Legislação e prática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Legislação e prática"

Transcrição

1 Legislação e prática

2 Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo (Galileu Galilei)

3 Ênfase no Provimento nº 260/CGJ/2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

4 Qualificação em notas, com ênfase no ESCRITURA PÚBLICA

5 1 - PREVISÃO LEGAL 2 - CONCEITO: Art. 155 do : A escritura pública é o instrumento notarial dotado de fé pública e força probante plena, em que são acolhidas declarações sobre atos jurídicos ou declarações de vontade inerentes a negócios jurídicos para as quais os participantes devam ou queiram dar essa forma legal.

6 3 - VALOR PROBANTE 4 - EXIGÊNCIA DE ESCRITURA PÚBLICA 5 - REQUISITOS DA ESCRITURA PÚBLICA OUTROS REQUISITOS 6 - REDAÇÃO DA ESCRITURA PÚBLICA E PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS

7 Qualificação em notas, com no ênfase 7 - DESPESAS DA ESCRITURA E REGISTRO 8 - RETIFICAÇÕES NAS ESCRITURAS PÚBLICAS EM TEMPO ADITAMENTO RERRATIFICAÇÃO Rerratificação de escritura pública de compra e venda após o registro

8 8.4 - COBRANÇA DE EMOLUMENTOS 9 - PRAZO PARA ASSINATURAS (art. 154, 1º e 2º do )

9 10 - ESPÉCIES Qualificação em notas, com ênfase no COMPRA E VENDA Conceito: Consiste na transferência de propriedade de coisa certa por quantia em dinheiro Aspectos Relevantes *Outorga uxória/marital: *Menor na qualidade de vendedor (não emancipado)

10 *Menor na qualidade de comprador *Menores sujeitos à tutela e interditos na qualidade de vendedores *Venda de bens do espólio *Venda de ascendente para descendente: *Compra e venda entre cônjuges *Venda por pessoa jurídica *Condomínio (arts. 504 e do Código Civil)

11 *Condomínio edilício (art. 1331, 1º do Código Civil) *Declaração de inexistência de débitos condominiais *Venda Ad Mensuram *Venda Ad Corpus *Evicção *Retrovenda (art. 505 do Código Civil) *Preempção ou preferência condicional (art. 513 do Código Civil)

12 *Imóvel urbano Requisitos Documentais Inerentes à Regularidade da Escritura Pública *Comprovante de pagamento do ITBI *Certidão fiscal: Imóvel urbano (IPTU)

13 Imóvel rural: - Prova de quitação do último ITR - CCIR *Certidões do Serviço de Registro de Imóveis

14 *Certidões de feitos ajuizados a saber (art. 160, V do ): a exigência de tais certidões encontra fundamento na boa-fé. - Justiça Federal (inclusive, Juizado Especial): cível e criminal; - Justiça Estadual (inclusive, Juizado Especial): cível e criminal; - Justiça do Trabalho;

15 - CND trabalhista ou expressa declaração de que as partes estão cientes da possibilidade da sua obtenção (Recomendação nº 03 de 15/03/12 do Conselho Nacional de Justiça).

16 ATENÇÃO: - As certidões de feitos ajuizados devem ser do domicílio do transmitente ou onerante e da sede do imóvel; - Poderá haver expressa dispensa pelo adquirente ou credor da apresentação das certidões de feitos ajuizados. No entanto, deve ser consignado em destaque na escritura, a ciência dos riscos inerentes a tal dispensa (art. 160, V do Código de Normas).

17 Requisitos Documentais de Legitimação (art. 162 do ) Requisitos Documentais Legitimadores: art. 163 do (empresa alienante ou devedora)

18 Arquivamentos de Documentos Cláusulas Obrigatórias Do objeto Da procedência Disponibilidade Preço e pagamento Transmissão Encerramento ou impostos/certidões Emitida a DOI.

19 Cobrança e Selo ESCRITURAS DE IMÓVEIS RURAIS Conceito de Imóvel Rural O critério adotado é o da destinação econômica. Considera se rural, o imóvel que tiver por finalidade a exploração agrícola, pecuária, extrativa ou agroindustrial (art. 4º, I, da Lei nº 4.504/64).

20 Fração Mínima de Parcelamento Conceito: é a menor dimensão admitida para desmembramento ou divisão do imóvel rural, salvo situações excepcionais previstas em lei Certificado de Cadastro de Imóvel Rural

21 Imposto Territorial Rural (ITR) Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT) Georreferenciamento O georreferenciamento consiste em um método moderno de agrimensura que leva em conta todas as saliências do imóvel, com todos os aclives e declives. O objetivo é revelar de forma clara toda a complexidade do imóvel.

22 Escritura Pública de Fração Ideal A fração ideal consiste no desdobramento do imóvel em partes não localizadas, as quais permanecem contidas dentro da área original, mas que em razão da alienação, permanecem em condomínio.

23 Escritura Pública de Individualização de Imóvel Rural em Condomínio (arts a 1018 do ) Trata-se de uma inovação visando regularizar a matrícula do imóvel que possui diversos condôminos.

24

25

26

27

28

29

30 Imagens: Cartunista Alpino

31

32 Reserva Legal Conceito de reserva legal: art. 3º, III da Lei de 25/04/12: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

33 CAR x averbação da reserva legal ESCRITURA PÚBLICA DE DIVISÃO DE IMÓVEL RURAL O estado de comunhão de um imóvel, seja ele urbano ou rural, caracteriza a propriedade plúrima incidente sobre o mesmo. No entanto, a pluralidade de proprietários sobre um imóvel, inegavelmente, constitui fonte de conflito entre eles e ninguém pode ser constrangido a viver em estado de comunhão contra a sua vontade.

34 ESCRITURA PÚBLICA DE CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS Previsão legal Conceito: a cessão de direitos hereditários é um contrato no qual se opera a transmissão de direitos referentes à sucessão, enquanto não realizada a partilha. Pontos relevantes da escritura de cessão de direitos hereditários Cobrança

35 RENÚNCIA DOS DIREITOS HEREDITÁRIOS Previsão legal Conceito: a renúncia é um negócio jurídico unilateral e irrevogável, pelo qual o herdeiro manifesta a intenção de se demitir desta qualidade. O renunciante considerase como se não existisse na condição de herdeiro, como se jamais tivesse herdado. Cobrança

36 ESCRITURA PÚBLICA DE INVENTÁRIO E PARTILHA Previsão legal: Lei /07, Resolução nº. 35/07 do CNJ e arts. 178 a 206 do. Requisitos: * capacidade; * consenso; e * inexistência de testamento ou existindo, seja ele revogado, declarado nulo ou caduco.

37 Aspectos Relevantes: - Possibilidade de nomeação de inventariante - Gratuidade - Advogado - Desnecessário o registro da escritura pública decorrente da Lei nº /07 no Livro E do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais - Obrigatoriedade de nomeação de interessado com poderes de inventariante

38 - As partes podem ser representadas por procuração formalizada por instrumento público com poderes especiais. - Retificação de escritura pública de inventário e partilha - Cessionário de direitos hereditários - Companheiro que tenha direito à sucessão

39 - Qualificação das partes e seus respectivos cônjuges - Art. 195 do - Testamento revogado, declarado nulo ou caduco, ainda que por ordem judicial: é perfeitamente possível a lavratura de escritura pública de inventário e partilha (art. 195, parágrafo único do ). - Inventário negativo - Inventário conjunto

40 Documentos Necessários Prazo de validade das certidões Cobrança e Selo ESCRITURA PÚBLICA DE SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO CONSENSUAIS Previsão legal: Lei /07, Resolução nº. 35 do CNJ e artigos 178 a 184, 207 a 225 do.

41 Requisitos: * capacidade, * consenso, e * inexistência de filhos menores ou incapazes Aspectos Relevantes (disposições comuns à separação e ao divórcio consensuais).

42 Documentos Necessários (art. 33 da Resolução nº. 35/07 e art. 207 do ) Disposições Referentes à Separação Consensual Disposições Referentes ao Divórcio Consensual

43 DAS ESCRITURAS PÚBLICAS DE CONSTITUIÇÃO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL Previsão legal: art. 226, 3º da Constituição Federal, artigos a do CC, artigos 226 a 233 do.

44 Conceito: Considera-se união estável aquela formada pelo homem e pela mulher, bem como a mantida por pessoas do mesmo sexo, desde que configurada a convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família (art. 226 do ).

45 Aspectos Relevantes Escritura Pública de Dissolução de União Estável O pôs fim à discussão sobre a possibilidade ou não de lavratura deste ato.

46 Art. 229 (...) 2º. Para a lavratura de escritura pública de dissolução de união estável, as partes deverão informar se existe escritura pública declaratória de união estável e, se houver, deverão apresentá-la; após arquivá-la, o tabelião de notas comunicará a dissolução à serventia em que tiver sido lavrada a escritura pública declaratória para as anotações pertinentes.

47 3º. Na escritura pública de dissolução de união estável, deverá constar a data, ao menos aproximada, do início da união estável, bem como a data da sua dissolução, podendo dela constar também qualquer declaração relevante, a critério dos interessados e do tabelião, sendo a escritura pública considerada ato único independentemente do número de declarações nela contidas.

48 Documentos Necessários para a Lavratura de Escritura Pública Declaratória de União Estável e Dissolução

49 Qualificação em notas, com ênfase no ATA NOTARIAL

50 Previsão legal Conceito: A ata notarial, dotada de fé pública e de força de prova pré-constituída, é o instrumento em que o tabelião, seu substituto ou escrevente, a pedido de pessoa interessada, constata fielmente os fatos, as coisas, pessoas ou situações para comprovar a sua existência ou de seu estado (art. 234 do Código de Normas).

51 Objeto Características Finalidade A finalidade precípua da ata notarial é pré-constituir prova para o futuro. O ato é realizado meio de uma descrição, feita por um agente estatal, com fé pública, constatando a ocorrência de um evento.

52 Requisitos formais (art. 235 do Código de Normas): I - data e lugar de sua realização, indicando a serventia em que tenha sido lavrada; II - nome e individualização de quem tiver solicitado; III - narração circunstanciada dos fatos; IV - declaração de ter sido lida ao solicitante; V - assinatura do solicitante e, sendo o caso, as testemunhas, bem como do tabelião de notas, seu substituto ou escrevente, encerrando o ato.

53 Exemplos de atas notariais Cobrança dos emolumentos Observações importantes DAS DECLARAÇÕES ANTECIPADAS DE VONTADE Previsão legal

54 Conceito: também conhecidas como testamento vital (expressão bastante criticada) ou diretivas antecipadas de vontade, consiste em um conjunto de instruções e vontades a respeito do corpo, da personalidade e da administração familiar e patrimonial para a eventualidade de moléstia grave ou acidente que venha impedir a pessoa de expressar sua vontade. Poderá ainda, orientar profissionais médicos sobre os cuidados e tratamentos que o paciente quer, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, de forma livre e autônoma sua vontade. Cobrança

55 PROCURAÇÃO PÚBLICA

56 Previsão legal Conceito (art. 263 do ): A procuração pública é o instrumento do mandato, materializando seu conteúdo e extensão.

57 Sujeitos do Mandato Mandante Mandatário Características do Mandato Consensual Bilateral Nominado Gratuito ou oneroso Confiança Revogabilidade

58 Requisitos a) Subjetivos b) Objetivos c) Forma Procuração por Instrumento Público Classificação

59 I - Procuração genérica (art. 265 do Código de Normas): é aquela que está limitada aos atos de administração ordinária e que não apresenta conteúdo financeiro (...). Exemplos Arquivamento Cobrança de emolumentos

60 II - Procuração para fins de previdência e assistência social: segundo o art. 266 do Código de Normas, é aquela que tem por finalidade o requerimento, cadastramento e recadastramento, atuação em processos administrativos e judiciais, recebimentos de valores e quaisquer outros assuntos relacionados com os benefícios previdenciários e/ou assistência social (...). Exemplos Arquivamento

61 Cobrança de emolumentos III - Procuração em causa própria: considera-se como sendo o instrumento que autoriza o procurador a transferir bens para si mesmo (art. 267 do Código de Normas). Requisitos: além dos requisitos presentes em qualquer espécie de procuração, é necessário constar: *preço e forma de pagamento;

62 *consentimento do outorgado ou outorgados: todas as partes envolvidas no negócio jurídico deverão comparecer e assinar o instrumento ao final; *objeto determinado; *determinação das partes; *anuência do cônjuge do outorgante; *quitação do imposto de transmissão, quando a lei exigir.

63 Importante: o art. 267, 4º, do dispõe: A procuração em causa própria será instrumento capaz de promover a transmissão de bens imóveis se contiver todos os requisitos da escritura pública translatícia. Arquivamento Cobrança de emolumentos

64 IV - procuração relativa a situação jurídica com conteúdo financeiro: é aquela cujo objeto seja a outorga de poderes para a prática de ato que tenha repercussão econômica central e imediata, materializando-se ou sendo parte do negócio jurídico com relevância patrimonial ou econômica, como a transmissão, divisão, aquisição de bens, direitos e valores ou a constituição de direitos reais sobre os mesmos e a movimentação financeira.

65 Exemplos Arquivamento Cobrança de emolumentos Dos Poderes em Termos Gerais e Especiais Identificação do objeto Obrigações do Mandatário (arts. 667 a 674 do Código Civil) e Obrigações do Mandante (arts. 675 a 681 do Código Civil)

66 Da Extinção do Mandato I - Revogação ou renúncia; II - Morte ou interdição de uma das partes; III - Mudança de estado; IV - Término do prazo ou conclusão do negócio.

67 Substabelecimento a) Cláusula expressa proibitiva do substabelecimento b) Autorização expressa c) Omissão Finalmente, o substabelecimento pode ser: a) total ou parcial; b) com reserva ou sem reserva de poderes.

68 11 - RECONHECIMENTO DE FIRMAS

69 Previsão legal Conceito: O reconhecimento de firma é a declaração notarial, portadora de fé pública estatal, segundo a qual o agente público delegado, com presunção de veracidade, atesta que a assinatura foi aposta por um indivíduo determinado, Ainda, o art. 270 do Código de Normas, dispõe: é a certificação de autoria de assinatura em documento.

70 Responsabilidade do tabelião de notas: limita-se unicamente à análise da assinatura constante do documento a ele apresentado ESPÉCIES DE RECONHECIMENTO DE FIRMAS

71 *Reconhecimento de firma por autenticidade: segundo o art. 271, 1º do, reputa-se autêntico o reconhecimento de firma em que o autor que possua autógrafo em cartão ou livro arquivado na serventia, após ser devidamente identificado pelo tabelião de notas, seu substituto ou escrevente, assinar o documento em presença do tabelião ou declarar-lhe que é sua a assinatura já lançada, repetindo-a no cartão ou livro de autógrafos.

72 *Reconhecimento de firma por semelhança (art. 271, 2º do ): Reputa-se semelhante o reconhecimento em que o tabelião de notas, seu substituto ou escrevente, confrontando a assinatura com outra existente em seus cartões ou livro de autógrafos, verificar a similitude e declarar a circunstância no instrumento.

73 PROCEDIMENTO PROIBIÇÃO DO RECONHECIMENTO DE FIRMA (art. 275 do ) CASOS ESPECIAIS DE RECONHECIMENTO DE FIRMA - Dúvida a respeito do reconhecimento de firma;

74 - Título de crédito; - Documento em língua estrangeira destinado a produzir efeitos no exterior; - Reconhecimento de firma em documento particular de apenas uma ou algumas das partes; - Relativamente incapaz;

75 - Pessoa que sabe apenas desenhar o nome, semialfabetizada, doente mental não incapacitado, deficiente verbal, visual ou auditivo que tenha dificuldade de assinar; - Documento assinado por representante de pessoa jurídica; - Reconhecimento de firma em recibo de transferência de veículo automotor ASPECTOS RELEVANTES

76 CARTÕES DE AUTÓGRAFOS Aspectos Relevantes - Documentos necessários - Arquivamento - Atualização do cartão de autógrafos - Entrega e confecção de cartões não preenchidos fora da serventia - Prazo de validade - Selos

77 12 - AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS

78 Previsão legal Conceito (art. 279 do ) A autenticação de cópia é o instrumento público mediante o qual o tabelião de notas, seu substituto ou escrevente declara, após conferência com o original, ser fiel e integral a cópia de documento original que o interessado lhe trouxer para esse fim.

79 Valor probante Procedimento Particularidades: - documentos constituídos em mais de uma folha; - duas ou mais cópias de documentos contidas na mesma folha; - autenticação de apenas uma ou algumas folhas da carteira de trabalho ou do passaporte;

80 - processo, livro ou outro conjunto de textos que seja dividido em atos, artigos ou capítulos; - jornal; - título de eleitor; - cópias ou conjunto de cópias reprográficas conferidas pela própria autoridade ou repartição pública detentora dos originais;

81 - autenticação de documento que conste em meio eletrônico (Nota X da tabela 1 vigente); - documento danificado ou com rasura que comprometa a sua integralidade; - cópia de outra cópia reprográfica, mesmo que autenticada HIPÓTESE DE ISENÇÃO DE EMOLUMENTOS

82 Qualificação em notas, com ênfase no 13 - DOS LIVROS NOTARIAIS (ARTIGOS 60 A 66 E 283 DO CÓDIGO DE NORMAS)

83 14 - ESCRITURAÇÃO DOS ATOS (ARTS. 284 A 287 DO CÓDIGO DE NORMAS)

84 Todo caminho da vida é resvaloso, mas também, cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta! O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem! (Guimarães Rosa) No trabalho junto a serventia, lembre-se: o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito!

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA O que é? É o procedimento através do qual são apurados todos os bens, direitos e dívidas da pessoa falecida, a fim de ser partilhado entre os seus herdeiros legítimos e testamentários;

Leia mais

RESUMO DA TABELA DE EMOLUMENTOS E TFJ DE 2016 EM VIGOR PARA ATOS PRATICADOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016

RESUMO DA TABELA DE EMOLUMENTOS E TFJ DE 2016 EM VIGOR PARA ATOS PRATICADOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016 RESUMO DA TABELA DE EMOLUMENTOS E TFJ DE 2016 EM VIGOR PARA ATOS PRATICADOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016 1- ATOS DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS VALORES EM R$ ATO VALORES TOTAL BUSCA (POR PERÍODO

Leia mais

Adjudicação A) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

Adjudicação A) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA Adjudicação A adjudicação é ato judicial que estabelece e declara que a propriedade imóvel deve ser transferida de seu primitivo dono para o credor, objetivando satisfazer um crédito. O registro possui

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

T A B E L A Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS. ISSQN 1% Sobre Emolumentos Líquidos

T A B E L A Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS. ISSQN 1% Sobre Emolumentos Líquidos 1 APROVAÇÃO DE TESTAMENTO CERRADO 2.1.1 - ATA NOTARIAL - Por folha acrescida T A B E L A 1-2019 Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código Brutos (B/C do Recompe-MG) (Fundo de Compensação)

Leia mais

T A B E L A Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS

T A B E L A Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS 1 APROVAÇÃO DE TESTAMENTO CERRADO 2.1.1 - ATA NOTARIAL - Por folha acrescida T A B E L A 1-2018 Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código 93,32 5,28 88,04 4,40 29,34

Leia mais

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Compra e Venda O contrato de compra e venda é um acordo de vontades entre comprador e vendedor pelo qual, mediante pagamento de certo preço, transfere-se o domínio de determinado bem, objeto do contrato.

Leia mais

TABELA XIII DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS - DOS ATOS DO TABELIONATO DE NOTAS Cód. Lei ATOS EMOLUMENTOS FERC TOTAL

TABELA XIII DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS - DOS ATOS DO TABELIONATO DE NOTAS Cód. Lei ATOS EMOLUMENTOS FERC TOTAL TABELA XIII DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS - DOS ATOS DO TABELIONATO DE NOTAS Cód. Lei ATOS EMOLUMENTOS FERC TOTAL 13.1 Escritura completa, compreendendo todos os atos necessários inclusive fornecimento do

Leia mais

Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública.

Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Para a regularidade da escritura ou contrato com força

Leia mais

Minuta da Tabela dos Atos Extrajudiciais de Goiás 2017

Minuta da Tabela dos Atos Extrajudiciais de Goiás 2017 5,0% 39,0% TABELA XIII - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS, TABELIÃES E OFICIAIS DO REGISTRO DE CONTRATOS MARÍTIMOS Ord. Codificação Legal/ Nome Atual Cód./Id Emolumento Taxa Judiciária (Provimento ISS 5% FUNDOS

Leia mais

PROVIMENTO Nº 304/CGJ/2015 A DESNECESSIDADE DE APRESENTAR CERTIDÕES DE FEITOS AJUIZADOS NA LAVRATURA DE ESCRITURA PÚBLICA

PROVIMENTO Nº 304/CGJ/2015 A DESNECESSIDADE DE APRESENTAR CERTIDÕES DE FEITOS AJUIZADOS NA LAVRATURA DE ESCRITURA PÚBLICA PROVIMENTO Nº 304/CGJ/2015 A DESNECESSIDADE DE APRESENTAR CERTIDÕES DE FEITOS AJUIZADOS NA LAVRATURA DE ESCRITURA PÚBLICA Izabella Maria de Rezende Oliveira 1 A Lei nº 7.433, de 18 de dezembro de 1985

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

Documentos do vendedor Pessoa Física. Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado;

Documentos do vendedor Pessoa Física. Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado; Documentos do vendedor Pessoa Física Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado; Nota: caso o proponente for casado(a), enviar também os documentos/certidões

Leia mais

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51 Processo nº 0010-07/000091-0 Parecer nº 08/2007-SLA O desembargador Jorge Luís Dall Agnol, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas atribuições, considerando a publicação da Lei nº 11.441/07, que alterou

Leia mais

PROCURAÇÕES PÚBLICAS. Por Igor Emanuel da Silva Gomes, Advogado. Tel.: /

PROCURAÇÕES PÚBLICAS. Por Igor Emanuel da Silva Gomes, Advogado. Tel.: / PROCURAÇÕES PÚBLICAS Por Igor Emanuel da Silva Gomes, Advogado. Tel.: 027 99758 8063 / e-mail: igoremanuel.adv@gmail.com PROCURAÇÕES PÚBLICAS 1) O QUE É? 2) PRA QUE SERVE? 3) ONDE FAZER? 4) FUNDAMENTO

Leia mais

ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE

ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE ENUNCIADO 1 CLÁUSULAS RESTRITIVAS: Nas escrituras de doação não é necessário justificar a imposição de cláusulas restritivas sobre a legítima. A necessidade de

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Estrutura Jurídica da Relação Notarial: Previsão está na Lei 8935, art. 7º, parágrafo único. Forma

Leia mais

TABELA V TABELIONATO DE NOTAS EMOLUMENTOS DOS ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS EMOLUMENTOS TFJ FUNCIVIL TOTAL

TABELA V TABELIONATO DE NOTAS EMOLUMENTOS DOS ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS EMOLUMENTOS TFJ FUNCIVIL TOTAL NOTA 04 Atos diversos: a) Além dos emolumentos previstos nesta Tabela, serão devidos emolumentos correspondente às diligências e demais atos previstos na Tabela VII desta Lei; b) Não incidem emolumentos

Leia mais

Tabela de atos cartoriais

Tabela de atos cartoriais Page 1 of 6 Tabela de atos cartoriais Código Nome Natureza 1 Escritura pública de quitação 2 3 4 5 6 Escritura pública de extinção de condom. e div., sem conteúdo financ. e de individ. com determ. de econom.(lei

Leia mais

Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública.

Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Para a regularidade da escritura ou contrato com força

Leia mais

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA I TABELIONATO DE NOTAS ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos TFJ FUNCIVIL TOTAL 1. Das Autenticações de cópias

Leia mais

ESCRITURA escritura ato notarial tabelião,

ESCRITURA escritura ato notarial tabelião, ESCRITURA A escritura é um ato notarial efetuado pelo tabelião, dando autenticidade à vontade das partes interessadas nos efeitos do ato jurídico do qual participam. A escritura pública confirma a manifestação

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA do Cartão de CNPJ Inscrição Estadual ou Municipal IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA Contrato Social e sua última alteração ou Estatuto de Constituição Comprovante de renda

Leia mais

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 CONCLUSÕES DA PLENÁRIA DE REGISTRO DE IMÓVEIS TEMA: GERAL 1. Deve-se realizar

Leia mais

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA I TABELIONATO DE NOTAS ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS MENTOS TFJ EMOLU FUN CIVIL TOTAL DEVIDO 1. Das Autenticações de

Leia mais

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00.

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00. b) Sobre o que exceder de R$ 50,00 até R$.000,00, adicional de 2% 5% c) Sobre o que exceder de R$.00,00 até R$5.000,00. adicional de % 6% 2. Sobre o que exceder de R$ 5.00,00, adicional de 0,5% 6,50% a)

Leia mais

ANEXO I CHECK LIST PÓS CONTEMPLAÇÃO. A liberação do crédito está condicionada à apresentação dos documentos listados abaixo.

ANEXO I CHECK LIST PÓS CONTEMPLAÇÃO. A liberação do crédito está condicionada à apresentação dos documentos listados abaixo. ANEXO I CHECK LIST PÓS CONTEMPLAÇÃO A liberação do crédito está condicionada à apresentação dos documentos listados abaixo. DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS DO CONSORCIADO Consorciado Pessoa Física: Ficha

Leia mais

TABELA XIII - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS, TABELIÃES E OFICIAIS DO REGISTRO DE CONTRATOS MARÍTIMOS ,40 31,86 R$ 56,89 R$ 35,26

TABELA XIII - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS, TABELIÃES E OFICIAIS DO REGISTRO DE CONTRATOS MARÍTIMOS ,40 31,86 R$ 56,89 R$ 35,26 Tabela Atualizada 29/03/2016 Índice de reajuste para taxa judiciária em 2016: 10,68% Índice de reajuste para emolumento em 2016: 10,68% Obs.: Esta tabela não substitui a lei, sendo a sua utilização restrita

Leia mais

RECONHECIMENTO DE FIRMA

RECONHECIMENTO DE FIRMA Se o documento em língua estrangeira estiver destinado a produzir efeitos no exterior, poderá o tabelião de notas, seu substituto ou escrevente reconhecer firma, desde que tenha conhecimentos bastantes

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Linguagem. Averbação é o ato administrativo de alteração

Leia mais

Certidão positiva ou negativa de registro de cada ato de que trata a Resolução nº 01/ ,35 2,39 4,43 15,17

Certidão positiva ou negativa de registro de cada ato de que trata a Resolução nº 01/ ,35 2,39 4,43 15,17 6 TABELA I DOS ATOS E VALORES DO OFÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROTESTOS E OUTROS SERVIÇOS PREVISTOS NO ART. 402 DO CÓDIGO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CÓDIGO ATO DESCRIÇÃO DOS ATOS SELO EMOLU- FER-

Leia mais

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL Cedente: cliente atual que está vendendo a cota. Cessionário: cliente que está adquirindo a cota. A apresentação dos documentos solicitados

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. O Secretário da Receita Federal do Brasil e a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional,

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Para que se possa fazer inventário extrajudicial é

Leia mais

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL Cedente: cliente atual que está vendendo a cota. Cessionário: cliente que está adquirindo a cota. A apresentação dos documentos solicitados

Leia mais

REFORMA OU CONSTRUÇÃO

REFORMA OU CONSTRUÇÃO Ficha Cadastral Cópia simples do Cartão de CNPJ Inscrição Estadual ou Municipal REFORMA OU CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA Contrato Social e sua última alteração ou Estatuto

Leia mais

CHECK LIST COMPRA E VENDA PLANILHA DE QUALIFICAÇÃO - COMPRA E VENDA

CHECK LIST COMPRA E VENDA PLANILHA DE QUALIFICAÇÃO - COMPRA E VENDA CHECK LIST COMPRA E VENDA PLANILHA DE QUALIFICAÇÃO - COMPRA E VENDA PROTOCOLO n MATRÍCULA (S) n S = Sim N = Não NA = Não se aplica Visto pela(o) funcionária (o) da análise em / /. Assinatura. Visto pela(o)

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELA I DOS S E VALORES DO OFÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROTESTOS E OUTROS SERVIÇOS PREVISTOS NO ART. 402 DO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 001001 Distribuição

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo(s) proprietário(s) com reconhecimento de assinatura(s), indicando o número da matrícula/transcrição imobiliária. (Modelo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. - escrituras = negócio jurídico - procuração = ato J.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. - escrituras = negócio jurídico - procuração = ato J. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos notariais: - escrituras = negócio jurídico - procuração = ato J. Atos protocolares

Leia mais

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO Tribunal de Justiça do Estado do Ceará 2ª TABELA DE EMOLUMENTOS DE 2017 - VIGENTE A PARTIR DE 13.02.2017 TABELA COM APLICAÇÃO DA LEI 16.131/2016 (DE 01.11.2016, PUBLICADA NO D.O. DE 14.11.2016). EM CONFORMIDADE,

Leia mais

Inventário e Partilha Extrajudicial

Inventário e Partilha Extrajudicial Universidade Federal de Pernambuco CCJ - Faculdade de Direito do Recife 3º Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado Direito Notarial e Registral Inventário e Partilha Extrajudicial 2016

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral Declaração

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Dispõe sobre a atualização monetária das tabelas de custas e emolumentos previstas na Lei Estadual nº. 9.109/2009, para o exercício de 2018. A PRESIDENTE DO DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 14.09.2017 MBA 12 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

TABELAS DE EMOLUMENTOS (Em vigor a partir de 09/01/2009)

TABELAS DE EMOLUMENTOS (Em vigor a partir de 09/01/2009) TABELAS DE EMOLUMENTOS (Em vigor a partir de 09/01/2009) DOS ATOS E VALORES DO OFÍCIO DE REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROTESTOS E OUTROS SERVIÇOS PREVISTOS NO ART. 402 DO CÓDIGO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral Declaração

Leia mais

ÍNDICE GERAL: Versão 1.0 Atualizada em 15/03/2018 Página 1

ÍNDICE GERAL: Versão 1.0 Atualizada em 15/03/2018 Página 1 ÍNDICE GERAL: 1. Recepção Adjudicação Compulsória... 4 2. Recepção Adjudicação por Óbito... 5 3. Recepção Alienação Fiduciária... 6 4. Recepção Arrematação... 7 5. Recepção Averbação Aditivo de Cédula...

Leia mais

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação!

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Para realizar sua contemplação providenciar a documentação solicitada abaixo e levar até uma loja do Magazine Luiza ou representação autorizada

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 3,00 R$ 632,80 de 35.190,01

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO REALIZA IMÓVEIS

DOCUMENTAÇÃO REALIZA IMÓVEIS DOCUMENTAÇÃO REALIZA IMÓVEIS LOCAÇÃO: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOCAÇÃO DE UM IMÓVEL - PESSOA FÍSICA INQUILINO. Cópia dos documentos de Identidade e CPF (Se casado, do marido e esposa). Cópia da Certidão

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS 2019 - INICIO DA VIGÊNCIA: 02.01.2019 LEGISLAÇÃO APLICADA: TABELA COM APLICAÇÃO DA LEI 16.131/2016 (DE 01.11.2016, PUBLICADA

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS INICIO DA VIGÊNCIA:

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS INICIO DA VIGÊNCIA: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS 2019 - INICIO DA VIGÊNCIA: 02.01.2019 LEGISLAÇÃO APLICADA: TABELA COM APLICAÇÃO DA LEI 16.131/2016 (DE 01.11.2016, PUBLICADA

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda N.º 191 - Seção 1, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA Nº 1751, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal

Leia mais

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO 1 5,75 0,29 0,29 0,29 0,89 0,69 7,33 8, ,26 0,61 0,61 0,61 3,51 6,52 22,29 24,13

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO 1 5,75 0,29 0,29 0,29 0,89 0,69 7,33 8, ,26 0,61 0,61 0,61 3,51 6,52 22,29 24,13 Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELAS DE EMOLUMENTOS VALORES ATUALIZADOS PELA UFIRCE 2017 CONFORME LEI ESTADUAL Nº 14.826 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010 D.0. 29/12/2010. TABELA I DOS ATOS E VALORES

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL REFORMA/ CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL REFORMA/ CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral Declaração Crédito FGTS, preenchida, assinada e reconhecido firma

Leia mais

Relação de documentos para o consorciado contemplado em consórcio de imóveis (Pessoa Física)

Relação de documentos para o consorciado contemplado em consórcio de imóveis (Pessoa Física) Relação de documentos para o consorciado contemplado em consórcio de imóveis (Pessoa Física) Para dar continuidade ao seu processo de aquisição de imóvel pelo Consórcio Itaú, é importante que você siga

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 27

SUMÁRIO. Introdução... 27 SUMÁRIO Introdução...................................................... 27 Siglas e abreviaturas................................................ 29 1. INFORMAÇÕES GERAIS......................................

Leia mais

TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos Taxa de Fiscalização Judiciária

TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos Taxa de Fiscalização Judiciária Anexo da Portaria nº 1.448/CGJ/2010 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO

Leia mais

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO Letícia Franco Maculan Assumpção* Introdução Em 18 de novembro de 2015,

Leia mais

4º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PRO- CESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017.

4º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PRO- CESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017. CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CANDIDATO (A): DATA: CURSO/TURNO: QUANTIDADE DE MEMBROS: DOCUMENTOS RG e CPF de TODOS

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL Página 1 TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL I - Escritura Pública com valor declarado: R$ 234.600,01 a R$ 351.900,00 R$ 4.005,64 R$ 7,53 R$ 200,66 R$ 120,39 R$ 200,66 R$ 240,79 R$ 401,32

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL REFORMA/ CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL REFORMA/ CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA REFORMA/ CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral

Leia mais

a) relativa a situação jurídica sem conteúdo financeiro b) relativa a situação jurídica com conteúdo financeiro:

a) relativa a situação jurídica sem conteúdo financeiro b) relativa a situação jurídica com conteúdo financeiro: Anexo da Portaria nº 1.495/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO

Leia mais

Tabela de Emolumentos / 2008

Tabela de Emolumentos / 2008 Tabela de / 2008 Anexo da Portaria nº 340/CGJ/2007 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) ATOS DO

Leia mais

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos.

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 21/06/2018 ATA NOTARIAL. Notariado latino função social prevenção de litigio (notarial/ registral). Segurança Jurídica = Autenticação (Paz Social)

Leia mais

Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 Publicação: 25 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$)

Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 Publicação: 25 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$) Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$) ATOS DO OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1 - Averbação (com todas as anotações e referências a outros livros): Emolumentos

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87 Tabela de Emolumentos / 2012 Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

d) de alteração contratual com conteúdo financeiro metade dos valores finais ao usuário previstos na alínea "b"

d) de alteração contratual com conteúdo financeiro metade dos valores finais ao usuário previstos na alínea b Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 0,01 a 15.000,00 R$ 144,39 R$ 6,79 R$ 7,56 R$ 4,54 R$ 7,56 R$ 9,07 R$ 15,12 - R$195,03 de 15.000,01 a 30.000,00 R$

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ADMINISTRATIVA TRANSIÇÃO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS RELATÓRIO DE RECEBIMENTO DE ACERVO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS ENCAMINHAMENTO DO TÍTULO DE OUTORGA Certificação JCP e envio para CGJ no prazo de 10 dias item

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 21-09-2017 Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos protocolares: a) Escritura: Previsão art. 215 do C.C + lei 7433/85

Leia mais

Maurício Pinto Coelho Filho Juiz Auxiliar da Corregedoria Superintendente dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Geras

Maurício Pinto Coelho Filho Juiz Auxiliar da Corregedoria Superintendente dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Geras SIMPÓSIO SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI FEDERAL Nº 11.441, DE 04/01/2007, QUE ALTEROU DISPOSITIVOS DO CPC, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO, PARTILHA, SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO CONSENSUAIS POR VIA ADMINISTRATIVA.

Leia mais

CHECKLIST Conferência de Documentos PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo)

CHECKLIST Conferência de Documentos PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CHECKLIST Conferência de Documentos PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CANDIDATO (A): DATA: CURSO/TURNO: QUANTIDADE DE MEMBROS: DOCUMENTOS RG (Identidade) e CPF do candidato

Leia mais

ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE

ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE ENUNCIADO 1 PACTO ANTENUPCIAL: Quando do registro da escritura pública de pacto antenupcial no Livro 3 Registro Auxiliar, na circunscrição competente (local do

Leia mais

EM DIREITO IMOBILIÁRIO

EM DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Educacional MBA EM DIREITO IMOBILIÁRIO Turma 12 Tema: Inventário extrajudicial 29.06.2017 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos

Leia mais

ROTEIRO DE DOUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CONTRATOS

ROTEIRO DE DOUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CONTRATOS ROTEIRO DE DOUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CONTRATOS Documentos e/ou declarações necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Para

Leia mais

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância TABELIONATO DE NOTAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização

Leia mais

Tabela de Emolumentos / 2012

Tabela de Emolumentos / 2012 Tabela de / 2012 Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) TABELA

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 2,00 R$631,80 de 234.600,01

Leia mais

- Custas verificar pessoalmente no cartório mediante a apresentação da documentação

- Custas verificar pessoalmente no cartório mediante a apresentação da documentação DOCUMENTOS PARA AVERBAÇÕES, INCORPORAÇÕES E REGISTROS Averbação de Construção: * Certificado de conclusão de obra (original ou autenticado pela Prefeitura) * ART do CREA (certidão do engenheiro), original

Leia mais

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento X Certificação Situar o imóvel rural no globo terrestre,

Leia mais

Classificação dos atos notarias

Classificação dos atos notarias Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 14/06/2018 ESPÉCIES DE ATOS NOTARIAIS. Protocolares: Lançados no livro de notas. Escritura Pública Procuração Pública Classificação dos atos notarias

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria: Mandato Procuração É relação contratual bilateral

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/10/2017. Separação, divórcio e inventário extrajudicial. A Lei nº 11.441/07 estabelece a separação,

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

Boletim de Atualização Notas CE Versão 2.374

Boletim de Atualização Notas CE Versão 2.374 Release 1 Boletim de Atualização Melhoria O que há de novo e o que foi alterado? Foram realizadas alterações para adaptar o sistema para envio das informações ao E-Selo CE. Foi criada a preferência Habilitar

Leia mais