Debates sobre a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Debates sobre a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas"

Transcrição

1 Assunto Especial - Doutrina Exigência de Certidão Negativa Trabalhista em Licitação Debates sobre a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas ELÓI MARTINS SENHORAS Professor da Universidade Federal de Roraima - UFRR, Especialista, Mestre e Doutor pela Universidade Esta-dual de Campinas - Unicamp, Visiting Scholar na University of Texas at Austin - UT, na Universidad de Bue-nos Aires - UBA, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso/México), na Escola Nacional de Administração Pública - Enap e na National Defense University - NDU, Visiting Researcher na University of British Columbia - UBC e na University of California, Los Angeles - Ucla. ARIANE RAQUEL ALMEIDA DE SOUZA CRUZ Auxiliar de Pesquisa, Assessora Jurídica e Bacharel em Direito. A Lei nº , de 7 de julho de 2011, com vacatio legis de 180 dias, instituiu a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), o que trouxe consigo novas exigências nas licitações públicas a partir de 5 de janeiro de 2012, a fim de criar um novo tipo de prova documental para exprimir a inexistência de débitos decorrentes da relação de trabalho, repercutindo efeitos tanto na seara administrativa quanto trabalhista. As empresas e pessoas físicas interessadas na habilitação para os processos de licitação pública deverão apresentar a CNDT como pré-requisito adicional, a qual é expedida gratuita e eletronicamente pelo site < do Tribunal Superior do Trabalho, com a finalidade de comprovarem a inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho; caso contrário, passam a ser consideradas, automaticamente, inaptas para participarem destes

2 procedimentos licitatórios. Algumas das características mais destacadas da Certidão de Débitos Trabalhista são apreendidas pela sua emissão nacional, validade de 180 dias, bem como autenticidade validada eletronicamente pelo próprio site, sobre o referido documento, o qual apresenta a situação da pessoa física ou da pessoa jurídica em relação a todos os seus estabelecimentos, agências ou filiais. A Certidão será negativa se a pessoa sobre quem deva versar não estiver inscrita como devedora no BNDT, após decorrido o prazo de regularização. [...] A Certidão será positiva se a pessoa sobre quem aquela deva versar tiver execução definitiva em andamento, já com ordem de pagamento não cumprida, após decorrido o prazo de regularização. A Certidão será positiva com efeito de negativa se o devedor, intimado para o cumprimento da obrigação em execução definitiva, houver garantido o juízo com depósito, por meio de bens suficientes à satisfação do débito ou tiver em seu favor decisão judicial que suspenda a exigibilidade do crédito. [...] A Certidão positiva com efeito de negativa possibilita o titular de participar de licitações. (TST, 2012)

3 40 RSDA Nº 77 - Maio / ASSUNTO ESPECIAL - DOUTRINA Para a implementação do sistema de emissão da Certidão de Débitos Trabalhistas (positivos ou negativos), houve a formação de um Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), centralizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o qual compartilha informações constantes nos bancos de dados de três órgãos distintos: Poder Judiciário Trabalhista, Ministério Público do Trabalho e Comissão de Conciliação Prévia. Toda empresa ou pessoa física que possuir débitos na Justiça do Trabalho e que negociar ou oferecer bem para garantir o devido pagamento obterá uma Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), em contraposição àquela empresa ou pessoa física que não fizer acordo, as quais receberão Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas (CPDT). Com o surgimento da CNDT, a Lei nº /2011 traz em seu bojo uma série de impactos positivos e negativos que são oriundos pelo confronto da busca da celeridade da Justiça do Trabalho e da melhoria da gestão de contratos pela Administração Pública vis-à-vis aos constrangimentos normativos ao setor empresarial em incentivos fiscais e licitações públicas, repercutindo, assim, na polarização dos interesses de diferentes stakeholders. Quadro 1 - Impactos da instituição da CNDT Aspectos positivos Aspectos negativos No caso das empresas interessadas em participar de processos licitatórios ou em programa isenção fiscal, a nova exigência implica enforcement adicional para o efetivo cumprimento decisões judiciais trabalhistas. Portanto, a exigência da regularidade trabalhista do emprega tem um caráter complementar à certidão negativa de débitos previdenciários, ao privilegia lógica do crédito trabalhista, com o propósito resguardar o trabalhador. Algumas das empresas poderão sofrer prejuízos em função da exclusão da participação n licitações públicas ou programas de incentivo fiscal, com a não obtenção da CNDT, seja p falta de isonomia, com impacto assimétrico em micro e pequenas empresas, em contraposi às de grande porte, seja pela insegurança jurídica, ao terem o seu direito de ampla defes restringido, ao terem que pagar antecipadamente pelo que não deviam. (Fonte: Elaboração própria. Baseada em Hasse et al. (2011))

4

5 RSDA Nº 77 - Maio / ASSUNTO ESPECIAL - DOUTRINA 41 De um lado, a Lei nº /2011, ao instituir a CNDT, trouxe consigo inovações incrementais no direito do trabalho, as quais reforçam a atenção ao trabalhador lesado, por pressionar a empresa devedora, interessada em participar de licitação pública ou de programa de incentivo fiscal do Governo Federal, a adimplir os créditos trabalhistas transitados em julgado, bem como no direito administrativo, ao discriminar um novo pré-requisito deontológico para a contratação de empresas sérias, idôneas. Aquele que possuir débitos inadimplidos decorrentes de sentença judicial transitada em julgado na Justiça do Trabalho, ainda que por acordo, não tem o direito de expedir a seu favor a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Importante firmar que se trata de qualquer tipo de débito, incluindo recolhimentos previdenciários, honorários advocatícios, custas, emolumentos e recolhimentos determinados em lei. Também não obterá a referida certidão aquele que não adimplir obrigações decorrentes de execução de acordos perante o Ministério Público do Trabalho e Comissão de Conciliação Prévia. (Pinto, 2011) Segundo Hasse et al. (2011), a justificativa material para exigência da CNDT é oriunda da necessidade de se atestar a idoneidade, no cumprimento de suas obrigações trabalhistas, das futuras empresas contratadas em processos licitatórios, com a finalidade maior de se quebrar a possibilidade da responsabilização subsidiária da Administração Pública pelo pagamento indevido de encargos pretéritos, como previsto na Súmula nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com um total de cerca de 2,5 milhões de processos em fase de execução na Justiça do Trabalho brasileira, o objetivo da exigência da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas em licitações é trazer celeridade institucional e efetividade material das sentenças no direito trabalhista, por meio de enforcement indireto à regularização dos empresários e pessoas físicas com débitos inadimplidos, decorrentes de sentença judicial transitada em julgado (TRT 13, 2012).

6 De outro lado, alguns especialistas e entidades da classe empresarial contestam a instituição da CNDT, uma vez que a lei poderia implicar resultados práticos contrários a sua finalidade original, já que impactaria decisivamente em um círculo vicioso, no caso das micro e pequenas empresas, com efeitos na potencialização do risco de ficarem, automaticamente, fora de processos licitatórios e, por conseguinte, com repercussão no aumento de demissões de empregados e de elevação de débitos trabalhistas. Destarte, o discurso normativo da CNDT, ao justificar que a Administração Pública deva contratar apenas que cumpram com seus deveres trabalhistas, dando maior celeridade à Justiça, por meio do cumprimento das decisões judiciais relacionadas ao pagamento de crédito trabalhista, traz consigo dois efeitos colaterais que impactam tanto nas empresas quanto na Administração Pública (Rodrigues, 2011).

7 42 RSDA Nº 77 - Maio / ASSUNTO ESPECIAL - DOUTRINA Em primeiro lugar, a imposição legal da apresentação da CNDT em licitações públicas impacta em uma assimetria material entre grandes e pequenas empresas, já que as primeiras têm maiores condições econômicas para regularizar suas condições de inadimplemento, sem, necessariamente, repassar a integralidade desse custo para seus preços por meio de mark-up. Em segundo lugar, a comprovação da inexistência de débitos inadimplidos, perante a Justiça do Trabalho, cria uma situação de insegurança jurídica na qual a empresa, interessada em participar de licitação pública ou em programa de incentivo fiscal do Governo Federal, tem que antecipar débito trabalhista, antes mesmo de terminar o processo de execução, queimando, assim, etapas como a penhora de bens e a discussão de índices de correção dos débitos. É neste contexto crítico que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) ingressaram no Supremo Tribunal Federal com ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei nº /2011, uma vez que este marco normativo produziria uma condição de insegurança jurídica frente aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa, da isonomia e da livre iniciativa, ao impedir aos empresários o acesso à garantia do devido processo legal. Na prática, observa-se que, embora a Administração Pública brasileira possa incorrer em um contexto licitatório que apresente um menor número de empresas concorrentes, repercutindo na eventual possibilidade de preços mais altos no curto prazo, com a instituição da CNDT, surge um esforço de quebrar a possibilidade de risco moral empresarial, o qual, antes de representar um ônus, traz ganhos de transparência no longo prazo. Conclui-se que, a despeito da Lei nº /2011 ser alvo de medidas judiciais que visam à sua inaplicabilidade, ela contém um marco normativo duplo-ganhador (win-win), o qual busca trazer tanto

8 maior efetividade no cumprimento das decisões judiciais trabalhistas, por meio da garantia de pagamento de crédito trabalhista transitado em julgado, quanto maior segurança à Administração Pública, por meio da contratação de apenas empresas idôneas e que cumpram seus deveres trabalhistas.

9 RSDA Nº 77 - Maio / ASSUNTO ESPECIAL - DOUTRINA 43 Por mais que existam contestações no STF sobre a constitucionalidade da Lei nº /2011, no curto prazo, cabe ao empresário ou pessoa física se adaptar ao novo marco normativo, por meio da solução da liquidação de suas pendências na Justiça do Trabalho, haja vista que são fáticos no País tanto a lentidão processual quanto a possibilidade da CNDT passar a ser exigida, não somente para apresentação em licitações públicas e em programas de incentivos fiscais, mas também na concessão de empréstimos bancários ou na transferência de imóveis. REFERÊNCIAS Hasse, F.; Scaglia, G. S.; Castro, J.; Wengerkiewicz, J. N. C. Certidão negativa de débito trabalhista - Seu(s) impacto(s) sobre a empresa. Revista Conteúdo Jurídico, jul Disponível em Acesso em: 19 abr PINTO, A. L. S. A certidão negativa de débitos trabalhistas (Lei nº /2011) e seus efeitos. Revista Jus Navigandi, a. 16, n. 3037, Disponível em: Acesso em: 17 abr RODRIGUES, T. G. Certidão negativa de débitos trabalhistas. Algumas considerações. Revista Jus Navigandi, a. 16, n. 2948, Disponível em: Acesso em: 16 abr TRIBUNAL Regional do Trabalho da 13ª Região. Exigência da certidão negativa de débitos trabalhistas começa amanhã. Notícias, 3 de janeiro, Disponível em: Acesso em: 20 abr TRIBUNAL Superior do Trabalho. O que é CNDT. Disponível em: < Acesso em: 16 abr

LEI 12440/2011. ALTERAÇÃO NA CLT E NA LEI DE LICITAÇÃO.

LEI 12440/2011. ALTERAÇÃO NA CLT E NA LEI DE LICITAÇÃO. LEI 12440/2011. ALTERAÇÃO NA CLT E NA LEI DE LICITAÇÃO. A lei nº 12.440, de 07 de julho de 2011, publicada no D.O.U do dia 08/07/2011 que acrescenta Título VII-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),

Leia mais

CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS

CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS Página 1 de 5 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS Nome: JBS S/A (MATRIZ E FILIAIS) CNPJ: 02.916.265/0001-60 Certidão nº: 1184139/2012 Expedição: 24/02/2012, às 21:24:34 Validade: 21/08/2012-180 (cento

Leia mais

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS -CNDT E BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS BNDT

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS -CNDT E BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS BNDT CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS -CNDT E BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS BNDT Elizabeth Homsi 10-02-2012 CNDT E BNDT I DA BASE LEGAL - CNDT E BNDT 1.1 CNDT LEI 12.440, DE 07.07.2011 (ENTROU

Leia mais

CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS

CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS Página 1 de 5 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS Nome: COMPANHIA DOCAS DO RIO DE JANEIRO (MATRIZ E FILIAIS)CNPJ: 42.266.890/0001-28 Certidão nº: 151088710/2018 Expedição: 30/05/2018, às 17:20:35

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS. Guilherme Brandão Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS. Guilherme Brandão Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS Guilherme Brandão Advogado Como se sabe, a Lei nº 12.440, de 7 de julho de 2011 instituiu a Certidão Negativa

Leia mais

Gabriel Lopes Coutinho Filho Juiz do Trabalho da 1ª Vara de Cotia-SP 10/02/2012

Gabriel Lopes Coutinho Filho Juiz do Trabalho da 1ª Vara de Cotia-SP 10/02/2012 Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas CNDT: Implicações Jurídicas e Aspectos Polêmicos Coordenação: Nelson Mannrich PAINEL 1 CNDT NA VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Gabriel Lopes Coutinho Filho Juiz do

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

Certidões trabalhistas devem ser verificadas periodicamamente

Certidões trabalhistas devem ser verificadas periodicamamente MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO Certidões trabalhistas devem ser verificadas periodicamamente 14 de junho de 2014, 07:14h Por Luís Rodolfo Cruz e Creuz Pode-se afirmar que um dos pontos mais importantes

Leia mais

Regulamenta a expedição da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT e dá outras providências.

Regulamenta a expedição da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT e dá outras providências. Resolução Administrativa TST nº 1.470, de 24/8/2011 - DJe TST de 30/8/2011 - Rep. DJe TST de 22/12/2011 - Rep. DJe TST de 3/1/2012 - Rep. DJe TST de 5/1/2012 Regulamenta a expedição da Certidão Negativa

Leia mais

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF Declaração Declaramos para os fins previstos na Lei nº 8.666, de 1993,

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil 27/10/2014 Consulta à Certidão Negativa de Débito MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS ÀS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E ÀS DE TERCEIROS

Leia mais

de UDOP - Circular

de UDOP - Circular Page 1 of 5 Resolução Administrativa nº 1470 RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 1470, DE 24 DE AGOSTO DE 2011 (Alterada pelo Ato TST.GP Nº 772/2011, Ato TST.GP Nº 1/2012 e Ato Nº 317/GP, de 11 de maio de 2012)*

Leia mais

CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS COM EFEITO DE NEGATIVA

CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS COM EFEITO DE NEGATIVA Página 1 de 10 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS COM EFEITO DE NEGATIVA Nome: BANCO BRADESCO S.A. (MATRIZ E FILIAIS)CNPJ: 60.746.948/0001-12 Certidão nº: 164222136/2018 Expedição: 11/12/2018, às

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO. Procuradoria da Dívida Ativa

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO. Procuradoria da Dívida Ativa PROCURADORIA GERAL DO ESTADO Procuradoria da Dívida Ativa Certidão Negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo CNPJ Base: 10.239.890 Ressalvado o direito de a Fazenda do Estado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica:

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Prefeitura Municipal de Jaguaquara 1 Quinta-feira Ano Nº 2455 Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Aditivo Nº 004 ao Contrato Nº 275/2016 - Contratada: (Construservice Construções e Serviços Eireli

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS OBJETOS E ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO CARDÁPIO COM VALORES ATUALIZADOS CONFORME LANCE NO PREGÃO ELETRONICO.

DESCRIÇÃO DOS OBJETOS E ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO CARDÁPIO COM VALORES ATUALIZADOS CONFORME LANCE NO PREGÃO ELETRONICO. Empresa: Requinte Buffet Razão Social: Vieira e Aquino-me CNPJ: 08.336/485/0001-09 Endereço: LO 21 904 sul Lt 03 CEP 77023-356 Fone: (63)8437-3044 / (63)3215-2896 Palmas-TO DESCRIÇÃO DOS OBJETOS E ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Débitos Tributários Não Inscritos na Dívida Ativa do Estado de São Paulo CNPJ / IE: 50.322.338/0001-38 Ressalvado o direito da Secretaria da Fazenda do Estado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 02/09/2018 Receita Federal do Brasil REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURÍDICA NÚMERO DE INSCRIÇÃO 10.706.736/0001 33 MATRIZ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL DATA

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

PARECER CORAG/SEORI/AUDIN - MPU/N 070/2012

PARECER CORAG/SEORI/AUDIN - MPU/N 070/2012 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER CORAG/SEORI/AUDIN - MPU/N 070/2012 Referência: Correio eletrónico de 4/5/2012. Prot. AUDIN/GAB 295/2012. Assunto

Leia mais

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: Licitações Públicas e Efetividade das Normas de Direito do Trabalho

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: Licitações Públicas e Efetividade das Normas de Direito do Trabalho Assunto Especial - Doutrina Exigência de Certidão Negativa Trabalhista em Licitação Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: Licitações Públicas e Efetividade das Normas de Direito do Trabalho GUSTAVO

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA 2017 ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO INSCRIÇÃO MUNICIPAL CPF/CNPJ 54125003 06.042.030/0001-47 RAZÃO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011,

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Senhor(es) Notário(s), Com o intuito de uniformizar e divulgar o procedimento para PROTESTOS DE TÍTULOS JUDICIAIS, a Corregedoria-Geral

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA 2015 ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO ATIVIDADE: 020128 - Taxa TLVLF Outras Atividades - Pequeno Porte

Leia mais

Confirmação de Autenticidade das Certidões

Confirmação de Autenticidade das Certidões Confirmação de Autenticidade da Certidão http://www.receita.fazenda.gov.br/apiicacoe3/atspo/certidao/certaijt. BRASIL Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais Receita Federal CERTIDÃO Confirmação

Leia mais

Exames Médicos em Concursos Públicos

Exames Médicos em Concursos Públicos Assunto Especial - Doutrina Exames Médicos em Concursos Públicos Exames Médicos em Concursos Públicos ELÓI MARTINS SENHORAS Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Especialista, Mestre e Doutor

Leia mais

Módulo Direito e Processo do Trabalho

Módulo Direito e Processo do Trabalho Material Teórico Carreiras Militares Módulo Direito e Processo do Trabalho Aula 5 Parte II A execução e a finalização do Processo do Trabalho Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod DPTrabCDSG1108_MilitarPII_a05

Leia mais

Certificado de Regularidade do FGTS - CRF

Certificado de Regularidade do FGTS - CRF 06/01/2017 https://www.sifge.caixa.gov.br/empresa/crf/crf/fgecfsimprimirpapel.asp?varpessoamatriz=6219088&varpessoa=6219088&varuf=ce&va Certificado de Regularidade do FGTS - CRF Inscrição: 02288268/0001-04

Leia mais

APICEFLOW - CONTABILIDADE ONLINE S/S LTDA /

APICEFLOW - CONTABILIDADE ONLINE S/S LTDA / Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS CERTIDÃO NEGATIVA DE DISTRIBUIÇÃO (ESPECIAL - AÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS) 1ª e 2ª Instâncias CERTIFICAMOS que, após consulta

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

Certidão Negativa de Débitos

Certidão Negativa de Débitos 22/07/2016 Certidão Negativa de Débitos Sefaz AL GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA DA RECEITA ESTADUAL DIRETORIA DE ARRECADAÇÃO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO Certidão Negativa

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário, fábrica de cimento.

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário, fábrica de cimento. PARECER Ementa: Exigência de documentação de regularidade fiscal perante o INSS e FGTS em contratos com a Administração Pública. Necessidade. ENTIDADE INTERESSADA: Secretaria de Administração e Tesouraria

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Suspensão do CréditoTributário CADIN. Prof. MarcelloLeal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Suspensão do CréditoTributário CADIN. Prof. MarcelloLeal DIREITO TRIBUTÁRIO Suspensão do CréditoTributário Prof. MarcelloLeal 1 Lei 10.522/02 - Art. 1o O Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) passa a ser regulado por

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA 2016 ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO INSCRIÇÃO MUNICIPAL CPF/CNPJ 54125003 06.042.030/0001-47 RAZÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO http://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidao/cn DConjun. W Secretaria MINISTÉRIO DA FAZENDA da Receita Federal do Brasil Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 CAPÍTULO I - ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO 1. Breve reconstrução histórica... 13 1.1 Fase colonial e imperial... 13 1.2 Fase republicana... 14 1.3 Constituição Federal de 1988...

Leia mais

Parágrafo Único. Instrução Normativa da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) disciplinará o requerimento das certidões.

Parágrafo Único. Instrução Normativa da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) disciplinará o requerimento das certidões. DECRETO Nº 3.086, DE 20 DE MARÇO DE 2006. DISPÕE SOBRE O REQUERIMENTO E A EMISSÃO DE CERTIDÕES RELATIVAS AOS TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA. LUIZ ANTONIO TIRELLO, Prefeito

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA / 2017

ALVARÁ DE LICENÇA / 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM Secretaria Municipal de Finanças ALVARÁ DE LICENÇA / 2017 Inscrição Mobiliária Data de Validade Nº Guia Nome ou Razão Social 158.003-3 10/04/2018 21.1.043152-5 J.M.M.C ASSESSORIA

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Programação e Execução Financeira e Orçamentária Prof. Cláudio Alves - Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal representa um banco

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

89:;<=-!>+?9 98>!-">+ #+<8>3-=+

89:;<=-!>+?9 98>!->+ #+<8>3-=+ 2 '/3&"!")*"! "#$#%$&#!'!"#$%"&'()*+,*+-(./%012"+*+,*+30)4'12"+!','.)%'5!"()%0640()*7!"#$%&'(")(*'*")(*+(,*+#-%$%.'/0"(*'(1+))"'(23&4*%.'(+5()+(6"37+&(83'983+&(*%7+&:;#.%'5((?!('()3'('-3'9%"'/0"(.'*')-&'9#

Leia mais

ALVARÁ/2016 DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. Código de Certificação. Publicidade NÃO. Inscr. Estadual MANTER AFIXADO EM LOCAL VISÍVEL

ALVARÁ/2016 DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. Código de Certificação. Publicidade NÃO. Inscr. Estadual MANTER AFIXADO EM LOCAL VISÍVEL CNPJ/CPF 01.657.467/0001-71 Razão Social VICTOR ADAUTO SALMAZO EPP ALVARÁ/2016 DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO Código de Certificação CM 108816 Identificador 175675 Nome Fantasia NTI SOLUCOES INTEGRADAS

Leia mais

DOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PARTICIPAÇÃO

DOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PARTICIPAÇÃO Ofício Nº. 195/2017 - FPMA Araucária, 22 de setembro de 2017. Dispensa de licitação, em caráter emergencial, para contratação de assessoria contábil pelo período de 180 (cento e oitenta) dias. Ilustríssimo

Leia mais

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO 13/05/2019 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO Nome:

Leia mais

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA- ATUALIZAÇÃO PARA Myrian Bueno Quirino. Você bem preparado para o futuro da profissão.

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA- ATUALIZAÇÃO PARA Myrian Bueno Quirino. Você bem preparado para o futuro da profissão. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA- ATUALIZAÇÃO PARA 2012 Myrian Bueno Quirino CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS (CNDT) -Lei nº 12.440/11, alterou a CLT e a Lei das Licitações (nº 8666/1993 -Instituiu a Certidão

Leia mais

Prestação de Serviços de Publicidade para a Administração Pública

Prestação de Serviços de Publicidade para a Administração Pública Parte Geral - Doutrina Prestação de Serviços de Publicidade para a Administração Pública ELÓI MARTINS SENHORAS Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Especialista, Mestre e Doutor pela Universidade

Leia mais

ALVARÁ/2016 DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. Código de Certificação. Publicidade NÃO. Inscr. Estadual MANTER AFIXADO EM LOCAL VISÍVEL

ALVARÁ/2016 DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. Código de Certificação. Publicidade NÃO. Inscr. Estadual MANTER AFIXADO EM LOCAL VISÍVEL CNPJ/CPF 01.657.467/0001-71 Razão Social VICTOR ADAUTO SALMAZO EPP ALVARÁ/2016 DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO Código de Certificação CM 108816 Identificador 175675 Nome Fantasia NTI SOLUCOES INTEGRADAS

Leia mais

I C U 12 TERMO ADITIVO N2 029/2017

I C U 12 TERMO ADITIVO N2 029/2017 I C U um PREFEITURA MUNICIPAL DE IAÇU Av. Manoel Justiniano de Moura Medrado^ S/n laçu-ba S (075) 3325-2175 Fax:(075)3325-3254 CNPJ: 13.569.993/0001-46 CEP: 46860-000 12 TERMO ADITIVO N2 029/2017 PRIMEIRO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

ANEXO - REQUISITOS PARA ACEITAÇÃO DE FIANÇA BANCÁRIA E SEGURO GARANTIA

ANEXO - REQUISITOS PARA ACEITAÇÃO DE FIANÇA BANCÁRIA E SEGURO GARANTIA CONTEÚDO Capítulo I - Das Disposições Gerais Capítulo II - Da Fiança Bancária Capítulo III - Do Seguro Garantia C apítulo IV - Das Disposições Finais ANEXO - REQUISITOS PARA ACEITAÇÃO DE FIANÇA BANCÁRIA

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/2018

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/2018 INSTITUTO REGER DE EDUCAÇÃO CULTURA E TECNOLOGIA, associação sem fins lucrativos, devidamente inscrito no CNPJ sob o nº 21.236.845/0002-31, qualificado como Organização

Leia mais

DECRETO N.º 281/XIII

DECRETO N.º 281/XIII DECRETO N.º 281/XIII Aplicação do processo de execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas não penais e outras sanções pecuniárias fixadas em processo judicial, procedendo à sétima alteração

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA 3. VALOR ESTIMADO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

1. JUSTIFICATIVA 3. VALOR ESTIMADO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS RUA 08 DE MAIO SINo - CENTRO, CEP: 65.712-000 - LAGO DOS RODRIGUES _ MARANHÃO 1. JUSTIFICATIVA PROJETO BÁSICO As atividades operacionais da Prefeitura Municipal de LAGO DOS RODRIGUES, irão requerer a contratação

Leia mais

ENC: RES: PE 13/2013: comprovação de exequibilidade. Ter, 09 de Abr de :44 11 anexos

ENC: RES: PE 13/2013: comprovação de exequibilidade. Ter, 09 de Abr de :44 11 anexos Zimbra https://mail.tjam.jus.br/h/printmessage?id=11442&tz=america/guyana Page 1 of 5 09/04/2013 Zimbra adriano.soares@tjam.jus.br ENC: RES: PE 13/2013: comprovação de exequibilidade De : Bibliotecas -

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf

IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf O QUE MUDOU EM LINHAS GERAIS Parágrafo 5º, no art. 46: Execução Fiscal sempre será proposta no domicílio

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

EXTREMA EDITAL DE LEILÃO COMARCA DE EXTREMA-EDITAL DE LEILÃO JUSTIÇA GRATUITA. PROCESSO Nº 0251 12 3565-3. O DR. RICARDO ALVES CAVALCANTE, JUIZ DE DIREITO EM SUBSTITUIÇÃO DA COMARCA DE EXTREMA, MINAS GERAIS,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Conceito de Precatório Parte - 2 Prof. Thamiris Felizardo -Correção monetária: é sempre devida pois tem o condão de impedir que o efeito tempo corroa o valor do crédito devido.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Depósito judicial em ações propostas pelos contribuintes Cacildo Baptista Palhares Júnior* Depósito judicial e depósito em geral O depósito pode resultar de um contrato, de uma determinação

Leia mais

Orientações sobre o Funrural

Orientações sobre o Funrural INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 154/2017 10 de abril de 2017 Orientações sobre o Funrural A Aprosoja informa a seus associados que, em 30 de março de 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Recurso

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 15ª Região 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

Leia mais

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS)

Leia mais

Terceirização na Administração Pública

Terceirização na Administração Pública Terceirização na Administração Pública PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), junho de 2017. Sumário de aula 1. BREVE HISTÓRICO 2.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 012/2018

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 012/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 012/2018 INSTITUTO REGER DE EDUCAÇÃO CULTURA E TECNOLOGIA, associação sem fins lucrativos, devidamente inscrito no CNPJ sob o nº 21.236.845/0002-31, qualificado como Organização

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 15 1 EFICÁCIA TEMPORAL (ART. 1º)... 19 1. Eficácia no tempo... 19 2. Eficácia temporal da Lei nº 13.467/17 (Reforma Trabalhista)... 22 2 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (ART. 2º)... 27

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

Processo de Execução Guilherme Hartmann

Processo de Execução Guilherme Hartmann Processo de Execução Guilherme Hartmann Art. 515. São títulos executivos judiciais, cujo cumprimento dar-se-á de acordo com os artigos previstos neste Título: I - as decisões proferidas no processo civil

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Certificado de Registro Cadastral - CRC (Instituído pelo art. 34 da Lei 8.666, de 1993 e regulamentado pelo art. 1 do Decreto n 3.722, de 2001) CNPJ / CPF: 02.037.069/0001-15 Razão Social / Nome: G REFRIGERACAO

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 2ª EDIÇÃO As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor do contrato, à luz da

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União LEI 8.666/1993 Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução

Leia mais

Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas. Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br

Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas. Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br Das Despesas Ônus do pagamento Salvo a justiça gratuita é dever das partes antecipar o pagamento, até

Leia mais

RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA IMPLANTAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS

RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA IMPLANTAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA IMPLANTAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS As respostas não têm caráter de posicionamento oficial do TST, mas refletem a opinião pessoal da Presidência.

Leia mais

Aspectos processuais da Lei n /17

Aspectos processuais da Lei n /17 A Reforma Trabalhista e o Processo do Trabalho Mauro Schiavi Juiz Titular da 19ª Vara do Trabalho de São Paulo. Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Professor no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais