Espectro solar e Manchas solares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espectro solar e Manchas solares"

Transcrição

1 Espectro solar e Manchas solares Alexandre Costa, Beatriz García, Ricardo Moreno União Astronômica Internacional Secundária Escola de Loulé, Portugal Universidade Tecnológica Nacional, Argentina Escola Retamar de Madrid, Espanha Alexandre Costa

2 Objetivos Comprender o que é o espectro do Sol. Comprender porque existe o espectro do Sol. Comprender o que são as manchas solares. Comprender a importância histórica do trabalho de Galileo sobre as manchas solares.

3 A Radiação Solar Toda a energía (luz, calor) que usamos chega-nos em primeira instância do Sol.

4 A Radiação Solar Essa radiação é criada no núcleo, a 15 milhões de graus e a uma pressão altíssima. É produzida a partir de reações nucleares de fusão.

5 H He 2 e 2 2 A Radiação Solar 4 protões (núcleos de H) fundem-se dando origem a um átomo de Hélio (fusão) H 4 2He +2e + +2ν+2γ A massa resultante é menor que a dos 4 protões iniciais, sendo a diferença transformada em energia: E=mc 2 A cada segundo, 600 milhões de toneladas de H transformam-se em 595,5 milhões de toneladas de He, e o resto converte-se em energia. O Sol tem tanta masa que, gastando-a a esse ritmo, durará milhares de milhões de anos.

6 A Radiação Solar Essa energía é transportada a uma velocidade de km/s. Demora 8 minutos a chegar à Terra.

7 Espectro Solar: Radiação O comprimento de onda, a frequência e a velocidade de propagação c, das ondas electromagnéticas, estão relacionadas através da equação: c

8 Espectro Solar: Radiação Espectro Electromagnético Gama Raios X Visível Infravermelho Rádio

9 Espectro Solar: Radiação A atmosfera terrestre é opaca à maioria das radiações

10 Radiação Solar: Polarização A radiação electromagnética ideal tem un perfil como o da figura. Há uma única direção de vibração para cada um dos campos eléctrico e magnético. Diz-se que a radiação está linearmente polarizada. A luz do Sol não tem nenhuma direção de vibração privilegiada.

11 Radiação Solar: Polarização A luz solar pode ser polarizada: Por reflexão. Fazendo-a passar por um filtro Polaroid. Quando dois filtros Polaroid têm as orientções de polarização paralelas, a luz passa através deles. Se as direções forem perpendiculares, a luz que passa pelo primeiro filtro fica bloqueada pelo segundo, pelo que não passa nenhuma luz.

12 Radiação Solar: Polarização DEMOSTRAÇÃO

13 Radiação Solar: Polarização Também se pode polarizar a luz por reflexão. Os óculos de sol polarizados, evitam reflexos. A polarização usa-se en fotografía, e em Engenharia, para ver tensões internas em materiais.

14 Actividade 1: Polarização da luz O ecrã de cristal líquido de um computador portátil emite luz polarizada. Observar o plano de polarização com óculos de sol polarizados. Alguns objetos giram o plano de polarização: fita cola sobre vidro. Observar as tensões internas numa peça de plástico transparente (caixa de CD).

15 A Estrutura do Sol Núcleo: 15 milhões de K Zona radiativa: 8 milhões de K Zona convectiva: K. Há convecção (movimento de matéria)

16 A Estrutura do Sol Fotosfera: Com uma temperatura K, é a superfície do Sol. Tem granulação de ~1000 km

17 A Estrutura do Sol Cromosfera: pradaria ardente, de K. Tem prominencias, (protuberâncias) e emissões de massa.

18 A Estrutura do Sol Coroa: vento solar, K. Só se vê nos eclipses.

19 A Estrutura do Sol

20 Manchas Solares Manchas escuras na fotosfera, a K em vez dos K. Zonas: Umbra (central) y Penumbra.

21 Manchas Solares

22 Manchas Solares Há fortes campos magnéticos associados a elas. São produzidas por afloramiento das linhas de campo magnético em forma de laço que sobem desde o interior.

23 Manchas Solares

24 Manchas Solares O número de manchas indica a atividade solar. Nº de Wolf = 10 G+F (G=grupos; F=nº total de manchas) Tem um ciclo de 11 anos. No ano de 2008 houve um mínimo que se prolongou mais que o normal.

25 Manchas Solares: Rotação Solar 21 de Novembro de Novembro de Novembreo de Novembro 1992 Fonte: Observatorio Astronómico da Universidade de Coimbra

26 Manchas Solares: Rotação Solar Servem para medir a rotação solar. Galileo com o seu telescópio foi o primeiro que as observou e calculou esse período. Rotação diferencial: 25 dias no ecuador e 34 dias nos polos.

27 Actividade 2: Determinação do período de rotação do Sol As observações do Sol devem-se fazer sempre por projeção, com um telescopio ou com binóculos. Nunca observar directamente.o Sol.

28 Actividade 2: Determinação do período de rotação do Sol Fazem-se as marcações das manchas durante varios días. Dia 1 Dia 4 Dia 6 Dia 8 Sobrepõem-se os pontos assinalados, e faz-se a projeção que permite medir o ângulo. Depois calcula-se o período P en dias. 360º º T t

29 Actividade 2: Determinação do período de rotação do Sol T 360º 7dias 92º 27,3dias

30 A Radiação do Sol O Sol é um grande reator nuclear. Produz fotões, cada um com uma frequência (cor) e uma energía de E=h A luminosidade (potência, en watt) do Sol é enorme: a cada segundo emite a mesma energia que bilhões de bombas atómicas. Essa energia transmite-se pelo espaço como uma bolha cada vez maior. A área superficial dessa bolha é 4 R 2. A uma distância R do Sol, a energia que atravessa em cada segundo 1 m 2 dessa superfície é dada pela equação: P 4 R 2

31 Actividade 3: Cálculo da Luminosidade do Sol A energia transmite-se de forma inversamente proporcional ao quadrado da distância. Se sabemos a distância ao Sol, podemos calcular a sua potência. Criamos um fotómetro com um mancha de óleo. Quando não se vâ a mancha, igualou-se a iluminação dos dois lados do papel, o que significa que chega a mesma energia aos dois lados, pelo que se tem: P1 P2 4 d 4 d

32 Actividade 3: Cálculo da Luminosidade do Sol Comparamos uma lâmpada de 100 W com o Sol, que está a 150 milhões de km (1, m), e calculamos P. 100W d 2 1 d P 2 2 O resultado deverá estar próximo de 3, W

33 Espectro Solar: OPACIDADE Os fotões são produzidos nas partes mais interiores do Sol, e interatuam com a matéria que é muito densa nessa zona. Um fotão produzido no núcleo do Sol pode demorar até 1 milhão de anos a chegar à fotosfera.

34 Espectro Solar: OPACIDADE As partes mais interiores do Sol são opacas (muitas interações, como num sólido). As partes mais exteriores são transparentes. Evidência: obscurecimento do limbo, no bordo o Sol é menos brilhante porque o percurso ótico na atmosfera é maior.

35 Actividade 4: Transparência e opacidade Transparente não é o mesmo que invisível.

36 Fuente: Deutsche Bundespost 1993 Espectros Em 1701, Newton usou um prisma e decompôs a luz solar em cores. Qualquer luz se pode decompôr con um prisma ou uma rede de difração. O que se obtém é o seu espectro.

37 Leis de Kirchhoff e Bunsen 1ª Lei - Um objeto sólido incandescente emite luz com espectro contínuo. 2ª Lei - Un gás rarefeito a alta temperatura produz lum espetro de emissão de riscas que dependem da composição química do gás. 3ª Lei - Um objeto sólido incandescente rodeado de um gás a baixa pressão produz um espectro contínuo riscas pretas a comprimentos de onda cujas posições coincidem com as da 2ª Lei.

38 Espectros

39 Espectros As linhas de emissão e de absorção são devidas a saltos de eletrões entre dois níveis de energía, que estão quantizados.

40 Espectro Solar: ESPECTRO DE ABSORÇÃO Em 1802, William Wollaston observou linhas negras no espectro solar. Em 1814, Joseph Fraunhofer estudou sistematicamente o espectro do Sol e detectou cerca de 700 linhas escuras. Joseph Fraunhofer

41 Espectro Solar: ESPECTRO DE ABSORÇÃO As linhas escuras são devidas aos gases na atmosfera solar. Podemos saber de que é composta a atmosfera do Sol sem necessidade de lá ir. Hoje há espectros de alta definição, com muitas mais linhas.

42 Radiação de corpo negro Quando um ferro se vai aquecendo, emite sequencialmente luz: Vermelha, amarela, Branca (após fundir), azulada.

43 Radiação de corpo negro Qualquer corpo negro emite luz em todos longitudes de onda. Ao ser aquecido há um máx em que a emissão é máxima. Estudando a radiação de um objeto longínquo, podemos saber a que temperatura está sem necesidade de ir até ele. Esse máx depende da temperatura T: máx 2, T Ley de Wien 3 (m)

44 Radiação de corpo negro O Sol tem um máx de 500 nm. Isso indica que a sua temperatura superficial é 5800 K.

45 Radiação de corpo negro O corpo humano tem uma temperatura de T = = 310 K. Emite o máximo de energia a máx = 9300 nm. Os dispositivos de visão noturna usam esses.

46 Dispersão da luz Ao entardecer, a luz atravessa mais atmosfera, e é mais alaranjada. Se a luz branca atravessa um gás com partículas grandes, todas as colores são dispersadas igualmente ou refletidas(nuvem branca). Se as partículas são de dimensão semelhante ao de alguns fotões, estes são dispersos e os otros não o são (dispersão de Rayleigh). Na atmosfera, os fotões azuis são mais dispersos que os vermelhos, e por isso chegam-nos de todas as direções: vemos o céu azul.

47 Actividade 5: Dispersão da luz É necessário de água com umas gotas de leite, um retroprojetor, um copo alto e uma cartolina negra con um furo do tamanho da base do copo. Primeiro observa-se a luz projetada sem água. Depois com um pouco de água leitosa e vai-se adiconando cada vez mais solução. A luz projetada vai avermelhando. Pelos lados do copo se vê a luz dispersa.

48 Muito obrigado pela sua atenção!

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 31 de Outubro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 31 de Outubro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 31 de Outubro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sol Massa 1,989

Leia mais

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica. O Sol. Rogério Riffel.

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica. O Sol. Rogério Riffel. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica O Sol Rogério Riffel http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm Dados gerais Maior objeto do sistema solar Diâmetro (da fotosfera): 1 391 980 km (100 X diâmetro da Terra)

Leia mais

Nossa Estrela: O Sol. Adriana Válio Roque da Silva. Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nossa Estrela: O Sol. Adriana Válio Roque da Silva. Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie Nossa Estrela: O Sol Adriana Válio Roque da Silva Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie O Sol Parâmetros físicos do sol Estrutura solar Evolução solar

Leia mais

Espetros contínuos e descontínuos

Espetros contínuos e descontínuos Miguel Neta, novembro de 2018 [Imagem: www.hdwallpapersinn.com] Espetro visível Espetro = decomposição/separação Com um prisma de vidro é possível observar a divisão da luz branca em várias cores. Este

Leia mais

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP.

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Composição Fonte de energia Estrutura e Helio-sismologia Atividade: manchas e flares Ciclo solar Sol Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210 Baseado nas notas de aula

Leia mais

O Sol e o seu interior

O Sol e o seu interior O Sol e o seu interior Laurindo Sobrinho 08 de fevereiro de 2014 SOHO, NASA, ESA 1 1 O interior do Sol Composição do Sol Elemento Numero % Massa % Hydrogen 92.0 73.4 Helium 7.8 25.0 Carbon 0.02 0.20 Nitrogen

Leia mais

Universidade da Madeira. O Sol. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. 1Grupo de Astronomia SOHO, NASA, ESA

Universidade da Madeira. O Sol. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. 1Grupo de Astronomia SOHO, NASA, ESA 1 O Sol (c) 2009/2014 da Universidade da Madeira SOHO, NASA, ESA 2 1 O interior do Sol Composição do Sol Elemento Numero % Massa % Hydrogen 92.0 73.4 Helium 7.8 25.0 Carbon 0.02 0.20 Nitrogen 0.008 0.09

Leia mais

O Sol e o seu interior

O Sol e o seu interior O Sol e o seu interior Laurindo Sobrinho 27 de outubro de 2012 SOHO, NASA, ESA 1 Composição do Sol Elemento Numero % Massa % Hydrogen 92.0 73.4 Helium 7.8 25.0 Carbon 0.02 0.20 Nitrogen 0.008 0.09 Oxygen

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Espectroscopia Rogemar A. Riffel Radiação de Corpo Negro Corpo negro: corpo que absorve toda a radiação que incide sobre ele, sem refletir nada; - Toda a radiação emitida pelo

Leia mais

CIAA Divisão de Astrofísica (DAS INPE) José Roberto Cecatto.

CIAA Divisão de Astrofísica (DAS INPE) José Roberto Cecatto. CIAA - 2011 Divisão de Astrofísica (DAS INPE) José Roberto Cecatto Email: jrc@das.inpe.br Nascimento Visão humana Estrutura: Interior e fonte de energia, Atmosfera (Camadas) Campos magnéticos do Sol Regiões

Leia mais

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante CONCEITOS GERAIS 01. LUZ Onda eletromagnética Energia radiante c = 300.000 km/s c = velocidade da luz no vácuo (01) Um raio laser e um raio de luz possuem, no vácuo, a mesma velocidade OBSERVAÇÕES Todas

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS

PROPRIEDADES FÍSICAS O SOL PROPRIEDADES FÍSICAS Definição: uma bola brilhante de gás mantida por sua própria gravidade e cuja energia é produzida por fusão nuclear no seu centro. O Sol é uma estrela típica, cai dentro do intervalo

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

Aula 6 O Sol: Estrutura e Geração de Energia. Alex C. Carciofi

Aula 6 O Sol: Estrutura e Geração de Energia. Alex C. Carciofi Aula 6 O Sol: Estrutura e Geração de Energia Alex C. Carciofi O Sol e sua família O Sol e outras estrelas Aulas 7 e 9... Sol visto em diversas faixas do espectro EM Ultravioleta 304 nm Ultravioleta 284

Leia mais

GAUMa Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. O Sol. O Sol. Laurindo Sobrinho. 01 de março de 2017 SOHO, NASA, ESA

GAUMa Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. O Sol. O Sol. Laurindo Sobrinho. 01 de março de 2017 SOHO, NASA, ESA Laurindo Sobrinho 01 de março de 2017 SOHO, NASA, ESA Composição do Sol é essencialmente composto por hidrogénio e hélio que são os dois elementos mais abundantes no nosso Universo e também os dois elementos

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira CLIMATOLOGIA Radiação solar Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Sistema Solar Componente Massa (%) Sol 99,85 Júpiter 0,10 Demais planetas 0,04 Sol x Terra massa 332.900 vezes maior volume

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Emissão da radiação pelas estrelas. Temperatura das estrelas. Tipos de espectros. Os espectros emitidos pelas estrelas. dos átomos dos elementos. APSA 4.

Leia mais

A espectroscopia e as estrelas

A espectroscopia e as estrelas Elementos de Astronomia A espectroscopia e as estrelas Rogemar A. Riffel Radiação de Corpo Negro Corpo negro: corpo que absorve toda a radiação que incide sobre ele, sem refletir nada; -Toda a radiação

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 26 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 26 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 26 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br A natureza da luz?

Leia mais

Universidade Junior 2017 Astronomia: Dos conceitos à prática aula 1

Universidade Junior 2017 Astronomia: Dos conceitos à prática aula 1 Universidade Junior 2017 Astronomia: Dos conceitos à prática aula 1 Jorge Filipe Gameiro Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Departamento Física

Leia mais

O espectro eletromagnético. Adaptado de

O espectro eletromagnético. Adaptado de O espectro eletromagnético Adaptado de http://blogs.edf.org/climate411/wp-content/files/2007/07/electromagneticspectrum.png Nossa Fonte de Luz: o Sol http://osoleasaude.blogspot.com/2007/05/radiao-solar.html

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Emissão da radiação pelas estrelas. Temperatura das estrelas. Tipos de espectros. Os espectros emitidos pelas estrelas. dos átomos dos elementos. Verificação

Leia mais

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ONDAS: Interferência construtiva e destrutiva Onda 1 Onda 2 Onda composta a b c d e A luz apresenta interferência: natureza ondulatória: O experimento de Young (~1800) Efeito

Leia mais

Sol. Jorge Meléndez, baseado nas aulas do Prof. R. Boczko IAG-USP

Sol. Jorge Meléndez, baseado nas aulas do Prof. R. Boczko IAG-USP Sol 18 08 11 Jorge Meléndez, baseado nas aulas do Prof. R. Boczko IAG-USP O Sol é apenas uma entre ~ 300 mil milhões de estrelas Sol Tamanho do Sol comparado a outras estrelas Sol Cecilia Payne PhD, 1925

Leia mais

Distribuição da radiação* ESPECTRO

Distribuição da radiação* ESPECTRO ESPECTROSCOPIA intensidade INFORMAÇÃO Distribuição da radiação* ESPECTRO Através do espectro de um objeto astronômico pode-se conhecer informações sobre temperatura, pressão, densidade, composição química,

Leia mais

Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1. Flavio D Amico estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato

Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1. Flavio D Amico estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1 Flavio D Amico damico@das.inpe.br estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato A Constelação de Orion e as 3 Marias super Betelgeuse:

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS

PROPRIEDADES FÍSICAS O SOL PROPRIEDADES FÍSICAS Definição: uma esfera brilhante de gás mantida por sua própria gravidade e cuja energia é produzida por fusão nuclear no seu centro. O Sol é uma estrela típica, cai dentro do

Leia mais

Aula 25 Radiação. UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica. Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez

Aula 25 Radiação. UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica. Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Aula 25 Radiação UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez REVISÃO: Representa a transferência de calor devido à energia emitida pela matéria

Leia mais

Mecânica Quântica. Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck

Mecânica Quântica. Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck Mecânica Quântica Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck...numa reunião em 14/12/1900, Max Planck apresentou seu artigo Sobre a teoria

Leia mais

CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA. Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino

CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA. Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino INTRODUÇÃO Estrelas mais importante fonte/sorvedouro de matéria na evolução

Leia mais

Evolução Estelar. Introdução à Astronomia Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF

Evolução Estelar. Introdução à Astronomia Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF Evolução Estelar Introdução à Astronomia 2015.2 Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF http://www.univasf.edu.br/~ccinat.bonfim http://www.univasf.edu.br/~alessandro.moises

Leia mais

Affordable & Efficient Science Teacher In-service Training

Affordable & Efficient Science Teacher In-service Training Affordable & Efficient Science Teacher In-service Training Financed partially by the European Commission under Comenius 2.1 Neither the Commission nor the Contractor nor the Partners may be held responsible

Leia mais

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS INFORMAÇÕES QUE SE DISPÕE SOBRE O UNIVERSO: ANÁLISE DIRETA: meteoritos que caem na Terra, amostras

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 O Sol Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP Luz & Radiação Roberto Ortiz EACH USP A luz é uma onda eletromagnética A figura acima ilustra os campos elétrico (E) e magnético (B) que compõem a luz Eles são perpendiculares entre si e perpendiculares

Leia mais

1. Qual das seguintes grandezas NÃO é vectorial? A Aceleração B Força C Temperatura D Velocidade

1. Qual das seguintes grandezas NÃO é vectorial? A Aceleração B Força C Temperatura D Velocidade República de Moçambique Física Ministério da Educação Exame Extraordinário 12ª Classe / 2013 Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências 120 Minutos Esta prova contém 40 perguntas com 4 alternativas

Leia mais

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2010 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA A 2.a PROVA 2012/1 - TURMA C - Profa. Maria de Fátima Saraiva

Leia mais

Espectroscopia do Visível

Espectroscopia do Visível Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Espectroscopia do Visível Relatório da Atividade Experimental Curso de Ciências da Arte e do Património

Leia mais

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS. Maria do Anjo Albuquerque

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS. Maria do Anjo Albuquerque RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS Maria do Anjo Albuquerque 19.Outubro.2010 Tínhamos visto que as estrelas são muitas vezes classificadas pela cor e, consequentemente, pelas suas temperaturas, usando uma escala

Leia mais

Energia Emitida pelo Sol

Energia Emitida pelo Sol Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Berenice Helena Wiener Stensmann Energia Emitida pelo Sol Do Sol a Terra recebe algo como a energia de 10 bilhões

Leia mais

A FÍSICA ONTEM E HOJE

A FÍSICA ONTEM E HOJE PIBID FÍSICA EDIÇÃO A FÍSICA ONTEM E HOJE NOVEMBRO DE 2015 LUZ A ESPECTROSCOPIA [PAG 2] O EFEITO FOTOELÉTRICO [PAG 3] POLARIZAÇÃO DA LUZ [PAG 4] O ANO INTERNACIONAL E AS TECNOLOGIAS A BASE DE LUZ [PAG

Leia mais

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Sensoriamento remoto 1 Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Súmula princípios e leis da radiação eletromagnética radiação solar conceito de corpo negro REM e sensoriamento

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel 1 Extinção Atmosférica A atmosfera é praticamente

Leia mais

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da Eliminatória Regional 13 de Abril de 2012 15:00 (Portugal Continental e Madeira) 14:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as

Leia mais

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS SABEMOS Que a temperatura das estrelas está relacionada com a sua cor As estrelas são muitas vezes classificadas pela cor e, consequentemente, pelas suas temperaturas, usando

Leia mais

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013 Curso de Iniciação à Astronomia e Astrofísica do Observatório Astronómico de Lisboa Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso Janeiro e Junho de 2013 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso.............................

Leia mais

Sol. Prof. Jorge Meléndez AGA205

Sol. Prof. Jorge Meléndez AGA205 Sol 18 08 11 Prof. Jorge Meléndez AGA205 O Sol é apenas uma entre ~ 200 mil milhões de estrelas 10-4 10-2 1 10 2 10 4 10 6 Luminosidade (Sol = 1) SOL 30 000 20 000 10 000 5000 3000 2000 Temperatura (K)

Leia mais

A ESTRELA SOL: Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Vera Jatenco Pereira

A ESTRELA SOL: Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Vera Jatenco Pereira A ESTRELA SOL: TÓPICO 4 PARTE I Vera Jatenco Pereira 4.1 Introdução 4.2 Características Gerais 4.3 A estrutura Interna do Sol 4.4 A Estrutura da Superfície do Sol: Fotosfera 4.4.1 Espectro de Absorção

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta:

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta: 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 1 Expansão

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2013

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 04: Luz Alexandre Zabot Índice Dualidade onda-partícula Onda eletromagnética Espectro eletromagnético Efeito Doppler Corpo negro Átomo de Bohr e a luz Leis de Kirchhoff para a luz

Leia mais

EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação

EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo salta de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). e - e - + n 2, E 2 n 1,

Leia mais

Observar o Universo. astropartículas astronomia e física de partículas

Observar o Universo. astropartículas astronomia e física de partículas Observar o Universo astropartículas astronomia e física de partículas Sofia Andringa, LIP-Lisboa O que sabemos do Universo? São Tomé e Príncipe, Setembro 2009 Da Terra, vemos o Sol, a luz reflectida na

Leia mais

Física B Extensivo V. 1

Física B Extensivo V. 1 Física B Extensivo V. Resolva Aula Aula 2.0) a) V b) V c) F.02) 45 2.0) a) P ponto objeto impróprio P 2 ponto imagem real b) P ponto objeto real P 2 ponto imagem virtual 2.02) D Aula 3 3.0) E 3.02) E d

Leia mais

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica 1.0 Definições Raios de luz Linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz. Conjunto de raios de luz Feixe

Leia mais

13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da final nacional PROVA TEÓRICA 25 de maio de 2018 Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões. As primeiras 6 questões são de escolha

Leia mais

A LUZ PRECIOSO BEM PARA OS ASTRÔNOMOS

A LUZ PRECIOSO BEM PARA OS ASTRÔNOMOS A LUZ PRECIOSO BEM PARA OS ASTRÔNOMOS A Astronomia vive quase que exclusivamente da luz captada dos objetos celestes. É através da luz por eles emitida, refletida ou absorvida que tiramos informações sobre

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA:

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA: ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 0.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 200/20 NOME: Nº: TURMA: AVALIAÇÃO: Prof.. A energia eléctrica pode ser produzida em centrais termoeléctricas. Nessa produção há perdas de

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. 1. INTRODUÇÃO: 1.1. O SOL 1.1.1. Noções gerais

Leia mais

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Estrutura da Matéria Aula 4: Radiações clássicas E-mail da turma: emufabc@gmail.com Senha: ufabcsigma https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Radiações Clássicas 1899-1900: Rutherford e Villard

Leia mais

Física 3 Óptica Geométrica Livro 1 Aula 01

Física 3 Óptica Geométrica Livro 1 Aula 01 Física 3 Óptica Geométrica Livro 1 Aula 01 MENU 1 Introdução 2 Características da luz 3 Espectro eletromagnético 4 Dispersão da luz branca 5 Conceitos básicos 6 Classificação das fontes de luz 7 Classificação

Leia mais

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H.

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H. ESPECTROSCOPIA II A relação da luz com as linhas espectrais O que acontece se átomos de H forem bombardeados por fótons? R. Existem três possibilidades: 1) a maioria dos fótons passa sem nenhuma interação

Leia mais

Lentes de Bordos Finos

Lentes de Bordos Finos Lentes de Bordos Finos Geralmente convergentes, ou seja, convergentes quando n lente >n meio. -O meio que envolve a lente geralmente é o ar, menos refrigente que o vidro. Lentes de Bordos Grossos Geralmente

Leia mais

Abril Educação Ondas sonoras e luminosas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Ondas sonoras e luminosas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Ondas sonoras e luminosas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Explique a diferença entre reflexão difusa e especular. Questão 2 O que são qualidades fisiológicas do

Leia mais

A fonte Solar de Energia da Terra

A fonte Solar de Energia da Terra A fonte Solar de Energia da Terra A energia solar é criada no núcleo do Sol quando os átomos de hidrogênio sofrem fusão nuclear para hélio. Em cada segundo deste processo nuclear, 700 milhões de toneladas

Leia mais

O Espectroscópio de Rede de Difração Fundamentos e Aplicações

O Espectroscópio de Rede de Difração Fundamentos e Aplicações O Espectroscópio de Rede de Difração Fundamentos e Aplicações Introdução Em 1814, o físico alemão Joseph von Fraunhofer repetiu o experimento clássico de Newton ao passar um feixe de luz do Sol através

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 5: astrofísica estelar 09/07/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 5: astrofísica estelar 09/07/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 5: astrofísica estelar 09/07/2011 Propriedades fundamentais das estrelas Formação estelar Evolução estelar Estágios finais das estrelas Estrelas: o que são? Enormes

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2015

Leia mais

Programa. Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC

Programa. Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC SFI 5800 Espectroscopia Física SCM5770 - Caracterização de Materiais por Técnicas de Espectroscopia Programa Prof. Dr. José Pedro Donoso

Leia mais

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Qual é a nossa principal fonte de energia? ( SOHO ) Solar and Heliospheric Observatory Image of the Sun Obtained on September

Leia mais

Aulas 1 a 3. Introdução à Ótica Geométrica

Aulas 1 a 3. Introdução à Ótica Geométrica Aulas 1 a 3 Introdução à Ótica Geométrica Ótica Geométrica Análise de um fenômeno óptico: Fonte de Luz emite Luz Que se propaga em um Meio óptico E atinge um Sistema óptico Que é responsável Formação da

Leia mais

Física IV - Laboratório. Espectroscopia

Física IV - Laboratório. Espectroscopia Física IV - Laboratório Medida dos comprimentos de onda da luz. Robert Wilhem Bunsen e Gustav Kirchhoff investigaram a radiação emitida pela matéria sólida ou gasosa através da elevação da temperatura

Leia mais

Radiação Eletromagnética (II) Sandra dos Anjos IAG/USP

Radiação Eletromagnética (II) Sandra dos Anjos IAG/USP Radiação Eletromagnética (II) Espectro Solar Modelos Atômicos Absorção e Emissão de Fótons A Natureza da Formação de Linhas Espectrais Composição Química dos Astros Propagação da Luz Intensidade da Radiação

Leia mais

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 3361 Processos de Transferência de Calor 180 AULA 1 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA A radiação térmica é a terceira e última forma de transferência de calor existente. Das três formas,

Leia mais

Por uma escola livre do SIDA

Por uma escola livre do SIDA Abuso Sexual nas escolas Não dá para aceitar Por uma escola livre do SIDA República de Moçambique Ministério da Educação Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências ESG / 2014 Exame de Física

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ÓPTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 10/10/2016 1

PRINCÍPIOS DA ÓPTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 10/10/2016 1 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA 10/10/2016 1 O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar. A luz do Sol percorre a distância de 150 milhões de quilômetros com

Leia mais

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - Tecnologia em Óptica e Optometria Óptica Oftálmica aula 3

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - Tecnologia em Óptica e Optometria Óptica Oftálmica aula 3 Observação: O presente texto é destinado a profissionais que necessitam somente das informações básicas relativas a alguns conceitos da óptica física que se aplicam à área de óptica oftálmica, por isso

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. 1. INTRODUÇÃO: 1.1. Um rápido olhar na relação

Leia mais

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP 2018 Introdução Métodos espectrométricos Abrangem um grupo de métodos analíticos

Leia mais

As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem.

As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem. Radiação As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem. O espetro eletromagnético é o conjunto de todas as radiações eletromagnéticas. Radiação A transferência

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Correcção do Teste de Avaliação Sumativa Nome: Nº de Aluno: Turma: Classificação: Professor: 1ªParte (Versão

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Parte 2. Prof a. Giselle Blois. Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica

QUÍMICA. Química Orgânica. Parte 2. Prof a. Giselle Blois. Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica QUÍMICA Química Orgânica Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica Parte 2 Prof a. Giselle Blois ISOMERIA ÓPTICA Conceitos necessários: - Luz natural e luz polarizada; - Como

Leia mais

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15 7. Campo Magnético 7.1 - Campo magnético de uma corrente elétrica 7.2 - Linhas de força 7.3 - Fluxo magnético e indução magnética 7.4 - Campo magnético de uma espira 7.5 - Lei de Ampère 7.6 - Campo magnético

Leia mais

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Conceitos Básicos de Óptica Geométrica FRENTE 2 MÓDULOS 1, 2 E 3 Introdução Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA FRENTE 2 MÓDULOS 1, 2 E 3 INTRODUÇÃO Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz Outline 1 Dualidade onda-partícula 2 Onda eletromagnética 3 Espectro eletromagnético 4 Efeito Doppler 5 Corpo negro 6 Átomo de Bohr e a luz 7 Leis de Kirchhoff para a luz 8 Efeitos da Atmosfera na luz

Leia mais

CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA VIDA E MORTE DAS ESTRELAS MÓDULO: CA VME. Rui Jorge Agostinho.

CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA VIDA E MORTE DAS ESTRELAS MÓDULO: CA VME. Rui Jorge Agostinho. CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA VIDA E MORTE DAS ESTRELAS MÓDULO: CA VME Rui Jorge Agostinho Outubro de 2017 Conteúdo Este curso destina-se a qualquer pessoa interessada

Leia mais

Caracterização de uma radiação electromagnética

Caracterização de uma radiação electromagnética Caracterização de uma radiação electromagnética Todas as radiações electromagnéticas são caracterizadas pela sua frequência e comprimento de onda. A frequência é o número de vezes que uma onda se repete

Leia mais

Eclipses Solares e Lunares. Roberto Ortiz EACH/USP

Eclipses Solares e Lunares. Roberto Ortiz EACH/USP Eclipses Solares e Lunares Roberto Ortiz EACH/USP Eclipses A palavra procede do grego, que significa desaparecimento. Os eclipses podem ser solares ou lunares. Eclipses solares Ocorrem quando há o alinhamento

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO ESTELAR:

CLASSIFICAÇÃO ESTELAR: CLASSIFICAÇÃO ESTELAR: TÓPICO 2 AS ESTRELAS NÃO SÃO IGUAIS Jane C. Gregório Hetem 2.1 Espectros Estelares 2.2 A ordem dos tipos espectrais 2.3 Comparando as diversas categorias de estrelas 2.4 O tamanho

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 23 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RADIAÇÃO CONTATO INDIRETO 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Por propriedade ótica subentende-se a reposta do material à exposição à radiação eletromagnética e, em particular, à luz visível.

Leia mais

Professora Bruna CADERNO 1. Capítulo 4. Fenômenos Ópticos: Refração, Absorção e Dispersão da Luz

Professora Bruna CADERNO 1. Capítulo 4. Fenômenos Ópticos: Refração, Absorção e Dispersão da Luz CADERNO 1 Capítulo 4 Fenômenos Ópticos: Refração, Absorção e Dispersão da Luz FENÔMENOS ÓPTICOS No capítulo anterior demos início ao estudo dos fenômenos ópticos. Um fenômeno óptico ocorre quando a luz

Leia mais

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP.

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Composição Fonte de energia Estrutura e Helio-sismologia Atividade: manchas e flares Ciclo solar Sol Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210 Baseado nas notas de aula

Leia mais

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP.

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Composição Fonte de energia Estrutura e Helio-sismologia Atividade: manchas e flares Ciclo solar Sol Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210 Baseado nas notas de aula

Leia mais