Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Áudio Digital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Áudio Digital"

Transcrição

1 Redes Multimídia Formatos de Áudio e Vídeo Digital Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T

2 Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia sobre redes; 2. Formatos de áudio e vídeo digital 2.1. Introdução ao áudio digital; 2.2. Compactação de áudio; 2.3. Introdução ao vídeo Sistemas analógicos; Sistemas digitais; 2.4. Compactação de vídeo Padrão JPEG; Padrão MPEG; 3. Fluxo contínuo de áudio e vídeo na Internet.

3 Conceito básico de SOM O som chega aos nossos ouvidos como ondas de pressão de ar variando rapidamente, causadas por vibração de objetos (ou mesmo de cordas vocais no caso da fala); As cordas de um violão, por exemplo, quando movidas em uma direção, aproximam as moléculas de ar subjacentes provocando uma região de maior pressão de um lado da corda e uma região de menor pressão do outro lado; Quando, a vibração da corda muda de lado, no ritmo da vibração, as áreas de maior e menor pressão se invertem.

4 Conceito básico de SOM As ondas sonoras surgem com estes ciclos sucessivos de pressão alta e baixa produzidos pelos objetos; A frequência (pitch) de um som é o número de vezes por segundo que este ciclo ocorre; A amplitude (intensity) do som é a grandeza da variação.

5 Medindo o som Decibéis (db) A duplicação da intensidade do som corresponde a 6 decibéis no aumento de nível de pressão Os nossos ouvidos respondem ao som logaritmicamente; Decibéis (decibel) O termo decibel (db) significa 1/10 de um Bel (homenagem a Alexander Graham Bell); Um Bel é o logaritmo de base 10 do razão entre a intensidade de dois sons ou sinais (como varia o nível de um som em relação a outro sinal de referência)

6 Exemplos de diferentes intensidades (médias) de som expressas em db: 180 db: Decolagem de foguete 140 db: Motor à jato em movimento 120 db: Banda de rock 110 db: Trovoadas altas 90 db: Tráfego urbano 80 db: rádio em volume muito alto 60 db. Conversação normal 30 db: Susurro suave Qualquer som acima de 85 db pode causar perda de audição, e a perda depende tanto da potência do som como do período de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 db, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um som de 90 db, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 db, um segundo já é o bastante para causar danos (e chega a causar dor).

7 Volume Sonoro (Loudness) é como percebemos os diferentes níveis de intensidade dos sons; Ex: A intensidade sonora de uma folha caindo é 10 vezes mais intenso que o mínimo som perceptível pelo ouvido; O som do avião é vezes mais intenso que uma folha caindo. A Frequência de um som é medida em Hertz (Hz) = ciclos por segundo; A percepção da frequência de sons (pitch) tem escala exponencial A unidade de frequência (pitch) com a qual os músicos estão familiarizados é a oitava Uma oitava é o intervalo entre uma nota e a próxima nota com o mesmo nome; Notas musicais que variam de uma oitava soam de forma semelhante, mas possuem o dobro da frequência da outra.

8 Áudio Analógico O termo analógico significa qualquer coisa que é similar em função ou posição Ex 01: A variação de voltagem produzida por um microfone é análoga a variação de pressão de uma onda sonora Ex 02: Em uma gravação em fita cassete, a variação de fluxo magnético produzido pela cabeça magnética na fita, representa a variação de pressão da onda sonora Ex 03: Nos discos de Vinil a variação dos sulcos correspondem às variações de pressão, enquanto a posição ao longo do sulco ou a posição da fita correspondem ao tempo.

9 Em áudio digital, A representação de um sinal de áudio não é diretamente análoga a uma onda sonora; Em vez disso, O valor do sinal é amostrado em intervalos regulares por um conversor analógico para digital (A/D ou ADC), que produz números (dígitos) que representam o valor de cada amostra; Este fluxo de números representa o sinal de áudio digital, e que pode ser guardado/editado num computador e transmitido utilizando redes de computadores; Para podermos ouvir um sinal de áudio digital temos de convertê-lo para um sinal analógico através de um conversor digital para analógico (D/A ou DAC); Em muitos sistemas de áudio stereo, a conversão D/A ocorre no equipamento (como um leitor de CDs); As placas de som dos computadores têm conversores A/D (para gravar) e D/A (para reproduzir).

10 Amostragem Para converter um sinal analógico para um formato digital, a voltagem (pressão sonora) é amostrada em intervalos regulares, milhares de vezes por segundo; O valor de cada amostra é arredondado para o inteiro mais próximo na escala de variação de acordo com a grandeza da resolução do sinal; Os inteiros são depois convertidos para números binários.

11 Amostragem A velocidade (taxa) de amostragem, é o numero de vezes por segundo que a voltagem é amostrada do sinal analógico medido; Um áudio com qualidade de CD é amostrado a uma velocidade de 44,100 vezes por segundo (44.1 khz); O DAT (Digital Áudio Tape) suporta uma velocidade de amostragem de 32, 44.1 e 48 khz; Outros valores correntes de amostragem são khz e khz.

12 Amostragem A velocidade (taxa) de amostragem deve ser no mínimo duas vezes a frequência mais alta a ser reproduzida [Teorema de Nyquist]; O intervalo de frequências que o ser humano ouve é aproximadamente Hz, portanto é necessário no mínimo uma velocidade de amostragem de 40 khz para reproduzir corretamente todo o intervalo de frequências audíveis; A frequência de 44.1 khz usada nos CDs permite o uso destes filtros e outros tipos de processamento de sinais; Os padrões MPEG-AAC e DVD Áudio suportam até 96 khz.

13 Dimensão da Amostra (Resolução) A dimensão da amostra de um sinal digital é o intervalo de números que podem ser atribuídos a cada amostra; O CD usa 16 bits, o que dá a (2 16 ); O valor binário (zero) corresponde a -32,768 (O menor valor); O valor (65,535) corresponde a 32,767 (valor mais alto); Amostras com maior dimensão melhoram a dinâmica e reduzem a distorção por quantização e o ruído de fundo.

14 Quantização é o processo de selecionar números para representar a voltagem de cada amostra; O conversor A/D tem que escolher um número que represente o nível mais próximo de sinal no instante que foi amostrado (sampled). Isto produz erros de arredondamento que provocam distorções; As distorções por quantização são maiores com baixos níveis de sinal, isto porque usam um intervalo dinâmico menor, sendo assim os erros são uma grande percentagem do sinal amostrado; Uma vantagem muito importante da codificação MP3 é que permite alocar mais bits para os sinais de níveis fracos para reduzir os erros de quantização.

15 Dithering é um processo que introduz um ruído randômico (aleatório) para espalhar o efeito da distorção por quantização tornando-o menos perceptível. Alguns músicos não gostam desta técnica, mas os resultados são bons em termos técnicos. Clipping Os níveis em áudio digital são normalmente expressos em db, medidos em relação aos 0 db, o nível mais alto possível; Uma das regras importantes em áudio Digital é que o sinal nunca exceda os 0 db; Se os níveis ultrapassarem este valor, sofrem um clipping O clipping causa elevada distorção e deve ser evitado a todo o custo.

16 Bit-rates O termo bit-rate refere-se a quantos bits (1s e 0s) são usados por segundo para representar o sinal; O bitrate para o áudio digital é expresso em milhares de bits por segundo (kbps) e faz correspondência diretamente com o tamanho do arquivo e qualidade do som; bit-rates mais baixos originam arquivos menores mas pior qualidade sonora, ao inverso bitrates mais altos resultam em arquivos de qualidade melhor mas de tamanhos maiores. O bit-rate de áudio não comprimido, pode ser calculado multiplicando a velocidade de amostragem pela dimensão da amostra em bits (8-bit, 16-bit, etc.) e o numero de canais Por exemplo, CD Audio (ou uma WAV extraida de um CD) tem uma velocidade de amostragem de 44,100 amostras por segundo, a dimensão da amostra é de 16 bits e dois canais. O bitrate sera de aproximadamente 1.4 milhões de bits por segundo (1,411 kbps).

17 Vantagens!? Há anos que se discute entre especialistas em áudio e engenheiros de som o mérito e demérito do digital versus o analógico de alta fidelidade sem no entanto deixar de haver inúmeros adeptos do áudio analógico de alta fidelidade; Embora o audio digital domine, convém entendermos as vantagens e desvantagens do digital x analógico (até porque e os sistemas de áudio contêm uma mistura de componentes digitais e analógicos); De forma resumida pode-se dizer que o áudio digital possui uma maior imunidade ao ruído, melhor nível de duplicação (cópia) e a capacidade de usar técnicas de correção de erro para compensar ocorrências; Têm também maior duração os suportes como CD e MiniDiscs em comparação com os discos de vinil e cassetes de áudio (fita).

Modems Baud rate e Bit rate

Modems Baud rate e Bit rate Na aula passada......conceituação básica de fibras ópticas SSC-0144 Redes de Alto Desempenho 2010 Vantagens & desvantagens tipos atenuação medidas de desempenho usos de fibras processo de fusão Provinha

Leia mais

Parte 1: Conceitos básicos sobre o som

Parte 1: Conceitos básicos sobre o som Page 1 of 5 Parte 1: Conceitos básicos sobre o som por Miguel Ratton A contínua evolução dos sistemas de sonorização vem permitindo produzir cada vez melhor todos os níveis sonoros. Com a ampliação da

Leia mais

O áudio. O áudio. O áudio Wilson de Pádua Paula Filho 1. Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som

O áudio. O áudio. O áudio Wilson de Pádua Paula Filho 1. Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som O áudio O áudio Representação digital do som Processamento digital de som As vibrações sonoras: propagam-se como ondas de pressão atmosférica; convertidas em sinais elétricos por transdutores; transdutores

Leia mais

CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC)

CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC) MICROPROCESSADORES II (EMA864315) CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC) 1 O SEMESTRE / 2017 Alexandro Baldassin MOTIVAÇÃO Sistemas digitais são usados para processar informação Informação no mundo real é analógica

Leia mais

O bater de mãos resultante numa onda sonora que rapidamente se desvanece, tal como se pode ver na figura.

O bater de mãos resultante numa onda sonora que rapidamente se desvanece, tal como se pode ver na figura. O que é o Som? Os sons resultam de alterações na pressão de ar, provocados pelas vibrações, e respectiva propagação. Caso não existisse atmosfera, não seríamos capazes de ouvir som, tal como acontece no

Leia mais

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina- Redes de Comunicação 2013/2014 Módulo1-Comunicação de Dados

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina- Redes de Comunicação 2013/2014 Módulo1-Comunicação de Dados Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina- Redes de Comunicação 2013/2014 Módulo1-Comunicação de Dados O decibel: Definição; Historia do uso do bel e do decibel;

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais

Conceitos Básicos de Áudio Digital

Conceitos Básicos de Áudio Digital Aula 07 Conceitos Básicos de Áudio Digital Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Som Conceitos Iniciais

Leia mais

Modulação SSB e Transmissão Digital

Modulação SSB e Transmissão Digital Modulação SSB e Transmissão Digital 1 Modulação em SSB Vimos que na modulação AM, a portadora é mantida e o sinal modulante produz dois sinais laterais com a informação que estamos transmitindo. Fig. 1

Leia mais

Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira

Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Universidade de Aveiro 1 Sumário Noção de filtro Conversão A/D Amostragem

Leia mais

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-12/11/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 Bloco de Comunicação Genérico Emissor sinais analógicos x sinais digitais Sinais

Leia mais

TECNOLOGIA APLICADA A MÚSICA I. Prof Evandro Manara Miletto IFRS - Campus Porto Alegre

TECNOLOGIA APLICADA A MÚSICA I. Prof Evandro Manara Miletto IFRS - Campus Porto Alegre TECNOLOGIA APLICADA A MÚSICA I Prof Evandro Manara Miletto IFRS - Campus Porto Alegre Conceitos básicos sobre o som Som? O que é o som? Como percebemos o som? Que características possui o som? Elementos

Leia mais

Processamento Digital de Sinais:

Processamento Digital de Sinais: Processamento Digital de Sinais: Conceitos e Aplicações Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo IC-DSC-UFCG 1 Por que estudar PDS? 2 PDS Conceitos Básicos Sinais Padrões de variações que representam uma

Leia mais

Introdução ao Aúdio Digital

Introdução ao Aúdio Digital Introdução ao Aúdio Digital O que é o SOM? O som chega aos nossos ouvidos como ondas de pressão de ar variando rapidamente, causadas por vibração de objectos como as cordas de uma guitarra. As cordas de

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 4

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 4 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 4 Índice 1. Transmissão de Sinais Digitais...3 1.1 Modulação... 3 1.2 Banda passante... 4 1.3 Taxa de transmissão (BIT RATE)... 5 2 1. TRANSMISSÃO DE SINAIS

Leia mais

Analógico vs Digital

Analógico vs Digital Arquitectura de Computadores I Engenharia Informática (11537) Tecnologias e Sistemas de Informação (6616) Analógico vs Digital Nuno Pombo / Miguel Neto Arquitectura Computadores I 2014/2015 1 Os circuitos

Leia mais

I-8 Digitalização e Reconstrução

I-8 Digitalização e Reconstrução I-8 Digitalização e Reconstrução Comunicações (15 de novembro de 2016) ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Enquadramento em SCD Transmissão de sinal analógico sobre SCD 2. Teorema da Amostragem Ritmo

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 2: Dados e sinais Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

04/03/2013. Transmissão de dados. Transmissão por rádio Frequência

04/03/2013. Transmissão de dados. Transmissão por rádio Frequência Transmissão de dados Transmissão por rádio Frequência 1 Fundamentos de Rádio freqüência Toda a transmissão e recepção de sinais no mundo wireless se baseia em Rádio Freqüência (RF). Esses sinais são então

Leia mais

Audição humana Ouvido interno Serve para transformar a energia sonora em vibrações internas do estrutura óssea da orelha média As vibrações são transf

Audição humana Ouvido interno Serve para transformar a energia sonora em vibrações internas do estrutura óssea da orelha média As vibrações são transf Sumário Fundamentos de Áudio Sistemas Telemáticos Ano Lectivo 2002/2003 LESI Grupo de Comunicações por Computador Sistema de Audição Humana Física do Som Gravação e Reprodução Analógica Sim Digital Compressão

Leia mais

I-7 Digitalização e Reconstrução

I-7 Digitalização e Reconstrução I-7 Digitalização e Reconstrução (29 Novembro 2010) 1 Sumário 1. Teorema da Amostragem 1. Ritmo de Nyquist 2. Amostragem Ideal e Natural (análise no tempo e na frequência) 1. Sinais Passa Baixo 2. Sinais

Leia mais

Conversão Analógica - Digital. Keylly Eyglys Orientação: Adrião Duarte

Conversão Analógica - Digital. Keylly Eyglys Orientação: Adrião Duarte Conversão Analógica - Digital Keylly Eyglys Orientação: Adrião Duarte Motivação Existem inúmeras técnicas de processamento de digital de sinais Para se armazenar um sinal, ele deve estar na forma digital

Leia mais

31/10/2014. Prof. Fabiano Taguchi. (66) ELEMENTOS MULTIMÍDIA Mídias continuas

31/10/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  (66) ELEMENTOS MULTIMÍDIA Mídias continuas Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 ELEMENTOS MULTIMÍDIA Mídias continuas 1 SINAL? - Variação de grandeza física - Pode ser manipulado, gravado

Leia mais

Circuitos Digitais I. Notas de Aula

Circuitos Digitais I. Notas de Aula Introdução Introdução 2 Introdução Circuitos Digitais I Notas de Aula Introdução Circuitos/sistemas em geral: têm o objetivo de PROCESSAR alguma INFORMAÇÃO para depois executar uma ação ou tomar uma decisão.

Leia mais

Compressão de Áudio Digital. Aluno: Marcio Masaki Tomiyoshi Supervisor: Marcelo Gomes de Queiroz

Compressão de Áudio Digital. Aluno: Marcio Masaki Tomiyoshi Supervisor: Marcelo Gomes de Queiroz Compressão de Áudio Digital Aluno: Marcio Masaki Tomiyoshi Supervisor: Marcelo Gomes de Queiroz Introdução Motivações Com perdas (lossy) o MP3 Sem perdas (lossless) o FLAC Representação Digital do Som

Leia mais

A NATUREZA DO SOM. Diogo Maia

A NATUREZA DO SOM. Diogo Maia A NATUREZA DO SOM Diogo Maia "SE UMA ÁRVORE CAÍSSE NA FLORESTA E NÃO HOUVESSE NINGUÉM LÁ PARA OUVIR, ELA FARIA BARULHO...? "SE UMA ÁRVORE CAÍSSE NA FLORESTA E NÃO HOUVESSE NINGUÉM LÁ PARA OUVIR, ELA FARIA

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Curso de Sistemas de Informação. Multimídia. O Áudio (Parte II)

Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Curso de Sistemas de Informação. Multimídia. O Áudio (Parte II) Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Curso de Sistemas de Informação Multimídia O Áudio (Parte II) Prof. Sérgio Carlos Portari Júnior profsergio@frutalhost.cm.br Carga Horária: 80 horas

Leia mais

Técnicas de Gravação e Mixagem de Audio. Apostila 5. Audio Digital. 1. PCM Pulse Code Modulation

Técnicas de Gravação e Mixagem de Audio. Apostila 5. Audio Digital. 1. PCM Pulse Code Modulation Técnicas de Gravação e Mixagem de Audio Apostila 5 Audio Digital AC 1. PCM Pulse Code Modulation PCM é uma sigla para Pulse-Code Modulation, que é uma representação digital de um sinal analógico onde a

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com Sinais Digitais Analógicas 2 O que e o sinal Analógico? A onda senoidal possui um padrão que se repete (esse padrão é chamdo de ciclo). Cada ciclo

Leia mais

Métodos Matemáticos e Computacionais em Música

Métodos Matemáticos e Computacionais em Música Métodos Matemáticos e Computacionais em Música Luiz Velho, Paulo Cesar Carvalho, Sergio Krakowski, Marcelo Cicconet IMPA Processamento de Sinais Sonoros Luiz Velho Som - Sinal 1 D Música e Som Musica

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Curso de Sistemas de Informação. Multimídia. O Áudio (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Curso de Sistemas de Informação. Multimídia. O Áudio (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Curso de Sistemas de Informação Multimídia O Áudio (Parte I) Prof. Sérgio Carlos Portari Júnior profsergio@frutalhost.cm.br Carga Horária: 80 horas

Leia mais

Sistemas Multimídia. O Áudio (Parte III)

Sistemas Multimídia. O Áudio (Parte III) Sistemas Multimídia O Áudio (Parte III) Sistemas Multimídia Tópico: Manipulação de Sinais de Voz Compressão Formatos Manipulação de Sinais de Áudio Descrição simplificada de uma placa de som Fonte: http://paginas.terra.com.br/lazer/py4zbz/teoria/digitaliz.htm

Leia mais

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria Aquisição de Dados Profa. Tania Regina Tronco Conceito É a coleta de informações para fins de análise dos dados e consequente controle e monitoramento de um processo;

Leia mais

I-11 Digitalização e Reconstrução

I-11 Digitalização e Reconstrução I-11 Digitalização e Reconstrução Comunicações ( de novembro de 017) ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Enquadramento em SCD Transmissão de sinal analógico sobre SCD. Teorema da Amostragem Ritmo

Leia mais

Podemos extrair áudio através de microfones, vídeos, compact disc (CD), digital vídeo disc (DVD) entre outras.

Podemos extrair áudio através de microfones, vídeos, compact disc (CD), digital vídeo disc (DVD) entre outras. Aula 08 Áudio Arquivos sonoros Em computação arquivo de som ou arquivo sonoro é um formato de arquivo que permite armazenamento de áudio digital. Em geral este arquivo armazena amostras de som em intervalos

Leia mais

SIM 16/17 T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Hélder Filipe Pinto de Oliveira

SIM 16/17 T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Hélder Filipe Pinto de Oliveira SIM 16/17 T6 Processamento de Sinal e Imagem Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Resumo Sinal e Imagem Médica Sinal Digital Processamento de Sinal Processamento de Imagem Sinal e Imagem na Medicina

Leia mais

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Percepção Auditiva PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 10 / 2015 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Som e Percepção Auditiva Fisiologia do Ouvido Humano Acústica Física Mascaramento Voz Humana

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

Aplicações Multimídia sobre Redes

Aplicações Multimídia sobre Redes Redes Multimídia 2016.2 Aplicações Multimídia sobre Redes Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia

Leia mais

Capítulo 7 Multimídia

Capítulo 7 Multimídia Capítulo 7 Multimídia 7.1 Introdução à multimídia 7.2 Arquivos multimídia 7.3 Compressão de vídeo 7.4 Escalonamento de processos multimídia 7.5 Paradigmas de sistemas de arquivos multimídia 7.6 Alocação

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é

Leia mais

SIM 15/16 T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Miguel Tavares Coimbra

SIM 15/16 T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica. Miguel Tavares Coimbra SIM 15/16 T7 Processamento de Sinal e Imagem Médica Miguel Tavares Coimbra Para quê processar sinais? Processamento de Dados Dados Factos Mensuráveis Ausência de significado Processamento Informação Dados

Leia mais

Principais fundamentos de um sistema telefônico

Principais fundamentos de um sistema telefônico Principais fundamentos de um sistema telefônico O sistema telefônico é composto por assinantes, sistemas de distribuição, centrais telefônicas e sistemas de transmissão. A figura 2 mostra um esboço de

Leia mais

Aplicações Informáticas B 12º Ano

Aplicações Informáticas B 12º Ano Aplicações Informáticas B 12º Ano Prof. Adelina Maia 2013/2014 AIB_U3A 1 Introdução ao multimédia digital Multimédia Etimologicamente, a palavra multimédia é composta por duas partes Media é o plural da

Leia mais

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5 P3 P7 P8 P2 Pn P6 P4 P at P1 P at = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA ΔP AR C R C R P.S. (ESTIMULO) +P t (EFEITO) -P P.S. = P at + ΔP GERAÇÃO DO SOM 1 A

Leia mais

UNIBRATEC Ensino Superior e Técnico em Informática DHD Desenvolvimento em Hardware

UNIBRATEC Ensino Superior e Técnico em Informática DHD Desenvolvimento em Hardware UNIBRATEC Ensino Superior e Técnico em Informática DHD Desenvolvimento em Hardware 1 Francisco Fechine Borges quinta-feira, 24 de agosto de 2006 UNIBRATEC Ensino Superior e Técnico em Informática DHD Desenvolvimento

Leia mais

Áudio Digital em Gravações Musicais

Áudio Digital em Gravações Musicais Áudio Digital em Gravações Musicais A popularização das gravações caseiras aconteceu porque os equipamentos analógicos estavam ficando obsoletos e sendo substituídos por novas gerações de interfaces de

Leia mais

CONVERSÃO ANALÓGICA-DIGITAL E DIGITAL ANALÓGICA

CONVERSÃO ANALÓGICA-DIGITAL E DIGITAL ANALÓGICA CONVERSÃO ANALÓGICA-DIGITAL E DIGITAL ANALÓGICA Importância Conversores A/D e D/A são a base de todo o interfaceamento eletrônico entre o mundo analógico e o mundo digital. Estão presentes na grande maioria

Leia mais

5. Aquisição e reprodução de som 5.1. Formatos de ficheiro 5.2. Software

5. Aquisição e reprodução de som 5.1. Formatos de ficheiro 5.2. Software Utilização do Sistema Multimédia 5.2. Software Gravar som analógico para digital: Obter um conjunto de amostras de sinal analógico por segundo. Quanto maior é o nº de amostras/seg. maior é a fidelidade

Leia mais

O DECIBEL INTRODUÇÃO TEÓRICA

O DECIBEL INTRODUÇÃO TEÓRICA O DECIBEL OBJETIVOS: a) conhecer o decibel como unidade de relação entre potências ou tensões elétricas; b) conhecer níveis de referência de tensão e potência elétricas através da unidade de medida decibel;

Leia mais

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade.

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 2. Altura do som é o atributo que permite distinguir: (A) Sons puros de sons complexos.

Leia mais

Tópicos. Princípios de Digitalização Sinal Analógico

Tópicos. Princípios de Digitalização Sinal Analógico Tópicos Introdução Representação de Informação Multimídia Digitalização Mídias Texto, Imagem, Áudio e Vídeo Compressão, Padrões de Compressão Comunicação Multimídia Protocolos de Rede, Redes Locais Redes

Leia mais

Fundamentação para Implementação de Abafadores Dinâmicos de Ruído

Fundamentação para Implementação de Abafadores Dinâmicos de Ruído Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação Bacharelado em Ciências da Computação Fundamentação para Implementação de Abafadores Dinâmicos

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração

Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração Graduação em Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Conteúdo Introdução

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Conteúdo Representação da Informação Bit, Byte e múltiplos Conversão de Unidades Representação de Informação Representação de Símbolos/Texto Representação de Imagem Representação de Vídeo Bit BInary digit

Leia mais

Multimídia. Conceitos Básicos (Parte I)

Multimídia. Conceitos Básicos (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso: Sistemas de Informação Multimídia Conceitos Básicos (Parte I) Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Tópicos Breve Histórico Tipos de Mídia Representação da

Leia mais

UFCD:150. Setup de Gravação Digital

UFCD:150. Setup de Gravação Digital UFCD:150 Setup de Gravação Digital Trabalho de : Joaquim Vieira Formador: Paulo Cardoso Gravação Digital é o processo de conversão ou armazenamento de uma informação ou sinal analógico, numa sequência

Leia mais

Exemplos de editores de áudio

Exemplos de editores de áudio Exemplos de editores de áudio 1) Audacity Audacity é um software livre (open source) para gravação e edição sons. Permite gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG.

Leia mais

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial Prof. Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) DEE Departamento de Engenharia Elétrica Escola Politécnica - UFBA 1 Introdução Muitas

Leia mais

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS 1 Revisão da aula passada Ruído e interferência: podem ocorrer em quase todas as aplicações de engenharia onde existe transmissão de informações 2 Revisão

Leia mais

CONVERSORES D/A e A/D

CONVERSORES D/A e A/D CONVERSORES D/A e A/D Conversores A/D Analógico/Digital e D/A - Digital/Analógico são circuitos responsáveis pela conversão de sinais analógicos para digitais, e de sinais digitais para sinais analógicos.

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 2: Transmissão Digital Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Sinais Uma das funções mais importantes da camada física é converter informação em sinais eletromagnéticos para poder enviá-los num meio de transmissão. Sejam estas informações uma sequência de 1s e 0s

Leia mais

Técnicas de codificação de forma de onda

Técnicas de codificação de forma de onda Técnicas de codificação de forma de onda Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Modulação de código de pulso Filtrando Amostragem Digite a Voz Quantização e codificação

Leia mais

Aprendizagem Industrial Disciplina: Fundamentos de Telecomunicações Modulação Digital

Aprendizagem Industrial Disciplina: Fundamentos de Telecomunicações Modulação Digital CETEL- Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues Aprendizagem Industrial Disciplina: Fundamentos de Telecomunicações Modulação Digital 1) Modulação Digital 1.1) Vantagens da Comunicação Digital

Leia mais

Teoria das Comunicações

Teoria das Comunicações 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

Audacity um bom programa Para Trabalhar com Som

Audacity um bom programa Para Trabalhar com Som Audacity um bom programa Para Trabalhar com Som Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, você edita suas músicas, podendo

Leia mais

SEL 405 Introdução aos Sistemas Digitais. Prof. Homero Schiabel

SEL 405 Introdução aos Sistemas Digitais. Prof. Homero Schiabel SEL 405 Introdução aos Sistemas Digitais Prof. Homero Schiabel Conversor D/A 1. Introdução Grandeza física Grandeza física Variação contínua (ANALÓGICO) t Variação discreta (DIGITAL) t Os conversores

Leia mais

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares Instituto Federal do Rio Grande do Sul Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem Prof. Felipe Batistella Alvares Edição Áudio Audacity

Leia mais

Princípios de Telecomunicações AULA 1. Elementos de um sistema de comunicações. Prof. Eng. Alexandre Dezem Bertozzi, Esp.

Princípios de Telecomunicações AULA 1. Elementos de um sistema de comunicações. Prof. Eng. Alexandre Dezem Bertozzi, Esp. Princípios de Telecomunicações AULA 1 Elementos de um sistema de comunicações Prof. Eng. Alexandre Dezem Bertozzi, Esp. COMUNICAÇÃO TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO DE UM PONTO A OUTRO, ATRAVÉS DE UMA SUCESSÃO

Leia mais

Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados

Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados Desde 1838, quando Samuel F. B. Morse transmitiu, pela primeira vez, uma mensagem

Leia mais

Comunicações Digitais

Comunicações Digitais 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Parte II: Camada Física Dezembro, 2012 Professor: Reinaldo Gomes reinaldo@computacao.ufcg.edu.br Espectro eletromagnético Terminologia A transmissão de dados ocorre entre um transmissor

Leia mais

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução.

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução. Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade Resolução Distorção Faixa dinâmica Faixa de frequência: Determina as frequências

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 03 camada de nível físico define Características físicas das interfaces e dos meios (ex. conectores, pinagem, semântica

Leia mais

Padrões e Tipos de Dados de Mídia. SOM

Padrões e Tipos de Dados de Mídia. SOM Padrões e Tipos de Dados de Mídia. SOM CONFERENCIA 4 Ing. Yamila Díaz Suárez Resumo 1. Conceitos fundamentais 2. Historia do som 3. Propriedades acústicas 4. Extensões de som 5. Componentes de som nas

Leia mais

Capítulo 11) Interface com o mundo analógico

Capítulo 11) Interface com o mundo analógico Capítulo 11) Interface com o mundo analógico Conversores DA Conversores AD Compreender, Especificar, Comparar os tipos Conceitos Básicos de PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 11.1) Quantidade Digital x Analógica

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco TV Analógica e Digital Codificação de Fonte Prof. Márcio Lima E-mail:marcio.lima@poli.br 12.06.2014 Introdução A principal função de um sistema

Leia mais

bel decibel (db) bel (B)

bel decibel (db) bel (B) Decibel db Decibel Introdução O bel (símbolo B) é uma unidade de medida de razões; É utilizado em telecomunicações, eletrônica, e acústica; Foi criado por engenheiros do Bell Labs; Originalmente era chamado

Leia mais

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares Instituto Federal do Rio Grande do Sul Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem Prof. Felipe Batistella Alvares Som - áudio -ELEMENTOS

Leia mais

Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A

Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A Prof. Adilson Gonzaga Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos.

Leia mais

Sinais e Sistemas Mecatrónicos

Sinais e Sistemas Mecatrónicos Sinais e Sistemas Mecatrónicos Sinais e Sistemas Sinais Contínuos no Tempo José Sá da Costa José Sá da Costa T2 - Sinais Contínuos 1 Sinais Sinal É uma função associada a um fenómeno (físico, químico,

Leia mais

UNIP 1.a Prova Sistemas Digitais EE - 8P/7W-01 Turma A Sem Consulta Tempo 180 min. Permitido o uso de calculadora a interpretação faz parte da prova.

UNIP 1.a Prova Sistemas Digitais EE - 8P/7W-01 Turma A Sem Consulta Tempo 180 min. Permitido o uso de calculadora a interpretação faz parte da prova. UNIP 1.a Prova Sistemas Digitais EE - 8P/7W-01 Turma A Sem Consulta Tempo 180 min. Permitido o uso de calculadora a interpretação faz parte da prova. N.o - Nome... Nota 1.a) Questão : (Valor 3,0) Um ADC

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO MODULAÇÃO DE PULSO Evelio M. G. Fernández - 2011 Sistemas de Comunicações Digitais Sistema digital no sentido de utilizar uma seqüência de símbolos pertencentes a um conjunto

Leia mais

Leitor MP4 Philips GoGear Ariaz de 4GB

Leitor MP4 Philips GoGear Ariaz de 4GB Leitor MP4 Philips GoGear Ariaz de 4GB Date : 6 de Julho de 2012 Longe vão os tempos em que os sistemas de música portátil eram de grande dimensão, limitados e com pouca autonomia. Atualmente estão disponíveis

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Acústica: conceitos básicos Ondas sonoras: Consistem na vibração do meio no qual se propagam (o ar, por exemplo). São ondas mecânicas (necessitam de

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

Interface com A/D e D/A

Interface com A/D e D/A Interface com A/D e D/A Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital para Analógico Um Microcontrolador/Microprocessador

Leia mais

Visão Geral e Conceitos Básicos

Visão Geral e Conceitos Básicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Processamento

Leia mais

EFEITOS DIGITAIS APLICADOS VIA MATLAB EM SINAIS DE ÁUDIO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL

EFEITOS DIGITAIS APLICADOS VIA MATLAB EM SINAIS DE ÁUDIO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL EFEITOS DIGITAIS APLICADOS VIA MATLAB EM SINAIS DE ÁUDIO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL ¹ Matheus Vaz Castro (SENAI CIMATEC) matheusvazcastro@gmail.com; 2 Flora Araújo Valverde (SENAI CIMATEC) araujovalverde@hotmail.com;

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013 TE060 Princípios de Comunicação Modulação de Pulso 5 de novembro de 2013 Sistemas de Comunicação Digital Sistema digital no sentido de utilizar uma sequência de símbolos pertencentes a um conjunto finito

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Prof. Msc. Antonio Carlos Souza Aula 2 Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Entendendo o computador Trilha: Informação Analógico x digital Representação digital de grandezas

Leia mais