a corrida e a caminhada, em pequena ou grande escala é acessível, traz leveza, sensação de liberdade e auto- confiança...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a corrida e a caminhada, em pequena ou grande escala é acessível, traz leveza, sensação de liberdade e auto- confiança..."

Transcrição

1 Projeto Mulher é alimento e movimento. Uma assessoria espor6va com nutrição para cada mulher ir mais longe no <sico, na saúde e chegar mais perto de si mesma. Escolhemos a corrida ou caminhada como principal ferramenta de nosso trabalho porque trata- se do padrão motor de todos nós e portanto são capazes de a6var e envolver toda nossa musculatura e metabolismo durante o esforço <sico. A seguir seguem dicas básicas para você seguir nossa programação com segurança: a corrida e a caminhada, em pequena ou grande escala é acessível, traz leveza, sensação de liberdade e auto- confiança...

2 PLANILHA DE TREINO Você pode acessar sua planilha de onde quiser e a qualquer momento do dia. Ela tem quatro colunas, uma para cada semana e em anexo, ao lado de sua foto, tem as séries de alongamento e de fortalecimento muscular. Para atingir os benefícios deste programa você deve fazer: > 1 treino supra- limiar de corrida ou caminhada; > 1 treino de circuito de corrida; > 1 treino longo de corrida ou caminhada; > 1 a 2 treinos de força; > 1 a 2 treinos de alongamento; O parâmetro que você deve usar para estabelecer a intensidade do esforço <sico dos treinos deve ser sua sensação corporal ou FC. 1. confortável/ leve : ritmo ou intensidade de treino que é possível conversar ou FC próximo do L1. 2. firme ou ritmado : ritmo ou intensidade de treino que fica di<cil conversar ou FC próximo do L2. 3. forte : ritmo ou intensidade de treino que é impossível conversar ou FC acima do L2. Acompanhe sua planilha o máximo possível porque só com rotina é que você terá o resultado.

3 Todos os treinos de corrida do Projeto Mulher tem como ponto de par6da a metodologia da Prof.Cris6na de Carvalho baseada na sua experiência espor6va de alto rendimento e na ciência. O programa é atualizado e conduzido por nossa equipe técnica de extrema capacidade e confiança. Treino 1- Supra Limiar ObjeDvo : Melhorar o ritmo e velocidade de sua corrida. BeneFcio : Fortalecer seu coração. Vantagem: Emagrecer porque é capaz de manter o metabolismo mais alto por até 72horas após esforço <sico. Para funcionar: A série principal deve ser feita fora da sua zona de conforto, no entanto, os os intervalos de descanso devem ser suficientes para sua recuperação até o próximo esbmulo. Treino 2- Circuito ObjeDvo : Fortalecer as principais musculaturas envolvidas na corrida: glúteos e core. BeneFcio : Beleza e segurança porque minimiza risco de lesões enquanto trabalha a silhueta do seu corpo. Atenção: No início é muito comum sen6r dor na musculatura no dia seguinte deste 6po de treino porque faz parte do processo fisiológico de construção de massa magra, portanto, não se assuste porque em poucas semanas seu corpo já estará adaptado, mais forte e bonito.

4 TREINOS COMPLEMENTARES Treinos longos São treinos acima de 1 hora em ritmo intermitente. ObjeDvo: mais fôlego e resistência para sustentar qualquer esforço <sico. Para funcionar: Neste 6po de treino você tem que comer e beber a cada 45/50 minutos de esforço <sico um gel ou similar para conseguir sustentar a demanda energé6ca, metabolizar a gordura como fonte de energia e aprimorar sua condição <sica. Do contrário seu corpo entrará em fadiga muscular e desequilíbrio metabólico o que pode significar inclusive ganho de peso. Treinos regenera7vos São treinos curtos e leves de no máximo 1hora. ObjeDvo: São excelentes para a6var nosso sistema neuro- muscular sem, no entanto, causar qualquer estresse metabólico ou ganho efe6vo de condição <sica. É uma ferramenta importante de descanso advo para o equilíbrio e desempenho <sico. Descanso Descansar é tão importante quanto treinar, respeite!

5 IMPORTANTE SABER Existem alguns conceitos que você deve saber para par6cipar dos nossos treinos com segurança: Aquecimento: Deve ser feito dentro da sua zona de conforto. Vale andar ou correr bem leve porque aqui o importante é aquecer o seu corpo numa intensidade realmente baixa e confortável. Feedback: Avise a seu treinador quando o esforço es6ver fraco ou muito forte, quando você es6ver com dor ou lesionado, quando es6ver doente e sempre que for necessário. Esta troca é fundamental para o sucesso do nosso programa: use canal do aluno para isto! Alimentação: Faça 3 horas de digestão antes de iniciar seu treino. Se você sen6r fome antes de treinar coma 30 minutos antes do treino uma fruta (1 maçã ou 1 banana ou 1/2 papaia) ou equivalente. Hidratação: Beba durante todo o seu treino, desta forma sua musculatura assimilará melhor o esforço <sico. Após o treino: alimentação e hidratação são fundamentais para você assimilar o esforço: coma e beba a cada 3 horas. Enfa6ze à qualidade dos alimentos e não a quan6dade: alimentos orgânicos, sucos, frutas, verduras, alimentos integrais e proteínas magras farão toda diferença. pergunte, fale, questione e expresse tudo que julgar necessário nos primeiros dias de treinos...é assim que poderemos ter excelência em seu atendimento.

6 PADRÃO MOTOR DA CORRIDA TRONCO INCLINADO À FRENTE IMPULSO PASSADA: PARTE DA FRENTE DOS PÉS EXTENSÃO COMPLETA DA PERNA DE APOIO ENTRADA DA PASSADA SEM USAR O CALCANHAR EM ÂNGULO OPOSTO AO MOVIMENTO ELEVAR OS CALCANHARES PARA CIMA NA FASE DE RECUPERAÇÃO DA PASSADA SOLTAR OS MOVIMENTOS DOS BRAÇOS SEM TENCIONAR OS OMBROS Correr e caminhar tem dois 6pos diferentes de padrão motor. O padrão motor correto da corrida tem como apoio principal para propulsão da passada a parte da frente dos pés e ainda os calcanhares devem ser sempre a úl6ma parte a entrar e encostar no chão. No entanto, como o padrão motor da caminhada é oposto, ou seja, primeiro entramos com os calcanhares e depois usamos a frente dos pés para propulsão, é comum as pessoas correrem como se es6vessem caminhando e isto além de errado sobrecarrega joelhos e todas as ar6culações do nosso corpo. Quando corremos de tênis é fácil cometer este erro sem perceber a diferença acima, ou seja, você corre como se es6vesse caminhando. Agora quando corremos descalços ins6n6vamente mudamos o padrão motor da caminhada para o padrão motor da corrida porque machuca o corpo o tranco que a entrada do calcanhar gera contra a velocidade do movimento da corrida: faça o teste e acompanhe ilustração detalhada do movimento da corrida acima.

7 ALONGAMENTO MUSCULAR Exercícios de alongamento devem fazer parte de qualquer ro6na saudável de vida pois são fundamentais para alinhar nossa postura e manter a amplitude dos movimentos. É só através do alongamento que você poderá amarrar os cadarços de seus sapatos em qualquer idade porque do contrário o tempo pode enrijecer sua musculatura e suas ar6culações e lá na frente você perder capacidades tão simples como essa. O alongamento antes e depois dos treinos de corrida é interessante porque contribui para aquecer seu organismo antes de começar sua prá6ca e restabelecer o repouso no final da a6vidade. No entanto, além destes momentos, o mais importante é você alongar no mínimo duas vezes na semana em horários diferentes dos seus treinos de corrida concentrando na sua respiração e na intensidade das posições sugeridas. Saiba que dentro do canal do aluno você tem a sua disposição uma série simples e eficiente para te orientar: use!

8 CUIDADO COM LESÕES A dor é o mecanismo de defesa mais eficiente do nosso corpo, portanto, se não for aquele 6po de dor muscular que sen6mos depois de um treino mais intenso você deve abaixar intensidade dos treinos imediatamente ou até suspendê- los, avisar seu treinador e ser avaliado por um médico de sua confiança. A consciência corporal é muito importante neste momento, portanto, sempre que você sen6r dor em qualquer ar6culação ou osso saiba que isto não faz parte deste programa e deve ter toda atenção e cuidado médico.

9 SEU TÊNIS DE CORRIDA/CAMINHADA Existem diversos modelos de tênis de corrida para você escolher, siga passo a passo para fazer escolha certa: 1. Escolher uma marca espor6va de confiança. 2. Cer6fique- se que o modelo do tênis é apropriado para treinamento de corrida. Neste caso o tênis tem que ter sistema para absorção de impacto e flexilidade plantar para propulsão do movimento. 3. O tênis deve estar sempre um pouco maior que seu pé, ou seja, quando você calçá- lo, na ponta do dedão deve ter uma sobra de 1cm pelo menos. 4. O tênis deve ser confortável, portanto, experimente ele de verdade. 5. Para correr trilha ou montanha o tênis deve ser específico, com cravos na sola para aderência em terrenos escorregadios.

10 INDIVIDUALIDADES Cada corpo impõe sua própria individualidade durante seu treinamento de corrida. Saiba que o débito energé6co de um atleta que percorrer 5km num ritmo supra limiar pode ser infinitamente maior do que o iniciante que demorar 3 vezes o tempo deste atleta. No entanto, o desafio será equivalente para os dois corredores que executarem este treino dentro de suas próprias capacidades <sicas. Entre os dois extremos cada um de vocês encontrará seu próprio limite e ritmo. Da mesma maneira, quando sugerimos um treino por tempo esperamos que cada um de vocês percorram uma distância diferente de acordo com sua própria capacidade <sica. Ou seja, em 1hora de corrida os mais fortes podem percorrer até 15km enquanto os iniciantes irão percorrer 5 ou 6km. Lembre- se disto e busque em cada treino fazer o teu melhor. O ritmo e a fidedignidade com esbmulo solicitado pelo seu treinador é o que te proporcionará o verdadeiro diferencial que nosso programa de treinamento <sico sugere.

11 NUTRIÇÃO No Projeto Mulher todas as alunas tem direito a consultas periódicas de nutrição porque acreditamos que alimentação é o ponto de par6da para o verdadeiro equilíbrio e bem estar. Os atendimentos são individuais, feitos na RGNutri

12 FAÇA ESPORTE COM SEGURANÇA Entregue o PARQ antes do seu primeiro treino O PARQ é um ques6onário de pron6dão de a6vidade <sica que todos devem preencher de acordo com a lei municipal /2012. A par6r dele podemos fazer uma primeira triagem sobre sua saúde e eliminar possíveis riscos em relação aos nossos programa de treinamento <sico. Exame médico Consulte seu médico de confiança para saber qual ou quais exames ele necessita para atestar sua atual condição <sica e desta forma nós te atendermos adequadamente. Para quem não tem um médico nós indicamos o Dr.Rogério Neves, da empresa SportsLab - telefone (11) , para fazer uma avaliação completa. Ainda, você pode acessar um clínico geral ou fisiologista do esporte de seu convênio e pedir para que ele te oriente qual ou quais os exames que você necessita.

13 Diretora Técnica Cris6na de Carvalho criscarvalho@nucleoaventura.com.br Escritório: Aline ou Daniele daniele@grupocha.com.br aline@grupocha.com.br Rua Jerônimo da Veiga, 45 - sala 64 São Paulo

os 10 mandamentos do corredor

os 10 mandamentos do corredor os 10 mandamentos do corredor Todo atleta de rotina ou de final de semana tem uma lista de mandamentos que devem ser seguidos para garantir a prática do exercício com tranquilidade. Os corredores são os

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE SAÚDE E PERFORMANCE Darlan Souza Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Pessoal, tudo bem! Criamos esse guia para facilitar seus

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª

Leia mais

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor O Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor é um programa de treinamento em 3 fases que orienta progressivamente

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA CIVIL

Leia mais

MODELO MANUAL DO ALUNO PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO CORRIDA E CAMINHADA

MODELO MANUAL DO ALUNO PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO CORRIDA E CAMINHADA MODELO MANUAL DO ALUNO PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO CORRIDA E CAMINHADA Prezado (a) Atleta (a), PARABÉNS. Você acaba de aderir ao mais valioso programa de qualidade de vida, onde a prioridade é VOCÊ. Nós

Leia mais

Um pouco mais sobre o nosso trabalho: O projeto quero treinar em casa nasceu em um tatame, onde um atleta que não podia frequentar uma academia queria ver melhores resultados em seus treinos. Temos o objetivo

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER

JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER Oo Índice PREFÁCIO 9 INTRODUÇÃO 11 1. DAR O PRIMEIRO PASSO E MUITOS OUTROS 15 As dificuldades em dar o primeiro passo 16 A motivação está no cérebro 22 Antes

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida:

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: Você já ouviu falar que a corrida é um dos esportes mais democráticos

Leia mais

Aqui é a equipe Pra Relaxar de Vez e juntos queremos parabenizar você por se preocupar com a sua saúde e bem estar do seu corpo.

Aqui é a equipe Pra Relaxar de Vez e juntos queremos parabenizar você por se preocupar com a sua saúde e bem estar do seu corpo. BEM-VINDO(A)!! Olá!! Aqui é a equipe Pra Relaxar de Vez e juntos queremos parabenizar você por se preocupar com a sua saúde e bem estar do seu corpo. Que tal então partirmos direto para as dicas De Como

Leia mais

TREINO DA TÉCNICA DE CORRIDA. SERAFIM GADELHO Coordenador Regional Zona Norte Programa Nacional de Marcha e Corrida

TREINO DA TÉCNICA DE CORRIDA. SERAFIM GADELHO Coordenador Regional Zona Norte Programa Nacional de Marcha e Corrida TREINO DA TÉCNICA DE CORRIDA SERAFIM GADELHO Coordenador Regional Zona Norte Programa Nacional de Marcha e Corrida Será o treino de Técnica de Corrida importante para os corredores de longas distâncias?

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar e Quadril E - Abraçar um joelho - Alongamento Deitado, segure embaixo de um joelho e puxe-o em direção ao peito até sentir o alongamento. Com 5 segundo(s) de descanso. Lombar e Quadril D - Abraçar

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar - Ponte - Fortalecimento Deitado, vagarosamente eleve os quadris o mais alto possível e mantenha. Dica: Contraia os glúteos e tente diminuir a lordose lombar. Faça 3 série(s) de 25 segundo(s) Lombar

Leia mais

Escola de Salto com Vara de Leiria. Princípios do salto com vara

Escola de Salto com Vara de Leiria. Princípios do salto com vara Princípios do salto com vara Caros amigos treinadores e atletas, Nesta breve exposição sobre os princípios do salto com vara pretendo expor o que entendo serem os princípios básicos do salto com vara.

Leia mais

JUMP Actividades de Grupo Pré-Coreografadas

JUMP Actividades de Grupo Pré-Coreografadas Actividades de Grupo Pré-Coreografadas Telma Gonçalves Metodologia do Jump 2 1 Breve História... 1911-1938 USA 1975 Albert E. Carter Rebound for Better Health NASA 3 Segurança Características Eficiência

Leia mais

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 6 7 5 8 4 9 3 2 10 passos infalíveis para perder peso 10 1 Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 TOME A DECISÃO...4 SAIBA ONDE VOCÊ ESTÁ E PARA ONDE QUER IR...5 PLANEJE-SE...6 TENHA UM COACH...7 NÃO SINTA FOME...8

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Escolares ( 7 17 anos) O Proesp-BR Considerando: a) Carência de estrutura física das escolas brasileiras em sua estrutura

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO MARINHA (12 s).

Leia mais

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA FÍSICA DO Sumário A Caracterização do esforço específico do Árbitro de Basquetebol Caracterização do teste físico realizado pelos Árbitros de Basquetebol Preparação física do Árbitro 2 O ESFORÇO ESPECÍFICO

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA FEDERAL

Leia mais

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR Preparação é a palavra chave para quem busca bons resultados em uma prova de corrida, como o Corridas do Bem. A verdade é que os dias que antecedem as corridas podem

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO

PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO P E R S O N A L T R A I N E R V I R T U A L PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO P E R S O N A L T R A I N E R V I R T U A L PROGRAMA DE CAMINHADAS 9 SEMANAS PARA VOCÊ SAIR DO SEDENTARISMO PERSONAL

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA Agilidade: executar movimentos dinâmicos com precisão, utilizando velocidade e destreza de movimentos, demonstrando facilidade em se deslocar. Resultados

Leia mais

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula Bem-estar do professor Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Veja como implementar estes cuidados

Leia mais

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE Técnicas faceis de executar para queimar gordura localizadae Como queimar gordura localizada facilmente O SEGREDO FOI REVELADO: Aprenda a queimar aquela gordura

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO 2017 SOBRE O AUTOR: Prof. Esp. Geilson Ferreira Personal Trainer; Pós-Graduado em Musculação e Treinamento Personalizado; Autor do e-book: Treinamento de Resultados

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Páblius Staduto Braga da Silva Medicina do Exercício e do Esporte Hospital Nove de Julho Coordenador Médico

Leia mais

Seja bem-vindo à Equipe de Corrida da. Este manual foi criado para facilitar o seu entendimento sobre os treinamentos. VAMOS LÁ!

Seja bem-vindo à Equipe de Corrida da. Este manual foi criado para facilitar o seu entendimento sobre os treinamentos. VAMOS LÁ! MANUAL DO CORREDOR Seja bem-vindo à Equipe de Corrida da Este manual foi criado para facilitar o seu entendimento sobre os treinamentos. VAMOS LÁ! Todo ano é elaborado um planejamento de treino a fim de

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares CORRIDA DE RUA Apresentação As Câmaras Técnicas são grupos de trabalho e interlocução de caráter permanente, criados como Órgãos de Assessoramento do Conselho Regional de Educação Física do Estado do

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves 2012 PLANEJAMENTO DE TRABALHO PERIODIZAÇÃO Periodização é o planejamento geral do tempo disponível para o treinamento, de acordo com as

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

PARA COMEÇAR O SEU TREINO

PARA COMEÇAR O SEU TREINO PARA COMEÇAR O SEU TREINO Leia atentamente as informações abaixo para iniciar bem seus treinos de corrida e caminhada com a equipe da SER ATIVO! LOCAL DOS TREINOS E PONTO DE ENCONTRO: Os treinos ocorrem

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO Elaboração: Maria Clara Noman de Alencar Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais SUMÁRIO Introdução -------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

O corpo em repouso somente entra em movimento sob ação de forças Caminhada em bipedia = pêndulo alternado A força propulsiva na caminhada é a força

O corpo em repouso somente entra em movimento sob ação de forças Caminhada em bipedia = pêndulo alternado A força propulsiva na caminhada é a força O corpo em repouso somente entra em movimento sob ação de forças Caminhada em bipedia = pêndulo alternado A força propulsiva na caminhada é a força de reação exercida pelo piso sobre os pés. Um corpo em

Leia mais

CORRIDA DE BELÉM 400 ANOS.

CORRIDA DE BELÉM 400 ANOS. CORRIDA DE BELÉM 400 ANOS. A Corrida de Belém foi idealizada e organizada, inicialmente, apenas pela Prefeitura de Belém, como parte das comemorações do aniversário da Cidade. Desde 2010, o jornal O Liberal

Leia mais

Forte para a vida. Encontro Educacional 5. Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde

Forte para a vida. Encontro Educacional 5. Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde Forte para a vida Encontro Educacional 5 Este encontro apresenta Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde Sugestão de exercícios para trabalhar todas as partes do corpo

Leia mais

Protocolo de Avaliações

Protocolo de Avaliações Confederação Brasileira de Remo 18/01/2016 Protocolo de Avaliações Sistema Nacional de Avaliação de Remadores Anexo do Boletim Técnico 03/2016 1. PROTOCOLO DAS AVALIAÇÕES NO REMO ERGÔMETRO As avaliações

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

6 MANEIRAS DE PERDER PESO SEM FAZER ACADEMIA

6 MANEIRAS DE PERDER PESO SEM FAZER ACADEMIA Palavra-chave: Perder peso sem fazer academia 6 MANEIRAS DE PERDER PESO SEM FAZER ACADEMIA Se você está um pouco acima do peso, e suas roupas estão começado a ficar apertadas, qual é uma das coisas mais

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS www.mulheres.fitness AGACHAMENTO COM MOVIMENTO CURTO EMBAIXO 1 - Fique em pé com os pés posicionados

Leia mais

Perder Gordura do Braço Workouts

Perder Gordura do Braço Workouts Tyler Watkins Abaixo você encontrará os exercícios potentes que são projetados para queimar gordura do braço, e adicione o tônus muscular para suas coxas e bunda. Programação Geral Estes exercícios são

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SUA CORRIDA

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SUA CORRIDA PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SUA CORRIDA ENTRE EM CONTATO E-mail: contato@mysportbox.com.br Twitter: @mysportboxclub Facebook: #materiais mysportboxclub exclusivos Instagram: para assinantes mysportboxclub

Leia mais

Federação Portuguesa de Atletismo. Sector de Meio-fundo. Desafio

Federação Portuguesa de Atletismo. Sector de Meio-fundo. Desafio Federação Portuguesa de Atletismo Sector de Meio-fundo Desafio MegaKm 2011 1. INTRODUÇÃO O sucesso do Desafio MegaKM 2011, implica a responsabilidade dos alunos que queiram aderir a este projecto, e depende

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Planador Circular ISP Fitness

MANUAL DO USUÁRIO. Planador Circular ISP Fitness MANUAL DO USUÁRIO Planador Circular ISP Fitness CUIDADO INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA AVISO Você ou outros podem seriamente acabar feridos se os cuidados informados no equipamento ou no manual não for seguido

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

Eu aproveito a minha aposentadoria.

Eu aproveito a minha aposentadoria. Eu aproveito a minha aposentadoria. http://www.cataflampro.com.br Eu aproveito a minha aposentadoria. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, melhore a força das

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

O Treino da Resistência Aeróbia na Escola

O Treino da Resistência Aeróbia na Escola O Treino da Resistência Aeróbia na Escola Leiria, 27 de Janeiro 2006 Análise da Situação Aumento da obesidade juvenil 1 terço das crianças (dos 7 aos 11 anos) é obesa Sedentarismo juvenil Jogam mais computador

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO. Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho)

ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO. Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho) ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho) CONSIDERAÇÕES Um barreirista é também um velocista Correr rápido e em aceleração deve ser a principal preocupação do

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento;

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Exercícios para uma vida saudável

Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, entre outros, é o caminho

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em:

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: PLIOMETRIA Por João Coutinho INTRODUÇÃO 1 O termo pliometria refere-se a exercícios específicos que envolvam o Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido

Leia mais

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2)

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) OBSERVAÇÃO: Esses exemplos também

Leia mais

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP Atividade Física uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP 1 2 Esta cartilha visa transmitir informações para ajudá-lo quanto à prática de atividade física. Tratam-se de orientações gerais, que

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

YOUR FUTURE O FUTURO 2

YOUR FUTURE O FUTURO 2 2 WWW.BWH.PT O FUTURO DO TREINO CARDIO COM IMPACTO ZERO 3 TREINO MAIS EFICIENTE COM A ZERO RUNNER ZR8 CORRERÁ MAIS LONGE, COM MAIS ENERGIA E POR MAIS TEMPO A revolucionária Zero Runner confere ao utilizador

Leia mais

Sapatos Chicco Coleção. Outono- Inverno 2017

Sapatos Chicco Coleção. Outono- Inverno 2017 Sapatos Chicco Coleção Outono- Inverno 2017 CAMINHAR É UM ESTÍMULO CONSTANTE. Um gesto natural como caminhar implica uma série de atividades: desde a experimentação sensorial do pezinho, à descoberta da

Leia mais

Jornadas Técnicas da ADAL Novembro 2009

Jornadas Técnicas da ADAL Novembro 2009 Jornadas Técnicas da ADAL Novembro 2009 Planeamento do Treino do Jovem Marchador Carlos Carmino Leiria, 21 Novembro 09 Introdução O Atletismo é uma modalidade com uma variedade de experiências motoras

Leia mais

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns A idéia de praticar atividade física está relacionada à melhora na saúde, qualidade de vida e longevidade. Pessoas de todas as idades buscam nos esportes uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição

Leia mais

10 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER EM TESTES FÍSICOS PARA CONCURSOS

10 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER EM TESTES FÍSICOS PARA CONCURSOS 10 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER EM TESTES FÍSICOS PARA CONCURSOS SUMÁRIO Introdução Página 3 Páginas 5 a 11 Páginas 12 e 13 Capítulo 1 - Veja 10 erros que você não pode cometer em testes físicos Capítulo

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

VUNA S TRAIL. Local: Pousada Águas do Vale Atibaia Estrada do Clube de Montanha, S/Nº. Distâncias: 16 km / 10 km Trail Running.

VUNA S TRAIL. Local: Pousada Águas do Vale Atibaia Estrada do Clube de Montanha, S/Nº. Distâncias: 16 km / 10 km Trail Running. VUNA S TRAIL Local: Pousada Águas do Vale Atibaia Estrada do Clube de Montanha, S/Nº Distâncias: 16 km / 10 km Trail Running Programação 2018 Data Sábado Atividade Das 06h15 às 06h45 Chegada dos Atletas

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional.

Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula: Semana15 Professor (a): Fundamento da Semana: Objetivo Geral: Recursos Materiais: Turma: Faixa Amarela Ciclo de remada com

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS I

VELOCIDADE E ESTAFETAS I VELOCIDADE E ESTAFETAS I 1. Noções básicas sobre provas de Velocidade e de Estafetas Em todas as provas de velocidade e de estafetas há um aspecto regulamentar que é comum a todas as distâncias, a PARTIDA.

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento; Avaliação do treinamento. Prof. Alexandre C. Rocha Métodos Direto Indireto Vantagens X Desvantagens

Leia mais