É com emoção e humildade que saúdo todos os presentes. Obrigado pela Vossa presença que muito honra o nosso Agrupamento de Escolas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É com emoção e humildade que saúdo todos os presentes. Obrigado pela Vossa presença que muito honra o nosso Agrupamento de Escolas."

Transcrição

1 Discurso proferido pelo Diretor do Agrupamento Cerimónia de Tomada de Posse 10 de dezembro de 2015 Excelentíssima Senhora Vice-Presidente do Município de Vila Real de Santo António Excelentíssima Senhora Representante da Direção de Serviços da Região do Algarve - DGESTE Excelentíssima Senhora Presidente do Conselho Geral Excelentíssimos Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de VRSA Excelentíssimos Senhores Comandantes das Forças de Segurança Excelentíssimo Senhor Comandante do Corpo de Bombeiros de VRSA Excelentíssimo Senhor Diretor do Centro de Saúde de VRSA Excelentíssimos Senhores Diretores de Agrupamentos de Escolas Demais Entidades e Associações Convidadas Caros Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Colegas Docentes, Assistentes Técnicos, Assistentes Operacionais Amigos e Família Página1 É com emoção e humildade que saúdo todos os presentes. Obrigado pela Vossa presença que muito honra o nosso Agrupamento de Escolas. As minhas primeiras palavras são dirigidas aos Senhores Conselheiros, do Conselho Geral do nosso Agrupamento, perante o qual tomo hoje posse, expressando a minha gratidão pela confiança depositada no meu Projeto e nas linhas que nortearão o meu mandato. Estou ciente da enorme responsabilidade, pessoal e profissional, que sobre mim pesa ao assumir, perante o Conselho Geral e a Comunidade Educativa que sirvo, a missão de dirigir este Agrupamento nos próximos quatro anos. Encontro-me hoje na linha de partida para uma nova fase da minha vida profissional, fase essa que encaro com espírito de missão e com a noção de que será necessário um absoluto empenho da minha parte, e da equipa que me acompanha, mas com a confiança e o otimismo de quem está seguro da potencialidade que o nosso Agrupamento apresenta e que se traduzirá, seguramente, numa melhoria efetiva do nosso desempenho global.

2 Num momento em que a figura do Diretor enfrenta uma forte pressão, numa vertente acentuadamente gerencialista, tendo que assumir novas atribuições e responsabilidades, não só na organização e gestão do currículo nacional, mas também numa enorme variedade de atividades não pedagógicas, assumo aqui o compromisso de me distanciar da mera gestão de decisões burocráticas e cumprir claramente o estabelecido no artigo quadragésimo quinto da Lei de Bases do Sistema Educativo, que afirma: Na administração e gestão dos estabelecimentos de educação e ensino devem prevalecer critérios de natureza pedagógica e científica sobre critérios de natureza administrativa. Pretendo afirmar-me como um Diretor eticamente comprometido, crítico, motivado e inovador, contribuindo para um clima de escola favorável ao processo de ensino-aprendizagem e ao estímulo de toda a comunidade educativa, na procura da melhoria da qualidade pedagógica e no sucesso educativo dos nossos alunos. Para tal, conto com a contribuição de todos encontrandome disponível, assim como a minha equipa, para acolher todas as sugestões de melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados obtidos. Proponho-me, deste modo, a responder com a máxima prontidão e rigor a todos os problemas e desafios que me forem colocados, tendo plena consciência de que os mesmos serão um constante desafio às minhas capacidades de visão estratégica e operacionalização de objetivos. Página2 Administrar a escola pública é, sem dúvida, uma tarefa de elevada dificuldade, não suprimindo contudo o caráter de desafio permanente e de estímulo na procura da melhoria na qualidade educativa do serviço público. A minha ação terá sempre em conta o trabalho desenvolvido anteriormente pelas equipas diretivas do Prof. António Pereira e da Prof. Cristina Silveira, cujos contributos na edificação e crescimento deste nosso Agrupamento serão sempre valorizados. Gostaria também de agradecer a disponibilidade apresentada por muitos colegas, e em particular das direções anteriores, para ajudar na consecução do meu Projeto. Assumo a Visão de um Agrupamento de referência, com escolas que se distingam pela sua dinâmica e qualidade, onde se vençam os desafios e se ultrapassem as diferenças e onde os valores sociais, humanos e ambientais constituam o eixo transversal das aprendizagens.

3 Estabeleci como missão máxima, no meu Projeto de Intervenção, a promoção e o desenvolvimento integral dos nossos alunos, permitindo a aquisição de conhecimentos e saberes essenciais para a sua formação como cidadãos autónomos, críticos, empreendedores, solidários e preparados para intervir conscientemente num mundo em constante mudança. O sucesso educativo deverá ser a demanda superior do nosso Agrupamento alicerçada na qualidade, no rigor e na disciplina do ensino prestado. Esta missão assume como primordiais, os objetivos que passo a enunciar: Unificar a ação educativa a desenvolver por todos os profissionais do agrupamento, criando um sentimento de pertença coletiva propício à inovação e à afirmação da cultura de Escola. Criar nos alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, uma forte identificação com o seu agrupamento, partindo de relações de proximidade e afetividade entre os diferentes elementos da comunidade escolar Envolver os pais e encarregados de educação, não só na vida escolar dos seus educandos, mas também na vida escolar de todo o agrupamento, criando um sentimento de pertença coletiva. Enfatizar, junto da comunidade local, o nosso agrupamento, como uma organização com uma forte cultura de Escola, com um projeto coeso, onde os diferentes atores têm como desiderato a procura do sucesso educativo, alicerçado numa cultura de exigência assumida por todos. Página3 Garantir que o nosso agrupamento se constitua como uma referência na região. Desta forma, pretendo através de uma liderança ativa, reconstruir, revitalizar e desenvolver o clima e a cultura do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, no sentido de criar as condições necessárias à prestação de um serviço educativo de elevada qualidade, cumprindo a maior incumbência conferida ao ensino público: dotar todos e cada um dos cidadãos das competências e conhecimentos que lhes permitam explorar plenamente as suas capacidades, integrar-se ativamente na sociedade e dar um contributo para a vida económica, social e cultural do País. Conhecendo e sabendo que o Agrupamento de Escolas necessita de uma liderança forte, que estabeleça um rumo estável e bem definido, tal só será possível recorrendo à colaboração de todos. Pretendo trabalhar com todos e para todos.

4 Para tal, conto com a minha equipa, que é constituída pelos Professores: - António Lima, que desempenhará as funções de Subdiretor; - Fernanda Rosado; César Garcia e Márcia Lenha, que serão meus Adjuntos. A Professora Ana Xavier assumirá a Coordenação da EB 2,3 Infante D. Fernando. Agradeço a disponibilidade e motivação demonstrada pela minha equipa neste novo Projeto que, seguramente, com o seu reconhecido profissionalismo, integridade e dedicação será conduzido a bom porto. Sabemos que o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipa e sei que tenho essa equipa comigo. Porque constituem a espinha dorsal deste Agrupamento, porque a sua ação é fundamental e em todas as dimensões educativas, porque se têm mostrado sempre prontos e disponíveis gostaria de reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelos nossos Assistentes Técnicos e Operacionais que têm contribuído de forma valiosa e decisiva para o bom funcionamento do nosso Agrupamento e com os quais conto integralmente para a edificação deste novo Projeto. Gostaria também de afirmar a intenção de reforçar e ampliar a colaboração com as diversas Entidades, Instituições e Associações, que Vossas Excelências aqui dignamente representam, sem as quais não poderemos atingir os níveis de qualidade e de eficácia educativa que ambicionamos. Página4 Pretendo prosseguir a política das direções anteriores de colaboração permanente com o nosso Município e Juntas de Freguesia, apresentando aqui a minha inteira disponibilidade para um trabalho conjunto, em prol da Educação Pública. Também gostaria de salientar a necessidade não menos importante, do apoio e da interligação com os serviços tutelados pelo Ministério da Educação, e em particular com a Delegação de Serviços da Região do Algarve da DGESTE, aqui representada pelo Dr.ª. Graça Lobo, e a quem agradeço todo o apoio prestado anteriormente ao nosso Agrupamento e reafirmo a intenção de uma estreita e profícua colaboração futura. Porque a participação ativa dos pais e encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos se mostra decisiva pretendemos reforçar a sua presença no Agrupamento, complementando a ação dos restantes elementos e propiciando ambientes geradores de eficácia educativa.

5 Porque sonhar não é proibido porque a ambição é a porta do sucesso, é meu propósito promover a melhoria progressiva da qualidade do ensino, do seu processo e da respectiva organização, lutando por encetar um novo rumo pedagógico, imbuído de um entusiasmo e de um espírito de missão que conto ter o privilégio, e a honra, de partilhar com todos Vós. A todos os que se dignaram a comigo partilhar este simbólico momento, o meu mais humilde reconhecimento e a minha inteira disponibilidade. Aos meus amigos que nunca me falharam com o seu abraço, o meu obrigado. À minha família, que sempre me apoiou, um beijo terno. Muito obrigado. Boa tarde. Vila Real de Santo António, 10 de Dezembro de 2015 Vítor José Carreira Anastácio Junqueira Página5

Speaking Notes Tomada de Posse 17 de abril de 2017 Ministério dos Negócios Estrangeiros Palácio das Necessidades, Sala do Protocolo

Speaking Notes Tomada de Posse 17 de abril de 2017 Ministério dos Negócios Estrangeiros Palácio das Necessidades, Sala do Protocolo Speaking Notes Tomada de Posse 17 de abril de 2017 Ministério dos Negócios Estrangeiros Palácio das Necessidades, Sala do Protocolo Luís Castro Henriques Presidente, aicep Portugal Global 1 Senhor Ministro

Leia mais

Tomada de Posse da Diretora Geral. do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI)

Tomada de Posse da Diretora Geral. do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) Tomada de Posse da Diretora Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças Fernando Teixeira dos Santos 10 de

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES NA TOMADA DE POSSE DO XI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES NA TOMADA DE POSSE DO XI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES NA TOMADA DE POSSE DO XI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Excelentíssimo Senhor Representante da República; Excelentíssimo

Leia mais

Carta de Missão do Diretor

Carta de Missão do Diretor Carta de Missão do Diretor Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede Dezembro de 2017 Fátima Simões Carta de Missão do Diretor ( Anexo I da portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto) Nome : Fátima

Leia mais

Digníssimo Director Geral Adjunto para a Investigação Científica e Pós Graduação; Suas Reverendíssimas Bispos Auxiliares;

Digníssimo Director Geral Adjunto para a Investigação Científica e Pós Graduação; Suas Reverendíssimas Bispos Auxiliares; Discurso de abertura das Jornadas Científico- Académicas e Culturais alusivas ao dia 17 de Outubro, dia Oficial do ISPT, Proferido pela Directora Geral Eng. Elsa Domingas Pedro Luanda, 09 de Outubro 2017

Leia mais

Senhor Presidente da Associação Nacional de Diretores das Escolas Públicas. Senhoras e Senhores diretores das escolas e agrupamentos de escolas

Senhor Presidente da Associação Nacional de Diretores das Escolas Públicas. Senhoras e Senhores diretores das escolas e agrupamentos de escolas 1 Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Senhora Presidente do Conselho Geral Senhoras e senhores conselheiros Senhora Coordenadora Nacional do Projeto Fénix Senhor Presidente da

Leia mais

Bom dia, Em nome do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, gostaria de começar por dar as boas-vindas a todos.

Bom dia, Em nome do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, gostaria de começar por dar as boas-vindas a todos. ALOCUÇÃO Cerimónia de Assinatura de Protocolo entre o Camões e a Direção-Geral da Educação (DGE) no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 Camões, 11 de Outubro de 2012,

Leia mais

Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola

Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola Auscultação à Comunidade Professores: Um olhar sobre a escola Auscultação à Comunidade Universo: 34 professores Inquiridos: 5 85,82% Questionário aos Professores Aplicação do Questionário Departamento

Leia mais

Prof. Doutor Manuel Barata Marques

Prof. Doutor Manuel Barata Marques UNIVERSIDADE CAT ÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A TOMADA DE POSSE DO DIRECTOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA Prof. Doutor Manuel Barata Marques 9 de Fevereiro de 2009 Reitoria da

Leia mais

Senhor Secretário de Estado da Administração Interna Excelência Senhores Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal Presidente da

Senhor Secretário de Estado da Administração Interna Excelência Senhores Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal Presidente da Senhor Secretário de Estado da Administração Interna Excelência Senhores Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil Comandante Operacional

Leia mais

BATISMO DA. 2 de outubro de Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim-de-Infância Presidente Maria Emília

BATISMO DA. 2 de outubro de Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim-de-Infância Presidente Maria Emília BATISMO DA Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim-de-Infância Presidente Maria Emília 2 de outubro de 2014 Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Almada Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada

Leia mais

Exma. Senhora Presidente da EsTeSL, Professora Anabela Graça. Exma. Senhora Presidente do Conselho Científico, Prof.ª Lina Vieira

Exma. Senhora Presidente da EsTeSL, Professora Anabela Graça. Exma. Senhora Presidente do Conselho Científico, Prof.ª Lina Vieira Exma. Senhora Presidente da Assembleia de Representantes da Escola Superior de Tecnologia da saúde de Lisboa, Professora Maria Helena Soares Exma. Senhora Presidente da EsTeSL, Professora Anabela Graça

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 Alfeite, Corpo de Fuzileiros, 3 de junho de 2019 Senhores Embaixadores e representantes

Leia mais

Anexo 2 (Projetos de promoção do Sucesso Escolar e Prémios)

Anexo 2 (Projetos de promoção do Sucesso Escolar e Prémios) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 2) 2016-2017 Anexo 2 (Projetos de promoção do Sucesso Escolar e Prémios) ANEXO 2.1 PROJETO ALUNO 100% Art.º 1º Preâmbulo Considerando que

Leia mais

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE Anexo 4 COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE O Agrupamento de Escolas de Valongo pretende garantir um serviço público de qualidade. No final deste

Leia mais

MANIFESTO CONTRA CONSTITUIÇÃO DO MEGA AGRUPAMENTO

MANIFESTO CONTRA CONSTITUIÇÃO DO MEGA AGRUPAMENTO Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência; Exmos. Senhores Secretários de Estado; Exmo. Senhor Diretor Regional de Educação do Norte; Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Leia mais

Ministério da Administração Interna Autoridade Nacional de Proteção Civil

Ministério da Administração Interna Autoridade Nacional de Proteção Civil Em cerimónia pública, passo a partir de hoje a desempenhar as funções de Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), cargo que assumo, neste momento perante Vossas Excelências e o País,

Leia mais

Senhora Presidente da Assembleia da República. Senhor Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas. Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares

Senhora Presidente da Assembleia da República. Senhor Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas. Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares Senhora Presidente da Assembleia da República Senhor Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República e Senhores

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

Discurso da Directora Geral alusivo ao dia 17 de Outubro dia Oficial do ISPT

Discurso da Directora Geral alusivo ao dia 17 de Outubro dia Oficial do ISPT Discurso da Directora Geral alusivo ao dia 17 de Outubro dia Oficial do ISPT Luanda, 17 de Outubro 2017 Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, Personificado Em sua Eminência Bispo Dom Afonso Nunes,

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA Segunda, 23 de outubro de 2017 9h30 Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2 Senhor Ministro da Educação, (Doutor

Leia mais

01 de maio Aniversário dos Bombeiros

01 de maio Aniversário dos Bombeiros 1 Porque entendo/entendemos que devemos honrar a memória e homenagear todos os bombeiros já falecidos de forma simples, mas sentida, vos solicito que façamos 1 minuto de silêncio em honra de todos os Bombeiros

Leia mais

Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas

Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas Sua Excelência Senhora Secretária de Estado do Ministério do Ensino Superior, Sra. Augusta Martins; Sua Excelência

Leia mais

Discurso do Sr. Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luís Alberto de Sá e Silva

Discurso do Sr. Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luís Alberto de Sá e Silva Discurso do Sr. Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luís Alberto de Sá e Silva Assinatura do Protocolo de Cooperação 2013-2014 Temas abordados: Importância

Leia mais

As minhas primeiras palavras, após o compromisso público. de aceitação, são para agradecer ao Conselho Superior do

As minhas primeiras palavras, após o compromisso público. de aceitação, são para agradecer ao Conselho Superior do As minhas primeiras palavras, após o compromisso público de aceitação, são para agradecer ao Conselho Superior do Ministério Público pela confiança que depositou em mim, ao nomear-me para o cargo de Procurador-Geral

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CONSELHO GERAL. Critérios de avaliação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CONSELHO GERAL. Critérios de avaliação AVALIAÇÃO INTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DIRETOR Proposta de Critérios para a Avaliação Interna do Diretor (2013/2017) (Portaria n.º 266/2012 nº 1 e 2 do artº 5º / artº 9º ; anexo II) Critérios

Leia mais

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer Aprender, crescer e fazer acontecer 2 Enquadramento A Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento (EECA) deverá constituir-se como uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo, numa perspetiva

Leia mais

Projeto de Intervenção no

Projeto de Intervenção no Projeto de Intervenção no Agrupamento de Escolas e Jardins-de-Infância D. Lourenço Vicente Diretor do Agrupamento Pedro Carlos Mateus Alves Damião 1. Introdução Quatro anos volvidos após a apresentação

Leia mais

2011 PLANO DE ACÇÃO ESTRATÉGICA QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO

2011 PLANO DE ACÇÃO ESTRATÉGICA QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO 2011 PLANO DE ACÇÃO ESTRATÉGICA QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO Área dos Recursos Humanos Não Docentes NOTA INTRODUTÓRIA O Plano de Acção Estratégica especifica o rumo de acção que o Agrupamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santos Simões

Agrupamento de Escolas Santos Simões Agrupamento de Escolas Santos Simões PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE Biénio 2015/2017 Guimarães - outubro de 2015 Índice Preâmbulo 3 Enquadramento 3 Introdução 4 Objetivos

Leia mais

OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019

OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 OS NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES: O Agrupamento de Escolas do Barreiro defende, para as suas ESCOLAS e JARDINS DE INFÂNCIA, o desenvolvimento, a sistematização e

Leia mais

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO Rosa Figueiredo Diretora AEPC António Cunha Diretor AECS Sendo a avaliação interna uma atividade com poucos anos de vida na longa história das organizações escolares, a interiorização das suas mais-valias

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DO AGRUPAMENTO

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DO AGRUPAMENTO ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DO AGRUPAMENTO 1 Estrutura e Organização Pedagógica e Administrativa 1. Órgão de Administração e Gestão 2. Organização Pedagógica 3. Organização Administrativa

Leia mais

DISCURSO DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINEPE ES

DISCURSO DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINEPE ES DISCURSO DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINEPE ES Cumprimento: Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, que nos honra com sua presença nesta solenidade, demonstrando

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 A Associação de Pais e Encarregados de do Agrupamento de Escolas Muralhas

Leia mais

Antes de responder às questões que me foram colocadas, Vossa Excelência Sr. Professor Doutor José Amarante,

Antes de responder às questões que me foram colocadas, Vossa Excelência Sr. Professor Doutor José Amarante, Agradecimentos Antes de responder às questões que me foram colocadas, gostaria, se me é permitido, de cumprimentar, Vossa Excelência Sr. Professor Doutor José Amarante, insigne Professor Catedrático da

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Dr. Domingos Quintas

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Dr. Domingos Quintas Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Dr. Domingos Quintas Exmo. Senhor Presidente da Camara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta Exmos. Senhor Presidente, da Assembleia de Freguesia

Leia mais

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor António de Jesus Seixas Recondução de Diretor QUERER MAIS E MELHOR, CAMINHANDO JUNTOS, POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE RUMO À EXCELÊNCIA. A minha filosofia de gestão participada assenta numa liderança partilhada

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 I - Enquadramento legal Definição do âmbito da Autoavaliação do AEFS Decreto-Lei n.º 137/2012 de 2 de julho (alteração

Leia mais

DISCURSO CUBA. 12 de Setembro Apresentação dos candidatos PPD/PSD às. eleições autárquicas

DISCURSO CUBA. 12 de Setembro Apresentação dos candidatos PPD/PSD às. eleições autárquicas DISCURSO CUBA 12 de Setembro 2009 Apresentação dos candidatos PPD/PSD às eleições autárquicas 1 Exmo. Senhor Presidente da Comissão Politica Distrital do PSD José Raul dos Santos Exmo. Senhor Engenheiro

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO-PROFISSIONAL

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO-PROFISSIONAL República de Moçambique Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP) DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO-PROFISSIONAL

Leia mais

Cumprimentos: - Todos os presentes, especialmente Bombeiros;» Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes;

Cumprimentos: - Todos os presentes, especialmente Bombeiros;» Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes; 01 de maio Aniversário dos Bombeiros Permitam-me algum informalismo e que não leve à risca o Protocolo. - Gostaria de pedir um minuto de silêncio em memória de todos os Bombeiros já falecidos em particular

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

Auto-Regulação e Melhoria das Escolas. Auto-avaliação - uma PRIORIDADE. Auto-avaliação do Agrupamento de Escolas de Gil Vicente

Auto-Regulação e Melhoria das Escolas. Auto-avaliação - uma PRIORIDADE. Auto-avaliação do Agrupamento de Escolas de Gil Vicente Agrupamento de Escolas de Auto-Regulação e Melhoria das Escolas Auto-avaliação - uma PRIORIDADE Equipa de Avaliação Interna 2009/2010 1 Agrupamento de Escolas de Enquadramento legal Justificação Novo Paradigma

Leia mais

Intervenção na Sessão de Abertura no Seminário. As Alterações Curriculares e as Implicações no Emprego

Intervenção na Sessão de Abertura no Seminário. As Alterações Curriculares e as Implicações no Emprego Intervenção na Sessão de Abertura no Seminário As Alterações Curriculares e as Implicações no Emprego Caro Secretário Geral da FNE Caros Convidados Caras e caros professores Ao darmos início a este seminário

Leia mais

Intervenção. Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy. (06 de Novembro de 2014)

Intervenção. Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy. (06 de Novembro de 2014) Intervenção Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy Lançamento do Livro dos dezoito anos da CPLP (06 de Novembro de 2014) (só faz fé a versão efectivamente proferida) Excelências, Distintos

Leia mais

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa Documento realizado para

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 19 de janeiro de 2015 Powerpoint Templates APRESENTAÇÃO Powerpoint Templates

Leia mais

SOLENE DIA MUNDIAL SAÚDE ORAL]

SOLENE DIA MUNDIAL SAÚDE ORAL] 2017 SEAS Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Prof. Doutor Fernando Araújo [DISCURSO SESSÃO SOLENE DIA MUNDIAL SAÚDE ORAL] Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (20 março, Lisboa) (vocativos) Minhas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018 A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Séneca Índice Introdução... 3 Objetivos... 4 Necessidades de formação

Leia mais

«Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» Dia 5 de maio de 2017 SESSÃO SOLENE «POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA AUDIOVISUAL NA CPLP»

«Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» Dia 5 de maio de 2017 SESSÃO SOLENE «POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA AUDIOVISUAL NA CPLP» «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» Dia 5 de maio de 2017 SESSÃO SOLENE «POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA AUDIOVISUAL NA CPLP» Intervenção S. Ex.ª Maria do Carmo Silveira, Secretária Executiva

Leia mais

Senhor Conselheiro de Estado, Professor Doutor Adriano Moreira, Senhor Tenente-General Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana,

Senhor Conselheiro de Estado, Professor Doutor Adriano Moreira, Senhor Tenente-General Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, INTERVENÇÃO DE S. EXA. O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO GENERAL FREDERICO ROVISCO DUARTE Cerimónia do Dia da Academia Militar (12 de janeiro de 2017) Senhora Presidente da Câmara Municipal da

Leia mais

QUADROS DE MÉRITO ACADÉMICO, DE VALOR E DE EXCELÊNCIA

QUADROS DE MÉRITO ACADÉMICO, DE VALOR E DE EXCELÊNCIA QUADROS DE MÉRITO ACADÉMICO, DE VALOR E DE EXCELÊNCIA PREÂMBULO O reconhecimento do percurso escolar dos alunos é consubstanciado no Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa pela criação dos Quadros de

Leia mais

DISCURSO PRESIDENTE PAULO CAFÔFO. Dia Nacional do Bombeiro Profissional. 11 setembro 2017

DISCURSO PRESIDENTE PAULO CAFÔFO. Dia Nacional do Bombeiro Profissional. 11 setembro 2017 DISCURSO PRESIDENTE PAULO CAFÔFO Dia Nacional do Bombeiro Profissional 11 setembro 2017 É para o Funchal uma honra maior acolher este ano o Dia Nacional do Bombeiro Profissional e dou as boas-vindas a

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita AVALIAÇÃO DO DIRETOR

Agrupamento de Escolas da Benedita AVALIAÇÃO DO DIRETOR (Cód. 1002) AVALIAÇÃO DO DIRETOR A Portaria nº 266/2012, de 30 de agosto, regulamenta a avaliação do desempenho docente dos diretores de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas. No plano interno,

Leia mais

Plano de Melhoria 2016/2019

Plano de Melhoria 2016/2019 Plano de Melhoria 20162019 Outubro 2016 20162017 Índice INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 4 ÁREAS DE MELHORIA... 4 IMPLEMENTAÇÃO E MONITORIZAÇÃO... 5 PLANO DE MELHORIA... 6 CONCLUSÃO... 18 ANEXOS... 19 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. MANDATO de 2017 a Mandato de 2017 a

CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. MANDATO de 2017 a Mandato de 2017 a CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO MANDATO de 2017 a 2021 1 Nome do Diretor: Manuel Soares Amorim Escalão: 8º Grupo de recrutamento: 240 Período de avaliação: 01/09/2017

Leia mais

XI CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP

XI CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP SECRETARIADO EXECUTIVO COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA XI CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP (Brasília, 01 de novembro de 2016) DISCURSO DA SECRETÁRIA EXECUTIVA DA CPLP MARIA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA. Plano de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA. Plano de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA Plano de Melhoria Avaliação Externa de Escolas 2012-2013 Índice I. Resumo... 2 Objetivo Introdução Ponto de partida II. Áreas de intervenção... 4 A1 - O

Leia mais

Sr. Dr.. Mário Pereira Pinto, Consultor para a Saúde da Casa Civil do Presidente da República

Sr. Dr.. Mário Pereira Pinto, Consultor para a Saúde da Casa Civil do Presidente da República Exmo. Senhor Ministro da Saúde Senhores Deputados Exmo. Director-Geral da Saúde, Sr. Dr.. Mário Pereira Pinto, Consultor para a Saúde da Casa Civil do Presidente da República Senhores Presidentes e Directores

Leia mais

Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/ Reformulação para 2015/2016

Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/ Reformulação para 2015/2016 Plano de Melhoria do Agrupamento - Período de intervenção 2014/2017 - Reformulação para 2015/2016 Nota Prévia Este Plano de Melhoria sustenta-se na matriz do modelo de autoavaliação CAF (Common Assessment

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTEL ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA (EECE) Coordenadora: Paula Marques 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Documentos de referência... 3 3. Organização dos diferentes

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Europeu

Plano de Desenvolvimento Europeu move to change mexe-te para mudar Aprovado em Conselho Pedagógico a 10 de janeiro de 2018 INTRODUÇÃO A participação em Projetos Internacionais que desenvolvam a dimensão internacional da Escola Secundária

Leia mais

CENTRO MIGUEL MONTEIRO LUIS CANDEIAS

CENTRO MIGUEL MONTEIRO LUIS CANDEIAS CENTRO MIGUEL MONTEIRO Odemira 23 ANOS Para mim a juventude é um dos principais pilares das políticas autárquicas, uma vez que deve ser da juventude que têm origem a grande parte das atividades e iniciativas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE HOLANDA (Conselho Geral)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE HOLANDA (Conselho Geral) PROPOSTA DE ATA DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO DE HOLANDA (2014-2018: REUNIÃO 8) ----- A treze de dezembro de dois mil e dezasseis, pelas dezoito horas e trinta minutos, na sala

Leia mais

Promover o sucesso educativo numa escola de qualidade

Promover o sucesso educativo numa escola de qualidade ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS QUADRO DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO INTERNA DA ESCOLA Promover o sucesso educativo numa escola de qualidade 1 ÍNDICE Constituição da CAI... 3 I. Conceção

Leia mais

Exmo Senhor Representante do Senhor Presidente da Secção Regional do centro da Ordem dos Enfermeiros

Exmo Senhor Representante do Senhor Presidente da Secção Regional do centro da Ordem dos Enfermeiros Exmo Senhor Representante do Senhor Presidente da Secção Regional do centro da Ordem dos Enfermeiros Exmo s Senhores Presidentes do Conselho Científico e Pedagógico Exmo s representantes das Instituições

Leia mais

2017/2020 PLANO DE MELHORIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOIMENTA DA BEIRA

2017/2020 PLANO DE MELHORIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOIMENTA DA BEIRA 2017/2020 PLANO DE MELHORIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOIMENTA DA BEIRA 0 FICHA TÉCNICA Título Plano de Melhoria do Agrupamento Equipa Alzira Gomes (Coordenadora e Ensino Secundário) Maria Emília Soares

Leia mais

Anexo VIII Regimento dos Pais Representantes de Turma

Anexo VIII Regimento dos Pais Representantes de Turma Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro Anexos Anexo VIII Regimento dos Pais Representantes de Turma Artigo 1.º Conteúdo 1. Tendo em vista uma melhor definição da figura dos

Leia mais

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Constância,

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Constância, ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO COMANDO DAS FORÇAS TERRESTRES E DA BRIGADA MECANIZADA Excelentíssima Senhora Presidente

Leia mais

Promover políticas educativas que contribuam para a promoção do sucesso e para a prevenção do abandono escolar precoce.

Promover políticas educativas que contribuam para a promoção do sucesso e para a prevenção do abandono escolar precoce. Serviço: Direção Regional de Educação (DRE) Missão: promover, desenvolver e operacionalizar as políticas educativas da Região Autónoma da Madeira de âmbito pedagógico e didático, relativas à educação pré-escolar,

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC Goborone, 17

Leia mais

01 de maio Aniversário dos Bombeiros Permitam-me algum informalismo e que não leve à risca o Protocolo. - Gostaria de pedir um minuto de silêncio em

01 de maio Aniversário dos Bombeiros Permitam-me algum informalismo e que não leve à risca o Protocolo. - Gostaria de pedir um minuto de silêncio em 01 de maio Aniversário dos Bombeiros Permitam-me algum informalismo e que não leve à risca o Protocolo. - Gostaria de pedir um minuto de silêncio em memória de todos os Bombeiros já falecidos e particularmente

Leia mais

Escola Secundária Eça de Queirós

Escola Secundária Eça de Queirós Escola Secundária Eça de Queirós Póvoa de Varzim DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DO DIRETOR JOSÉ EDUARDO LEMOS DE SOUSA 21 de junho de 2017 Sr. Presidente do Conselho Geral Exmos. Membros do Conselho Geral

Leia mais

Discurso do Presidente Cessante, Prof. Doutor Nuno Mangas

Discurso do Presidente Cessante, Prof. Doutor Nuno Mangas Estimados colegas docentes, técnicos e administrativos, Caros Estudantes, Minhas Senhoras e Meus Senhores, Há quatro anos iniciei a minha intervenção no ato de posse do atual mandato dizendo que o início

Leia mais

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/2017

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Agrupamento de Escolas Martim de Freitas PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/ 7 INDÍCE 1. - Introdução 3 2. - Contextualização 4 3. Áreas e Ações de Melhoria 6

Leia mais

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura científica

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção Plano de Intervenção 201415 Os agrupamentos de escolas que já integram a Rede aler+ são convidados a apresentarem um Plano de Intervenção que evidencie a centralidade da leitura e envolva os jardins de

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da tomada de posse do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Ministério da

Leia mais

Senhor Presidente da Republica de Cabo Verde, Excelência. Senhor Presidente do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde

Senhor Presidente da Republica de Cabo Verde, Excelência. Senhor Presidente do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde Discurso da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PUNUD em Cabo Verde por ocasião da Reunião de Peritos sobre a proposta de "Grupo Cidade de Estatísticas Governança Senhor

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS Biénio 2016/2018 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS O Agrupamento de Escolas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas

Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas A - CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA Prática letiva a) Atividades e estratégias desenvolvidas b) Relação pedagógica com os alunos c) Recursos e materiais didáticos O docente revela lacunas graves no desenvolvimento

Leia mais

MEMORANDO PETIÇÃO PELA CONTINUIDADE DA UNIDADE ORGANIZACIONAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERRER CORREIA

MEMORANDO PETIÇÃO PELA CONTINUIDADE DA UNIDADE ORGANIZACIONAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERRER CORREIA MEMORANDO PETIÇÃO PELA CONTINUIDADE DA UNIDADE ORGANIZACIONAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERRER CORREIA Numa reunião efectuada na DREC, Terça-feira, dia 15 de Junho, p.p., a Exma. Senhora Directora Regional

Leia mais

14h 30 Painel II: Desafios do Envelhecimento. A Sociedade e o Envelhecimento César Fonseca 1. Boa tarde,

14h 30 Painel II: Desafios do Envelhecimento. A Sociedade e o Envelhecimento César Fonseca 1. Boa tarde, 14h 30 Painel II: Desafios do Envelhecimento A Sociedade e o Envelhecimento César Fonseca 1 Boa tarde, Gostaria de começar por agradecer o convite que a Formasau endereçou à Associação Amigos da Grande

Leia mais

LANÇAMENTO DO CADERNO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 3. Lisboa, 27 de setembro de Exmo. Senhor Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação,

LANÇAMENTO DO CADERNO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 3. Lisboa, 27 de setembro de Exmo. Senhor Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação, LANÇAMENTO DO CADERNO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 3 Lisboa, 27 de setembro de 2018 Intervenção do Presidente da ASF, Professor Doutor José Figueiredo Almaça, na cerimónia de apresentação do Caderno de Educação

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul,

Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul, Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Senhor Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul,

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ADMINISTRADOR PAULO VEIGA NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DE LIVROS À ESCOLA SECUNDÁRIA TEIXEIRA DE SOUSA

INTERVENÇÃO DO ADMINISTRADOR PAULO VEIGA NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DE LIVROS À ESCOLA SECUNDÁRIA TEIXEIRA DE SOUSA FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTINO VEIGA INTERVENÇÃO DO ADMINISTRADOR PAULO VEIGA NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DE LIVROS À ESCOLA SECUNDÁRIA TEIXEIRA DE SOUSA SÃO FILIPE - ILHA DO FOGO 4 DE FEVEREIRO DE 2014 Exmo. Senhor

Leia mais

PLANO DE MELHORIA

PLANO DE MELHORIA Agrupamento de Escolas D. Sancho I PLANO DE MELHORIA 2016-2018 Elaborado nos termos previstos na Recomendação nº 1/2011 da IGEC Áreas de melhoria apontadas na Externa concluída em 20/01/2016. Uma escola

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de ensino aprendizagem,

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, DO TRADICIONAL AO DIGITAL O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM O Colégio comtempla no seu Projeto Educativo, Atividades de Complemento Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do Clube etwinning Professora Dinamizadora: Carla Alexandra F. A Alves Ano letivo 2016/2017 Índice 1.

Leia mais

DISCURSO DO PRESIDENTE DA CNI, ROBSON BRAGA DE ANDRADE, NA SOLENIDADE DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA SENAI DE APOIO À

DISCURSO DO PRESIDENTE DA CNI, ROBSON BRAGA DE ANDRADE, NA SOLENIDADE DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA SENAI DE APOIO À 1 DISCURSO DO PRESIDENTE DA CNI, ROBSON BRAGA DE ANDRADE, NA SOLENIDADE DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA SENAI DE APOIO À COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA, EM 13.04.2012. Excelentíssima senhora presidenta

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO SIADAP 3 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL Avaliado Carreira/Categoria Unidade

Leia mais

Lógicas de articulação, complementaridade e sinergias

Lógicas de articulação, complementaridade e sinergias INOVAR_INTEGRAR_DESENVOLVER Seminário do PIICIE da AMP Lógicas de articulação, complementaridade e sinergias José Maria Azevedo Técnico superior da CCDRN Porto, Casa da Música. 24 de outubro de 2018 1.

Leia mais

AVALIAÇÃO INTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DIRETOR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO INTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DIRETOR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE POMBAL AVALIAÇÃO INTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DIRETOR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO De acordo com a Portaria nº 266/2012, de 30 de agosto, compete ao Conselho Geral Transitório

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Secundária Henrique Medina 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Secundária Henrique Medina

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) GESTÃO DE PESSOAS NA BIBLIOTECA UNIVERISTÁRIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Anízia Maria Lima Nogueira (UFCA) - anizia@gmail.com Resumo: A presente

Leia mais

Autoavaliar para Melhorar

Autoavaliar para Melhorar Autoavaliar para Melhorar INFORMAR, SENSIBILIZAR, ENVOLVER E VALORIZAR o papel de todos os elementos da comunidade educativa. A melhoria do Agrupamento só é possível com o contributo de todos. «Se a autoavaliação

Leia mais

Princípios Orientadores

Princípios Orientadores Escola de Engenharia Candidatura para a Eleição dos Representantes dos Professores e Investigadores ao Conselho de Escola da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2013-2016 Princípios Orientadores

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Exmo. Senhor Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal

Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Exmo. Senhor Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal Exmo. Senhor Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal Exmo. Senhor Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude Exmo. Senhor

Leia mais