FOLHETO INFORMATIVO. Nitro-Dur, Sistema transdérmico Trinitrato de glicerilo (nitroglicerina)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO. Nitro-Dur, Sistema transdérmico Trinitrato de glicerilo (nitroglicerina)"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. - Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Neste folheto: 1. O que é Nitro-Dur e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Nitro-Dur 3. Como utilizar Nitro-Dur 4. Efeitos secundários possíveis 5. Conservação de Nitro-Dur Nitro-Dur, Sistema transdérmico Trinitrato de glicerilo (nitroglicerina) Nitro-Dur sistema transdérmico, para aplicação transdérmica tópica, liberta as seguintes quantidades de trinitrato de glicerilo: 2,4mg/24 h (20 mg/penso) 4,8 mg/24 h (40 mg/penso) 9,6 mg/24 h (80 mg/penso) 14,4 mg/24 h (120 mg/penso) A substância activa é o trinitrato de glicerilo Os outros ingredientes são: Componentes do adesivo: Polímero C - butilacrilato, Polímero D - butilacrilato, Polímero A - poliacrilato de sódio, Polímero B - resina de melamina/formaldeído, Água purificada, F. Eur. Suporte: Saranex castanho. Titular da Autorização de Introdução no Mercado: Merck Sharp & Dohme, Lda. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama Paço de Arcos Portugal Tel: Fabricante: Schering-Plough, Labo NV Industriepark 30 Heist-op-den Berg B-2220 Bélgica

2 1. O QUE É NITRO-DUR E PARA QUE É UTILIZADO Nitro-Dur é um nitrato anti-anginoso. Nitro-Dur é usado na prevenção e tratamento da angina de peito (dor no peito). O penso adesivo contém trinitrato de glicerilo (nitroglicerina); quando o penso entra em contacto com a pele o trinitrato de glicerilo passa gradual e uniformemente do penso para a pele e depois para a circulação sanguínea. O seu médico poderá aconselhar o uso de Nitro-Dur isoladamente ou em associação com outra terapêutica anti-anginosa. Nitro-Dur nas dosagens de 2,4 e 4,8 mg/24 h apresenta-se em embalagens de 14 e 28 pensos; nas dosagens de 9,6 e 14,4 mg/24 h apresenta-se em embalagens de 28 pensos. É possível que não sejam comercializadas todas as embalagens. 2. ANTES DE UTILIZAR NITRO-DUR Antes de utilizar Nitro-Dur diga ao seu médico: se já teve algum enfarte ou outros problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, cardiomiopatia); se está grávida ou a amamentar; se é alérgico, por exemplo a alimentos, conservantes ou corantes; se está a tomar algum medicamento receitado ou não receitado, especialmente que contenha antihipertensores (medicamento para a pressão arterial elevada, por exemplo diuréticos) ou outro medicamento para o coração. Não utilizar Nitro-Dur se: Não utilize este medicamento se já teve qualquer reacção não habitual ou alérgica a produtos contendo nitratos ou nitritos ou se tem uma anemia grave. Não utilize este medicamento se tem uma pressão arterial acentuadamente baixa. Tome especial cuidado com Nitro-Dur nos seguintes casos: Nitro-Dur é usado na prevenção da angina (dor no peito); não é usado para o tratamento de uma crise aguda de angina. Deverá informar o seu médico se houver um agravamento no número e na gravidade das crises de angina que tem tido. Se o seu médico aconselhar comprimidos de trinitrato de glicerilo (nitroglicerina) para colocar "debaixo da língua" em associação com o Nitro-Dur, deverá sentar-se antes de colocar o comprimido "debaixo da língua". Se tiver tonturas informe o seu médico. Tal pode indicar que a dosagem do comprimido para colocar "debaixo da língua" precisa de ser reduzida. Alguns doentes podem sentir tonturas ou a cabeça leve, especialmente quando se levantam rapidamente de uma posição de deitado ou sentado. O facto de se levantarem lentamente pode ajudar. Se se sentir tonto, sente-se ou deite-se. Nitro-Dur não deve ser utilizado em crianças. Utilizar Nitro-Dur com bebidas ou com outros medicamentos:

3 Enquanto utilizar este medicamento, o consumo de álcool ou a toma de diuréticos ou de medicamentos que afectem a pressão arterial, pode provocar uma diminuição da pressão arterial ou tonturas. O uso de citrato de sildenafil pode provocar uma acentuada diminuição da pressão arterial e ter complicações graves. Condução de veículos e utilização de máquinas: Se tiver tonturas ou sentir fraqueza durante a utilização deste produto, não conduza ou utilize máquinas. 3. COMO UTILIZAR NITRO-DUR Utilização apropriada deste medicamento por adultos, incluindo doentes idosos: Assegure-se de que utiliza o medicamento exactamente como o seu médico indicou. Não tente aparar ou cortar o penso adesivo para ajustar a dosagem. Consulte o seu médico se pensa que este medicamento não está a ter o efeito que deveria. É importante que não falhe um dia de terapêutica com Nitro-Dur. Se o seu esquema de aplicação necessitar de ser alterado, o seu médico dar-lhe-á instruções específicas. O seu médico receitará a dosagem correcta de Nitro-Dur. Ser-lhe-á dito para usar um penso diariamente, continuamente durante as 24 horas ou durante um determinado período do dia ou da noite. O seu médico dirlhe-á a que hora do dia ou da noite deverá aplicar o penso e durante quanto tempo o deverá usar. Não se esqueça de retirar o penso antigo antes de aplicar um novo penso. IMPORTANTE: LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ATENTAMENTE ANTES DE APLICAR NITRO-DUR. Localização Escolha uma zona limpa, seca, com poucos ou nenhuns pêlos. Uma zona recomendada para a sua aplicação é a parte superior externa do braço ou o peito. Evite colocar Nitro-Dur nas áreas abaixo da cintura ou cotovelos, em pregas da pele, cicatrizes ou zonas queimadas ou irritadas. Não se esqueça de retirar o penso anterior antes de aplicar um novo. Aplicação: 1. Lave as mãos antes da aplicação. 2. Segure no penso com as linhas castanhas viradas para si, numa posição de cima para baixo. 3. Dobre o penso no sentido oposto a si, depois para si até ouvir o "estalido". 4. Retire um dos lados da película de plástico. 5. Usando a outra metade da película de plástico para segurar, aplique o lado aderente do penso na pele, na parte superior do braço ou peito. 6. Pressione o lado aderente sobre a pele e alise bem. 7. Dobre para trás o lado do penso que ficou em suspenso. Retire a película de plástico e alise bem. 8. Lave bem as mãos para retirar qualquer resto de medicamento. 9. É importante usar uma zona de aplicação diferente todos os dias. A rotação sugerida é:. Dia 1 - parte superior do braço direito. Dia 2 - parte superior direita do peito. Dia 3 - parte superior esquerda do peito. Dia 4 - parte superior do braço esquerdo - depois repetir a partir do Dia 1 Remoção 1. Pressione o centro do penso para levantar as suas extremidades da pele. 2. Agarre a extremidade suavemente e arranque lentamente o penso da pele.

4 3. Descarte-se do penso do modo apropriado a fim de que ninguém possa ficar exposto ao penso acidentalmente. 4. Lave a área da pele onde o penso esteve aplicado com água e sabão. Limpe com uma toalha. Lave bem as mãos para remover qualquer resto de medicamento. Cuidados com a pele 1. Depois de retirar Nitro-Dur, a sua pele pode parecer estar quente, seca e avermelhada. Isto é normal. A vermelhidão desaparecerá em pouco tempo. Se sentir aquela área seca poderá aplicar uma loção suavizante. 2. Se a vermelhidão ou a irritação não desaparecerem, deverá chamar a atenção do seu médico. Outras informações 1. Deixe que Nitro-Dur se mantenha no local indicado pelo seu médico. 2. Os banhos de chuveiro ou imersão são permitidos com Nitro-Dur colocado. Caso se tenha esquecido de aplicar Nitro-Dur: É importante que não falhe um dia de terapêutica com Nitro-Dur; contudo se falhar uma aplicação deste medicamento aplique-o assim que lhe for possível. Recomece com o seu esquema regular de aplicações. Não aplique dois pensos para compensar o esquecimento de uma aplicação. Como interromper o tratamento: Não deixe de aplicar o seu medicamento repentinamente; continue a aplicar o seu medicamento a não ser que o seu médico lhe dê instruções contrárias. Se o seu esquema tiver que ser alterado, o seu médico dar-lheá instruções específicas. Que fazer no caso de aplicar uma dose excessiva de Nitro-Dur: A sobredosagem com Nitro-Dur é pouco provável; o tratamento consiste em retirar o penso ou reduzir a dose, de acordo com a gravidade. A lavagem da pele subjacente pode reduzir mais rapidamente a absorção, após remoção do penso. Se ocorrer sobredosagem contacte o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como os demais medicamentos, Nitro-Dur pode ter efeitos secundários. Embora nem todos estes efeitos secundários possam ocorrer, se ocorrerem poderão necessitar de cuidados médicos. O efeito secundário mais comum verificado nas pessoas que utilizam este medicamento é a dor de cabeça. O seu médico poderá dizer-lhe para tomar um analgésico suave para aliviar a dor de cabeça. Algumas pessoas podem sentir tonturas. Tal é devido a uma leve diminuição da pressão sanguínea, que geralmente acontece quando uma pessoa muda da posição de deitado para sentado ou de sentado para a posição de pé. Se isto acontecer sente-se até a tontura passar, depois informe o seu médico. O seu médico poderá querer reduzir a dose de Nitro-Dur. Em algumas pessoas, as preparações contendo trinitrato de glicerilo podem causar uma sensação de rubor na pele ou fazer o coração bater mais depressa. Se tal acontecer informe o seu médico; mais uma vez, ele/ela poderá querer alterar a dose de Nitro-Dur. Vermelhidão ou irritação da pele podem ocorrer no local onde o Nitro-Dur for aplicado; contudo tal efeito raramente é grave.

5 Alguns doentes poderão sentir outros efeitos indesejáveis que não se encontram acima referidos. Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. CONSERVAÇÃO DE NITRO-DUR Não conservar acima de 30 ºC. Não refrigerar. Não utilize este medicamento após expirar o prazo de validade indicado na embalagem. Este folheto foi aprovado pela última vez em 12/2013

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bglau 2 mg/ml Colírio, solução Tartarato de brimonidina

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bglau 2 mg/ml Colírio, solução Tartarato de brimonidina FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Bglau 2 mg/ml Colírio, solução Tartarato de brimonidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

O Nicorette Goma para mascar medicamentosa de 2 mg ou 4 mg. apresenta-se sob a forma farmacêutica de goma para mascar medicamentosa.

O Nicorette Goma para mascar medicamentosa de 2 mg ou 4 mg. apresenta-se sob a forma farmacêutica de goma para mascar medicamentosa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proscar 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proscar 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Folheto informativo: Informação para o utilizador Proscar 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diprofos Depot 14 mg/2 ml Suspensão injectável Betametasona (Betametasona, dipropionato + Betametasona, fosfato sódico) Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador Finacea, 150 mg/g, gel Ácido azelaico

Folheto informativo: Informação para o utilizador Finacea, 150 mg/g, gel Ácido azelaico Folheto informativo: Informação para o utilizador Finacea, 150 mg/g, gel Ácido azelaico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Latanoprost Edol 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR floxedol 3 mg/ml Gel oftálmico Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. INALGIN, 50 mg/g, Gel INALGIN, 100 mg/ml, Emulsão cutânea

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. INALGIN, 50 mg/g, Gel INALGIN, 100 mg/ml, Emulsão cutânea FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Etofenamato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. - Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto,

Leia mais

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento -Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. -Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -Este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Enicil 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Enicil 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Enicil 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Caladryl 10 mg/g + 80 mg/g + 1 mg/g Creme Difenidramina + Óxido de Zinco + Cânfora Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

APROVADO EM 21-03-2011 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rectogesic 4 mg/g Pomada Rectal Nitroglicerina

APROVADO EM 21-03-2011 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rectogesic 4 mg/g Pomada Rectal Nitroglicerina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rectogesic 4 mg/g Pomada Rectal Nitroglicerina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Advantan, 1 mg/g, creme Advantan, 1 mg/g, pomada Aceponato de metilprednisolona

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Advantan, 1 mg/g, creme Advantan, 1 mg/g, pomada Aceponato de metilprednisolona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Advantan, 1 mg/g, creme Advantan, 1 mg/g, pomada Aceponato de metilprednisolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM 01-10-2004 INFARMED

APROVADO EM 01-10-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Antibiophilus, 250 mg, Cápsulas Lactobacillus casei variedade rhamnosus Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM 31-01-2009 INFARMED

APROVADO EM 31-01-2009 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lercanidipina Jaba 10 mg Comprimidos revestidos por película Lercanidipina Jaba 20 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de Lercanidipina Leia

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Folheto informativo: Informação para o utilizador Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Este medicamento contém testosterona, uma hormona masculina naturalmente produzida no organismo.

Este medicamento contém testosterona, uma hormona masculina naturalmente produzida no organismo. Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gutron 2,5 mg Comprimido. Cloridrato de midodrina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gutron 2,5 mg Comprimido. Cloridrato de midodrina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gutron 2,5 mg Comprimido Cloridrato de midodrina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina.

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Onsudil 0,05 mg comprimidos Onsudil 0,005 mg/ml xarope Onsudil 0,1 mg/ml solução para inalação por nebulização cloridrato de procaterol Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULAIR 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Viabom 50 mg comprimidos Dimenidrinato APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, creme Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, pomada Betametasona + Clotrimazol

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, creme Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, pomada Betametasona + Clotrimazol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, creme Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, pomada Betametasona + Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULAIR 4 mg Granulado montelucaste Leia com atenção todo este folheto antes da sua criança tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Montelucaste Generis 10 mg Comprimidos Montelucaste de sódio Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode

Leia mais

1. O que é Nicotinell sistema transdérmico e para que serve.

1. O que é Nicotinell sistema transdérmico e para que serve. FOLHETO INFORMATIVO 21 mg / 24 horas sistema transdérmico, nicotina Leia atentamente este folheto, pois contém informações importantes. Embora este medicamento seja de venda livre, deve utilizá-lo com

Leia mais

BENFLUX / BENFLUX FORTE (Cloridrato de ambroxol)

BENFLUX / BENFLUX FORTE (Cloridrato de ambroxol) FOLHETO INFORMATIVO BENFLUX / BENFLUX FORTE (Cloridrato de ambroxol) Leia atentamente este folheto ANTES de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha

Leia mais

Cromoglicato de sódio

Cromoglicato de sódio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CROMABAK 20 mg/ml, colírio, solução Cromoglicato de sódio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zorix 150 mg Comprimidos revestidos por película Moclobemida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM 04-03-2013 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ottoflox 3 mg/ml Gotas auriculares, solução Ofloxacina

APROVADO EM 04-03-2013 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ottoflox 3 mg/ml Gotas auriculares, solução Ofloxacina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ottoflox 3 mg/ml Gotas auriculares, solução Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520 FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cincofarm 100 mg Cápsulas APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g.

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. TETMOSOL Sabonete sulfiram I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TETMOSOL Sabonete sulfiram APRESENTAÇÕES Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Clopidogrel Vida 75 mg Comprimidos revestidos por película Clopidogrel

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Clopidogrel Vida 75 mg Comprimidos revestidos por película Clopidogrel FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clopidogrel Vida 75 mg Comprimidos revestidos por película Clopidogrel Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir FOLHETO INFORMATIVO ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto é necessário

Leia mais

Voltaren Emulgelex é utilizado para aliviar a dor e reduzir a inflamação e o inchaço em numerosas condições dolorosas articulares e musculares.

Voltaren Emulgelex é utilizado para aliviar a dor e reduzir a inflamação e o inchaço em numerosas condições dolorosas articulares e musculares. FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Voltaren Emulgelex, 23,2 mg/g, gel Diclofenac dietilamónio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Utilize sempre Voltaren

Leia mais

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Os são seguros se forem utilizados com cuidado, de acordo com todas as indicações

Leia mais

APROVADO EM 31-07-2006 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona

APROVADO EM 31-07-2006 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona Folheto Informativo: Informação para o utilizador Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tolvon 30 mg Comprimidos revestidos. Cloridrato de Mianserina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tolvon 30 mg Comprimidos revestidos. Cloridrato de Mianserina Folheto informativo: Informação para o utilizador Tolvon 30 mg Comprimidos revestidos Cloridrato de Mianserina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Diprogenta 0,5 mg/g + 1 mg/g pomada Betametasona + Gentamicina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Diprogenta 0,5 mg/g + 1 mg/g pomada Betametasona + Gentamicina Folheto informativo: Informação para o utilizador Diprogenta 0,5 mg/g + 1 mg/g pomada Betametasona + Gentamicina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxazosina Normon 2 mg comprimidos Doxazosina Normon 4 mg comprimidos Doxazosina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Nasomet 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal Furoato de mometasona

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Nasomet 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal Furoato de mometasona Folheto informativo: Informação para o utilizador Nasomet 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal Furoato de mometasona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

1. O que é Canesten Solução para pulverização cutânea e para que é utilizado

1. O que é Canesten Solução para pulverização cutânea e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Canesten 10 mg/ml Solução para pulverização cutânea Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos. Amlodipina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos. Amlodipina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos Amlodipina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Aspirina GR 100 mg Comprimidos Gastrorresistentes 100 mg comprimidos gastrorresistentes Ácido acetilsalicílico

Aspirina GR 100 mg Comprimidos Gastrorresistentes 100 mg comprimidos gastrorresistentes Ácido acetilsalicílico Folheto informativo: Informação para o utilizador Aspirina GR 100 mg Comprimidos Gastrorresistentes 100 mg comprimidos gastrorresistentes Ácido acetilsalicílico Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZORIX 300 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda.

Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BENICAR olmesartana medoxomila APRESENTAÇÕES Benicar é apresentado em embalagens com 10 ou 30 comprimidos revestidos de olmesartana medoxomila nas concentrações de 20 mg ou

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Tacirel LM.

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Tacirel LM. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tacirel LM 35 mg comprimidos de libertação modificada Dicloridrato de trimetazidina Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar Livazo. Conserve este folheto.

Leia mais

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Oxolamina, 10 mg/ml, xarope Oxolamina, citrato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. É necessário utilizar Oxolamina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. CLOPIDOGREL JABA 75 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. CLOPIDOGREL JABA 75 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CLOPIDOGREL JABA 75 mg Comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rabeprazol Kebza 10 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Kebza 20 mg comprimidos gastrorresistentes Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador GLUDON 1 mg comprimidos GLUDON 2 mg comprimidos GLUDON 3 mg comprimidos GLUDON 4 mg comprimidos Glimepirida Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores. Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança.

Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores. Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança. Humira Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança. Mantenha o medicamento no frigorífico (a uma temperatura entre

Leia mais

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento.

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tiaprida Generis 100 mg comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omacor 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ENDOFALK pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR dormidina 25 mg comprimidos revestidos por película Succinato de doxilamina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Ezetrol 10 mg Comprimidos. Ezetimiba

Folheto informativo: Informação para o doente. Ezetrol 10 mg Comprimidos. Ezetimiba Folheto informativo: Informação para o doente Ezetrol 10 mg Comprimidos Ezetimiba Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Androcur 100 mg comprimidos Acetato de ciproterona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Grupo farmacoterapêutico: 10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Antihistamínicos

Grupo farmacoterapêutico: 10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Antihistamínicos Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fenergan 25 mg Comprimidos revestidos Cloridrato de prometazina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Halcion contém a substância ativa triazolam. O triazolam pertence a um grupo de medicamentos denominado benzodiazepinas.

Halcion contém a substância ativa triazolam. O triazolam pertence a um grupo de medicamentos denominado benzodiazepinas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Halcion 0,25 mg comprimidos Triazolam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Gabapentina Gabamox 600 mg comprimidos revestidos por película Gabapentina Gabamox 800 mg comprimidos revestidos por película

Gabapentina Gabamox 600 mg comprimidos revestidos por película Gabapentina Gabamox 800 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Gabapentina Gabamox 600 mg comprimidos revestidos por película Gabapentina Gabamox 800 mg comprimidos revestidos por película Leia com atenção todo este

Leia mais

APROVADO EM 02-05-2006 INFARMED

APROVADO EM 02-05-2006 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Tantum Verde, Solução para pulverização bucal a 0,15% Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 10 mg/g Creme Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

maleato de timolol Solução oftálmica 0,5% Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE

maleato de timolol Solução oftálmica 0,5% Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE maleato de timolol Solução oftálmica 0,5% Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO maleato de timolol 0,5% Medicamento genérico Lei nº 9.787 de 1999

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Migraspirina 500 mg comprimidos efervescentes APROVADO EM Leia atentamente este folheto pois contém informações importantes para si. Este medicamento pode

Leia mais

Xanax só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo está sujeito a angústia extrema.

Xanax só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo está sujeito a angústia extrema. Folheto informativo: Informação para o utilizador Xanax 0,25 mg comprimidos Xanax 0,50 mg comprimidos Xanax 1 mg comprimidos Alprazolam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Bisoltussin Tosse Seca, 2 mg/ml, solução oral Bromidrato de dextrometorfano Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DORMIDINA 25 mg, Pó Efervescente Succinato de Doxilamina APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica)

Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica) Folheto informativo: Informação para o utilizador Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Folheto informativo: informação para o utilizador. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio

Folheto informativo: informação para o utilizador. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio Folheto informativo: informação para o utilizador Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

MONOCORDIL mononitrato de isossorbida APRESENTAÇÕES

MONOCORDIL mononitrato de isossorbida APRESENTAÇÕES MONOCORDIL mononitrato de isossorbida APRESENTAÇÕES Comprimidos simples de 20 mg cartucho com 20 ou 30 comprimidos. Comprimidos simples de 40 mg cartucho com 30 comprimidos. VIA ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pregnyl 1500 UI/1 ml pó e solvente para solução injetável Pregnyl 5000 UI/1 ml pó e solvente para solução injetável Gonadotropina coriónica humana Leia

Leia mais

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucobay 50 mg comprimidos Glucobay 100 mg comprimidos Acarbose Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. RHINOSPRAY, 1,18 mg/ml, solução para pulverização nasal Tramazolina HCl. Descongestionante nasal

FOLHETO INFORMATIVO. RHINOSPRAY, 1,18 mg/ml, solução para pulverização nasal Tramazolina HCl. Descongestionante nasal FOLHETO INFORMATIVO RHINOSPRAY, 1,18 mg/ml, solução para pulverização nasal Tramazolina HCl Descongestionante nasal Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan + Hidroclorotiazida Medirex 50 mg + 12,5 mg comprimidos revestidos por película Losartan + Hidroclorotiazida Medirex 100 mg + 25 mg comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Primolut Nor, 10 mg, comprimidos Acetato de noretisterona Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Elidel. (pimecrolimo) Novartis Biociências SA Creme dermatológico 10 mg/g

Elidel. (pimecrolimo) Novartis Biociências SA Creme dermatológico 10 mg/g Elidel (pimecrolimo) Novartis Biociências SA Creme dermatológico 10 mg/g ELIDEL pimecrolimo APRESENTAÇÕES Creme dermatológico. Bisnagas com 15 g e 30 g. VIA TÓPICA USO ADULTO E PEDIÁTRICO (ACIMA DE 3 MESES)

Leia mais

Fabricante: Laboratórios Servier do Brasil Ltda.

Fabricante: Laboratórios Servier do Brasil Ltda. Vastarel MR 35 mg Comprimido Revestido Fabricante: Laboratórios Servier do Brasil Ltda. 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO VASTAREL MR trimetazidina 35mg APRESENTAÇÕES Embalagem contendo 30 ou 60 comprimidos

Leia mais

Jaba B12 5 mg/2ml Pó e solvente para solução injectável

Jaba B12 5 mg/2ml Pó e solvente para solução injectável Folheto informativo: Informação para o utilizador Jaba B12 5 mg/2ml Pó e solvente para solução injectável Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável Folheto informativo: Informação para o utilizador Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável Brometo de vecurónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

XYLOCAÍNA Pomada 5% lidocaína

XYLOCAÍNA Pomada 5% lidocaína XYLOCAÍNA Pomada 5% lidocaína I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO XYLOCAÍNA Pomada 5% lidocaína APRESENTAÇÕES Pomada 50 mg/g em embalagem com uma bisnaga contendo 25 g. VIA TÓPICA SOBRE MUCOSA E PELE USO ADULTO

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA REFRESH ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril sem conservante álcool polivinílico 1,4% povidona 0,6% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Lubrificante, sem

Leia mais

TYLALGIN CAF. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 500mg + 65mg

TYLALGIN CAF. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 500mg + 65mg TYLALGIN CAF Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 500mg + 65mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan + Hidroclorotiazida Jaba 100 mg + 25 mg Comprimidos revestidos por película Losartan de potássio e hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Azel 250 mg comprimidos revestidos por película Azel 500 mg comprimidos revestidos por película Azel 1000 mg comprimidos revestidos

Leia mais