Capítulo 1. Os Números Complexos. 1.1 Os números. Última atualização em outubro de 2012 por Sadao Massago

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 1. Os Números Complexos. 1.1 Os números. Última atualização em outubro de 2012 por Sadao Massago"

Transcrição

1 Capítulo 1 Os Números Complexos Última atualização em outubro de 2012 por Sadao Massago 1.1 Os úmeros Números aturais: N = {1, 2, 3,...}, mas existem vários autores cosiderado N = {0, 1, 2, 3,...}. Para evitar cofusões, é recomedado dizer úmeros positivos, úmeros ão egativos, etc. sempre que possível. Os úmeros aturais são associados ao úmero de elemetos do cojuto ão vazio, deomiado de cardialidade. O cojuto N possui iitos elemetos. Ele tem operação de adição que vale o cacelameto (a + x = a + y = x = y) e multiplicação comutativa com cacelameto (ab = ba e se a 0, ax = by = x = y). Além disso, ele possui um elemeto uidade (elemeto eutro do produto). Além de ter estas operações boas, também apreseta uma ordem compatível com suas operações (a < b b a > 0) e qualquer dos seus subcojutos tem o primeiro elemeto para esta ordem. Números iteiros ão egativos: Z + = {0, 1, 2, 3,...}. No caso do cojuto dos úmeros que pode ser decomposto em positivo, egativo e zero, o sial + a parte iferior idica o positivo mais o zero (ão egativo) e o sial de meos idica o egativo mais o zero (ão positivo). Números iteiros ão egativos iclui o elemeto ulo 0 (elemeto eutro da soma). Com isso, as duas operações fudametais terão os seus elemetos eutros. Observação: O cojuto dos úmeros iteiros positivos: Z + = {1, 2, 3,...} é o cojuto dos úmeros aturais. O símbolo a parte superior do cojuto dos úmeros é usado para elimiar o zero. No caso geral, é o cojuto (subcojuto do ael) sem o divisor de zero, o que ão discutiremos aqui. Números iteiros: Z = {..., 3, 2, 1, 0, 1, 2, 3,...}. É uma extesão dos úmeros aturais a qual operação iversa da adição é permitida. Isto melhora as operações, mas terá pequea alteração em termos de ordem. Agora, em todos subcojutos terá o primeiro elemeto. No etato, todo subcojuto limitado iferiormete cotiuará tedo o meor elemeto. Números racioais: Q = { m : m, Z, 0, a = c ad = bc}. Permite realizar b d operação iversa da multiplicação. Com isso, tato a adição como a multiplicação serão iversíveis. O cojuto com propriedade operacioal similar ao do Q é deomiado de corpo. Ele é o meor corpo cotedo os úmeros aturais. Agora, as operações caram "perfeita", mas em termos de ordem, piorou. Agora em todo subcojuto limitado iferiormete tem o meor elemeto. No etato, Q possui mesmo úmero de elemetos que N, sigicado que os elemetos de Q ou de seus subcojutos podem ser idexados usado úmeros aturais. Números reais: R. O cojuto dos úmeros racioais está "cheio de buracos", de modo que uma curva como o caso de círculo, pode atravessar a reta sem ter itersecções. Por exemplo, x 2 + y 2 = 1 e y = x ão iterceptam em Q 2 (pois sua itersecção é irracioal). 1

2 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS 2 Para resolver este problema, podemos esteder o Q de forma a "tampar todos os buracos", obtedo o cojuto dos úmeros reais. Ele apreseta a mesma propriedade operacioal e relação de ordem que o cojuto dos úmeros racioais, mas ão tem "buracos". Além disso, podemos fatorar qualquer poliômio em termos de fatores de grau 1 e dois, o que é melhor que os cojutos dos úmeros racioais. Em termos da cardialidade, o cojuto ão é mais eumerável, o que pode trazer complexidade extra em estudos mais avaçados. Números complexos: C = {x + iy : x, y R, i 2 = 1}. O cojuto dos úmeros reais ão permite resolver qualquer equação poliomial por poder ter poliômios com raízes complexas. Para tato, itroduziremos i = 1, obtedo o cojuto dos úmeros complexos a qual todo poliômio tem raiz. Como o preço, o cojuto dos úmeros complexos ão possui a ordem compatível com as suas operações. Outros úmeros: Exitem forma de deir produto em R 4 e R 8, deomiados de quatérios e octôios, mas perderá alguma das propriedades sobre o produto.. Isto deixa em dúvida, se aida pode ser chamado de úmeros. Observação 1.1. As medidas requer ordem compatível com as operações. A maioria das medidas tem valor o cojuto dos úmeros reais, pois tem maior facilidade operacioal e aida preserva a ordem compatível com as operações. Mas existem algumas medidas como úmero de elemetos o cojuto ito que são iteiras. 1.2 Deição e operações fudametais dos úmeros complexos O cojuto dos úmeros complexos é obtido, agregado o i tal que i 2 = 1 ao cojuto dos úmeros reais. As operações o cojuto dos úmeros complexos é uma extesão das operações dos cojutos reais de forma que seja um corpo. O estudo das propriedades do corpo faz parte da disciplia estruturas algébricas, mas veremos rapidamete as suas propriedades. Deotaremos soma de a com b por a + b e o produto de a com b por ab. K é um corpo se existem duas operações deidas, deomiadas de soma e produto satisfazedo Soma: a, b K, a + b = b + a (comutatividade). Note que é chamado de soma somete quado a operação é comutativa. a, b, c K, (a + b) + c = a + (b + c) (associativa). Note que toda soma é associativa. 0 : a + 0 = a (elemeto ulo). Note que N ão é corpo por ão ter elemeto ulo. a K, a K : a + ( a) = 0 (elemeto oposto). Note que Z + ão é corpo por em sempre ter o elemeto oposto. propriedade do produto ab K, tem-se ab = ba (comutativo). Nem todo produto é comutativo. Por exemplo, produto matricial ão é comutativo. a, b, c K, (ab)c = a(bc) (associativa). Note que todo produto decete espera-se que seja associativo. 1 K : a K, 1a = a (elemeto uidade). Nem todo produto tem elemeto uidade. Por exemplo, { N : > 1} ão tem uidade.

3 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS 3 a K, a 1 : aa 1 = 1 (elemeto iverso). Note que Z ão é corpo porque em sempre tem o elemeto iverso. No etato, todas outras propriedades são satisfeitas. Relação etre a soma e produto a, b, c K, tem-se que (a + b)c = ac + bc (distributiva). No cojuto que tem soma e produto, espera-se que seja distributivo (o caso do produto ão ser comutativo como cojuto dos matrizes, espera-se que o produto seja distributivo em ambos lados). Observação 1.2. Nem toda operação biária importate goza da associatividade. Por exemplo, a poteciação, a (bc ) (a b ) c o caso geral. Além disso, ele também ão é comutativo, ão tem elemeto eutro da operação (logo, ão tem elemeto iverso também). Apesar dele ão ter ehuma das propriedades desejáveis da operação biária cosiderada, a poteciação efetua uma associação etre a soma e o produto pela idetidade a b+c = a b a c para a > 0, o que tora importate. Os exemplos mais cohecidos do corpo são Q, R e C, mas também tem corpos itos como o Z p com p primos. O cojuto dos úmeros complexos é o cojuto dos úmeros reais agregados de i com i 2 = 1. Assim, um úmero complexo tem a parte dos úmeros reais e parte dos múltiplos de i. Desta forma, podemos escrever z C como sedo z = x + yi com x, y R e tal represetação é úica. Observação 1.3. Na física e a eletrôica, i é usado comumete para correte de forma que o úmero complexo 1 costuma ser deotado por j. Exemplo 1.4. Exemplo(1 + i)( 1 + i) = 1 + i i + i 2 = 1 1 = 2. Para dois úmeros complexos z = x + yi e w = x + y i,tem-se que zw = (x + yi)(x + y i) = xx + xy i + yx i + yy i 2 = (xx yy ) + (xy + yx )i. 1.3 Represetação geométrica dos úmeros complexos Como um úmero complexo z = x + yi é determiado pelo par de úmeros reais x e y, podemos associar ao poto (x, y) do plao cartesiao. Nesta represetação, o eixo X represeta a parte real e o eixo Y represeta a parte imagiária do úmero complexo (Figura 1.1). Y y x + yi x X Figura 1.1: Represetação geométrica dos úmeros complexos Dado um úmero real, a distâcia até a origem é deomiado de módulo. Da mesma forma, podemos deomiar a distâcia de um úmero complexo até a origem de módulo do úmero complexo. Pela geometria aalítica, podemos ver que o módulo de z = x + yi é dado por z = x 2 + y 2. O módulo tem a seguite propriedade. z 0 e z = 0 z = 0 zw = z w. Na matemática, costumamos deotar com um barra quado vale a igualdade ab = a b (exemplo: módulo e determiate). Quado vale a desigualdade, será deotado por duas barras (exemplo: orma). Assim, ão usar uma barra idevidamete (por exemplo, ão usar uma barra para orma).

4 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS 4 z + w z + w. Desigualdade triagular. Exercício 1.5. Prove as propriedades acima. Dica: Para zw = z w, prove a igualdade para quadrado deles. Para a desigualdade triagular, cosulte o livro de geometria aalítica ou álgebra liear. Para trabalhar com a divisão de forma cofortável, costumamos usar a operação deomiada de cojugados. Deição 1.6. Dado z = x + yi, deimos Rz = x é a parte real de z Iz = y é a parte imagiária de z. z = x + yi = x yi é o cojugado de z. Alguma propriedade do cojugado são z = z (cojugado do cojugado é ele mesmo) z + w = z + w. zw = z w z R Iz = 0 Rz = z+ z 2 Iz = z z 2 z z = z 2. Exercício 1.7. Prove cada uma das propriedades acima. Exercício 1.8. Mostre que z = 0 z = 0 z = z z = z para iteiro. Agora veremos como efetuar a divisão de forma elegate. Seja z = x + yi e w = x + y i e queremos calcular z. Multiplicado o cojugado de w ecima w e embaixo, teremos z = z w = z w que é produto dos úmeros complexos com a divisão de úmeros reais. w w w w 2 Exemplo i = (1+i)(1+2i) 1 2i 1 2i 2 = (1 2)+(2+1)i 1+4 = 1+3i 5 = i. Exemplo Seja x 2 + x + 1 = 0 Etão pela fórmula de Baskara, x = 1± 1 4 1± = 1 2 ± 3i 2. Teorema Se p(z) é um poliômio com coecietes reais, etão p( z) = p(z). = 1± 3 = 2 2 Demostração. Seja p(z) = a 0 + a 1 z + + a z etão p(z) = a 0 + a 1 z + + a z = a 0 + a 1 z + + a z. Como a k são úmeros reais, temos a k z k = a k z k = a k z k de modo que p(z) = a 0 + a 1 z + + a z = p( z). Corolário Se z é uma raiz do poliômio p(z) com coecietes complexas, etão z também é raiz. Demostração. Basta observar que p(z) = 0 = 0 = p(z) = p( z). Exercício Mostre que poliômio de grau impar com coecietes reais deve ter pelo meos uma raiz real. Exercício Resolva a equação 2z + z = 6 + 3i.

5 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS Forma trigoométrica (ou polar) dos úmeros complexos Dado um poto o plao, podemos represetar o poto pela distâcia até a origem e o âgulo que forma com o eixo X, deomiado de forma polar. Y y x + yi θ x X Figura 1.2: Represetação polar dos úmeros complexos Dado x + yi o plao complexo, temos que x = r cos θ e y = r se θ ode r = z = x 2 + y 2 é a distâcia do poto até origem. Logo, x + yi = r cos θ + r se θ que é deomiado de forma trigoométrica ou polar dos úmeros complexos. Tal represetação, cosiderado r 0 e 0 θ < 2π é úica exceto para potos de origem. A forma trigoométrica é especialmete importate para eteder o sigicado geométrico da multiplicação dos úmeros complexos. Exemplo Seja z = 1+ 3i a represetação retagular. Para trasformar em represetação em coordeadas polar, temos que r = x 2 + y 2 = = 2. Como x = r cos θ e y = r se θ, temos que y = ta θ x e logo, 3 = ta θ = θ = π. Assim, a represetação trigoométrica será 6 z = 2 ( cos π + i se ) π 6 6. Teorema Seja z 1 = r 1 (cos θ 1 +i se θ 1 ) e z 2 = r 2 (cos θ 2 +i se θ 2 ) etão z 1 z 2 = r 1 r 2 (cos(θ 1 + θ 2 ) + i se(θ 1 + θ 2 )) e z 1 z 2 = r 1 r 2 (cos(θ 1 θ 2 ) + i se(θ 1 θ 2 )). Demostração. Temos que z 1 z 2 = r 1 (cos θ 1 +i se θ 1 )r 2 (cos θ 2 +se θ 2 ) = r 1 r 2 (cos θ 1 +i se θ 1 )(cos θ 2 + i se θ 2 ) de modo que z 1 z 2 = r 1 r 2 (cos θ 1 cos θ 2 se θ 1 se θ 2 ) + ir 1 r 2 (cos θ 1 se θ 2 + se θ 1 cos θ 2 ). Por outro lado, z 1 z 2 = r 1 r 2 (cos(θ 1 + θ 2 ) + i se(θ 1 + θ 2 )) = r 1 r 2 (cos θ 1 cos θ 2 se θ 1 se θ 2 ) + ir 1 r 2 (se θ 1 cos θ 2 + cos θ 1 se θ 2 ) que são mesmos. Para a divisão, observemos que z 2 = r 2 e z 2 = r 2 (cos θ i se θ) = r 2 (cos( θ) + i se( θ)). Etão z 1 z 2 = z 1z 2 z 2 = r 1r 2 (cos(θ 1 θ 2 )+i se(θ 1 θ 2 )) = r 2 r2 2 1 r 2 (cos(θ 1 θ 2 ) + i se(θ 1 θ 2 )) Mostre que se z = r(cos θ + i se θ) etão 1 = z r 1 (cos(θ) i se(θ)) O teorema acima diz que o produto dos úmeros complexos multiplica a orma e soma os âgulos. Assim, o produto de úmeros complexos realiza uma rotação. Isto permite resolver problemas de rotação através de operações dos úmeros complexos. A rotação por âgulo θ pode ser realizado pela multiplicação por cos θ + i se θ. Em particular, a multiplicação por i realiza rotação por âgulo de π 2. Exemplo Obteha um dos quadrados ABCD com vértices A = (1, 1) e B = (2, 3). Fazedo o esboço (Figura 1.3), temos que D C A B Figura 1.3: Quadrado com um lado dado

6 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS 6 Outra solução seria desehar o quadrao abaixo de AB. Temos que AD = D A é AB = B A rotacioado por 90. Como úmero complexo de orma 1 e argumeto de 90 é i, temos D A = (B A)i = D = A + (B A)i. Como A = 1 + i e B = 2 + 3i, temos que D = 1 + i + (2 + 3i 1 i)i = 1 + i + (1 + 2i)i = 1 + i + i 2 = 1 + 2i. Logo, D = ( 1, 2). O lado BC é BA rotacioado por 90. etão C B = (A B)( i) = C = B (A B)i = 2 + 3i (1 + i 2 3i)i = 2 + 3i ( 1 2i)i = 2 + 3i + i 2 = 4i. Teorema 1.18 (Fórmula de De Moivre). (r(cos θ + i se θ)) = r (cos θ + i se θ) Demostração. Para = 0 ou = 1, é imediato. Para positivo, temos (r(cos θ + i se θ)) = r(cos θ + i se θ) r(cos θ + i se θ) = r }{{}} {{ r} (cos θ + i se θ) (cos θ + i se θ) = r }{{} (cos(θ) + i se(θ)). vezes vezes vezes Para < 0, temos (r(cos θ + i se θ)) 1 = com > 0 e logo, (r(cos θ + i se θ)) = (r(cos θ+se θ)) 1 = r (cos( θ)+se( θ)) r (cos(θ) + i se(θ)) Exemplo Calcule (1 + i) 100. Como 1 + i = 2(cos π + i se π) 2 2 temos que (1 + i)100 = ( 2) ( 100 cos(100 π) + i se(100 π)) = 2 50 (cos(50π) + i se(50π)) = 2 50 pois 50π é multiplo de 2π. 2 2 Para obter raiz -ésima, observemos que w = z se z = w. Se z = r(cos θ + i se θ) e w = s(cos α+i se α) etão teremos s = r e α = θ a meos de 2kπ. Como estamos represetado com s 0, temos que s = r e α = 2kπ + θ de modo que α = θ + 2kπ para k = 0, 1,..., 1, pois depois de k =, o padrão se repete. Logo, temos que Proposição r(cos θ + i se θ) = r ( cos ( θ 1. Exercício Obteha todas raizes 5a de 1 + i. + 2kπ ) + i se ( θ + 2kπ )) para k = 0, 1,..., 1.5 Forma expoecial dos úmeros complexos Para trabalhar com multiplicação e divisão (e poteciação e radiciação), a represetação expoecial é mais prática. Para tato, usaremos a Fórmula de Euler e θi = cos θ+i se θ cuja demostração é obtido facilmete da séries de potêcias (estudado o cálculo C). Assim, A forma polar pode ser escrito como sedo z = re θi. Nesta represetação, podemos usar propriedades do expoecial e obter facilmete que r 1 e θ 1i r 2 e θ 1i = r 1 r 2 e θ 1i e θ 1i = r 1 r 2 e (θ 1+θ 2 )i ( re θi) = r ( e θi) = r e θi e assim por diate. Exercício Escreva e demostre cada um dos resultados da represetação polar, a forma expoecial. 1.6 Raiz da uidade Observe que a represetação polar, está escrito como sedo produto do módulo (r = z ) com o úmero complexo de orma 1 (cos θ + i se θ). Na radiciação, a parte do módulo é a raiz positiva do módulo e toda complexidade reside a parte do úmero complexo com módulo 1. Assim, para eteder a raiz, basta estudar a raiz do úmero complexo de módulo 1. Deição w é raiz -ésima da uidade se w = 1. Algumas propriedades são

7 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS 7 raiz -ésima da uidade tem módulo 1. produto e quociete das raízes -ésima da uidade são raízes -ésima da uidade. iversa da raiz -ésima da uidade é raiz -ésima da uidade. potêcias iteiras da raiz -ésima da uidade são raízes -ésima da uidade. Como raiz -ésima da uidade tem módulo 1 (como exercício, justique), podemos represetar por e θi e por ter potêcia por ser 1, teremos que e θi = e 2kπi e cosequetemete, θ = 2kπ. Assim, a raiz -ésima da uidade será e 2kπ i. Deotaremos a raiz da uidade para xo, por ɛ k = e 2kπi para k = 0,..., 1. Observe que, para k, o valor se repete por seo e cosseo ser cíclico de período 2π. Assim, teremos exatamete elemetos o cojuto das raízes -ésima da uidade. Para estudar a estrutura do cojuto da raiz da uidade, precisamos ter oção do ael de iteiros módulo. Dado um iteiro xo, dizemos que dois iteiros a e b são equivaletes módulo quado a resto da divisão por coicidem. Em outras palavras, quado b a for múltiplo de. Neste caso, deotaremos por b = a mod. Nos podemos mostrar que a relação modulo é uma relação de equivalêcia, isto é, reexiva: a = a mod pois a a = 0 = 0. simétrica: b = a mod etão b a = k = a b = ( k) de modo que a = b mod. trasitiva: b = a mod e c = b mod etão b a = k e c b = l. Isto ós dá b = a+k e c = b + l = a + k + l = a + (k + l). Logo, c a = (k + l) de forma que c = a mod. Logo, podemos deir uma classe de equivalêcia modulo, para cada iteiro a por ā = {a + k : k Z} que é a classe de resto da divisão por. O iteiro x sempre pode ser escrito como sedo x = a + k com 0 a < de modo que a classe de equivalêcia sempre pode ser represetado pelo iteiro etre 0 e 1. O cojuto { 0,..., 1} de classe de equivalêcia módulo será deotado por Z. Podemos vericar que as operações ā+ b = a + b e ā b = ab estão deidas com as propriedades similares a dos iteiros com exceção de que ā b = 0 em sempre implica em ā = 0 ou b = 0. Por exemplo, para = 4, teríamos Z 4 = { 0, 1, 2, 3}. Temos que = 4 = 0 e 2 = 0 2 = 4 2 = 4 2 = 2. Note que qualquer múltiplo de é 0 em Z, podedo somar até o represetate torar ão egativo. Note que 2 2 = 2 2 = 4 = 0 de modo que o produto de dois elemetos ão ulos pode resultar o elemeto ulo. Mesmo assim, é melhor que o produto com as matrizes que, além do produto dos elemetos ão ulos pode resultar em elemeto ulo, em sempre vale a comutatividade (Z é comutativo). Um dos resultados mais importates é Teorema Z P é corpo se, e somete se, p é primo. Demostração. Como Z p valem todas propriedades do corpo exceto o elemeto iverso, basta vericar a propriedade do elemeto iverso. Iicialmete veremos que se p ão é primo, etão Z p ão é corpo. Neste caso, p = ab para algus iteiros ão egativos a e b de modo que p = ā b implicado que 0 = ā b. Obviamete, ā 0 e b 0 e se tiver ā 1, teríamos b = ā 1 0 = 0 o que é absurdo. Logo, se p ão for primo, Z p ão é corpo. Agora supoha que p é primo. Etão dado ā 0, temos que mdc(a, p) = 1. Como MDC se escreve como combiação liear dos dois úmeros (Teorema de Bézout), temos que 1 = xa + yp de modo que 1 = x ā + yp = x ā + 0 = x ā e ā tem a iversa. Com isso, também foi provado que Corolário ā Z tem iversa se, e somete se, mdc(a, ) = 1.

8 CAPÍTULO 1. OS NÚMEROS COMPLEXOS 8 Agora vamos voltar para a raiz da uidade. Dado um iteiro xo, A fução k ɛ k = e 2kπi associa uicamete os elemetos de Z com a -ésima raiz da uidade de modo que ɛ a ɛ b = ɛ a+b. (Nos podemos mostrar que ele é um homomorsmo de grupos aditivos o grupo multiplicativo, mas deixaremos isto de lado). Assim, eteder a estrutura do cojuto da raiz da uidade equivale a eteder a estrutura de Z p. Para eteder melhor tais ralações, vamos deir e estudar a raiz primitiva da uidade. Deição A raiz -ésima da uidade é dita primitiva se suas potêcias geram todas raízes -ésimas da uidade. Note que ɛ k = ɛ k (prove) e ɛ k = 1 (prove), temos que ɛ +j k e logo, as potêcias a serem cosideradas são de 0 a 1. = ɛ (+j)k = ɛ k+jk = ɛ k ɛ jk = ɛ jk Teorema Para xo, ɛ k é raiz -ésima primitiva da uidade se, e somete se, mdc.(k, ) = 1. Como ɛ k = ɛ k, suas potêcias gerar todas raízes sigica que os múltiplos dos iteiros associados geram todo Z. Assim, basta mostrar que k gera todos elemetos de Z se, e somete se, mdc(k, ) = 1. Seja k tal que mdc(k, ) = 1. Etão k é iversível. Logo, x k x de Z em Z é ijetiva (prove). todo Z. Como o cojuto Z é ito, a imagem é Z e cosequetemete, os múltiplos geram Agora supoha que os múltiplos geram Z. Etão existe x Z tal que k x = 1 implicado que k é iversível. Assim, mdc(k, ) = 1. O teorema acima permite saber se uma raiz é primitiva ou ão, sem precisar calcular suas potêcias. Exercício Obteha todas raízes 6a primitiva da uidade. Note que ω = e 2π i sempre é -ésima raiz primitiva da uidade, o que costitui os elemetos importates os estudos das radiciações dos úmeros complexos.

Números Complexos. David zavaleta Villanueva 1

Números Complexos. David zavaleta Villanueva 1 Material do miicurso a ser lecioado o III EREM-Mossoró-UERN UFRN - Uiversidade Federal do Rio Grade do Norte Edição N 0 outubro 011 Números Complexos David zavaleta Villaueva 1 1 CCET-UFRN, Natal, RN,

Leia mais

( ) III) ESPAÇOS VETORIAIS REAIS. Definição: Denomina-se espaço vetorial sobre os Reais (R) ao conjunto não vazio. 1) Existe uma adição:

( ) III) ESPAÇOS VETORIAIS REAIS. Definição: Denomina-se espaço vetorial sobre os Reais (R) ao conjunto não vazio. 1) Existe uma adição: Elemetos de Álgebra Liear ESPAÇOS VETORIAIS REAIS III) ESPAÇOS VETORIAIS REAIS Defiição: Deomia-se espaço vetorial sobre os Reais (R) ao cojuto ão vazio + : V V V ) Existe uma adição: com as seguites propriedades:

Leia mais

FORMA TRIGONOMÉTRICA. Para ilustrar, calcularemos o argumento de z 1 i 3 e w 2 2i AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS

FORMA TRIGONOMÉTRICA. Para ilustrar, calcularemos o argumento de z 1 i 3 e w 2 2i AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS 145 AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS FORMA TRIGONOMÉTRICA Argumeto de um Número Complexo Seja = a + bi um úmero complexo, sedo P seu afixo o plao complexo. Medido-se o âgulo formado pelo segmeto OP (módulo

Leia mais

Universidade Federal Fluminense ICEx Volta Redonda Introdução a Matemática Superior Professora: Marina Sequeiros

Universidade Federal Fluminense ICEx Volta Redonda Introdução a Matemática Superior Professora: Marina Sequeiros 3. Poliômios Defiição: Um poliômio ou fução poliomial P, a variável x, é toda expressão do tipo: P(x)=a x + a x +... a x + ax + a0, ode IN, a i, i = 0,,..., são úmeros reais chamados coeficietes e as parcelas

Leia mais

NOTAÇÕES. Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são os cartesianos retangulares.

NOTAÇÕES. Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são os cartesianos retangulares. R C : cojuto dos úmeros reais : cojuto dos úmeros complexos i : uidade imagiária: i2 = 1 z Re(z) Im(z) det A : módulo do úmero z E C : parte real do úmero z E C : parte imagiária do úmero z E C : determiate

Leia mais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Números reais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Números reais Fudametos de Aálise Matemática Profª Aa Paula Números reais 1,, 3, cojuto dos úmeros aturais 0,1,,3, cojuto dos úmeros iteiros p q /p e q cojuto dos úmeros racioais a, a 0 a 1 a a, a e a i 0, 1,, 3, 4,

Leia mais

3. Seja C o conjunto dos números complexos. Defina a soma em C por

3. Seja C o conjunto dos números complexos. Defina a soma em C por Eercícios Espaços vetoriais. Cosidere os vetores = (8 ) e = ( -) em. (a) Ecotre o comprimeto de cada vetor. (b) Seja = +. Determie o comprimeto de. Qual a relação etre seu comprimeto e a soma dos comprimetos

Leia mais

Aplicações Diferentes Para Números Complexos

Aplicações Diferentes Para Números Complexos Material by: Caio Guimarães (Equipe Rumoaoita.com) Aplicações Diferetes Para Números Complexos Capítulo I Cometário Iicial O artigo que aqui apresetamos ão tem como objetivo itroduzir ao leitor o assuto

Leia mais

1. Revisão Matemática

1. Revisão Matemática Se x é um elemeto do cojuto Notação S: x S Especificação de um cojuto : S = xx satisfaz propriedadep Uião de dois cojutos S e T : S T Itersecção de dois cojutos S e T : S T existe ; para todo f : A B sigifica

Leia mais

INTEIROS DE GAUSS E INTEIROS DE EISENSTEIN Guilherme Fujiwara, São Paulo SP

INTEIROS DE GAUSS E INTEIROS DE EISENSTEIN Guilherme Fujiwara, São Paulo SP Nível Avaçado. INTEIROS DE GAUSS E INTEIROS DE EISENSTEIN Guilherme Fujiwara, São Paulo SP Vamos abordar esse artigo a aritmética de dois cojutos de iteiros algébricos: os Iteiros de Gauss e os Iteiros

Leia mais

Elementos de Matemática

Elementos de Matemática Elemetos de Matemática Números Complexos e Biomiais: Exercícios - 2007 Versão compilada o dia de Outubro de 2007. Departameto de Matemática - UEL Prof. Ulysses Sodré: ulysses(auel(ptbr Matemática Essecial:

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão 4 Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

Provas de Matemática Elementar - EAD. Período

Provas de Matemática Elementar - EAD. Período Provas de Matemática Elemetar - EAD Período 01. Sérgio de Albuquerque Souza 4 de setembro de 014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCEN - Departameto de Matemática http://www.mat.ufpb.br/sergio 1 a Prova

Leia mais

1- Resolução de Sistemas Lineares.

1- Resolução de Sistemas Lineares. MÉTODOS NUMÉRICOS PR EQUÇÕES DIFERENCIIS PRCIIS 1- Resolução de Sistemas Lieares. 1.1- Matrizes e Vetores. 1.2- Resolução de Sistemas Lieares de Equações lgébricas por Métodos Exatos (Diretos). 1.3- Resolução

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 6 Radiciação Profe. Kátia RADICIAÇÃO Radiciação é a operação iversa da poteciação. Realizamos quado queremos descobrir qual o úmero que multiplicado por ele mesmo uma

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES LINEARES

TRANSFORMAÇÕES LINEARES rasformação Liear NSFOMÇÕES LINEES Sejam e espaços vetoriais reais Dizemos que uma fução : é uma trasformação liear se a fução preserva as operações de adição e de multiplicação por escalar isto é se os

Leia mais

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD.

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD. Matemática 0. Um losago do plao cartesiao oxy tem vértices A(0,0), B(,0), C(,) e D(,). A) Determie a equação da reta que cotém a diagoal AC. B) Determie a equação da reta que cotém a diagoal BD. C) Ecotre

Leia mais

Solução Comentada Prova de Matemática

Solução Comentada Prova de Matemática 0 questões. Sejam a, b e c os três meores úmeros iteiros positivos, tais que 5a = 75b = 00c. Assiale com V (verdadeiro) ou F (falso) as opções abaixo. ( ) A soma a b c é igual a 9 ( ) A soma a b c é igual

Leia mais

Soluções dos Exercícios do Capítulo 6

Soluções dos Exercícios do Capítulo 6 Soluções dos Eercícios do Capítulo 6 1. O poliômio procurado P() a + b + c + d deve satisfazer a idetidade P(+1) P() +, ou seja, a(+1) + b(+1) + c(+1) + d a + b + c + d +, o que é equivalete a (a 1) +

Leia mais

Prova Parcial 1 Matemática Discreta para Computação Aluno(a): Data: 18/12/2012

Prova Parcial 1 Matemática Discreta para Computação Aluno(a): Data: 18/12/2012 Prova Parcial Aluo(a): Data: 8/2/202. (,5p) Use regras de iferêcia para provar que os argumetos são válidos. (usar os símbolos proposicioais idicados): A Rússia era uma potêcia superior, e ou a Fraça ão

Leia mais

FUNÇÕES CONTÍNUAS Onofre Campos

FUNÇÕES CONTÍNUAS Onofre Campos OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA NÍVEL III SEMANA OLÍMPICA Salvador, 19 a 26 de jaeiro de 2001 1. INTRODUÇÃO FUNÇÕES CONTÍNUAS Oofre Campos oofrecampos@bol.com.br Vamos estudar aqui uma ova classe de

Leia mais

Aplicações lineares. Capítulo Seja T: a) Quais dos seguintes vectores estão em Im( T )? 1 i) 4. 3 iii) ii)

Aplicações lineares. Capítulo Seja T: a) Quais dos seguintes vectores estão em Im( T )? 1 i) 4. 3 iii) ii) Capítulo Aplicações lieares Seja T: R R a multiplicação por 8 a) Quais dos seguites vectores estão em Im( T )? i) ii) 5 iii) b) Quais dos seguites vectores estão em Ker( T)? i) ii) iii) c) Qual a dimesão

Leia mais

1.1. Ordem e Precedência dos Cálculos 1) = Capítulo 1

1.1. Ordem e Precedência dos Cálculos 1) = Capítulo 1 Capítulo. Aritmética e Expressões Algébricas O estudo de cálculo exige muito mais que o cohecimeto de limite, derivada e itegral. Para que o apredizado seja satisfatório o domíio de tópicos de aritmética

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Matemática

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Matemática Miistério da Educação Uiversidade Tecológica Federal do Paraá Campus Curitiba Gerêcia de Esio e Pesquisa Departameto Acadêmico de Matemática Dispositivo Prático de Briot-Ruffii: Poliômios O Dispositivo

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado MATEMÁTICA 0 Em um paralelepípedo retâgulo,

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 Na figura a seguir, o

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 Na figura a seguir, ABCD

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 O poliômio p( ) 5 04 +

Leia mais

Números primos, números compostos e o Teorema Fundamental da Aritmética

Números primos, números compostos e o Teorema Fundamental da Aritmética Polos Olímpicos de Treiameto Curso de Teoria dos Números - Nível 3 Carlos Gustavo Moreira Aula 4 Números primos, úmeros compostos e o Teorema Fudametal da Aritmética 1 O Teorema Fudametal da Aritmética

Leia mais

A letra x representa números reais, portanto

A letra x representa números reais, portanto Aula 0 FUNÇÕES UFPA, 8 de março de 05 No ial desta aula, você seja capaz de: Saber dizer o domíio e a imagem das uções esseciais particularmete esta aula as uções potêcias; Fazer o esboço de gráico da

Leia mais

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível U. Algumas Técnicas com Funções Geratrizes. Davi Lopes

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível U. Algumas Técnicas com Funções Geratrizes. Davi Lopes XIX Semaa Olímpica de Matemática Nível U Algumas Técicas com Fuções Geratrizes Davi Lopes O projeto da XIX Semaa Olímpica de Matemática foi patrociado por: Algumas Técicas com Fuções Geratrizes Davi Lopes

Leia mais

Conteúdos Programáticos de Matemática A 12º ano 2017/2018

Conteúdos Programáticos de Matemática A 12º ano 2017/2018 Coteúdos Programáticos de Matemática A 12º ao 2017/2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CALENDARIZAÇÃO Cálculo Combiatório (CC12) Propriedades das operações sobre cojutos - Propriedades comutativa, associativa,

Leia mais

BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. 1 a Edição

BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. 1 a Edição BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS 1 a Edição Rio Grade 2017 Uiversidade Federal do Rio Grade - FURG NOTAS DE AULA DE CÁLCULO

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

AULA Subespaço, Base e Dimensão Subespaço.

AULA Subespaço, Base e Dimensão Subespaço. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira TÓPICOS Subespaço. ALA Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado MATEMÁTICA 0 Seja f ( ) log ( ) + log uma fução

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado MATEMÁTICA 0 Um úmero atural é primo quado ele

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 Na figura a seguir, esboçamos

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 Cosidere as retas perpediculares

Leia mais

DILMAR RICARDO MATEMÁTICA. 1ª Edição DEZ 2012

DILMAR RICARDO MATEMÁTICA. 1ª Edição DEZ 2012 DILMAR RICARDO MATEMÁTICA TEORIA 6 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Teoria e Seleção das Questões: Prof. Dilmar Ricardo Orgaização e Diagramação: Mariae dos Reis ª Edição DEZ 0 TODOS OS DIREITOS

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3. Resposta. Resposta. Resposta

Questão 1. Questão 2. Questão 3. Resposta. Resposta. Resposta Questão 1 a) O faturameto de uma empresa este ao foi 1% superior ao do ao aterior; oteha o faturameto do ao aterior, saedo que o deste ao foi de R$1.4.,. ) Um comerciate compra calças a um custo de R$6,

Leia mais

Exponenciais e Logaritmos (MAT 163) - Notas de Aulas 2 Prof Carlos Alberto S Soares

Exponenciais e Logaritmos (MAT 163) - Notas de Aulas 2 Prof Carlos Alberto S Soares Expoeciais e Logaritmos (MAT 163) - Notas de Aulas 2 Prof Carlos Alberto S Soares 1 Prelimiares Lembremos que, dados cojutos A, B R ão vazios, uma fução de domíio A e cotradomíio B, aotada por, f : A B,

Leia mais

Mas, a situação é diferente quando se considera, por exemplo, a

Mas, a situação é diferente quando se considera, por exemplo, a . NÚMEROS COMPLEXOS Se um corpo umérico uma equação algébrica ão tem raíes, é possível costruir outro corpo umérico, mais eteso, ode a equação se tora resolúvel. Eemplo: ± raíes irracioais Mas, a situação

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ao 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como a probabilidade do João acertar em cada tetativa é 0,, a probabilidade do João acertar as tetativas é 0, 0, 0, 0,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 5

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 5 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão 5 Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na FGV

CPV O cursinho que mais aprova na FGV O cursiho que mais aprova a FGV FGV ecoomia a Fase 0/dezembro/00 MATEMÁTICA 0. Se P é 0% de Q, Q é 0% de R e S é 0% de R, etão P S é igual a: 0 c 0. Dado um petágoo regular ABCDE, costrói-se uma circuferêcia

Leia mais

Construção do anel de polinômios em uma indeterminada utilizando módulos

Construção do anel de polinômios em uma indeterminada utilizando módulos Costrução do ael de poliômios em uma idetermiada utilizado módulos Costructio of the rig of polyomials i oe idetermiate usig modules ISSN 2316-9664 Volume 12, jul. 2018 Christia José Satos Goçalves Uiversidade

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I Resolução do 2 ō Teste - LEIC

Cálculo Diferencial e Integral I Resolução do 2 ō Teste - LEIC Cálculo Diferecial e Itegral I Resolução do ō Teste - LEIC Departameto de Matemática Secção de Àlgebra e Aálise I.. Determie o valor dos seguites itegrais (i) e x se x dx x + (ii) x (x + ) dx (i) Visto

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF-RJ

Universidade Federal Fluminense - UFF-RJ Aotações sobre somatórios Rodrigo Carlos Silva de Lima Uiversidade Federal Flumiese - UFF-RJ rodrigouffmath@gmailcom Sumário Somatórios 3 Somatórios e úmeros complexos 3 O truque de Gauss para somatórios

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA 2 a FASE

PROVA DE MATEMÁTICA 2 a FASE PROVA DE MATEMÁTICA a FASE DEZ/04 Questão 1 a)o faturameto de uma empresa esse ao foi 10% superior ao do ao aterior; obteha o faturameto do ao aterior sabedo-se que o desse ao foi de R$1 40 000,00 b)um

Leia mais

Estudo da Função Exponencial e Função Logarítmica

Estudo da Função Exponencial e Função Logarítmica Istituto Muicipal de Esio Superior de Cataduva SP Curso de Liceciatura em Matemática 3º ao Prática de Esio da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo da Fução Expoecial

Leia mais

O Teorema Fundamental da Aritm etica

O Teorema Fundamental da Aritm etica 8 O Teorema Fudametal da Aritm etica Vimos, o cap ³tulo 5, o teorema 5.1, que estabelece que os primos positivos s~ao os blocos usados para costruir, atrav es de produtos, todos os iteiros positivos maiores

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS CADERNO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS CADERNO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS CADERNO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS - Determie quais sequêcias (siais discretos o tempo) abaixo são periódicos ou aperiódicos. No caso dos siais periódicos, determie o período

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais Cosiderações fiais Bases Matemáticas Defiições prelimiares Defiição 1 Dizemos que y é uma cota superior para um cojuto X se, para todo x X é, verdade que y x. Exemplo 1 os úmeros 2, 3, π e quaisquer outros

Leia mais

Ajuste de Curvas pelo Método dos Quadrados Mínimos

Ajuste de Curvas pelo Método dos Quadrados Mínimos Notas de aula de Métodos Numéricos. c Departameto de Computação/ICEB/UFOP. Ajuste de Curvas pelo Método dos Quadrados Míimos Marcoe Jamilso Freitas Souza, Departameto de Computação, Istituto de Ciêcias

Leia mais

MATEMÁTICA CADERNO 1 CURSO E FRENTE 1 ÁLGEBRA. Módulo 1 Equações do 1 ọ Grau e

MATEMÁTICA CADERNO 1 CURSO E FRENTE 1 ÁLGEBRA. Módulo 1 Equações do 1 ọ Grau e MATEMÁTICA CADERNO CURSO E FRENTE ÁLGEBRA Módulo Equações do ọ Grau e do ọ Grau ) [ ( )] = [ + ] = + = + = + = = Resposta: V = { } 9) Na equação 6 = 0, tem-se a = 6, b = e c =, etão: I) = b ac = + = b

Leia mais

Prof. Celso Módulo 12 Resposta em freqüência-diagrama de Nyquist RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA-DIAGRAMA DE NYQUIST

Prof. Celso Módulo 12 Resposta em freqüência-diagrama de Nyquist RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA-DIAGRAMA DE NYQUIST Prof. Celso Módulo Resposta em freqüêcia-diagrama de Nyquist RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA-DIAGRAMA DE NYQUIST O diagrama de Nyquist ou diagrama polar é um gráfico do módulo de G pelo âgulo de fase de G em coordeadas

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 65) ª FASE DE JULHO 016 GRUPO I 1. Sabe-se que: P ( A B ) 0, 6 P A B P A Logo, 0, + 0, P A B Como P P 0, 6 P A B 1 0,

Leia mais

Capítulo 1. Os Números. 1.1 Notação. 1.2 Números naturais não nulos (inteiros positivos) Última atualização em setembro de 2017 por Sadao Massago

Capítulo 1. Os Números. 1.1 Notação. 1.2 Números naturais não nulos (inteiros positivos) Última atualização em setembro de 2017 por Sadao Massago Capítulo 1 Os Números Última atualização em setembro de 2017 por Sadao Massago 1.1 Notação Números naturais: Neste texto, N = {0, 1, 2, 3,...} e N + = {1, 2, 3, }. Mas existem vários autores considerando

Leia mais

Conjuntos Infinitos. Teorema (Cantor) Se A é conjunto qualquer, #A #P(A). Mais precisamente, qualquer

Conjuntos Infinitos. Teorema (Cantor) Se A é conjunto qualquer, #A #P(A). Mais precisamente, qualquer Cojutos Ifiitos Teorema (Cator) Se A é cojuto qualquer, #A #P(A). Mais precisamete, qualquer f : A P(A) ão é sobrejetora. Cosequêcia. Existe uma herarquia de cojutos ifiitos. Obs. Existe uma bijeção etre

Leia mais

Transformação de similaridade

Transformação de similaridade Trasformação de similaridade Relembrado bases e represetações, ós dissemos que dada uma base {q, q,..., q} o espaço real - dimesioal, qualquer vetor deste espaço pode ser escrito como:. Ou a forma matricial

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2/4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2/4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ao Versão /4 Nome: Nº Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias Quado, para

Leia mais

Desigualdades Clássicas

Desigualdades Clássicas Desigualdades Clássicas Márcio Nascimeto da Silva 9 de maio de 009 Resumo As desigualdades são de extrema importâcia as ciêcias. Sua utilização vai desde a estimativa de uma gradeza com um certo erro pré-defiido,

Leia mais

Álgebra. Universidade Eduardo Mondlane. Unidade 1. Números Complexos. Operações Algébricas. Interpretação geométrica

Álgebra. Universidade Eduardo Mondlane. Unidade 1. Números Complexos. Operações Algébricas. Interpretação geométrica Uiversidade Eduardo Modlae Faculdade de Ciêcias. Departameto de Matemática e Iformática Álgebra Para Estudates do Esio à Distâcia do Curso de Liceciatura em Matemática, ao 01 Uidade 1. Números Complexos.

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 0.º Ao Versão Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para um resultado, ão

Leia mais

Cálculo III - SMA 333. Notas de Aula

Cálculo III - SMA 333. Notas de Aula Cálculo III - SMA 333 Notas de Aula Sumário 1 Itrodução 2 2 Seqüêcias Numéricas 6 2.1 Defiição, Exemplos e Operações........................ 6 2.2 Seqüêcias Limitadas e Ilimitadas........................

Leia mais

1.4 Determinantes. determinante é igual ao produto dos elementos da diagonal principal menos o produto dos elementos da diagonal secundária.

1.4 Determinantes. determinante é igual ao produto dos elementos da diagonal principal menos o produto dos elementos da diagonal secundária. 1.4 Determiates A teoria dos determiates surgiu quase simultaeamete a Alemaha e o Japão. Ela foi desevolvida por dois matemáticos, Gottfried Wilhelm Leibiz (1642-1716) e Seki Shisuke Kowa (1642-1708),

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I Associação de Professores de Matemática Cotactos: Rua Dr. João Couto,.º 7-A 1500-6 Lisboa Tel.: +51 1 716 6 90 / 1 711 0 77 Fa: +51 1 716 64 4 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

Leia mais

Questão 02. é (são) verdadeira(s) A) apenas I. B) apenas II. C) apenas III. D) apenas I e II. E) Nenhuma. Questão 03 8 A) 9 B) C)

Questão 02. é (são) verdadeira(s) A) apenas I. B) apenas II. C) apenas III. D) apenas I e II. E) Nenhuma. Questão 03 8 A) 9 B) C) 0 ITA "A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o mudo" Galileu Galilei Notações : cojuto dos úmeros aturais;,,,... i z : cojuto dos úmeros iteiros : cojuto dos úmeros racioais : cojuto dos úmeros

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento 5 Nível 3

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento 5 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treiameto 5

Leia mais

NOTAÇÕES. denota o segmento que une os pontos A e B. In x denota o logarítmo natural de x. A t denota a matriz transposta da matriz A.

NOTAÇÕES. denota o segmento que une os pontos A e B. In x denota o logarítmo natural de x. A t denota a matriz transposta da matriz A. MATEMÁTICA NOTAÇÕES é o cojuto dos úmeros compleos. é o cojuto dos úmeros reais. = {,,, } i deota a uidade imagiária, ou seja, i =. Z é o cojugado do úmero compleo Z Se X é um cojuto, PX) deota o cojuto

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv CPV O cursiho que mais aprova a fgv FGV ecoomia a Fase 0/dezembro/0 MATEMÁTICA 0. Chamaremos de S() a soma dos algarismos do úmero iteiro positivo, e de P() o produto dos algarismos de. Por exemplo, se

Leia mais

CONJUNTOS NUMÉRICOS , 2 OPERAÇÕES BÁSICAS APROVA CONCURSOS MINISTÉRIO DA FAZENDA. Prof. Daniel Almeida AULA 01/20

CONJUNTOS NUMÉRICOS , 2 OPERAÇÕES BÁSICAS APROVA CONCURSOS MINISTÉRIO DA FAZENDA. Prof. Daniel Almeida AULA 01/20 CONJUNTOS NUMÉRICOS - Números Naturais (IN ) Foram os primeiros úmeros a surgir devido à ecessidade dos homes em cotar objetos. IN = { 0,,,,,, 6,... } - Números Iteiros ( Z ) Se jutarmos os úmeros aturais

Leia mais

TURMA:12.ºA/12.ºB. O que é o i? Resposta: A raiz imaginária da unidade negativa. (Leibniz)

TURMA:12.ºA/12.ºB. O que é o i? Resposta: A raiz imaginária da unidade negativa. (Leibniz) GUIA DE ESTUDO NÚMEROS COMPLEXOS TURMA:12.ºA/12.ºB 2017/2018 (ABRIL/MAIO) Números Complexos O que é o i? Resposta: A raiz imaginária da unidade negativa. (Leibniz) A famosa igualdade de Euler i e 10 A

Leia mais

Planificação Anual de Matemática

Planificação Anual de Matemática Direção-Geral dos Estabelecimetos Escolares Direção de Serviços da Região Cetro Plaificação Aual de Matemática Ao Letivo: 2015/2016 Domíio Coteúdos Metas Curriculares Nº de Aulas (45 miutos) TEOREMA DE

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ao 08 - a Fase Proposta de resolução Cadero... Como P µ σ < X < µ + σ 0,94, logo como P X < µ σ P X > µ + σ, temos que: P X < µ σ 0,94 E assim, vem que: P X > µ σ P X

Leia mais

HEURÍSTICAS E EQUAÇÕES DIOFANTINAS

HEURÍSTICAS E EQUAÇÕES DIOFANTINAS HEURÍSTICAS E EQUAÇÕES DIOFANTINAS Michelle Crescêcio de Mirada Programa Istitucioal de Iiciação Cietífica e Moitoria da Faculdade de Matemática PROMAT michellemirada_8@hotmail.com Luiz Alberto Dura Salomão

Leia mais

AULA 17 A TRANSFORMADA Z - DEFINIÇÃO

AULA 17 A TRANSFORMADA Z - DEFINIÇÃO Processameto Digital de Siais Aula 7 Professor Marcio Eisecraft abril 0 AULA 7 A TRANSFORMADA Z - DEFINIÇÃO Bibliografia OPPENHEIM, A.V.; WILLSKY, A. S. Siais e Sistemas, a edição, Pearso, 00. ISBN 9788576055044.

Leia mais

Prova 3 Matemática ... GABARITO 4 NOME DO CANDIDATO:

Prova 3 Matemática ... GABARITO 4 NOME DO CANDIDATO: Prova 3 QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: IINSTRUÇÕES PARA A REALIIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que costam da etiqueta fixada

Leia mais

1 Números Complexos e Plano Complexo

1 Números Complexos e Plano Complexo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática SEMESTRE CÓDIGO DISCIPLINA TURMA 09-1 MTM5327 Variável Complexa 0549 Professor Lista de Exercícios

Leia mais

Prova 3 Matemática ... GABARITO 2 NOME DO CANDIDATO:

Prova 3 Matemática ... GABARITO 2 NOME DO CANDIDATO: Prova 3 QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: IINSTRUÇÕES PARA A REALIIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que costam da etiqueta fixada

Leia mais

2.ª FASE 2018 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA A ª FASE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

2.ª FASE 2018 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA A ª FASE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA A 08.ª FASE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Site: http://recursos-para-matematica.webode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA

Leia mais

AULA Matriz inversa Matriz inversa.

AULA Matriz inversa Matriz inversa. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira ÓPICOS Matriz iversa. U 6 Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

Axioma dos inteiros. Sadao Massago

Axioma dos inteiros. Sadao Massago Axioma dos inteiros Sadao Massago setembro de 2018 Sumário 1 Os Números 2 1.1 Notação......................................... 2 1.2 Números naturais não nulos (inteiros positivos)................... 2

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versões 1/3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versões 1/3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versões / Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br O PROBLEMA DA ÁREA O PROBLEMA DA ÁREA Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b,

Leia mais

PROVA DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

PROVA DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO )Uma prova costa de testes de múltipla escolha, cada um com 5 alterativas e apeas uma correta Se um aluo ``chutar`` todas as respostas: a)qual a probabilidade dele acertar todos os testes? b)qual a probabilidade

Leia mais

ITA Destas, é (são) falsa(s) (A) Apenas I (B) apenas II (C) apenas III (D) apenas I e III (E) apenas nenhuma.

ITA Destas, é (são) falsa(s) (A) Apenas I (B) apenas II (C) apenas III (D) apenas I e III (E) apenas nenhuma. ITA 00. (ITA 00) Cosidere as afirmações abaixo relativas a cojutos A, B e C quaisquer: I. A egação de x A B é: x A ou x B. II. A (B C) = (A B) (A C) III. (A\B) (B\A) = (A B) \ (A B) Destas, é (são) falsa(s)

Leia mais

TÓPICOS. Matriz inversa. Método de condensação. Matriz ortogonal. Propriedades da álgebra matricial.

TÓPICOS. Matriz inversa. Método de condensação. Matriz ortogonal. Propriedades da álgebra matricial. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira ÓPICOS Matriz iversa. U 6 Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

Matemática A Extensivo V. 6

Matemática A Extensivo V. 6 Matemática A Etesivo V. 6 Eercícios 0) B Reescrevedo a equação: 88 00 8 0 8 8 0 6 0 0 A raiz do umerador é e do deomiador é zero. Fazedo um quadro de siais: + + + Q + + O que os dá como solução R 0

Leia mais

CO-SENOS EXPRESSÁVEIS COM RADICAIS REAIS

CO-SENOS EXPRESSÁVEIS COM RADICAIS REAIS CO-SENOS EXPRESSÁVEIS COM RADICAIS REAIS Rafael Afoso Barbosa Bolsista do programa PETMAT - Faculdade de Matemática - Uiversidade Federal de Uberlâdia Atoio Carlos Nogueira Professor Doutor da Faculdade

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE ALFORNELOS

ESCOLA BÁSICA DE ALFORNELOS ESCOLA BÁSICA DE ALFORNELOS FICHA DE TRABALHO DE MATEMÁTICA 9.º ANO VALORES APROXIMADOS DE NÚMEROS REAIS Dado um úmero xe um úmero positivo r, um úmero x como uma aproximação de x com erro iferior a r

Leia mais

1. Revisão Matemática

1. Revisão Matemática Sequêcias de Escalares Uma sequêcia { } diz-se uma sequêcia de Cauchy se para qualquer (depedete de ε ) tal que : ε > 0 algum K m < ε para todo K e m K Uma sequêcia { } diz-se ser limitada superiormete

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 4. Questão 3. alternativa C. alternativa B. alternativa D. alternativa A n 2 n! O valor de log 2. c) n. b) 2n.

Questão 1. Questão 2. Questão 4. Questão 3. alternativa C. alternativa B. alternativa D. alternativa A n 2 n! O valor de log 2. c) n. b) 2n. Questão 4 6 O valor de log :! a). b). c). d) log. e) log. Para iteiro positivo, 4 6 = = ( ) ( ) ( 3) ( ) = = ( 3 ) =! Portato 4 6! log = log!! = = log =. Questão Num determiado local, o litro de combustível,

Leia mais

MATEMÁTICA II. 01. Uma função f, de R em R, tal. , então podemos afirmar que a, b e c são números reais, tais. que. D) c =

MATEMÁTICA II. 01. Uma função f, de R em R, tal. , então podemos afirmar que a, b e c são números reais, tais. que. D) c = MATEMÁTCA 0. Uma fução f, de R em R, tal que f(x 5) f(x), f( x) f(x),f( ). Seja 9 a f( ), b f( ) e c f() f( 7), etão podemos afirmar que a, b e c são úmeros reais, tais que A) a b c B) b a c C) c a b ab

Leia mais

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S Prof. Beito Frazão Pires Uma sequêcia é uma lista ordeada de úmeros a, a 2,..., a,... ) deomiados termos da sequêcia: a é o primeiro termo, a 2 é o segudo termo e assim

Leia mais

Bases e dimensão. Roberto Imbuzeiro Oliveira. 22 de Março de 2012

Bases e dimensão. Roberto Imbuzeiro Oliveira. 22 de Março de 2012 Bases e dimesão Roberto Imbuzeiro Oliveira 22 de Março de 2012 1 Defiições básicas Nestas otas X é espaço vetorial com mais de um elemeto sobre o corpo F {R, C}. Uma base (ão ecessariamete LI) de X é um

Leia mais

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 4

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 4 Aálise Complexa Resolução de algus exercícios do capítulo 4. Caso de C0, 0, : Caso de C0,, + : Exercício º z z i i z + iz iz iz porque iz < i + z i +3 z. z z i i z + iz iz porque iz > iz i z 3 i 3 z..

Leia mais