O Papel da Psicologia Jurídica na adoção por homoafetivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Papel da Psicologia Jurídica na adoção por homoafetivos"

Transcrição

1 O Papel da Psicologia Jurídica na adoção por homoafetivos Edmara Tantin 1 RESUMO Situar a Psicologia Jurídica, como agente de interrelação entre as Ciências do Direito e da Psicologia, bem como entender o papel daquela nos conflitos, em especial no caso de adoção por homoafetivos, é a tônica fundamental do presente trabalho. A adoção homoafetiva é tema de vanguarda no direito de família, suscitando decisões judiciais que necessitam do amparo da psicologia, o que este breve estudo buscou demonstrar. 1 INTRODUÇÃO A sociedade humana vem se transformando ao longo de toda sua história. Tal transformação acontece em todos os aspectos. A princípio uma família tradicional se compunha de pai, mãe e filhos, porém a modernidade constrói outras instituições aceitas como familiares, e neste contexto surgem às relações homoafetivas, que tem tido a possibilidade de fazer adoção, constituindo assim uma família. Dentro deste contexto, nascem conflitos de toda ordem, em especial aqueles que fazem relação entre o direito e o comportamento, exigindo dessa forma a apreciação cientifica de tais fatos. Cabe então à psicologia jurídica, aplicar os conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, em especial quanto à saúde mental, quanto a personalidade da Pessoa Natural em seus embates subjetivos, e quanto aos estudos sócios jurídicos dos crimes. 2 Tendo como foco as relações familiares, este trabalho pretende verificar como atua Psicologia Jurídica, na adoção por casais homoafetivos. 1 Doutoranda em Ciências Forenses pela Universidad Internacional Tres Fronteras (UNINTER/PY). Mestre em Ciências de Alimentos pela Fundação Universidade Estadual de Londrina (UEL). Farmacêutoca Bioquímica; Advogada. 2 WIKIPEWDIA, Psicologia Jurídica. Disponível em: Acesso em: 28/01/2013.

2 2 NOÇÕES DE PSICOLOGIA JURÍDICA A psicologia jurídica vai muito além daquela imagem de doutor que procura entender a mente criminosa de um individuo ou que esteja assistindo aos presos. É a área da psicologia que se liga ao direito quer seja nas questões práticas quanto nas questões teóricas 3. Não é qualquer tipo de comportamento que ocorra ou possa vir a ocorrer que é objeto de estudo da psicologia jurídica, mas somente naqueles em que se torna indispensável a inter-relação do Direito e a Psicologia, quais sejam, a violência doméstica, casos de adoção, inovação na atuação em penitenciárias, entre outros. 4 A subjetividade é o objeto da psicologia jurídica. De outro lado, o sujeito de direito de desejo do campo psicológico é o mesmo sujeito de direito do âmbito jurídico, e estes não estão dissociados. Embora não sejam os mesmos, integram o mesmo todo que é o ser humano. Em função disto a pessoa deve ser vista em sua integridade, de tal forma que a objetividade é o objeto do direito 5. Assim, pois a Psicologia Jurídica, não mais centra o indivíduo como enfoque, mas sim o sujeito-singular que se coaduna com o sujeito-cidadão e constitui-se na aplicação dos conhecimentos psicológicos nos assuntos relacionados com o Direito, apresentando subdivisões como a Psicanálise Forense, a Psicologia Judiciária, a Psicologia Criminal, a Psicologia da Família, a Psicologia Trabalhista e a Psicologia Obrigacional do Consumidor 6. Por tanto como ciência autônoma a Psicologia Jurídica, produz conhecimento que vai se relacionar com o Direito, possibilitando a interação e o diálogo entre essas ciências. A Psicologia se insurge no Direito, para mostrar uma natureza, mais sensível, mais subjetiva do sujeito, mostrando que por trás de uma vítima ou 3 VIANA, Yuri. Psicologia Jurídica. Disponível em: Acesso em 28/ Ibid. 5 DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: Direito de família. 18. ed. São Paulo: Saraiva, ZOLET, Sandra Regina Kapper Damásio. Psicologia Jurídica: Relações com o Direito a Moral e a Justiça. Disponível em: Acesso em 31/01/2013.

3 um agressor, existe um ser humano integral o qual precisa ser visto em sua totalidade e não somente como uma ação ou ato 7. O profissional que presta o papel de interlocução entre a Psicologia Jurídica e o Direito é o psicólogo, desempenhando para tal, várias funções. O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, contribui para políticas preventivas, estuda os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras formas de atuação 8. As noções de Psicologia Jurídica servem aos juristas, para que estes não sejam totalmente leigos diante de um laudo pericial psicológico, tanto na atividade de advogados quanto de juízes, permitindo a estes uma visão mais subjetiva, não limitada à subjetividade da lei 9. 3 A ADOÇÃO HOMOAFETIVA A adoção decorre de um ato jurídico, onde indivíduo é assumido permanentemente, como filho, por uma pessoa ou casal que não são pais biológicos do adotado. Esse ato transfere àqueles que adotam direitos e responsabilidades sobre o adotado, destituindo o pátrio poder dos pais biológicos 10. Para Maria Helena Diniz: A adoção é, portanto, um vínculo jurídico de parentesco civil, em linha reta, estabelecendo entre adotado ou adotantes, e o adotado um liame legal de paternidade e filiação civil. Tal posição de filho será definitiva ou irrevogável, para todos os efeitos legais, uma vez que desliga o adotado de qualquer vínculo com os pais de sangue, salvo os impedimentos para o casamento. A adoção é, portanto, um vínculo jurídico de parentesco civil, em linha reta, estabelecendo entre adotante, ou adotantes, e o adotado um liame legal de paternidade e 7 LIVIA, Sacramento T. Um Pouco Sobre a Importância da Psicologia Jurídica. Disponível em: =38&Itemid=62 Acesso em: 28/01/ DA SILVA, Maria Denise Perissini. Aplicação da psicologia nas questões judiciais. Disponível em: Acesso em: 31/01/ Ibid. 10 WIKIPEDIA: Adoção. Disponível em: Acesso em 03/02/2013.

4 filiação civil. Tal posição de filho será definitiva ou irrevogável, para todos os efeitos legais, uma vez que desliga o adotado de qualquer vínculo com os pais de sangue, salvo os impedimentos para o casamento 11. As relações homoafetivas vêm aos poucos adquirindo transparência e aceitação social. É notório o aumento de lésbicas e gays que estão assumindo sua orientação sexual e procurando constituir família com a presença de filhos 12. Nossa lei não presta juridicidade às relações homoafetivas, não havendo previsão legal para adoção ou ainda vedando-a, nem mesmo pelo Estatuto da Criança e Adolescente 13. Há muitas dificuldades quer sejam sociais ou judiciais, no que tange a adoção por casais homoafetivos, além do aspecto preconceituoso com a qual a relação homoafetiva é encarada, já que a homossexualidade é vista como algo anormal, podendo influenciar de maneira negativa a formação da personalidade da criança 14. Tais crianças ou adolescentes poderiam ser influenciados em sua orientação sexual, existindo uma tendência destes a optarem pela homossexualidade, alem de poderem ser discriminados pela sociedade por terem dois pais ou duas mães. Sob esse aspecto João Roberto Salazar Júnior, assevera: É necessário observar que a adoção visa à proteção da criança e do adolescente de todo e qualquer tipo de violência e discriminação. Para que ocorra tal objetivo, é necessário observar se a inclusão de uma criança e adolescente no seio de uma família homoafetiva não irá prejudicar o desenvolvimento do menor, de acordo com princípio do melhor interesse da criança e do adolescente 15. Muito embora não haja lei a regulamentar a adoção por casais homoafetivos, já houve decisões favorecendo casais de mesmo sexo a adotar em conjunto uma criança ou adolescente. Os juízes prolatores de tais sentenças fundamentaram suas decisões amparadas nos princípios fundamentais de dignidade humana, melhor 11 DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: Direito de família. 18. ed. São Paulo: Saraiva, DIAS, Maria Berenice. Adoção Homoafetiva. Disponível em: Acesso em: 0/02/2013. Ibid. 14 ALMEIDA, EDER LUIS DOS SANTOS. ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: Análise Jurisprudência dos Tribunais de Superposição. Disponível em: Acesso em: 03/0/ SALAZAR JR., João Roberto. Adoção por casais homoafetivos na Constituição Federal Apud CUNHA, Anna Mayara Oliveira. Adoção por casais homoafetivos: Do preconceito ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Disponível em: Acesso em: 03/02/2013.

5 interesse da criança e igualdade, para justificar o direito de casais homoafetivos adotarem crianças ou adolescentes 16. CONCLUSÃO Hodiernamente a sociedade tem recebido um novo modelo de família, sem estar pronta para tal situação, pois não dispõe das condições legais e nem intelectuais, que a permita se posicionar sobre o tema. O instituto da adoção, sob o ponto de vista psicológico, trata-se do processo que tem por objetivo atribuir o lugar de filho a uma criança ou adolescente que não tem a mesma descendência da mesma história do casal. Surge assim de integração à dinâmica familiar de pessoa advinda de outra história familiar, requerendo para isso um alto investimento afetivo e capacidade de acolhimento. Tem então a Psicologia Jurídica, o papel de analisar os indivíduos que compõem o conflito da relação jurídica, bem como a de terceiros envolvidos, fornecendo subsídios aos juristas, por meio dos laudos e informações abstraídas pelos psicólogos, de modo a tornar o processo menos doloroso às crianças e adolescentes. Permite ainda que juízes tomem decisões com mais justiça, tendo em vista a individualidade de um determinado grupo familiar. Fornecerá ainda material que possibilite aos juízes dar procedência ao pedido, observando o equilíbrio emocional, estabilidade profissional, maturidade, disponibilidade afetiva que permita assumir o encargo de educar uma criança, bem como consciência do papel que um adotante tem de desempenhar. Certamente a Psicologia Jurídica, é um grande instrumento na solução de conflitos, já que está apta não somente a resolver os litígios, mas também resolver pessoas. REFERÊNCIAS ALMEIDA, EDER LUIS DOS SANTOS. ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: Análise Jurisprudencialdos Tribunais de Superposição. Disponível em: Acesso em: 03/0/2013. CUNHA, Anna Mayara Oliveira. Adoção por casais homoafetivos: Do preconceito ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Disponível em: Acesso em: 03/02/ CUNHA, Anna Mayara Oliveira. Adoção por casais homoafetivos: Do preconceito ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Disponível em: Acesso em: 03/02/2013.

6 DA SILVA, Maria Denise Perissini. Aplicação da psicologia nas questões judiciais. Disponível em: Acesso em: 31/01/2013. DIAS, Maria Berenice. Adoção Homoafetiva. Disponível em: Acesso em: 0/02/2013. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: Direito de família. 18. ed. São Paulo: Saraiva, LIMA, Flora Fernandes. Adoção Homoafetiva: amor incondicional. Disponível em: Acesso em 04/02/2013. LIVIA, Sacramento T. Um Pouco Sobre a Importância da Psicologia Jurídica. Disponível em: 77&catid=38&Itemid=62 Acesso em: 28/01/2013. SALAZAR JR., João Roberto. Adoção por casais homoafetivos na Constituição Federal Apud CUNHA, Anna Mayara Oliveira. Adoção por casais homoafetivos: Do preconceito ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Disponível em: Acesso em: 03/02/2013. VIANA, Yuri. Psicologia Jurídica. Disponível em: Acesso em 28/ ZOLET, Sandra Regina Kapper Damásio. Psicologia Jurídica: Relações com o Direito a Moral e a Justiça. Disponível em: Acesso em 31/01/2013. WIKIPEDIA: Adoção. Disponível em: Acesso em 03/02/2013. WIKIPEWDIA, Psicologia Jurídica. Disponível em: Acesso em: 28/01/2013.

DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM

DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM DESMISTIFICANDO A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO: PARA ALÉM DO FÓRUM Natany Sarah Fonseca da Silva 1, Elisa de Dutra Paula 2, Érica Arruda Pelúzio 3, Larissa de Oliveira Pena 4, Letícia Maria Álvares 5

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado)

PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado) PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado) Dispõe sobre a criação de Varas Criminais para julgar e processar Crimes praticados contra a Infância e a Juventude. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA faz saber

Leia mais

ADOÇÃO. 1 Introdução: 1 Evolução legislativa: 12/10/2014. Filiação natural vs. Filiação adotiva. Infertilidade: Interesse dos casais

ADOÇÃO. 1 Introdução: 1 Evolução legislativa: 12/10/2014. Filiação natural vs. Filiação adotiva. Infertilidade: Interesse dos casais ADOÇÃO Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Filiação natural vs. Filiação adotiva Infertilidade: Interesse dos casais Melhor interesse da criança e do adolescente 1 Evolução legislativa:

Leia mais

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso.

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Base da ordem social

Leia mais

Do singular ao plural: construindo laços afetivos familiares.

Do singular ao plural: construindo laços afetivos familiares. Prof. MSc. Renato Duro Dias Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande FURG Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural Especialista em Direito de Família e das Sucessões

Leia mais

Modificações no Estatuto das Famílias

Modificações no Estatuto das Famílias Modificações no Estatuto das Famílias Projeto de Lei 2.285/2007, apensado ao PL 675/2007 PROJETO ORIGINAL deputado Sérgio Barradas (PT-BA) Art. 91 Constituindo os pais nova entidade familiar os direitos

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 20, de 2010 (PL nº 4.053, de 2008), do Deputado Régis de Oliveira, que dispõe sobre a

Leia mais

Joana Salazar Gomes O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E AS NOVAS FORMAS DE GUARDA

Joana Salazar Gomes O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E AS NOVAS FORMAS DE GUARDA Joana Salazar Gomes O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E AS NOVAS FORMAS DE GUARDA UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa 2017 Prefácio Joana Salazar Gomes procede, neste trabalho, O Superior Interesse da Criança

Leia mais

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990... 1 Livro I Parte Geral... 1 Título I Das Disposições Preliminares... 1 Título II Dos Direitos Fundamentais...

Leia mais

A ESCOLA E FILHOS DE GAYS: REFLEXÕES SOBRE CONJUGALIDADE E PARENTALIDADE NO BRASIL.

A ESCOLA E FILHOS DE GAYS: REFLEXÕES SOBRE CONJUGALIDADE E PARENTALIDADE NO BRASIL. GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA COSNTRUÇÃO IDENTITÁRIA Francisco Cristimar Bessa Simão UNESA cristimarbessa@yahoo.com.br Emerson Nunes de Almeida UFRN nunespedagogo@yahoo.com.br Camila Fernandes da Costa UFRN

Leia mais

Ética e Disciplina dos Advogados

Ética e Disciplina dos Advogados Biela Jr Minimanual do Novo Código de Ética e Disciplina dos Advogados 2ª edição 2017 Biela Jr -Minimanual novo CED da OAB.indd 3 04/11/2016 15:27:34 2 Dos princípios fundamentais 2.1. Da indispensabilidade

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR O ECA define três modalidades de família. São elas: NATURAL (art. 25, Caput) EXTENSA OU AMPLIADA (art. 25, único) SUBSTITUTA (art. 28) NATURAL Entende-se por família natural

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade de Ciências Sociais Aplicadas Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Carga horária semestral: 64 h/a Teórica: 54 H Prática: 10 H Semestre/ano:1º/2016

Leia mais

O PLURALISMO FAMILIAR E A LIBERDADE DE CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNHÃO DA VIDA FAMILIAR

O PLURALISMO FAMILIAR E A LIBERDADE DE CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNHÃO DA VIDA FAMILIAR O PLURALISMO FAMILIAR E A LIBERDADE DE CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNHÃO DA VIDA FAMILIAR 104 Ana Paula de Araujo Carina Ana de Oliveira Elieser Leal Germano Tatiane Alves Salles dos Santos. INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Centro de Reconhecimento. de Paternidade - CRP/TJMG. Você. Certidão?

Centro de Reconhecimento. de Paternidade - CRP/TJMG. Você. Certidão? Centro de Reconhecimento de Paternidade - CRP/TJMG Você tem Paina Certidão? Conteúdo Centro de reconhecimento de paternidade... 3 Ausência paterna e sua repercussão no desenvolvimento da criança e do adolescente...

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 Antes de ser um fato jurídico, a adoção é um fato social, praticado desde o início da humanidade; Provimento de herdeiro x permanência

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PARA ABERTURA DO GRUPO DE TRABALHO (GT) E PESQUISA EM DIREITO DAS FAMÍLIAS NA CONTEMPORANEIDADE

EDITAL DE CHAMADA PARA ABERTURA DO GRUPO DE TRABALHO (GT) E PESQUISA EM DIREITO DAS FAMÍLIAS NA CONTEMPORANEIDADE Edital 04/2016 EDITAL DE CHAMADA PARA ABERTURA DO GRUPO DE TRABALHO (GT) E PESQUISA EM DIREITO DAS FAMÍLIAS NA CONTEMPORANEIDADE A Coordenação do Curso de Direito da Fanor Faculdades Nordeste, no uso de

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ART. 39 E SEGUINTES ECA É MEDIDA DE EXCEPCIONALIDADE, DEVENDO O MENOR PERMANECER COM A FAMÍLIA NATURAL OU EXTENSA; A ADOÇÃO É COMPETÊNCIA DO ECA; FILIAÇÃO DIREITOS HEREDITÁRIOS

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Estágio de convivência: - Período de adaptação, que antecede a decisão sobre a adoção e que é utilizado para se verificar a compatibilidade

Leia mais

A EQUIPE. A equipe é capacitada para atender seus clientes através de soluções voluntárias ou contenciosas. VALORES

A EQUIPE. A equipe é capacitada para atender seus clientes através de soluções voluntárias ou contenciosas. VALORES O ESCRITÓRIO O intuito do escritório é desenvolver, no exercício da advocacia especializada, soluções jurídicas ágeis, dinâmicas e de alta precisão, orientada por elevados princípios éticos e comprometida

Leia mais

Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a Direito da Infância e da Adolescência

Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a Direito da Infância e da Adolescência Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a 50 1 2 Conceito: medida protetiva de colocação em família substituta que estabelece o parentesco civil entre adotantes e adotados.

Leia mais

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO BANCAS DE APRESENTAÇÃO - TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 1º SEMESTRE 2017

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO BANCAS DE APRESENTAÇÃO - TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 1º SEMESTRE 2017 Data Local Horário Aluno (A) Trabalho Orientador (A) Avaliador (A) Avaliador (A) 29/05 L 349 18h Denis Amadori Lolobrigida INQUÉRITO POLICIAL E A GARANTIA AO CONTRADITÓRIO Nazareth 31/05 L 349 18h Fábio

Leia mais

É uma emergente área de especialidade da Psicologia

É uma emergente área de especialidade da Psicologia O que se entende por Psicologia Jurídica? Trata-se da psicologia aplicada no âmbito do Direito. Prestação de serviços Psicológicos no âmbito de Instituições, Assuntos e Problemas Jurídicos (BERNARDI,1997,p.1)

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente 1) CESPE - PJ (MPE RR)/MPE RR/2012 Direito da Criança e do Adolescente Assinale a opção correta a respeito dos institutos da guarda,

Leia mais

ENSALAMENTO - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 16/08/2017 SALA 01

ENSALAMENTO - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 16/08/2017 SALA 01 ENSALAMENTO - APRESENTAÇÃO DE S 16/08/2017 SALA 01 30min 11h SISTEMA CARCERÁRIO: UM OLHAR SOBRE A SITUAÇÃO DAS MULHERES PRESAS NO BRASIL A IMPORTÂNCIA DA LEI PENAL EM BRANCO A DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - : - Modalidade artificial de filiação, que busca imitar a filiação natural, bem por isso conhecida como filiação civil, porquanto decorre

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL. Profa. Adriana Galvão

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL. Profa. Adriana Galvão DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL Profa. Adriana Galvão Aspectos Introdutórios As relações homoafetivas e a sociedade Interesses políticos, sociais e culturais: - Pederastia Institucionalizada

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA

XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA Temas de Ética Incompatibilidades e Impedimento Atividade da Advocacia Honorários Advocatícios Infrações e Sanções Direitos e Prerrogativas do Advogado 10% 14% 18% 25% 33%

Leia mais

CONCEITO DE MAIORIDADE PENAL E VISÃO DA PSICOLOGIA

CONCEITO DE MAIORIDADE PENAL E VISÃO DA PSICOLOGIA CONCEITO DE MAIORIDADE PENAL E VISÃO DA PSICOLOGIA Maria Eugenia BERTOLDI. 1 Daiele KAIZER 2 Danuza Aguiar AFFONSO 3 Dayane Vaz FRANCO 4 RESUMO Vivemos numa sociedade onde a violência envolvendo crianças

Leia mais

GUARDA COMPARTILHADA GERALDO, M. L.

GUARDA COMPARTILHADA GERALDO, M. L. GUARDA COMPARTILHADA GERALDO, M. L. GERALDO, Maria Luisa Guarda Compartilhada. Trabalho de Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Apucarana. Apucarana-Pr. 2012. RESUMO Esse trabalho estuda a guarda

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO VII Da Família, da Criança, do Adolescente,

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002)

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) DISCIPLINA ATUAL (VIGENTE) NOVO DISCIPLINA NOVA CÓDIGO 5940220 - Psicologia Jurídica e Forense 5940220 Psicologia Forense 8901101 -

Leia mais

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões...

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 7.ª EDIÇÃO... 13 APRESENTAÇÃO À 6.ª EDIÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO À 5.ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO À 4.ª EDIÇÃO... 25 APRESENTAÇÃO À 3.ª EDIÇÃO... 27 APRESENTAÇÃO À 2.ª EDIÇÃO... 29 APRESENTAÇÃO

Leia mais

ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO

ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO GT ESCUTA DE CRIANÇAS NO SISTEMA DE JUSTIÇA 2013_ Suspensão da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 010/2010, que

Leia mais

Marcelle Batista Alves

Marcelle Batista Alves PROJETO Em nome da legalidade, da liberdade e do estado laico: construção de uma tecnologia de monitoramento e compreensão da argumentação jurídica dos tribunais brasileiros sobre aborto, conjugalidade

Leia mais

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador ASSUNTO: Direito Público TEMA: Processo e Constituição TÍTULO: Processo e Constituição: os direitos dos homoafetivos: realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador Objetivo Geral: Detectar

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 1 Sistema Jurídico dos Direitos da Criança e do Adolescente Prof. Diego Vale de Medeiros 1.1 INTRODUÇÃO Especialização da organização judiciária Contextualização

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ADOÇÃO

A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ADOÇÃO A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ADOÇÃO Graduanda em direto pela faculdade do litoral paranaense. CELI GARDENYA DAS NEVES SILVA Advogado especalista em direito

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE AULA 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Penal

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2742 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO CIVIL VI - FAMILIA Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 8 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson Adoção: Os desafios de quem ganha Professor Roberson Bruno Calegaro Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank mais... Garantir um direito? Resolver um problema? Adoção: Para a língua portuguesa, adotar de acordo

Leia mais

A toda a Sociedade Brasileira e Seus Poderes Constituídos,

A toda a Sociedade Brasileira e Seus Poderes Constituídos, Ofício Nº.091/2013 - ANGAAD Recife, 22 de outubro de 2013. Assunto: Manifestação da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção sobre a decisão que determinou o retorno da criança Maria Eduarda para

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

História do Movimento LGBTI em Portugal

História do Movimento LGBTI em Portugal História do Movimento LGBTI em Portugal 1902 - No segundo volume da publicação "Pathologia", Egas Moniz ( prémio Nobel da Medicina), defende a visão da homossexualidade como doença e perversão, que irá

Leia mais

A família. contemporânea. à luz do DIREITO

A família. contemporânea. à luz do DIREITO A família contemporânea à luz do DIREITO A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA À LUZ DO DIREITO A Família é a primeira forma de relação vivenciada pelo indivíduo, é o seu primeiro contato com o mundo, no qual ele vai

Leia mais

CAPÍTULO 2 O PSICÓLOGO COMO PERITO E COMO ASSISTENTE TÉCNICO. Sandra Maria Baccara Araújo

CAPÍTULO 2 O PSICÓLOGO COMO PERITO E COMO ASSISTENTE TÉCNICO. Sandra Maria Baccara Araújo Alienação Parental - Interlocuções entre o Direito e a Psicologia CAPÍTULO 2 O PSICÓLOGO COMO PERITO E COMO ASSISTENTE TÉCNICO Sandra Maria Baccara Araújo Ainda é recente na prática do Psicólogo a atuação

Leia mais

SUMÁRIO 2. COMENTÁRIOS À LEI /2006 ARTIGO POR ARTIGO LEI , DE 7 DE AGOSTO DE 2006

SUMÁRIO 2. COMENTÁRIOS À LEI /2006 ARTIGO POR ARTIGO LEI , DE 7 DE AGOSTO DE 2006 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Lei Maria da Penha: o porquê dessa denominação... 23 1.2 Trâmite perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos... 25 1.3 Situação atual... 27 2. COMENTÁRIOS À LEI 11.340/2006

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 542, DE 2018

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 542, DE 2018 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 542, DE 2018 Dispõe sobre a custódia compartilhada dos animais de estimação nos casos de dissolução do casamento ou da união estável. AUTORIA: Senadora Rose de

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS FAMÍLIAS (CÓD. ENEX 60137) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

TÍTULO: OS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA: A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NAS UNIÕES HOMOAFETIVAS MASCULINAS

TÍTULO: OS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA: A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NAS UNIÕES HOMOAFETIVAS MASCULINAS TÍTULO: OS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA: A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NAS UNIÕES HOMOAFETIVAS MASCULINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA

NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA NOTA TÉCNICA SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA O Conselho Regional de Psicologia 8ª Região, diante de sua atribuição de orientar o exercício profissional de

Leia mais

ESTRUTURA FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL

ESTRUTURA FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL O QUE É A FAMÍLIA? Família surgiu em Roma para identificar um novo grupo social que surgiu entre tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também escravidão legalizada. A família caracteriza

Leia mais

OS/AS PSICÓLOGOS/AS VALORIZAM OS SISTEMAS JUDICIAL E LEGAL

OS/AS PSICÓLOGOS/AS VALORIZAM OS SISTEMAS JUDICIAL E LEGAL OS/AS PSICÓLOGOS/AS VALORIZAM OS SISTEMAS JUDICIAL E LEGAL 2017 PERFIL DOS/AS PSICÓLOGOS/AS DA JUSTIÇA ÍNDICE P. 04 P. 06 P. 11 P. 11 1. A Importância dos/as Psicólogos/as da Justiça 2. Funções e Actividades

Leia mais

Escrito por Rosana Torrano Dom, 26 de Novembro de :52 - Última atualização Dom, 26 de Novembro de :54

Escrito por Rosana Torrano Dom, 26 de Novembro de :52 - Última atualização Dom, 26 de Novembro de :54 PROVIMENTO 63/2017 DO CNJ (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA) PACIFICA A POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE OU MATERNIDADE SOCIOAFETIVA, PERANTE OS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS,

Leia mais

Programa Apadrinhamento Querobem

Programa Apadrinhamento Querobem Programa Apadrinhamento Querobem Apresentação: O Programa de Apadrinhamento QueroBem tem como modelo o Projeto Anjo da Guarda que foi implantado no Juizado da Infância e Juventude de Goiânia-GO, sendo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Casamento homossexual Marcelo Augusto Paiva Pereira Como citar este artigo: PEREIRA, Marcelo Augusto Paiva. Casamento Homossexual. Disponível em http://www.iuspedia.com.br 15 fev.

Leia mais

ADOÇÃO POR CASAL HOMOAFETIVO VITÓRIAS E BATALHAS LEGAIS Letícia Ciambroni GOTTLOB 1

ADOÇÃO POR CASAL HOMOAFETIVO VITÓRIAS E BATALHAS LEGAIS Letícia Ciambroni GOTTLOB 1 ADOÇÃO POR CASAL HOMOAFETIVO VITÓRIAS E BATALHAS LEGAIS Letícia Ciambroni GOTTLOB 1 RESUMO: Por muitos séculos, na sociedade, a filiação estava ligada à ideia do patriarcado, onde o pai seria o chefe de

Leia mais

AULA 14. União estável. Concubinato. Arts a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1

AULA 14. União estável. Concubinato. Arts a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1 Quem junta com fé, casado é. (Sabedoria popular) AULA 14 União estável. Concubinato. Arts. 1.723 a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1 BREVE HISTÓRICO CC/1916: UNIÃO ESTÁVEL

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Poder Familiar e Direito à Convivência Familiar e Comunitária Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 19, ECA: É direito da criança e do adolescente

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br União Estável: Surgimento e Reconhecimento Como Entidade Familiar Larissa Vilanova...E a gente vive junto E a gente se dá bem Não desejamos mal a quase ninguém E a gente vai à luta

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Conceituar a Psicologia e sua intercomunicação com o Direito.

PLANO DE ENSINO. Conceituar a Psicologia e sua intercomunicação com o Direito. PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Psicologia Jurídica CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Psicologia jurídica: definição,

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25 SUMÁRIO 1. Por que Maria da Penha?... 21 2. O ciclo da violência... 25 3. Um olhar no tempo... 35 3.1. No passado... 35 3.2. Um novo tempo... 39 3.3. Sem mais tempo... 42 4. Tratados internacionais...

Leia mais

O RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA E O ESTATUTO DA FAMÍLIA

O RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA E O ESTATUTO DA FAMÍLIA O RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA E O ESTATUTO DA FAMÍLIA Flávia Scalzi Pivato Advogada Supervisora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Vila Velha (NUPRAJUR/UVV), mestre em Educação, Administração

Leia mais

Inovação na Justiça. Desafios Conceituais e Metodológicos

Inovação na Justiça. Desafios Conceituais e Metodológicos Inovação na Justiça. Desafios Conceituais e Metodológicos É possível inovar na Justiça? Conceito de Inovação Justiça e sistema de Justiça Aplicação do conceito de inovação no sistema de Justiça Principais

Leia mais

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes.

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes. PSICÓLOGO - CLASSE C ESPECIALIDADE: Psicólogo Judicial PROVIMENTO: Concurso Público PROPOSTAS DESTACADAS EM VERMELHO SÃO DE AUTORIA DOS (AS) PSICOLOGOS (AS); PROPOSTAS EM AZUL ACATADAS PELOS (AS) PSICOLOGOS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Entre o ventre e o coração Maria Berenice Dias * Como citar este artigo: DIAS, Maria Berenice. Entre o ventre e o coração. Disponível em: http://www.blogdolfg.com.br.30 agosto. 2007.

Leia mais

DIÁLOGOS COM O DIREITO DE FILIAÇÃO BRASILEIRO

DIÁLOGOS COM O DIREITO DE FILIAÇÃO BRASILEIRO ELIMAR SZANIAWSKI DIÁLOGOS COM O DIREITO DE FILIAÇÃO BRASILEIRO Rodrigo Xavier Leonardo Prefácio O presente estudo analisa os aspectos polêmicos do direito de filiação contemporâneo sob os pontos de vista

Leia mais

Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida Área de Integração

Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida Área de Integração Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida 21115 Área de Integração 1 CONCEITO DE FAMÍLIA 2 3 RELAÇÕES DE PARENTESCO ESTRUTURAS FAMILIARES/MODELOS DE FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 4 5 FUNÇÕES

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Corregedoria-Geral da Justiça

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Corregedoria-Geral da Justiça Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Corregedoria-Geral da Justiça Provimento Nº264 SEI Nº 0102975-68.2016.8.16.6000 O Des. EUGÊNIO ACHILLE GRANDINETTI, Corregedor-Geral da Justiça, nos usos de suas

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO. Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO Dra. Ana Luiza Pretel 23 /03 / 2016 ÁREAS DE UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO 1.Esperamos alcançar o que? resolvermos a questão

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Famílias homoafetivas Maria Berenice Dias * Como citar este artigo: DIAS, Maria Berenice. Familias homoafetivas. Disponível em: http://www.blogdolfg.com.br.17 setembro. 2007. É cada

Leia mais

Direito Civil Internacional:

Direito Civil Internacional: Direito Civil Internacional: : Pátrio Poder, Adoção, Alimentos, Tutela e Curatela Parte I Professora Raquel Perrota 1. Pátrio Poder - A compreensão da expressão pátrio poder permeia a sua evolução ao longo

Leia mais

A Ética e estética no trabalho do Psicólogo

A Ética e estética no trabalho do Psicólogo A Ética e estética no trabalho do Psicólogo Alunas: Dalva Honorato Jéssica Moraes Marilda Nascimento Trabalho de Epistemologia Orientador: Prof. Me. Pablo de Assis A Ética e estética no trabalho do Psicólogo

Leia mais

Sumário 1. As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) 2. Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade)

Sumário 1. As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) 2. Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade) Sumário 1. As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) 1.1 Corpo, cérebro e mente 1.2 Sensação e percepção 1.2.1 Características das sensações 1.2.2 Fatores que afetam a percepção 1.2.3 Fenômenos

Leia mais

O Trabalho Social com Famílias de Origem de Crianças e Adolescentes em Contexto Vulnerável

O Trabalho Social com Famílias de Origem de Crianças e Adolescentes em Contexto Vulnerável O Trabalho Social com Famílias de Origem de Crianças e Adolescentes em Contexto Vulnerável Raquel Santos Pereira Chrispino Juíza de Direito Titular da 1ª. Vara de Família da Comarca de São João de Meriti

Leia mais

1. Questões Prova - Escrivão PC PR

1. Questões Prova - Escrivão PC PR 1. Questões Prova - Escrivão PC PR 2018... 2 Questões de Legislação Específica para a PC PR/2018 1 1. QUESTÕES PROVA - ESCRIVÃO PC PR 2018 2. [COPS/UEL ESCRIVÃO DE POLÍCIA - PC PR - 2018] Assinale a alternativa

Leia mais

RELATÓRIOS DA EQUIPE TÉCNICA

RELATÓRIOS DA EQUIPE TÉCNICA RELATÓRIOS DA EQUIPE TÉCNICA Art. 42. As medidas socioeducativas de liberdade assistida, de semiliberdade de internação deverão ser reavaliadas no máximo a cada 6 meses, podendo a autoridade judiciária,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 2. EMENTA Família: evolução histórica e espécies.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Suspeição entre adotante e adotado Art. 39. A suspeição entre adotante e adotado será considerada

Leia mais

DIREITO A ALTERAÇÃO DO NOME COMO ELEMENTO CARACTERIZADOR DA PERSONALIDADE DOS TRANSEXUAIS

DIREITO A ALTERAÇÃO DO NOME COMO ELEMENTO CARACTERIZADOR DA PERSONALIDADE DOS TRANSEXUAIS DIREITO A ALTERAÇÃO DO NOME COMO ELEMENTO CARACTERIZADOR DA PERSONALIDADE DOS TRANSEXUAIS Autora: Carmella Corazza Kloth 1 Autora: Emanuely Jandt 2 Orientadora: Sayonara Saukoski 3 RESUMO O presente estudo,

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017 CENTRO DE REABILITAÇÃO DO AUTOR EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - CERAV

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017 CENTRO DE REABILITAÇÃO DO AUTOR EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - CERAV RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017 CENTRO DE REABILITAÇÃO DO AUTOR EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - CERAV NOME: Centro de Integração da Mulher CIM Mulher IDENTIFICAÇÃO: Centro de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS HOMOPARENTALIDADE EM FOZ DO IGUAÇU PR MARTINS DE FARIAS, Adriana. Estudante do Curso de Antropologia e Diversidade Cultural ILAACH UNILA; E-mail: adriana.farias@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A EGAS MONIZ COOPERATIVA DE ENSINO SUPERIOR, CRL E A PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA LISBOA OESTE

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A EGAS MONIZ COOPERATIVA DE ENSINO SUPERIOR, CRL E A PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA LISBOA OESTE ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A EGAS MONIZ COOPERATIVA DE ENSINO SUPERIOR, CRL E A PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA LISBOA OESTE PREÂMBULO A EGAS MONIZ COOPERATIVA DE ENSINO SUPERIOR, CRL, doravante designado

Leia mais

O IMPACTO DA LEI MARIA DA PENHA NO DIREITO DE FAMÍLIA

O IMPACTO DA LEI MARIA DA PENHA NO DIREITO DE FAMÍLIA O IMPACTO DA LEI MARIA DA PENHA NO DIREITO DE FAMÍLIA 1. INTRODUÇÃO A luta e garra da mulher brasileira, Maria, Maria, cantada por Ellis Regina, foi traduzida em lei com a força e persistência da também

Leia mais

1 Introdução: 1 Introdução: FAMÍLIA, ENTIDADES FAMILIARES E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA 17/08/2014

1 Introdução: 1 Introdução: FAMÍLIA, ENTIDADES FAMILIARES E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA 17/08/2014 FAMÍLIA, ENTIDADES FAMILIARES E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Funções da família: religiosa, econômica, social e procracional. Hoje:

Leia mais

Seus direitos na Hungria

Seus direitos na Hungria Seus direitos na Hungria Uma breve introdução à legislação sobre lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans Descriminalização e idade de consentimento A prática de atos sexuais entre homens com consentimento

Leia mais

Portfólio Galvão Advocacia & Consultoria Jurídica

Portfólio Galvão Advocacia & Consultoria Jurídica Portfólio Galvão Advocacia & Consultoria Jurídica Rua Tiradentes, n 391 - Sala 04 CEP: 66053-330 Reduto - Belém/PA Fones: (91) 98364 2001 advocacia@karlagalvao.com.br www.karlagalvao.com.br O Escritório

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE CABO VERDE TITULO V DO PODER JUDICIAL CAPITULO 1 PRINCÍPIOS GERAIS. Artigo 209º (Administração da Justiça)

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE CABO VERDE TITULO V DO PODER JUDICIAL CAPITULO 1 PRINCÍPIOS GERAIS. Artigo 209º (Administração da Justiça) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE CABO VERDE TITULO V DO PODER JUDICIAL CAPITULO 1 PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 209º (Administração da Justiça) A administração da Justiça tem por objecto dirimir conflitos de interesses

Leia mais

Penas Restritivas de Direitos. (continuação)

Penas Restritivas de Direitos. (continuação) LEGALE Penas Restritivas de Direitos (continuação) Penas Restritivas de Direitos Espécies O Código Penal traz cinco espécies de penas alternativa: Penas Restritivas de Direitos Espécies Prestação de serviços

Leia mais

Período Turma (s) Carga Horária 58 horas-aula Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof.Me. José Carlos da Silva Oliveira

Período Turma (s) Carga Horária 58 horas-aula Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof.Me. José Carlos da Silva Oliveira Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código PSICOLOGIA JURÍDICA 85 Período Turma (s) Carga Horária 5º Período A, B, D 48 horas-aula relógio 58 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei n o 5.766, de 20/12/1971;

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei n o 5.766, de 20/12/1971; RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2010 [SUSPENSA, COM PARECER EM ANEXO] Institui a regulamentação da Escuta Psicológica de Crianças e Adolescentes envolvidos em situação de violência, na Rede de Proteção O CONSELHO

Leia mais