Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso para. Agentes de Desenvolvimento"

Transcrição

1 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 3 Território, Desenvolvimento e Competitividade GUIA DO FACILITADOR

2 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT 2010, FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS E CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS É permitida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as fontes. FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS FNP Presidente: João Carlos Coser (Prefeito de Vitória/ES) 1º Vice-presidente nacional: Edvaldo Nogueira (Prefeito de Aracaju/SE) 2º Vice-presidente nacional: Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro/RJ) 1ª Vice-presidenta de Relações Internacionais: Luzianne Lins (Prefeita de Fortaleza/CE) Secretária - geral: Maria do Carmo Lara Perpétuo (Prefeita de Betim/MG) Secretário- executivo: Gilberto Perre PROJETO INCENTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO CONVÊNIO FNP E SEBRAE Coordenação Geral: Antônio Carlos Granado FNP - BRASÍLIA SRTVS Quadra 701, Bloco H, Loja 10, Edifício Record, Sala Brasília DF CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS CNM Presidente: Paulo Ziulkoski 1º Vice-presidente: vago por desincompatibilização 2º Vice-presidente: Luiz Benes Leocádio de Araujo 3 Vice-presidente: Pedro Ferreira de Souza 4 Vice-presidente: Valtenis Lino Da Silva CONVÊNIO CNM E SEBRAE NACIONAL Coordenação Geral: Augusto Braun CNM - BRASÍLIA SCRS 505, Bloco C Lote 01-3º andar CEP Brasília DF SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE Diretor Presidente: Paulo Tarciso Okamotto Diretor Técnico: Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administração e Finanças: José Cláudio dos Santos SEBRAE NACIONAL - BRASÍLIA SEPN - Quadra Lote 03 - Bloco C - Asa Norte CEP Brasília DF Ficha Catalográfica VERAS, Claudio; BARCELLOS, Flávio; OLIVEIRA, Inocêncio; SOUZA, Carlos; DIAS, Antônio Carlos. Curso para Agentes de Desenvolvimento: Agente de Desenvolvimento Território, Desenvolvimento e Competitividade - Brasília: FNP, CNM e Sebrae NA, p. 1. Agente 2. Desenvolvimento 3. Pequenas Empresas I - Título

3 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 3 SUMÁRIO 1 Território, Desenvolvimento e Competitividade Território Desenvolvimento Competitividade Protagonismo O Caso Nomisma Dinâmica O maracujá milagroso Referências Lista de materiais Anexo I Textos da Dinâmica O Maracujá Milagroso... 23

4

5 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 4 1 Território, Desenvolvimento e Competitividade Com T03M2U3 apresenta o tema da unidade: Território, Desenvolvimento e Competitividade. Esses são temas importantes para a ação do Agente de Desenvolvimento e, portanto, precisam estar bem claros para os participantes. 1.1 Território Utilizando a imagem da T04M2U3 pergunta aos participantes: O que vocês vêem nesta imagem? O facilitador deve estimular os participantes a responderem. Certamente, surgirão respostas como: planeta, terra, globo e similares e daí abstrações como o fenômeno da globalização, questões climáticas e etc. O objetivo é fazer com que os participantes abstraiam a noção de território, como espaços definidos integrados ao todo, representado pelo planeta.

6 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 5 Após o pequeno debate que se desenrolará, abre-se a T05M2U3 e apresenta-se a definição de Local. Em seguida apresenta-se a T06M2U3 explicando o conceito de Território. Destaca no conceito a identidade própria, a inteligência coletiva com vida própria e, especialmente, o sentimento de pertencimento ao território. Explora a relação entre Território e Local através da T07M2U3, apresentando a visão da administradora brasileira Valéria Vidal, especialista em projetos de desenvolvimento territorial: Ser territorial é ser local. E ser local é pertencer a um território. Debate com os participantes o entendimento e o significado das frases.

7 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento Desenvolvimento Com T08M2U3 apresenta a origem etimológica da palavra Desenvolvimento, já vista no Módulo 1, reforçando que desenvolvimento significa uma mudança de posição de dentro para fora. Explora o significado de Des+Envolvimento, reforçando que só é possível desenvolver quando se deixa de estar envolvido com o paradigma anterior, com a forma tradicional de agir. Também reforça que como movimento de dentro para fora, os responsáveis pelo desenvolvimento são os protagonistas de dentro, ou seja, aqueles do local, ou ainda melhor, do território. Continuando, através da T9M2U3 o facilitador conceitua desenvolvimento como um processo de transformação planejada para transformar a situação atual em uma situação futura melhorada.

8 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 7 Através de T10M2U3, avança no conceito, alertando os participantes de que o processo de desenvolvimento local também pode ser entendido como a ativação do potencial de desenvolvimento sócio-econômico local, que deve ser promovido sem comprometer os recursos locais disponíveis para as gerações futuras. Com T11M1U3 distingue crescimento de desenvolvimento.

9 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 8 Em seguida, usa T12M2U3, para explicar o conceito de Projeto de Desenvolvimento Local. O facilitador deve esclarecer que esse é o principal modo de ação do Agente de Desenvolvimento nas grandes mudanças. O facilitador apresenta T13M2U3 e através de um diagrama de blocos explica o processo de auto-desenvolvimento. Esse diagrama foi elaborado pelo economista brasileiro Paulo Haddad, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, estudioso do processo de desenvolvimento que o denominou originalmente de Processo de Desenvolvimento Endógeno.

10 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento Competitividade O facilitador apresenta a definição etimológica de competitividade através da T14M2U3. Ao tratar da questão da competitividade de territórios, o facilitador usa T15M2U3 com uma frase do sociólogo brasileiro Juarez de Paula para destacar a importância no cenário atual da capacidade de inovação, que a conduz a um dos principais fatores estratégicos para a competitividade econômica de um território. Essa está relacionada a vários outros fatores, mas depende essencialmente do acesso a informação e ao conhecimento.

11 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 10 Partindo do conceito anterior, apresenta-se a T16M2U3 e explica o conceito de inovação dentro do contexto econômico, proposto pelo economista austríaco Joseph Alois Schumpeter. Sua teoria do ciclo econômico é fundamental para a ciência econômica contemporânea. A razão, segundo Schumpeter, para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um boom (processo de expansão) é o surgimento de alguma inovação, do ponto de vista econômico, que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio. Com T17M2U3 explora o conceito de inovação exemplificando.

12 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 11 Através da T18M2U3, informa que o grande desafio da promoção do desenvolvimento territorial, local, é a criação de um ambiente favorável para a inovação, que gere impactos positivos junto às micro, pequenas e médias empresas, de modo a elevar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios, ampliando a competitividade sistêmica do território. A melhoria da competitividade precisa ser sistêmica, envolvendo todo o território Para explicar o conceito de vantagem competitiva, que aparece no slide anterior abre-se a T19M2U3 explicando que:

13 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 12 Para tornar mais claro o conceito de vantagem competitiva dinâmica o facilitador apresenta a T20M2U3 e a compara a vantagens estáticas. Com a T21M2U3 explica como criar uma vantagem competitiva dinâmica.

14 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 13 O facilitador utiliza T22M2U3 e T23M2U3 para uma reflexão sobre a competitividade do território. Explica que a competitividade do território depende da inovação, da governança e da dinâmica das redes de empresas do território. Explica que os temas governança e redes serão explorados em outras unidades. Convida os participantes a refletirem sobre a competitividade do seu território. 2 Protagonismo Continuando abre-se a T24M2U3, através do texto do sociólogo Juarez de Paula, explica que o desenvolvimento é produzido pelas pessoas, depende da adesão das pessoas ao projeto e das pessoas assumirem a condição de sujeitos, protagonistas do desenvolvimento. É um dos papéis Agente de

15 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 14 Desenvolvimento, articular e motivar as pessoas para assumirem o protagonismo do desenvolvimento do território. 3 O Caso Nomisma O facilitador convida para uma prática e abre T25M2U3 perguntando as participantes quais são as estratégias para facilitar o envolvimento e comprometimento da comunidade com um projeto de desenvolvimento. Dáse um tempo de 10 minutos para que cada participante faça uma pequena lista de estratégias. Em seguida o facilitador pergunta aos participantes que estratégias elegeram e anota no flip-chart as respostas de cada um, esclarecendo dúvidas e nivelando conceitos, se necessário. Para avançar nestas estratégias o facilitador abre T26M2U3 e convida os participantes a conhecer o Caso NOMISMA instituto de pesquisa

16 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 15 econômica italiano, que desde 1981 se dedica a pesquisar e desenvolver os temas ligados ao desenvolvimento local. Usando T27M2U3 apresenta a definição etimológica de felicidade. Partindo dessa definição explora o fato de que a felicidade só pode ser alcançada quando realizamos algo. A felicidade não decorre de algo que outros fizeram por nós ou para nós. Com T28M2U3, relaciona a realização ao desenvolvimento. Quando realizamos ações alinhadas a um processo de mudança estamos fazendo o desenvolvimento acontecer. Fica fácil entender que o desenvolvimento ocorre então em, pelo menos, três dimensões. Uma pessoal, própria e privada. Esse desenvolvimento pessoal prepara-nos para uma nova mudança, em outra dimensão, que se alinhada a um foco econômico

17 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 16 adequado, gera desenvolvimento econômico. O fruto desse desenvolvimento econômico, se adequadamente concebido e implementado, gera transformações sociais, consolidando a terceira dimensão do desenvolvimento: a social. O NOMISMA enfatiza que toda mudança se inicia no campo pessoal para finalmente repercutir no campo social. O facilitador apresenta através da T29M2U3 as condições para o desenvolvimento segundo o NOMISMA. Investir recursos financeiros, elevar o nível tecnológico, aumentar a capacidade de inovação, desenvolver a capacidade de gestão e de operação, dentre outros. Mas, o NOMISMA destaca que a capacidade de cooperação entre pessoas, grupos e organizações de um território o capital social do território é um fator muito importante.

18 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 17 Usando T30M2U3 avança no conceito de capital social, referenciando o economista argentino Bernard Kliksberg. Segundo Kliksberg, o Capital Social é a capacidade que os líderes de um território têm de trabalhar juntos em busca de objetivos comuns. Ele refere-se ao capital social como a chave esquecida do desenvolvimento. James Coleman, sociólogo norte-americano, foi um dos primeiros a usar o termo capital social e responsável por sua popularização. Coleman explicou como reconhecer e identificar o capital social em um grupo, conforme é apresentado em T31M2U3. Para complementar a definição de capital social o facilitador apresenta a definição do educador brasileiro Claudio Moura Castro em T32M2U3.

19 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 18 Continuando com a abordagem do NOMISMA apresenta em T33M2U3 a definição etimológica de cooperação. Em seguida, com T34M2U3, complementa com as condições necessárias, segundo o IAD Instituto Alemão de Desenvolvimento, para que a cooperação possa prosperar entre um conjunto de pessoas. De modo que não reste duvida sobre cooperação apresenta-se a visão do NOMISMA sobre o significado de cooperação através da T35M2U3. Ao final deve-se destacar a importância da confiança para que haja cooperação.

20 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 19 Com T36M2U3 conceitua-se Confiança, segundo o especialista americano Stephen Robbins.

21 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 20 O facilitador informa que segundo Robbins, a confiança possui 5 dimensões e através de T37M2U3 apresenta e explica cada uma dessas dimensões. Concluindo a unidade, o facilitador usa T38M2U3 para encadear os conceitos apresentados destacando que a mudança social começa no indivíduo, na pessoa. Se o que cada um busca é a felicidade, esta só é alcançada com suas próprias realizações. Para que estas realizações tragam desenvolvimento sócio-econômico a um território, um diferencial é o capital social, ou seja, a capacidade que os líderes de um território têm de trabalhar juntos, por um longo período de tempo, em busca de objetivos comuns e compartilhados. Esse capital social baseia-se em cooperação e, fundamentalmente, em confiança. Estabelecer relações de confiança, praticando todas as dimensões da confiança nessas relações, talvez seja a primeira pedra fundamental do desenvolvimento do território.

22 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 21 Tratadas as questões da cooperação e da confiança e sua repercussão na felicidade e na realização do desenvolvimento, apresentando a T38M2U3 convide os participantes para uma nova dinâmica chamada O Maracujá Milagroso. O tempo previsto de realização e processamento é de 30 minutos. 4 Dinâmica O maracujá milagroso Siga as instruções: 1. O facilitador forma grupos de três integrantes e distribui aleatoriamente as folhas com as orientações contidas nos Anexos 1, 2 e 3 desse Guia. É recomendável que alguns participantes fiquem como observadores dos grupos. 2. Orienta cada integrante do grupo a estudar o seu papel durante 5 minutos. O facilitador sinaliza o início e o final do tempo aos participantes. 3. O facilitador orienta que se inicie o processo de negociação com duração máxima de 10 minutos. Da mesma forma, o facilitador sinaliza o início e o final do tempo aos participantes.

23 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento Encerrado o tempo de negociação, retorna ao grande grupo para o processamento coletivo do caso vivenciado, utilizando o ciclo CAV, por cerca de 15 minutos. As necessidades dos dois pais podem ser plenamente atendidas e ambos os filhos salvos, bem como o dinheiro suficiente para que novas crianças carentes também sejam atendidas pelo vendedor do maracujá. A informação de que um pai precisa da casca do maracujá e o outro precisa da polpa do maracujá permite que ambos sejam atendidos. Mas esta informação tem que ser compartilhada pelos pais em um processo ganha-ganha de negociação, sendo necessário que se estabeleça uma relação de confiança e consequentemente de cooperação, para que a negociação prospere. Solicite ao grupo que relacione o que foi vivenciado na dinâmica com a realidade do AD no processo de desenvolvimento do seu território. Ao final informa que a próxima unidade tratará das Micro e Pequenas Empresas.

24 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 23 5 Referências COLEMAN, James S.. Foundations of Social Theory, Harvard University Press Edition, PAULA, Juarez ET AL. Curso de Iniciação ao Desenvolvimento Territorial, SEBRAE, Brasília DF, VERAS, Claudio e SOUZA, Carlos. Programa Trilhar - A Governança, as Políticas Públicas e o Papel do Gerente nos Projetos de Desenvolvimento, SEBRAE SP, São Paulo SP, Lista de materiais Transparências TM2U3 Pincel atômico (cores variadas) Flip-chart Computador Projetor Datashow Espaço para Trabalho em Grupo Texto O Maracujá Milagroso Pai A quantidade de cópias para 1/3 do total de participantes Texto O Maracujá Milagroso Pai B quantidade de cópias para 1/3 do total de participantes Texto O Maracujá Milagroso Vendedor quantidade de cópias para 1/3 do total de participantes Anexo I Textos da Dinâmica O Maracujá Milagroso

25 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 24 O Maracujá Milagroso PAI A Seu filho está com uma grave doença e os médicos o desenganaram. Você, que ama muito seu filho, quando estava prestes a perder por completo o controle emocional, ficou sabendo da existência de um pé de maracujá milagroso, cujo fruto já curou outra criança que tinha a mesma doença. O problema é que esse pé de maracujá só produz um único fruto por ano e você precisa do fruto inteiro, que é a medida exata para a confecção do remédio com a polpa, que salvará seu filho. Você acabou de ficar sabendo que há outro interessado em comprar o único maracujá e concorrerá com você na compra do fruto... Você não poderá perder essa compra porque a vida de seu filho está em jogo, dependendo integralmente do seu sucesso. Você soube que no ano passado o fruto foi vendido por R$ ,00. Após reunir todos os seus recursos, inclusive empréstimos possíveis, você conseguiu apurar R$ ,00. Hoje é o dia da negociação! VÁ EM FRENTE E NÃO DEIXE DE OBTER VITÓRIA EM SUA EMPREITADA! SEU FILHO ESTÁ COM RISCO DE MORTE E SÓ VOCÊ PODERÁ SALVÁ-LO!

26 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 25 O Maracujá Milagroso PAI B Seu filho está com uma grave doença e os médicos o desenganaram. Você, que ama muito seu filho, quando estava prestes a perder por completo o controle emocional, ficou sabendo da existência de um pé de maracujá milagroso, cujo fruto já curou outra criança que tinha a mesma doença. O problema é que esse pé de maracujá só produz um único fruto por ano e você precisa do fruto inteiro, que é a medida exata para a confecção do remédio com a casca, que salvará seu filho. Você acabou de ficar sabendo que há outro interessado em comprar o único maracujá e concorrerá com você na compra do fruto... Você não poderá perder essa compra porque a vida de seu filho está em jogo, dependendo integralmente do seu sucesso. Você soube que no ano passado o fruto foi vendido por R$ ,00. Após reunir todos os seus recursos, inclusive empréstimos possíveis, você conseguiu apurar R$ ,00. Hoje é o dia da negociação! VÁ EM FRENTE E NÃO DEIXE DE OBTER VITÓRIA EM SUA EMPREITADA! SEU FILHO ESTÁ COM RISCO DE MORTE E SÓ VOCÊ PODERÁ SALVÁ-LO!

27 Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 26 O Maracujá Milagroso VENDEDOR Você é um empresário de sucesso e entendeu que tem uma missão social. Para tanto, resolveu manter uma entidade de assistência a crianças pobres. A renda para a manutenção da entidade se origina da venda de um fruto todo especial tido como milagroso que é produzido anualmente, por um único pé de maracujá que nasceu, ocasionalmente, no seu quintal. Você já tentou, mas não conseguiu reproduzir novas mudas desse maracujá milagroso. Todas as alternativas, inclusive as mais modernas técnicas de clonagem, falharam. Seu pé de maracujá milagroso dá um único fruto por ano. Por ser um fato relativamente recente e ainda pouco conhecido as propriedades especiais de seu maracujá, os preços que você tem obtido nas últimas vendas têm deixado a desejar. O sucesso de seu trabalho social tem atraído novas crianças carentes e você quer ajudar todas. Entretanto, o valor pelo qual você vendeu o fruto no ano passado R$ ,0 foi insuficiente para cobrir as despesas das atuais 25 crianças que você cuida. Neste ano você pretende atender mais 10 crianças totalizando 35 crianças. Os compradores tem se mostrado um pouco céticos sobre as propriedades do maracujá; todavia, você presenciou um desses milagres, quando uma criança já moribunda foi salva. Com a divulgação ocorrida, neste ano você terá dois compradores interessados e precisa aproveitar para arrecadar o máximo possível e com isso ajudar um número ainda maior de crianças, já que este passou a ser o seu principal objetivo na vida. UTILIZE SUA IMAGINAÇÃO PARA CONSEGUIR O MÁXIMO! AS CRIANÇAS DEPENDEM MUITO DE VOCÊ!

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 7 Roteiro de Ação II GUIA DO FACILITADOR Guia

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento 4 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 7 Roteiro de Ação II GUIA DO PARTICIPANTE Guia

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 3 Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Unidade 6 Roteiro de Ação III GUIA

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 4 Agente de Resultados Unidade 1 Lei Geral Municipal - Exercício de Implantação GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso para Agentes

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 2 Integração Grupal MANUAL DO PARTICIPANTE Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 1 Apresentação do Curso GUIA DO FACILITADOR Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 5 Roteiro de Ação I GUIA DO FACILITADOR Guia do Facilitador - Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 4 As Micro e Pequenas Empresas GUIA DO FACILITADOR

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento MANUAL PREPARATÓRIO Esse caderno tem como objetivo instruir os participantes do Curso para Agentes de Desenvolvimento em como se preparar para o curso e como fazer

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 4 Agente de Resultados Unidade 4 GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT 2010, FRENTE NACIONAL

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 2 Integração Grupal MANUAL DO FACILITADOR Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 3 Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Unidade 5 Lei Municipal Exercício

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 6 Redes para o desenvolvimento GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 5 Roteiro de Ação I GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante - Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 1 Apresentação do Curso MANUAL DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 4 As Micro e Pequenas Empresas GUIA DO PARTICIPANTE

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 5 As Micro e Pequenas Empresas e o Desenvolvimento Local GUIA DO FACILITADOR Guia do Facilitador Curso para

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 3 O Fenômeno da Mudança e o Agente GUIA DO FACILITADOR Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 3 Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Unidade 4 A Lei Geral Implementando

Leia mais

Curso de Formação de. Agentes de Desenvolvimento

Curso de Formação de. Agentes de Desenvolvimento Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Formação Básica Módulo 3 Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Unidade 1 Gestão Pública Municipal GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante

Leia mais

Curso para Agentes de Desenvolvimento

Curso para Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 4 Agente de Resultados Unidade 5 Dinâmica de Encerramento Dinâmica de Encerramento Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT 2010, FRENTE

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Gestor Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica GUIA DO GESTOR Este guia tem por objetivo orientar a ação do responsável pela realização do curso

Leia mais

ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes

ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes ENCADEAMENTOS PRODUTIVOS COMPETITIVIDADE SUSTENTABILIDADE INOVAÇÃO PRODUTIVIDADE CADEIA DE VALOR APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Guia do Facilitador Curso para Agentes de Desenvolvimento 1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 3 Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Unidade 4 A Lei Geral Implementando

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 3 O Fenômeno da Mudança e o Agente GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Uma das melhores escolas

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 4 Agente de Resultados Unidade 3 Estruturação e o Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento GUIA DO FACILITADOR Guia do Facilitador Curso

Leia mais

Comprar Manual do Participante

Comprar Manual do Participante Comprar Manual do Participante MP_oficina_sei_comprar.indd 1 26/02/15 15:01 MP_oficina_sei_comprar.indd 2 26/02/15 15:01 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

Formar Preço. Manual do Participante

Formar Preço. Manual do Participante Formar Preço Manual do Participante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial OFICINA Manual do Participante Brasília DF 2015 2015. Serviço Brasileiro

Leia mais

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 5 As Micro e Pequenas Empresas e o Desenvolvimento Local GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso

Leia mais

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado APOSTILA Como criar uma marca de Moda Mônica Penteado Uma MARCA se estabelece através de um tripé que a sustenta MARCA PRODUTO VENDA DA IMAGEM COMUNICAÇÃO Etapas de criação de uma marca 1.O que vamos desenvolver

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

Unir Forças para Melhorar Manual do Participante

Unir Forças para Melhorar Manual do Participante Unir Forças para Melhorar Manual do Participante MP_oficina_sei_unir_forcas_para_melhorar.indd 1 13/03/15 12:28 MP_oficina_sei_unir_forcas_para_melhorar.indd 2 13/03/15 12:28 Serviço Brasileiro de Apoio

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 2 Agente do Desenvolvimento Unidade 2 O Empreendedor GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso para Agentes de Desenvolvimento 2 COPYRIGHT

Leia mais

elementos do sucesso financeiro.

elementos do sucesso financeiro. 7 elementos do sucesso financeiro. Adriano Fabri elementos do 7sucesso financeiro. O propósito desse ebook. Este ebook tem como propósito ajudar as pessoas a buscar o equilíbrio e o sucesso financeiro

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

Vivenciar situações do cotidiano empresarial, onde as competências são fundamentais no alcance de resultados, através de:

Vivenciar situações do cotidiano empresarial, onde as competências são fundamentais no alcance de resultados, através de: 1 Fonte: Maria Rita Gramigna Objetivo: Vivenciar situações do cotidiano empresarial, onde as competências são fundamentais no alcance de resultados, através de: Planejamento Negociação Visão Sistêmica

Leia mais

Curso de Formação de. Agentes de Desenvolvimento

Curso de Formação de. Agentes de Desenvolvimento Guia do Facilitador Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento 1 Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Formação Básica Módulo 1 Agente de Mudanças Unidade 4 Mobilização para o Desenvolvimento

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL PRODUTOS INOVAÇÃO PGQP Mensagem das lideranças Gestão e Inovação são os dois motores da organização moderna. No percurso de competição estes motores devem

Leia mais

Finalista Estadual Pequenos Negócios No Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Mar Vermelho AL

Finalista Estadual Pequenos Negócios No Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Mar Vermelho AL COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE O desenvolvimento acontece com a força dos Pequenos Negócios Vencedores do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2013-2014) Finalista Estadual Pequenos Negócios

Leia mais

Pesquisa. O Impacto do SIMPLES nas Micro e Pequenas Empresas

Pesquisa. O Impacto do SIMPLES nas Micro e Pequenas Empresas Pesquisa O Impacto do SIMPLES nas Micro e Pequenas Empresas MARÇO DE 2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A reprodução não autorizada

Leia mais

Crescer Manual do Participante

Crescer Manual do Participante Crescer Manual do Participante MP_oficina_sei_crescer.indd 1 17/03/15 17:51 MP_oficina_sei_crescer.indd 2 17/03/15 17:51 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial

Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial 1 2 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Brasília DF 3 2017 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE

Leia mais

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE ACESSO A FINANCIAMENTO

ORIENTAÇÃO SOBRE ACESSO A FINANCIAMENTO ORIENTAÇÃO SOBRE ACESSO A FINANCIAMENTO Como avaliar as possibilidades de crédito para o seu negócio MANUAL DO PARTICIPANTE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

Curso de Formação de. Agentes de Desenvolvimento

Curso de Formação de. Agentes de Desenvolvimento Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Formação Básica Módulo 3 Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Unidade 1 Gestão Pública Municipal GUIA DO FACILITADOR Guia do Facilitador

Leia mais

praxis: educação corporativa na prática

praxis: educação corporativa na prática praxis: educação corporativa na prática Praxis é o processo pelo qual uma habilidade é transformada em experiência. No ensino formal, uma lição é absorvida apenas no nível intelectual, por meio de uma

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE PROGRAMAÇÃO DE A DEZEMBRO DE 2016 Produtor Potencial Empresa de PR PE Rural Empresário Pequeno Porte Microempreendedor I Individual Descubra sua categoria O Sebrae atende a empresas (negócios urbanos e

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário Sumário 1 Informações Gerais...3 1.1Empresa...3 1.2Endereço...3 1.3Telefones...3 1.4Endereço Web...3 1.5E-mail...3 1.6Responsável para contato com a INTEC...3 1.6.1Nome...3 1.6.2E-mail...3 1.6.3Telefones...3

Leia mais

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Técnicas de Engenharia de Requisitos

Técnicas de Engenharia de Requisitos Técnicas de Engenharia de Requisitos Dificuldades da análise dos requisitos: concretização de conceitos; comunicação entre usuários, clientes, desenvolvedores e gerentes; mudanças de requisitos. Esforço

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico 2016-2019 Objetivos Estratégicos e Metas Revisão - Decreto 8.788 de junho/2016 Objetivos, Descrições e Conceitos Apex-Brasil Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos PRESIDENTE André Marcos

Leia mais

CHRISTIAN BARBOSA. Motiveação Palestras e Palestrantes ME CNPJ / (11)

CHRISTIAN BARBOSA. Motiveação Palestras e Palestrantes ME CNPJ / (11) CHRISTIAN BARBOSA Temas da palestra: Cases de Sucesso, Criatividade e Inovação, Empresários / Executivos de Sucesso, Gestão de Pessoas, Liderança, Mulheres de Sucesso, Superação de Desafios / Mudanças,

Leia mais

Curso para. Agentes de Desenvolvimento

Curso para. Agentes de Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa 1 Básica Módulo 4 Agente de Resultados Unidade 3 Estruturação e o Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento GUIA DO PARTICIPANTE Guia do Participante Curso

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Brasília - DF Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Fundação

Leia mais

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL Brasil é 88º lugar (de 127) em ranking de educação pela Unesco. Esse ranking mede o desempenho das nações em relação a metas de qualidade. FOLHA 2011

Leia mais

#21 DICAS DE GESTÃO PARA MPE

#21 DICAS DE GESTÃO PARA MPE #21 DICAS DE GESTÃO PARA MPE ÍNDICE AGOSTO/2016 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Introdução Cenário das MPE no Brasil O modelo de gestão, a determinação de estratégias e a análise de desempenho O MPE Brasil Avaliação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

Ser um bom gerente implica uma forma de ser, de agir e de atuar profissionalmente, muito mais do que um cargo ou uma função específica.

Ser um bom gerente implica uma forma de ser, de agir e de atuar profissionalmente, muito mais do que um cargo ou uma função específica. AULA 1: Ser um bom gerente implica uma forma de ser, de agir e de atuar profissionalmente, muito mais do que um cargo ou uma função específica. Ser um bom gerente é ter a capacidade de realizar ações,

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

De portas abertas para seu município

De portas abertas para seu município De portas abertas para seu município A maior entidade municipalista da América Latina A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, com

Leia mais

GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI

GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI ÍNDICE 1. Introdução 5 2. Código de Ética e Conduta 7 3. Política Conflitos de Interesses 10 4. Política de Formação 13 INTRODUÇÃO O Conselho de Administração

Leia mais

COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS Garantir Resultados Diferenciados por meio das Competências Colaborativas

COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS Garantir Resultados Diferenciados por meio das Competências Colaborativas COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS Garantir Resultados Diferenciados por meio das Competências Colaborativas Rogerio Leme rogerio@lemeconsultoria.com.br www.facebook.com/rogeriolemeoficial Rogerio Leme Diretor

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA Vânia Hernandes Pós-graduada em Psicologia Positiva, em Gestão da Aprendizagem e graduada em Administração de empresas. Atuou por mais

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI

GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI GOVERNAÇÃO CORPORATIVA BNI ÍNDICE 1. Introdução 5 2. Código de Ética e Conduta 7 3. Política Conflitos de Interesses 10 4. Política de Formação 13 5. Política de Remuneração

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. CAMINHOS PALESTRAS & OFICINAS CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PALESTRAS & OFICINAS MELHORANDO O REPERTÓRIO DA

Leia mais

Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae

Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae 1 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae Brasília DF 2 2017 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Todos

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

Mais informações: (31)

Mais informações: (31) Segundo a definição do GRI (Global Reporting Initiative), um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável é a exigência de escolhas inovadoras e novas formas de pensar. Hoje o Brasil corporativo

Leia mais

Associado ao que há de melhor. Associado a você.

Associado ao que há de melhor. Associado a você. CAMPANHA nacional Cartilha eletrônica Associado ao que há de melhor. Associado a você. I - APRESENTAÇÃO Simples, prático e objetivo, este guia visa facilitar as consultas e a busca de informações sobre

Leia mais

Manual do Administrador do Órgão

Manual do Administrador do Órgão Manual do Administrador do Órgão GOVERNANÇA ELETRÔNICA CIDADECOMPRAS Manual do Administrador do Órgão OUTUBRO/2010 3 PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS Paulo Roberto Ziulkoski DIRETOR-TÉCNICO

Leia mais

O DESEMPENHO OPERACIONAL

O DESEMPENHO OPERACIONAL O DESEMPENHO OPERACIONAL TIPOS DE OBJETIVOS DE DESEMPENHO OPERACIONAL PREÇO BAIXO, ALTAS MARGENS OU AMBOS ENTREGA RÁPIDA CUSTO ENTREGA CONFIÁVEL VELOCIDADE CICLO RÁPIDO ALTA PRODUTIVIDADE TOTAL OPERAÇÕES

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FGV CORPORATIVO 12.227/14_v3 QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (**) Carga Horária (*) 1. Cooperativismo e Administração de Serviços

Leia mais

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS.

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. 6 TENDÊNCIAS 12 1 10 11 2 9 3 8 4 7 6 5 QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. Charles Darwin dizia que não é o mais forte ou o mais

Leia mais

CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU.

CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU. CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU. Paulo Sérgio da Silva Barboza 1, Richard Alves Portela 2 1 Estudante na Fatec Jaú, email: paulinho_barboza@live.com

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 5 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AGÊNCIA - 2012/2016 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AGÊNCIA OBJETIVO Revisar e atualizar o Planejamento Estratégico da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, para

Leia mais

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas 1 2 3 A nova economia Início do século XX Papéis determinantes para a empresa: Localização; Mão de obra barata;

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

Empreender Manual do Participante

Empreender Manual do Participante Empreender Manual do Participante MP_oficina_sei_empreender.indd 1 13/03/15 12:16 MP_oficina_sei_empreender.indd 2 13/03/15 12:16 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade

Leia mais

Rio de Janeiro, 22 de setembro de À Comissão de Valores Mobiliários CVM Rua Sete de Setembro, º andar Centro Rio de Janeiro RJ

Rio de Janeiro, 22 de setembro de À Comissão de Valores Mobiliários CVM Rua Sete de Setembro, º andar Centro Rio de Janeiro RJ Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2016. À Comissão de Valores Mobiliários CVM Rua Sete de Setembro, 111 33º andar Centro Rio de Janeiro RJ 20050-901 At: Sr. Guilherme Rocha Lopes Gerência de Acompanhamento

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Os 7 Princípios da Persuasão

Os 7 Princípios da Persuasão Marketing Digital Com Resultados Apresenta... Os 7 Princípios da Persuasão Como aumentar suas vendas e seu poder de persuasão mesmo que você ache que você não é um bom vendedor Esse é o o guia contendo

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

ISO Compras sustentáveis

ISO Compras sustentáveis ISO 20400 Compras sustentáveis ISO 20400 compras sustentáveis As decisões de compra de uma organização não só afetam a própria organização, mas também a economia, o meio ambiente e a sociedade. Então,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

Por que um futuro sustentável depende da liderança e da inovação?

Por que um futuro sustentável depende da liderança e da inovação? Por que um futuro sustentável depende da liderança e da inovação? Palestra para o Conselho Temático de Meio Ambiente Jorge Jatobá Sócio-diretor da CEPLAN Recife, 04/04/2019 Pergunta sem resposta, hipótese

Leia mais

03-08 GAMA OUTUBRO. (Setor Central) Ao lado da rodoviária. 8 às18h - seg a sexta 8 às 12h - sábado

03-08 GAMA OUTUBRO. (Setor Central) Ao lado da rodoviária. 8 às18h - seg a sexta 8 às 12h - sábado O Sebrae no DF, em parceria com o Governo de Brasília, realizará mais um Mutirão da Simplificação, agora no Gama! Durante o mutirão, serão oferecidas orientações sobre registro e licenciamento de empresas,

Leia mais

A questão dos PARADIGMAS. Os modelos de referência

A questão dos PARADIGMAS. Os modelos de referência A questão dos PARADIGMAS Os modelos de referência Paradigmas Paradigmas são modelos ou padrões que servem como marcos de referência São mutáveis com o passar do tempo. Exemplos: _ : Tradicionalmente não

Leia mais