ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 NORMAS ESPECÍFICAS DA CPG DA EPUSP Aprovada pela Câmara de Normas e Recurso em Sessão de ÍNDICE I TAXAS II CRITÉRIOS DE SELEÇÃO III PRAZOS IV CRÉDITOS MÍNIMOS EXIGIDOS V LÍNGUA ESTRANGEIRA VI CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE DISCIPLINAS E DOCENTES RESPONSÁVEIS VII EXAME DE QUALIFICAÇÃO VIII CRITÉRIOS PARA PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO IX DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO X CRITÉRIOS PARA (RE)CREDENCIAMENTO DE ORIENTADORES XI PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO XII COMISSÃO JULGADORA XIII OUTRAS NORMAS

2 I. TAXAS A critério do Programa poderá ser cobrada taxa de inscrição no processo seletivo, limitada ao valor máximo estabelecido pelo CoPGr. A critério do Programa poderá ser cobrada taxa de matrícula de aluno especial, por disciplina de pós-graduação, limitada ao valor máximo estabelecido pelo CoPGr.

3 II. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Os critérios de seleção adotados pelos Programas de pós-graduação podem compreender: 1. Curso de Mestrado 1.1 Análise de currículo, plano de pesquisa e histórico escolar. 1.2 Proficiência em língua estrangeira. 1.3 Desempenho em exame escrito e entrevista. 2. Curso de Doutorado (com a obtenção prévia do título de Mestre) 2.1 Análise de projeto de pesquisa, currículo, histórico escolar e dissertação de mestrado. 2.2 Proficiência em língua estrangeira. 2.3 Desempenho em exame escrito e entrevista.

4 III. PRAZOS 1. Os prazos estabelecidos para a realização dos cursos de mestrado e doutorado na Escola Politécnica são: 1.1 Os cursos de mestrado, não poderão ser concluídos em prazo superior a 36 (trinta e seis) meses; 1.2 Os cursos de doutorado direto, não poderão ser concluídos em prazo superior a 72 (setenta e dois) meses; Os cursos de doutorado para portadores do título de mestre pela USP ou com equivalência por ela reconhecida, não poderão ser concluídos em prazo superior a 60 (sessenta) meses; 1.4 O prazo mínimo para a conclusão dos cursos de mestrado ou doutorado é de seis meses.

5 IV. CRÉDITOS MÍNIMOS EXIGIDOS 1. O candidato ao título de Mestre deverá integralizar, pelo menos, 120 (cento e vinte) unidades de crédito, assim distribuídas: a. Mínimo de 56 (cinqüenta e seis) créditos em disciplinas; b. 64 unidades de crédito atribuídas à dissertação. 2. O candidato ao título de Doutor não portador do título de Mestre deverá integralizar, pelo menos, 256 (duzentos e cinqüenta e seis) unidades de crédito, assim distribuídas: a. Mínimo de 96 (cinqüenta e seis) créditos em disciplinas; b. 160 (cento e sessenta) unidades de crédito atribuídas à tese. 3. O candidato ao título de Doutor portador do título de Mestre pela USP ou com equivalência por ela reconhecida, deverá integralizar, pelo menos, 200 (duzentos) unidades de crédito, assim distribuídas: a. Mínimo de 40 (quarenta) créditos em disciplinas; b. 160 (cento e sessenta) unidades de crédito atribuídas à tese. 4. Atribuição de créditos especiais (ver tabela abaixo) Tipo de atividade 1. Publicação de artigo em periódico internacional com arbitragem 2. Publicação de artigo em periódico nacional com arbitragem 3. Publicação de trabalho completo em Anais de Congressos internacionais Número máximo de crédito s por publica ção, estágio, curso ou progra ma PAE Mestrado Número máximo de créditos por tipo de atividade Doutorado Após Mestrado Doutorado Direto

6 4. Publicação de trabalho completo em Anais de Congressos nacionais 5. Publicação de Resumos em Anais de Congressos internacionais 6. Publicação de Resumos em Anais de Congressos nacionais 7. Publicação de capítulo de livro de reconhecido mérito (autoria e co-autoria) 8. Publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais 9. Participação em estágios, cursos de extensão ou aperfeiçoamento 10. Participação no Programa PAE (Fase 2) Nº total máximo de créditos permitidos

7 V. LÍNGUA ESTRANGEIRA 1. Para mestrado exige-se aprovação em exame de proficiência em língua inglesa com tradução e compreensão de texto; 2. Para doutorado, cada Programa da EPUSP poderá optar por uma das seguintes exigências, para todos os alunos: 2.1 aprovação em exame de redação em língua inglesa (além da aprovação no exame de proficiência em língua inglesa com tradução e compreensão de texto, a qual pode ter sido obtida durante o curso de mestrado); 2.2 aprovação em exame de redação em língua espanhola ou provação em exame de proficiência em outra língua estrangeira com tradução e compreensão de texto. Alunos estrangeiros deverão também demonstrar Proficiência em Língua Portuguesa;

8 VI. CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE DISCIPLINAS E DOCENTES RESPONSÁVEIS 1. As propostas de criação de disciplinas deverão ser apresentadas em formulário próprio no qual deverão ser especificadas as seguintes informações: 1.1 Título, duração em semanas e sugestão do período letivo durante o qual a disciplina será ministrada; carga horária semanal; unidades de crédito (especificando o número de aulas teóricas, práticas, seminários e outras atividades); nome(s) do(s) professor(es) responsável(is); forma de avaliação da aprendizagem; número mínimo e máximo de alunos; indicação de prérequisitos quando houver, bibliografia pertinente e atualizada Programa detalhado da disciplina, especificando os objetivos, apresentando justificativas que denotem a importância e a coerência com a proposta do programa. Os objetivos deverão estar claros e bem definidos Parecer emitido por professor do programa indicado pelo Coordenador, em formulário apropriado, o qual deverá avaliar o conteúdo da disciplina, mérito e relevância da disciplina dentro do programa de pós-graduação, a atualidade e a relevância da bibliografia, bem como a capacitação do(s) professor(es) responsável (is) para ministrarem a disciplina. 2. O(s) professore(s) responsável (is) deverá(ao) ser participante(s) ativo(s) do programa de pós-graduação, quando se tratar de disciplina obrigatória da área de concentração.

9 VII. EXAME DE QUALIFICAÇÃO O exame de qualificação é obrigatório para aluno de mestrado de doutorado 1. O exame de qualificação tem o objetivo de avaliar o desenvolvimento do projeto de pesquisa de dissertação ou tese do candidato, visando à obtenção de um título de Mestre ou Doutor; 2. O exame de qualificação consiste na apresentação oral perante uma banca examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à dissertação de mestrado ou tese de doutorado do candidato. 3. O aluno deverá entregar, com no mínimo 15 dias de antecedência da realização do exame, uma cópia de um texto sobre o projeto de sua dissertação ou tese composto dos seguintes elementos: a. objetivo; b. justificativa; c. metodologia; d. cronograma; e. revisão bibliográfica completa; f. sumário estruturado da dissertação ou tese. 4. O exame de qualificação será realizado após a integralização dos créditos e antes da entrega da dissertação ou tese, devendo o aluno obter aprovação nos seguintes prazos máximos; a. Mestrado: 30 meses após o inicio do curso; b. Doutorado para portadores do título de Mestre pela USP ou com equivalência por ela reconhecida: 54 meses após o inicio do curso; c. Doutorado direto: 66 meses após o inicio do curso; 5. O Exame de Qualificação poderá ser realizado em qualquer época do ano, devendo o aluno, com a anuência do orientador, encaminhar solicitação à CPG. 6. Caso o aluno seja reprovado no exame de qualificação, ele deverá se submeter a um segundo exame após um prazo mínimo de 30 dias, obedecendo-se aos prazos máximos estipulados no Parágrafo Primeiro do Artigo 81.

10 VIII. CRITÉRIOS PARA PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO Os orientadores interessados na transferência de seu orientado do curso de Mestrado para o curso de Doutorado Direto deverão solicitar ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação a realização de um Exame de Transferência. Nesta solicitação, deve ser incluído: 1. O Currículo Lattes do aluno. 2. O Histórico Escolar de Graduação e de Pós-Graduação do aluno. 3. O Projeto de Pesquisa de doutorado. 4. Uma justificativa do orientador, fundamentada no mérito e na originalidade da proposta de trabalho de pesquisa, no desempenho do aluno no programa e na maturidade científica do aluno. 5. Demonstrar o atendimento das exigências em língua estrangeira nos termos do item V.2 supra (em coerência com os critérios de seleção ver item II-2-2.2). A CPG, ouvido o Programa interessado, constituirá uma Comissão Examinadora (nos moldes de um Exame de Qualificação), responsável pelo Exame de Transferência, a qual deverá considerar na sua avaliação: 1. Documentação encaminhada; 2. Apresentação pelo aluno da síntese da proposta de plano de trabalho; 3. Resultado da argüição sobre o plano de trabalho; O prazo máximo para a realização do Exame de Transferência é de 30 meses contados a partir da data de matrícula do aluno no Mestrado. A decisão da Comissão Examinadora poderá ser: 1. Aprovação no Exame de Transferência neste caso, o resultado do exame deverá ser homologado pela CPG POLI. Após a homologação do resultado, o aluno prossegue seu programa, agora no Doutorado Direto, concluindo as disciplinas e, depois, realizando o Exame de Qualificação de Doutorado e a defesa da tese. 2. Reprovação no Exame de Transferência - neste caso, o aluno deve cumprir as exigências regimentais para concluir o seu curso de Mestrado.

11 IX. DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO (aprovado na Câmara de Normas e Recursos, em Sessão de ) A CPG poderá desligar o aluno do Programa de Pós-Graduação caso ocorram uma ou mais das seguintes situações: 1. se o aluno deixar de comparecer em atividades compulsórias estabelecidas pelo Programa, tais como: seminários, simpósios e outros tipos de reuniões para apresentação e discussão de projetos e resultados de pesquisa; 2. se o aluno deixar de entregar relatórios de pesquisa e de atividades exigidos pelo(s) Programa(s); 3. se o aluno não cumprir o plano individual acadêmico estabelecido com o orientador, estabelecendo as disciplinas a serem cursadas e as atividades de pesquisa a serem cumpridas.

12 X.CRITÉRIOS PARA (RE)CREDENCIAMENTO DE ORIENTADORES (Aprovado pela Câmara de Avaliação, em Sessão de ) O credenciamento de orientadores e professores nos Programas de Pós-Graduação da EPUSP deve retratar o engajamento do interessado no Programa e obedecer as recomendações gerais da CoPGr. Entende-se por engajamento o fato de o profissional exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação, ministrando disciplinas, orientando e desenvolvendo pesquisas nas áreas de atuação do Departamento. O programa de pós-graduação no nível de Mestrado visa o domínio e a realização de trabalho técnico-científico em uma área específica do conhecimento. Sob supervisão do orientador, o candidato deve praticar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de modo autônomo sistematizar os conhecimentos adquiridos. O programa de pós-graduação no nível de Doutorado visa o domínio pleno e a realização de trabalho técnico-científico com criatividade e espírito inovador em uma área específica do conhecimento. Sob supervisão do orientador, o candidato deve demonstrar a capacidade de ampliar as fronteiras do conhecimento, desenvolver atividades de pesquisa e de modo autônomo sistematizar os conhecimentos adquiridos. Art. 1 o Somente portadores do título de Doutor poderão ser credenciados para atuar como orientador ou para ministrar disciplina. Art. 2 o Cabe à Comissão de Pós-Graduação da EPUSP a responsabilidade de julgar e aprovar o credenciamento/recredenciamento de orientadores e professores nos Programas de Pós-Graduação conforme as normas do CoPGr da USP. Art. 3 o O limite máximo de orientados por orientador é dez, conforme o limite máximo estabelecido na USP. Em casos excepcionais, esse limite poderá ser excedido mediante justificativa circunstanciada da CPG e a critério da Câmara de Avaliação do CoPGr. Art. 4 o Para o credenciamento de professores da EPUSP, para ministrar disciplina de pós-graduação, deve ser encaminhada solicitação à CPG, acompanhada de justificativa de um professor do Programa, aprovada pelo Conselho do Departamento.

13 Art. 5 o Esta resolução considera produção científica os seguintes itens: artigos em periódicos nacionais ou internacionais, trabalhos completos em eventos nacionais ou internacionais, livros, capítulos de livros, patentes aprovadas e coordenação de projetos de pesquisa com financiamento de órgãos oficiais de fomento. Parágrafo Primeiro Os trabalhos devem ser veiculados em periódicos ou eventos de reconhecida importância pela comunidade científica, preferencialmente aqueles indicados pelo banco QUALIS da CAPES. Parágrafo Segundo Os itens de produção científica devem ser computados nos cinco anos anteriores à solicitação do credenciamento inicial ou recredenciamento. Art. 6 o O credenciamento inicial de professores da EPUSP será permitido apenas para orientação de Mestrado Pleno ou Doutorado Específico e o interessado deve possuir pelo menos dois itens de produção científica, sendo pelo menos um artigo publicado em periódico ou uma patente aprovada. Art. 7 o Para o recredenciamento de professores da EPUSP os seguintes critérios mínimos devem ser atendidos, considerando-se os últimos cinco anos: Parágrafo Primeiro Para orientação de Mestrado Pleno ou para orientação de novo Doutorado Específico, o interessado deve: - ter ministrado uma disciplina de pós-graduação no mínimo duas vezes ou duas disciplinas, - ter formado pelo menos um mestre com produção científica em coautoria e - possuir pelo menos dois itens de produção científica, sendo pelo menos um artigo publicado em periódico ou uma patente aprovada. deve: Parágrafo Segundo Para orientação de Doutorado Pleno, o interessado - ter ministrado uma disciplina de pós-graduação no mínimo duas vezes ou duas disciplinas, - ter formado pelo menos um doutor ou dois mestres com produção científica em co-autoria e - possuir pelo menos três itens de produção científica, sendo pelo menos dois artigos publicados em periódico ou duas patentes aprovadas. Art. 8 o Para o credenciamento de pesquisadores externos à USP, pósdoutorandos, jovens pesquisadores, professores visitantes e docentes de instituições de

14 outras unidades da USP, para ministrar disciplina, deve ser encaminhada solicitação à CPG, acompanhada de parecer emitido por pesquisador sem vínculo com o Programa solicitante, aprovado pelo Conselho do Departamento. O credenciamento deve ser solicitado toda vez que a referida disciplina for recredenciada. Art. 9 o O credenciamento de pesquisadores externos à USP, técnicos de nível superior (funcionários da EPUSP ou não), pós-doutorandos, jovens pesquisadores, professores visitantes e docentes de instituições de outras unidades da USP, para orientação de aluno de Mestrado ou Doutorado deve ser solicitado pontualmente. O pesquisador deve possuir pelo menos um artigo publicado em periódico internacional nos últimos cinco anos e deve comprovar o envolvimento em pesquisa conjunta com o Departamento. A solicitação deve estar acompanhada de justificativa de um professor do programa, bem como do plano de pesquisa do aluno, ambos aprovados pelo Conselho do Departamento. Art. 10 o Professores da EPUSP ou outros pesquisadores, que não sejam credenciados no Programa, poderão ser credenciados para co-orientação de doutorado, desde que possuam, nos últimos cinco anos, pelo menos dois itens de produção científica, sendo pelo menos um artigo publicado em periódico ou uma patente aprovada e demonstrem, mediante sua produção técnica e científica, a sua especialidade na área. Além disso, o orientador deve apresentar uma justificativa mostrando claramente os aspectos complementares da atuação do co-orientador em relação ao projeto do aluno. Art. 11 o Dispõe sobre critérios de transição: Parágrafo Primeiro Para credenciamento inicial de professores da EPUSP e demais pesquisadores serão aplicadas as regras desta resolução a partir da sua aprovação. Parágrafo Segundo Para recredenciamento serão aplicadas as regras desta resolução a partir de 01/01/2006. Art. 12 o As solicitações de credenciamento inicial ou recredenciamento de professores da EPUSP, para orientação, deverão ser acompanhadas de parecer emitido por pesquisador sem vínculo com o Programa solicitante, aprovado pelo Conselho do Departamento.

15 Art. 13 o Nos casos excepcionais a CPG julgará a solicitação de credenciamento ou recredenciamento de professor da EPUSP ou pesquisador externo, baseada em parecer circunstanciado emitido e aprovado pelo Conselho do Departamento.

16 XI. PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE 1. Formulário de requerimento de entrega (disponível no site: 2. Depósito na SPG de 6 exemplares para Mestrado/8 exemplares para Doutorado, sendo que: 2 (dois) volumes da dissertação/tese devem necessariamente estar encadernados no padrão CAPA DURA, cor azul escuro com letras em dourado. 1 (um) volume da dissertação deve necessariamente estar encadernado no padrão ESPIRAL. os demais exemplares (3 para Mestrado e 5 para Doutorado) poderão ser encadernados ou no padrão capa dura, ou em espiral, a critério do aluno e de seu orientador artigo para boletim técnico de 08 a 20 páginas (conforme as exigências de cada área de concentração) contendo o nome completo e área versão digital da dissertação/tese, contendo a ficha catalográfica, resumo e abstract. Antes da impressão dos exemplares, o aluno deve solicitar a elaboração da ficha catalográfica através do do Serviço de Biblioteca. Com a anuência do orientador, o aluno deve informar a data e horário da defesa por e- mail ao Serviço de Pós-Graduação (pos.grad@poli.usp.br), ou por escrito.

17 XII. COMISSÃO JULGADORA 1. Em formulário específico, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação encaminha à CPG sugestão para a composição da Comissão Julgadora. 2. Quando o examinador não for docente da USP, não tiver feito o doutorado na USP ou ainda não tiver participado de banca de Pós-Graduação na EP, anexar o seu currículo e preencher cadastro de professor externo.

18 XIII OUTRAS NORMAS CRITÉRIOS PARA INGRESSO EM DOUTORADO DIRETO (sem obtenção prévia do Título de Mestre) (Aprovados em sessão da CPG de 18 de abril de 2005) O candidato a ingresso na pós-graduação poderá solicitar a sua inscrição para Doutorado Direto. Esta solicitação deverá conter: O Currículo Lattes do aluno; O Histórico Escolar de Graduação (e de Pós-Graduação e outros cursos, se couber) do candidato; O Projeto de Pesquisa de Doutorado; Uma carta de encaminhamento do futuro orientador contendo as justificativas para a solicitação, fundamentadas no mérito e na originalidade da proposta de trabalho de pesquisa, no desempenho escolar e na maturidade científica do candidato. A CPG, ouvido o programa interessado, constituirá uma Comissão Examinadora, composta por no mínimo três membros com título de doutor, responsável pelo Exame de Admissão para Doutorado Direto, a qual deverá considerar na sua avaliação: Documentação encaminhada; Apresentação, pelo aluno, da síntese da proposta do Projeto de Pesquisa de Doutorado; Resultado da argüição sobre o Projeto de Pesquisa de Doutorado, bem como a avaliação da maturidade e do conhecimento do candidato na área. A critério do Programa, em conjunto com o Exame de Admissão para Doutorado Direto, poderá ser também solicitada a realização de um Exame de Capacitação, de Exames de Proficiência em Língua Estrangeira (níveis mestrado e doutorado) e de outras documentações ou procedimentos para a avaliação de ingresso. A Comissão Examinadora deverá elaborar parecer circunstanciado, recomendando ou não a aceitação do candidato no programa de Doutorado Direto.

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Elétrica - PPGEE

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Elétrica - PPGEE Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Elétrica - PPGEE I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (PPGEE) A CCP é constituída por 6 (seis) membros docentes e seus respectivos suplentes,

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Elétrica - PPGEE

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Elétrica - PPGEE Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Elétrica - PPGEE I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (PPGEE) A CCP é constituída por 6 (seis) membros docentes e seus respectivos suplentes,

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA Instituto de Física,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

Leia mais

Normas do Programa Biotecnologia Industrial

Normas do Programa Biotecnologia Industrial Normas do Programa Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) 1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída por 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes que sejam orientadores credenciados

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Química

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Química Página 1 Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Química I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia Química é constituída por 5 (cinco) membros docentes

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação Universidade de São Paulo I. Composição da Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa é constituída da seguinte forma: Coordenador do Programa; Suplente

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Engenharia de Transportes da Escola Politécnica

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I - (CCP) COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos é constituída

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Naval e Oceânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Naval e Oceânica Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Naval e Oceânica I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A Comissão Coordenadora do Programa de Engenharia Naval e Oceânica (CCP) será composta

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Culturas e Identidades Brasileiras é a própria Comissão

Leia mais

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Alunos Matriculados até dezembro de 2013 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do PPG em Recursos Florestais ESALQ-USP (aprovado CCP em 26.05.2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Sistemas Logísticos

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Sistemas Logísticos Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Sistemas Logísticos I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos é constituída por 3 (três)

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Metalúrgica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Metalúrgica Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia Metalúrgica I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de PG em Engenharia Metalúrgica será composta por 4 (quatro) membros titulares

Leia mais

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP 1 Normas do Programa de Economia da FEARP - USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão Coordenadora de Programa será composta da seguinte forma: Coordenador do Programa;

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM DE SISTEMAS COMPLEXOS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM DE SISTEMAS COMPLEXOS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM DE SISTEMAS COMPLEXOS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) em Modelagem de Sistemas Complexos

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação Normas Específicas do Programa de em Engenharia Mecânica I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa em Engenharia Mecânica (PPGEM) é constituída por 6 (seis) membros docentes titulares

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP-Prod) A Comissão Coordenadora

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) terá como membros titulares 05 (cinco) orientadores plenos credenciados no programa, sendo um destes

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, suplente do coordenador, um docente credenciado no programa e respectivos suplentes,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do (Mestrado e Doutorado) 25 de maio de 2009 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP), DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS I - II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Definir a composição da CCP conforme disposto nos artigos 37 e 38 do novo Regimento. CRITÉRIOS DE

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados no

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica Universidade de São Paulo Escola Politécnica Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A CCP é composta da seguinte forma. Coordenador do programa. Suplente do coordenador do programa. Dois docentes

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

Normas Específicas do Programa de Oceanografia

Normas Específicas do Programa de Oceanografia Normas Específicas do Programa de Oceanografia I Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa Único, a CCP corresponde à CPG. II Critérios de Seleção: Os documentos necessários

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP é constituída por 5 (cinco) membros docentes titulares e seus respectivos suplentes,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente

Leia mais

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

INSTITUTO DE PSICOLOGIA 1 INSTITUTO DE PSICOLOGIA NORMAS DO PROGRAMA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Psicologia Experimental é constituída

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Produção

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pós-Graduação. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Produção Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Produção I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia de Produção é constituída por 5 (cinco) membros docentes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Psicologia NORMAS DO PROGRAMA PSICOLOGIA SOCIAL I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Psicologia Social

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é composta pelo Coordenador do Programa, pelo suplente do Coordenador e mais

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Por se tratar de Programa único, a CCP será a própria CPG. II- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O INGRESSO

Leia mais

Altera dispositivos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica - EP.

Altera dispositivos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica - EP. RESOLUÇÃO CoPGr 7198, de 29 de abril de 2016 Altera dispositivos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica - EP. O Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

Normas do Programa Interunidades Nutrição Humana Aplicada PRONUT/USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Normas do Programa Interunidades Nutrição Humana Aplicada PRONUT/USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA Normas do Programa Interunidades Nutrição Humana Aplicada PRONUT/USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA Por se tratar de programa único, a Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do será

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

III NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR ORIENTADOR

III NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR ORIENTADOR Maio de 2013 REGIMENTO DAS CPG s: ANTES: I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - (CPG) II - TAXAS: III NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR ORIENTADOR IV PROCEDIMENTOS PARA DEFESA V CRITÉRIOS PARA TRANSFERÊNCIA

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia Civil é constituída por 8 (oito) membros docentes titulares

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde - FO/FSP/EE - USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída pelos

Leia mais

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) I.1 Por se tratar de Programa único a Comissão Coordenadora do Programa é a própria CPG. II - CRITÉRIOS DE

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA CCP A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Matemática do

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)

Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) Universidade de São Paulo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica (PPGEN)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador do Programa, Suplente

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros

Leia mais

Nefrologia Normas Específicas

Nefrologia Normas Específicas Nefrologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em NEFROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DIREITO

NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DIREITO NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DIREITO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) - A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo conta apenas com um Programa de Pós-Graduação.

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS

PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por ser tratar de Programa único, a CCP do Programa

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-graduação em FILOSOFIA

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-graduação em FILOSOFIA Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Regulamento do Programa de Pós-graduação em FILOSOFIA I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A CCP terá 6

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO CORRDENADORA DE PROGRAMA CCP A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica terá como membros

Leia mais

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas Fisiopatologia Experimental Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental será constituída

Leia mais

Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP)

Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP) Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Economia Aplicada) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura

Leia mais

Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Epidemiologia Experimental Aplicada

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP 1 NORMAS DO PROGRAMA IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA DA FMRP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia I-COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) I.1 A CCP do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) é constituída

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa único, a CCP tem a mesma composição da CPG do CENA, de acordo com

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Oncologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Oncologia Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Oncologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Fisiopatologia Experimental) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Ciências (Fisiopatologia Experimental) terá

Leia mais

Normas do Programa Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares três orientadores permanentes credenciados no Programa de Meteorologia, sendo

Leia mais

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será a própria

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados

Leia mais