Regulamento VERDE CARD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento VERDE CARD"

Transcrição

1 Versão Novembro de 2014

2 Notas As regras e políticas descritas neste documento são de propriedade da Verde Administradora de Cartões de Crédito S.A. e não podem ser copiados, traduzidos ou utilizados para quaisquer finalidades sem o consentimento da empresa. As informações contidas neste documento são de conhecimento público e não há qualquer restrição em sua distribuição. Este documento é permanentemente disponibilizado no sítio da empresa na internet

3 1 Conjunto de Normas VERDE CARD A Verde Administradora de Cartões de Crédito S.A. ( Verde ) opera no mercado de instrumentos de pagamentos brasileiro sob a bandeira VERDE CARD, estabelecendo assim um arranjo de pagamento, sob a ótica da regulamentação do Banco Central do Brasil. A VERDE CARD é uma marca pertencente à Verde que concentra seus esforços em viabilizar o instrumento de pagamento cartão pós-pago para seus clientes de maneira simples, responsável e segura. Com o intuito de alinhar objetivos e responsabilidades, a Empresa possui um conjunto de regras que servem de suporte indispensável para todas as outras empresas que, de alguma maneira, participam ou venham a participar, direta ou indiretamente, do arranjo da VERDE CARD. Cabe destacar que a Verde Administradora de Cartões de Crédito S.A. também participa do mercado de cartões como uma Instituição de Pagamento, segundo a regulamentação do Banco Central do Brasil, ao credenciar estabelecimentos, ou seja, enquadra-se como credenciador. Além disso, participa como Instituição de Pagamento emissora passível de emitir instrumento de pagamento pós-pago, sendo também um participante do arranjo da VERDE CARD, e deve, portanto, observar as regras dispostas neste Regulamento (conforme abaixo definido). O conjunto geral de regras de ambas as modalidades de arranjo da Empresa está contido no presente Regulamento da VERDE CARD ( Regulamento ). O Regulamento da VERDE CARD fornece num método claro e objetivo as responsabilidades de cada participante, embora alguns tópicos específicos façam referência a outros manuais da Verde, e pode ser atualizado de tempos em tempos sem que haja qualquer periodicidade estabelecida. É importante destacar que o Regulamento da VERDE CARD foi construído visando segurança e integridade dos clientes ao mesmo tempo em que possa viabilizar crescimento dos negócios da VERDE CARD e de seus parceiros outras empresas que operam sob o arranjo da bandeira VERDE CARD. Portanto, todas as regras contidas no Regulamento da VERDE CARD foram criadas tendo pelo menos um dos itens listados abaixo como base. Fortalecer a marca VERDE CARD e de seus parceiros como mais eficiente opção de pagamento para os clientes, sejam consumidores ou comerciantes.

4 2 Consumidores e comerciantes possuem muitas opções de instrumentos de pagamentos. Portanto, é de vital importância que a VERDE CARD trabalhe para que sua operação seja vista com diferencial perante os usuários finais. Operar com plena integridade e em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação. Exigir níveis mínimos de segurança e confiabilidade em todos os tipos de operações é umas das formas que a VERDE CARD se utiliza para garantir que a legislação do setor seja atendida e que os clientes finais se sintam totalmente seguros ao optar pela modalidade de pagamento oferecida pela Empresa. Utilizar sistemas que viabilizem a interoperabilidade entre os Participantes. A VERDE CARD trabalha para que os programas e sistemas utilizados nas operações com cartão de crédito permitam a aceitação contínua e transparente do cartão, prezando para que a interoperabilidade entre todos os Participantes seja uma característica chave dos negócios da Empresa. A aplicabilidade das regras deste regulamento se estende para a marca VERDE CARD e quaisquer outras marcas que venham a ser criadas pela Verde, salvo quando indicado em sentido contrário, por escrito, pela Verde.

5 3 Da Utilização dos Termos e Siglas A Verde - Administradora de Cartões de Crédito S.A. é uma sociedade anônima inscrita no Cadastro nacional da Pessoal Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº / , sediada na Avenida General Flores da Cunha, 1.943, sala 01, bairro Vila Cachoeirinha, na cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, Brasil. Sob a mesma razão social operam tanto a VERDE CARD administradora, ou bandeira, a VERDE CARD credenciadora e a VERDE CARD emissora. Com o intuito de tornar este documento mais claro e inteligível, convenciona-se que VERDE CARD Instituidora de Arranjo de Pagamentos ou apenas VERDE CARD IAP e o termo a Empresa referem-se ao negócio de administradora/bandeira, enquanto que VERDE CARD credenciadora ou VERDE CARD emissora devem ser interpretados como sinônimo de VERDE CARD Instituição de Pagamentos ou apenas VERDE CARD IP. Por empresa Participante entende-se qualquer empresa que faz parte do arranjo da VERDE CARD IAP. Um Arranjo de Pagamento engloba todas as regras e procedimentos que disciplinam a prestação de determinado serviço de pagamento ao público, aceito por mais de um recebedor, mediante acesso direto pelos usuários finais, pagadores e recebedores. Portanto, um Instituidor de Arranjo de Pagamento pode ser entendido como uma pessoa jurídica responsável por um Arranjo de Pagamento e, quando aplicável, pelo uso da marca associada ao arranjo de pagamento. Por sua vez, considera-se Instituição de Pagamento toda pessoa jurídica que, aderindo a um ou mais arranjos de pagamento, tenha como atividade principal ou acessória, isolada ou conjuntamente: a disponibilização de serviço de aporte ou saque de recursos mantidos em conta de pagamento; a execução ou facilitação da instrução de pagamento relacionada a determinado serviço de pagamento, inclusive transferência originada de ou destinada à conta de pagamento; gestão de conta de pagamento; emissão de instrumento de pagamento; credenciamento e aceitação de instrumento de pagamento; execução de remessa de fundos; conversão de moeda física ou escritural em moeda eletrônica, ou vice-versa, credenciamento ou gestão do uso de moeda eletrônica; e outras atividades relacionadas à prestação de serviço de pagamento, conforme designação do Banco Central do Brasil.

6 4 Definições Alguns termos utilizados neste documento possuem significados específicos, são eles: Arranjo: Refere-se ao arranjo de pagamento disciplinado pela VERDE CARD IAP. Cartão: Instrumento de pagamento pós-pago administrado pelo Arranjo e atrelado a uma conta de pagamento em nome do Portador. Chargeback: É o processo de devolução dos fundos a um Portador originado por uma Transação. Código de Segurança: Código de identidade do Cartão, impresso no verso e único para cada cartão emitido. Conta de Pagamento: Uma conta mantida por uma Instituição de Pagamento Emissora para registros de transações de pagamento de usuários finais - Portadores. A Conta de Pagamento é de titularidade do Portador e utilizada apenas para registros de débitos e créditos relativos a transações de pagamentos. Contrato de Credenciamento: Contrato firmado entre o Credenciador e o um comerciante estabelecimento comercial - que o habilita a tornar-se um Estabelecimento. Credenciador: Instituição de Pagamento responsável pela administração do contrato com o estabelecimento, para atuação junto a um ou mais arranjos de pagamento. Dispositivo de Pagamento Móvel: Ponto de Venda que funciona através de um dispositivo móvel. Emissor: Instituição de Pagamento responsável pela relação com o Portador, quanto à habilitação, identificação e autorização, à liberação de limite de crédito ou saldo em Conta de Pagamento, à cobrança de fatura e à definição de programas de benefícios. Empresa: VERDE CARD Instituidora de Arranjo de Pagamento. Estabelecimento: Ponto comercial, devidamente autorizado a operar com uma instituição de pagamento credenciadora, que realiza a transação diretamente com o Portador.

7 5 Facilitador de Pagamento: Empresa que fornece opções de meios de pagamento a um ou mais estabelecimentos comerciais. Instituição de Pagamento: Pessoa jurídica que, aderindo a um ou mais arranjos de pagamento, tenha como atividade principal ou acessória, isolada ou conjuntamente: a disponibilização de serviço de aporte ou saque de recursos mantidos em conta de pagamento; a execução ou facilitação da instrução de pagamento relacionada a determinado serviço de pagamento, inclusive transferência originada de ou destinada à conta de pagamento; gestão de conta de pagamento; emissão de instrumento de pagamento; credenciamento e aceitação de instrumento de pagamento; execução de remessa de fundos; conversão de moeda física ou escritural em moeda eletrônica, ou vice-versa, credenciamento ou gestão do uso de moeda eletrônica; e outras atividades relacionadas à prestação de serviço de pagamento, conforme designação do Banco Central do Brasil. Marca: Os nomes, logotipos, marcas de qualquer tipo e outros desenhos e símbolos pertencentes a VERDE CARD IAP. Normas: Conjunto de regras que formam o Regulamento do Arranjo da VERDE CARD IAP. Participante: Instituição de Pagamento participante do arranjo de pagamento disciplinado pela VERDE CARD IAP. Ponto de Interação ou PDI: Local no qual a Transação ocorre. Portador: Usuário final do meio de pagamento pós-pago, consumidor. Regras de Atendimento: o conjunto de Políticas e Processos de Operação e Gestão, conforme definidos por cada Participante, para a execução de suas obrigações e atividades fim enquanto integrantes do Arranjo, e estabelecidas em acordo com as Normas. Sistema VERDE CARD: Conjunto formado por hardwares e softwares operados pela VERDE CARD IAP, ou por outra empresa contratada, que é responsável pelo roteamento, processamento e liquidação de Transações, quando aplicável. Substabelecimento: Estabelecimento que opera os meios de pagamento do Arranjo através de um Facilitador de Pagamento. Terminal: Refere-se a um tipo de terminal sem fazer especificação exata, podendo ser PDV, POS, ou outro tipo aceito pelo Arranjo.

8 6 Terminal PDV: Equipamentos de processamento de dados (hardware e/ou software) de propriedade do Estabelecimento integrantes de sistema próprio de automação comercial, e que conectados no Sistema VERDE CARD, mediante sua prévia autorização, além de funções de gerenciamento interno de informações, podem realizar transações, emitir comprovantes de vendas e resumo de vendas, efetuar intercâmbio de informações e executar outras funções atribuídas pelo Sistema VERDE CARD. Terminal POS: Terminais eletrônicos, fornecidos por alguma instituição de pagamento emissora, mediante pagamento de mensalidade, ou não, a ser estabelecido contratualmente entre as partes para a realização de transações, emissão de comprovantes de vendas, resumo de vendas eletrônicas e execução de outras funções atribuídas pelo Sistema VERDE CARD. Transação: Toda e qualquer aquisição de bens e/ou serviços e outras modalidades de operações permitidas pelo Sistema VERDE CARD, realizadas pelo Portador em Estabelecimentos localizados em território nacional, mediante a utilização do Cartão. Valor Bruto: Valor total das transações realizadas pelo estabelecimento, antes da dedução de quaisquer taxas de administração e/ou tarifas.

9 7 Sumário 1 Do Arranjo Do Propósito Da Modalidade de Relacionamento com os Usuários Finais O Instrumento de Pagamento Formas de Utilização Dispositivos de Acesso Canais de Acesso Tecnologia de Acesso Qualificação e Elegibilidade para tornar-se um Participante Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro Requisitos Financeiros Mínimos Área de Uso Participação em Atividades no Arranjo Normas e Conduta de Atividades Falha no Cumprimento de Normas Condução das Atividades Responsabilidades dos Participantes do Arranjo Solidez Financeira Compliance Auditoria Obrigações dos Participantes Performance Mínima Regra da Não-Discriminação Integridade da Marca VERDE CARD Taxas, Tarifas e Outras Obrigações Confidencialidade de Informações... 22

10 8 3 Regras de Uso da Marca Direitos de Uso da Marca Normas para o Uso da Marca Emissor Atividades Produção do Cartão O Cartão Design do Cartão Parte frontal do Cartão Verso do Cartão Tarja Magnética Cores Fonte Código BIN Número do Cartão Embossing e Impressão Validade Código Valor de Verificação do Cartão CVV Segurança na Emissão Cartão Bloqueado Postagem Utilização dos Correios Desbloqueio Cancelamento do Cartão Uso indevido do cartão Limites de Acesso Manuais e Procedimentos Internos Embossing... 33

11 9 4.5 Envio de Informações Conta de Pagamento Tipos de Transação de Pagamento Remuneração Relacionamento com clientes Emissão de Cartão - Requisitos Gerais Emissão de Cartões VERDE CARD Autorização Seletiva Programa Especial de Emissão Programas de Cartões de Afinidade ou Co-Branded Regras do Programa de Emissão de Cartões de Afinidade ou Co-Branded Penalidades por Inconformidade Credenciadores Contrato de Credenciamento Verificação da Boa Fé dos negócios Requisitos de Cobertura e Manutenção de Terminais Termos necessários no Contrato de Credenciamento Facilitador de Pagamentos Manutenção das Informações Conformidade do Estabelecimento e Substabelecimento com as Normas Multas de Inconformidade Obrigações do Credenciador perante os Estabelecimentos Pagamento por Transações Fornecimento de materiais Uso de um Facilitador de Pagamentos Responsabilidade por Facilitador de Pagamentos e Atividade de Substabelecimentos Facilitador de Pagamentos de Alto Risco... 46

12 Requerimentos de registro para Facilitador de Pagamentos Obrigações de um Facilitador de Pagamentos Procedimentos de triagem para Substabelecimentos Contrato Com Substabelecimento Termos necessários no Contrato com Substabelecimento Obrigações como Facilitador de Pagamento para com Substabelecimento Identificação de Estabelecimentos e Responsabilidade sobre as Transações Dados da Transação Informação sobre o tipo de operação Endereço dos terminais Informação do nome de um Estabelecimento ou Substabelecimento Localização do Estabelecimento Comprovante de Venda Uso da marca Exibição da Marca Local de exibição Exibição de outras marcas Obrigações de aceitação pelos Estabelecimentos Respeitar todos os Cartões Obtenção de autorização Identificação adicional do Portador Práticas proibidas Discriminação Taxas para o Portador Proibição de Valor Mínimo ou Máximo Débitos Existentes de Portadores de Cartão Direito de Questionamento do Portador Transações Ilegais ou que Prejudiquem a Marca... 56

13 Multas por inconformidade de um Estabelecimento Transações válidas Venda ou troca de informações Penalidades por Inconformidade Terceirização de Atividades Terceirização de atividades de Emissores Terceirização de atividades de Credenciadores Provedores de Serviços Classificação dos Provedores de Serviço Regras de Atendimento e Atividades Relacionadas Monitoramento Regra Contratual sobre Vínculos Empregatícios Processamento de Transações Padrão de Informações Processo de Autorização Processo de Autorização envolvendo apenas a Verde Adm. de Cartões Compras Não Reconhecidas (CNR) Compras Não Reconhecidas (CNR) em Cartões Sem Tecnologia Chip Compras Não Reconhecidas (CNR) em Cartões Com Tecnologia Chip Mensagens do Processo de Autorização Liquidação e Obrigações Relacionadas Liquidação entre Diferentes Instituições de Pagamento Liquidação de Transações envolvendo apenas a Verde Adm. de Cartões Prazo de Envio dos Recursos Aspectos Operacionais e Monitoramento de Atividades Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Combate ao Financiamento ao Terrorismo e prevenção a Ilícitos Cambiais Continuidade dos Negócios... 76

14 Segurança da Informação Disponibilidade dos Serviços de Autorização Acompanhamento de Fraudes Resolução de Disputas Normas de Resolução de Disputas Honrar Transações Assistência a demais Participantes Prevenir Ganhos Ilícitos Reconhecimento do Árbitro Funcionalidade do Sistema Requisito Informacional Direito do Emissor Responsabilidade do Credenciador Arbitragem Taxas e Tarifas Estrutura das Taxas e Tarifas Atualização de Taxas e Tarifas Riscos e Mecanismos de Gerenciamento Fatores Gerais de Risco Riscos Regulatórios Riscos de Mercado Problemas de Acesso à Comunicação Fatores Específicos de Risco Exposição Financeira entre Participantes Garantias Indenização e Atribuição de Responsabilidades Limites Operacionais Mecanismos de Segurança e Proteção da Informação... 87

15 Rastreamento das Informações Detecção e Acompanhamento de Fraudes Monitoramento das Falhas de Segurança Horário dos Sistemas Proteção da Trilha de Auditoria Varreduras de Vulnerabilidades Monitoração e Detecção de Invasão Mecanismos de Contingência Mecanismos de Interoperabilidade Interoperabilidade entre Participantes do Arranjo Interoperabilidade com Outros Arranjos de Pagamentos... 93

16 14 1 Do Arranjo Este capítulo contém informações sobre as características gerais do arranjo disciplinado pela VERDE CARD IAP. 1.1 Do Propósito O Arranjo da VERDE CARD IAP é de propósito de compra, uma vez que o serviço de pagamento disciplinado pela VERDE CARD está vinculado à liquidação de determinada obrigação por parte do Portador, na aquisição de algum bem ou serviço. O relacionamento dos usuários finais com a Empresa é classificado, exclusivamente, como de conta de pagamento pós-paga. Nas operações pós-pagas disciplinadas pelo arranjo da VERDE CARD IAP o pagamento ao Estabelecimento é sempre realizado na data acordada, uma vez que a transação que deu origem ao pagamento tenha sido devidamente autorizada, independentemente da liquidação da obrigação por parte do Portador. 1.2 Da Modalidade de Relacionamento com os Usuários Finais Os Participantes devem operar, sob o arranjo disciplinado pela VERDE CARD, juntamente com seus usuários finais, exclusivamente na modalidade de conta de pagamento pós-paga, uma vez que a VERDE CARD IAP habilita apenas a emissão de cartões de crédito, os quais independem do aporte prévio de recursos por parte dos Portadores. 1.3 O Instrumento de Pagamento O cartão de crédito VERDE CARD é um instrumento de pagamento de varejo que possibilita ao Portador adquirir bens e/ou serviços em Estabelecimentos. O valor das Transações aceitas está sujeito a um limite de crédito. O limite de crédito de cada Portador é definido pelo respectivo Emissor, com base em informações privadas de cada Portador, como renda mensal, histórico de inadimplência, entre outros. O Cartão é emitido e chega ao Portador através de Emissores, embora a Empresa se reserve o direito de oferecer Cartões diretamente aos usuários finais. O Portador do Cartão recebe mensalmente uma fatura que demonstra todas as Transações efetuadas no período de referência, e as despesas a serem quitadas. O Arranjo VERDE CARD disponibiliza apenas instrumentos de pagamento pós-pago. Além disso, o presente Regulamento faz referência a regras e procedimentos exclusivos do cartão de crédito do tipo básico, ou seja, só podem ser utilizados para pagamentos de bens e serviços

17 15 em estabelecimentos credenciados. A Empresa poderá, a qualquer momento, criar regras para a emissão de cartões de crédito de tipo diferenciado, que além de permitir a utilização na sua função clássica de pagamentos de bens e serviços, está associado a programas de benefício e/ou recompensas tais como programas de milhagem, programas de acúmulos de pontos com possibilidade de troca por bens ou serviços, etc. Neste caso, tais regras serão inclusas no presente Regulamento, o qual será alterado, conforme necessário, atualizado, e disponibilizado a todos os Participantes, que serão devidamente orientados sobre a nova modalidade de cartão. Por fim, a Empresa poderá implementar quaisquer restrições de uso que julgar cabível, e o presente documento será atualizado caso isto ocorra. Atualmente, não há restrições de uso Formas de Utilização Ao utilizar seu Cartão o Portador pode optar por três formas distintas de pagamento no ato da compra, são elas: (a) crédito à vista, no qual poderá quitar a despesa na data de vencimento da fatura em pagamento único; (b) crédito parcelado Estabelecimento, sendo definida pelo próprio Estabelecimento uma condição fixa de parcelas sem a incidência de juros, com parcelas sendo cobradas nas faturas seguintes; e (c) crédito parcelado Emissor em que há cobrança de encargos financeiros previamente estabelecidos no contrato celebrado entre o Emissor e o Portador, e com parcelas cobradas nas faturas seguintes à data de realização da compra Dispositivos de Acesso O arranjo disciplinado pela Verde Adm. de Cartões possibilita acesso através dos dispositivos POS, TEF, URA e WEB acesso WEB restrito ao Estabelecimento e não ao Portador. A VERDE CARD pode ampliar o leque de dispositivos disponíveis, se isto ocorrer, este documento será atualizado Canais de Acesso O Portador possui os seguintes canais de acesso: I. Internet, através do sítio da VERDE CARD (http://www.verdecard.com.br); II. Central de Atendimento, através do SAC ( ); III. IV. Ouvidoria, através do canal de acesso da ouvidoria dos Emissores; POS, através de solicitações que estão disponíveis no dispositivo.

18 Tecnologia de Acesso A transmissão e dados no âmbito do arranjo da VERDE CARD se dá através de linha telefônica em contato direto entre Estabelecimento e Credenciadora. A VERDE CARD pode estabelecer regras para a utilização de outras tecnologias de acesso, se nisto ocorrer, este documento será atualizado. 1.4 Qualificação e Elegibilidade para tornar-se um Participante Qualquer empresa que cumpra todas as exigências constantes do presente Regulamento é passível de tornar-se um Participante do arranjo da bandeira VERDE CARD. A VERDE CARD IAP não faz qualquer tipo de discriminação na escolha dos Participantes do arranjo. Os critérios únicos de qualificação concentram-se em cumprimento pleno das regras estabelecidas e interesse legítimo das partes envolvidas. A Empresa entende que os Participantes enquadram-se em um dos dois tipos de modalidade: (a) Emissores ou (b) Credenciadores. Empresas que eventualmente prestem serviços específicos para qualquer uma das duas modalidades, tais como prestação de serviço de rede para Credenciadores, ou serviço de estampagem do Cartão para Emissores não são consideradas Participantes. Embora não sejam propriamente Participantes do arranjo VERDE CARD, recomenda-se a essas empresas a observância das regras do arranjo, uma vez que o Participante deve cumprir todas as normas estabelecidas no presente documento, ser responsável pelo cumprimento, inclusive de atividades terceirizadas, ou seja, mesmo que o Participante não exerça tais atividades. Nenhuma empresa pode participar de quaisquer atividades relacionadas ao arranjo da VERDE CARD IAP até que se torne um Participante por meio de contrato formal estabelecido entre a parte interessada e a VERDE CARD IAP ou entre a parte interessada e um Parceiro já integrante do arranjo. 1.5 Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro Todos os integrantes do arranjo da VERDE CARD IAP precisam estar em conformidade com os termos da Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Empresa. A referida política exige que cada Participante adote medidas e procedimentos que objetivem a prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo. Tais políticas e procedimentos incluem, no mínimo, todos os seguintes itens: I. Identificação completa do cliente;

19 17 II. Processo de due diligence de contas cadastrais; III. Manutenção das informações cadastrais e de due diligence; IV. Monitoramento de atividades visando detectar atividades suspeitas; V. Passos, bem definidos, a serem seguidos quando uma atividade suspeita é detectada; VI. Cumprimento de regras específicas impostas pela legislação; A política interna da Verde - Administradora de Cartões de Crédito S.A., está contida no Manual de Controles Internos da Empresa, disponibilizado a cada Participante no momento da adesão a este Regulamento. Ao participar do Arranjo da VERDE CARD IAP, os Participantes declaram estar de acordo com todos os tópicos do manual citado e prontos para atender todas as solicitações da Empresa que visem o cumprimento de cada uma das etapas contidas no referido manual, seja no fornecimento de informações ou na adequação de procedimentos. 1.6 Requisitos Financeiros Mínimos A VERDE CARD IAP reserva para si o direito de eventualmente estabelecer requerimentos financeiros mínimos a serem cumpridos por seus Parceiros ou potenciais Participantes do arranjo. Tais requisitos podem incluir padrões objetivos como medidas de adequação de capital, ou subjetivos como experiência na atividade já desempenhada ou a ser desempenhada. 1.7 Área de Uso Exceto quando discriminado em contrato ou informado por escrito pela Empresa, qualquer Participante pode utilizar a marca VERDE CARD, em conformidade com as regras de uso da Marca, e conduzir suas atividades em quaisquer áreas nas quais costumeiramente suas atividades são desempenhadas. O termo de utilização da VERDE CARD para área de uso está limitado à abrangência territorial do arranjo. O arranjo da VERDE CARD possui abrangência doméstica, na forma do disposto no artigo 10º, Anexo à Circular 3.682, Cap. IV, ou seja, o instrumento de pagamento disciplinado pelo arranjo da VERDE CARD só pode ser emitido e utilizado em território nacional. Se por algum motivo o termo da área de uso extrapolar a abrangência territorial do arranjo, sempre prevalecerá a abrangência territorial do arranjo.

20 Participação em Atividades no Arranjo Cada Participante pode participar, no âmbito do Arranjo, única e exclusivamente das atividades que foram pré-estabelecidas no respectivo contrato firmado diretamente com a Verde - Administradora de Cartões de Crédito S.A. ou com um dos Participantes do arranjo. 1.9 Normas e Conduta de Atividades A grande maioria das Transações que envolvem cartões VERDE CARD são processadas de forma correta conforme o previsto neste Regulamento por parte de todos os Participantes envolvidos. Entretanto, há casos em que as Transações podem ser disputadas. Geralmente casos como este estão vinculados a eventos nos quais Portadores ou Emissores contestam operações processadas. Com o intuito de resolver tais disputas, sem que haja maiores prejuízos às partes envolvidas, a VERDE CARD IAP estabelece regras e processos que direcionam a atuação dos Participantes. A VERDE CARD IAP reserva para si o direito de, de tempos em tempos, modificar/atualizar as regras e processos estabelecidos. Nestes casos, este Regulamento será alterado e todos os Participantes serão informados das respectivas alterações. Ao exercer seu direito de ditar tais regras a Empresa age sempre no sentido da boa fé e do bom senso procurando nunca favorecer ou discriminar Participantes. As regras vigentes para resolução de disputas estão disponíveis no Capítulo Falha no Cumprimento de Normas A Empresa entende que o não cumprimento de qualquer Norma estabelecida pela Empresa seja de caráter de integridade do sistema de pagamentos, visibilidade perante clientes, e/ou eficiência operacional, afeta negativamente a VERDE CARD IAP e seus Parceiros, além de prejudicar a integridade do Sistema VERDE CARD. Portanto, qualquer Participante que deixar de cumprir com uma ou mais normas estabelecidas no Regulamento VERDE CARD, ou ainda em contrato, mesmo que não esteja descrito neste documento, estará sujeito à aplicação de multa a ser definida pela Empresa, com base na gravidade da infração e nas demais circunstâncias específicas de cada caso. Todos os Participantes que por algum motivo discordem de uma decisão de não cumprimento por parte da VERDE CARD IAP têm o direito de recorrer à decisão, apresentando um pedido formal de reavaliação.

21 Condução das Atividades As empresas integrantes do arranjo da VERDE CARD AIP devem conduzir suas atividades em concordância com todos os padrões estipulados pela Empresa, e ao mesmo tempo, cumprir todas as exigências legais específicas que suas atividades requerem. Nenhum Participante deve agir de forma ambígua sobre a aplicabilidade de qualquer padrão ou regulamentação. Se, por qualquer motivo, um Participante não puder honrar com os padrões e/ou legislação vigente a VERDE CARD IAP deve ser imediatamente informada Responsabilidades dos Participantes do Arranjo Em todas as ocasiões, cada Participante do arranjo da VERDE CARD IAP deve: I. Ser inteiramente responsável pelo controle, em todos os aspectos, de suas atividades, pelo estabelecimento e pelo gerenciamento de políticas que garantam o cumprimento dos padrões estabelecidos pelo regulamento da VERDE CARD IAP; II. Não transferir, a qualquer parte, nenhuma responsabilidade no cumprimento dos padrões estabelecidos no presente Regulamento; III. Garantir que todas as políticas de cumprimento dos padrões estabelecidos no presente Regulamento são seguidas conforme o estabelecido; IV. Conduzir monitoramento contínuo que garanta o cumprimento de todas as responsabilidades do Regulamento VERDE CARD, e ser apto a demonstrar, quando assim exigido pela VERDE CARD IAP, que tal monitoramento é efetivo; V. Cumprir com os volumes de operações e/ou escalas pré-estabelecidas no respectivo contrato celebrado com a VERDE CARD IAP, se aplicável; VI. Informar prontamente a VERDE CARD IAP caso alguma Norma não puder ser cumprida, por quaisquer motivos; VII. Concordar e cumprir com qualquer requerimento, regra e/ou padrão de atuação que a Empresa venha a impor aos Participantes do Arranjo; VIII. Operar com plena solidez financeira mitigando eventuais riscos para outros Participantes do Arranjo Solidez Financeira Participantes do arranjo da VERDE CARD IAP devem conduzir todas as suas atividades financeiras de maneira sólida mitigando riscos para a Empresa e para outros Participantes. Os Participantes devem informar prontamente a VERDE CARD IAP a ocorrência de qualquer condição financeira que possa afetar adversamente suas próprias atividades, e/ou empresas

22 20 que direta ou indiretamente prestem algum serviço relacionado com os meios de pagamento disponibilizados pelo Arranjo. Além de informar, cabe a cada Participante identificar possíveis falhas em atividades decorrentes de tais condições financeiras adversas, afim de que problemas futuros que afetem outros Participantes possam ser evitados e/ou mitigados Compliance A VERDE CARD IAP reserva para si o direito de, a qualquer momento, desenvolver meios e aplicar critérios para avaliar o cumprimento dos padrões/regras por parte de algum Participante do Arranjo, inclusive por meio da realização de inspeções. Cada participante deve cooperar com a VERDE CARD IAP ou empresa que possa ser escolhida como representante na avaliação do cumprimento das Normas. Se a Empresa verificar que algum participante não esteja cumprindo, ou não possui condições de continuar cumprindo, de forma contínua, qualquer uma das regras estabelecidas neste Regulamento ela possui o direito de: I. Impor termos específicos de adequação, que a VERDE CARD IAP julgar necessários ou apropriados, ao participante até que cada condição discrepante passe a operar em conformidade com as regras estabelecidas neste Regulamento; ou II. Rescindir o contrato de participação do Participante do Arranjo Auditoria A VERDE CARD IAP reserva para si o direito de conduzir, ou delegar a condução a terceiros, processo de auditoria em qualquer empresa Participante do Arranjo. Tal processo possui a finalidade única e exclusiva de coletar informações que comprovem o cumprimento das regras estabelecidas neste Regulamento. Além disso, todos os participantes do arranjo devem se comprometer a disponibilizar quaisquer informações relativas às suas atividades no arranjo que sejam requeridas pelo órgão regulador Banco Central do Brasil, ou pela VERDE CARD IAP para cumprir com solicitações do Banco Central do Brasil.

23 21 2 Obrigações dos Participantes Este capítulo contém regras a respeito das obrigações dos Participantes. 2.1 Performance Mínima A Empresa possui o direito de determinar índices de performance comercial mínimos a serem atendidos pelos Participantes, sejam eles emissores ou credenciadores, os quais constam no respectivo contrato de participação celebrado entre o participante e a VERDE CARD IAP. Tais índices podem incluir emissão mínima de cartões em determinado período, credenciamento mínimo de estabelecimentos em determinado período, percentual mínimo de ativação de cartões, índice limite de reclamações por parte dos Portadores, volume mínimo de Transações, ou qualquer outro índice mensurável que a Empresa julgar apropriado e a ser definido em contrato entre as partes envolvidas. 2.2 Regra da Não-Discriminação Participantes não podem, salvo quando autorizados por escrito pela VERDE CARD IAP, discriminar qualquer Transação em qualquer ponto de venda localizado em um Estabelecimento devidamente credenciado no Sistema VERDE CARD. Todas as empresas que operam sob o Arranjo devem processar todas as Transações da mesma maneira independentemente de qual terminal a operação tenha sido originada. Nenhum Participante pode discriminar Transações que envolvam outro Participante do Arranjo. 2.3 Integridade da Marca VERDE CARD É expressamente vedado aos participantes do arranjo operar ou facilitar qualquer ação ilegal ou que, na opinião da VERDE CARD IAP, gere danos à reputação da marca ou à imagem do Sistema VERDE CARD. Além disso, a marca VERDE CARD não deve ser vinculada a qualquer conteúdo que, direta ou indiretamente, desvalorize ou diminua a reputação da marca, da imagem do cartão ou qualquer produto vinculado à marca. Neste tópico, entende-se por marca VERDE CARD todas as marcas pertencentes ao arranjo da VERDE CARD IAP. 2.4 Taxas, Tarifas e Outras Obrigações Cada Participante é inteiramente responsável pelo pagamento, respeitando datas previamente acordadas, de taxas a VERDE CARD IAP, quando aplicável. Tanto as taxas quanto os prazos estão definidas no contrato de participação celebrado junto à VERDE CARD IAP.

24 22 Se um Participante não cumprir com o pagamento devido conforme contrato a Empresa possui o direito de reter compulsoriamente a quantia devida quando do intermédio de alguma operação com o Participante. Este direito é imediato e não gera obrigatoriedade de aviso prévio. Portanto, os Participantes concordam em autorizar a VERDE CARD IAP a exercer tal retenção. Para uma descrição detalhada da estrutura básica de taxas e tarifas vide Capítulo Confidencialidade de Informações Empresas participantes do arranjo são proibidas, salvo quando no cumprimento de alguma obrigação legal, de repassar informações confidenciais de Portadores, Estabelecimentos e/ou outros Participantes do Arranjo a terceiros quando não se tratar de um procedimento relacionado à sua atividade. São consideradas informações confidenciais quaisquer informações que possibilitem determinar uma identidade individual no caso de informações de Portadores ou Estabelecimentos ou valores operados por outros Participantes no caso de informações de outros Participantes do Arranjo.

25 23 3 Regras de Uso da Marca 3.1 Direitos de Uso da Marca O direito de uso de uma ou mais marcas que englobam o Sistema VERDE CARD é garantido a todos os participantes do Arranjo e limitado à utilização comercial, que visa à operação de cada atividade. Exemplos são imagens da Marca e do Cartão em pontos de venda, impressão da Marca em equipamentos, encartes com intuito de informar aceitabilidade de modalidades de pagamento, etc. Qualquer utilização que extrapole a disposição acima requer autorização prévia da VERDE CARD IAP. Mais detalhes sobre o uso da marca são descritos na seção Normas para o Uso da Marca. O direito de uso de qualquer marca associada ao arranjo não pode ser transferido, locado, ou negociado sob quaisquer termos sem que haja prévia autorização da Empresa. A Empresa entende que o valor da Marca é vital para a continuidade dos negócios de todos os participantes do arranjo, portanto, é vedado o uso da marca em qualquer ação que possa vir a denegrir, prejudicar, causar danos ou desvalorizar a imagem da Marca. Cada Participante concorda que a VERDE CARD IAP é a detentora exclusiva da Marca e que possui plenos direitos de julgar, com quaisquer critérios que lhe parecer convenientes em quais situações a Marca pode ou não ser utilizada. A VERDE CARD é marca registrada na D MARK REGISTRO DE MARCAS E PATENTES, conforme processo número , sob a classe de SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO, concedido em 04/01/2011, com validade até 04/01/ Normas para o Uso da Marca O uso da Marca VERDE CARD é garantido a todos os Participantes do Arranjo, sem necessidade de prévia autorização da Empresa nas seguintes situações: I. Uso com finalidade publicitária ou promocional, desde que não vá de encontro a nenhuma das outras situações descritas; II. O uso da Marca é livre em encartes, flyers, cartas ou quaisquer materiais que acompanhem o Cartão welcome kit; III. O uso da marca é livre nos processos que envolvem impressão do Cartão, embora o desenho do Cartão deva ser previamente autorizado pela Empresa;

26 24 IV. O uso da Marca é livre na sinalização de pontos de venda e/ou Estabelecimentos devidamente credenciados por uma instituição de pagamento participante do arranjo da VERDE CARD IAP; V. O uso da Marca é livre em propagandas publicitárias que tenham por finalidade divulgar e/ou incentivar as modalidades de pagamento; VI. A Marca não pode ser utilizada em quaisquer ações que, de algum modo, venham a infringir as regras estabelecidas no presente Regulamento. Ao utilizar uma marca, os participantes devem ter ciência de que o uso, mesmo em uma situação permitida, implica em não desvirtuar-se das seguintes regras: I. As Marcas devem manter sempre o padrão de proporcionalidade do arquivo de imagem fornecido pela VERDE CARD IAP; II. As Marcas não podem ser utilizadas para identificar terminais que não aceitem cartões VERDE CARD; III. As cores da Marca devem sempre manter a mesma tonalidade contida no arquivo de imagem fornecido pela VERDE CARD IAP, salvo quando autorizado pela Empresa; IV. Quando utilizadas ao lado de quaisquer outras marcas pertencentes a outros arranjos de pagamentos que não o da VERDE CARD IAP, as Marcas não podem ser exibidas em tamanho menor, ou de qualquer outra forma que possa diminuir/prejudicar a Marca relativamente a outras marcas; V. Nomes, marcas ou logotipos que identifiquem qualquer outro instituidor de arranjo de pagamento, sendo competidor direto ou não, não podem ser impressos no mesmo cartão que a Marca VERDE CARD, exceto quando autorizado por escrito pela Empresa;

27 25 4 Emissor Este capítulo contém as normas relativas às Instituições de Pagamento Emissoras integrantes do arranjo de pagamentos da VERDE CARD IAP. 4.1 Atividades Cabe a Instituição de Pagamento Emissora de instrumento de pagamento regido sob o arranjo da VERDE CARD IAP: I. Gerir conta de pagamento de usuário final pagador, do tipo pós-paga; II. Disponibilizar transação de pagamento com base na conta de pagamento póspaga; III. Gerenciar e analisar abertura de limites de crédito aos usuários finais; IV. Ser responsável por manter o relacionamento com os usuários finais, desde a emissão de fatura até a cobrança dos clientes após a emissão; V. Ser responsável por customizar os produtos do Arranjo. 4.2 Produção do Cartão Visando preservar a integridade e consistência do serviço de pagamento prestado pela VERDE CARD e atender as necessidades dos Participantes, todos os Emissores devem atender regras mínimas na fabricação do Cartão. I. O visual do Cartão, conforme já sinalizado no Capítulo 3, deve ser previamente aprovado pela VERDE CARD antes de ser distribuído aos Portadores. II. O Cartão deve conter indicação impressa do telefone de uma central de soluções, que tenha como finalidade resolver ou encaminhar a resolução de quaisquer dúvidas do Portador. III. A indicação de telefone para comunicação em caso de perda ou roubo do Cartão deve ser impressa no Cartão, podendo ser o mesmo número da central de soluções mencionada no tópico 4.2, item II; IV. O Cartão deve conter a data de validade que deve ser registrada no processo de estampagem do Cartão; V. O número do Cartão, o nome do Portador e a validade devem estar visíveis na parte frontal do Cartão;

28 26 VI. A marca VERDE CARD deve estar presente em todos os Cartões emitidos e sua localização, padrão de cores e tamanho, devem respeitar as regras contidas no Capítulo O Cartão Esta seção define as regras para produção do Cartão VERDE CARD, e indicações de como a Marca deve ser reproduzida. Modelos que não estejam descritos nesta seção devem ser submetidas à aprovação prévia da Empresa. O cartão deve possuir tamanho 54 x 86mm, espessura 0,76mm, conter painel de assinatura com proteção e tarja magnética Design do Cartão O desenho de cada cartão a ser emitido por um Emissor deve ser aprovado pela Empresa, para tal, todos os desenhos propostos devem ser encaminhados para a Empresa com solicitação de aprovação. O envio deve ser feito antes da produção e a cada vez que, por qualquer motivo, sofra alteração Parte frontal do Cartão A frente do Cartão deve respeitar os seguintes requisitos: I. A Marca VERDE CARD deve ser impressa no canto inferior direito, com o tamanho 19mm x 11,5mm, como mostra a Figura 4.1; Figura 4.1 Modelo Parte Frontal do Cartão II. III. O campo A definido na Figura 4.1 é destinado ao embossing/impressão do número do cartão; O campo B definido na Figura 4.1 é destinado à validade do Cartão;

29 27 IV. O campo C definido na Figura 4.1 é destinado ao nome do Portador. O número do cartão, a data de validade, o nome do Portador e a Marca VERDE CARD são itens obrigatórios na parte frontal do Cartão, a área de identificação do Emissor pode ser ocupada com qualquer Marca que o Emissor desejar, não necessariamente sua própria marca ou marca principal sempre sujeito a detenção de direitos de exibição Verso do Cartão O verso do cartão deve respeitar os seguintes requisitos: I. Acima da tarja magnética deve conter uma linha com a seguinte frase Este cartão foi II. III. IV. emitido por uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil. ; O campo A definido na Figura 4.2 é destinado ao código CVV do Cartão; O campo B definido na Figura 4.2 é espaço informativo do Cartão. Deve conter, entre outras informações, a seguinte frase Cartão pessoal e intransferível.. Além disso, deve conter o telefone da Central de Relacionamento com o usuário Portador. O campo C definido na Figura 4.2 é espaço destinado à logomarca do Emissor, embora seja campo facultativo. Figura 4.2 Modelo Parte Verso do Cartão A Figura 4.3 demonstra o Painel de Assinatura, que deve ter, pelo menos, 9,5mm de altura.

30 28 Figura 4.3 Painel de Assinatura do Cartão Quanto às informações contidas no verso do cartão, todas elucidadas nos pontos I, II e II são obrigatórias Tarja Magnética É dever do Emissor codificar a tarja magnética no verso de todos os cartões. A tarja magnética deve conter trilhas respeitando a Tabela 4.1. Tabela 4.1 Trilhas da Tarja Magnética POSIÇÃO DO VALOR DO DESCRIÇÃO DÍGITO DÍGITO 1 0 Invalido para Cartões da VERDE Cores 1 1 Invalido para Cartões da VERDE 1 2 Invalido para Cartões da VERDE 1 3 Invalido para Cartões da VERDE 1 4 Invalido para Cartões da VERDE 1 5 Somente para Uso em território Nacional sem utilização de Chip 1 6 Somente para Uso em território Nacional com utilização de Chip 1 7 Invalido para Cartões da VERDE 1 8 Invalido para Cartões da VERDE 2 0 Autorização Normal 2 1 Invalido para Cartões da VERDE 2 2 Obrigada a Identificação Positiva 3 0 Senha Obrigatória 3 1 Verificação Normal 3 2 Somente Operações de Compra (Não permite Saque) 3 3 Somente Operações de Saque (Não permite Compra) 3 4 Invalido para Cartões da VERDE 3 5 Invalido para Cartões da VERDE 3 6 Senha devera ser solicitada se dispositivo de entrada de senha disponível. Para impressão Laser e Off-Set, o padrão de cores da Marca VERDE CARD deve respeitar a Tabela 4.2.

31 29 Tabela 4.2 Cores do Cartão APLICAÇÃO COR Fonte Fundo Sombra (Fonte)

32 30 Linha PANTONE é uma marca registrada de Pantone, Inc Fonte A reprodução da Marca VERDE CARD deve ser feita utilizando-se a fonte Gill Sans (Bold), conforme padrão da Figura 4.4. Figura 4.4 Modelo de Fonte para Reprodução Código BIN O Emissor do Cartão deve utilizar um BIN, seis primeiros algarismos do número do Cartão, padrão ISO 7812, autorizado pela Associação Brasileiro de Normas Técnicas (ABNT) Número do Cartão O Emissor deve atribuir um número único a cada cartão emitido, que deverá ser utilizado na identificação do Portador no sistema, ou seja, o número do Cartão deve estar vinculado à Conta de Pagamento do Portador no sistema de gerenciamento do Emissor. O número do Cartão deve conter 16 algarismos e respeitar a Tabela 4.3.

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta um resumo das principais informações que a Empresa Associada e o

Leia mais

Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Private Label Híbrido

Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Private Label Híbrido BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Private Label Híbrido Conceito e Características do Cartão de Crédito O cartão de crédito Private Label Híbrido, de uso doméstico

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. SuMÁRIO EXECUTIVO Este resumo apresenta informações essenciais

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO APLICATIVO CONTROLY E DO CARTÃO CONTROLY

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO APLICATIVO CONTROLY E DO CARTÃO CONTROLY TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO APLICATIVO CONTROLY E DO CARTÃO CONTROLY Os presentes termos e condições gerais de uso (os Termos de Uso ) definem os direitos e obrigações aplicáveis aos usuários do

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO BOM+ Funcionalidade Pré-Pago

REGULAMENTO DO CARTÃO BOM+ Funcionalidade Pré-Pago REGULAMENTO DO CARTÃO BOM+ Funcionalidade Pré-Pago O BOM+ é um cartão pré-pago que oferece aos seus clientes as funcionalidades de pagamento de compras em toda a rede MasterCard e também pagamento de tarifas

Leia mais

ANEXO III TRANSAÇÕES SEM CARTÃO PRESENTE

ANEXO III TRANSAÇÕES SEM CARTÃO PRESENTE ANEXO III TRANSAÇÕES SEM CARTÃO PRESENTE O presente Anexo III faz parte integrante do Contrato de Credenciamento ao Sistema Elavon ( CONTRATO ) registrado no 5º Oficial de Registro de Títulos e Documentos

Leia mais

Condições Gerais de Uso Cartão Rendimento Visa TravelMoney

Condições Gerais de Uso Cartão Rendimento Visa TravelMoney Condições Gerais de Uso Cartão Rendimento Visa TravelMoney BANCO RENDIMENTO S/A, com sede na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.092, 19ºandar, São Paulo, Capital, inscrito no C.N.P.J. sob no. 68.900.810/0001-38,

Leia mais

REGULAMENTO. Presenteador: É a pessoa física ou jurídica que adquire o VALE-VIAGEM CVC, mediante a compra direta de cargas de valores.

REGULAMENTO. Presenteador: É a pessoa física ou jurídica que adquire o VALE-VIAGEM CVC, mediante a compra direta de cargas de valores. REGULAMENTO A CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A., o Presenteador e o Presenteado do VALE-VIAGEM CVC, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, e o segundo, aderindo às

Leia mais

REGULAMENTO. Capítulo 1º. Definições:

REGULAMENTO. Capítulo 1º. Definições: REGULAMENTO A OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS CVC TUR LTDA., o Presenteador e o Presenteado do VALE-VIAGEM CVC, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, e o segundo, aderindo às condições

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Business Card do HSBC.

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Business Card do HSBC. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Business Card do HSBC. Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão

Leia mais

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO BRB PRÉ-PAGO

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO BRB PRÉ-PAGO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO BRB PRÉ-PAGO CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DE CARTÃO PRÉ-PAGO PARA CORRENTISTAS E NÃO CORRENTISTAS DO BRB - BANCO DE BRASÍLIA S.A. CLÁUSULA

Leia mais

A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito do seu Cartão.

A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito do seu Cartão. SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Contrato de Utilização American Express Linha Crédito A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito do seu

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Arranjos de Pagamento SEMARC 2014. Brasília, 4 de agosto de 2014

Arranjos de Pagamento SEMARC 2014. Brasília, 4 de agosto de 2014 Arranjos de Pagamento SEMARC 2014 Brasília, 4 de agosto de 2014 Sistema de Pagamentos de Varejo Linha do Tempo Projeto institucional de modernização de pagamentos de varejo Publicação do Diagnóstico do

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO CARTÃO PRÉ-PAGO AVISTA MASTERCARD PAG

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO CARTÃO PRÉ-PAGO AVISTA MASTERCARD PAG TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO CARTÃO PRÉ-PAGO AVISTA MASTERCARD PAG O presente instrumento denominado Termos e Condições Gerais de Uso do Cartão Pré-Pago Avista MasterCard PAG ( Termo ) aplica-se

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS CUMULADO COM CORRESPONDENTE DE MICROSSEGUROS SEGUROS

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS CUMULADO COM CORRESPONDENTE DE MICROSSEGUROS SEGUROS EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS CUMULADO COM CORRESPONDENTE DE MICROSSEGUROS SEGUROS TOKIO MARINE SEGURADORA S.A., inscrita no CNPJ sob o número 33.164.021/0001-00 pessoa jurídica de direito

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard.

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard. SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard. A seguir, você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações

Leia mais

1.2. Presenteador: pessoa física ou jurídica que adquire o FLOT TRAVEL CARD mediante a compra direta de carga de valor.

1.2. Presenteador: pessoa física ou jurídica que adquire o FLOT TRAVEL CARD mediante a compra direta de carga de valor. REGULAMENTO DO FLOT TRAVEL CARD FLOT OPERADORA TURÍSTICA LTDA., o Presenteador e o Presenteado do FLOT TRAVEL CARD, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, o segundo e o terceiro,

Leia mais

Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão de Crédito Bradesco

Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão de Crédito Bradesco Sumário Executivo Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão de Crédito Bradesco A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito do

Leia mais

TERMO DE ADESÃO E USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO VA Legal. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso da Loja Virtual VT URBANO VA Legal considera-se:

TERMO DE ADESÃO E USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO VA Legal. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso da Loja Virtual VT URBANO VA Legal considera-se: TERMO DE ADESÃO E USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO VA Legal 1. DEFINIÇÕES: Para interpretação do Termo de Adesão e Uso da Loja Virtual VT URBANO VA Legal considera-se: EMPRESA CONCESSIONÁRIA Viação Atibaia

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO CARTÃO PRÉ- PAGO HABBO CARTÃO AMIGO

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO CARTÃO PRÉ- PAGO HABBO CARTÃO AMIGO TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO CARTÃO PRÉ- PAGO HABBO CARTÃO AMIGO O presente instrumento denominado Termos e Condições Gerais de Uso do Cartão Pré- Pago Habbo Cartão Amigo ( Termo ) aplica- se de

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.682, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.682, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.682, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2013 Aprova o regulamento que disciplina a prestação de serviço de pagamento no âmbito dos arranjos de pagamentos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro

Leia mais

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OUROCARD PRÉ-PAGO RECARREGÁVEL VISA DO BANCO DO BRASIL S.A - CORRENTISTAS PESSOAS FÍSICAS

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OUROCARD PRÉ-PAGO RECARREGÁVEL VISA DO BANCO DO BRASIL S.A - CORRENTISTAS PESSOAS FÍSICAS CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OUROCARD PRÉ-PAGO RECARREGÁVEL VISA DO BANCO DO BRASIL S.A - CORRENTISTAS PESSOAS FÍSICAS Pelo presente contrato, o BANCO DO BRASIL S.A., com sede em Brasília

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS VEJA COMO UTILIZAR O DE FORMA PRÁTICA E SEGURA. DESBLOQUEIO DO CARTÃO Sua senha foi enviada anteriormente para seu endereço. Caso não a tenha recebido, ligue para a Central

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO. Resumo do Contrato de Utilização do Cartão Cencosud

SUMÁRIO EXECUTIVO. Resumo do Contrato de Utilização do Cartão Cencosud SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Contrato de Utilização do Cartão Cencosud SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Contrato de Utilização do Cartão Cencosud A seguir você encontrará um resumo das principais condições a

Leia mais

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE COMPRAS. I -DEFINIÇÕES: para os fins deste CONTRATO, serão adotadas as seguintes definições:

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE COMPRAS. I -DEFINIÇÕES: para os fins deste CONTRATO, serão adotadas as seguintes definições: CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE COMPRAS I -DEFINIÇÕES: para os fins deste CONTRATO, serão adotadas as seguintes definições: a) PASSA TEMPO ADMINISTRADORA DE CARTÃO LTDA., com sede na Rua

Leia mais

TERMO DE ADESÃO DE USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO ITU. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso do Loja Virtual VT Urbano Itu, considera-se:

TERMO DE ADESÃO DE USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO ITU. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso do Loja Virtual VT Urbano Itu, considera-se: TERMO DE ADESÃO DE USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO ITU 1. Definições Para interpretação do Termo de Adesão e Uso do Loja Virtual VT Urbano Itu, considera-se: Empresa Concessionária: Viação Itu Ltda, pessoa

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DO CARTÃO PRÉ-PAGO ACG

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DO CARTÃO PRÉ-PAGO ACG TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DO CARTÃO PRÉ-PAGO ACG O presente instrumento, doravante REGULAMENTO, regula as condições gerais aplicáveis ao aos CARTÕES emitidos pela ACG Administradora de Cartões S/A, doravante

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco.

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco. SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco. Resumo do Regulamento de Utilização dos Cartões de Crédito Bradesco - Pessoa Física das Bandeiras Visa, MasterCard

Leia mais

BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Chevrolet Card

BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Chevrolet Card BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Chevrolet Card Conceito e Características do Cartão de Crédito O cartão de crédito Chevrolet Card de uso doméstico e/ou

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E ADESÃO AO SISTEMA DE EMISSÃO E RESERVA DE BILHETE AÉREO

TERMO DE COMPROMISSO E ADESÃO AO SISTEMA DE EMISSÃO E RESERVA DE BILHETE AÉREO TERMO DE COMPROMISSO E ADESÃO AO SISTEMA DE EMISSÃO E RESERVA DE BILHETE AÉREO STEEL SERVIÇOS EM VIAGENS E TURISMO LTDA, estabelecida a Avenida Presidente Vargas no 2121 sala 906 9o andar em Ribeirão Preto

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS TOKIO MARINE SEGURADORA S.A., inscrita no CNPJ sob o número 33.164.021/0001-00 pessoa jurídica de direito privado com sede na Rua Sampaio Viana, 44 - Paraíso,

Leia mais

LEIA AS INFORMAÇÕES E O TERMO DE USO ABAIXO COM ATENÇÃO. AO CLICAR NO BOTÃO "CONCORDO" VOCÊ, ESTARÁ ADERINDO INTEGRALMENTE AOS SEUS TERMOS.

LEIA AS INFORMAÇÕES E O TERMO DE USO ABAIXO COM ATENÇÃO. AO CLICAR NO BOTÃO CONCORDO VOCÊ, ESTARÁ ADERINDO INTEGRALMENTE AOS SEUS TERMOS. TERMOS E CONDIÇÕES DE USO APLICATIVO OMNI CARTÕES LEIA AS INFORMAÇÕES E O TERMO DE USO ABAIXO COM ATENÇÃO. AO CLICAR NO BOTÃO "CONCORDO" VOCÊ, ESTARÁ ADERINDO INTEGRALMENTE AOS SEUS TERMOS. A OMNI CARTÕES

Leia mais

1.5. E-commerce: site de vendas do Cartão JOYCARD (www.joycard.com.br) e Hot sites segmentados dos produtos.

1.5. E-commerce: site de vendas do Cartão JOYCARD (www.joycard.com.br) e Hot sites segmentados dos produtos. Prezado(a) Cliente: Seguem abaixo o Termo e Condições de Uso dos produtos JOYCARD comercializados neste site pela ELEMENT. Solicitamos a leitura do Termo do cartão a ser adquirido: Partes De um lado, ELEMENT

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO B.CHECKIN ZELO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO B.CHECKIN ZELO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO B.CHECKIN ZELO BANCO BRADESCO CARTÕES S.A., instituição financeira com sede no núcleo administrativo denominado Cidade de Deus, sem número, prédio prata, 4º andar, Vila Yara, Cidade

Leia mais

Condições de Uso da Funcionalidade Cartão Virtual (NCV)

Condições de Uso da Funcionalidade Cartão Virtual (NCV) Condições de Uso da Funcionalidade Cartão Virtual (NCV) Por este instrumento, Itaú Unibanco S.A. ( ITAÚ UNIBANCO ), com sede na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, nº 100, Torre Olavo Setubal, na cidade

Leia mais

REGULAMENTO DO AUTO-ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO

REGULAMENTO DO AUTO-ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO REGULAMENTO DO AUTO-ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO O presente instrumento estabelece as normas regulamentares do AUTO-ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO, destinado ao atendimento de Pessoas Jurídicas de direito público,

Leia mais

TARIFAS BANCÁRIAS. Para abrir uma conta, os bancos exigem um depósito inicial, que varia conforme a instituição.

TARIFAS BANCÁRIAS. Para abrir uma conta, os bancos exigem um depósito inicial, que varia conforme a instituição. TARIFAS BANCÁRIAS A utilização de bancos é praticamente indispensável aos cidadãos. Contas e impostos, salários e seguros-desemprego são exemplos de transferência de dinheiro normalmente intermediada por

Leia mais

TERMO E CONDIÇÕES DE USO

TERMO E CONDIÇÕES DE USO TERMO E CONDIÇÕES DE USO O presente Termo de Uso e Condições (Termo) apresenta as condições gerais aplicáveis ao uso dos serviços de Vale-Presente e é celebrado entre: 1. PARTES De um lado, 1.1. Vale Presente

Leia mais

PROGRAMA DE FIDELIDADE CLUBE COLOMBO REGULAMENTO

PROGRAMA DE FIDELIDADE CLUBE COLOMBO REGULAMENTO Versão 1 (1128/02/2012) PROGRAMA DE FIDELIDADE CLUBE COLOMBO REGULAMENTO I DEFINIÇÕES 1.1. O Programa de Fidelidade do Colombo Park Shopping, doravante denominado simplesmente Programa de Fidelidade CLUBE

Leia mais

Sumário Executivo. Cartão Emitido pelo Banco Fibra S.A.

Sumário Executivo. Cartão Emitido pelo Banco Fibra S.A. Sumário Executivo Cartão Emitido pelo Banco Fibra S.A. Emissor: Banco Fibra S.A. CNPJ/MF nº 58.616.418/0001-08 Endereço para correspondência: Al. Santos, 1.787, 7º Andar, São Paulo/SP, CEP. 01419-100.

Leia mais

Sumário Executivo 7 1 430

Sumário Executivo 7 1 430 43017 Sumário Executivo SUMÁRIO EXECUTIVO CARTÃO DE CRÉDITO BANDEIRA VISA INTERNACIONAL: Este documento contém as informações essenciais e resumidas relacionadas ao seu cartão extraídas das Condições Gerais

Leia mais

Dados Pessoais ASSINATURA DO CLIENTE. Oi ATENDE: *144 do seu Oi ou 1057 de qualquer telefone fixo ou acesse www.oi.com.br

Dados Pessoais ASSINATURA DO CLIENTE. Oi ATENDE: *144 do seu Oi ou 1057 de qualquer telefone fixo ou acesse www.oi.com.br PROMOÇÃO VÁLIDA DE 14/09/2009 a 17/01/2010. Certificamos a sua adesão às ofertas NOVO CRÉDITO OI NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD E 15 MIL MINUTOS+TORPEDOS. A Oferta NOVO CRÉDITO OI NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD

Leia mais

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA GERENCIADOR DE OBRAS ON LINE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA GERENCIADOR DE OBRAS ON LINE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATO DE LOCAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA GERENCIADOR DE OBRAS ON LINE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES LOCADOR: Obra24horas Soluções Web para Engenharia Ltda., com sede na Rua Formosa, 75 1º andar

Leia mais

CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE SOFTWARE E PARTICIPAÇÃO AO PROGRAMA DE RECOMENDAÇÃO REMUNERADA SKYDOO (PRRS)

CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE SOFTWARE E PARTICIPAÇÃO AO PROGRAMA DE RECOMENDAÇÃO REMUNERADA SKYDOO (PRRS) Entre si fazem, de um lado "SKYDOO", e, de outro lado, a pessoa física no cadastro eletrônico do site (WWW.skydoo.b22.us), doravante denominada "Contratante", "Divulgador Independente", "Membro", "Participante",

Leia mais

TERMO DE USO TERMOS DE USO DO CLIENTE

TERMO DE USO TERMOS DE USO DO CLIENTE TERMO DE USO TERMOS DE USO DO CLIENTE A) APLICABILIDADE 1. Os presentes termos de uso são aplicáveis aos Usuários da INTERNET POOL COMÉRCIO ELETRONICO LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 09.491.113/0001-01,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS

REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS 1. DISPOSIÇÕES GERAIS a) Este Regulamento faz parte integrante do Contrato de Cartão de Crédito ( Contrato ) e regula as condições aplicáveis ao Programa

Leia mais

Regulamento Oferta LIVE TIM Empresas 16/12/2013 a 31/03/2015

Regulamento Oferta LIVE TIM Empresas 16/12/2013 a 31/03/2015 Regulamento Oferta LIVE TIM Empresas 16/12/2013 a 31/03/2015 1. INTRODUÇÃO 1.1 Esta Promoção é realizada pela TIM Celular S/A, prestadora de SCM, com sede na Avenida Giovanni Gronchi, número 7.143, Cidade

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO DA DMCARD CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO

CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO DA DMCARD CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO PARA APROVEITAR TODOS OS BENEFÍCIOS E FAZER O MELHOR USO POSSÍVEL DO SEU CARTÃO É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ LEIA COM ATENÇÃO, AS SEGUINTES CONDIÇÕES GERAIS: 1. DEFINIÇÕES:

Leia mais

CARTÃO DE CRÉDITO HIPERCARD

CARTÃO DE CRÉDITO HIPERCARD CARTÃO DE CRÉDITO HIPERCARD Conheça o Contrato que regula as condições gerais aplicáveis ao seu Cartão. Leia-o atentamente (principalmente as partes em destaque) para conhecer seus direitos e obrigações.

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

ROTEIRO DE ENCERRAMENTO DE CONTAS CORRENTES

ROTEIRO DE ENCERRAMENTO DE CONTAS CORRENTES Como resultado de uma série de reuniões técnicas envolvendo representantes da Febraban, do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e do Banco Central do Brasil, no sentido de aprimorar ainda mais os procedimentos

Leia mais

Conhecendo os Processos de Cobrança

Conhecendo os Processos de Cobrança Conhecendo os Processos de Cobrança 03 Processos de Cobrança Entenda a Fatura Ferramentas de Suporte Consulta de Extratos 05 09 11 16 Consumo Consciente 02 Processos de Cobrança conheça os processos de

Leia mais

GOLDMAN SACHS DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S.A. REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

GOLDMAN SACHS DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S.A. REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO GOLDMAN SACHS DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S.A. REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO Goldman Sachs do Brasil Banco Múltiplo S.A., CNPJ 04.332.281/0001-30 (doravante INSTITUIÇÃO ), objetivando atuar na qualidade

Leia mais

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM.

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. Por norma do Conselho Monetário Nacional (CMN), foram padronizados os Serviços Prioritários e os serviços isentos para Pessoa

Leia mais

CARTÃO DE CRÉDITO SANTANDER MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PREZADO CLIENTE,

CARTÃO DE CRÉDITO SANTANDER MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PREZADO CLIENTE, PREZADO CLIENTE, O BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A., com sede na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 e 2235, Bloco A, Vila Olímpia, São Paulo/SP, CEP 04543-011, CNPJ/MF sob n.º 90.400.888/0001-42,

Leia mais

BANCO DO BRASIL S.A.

BANCO DO BRASIL S.A. BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Smiles Banco do Brasil S.A. Pessoas Físicas Correntistas e Não-Correntistas Características do Cartão de Crédito Smiles

Leia mais

LEI Nº 2465/2013 SÚMULA: II 15.01, no caso da prestação dos serviços de administração de cartão de crédito ou débito e congêneres;

LEI Nº 2465/2013 SÚMULA: II 15.01, no caso da prestação dos serviços de administração de cartão de crédito ou débito e congêneres; LEI Nº 2465/2013 SÚMULA: Estabelece normas de incidência do ISS, relativas às operações efetuadas com cartões de crédito e de débito, e dá outras providências. AUTORIA: Poder Executivo A Câmara Municipal

Leia mais

Treinamento de Prevenção a Fraudes BTG Pactual Resseguradora e BTG Pactual Vida e Previdência

Treinamento de Prevenção a Fraudes BTG Pactual Resseguradora e BTG Pactual Vida e Previdência Janeiro 2015 Error! Reference source not found. Treinamento de Prevenção a Fraudes Introdução Esse treinamento visa à orientação dos funcionários da Resseguradora S.A. e Vida e Previdência S.A. e das pessoas

Leia mais

CARTILHA REGULAMENTO GERAL CONSUMIDOR RGC. Outubro / 2015

CARTILHA REGULAMENTO GERAL CONSUMIDOR RGC. Outubro / 2015 CARTILHA REGULAMENTO GERAL CONSUMIDOR RGC Outubro / 2015 CONHEÇA SEUS DIREITOS Principais normas aplicáveis aos consumidores: * Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90); * Regulamento Geral de

Leia mais

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú.

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú. Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú. O Plano de Vantagens Itaú oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento e a sua utilização dos

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM INFOCELULAR BRADESCO CARTÕES

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM INFOCELULAR BRADESCO CARTÕES REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM INFOCELULAR BRADESCO CARTÕES O BANCO BRADESCO CARTÕES S.A., com sede na Cidade de Osasco, Estado de São Paulo, no núcleo administrativo denominado Cidade de Deus, Prédio

Leia mais

REGULAMENTO BANCO DE PREÇOS

REGULAMENTO BANCO DE PREÇOS REGULAMENTO BANCO DE PREÇOS O BANCO DO BRASIL S.A., sociedade de economia mista, com sede em Brasília, Distrito Federal, sito no SBS, Quadra 4, Lote 32, Bloco C, inscrito no CNPJ sob o n.º 00.000.000/0001-91,

Leia mais

h) CADASTRO Documento formal ao qual a EMPRESA CREDENCIADA adere ao PROGRAMA MAXXIMO FIDELIDADE nas condições do presente contrato.

h) CADASTRO Documento formal ao qual a EMPRESA CREDENCIADA adere ao PROGRAMA MAXXIMO FIDELIDADE nas condições do presente contrato. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE GESTÃO DE PROGRAMA DE FIDELIDADE inscrita no CNPJ/MF sob o n. 09.016.557/0001-95, com sede na Rua Dr. Sodré 122 Sala 53, Vila Nova Conceição, São Paulo SP - CEP: 04535-110,

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO, EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES VITAL HELP

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO, EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES VITAL HELP CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO, EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES VITAL HELP Pelo presente instrumento contratual de um lado, VITAL HELP BENEFÍCIOS LTDA emissora e administradora de

Leia mais

NORMATIVO SARB 002/2008

NORMATIVO SARB 002/2008 O Conselho de Auto-Regulação Bancária, com base no art. 1 (b), do Código de Auto-Regulação Bancária, sanciona as regras abaixo dispostas, formalizando preceitos comuns a todas as signatárias da auto-regulação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DISMED MAIS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DISMED MAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DISMED MAIS O PROGRAMA DISMED MAIS ("PROGRAMA"), desenvolvido pela empresa DISMED DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS OLÍMPIA LTDA, sociedade por cotas de responsabilidade limitada, estabelecida

Leia mais

1.3. A adesão ao Programa de Relacionamento implica na aceitação total das condições e normas descritas no presente Regulamento.

1.3. A adesão ao Programa de Relacionamento implica na aceitação total das condições e normas descritas no presente Regulamento. REGULAMENTO OI MAIS Condições Gerais 1.1.A Telemar Norte Leste ( Telemar ) inscrita no CNPJ/MF sob o nº 33.000.118/0001-79, com sede na Rua General Polidoro, nº 99, Botafogo, na Cidade e Estado do Rio

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO AO CARTÃO VB FROTA Pré Pago

CONTRATO DE ADESÃO AO CARTÃO VB FROTA Pré Pago CONTRATO DE ADESÃO AO CARTÃO VB FROTA Pré Pago Por este instrumento, a pessoa jurídica, qualificado no respectivo Termo de Adesão, o qual é parte integrante deste Contrato, ora designado simplesmente CLIENTE,

Leia mais

TERMO E CONDIÇÕES DE USO DOS CARTÕES PRESENTE CAIXA

TERMO E CONDIÇÕES DE USO DOS CARTÕES PRESENTE CAIXA TERMO E CONDIÇÕES DE USO DOS CARTÕES PRESENTE CAIXA CLÁUSULA PRIMEIRA DEFINIÇÕES 1.1. Para entendimento e interpretação deste contrato são adotadas as seguintes definições: I. BANDEIRA - empresa(s) sediada(s)

Leia mais

Tem entre si, certo e ajustado, o presente CONTRATO, que será regido pelas seguintes cláusulas e condições:

Tem entre si, certo e ajustado, o presente CONTRATO, que será regido pelas seguintes cláusulas e condições: ADMINISTRADORA DE CARTÕES LTDA. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FORNECIMENTO DE CARTÃO REFEIÇÃO Por este instrumento e na melhor forma de direito, de um lado, MAXXCARD ADMINISTRADORA

Leia mais

Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB

Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB 1. Condições Gerais Este instrumento tem como objetivo regulamentar a participação dos titulares dos cartões de crédito da Cartão BRB participantes

Leia mais

CONTRATO DE 1. DEFINIÇÕES 2. CONTRATAÇÃO DO CARTÃO

CONTRATO DE 1. DEFINIÇÕES 2. CONTRATAÇÃO DO CARTÃO CONTRATO DE Cartão DE CRÉDITO 1. DEFINIÇÕES a) Bandeira é a empresa proprietária dos sistemas que permitem a emissão do Cartão e utilização nos Estabelecimentos. b) Cartão é o cartão de crédito emitido

Leia mais

Contrato de Adesão CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC)

Contrato de Adesão CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) Contrato de Adesão CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) O texto deste Contrato foi submetido à aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, estando sujeito a

Leia mais

cartilha Cartão de Pagamento de Defesa Civil

cartilha Cartão de Pagamento de Defesa Civil cartilha Cartão de Pagamento de Defesa Civil 1 Índice Introdução...3 Público-alvo...3 Descrição... 3 Adesão... 3 Utilização... 3 Limites de utilização do produto... 4 Serviços e benefícios para a unidade...

Leia mais

RESOLUÇÃO N 3.518. Documento normativo revogado pela Resolução 3.919, de 25/11/2010.

RESOLUÇÃO N 3.518. Documento normativo revogado pela Resolução 3.919, de 25/11/2010. RESOLUÇÃO N 3.518 Documento normativo revogado pela Resolução 3.919, de 25/11/2010. Disciplina a cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras e demais instituições

Leia mais

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014 Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 25/08/2014 Sumário Introdução... 3 Cartão BB Pesquisa... 4 Passo a Passo... 8 Perguntas e Respostas.... 14 Cartão BB Pesquisa O Cartão BB Pesquisa éresultado

Leia mais

ParanáBanco. REGULAMENTO DE USO DO NETBANKING PARANÁ BANCO Atualizado em 16/09/2015

ParanáBanco. REGULAMENTO DE USO DO NETBANKING PARANÁ BANCO Atualizado em 16/09/2015 O Cliente, pela assinatura física e/ou eletrônica do Termo de Adesão e Uso do NetBanking Paraná Banco, adere ao presente Regulamento, definido conforme os seguintes termos e condições: 1. Regras de uso

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA CLARO UP

REGULAMENTO PROGRAMA CLARO UP REGULAMENTO PROGRAMA CLARO UP A CLARO S/A, inscrita no CNPJ sob o nº 40.432.544/0001-47, com sede na Rua Flórida, 1970 Brooklin São Paulo - SP - CEP: 04665-001, denominada neste instrumento simplesmente

Leia mais

CONTRATO PARA UTILIZAÇÃO DE CARTÃO CLUBE DEMAIS ALIMENTAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM: SUPERMERCADOS DB LTDA E,

CONTRATO PARA UTILIZAÇÃO DE CARTÃO CLUBE DEMAIS ALIMENTAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM: SUPERMERCADOS DB LTDA E, CONTRATO PARA UTILIZAÇÃO DE CARTÃO CLUBE DEMAIS ALIMENTAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM: SUPERMERCADOS DB LTDA E, NAS MODALIDAES PAT- PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DOS TRABALHADORES E/OU PRÊMIO - PREMIAÇÃO E INCENTIVO

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DA SEDO GMBH PARA O SERVIÇO DE TRANSFERÊNCIA E FIDUCIÁRIO Versão de 08 de abril de 2015

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DA SEDO GMBH PARA O SERVIÇO DE TRANSFERÊNCIA E FIDUCIÁRIO Versão de 08 de abril de 2015 1 / 8 TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DA SEDO GMBH PARA O SERVIÇO DE TRANSFERÊNCIA E FIDUCIÁRIO Versão de 08 de abril de 2015 Estes são os Termos e Condições Gerais da Sedo GmbH para os serviço fiduciário e

Leia mais

2.4. Só será permitida uma única inscrição por participante (CPF), sendo que, em caso de duplicidade, uma das inscrições será cancelada.

2.4. Só será permitida uma única inscrição por participante (CPF), sendo que, em caso de duplicidade, uma das inscrições será cancelada. Regulamento: O presente regulamento estabelece os termos e as condições do Programa Club Red Brasil, bem como a concessão e utilização de créditos através de cartões de débito. Todos os participantes,

Leia mais

Condições Gerais dos Cartões Personnalité

Condições Gerais dos Cartões Personnalité Condições Gerais dos Cartões Personnalité Veja a seguir as condições gerais do Cartão perfeito para você. Como cliente do Itaú Personnalité, você pode possuir um ou mais dos três cartões abaixo: 1. Cartão

Leia mais

Contrato de Confidencialidade e Autorização para Divulgação de Informações dos Usuários BIVA SERVIÇOS FINANCEIROS S.A.

Contrato de Confidencialidade e Autorização para Divulgação de Informações dos Usuários BIVA SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. Contrato de Confidencialidade e Autorização para Divulgação de Informações dos Usuários BIVA SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. 1. Quem somos Biva Serviços Financeiros S.A. ( BIVA ) é uma plataforma online de prestação

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL SMP - PRÉ- PAGO.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL SMP - PRÉ- PAGO. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL SMP - PRÉ- PAGO. Confira as condições do contrato para prestação de serviços firmado entre você e a Oi Móvel S/A. (Oi), com sede em Setor Comercial Norte,

Leia mais

5. Tarifas: Sumário Executivo do Contrato Itaucard Desconto em Folha

5. Tarifas: Sumário Executivo do Contrato Itaucard Desconto em Folha CONTRATO DE Cartão ITAUCARD DESCONTO EM FOLHA Sumário Executivo do Contrato Itaucard Desconto em Folha Preocupados em manter a total transparência com você, preparamos um resumo do contrato do seu cartão.

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO NA MODALIDADE LOCAL PLANOS DE SERVIÇO CLARO FIXO.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO NA MODALIDADE LOCAL PLANOS DE SERVIÇO CLARO FIXO. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO NA MODALIDADE LOCAL PLANOS DE SERVIÇO CLARO FIXO. Objeto O objeto do presente Contrato é a prestação, pela EMBRATEL, do Serviço Telefônico Fixo

Leia mais

f) Limite de Crédito: é o valor máximo indicado na Fatura para utilização do Cartão.

f) Limite de Crédito: é o valor máximo indicado na Fatura para utilização do Cartão. CONDIÇÕES GERAIS DE CARTÃO DE CRÉDITO Conheça o Contrato que regula as condições gerais aplicáveis ao cartão de crédito ( Cartão ). Leia-o atentamente para conhecer os direitos e obrigações atinentes ao

Leia mais

LEI Nº. 845/2014 DE 14 DE MAIO DE 2014. O PREFEITO MUNICIPAL DE VÁRZEA ALEGRE, no uso de suas atribuições legais e em pleno exercício do cargo;

LEI Nº. 845/2014 DE 14 DE MAIO DE 2014. O PREFEITO MUNICIPAL DE VÁRZEA ALEGRE, no uso de suas atribuições legais e em pleno exercício do cargo; LEI Nº. 845/2014 DE 14 DE MAIO DE 2014. Projeto de Lei que estabelece normas para acompanhamento fiscal do ISS, relativo as operações efetuadas com cartões de crédito e de débito, e dá outras providências.

Leia mais

Cheques - créditos e débitos de cheques compensados e/ou pagos no caixa serão enviados no dia seguinte da ocorrência em conta.

Cheques - créditos e débitos de cheques compensados e/ou pagos no caixa serão enviados no dia seguinte da ocorrência em conta. TERMO DE ADESÃO PARA O SERVIÇO INFOEMAIL: ENVIO DE DEMONSTRATIVOS DE DESPESAS EFETUADAS NA CONTA CORRENTE, CONTA POUPANÇA E CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO VIA ENDEREÇO ELETRÔNICO. Pelo presente instrumento,

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO O Banco Bradesco S.A., com sede na Cidade de Osasco, Estado de São Paulo, à Cidade de Deus, s/nº, inscrito no CNPJ sob o nº 60.746.948/0001/12, disponibilizará

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX OUTROS. CAC-Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da SRF - e-cac

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX OUTROS. CAC-Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da SRF - e-cac VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX OUTROS Orientador Empresarial CAC-Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da SRF - e-cac INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF nº 580/2005

Leia mais

CONTRATO DE TEF, COMODATO E/OU COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE RECARGA

CONTRATO DE TEF, COMODATO E/OU COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE RECARGA TENDENCIA COD CONTRATO DE TEF, COMODATO E/OU COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE RECARGA Pelo presente instrumento particular, de um lado TENDÊNCIA INFORMAÇÕES E SISTEMAS LTDA., com sede na Rua São Jorge, 103,

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO DE CRÉDITO E DO CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO DO BANCO PAN S.A.

REGULAMENTO DO CARTÃO DE CRÉDITO E DO CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO DO BANCO PAN S.A. REGULAMENTO DO CARTÃO DE CRÉDITO E DO CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO DO BANCO PAN S.A. Este Regulamento define as condições gerais aplicáveis ao Cartão de Crédito e ao Cartão de Crédito Consignado do Banco

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO. Resumo do Contrato com o Associado Soluções Corporativas American Express

SUMÁRIO EXECUTIVO. Resumo do Contrato com o Associado Soluções Corporativas American Express SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Contrato com o Associado Soluções Corporativas American Express Este Sumário apresenta um resumo das principais informações que a Empresa Associada e os Associados devem ter

Leia mais

CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO

CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO Conheça o Contrato que regula as condições gerais aplicáveis ao seu Cartão. Leia-o atentamente (principalmente as partes em destaque) para conhecer seus direitos e obrigações.

Leia mais