SISTEMA DE APOIO À DECISÃO AO PLANEJAMENTO DAS TÉCNICAS DE PERCURSO NO PROCESSO DE SEMEADURA E PULVERIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE APOIO À DECISÃO AO PLANEJAMENTO DAS TÉCNICAS DE PERCURSO NO PROCESSO DE SEMEADURA E PULVERIZAÇÃO"

Transcrição

1 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO AO PLANEJAMENTO DAS TÉCNICAS DE PERCURSO NO PROCESSO DE SEMEADURA E PULVERIZAÇÃO RODRIGO YUITI INOUE 1 LUCIANA VILAS BOAS WIECHETECK 1 ALAINE MARGARETE GUIMARÃES 2 ALTAIR JUSTINO 3 RESUMO O estudo dos percursos seguidos pelas máquinas nos campos de cultura, visando à economia de custos, é de grande valia num programa de mecanização racional. Analisando esse contexto o presente trabalho tem o propósito de ser uma ferramenta de apoio à decisão no planejamento de operações agrícolas. Para o desenvolvimento do sistema foi utilizada a linguagem de programação Borland Delphi 7.0 em conjunto com o banco de dados Interbase. Como resultado é apresentada uma análise custo-benefício em relação a três técnicas de aplicação de percurso no campo, para os procedimentos de semeadura e pulverização, auxiliando o agricultor na escolha da técnica ideal. PALAVRAS-CHAVE: Sistema de apoio à decisão; técnicas de percurso; operações agrícolas. DECISION SUPPORT SYSTEM APPLIED TO THE PLANNING OF ROUTE TECHNIQUES RELATED TO SOWING AND SPRAYING PROCESSES ABSTRACT The study of trajectories combination accomplished by the machines in the crop fields, aiming to the economy of costs, is valuable in a rational mechanization program. Analyzinh this context, the present work has the purpose of being a support tool to decision in the planning of agricultural operations. The programming language Borland Delphi 7.0 and the database Interbase were used for the development of the system. An analysis cost-benefit in relation to three techniques of trajectory application in the field, for the seed drills and spray processes, aiding the farmer in the choice of the ideal technique, is presented as result. KEYWORDS: decision support system, techniques of trajectory, agricultural operations. 1 Acadêmico(a) do curso de Engenharia de Computação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Av. Gal. Carlos Cavalcanti, 4748 Campus Uvaranas Ponta Grossa (PR) 2 Professora adjunta ao Departamento de Informática, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Av. Gal. Carlos Cavalcanti, 4748 Campus Uvaranas Ponta Grossa (PR) 3 Professor adjunto ao Departamento de Ciências do Solo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Av. Gal. Carlos Cavalcanti, 4748 Campus Uvaranas Ponta Grossa (PR)

2 1. INTRODUÇÃO Para serem executadas, as operações agrícolas exigem deslocamentos das máquinas de forma ordenada nas glebas subdivisões da área da propriedade agrícola, sobre toda a extensão da superfície do terreno. É o caso de máquinas de preparo do solo, de plantio, de cultivo, de aplicação de defensivos e de colheita. O estudo da distribuição dos percursos seguidos por essas máquinas nos campos de cultura, visando à economia de movimentos, tempo, e conseqüentemente custos, é de grande valia num programa de mecanização racional (Mialhe, 1974). Um aspecto importante na mecanização racional é a seleção correta das máquinas nos processos de preparo do solo, semeadura, adubação, pulverização e colheita, visando o bom aproveitamento da área de cultivo e a obtenção de maior produtividade, merecendo destaque a seleção do pulverizador, pois a perda com amassamento de plantas é considerável nesta operação. A Figura 1 ilustra o processo de pulverização. Figura 1 - Processo de Pulverização Devido à complexidade e necessidade de dispêndio de tempo nos diversos procedimentos de cálculos e análises para previsão de custos e benefícios, muitos agricultores optam por trabalhar na plantação, sem realizar previsão alguma. Analisando esse contexto, o desenvolvimento e criação de novas tecnologias na área da mecanização agrícola têm por objetivo proporcionar maior rendimento e minimizar possíveis perdas na produção. Dentre essas, destaca-se o Software para Planejamento Racional de Propriedades Agrícolas, PRAPRAG (MERCANTE, 2000), que realiza um planejamento racional de máquinas

3 agrícolas, e a estimativa de tempo de trabalho de operações agrícolas. Outro importante software é o SOLAR (OLIVEIRA, 1996), Sistema Inteligente de Apoio à Decisão para o Planejamento de Propriedades Agrícolas. No entanto, esses não apresentam o recurso de análise do percurso no campo. Sendo assim, foi idealizado o Sistema para o Planejamento de Operações Agrícolas (SISPO) com o propósito de ser uma ferramenta computacional de apoio à decisão no planejamento de operações agrícolas. Este apresenta a relação custo/benefício em relação a três possíveis técnicas de aplicação de percurso no campo, para os procedimentos de semeadura e pulverização, auxiliando o agricultor na escolha da técnica ideal. As técnicas são as seguintes: Técnica 1: pulverização no mesmo sentido da semeadora-adubadora; Técnica 2: pulverização no sentido transversal ao da semeadora-adubadora; Técnica 3: pulverização no mesmo sentido da semeadora-adubadora com o pulverizador percorrendo espaços pré-definidos de forma que os pneus do mesmo passem por locais onde não ocorreu a semeadura. É importante ressaltar que esse sistema considera três tipos de pulverizador: arrasto, montado e autopropelido. 2. MATERIAIS E MÉTODOS Esse sistema foi desenvolvido no Laboratório Infoagro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sendo utilizadas as seguintes ferramentas computacionais: Rational Rose para modelagem, linguagem de programação Borland Delphi 7.0, software para modelagem de banco de dados Platinum ERWin, e banco de dados Interbase. A metodologia de cálculos baseia-se em Mialhe (1974), e nas orientações fornecidas por especialistas da área de mecanização agrícola. O processo de desenvolvimento do sistema consistiu em duas fases: modelagem e implementação MODELAGEM O passo inicial para a produção do SISPO foi desenvolver a modelagem do sistema. Essa modelagem foi realizada sob os conceitos da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) (Melo, 2002), utilizando os diagramas de Casos de Uso, Classes e Seqüência. A Figura 2 apresenta os casos de usos identificados para o software SISPO, os quais representam as funcionalidades do mesmo.

4 Na seqüência foi desenvolvida a modelagem do banco de dados utilizando os diagramas Entidade-Relacionamento (Silberschatz,2002) e o padrão IDEF1X. Figura 2 - Diagrama de Casos de Uso Com o desenvolvimento das modelagens tornou-se bastante claro o propósito do sistema que consiste basicamente em três funcionalidades principais: cadastrar maquinário (semeadora - adubadora, pulverizador e trator), gleba e cultura; consultar análises anteriores, ou iniciar uma nova análise. Para as atividades de cadastro utiliza-se o banco de dados Interbase onde o usuário cadastra as principais características das máquinas, gleba e cultura, tais como: fabricante, modelo, nome da máquina, nome da gleba, largura, comprimento, cultura, espaçamento entre linhas da cultura, entre outras. Optando por iniciar uma nova análise o usuário deve em um primeiro momento preencher um formulário selecionando dados já cadastrados de suas máquinas e gleba, e fornecer informações complementares, específicas para cada análise a ser realizada, como população desejada, custo da semente, quantidade de sementes, preço de venda estimado, entre outras. Com todos esses dados já informados o sistema executa duas fases principais:

5 1ª FASE: nesta fase, com base na semeadora, pulverizador e trator selecionados, o sistema vai realizar as combinações de todas as larguras de pneu do trator, com todas as bitolas do mesmo cadastradas, caso o pulverizador seja de arrasto ou montado. Se o pulverizador for autopropelido realiza a combinação da largura do pneu do pulverizador com todas as bitolas do mesmo cadastradas. Como resultado, o sistema calcula o número de linhas da cultura amassadas para cada combinação. Na seqüência o usuário deve selecionar a combinação que menos coincide com as linhas do trator (ou pulverizador, dependendo do tipo de pulverizador selecionado), visando evitar o amassamento das plantas no momento da pulverização. Os cálculos dessa fase são referentes à Técnica 1. 2ª FASE: a partir da combinação selecionada na primeira fase, são executados os cálculos da Técnica 3 e análise custo-benefício: as estimativas de perda para as três técnicas, e a estimativa de economia para a terceira técnica. É importante ressaltar que a Técnica 2 não necessita de cálculos específicos. Como resultado o sistema exibe uma tabela com as três técnicas e a análise custo-benefício que consiste das seguintes informações: perda de produtividade em quilo por hectare e na gleba, perda de receita por hectare e na gleba e economia de sementes no hectare e na gleba. O usuário deve analisar os resultados e selecionar a técnica de percurso a ser adotada utilizando o SISPO como ferramenta de apoio na tomada da decisão. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO O programa computacional desenvolvido possui a tela de entrada com os seguintes menus: ANÁLISE, CADASTRO, CONSULTA, USUÁRIO, AJUDA e SAIR. No menu CADASTRO estão as opções de cadastro das máquinas, gleba e cultura. Esses dados são recuperados na fase da análise para a realização dos cálculos. No menu ANÁLISE tem-se a opção de realizar uma nova análise ou consultar as realizadas anteriormente. A nova análise é dividida em seis etapas para facilitar o entendimento do processo por parte do usuário. A primeira e a segunda etapa permitem que o usuário selecione as máquinas (semeadora, pulverizador e trator), gleba e cultura entre as cadastradas ou acesse as telas de cadastro pelo botão de atalho caso ainda não estejam cadastradas para a execução da análise. O usuário também deve, nessas duas fases, preencher alguns campos com informações adicionais e específicas de cada análise. A terceira etapa possibilita ao usuário visualizar as técnicas de percurso do pulverizador que são analisadas pelo sistema. Essa etapa

6 tem caráter informativo, demonstrando as técnicas por meio de fotos e animações (Figura 3), e educacional, uma vez que o software também possui fins didáticos. Figura 3 - Etapa 3 Tela demonstrativa das técnicas de percurso As fotos foram obtidas na Fazenda Escola da UEPG onde está sendo realizado um experimento em campo associado ao uso das três técnicas de percurso. A animação foi desenvolvida em Delphi. As etapas 4, 5 e 6 consistem nos resultados fornecidos pelo sistema e serão apresentadas na seção seguinte. No menu CONSULTA as máquinas, glebas e culturas cadastradas podem ser consultadas, sendo permitidas alterações e exclusões dos dados cadastrados caso haja a necessidade. No menu USUÁRIO estão armazenadas as informações sobre o usuário do sistema. Essas informações são incluídas no relatório como cabeçalho, para melhor identificá-los. Para uma melhor compreensão da utilização do sistema por parte do usuário, o SISPO consta de telas auto-explicativas de ajuda (Help). Essa ajuda pode ser acessado em todas as telas do sistema ou pelo menu AJUDA na opção CONTEÚDO. Também está disponível no menu AJUDA um glossário com os principais termos técnicos da área agronômica utilizados no sistema. Os resultados gerados na análise do sistema estão nas etapas 4 e 5, como foi observado na seção anterior. Na etapa 4, com base nos dados selecionados e inseridos nas etapa 1 e 2, são

7 executados os cálculos necessários e exibidas todas as combinações de largura do pneu e bitola referentes ao trator e pulverizador selecionados, e o número de linhas amassadas da cultura para cada combinação (Figura 4). Figura 4 - Etapa 4 Escolher combinação Com base na combinação escolhida pelo usuário o sistema realiza novos cálculos, e exibe a análise custo-benefício das três técnicas de percurso (Figura 5). O usuário deve analisar os resultados, comparar e selecionar a técnica ideal para sua produção. É importante ressaltar que o SISPO é um sistema de apoio à decisão, ou seja, não indica, tanto na etapa 4 quanto na 5, qual a melhor técnica, mas sim fornece meios para auxiliar o usuário na tomada de decisão.

8 Figura 5 - Etapa 5 Escolher técnica ideal A etapa 6 exibe um resumo da análise realizada, e caso a terceira técnica seja a escolhida, fornece um roteiro com as linhas da semeadora que devem ser interrompidas no momento de realizar a semeadura no campo. Esta etapa permite que seja gerado um relatório contendo as principais informações da análise em execução, o qual pode ser impresso. 4. CONCLUSÕES Analisando-se os objetivos propostos inicialmente e os resultados obtidos, o software SISPO alcançou as expectativas apresentando-se como uma ferramenta útil no apoio à decisão no processo de escolha da técnica de percurso mais adequada para os procedimentos de semeadura e pulverização. O software é de fácil utilização facilitando a interação com o usuário. Os relatórios impressos visam orientar o operador dos equipamentos em relação à trajetória a ser percorrida no campo. Por meio do software pode-se fazer um estudo econômico do uso das máquinas, gleba e cultura desejadas, oferecendo assim o poder de decisão para o usuário sobre a técnica a ser escolhida, visando maximizar a produção agrícola na propriedade. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MELO, Ana Cristina. Desenvolvimento de aplicações com UML Do conceitual à implementação. Rio de Janeiro: Brasport, MERCANTE, E.; JOHANN, J.A.; GABRIEL FILHO, A.; DE SOUZA, E.G.; URIBE OPAZO, M.A. Software para Planejamento Racional de Propriedades Agrícolas PRAPRAG.

9 UNIOESTE Disponível em: < artigo1-erivelto-fim.pdf>. Acesso em: 01 abr MIALHE, Luiz Geraldo. Manual de Mecanização Agrícola. 1.ed. São Paulo: Ed. Agronômica Ceres, p. OLIVEIRA, A.J.; SILVA, C.A.B.; SANTOS, H.N. Sistema Inteligente de Apoio à Decisão para o Planejamento de Propriedades Agrícolas. UFV, Disponível em: < Acesso em: 18 abr SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

ESTUDO DE VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE USO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS INTEGRADO A UM SIG 1

ESTUDO DE VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE USO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS INTEGRADO A UM SIG 1 ESTUDO DE VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE USO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS INTEGRADO A UM SIG 1 PATRÍCIA DOS REIS NEVES 2 PATRÍCIA MARINHA MIRANDA 2 ALAINE MARGARETE GUIMARÃES

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE ENGRENAGENS DE DENTES CILÍNDRICOS E HELICOIDAIS

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE ENGRENAGENS DE DENTES CILÍNDRICOS E HELICOIDAIS DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE ENGRENAGENS DE DENTES CILÍNDRICOS E HELICOIDAIS CONEM2012-0627 Resumo: O estudo e conhecimento das forças e movimentos rotatórios são extremamente

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS Liane Piacentini 1, Eduardo Godoy de Souza 2 RESUMO: Este trabalho apresenta resultados parciais de um projeto

Leia mais

Primeiro Trabalho Prático Projeto de Software - CI /1 Prof. Andrey Pimentel

Primeiro Trabalho Prático Projeto de Software - CI /1 Prof. Andrey Pimentel Departamento de Informática - UFPR Curso de Ciência da Computação Primeiro Trabalho Prático Projeto de Software - CI163-2017/1 Prof. Andrey Pimentel 1 Descrição 1.1 Objetivo: Criar o projeto de um software

Leia mais

Cadastro de Títulos Públicos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01)

Cadastro de Títulos Públicos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01) Cadastro de Títulos Públicos Manual do Usuário Treinamento Fase 1 (TRN 01) Índice 1. Introdução... 3 2. Consultas... 4 2.1. Ativos Permitidos...4 2.2. Preço dos Ativos...6 1 - Introdução 1. Introdução

Leia mais

Samuel Alves Pereira 1

Samuel Alves Pereira 1 410 COMUNICAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS A PARTIR DE MODELAMENTO DE DADOS Samuel Alves Pereira 1 RESUMO: Este trabalho buscou mostrar os conceitos básicos e um exemplo completo de uma modelagem de Banco

Leia mais

Cálculo do dano do amassamento, na cultura do trigo, pelo rodado do equipamento na primeira aplicação de defensivos

Cálculo do dano do amassamento, na cultura do trigo, pelo rodado do equipamento na primeira aplicação de defensivos Cálculo do dano do amassamento, na cultura do trigo, pelo rodado do equipamento na primeira aplicação de defensivos Erlei Melo Reis e Mateus Zanatta Agrosservice Pesquisa e consultoria agrícola, Passo

Leia mais

Análise computacional do desempenho de trator agrícola de pneu

Análise computacional do desempenho de trator agrícola de pneu Análise computacional do desempenho de trator agrícola de pneu Eloiny Guimarães Barbosa 1 (PG)*, Ródney Ferreira Couto 2 (PQ) 1 Discente do curso de Engenharia Agrícola, Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO AGROMETEOROLÓGICO PARA A CAFEICULTURA PARANAENSE

SISTEMA DE MONITORAMENTO AGROMETEOROLÓGICO PARA A CAFEICULTURA PARANAENSE SISTEMA DE MONITORAMENTO AGROMETEOROLÓGICO PARA A CAFEICULTURA PARANAENSE LOZANO, J.W. 1 E CARAMORI, P.H. 2 1 Bolsista do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. IAPAR, Cx. Postal 481,

Leia mais

Para os exemplos dos cenários A e B serão utilizadas as classes Movie, Actor, Director e Genre.

Para os exemplos dos cenários A e B serão utilizadas as classes Movie, Actor, Director e Genre. 5 Exemplo O funcionamento do ambiente HyperDE+DR é ilustrado neste capítulo com um exemplo de aplicação para registro e consulta de filmes e séries de TV. Este exemplo foi baseado em uma aplicação chamada

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÃO DA FERRAMENTA S.A.Do.M (Software Artifacts Documentation and Management)

UMA PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÃO DA FERRAMENTA S.A.Do.M (Software Artifacts Documentation and Management) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 UMA PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÃO DA FERRAMENTA S.A.Do.M (Software Artifacts Documentation and Management)

Leia mais

AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS

AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS Anderson Nunes Coelho 1 Alex de Paula Pinheiro 1 Alaine Margarete Guimarães 2 Jorim Sousa das Virgens Filho 3 RESUMO: O sucesso dos

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Engenharia Rural Laboratório de Geomática

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Engenharia Rural Laboratório de Geomática Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Engenharia Rural Laboratório de Geomática Projeto CR Campeiro II EAD Gestão e Administração Rural Máquinas, Equipamentos e

Leia mais

Projeto de iniciação científica desenvolvido na UFFS campus Cerro Largo, PRO-ICT/UFFS 2

Projeto de iniciação científica desenvolvido na UFFS campus Cerro Largo, PRO-ICT/UFFS 2 ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE UM PULVERIZADOR DE POMARES DO TIPO TORRE UTILIZANDO DIAGRAMAS DE BIFURCAÇÃO 1 ANALYSIS OF STABILITY OF A TOWER TYPE ORCHARD SPRAYER USING BIFURCATION DIAGRAMS Nadine Thiele 2,

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 2013 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

Cadastrando proposta de preço

Cadastrando proposta de preço PÚBLICA OU PRIVADA Visão da Corretora Representando licitantes Cadastrando proposta de preço O primeiro passo para a corretora do licitante participar do pregão eletrônico é cadastrar a proposta inicial

Leia mais

MANUAL PARA HOMOLOGAÇÃO NOVO PROCESSO DE INUTILIZAÇÃO NO SAESP II Perfil Escola

MANUAL PARA HOMOLOGAÇÃO NOVO PROCESSO DE INUTILIZAÇÃO NO SAESP II Perfil Escola MANUAL PARA HOMOLOGAÇÃO NOVO PROCESSO DE INUTILIZAÇÃO NO SAESP II Perfil Escola Objetivo do Documento Este documento representa todo o fluxo de procedimentos que deve ser executado pela Escola, referentes

Leia mais

Manual do Sistema Custas Judiciais

Manual do Sistema Custas Judiciais Manual do Sistema Custas Judiciais Fevereiro/2017 Versão 1.1 Sumário 1. Emitir Guia de Custas Judiciais... 2 1.1. Emitir Guia de Custas Judiciais... 3 1.2. Emitir Guia Complementar... 10 1. Emitir Guia

Leia mais

Protótipo tipo de um Sistema de Informações Executivas para Representantes Comerciais do Ramo Têxtil

Protótipo tipo de um Sistema de Informações Executivas para Representantes Comerciais do Ramo Têxtil Protótipo tipo de um Sistema de Informações Executivas para Representantes Comerciais do Ramo Têxtil Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciências da Computação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML

IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML Anderson Fernando dos Santos Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdades Integradas

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Módulo Adicional Escalas

Módulo Adicional Escalas Revisão: 00 Data: 28/09/2017 ÍNDICE 1.1. Escalas... 3 1.1.1. Gerar Escalas - Total... 3 1.1.2. Gerar Escalas - Parcial... 4 1.1.3. Excluir Escalas... 4 1.1.4. Horários... 4 1.1.5. Excluir Escalas... 5

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx

O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais 1. Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx No campo usuário e senha devem

Leia mais

UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS PARA EXAMES DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA 1

UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS PARA EXAMES DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA 1 UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS PARA EXAMES DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA 1 CARLOS ANDRÉS FERRERO 2, HUEI DIANA LEE 3, FENG CHUNG WU 4, RENATO BOBSIN MACHADO 5, DANIEL DE FAVERI HONORATO 6, ANTONIO

Leia mais

Ferramenta: Spider-CoCoMo

Ferramenta: Spider-CoCoMo Ferramenta: Spider-CoCoMo Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.spider.ufpa.br Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 05/11/2010 0.1 Elaboração do Kleverton Oliveira documento 05/02/2011

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE 14 de Novembro de 2014 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os

Leia mais

PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA PREVISÃO DE ESFORÇO DE TRAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA PREVISÃO DE ESFORÇO DE TRAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA PREVISÃO DE ESFORÇO DE TRAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: ROESSLER, Luiz Fernando; SILVEIRA,

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 D / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI MANUAL Pedido Eletrônico de Restituição MEI Versão junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 2 ACESSO AO APLICATIVO PEDIDO ELETRÔNICO DE

Leia mais

NOVAS FUNCIONALIDADES

NOVAS FUNCIONALIDADES FULLHAND VERSÃO 7.18.03 7.18.08 NOVAS FUNCIONALIDADES JANEIRO / 2008 Av. Rouxinol,84 Cj 37-São Paulo-SP-04516-000-Ph/Fax 55 11 5543.4311 Página 1 ÍNDICE 1. ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO VIA CONEXÃO...3 2. TERMOS

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO PARA ENVIO DE DADOS APLICADO NA UNIMED BLUMENAU

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO PARA ENVIO DE DADOS APLICADO NA UNIMED BLUMENAU Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciências da Computação (Bacharelado) SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO PARA ENVIO DE DADOS APLICADO NA UNIMED BLUMENAU Acadêmica:

Leia mais

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares Registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno ANTES DE COMEÇAR... O registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno consiste em que o próprio aluno faça o cadastro, pelo Q-Acadêmico

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Modelo Entidade-Relacionamento (ER) Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 1, Roger Cristhian Gomes 2 1 FATEC, Botucatu, SP, Brasil. E-mail cesar@fatecbt.edu.br

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP)

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Reitoria / Coord. de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Versão

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório 17 de julho de 2014 Plano de Trabalho Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão

Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva Prof. Dr. Cristiano Zerbato LABORATÓRIO DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Quais são as dificuldades atuais da mecanização?

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Procedimentos para a Matrícula dos alunos dos Cursos Seriados

Procedimentos para a Matrícula dos alunos dos Cursos Seriados Procedimentos para a Matrícula dos alunos dos Cursos Seriados Este é um manual para os procedimentos de matrículas de alunos dos cursos ensino médio e técnico integrado. Os passos 1, 2, 3 e 4 devem ser

Leia mais

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Responsável Fernando Marquardt Versão 1.1 24/04/2009 www.abcinteractive.com.br Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2561 Sala2 101-102 - Itoupava Central - Blumenau SC - Fone:

Leia mais

Documentos 194. Sistema de Análise Foliar Manual do Usuário

Documentos 194. Sistema de Análise Foliar Manual do Usuário ISSN 1806-9193 Agosto, 2007 Documentos 194 Sistema de Análise Foliar Manual do Usuário Eliana da Rosa Freire Quincozes Letícia Marques Vargas Walkyria Bueno Scivittaro Jan Motta de Mello Diná Lessa Bandeira

Leia mais

DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES POR FITA.

DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES POR FITA. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor 14 de Novembro de 2014 Acesso ao Sistema Ao efetuar o login no (SGE), clique o menu Estágio Obrigatório (1) para

Leia mais

Administrador Documentos. Gestão de Documentos. Título do documento

Administrador Documentos. Gestão de Documentos. Título do documento Administrador Documentos Gestão de Documentos Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Objetivos do Treinamento... 3 1.1. Aviso...

Leia mais

LETIVO: 2º / 2016 CARGA HORARIA SEMESTRAL:

LETIVO: 2º / 2016 CARGA HORARIA SEMESTRAL: PLANO DE ENSINO 2016 CURSO: Agronomia MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: (AG 42) TURMA(S): 4º fase SEMESTRE LETIVO: 2º / 2016 CARGA HORARIA SEMESTRAL: 60 horas PRÉ-REQUISITO: Máquinas, Motores s e Energia

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO PARA SELEÇÃO E CUSTOS DE USO DE MÁQUINAS PARA SEMEAR

SISTEMA INFORMATIZADO PARA SELEÇÃO E CUSTOS DE USO DE MÁQUINAS PARA SEMEAR COGRESSO E MOSTRA DE AGROIFORMÁTICA SISTEMA IFORMATIZADO PARA SELEÇÃO E CUSTOS DE USO DE MÁQUIAS PARA SEMEAR Autores Carlos Antonio Antes carlosantes@unioeste.br Acadêmico de Engenharia Agrícola, bolsista

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO Universidade Estadual de Ponta Grossa PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO: INFORMÁTICA DISCIPLINA: PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO: 203094 Nº de aulas

Leia mais

Integralização Curricular

Integralização Curricular Manual do Usuário Histórico das Alterações Data Descrição Autor 26/06/08 Início do documento. Ana Paula Alves 27/06/08 Término do documento. Ana Paula Alves 09/05/11 Atualização do documento com novas

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

1. Acessando o SIGPRH

1. Acessando o SIGPRH 1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações

Leia mais

Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico

Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico Este documento tem como finalidade orientar os usuários que ficarão frente à administração do portal eletrônico, seja da Reitoria, de um Campus ou de um Departamento.

Leia mais

PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE DIETA ESPECIAL CADASTRO DE DIETA ESPECIAL E CONSULTA DE DIETAS ESPECIAIS CADASTRADAS PERFIL ESCOLA

PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE DIETA ESPECIAL CADASTRO DE DIETA ESPECIAL E CONSULTA DE DIETAS ESPECIAIS CADASTRADAS PERFIL ESCOLA PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE DIETA ESPECIAL CADASTRO DE DIETA ESPECIAL E CONSULTA DE DIETAS ESPECIAIS CADASTRADAS PERFIL ESCOLA Objetivo do Documento Este documento representa todo o fluxo

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB 1. Apresentação... 1 2. Login no Sistema... 1 3. Tela Principal... 2 4. Dados de Alunos... 2 4.1. Cadastro de alunos... 3 4.2. Cursos Contratados... 3 5.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE EVENTOS - SGE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE EVENTOS - SGE MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE EVENTOS - SGE PETROLINA PE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE

Leia mais

Tutorial para utilização do sistema de agendamentos

Tutorial para utilização do sistema de agendamentos Tutorial para utilização do sistema de agendamentos Passo 1) Acesse o site: https://portal.ufsm.br/agendamento Passo 2) Efetue o acesso com sua matrícula/siape e senha, conforme figura 1. Figura 1. Passo

Leia mais

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2...

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... CICLO O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... Menu principal do sistema Empresa Responsável por cadastrar as empresas no qual fara parte as estratégias. Cliente Responsável por cadastrar os

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc.

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc. Apresentação MANUAL DO USUÁRIO O FAÇACALC é um software que realiza cálculos hidráulicos, tais como: Motor Hidráulico, Trocador de Calor, Acumulador Hidráulico e Cilindro Hidráulico. Na sessão Funcionalidades

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MÓDULO

Leia mais

Marcos Borges Pessoa. Geração e execução automática de scripts de teste para aplicações web a partir de casos de uso direcionados por comportamento

Marcos Borges Pessoa. Geração e execução automática de scripts de teste para aplicações web a partir de casos de uso direcionados por comportamento Marcos Borges Pessoa Geração e execução automática de scripts de teste para aplicações web a partir de casos de uso direcionados por comportamento Dissertação de mestrado Dissertação apresentada como requisito

Leia mais

Confirmação de Cadastro 2010

Confirmação de Cadastro 2010 Confirmação de Cadastro 2010 Passo a Passo simplificado para acesso e utilização Introdução: Este passo a passo tem por objetivo informar objetivamente como acessar o site do Programa de Volta para Casa

Leia mais

Documentos. ISSN Dezembro, Sistema de Cadastro de Eventos para HomePage da Embrapa Pecuária Sul - Manual do Usuário

Documentos. ISSN Dezembro, Sistema de Cadastro de Eventos para HomePage da Embrapa Pecuária Sul - Manual do Usuário Documentos ISSN 1982-5390 Dezembro, 2007 62 Sistema de Cadastro de Eventos para HomePage da Embrapa Pecuária Sul - ISSN 1982-5390 Dezembro, 2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa

Leia mais

Douglas Rosemann Prof. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto

Douglas Rosemann Prof. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto Protótipo de software para avaliação da segurança da informação de uma empresa conforme a norma NBR ISO/IEC 17799 Douglas Rosemann Prof. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto Roteiro de Apresentação Introdução

Leia mais

UML e seus diagramas

UML e seus diagramas UML e seus diagramas A UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), como o próprio nome já diz, é uma linguagem para modelagem de objetos do mundo real, usada para especificar, construir,

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

Guia para testes Afixinv Demonstração

Guia para testes Afixinv Demonstração Guia para testes Afixinv Demonstração Introdução Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo para

Leia mais

O que é a segmentação de dados no Excel? Inserindo a segmentação de dados. Saiba como fazer segmentação de dados no Excel

O que é a segmentação de dados no Excel? Inserindo a segmentação de dados. Saiba como fazer segmentação de dados no Excel Dentre os vários meios disponíveis para examinar informações de uma planilha, a segmentação de dados no Excel é uma excelente opção para filtrar dados de maneira dinâmica. Disponível a partir da versão

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO GERINF - Gerência de Informática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO Maio, 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Apresentação do Sistema... 2-4 2.1 Botões de ação...

Leia mais

Manual do Associado 23/8/11. Manual do Associado

Manual do Associado 23/8/11. Manual do Associado Manual do Associado PRIMEIRO ACESSO CADASTRO DA PALAVARA SECRETA Na tela inicial digite o operador e a senha de internet com no mínimo 8 caracteres e clique em Entrar No 1º acesso ao sistema deve ser cadastrada

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Web.

CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Web. CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web Manual do Usuário Cadastro de Acordos de Parcelamento 1 de 23 Índice 1 Introdução... 3 1.1 Visão Geral... 3 1.2 Considerações Iniciais... 3 2 Funcionalidades... 4 2.1

Leia mais

MANUAL INTEGRAÇÃO SAT X FastCred Criado em: 19/09/2014 Atualizado em: 22/09/2014

MANUAL INTEGRAÇÃO SAT X FastCred Criado em: 19/09/2014 Atualizado em: 22/09/2014 O Objetivo deste manual é auxiliar o usuário a fazer uso da ferramenta de integração com o sistema FastCred para programar pagamentos como Adiantamentos, Pedágio e Saldo. 1 - Cadastrando a Operadora de

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação 28/02/2011 Aplicado a partir da

Leia mais

Modelagem de um sistema informatizado de calculo de rotas logísticas com algoritmo de busca heurística Elias Vidal Bezerra Junior 1

Modelagem de um sistema informatizado de calculo de rotas logísticas com algoritmo de busca heurística Elias Vidal Bezerra Junior 1 Modelagem de um sistema informatizado de calculo de rotas logísticas com algoritmo de busca heurística Elias Vidal Bezerra Junior 1 1 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação CIN/UFPE.

Leia mais

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema Interação Humano Computador Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA Estilos de Interação todas as formas como os usuários se comunicam

Leia mais

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário ÍNDICE Manter Apólice... 3 Incluir Apólice... 4 Alterar Apólice... 6 Excluir Apólice... 8 Consulta de Apólice... 10 Importar Layouts... 11 Exportar Layouts... 11 Importar arquivo de fatura... 12 Gerar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 2 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO Nesta aula serão apresentados e discutidos os conceitos de Processo de desenvolvimento de software e ciclo

Leia mais