UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO A VEZ DO MESTRE PROCESSO LOGÍSTICO DA LISTA DE PRESENTES LEADER Por: Daniel Costa Ramos Orientador: JORGE TADEU VIEIRA LOURENÇO Rio de janeiro 2011

2 2 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO A VEZ DO MESTRE PROCESSO LOGÍSTICO DA LISTA DE PRESENTES LEADER Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós- Graduação Latu Senso em Logística Empresarial. Por: Daniel Costa Ramos

3 3 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho aos meus pais (meus heróis), minha ex-mulher, minha filha, e aos meus amigos fiéis. Pra cima deles!!!

4 4 AGRADECIMENTOS Agradeço a Jesus e a Maria, pelas graças alcançadas.

5 5 RESUMO No contexto atual a importância da logística se dá no conjunto de todas as atividades de movimentação e entregas necessárias, de modo a facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisição, até o ponto de consumo final. Esse trabalho visa melhorias no relacionamento entre o cliente e a Leader, acompanhando e observando os processos logísticos da Lista de Presentes, dentro da metodologia proposta.

6 6 METODOLOGIA Este trabalho está baseado em pesquisas bibliográficas e estudos literários relacionados ao tema proposto, onde se utilizando de uma abordagem pertinente ao objeto de estudo, houve então interpretações e críticas sobre os conteúdos em questão. E principalmente nas observações do cotidiano no ambiente corporativo junto a profissionais do meio, e nas citações em aula. Visando sempre através dos estudos científicos e observações empíricas, familiarizarem aos demais sobre o tema e propor idéias, para que as mesmas tenham aplicabilidade nas atividades logísticas.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I A história da Leader 10 CAPÍTULO II Lista de Presentes Leader 21 CAPÍTULOIII Uma visão do serviço ao cliente na logística 28 CAPÍTULO IV Fundamentos das melhores práticas da Lista de Presentes Leader- 41 CONCLUSÃO - 48 BIBLIOGRAFIA - 50 ÍNDICE- 51

8 8 Introdução Este trabalho tem por objetivo principal, demonstrar através de questionamentos feitos em aula, referências bibliográficas, e opiniões sobre os logísticos da Lista de Presentes Leader. O objeto do estudo será baseado nos fatores relacionados aos processos da Lista de Presentes Leader, e suas influências dentro da instituição. Influências estas, que se mostram de diversas formas e meios. Quando falamos em processos logísticos, sabe-se que isso se fundamenta em uma forma organizada para a execução de ações de natureza individual ou mesmo de grupo, para a realização dos objetivos definidos. No cenário atual, os saberes da logística surgem para planejar, executar e controlar eficientemente, ao custo correto, o transporte, movimentação e entrega assertiva. Em outras palavras, logística é uma parte da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla, com a necessária eficácia, o fluxo e a armazenagem de bens, serviços e informações, entre o seu ponto da origem e o seu ponto de consumo, a fim de satisfazer todas as exigências dos consumidores. Na Lista de Presentes Leader, Em função dos desafios apresentados, se faz necessário sincronizar, com sabedoria, todos os elementos que compõem a logística de aplicação nas necessidades dos clientes. Não serão os modelos de logísticos, os objetivos desse trabalho. Mas a análise dos elementos formadores dos processos da Lista de Presentes Leader, a sua aplicabilidade no universo logístico.

9 9 Esse trabalho é composto de quatro capítulos, onde no primeiro, foi abordado a história da Leader, sua criação, a apresentação de suas ramificações, produtos e serviços; no segundo a Lista de Presentes, sua apresentação e processos; no terceiro uma abordagem sobre uma visão do serviço ao cliente na logística, seus desejos e expectativas, e no quarto e último, os elementos das melhores práticas da Lista de Presentes Leader.

10 10 CAPÍTULO I A HISTÓRIA DA LEADER. Nesse capítulo abordaremos Leader, a história, assim no que em diz respeito desde a sua fundação, seus fundadores e as atividades iniciais. E que de forma sintética seja possível ter conhecimento de sua inclusão no mercado de varejo. A apresentação de suas divisões como empresa, ou sejam, as empresas que compõem a marca Leader, e seu portfólio de produtos e serviços. Sua missão é: Existir para comercializar produtos e serviços com qualidade e preço justo, que contribuam para elevar a auto-estima dos nossos Clientes. Investimos no bem-estar e desenvolvimento de nossos Colaboradores, o fator fundamental em nosso negócio. Buscamos gerar lucros sustentáveis que garantam o melhor retorno para o negócio. Sua visão é: Ser a melhor Empresa em Excelência Operacional, garantindo rentabilidade sustentável, através de uma Equipe motivada e de alta performance.

11 A Empresa A Leader teve seu ínicio em 1941, quando Newton Gouvêa ainda trabalhava como vendedor em um bazar. Sempre se mostrou um funcionário detentor de um grande carisma e capacidade de comunicação, e tais características foram fundamentais para o sentimento empreendedor que aflorava naquele momento. Foi então que, em 31 de janeiro de 1951, juntamente com seu irmão Laênio e o seu tio Omar, que Newton Gouvêa decidiu abrir seu primeiro negócio, o Bar Leader, localizado na cidade de Miracema, interior do estado do Rio de Janeiro. O estabelecimento deu origem ao nome Leader, que se tornou marca registrada dos negócios da família Gouvêa. Pouco mais de 1 ano, foi o tempo que durou o bar. O suficiente para mostrar para os Gouvêa que sua vocação era mesmo o comércio varejista. Assim, a família resolveu investir em sua primeira loja, o Bazar Leader, que já naquela época vendia uma variedade de produtos, tudo o que o consumidor e sua família tinham por necessidade, e também por interesse em comprar. O Bazar ganhou fama não somente pelo bom atendimento, mas também pela capacidade de encantar o cliente. Umas das famosas estratégias utilizadas ocorriam quando os seus sócios esperavam no ponto de ônibus possíveis clientes e faziam sua captação ali mesmo, convidando-os para tomar um café e conhecer o Bazar Leader. Tinha até ônibus fretado por moradores das cidades vizinhas para comprar no Bazar!

12 12 A habilidade de negociação com fornecedores e a forma audaciosa de conduzir os negócios também foram características marcantes de Newton Gouvêa, que conquistou o apelido de "O Milagroso". O Bazar criou uma modalidade de venda pouco convencional para aquela época, sempre tinham qualquer problema com estoques, o Bazar Leader vendia sapato à quilo. A loja mantinha o preço e as boas vendas eram garantidas. O tempo passou e fez com que o pequeno Bazar se multiplicasse em Lojas ao longo dos anos. É importante frisar que as relações comerciais sempre foram desenvolvidas num clima familiar, de confiança mútua entre os donos do negócio e seus clientes. Em 1966, já com três Unidades no interior do estado do Rio, a Leader chegou a cidade de Niterói, com as Lojas da Rua Aurelino Leal e Visconde de Uruguai. Em 1970, nasceu a Empresa União de Lojas Leader S.A sob o nome fantasia Leader Magazine. No início dos anos 90, a Empresa passou por uma grande modernização e começou a operar um volume cada vez maior de mercadorias. Novos departamentos, produtos e serviços passaram a atender de forma mais completa nossos clientes e seus familiares. Já em 1991, foi iniciada a expansão para a cidade do Rio de Janeiro e em 1995, foi inaugurada na cidade de São Gonçalo - RJ, um Centro Administrativo e um Centro de Distribuição de Mercadorias, com mais de m², em terreno próprio.

13 13 Alguns anos depois, no final de 2005, os acionistas da Leader tomaram uma decisão arrojada com o intuito de alavancar o crescimento da companhia: contrataram uma grande consultoria americana para auxiliá-los na definição do planejamento estratégico e tomada de decisões. Em 2000, o CD mudou de endereço e foi transferido para a Pavuna (RJ). E em 2005 foi a vez da Sede Administrativa, hoje localizada no Centro de Niterói (RJ). Dessa forma, no início de 2006, iniciou-se um processo estruturado com o objetivo de diagnosticar oportunidades de melhoria e reposicionar a Leader em termos de gestão, governança corporativa, transparência e resultados. Nessa ocasião, também foi criado o Conselho de Administração, ocupado pelos acionistas e membros da família. A Leader ainda possui o seu cartão de marca própria cartão Leader, que hoje conta com mais de 5 milhões de clientes, além de produtos e serviços bancários, como empréstimo pessoal, seguro, título de capitalização e assistência odontológica Com seu Portal de vendas ( lançado em 2010, ampliou seu negócio, comercializando pela internet eletro portáteis, utilidades domésticas, cama, mesa e banho, calçados esportivos e brinquedos Atualmente, a Leader está presente em 8 estados diferentes com as suas atividades voltadas para o varejo, e possui: 1 Portal de vendas pela internet, a Leader.com; 1 Centro de distribuição com cerca de m²; 5 milhões de clientes do cartão Leader;

14 14 Aproximadamente colaboradores diretos. 45 lojas presentes em 8 estados, são elas: AL- Shopping Iguatemi Maceió BA- Shopping Iguatemi Salvador, Salvador Shopping, Shopping Salvador Norte, Avenida Sete- Salvador. ES- Vila Velha, Vitória MG- Juiz De Fora, Shopping Del Rey, Contagem - Itaú Power, BH - Minas Shopping PE- Shopping Guararapes, Boa Vista Recife RJ- Via Center, São Gonçalo, Miracema, Itaperuna, Resende, Volta Redonda, Madureira, Ilha Plaza, Alcantara, Plaza Shopping, Teresópolis, Norte Shopping, Top Iguaçu, Shopping Grande Rio, Nova Friburgo, West Shop - Campo Grande, Tijuca, Shopping Botafogo, Duque Caxias, Jacarepaguá, Shopping Carioca, Uruguaiana, Barra Da Tijuca, São Gonçalo Shopping Rio, Via Parque, Nilópolis, Otávio Carneiro Icaraí, Leader Magazine Campos, Shopping Tijuca, Campo Grande Rodoviária, Nova Iguaçu, Bangu Shopping, Macaé, Catete, Bonsucesso, São Gonçalo Boulevard Shopping, Recreio Shopping. RN- Natal SE- Shopping Rio Mar Aracaju Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta da empresa para ocupar uma posição única e valorizada na mente dos clientes (KOTLER,1999,p.86) 1.2- Leader Card Com o objetivo de proporcionar facilidade de compra e financiamento para os clientes, em 1986, houve a criação do nosso cartão de marca própria, o Cartão Leader. Alguns anos depois, já com milhares de titulares cadastrados, nasce a

15 15 Leader Card. O nosso cartão private label também tem uma trajetória de sucesso. Prova disso, foi quando buscamos no mercado um parceiro adequado para atuar junto à administração de sua carteira de clientes. Várias instituições renomadas fizeram propostas e todas foram analisadas, porém foi com o Bradesco que se observou a consistência necessária para fechar o modelo de parceria de 50% para cada um dos acionistas. Desta forma, no ano de 2005, foi somada a experiência no mercado de varejo e a fidelidade dos clientes, à consistência financeira e a larga atuação no segmento de cartão de crédito de um dos maiores bancos privados do país. São estes os produtos da Leader Card: Cartão Leader e Cartão Leader Visa Cartão Private Label com utilização nas lojas Leader. Cartão de crédito nacional com bandeira Visa, de abrangência em toda rede credenciada Visa Dental Light Plano de assistência odontológica Cred Leader Sistema crédito rápido que pode ser sacado nos caixas das lojas Leader ou ter o valor depositado em conta corrente. Saque Rápido

16 16 Sistema crédito com limite pré-aprovado. Captalização Leader É uma economia programada com sorteios. Semanalmente, o titular/subscritor concorre aos sorteios e ao final do plano, recebe de volta todo o valor aplicado e corrigido monetariamente. Ainda ocorrem sorteios extras mensais e trimestrais Proteção Premiada Leader e Super Proteção Premiada Leader É um Programa de proteção e benefícios que tem por objetivo, oferecer aos clientes portadores do Cartão Leader que efetuarem a sua adesão, a garantia de quitação de débitos nos casos de: roubo, perda, extravio, quitação de débitos por desemprego Involuntário ou óbito. Meu inglês Curso de inglês on-line. Assistência Pet: Coberturas: Incêndio, queda de raio e explosão; Perda ou Pagamento de Aluguel; Danos Elétricos; Responsabilidade Civil Familiar, Assistência Pet Assistência Residêncial: Incêndio, queda de raio e explosão; Perda ou Pagamento de Aluguel; Danos Elétricos; Responsabilidade Civil Familiar, Assistência Residencial

17 Leader.com Para a seqüência das ações, visando alcançar todos os segmentos que o mercado oferece, buscou-se a adequação, para atender os clientes de todas as regiões do Brasil. E isso se tornou possível com a o portal Leader de vendas online. Lançado em maio de 2010, o portal comercializa produtos nas seguintes categorias: Utilidades Domésticas; Cama, Mesa e Banho; Brinquedos; Calçados & Acessórios; Eletroportáteis. No portal de vendas, são aceitos todos os cartões de crédito e débito automático. O cliente também pode pagar suas compras através de boleto bancário ou do cartão Leader, com as mesmas condições de pagamento da loja física Na Leader.com. br é possível encontrar tudo que o cliente precisa através de buscas, por tipo categorias, ou referências. Um dos objetivos do e-commerce é reforçar a credibilidade da marca Leader, e surpreender positivamente os clientes desde a compra até a entrega.

18 Valores Integridade Nossas relações com Clientes, Colaboradores e Fornecedores são baseadas em justiça, honestidade e lealdade. Satisfação do Cliente Ser percebido pelos Clientes quanto à qualidade de nossos produtos e serviços e reconhecê-los como razão de existência. Parceria Estreitar nossa relação com os Fornecedores e Colaboradores para oferecer o melhor para nossos Clientes. Oportunidade e Respeito Oportunidade e Respeito com os Colaboradores possibilitando sua participação no sucesso da Empresa. União Nosso trabalho é desenvolvido com harmonia, alegria e positividade. Qualidade Busca da excelência nos processos, produtos e serviços. Profissionalismo O desenvolvimento de nossa Empresa está fundamentado no profissionalismo com que agimos e baseamos nossas relações internas e externas. Comprometimento com o resultado

19 19 Fazer do resultado um compromisso comum a todos, gerando crescimento e solidez. Atitude Atuar de forma pró-ativa, com visão integrada, gerando soluções para efetiva implementação na busca da superação dos resultados da Organização.

20 20 CAPÍTULO II LISTA DE PRESENTES LEADER A empresa Leader possui no escritório central que fornecem apoio para as lojas que possuem o setor específico para Lista de Presentes, as lojas Resende, Teresópolis, Alcântara, Plaza Shopping, Center Shopping e Itaperuna são as únicas lojas que não possuem um departamento para atender esse tipo de processo. Atualmente as lojas com a seção Lista de Presentes possuem de 3 a 5 coletores para o cliente escolher os produtos, que mês são atendidas aproximadamente 1000 listas de presente. A lista de presentes é um processo específico onde o cliente tem um diferencial no atendimento, sendo classificada da seguinte maneira: Lista de Casamento Chá de Bebê Bodas Open House Chá de Panela A lista de presente tem a necessidade de cadastro, podendo ser realizado o pré-cadastro no site, mas deve ser agendado com a loja um horário para

21 21 cadastro total e escolha dos produtos a serem presenteados. As entregas de presentes (hoje, apenas para o Estado do Rio de Janeiro) são realizadas apenas em lista de Bodas, Casamento e Open House nos demais casos, o convidado deverá levar o produto. Todos os produtos para entrega serão enviados para o CD, e a partir disso o CD será o responsável pela entrega ao cliente. No processo de cadastro de clientes não há manutenção dos dados, onde após a data do evento a lista é encerrada, mas continua no banco de dados do sistema. No caso de inclusão de mais produtos na lista deve-se agendar uma data e horário para a utilização do coletor de dados e a escolha de novos produtos A finalidade A Lista de Presentes é um serviço que tem como foco a satisfação dos clientes, sejam eles da Lista de Casamento, chá de panela, chá de bebê, bodas ou open house. Sua apresentação destina-se a recepções sem convite formal, usada geralmente por aniversariantes para receber amigos ou pessoas que estejam mudando para uma nova residência. Uma lei imutável nos negócios é que palavras são palavras, explicações são explicações, promessas são promessas, mas somente o desempenho é realidade. (Harold Geneen) Dentre seus principais itens estão as utilidades domésticas como: seções de mesa e bar, copa/cozinha, decoração e presentes, cutelaria, lavanderia e banheiro. Se apresentam de duas formas, Lista de Presentes Física (lojas), e a Lista de Presentes Virtual (internet).

22 22 O Serviço de Lista de Presentes Leader é oferecido ao cliente somente nas Lojas que comercializam utilidades domésticas. 2.2 O cadastro O cadastro da lista de presentes é feito a partir de 60 (sessenta) dias de antecedência ao evento, pode ser feito previamente através do site da Leader, ou através das lojas Leader que possuem o setor utilidades domésticas, agendando previamente o cadastro da lista. Ao cadastrar a Lista de Presentes, o cliente recebe um cartão de indicação, para informar aos seus convidados que sua Lista de Presentes encontra-se na Leader. As eventuais alterações (inclusão, exclusão de itens, alterações cadastrais, data e endereço de entrega), devem ser efetuadas exclusivamente pelo cliente, preferencialmente, na loja onde a Lista de Presentes foi cadastrada. As eventuais mudanças de itens na Lista de Presentes são feitas mediante prévio agendamento, as alterações serão disponibilizadas no prazo de até 72 horas, contado da data da respectiva solicitação. 2.3 A escolha dos presentes A Lista de Presentes fica disponível para consultas e compras pelos convidados nas Lojas Leader que possuem o departamento de utilidades domésticas a partir da data do seu cadastramento, e a consulta das mercadorias disponíveis na Lista de Presentes é feita mediante apresentação

23 23 do código de cadastro ou o nome do cliente e a data do evento. Todas as informações referentes a preços e condições de pagamento apresentados na Lista de Presentes são válidos somente no dia da consulta. É disponibilizado um cartão de felicitações para os convidados que adquirirem as mercadorias através da Lista de Presentes Leader, e a baixa dos presentes na lista é feita diretamente no PDV, após a efetivação da venda, o cliente pode acompanhar as baixas dos presentes através do site da Leader. A Lista de Presentes permanece ativa para compras após a data informada para a realização do evento, mas o serviço de entrega do presente estará indisponível. 2.4 A entrega dos presentes A entrega dos presentes é opcional para o convidado, e é realizada na data e local previamente agendados e indicados pelo cliente, a partir de 7(sete) dias úteis após o evento. Os presentes a serem entregues ao cliente são remetidos inicialmente para o Centro de Distribuição no veículo de entrega de mercadorias, onde a embalagem para remessa se apresenta de forma completa, e com cartão de felicitações (opcional) e etiqueta de identificação do evento. A remessa é feita em caixas exclusivas para o transporte de mercadorias totalmente lacradas e identificadas pelo formulário e condicionadas em rolltainers lacrados. As mercadorias da Lista de Presentes devem ser mantidas em local apropriado, no Centro de Distribuição até a data da entrega ao cliente. O cliente tem a opção de efetuar a troca de mercadorias, sendo ela ocasionada por escolha do cliente, ou por qualquer defeito de fabricação assim

24 24 como eventuais danos causados durante o transporte. Tais trocas devem ser agendadas pelo cliente, onde o mesmo deverá agendar a data para a tal assim como a apresentação da nota fiscal do referido presente ou este deverá conter identificação de que é mercadoria adquirida nas Lojas Leader, o prazo máximo para a troca é de 45 dias após a data do evento. Todas as entregas são feitas através do Centro de Distribuição localizado no Rio de Janeiro. Todos os presentes saem diretamente do CD para o endereço do presenteado na data correta. Quando o presente a ser entregue não está disponível no CD, a loja envia o presente para o CD, que armazena até a data de entrega e realiza a mesma. A loja terá que no momento da venda realizar a reserva via sistema para que o CD possa garantir o produto para aquele determinado cliente, o processo de recebimento da Lista de Presentes geralmente é feito pelo operador do CD. 2.5 Fluxogramas do processo da Lista de Presentes - Loja Início Criação da Lista de Presentes na Loja 1 Cliente Agendar visita para Início assinar o contrato Telefone/ Loja 2 Cliente Realizar o Cadastro Site Leader 3 Cliente 2 Assinar o contrato Deseja escolher os presentes? Sim 1 Não 4 Cliente Agendar um dia para as escolhas dos presentes Auxiliar Transferir dados do cliente para o coletor ERP 6 Cliente Escolher os presentes 7 Auxiliar Transferir dados do coletor para o sistema ERP Subprocesso de Baixa de Lista Fim Extraída da Instrução normativa nº 101 UNIÃO DE LOJAS LEADER,2009

25 Fluxogramas do processo da Lista de Presentes - Internet Início Criação da Lista de Presentes na Internet 8 Cliente 9 Cliente 10 Cliente 11 Cliente Entrar Início em lista de presentes Realizar o cadastro Ler e aceitar os termos de uso Ler e aceitar o contrato Lista prédefinida? Sim 1 Site Site Site Site Nâo 12 Cliente 1 13 Cliente Escolher lista sugerida Site 14 Cliente Adicionar/ Excluir produtos Site 15 Cliente Finalizar escolha Site Criar uma lista de presentes Site Subprocesso de Baixa de Lista Fim Extraída da Instrução normativa nº 101 UNIÃO DE LOJAS LEADER,2009

26 26 CAPÍTULO III UMA VISÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE NA LOGÍSTICA Nesse objeto de estudo objetivamos discutir o serviço ao cliente e o contexto que a cadeia logística deve ter como objetivo. Tais serviços que tem como objetivo maior evitar qualquer problema na produção do serviço que prestou ao consumidor. Hoje se observa uma dinâmica nunca constatada anteriormente na oferta de produtos. Uma parte refere-se aos produtos que vão se aprimorando ao longo do tempo trazendo novos elementos e tecnologias, em grande velocidade, esse dinamismo, que vai acentuando como tempo, gera forte necessidade de informação por parte do consumidor, a logística dá condições reais de garantir a posse do produto ou serviço, por parte do consumidor, no momento desejado. O não cumprimento da promessa tem algumas particularidades ligadas a deficiências no sistema de informação, nas operações de do depósito ou no transporte. O efeito negativo de tais situações acarreta na imagem da empresa ainda não foi convenientemente avaliado no país, mas é, sem dúvida, significativo. A gratificação ou prazer que o consumidor externa no uso, ou consumo do produto adquirido está basicamente ligado a mercadoria em si, mas a

27 27 interferência da logística nesse processo não é desprezível. Aqui ela entra algumas vezes de fora indireta, mas ainda assim, muito importante. A percepção de que nem todos os clientes são igualmente sensíveis a serviços ressalta a utilização de ações que focam o cliente executando a segmentação com base nas experiências dos mesmos, pois dessa forma será possível atuar para a melhoria nos serviços, que realmente sejam vistos como diferenciais. Ao mesmo tempo há de se perceber que características organizacionais e operacionais, precisam ser levadas em consideração na segmentação, para torná-la operacionalmente viável. Portanto, o serviço prestado ao cliente é o elemento essencial no desenvolvimento de uma estratégia logística. A determinação daquilo que deverá oferecer, como parte do pacote de serviço básico ao cliente, requer uma analise criteriosa de custo/beneficio, visto que deve ser essencial para atingir alcançar os objetivos e lucros da empresa. Essa é uma decisão estratégica, pois em termos gerais, as expectativas dos clientes estão sempre mudando em razão de vários fatores, e com um grau maior de exigência a cada dia. Cada vez mais as situações de mercado exigem uma maior qualidade e comprometimento em relação aos serviços prestados aos clientes. Dentro do serviço ao cliente envolve fatores que no mundo atual se fazem com itens fundamentais para o que o nível de serviço que o cliente deseja, seja bem executado, onde a sua operação exige alta tecnologia, especialidades nas áreas, alta grau de envolvimento das pessoas e esse é o fator gerador de sinergia entre as áreas. As empresas investem em pessoas, equipamentos, tecnologia e redes de Informação e sistemas de transportes inteligentes etc. Buscando criar um

28 28 projeto logístico de valor percebido pelo cliente, capaz de diferenciá-los e posicioná-los em vantagem competitiva, contribuindo assim para o sucesso das organizações. Mas mesmo com todos os avanços e melhorias na base dos processos logísticos de serviço ao cliente o relato constante de casos de insatisfação, ainda são fatores que se apresentam como o principal entrave na qualidade da prestação do serviço, apesar das empresas buscarem de forma acertada as melhorias em seus processos e em toda a cadeia de suprimentos, busca também uma serviço confiável e de qualidade para seus clientes, apenas conseguirá o resultado esperado na resolução dos problemas, quando identificarem e atuarem de forma assertiva em suas causas Atendimento ao cliente A qualidade do atendimento prestado ao cliente é o grande diferencial do nível de serviço ao cliente. O atendimento é uma grande fonte de aumento da produtividade para qualquer corporação. Em um ambiente de alta concorrência, em que os produtos são muito similares em termos de características e preços, o atendimento passa a ser o fator determinante. A relação do confiança e parceria entre consumidor e a empresa, embora se apoiando na atenção pessoal, no profissionalismo, vai depender sempre do tipo de atendimento que prestado ao cliente que engloba o desempenho logístico da cadeia de suprimentos no seu todo. À medida que o consumidor vai vivenciando situações positivas no uso no consumo dos produtos; à medida que vê atendidas as suas reclamações e respondidas as suas dúvidas; e à medida que vai conhecendo mais de perto a

29 29 empresa, acreditando em suas afirmações e promessas, sua confiança no sistema vai aumentando gradativamente. O cliente sempre será qualquer localização de entrega, que são variáveis, ou seja, desde casas de consumidores, estabelecimentos e atacado, de varejo, empresas variadas, e indústrias. Independente de qual propósito seja o cliente será sempre o ponto principal e a força direcionadora das definições estratégicas da cadeia de suprimentos. Quando se tem a certeza que o cliente e suas necessidades são mais importantes que qualquer produto ou serviço, a prioridade se estabelece na satisfação completa de tal cliente e é isso que faz com as novas oportunidades aparecem, exatamente quando se descobre os reais anseios dos clientes, ou seja, ser atendido prontamente de acordo com as suas necessidades e percebendo que os clientes não devem ser segmentados em grupos e sim em sua individualidade. Devemos prometer somente o que podemos entregar e entregar mais do que prometemos. Jean Rozwadowski O cliente em primeiro lugar. Apesar de ser frase popularmente difundida na mente que todos, ela exprime uma postura indispensável para que qualquer organização alcance o êxito. O objetivo comum a todas as empresas é de fornecer soluções para as necessidades de seus clientes, e seu sucesso resultará de fazê-lo de modo de satisfazer o cliente, com isso se faz necessário estabelecer alguns parâmetros para tal como:

30 30 A quantidade de tempo demandada pelo cliente no esforço da compra; A quantidade de mercadorias disponíveis para atender a necessidade do cliente; A quantidade de tempo de espera que deve ser estabelecida entre o pedido e a entrega do produto ou serviço; A variedade e a diversificação das ofertas de produtos ou serviços. O cliente satisfeito é aquele que percebe que o atendimento de suas necessidades pela organização é pelo menos igual àquele que se esperava. Por a importância da sensibilidade em identificar as expectativas do cliente e em seguida quais as suas percepções em relação ao cumprimento dessas expectativas Serviço ao cliente O serviço ao cliente conceitua-se em referem que a definição de serviço ao cliente varia de organização para organização. Fornecedores e clientes podem interpretar o conceito de maneiras bastante diferentes. De uma maneira geral, serviço ao cliente é uma medida de quão bem o sistema logístico se comporta ao fornecer, em tempo e lugar útil, um produto ou serviço. Isto inclui a facilidade com que se verificam as existências, fazer uma encomenda e serviço pós-venda do produto, entre outras atividades. (LAMBERT ET AL, 1998). Levando em consideração que esse conceito tem variações de organização para organização e em definição tem objetivos definidos e variados, um

31 31 simples departamento responsável ou como uma linha guia para todo o funcionamento da empresa. Podemos abordar de três formas principais: 1. Uma atividade ou função a ser gerida, tal como o processamento de uma ordem ou atendimento de queixas de clientes. 2. Desempenho de certos parâmetros, tais como, por exemplo, ser capaz de satisfazer 98% das encomendas em menos de 24 horas. 3. Parte de uma filosofia geral da empresa em vez de apenas uma atividade ou medida de desempenho. Hoje há uma questão tendenciosa que direciona a delegação da responsabilidade do serviço ao cliente para as áreas de marketing ou até mesmo de vendas, e não inseri-lo no processo logístico. Mas o que se vê é a sua importância no comportamento dos clientes de forma geral, assim como em alguns momentos, vezes superior ao preço, qualidade e outros elementos do marketing, finanças e produção. Já se provou que o efeito do Marketing Mix que são o preço, o produto, a promoção e a praça (local) não contribui de maneira igualitária no market share, sendo para os clientes, os elementos logísticos de maior relevância. No momento atual existe a crença de que os níveis de serviço tem influência nas vendas. Provada a importância do processo logístico dos serviços ao cliente, esta poderia ser redesenhada e até mesmo melhorada, se houvesse o conhecimento da relação entre vendas e níveis da logística, ou seja, que mudanças ocorrem na área de vendas, quando se mudam os níveis nas áreas de logística.

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Nível de Serviço ... Serviço ao cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou do

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

SYMM CONSULTORIA TAILAN OLIVEIRA 2014

SYMM CONSULTORIA TAILAN OLIVEIRA 2014 GCV GESTÃO COMERCIAL PARA VAREJO SYMM CONSULTORIA TAILAN OLIVEIRA 2014 ABORDAGEM 1. O GESTÃO COMERCIAL PARA VAREJO 2. DIFICULDADE E DORES ATUAIS 3. COMO RESOLVER COM GCV 4. COMO GERIR FRANQUIA COM O GCV

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: 12.000+

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Perguntas frequentes 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra podem ser adquiridas a qualquer momento

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo Objetivo Utilidade Lugar Utilidade Momento Satisfação do Cliente Utilidade Posse Satisfação do Cliente Satisfação do Cliente

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis:

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Canais de marketing Prof. Ricardo Basílio ricardobmv@gmail.com Trade Marketing Trade Marketing Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Distribuidores; Clientes; Ponto de venda.

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. A Rio Quality existe com o objetivo de proporcionar a total satisfação dos clientes e contribuir para o sucesso de todos. Essa integração se dá através do investimento

Leia mais

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013.

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013. Geral Como posso pedir produtos em outros países? Como eu coloco Pedidos através do myherbalife.com.br? Como eu pago a Taxa de Processamento Anual? Esse mês tem fechamento duplo. Eu terei a possibilidade

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Módulo 18 Avaliando desempenho

Módulo 18 Avaliando desempenho Módulo 18 Avaliando desempenho Raimar Richers definiu marketing como sendo entender e atender os clientes. Esta é uma definição sucinta e feliz que podemos usar para definir avaliação de desempenho como

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br As informações aqui disponíveis são apenas um breve resumo. Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de maiores informações, entre

Leia mais

Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS)

Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS) Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS) Visibilidade global dos fornecedores Shell www.shell.com/supplier/qualification Nossa abordagem à pré-qualificação dos fornecedores O setor de contratos e aquisições

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional.

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Empresa MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Nossa filosofia e oferecer ferramentas de gestão focadas na

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

MANUAL PARA FORNECEDORES

MANUAL PARA FORNECEDORES Página 1 de 11 SUMÁRIO: 1 VISÃO...3 2 MISSÃO...3 3 PRINCÍPIOS...3 4 POLÍTICA DE GESTÃO INOVA...4 5 - MENSAGEM AO FORNECEDOR...4 6 - OBJETIVO DO MANUAL...5 7 - REQUISITOS BÁSICOS DO SGQ...5 8 - AVALIAÇÃO

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir:

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir: Apresentação 2014 Idealizado em 2007 por experientes profissionais dos setores imobiliário e de tecnologia da informação, o CorretorVIP oferece uma grande variedade de serviços gratuitos a você corretor

Leia mais

Cartões Private Label

Cartões Private Label Cartões Private Label Quando implementar? Como ativar? Por que ir além? Walter Rabello Quando Implementar Como Ativar Por que Ir além O que é Private Label? Para quem trabalha no mercado de cartões: Cartão

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração.

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração. . Quem somos //Sobre A Oficina1 é uma consultoria direcionada à tecnologia da informação, com foco na implementação dos ERPs Protheus e OpenBravo, além do aplicativo de Service Desk SysAid, abrangendo

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas?

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas? Conceitos de Gestão O intuito desse treinamento, é apresentar aos usuários do software Profit, conceitos de gestão que possam ser utilizados em conjunto com as informações disponibilizadas pelo sistema.

Leia mais

Olá! Superforça de vontade: para ajudar o varejista a crescer com trabalho sério, força e determinação;

Olá! Superforça de vontade: para ajudar o varejista a crescer com trabalho sério, força e determinação; $ banco Olá! Eu sou o Capitão Varejo, o super-herói do Sistema Integrado Martins - SIM, e tenho ótimas ideias para melhorar o seu negócio. Minha missão é trabalhar lado a lado com o cliente do SIM, porque

Leia mais

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos Capítulo 2 Logística e Cadeia de Suprimentos Prof. Glauber Santos glauber@justocantins.com.br 1 Capítulo 2 - Logística e Cadeia de Suprimentos Papel primordial da Logística na organização Gestão da Produção

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário ORIENTAÇÕES GERAIS Considerando que projeto deverá ser executado de agosto de 2012 a janeiro de 2013, avaliar a viabilidade de execução e finalização no prazo. Para preencher o formulário, observar as

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais