ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos"

Transcrição

1 Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Av. Brigadeiro Faria Lima, º andar - cj 312 CEP São Paulo/SP Fone: abint@abint.org.br / Site: Entidade Gestora Técnica TESIS Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia Ltda. Rua Guaipá, 486 CEP São Paulo SP/ fone fax (11) / site: / tesistpq@tesis.com.br Programa Setorial da Qualidade de Geotêxteis Nãotecidos Texto de Referência Emissão Maio/2015 Texto de referência maio 2015

2 TEXTO DE REFERÊNCIA DO PSQ PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE GEOTÊXTEIS NÃOTECIDOS Data de atualização: 13/05/15 GERENTE: ENTIDADE: Fabrício Zambotto ABINT - Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos CONTATO: Av. Brigadeiro Faria Lima, º andar - cj 312 CEP São Paulo/SP Fone: abint@abint.org.br Site: OBJETIVOS: O Programa Setorial da Qualidade tem por principal objetivo elaborar mecanismos específicos que garantam que os geotêxteis nãotecidos comercializados no Brasil apresentem desempenho satisfatório, atendendo às necessidades dos usuários e não prejudicando a isonomia competitiva entre fabricantes, visando: Atingir e manter a qualidade, segundo especificações técnicas dos produtos, em adequação com as necessidades dos usuários; Prover de confiança os participantes do Programa, que a qualidade pretendida está sendo atingida e mantida; Prover de confiança os compradores dos produtos, que a qualidade pretendida está sendo alcançada; Fornecer informações que permitam o combate a não conformidade sistemática. DIRETRIZES BÁSICAS DO PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE: a) Produtos avaliados pelo Programa Setorial da Qualidade O geossintético trata-se de um produto polimérico (sintético ou natural) industrializado, desenvolvido para aplicação em obras geotécnicas, desempenhando uma ou mais funções, entre as quais se destacam: reforço, filtração, drenagem, separação, impermeabilização e controle de erosão superficial. Na tabela a seguir, apresenta-se um breve resumo das principais tipologias de geossintéticos, destacando seus usos.

3 Principais tipos de geossintéticos Geotêxtil nãotecido Geotêxtil tecido Geocélula Geoespaçador Geofôrma Geogrelha Geomanta Ilustração Descrição Funções Produto composto por fibras cortadas ou filamentos contínuos, distribuídos aleatoriamente, os quais são ligados por processos mecânicos, térmicos ou químicos. Produto obtidos do entrelaçamento de fios, monofilamentos ou laminetes (fitas), segundo direções preferenciais denominadas trama (sentido transversal) e urdume (sentido longitudinal). Produto com estrutura tridimensional aberta, constituída de células interligadas, que confinam mecanicamente os materiais nela inseridos. Produto com estrutura tridimensional constituída de for ma a apresentar grande volume de vazios. Estrutura realizada a partir de geossintéticos com a finalidade de conter materiais de modo permanente ou provisório. Produto com estrutura em forma de grelha, com aberturas que permitem a interação do meio em que estão confinadas, e constituídos por elementos resistentes à tração. Produto com estrutura tridimensional permeável. Reforço, filtração, drenagem, separação, impermeabilização e controle de erosão superficial. Reforço, filtração, drenagem, separação, impermeabilização e controle de erosão superficial. Reforço e controle de erosão Meio drenante. Reforço. Controle de erosão superficial do solo. Geomembrana Produto bidimensional de baixíssima permeabilidade, composto predominantemente por materiais Controle de fluxo e separação.

4 Georrede Geotubo termoplásticos, elastoméricos e asfálticos. Produto com estrutura em forma de grelha. Produto de forma tubular. Drenagem. Drenante. Geocomposto Produto industrializado formado pela superposição ou associação de um ou mais geossintéticos entre si ou com outros produtos. Função específica. Nota: os produtos alvo do Programa Setorial da Qualidade, nesse momento, estão destacados com bordas em vermelho. Mais informações sobre termos e definições sobre geossintéticos estão disponíveis na norma ABNT NBR ISO 10318:2013 Geossintéticos Termos e definições. O Programa Setorial da Qualidade, nesse momento, avalia os geotêxteis nãotecidos. O geotêxtil nãotecido trata-se de um produto flexível e poroso, constituído de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processos mecânico (fricção), térmico (coesão), químico (adesão) ou combinações destes. É utilizado em contato com o solo ou outros materiais em aplicações da engenharia geotécnica e civil. Figura 1 Geotêxtil nãotecido. Na maioria dos casos as fibras e filamentos representam a principal matéria prima na fabricação dos geotêxteis nãotecidos, cuja proporção nos produtos finais varia de 30 a 100%. As matérias primas mais utilizadas são sintéticas, como poliéster, polipropileno, polietileno ou misturas entre eles. A Figura 2 ilustra um exemplo de aplicação de geotêxtil nãotecido em obra de engenharia.

5 Figura 2 Exemplo de aplicação geotêxtil nãotecido em obra de engenharia. Os geotêxteis nãotecidos são ofertados no mercado em bobinas, com dimensões e especificações nominais diversas, considerando requisitos como a gramatura (massa por unidade de área) e a resistência à tração em faixa larga. Atualmente o Programa Setorial da Qualidade acompanha a qualidade dos geotêxteis nãotecidos com resistências nominais à tração em faixa larga de 8kN/m, 10kN/m e 16kN/m. Nesse momento, no âmbito do Programa Setorial da Qualidade, são avaliados os geotêxteis nãotecidos com resistência à tração faixa larga nominal de 8kN/m, 10kN/m e 16kN/m. A verificação do atendimento dessa propriedade está sendo realizada conforme a norma ABNT NBR ISO 10319:2013 Geossintéticos Ensaio de tração faixa larga. Também está sendo verificado o atendimento à especificação nominal de gramatura, através da norma ABNT NBR ISO 9864:2013 Geossintéticos Método de ensaio para determinação da massa por unidade de área de geotêxteis e produtos correlatos. Finalmente, o PSQ também verifica a presença da marcação na embalagem e no produto dos itens que constam na norma ABNT NBR ISO 10320:2013 Geotêxteis e produtos correlatos Identificação na obra. Atualmente o PSQ estuda outros requisitos relevantes, por tipo de aplicação, para os geotêxteis nãotecidos, com o objetivo de definir parâmetros, avaliar a confiabilidade de métodos de ensaios e futuramente apresentar sugestões para a elaboração de norma de especificação. b) Representatividade do Programa e evolução dos produtos alvo Os geotêxteis nãotecidos representam aproximadamente 65% do volume nacional de comercialização de geossintéticos (em m 2 ). Figura 3 Volume nacional de comercialização de geossintéticos (em m 2 ) (ref.: mai/15).

6 Vale destacar que, atualmente, as empresas participantes respondem por 83% do volume de produção dos produtos alvo avaliados pelo Programa. Além dos produtos de empresas participantes, o PSQ acompanhada no mercado a qualidade de 03 marcas de empresas não participantes, que representam 11% do volume nacional de comercialização. Figura 4 Volume nacional de comercialização de geotêxteis nãotecidos com resistência nominal à tração faixa larga 8kN/m, 10kN/m e 16kN/m (em m 2 ) (ref.: mai/15). c) Principais problemas ocasionados pelo uso de produtos que não atendem às normas técnicas Conforme descrito no item anterior, atualmente o PSQ avalia se os geotêxteis nãotecidos disponibilizados no mercado apresentam adequada marcação na embalagem e no produto (ABNT NBR ISO 10320). Além disso, avalia se as especificações nominais dos fabricantes quanto à gramatura e à resistência à tração faixa larga são atendidas (respectivamente, ABNT NBR ISO 9864 e ABNT NBR ISO 10319). Os geotêxteis nãotecidos produzidos para uso em obras de geotecnia devem apresentar características técnicas adequadas para que cumpram suas funções. Conforme descrito anteriormente, as principais funções são reforço, filtração, drenagem, separação, impermeabilização e controle de erosão superficial. Algumas das principais funções dos geotêxteis nãotecidos estão relacionadas à gramatura e resistência à tração faixa larga, cujos valores são calculados e especificados para uso em obras específicas. Quanto aos problemas ocasionados pelo uso de produtos que não atendem às normas técnicas, há uma preocupação do setor de que os produtos entregues nas obras apresentem a marcação na embalagem e no produto, para orientar seu uso nas obras e evitar que um produto sem a correta identificação seja utilizado indevidamente e possa comprometer o desempenho da obra. A mesma preocupação aplica-se às especificações técnicas de gramatura e resistência à tração faixa larga. Ou seja, um geotêxtil nãotecido que eventualmente não atenda às especificações nominais do fabricante, colocará em risco o desempenho da obra. Nas Figuras 5 a 12 apresentam-se fotos de patologias em obras de engenharia ocasionadas pela ausência ou baixa qualidade de geotêxteis nãotecidos e/ou outros geossintéticos.

7 Figura 5 Inexistência de drenagem adequada. Figura 6 Ruptura de aterro sobre solo mole: ausência de geossintéticos.

8 Figura 7 Falha ou inexistência do sistema drenante de barragem. Figura 8 Falha do sistema drenante do muro de contenção.

9 Figura 9 Falha ou inexistência do sistema drenante de rodovia. Figura 10 Falha ou inexistência do sistema drenante em ferrovia.

10 Figura 11 Ruptura de muro de arrimo: falta de drenagem. Figura 12 Solapamento do solo por falha no sistema drenante.

11 HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL: a) Ações de apoio à normalização Em maio/14 foi iniciado o acompanhamento do setor através de auditorias da qualidade e atualmente participam do PSQ 03 fabricantes, totalizando 03 unidades fabris e 09 produtos (03 produtos com resistência à tração faixa larga nominal de 8kN/m, 03 produtos com 10kN/m e 03 produtos com 16kN/m). Também são acompanhadas no mercado 03 marcas de geotêxteis nãotecidos produzidas por empresas que não participam do Programa. Com base neste acompanhamento inicial será apresentado o primeiro diagnóstico, com o objetivo de indicar os principais problemas do setor, no que se refere ao atendimento dos geotêxteis nãotecidos em relação às especificações nominais de gramatura e resistência à tração faixa larga, bem como a presença ou não da marcação nas embalagens e nos produtos. Além disso, serão analisados problemas relacionados aos métodos de ensaio e representatividade dos referidos requisitos. Vale destacar que atualmente não há norma brasileira para a especificação dos geotêxteis não tecidos. O PSQ atuará intensamente no estudo dos requisitos relevantes, por tipo de aplicação, para os geotêxteis nãotecidos, com o objetivo de definir parâmetros, avaliar a confiabilidade de métodos de ensaios e futuramente apresentar sugestões para a elaboração de norma de especificação. b) Atividades de avaliação de conformidade: quantidade de amostras auditadas e quantidade de ensaios realizados pelo Programa Atualmente o Programa Setorial da Qualidade controla a qualidade dos geotêxteis nãotecidos com resistência à tração faixa larga nominal de 8kN/m, 10kN/m e 16kN/m fabricados por 03 empresas participantes do Programa, totalizando 03 unidades fabris e 09 produtos. As auditorias são realizadas nas fábricas e revendas de todo o país e trimestralmente são realizadas ao menos uma auditoria para produtos de empresas participantes do Programa. Também são acompanhadas no mercado 03 marcas de geotêxteis nãotecidos comercializadas por empresas não participantes. Atualmente os ensaios nas amostras auditadas estão sendo realizados no laboratório de geossintéticos da EESC - Escola de Engenharia de São Carlos. Os ensaios que estão sendo realizados pela EESC deverão ser acreditados pelo INMETRO. c) Ações de combate a não conformidade Através das ações do Programa Setorial da Qualidade, tão logo sejam formados os históricos de resultados de ensaios dos produtos alvo que estão sendo avaliados, deverão ser publicadas as relações de empresas qualificadas e não qualificadas. A divulgação da relação de empresas não conformes será realizada também a partir dos históricos e do não atendimento à normalização de especificação. O Programa promoverá ações regionais, para a divulgação dos resultados obtidos e conscientização dos fabricantes de geotêxteis nãotecidos para a melhoria e manutenção da qualidade de seus produtos, tendo em vista as necessidades do usuário final, as exigências do Código de Defesa do Consumidor e a Meta Mobilizadora do Setor.

12 CRONOGRAMA DAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA: Meta Indicador Quantificação Previsto Realizado Prazo Diagnóstico setorial dos geotêxteis nãotecidos % fabricantes verificados Dez/14 100% Dez/14 Elaboração de texto base para a definição de parâmetros, por aplicação, visando a elaboração de norma de especificação Implementação das auditorias em revendas (acompanhamento de fabricantes participantes e não participantes Implementação das auditorias em fábricas e revendas (fabricantes participantes) Realização de ensaios laboratoriais nos geotêxteis nãotecidos Cálculo do índice de conformidade setorial Divulgação da 1ª relação de fabricantes participantes qualificados - 2º sem/15 10% 2º sem/15 n o de auditorias em revendas (1 auditoria por trimestre por marca) n o de auditorias em fábrica (1 auditoria por trimestre por fábrica e por marca) nº de ensaios realizados Início em mai/14 03 auditorias perene Início em mai/14 10 auditorias perene Início em mai/14 52 ensaios perene - Início em mai/15 - perene - 2º sem/15-2º sem/15 Reduzir a não conformidade dos geotêxteis nãotecidos % de não conformidade 10% - perene

13 INDICADOR DE CONFORMIDADE: O indicador de conformidade é uma medida do volume de comercialização de geotêxteis nãotecidos que está em conformidade com as normas brasileiras. Atualmente, as empresas participantes respondem por 83% do volume de produção dos produtos alvo avaliados pelo Programa; as marcas acompanhadas respondem por 11%. O cálculo do indicador de conformidade será realizado futuramente, assim que formado o histórico de resultados de ensaio dos produtos avaliados, com base no seguinte modelo matemático: onde: Ppc Pr c Ic (%) Pp. Pr IC: Indicador de conformidade do setor; Pp: % da produção nacional relativo às empresas PARTICIPANTES; Pr: % da produção nacional correspondente às marcas ACOMPANHADAS; Ppc: % produção de empresas PARTICIPANTES em conformidade; Prc: % produção de marcas ACOMPANHADAS em conformidade. O indicador de conformidade do setor neste trimestre foi de 77,2%. PARCERIAS: SDE/Ministério da Justiça/Ministérios Públicos/PROCONs: ações legais de combate a não conformidade em defesa do mercado consumidor ABNT: agilização do processo de aprovação das normas elaboradas; SINDUSCONs: exercício do poder de compra dos construtores; CAIXA/BNDES, Bancos Privados: exigências de utilização/fabricação de geotêxteis nãotecidos em conformidade para a concessão de financiamentos; ANAMACO: divulgação para revendas dos fabricantes em conformidade e em não conformidade com as normas técnicas; CBCS Conselho Brasileiro da Construção Sustentável: utilização de componentes fabricados por processos que não agridem o meio ambiente. DIVERSOS: Como participar; Fundamentos PSQ.

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Rua Marquês de Itu, 968 - Higienópolis - CEP 01223-000 - São Paulo/SP Fone: 11-3032-3015

Leia mais

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Rua Marquês de Itu, 968 - Higienópolis - CEP 01223-000 - São Paulo/SP Fone: 11-3032-3015

Leia mais

ABIPA Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira

ABIPA Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABIPA Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714 Conj. 82 - CEP 04530-001 São Paulo SP / Fone: (11) 5584-0884 ramal

Leia mais

Programa Setorial da Qualidade de Argamassas Colantes Data de Atualização: JANEIRO/09

Programa Setorial da Qualidade de Argamassas Colantes Data de Atualização: JANEIRO/09 Programa Setorial da Qualidade de Argamassas Colantes Data de Atualização: JANEIRO/9 GERENTE: Anderson Augusto de Oliveira Instituições: SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento

Leia mais

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Av. Brigadeiro Faria Lima, 1478-3º andar - cj 312 CEP 01452-002 - São Paulo/SP Fone: 11-3032-3015

Leia mais

Associação Brasileira do Drywall

Associação Brasileira do Drywall Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP - Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio Av. Marques de São Vicente, 121 - Bloco B - 4 andar, sala 401 I Barra Funda CEP 01139-001 I São Paulo

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

Associação Brasileira do Drywall

Associação Brasileira do Drywall Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras Associação Brasileira do Drywall Endereço: Rua Julio Diniz, 56 Conjunto 41 Vila Olímpia CEP:04547-090 São Paulo SP / Telefone/Fax: (11) 3842-2433 E-mail: drywall@drywall.org.br

Leia mais

Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia. Prof. Dr. Gilberto Fernandes

Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia. Prof. Dr. Gilberto Fernandes Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia Prof. Dr. Gilberto Fernandes INTRODUÇÃO O termo geossintético é usado para descrever uma família de produtos sintéticos utilizados para resolver problemas em geotecnia.

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4040

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Entidade Gestora Técnica PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO RESUMO EXECUTIVO.

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Entidade Gestora Técnica PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO RESUMO EXECUTIVO. Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio Av. Marques de São Vicente, 121 4º andar, sala 401 Barra Funda - São Paulo SP cep 01139-001 Telefone:

Leia mais

Entidade Gestora Técnica PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE BLOCOS DE CONCRETO E PEÇAS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO TEXTO DE REFERÊNCIA DO PSQ

Entidade Gestora Técnica PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE BLOCOS DE CONCRETO E PEÇAS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO TEXTO DE REFERÊNCIA DO PSQ SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4040

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550-11 andar, conjunto 111 I Itaim Bibi I Caixa Postal

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4040

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio Av. Marquês de São Vicente, 121 - Bloco B - 4 andar, sala 401 Barra Funda I CEP 01139-001 I São Paulo

Leia mais

Relatório Setorial nº086

Relatório Setorial nº086 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil Av. Angélica, 1968 - cj 54 I Higienópolis I CEP 01228-200 I São Paulo I SP http://www.afap.org.br

Leia mais

Geossinteticos. Paulo Henrique Simon Ikeziri

Geossinteticos. Paulo Henrique Simon Ikeziri Geossinteticos Paulo Henrique Simon Ikeziri 7282273 Introdução Geossintético é um termo composto por geo + sintético, que significa terra + um produto manufaturado pelo homem. Pode-se designar como um

Leia mais

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido.

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE LAJES PRÉ-FABRICADAS DATA DA ATUALIZAÇÃO: JUNHO/2009 GERENTE: Eng. Anderson Augusto de Oliveira Instituições: SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de

Leia mais

TEXTO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE METAIS SANITÁRIOS

TEXTO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE METAIS SANITÁRIOS Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras ASFAMAS-IP - Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento - Grupo Setorial Instalações Prediais Av. Queiroz Filho, 1700 Vila A Sobrado 87

Leia mais

IBÁ Indústria Brasileira de Árvores

IBÁ Indústria Brasileira de Árvores Entidade Setorial Nacional Mantenedora IBÁ Indústria Brasileira de Árvores Rua Olimpíadas, 66 9º andar CEP 04551-000 São Paulo SP / Fone: (11) 3018-2780 E-mail: carlos.mariotti@iba.org / Site: www.iba.org

Leia mais

Relatório Setorial nº079

Relatório Setorial nº079 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550-11 andar, conjunto 111 I Itaim Bibi I Caixa Postal

Leia mais

Projeto de Aterros de Resíduos

Projeto de Aterros de Resíduos Projeto de Aterros de Resíduos Normas NBR 10.157/87 Resíduos perigosos NBR 13896/97 Resíduos não perigosos NBR 15.113/04 Resíduos inertes e da construção civil Não há norma para critérios de projeto, construção

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 380/98 Procedimento Página 1 de 8

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 380/98 Procedimento Página 1 de 8 Procedimento Página 1 de 8 RESUMO Este documento estabelece os procedimentos visando caracterizar os geossintéticos em obras viárias, com indicação dos ensaios que deverão ser realizados a fim de garantir

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE LAJES Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4051 Fax: (11) 3149-4049 www.abilaje.com.br abilaje@terra.com.br Entidade Gestora

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Entidade Gestora Técnica

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Entidade Gestora Técnica Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio Av. Marques de São Vicente, 121 4º andar, sala 401 Barra Funda - São Paulo SP cep 01139-001 Telefone:

Leia mais

PROGRAMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DE ARGAMASSAS COLANTES

PROGRAMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DE ARGAMASSAS COLANTES Resumo Executivo do Relatório Setorial nº 012 /novembro/07 SINAPROCIM: SINPROCIM: SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

Relatório de Acompanhamento do Programa Setorial da Qualidade de Extintores para o Uso em Edificações

Relatório de Acompanhamento do Programa Setorial da Qualidade de Extintores para o Uso em Edificações Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABIEX - Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão Rua Vergueiro, 3.153 Cj. 71 CEP 04101-000 São Paulo SP Fone

Leia mais

Geossintéticos Normas Vigentes

Geossintéticos Normas Vigentes Geossintéticos Normas Vigentes IGS Brasil ABNT/CEE 175 Delma Vidal (ITA) Jefferson Lins (USP S.Carlos) CEE-175 Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos Características requeridas emprego 18 normas

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora ASFAMAS-LS - Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento - Grupo Setorial de Louças Sanitárias Av. General Furtado Nascimento, 684 Cj. 64.

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora ASFAMAS-IP - Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento - Grupo Setorial Instalações Prediais R. General Furtado Nascimento, 684 conj. 64

Leia mais

ABIPA Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira

ABIPA Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABIPA Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira Rua Olimpíadas, 66 9º andar CEP 04551-000 São Paulo SP / Fone: (11) 5584-0977 / (11) 3018-7849 E-mail:

Leia mais

GEOGRELHA GEOFOCO. Especificações Técnicas. Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001

GEOGRELHA GEOFOCO. Especificações Técnicas. Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001 GEOGRELHA GEOFOCO Especificações Técnicas Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GEOGRELHA PAVIMENTO 50/50 A GEOGRELHA PARA PAVIMENTO GEOFOCO é feita à partir de filamentos

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica Entidade Setorial Nacional Mantenedora ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE MATERIAIS PARA SANEAMENTO Av. Queiroz Filho, 1700 Torre B Conjunto 407 Condomínio Villa Lobos Office Park Vila Hamburguesa

Leia mais

Relatório Setorial nº012a

Relatório Setorial nº012a Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA REFORÇO E DRENAGEM DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA DO SOL ES

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA REFORÇO E DRENAGEM DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA DO SOL ES UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA REFORÇO E DRENAGEM DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA DO SOL ES Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geotex Comércio de Geossintéticos Ltda. PERÍODO

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Huesker Ltda. São Paulo SP, 20 de março de 2014

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Huesker Ltda. São Paulo SP, 20 de março de 2014 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Huesker Ltda São Paulo SP, 20 de março de 2014 Lucas Arêa Leão Barreto FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Entidade Gestora Técnica PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO TEXTO DE REFERÊNCIA.

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Entidade Gestora Técnica PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO TEXTO DE REFERÊNCIA. Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio Av. Marques de São Vicente, 121 4º andar, sala 401 Barra Funda - São Paulo SP cep 01139-001 Telefone:

Leia mais

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades:

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Geotêxtil Bidim Propriedades Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Elevada permeabilidade: 10 a 200 vezes mais permeável do que outros

Leia mais

1. Dados e-bidim #082

1. Dados e-bidim #082 1. Dados e-bidim #082 e-bidim # 082 Data 14/04/2006 Tema Assunto Local Geossintético Caso de Obra Utilização de Manta Geotêxtil Bidim em Aterro Sobre Solo Mole e Drenagem Sub-superficial. Campos Elíseos

Leia mais

Especificações Técnicas Geogrelha. Principais Aplicações

Especificações Técnicas Geogrelha. Principais Aplicações Geogrelha Inovageo Geogrelha Geogrelha tecida, produzida a partir de filamentos de poliéster de super alta tenacidade que, com baixos valores de alongamento, mobilizam elevada resistência á tração. As

Leia mais

Sextante Ltda. Rua da Assembléia, 10 sala 1817 Rio de Janeiro RJ (21) Programa Setorial da Qualidade

Sextante Ltda. Rua da Assembléia, 10 sala 1817 Rio de Janeiro RJ (21) Programa Setorial da Qualidade Av. Marechal Câmara, 160 grupo 632 - Centro - Rio de Janeiro, RJ CEP: 20020-080 Tel.: (21) 2262-3882 Fax: (21) 2533-1872 E-mail: abitam@abitam.com.br www.abitam.com.br Sextante Ltda Rua da Assembléia,

Leia mais

Relatório Setorial nº 029

Relatório Setorial nº 029 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

Relatório Setorial nº 034

Relatório Setorial nº 034 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza

MANUAL TÉCNICO. Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza MANUAL TÉCNICO Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza 1. DEFINIÇÃO O FortLiner GCL é uma barreira geossintética argilosa constituído por um núcleo central de argila bentonítica sódica,

Leia mais

Relatório Setorial nº 035

Relatório Setorial nº 035 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Entidades Setoriais Nacionais Mantenedoras SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento SINPROCIM - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Endereço: Av.

Leia mais

Relatório de Acompanhamento do Programa Setorial da Qualidade dos Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall

Relatório de Acompanhamento do Programa Setorial da Qualidade dos Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

PSQ TINTAS IMOBILIÁRIAS Um programa gradual

PSQ TINTAS IMOBILIÁRIAS Um programa gradual PSQ TINTAS IMOBILIÁRIAS Um programa gradual RAZÃO PARA SE CRIAR O PSQ QUAL ERA O PROBLEMA? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor sobre

Leia mais

Relatório Setorial nº 033

Relatório Setorial nº 033 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

Geocomposto Drenante Inovageo

Geocomposto Drenante Inovageo Inovageo Especificações Técnicas é constituído por uma malha de PEAD (polietileno de alta densidade) com geotêxtil termofixado a Malha. A Malha é formada por dois fios sobrepostos que formam canais com

Leia mais

Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP São Paulo SP Tel./Fax: (11)

Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP São Paulo SP Tel./Fax: (11) Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM MURO DE CONTENÇÃO VERDE CACHAGUA V REGIÓN - CHILE

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM MURO DE CONTENÇÃO VERDE CACHAGUA V REGIÓN - CHILE UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM MURO DE CONTENÇÃO VERDE CACHAGUA V REGIÓN - CHILE Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2005 Revisado ABRIL 2011 - Departamento

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER Santa Luzia, 651, 12º andar Centro - Rio de Janeiro / RJ Tel/Fax: (21) 2524-0128 Site: www.anicer.com.br E-mail:

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Anna Sarah Vasconcelos Fava

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Anna Sarah Vasconcelos Fava INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Anna Sarah Vasconcelos Fava São José dos Campos, 10 de outubro de 2017 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010 OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM MURO DE SOLO REFORÇADO NO PARQUE INDUSTRIAL ANHANGUERA OSASCO SP

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM MURO DE SOLO REFORÇADO NO PARQUE INDUSTRIAL ANHANGUERA OSASCO SP UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM MURO DE SOLO REFORÇADO NO PARQUE INDUSTRIAL ANHANGUERA OSASCO SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Ramalho Comercial Ltda. PERÍODO 2005 Revisado

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO AULA 3. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO AULA 3. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO AULA 3 CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes Aterros em Solos Reforçados (ASR) Princípio Geral: inclusão de reforços em uma massa de solo, conformando uma estrutura composta

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE LAJES Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4051 Fax: (11) 3149-4049 www.abilaje.com.br engenharia@abilaje.com.br Entidade

Leia mais

Aplicação de Geocomposto Drenante em Sistema de Proteção Ambiental na Base de Pilhas de Gesso

Aplicação de Geocomposto Drenante em Sistema de Proteção Ambiental na Base de Pilhas de Gesso Aplicação de Geocomposto Drenante em Sistema de Proteção Ambiental na Base de Pilhas de Gesso Fernando Luiz Lavoie Ober S/A, São Paulo, Brasil, fernando@obergeo.com.br Carlos Vinicius dos Santos Benjamim

Leia mais

Análise da especificação de geossintéticos disponíveis no mercado nacional para controle de erosão em taludes

Análise da especificação de geossintéticos disponíveis no mercado nacional para controle de erosão em taludes Análise da especificação de geossintéticos disponíveis no mercado nacional para controle de erosão em taludes Vanessa Milles do Nascimento Bezerra¹, Carina Maia Lins Costa ² 1 Graduanda do Curso de Tecnologia

Leia mais

NaBento SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES

NaBento SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES NaBento Geocomposto argiloso SKER HUESKER HUESKER para HUESKER barreira HUESKER HUESKERHUES rhuesker HUESKER impermeabilizante HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERr Bentonita vista por um microscópio eletronico

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica 1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE LAJES Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4051 Fax: (11) 3149-4049 www.abilaje.com.br abilaje@terra.com.br Entidade Gestora

Leia mais

REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO REUNIÃO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 INFORMAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO IBELQ Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação POP 008 - PROCEDIMENTO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NO SISTEMA DE DRENAGEM DA RODOVIA BR101 TRECHO SANTA CRUZ - PORTO DE ITAGUAÍ RIO DE JANEIRO RJ

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NO SISTEMA DE DRENAGEM DA RODOVIA BR101 TRECHO SANTA CRUZ - PORTO DE ITAGUAÍ RIO DE JANEIRO RJ UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NO SISTEMA DE DRENAGEM DA RODOVIA BR101 TRECHO SANTA CRUZ - PORTO DE ITAGUAÍ RIO DE JANEIRO RJ Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geomaks

Leia mais

Relatório Setorial nº028

Relatório Setorial nº028 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

RELATÓRIO Nº RNT933/2014

RELATÓRIO Nº RNT933/2014 NEWTECH Assessoria, Consultoria e Prestação de Serviços S/S Ltda Rua D. Pedro II, 676 CEP 13.560-320 - São Carlos - SP comercial@labnewtech.com.br Telefax : (16)3371-9723 / 3412-9292 ALMACO ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Entidade Gestora Técnica

Entidade Gestora Técnica ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE LAJES Av. Paulista, 1313 10º andar Conj. 1070 01311-923 São Paulo SP Tel.: (11) 3149-4051 Fax: (11) 3149-4049 engenharia@abilaje.com.br Entidade Gestora Técnica Avenida

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA UTILIZANDO GABIÕES E GEOSSINTÉTICOS

SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA UTILIZANDO GABIÕES E GEOSSINTÉTICOS SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA UTILIZANDO GABIÕES E GEOSSINTÉTICOS Maria Elisa Borges Rezende Universidade Federal De Uberlândia-Faculdade de Engenharia Civil e-mail: melisa@ufu.br Victor

Leia mais

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA Com a publicação da Portaria INMETRO nº 79 - REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIURETANO,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO, ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM DIQUE E ATERRO FLEXIBRÁS, VITÓRIA ES

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO, ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM DIQUE E ATERRO FLEXIBRÁS, VITÓRIA ES UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO, ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM DIQUE E ATERRO FLEXIBRÁS, VITÓRIA ES Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geotex Comércio de Geossintéticos

Leia mais

(Período de validade: 02/09/18 a 01/12/18) Tabela 1 Classificação das empresas participantes no Relatório Setorial nº 033. Marca comercializada

(Período de validade: 02/09/18 a 01/12/18) Tabela 1 Classificação das empresas participantes no Relatório Setorial nº 033. Marca comercializada Tabela 1 Classificação das empresas participantes no Relatório Setorial nº 033 CNPJ Componentes comercializados Classificação ALGE METALÚRGICA SP: 08.445.558/0001-92 ALGE ALTENBURG TÊXTIL SC: 75.293.662/0004-49

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO NA RECONSTRUÇÃO DE PAVIMENTO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO NA RECONSTRUÇÃO DE PAVIMENTO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO NA RECONSTRUÇÃO DE PAVIMENTO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Diprotec Produtos

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER Santa Luzia, 651, 12º andar Centro - Rio de Janeiro / RJ Tel: (21) 2524-0128 Site: www.anicer.com.br email: anicer@anicer.com.br

Leia mais

Soluções em Geossintéticos.

Soluções em Geossintéticos. Soluções em Geossintéticos www.cadigeo.com.br Soluções em Drenagens Geossintéticos Conheça toda linha de soluções CadiGeo e conte com nossa assessoria técnica. Sistemas drenantes para rebaixamento de lençol

Leia mais

Programa Setorial da Qualidade de Placas Cerâmicas para Revestimento

Programa Setorial da Qualidade de Placas Cerâmicas para Revestimento Entidade Setorial Nacional Mantenedora ANFACER ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE CERAMICA PARA REVESTIMENTO Av. Paulista, 453 cj 71 telefone ( 011) 3289 7555 Email: ack@anfacer.org.br site - www.anfacer.org.br

Leia mais

Aula 10 SOLO - FIBRAS. Eng. Civil Augusto Romanini (FACET Sinop) Sinop - MT 2016/1

Aula 10 SOLO - FIBRAS. Eng. Civil Augusto Romanini (FACET Sinop) Sinop - MT 2016/1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TÉCNICAS DE MELHORAMENTO DE SOLOS Aula 10 SOLO - FIBRAS Eng. Civil Augusto Romanini

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-043 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER. Santa Luzia, 651, 12º andar Centro - Rio de Janeiro / RJ

Entidade Setorial Nacional Mantenedora. Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER. Santa Luzia, 651, 12º andar Centro - Rio de Janeiro / RJ Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANICER Santa Luzia, 651, 12º andar Centro - Rio de Janeiro / RJ Tel/Fax: (21) 2524-0128 Site: www.anicer.com.br E-mail:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM NO REGIONAL DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO LAGUNA SETÚBAL - ARGENTINA

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM NO REGIONAL DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO LAGUNA SETÚBAL - ARGENTINA UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM NO REGIONAL DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO LAGUNA SETÚBAL - ARGENTINA Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Coripa Argentina PERÍODO 2004/2005 Revisado

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza

MANUAL TÉCNICO. Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza MANUAL TÉCNICO Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza 1. DEFINIÇÃO As geocélulas FortCell são estruturas tridimensionais, em formato de colmeias, produzidas a partir de tiras de geotêxtil

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE MATERIAIS PARA SANEAMENTO Rua General Furtado Nascimento, 684 conj. 64 Alto de Pinheiros São Paulo SP Fone: +55 (11) 3026

Leia mais

Relatório Setorial nº022

Relatório Setorial nº022 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 18.16. Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA 18.16.1 É obrigatória a observância das 18.16.1 É obrigatória

Leia mais

1. Dados e-bidim #097

1. Dados e-bidim #097 1. Dados e-bidim #097 e-bidim # 097 Data 01/07/2008 Tema Assunto Local Geossintético Caso de Obra Uso da Manta Geotêxtil Bidim como elemento de drenagem, separação, reforço e cura de concreto do Complexo

Leia mais

Controle de fluxo e drenagem subsuperficial nas laterais da pista do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco/AC

Controle de fluxo e drenagem subsuperficial nas laterais da pista do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco/AC Controle de fluxo e drenagem subsuperficial nas laterais da pista do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco/AC Paulo Eduardo Oliveira da Rocha Maccaferri do Brasil, Jundiaí SP, paulorocha@maccaferri.com.br,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE ATERRO REFORÇADO EM SOLO MOLE: ESTUDO DE CASO

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE ATERRO REFORÇADO EM SOLO MOLE: ESTUDO DE CASO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE ATERRO REFORÇADO EM SOLO MOLE: ESTUDO DE CASO Murillo Pachêco CABRAL, Escola de Engenharia Civil, Universidade Federal Goiás, murillopc@gmail.com Carlos Alberto Lauro

Leia mais

Relatório Setorial nº026

Relatório Setorial nº026 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA COM PROTEÇÃO COMBINADA FR&AE ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA COM PROTEÇÃO COMBINADA FR&AE ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-044 SMS CLIENTE: : d - 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

Relatório Setorial nº025

Relatório Setorial nº025 Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira do Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br Entidade Gestora

Leia mais