JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÁREA DO SUBPROJETO INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÁREA DO SUBPROJETO INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Helena ten Caten dos Santos (Apresentadora/ Acadêmica do 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria/ Bolsista do subprojeto PIBID Pedagogia) Denise Machado Moraes (Co-autora/ Acadêmica do 6º semestre de curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria/ Bolsista do Subprojeto PIBID Pedagogia) Lidiane Pereira Ferreira (Co-autora/ Acadêmica do 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria/ Bolsista do subprojeto PIBID Pedagogia) Prof. Dr. Rosane Carneiro Sarturi (Orientadora/ Coordenadora do subprojeto PIBID Pedagogia) ÁREA DO SUBPROJETO Programa PIBID área do subprojeto Pedagogia. INTRODUÇÃO O jogo como prática educativa muitas vezes é esquecido, nos referimos com está convicção porque quando alunas no ensino fundamental não tivemos a oportunidade de realizar jogos como atividade educativa. Nossa experiência com jogo surgiu no subprojeto da área da Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nas atividades da Sala Multisseriada e Multidisciplinar. Os encontros são realizados três vezes por semana, com duração de duas horas cada, com alunos de segundo a quinto ano do ensino fundamental, que possuem alguma dificuldade de aprendizagem e ou defasagem idade/série, o programa envolve três eixos do conhecimento: o raciocínio lógico matemático, a lecto-escrita e a localização espaço temporal por estes eixos se permeiam as relação interpessoais. A escola na qual o projeto está inserido é da rede publica municipal de Santa Maria/RS, que possui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB abaixo da média nacional. As atividades possuem como base o lúdico, como jogos e atividades diferenciadas das encontradas geralmente em sala de aula. Muitas vezes os jogos desenvolvem a autonomia do aluno, ele precisa escolher e encontrar o que fazer em determinada situação no jogo. Pois: Alguns jogos têm como objetivo o desenvolvimento da autonomia da criança: poder arriscar-se, ter de fazer a sua parte sozinha e ser responsável por suas escolhas e atos. (LOPES, 2011, p. 39).

2 O trabalho tem como objetivo analisar como o jogo contribui na construção do conhecimento dos educando, relacionando a autonomia do mesmo acerca de sua aprendizagem. REFERENCIAL TEÓRICO Para a fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores: Fernando Becker (2001), que contribui com seus estudos sobre a construção do conhecimento da criança, Maria da Glória Lopes (2011), que escreve sobre o jogo na educação e Paulo Freire (2011, 2000), que é essencial para compreendermos a importância da autonomia, as formas de realizar as atividades para os alunos, tendo sempre um olhar sensível acerca do aluno e da prática. METODOLOGIA O questionamento principal do trabalho vem a ser a importância do jogo para a construção do conhecimento dos alunos que frequentam a Sala Multi 1, e a autonomia que os alunos constroem frente à própria aprendizagem. As atividades analisadas para o trabalho foram realizadas em uma determinada escola publica municipal de Santa Maria, e tiveram inicio em 2012, sendo que ainda estão em andamento. Buscamos auxílio em autores como Paulo Freire (2011, 2001) e Maria da Glória Lopes (2011) e Fernando Becker (2001) e realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho participante que visa apoiar o pesquisador nas necessidades com relação a sua pesquisa. (LAMEIRA, 1998). Para coleta de dados foram utilizados os relatórios e as observações dos encontros da Sala Multi. Realizamos a pesquisa para apresentar os resultados frente às atividades do PIBID subprojeto Pedagogia, nos encontros das bolsistas com os alunos, tendo jogos como material pedagógico. RESULTADOS E DISCUSSÕES Os jogos utilizados nas atividades da Sala Multi causam um grande impacto nos alunos na primeira vez que os mesmo se deparam com eles, a primeira impressão é negativa. Para os alunos pode ser algo sem contextualização. Eles se negam em participar, alegando que 1 Forma de abreviar Sala Multisseriada e Multidisciplinar.

3 não sabem ou que o jogo é difícil, neste momento as bolsistas precisam conversar e tentar explicar o porquê do jogo ser importante, e que não será difícil, porque se acredita que: O professor não deve se preocupar em liberar o aluno do trabalho penoso; deve, sim, zelar para que as ações sejam significativas. É só acompanhar crianças e adolescentes em competições esportivas para verificar de quanto esforço eles são capazes, desde que a competição tenha significado; o mesmo podemos dizer de salas de aula que implementam propostas construtivistas. Os alunos costumam rejeitar atividades didático-pedagógicas não por serem difíceis, mas por serem desprovidas de significado. É o vazio de significado que amedronta o ser humano e não a dificuldade do empreendimento. Ou, melhor dito, uma ação não é difícil por si mesma; o significado que ela representa é que a torna mais fácil ou mais difícil. (BECKER, 2001 p. 98) Nesse sentido, a Sala Multi está organizada com mesas agrupadas, deixando os alunos um de frente para o outro, sendo que esta organização é propícia para jogar e desenvolver as atividades, com troca de ideias e dialogo. Isso causa um impacto dos alunos, porque estão preparados para ter uma aula tradicional, fundamentada em uma prática bancária em educação na qual: Basta entrarmos em uma sala de aula (é pouco provável que nos enganemos). O que encontramos aí? Um professor que observa seus alunos entrarem na sala, aguardando que sentem e que fiquem quietos e silenciosos. As carteiras estão devidamente enfileiradas e suficientemente afastadas umas das outras para evitar que os alunos conversem. (BECKER, 2001 p. 15) Essa é uma dinâmica que não atende aos objetivos dos trabalhos propostos, pois durante o jogo os alunos estão conversando, interagindo com os colegas, mostrando um envolvimento com a construção do conhecimento, eles somam os valores que sortearam nos dados, realizam cálculos com material de contagem, e no decorrer dos meses nós bolsistas observamos que é notório o crescimento da aprendizagem dos alunos. Eles também possuem uma autonomia para realizar as jogadas, ajudam os colegas, deixando a diferença de idade de lado, não sendo mais algo de exclusão entre colegas. A construção de jogos é uma atividade que faz parte dos encontros da Sala Multi e é algo muito significativo para os alunos. Eles gostam de construir e por fim manuseiam de varias formas explorando suas variantes. No meio da atividade eles encontram erros de ortografia deles mesmos e se questionam, como que se escreve está tal palavra pedem ajuda aos colegas e também para as bolsistas que muitas vezes utilizam o dicionário junto deles para procurar a palavra da qual estão com duvida. Percebe-se assim que: Durante o processo que envolve a confecção e o jogo, surgirão situações inesperadas, pois cada momento é único e possui características próprias. A partir

4 daí o professor poderá ter novos objetivos a alcançar, criando muitas possibilidades para ampliar os recursos mediante a confecção de jogos. (LOPES, 2011, p. 46). Assim, conclui-se que o jogo é uma atividade que abrange varias questão como a atenção do aluno, a criatividade, o raciocínio lógico, a localização espaço temporal, o jogo é uma atividade ampla e rica em informações. CONCLUSÕES Os jogos trabalhados geralmente possuem ganhadores e perdedores, mas o que está em jogo não é o ganhar e o perder mais sim o prazer de jogar e de aprender brincando, para isso muitas vezes nós bolsistas precisamos esclarecer com os alunos estas posições. Nos estudos de Lopes (2011) ela diz que: Coloco dessa forma porque a maioria das crianças não sabe jogar. Elas podem aprender rapidamente as regras do jogo, mas não sabem nem perder nem ganhar, fatores inerentes ao jogo e à própria vida. [...] É preciso, portanto que a criança aprenda a reagir de forma adequada a essas emoções, e o educador precisa estar atento a este aspecto ao propor um jogo. (LOPES, 2011 p. 45) Estas situações, que envolvem a posição de primeiro e segundo acabam fazendo parte das relações interpessoais porquê os alunos tem a tendência de se tornarem agressivos com os colegas, sendo este também um objetivo do jogo, trabalhar a igualdade, as possíveis chances que possuímos nos jogos e que estas atitudes não são as esperadas, precisamos aprender a perder e vencer. Os conhecimentos que as crianças constroem através dos jogos são enormes, e não necessariamente apenas o aluno está aprendendo algo, as bolsistas também aprendem com os alunos. Através de suas dificuldades, seus questionamentos, da forma que ela esta enxergando a atividade. Assim: Para Freire, o professor, além de ensinar, passa a aprender; e o aluno, além de aprender, passa a ensinar. Nessa relação, professor e alunos avançam no tempo. As relações de sala de aula, de cristalizadas com toda a dose de monotonia que as caracteriza passam a ser fluidas. O professor construirá, a cada dia, a sua docência, dinamizando seu processo de aprender. Os alunos construirão, a cada dia, a sua discência, ensinando, aos colegas e ao professor, novas coisas, noções, objetos culturais. (BECKER, 2001, p. 27)

5 Portanto, nesta constante construção de conhecimento, seguimos a pesquisar para trazer ideias novas para nossos alunos, em que possam realizar as atividades e construir as suas próprias aprendizagens. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BECKER. Fernando, Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, FREIRE. Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, LAMEIRA. Leocardio José Correia Ribas, Cadernos de pesquisa: programa de pós graduação em educação: mestrado, nº. 12, Santa Maria: Clenio Perlin Berni, Ilse Abegg, LOPES. Maria da Glória, Jogos na educação: criar fazer jogar. São Paulo: Cortez, 2011.

A DIVERSIDADE DE UMA SALA MULTISSERIADA E MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR.

A DIVERSIDADE DE UMA SALA MULTISSERIADA E MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR. A DIVERSIDADE DE UMA SALA MULTISSERIADA E MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR. Patrícia dos Santos Zwetsch (Apresentadora/ Acadêmica do sétimo semestre do Curso de Graduação em Pedagogia- Diurno, bolsista

Leia mais

ÁREA DO SUBPROJETO. Programa PIBID área do subprojeto Pedagogia. (UFSM)/Colaborado do Subprojeto PIBID Pedagogia -

ÁREA DO SUBPROJETO. Programa PIBID área do subprojeto Pedagogia. (UFSM)/Colaborado do Subprojeto PIBID Pedagogia - A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LECTO- ESCRITA. Apresentadora: Patricia Miolo 1 Orientadora: Rosane Carneiro Sarturi 2 Coautoras: Edenise Favarin 3 Eliana Miolo 4 ÁREA DO SUBPROJETO

Leia mais

TRABALHANDO NO ATELIÊ COM UMA DINÂMICA MUSICAL

TRABALHANDO NO ATELIÊ COM UMA DINÂMICA MUSICAL TRABALHANDO NO ATELIÊ COM UMA DINÂMICA MUSICAL Lucila Pereira Morin (Apresentadora) Greice Peres Costa (Co-autora) Luana Lais Lafoucarde (Co-autora) Profª Drª Rosane Carneiro Sarturi (Orientadora) Subprojeto

Leia mais

O PROCESSO DA GESTÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NA ESCOLA

O PROCESSO DA GESTÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NA ESCOLA O PROCESSO DA GESTÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NA ESCOLA Ticiane Arruda da Silva ¹ (Apresentadora) Marcia Aparecida Borin Martins ² (Co-autora) Rosane Sarturi³ (Orientadora) Subprojeto Pedagogia-

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID 2 ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID BORGES Maria Jesus da Cunha 1 MORAES Adriana

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE AVILA, Nelci RAMOS, Vanessa VIEGAS, Sirlei Universidade Luterana do Brasil nessabitenca@gmail.com O presente trabalho

Leia mais

A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: TRABALHANDO A CINEMÁTICA NOS LANÇAMENTOS DE FOGUETES DIDÁTICOS. Apresentação: Pôster

A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: TRABALHANDO A CINEMÁTICA NOS LANÇAMENTOS DE FOGUETES DIDÁTICOS. Apresentação: Pôster A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: TRABALHANDO A CINEMÁTICA NOS LANÇAMENTOS DE FOGUETES DIDÁTICOS. Apresentação: Pôster João Victor de Oliveira Neto 1 ; Olegário Zacarias da Silva

Leia mais

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Caroline Pires Ruas 1 ; Viviane Conceição D. Madeira 2 Introdução Esse trabalho é o resultado de duas aplicações

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias Projeto de Estímulo a Docência - Um estudo sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Kerllyn Trindade Coimbra 1 Natália Daniela

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

UTILIZANDO O JORNAL ESCOLAR COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA EM SALA DE AULA

UTILIZANDO O JORNAL ESCOLAR COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA EM SALA DE AULA UTILIZANDO O JORNAL ESCOLAR COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA EM SALA DE AULA Área Temática: Meio Ambiente Coordenador(a): Jane Schumacher 1 Autor: Eduardo da Luz Rocha 2 RESUMO: Este trabalho foi elaborado

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID Resumo: Ângela Helena Bona Josefi Professora do Departamento de Pedagogia; Coordenadora de área

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹ Aline Serra de Jesus Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: antoniojose1@hotmail.com Tyciana Vasconcelos

Leia mais

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA Roberto Saulo Cargnin; Graciele de Borba Gomes Arend Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista Pibid

Leia mais

A COMPREENSÃO ATRAVES DO DIÁLOGO NA SALA MULTISERIADA.

A COMPREENSÃO ATRAVES DO DIÁLOGO NA SALA MULTISERIADA. A COMPREENSÃO ATRAVES DO DIÁLOGO NA SALA MULTISERIADA. Apresentadora: Andressa Pinheiro da Silva Coautora: Elisiane Severo da Silva Orientador (a): Prof.ª Drª. Rosane Sarturi- CE INTRODUÇÃO: O presente

Leia mais

O LÚDICO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA THE PLAYFUL LEARNING IN MATHEMATICS

O LÚDICO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA THE PLAYFUL LEARNING IN MATHEMATICS O LÚDICO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA THE PLAYFUL LEARNING IN MATHEMATICS Francine Luiza Poltronieri Nunes sfvnunes@hotmail.com Gisely Cristiane Mandeli Gomes Saraceni giselycm_gomes2012@hotmail.com graduandas

Leia mais

paulinhaven@hotmail.com Introdução

paulinhaven@hotmail.com Introdução DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÃO A PARTIR DE SUBSTRATOS TEÓRICOS E PESQUISAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA/PI 1 Ana Paula Costa do Nascimento 1 Nailton de Souza

Leia mais

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores.

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores. 00465 A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA Regina Helena Munhoz Professora Adjunta Departamento de Matemática UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina RESUMO

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO

O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Amanda Ferreira Procek Eduarda de Almeida

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

Palavras-chave: Tabuada; Tecnologias Móveis; Bingo da Tabuada; Teoria dos Campos Conceituais.

Palavras-chave: Tabuada; Tecnologias Móveis; Bingo da Tabuada; Teoria dos Campos Conceituais. TECNOLOGIAS MÓVEIS NO ENSINO DA TABUADA Camila Dorneles da Rosa Valdir Pretto Ana Marli Bulegon Universidade Franciscana - UFN camiladornelesdarosa@gmail.com Resumo: Neste trabalho objetivamos apresentar

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO Aline Cordeiro da Silva 1 acs_uepb@hotmail.com Lincomberg Martins 2 netosume123@hotmail.com José Luiz

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID CARVALHO, Samila Costa 1 SOUZA, Thais Lima de 2 TURINO, Roberta3 FRANCISCO, Alda Maria Silva 4 INTRODUÇÃO As dificuldades encontradas

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Francisca Elennilda Ferreira Correia (1); Francisca Ferreira Correia Filha (2); Alane da Silva Marinho (3); Neidimar Lopes Matias de Paula

Leia mais

Brincando e Aprendendo com o Jogo: A Trilha das Operações

Brincando e Aprendendo com o Jogo: A Trilha das Operações Página 31 Brincando e Aprendendo com o Jogo: A Trilha das Operações Categoria: Educação Especial Assucena Von Eggert Loureiro 1 Janice Marcon 2 Resumo O objetivo principal deste artigo é apresentar e relatar

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças.

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS. Resumo: Ariane da Silva Dias Machado/UFF i Jackeline Barboza Ayres Affonso/UFF ii Thais da Silva Aires/UFF iii Somos

Leia mais

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE ANGELINA M. A. SANDRIM DOS SANTOS GRACE KELLY ALVES BREJÃO PATRÍCIA PEREIRA BREJÃO CARVALHO QUILME

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

OFICINAS PEDAGOGICAS: COMO FORMA DE AUXILIO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

OFICINAS PEDAGOGICAS: COMO FORMA DE AUXILIO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA OFICINAS PEDAGOGICAS: COMO FORMA DE AUXILIO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA Angeline Batista da Cruz Universidade Estadual da Paraíba pibidcruz@bol.com.br Clara Mayara de Almeida Vasconcelos

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO Edimara Cantú de Pinho 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 1 Estudante do Curso de Química (licenciatura) da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

Relato PIBID-FIFE

Relato PIBID-FIFE Relato PIBID-FIFE - 2017 Subprojeto Matemática Iago de Oliveira Doria Relato de experiência Durante o primeiro semestre da graduação em Matemática, ingressamos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE

O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE Thais Gouveia da Silva, UFABC ProfªDrª. Maria CandidaVarone de Morais Capecchi, UFABC ProfªDrª. Vivilí Maria

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES Lauro Chagas e Sá Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Campus Vitória proflaurosa@gmail.com

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

A GEOMETRIA E O LÚDICO

A GEOMETRIA E O LÚDICO ISSN 2316-7785 A GEOMETRIA E O LÚDICO Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@gmail.com Alaiane Silva da Cunha Universidade Federal do Acre lai1989paulo@hotmail.com

Leia mais

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA Autor (1); David Rogério Santos Silva; Coautor (2); Silvana Ferreira Lima; Orientadora (3); Cilene

Leia mais

Aplicação de jogos virtuais como temática de educação entre as matérias

Aplicação de jogos virtuais como temática de educação entre as matérias Aplicação de jogos virtuais como temática de educação entre as matérias Autor: Bianca de Lima Co-autores: Danielle Costa Fernanda Jesus Orientador: José Vicente Robaina Co-Orientador: Ana Lúcia Bastos

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Recurso pedagógico. Aprendizagem. Jogos. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Recurso pedagógico. Aprendizagem. Jogos. INTRODUÇÃO O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ALUNOS DO 6º ANO PLAY CHESS AS EDUCATIONAL RESOURCE FOR SCHOOL LEARNING OF 6 YEAR STUDENTS Letícia Alessandra Cavalcante leticia_l6@hotmail.com

Leia mais

TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Charles Herdies Prado 1 Gilson de Vargas Ribeiro 2 Carmen Teresa Kaiber 3 Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva

Leia mais

JOGOS COMPUTACIONAIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

JOGOS COMPUTACIONAIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOGOS COMPUTACIONAIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Adriano Rodrigues HONORATO; Neila Neves COUTINHO; Weslley de Castro ALVES; Adriana

Leia mais

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 2 Suelen Suckel Celestino 3 Patrícia Nascimento Mattos 4 A prática

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR ANDRADE, Rosilene da Silva (Bolsista do PIBID). REGO, Janielle Kaline do (Bolsista do PIBID). SILVA, Mariana Oliveira da (Bolsista do PIBID).

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA Elisandra Chastel Francischini Vidrik (PPGECN/UFMT) elichastel@hotmail.com Irene Cristina de Mello (PPGECN/UFMT)

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS Marli Alves Lobo 1 Resumo Nesse relato iremos abordar o trabalho sobre transformações geométricas encontradas no bordado ponto cruz elaborado em conjunto com alunas

Leia mais

Se os pais constatam erros ortográficos, na escrita de seus filhos, como proceder? (de 2º ao 5º ano)

Se os pais constatam erros ortográficos, na escrita de seus filhos, como proceder? (de 2º ao 5º ano) ( 1 ) Página Introdução 3 Para que serve a lição de casa? 4 Qual a periodicidade e quantidade de lição de casa? 4 Como é a lição de casa? 5 Como a lição de casa é apresentada para os alunos? 5 Como é a

Leia mais

APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA Raiane Evelyn Alves da Silva¹; Caio de Brito Reis¹; Diego Rabelo dos Santos¹; Paula Menezes dos Santos¹ 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

É POSSÍVEL ENSINAR TABUADA BRINCANDO?

É POSSÍVEL ENSINAR TABUADA BRINCANDO? É POSSÍVEL ENSINAR TABUADA BRINCANDO? Pâmella Dala Paula Cavalcante 1 Isabela Alcantara do Nascimento 2, Andre Lucas Díorio dos Santos Franca 3, Deumara Galdino de Oliveira 4 1 Instituto Federal do Rio

Leia mais

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO 15 Eixo: Práticas para Educação Especial SILVA,Geovana de Deus da 1 VIDA,Giselle Marina Rinaldi Vida 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Assim como no Ensino Regular, na Educação Especial o processo educacional

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

O ESPAÇO COMO PROVEDOR DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ESPAÇO COMO PROVEDOR DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O ESPAÇO COMO PROVEDOR DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Alessa Villas Bôas Braga Gonçalves Alessa Villas Bôas Braga Gonçalves 1, Lara Merino de Mattos 2 1 Universidade Federal do Rio Grande (FURG),

Leia mais

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Rubia Oliveira da Silva rubiauesb@hotmail.com Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Marcelo Araujo Lino

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ISSN 2316-7785 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Philipe Rocha Cardoso 1 philipexyx@hotmail.com Leidian da Silva Moreira 2 keit_julie@hotmail.com Daniela Souza

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

Fabiana Moraes de Oliveira

Fabiana Moraes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Subprojeto Biologia Fabiana Moraes de Oliveira Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro Supervisora:

Leia mais

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS Aline dos Santos Silva (UFCG); Gerlândia Estevam do Nascimento (UFCG); Israel

Leia mais

Jogador: Eu te Desafio!

Jogador: Eu te Desafio! Jogador: Eu te Desafio! E.E. Suetônio Bittencourt Jr. Professor(es) Apresentador(es): Bruno Amorim Branquinho Marilene Rezende Duarte Realização: Foco do Projeto Desenvolver as habilidades matemáticas

Leia mais

ROLETA DAS EQUAÇÕES. Noé Franco de Jesus Unipampa Camila Ferreira Abreu Unipampa

ROLETA DAS EQUAÇÕES. Noé Franco de Jesus Unipampa Camila Ferreira Abreu Unipampa ROLETA DAS EQUAÇÕES Noé Franco de Jesus Unipampa noefrancode@yahoo.com.br Camila Ferreira Abreu Unipampa kamilafabreu@gmail.com Resumo Neste trabalho apresentamos as atividades desenvolvidas no PIBID do

Leia mais

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA Maria Paula de Morais Silva¹; Renally Gonçalves da Silva²; Alessandro Frederico da Silveira³ ¹Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM

O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM Lethicia Ormedo Leite Canhete1; Liliane Thomaz dos Santos2; Almerinda

Leia mais

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA Elionara Caroline Freire Cândido Barbosa(1); Jamerson Do Nascimento Lemos(1); Wellisson Venícius dos Santos Souza(2) Patrícia da

Leia mais

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Ana Cláudia Veríssimo Machado 1 Ana Paula de A. S. Magalhães 2 Sandra Assunção Negreiros Rodrigues 3 Pôster: GT Diálogos Abertos sobre a Educação

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

REFLEXÕES A PARTIR DO PAPEL DO EDUCADOR

REFLEXÕES A PARTIR DO PAPEL DO EDUCADOR REFLEXÕES A PARTIR DO PAPEL DO EDUCADOR Ana Carolina de Oliveira Martins¹ (IC)*, Divino José Lemes de Oliveira² (PQ). ¹ Acadêmica do curso de geografia, bolsista do Programa Pró-licenciatura, Câmpus Iporá,

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY Introdução Este artigo é resultado de uma experiência com formação continuada

Leia mais

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática. SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida de Moraes Escola 31 de Março shiamo@seed.pr.gov.br Rita de Cássia Amaral Vieira Universidade Estadual de Ponta Grossa rcamaral@hotmail.com

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS

ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS Anna Clara Lopes da Silva Santos¹ Josué Antunes de Macêdo² ¹Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Câmpus Januária/ Departamento

Leia mais

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO *Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO RESUMO Este artigo irá tratar sobre a experiência e as contribuições que o PIBID (Programa

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos Cássia Borges Dias, Maria das Graças Mota Mourão, Rita Tavares de Mello Resumo O estudo tem

Leia mais

A REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO JOGOS NA MATEMÁTICA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE APARENTEMENTE NÃO DEU CERTO. RESUMO

A REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO JOGOS NA MATEMÁTICA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE APARENTEMENTE NÃO DEU CERTO. RESUMO A REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO JOGOS NA MATEMÁTICA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE APARENTEMENTE NÃO DEU CERTO. Amália Fonte Basso 1 Mariane Giovanella 2 Lucileine Sanches Rampasso 3 Elaine Cristina Seraphim

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL Educação matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental GT 09 RESUMO Este trabalho partiu da necessidade

Leia mais

HIDROTABULEIRO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR A HIDROSTÁTICA

HIDROTABULEIRO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR A HIDROSTÁTICA HIDROTABULEIRO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR A HIDROSTÁTICA Emmanuelle Dayane de Souza França emmanuelle.vs@gmail.com Marciana Cavalcante da Silva marcianakwy@gmail.com Isabelle Priscila Carneiro

Leia mais

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula Fernanda Bitencourt Franco 1 Lauro Viana da Rosa Junior ² Ana Paula Flores Botega ³ Resumo: Trabalhar

Leia mais

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO Ana Rita Sabadin Bruna Bernardon Caroline Gasparini Franci Lucia Favero Universidade de Passo Fundo RS Iniciação à docência no contexto das relações

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Suelen Janaina de Oliveira Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Bolsista do Programa de Iniciação à Docência/CAPES.

Leia mais

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Alessandra Natália dos Passos alessandrapassos@sou.faccat.br FACCAT Claudete Fischer da Silva claudetesilva@sou.faccat.br FACCAT Dionata Gustavo Schoenardie dionata.schoenardie@sou.faccat.br

Leia mais