Evitar e controlar as substâncias tóxicas Podemos forçar as empresas a limparem o que poluíram Custos escondidos e quem os paga...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evitar e controlar as substâncias tóxicas... 450 Podemos forçar as empresas a limparem o que poluíram... 451 Custos escondidos e quem os paga..."

Transcrição

1 Evitar e controlar as substâncias tóxicas Podemos forçar as empresas a limparem o que poluíram Custos escondidos e quem os paga Poluição do ar Monitoria da poluição do ar História: A brigada do balde Produção limpa Pequenos negócios mais limpos História: Produção mais limpa nos curtumes História: Um exemplo de produção limpa Eliminação não segura de resíduos tóxicos História: O Projecto de Reservas de Africa Comércio de produtos tóxicos História: Peguem no vosso lixo tóxico e vão-se embora História: Um jogo pela saúde Acordos internacionais sobre a eliminação de resíduos tóxicos Actividade: Jogo das cobras e escadas

2 Parem a poluição Comunidades contra a poluição Não consigo respirar À medida que aprendemos mais sobre os perigos dos químicos tóxicos na nossa saúde e no nosso meio ambiente, cada vez mais pessoas se estão a organizar para prevenir os danos, e para descobrir formas mais saudáveis e mais sustentáveis de produzir as coisas. Os negociantes, os líderes governamentais e alguns cientistas tentam justificar os perigos da poluição tóxica, dizendo que uma certa quantidade de risco é aceitável como o preço a pagar pelo desenvolvimento e o progresso (para podermos ter electricidade, cuidados médicos, transportes, computadores, etc.). Mas o que eles não nos dizem é que é possível ter estes benefícios de formas que sejam seguras, para as pessoas e para o meio ambiente (ver página 458). Em vez de aceitar riscos desnecessários, podemos escolher promover a produção segura de alimentos, produtos fabricados e energia, ao mesmo tempo que prevenimos a poluição tóxica, tanto quanto possível.

3 Prevenir a exposição à poluição tóxica começa com o princípio da precaução (ver página 32), que significa pensar no perigo que uma acção ou um produto podem causar antes os fazer ou usar. Embora possamos tomar decisões pessoais e comunitárias para evitar causar tantos danos quanto possível, também precisamos de exigir que os negociantes e os nossos governos ponham a saúde a longo prazo, de todas as pessoas, ricas e pobres, e do meio ambiente, antes do lucro das empresas e do lucro pessoal. Muitas das coisas que fazemos todos os dias afectam a forma como nós e os outros estamos mais ou menos expostos às substâncias tóxicas. Há algumas exposições diárias que não conseguimos controlar através de decisões pessoais. Mas há algumas exposições que podemos limitar, fazendo escolhas que ajudam a mantermo-nos, às nossas famílias e às nossas comunidades, mais seguros e saudáveis. As escolhas pessoais levam muitas vezes à acção comunitária, uma vez que rapidamente podemos ver como é impossível qualquer pessoa controlar sozinha os danos que enfrentamos, causados pelos produtos tóxicos. Para parar os danos causados pelas substâncias tóxicas, precisamos do seguinte: Aprender e ensinar os outros sobre o que são os produtos tóxicos e como é que as substâncias tóxicas podem causar danos. Leia este livro, fale com as pessoas e aprenda com as organizações que disponibilizam informação sobre substâncias tóxicas. Escolas, centros de saúde, locais de trabalho, centros comunitários e as nossas casas podem ser lugares para educar a comunidade sobre os produtos tóxicos e a saúde (para uma actividade de discussão comunitária sobre substâncias tóxicas, ver página 468). nas nossas casas, no abastecimento da água, nos bairros, nos locais de trabalho, nas escolas e na região. Para avaliar os impactos da poluição tóxica na nossa comunidade, faça uma caminhada pelo lixo (ver página 391), faça uma avaliação de saúde (ver página 500) ou crie um grupo para monitorar a poluição (ver página 456). Fique longe das fontes conhecidas de substâncias tóxicas. Reduza o uso de produtos tóxicos descobrindo alternativas mais seguras para produtos de limpeza (ver página 373) e usando formas não tóxicas de controlo de pragas (ver páginas 296 a 301, e 366). Controle os produtos tóxicos planeando um programa comunitário de resíduos sólidos (ver página 396), protegendo os pontos de água (ver página 75) e trabalhando para deslocar os negócios ou actividades tóxicos para longe dos lugares onde se produzem alimentos e zonas públicas, como por exemplo parques. Garanta que os materiais tóxicos não são guardados, usados ou libertados dentro ou perto do lugar onde vivem as pessoas. Trabalhe para garantir que sobretudo as crianças, os velhos, os doentes e as mulheres grávidas ou a amamentar não estão expostos a substâncias tóxicas.

4 Não podemos escolher o ar que respiramos, a água que bebemos ou os materiais com que o nosso patrão nos faz trabalhar, e muitas vezes não podemos saber a que é que estamos expostos nos alimentos que comemos ou nos produtos que usamos. Por isso, precisamos de organizar os negócios e os governos para que reduzam o uso de substâncias tóxicas e a ameaça de poluição tóxica. Muitas pessoas a trabalharem juntas, partilhando a crença de que alguma coisa é demasiado perigosa, têm o poder de fazer a mudança. A responsabilidade da poluição tóxica é sobretudo das indústrias Os químicos com que poluidoras, como por exemplo as trabalhamos fábricas de produção de electricidade, estão a fazernos doentes. as manufacturas, as indústrias de extracção de petróleo e minério, enquanto o fardo de viver com a poluição tóxica e limpá-la recai habitualmente sobre as pessoas que vivem perto do problema. Algumas comunidades têm sido capazes de mudar esta responsabilidade e mostrar que se uma indústria ou empresa específica cria um problema deve resolvê-lo e comprometer-se com práticas seguras (para conhecer histórias de comunidades que forçaram as empresas a limpar o que poluíram, ver páginas 344, 465, 483 e 521). O governo é responsável por proteger as pessoas em relação à poluição. Mas as empresas poderosas e as instituições financeiras internacionais pressionam os governos para que se libertem ou ignorem os regulamentos sobre o uso de substâncias tóxicas. É preciso muita pressão comunitária para que os governos criem e façam cumprir leis que protegem as pessoas, sobretudo nos países que lutam por atrair empresas que invistam neles. Mas as campanhas comunitárias podem forçar a mudança das leis (ver páginas 417, 465, 466, 473 e 480), bem como usar as leis ambientais existentes (ver Apêndice B). A empresa podia usar menos químicos tóxicos e dar-nos melhor protecção Muitas indústrias desenvolveram formas de substituir materiais e métodos de produção tóxicos por outros que são mais sustentáveis e que causam menos danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Ver página 458 para mais informação sobre métodos de produção limpos e formas de influenciar as empresas a adoptarem-nos. No fundo, há demasiado consumo pelos ricos. Uma grande parte da solução passa por diminuir o consumo e a produção de resíduos, usando o suficiente mas não demasiado. Mas a empresa não admite que estes químicos são um problema. Cabenos a nós fazermos a empresa levar a nossa segurança a sério.

5 Muitas indústrias que produzem e usam materiais tóxicos dizem às pessoas que os seus materiais e produtos são seguros e necessários. Mas isto não é verdade. Muitos químicos e produtos que as pessoas antigamente pensavam que eram seguros e necessários, como por exemplo o plástico PVC, a gasolina com chumbo ou os pesticidas, são agora conhecidos como causadores de grandes danos. E para muitos químicos tóxicos existem alternativas mais seguras, se a indústria tentar descobri-los e usá-los. O desenvolvimento industrial tem muitos custos escondidos sob a forma de danos ao meio ambiente e de problemas de saúde para as pessoas. Estes custos escondidos são habitualmente pagos pelas pessoas que precisam de viver com os danos das substâncias tóxicas e não pelas indústrias que causam estes danos. Permitir que estes custos sejam desligados das empresas envolvidas em actividades que propagam substâncias tóxicas é uma maneira de elas protegerem e aumentarem os seus lucros. Estes lucros são muitas vezes muito grandes, certamente suficientemente grandes para apoiar práticas mais seguras e a protecção da saúde das pessoas. As pessoas que sofrem os piores efeitos da poluição industrial são habitualmente os trabalhadores das indústrias poluidoras. Também são afectados aqueles que vivem perto dessas indústrias e que não podem mudarse para lugares menos poluídos. Muitos problemas de saúde causados por substâncias tóxicas não podem ser curados (ver Capítulo 16). Por isso, mesmo quando alguém pode pagar tratamentos caros, e a maior parte de nós não pode, os estragos feitos à nossa saúde são muitas vezes permanentes. A verdadeira solução é proibir o uso de materiais muito tóxicos e regulamentar, rigidamente, o uso de substâncias tóxicas que são necessárias e que não têm substitutos mais seguros. As indústrias têm que pagar o custo de encontrarem alternativas mais seguras e protecções melhores para os trabalhadores, as comunidades e os consumidores em todo o lado. Embora as indústrias sejam responsáveis por fazer e usar químicos tóxicos e resíduos tóxicos, cada um de nós, independentemente de viver numa pequena aldeia ou numa grande cidade, é afectado pelo ciclo global de produção e resíduos. Sejam os sacos de plástico que são usados pelas pessoas em todo o mundo (ver página 389) ou as muitas substâncias e métodos de produção tóxicos que fazem parte da produção de um único computador, carro ou telefone móvel, cada um de nós está ligado a um ciclo mundial de produção tóxica e de resíduos tóxicos.

6 METALURGIA EMPRESA QUÍMICA EMPRESA DE ELECTRÓNICA EMPRESA DE PLÁSTICOS LIXEIRA DE RESÍDUOS TÓXICOS LIXEIRA COMUNITÁRIA As poluem o ar, a água e o solo com químicos tóxicos e metais pesados. Para mais informação sobre refinarias, ver página 513. As libertam metais pesados como o mercúrio e o chumbo (ver páginas 338 e 368) e toxinas como a dioxina (ver página 341). As de todos os tipos podem causar poluição, mas podem melhorar usando métodos de produção limpos (ver página 458). As deixam passar químicos para o solo e para a água subterrânea, causando problemas graves durante muitos anos. Os libertam químicos tóxicos para o ar, para a água e para o solo (ver página 423). As, como por exemplo as fábricas de curtumes, cromados, roupas e baterias, podem causar poluição e problemas de saúde graves, tanto para os trabalhadores como para as pessoas que estão perto dessas indústrias (ver páginas 459 a 464). As causam poluição devastadora, desde radiações a dioxinas, e deixam resíduos perigosos que podem durar muitas gerações.

7 O ar é poluído quando fica contaminado com gases venenosos e pequenas partículas de poeira. A maior parte da poluição do ar é causada pela queima de (petróleo, carvão, gasóleo e gasolina) para fazer funcionar motores, fábricas e centrais eléctricas (ver página 526). O vento e a chuva podem transportar a poluição do ar para longe do lugar onde ela foi criada. Isto causa problemas de saúde às pessoas em todo o lado. Habitualmente, a poluição do ar é pior nas cidades, nas zonas industriais, nas zonas baixas ou nas áreas rodeadas por montanhas, e nos lugares onde o ar fica bloqueado e não se desloca bem. A poluição do ar pode conter metais pesados, como o mercúrio e o chumbo (ver páginas 337 a 340, e 368 a 370), POPs (ver página 340) e outros produtos químicos tóxicos como o dióxido de enxofre. Se você estiver a fazer monitoria da poluição do ar, é útil saber quais os produtos químicos que existem no ar. Mas lembre-se de que é habitualmente mais útil saber como proteger-se e à sua comunidade dos danos causados pela poluição do ar do que saber exactamente o que é que existe no ar. A poluição do ar causa problemas de saúde graves, incluindo muitos cancros e doenças respiratórias (ver páginas 330 a 331). A poluição do ar causa chuva ácida que estraga as florestas, os pontos de água e os edifícios, bem como os nossos pulmões. Além disso, a poluição do ar é uma das principais causas do aquecimento global (ver página 33).

8 A monitoria da poluição do ar é um método usado por uma comunidade durante uma campanha contra uma empresa ou indústria poluidora. A monitoria permite que muitas pessoas participem na campanha e permite construir uma base de provas que podem ser usadas para pressionar as empresas ou indústrias a deixarem de poluir. Monitorar ou verificar a poluição do ar começa com os seus sentidos e o seu bom senso. Para saber qual o efeito que a poluição do ar está a ter na sua comunidade, peça às pessoas que façam um registo do que cheiram, vêem, ouvem, provam ou sentem. Quanto mais pessoas fizerem isto, mais possibilidade a comunidade vai ter de identificar e parar a poluição. Algumas comunidades fazem a monitoria do ar usando um método simples e de baixo custo chamado a brigada do balde. Um balde de plástico de 20 litros, com uma válvula e um saco especial, são usados para colher amostras de ar. Ao abrir a válvula quando há uma emissão de substâncias tóxicas, ou em qualquer altura em que o ar está especialmente poluído, uma pequena quantidade de ar é sugada para dentro do saco. O saco é então retirado do balde e enviado para um laboratório, para descobrir quais os químicos que contém (ver secção de Recursos). Fazer com que a amostra de ar seja testada por um laboratório é a parte mais cara da brigada do balde. A maior parte dos países não tem laboratórios que possam ou queiram testar a amostra de ar adequadamente, por isso, pode ser necessário enviá-la para a Europa ou para os Estados Unidos. Algumas comunidades fazem recolha de dinheiro para uma brigada do balde indo de porta em porta ou realizando danças, festas ou encontros em casa. Muitas comunidades usam a brigada do balde junto com outras actividades de organização comunitária, como por exemplo entrevistas e estudos. Elas também informam os meios de comunicação social e o governo sobre as emissões tóxicas e tentam forçar as refinarias e outras indústrias poluidoras a usarem equipamento seguro e a reduzirem as emissões.

9 Durban, na África do Sul, é uma cidade rodeada por refinarias de petróleo e oleodutos, uma grande área de armazenamento de produtos químicos, fábricas de produtos químicos, têxteis e papel e aterros tóxicos. Todos os dias, as pessoas de Durban estão expostas a elevados níveis de poluição do ar, poluição da água e a todos os problemas de saúde que resultam da exposição constante aos químicos tóxicos. Os acidentes industriais, as fugas dos tanques de armazenamento e os oleodutos avariados são comuns, causando incêndios e destruição dos pântanos vizinhos e dos recursos de água subterrânea. Em 1999, um grupo chamado GroundWork formou-se para ajudar as pessoas de Durban a monitorar a poluição do ar. Usando o método da brigada do balde, a comunidade começou a testar o ar para descobrir substâncias tóxicas sempre que havia um sinal de gás, uma explosão ou uma emissão tóxica. Depois, enviaram os sacos cheios de poluição do ar para um laboratório nos Estados Unidos para serem testados. Os testes de laboratório descobriram níveis elevados de tóxicos, incluindo dióxido de enxofre, óxido de azoto e benzeno. Os resultados dos testes a amostras de ar recolhidas perto de uma escola mostraram que as crianças estavam expostas a níveis de poluição tão altos como se elas estivessem todos os dias, durante todo o dia, numa auto-estrada movimentada. 7 de Novembro de a Libertação de tóxico notificada numa fabrica de químicos Os activistas mostraram os resultados dos testes ao governo e às indústrias poluidoras e também os anunciaram na rádio, nos jornais e na comunidade. A empresa petrolífera estatal disse que os testes não eram correctos e recolheu as suas próprias amostras de ar. Mas quando as suas amostras foram testadas, descobriram níveis de venenos ainda mais altos! O método da brigada do balde ajudou a criar um movimento nacional contra a poluição na África do Sul. Sob a pressão do movimento crescente de justiça ambiental, o governo aprovou a Lei da Qualidade do Ar em A cidade de Durban também criou o seu próprio sistema de monitoria do ar. Desde então, tem havido uma diminuição visível da poluição do ar. A brigada do balde ajudou os membros da comunidade a sentirem-se mais fortes, mais corajosos e mais capazes de desafiarem as indústrias poluidoras. Com este aumento de confiança, eles forçaram o governo a ouvi-los. Ainda há um problema grave de poluição na África do Sul. À medida que as fábricas de produtos químicos, as refinarias e os oleodutos envelhecem, aumenta o perigo de acidentes. Mas, combinando uma organização comunitária forte com uma ferramenta para recolher amostras de poluição tóxica, as pessoas de Durban sentiram-se mais seguras. E mostraram ao resto do seu país e ao mundo que as pessoas podem levar a indústria e o governo a assumirem a responsabilidade pela sua poluição. Residentes lutam por ai limpo

10 As fábricas de produtos químicos, as refinarias de petróleo e outras fábricas podem ter acidentes que libertam, de repente, grandes quantidades de químicos tóxicos. As refinarias também libertam gases tóxicos como parte da sua manutenção regular. Uma emissão tóxica pode ser parecida com uma nuvem de fumo ou um grande incêndio, ou pode ser simplesmente a libertação de um cheiro forte. Isto pode ser assustador. E também pode ser mortal. A curto prazo, há passos que as pessoas podem dar, durante e depois de uma emissão tóxica e derrame de químicos, para reduzir os danos (ver Apêndice A). A longo prazo, é preciso uma organização da comunidade para pressionar as indústrias e os governos a fazerem cumprir melhores normas de segurança. Conforme a situação e a rapidez com que você responde, por vezes é mais seguro ficar simplesmente dentro de casa. Noutras situações, é mais seguro deixar a área tão rapidamente quanto possível. Formação e um bom plano comunitário de emergência vão ajudá-lo a saber quando ficar e quando partir. Faça algum tipo de registo. Marque a hora do dia em que a emissão aconteceu e quanto tempo durou. Tome também nota de quaisquer cheiros estranhos, coisas que vê, reacções físicas (sensações no seu corpo) e reacções de outras pessoas e animais por perto. Esta informação pode ser útil mais tarde para tomar medidas comunitárias. Faça fotografias e vídeos, se for seguro fazê-los. Estes podem ser usados mais tarde no tribunal ou em campanhas. Se as pessoas ficaram expostas a substâncias químicas, ajude-as a irem imediatamente a um posto de saúde ou hospital. Contacte o governo local e os meios de comunicação social e conte o que aconteceu. Convoque uma reunião para informar todos na comunidade sobre o que aconteceu e para organizar uma resposta. Incentive os membros da comunidade a partilharem as suas experiências e sentimentos. Isto vai ajudar as pessoas a recuperarem do acontecimento e a criarem solidariedade na comunidade. Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira 14h25: Fumo branco da fábrica. Cheiro a ovos podres.

11 As tecnologias e os métodos existem para produzir e vender produtos sem causar poluição ou lixos tóxicos. A protege a saúde das pessoas e a saúde do meio ambiente. Uma fábrica de papel usa árvores, água, electricidade e produtos químicos como o cloro. Uma fábrica de papel com produção limpa reduz a poluição usando: Sobretudo papel reciclado e árvores de florestas geridas sustentadamente; Uma fonte de energia renovável (como a energia solar ou do vento), em vez de electricidade de combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão; Nenhum cloro ou outros químicos tóxicos; Tão pouca água quanto possível. A água é reutilizada várias vezes e depois é tratada para a tornar segura para voltar ao meio ambiente. A maior parte das indústrias pode usar um processo de produção limpa. O calor das fábricas pode ser usado para gerar electricidade e os resíduos de um processo podem, muitas vezes, ser usados como materiais noutro processo. A produção limpa pode reduzir os resíduos a quase nada. E como a produção limpa reutiliza materiais e energia, ela também poupa dinheiro. Mas, como as empresas habitualmente não pagam para limpar o que poluem ou prevenir a poluição e os danos que causam, elas precisam muitas vezes de ser forçadas, por pressão popular ou normas governamentais, para mudarem para métodos de produção mais limpos.

12 Quando os donos de negócios e os trabalhadores compreendem como é que os resíduos químicos e industriais podem prejudicá-los e a todos na comunidade, muitas vezes eles estão dispostos a fazer mudanças nos materiais e métodos de produção para reduzir os danos. Às vezes, contudo, é necessário pressionálos, tanto de formas positivas como negativas, para obter mudanças que vão beneficiar a saúde da comunidade. Há várias formas de influenciar os negócios a escolherem métodos de produção mais limpos. Os proibir ou regulamentar o uso de químicos tóxicos e os processos de produção perigosos; recusar-se a comprar produtos que sejam produzidos de formas prejudiciais; disponibilizar fundos para os negócios mudarem para métodos de produção limpos; cobrar menos impostos aos negócios que usem produção limpa e recolher mais impostos dos negócios que usem métodos prejudiciais. As educar-se a si mesmas, aos donos dos negócios e aos trabalhadores sobre os perigos das substâncias tóxicas e os benefícios dos métodos de produção limpos; boicotar (recusarse a comprar) produtos feitos por uma empresa as tintas Williams ou vendidos por um negócio que seja poluidor; informar outras pessoas sobre alternativas não tóxicas que podem substituir os produtos tóxicos; usar os meios de comunicação para denunciar práticas tóxicas e celebrar os sucessos dos negócios sustentáveis não tóxicos. Os aprender, seguir e fazer cumprir normas sobre o manuseamento seguro de substâncias tóxicas e introduzir medidas de protecções contra as substâncias tóxicas que lhes sejam favoráveis, nos seus contratos do sindicato. Tintas de luxo Williams Às vezes, os donos dos pequenos negócios não compreendem totalmente os danos que as substâncias tóxicas podem causar. Quando eles e os seus trabalhadores usam, guardam e deitam fora químicos tóxicos de maneiras não seguras, habitualmente só estão a tentar poupar dinheiro, tempo e trabalho. No fundo, muitos empresários vivem nas mesmas comunidades que estão a poluir e são amigos e vizinhos das pessoas afectadas. Ou podem conhecer métodos de produção limpos, mas sentem que não podem pagar o custo de fazer mudanças. Mas, com o passar do tempo, os custos elevados dos cuidados de saúde para os trabalhadores feridos e a limpeza ambiental por danos à comunidade vai muitas vezes acabar por fazer gastar mais tempo e dinheiro, em vez de os poupar. Quando os pequenos negócios mudam para práticas de produção limpas, eles benificiam toda a comunidade, e também o seu futuro como negócio, a tornarem-se mais sustentáveis. Aberto Tintas Williams contem chumbo Apoiem negócios limpos Boicotem NÃO as tintas venenosas

13 Muitas tintas para tingir tecidos são feitas com metais pesados e outros químicos tóxicos. Os resíduos do fabrico destas tintas são, muitas vezes, deitados nos cursos de água, enchendo-os com poluentes que são perigosos e difíceis de limpar. Os pequenos negócios na indústria de tinturaria podem reduzir os lixos perigosos, seguindo estas indicações: Evitar a maior parte das tintas tóxicas, como por exemplo as tintas azo e procurar alternativas mais seguras. As tintas azo, conhecidas por causarem defeitos de nascença, são habitualmente usadas na impressão, nos têxteis, na produção de papel, nos medicamentos e nas indústrias alimentares. Controlar a quantidade de substâncias tóxicas usadas. Reutilizar os subprodutos do tingimento como materiais para fazer outros produtos. Reutilizar a água das lavagens para fazer a próxima dose de tinta. Usar mangueiras de alta pressão para limpar e reduzir a quantidade de águas residuais. Pôr etiquetas nos materiais tóxicos e guardá-los em áreas seguras, longe dos cursos de água. As fábricas de curtumes que produzem couro usam grandes quantidades de água, sais e químicos tóxicos, como por exemplo diferentes formas de crómio. No fim do processo de curtimento das peles, estes químicos são muitas vezes deitados fora, como lixo, nos rios e outros cursos de água. Por causa disso, as comunidades à volta das fábricas de curtumes têm muitas vezes água de beber muito contaminada. A curto prazo, estes tóxicos podem causar bronquite, asma e outros problemas de respiração. A longo prazo, repetidas exposições às substâncias tóxicas podem causar defeitos de nascença e cancros. Algumas fábricas de curtumes usam métodos de produção não tóxicos ou menos tóxicos. Os métodos tradicionais de curtir usam partes dos animais para um curtimento mais seguro e mais limpo. Para as fábricas que usam crómio, há formas de recuperar e reciclar o crómio para que seja usado menos crómio e que menos deste crómio seja transformado em lixo. Isto reduz os custos e a poluição tóxica. A água usada nos banhos de curtimento pode ser reciclada e a água residual pode ser tratada para a tornar mais segura antes de ser deitada fora.

14 A cidade de Léon, no México, é famosa pelos seus sapatos de couro de grande qualidade. As fábricas de curtumes de Léon são pequenos negócios, importantes para a sobrevivência económica da comunidade. Infelizmente, as operações de curtimento costumavam deitar fora os resíduos químicos directamente nos cursos de água locais, causando doenças graves. Com o passar dos anos, Léon aprovou leis para regulamentar a poluição, mas as fábricas de curtumes quase nunca obedeciam a essas leis. Muitos donos de fábricas de curtumes pensavam que reduzir a poluição era demasiado caro e iria prejudicar o seu negócio. No entanto, quando milhares de pássaros morreram por causa da poluição num pântano perto de Léon, a organização local do comércio que representava as fábricas de curtumes começou a procurar formas de reduzir a poluição sem prejudicar o negócio. Foi então que ficaram a saber mais sobre a produção limpa. Nos anos seguintes, a organização do comércio ajudou as fábricas de curtumes a reduzirem a poluição e muitas fábricas mudaram as suas práticas. Elas não o fizeram só porque queriam proteger a água de beber local ou os pássaros migratórios. Elas fizeram-no porque viram que a produção limpa podia fazer poupar dinheiro e produzir couro de maior qualidade. As fábricas de curtumes de África e da Ásia trabalharam com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) para encontrarem maneiras diferentes de recuperarem e reutilizarem os químicos usados no curtimento das peles. O Projecto Produção Mais Limpa da UNIDO mostrou que mais de metade da poluição das fábricas de curtumes podia ser reduzida através do uso cuidado e eficaz dos recursos naturais usando quantidades mais pequenas e usando-as com mais cuidado. As fábricas de curtumes de Léon aprenderam com o projecto da UNIDO e começaram a praticar métodos de produção mais limpos. Primeiro, usaram um novo processo no qual mais crómio no banho de curtimento entrava em contacto com o couro e menos crómio acabava como resíduo. A seguir, uma enzima (produto natural que causa mudanças químicas) substituía os químicos perigosos usados para suavizar o couro. Algumas fábricas de curtumes que produziam couro de menor qualidade começaram a usar o curtimento vegetal em vez do curtimento com crómio, eliminando uma parte muito tóxica e cara do processo. As fábricas de curtumes que não conseguiram encontrar alternativa ao crómio começaram a reutilizá-lo, em vez de o deitarem fora depois da primeira utilização. O mesmo foi feito com as grandes quantidades de água cheia de químicos. Algumas fábricas construíram sistemas de tratamento de águas residuais para limparem a água e a reciclarem para reutilização, protegendo e preservando os recursos de água. Agora, os trabalhadores de couro de Léon conhecem a produção limpa. Quando você lhes perguntar porque é que usam estes métodos novos, eles podem dizer-lhe que é para proteger os cursos de água locais. Mas eles também lhe vão dizer que agora produzem couro de maior qualidade por um custo mais baixo do que antigamente.

15 As belas vistas dos montes de São Francisco, nos EUA, atraem muitos turistas de todo o mundo. O mesmo acontece com a variedade de alimentos servidos por muitos dos seus pequenos restaurantes. Mas, com muitos restaurantes, o óleo de cozinha usado tornou-se num problema, bloqueando os esgotos e custando dinheiro à cidade. A cidade requer que todos os restaurantes usem uma armadilha para a gordura, para impedir o óleo de entrar nos esgotos, mas esvaziar e limpar as armadilhas para a gordura é um processo caro. Muitos pequenos negócios são propriedade de imigrantes recentes que não têm dinheiro para isso. A Comissão dos Serviços Públicos de São Francisco, encarregada dos esgotos da cidade, decidiu que, em vez de cobrar grandes multas aos restaurantes por não eliminarem o seu óleo adequadamente, iria oferecer-lhes uma solução. Eles iriam recolher o óleo usado e usá-lo para fazer andar os autocarros da cidade! Quando o motor a gasóleo foi inventado, ele queimava combustíveis leves como o óleo vegetal. Mas, como o petróleo era barato e em abundância, e as empresas que o produziam eram poderosas, a maior parte dos motores a gasóleo passou a usar petróleo. Agora, com um problema grave de poluição e aquecimento global causado pelo petróleo, as pessoas estão a voltar ao óleo vegetal como um combustível mais limpo e menos caro. O óleo vegetal pode ser usado depois de fazer pequenas mudanças a um motor a gasóleo, ou o óleo pode ser transformado em biodiesel, que pode ser usado sem mudanças. Queimar biodiesel reduz drasticamente a poluição do ar que causa asma e cancro e não causa aquecimento global. Comparado com outros combustíveis, como o gás natural, o biodiesel também é mais barato. Fazer biocombustíveis através da reciclagem de óleo usado é diferente de produzir uma nova cultura só para fazer combustível. Mantém os resíduos fora dos esgotos e dá-lhes um novo uso. Para fazer a produção limpa funcionar, a Comissão de Serviços Públicos de São Francisco contratou falantes de várias línguas para visitarem os restaurantes e recolherem o óleo usado. Os donos dos restaurantes já não pagam para se verem livres do óleo e a cidade beneficia, tendo menos esgotos bloqueados e combustível mais barato para os seus autocarros. Agora, em vez de cheirar a trânsito, as ruas de São Francisco cheiram a comida frita. O que traz mais turistas do que nunca para os restaurantes locais.

16 As empresas que não usam métodos de produção limpos produzem muitas vezes grandes quantidades de resíduos tóxicos. Para algumas indústrias, como a indústria química e as indústrias de exploração mineira e petróleo, os resíduos tóxicos podem ser o seu maior produto! Como os resíduos tóxicos podem ser extremamente caros e difíceis de eliminar com segurança, é comum deitarem-se fora resíduos perigosos. E, sem grandes surpresas, esta eliminação de resíduos feita habitualmente acrescenta outra fonte de doenças ao fardo dos problemas de saúde enfrentados pelas pessoas nas comunidades pobres. Cada vez mais negócios estão a ser organizados para manter os produtos tóxicos fora dos lixos, reciclando uma parte ou a totalidade destes. Mas, até mesmo actividades amigas do ambiente como a reciclagem devem ser feitas com cuidado, para prevenir que os materiais tóxicos prejudiquem os trabalhadores e o meio ambiente. Garantir que as indústrias eliminam os resíduos com responsabilidade é apenas uma parte da solução. Para acabar verdadeiramente com o problema dos resíduos tóxicos, precisamos de mudar a forma como a indústria funciona. A única forma segura de eliminar resíduos tóxicos é, em primeiro lugar, deixar de os criar. As empresas e as agências de desenvolvimento promoveram pesticidas para os camponeses durante décadas como parte da solução para a fome. Mas muitos cientistas e camponeses reconhecem agora que os pesticidas criam mais problemas do que os que resolvem. Quem é que vai eliminar estes produtos químicos mortais? Como é que isso pode ser feito com segurança? Nos países ao longo de África, mais de toneladas de pesticidas e outros resíduos tóxicos não usados e não desejados são guardados em recipientes com fugas. Para limpar estas substâncias tóxicas e impedir que sejam deitados fora mais venenos, um grupo de agências governamentais e organizações internacionais formou o Programa de Reservas de África (ASP, na sigla inglesa). Os grupos do ASP têm diferentes ideias sobre como limpar os resíduos. Alguns dizem que a maneira mais fácil e barata é queimá-los. O Banco Mundial e vários governos estão a construir incineradores para o fazer. Outros grupos do ASP dizem que queimar os resíduos vai libertar mais venenos para o ar e água e sugerem métodos de eliminação mais seguros. A partir de agora, não há formas verdadeiramente seguras de destruir estes produtos químicos. Desenvolver métodos mais seguros vai ser mais caro do que queimar e vai levar tempo. À medida que o ASP trabalha para resolver este problema, os resíduos tóxicos estão ao vento e infiltram-se na água subterrânea. Estes venenos e as doenças que eles causam fazem parte da herança mortal das empresas químicas e das agências de desenvolvimento que os fizeram e que promoveram o seu uso.

17 As baterias de ácido de chumbo dos carros são habitualmente recicladas por causa dos metais que contêm. Na maior parte dos lugares, este não é um processo industrial organizado, mas é feito nas casas e nos quintais. A reciclagem de baterias cria poluição grave por chumbo, danificando a saúde e o meio ambiente. A exposição a curto prazo a níveis elevados de chumbo pode causar vómitos, diarreia, convulsões (ataques), coma ou mesmo morte (ver páginas 368 a 370). Nalguns lugares, as pequenas baterias caseiras são postas de lado e o pó preto de dentro delas é usado para fazer corantes, tintas e produtos de beleza. Este pó é muito venenoso e nunca deve ser usado para estes fins. Ele é feito de cádmio, chumbo, zinco, mercúrio e outros metais pesados tóxicos. Se o pó for usado, ele deve ser manuseado com luvas e máscara na cara e os resíduos devem ser eliminados com segurança. A melhor maneira de reduzir a exposição às toxinas nas baterias é que os produtores de baterias recolham as baterias usadas e garantam que elas são recicladas em condições de segurança. Alguns países têm leis que regulam a reciclagem segura de baterias. Produzir equipamento electrónico, como por exemplo computadores, televisões, telefones móveis e rádios, requer uma grande quantidade de recursos. O equipamento electrónico também contém muitas substâncias tóxicas, como por exemplo chumbo, cádmio, bário, mercúrio e retardadores de chamas (ver página 372), PCBs e plástico PVC (ver página 341). Muitas vezes, os produtos electrónicos acabam em aterros sanitários onde as substâncias tóxicas que eles contêm se infiltram na água subterrânea. Ou são desmontados e os materiais que contêm são reciclados, muitas vezes à mão, usando solventes perigosos. Isto causa problemas de saúde graves para as pessoas que fazem a reciclagem e transfere os materiais tóxicos para outros produtos que vão causar mais problemas de saúde mais tarde. A solução mais segura é exigir às empresas de produtos electrónicos que assumam a responsabilidade de reciclarem em segurança e redesenharem os seus produtos para que estes usem menos materiais perigosos e durem mais tempo. E as pessoas que compram e usam produtos electrónicos podem reduzir os resíduos perigosos mandando arranjá-los quando se avariam, em vez de os deitarem fora.

18 O é a exportação de um país para outro de resíduos tóxicos e materiais perigosos. Como muitas vezes os países ricos tentam deitar fora os seus resíduos em zonas distantes, e como os governos dos países pobres muitas vezes não têm poder para os impedir, o comércio de produtos tóxicos significa, na maior parte das vezes, que os países ricos e as comunidades ricas deitam fora os seus resíduos nos países mais pobres e nas comunidades mais pobres. Apesar de acordos internacionais para proteger a saúde e o meio ambiente, o comércio de produtos tóxicos faz parte dos negócios globais. Mesmos que eles sejam perigosos, os produtos como o tabaco, os pesticidas, os alimentos GM, o amianto, o gás com chumbo, os produtos electrónicos avariados e outros são habitualmente enviados dos países ricos para os mais pobres. Algum comércio de produtos tóxicos é proibido pela lei internacional (ver página 467). Mas, como muitos activistas de saúde e direitos humanos sabem, as leis só protegem as pessoas quando as pessoas se organizam para as fazer cumprir. O Khian Sea foi um barco carregado com toneladas de cinzas tóxicas incineradas da cidade de Filadélfia nos Estados Unidos, que deveriam ser deitadas fora em qualquer lugar fora dos Estados Unidos. Mas onde quer que ele fosse, as pessoas rejeitavam-no. Primeiro, o barco foi para as Bahamas, depois para a República Dominicana, mas estes países não aceitaram os resíduos. O barco navegou até às Honduras, às Bermudas, à Guiné-Bissau e às Antilhas Holandesas. Mas nenhum país queria as cinzas tóxicas. Desesperada por descarregar, a tripulação do barco mentiu em relação à sua carga. Às vezes diziam que as cinzas eram material de construção ou enchimento para estradas. Mas os activistas ambientais mantinham-se um passo à frente do barco, informando os países sobre o que realmente a cinza era. Ninguém queria esta carga, até que ela chegou ao Haiti. Aí, o governo apoiado pelos EUA deixou que as cinzas entrassem no país, agora chamadas de adubo toneladas de cinzas foram deitadas na praia na cidade de Gonaives, no Haiti. Passado pouco tempo, a indignação pública forçou os oficiais haitianos a admitirem que não estavam a receber adubo. Deram ordens para que os resíduos fossem devolvidos ao barco. Mas o Khian Sea já tinha desaparecido durante a noite. Durante 2 anos, o Khian Sea andou de país em país a tentar deitar fora as restantes toneladas de cinzas. A tripulação até foi obrigada a esconder o nome do barco. Mesmo assim, nenhum país foi enganado e obrigado a aceitar a carga. Mais tarde, um membro da tripulação testemunhou num tribunal, dizendo que a maior parte dos resíduos foram deitados no oceano Índico. No fim, toneladas de cinzas foram postas de volta num aterro em Filadélfia, graças a anos de esforços dos activistas.

19 Infelizmente, ignorar resíduos tóxicos não faz com que eles desapareçam. Quando novos projectos de desenvolvimento são iniciados nas cidades, habitualmente, as pessoas ficam excitadas com os novos mercados, casas, zonas de recreio e empregos que vão ser criados. Mas, sobretudo quando estes projectos são construídos em lugares onde houve uma fábrica ou uma base militar, as pessoas devem ter o cuidado de garantir que o próprio solo não se torna numa lixeira de resíduos tóxicos. E se se tornou, os resíduos tóxicos devem ser eliminados com segurança. Quando a cidade de San Diego, EUA, começou a construir um novo estádio, os fãs da equipa de basebol dos San Diego Padres ficou excitada. O novo estádio seria melhor para ver os jogos e a sua construção ia trazer empregos para a comunidade. Mas um estudo de impacto ambiental (EIA) mostrou que o projecto também teria maus efeitos no meio ambiente e na saúde das pessoas. O lugar proposto estava contaminado com químicos tóxicos. O plano pedia que o solo tóxico fosse escavado e queimado mesmo no meio da cidade. Os membros de um grupo local, a Coligação para a Saúde Ambiental (CSA), sabiam que isto iria causar problemas de saúde graves. Por isso, organizaram a comunidade para que exigisse uma alternativa. Os membros da CSA e da comunidade pediram aos responsáveis da cidade que rejeitassem o plano, mas a cidade negou-lhes esse pedido. A comunidade organizou então mais de 100 residentes para protestarem no local de construção. Quando os meios de comunicação locais relataram o assunto, parecia que o clube não se preocupava com os seus fãs. Em breve, os donos da equipa concordaram em descobrir outra forma de eliminarem o solo tóxico. A CSA também mostrou como é que o novo estádio iria causar um aumento no trânsito, na poluição do ar e na asma entre as crianças do bairro. Depois de muitas reuniões, a Coligação para a Saúde Ambiental ajudou a desenvolver novos planos de construção mais saudáveis. Até mesmo quando são organizadas reuniões públicas e produzidos estudos de impacto ambiental, isto não significa que um projecto vai estar livre de perigo. No caso do estádio de San Diego, os construtores queriam ir com o projecto avante, apesar de conhecerem o perigo de queimar solo tóxico e os problemas com os planos do estádio. Foi preciso um grupo organizado e dedicado estudar os relatórios, ir às reuniões e protestar nas ruas para levar o governo a reduzir os danos. Muitas pessoas em San Diego prestam atenção a cada jogo que os San Diego Padres jogam. Agora, eles podem apoiar a sua equipa e saber que ela não os fez ficarem doentes.

20 Durante anos, os países ricos da América do Norte e da Europa usaram a África, a Ásia, a América Latina e a Europa de Leste como lugares para lixeiras tóxicas, sem qualquer pressão legal para pararem. Finalmente, a acção comunitária nos países mais pobres, em conjunto com pressão de ambientalistas em todo o mundo, ganhou acções que resultaram em acordos internacionais que ilegalizaram o comércio de produtos tóxicos. O primeiro acordo foi a Convenção de Basileia sobre o Controlo dos Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e sua Eliminação (1992). Este acordo foi conquistado por causa dos activistas que seguiram o Khian Sea, o barco que viajou à volta do mundo tentando deitar fora a sua carga de cinzas tóxicas. Os países que assinaram a Convenção de Basileia concordam em tratar, reutilizar e eliminar resíduos tóxicos tão perto quanto possível do lugar onde eles são produzidos, em vez de os enviarem para outros países. Em 2001, 92 países assinaram a Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs, ver página 340). Esta convenção proíbe a produção e uso dos 12 POPs mais perigosos (chamados a Dúzia Suja ) e torna ilegal comercializá-los, excepto se o uso de um certo produto químico vai prevenir mais danos do que ele causa (como por exemplo o uso específico de DDT para controlar a malária, ver página 150). Um terceiro acordo foi aprovado em 2004: a Convenção de Roterdão sobre Consentimento com Informação Prévia. Isto requer que um país notifique e obtenha permissão de outro país quando quer exportar produtos químicos perigosos. Quando as pessoas conhecem e usam estes acordos, eles podem ser uma ferramenta importante para tornar o mundo mais saudável e mais justo. Mas há muitas maneiras de os países e as empresas darem a volta à lei. Para mais informação sobre formas de usar estas e outras leis internacionais nas suas lutas pela saúde ambiental, ver Apêndice B. Não deitem lixo sobre nós!

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

A minha missão é... Proteger o meu planeta!

A minha missão é... Proteger o meu planeta! A minha missão é... Proteger o meu planeta! Energia A energia que utilizas todos os dias não nasce nos eletrodomésticos lá de casa nem nos postes de iluminação da rua. É transformada a partir do petróleo,

Leia mais

A Grande Viagem do Lixo

A Grande Viagem do Lixo Olá! Eu sou a Clarinha a mascote da Lipor. Sempre que me vires, é sinal que alguém está a cuidar do ambiente e a aprender como viver num mundo mais limpo, mais verde. E tu? sabias que... Há 4 R s nossos

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem Projetos para a Sala de Aula O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft excel 97 Microsoft powerpoint 97 Microsoft publisher 97 Guia do Professor

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha.

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha. A Câmara Municipal procura ser um exemplo de bom desempenho ambiental. A gestão ambiental da autarquia promove, através de um conjunto de projectos, a reciclagem junto dos munícipes e dos seus trabalhadores.

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Substituição de Alarmes de Fumo

Substituição de Alarmes de Fumo Alarmes Funcionais Os Alarmes de Fumo Salvam Vidas A maioria dos incêndios fatais em residências acontece durante a noite, quando as pessoas estão a dormir. Contrariamente à crença popular, o cheiro do

Leia mais

Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde... 24 Criar instituições

Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde... 24 Criar instituições Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental......... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde...................... 24 Criar instituições comunitárias...........................................

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico. Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges

Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico. Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges Análise do Ambiente Externo processo de planejamento estratégico 1ª etapa

Leia mais

As fotos a seguir são tristemente verdadeiras...

As fotos a seguir são tristemente verdadeiras... As fotos a seguir são tristemente verdadeiras... Quem é responsável por enfrentar esta situação? Prefeitura? Entidades de defesa do ambiente?? Governo? Meios de comunicação? Cientistas? Organizações

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

O desastre com gás tóxico em Bhopal... 36 A luta pelos direitos e pela justiça... 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos corpos...

O desastre com gás tóxico em Bhopal... 36 A luta pelos direitos e pela justiça... 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos corpos... O desastre com gás tóxico em Bhopal.................................... 36 A luta pelos direitos e pela justiça........................................ 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS Conheça os personagens: Qualimestre: Ele está atento a tudo, sempre disposto a ensinar. Cuida do Canteiro de obras como fosse sua casa.

Leia mais

Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes. O consumismo de energia

Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes. O consumismo de energia Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes O consumismo de energia Consumo de Energia O consumo da energia no mundo está resumido na sua maioria pelas fontes tradicionais como o petróleo, carvão

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental?

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental? 1. Quais são as dimensões do Desenvolvimento Sustentável? 2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? a) Económica b) Social c) Ambiental d) Todas as anteriores a) Melhorar a nossa qualidade de vida

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Só você pode responder a esta pergunta.

Só você pode responder a esta pergunta. Sou um adicto? Tradução de literatura aprovada pela Irmandade de NA. Copyright 1991 by Narcotics Anonymous World Services, Inc. Todos os direitos reservados. Só você pode responder a esta pergunta. Isto

Leia mais

10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede

10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede 10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede Este é um artigo que a maioria das empresa de Marketing Multinível NÃO QUER que você leia, porque a maioria das empresas (e gurus do MMN) só quer ganhar dinheiro,

Leia mais

S1 Seiri Separar o desnecessário. Resultado esperado Um local de trabalho desimpedido. Definição Remover objectos não essenciais do local de trabalho

S1 Seiri Separar o desnecessário. Resultado esperado Um local de trabalho desimpedido. Definição Remover objectos não essenciais do local de trabalho S1 Seiri Separar o desnecessário Remover objectos não essenciais do local de trabalho 1. Tirar fotografias à área onde se inicia o projecto 5S; 2. Rever os critérios para separar os objectos desnecessários;

Leia mais

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l Viva Melhor! Campanha Institucional CAMPANHA VIVA MELHOR! Camisetas garrafa squeeze saco lixo para carro FOLHETO PROMOCIONAL CAMPANHA Viva Melhor! JUNTOS, PODEMOS CONSTRUIR UM CAMINHO MAIS SOLIDÁRIO E

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE Mudando o Planeta CONTEÚDO Cidadania Consciência Ambiental Ação Política Meio Ambiente COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competência: Ampliar

Leia mais

Ensine a Regra Aqui ninguém toca aos seus filhos.

Ensine a Regra Aqui ninguém toca aos seus filhos. 1. Ensine a Regra Aqui ninguém toca aos seus filhos. Cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual. Ajude a impedir que a sua criança seja uma vítima. Ensine-lhe a Regra Aqui

Leia mais

DE OLHOS NO FUTURO CRE8TIVE. A nossa vocação visa a reciclagem e conservação do meio ambiente.

DE OLHOS NO FUTURO CRE8TIVE. A nossa vocação visa a reciclagem e conservação do meio ambiente. DE OLHOS NO FUTURO 4U CRE8TIVE A nossa vocação visa a reciclagem e conservação do meio ambiente. A BELSERVICE Belservice é uma empresa de direito angolano, vocacionada na reciclagem e tratamento de todo

Leia mais

Combate as alterações climáticas. Reduz a tua pegada e muda o mundo!!

Combate as alterações climáticas. Reduz a tua pegada e muda o mundo!! Combate as alterações climáticas Reduz a tua pegada e muda o mundo!! O dióxido de carbono é um gás naturalmente presente na atmosfera. À medida que crescem, as plantas absorvem dióxido de carbono, que

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Hoje vamos falar de... ENERGIA

Hoje vamos falar de... ENERGIA Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS BARCOS À VELA SÃO

Leia mais

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58 Produto Pilha de zinco-ar Nome do modelo IEC Nominal Nominal Diâmetro Altura Peso Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

MODELOS DE PLANEAMENTOS E DE RELATÓRIOS DE COMERCIO JUSTO

MODELOS DE PLANEAMENTOS E DE RELATÓRIOS DE COMERCIO JUSTO MODELOS DE PLANEAMENTOS E DE RELATÓRIOS DE COMERCIO JUSTO Estes modelos podem ajudá-lo a cumprir com os requisitos da seção 4.1.1-4.1.10 sobre Potencial de Desenvolvimento e os requisitos de relatórios

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4651. ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS INGLESES Distrito 4651 Club Nº 53.309 Fundação 16-03-2000

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4651. ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS INGLESES Distrito 4651 Club Nº 53.309 Fundação 16-03-2000 PROJETO CIDADE LIMPA OBJETIVO: Conscientizar as pessoas da nossa comunidade bem como todos o visitantes da necessidade de manter limpa nossa cidade para preservarmos nosso planeta, recebermos nossos visitantes

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. REDUZIR REUTILIZAR RECUPERAR RECICLAR A redução deve ser adaptada por

Leia mais

Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida.

Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida. Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida. Plástico é Energia Esta cidade que você está vendo aí de cima tem uma população aproximada de 70.000 mil habitantes e

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL P 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL P Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Introdução Ao longo deste trabalho, vamos falar de um gravíssimo problema ambiental, A NIVEL MUNDIAL! que poucos ou quase ninguém

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR?

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? O NÚMERO DE PESSOAS AFETADAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EVITÁVEIS NÃO PÁRA DE AUMENTAR. AS CRIANÇAS E OS MAIS VELHOS SÃO OS MAIS ATINGIDOS. SÃO DOENÇAS

Leia mais

ÁGUA. Reciclagem das águas residuais

ÁGUA. Reciclagem das águas residuais Reciclagem das águas residuais ÁGUA A da água in situ (no local) oferece muitas oportunidades para racionalizar o consumo de água em nossas casas. Infelizmente, toda a água que utilizamos em casa e jardins

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa Do lixo ao valor O caminho da Logística Reversa O problema do lixo A sociedade, hoje, vive com um grande desafio: o lixo. Calcula-se que, por dia, no Brasil, são gerados 1 Kg de resíduos por habitante.

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

Projecto para a Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida

Projecto para a Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida Projecto para a Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida Ideias e soluções para um novo paradigma por Filipe Vilhena de Carvalho Causas para a falência do actual sistema:

Leia mais

SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental

SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental Resumo O papel que as empresas podem ter na promoção da sustentabilidade tem sido muito documentado mas se queremos criar um mundo

Leia mais

Mobilizar para a saúde ambiental... 12 A mudança leva tempo... 13 Actividades para aprender e mobilizar... 14 As mulheres precisam de uma voz...

Mobilizar para a saúde ambiental... 12 A mudança leva tempo... 13 Actividades para aprender e mobilizar... 14 As mulheres precisam de uma voz... Mobilizar para a saúde ambiental........................... 12 A mudança leva tempo................................... 13 Actividades para aprender e mobilizar........................ 14 As mulheres precisam

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br Nº 7-1ª edição Ano2013 Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogerio da Silva Arte e Execução: Lucas De Toni Reginatto Estagiário: Pedro

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Gustavo Rissetti 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) rissetti@inf.ufsm.br Resumo. Este artigo trata sobre

Leia mais

Os consumidores avaliarão as iniciativas de sustentabilidade das empresas

Os consumidores avaliarão as iniciativas de sustentabilidade das empresas MEDIA COVERAGE Low Carbon Technology Partnerships initiative Sao Paulo Roundtable, October 7, 2015 Os consumidores avaliarão as iniciativas de sustentabilidade das empresas Peter White, diretor do Conselho

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM Energia sustentável A ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Esta iniciativa pretende chamar

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor 31 de Março de 2004 PE 340.787/1-10 ALTERAÇÕES 1-10 Projecto de relatório (PE 340.787) Hans Blokland

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM?

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? 1. Matéria Bruta Representa a vontade de melhorar o 6. Reciclagem mundo e construir um futuro mais próspero. É o equilíbrio econômico, social e ambiental que garante a qualidade

Leia mais

CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO

CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO Com Facilidade E Rapidez Em Casa em 10 Práticos Módulos Traduzido Por Luís Filipe Gregório Aviso Legal: - O autor e editor deste ecurso bem como os materiais

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Olá, caros Alunos, Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre o Saneamento Básico, Um novo projeto desenvolvido aqui em nosso Município, chamado COMPLEXO ARAUCÁRIA

Leia mais

Eleição. para o Presidente da República

Eleição. para o Presidente da República Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as

Leia mais

O Brasil não quer Angra 3!

O Brasil não quer Angra 3! O Brasil não quer Angra 3! Errar é Humano Continuar no Erro é Diabólico! Crianças mortas em Chernobyl. Coalizão Brasileira contra as Usinas Nucleares O Three Mile Island (EUA), 1979: Vazamento. risco nuclear

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

DICAS VOLVO. Olho Vivo no Diesel. olá! nesta edição, vamos falar sobre a qualidade do combustível que você usa no seu Volvo!

DICAS VOLVO. Olho Vivo no Diesel. olá! nesta edição, vamos falar sobre a qualidade do combustível que você usa no seu Volvo! Veja outras dicas legais nos DICAS DA VOLVO: Número 2 - Manutenção das unidades injetoras E Número 12 - Direção econômica! Depois de tudo isso... Será que vale mesmo a pena economizar alguns centavos usando

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das ISO 14001 A4PT.QXD 8/31/99 4:52 PM Page 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Rockwell Automation está empenhada em aplicar os mais altos padrões de gestão ambiental mundial. É nossa política irmos além do mero cumprimento

Leia mais