Técnicas de Levantamento de Requisitos Aula 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Levantamento de Requisitos Aula 1"

Transcrição

1 MBA em Gestão de Software Técnicas de Levantamento de Requisitos Aula 1

2 Agenda Introdução Conceitos Tipos de Requisitos Processo de Engenharia de Requisitos Princípios para Bons Requisitos Exercícios

3 Introdução No desenvolvimento de projetos de software nos deparamos com vários problemas como: Uma grande empresa inicia um projeto de desenho e construção de um sistema de integração de seus escritórios ao redor do mundo. Ao final do desenvolvimento, após dois anos e aproximadamente $10 milhões gastos, os escritórios recusamse em usar o produto porque o sistema não atendia às necessidades ou expectativas dos usuários. Em outro caso, Uma empresa líder no desenvolvimento de software ganha um contrato para realizar um projeto para um cliente importante. Mais tarde, a gerência desta empresa que ganhou o projeto fica surpresa quando o especialista informa que, de acordo com os verdadeiros requisitos do cliente, o escopo do projeto simplesmente dobrou.

4 Standish Group Um projeto bem sucedido é: completado no tempo, dentro do orçamento e com todas as funcionalidades. 3 tipos de projetos: Sucesso: dentro do prazo, dentro do orçamento e com todas as funcionalidades Problemáticos: acima do prazo, acima do orçamento e com menos funcionalidades Fracasso: cancelado antes de completar e nunca implantado

5 Fatores que contribuem para o fracasso dos projetos 1. Falta de interação do usuário 2. Requisitos e especificações inconsistentes e/ou incompletas 3. Mudanças nos requisitos e especificações 4. Falta de apoio da alta gerência 5. Incompetência tecnológica 6. Falta de recursos 7. Expectativas não realistas 8. Objetivos não claros 9. Projeção de tempo não realista 10. Novas tecnologias

6 O que é um requisito?

7 O que é um requisito? São objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema, que definem as diversas propriedades do sistema.

8 Conceitos - Requisitos Definição [IEEE Software Engineering Standards, 1987] Uma condição ou capacidade necessária para um usuário resolver um problema ou alcançar um objetivo, ou Uma condição ou capacidade que deve estar presente em um sistema para satisfazer um contrato, especificação, padrão ou outro documento formalmente imposto ao projeto.

9 Conceitos Requisitos [Sommerville] Requisitos do Usuário Declarações, em linguagem natural e também em diagramas, sobre as funções que o sistema deve fornecer e as restrições sob as quais deve operar. Escrito para os clientes. Requisitos do Sistema Estabelecem detalhadamente as funções e as restrições do sistema. O documento de requisitos, chamado de especificação funcional, pode servir como um contrato entre cliente e desenvolvedor.

10 Como descrever os requisitos? Linguagem utilizada Linguagem natural, informal apropriada para os requisitos do usuário e do sistema. Linguagens gráficas, semi-formais apropriada para os requisitos do sistema. Linguagens formais apropriada para uma especificação formal de software em métodos formais. A especificação dos requisitos deve ser: Completa deve descrever tudo o que é necessário. Consistente não deve haver conflitos e contradições. Não-ambígua não deve levar a interpretações diferentes por desenvolvedores e usuários.

11 Tipos de Requisitos Requisitos funcionais Como o próprio nome indica, apontam as funções que o sistema deve fornecer e como o sistema deve se comportar em determinadas situações. Requisitos não funcionais Propriedades ou qualidades globais de um software, como manutenibilidade, usabilidade, desempenho, custos. Descrevem restrições sobre as funções oferecidas, tais como restrições de tempo, de uso de recursos, etc.

12 Requisitos Funcionais Descrição das diversas funções que clientes e usuários querem ou precisam que o software ofereça. Exemplos: "o software deve possibilitar o cálculo dos gastos diários, semanais, mensais e anuais com pessoal". "o software deve emitir relatórios de compras a cada quinze dias. "os usuários devem poder obter o número de aprovações, reprovações e trancamentos em todas as disciplinas por um determinado período de tempo.

13 Requisitos não Funcionais - Categorias Usabilidade Tempo de treinamento desejado para um usuário normal e um usuário máster se tronarem produtivos em determinada operação. Tempo de duração desejado para determinada operação no sistema. Ajuda on-line, documentação do usuário e material de treinamento. Confiabilidade Disponibilidade percentual de tempo do sistema disponível, horas de uso, números de acesso Tempo de correção tempo permitido para indisponibilidade do sistema após a ocorrência de uma falha.

14 Requisitos não Funcionais - Categorias Desempenho Tempo de resposta para uma transação Capacidade (número de usuários ou transações concorrentes que o sistema deve suportar) Suportabilidade Padrões de codificação Convenções de nomenclatura Bibliotecas de classes Outros (design, físicos, interface)

15 Requisitos Não Funcionais Exemplos: "a base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usuários autorizados". "o tempo de resposta do sistema não deve ultrapassar 30 segundos". "o software deve ser operacionalizado no sistema Linux. "o tempo de desenvolvimento não deve ultrapassar seis meses".

16 Conflitos entre Requisitos Não Funcionais Exemplo: Espaço máximo ocupado pelo sistema = 4MB. Utilização da linguagem Ada, para desenvolvimento de software crítico e em tempo real. Contudo, pode não ser possível compilar um programa Ada com menos de 4MB.

17 Priorização de Requisitos Essencial Requisitos sem o qual o sistema não poderá entrar em funcionamento. Importante Requisitos importantes, mas que não impedem o funcionamento do sistema. Desejável Requisitos que não impedem a entrada em funcionamento do sistema sem sua implementação, podendo ser disponibilizados por último.

18 Priorização de Requisitos Idealmente, a priorização deve ser feita: Pelos usuários/clientes Sem considerar questões técnicas Estima-se que pelo menos 1/3 dos itens na lista de características devem ser críticos.

19 O Processo de Engenharia de Requisitos O processo de descobrir, analisar, documentar, verificar / validar requisitos e gerenciar as mudanças é chamado de processo de engenharia de requisitos. Os processos de Engenharia de Requisitos variam muito de uma organização para outra, mas, de maneira geral, a maioria deles é composta das seguintes atividades: Levantamento (ou Descoberta ou Elicitação ou Extração) de Requisitos. Análise de Requisitos. Especificação ou Documentação de Requisitos. Verificação e Validação de Requisitos. Gerência de Requisitos

20 Processo de Engenharia de Requisitos - RUP

21 Processo de Engenharia de Requisitos Entrevistas Levantamento Qustionários JAD Observação Validação Informação certificada Lista de problemas Ações corretivas Brainstorming Documento Análise Analisar o problema Identificação de requisitos Classificação de requisitos Especificação Descrição Problemas Restrições de Requisitos Produtos Gerência de Requisitos

22 1 - Levantamento (ou Descoberta ou Elicitação ou Extração) de Requisitos Fase do desenvolvimento de um sistema em que se identificam o que os utilizadores pretendem do sistema a ser desenvolvido. Nesta fase, os usuários, clientes e especialistas de domínio são identificados e trabalham junto com os engenheiros de requisitos para descobrir, articular e entender a organização como um todo, o domínio da aplicação, os processos de negócio específicos, as necessidades que o software deve atender e os problemas e deficiências dos sistemas atuais. Os diferentes pontos de vista dos participantes do processo, bem como as oportunidades de melhoria e restrições existentes, os problemas a serem resolvidos, o desempenho requerido e as restrições também devem ser levantados.

23 Consequências do Levantamento de Requisitos Por melhor que seja o levantamento, usuários podem ter reações diferentes ao ver o sistema rodando. Não há como garantir que todos os requisitos foram levantados.

24 Técnicas de Levantamento de Requisitos Questionários Entrevistas Observação in loco JAD Joint Application Development

25 Identificação de usuários e envolvidos Quem são os usuários do sistema? Quem é o cliente do sistema? Quem mais será afetado pelas saídas oferecidas pelo sistema? Quem avaliará e aprovará o sistema quando entregue? Quem irá manter o sistema? Alguém mais?

26 O Contexto Os envolvidos: Nem sempre sabem o que eles realmente querem Se expressam num vocabulário diferente dos desenvolvedores Podem ter requisitos conflitantes Não possuem da visão geral do processo Mudanças: Novos requisitos podem surgir durante o processo de levantamento/análise/especificação Novos envolvidos podem vir a participar do processo Podem haver mudanças externas ambiente ou regras de negócios

27 O Contexto Nem sempre o usuário... consegue descrever exatamente os procedimentos de seu trabalho (ele não foi treinado para isto) admite que não segue os procedimentos que são recomendados para uma atividade consegue expressar todos os caminhos alternativos de seu trabalho Funcionalidades do sistema muitas vezes não são intuitivas para os usuários... ou são consideradas muito óbvias e nem são comentadas Quando vêem o sistema em execução, melhoram sua percepção, e aí aparecem... requisitos novos

28 Problema x Solução Usuários não sabem exatamente o que querem ou sabem mas não são capazes de organizar suas idéias para explicar aos desenvolvedores. Usuários somente descobrem o que realmente querem quando os desenvolvedores lhes mostram algum resultado preliminar. Reconheça o usuário como o especialista da área e aprecie seu conhecimento; tente meios coletivos de identificação de requisitos. Gere protótipos rápidos antes de desenvolver o sistema propriamente dito, apenas para validação dos usuários.

29 Problema x Solução Os analistas acham que entendem melhor os problemas do usuário do que o próprio usuário. Dificuldades de comunicação entre usuários e desenvolvedores (mundos diferentes, culturas e termos distintos) ou as expectativas dos usuários não são facilmente compreendidas pelos analistas Aproxime o analista do usuário de forma que este verifique se seu conhecimento procede neste caso. Busque aprender sobre a área de conhecimento dos usuários

30 2 - Análise de Requisitos Análise do Problema Objetivo: entender o problema a ser resolvido antes de iniciar o desenvolvimento da aplicação. Atividades: Atingir acordo sobre a definição do problema. Identificar usuários e pessoas envolvidas, cujos julgamentos determinam o sucesso ou fracasso do sistema. Determinar as fronteiras do sistema. Compreender as restrições impostas à solução.

31 3 - Especificação de Requisitos Descrição objetiva, precisa e completa dos requisitos do software. A especificação de um requisito funcional deve determinar o que se espera que o software faça, sem a preocupação de como ele faz. Requisitos funcionais podem ser descritos por Diagramas de Casos de Uso UML. Requisitos não funcionais são descritos textualmente.

32 Especificação de Requisitos Requisitos não incluem informações de projeto custos, prazos, etc - (deixe isto para o plano de projeto). Requisitos também não devem incluir decisões de projeto linguagem, arquitetura, estratégia de armazenamento etc. Requisitos Projeto O que o sistema precisa fazer Como o sistema fará

33 4 - Verificação e Validação de Requisitos A verificação de requisitos avalia se o Documento de Requisitos está sendo construído de forma correta, de acordo com padrões previamente definidos, sem conter requisitos ambíguos, incompletos ou, ainda, requisitos incoerentes ou impossíveis de serem testados. Já a validação diz respeito a avaliar se esse documento está correto, ou seja, se os requisitos e modelos documentados atendem às reais necessidades e requisitos dos usuários / cliente.

34 Checklist de Validação Os requisitos foram definidos claramente? Podem ser mal interpretados? Existem outros requisitos relacionados a este requisito? Eles são notados através de matriz de rastreabilidade ou outro mecanismo? A documentação foi criada de modo a facilitar o entendimento e a referência ao requisito? Possui índice? Os requisitos não funcionais foram claramente especificados? Existem requisitos implícitos? Existem requisitos ambíguos?

35 Princípios para Bons Requisitos Utilize e mantenha um glossário. Garanta que os requisitos não conflitem e sejam objetivos. Redação clara é essencial. Descreva o que precisa ser feito. Evite descrever os aspectos computacionais de como o sistema completa uma tarefa. Os requisitos não devem especificar itens de projeto, como: A divisão do software em módulos. O fluxo de informação/controle entre módulos. As estruturas de dados selecionadas. Estas informações confundem o patrocinador e complicam a validação.

36 Princípios para Bons Requisitos Composição das frases: Sujeito: Identifique a pessoa ou o sistema que está sendo discutido. Predicado: Identifique a ação, o resultado desta ação e a pessoa ou sistema que receberão os resultados. Verbos: utilize verbos e palavras que não possam ter dupla interpretação. Exemplo: O sistema deve registrar um novo correntista em um arquivo texto, separado por vírgula, contendo o número e nome da conta corrente.

37 Princípios para Bons Requisitos Sinais de requisitos problemáticos: Termos genéricos: geralmente, usualmente, frequentemente, normalmente, tipicamente, como possível, aproximadamente. Termos relativos: rápido, flexível, adaptativo, intuitivo. Termos furtivos: poderia, deveria, talvez, pode, provavelmente. Uso de jargão : plug-in-play.

38 Princípios para Bons Requisitos Consistência: Um conjunto de requisitos é dito consistente se nenhum subconjunto destes requisitos entra em conflito com os demais requisitos do sistema. Exemplo de conflito: Se o sistema estiver no estado X, faça P. Se o sistema estiver no estado X, faça Q.

39 Princípios para Bons Requisitos Consistência: Nem sempre os conflitos são tão claros. Funcionários com mais de 65 anos devem receber um bônus de $1000. Funcionários com mais de 10 anos de empresa devem receber um bônus de $100. O que fazer na caso de funcionários com mais de 65 anos e 10 anos de empresa? Somar? Maior valor? Menor valor?

40 Princípios para Bons Requisitos Issues in Requirements Elicitation ports/pdf/tr12.92.pdf Software Requirements ftp://ftp.sei.cmu.edu/pub/documents/90.report s/pdf/cm19.pdf

41 Exercícios Resolver a lista de Exercícios Aula 1 Elaborar resumo para o artigo Gerência de Requisitos: O principal problema dos projetos de software (José Roberto Blashek)

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Análise de sistemas. Engenharia de Requisitos

Análise de sistemas. Engenharia de Requisitos Análise de sistemas Engenharia de Requisitos Análise de Requisitos Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar serviços requeridos para um sistema e suas restrições operacionais. 2 O que é

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

Levantamento, Análise e Gestão Requisitos. Aula 05

Levantamento, Análise e Gestão Requisitos. Aula 05 Levantamento, Análise e Gestão Requisitos Aula 05 Agenda Requisitos de Software Tipos de Requisitos: funcionais e não-funcionais Definição do escopo do problema Análise do problema Compreensão da necessidade

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

Especificação de Requisitos. Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar

Especificação de Requisitos. Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar Especificação de Requisitos Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar Especificação de Requisitos A principal tarefa do Analista de Sistemas e : descobrir o que um sistema devera fazer. A essas necessidades

Leia mais

Análise de Sistemas Aula 4

Análise de Sistemas Aula 4 Análise de Sistemas Aula 4 Prof. Emerson Klisiewicz Contextualização Aula 4 Gerenciamento de Requisitos Refinamento de Requisitos Aprovação de Requisitos Matriz de Rastreabilidade O Sucesso Clientes satisfeitos

Leia mais

ENGENHARIA DE REQUISITOS

ENGENHARIA DE REQUISITOS ENGENHARIA DE REQUISITOS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Contextualização Estudo realizado pelo Standish Group em 1995, envolvendo 350 companhias e 8.000 projetos

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Requisitos de Software Professor: Charles Leite Engenharia de requisitos Os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferece e as restrições

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação

MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho Email: daves.martins@ifsudestemg.edu.br Análise de Requisitos Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Aula 1.10 - Engenharia de Requisitos Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/27 Introdução A Engenharia

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Engenharia de requisitos Requisitos de Software Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders DCC / ICEx / UFMG Eng. de Requisitos: Atividades Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo Inclui quatro fases principais Estudo de viabilidade Elicitação (ou análise) de Especificação de Validação dos

Leia mais

Análise de Requisitos. Tema 4. Análise de Requisitos Profa. Susana M. Iglesias

Análise de Requisitos. Tema 4. Análise de Requisitos Profa. Susana M. Iglesias Análise de Requisitos Tema 4. Análise de Requisitos Profa. Susana M. Iglesias Análise e uma ponte entre a engenharia de sistemas e o desenho do software Engenharia de Sistema Análise de Requisitos de Software

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Prof.ª: Érika A. Barrado Analisar x Projetar Análise: significa investigar, descobrir ou desvendar algo; Consiste em encontrar o conjunto de requisitos para um dado software; Definida

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade DCC / ICEx / UFMG Eng. de Requisitos: Atividades Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo Inclui quatro fases principais Estudo de viabilidade Elicitação (ou análise) de Especificação de Validação dos

Leia mais

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES LIVRO ENGENHARIA FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES WILSON PADUA PAULA FILHO CAPÍTULO REQUISITOS 1 REQUISITOS TECNICO E GERENCIAL ESCOPO (RASCUNHO) CARACTERISTICAS 2 O que são Requisitos? São objetivos ou

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE CMP1280/CMP1250 Prof. Me. Fábio Assunção Introdução à Engenharia de Requisitos REQUISITOS Descrições do que o sistema deve fazer, os serviços oferecidos pelo

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Aula 4 Engenharia de Requisitos

Aula 4 Engenharia de Requisitos Aula 4 Engenharia de Requisitos O que são requisitos? O que é Engenharia de Requisitos? Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar os serviços e restrições. Engenharia de requisitos para

Leia mais

SOFTWARE REQUIREMENTS

SOFTWARE REQUIREMENTS SOFTWARE REQUIREMENTS Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 6 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos O que é um requisito? Pode variar de uma declaração abstrata de alto nível de um serviço ou de uma

Leia mais

21/09/2012. Elicitação de Requisitos. Projeto de Interface Homem- Máquina. Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima. Técnicas etipos de Requisitos

21/09/2012. Elicitação de Requisitos. Projeto de Interface Homem- Máquina. Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima. Técnicas etipos de Requisitos Elicitação de Requisitos Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Técnicas etipos de Requisitos 1 Processo de levantamento de requisitos Dificuldades 1) Cliente/usuário não

Leia mais

06/02/2014. Engenharia de requisitos. Requisitos de Software. Capítulo 6. O que é um requisito? Objetivos. Abstração de requisitos (Davis)

06/02/2014. Engenharia de requisitos. Requisitos de Software. Capítulo 6. O que é um requisito? Objetivos. Abstração de requisitos (Davis) Engenharia de requisitos Requisitos de Software O processo de estabelecer os serviços que o cliente requer a partir de um sistema e as restrições sob as quais ele opera e é desenvolvido. Os próprios requisitos

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 6 Slide 1 Objetivos Apresentar os conceitos de requisitos de usuário e de sistema Descrever requisitos funcionais

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos DCC / ICEx / UFMG Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Motivação Motivação Porque levantar Requisitos é importante? Motivação Porque levantar Requisitos é importante?

Leia mais

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 3 Agenda O processo de desenvolvimento de software Processo Unificado e as fases do Processo Unificado Requisitos

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A ENGENHARIA DE SOFTWARE Análise de Requisitos REQUISITO? Pode variar de uma declaração abstrata de alto nível de um serviço ou de uma restrição de sistema para uma

Leia mais

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI - DSI Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas Informação Estudo da viabilidade Engenharia de requisitos Desenho (Modelagem) Codificação Testes e Implantação Estudo da viabilidade Estudo preliminar

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: marcelosantos@outlook.com AULA 01 Análise de Requisitos Conceitos

Leia mais

Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A

Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A Prof. Rafael Oliveira rpaes@ic.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Rio Claro 2014 (Sem 2) Elicitação de requisitos

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DAI

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DAI Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2017 1 Especificação Desenvolvimento Validação Evolução 4 2 A funcionalidade do software e as restrições sobre sua operação

Leia mais

TLBD1. Análise e Levantamento de Requisitos. Prof. Robson Carvalho

TLBD1. Análise e Levantamento de Requisitos. Prof. Robson Carvalho TLBD1 Análise e Levantamento de Requisitos Prof. Robson Carvalho carvalho.ti@gmail.com Análise de Requisitos A Análise de Requisitos é a primeira atividade técnica no desenvolvimento do software, é a base

Leia mais

Engenheiros de software (algumas vezes conhecidos no mundo da TI como engenheiros de sistemas ou analistas ) e outros interessados no projeto

Engenheiros de software (algumas vezes conhecidos no mundo da TI como engenheiros de sistemas ou analistas ) e outros interessados no projeto ... definem tarefas que levam a um entendimento de qual ser ao impacto do software sobre o negócio, o que o cliente quer e como os usuários finais irão interagir com o software. (Pressman, 2011) Prof.

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade I - Engenharia de Requisitos Definição de Requisitos Tipos de Requisitos Processos de Engenharia de Requisitos - Levantamento ou elicitação 1 Processo de software Engenharia

Leia mais

Documento de Requisitos*

Documento de Requisitos* * Rosana T. Vaccare Braga *slides adaptados a partir do material da Profa Ellen Francine Barbosa Processo de Engenharia de Requisitos Documento de requisitos Processo de Engenharia de Requisitos Estudo

Leia mais

Engenharia de Requisitos 1 - Introdução

Engenharia de Requisitos 1 - Introdução Engenharia de Requisitos 1 - Introdução Pedro Campos Professor Auxiliar, Universidade da Madeira http://dme.uma.pt/pcampos - pcampos@uma.pt 1 Agenda Apresentação Equipa docente Definição de ER Bibliografia

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio Requisitos de Software e UML Básico Janaína Horácio janaina@les.inf.puc-rio.br Agenda Requisitos O que é? Objetivos? Atividades?... UML O que é? Modelos... Casos de Uso O que é? Componentes 2 Requisitos

Leia mais

Engenharia de Software.

Engenharia de Software. Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que é (Rational Unified Process)? É um modelo de processo moderno derivado do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS

Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS ENGENHARIA DE REQUISITOS - INTRODUÇÃO Para qualquer tipo de projeto, precisamos entender o que exatamente queremos e necessitamos. ENGENHARIA DE REQUISITOS

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 Requisitos do Sistema Introdução O que são requisitos de um software? Serviços (funcionalidades) de um software e restrições

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

ENGENHARIA DOS REQUISITOS

ENGENHARIA DOS REQUISITOS Apostila Estácio: Engenharia de Software de Roger S. Pressman. 6º Edição/2006 1 2 A engenharia de requisitos é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I

Análise e Projeto de Sistemas I Análise e Projeto de Sistemas I As falhas nos requisitos estão entre as principais razões para o fracasso de um software... 2º Bimestre (material 1) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 3º semestre

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

001 - Atividade de Engenharia de requisitos

001 - Atividade de Engenharia de requisitos 001 - Atividade de Engenharia de requisitos 1. [CESPE - 2013 - TRE] Assinale a opção que apresenta uma das finalidades da análise de requisitos. a) Gerar versões dos artefatos produzidos. b) Prover o ambiente

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.3 Processos da Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.3 Processos da Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.3 Processos da Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos O objetivo do processo de Engenharia de Requisitos é criar e manter

Leia mais

O Fluxo de Requisitos

O Fluxo de Requisitos O Fluxo de 1 Finalidade do fluxo de requisitos A finalidade deste fluxo é: Chegar a um acordo com o cliente e o usuário sobre o que o sistema deve fazer. Oferecer ao desenvolvedor um melhor entendimento

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O desenvolvimento de software envolve usuários, clientes e desenvolvedores. Avalie as seguintes afirmações

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software QUALIDADE DE SOFTWARE Princípios de Engenharia de Software Afinal o que é Software? Segundo o dicionário de Informática: Suporte lógico, suporte de programação. Conjunto de programas, métodos e procedimentos,

Leia mais

Requisitos. Silvério Sirotheau

Requisitos. Silvério Sirotheau Requisitos Silvério Sirotheau Requisitos O levantamento e análise de requisitos compõem uma parte decisiva da fase de concepção dentro UP. O analista pode e deve utilizar todas as informações disponíveis

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento com alta qualidade

Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento com alta qualidade Introdução a Requisitos Análise e Levantamento de Requisitos Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Engenharia de Software

Introdução à Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Imagem Clássica Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma visão sobre o que é a engenharia

Leia mais

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor Sistema de Controle de Pedidos SISCOP Estrutura Analítica do Projeto Versão 1.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 31/10/2010 1.0 Desenvolvimento da EAP Estrutura Analítica do Projeto Adriano

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Processo de Engenharia de Requisitos

Processo de Engenharia de Requisitos Processo de Engenharia de Requisitos Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br Slides originais elaborados por Ian Sommerville e adaptado pelos professores Márcio

Leia mais

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Etapa:Desenvolvimento de software Disciplina: Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação Professor: Lucas Topofalo Integrantes: Joel Soares de Jesus Luiz R. Bandeira

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software I 2013.2 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo

Leia mais

1. Conceitos Fundamentais

1. Conceitos Fundamentais 1. Conceitos Fundamentais a e os processos de planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação 2 planeamento informático planeamento informático análise organizacional organizar o planeamento avaliar

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software I 2017.2 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software Engenharia de Software Aula 02 Introdução a Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br ou disciplina.eduardo@gmail.com 7 Março de 2018 Bibliografia

Leia mais

Título PROCESSO LABES ESPECIALIZADO PARA DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA ESTRUTURADO. Projeto. Analista; Requisitos Funcionais Escopo; Cliente;

Título PROCESSO LABES ESPECIALIZADO PARA DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA ESTRUTURADO. Projeto. Analista; Requisitos Funcionais Escopo; Cliente; 1/8 1. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO Levantamento Requisitos Análise Requisitos Projeto Implementação Testes 1.1 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 1.1.1 Intificação Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais Escopo;

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia 1 Introdução 1.1 Escopo do documento Sugere-se aqui uma estrutura para a Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia (ERPM). Esta

Leia mais

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Uma representação abstrata e simplificada do processo de desenvolvimento software, tipicamente mostrando as principais atividades e dados usados na produção e manutenção de

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto OUTRAS TÉNICAS Prototipagem Protótipo tem por objetivo explorar aspectos críticos dos requisitos de um produto, implementando de forma rápida um pequeno subconjunto de funcionalidades deste produto. O

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

Introdução à Engª de Requisitos

Introdução à Engª de Requisitos Análise e Concepção de Sistemas de Informação Introdução à Engª de Requisitos Adaptado a partir de Gerald Kotonya and Ian Sommerville 1 Objectivos Introduzir as noções requisitos de sistema e processo

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

Processos de Engenharia de Requisitos

Processos de Engenharia de Requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Engenharia de Software (SCE-5764) 1º Sem. 2012- Prof. Paulo C. Masiero Introdução Objetivo: criar e manter um documento de requisitos. Quatro subprocessos: Avaliação

Leia mais

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura Engenharia de Software Projeto de Arquitetura O que já vimos? Introdução a Engenharia de Software Processos de Software Desenvolvimento Ágil de Software Engenharia de Requisitos Modelagem de sistemas (outra

Leia mais

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva Qualidade de Pacote de Software Avaliação do Sistema DreamWeaver Material preparado por Débora M. B. Paiva Visão Geral Introdução Definição dos Requisitos de Qualidade Preparação da Avaliação de Qualidade

Leia mais

Análise e Projeto de Sistema. Daniel José Ventorim Nunes (IFES Campus Cahoeiro)

Análise e Projeto de Sistema. Daniel José Ventorim Nunes (IFES Campus Cahoeiro) Análise e Projeto de Sistema Daniel José Ventorim Nunes (IFES Campus Cahoeiro) Objetivos Conhecer as etapas do projeto de desenvolvimento de software Desenvolvimento de software é uma atividade complexa

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Fabiano Papaiz IFRN Um Processo de Desenvolvimento de Software, ou simplesmente Processo de Software, é um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo

Leia mais

CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Tereza Gonçalves Kirner

CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Tereza Gonçalves Kirner CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Tereza Gonçalves Kirner Apresentação elaborada com base em: Hoffer, Jeffrey A., George, Joey F. Modern Systems Analysis and Design (Capítulo 1), Pearson,

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Ciclo de vida: fases x atividades

Ciclo de vida: fases x atividades Ciclo de vida Fase de definição Análise e Especificação Estudo de Viabilidade Estimativas Planejamento Fase de desenvolvimento Design Implementação e integração Verificação e Validação Fase de operação

Leia mais

Engenharia de Software. Arthur Mariano L NETO Aula 05

Engenharia de Software. Arthur Mariano L NETO Aula 05 Engenharia de Software Arthur Mariano L NETO Aula 05 Tópicos abordados Requisitos funcionais e não funcionais O documento de requisitos de software Especificação de requisitos Processos de engenharia de

Leia mais

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Diferentes conjuntos de etapas que envolvem métodos, ferramentas e procedimentos utilizados no desenvolvimento de software CiclodeVidaClássico Prototipação Modelo Espiral

Leia mais

Fatec. Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Requisitos de Software. Disciplina Teste de Software 3 Engenharia de Requisitos

Fatec. Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Requisitos de Software. Disciplina Teste de Software 3 Engenharia de Requisitos Fatec Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Teste de Software 3 Engenharia de Prof. Edson Saraiva de Almeida Fevereiro/2016 1 de Software de um sistema São descrições dos serviços fornecidos

Leia mais

Visão Geral Parte 2. Jair C Leite DIMAp/UFRN

Visão Geral Parte 2. Jair C Leite DIMAp/UFRN Visão Geral Parte 2 Jair C Leite DIMAp/UFRN Requisitos Objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema Condição ou capacidade necessária

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais