessados e usados para comprar bens e serviços.

16 Política Monetária Funções da Moeda Moeda na Economia Meios de Pagamento (Oferta de Moeda): Consiste na soma da moeda em poder do público e dos depósitos à vista nos bancos comerciais. Representa-se os meios de pagamentos pelo símbolo M1 Conceitos mais amplos de meios de pagamento são também utilizados, acrescentando-se ao M1, sucessivamente, os depósitos em poupança e em títulos privados (o resultado chama-se M2), os depósitos em fundos de renda fixa (M3) e os títulos públicos (M4) Todos esses títulos ou aplicações são considerados, em maior ou menor grau, como moeda, porque podem ser nela convertidos com margens variadas de facilidade.

17 Política Monetária Funções da Moeda Moeda na Economia Meios de Pagamento (Oferta de Moeda) - Composição M1 = Moeda em poder do Público (+) Depósitos a Vista nos Bancos Comerciais M2 = Conceito M1 (+) Depósitos Especiais Remunerados (+) Depósitos de Poupança (+) Títulos emitidos por Instituições Depositárias M3 = Conceito M2 (+) Fundos de Renda Fixa (+) Posição líquida de títulos SELIC(Sistema Especial de Liquidação e Custódia) M4 = Conceito M3 (+) Títulos Públicos de alta liquidez Fonte: Fonte: VASCONCELLOS, MANKIW (2002). Marco Antônio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 2004.

18 Liquidez: Política Monetária Funções da Moeda Moeda na Economia A maior facilidade de um título ou um ativo, de ser convertido em moeda, é denominada liquidez. Assim, do M1 ao M4, estamos incorporando ao cômputo dos meios de pagamento ativos com níveis cada vez menores de liquidez - mas que funcionam parcialmente como moeda, especialmente em situações de inflação elevada.

19 Política Monetária Funções da Moeda Base Monetária: Moeda na Economia Consiste na moeda em circulação e nos encaixes bancários, isto é, o total da moeda em poder do público e no caixa dos bancos (moeda em circulação), mais os depósitos dos bancos junto à autoridade monetária (no caso brasileiro, esta é o Banco Central). Esses depósitos são, em parte voluntários, e em parte obrigatórios.

20 Política Monetária Funções da Moeda Os Bancos e a Oferta de Moeda Recorde-se que a quantidade de moeda que mantém em poder inclui tanto a moeda corrente (as notas em sua carteira e as moedas em seu bolso) quanto os depósitos à vista (saldo em sua conta corrente). Como os depósitos à vista são mantidos em bancos, o comportamento dos bancos podem influenciar a quantidade de depósitos à vista e, portanto, a oferta de moeda.

21 Política Monetária Funções da Moeda Os Bancos e a Oferta de Moeda Reservas Bancárias: depósitos recebidos pelos bancos, mas que não são emprestados. Sistema de Reservas Fracionárias: um sistema bancário no qual os bancos mantêm apenas uma parte de seus depósitos como reserva. Razão de Reserva: a fração dos depósitos que os bancos mantêm como reserva. Multiplicador da Moeda: quantidade de moeda que o sistema bancário gera com cada $ de suas reservas.

22 Política Monetária Funções da Moeda Criação de Moeda por meio do Sistema de Reservas Bancárias Fracionárias Sistema 100% Reserva Bancária Primeiro Banco Nacional Ativo Passsivo Reservas $ 100,00 Depósitos $ 100,00 Sistema Reservas Bancárias Fracionárias Primeiro Banco Nacional Ativo Passsivo Reservas $ 10,00 Depósitos $ 100,00 Empréstimos $ 90,00 Sistema Reservas Bancárias Fracionárias Segundo Banco Nacional Ativo Passsivo Reservas $ 9,00 Depósitos $ 90,00 Empréstimos $ 81,00 Sistema Reservas Bancárias Fracionárias Terceiro Banco Nacional Ativo Passsivo Reservas $ 8,10 Depósitos $ 90,00 Empréstimos $ 81,00

23 Política Monetária Funções da Moeda Criação de Moeda por meio do Sistema de Reservas Bancárias Fracionárias Depósito original $ 100,00 Empréstimo do Primeiro Banco Nacional $ 90,00 = 0,9 X $ 100,00 Empréstimo do Segundo Banco Nacional $ 81,00 = 0,9 X $ 90,00 Empréstimo do Terceiro Banco Nacional $ 72,90 = 0,9 X $ 81,00 Oferta Total de Moeda $ 343,90

24 Política Monetária Funções da Moeda Criação de Moeda por meio do Sistema de Reservas Bancárias Fracionárias Quando os bancos mantêm somente uma fração dos depósitos como reserva, os bancos criam moeda. Quando o banco cria o ativo moeda, também cria um passivo correspondente para os tomadores de empréstimos. A economia fica mais líquida, no sentido que há mais meio de troca, mas a economia não está mais rica do que antes.

25 Política Monetária As Autoridades Monetárias As autoridades monetárias são divididas em dois grupos: Aquela que exerce a função de fixar as diretrizes das políticas monetária, creditícia e cambial do país CMN Conselho Monetário Nacional que acaba transformando-se num conselho de política monetária; Banco Central BaCen, que atua como orgão executivo central do sistema financeiro, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema expedidas pelo CMN

26 Sistema Financeiro: Política Monetária O Sistema Financeiro O conjunto das instituições públicas e privadas que organiza e concentra os fluxos de moeda na economia O sistema financeiro público é composto: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (BaCen), Comitê de Política Monetária (COPOM), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelos bancos de desenvolvimento regionais (Banco do Nordeste e Banco da Amazônia).

27 Política Monetária O Sistema Financeiro Conselho Monetário Nacional - CMN: O CMN é o órgão superior que define a política monetária do governo As metas e a orientação geral são definidas pelo CMN, composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do BaCen Uma das atribuições do CMN é estabelecer a meta de inflação do ano corrente e, principalmente, do ano seguinte, acompanhando a execução da política monetária pelo BaCen de forma a avaliar se a meta está sendo atingida.

28 Política Monetária O Sistema Financeiro Comitê de Política Monetária - COPOM: O COPOM levanta as informações sobre a inflação e o desempenho da economia, as projeções do mercado sobre a inflação, o PIB e a taxa de juros e define a taxa de juros dos títulos públicos (denominada taxa Selic), compatível com a meta fixada pelo governo (CMN).

29 Banco Central - BaCen: Política Monetária O Sistema Financeiro Instituição planejada para supervisionar o sistema bancário e regular a quantidade de moeda na economia O Banco Central monitora as condições financeiras de cada banco e facilita as transações bancárias realizando compensação de cheques. Atua também como banco dos bancos Função importantíssima do Banco Central é controlar a quantidade de moeda disponível na economia, denominada oferta de moeda

30 Banco Central - BaCen: Política Monetária O Sistema Financeiro O BaCen é o principal órgão executor da política monetária. Ele concentra quatro funções: Banco dos bancos fornecedor de recursos de última instância para os bancos privados em caso de necessidade e receptor de depósitos voluntários e compulsórios dos mesmos Gestor do Sistema Financeiro Nacional o BaCen autoriza o funcionamento das instituições financeiras e regulamenta suas atividades, emitindo normas e circulares

31 Banco Central - BaCen: Política Monetária O Sistema Financeiro Emissor da moeda nacional compete ao BaCen a decisão de emitir e a definição do volume emitido Banqueiro do Governo o BaCen financia o Tesouro Nacional através da emissão de títulos de crédito, recebe depósitos do Governo e administra sua dívida interna e externa. Também é o gestor das reservas internacionais do País e do fluxo de capitais do e para o País

32 Política Monetária O Sistema Financeiro O sistema financeiro privado é composto: Bancos comerciais, que captam depósitos à vista e atuam no crédito de curto prazo Bancos de investimento, que captam depósitos a prazo e fornecem capital de mais longo prazo às empresas Pelas sociedades de crédito, financiamento e investimento (financeiras), responsáveis pelo crédito ao consumidor; pelas sociedades de arrendamento mercantil (leasing) Pelas associações de poupança e empréstimo Pelos bancos múltiplos, que são uma fusão da maioria dessas instituições numa única com diversas carteiras de crédito e financiamento A regulamentação desse setor é uma das atribuições do Banco Central

33 Política Monetária: Política Monetária Política Monetária Estabelecimento da oferta de moeda pelos formuladores de políticas do Banco Central O objetivo de estabilizar o valor (ou poder aquisitivo) da moeda nacional é perseguido pelo governo através da política monetária Então pode-se dizer que: Política Monetária: É a atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. É uma política de curto prazo com o objetivo de estabilizar o nível geral de preços.

34 Política Monetária Instrumentos da Política Monetária: Principais Instrumentos da Política Monetária: a) Emissões; b) Compulsório/reservas exigidas; c) Taxa de redesconto; d) Taxa de juros; e) Operações de mercado aberto (open market)

35 Política Monetária Instrumentos da Política Monetária: a)emissões: seu volume e limites são definidos pelo CMN e sua execução está a cargo do Banco Central. O governo deve emitir moeda para acompanhar o crescimento dos negócios. Quando se observa excesso de moeda e o governo tenciona reduzir seu volume ou aumentá-lo sem novas emissões, os demais instrumentos entram em ação;

36 Política Monetária Instrumentos da Política Monetária: b)compulsório/reservas exigidas: regulamentação que diz respeito ao montante mínimo de reservas que os bancos devem manter sobre seus depósitos são depósitos obrigatórios dos bancos comerciais junto ao Banco Central, de um percentual dos depósitos à vista de seus correntistas. O objetivo é evitar que os bancos utilizem o dinheiro desses depósitos no crédito, ampliando os meios de pagamento. O governo varia a porcentagem dos depósitos cujo recolhimento é obrigatório e com isso amplia ou reduz o crédito privado ao consumo e ao investimento (o compulsório rende juros abaixo do mercado);

37 Política Monetária Instrumentos da Política Monetária: c)taxa de redesconto: taxa de juros sobre os empréstimos que o BaCen concede aos bancos redesconto: é um empréstimo de última instância do Banco Central aos bancos comerciais que se encontram descobertos ao final de suas operações diárias. Aumentando ou reduzindo a taxa desse empréstimo, o BaCen estimula ou desestimula a ousadia dos bancos comerciais na concessão de crédito (maior ousadia implica em maior risco de terminar descoberto e ter de recorrer ao redesconto);

38 Política Monetária Instrumentos da Política Monetária: d)taxa de juros: ao fixar os juros que pagará pelos seus próprios títulos, o governo (através do Banco Central) estabelece um piso no mercado de crédito. Ninguém lançará títulos a taxas mais baixas que as dos títulos públicos, pois estes são muito mais garantidos e os aplicadores recusarão taxas mais baixas. Como os empréstimos em geral são garantidos por títulos lançados pelas instituições financeiras (depósitos a prazo, etc), estas precisam competir com o governo na captação de recursos de aplicadores para obterem os fundos que utilizarão no crédito, na outra ponta. Juros altos desestimulam os tomadores de crédito e esfriam os negócios, dificultando a prática de aumentos de preços;

39 Política Monetária Instrumentos da Política Monetária: e)operações de mercado aberto (open market): o governo negocia seus títulos com objetivos ligados à política monetária. Se desejar reduzir os meios de pagamento, vende títulos ao mercado e esteriliza os recursos obtidos (não os utiliza em despesas ou em crédito, impedindo-os de voltar ao fluxo monetário); se desejar aumentar os meios de pagamento, recomprará seus próprios títulos.

40 Política Monetária Política Monetária Em geral, o combate à inflação é feito com elevação da taxa de juros, aumento das porcentagens e prazos de recolhimento dos compulsórios, aumento da taxa de redesconto e operações de enxugamento de moeda via open market. O combate à recessão utiliza os instrumentos opostos (baixa dos juros, redução do compulsório e do redesconto, ampliação dos meios de pagamento através do open market). As doses de cada instrumento e a combinação final de todos eles dependem dos objetivos mais específicos do governo, além do estudo de seus impactos sobre outras variáveis (déficit público, dívida pública, câmbio, etc).

41 Exercícios 1. Indique e descreva as três funções da moeda 2. O que distingue a moeda de outros ativos da economia? 3. O que é Moeda-Mercadoria e Moeda de Curso Forçado? Que tipo de Moeda usamos? 4. Defina Estoque de Moeda e Moeda Corrente. 5. O que são Depósitos à Vista e por que devem ser incluídos no estoque de moeda? 6. O que são Meios de Pagamento? 7. Defina Liquidez 8. O que é Base Monetária? 9. O que são Reservas Bancárias? 10. O que é Politica Monetária? 11. Quais são e como funcionam os principais instrumentos da Política Monetária?

42 Bibliografia MANKIW, N. G. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2000 VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 2004.

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA 1 MOEDA: instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamentos de bens e serviços. Moeda Mercadoria: antigamente, as transações

Leia mais

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são:

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são: Módulo 15 Política Monetária O conjunto de atos do BACEN para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condições de crédito constitui a política monetária de um determinado

Leia mais

O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS

O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2016 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS **Feijó et al. A contabilidade social - O novo sistema de contas nacionais do Brasil.

Leia mais

Macroeconomia. Objetivos e Instrumentos da Política Macroeconômica

Macroeconomia. Objetivos e Instrumentos da Política Macroeconômica Macroeconomia Objetivos e Instrumentos da Política Macroeconômica 1 Objetivos de política macroeconômica Dependendo do enfoque a ser adotado, pode-se encontrar vários objetivos de política macroeconômica.

Leia mais

O Significado da Moeda. 27. Sistema Monetário. As Três Funções da Moeda. Liquidez. Dois Tipos de Moeda. Moeda na Economia

O Significado da Moeda. 27. Sistema Monetário. As Três Funções da Moeda. Liquidez. Dois Tipos de Moeda. Moeda na Economia 27. Sistema Monetário O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos As Três Funções da Moeda Mecanismo de Troca:

Leia mais

Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário

Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário 1 Conceitos e funções da moeda, motivos de demanda Definição de moeda: objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens

Leia mais

Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western

Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western Sistema Monetário e Inflação 29 Moeda Moeda é o conjunto de ativos na econoima que as pessoas usam regularmente para trocar por bens e serviços. Funções da Moeda A moeda tem três funções na economia: Meio

Leia mais

Nota de Aula 2: Moeda. HICKS, J. A Theory of Economic History, Oxford University Press, 1969, caps.5 e 6

Nota de Aula 2: Moeda. HICKS, J. A Theory of Economic History, Oxford University Press, 1969, caps.5 e 6 Fundação Getúlio Vargas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira Nota de Aula 2: Moeda Bibliografia: Mishkin, cap. 3 Nota de aula Bibliografia opcional: Sistema Brasileiro de

Leia mais

ORIGEM DA MOEDA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Economia e Mercado

ORIGEM DA MOEDA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Economia e Mercado ORIGEM DA MOEDA Prof. Me. Wesley Vieira Borges Economia e Mercado Origem e Evolução da Moeda Escambo Simples troca de mercadoria por mercadoria. Permuta de sem a preocupação com equivalência em valor Moeda-Mercadoria

Leia mais

Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western

Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western Sistema Monetário e Inflação 29 Moeda Moeda é o conjunto de ativos na econoima que as pessoas usam regularmente para trocar por bens e serviços. Funções da Moeda A moeda tem três funções na economia: Meio

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 3

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 3 Teoria Econômica II: Macroeconomia Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 3 Sistema Financeiro Monetário Composto por instituições financeiras que criam meios de pagamentos (MP): Banco

Leia mais

Nota de Aula 2: Moeda. HICKS, J. A Theory of Economic History, Oxford University Press, 1969, caps.5 e 6

Nota de Aula 2: Moeda. HICKS, J. A Theory of Economic History, Oxford University Press, 1969, caps.5 e 6 Fundação Getúlio Vargas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira Bibliografia: Mishkin, cap. 3 Nota de aula Bibliografia opcional: Nota de Aula 2: Moeda Sistema Brasileiro de

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (EXECÍCIOS DA UNIDADE 2) (PROFª. GLAUCEMIR BARROS) (UNIFOR) Marque a alternativa correta: 1) Caracteriza o escambo: a) ( ) regime de trocas diretas b) ( ) trocas amonetárias

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item Noções e Instrumentos de Política Monetária

Conhecimentos Bancários. Item Noções e Instrumentos de Política Monetária Conhecimentos Bancários Item 3.1.2- Noções e Instrumentos de Política Monetária Conhecimentos Bancários Item 3.1.2- Noções e Instrumentos de Política Monetária Manejo de operações destinadas a regular

Leia mais

Economia, Finanças e Estatística Avançada

Economia, Finanças e Estatística Avançada A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 b) Maior que 1 c) Próxima de -1 d) Igual a 0 A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 - Significa que quando um ativo

Leia mais

O Mercado Monetário, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio

O Mercado Monetário, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio O Mercado Monetário, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio Introdução Os fatores que afetam a oferta ou a demanda de moeda de um país estão entre os principais determinantes da taxa de câmbio. O modelo integra

Leia mais

MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO TÓPICOS DO CAPÍTULO

MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO TÓPICOS DO CAPÍTULO MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO R e f e r ê n c i a : C a p. 15 d e E c o n o m i a I n t e r n a c i o n a l : T e o r i a e P o l í t i c a, 1 0 ª. E d i ç ã o P a u l R. K r u g m a n e M a

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

Moeda, taxas de juros e taxas de câmbio

Moeda, taxas de juros e taxas de câmbio Moeda, taxas de juros e taxas de câmbio Referência: Cap. 15 de Economia Internacional: Teoria e Política, 6ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Economia Internacional II - Material para aulas (3)

Leia mais

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha Macroeconomia para executivos de MKT Lista de questões de múltipla escolha CAP. 3. Ambiente Externo, Cenário Macroeconômico e Mensuração da Atividade Econômica 5.1) A diferença entre Produto Nacional Bruto

Leia mais

08/03/16. Conteúdo Programático. Conteúdo Programático. Introdução à economia: macroeconomia 08/03/16

08/03/16. Conteúdo Programático. Conteúdo Programático. Introdução à economia: macroeconomia 08/03/16 Introdução à economia: macroeconomia Prof. Anderson litaiff/ Prof. Salomão Neves 1 2 Conteúdo Programático 2ª Avaliação O mercado de ativos e a determinação da taxa de juros O que significa? A teoria quantitativa

Leia mais

Introdução à economia: macroeconomia

Introdução à economia: macroeconomia Introdução à economia: macroeconomia Prof. Anderson litaiff/ Prof. Salomão Neves 1 2 Conteúdo Programático 2ª Avaliação O mercado de ativos e a determinação da taxa de juros O que significa moeda? A teoria

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin Unidade III ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Macroeconomia: Grandes questões econômicas; Comportamento global do sistema; Análise dos grandes agregados econômicos. Estrutura básica

Leia mais

1. Funções Típicas do Banco Central/Bacen (Autoridade Monetária)

1. Funções Típicas do Banco Central/Bacen (Autoridade Monetária) Fundação Getúlio Vargas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira Nota de Aula 5: Banco Central / Base Monetária Bibliografia: Mishkin, cap. 16 (5. edição em Portugûes) 1. Funções

Leia mais

Aula 04 Moedas e Bancos

Aula 04 Moedas e Bancos Aula 04 Moedas e Bancos 1. (GESTOR 2008) Considerando a definição de meios de pagamentos adotada no Brasil, é incorreto afirmar que: a) o M1 engloba o papel-moeda em poder do público. b) o M2 engloba os

Leia mais

A introdução da moeda nas transações comerciais foi uma inovação que revolucionou as relações econômicas.

A introdução da moeda nas transações comerciais foi uma inovação que revolucionou as relações econômicas. Módulo 11 O Mercado Monetário 11.1. A Moeda A introdução da moeda nas transações comerciais foi uma inovação que revolucionou as relações econômicas. Moeda é um ativo com o qual as pessoas compram e vendem

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos.

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos. De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

1. Moeda e o Sistema Monetário

1. Moeda e o Sistema Monetário 1. Moeda e o Sistema Monetário 1.2 Funções típicas dos Bancos Centrais Bibliografia Carvalho, F. (2015), cap. 2 BCB (PMF 11) 1 Origem dos Bancos Centrais Origens dos primeiros Bancos Centrais Desenvolvimento

Leia mais

Instrumentos de política monetária

Instrumentos de política monetária Instrumentos de política monetária Introdução Nesta aula, conheceremos os mecanismos de política econômica voltados para o mercado monetário, do qual a moeda, tanto a nacional quanto as estrangeiras, constitui-se

Leia mais

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Sistema Monetário Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Professor Fabiano Abranches Silva Dalto Departamento de Economia da UFPR Disciplina Economia Monetária e Financeira Bibliografia Utilizada: CARVALHO,

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 1. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 1. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Sistema Monetário Parte 1 Prof. Alex Mendes O Significado da Moeda - Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos

Leia mais

Disciplina: Economia Política Tópico: 2 Moeda e Intermediação Financeira Aula 01 e 02: Oferta e Demanda de Moeda Prof.: Econ.

Disciplina: Economia Política Tópico: 2 Moeda e Intermediação Financeira Aula 01 e 02: Oferta e Demanda de Moeda Prof.: Econ. O QUE É MOEDA? Disciplina: Economia Política Tópico: 2 Moeda e Intermediação Financeira Aula 01 e 02: Oferta e Demanda de Moeda Prof.: Econ. Edilson Aguiais Powerpoint Templates Material Disponível em:

Leia mais

Multiplicador monetário. Suponha que as seguintes hipóteses sejam válidas. 1

Multiplicador monetário. Suponha que as seguintes hipóteses sejam válidas. 1 EAE-206 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Segunda Lista de Exercícios Mercado monetário 1. Blanchard, cap. 4, exercício 5 Suponha que a riqueza de uma pessoa seja de US$ 50.000 e que sua renda

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

Fatores Determinantes do

Fatores Determinantes do Fatores Determinantes do Balanço de Pagamentos Abordagem pela Absorção Abordagem pelos Movimentos de Capital Abordagem Monetária http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Contabilidade das relações externas

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA. Profa. Enimar J. Wendhausen.

INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA. Profa. Enimar J. Wendhausen. INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA Profa. Enimar J. Wendhausen. O que é moeda? Moeda é um objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços. Na Antiguidade, os bens que as pessoas produziam eram

Leia mais

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Moeda)

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Moeda) Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2008 Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Moeda) Eloi Martins Senhoras Available at:

Leia mais

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto Unidade I MERCADO FINANCEIRO Profa. Ana Maria Belavenuto Objetivo Entender como se estabelece as relações entre o lado monetário (moeda) com o lado real da economia (insumos e fatores de produção), na

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 3. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 3. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Sistema Monetário Parte 3 Prof. Alex Mendes Política Monetária A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou

Leia mais

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam?

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos.

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos. MACROECONOMIA Estuda a economia como um todo determinação e o comportamento de grandes agregados: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de s, taxas de juros,

Leia mais

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Sistema Monetário Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Professor Fabiano Abranches Silva Dalto Departamento de Economia da UFPR Disciplina Economia Monetária e Financeira Bibliografia Utilizada: CARVALHO,

Leia mais

Influência das políticas monetária e fiscal sobre a demanda agregada.

Influência das políticas monetária e fiscal sobre a demanda agregada. Aula 28 07/06/2010 Cap 23 (FINAL) e Cap 24 Mankiw (2007) Continuação aula 23: Deslocamentos da O. A. Imagine que a oferta se deslocou devido a aumentos dos custos de produção causados, devido a mau tempo

Leia mais

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda Curva LM Introdução Discutiremos algumas questões relacionadas à gestão da política monetária e seu impacto sobre a taxa de juros e a renda dos agentes em uma economia, através do equilíbrio entre oferta

Leia mais

Noções de Economia e Finanças

Noções de Economia e Finanças De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

1. Moeda e o Sistema Monetário

1. Moeda e o Sistema Monetário 1. Moeda e o Sistema Monetário 1.3 Bancos Comerciais, multiplicador monetário e os balancetes do Sistema Monetário Bibliografia Carvalho, F. (2015), cap.1, 2 e 16.1 a 16.3 1 Bancos Comerciais: depósitos

Leia mais

Unidade II. Para entender os mercados financeiros é necessário conhecer como a economia influencia e é influenciada por eles.

Unidade II. Para entender os mercados financeiros é necessário conhecer como a economia influencia e é influenciada por eles. MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Unidade II A ECONOMIA E OS MERCADOS FINANCEIROS Para entender os mercados financeiros é necessário conhecer como a economia influencia e é influenciada por eles. Alguns

Leia mais

1. Moeda e o Sistema Monetário

1. Moeda e o Sistema Monetário 1. Moeda e o Sistema Monetário 1.3 Bancos Comerciais, multiplicador monetário e os balancetes do Sistema Monetário Bibliografia Carvalho, F. (2015), cap.1, 2 e 16.2 e 16.3 1 Bancos Comerciais: depósitos

Leia mais

LISTA 4 ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 4 Introdução à Economia 1. Conceitos importantes:

LISTA 4 ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 4 Introdução à Economia 1. Conceitos importantes: LISTA 4 Conceitos importantes: 1) Moeda: histórico e funções 2) O multiplicador bancário 3) Instrumentos de política monetária: a fixação de encaixes mínimos, as operações de mercado aberto e a fixação

Leia mais

Mercado Gerenciamento de Empresas

Mercado Gerenciamento de Empresas Mercado Gerenciamento de Empresas Prof. Cícero Wilrison Eng Mecânico e de Segurança do Trabalho É a relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços. De acordo com a Oferta e a Procura O mercado

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais

Mercado Financeiro e de Capitais Mercado Financeiro e de Capitais Professor conteudista: Roberto Cruz Sumário Mercado Financeiro e de Capitais Unidade I 1 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS...1 1.1 Conceitos básicos do mercado financeiro...1

Leia mais

Os Bancos e a Política Monetária e Financeira

Os Bancos e a Política Monetária e Financeira Os Bancos e a Política Monetária e Financeira Introdução Conceitos: monetário e financeiro Política como arte ; Fundamentos teóricos da PMF; objetivos Controle da inflação? Estatutos X práticas dos BCs

Leia mais

Economia. O sistema monetário. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a. edição norte-americana

Economia. O sistema monetário. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 29 O sistema monetário 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated, in whole or

Leia mais

Economia Monetária. Prof. Regis Augusto Ely. Fevereiro 2013

Economia Monetária. Prof. Regis Augusto Ely. Fevereiro 2013 Economia Monetária Prof. Regis Augusto Ely Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fevereiro 2013 1 Funções da moeda Como visto no cálculo do produto, a agregação dos diferentes

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Módulo 1 Legislação TÍTULO Xe Regulação LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Decidimos iniciar este curso pelo estudo das leis e mecanismos que regulam as instituições financeiras, de modo a lhe dar uma visão geral

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

JUROS (no Brasil, um pouco de história e leis)

JUROS (no Brasil, um pouco de história e leis) Estudo de Caso 03: JUROS (no Brasil, um pouco de história e leis) 1 Narrativa Existem várias teorias e interpretações sobre os juros: recompensa ou remuneração futura à renúncia ao consumo presente, aluguel

Leia mais

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE Questão 1 (Cesgranrio Analista BACEN 2010) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência a) estabelecer a meta de inflação. b) zelar pela

Leia mais

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos:   Blog: keillalopes.wordpress. AULA 3 Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com Objetivos da aula: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Histórico ; Composição;

Leia mais

ECONOMIA TEORIA MONETÁRIA DEFINIÇÃO DE CONCEITOS: FUNÇÕES DA MOEDA: Meio de Troca Unidade de Conta Reserva de Valor 1 DEFINIÇÃO DE CONCEITOS: BANCO CENTRAL: SIGLA = BACEN Possui a PRIMAZIA (MONOPÓLIO)

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Sistema Financeiro Nacional Prof. Thamiris Felizardo -Conceito O Sistema Financeiro Nacional estruturado de forma a

Leia mais

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07 Bibliografia: Fortuna Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados 2 Classificação dos

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca

MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca Palestrante: André Fonseca Principais Dúvidas MERCADO FINANCEIRO 1.O que é deságio? Deságio é depreciação do valor nominal de um título. 2. Qual dos dois é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro,

Leia mais

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação?

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL

ECONOMIA E MERCADO POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL ECONOMIA E MERCADO POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL Professora: Karina Cabrini Zampronio Política Monetária Definição: política monetária Conjunto de instrumentos de que se valem as autoridades monetárias

Leia mais

Administração AULA- 13. ERI0199 Política Monetária. Pol ítica Monetária. Conceitos. Prof. Isnard Martins

Administração AULA- 13. ERI0199 Política Monetária. Pol ítica Monetária. Conceitos. Prof. Isnard Martins Administração AULA 13 ERI0199 Política Monetária Prof. Isnard Martins Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia. Atlas 2006 Prof Roberto Brazileiro Paixão 1 Isnard Martins Pag 1 Pol ítica Monetária

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Lista de Exercícios 3 - Gabarito

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Lista de Exercícios 3 - Gabarito Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista de Exercícios 3 - Gabarito 1. Liste os quatro componentes do PIB e dê um exemplo de cada um. R:

Leia mais

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve Conhecimentos Bancários Beto Fernandes 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/2014) Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores. Um dos

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS E PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL H I S T Ó R I C O ESTRUTURA ATUAL AUTORID. MONETÁRIAS AUTORID. DE APOIO INST.

Leia mais

Macroeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Macroeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex O modelo Keynesiano e as políticas econômicas Macroeconomia Prof. Ms. Marco A. Arbex Introdução A Macroeconomia estuda os grandes agregados econômicos: Produto, Renda, emprego, inflação, Balanço de Pagamentos,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Matemática Financeira: Ementa e Metodologia Porcentagem. Prof.: Joni Fusinato 1

Matemática Financeira: Ementa e Metodologia Porcentagem. Prof.: Joni Fusinato  1 Matemática Financeira: Ementa e Metodologia Porcentagem Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Compreender os diferentes sistemas de capitalização

Leia mais

1. Sistema Financeiro Nacional... 2

1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1.1. Funções Básicas... 2 1.1.1 Função dos Intermediários Financeiros e definição de Intermediação Financeira... 2 1.2. Estrutura... 3 1.2.1 Órgãos de Regulação, Auto-Regulação

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

Gabarito. 5. As necessidades não-econômicas são aquelas satisfeitas com bens que não podem ser produzidos, como o ar que respiramos.

Gabarito. 5. As necessidades não-econômicas são aquelas satisfeitas com bens que não podem ser produzidos, como o ar que respiramos. Gabarito Disciplina: Economia Professor: Otto Nogami CAPÍTULO 1 A ESSÊNCIA DO PROBLEMA ECONÔMICO 1. Ciência econômica é o estudo da alocação dos recursos produtivos escassos para organizar da melhor maneira

Leia mais

Fundamentos de Macroeconomia. Aula Introdutória Profa Fabiana Bispo

Fundamentos de Macroeconomia. Aula Introdutória Profa Fabiana Bispo ECONOMIA Economia e Micro Mercados e Macro Fundamentos de Macroeconomia Aula Introdutória Profa Fabiana Bispo Economia e Mercados Para estudar a Macroeconomia, antes é necessário defini-la. Afinal, do

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES. Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES. Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA JUROS PAGOS PELOS TOMADORES - REMUNERAÇÃO PAGA AOS POUPADORES SPREAD

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

Unidade II. Mercado Financeiro e de. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade II. Mercado Financeiro e de. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade II Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Definição do mercado financeiro Representa o Sistema Financeiro Nacional Promove o fluxo de recursos através

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br INTRODUÇÃO Trata-se da política utilizada pelo Governo para obter desenvolvimento

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca

MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca Palestrante: André Fonseca André Fonseca Economista, graduado na UFF, com MBA na FGV e especialização nos EUA, na George Washington University. Mestrando em Engenharia de Produção na UFF. Mais de 20 anos

Leia mais

Mercados e Instrumentos Financeiros I

Mercados e Instrumentos Financeiros I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Ciências Contábeis Mercados e Instrumentos Financeiros I Prof. Dr. Marcelo Augusto

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Matemática Financeira Plano de Ensino Conceitos Iniciais. Prof.: Joni Fusinato 1

Matemática Financeira Plano de Ensino Conceitos Iniciais. Prof.: Joni Fusinato  1 Matemática Financeira Plano de Ensino Conceitos Iniciais Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Compreender os diferentes sistemas de capitalização

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945 Evolução do SFN MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Profa. Dra. Andréa Paula Segatto-Mendes apsm@ufpr.br 1. Primeiro Período: 1808-1914 Abertura dos portos - acordos comerciais diretos Criação do Banco do

Leia mais

EXERCÍCIOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

EXERCÍCIOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL EXERCÍCIOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1. (NCE) CVM/2008/Analista de Mercado de Capitais/Questão 37 O sistema financeiro brasileiro pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições

Leia mais

Junho/2015. Apresentação ECO034 - Macro

Junho/2015. Apresentação ECO034 - Macro Junho/2015 Apresentação ECO034 - Macro Macroeconomia Características: Análise da determinação e comportamento de grandes agregados. Abordagem global. Busca compreender as interações entre os mercados de

Leia mais

Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Carlos Barretto

Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Carlos Barretto Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Carlos Barretto Administração financeira Objetivos Trabalhar com ferramentas e conceitos que permitam aos alunos: identificar necessidades atuais e futuras de recursos

Leia mais

Conceito de Dinheiro FORMAS DE MOEDA FUNÇÕES DO DINHEIRO CRIAÇÃO E ENTRADA NA ECONOMIA FNC-IE-UNICAMP

Conceito de Dinheiro FORMAS DE MOEDA FUNÇÕES DO DINHEIRO CRIAÇÃO E ENTRADA NA ECONOMIA FNC-IE-UNICAMP Conceito de Dinheiro FORMAS DE MOEDA FUNÇÕES DO DINHEIRO CRIAÇÃO E ENTRADA NA ECONOMIA FNC-IE-UNICAMP Estrutura da Apresentação Diferença entre Moeda e Dinheiro Multiplicador Monetário Fixação da Taxa

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Concurso BASA - Técnico Bancário - Cesgranrio 31 Uma das principais fontes de receita de um Banco de Investimento são as operações com subscrições com papéis. Nessas operações,

Leia mais

6 SEMINÁRIO ABECIP 2018

6 SEMINÁRIO ABECIP 2018 Modernização do Crédito no Brasil Diretor de Política Monetária Reinaldo Le Grazie 6 SEMINÁRIO ABECIP 2018 22 de maio de 2018 1 O BC está trabalhando para modernizar os mercados e reduzir o custo de crédito

Leia mais

GEOPOLÍTICA 4 PRF PROF. LUIZ REZENDE

GEOPOLÍTICA 4 PRF PROF. LUIZ REZENDE GEOPOLÍTICA 4 PRF PROF. LUIZ REZENDE Tópicos do edital PRF 2018 7 A integração do Brasil ao processo de internacionalização da economia. Internacionalização da economia Nas últimas décadas a globalização

Leia mais

Aula 06: Moedas e Bancos

Aula 06: Moedas e Bancos Aula 06: Moedas e Bancos Macroeconomia Agregados Monetários. As contas do Sistema Monetário. Gilmar Ferreira Janeiro 2010 Moeda Conceitualmente, o termo moeda é usado para denominar tudo aquilo que é geralmente

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 216689 As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão Arrendamento Mercantil.

Leia mais