MODELO DE MENSURAÇÃO DO BULLYING EM ESCOLARES POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELO DE MENSURAÇÃO DO BULLYING EM ESCOLARES POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO Métodos de Coleta e Análise de dados Prof. DAVID ALEJANDRO GONZÁLEZ CHICA MODELO DE MENSURAÇÃO DO BULLYING EM ESCOLARES POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

2 Apresentação Seria possível transformar as experiências vividas, os sentimentos de alegria ou sofrimento em números? Como medir Bullying?

3 Conceito de Medida Compreende processos que visam transformar os fenômenos ou objetos em números, de modo a representar uma quantidade de atributos. Ilustração da medida e seus parâmetros de validade e fidedignidade. Adaptado de Pasquali (2009).

4 Psicometria Conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor (PASQUALI, 2009)

5 Construção do Instrumento de Medida A teoria psicométrica oferece as bases teóricas e de fundamentação epistemológica de medida em ciências sociais visando a elaboração de instrumentos psicológicos (PASQUALI, 2009) A psicometria auxilia o pesquisador a verificar se o teste mede o que se propõe medir; além de demonstrar se a operacionalização do construto em itens de fato corresponde a esse construto (PASQUALI, 2009)

6 Traço Latente Para a psicometria: habilidade ou proficiência em determinado assunto ou um processo psicológico, representado em comportamentos (verbal ou físico) Para a estatística: é considerado um parâmetro estatístico chamado de score ou θ

7 Psicometria Bullying é considerado um traço latente

8 VALIDADE DO TESTE Caracterizada quando o teste mede o que supostamente deve medir, o conhecimento que o teste mede e quão bem ele faz isso. Teoria de Resposta ao Item (TRI) Teoria Clássica de Medidas (TCM)

9 Teoria de Resposta ao Item (TRI) A TRI é um conjunto de modelos probabilísticos que representam a relação entre a probabilidade do sujeito em de dar certa resposta a um item e o seu nível de proficiência (traço latente). Com a TRI objetiva-se: Estimar os parâmetros dos itens (calibração) Criar uma escala de medida da proficiência a partir de um conjunto de itens. Estimar o traço latente (escore), habilidade, proficiência

10 FIDEDIGNIDADE DO TESTE Verifica o quanto o teste está livre de erros Pela TRI é obtido uma curva de informação do teste/questionário, que possibilita uma estimativa do erro de medida em cada nível da escala

11 Critérios para construção de itens: Critério Definição Comportamental O item deve expressar um comportamento, não uma abstração ou construto. Objetividade Os itens devem cobrir comportamentos e expressar a preferência. Simplicidade O item deve expressar uma única idéia. Clareza O item deve ser inteligível, para tanto, deve-se utilizar frases curtas, com expressões simples e inequívocas. Evitar frases longas, negativas e gírias, porque essas normalmente não são inteligíveis para todos os sujeitos de uma população meta do instrumento. Relevância Precisão O item deve ser consistente com o traço latente definido. Isto é, o item não deve insinuar atributo diferente do definido. O item deve possuir uma posição definida no contínuo do atributo e ser distinto dos demais itens que cobrem o mesmo contínuo.

12 Critérios para a construção de cada item (individualmente) Critério Definição Variedade Importante variar a linguagem, pois o uso dos mesmos termos em todos os itens confunde as frases e dificulta diferenciá-las, além de provocar monotonia, cansaço e aborrecimento. Modalidade Formular itens com expressões de reação modal, isto é, não utilizar expressões extremadas (ex: excelente, Credibilidade miserável, etc;). O item deve ser formulado de modo que não apareça como ridículo, despropositado ou infantil, visto que itens desse tipo podem afetar negativamente a resposta ao teste e, assim, indiretamente afetar a validade psicométrica do teste. Tipicidade Construir itens com indicadores e expressões condizentes com o indicador. Nesse sentido, a beleza não é pesada, nem grossa, nem nojenta.

13 CRITÉRIOS REFERENTE AO CONJUNTO DE ITENS (TESTE): Amplitude: deve cobrir todo o traço latente (construto). Equilíbrio: proporção de itens adequadas no contínuo. Número de Itens A proporção de indicadores representados no conjunto de itens do instrumento de medida é apresentado em forma de tabela, com o objetivo de elucidar a abrangência do instrumento em relação ao traço latente.

14 ANÁLISE TEÓRICA DOS ITENS Análise semântica dos itens: objetiva verificar se os itens são compreensíveis a população alvo. Análise de conteúdo do teste (análise de juízes): verifica a pertinência dos itens ao instrumento, ou seja, se o item mede o que se propõe medir. Objetiva verificar se os itens são adequados e representam o traço latente em relação a seus atributos.

15 Modelo de Mensuração do Bullying 1o. Etapa: Teórica Desenvolvimento do conjunto de itens (Criação de um questionário) Análise teórica dos itens: análise semântica, análise de juízes e teste piloto 2º. Etapa: Experimental Planejamento e aplicação da coleta de dados 3º. Etapa: Analítica Análise da dimensionalidade Análise dos itens pela Teoria de Resposta ao Item Criação da escala de Bullying

16 Então... O que queremos medir? - Traço latente (Bullying) - Característica não observável - Acumulativo ou Não acumulativo? Como medir? - Instrumento de medida: Questionário, Prova, Teste, etc. - Escala

17 Definição de Bullying Conjunto de comportamentos agressivos e intencionais com objetivo de prejudicar ou angustiar indivíduos supostamente mais fracos sendo definido por três condições: a) comportamento negativo, b) repetitivos em um período de tempo e, c) relação de desequilíbrio de força ou poder entre as partes envolvidas sendo que a assimetria de poder pode ser física ou psicológica e resulte em algum dano O bullying envolve tradicionalmente os papéis de agressor, vítima e testemunhas (Silva, 2010)

18 Questionário para medir Bullying Na preparação do instrumento foi considerado bullying como comportamentos diretos e indiretos físicos, verbais, confirmados pela percepção de se o escolar presenciou, praticou e/ou sofreu bullying Questionário de Bullying = 4 questões com 30 itens 12 para comportamentos de bullying 10 para motivações 5 para consequências/danos 3 que confirmam bullying/caracterizam como vítima, testemunha ou agressor

19 Exemplo: Como medir a altura de um sujeito com o uso de um questionário?

20 Bortolotti, S. L. V; et al. Relevance and advantages of using the item response theory. Qual. Quant. March, Medindo altura com questionário ITEM DESCRIÇÃO Ao ficar deitado(a) e esticado(a) em uma cama, meus pés ficam fora 1 do colchão? Sou capaz de pegar um objeto no alto de um armário, com meus pés 2 no chão? 3 Eu preciso abaixar quando vou passar por uma porta? Quando vou dirigir um carro após outra pessoa utilizar, normalmente 4 ajusto o banco para trás? Quando vou dirigir um carro após outra pessoa utilizar, normalmente 5 ajusto o banco para frente? 6 Tenho dificuldade para me acomodar (ajustar) no banco do ônibus? Quando fico de pé no ônibus sinto-me com mais segurança se seguro 7 somente no pegador superior do ônibus? Quando fico de pé no ônibus sinto-me com mais segurança se seguro 8 somente no pegador dos bancos? 9 Tenho dificuldade de alcançar a cordinha de solicitação de parada do ônibus?

21 Medindo altura com questionário (cont.): ITEM DESCRIÇÃO Em uma fila, por ordem crescente de tamanho, sou colocado no 10 inicio? 11 Quando compro uma calça, geralmente tenho que fazer a bainha? Ao sentar corretamente na cadeira, não consigo colocar o calcanhar 12 no chão? 13 Eu literalmente olho para meus colegas de cima para baixo? No supermercado, tenho dificuldades de alcançar ou visualizar 14 produtos na última prateleira? 15 Quando ando de bicicleta ajusto a altura do banco para baixo? Tenho dificuldade para retirar a bagagem do bagageiro superior do 16 ônibus? Quando eu e várias pessoas vamos tirar fotos, formando três colunas, 17 onde ninguém ficará agachado, costumo ficar na frente? Se eu e várias pessoas vamos tirar fotos, formando-se três colunas, 18 onde ninguém ficará agachado, costumo ficar no meio? Em um lugar como uma sala de aula para ver o(a) professor(a) com clareza tenho de sentar-me na frente das outras pessoas, se não tenho 19 a visão bloqueada por elas?

22 MEDINDO ALTURA COM QUESTIONÁRIO (CONT.): ITEM DESCRIÇÃO Em uma trave de futebol de campo alcanço a trave superior sem 20 pular? 21 Em meio a uma multidão consigo avistar pessoas distantes de mim? Ao sentar em uma cadeira escolar eu fico desconfortável 22 (incomodado)? Ao ficar na soleira da porta eu consigo colocar a palma da mão na 23 batente da porta? Consigo alcançar facilmente o chuveiro elétrico para mudar a 24 temperatura? Preciso pular para tocar com as pontas dos dedos na batente da 25 porta? Em um telefone público, para visualizar o visor digital preciso 26 inclinar a cabeça? 27 Eu acho que me daria bem em um time de basquete? 28 Qual a sua altura em metros?

23 23 Escala de medição de altura e seus respectivos itens 1,62m 1,72m 1,82m 1,92m 2,02m 2,12m

24 24 Posicionamento dos indivíduos e dos itens na mesma escala 1,62m 1,72m 1,82m 1,92m 2,02m 2,12m Liz Dalton Possibilidade de interpretação da escala.

25 Referências ANDRADE, D.F., TAVARES, H.R., CUNHA, R.V. Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, BORTOLOTTI, S. L. V; et al. Relevance and advantages of using the item response theory. Qual. Quant. March, PASQUALI, L. Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Cartilha: Bullying - justiça nas escolas. 1ª ed. Conselho Nacional de Justiça. Brasília, 2010

Teorias de Avaliação - CE095

Teorias de Avaliação - CE095 Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 7 de maio de 2013 Introdução Introdução 1 Primeiro modelo, Lord, 1952: unidimensional de 2 parâmetros;

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095

Teorias de Avaliação - CE095 Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 28 de agosto de 2014 Introdução Motivação A B item 1 item 2 item 3 item 4 item 5 item 6 item

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095

Teorias de Avaliação - CE095 Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 11 de setembro de 2014 Teoria da Resposta ao Item Modelo de dois parâmetros Modelo de dois parâmetros

Leia mais

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Para iniciarmos essa conversa, é preciso reforçarmos a ideia de que a avaliação não

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095 PRÁTICAS NO R

Teorias de Avaliação - CE095 PRÁTICAS NO R Teorias de Avaliação - CE095 PRÁTICAS NO R Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 11 de setembro de 2014 Modelo de dois parâmetros

Leia mais

O CAEd está organizado em cinco unidades:

O CAEd está organizado em cinco unidades: O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados

Leia mais

A Avaliação Nacional da Alfabetização: compreendendo os resultados. André Jalles

A Avaliação Nacional da Alfabetização: compreendendo os resultados. André Jalles UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA SEMINÁRIO ESTADUAL PNAIC CEARÁ A Avaliação Nacional da Alfabetização: compreendendo os resultados André Jalles Fortaleza -

Leia mais

Avaliação Educacional Externa. Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional

Avaliação Educacional Externa. Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade

Leia mais

PAINEL DE DISCUSSÃO 4: COMPARABILIDADE ENTRE AVALIAÇÕES. Ruben Klein (Fundação Cesgranrio)

PAINEL DE DISCUSSÃO 4: COMPARABILIDADE ENTRE AVALIAÇÕES. Ruben Klein (Fundação Cesgranrio) PAINEL DE DISCUSSÃO 4: COMPARABILIDADE ENTRE AVALIAÇÕES Ruben Klein (Fundação Cesgranrio) Necessidade de comparabilidade e de fazer julgamento. Diferença entre avaliação de sala de aula e avaliação externa.

Leia mais

Testes em Psicologia e em Educação

Testes em Psicologia e em Educação Testes em Psicologia e em Educação IESB Semana Universitária, 2007 Prof. Frederico Neves Condé Testes Psicológicos: história recente Década de 80: Discussão sobre a qualidade dos Testes Psicológicos por

Leia mais

A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DO SAETHE GLAUKER AMORIM

A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DO SAETHE GLAUKER AMORIM A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DO SAETHE GLAUKER AMORIM A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE DIVULGAÇÃO E INTERVENÇÃO Professor do Departamento

Leia mais

ANÁLISES ESTATÍSTICAS TRI. CAEd/UFJF (32)

ANÁLISES ESTATÍSTICAS TRI. CAEd/UFJF (32) MEDIDAS EDUCACIONAIS ANÁLISES ESTATÍSTICAS TRI CME COORDENAÇÃO DE MEDIDAS EDUCACIONAIS C COO Ç O S UC C O S CAEd/UFJF (32)4009 2071 Wellington@caed.ufjf.br Fundamentos da TRI O que são itens? São os elementos

Leia mais

A TRI e as proficiências

A TRI e as proficiências A TRI e as proficiências SAEPES Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora Consultor Ad Hoc do INEP/MEC Pesquisador Associado do CAEd Compreender a TRI e o conceito

Leia mais

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Prof. Dr. Carlos Ovalle Agilidade É uma variável de aptidão física geral de esportistas e não esportistas, particularmente importante em modalidades como

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP. Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP. Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO EEFERP - USP Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado População avaliada Para quem o instrumento (testes) foi desenvolvido?

Leia mais

Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física

Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física Orientado: Wanderley Junior

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (Parte I)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (Parte I) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (Parte I) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental Avaliação Psicológica: Fundamentos da medida psicológica; Instrumentos de avaliação:

Leia mais

Princípios de elaboração de escalas psicológicas

Princípios de elaboração de escalas psicológicas CONCEITOS Princípios de elaboração de escalas psicológicas Luiz Pasquali 1 RESUMO A teoria e o modelo de elaboração de escalas psicológicas descritas aqui são aplicáveis à construção de testes psicológicos

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação de Índice Comportamental

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação de Índice Comportamental Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação de Índice Comportamental Insight.lideracoaching.com.br 1 Introdução A Avaliação O Índice Comportamental Spectrum Assessments foi desenvolvido

Leia mais

9 Uma Análise Comparativa: TCT, TRI e TRIN

9 Uma Análise Comparativa: TCT, TRI e TRIN 9 Uma Análise Comparativa: TCT, TRI e TRIN Este capítulo apresenta a descrição e a análise dos resultados obtidos pela aplicação dos modelos da Teoria Clássica dos Testes, do modelo unidimensional logístico

Leia mais

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO Escala de Equilíbrio de Berg 1.SENTADO PARA EM PÉ INSTRUÇÕES: Por favor, fique de pé. Tente não usar suas mãos como suporte. ( ) 4 capaz de permanecer em pé sem o auxílio das mãos e estabilizar de maneira

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

( x) = a. f X. = para x I. Algumas Distribuições de Probabilidade Contínuas

( x) = a. f X. = para x I. Algumas Distribuições de Probabilidade Contínuas Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula Algumas Distribuições de Probabilidade Contínuas Vamos agora estudar algumas importantes distribuições de probabilidades para variáveis contínuas. Distribuição

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Estrutura da Oficina 24/04 25/04 7:30 às 9:00 Avaliação em Larga Escala, SAEMS Itens / Matriz Língua Portuguesa Itens / Matriz Matemática 9:00 às 9:15 Coffee-Break

Leia mais

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) e sua aplicação ao ENEM Mauro Luiz Rabelo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) e sua aplicação ao ENEM Mauro Luiz Rabelo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília XI Seminário de Acesso ao Ensino Superior A Teoria de Resposta ao Item (TRI) e sua aplicação ao ENEM Mauro Luiz Rabelo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília RITO DE PASSAGEM CONTEXTO NACIONAL

Leia mais

PROTOCOLO DE RECOMENDAÇÕES DE APLICAÇÃO DO POMA-BRASIL

PROTOCOLO DE RECOMENDAÇÕES DE APLICAÇÃO DO POMA-BRASIL PROTOCOLO DE RECOMENDAÇÕES DE APLICAÇÃO DO POMA-BRASIL O treinamento dos participantes deve ser preciso para a obtenção de resultados mais fidedignos. Os indivíduos devem ser testados em ambiente com boa

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015

ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015 Parte Introdutória ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015 Etapa: 3ª Etapa Unidade de Ensino:10ª UE Aula nº: 64-65,66 Professor: Bernardo Tavares Data: 13/04/2015 + 16/04/2015 Turma: 7 Nº previsto

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Avaliação de Problemas Potenciais na Função ou Movimento Alerta para comportamentos: Segurar um corrimão para puxar o corpo enquanto

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE MEDIDA UTILIZADO NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UFSM BASEADO NA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE MEDIDA UTILIZADO NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UFSM BASEADO NA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE MEDIDA UTILIZADO NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UFSM BASEADO NA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Introdução Prof. Dr. Ivan Henrique Vey 1 Téc. Adm. Ricardo da Silva Barcelos 2 No primeiro

Leia mais

Comparações entre a Teoria de Resposta ao Item e a Teoria Clássica de Medidas para Banco de Itens Simulados

Comparações entre a Teoria de Resposta ao Item e a Teoria Clássica de Medidas para Banco de Itens Simulados Comparações entre a Teoria de Resposta ao Item e a Teoria Clássica de Medidas para Banco de Itens Simulados Anna Cristina Rezende Braga 1 Augusto Sousa da Silva Filho 2 Livingstone Augusto Eller 3 Lorrayne

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Paula Silva de Carvalho Chagas Faculdade de Fisioterapia UFJF Doutora em Ciências da Reabilitação

Leia mais

Avaliação aliada ao processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação aliada ao processo de ensino-aprendizagem. MISSÃO GEEKIE TESTE Revelar domínios e potencialidades dos indivíduos, considerando sua integralidade, a fim de subsidiar e incen7var a jornada de aprendizado Avaliação aliada ao processo de ensino-aprendizagem.

Leia mais

Análise Descritiva de Dados

Análise Descritiva de Dados Análise Descritiva de Dados 1 Estatística estatística descritiva estatística inferencial 2 Estatística descritiva Envolve técnicas que permitem representar, mensurar e analisar um conjunto de dados 3 Estatística

Leia mais

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação Fatores de Motivação

Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação Fatores de Motivação Estudo de Validade feito por Spectrum Assessments Avaliação Fatores de Motivação Insight.lideracoaching.com.br 1 Introdução A Avaliação A Avaliação dos Fatores de Motivação da Spectrum Assessments Internacional

Leia mais

Múltiplas dimensões da Avaliação da Educação Superior: alguns dos seus aspectos quantitativos

Múltiplas dimensões da Avaliação da Educação Superior: alguns dos seus aspectos quantitativos Múltiplas dimensões da Avaliação da Educação Superior: alguns dos seus aspectos quantitativos Prof. Regilson Borges Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) Apresentação... Avaliação como medida Psicometria

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação II:

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação II: Métodos Matemáticos para Gestão da Informação II: foco em análise de dados Aula 05 Escalas de Mensuração Prof. Dalton Mar1ns dmar1ns@gmail.com Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás Escalonamento

Leia mais

Qualidade de vida com sarcopenia

Qualidade de vida com sarcopenia Questionário I Tempo: 10 min aproximadamente Qualidade de vida com sarcopenia Este questionário tem perguntas sobre sarcopenia, uma fraqueza muscular que ocorre com o envelhecimento. A sarcopenia pode

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

De pé, qual a melhor maneira de:

De pé, qual a melhor maneira de: De pé, qual a melhor maneira de: a) Levantar e carregar pesos Ao erguer um peso, flexione os joelhos sem curvar a coluna. Se o objeto for pesado, leve-o junto ao tronco ou coloque-o em um carrinho e o

Leia mais

Cartilha Ergonômica. para micro e pequenas facções

Cartilha Ergonômica. para micro e pequenas facções Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções 2017 Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções Autores: Maurélio José Witkoski Victor R. L. Aguiar www.univille.br/mestrados www.sebrae.com.br

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2.

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1 Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. 1 Artigo apresentado para aprovação na disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS

Leia mais

Alguns nortes para uma adequada adaptação transcultural de instrumentos de aferição

Alguns nortes para uma adequada adaptação transcultural de instrumentos de aferição Alguns nortes para uma adequada adaptação transcultural de instrumentos de aferição Michael E. Reichenheim Departamento de Epidemiologia Instituto de Medicina Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ÍNDICE DE

Leia mais

Candidatos fazem aulas de caligrafia para passar em concurso e vestibular

Candidatos fazem aulas de caligrafia para passar em concurso e vestibular 03/12/2013 06h00 Atualizado em 03/12/2013 06h00 Candidatos fazem aulas de caligrafia para passar em concurso e vestibular Escrita à mão requer muito treino, diz professor de escola especializada. Professor

Leia mais

Apresentação Prof. Hugo Gomes

Apresentação Prof. Hugo Gomes Apresentação Apresentação do curso O que é o Radix? Qual o diferencial do curso? Qual o objetivo do curso? Informações complementares Pré-Aula Aulas elementares Aulas Atividades semanais Monitoria Informações

Leia mais

A importância da Comunicação na Negociação

A importância da Comunicação na Negociação Nem sempre o que se pretende falar é o que de fato é falado. E pior, nem sempre o que é falado é o que de fato é entendido. Anônimo. A importância da Comunicação na Negociação - A habilidade de entender

Leia mais

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população.

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população. CPAR - UFMS A Estatística: é a ciência que estuda, mediante métodos quantitativos, as populações que se obtém com síntese da observação de unidades estatísticas (Ibarrola et. Al, 2006). População: qualquer

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 O que é Avaliação? Conceito de Avaliação AVALIAR É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite

Leia mais

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PSICOLÓGICO: Escala de Auto-eficácia Para a Aprendizagem (EAPA)

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PSICOLÓGICO: Escala de Auto-eficácia Para a Aprendizagem (EAPA) CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PSICOLÓGICO: Escala de Auto-eficácia Para a Aprendizagem (EAPA) João Henrique de Sousa Santos 1 Rebecca de Magalhães Monteiro 2 Este trabalho é resultado de um

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMO-HIGRÔMETRO MODELO HT-208

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMO-HIGRÔMETRO MODELO HT-208 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMO-HIGRÔMETRO MODELO HT-208 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. Introdução... 01 2. Regras de segurança... 01 3.

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

Ergonomia Cognitiva Métodos e ferramentas

Ergonomia Cognitiva Métodos e ferramentas Ergonomia Cognitiva Métodos e ferramentas Parte 2 (ii) Pós-Graduação em Ergonomia Profª Rosimeire Sedrez Bitencourt, Drª Eng 10 e 11 de Abril de 2010 Ergonomia Cognitiva: conteúdo Parte 1 Parte 2 Parte

Leia mais

Manual de utilização. izi Modular: No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha. izi Modular RF: No sentido inverso ao da marcha

Manual de utilização. izi Modular: No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha. izi Modular RF: No sentido inverso ao da marcha a f d e b c i Manual de utilização g h 4 > 5 cm izi Modular: No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha izi Modular RF: No sentido inverso ao da marcha 5 Altura quando no sentido inverso ao

Leia mais

Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES

Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES Aula Prática 6 Carga e Descarga de Capacitores Depto Química e Física - CCENS/UFES Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos.

Leia mais

Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza

Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza Marta F. Barroso 1, Marcelo S.O. Massunaga 2, Gustavo Rubini 3 1 UFRJ

Leia mais

O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA Irene Mauricio Cazorla

O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA Irene Mauricio Cazorla O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA Irene Mauricio Cazorla 1 O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA Irene Mauricio Cazorla 1.1 Relação entre o projeto de pesquisa e o papel da estatística

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS II

VELOCIDADE E ESTAFETAS II VELOCIDADE E ESTAFETAS II 1. A Técnica da Partida de Blocos PARTIDA DE BLOCOS Seus PRONTOS PARTIDA ACELERAÇÃO Lugares A Partida de Blocos divide-se em quatro fases: - Posição Aos Seus Lugares, Posição

Leia mais

Gilberto Müller Beuren

Gilberto Müller Beuren Gilberto Müller Beuren Coleta dos dados: Processo de obtenção dos dados Validação Interna: O quão bem o instrumento mede o que está proposto a medir Validação Externa: Refere-se às hipóteses do estudo

Leia mais

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Documento do Fórum de Entidades em Psicologia PROJETO DE RESOLUÇÃO INSTITUI AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IDOSO. Prof. Ms.Helio Furtado

AVALIAÇÃO DO IDOSO. Prof. Ms.Helio Furtado AVALIAÇÃO DO IDOSO Prof. Ms.Helio Furtado A EXPECTATIVA DE VIDA DO IDOSO A expectativa de vida que em 1950 era de 43,33 anos em 1998 chegou a 68,10 e uma projeção para 2020 a idade média será de 70,11

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 5 29/08/17

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 5 29/08/17 Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 5 29/08/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Método de Levantamento Pesquisa Descritiva Elaboração de Roteiros e Questionários Elaboração

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Frequentemente, os resultados numéricos referentes a uma pesquisa são apresentados ou representados na mídia por meio de gráficos. Quando empregados de

Leia mais

Neste curso, vamos estudar algumas maneiras em que a matemática é usada para modelar processos dinâmicos em biologia.

Neste curso, vamos estudar algumas maneiras em que a matemática é usada para modelar processos dinâmicos em biologia. Introdução à Modelagem Matemática em Biologia Os sistemas biológicos são caracterizados por mudança e adaptação. Mesmo quando eles parecem ser constantes e estáveis, isso é o pelo resultado de um balanceamento

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET INFORMÁTICA AULA 01

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  INFORMÁTICA AULA 01 INFORMÁTICA AULA 01 INTRODUÇÃO Em um mundo globalizado como o de hoje as respostas têm que ser apresentadas o mais rápido possível. Sistemas de informação são desenvolvidos e aperfeiçoados para que o conhecimento

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Estatística (parte 1)

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Estatística (parte 1) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Estatística (parte 1) Prof. Julio C. J. Silva Juiz

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 18 e 19 Aula U.D. Nº: 4 e 5 de 5 Instalações: Exterior. Data: 03-11-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI Séries Estatísticas Os resultados estatísticos são apresentados

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

1 Questionário de teste de habilidades com cadeira de rodas (WST-Q Brazil), Versão 4.3 Cadeira de rodas manual propulsionada pelo cuidador.

1 Questionário de teste de habilidades com cadeira de rodas (WST-Q Brazil), Versão 4.3 Cadeira de rodas manual propulsionada pelo cuidador. 1 Questionário de teste de habilidades cadeira de rodas (WST-Q Brazil), Versão 4.3 Cadeira de rodas manual propulsionada pelo cuidador Pergunta Nome do usuário da cadeira de rodas Resposta Nome do cuidador

Leia mais

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25 1 Introdução, 1 1.1 Tipos de Conhecimentos, 1 1.2 Classificação das Ciências, 2 1.3 Pesquisa nas Ciências Naturais e do Homem, 2 1.4 Epistemologia, 3 1.5 Um Modelo Paradigmático, 4 1.6 A Escolha de um

Leia mais

Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste Semelhanças da WASI

Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste Semelhanças da WASI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Comparação da Teoria Clássica dos Testes com a Teoria de Resposta ao Item aplicado ao subteste Semelhanças

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de

Leia mais

Desenvolvimento da Versão em Português do PSWQ

Desenvolvimento da Versão em Português do PSWQ 3 Estudo 1 3.1 Metodologia da pesquisa 3.1.1 Participantes A amostra consistiu de 871 graduandos de diferentes Universidades do Rio de Janeiro com uma faixa de idade de 17 a 68 anos (M = 23,41; DP = 5,80).

Leia mais

Session 7 Surveying user satisfaction and perceived quality

Session 7 Surveying user satisfaction and perceived quality Session 7 Surveying user satisfaction and perceived quality Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2017 Evidências de validade e precisão de medidas aplicadas ao estudo comportamento do consumidor Everson Meireles

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB NOTA TÉCNICA Assunto: Procedimento de cálculo das notas do Enem.

Leia mais

2, 362?? 2, 40? Jean Marie Kraemer

2, 362?? 2, 40? Jean Marie Kraemer 2, 362?? 2, 40? 2 1 0 UNIÃO EUROPEIA O homem mais alto do mundo O contexto e as questões a explorar Dois chineses reivindicam ser o homem mais alto do mundo. Um mede 2,362 metros; o outro 2,40 metros.

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095

Teorias de Avaliação - CE095 Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 26 de agosto de 2014 Medindo traço latente Medindo traço latente Início Trabalhos na área de

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

Medidas e Avaliação em Educação Física

Medidas e Avaliação em Educação Física Medidas e Avaliação em Educação Física Unidade I Fundamentos em Avaliação Prof. Esp. Jorge Duarte Fundamentos em Avaliação A) Introdução à Avaliação Moderna Teste e Termos Relacionados; Objetivos das Medidas

Leia mais

Questionário de teste de habilidades com cadeira de rodas (WST-Q Brazil), Versão 4.3 Cadeira de rodas manual propulsionada pelo usuário.

Questionário de teste de habilidades com cadeira de rodas (WST-Q Brazil), Versão 4.3 Cadeira de rodas manual propulsionada pelo usuário. Questionário de teste de habilidades com cadeira de rodas (WST-Q Brazil), Versão 4.3 Cadeira de rodas manual propulsionada pelo usuário 1 Pergunta Nome do usuário da cadeira de rodas Resposta Data de aplicação

Leia mais

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula Bem-estar do professor Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Veja como implementar estes cuidados

Leia mais

Pesquisa em Engenharia

Pesquisa em Engenharia Pesquisa em Engenharia CIÊNCIA E TECNOLOGIA A ciência procura descobrir leis e explicações que possam desvendar os fenômenos da natureza. A tecnologia, através dos conhecimentos científicos, procura obter

Leia mais

Apêndice C Relatórios dos alunos

Apêndice C Relatórios dos alunos 132 Apêndice C Relatórios dos alunos Segundo os alunos dessa 8ª série, até então nunca tinham feito um relatório, tendo sido essa sua primeira oportunidade para fazer um. Alguns alunos, que entenderam

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE MEDIDA DAS DOENÇAS

INDICADORES DE SAÚDE MEDIDA DAS DOENÇAS INDICADORES DE SAÚDE MEDIDA DAS DOENÇAS MEDIDA DAS DOENÇAS DEFINIÇÃO Consiste na enumeração da frequência com que uma doença e/ou agravo à saúde acomete uma população específica em um determinado tempo.

Leia mais

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG www.boog.com.br Estejam prontos, vamos ficar em pé, já vamos começar Fonte: Primeast e Autodescoberta Divertida 2 Diga seu

Leia mais

Inferência Estatística: Conceitos Básicos I

Inferência Estatística: Conceitos Básicos I Inferência Estatística: Conceitos Básicos I Introdução, Medidas de Tendência Central, Medidas de Variabilidade, Distribuições de Frequência e Probabilidade Flávia F. Feitosa BH1350 Métodos e Técnicas de

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Amadora 3 ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015. Plano de aula

Agrupamento de Escolas da Amadora 3 ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015. Plano de aula Parte Introdutória Plano de aula Etapa: 4ª Etapa Unidade de Ensino: 12ª UE Aula nº: 53 e 54 Ana Lares Data: 11/05/2015 14/05/2015 Turma: 7ºano Duração da aula: 45 90 Nº previsto de alunos: 28 Material:

Leia mais