Gabarito - Internet - Navegando de maneira eficiente - 17/01/2014 AULA Com relação a Internet, podemos afirmar que:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gabarito - Internet - Navegando de maneira eficiente - 17/01/2014 AULA 01. 1 Com relação a Internet, podemos afirmar que:"

Transcrição

1 Gabarito - Internet - Navegando de maneira eficiente - 17/01/ Com relação a Internet, podemos afirmar que: AULA Ela é uma fantástica rede que além de conectar dispositivos eletrônicos também conecta pessoas. (Correta) 2- Largura de banda é o tráfego pela internet e sua velocidade depende do tamanho do cabo escolhido para conectar a Internet. (Incorreta) 3- Protocolo de Internet é o código usado entre duas ou mais máquinas em rede, para o encaminhamento de dados. (Correta) 4- Para utilizarmos a Internet, é preciso criar uma conexão. (Correta) 5- O protocolo mais utilizado é o TCP/IP que se divide em três camadas para garantir a integridade dos documentos. (Incorreta) 6- Nasceu durante a Guerra Fria, pois a defesa americana, queria dispor de um conjunto de comunicação militar entre seus diferentes centros. (Correta) Números de questões: Os Navegadores são softwares que nos possibilitam a busca por todos os recursos disponíveis pela Internet. (Verdadeiro) 2- O termo navegar surgiu pelo fato do Netscape Navigator ser o browser pioneiro, e que tomou conta do mercado. (Verdadeiro) 3- Para Navegar pela Internet, é necessário ter somente uma senha que é disponibilizada pela fornecedora deste serviço. (Falso) 3 1- Os endereços das páginas a serem visitadas, deverão ser digitados sempre sem acentuação e espaços. (Sim) 2- Antes de Navegar pela Internet, é necessário adicionar um site a Home page. (Não) 3- Para adicionar um site a Home page, devemos clicar no botão Exibir que é representado por uma estrela. (Não)

2 4 Com relação aos Links, podemos afirmar que: 1- São somente palavras destacadas em um texto. (Incorreta) 2- São somente palavras que quando clicadas, levam-nos a outra página/conteúdo do mesmo site que estamos. (Incorreta) 3- São somente imagens destacadas em um texto. (Incorreta) 4- São somente imagens que quando clicadas, levam-nos a outra página/conteúdo do mesmo site que estamos. (Incorreta) 5- São palavras ou imagens que quando clicadas, levam-nos a outra página/conteúdo do mesmo site que estamos. (Incorreta) 6- São palavras ou imagens que quando clicadas, levam-nos a outra página/conteúdo que pode ser do próprio site ou de outro. (Correta) Números de questões: Podemos abrir mais de uma guia em uma mesma janela do navegador com o intuito de facilitar a navegação. (Sim) 2- Histórico, é um recurso que encontramos somente no navegador Internet Explorer. (Não) 3- Os botões Voltar e Avançar nos auxiliam na navegação entre páginas que já foram visitadas anteriormente. (Sim) AULA O funcionamento de um é semelhante ao de um serviço postal, pois nos conecta ao mundo de uma forma rápida bastando ter um computador. (Não) 2- O funcionamento de um é semelhante ao de um serviço postal, pois nos conecta ao mundo de uma forma rápida bastando ter um computador conectado á Internet e uma conta em um provedor deste serviço. (Sim) 3- O funcionamento de um é semelhante ao de um serviço postal, pois nos conecta ao mundo de uma forma rápida bastando ter um computador e uma conta em um provedor deste serviço. (Não) 2 Pergunta: Ao criar uma conta, preenchemos um cadastro com vários dados, por isso não devemos nunca esquecer: 1- Nome de Usuário e Domínio (Incorreta) 2- Nome do Provedor e Senha de conexão da Internet (Incorreta) 3- Nome de Usuário e Senha (Correta) 4- Nome do Provedor e Domínio (Incorreta) 5- Nome do usuário e Nome do Provedor (Incorreta) 6- Nome do Provedor e Senha (Incorreta) Números de questões 6

3 3 1- Webmail é uma interface que a internet disponibiliza para gerenciar o correio eletrônico. (Verdadeiro) 2- Para ler um , é necessário acessar a pasta Recebidos e clicar sobre ele. (Falso) 3- Na pasta Entrada é o local em que todos os s recebidos ficam armazenados e eles são organizados por ordem de chegada. (Verdadeiro) 4 1- Ao excluir uma mensagem definitivamente, é possível visualizá-la ainda na pasta Lixeira. (Não) 2- Spam é um sobre algo que não solicitamos, normalmente enviado para várias pessoas e prejudiciais ao nosso computador. (Sim) 3- É possível adicionar um novo contato sem antes ter enviado algum para ele. (Não) 5 Pergunta: Com os recursos oferecidos pelo webmail podemos: 1- Realizar uma pesquisa colocando vários filtros para encontrar um em específico. (Sim) 2- Anexar qualquer tipo de arquivo a um , para isso basta clicar no ícone que o representa, ou seja, o sinal de +. (Não) 3- Salvar automaticamente os textos de nossas mensagens na pasta Rascunho, mas os documentos anexos não. (Não) 4- Configurar nosso para que ele envie uma mensagem aos nossos contatos quando estivermos de férias. (Sim) 5- Ao receber um documento anexo por visualizar ou baixar este arquivo e salvar em nosso computador. (Sim) 6- Dizer que a assinatura eletrônica tem que ser configurada a cada que formos enviar. (Não) Número de questões 6 AULA Para pesquisarmos na Internet, usamos uma ferramenta de busca. (Sim) 2- As pesquisas devem ser filtradas apenas por região. (Não) 3- Só podemos aplicar filtros utilizando a opção Pesquisa avançada. (Não) 2 Pergunta: O que devemos fazer para excluir um termo da pesquisa? 1- Colocar o termo após o sinal de subtração. (Correta) 2- Digitar excluir: e depois o termo indesejado. (Incorreta) 3- Apertar a tecla Delete e digitar o termo. (Incorreta) 4- Especificar o termo no campo nenhuma dessas palavras na Pesquisa avançada. (Correta) 5- Digitar o termo em Ferramentas de pesquisa. (Incorreta) 6- Apagá-lo dos links obtidos nos resultados. (Incorreta) Número de questões: Com o Google, fazemos apenas cálculos simples. (Falso) 2- É possível realizar vários tipos de conversões com o Google. (Verdadeiro) 3- Para fazermos conversões, só podemos utilizar a calculadora do Windows. (Falso)

4 4 Pergunta: Ao realizarmos uma busca por imagens, podemos utilizar os seguintes filtros: 1- Tamanho. (Correta) 2- Objetos. (Incorreta) 3- Iluminação. (Incorreta) 4- Sites. (Incorreta) 5- Tipo. (Correta) 6- Cor. (Correta) Número de questões 4 5 Pergunta: Quando usamos o Google Acadêmico, podemos encontrar os seguintes tipos de arquivos: 1- Teses, livros e resumos. (Verdadeiro) 2- Só artigos sobre áreas específicas da pesquisa. (Falso) 3- Apenas artigos de editoras acadêmicas. (Falso) 4- Artigos com datas específicas. (Verdadeiro) 5- Arquivos em PDF. (Verdadeiro) 6- Somente artigos sobre construções. (Falso) Número de questões 6 6 Pergunta: O que é preciso, para retirar um passaporte? 1- Comparecer ao posto do Departamento da Polícia Federal. (Sim) 2- Acessar o site da Polícia Militar. (Não) 3- Pedir para qualquer pessoa da família ir buscá-lo. (Não) 4- Informar alguns documentos como RG e CPF. (Sim) 5- Efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). (Sim) 6- Ter carteira de habilitação. (Não) Número de questões 6 AULA 04 1 De acordo com o seu aprendizado sobre o Facebook, marque verdadeiro ou falso. 1- Podemos alterar a privacidade da foto do perfil e da foto da capa. (Falso) 2- A foto do perfil e da capa são públicas e não conseguimos alterá-las. (Verdadeiro) 3- No Feed de notícias temos atualizações de status, postagens de contatos e páginas que possuímos. (Verdadeiro) 4- Para criar uma conta no Facebook não precisamos possuir . (Falso) 5- Quando estamos criando a conta não podemos alterar para que só os Amigos vejam as informações. (Falso) 6- Ao terminar de criar o Facebook é importante entrar no que foi utilizado para confirmar o endereço. (Verdadeiro)

5 2 1- Com a Foto da capa inserimos uma imagem que pode representar quem somos ou do que gostamos. (Sim) 2- Para adicionarmos um amigo no Facebook basta procurá-lo pelo nome completo ou pelo e clicar em Adicionar aos amigos. (Sim) 3- A foto do perfil e da Foto da capa possuem a mesma finalidade. (Não) 3 1- Os botões Solicitações de amizade, Caixa de entrada e Notificações são atualizados sempre em tempo real. (Verdadeiro) 2- Quando somos marcados por um amigo numa postagem não conseguimos comentá-la. (Falso) 3- A Linha do tempo é uma coleção de nossas fotos, mensagens e informações que são organizadas em ordem cronológica. (Verdadeiro) 4 De acordo com os seus conhecimentos responde sim ou não para as questões referentes à Fan Pages e botão Curtir. 1- Traduzida Fan Pages quer dizer Páginas de Fãs. (Sim) 2- Ao Curtir uma Fan Page as publicações dela são enviadas ao nosso Feeds de notícias. (Sim) 3- Só encontramos Fan Pages de empresas famosas. (Não) 4- Nas Fan Peges encontramos marcas, instituições, bandas ou grupos sociais. (Sim) 5- Não tem como sabermos se curtimos alguma Fan Page. (Não) 6- Quando não gostamos de alguma postagem utilizamos o botão Não Curtir. (Não) 5 De acordo com seu aprendizado sobre Linkedin é correto afirmar que: 1- Linkedin é uma rede social que tem o objetivo de reunir profissionais, pessoas ou empresas, favorecendo a interação entre eles. (Correta) 2- Seu funcionamento é como um currículo. (Correta) 3- O Linkedin possui a mesma finalidade que o Facebook. (Incorreta) 4- Com ele podemos procurar um profissional ou uma vaga de emprego. (Correta) 5- Para utilizá-lo não há a necessidade de possui um perfil completo. (Incorreta) 6- Conseguimos criar o cadastro a partir de um convite enviado e o pagamento de taxa. (Incorreta) AULA Vírus nada mais é do que um programa com fins maliciosos, que comprometem o funcionamento apenas de mídias removíveis.(não) 2- Vírus nada mais é do que um programa com fins maliciosos, capaz de comprometer todo o funcionamento do computador. (Sim) 3- Os vírus recebem esse nome porque além de executar a ação para qual foram programados, também se espalham por outras máquinas.(sim)

6 2 Pergunta: Com relação aos Malwares, é correto afirmar que: 1- São softwares invasivos feitos para infiltrar computadores ou sistemas. (Correta) 2- São softwares inofensivos feitos para infiltrar sistemas. (Incorreta) 3- Sua função é divulgar serviços, roubar informações, apagar dados e causar danos. (Correta) 4- São softwares invasivos feitos para infiltrar apenas pen drives. (Incorreta) 5- Sua função é excluir serviços, proteger informações, copiar dados sem causar danos.(incorreta) 6- São divididos somente em duas categorias: spywares e worms. (Incorreta) Número de questões Antivírus são programas criados para detectar, evitar e atuar na neutralização ou remoção de programas maliciosos. (Verdadeiro) 2- A única forma de adquirirmos um vírus em nosso computador é através de s recebidos de pessoas desconhecidas. (Falso) 3- Podemos afirmar que os códigos maliciosos possuem sempre a mesma característica, que é deixar o computador lento. (Falso) 4 1- O conceito de download está relacionado com a ação de transferir dados de um computador remoto para um computador local. (Verdadeiro) 2- A rapidez de um download depende do tamanho do arquivo e a velocidade da conexão. (Verdadeiro) 3- Para utilizarmos um programa em nosso computador, é necessário apenas realizar o download dele. (Falso) 5 Pergunta: De acordo com os seus conhecimentos, marque Sim ou Não para as afirmativas que contêm as funções que podem ou não ser realizadas com o gerenciador de download Orbit. 1- Reiniciar um download. (Sim) 2- Iniciar o download sem a liberação do usuário. (Não) 3- Não conseguimos localizar os arquivos que já foram baixados. (Não) 4- Realizar um agendamento. (Sim) 5- Deixá-lo funcionando e fazer outras coisas, pois ele nos avisa que seu trabalho terminou. (Sim) 6- Não é possível desligar o computador quando o download terminar. (Não) Número de questões 6 AULA Encontramos o Skype em sites especializados para downloads e também pela própria página do fabricante. (Sim) 2- Para utilizarmos o Skype, é necessário possuir um cadastro. (Sim) 3- Para utilizarmos o Skype, não é necessário possuir um cadastro.(não)

7 2 Indique abaixo quais alternativas estão corretas sobre as utilidades do Skype. 1- Podemos fazer ligações gratuitas na internet. (Correta) 2- Não podemos adicionar contatos. (Incorreta) 3- Podemos realizar chamadas de vídeos. (Correta) 4- Podemos nos conectar com uma pessoa, sem adicioná-la a nossa lista de amigos. (Correta) 5- Podemos participar de videoconferências. (Correta) 6- Através do Skype, podemos nos comunicar apenas com pessoas que estejam na mesma localidade que a nossa. (Incorreta) 3 1- Quando não queremos mais nos conectar com um contato, uma das coisas que podemos fazer, é bloqueá-lo. (Verdadeiro) 2- Quando bloqueamos um contato, nosso status para ele sempre será offline. (Verdadeiro) 3- Quando bloqueamos um contato, ele não poderá nos enviar mais mensagens. (Falso) 4 De acordo com seus conhecimentos, como excluímos uma pessoa em nossa lista de contatos do Skype? 1- Temos que clicar com o botão direito sobre o contato e escolher a opção Apagar dos contatos. (Incorreta) 2- Temos que clicar com o botão direito sobre o contato e escolher a opção Excluir dos contatos. (Incorreta) 3- Temos que clicar com o botão direito sobre o contato e escolher a opção Remover dos contatos. (Correta) 4- O Skype não possui a opção de remover um contato. (Incorreta) 5- Basta bloquear o contato, que ele será excluído automaticamente. (Incorreta) 6- Temos que clicar com o botão esquerdo sobre o contato e escolher a opção Remover dos contatos. (Incorreta) Números de questões: 4 5 Marque verdadeiro ou falso para as afirmações abaixo, que são sobre o que podemos ou não fazer, ao configurarmos nossa conta do Skype. 1- Podemos escolher a forma como iniciaremos uma ligação. (Verdadeiro) 2- Não temos como escolher quem entrará em contato conosco. (Falso) 3- No Skype, não é possível manter o histórico, pois ele o apaga automaticamente. (Falso) 4- Temos como definir um tempo para o programa alterar nosso status automaticamente, caso estejamos ausentes. (Verdadeiro) 5- Não podemos configurar as opções de chats. (Falso) 6- Podemos definir que o Skype seja iniciado, assim que ligarmos o computador. (Verdadeiro)

8 AULA O comércio eletrônico está relacionado a ação de comprar e vender somente produtos pela Internet. (Falso) 2- O comércio eletrônico está relacionado a ação de comprar somente produtos e vender apenas serviços pela Internet. (Falso) 3- O comércio eletrônico está relacionado a ação de comprar e vender produtos e serviços pela Internet. (Verdadeiro) 2 Pergunta Para realizarmos uma primeira compra em um site, devemos seguir respectivamente os seguintes passos: 1- Fechar o pedido, selecionar o produto, escolher a forma de pagamento, cadastrar-se no site, conferir a descrição e a quantidade. (Incorreta) 2- Selecionar o produto, cadastrar-se no site, conferir a descrição e a quantidade, fechar o pedido e escolher a forma de pagamento. (Incorreta) 3- Selecionar o produto, conferir a descrição e a quantidade, cadastrar-se no site, escolher a forma de pagamento e fechar o pedido.(correta) 4- Conferir a descrição e a quantidade, selecionar o produto, cadastrar-se no site, escolher a forma de pagamento e fechar o pedido.(incorreta) 5- Selecionar o produto, conferir a descrição e a quantidade, escolher a forma de pagamento, fechar o pedido e cadastrar-se no site.(incorreta) 6- Escolher a forma de pagamento, selecionar o produto, conferir a descrição e a quantidade, cadastrar-se no site e fechar o pedido. (Incorreta) Números de questões 4 3 Pergunta Verifique se os conceitos dos modelos de comércio eletrônico estão corretos. 1- Nos sites de Compra Coletiva as ofertas só serão válidas se atingirem uma quantidade mínima de adesões. (Verdadeiro) 2- Leilão Virtual é a forma de adquirir um produto ou serviço para quem der um total de 10 lances.(falso) 3- O SaveMe é um portal que reúne ofertas anunciadas somente em sites de Compras Coletivas do país. (Falso) 4-Os Clubes de Compras apresentam vantagens em produtos e serviços geralmente para consumidores cadastrados. (Verdadeiro) 5- Quando o usuário adquire créditos que o habilita a dar os lances, que aumentam de um em um centavo, denominamos de leilão de centavos. (Verdadeiro) 6- O SaveMe é um portal que reúne ofertas anunciadas somente nos Clubes de Compras do país. (Falso) Números de questões 6

9 4 1- O Internet Banking é a versão online de um banco que dispõe de diversos serviços que vão desde consulta de saldo a compra e venda de ações. (Sim) 2- O Internet Banking é a versão online de um banco que dispõe somente do serviço de consulta de Saldos. (Não) 3- O Internet Banking é a versão online de um banco que dispõe de todos e quaisquer serviços oferecidos pelas agências. (Não) 5 Pergunta Com relação ao uso do Internet Banking, podemos afirmar que: 1- As agências bancárias nunca solicitam senhas ou confirmação de dados através de ou telefone. (Sim) 2- Não é necessário ser cliente do banco para acessar seus serviços pela Internet. (Não) 3- A senha utilizada para acessar esse serviço chega em nossa residência através dos correios. (Não) 4- As agências bancária desenvolvem várias técnicas e dispositivos de segurança para que os clientes não sejam enganados. (Sim) 5- Deve-se inserir os dados referentes a nossa conta para poder ter acesso a ela. (Sim) 6- Ao efetuar ou agendar o pagamento de uma conta, o débito será feito somente se for uma contacorrente. (Não) Números de questões 6 AULA Círculo de amizades é uma forma de organizar e classificar seus contatos no Google+. (Verdadeiro) 2- Todos os seus amigos na rede social Google+ conseguem visualizar em qual círculo de amizade você os colocou. (Falso) 3- Não podemos inserir em nosso círculo de amizade páginas de empresas. (Falso) 2 Sobre Hangouts, responda: 1- É uma ferramenta, que nos permite fazer apenas videochamadas. (Não) 2- Podemos fazer videochamadas em grupos de no máximo 10 pessoas. (Sim) 3- Só podemos participar de uma videochamada, se tivermos uma Webcam. (Não) 4- Através da opção Capture, podemos compartilhar a nossa tela. (Não) 5- Com a opção Effects, podemos inserir efeitos sonoros e visuais. (Sim) 6- Durante a videochamada, podemos interagir por chat. (Sim) Números de questões:6

10 3 Com os seus conhecimentos sobre Comunidades, assinale a alternativa correta: 1- Como o próprio nome sugere, comunidades são somente públicas. (Incorreta) 2- Podemos iniciar Hangouts e realizar bate-papos e vídeo com membros da comunidade. (Correta) 3- Para ir até elas, devemos posicionar o cursor sobre a aba início, selecionar a opção Pessoas e em seguida clicar em Comunidades. (Incorreta) 4- O intuito delas é reunir pessoas de interesses diferentes, a fim de que troquem experiências. (Incorreta) 5- Quando pesquisamos por uma comunidade, são exibidas apenas as com o nome exatamente igual ao que queremos. (Incorreta) 6- Para participar, devemos clicar sobre o botão Entrar na comunidade. (Incorreta) Números de questões:6 4 Sobre o Google Maps, marque verdadeiro ou falso: 1- Google Maps é um serviço pago de mapas. (Falso) 2- Temos uma opção em que o mapa se ajusta, para que possamos evitar rodovias e pedágios. (Verdadeiro) 3- Temos uma opção que nos mostra como está o trânsito. (Verdadeiro) 4- Ele nos informa o tempo gasto, caso formos de carro, ônibus, bicicleta, avião ou trem. (Falso) 5- Clicando em Street View podemos andar pelas ruas do local escolhido. (Verdadeiro) 6- Só podemos visualizar mapas e imagens do Brasil. (Falso) 5 Assinale as alternativas corretas, sobre o Google Maps. 1- Podemos encontrar cafés, bares, restaurantes, hotéis e muito mais lugares mesmo não sabendo o endereço. (Correta) 2- Para traçar uma rota, devemos digitar o endereço de destino, depois o de partida e por fim clicar em Rotas. (Incorreta) 3- Podemos detalhar as nossas rotas, clicando em Detalhar Rotas. (Incorreta) 4- A melhor rota é sempre a que está em cinza. (Incorreta) 5- Podemos visualizar fotos dos lugares que desejamos. (Correta) 6- A rota em azul, é apenas uma sugestão do caminho que pode ser percorrido. (Incorreta) AULA Podemos configurar o Google Agenda para recebermos lembretes por , pop up ou SMS. (Verdadeiro) 2- É necessário ter um smartphone para receber os lembretes via SMS. (Falso) 3- Podemos visualizar nossos compromissos somente por dia, mês ou ano. (Falso)

11 2 1- No Google Notícias escolhemos a frequência com que queremos receber cada tipo de notícia. (Sim) 2- Só podemos receber notícias sobre os temas já existentes no Google Notícias. (Não) 3- Utilizando palavras específicas, fazemos uma pesquisa avançada sobre notícias. (Sim) 3 Em relação ao Google drive, assinale as alternativas corretas. 1- Para tudo que realizarmos neste serviço, será necessário estarmos conectados com a internet. (Incorreta) 2- Conseguimos editar arquivos com outras pessoas, ao mesmo tempo. (Correta) 3- Podemos criar somente planilhas. (Incorreta) 4- Para salvar um documento, temos que clicar no botão Salvar. (Incorreta) 5- Nossos documentos podem ser compartilhados com o público, privado ou com qualquer pessoa que tenha um link.(correta) 6- Nem sempre sabemos quem editou nossos arquivos e, também, não temos nenhum registro que nos dê essa informação. (Incorreta) Números de questões:6 4 Ainda sobre o Google Drive, marque verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo. 1- Quando compartilhamos um arquivo, escolhemos se a pessoa poderá editar, comentar ou apenas visualizar o documento. (Verdadeiro) 2- Só conseguimos saber quem está editando o documento se visualizarmos o registro. (Falso) 3- Não é possível reverter as edições feitas por outros usuários. (Falso) 4- Podemos visualizar quem realizou a última modificação e a hora em que ela foi feita. (Verdadeiro) 5- Um dos benefícios do armazenamento em nuvem, é a possibilidade de acesso a arquivos, sem a instalação de aplicativos ou programas. (Verdadeiro) 6- Temos a opção de criar pastas para organizar nossos arquivos. (Verdadeiro) 5 De acordo com seus conhecimentos sobre o Google Tradutor, escolha a alternativa correta. 1- É um serviço que traduz somente textos que estejam em inglês para o português. (Incorreta) 2- Se não soubermos o idioma em que o texto está, não conseguiremos traduzi-lo. (Incorreta) 3- Após inserir um texto, para que a tradução seja feita, é necessário clicar no botão Traduzir. (Incorreta) 4- Podemos ouvir somente o texto que foi traduzido e não aquele que digitamos na caixa de texto. (Incorreta) 5- Com um microfone instalado no computador, em vez de digitar, podemos falar o texto, para que ele seja traduzido. (Correta) 6- Este serviço não traduz páginas da web. (Incorreta) AULA 10

12 1 1- Existem praticamente dois meios de entretenimento: o cultural e o tecnológico. (Sim) 2- O entretenimento cultural apresenta o uso direto da tecnologia.(não) 3- Podemos citar como exemplos de entretenimento tecnológico TV, celulares e videogames.(sim) 2 Indique abaixo, quais alternativas apresentam algumas vantagens sobre ouvir música na internet. 1- Possui uma variedade de álbuns.(correta) 2- Encontramos apenas as músicas mais tocadas no momento.(incorreta) 3- Temos acesso às rádios online.(correta) 4- Temos acesso apenas as novas músicas.(incorreta) 5- Encontramos com dificuldade todas as músicas.(incorreta) 6- Encontramos todos os estilos de músicas.(correta) 3 1- Na internet encontramos vários sites que disponibilizam jogos online gratuitamente. (Verdadeiro) 2- Na internet encontramos games que podem ser jogados com pessoas de qualquer lugar do mundo. (Verdadeiro) 3- Na internet encontramos apenas sites de jogos pagos. (Falso) 4 De acordo com seus conhecimentos, indique as alternativas que apresentam o que podemos fazer através do YouTube. 1- Assistir vídeos. (Correta) 2- Baixar games, mas apenas através de programas específicos para essa função. (Incorreta) 3- Enviar vídeos para este site. (Correta) 4- Ele nos permite apenas assistir vídeos.(incorreta) 5- Podemos criar apresentações de slides em vídeo. (Correta) 6- Compartilhar vídeos, sem possuir uma conta para acessar este site. (Incorreta) 5 1- Além dos games disponibilizados nos sites, diariamente são fornecidos vários outros novos. (Sim) 2- Com a internet, temos várias opções de entretenimento como jogos, músicas e vídeos. (Sim) 3- A internet não possui opções de entretenimento. (Não)

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais PRERELEASE 03/07/2011 Avisos legais Avisos legais Para consultar avisos legais, acesse o site http://help.adobe.com/pt_br/legalnotices/index.html.

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

MANUAL DA PLATAFORMA RESUMO DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA PLATAFORMA MOODLE, UTILIZADA NO WEBCURSO DA EETAD 1ª edição

MANUAL DA PLATAFORMA RESUMO DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA PLATAFORMA MOODLE, UTILIZADA NO WEBCURSO DA EETAD 1ª edição MANUAL DA PLATAFORMA RESUMO DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA PLATAFORMA MOODLE, UTILIZADA NO WEBCURSO DA EETAD 1ª edição Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus Campinas SP Brasil MANUAL DA PLATAFORMA

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos do computador: Microsoft Windows 2000 (32 bits) com Service Pack 4 (SP4) ou superior, Windows XP (32 bits) com Service Pack 1 (SP1)

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br Correio Eletrônico Outlook Express Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br O Microsoft Outlook é o principal cliente de mensagens e colaboração para ajudá-lo a obter os melhores

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Implementação do Office365 O365 Migração de usuários Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Abril de 2015 Controle de Versões Registro Data Autor Versão Histórico

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.1 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configuração e uso

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

Guia do usuário do Seagate Dashboard

Guia do usuário do Seagate Dashboard Guia do usuário do Seagate Dashboard Guia do usuário do Seagate Dashboard 2013 Seagate Technology LLC. Todos os direitos reservados. Seagate, Seagate Technology, o logotipo Wave e FreeAgent são marcas

Leia mais

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone Android Android é um sistema operacional do Google para smartphones, TVs e tablets. Baseado em Linux e de código aberto, o sistema móvel é utilizado em aparelhos da Samsung, LG, Sony, HTC, Motorola, Positivo,

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

O Firewall do Windows vem incorporado ao Windows e é ativado automaticamente.

O Firewall do Windows vem incorporado ao Windows e é ativado automaticamente. Noções básicas sobre segurança e computação segura Se você se conecta à Internet, permite que outras pessoas usem seu computador ou compartilha arquivos com outros, deve tomar algumas medidas para proteger

Leia mais

OAB Online... 4. Acesso ao Sistema... 9. Publicações... 9. Marcar Prazo...10. Pesquisa por Publicações...11. Configuração de Preferências...

OAB Online... 4. Acesso ao Sistema... 9. Publicações... 9. Marcar Prazo...10. Pesquisa por Publicações...11. Configuração de Preferências... Índice Introdução OAB Online............................................ 4 Sistema OAB On-line Acesso ao Sistema........................................ 9 Publicações............................................

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ÍNDICE BLUELAB RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ELEMENTOS DA TELA INICIAL DO BLUELAB PROFESSOR guia Meu Espaço de Trabalho...07 A INTERFACE DO BLUELAB...07 INICIANDO

Leia mais

Painel de Controle Windows XP

Painel de Controle Windows XP Painel de Controle Windows XP Autor: Eduardo Gimenes Martorano Pág - 1 - APOSTILA PAINEL DE CONTROLE Pág - 2 - ÍNDICE INTRODUÇÃO:...4 PAINEL DE CONTROLE...4 TRABALHANDO COM O PAINEL DE CONTROLE:...4 ABRINDO

Leia mais

Internet Segura para a Família: Ferramentas seguras que auxiliam seus filhos a manterem-se seguros na Internet by Team Gemalto on 24 May 2011 17H37

Internet Segura para a Família: Ferramentas seguras que auxiliam seus filhos a manterem-se seguros na Internet by Team Gemalto on 24 May 2011 17H37 Internet Segura para a Família: Ferramentas seguras que auxiliam seus filhos a manterem-se seguros na Internet by Team Gemalto on 24 May 2011 17H37 Quando nossos filhos ficam mais velhos, eles tornam-se

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

Criando E-mail. O correio eletrônico, popularmente conhecido como e-mail permite a interação de pessoas através de envio de mensagens.

Criando E-mail. O correio eletrônico, popularmente conhecido como e-mail permite a interação de pessoas através de envio de mensagens. O correio eletrônico, popularmente conhecido como e-mail permite a interação de pessoas através de envio de mensagens. Suas mensagens podem conter simples textos ate envios de imagens e diversos tipos

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

EMANNUELLE GOUVEIA ROLIM

EMANNUELLE GOUVEIA ROLIM EMANNUELLE GOUVEIA ROLIM Bacharel em Ciência da Computação, especialista em Gerência de Projetos e em Criptografia e Segurança da Informação. Servidora Publica. Atua na área acadêmica em cursos de Graduação

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

Capítulo 1: Introdução...3

Capítulo 1: Introdução...3 F-Secure Anti-Virus for Mac 2014 Conteúdo 2 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 O que fazer após a instalação...4 1.1.1 Gerenciar assinatura...4 1.1.2 Abrir o produto...4 1.2 Como me certificar de

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

1. Conhecendo o Pligg

1. Conhecendo o Pligg MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Conhecendo o Pligg....................................................... 1 2. Como instalar o Pligg...................................................... 2 3. Como ativar

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.2. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.2. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com. Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.2 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configurações... 7 3.1

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Manual do Produto TIM Protect Família MANUAL DO PRODUTO. TIM Protect Família Versão 10.7

Manual do Produto TIM Protect Família MANUAL DO PRODUTO. TIM Protect Família Versão 10.7 MANUAL DO PRODUTO TIM Protect Família Versão 10.7 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM Protect Família... 4 2.1 Instalação do TIM Protect Família... 5 2.1.1 TIM Protect Família instalado... 7 2.2 Ativação do

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Configuração do Outlook para o servidor da SET

Configuração do Outlook para o servidor da SET Configuração do Outlook para o servidor da SET Selecione Ferramentas + Contas... no seu Outlook Express. Clique no botão Adicionar + Email, para acrescentar uma nova conta, ou no botão Propriedades para

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br 2013 inux Sistemas Ltda. s MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br Sumário 1 Introdução... 2 2 Visão Geral do Sistema... 2 3 Tela de Configuração... 3 4 Tela de Mensagens... 5 5 Tela de Importação... 8 6 Tela

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configuração e uso do Vivo Sync... 6 3.1 Tudo... 6

Leia mais

Manual do Aluno Moodle

Manual do Aluno Moodle Manual do Aluno Moodle Site: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Curso: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Livro: Manual do Aluno Moodle Impresso

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configuração e uso das opções Vivo Sync... 5 3.1 Contatos...

Leia mais

Usuários. Manual. Pergamum

Usuários. Manual. Pergamum Usuários Manual Pergamum Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 1-2 2 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR... 2-1 3 UTILIZANDO O MÓDULO DE USUÁRIOS... 3-2 3.1 CONFIGURAÇÃO DE GUIAS NO EXPLORER... 3-3 4 CADASTRO...

Leia mais

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOWNLOAD DO APLICATIVO: O aplicativo deve ser baixado pelo endereço: http://www.estudeadistancia.com/avamobile/ A partir do dia 03/06 será disponibilizado dois links para download: 1 download do aplicativo

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

BLACKBERRY - PME e PL Passo a Passo Registro Site BIS www.claro.blackberry.com. BlackBerry PME e Profissional Liberal

BLACKBERRY - PME e PL Passo a Passo Registro Site BIS www.claro.blackberry.com. BlackBerry PME e Profissional Liberal BLACKBERRY - PME e PL Passo a Passo Registro www.claro.blackberry.com É essencial que o usuário do BlackBerry faça um registro no site www.claro.blackberry.com O site funciona de forma semelhante a um

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

P2D PRONTUÁRIO UNIVERSAL SISTEMA OFICIAL DO CBO CERTIFICADO PELO CFM-SBIS

P2D PRONTUÁRIO UNIVERSAL SISTEMA OFICIAL DO CBO CERTIFICADO PELO CFM-SBIS P2D PRONTUÁRIO UNIVERSAL SISTEMA OFICIAL DO CBO CERTIFICADO PELO CFM-SBIS Estamos comprometidos a ajudá-lo a criar um fluxo de trabalho prático com o P2D. Para tanto, preparamos essas 10 dicas com as melhores

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br SISTEMA OPERACIONAL APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br SISTEMA OPERACIONAL APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) SISTEMA OPERACIONAL APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 ÍNDICE Aula 1 Conhecendo o Linux... 3 Apresentação... 3 Tela de Logon... 4 Área de trabalho... 5 Explorando o Menu

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO

GUIA PRA TICO DO ALUNO GUIA PRA TICO DO ALUNO Sistema de Avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA e Portal ÚNICO Guia prático e de conhecimento do Sistema de Avaliação, utilização das ferramentas tecnológicas Ambiente

Leia mais