PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS A DISTÂNCIA São Paulo

2 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONTEXTO EDUCACIONAL ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD OBJETIVOS DO CURSO Objetivos gerais Objetivos específicos Perfil do egresso Princípios gerais MATRIZ CURRICULAR Representação gráfica de um perfil de formação TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO MÓDULO I: AMBIENTE EMPRESARIAL MÓDULO II: RELAÇÕES DO TRABALHO E ASPECTOS LEGAIS MÓDULO III: RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E REMUNERAÇÃO MÓDULO IV: Desenvolvimento de RH e Competências METODOLOGIA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTES COMPROMETIDOS COM O CURSO COMPONENTE CURRICULAR MÓDULO I: AMBIENTE EMPRESARIAL UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO ORGANIZACIONAL Gestão das funções organizacionais - (80 horas) EMPREENDEDORISMO - (80 horas) COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO LÓGICO QUANTITATIVA MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO - (80 horas) Contabilidade - (80 horas) ECONOMIA E MERCADO - (40 horas) MÓDULO II: GESTÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO UNIDADE CURRICULAR: ASPECTOS ADMINISTRATIVOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS - (80 horas) CARGOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO - (80 horas) BENEFÍCIOS E SERVIÇOS - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: ASPECTOS LEGAIS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E CONTRATOS - (80 horas) SEGURANÇA, SAÚDE,HIGIÊNE E MEDICINA DO TRABALHO-(80 horas) PROCESSOS TRABALHISTAS - (40 horas) MÓDULO III: GESTÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - (80 horas)... 50

3 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL - (80 horas) DIREITO EMPRESARIAL - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS ESTRATÉGICOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - (40 horas) FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (40 HORAS) ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E DE RH- (120 horas) MÓDULO IV: GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - (80 horas) TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - (80 horas) PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS MOTIVACIONAIS E DE LIDERANÇA MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA - (80 horas) INCENTIVOS E RECOMPENSAS - (40 horas) TÓPICOS AVANÇADOS EM RECURSOS HUMANOS - (80 horas)

4 4 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 INTRODUÇÃO A Educação a Distância é caracterizada como aquela em que o processo ensino-aprendizagem é mediado por meio da tecnologia da informação e da comunicação e foi prevista pelo artigo 80 da Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1. Inserida no projeto de democratização do ensino, a formação na modalidade a distância se mostra como uma alternativa a vários obstáculos que, por vezes, impedem as pessoas de cursarem o Ensino Superior presencial. A EaD oferece uma flexibilização da relação espaço-tempo, eliminando alguns empecilhos como a distância muito grande entre o local de moradia e o local de estudos e a impossibilidade de reservar quatro horas, em horário fixo, por dia, para atividades presenciais, por exemplo. Na sociedade atual, marcada por constantes mudanças orientadas pelo desenvolvimento, pelas descobertas e principalmente pela tecnologia, a velocidade na produção de conhecimento e o surgimento de novas tecnologias exigem a proposta de uma formação alinhada às necessidades de adaptação e atualização constantes. Nesse contexto é preciso garantir a democratização do acesso ao conhecimento que é produzido incessantemente, democratização que tem sido pauta das políticas públicas das duas últimas décadas. As universidades têm sido, 1 A EaD foi regulamentada pelo Decreto nº 5622, de 19 de dezembro de 2005 e pelo Decreto 6306 de 12/12/2007, que alterou alguns dispositivos da Lei anterior. No parágrafo 1º do artigo 1º do Decreto nº 5622, estão previstos momento presenciais obrigatórios para avaliações presenciais, bem como estágios obrigatórios para alguns cursos, como as licenciaturas, por exemplo. O Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos se fundamenta na definição de EaD proposta pela Portaria SESu 335/2002: (...) A Educação a distância deve ser compreendida como a atividade pedagógica que é caracterizada por um processo de ensino-aprendizagem realizado com mediação docente e a utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, os quais podem ser utilizados de forma isolada ou combinadamente, sem a freqüência obrigatória de alunos e professores, nos termos do art. 47, parágrafo 3, da LDB.(...)

5 5 assim, o local mais almejado pela população economicamente ativa, pois vê-se na formação de nível superior a possibilidade de ingressar no mercado do trabalho. A Educação a distância tem um papel importante nesse contexto, na medida em que vem contribuir para ampliar o acesso ao Ensino Superior e consequentemente ao mercado. Porém, a opção pela EaD não se justifica apenas por questões de cunho pragmático que envolvem dificuldades de deslocamento e organização do tempo. A EaD, quando baseada nas premissas legais, está orientada para a inovação pedagógica, propiciando ao estudante a possibilidade de desenvolvimento de sua autonomia em relação à busca do conhecimento e aos caminhos de formação. O documento Professores do Brasil: impasses e desafios 2, que trata da situação das licenciaturas no país, tem um capítulo dedicado à formação de professores a distância. Nesse capítulo, segundo a pesquisa intitulada A trajetória dos cursos de graduação a distância, coordenada pelo então diretor do departamento de Estatísticas e Avaliação da educação Superior (Deaes) do INEP, Dilvo Ristoff, há evidências tranquilizadoras a respeito da nova modalidade de formação que se expande. O estudo aponta para algumas características predominantes nos alunos de EAD em comparação com os alunos da modalidade presencial: são mais velhos, mais pobres, são casados e têm filhos, são trabalhadores que sustentam as famílias e têm menor acesso à internet e ao computador que os alunos de cursos presenciais. Entretanto, os resultados que esses alunos obtiveram em sete das treze áreas da licenciatura que se submeteram às provas do Exame Nacional de Cursos (ENADE), em 2005 e 2006, foi melhor que o dos alunos dos cursos presenciais. Uma hipótese que explicaria esses bons resultados, além da conclusão imediata de que os cursos avaliados têm qualidade, seria o fato de que os alunos de EaD têm possibilidade de organizar seus estudos com mais flexibilidade e tranquilidade, potencializando, assim, a aprendizagem. Nessa perspectiva, a modalidade EaD apresenta-se despojada de preconceitos, de temores de barateamento e de aligeiramento do ensino, sendo uma real possibilidade de boa formação. Baseado nas premissas legais, o projeto aqui proposto é orientado para a inovação pedagógica, para a auto-educação e para a aprendizagem autônoma. 2 GATTI, B. A. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios.brasília: UNICID, 2009.

6 6 Compreende e assume a EaD como uma modalidade criativa de Educação, destituída de dogmatismo e preconceito, sujeita a transformações e submetida aos mesmos critérios de qualidade da educação presencial no que se refere ao status, à certificação, à seleção e à avaliação. Sendo assim, o Projeto de Educação a Distância para o Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos insere-se no quadro das contribuições para a universalização e democratização da Educação e do Ensino Superior.

7 7 2 CONTEXTO EDUCACIONAL Atualmente percebe-se uma grande necessidade de profissionais criativos e inovadores na área de Recursos Humanos e preparados para responder com rapidez às principais demandas do mundo corporativo O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é o profissional que atua estrategicamente, com visão empreendedora e liderança, no planejamento, gestão, organização, controle, assessoramento e direção de organizações, em áreas ligadas às relações humanas quer na administração pública quer na iniciativa privada. A proposta do curso é formar um profissional preparado para atuar na área de Recursos Humanos, conduzindo práticas modernas e inovadoras, a partir dos conceitos e práticas didático e pedagógico propostos para formação de profissionais. Isso propicia ao aluno o contato com as principais situações vividas em uma organização, com assuntos recentes e que de certa forma estão alicerçados nas novas práticas de mercado, principalmente no que se refere à área de Recursos Humanos. Isso já é praticado no curso oferecido pela Universidade Cidade de São Paulo, na modalidade de ensino presencial, justificado pelo fato da oferta do curso responder de maneira mais adequada a uma demanda cada vez mais emergente O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade à distância, criará condições para que o discente desenvolva competências e habilidades para: analisar, aperfeiçoar, sugerir e programar novos modelos de gestão de pessoas, de forma criativa e responsável, promovendo o desenvolvimento do capital intelectual. Assim, estimula a utilização de valores éticos e o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal e liderança, incentivando o espírito empreendedor para que o aluno do curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos seja capaz de assumir riscos e inovar, em busca da qualificação e desenvolvimento do capital humano dentro das organizações. É preciso não esquecer que as dimensões do Brasil inviabilizam o acesso de muitos ao ensino superior e o mercado contemporâneo não deixa de exigir profissionais cada vez mais qualificados.

8 8 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD Dos alunos que concluíram o Ensino Médio em 2009, (14,56 %) são possíveis egressos para o ensino superior. No EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino Médio, a situação é mais intensa. Dos alunos que concluíram o Ensino Médio em 2009, (96,61%) são possíveis egressos para o ensino superior. Das pessoas desocupadas, são possíveis egressos para ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das pessoas ocupadas, são possíveis egressos para o ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, destinam-se ao Ensino à Distância. Das vagas oferecidas para os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, são destinadas ao Ensino a Distância.

9 9 Alunos - Ensino Médio Unidade Federação da Alunos do Ensino Médio Total Sexo Feminino Masculino Faixa Etária 0 a a 17 anos anos 18 e 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos Mais de 29 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio normal/magistério.

10 10 Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Unidade da Sexo Faixa Etária Federação Total 0 a a e a a a a 39 Mais de Feminino Masculino anos anos anos anos anos anos anos 39 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos da EJA presencial, da EJA semipresencial e da EJA integrada à educação profissional do ensino médio. População Ocupada (1.000 pessoas) 2009 Anos de Estudo Pessoas Total Sem instrução e menos de 1 ano a 3 anos a 7 anos a 10 anos anos ou mais População Desocupada (1.000 pessoas) 2009 Anos de Estudo Pessoas Total Menos de 8 anos a 10 anos anos ou mais Fonte: IBGE

11 11 Graduação Presencial Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Centro-Oeste Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008 Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant

12 12 Graduação a Distância (EaD) Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Candidatos Oferecidas Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Centro-Oeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008

13 13 3 OBJETIVOS DO CURSO 3.1 Objetivos gerais Contribuir para a plena habilitação do profissional de recursos humanos para o desempenho de suas funções na gestão de recursos humanos nas organizações; Propiciar sólida formação teórico-metodológica para atuação profissional em diferentes espaços institucionais, que assegure referenciais de análise e interpretação da realidade; Propiciar a produção, de forma autônoma, de conhecimento científico; Contribuir para o posicionamento crítico em relação ao capital humano organizacional, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento. 3.2 Objetivos específicos Propiciar a compreensão dos conceitos fundamentais, das técnicas e das melhores práticas que subsidiem o desenvolvimento de competências necessárias a um gerenciamento otimizado por parte de profissionais e empresários que atuam ou pretendem atuar de forma eficaz na área de recursos humanos das empresas, desenvolvendo as habilidades necessárias às atividades de planejamento, organização, direção e controle dos recursos humanos; Atuar na administração de pessoal de pequenas e médias empresas como também gerenciar áreas ou departamentos administrativos de organizações de diferentes naturezas; Capacitar o profissional para análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos de administração do capital humano. Resolver situações-problema, no âmbito de sua atuação; Aplicar as teorias em situações do cotidiano da organização, estabelecendo relação entre teoria e prática; Elaborar e desenvolver projetos integrando-se à equipe de trabalho; Respeitar as experiências dos seus colaboradores e integrá-las aos conhecimentos desenvolvidos em situação de empresa; Organizar seu trabalho, integrando-o à Missão, à Visão e aos Valores da empresa; Utilizar novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho;

14 14 Avaliar o desempenho dos negócios, respeitando os diferentes ritmos e modelos estruturais; Refletir sobre a prática, reorganizando caminhos, atitudes e estratégias; Conhecer a organização e sua complexidade, em sua função de promover a cidadania; Pesquisar, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da sua área profissional; Participar da gestão de processos e de organização desenvolvendo visão sistêmica; Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos atores sociais envolvidos na e com a organização nas suas relações individuais e coletivas.

15 15 4 Perfil do egresso 4.1 Princípios gerais Formação teórica sólida e consistente sobre recursos humanos e os princípios políticos e éticos pertinentes à profissão; Formação acadêmica consistente nas áreas de atuação e visão contextualizada do conhecimento e das técnicas inerentes a sua área de conhecimento e atuação; Competência de ação em rede de profissionais, para troca de experiências e de produção de conhecimento, bem como para uso de tecnologias da informação; Compreensão dos processos da origem e aplicação de recursos. De modo mais específico o perfil permite: Atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas Conhecer os sistemas de recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias). Implementar e dirigir processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional. Trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Competências específicas do egresso do Curso Superior de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: Propiciar a compreensão dos conceitos fundamentais, das técnicas e das melhores práticas que subsidiem o desenvolvimento de competências necessárias a um gerenciamento otimizado por parte de profissionais e

16 16 empresários que atuam ou pretendem atuar de forma eficaz na área de recursos humanos das empresas dos mais variados tamanhos; Desenvolver as habilidades necessárias às atividades de recrutamento, seleção, desenho de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Atuar na administração dos recursos humanos de pequenas e médias empresas como também gerenciar áreas ou departamentos administrativos de organizações de diferentes naturezas. Capacitar o profissional para análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos no campo da gestão dos recursos humanos das organizações. Acompanha e entende as mudanças econômicas e tecnológicas, Busca otimizar investimentos em capital humano, Subsidia o processo de tomada de decisões na instituição. E ainda Competências secundárias: Raciocina de forma lógica, crítica e analítica. Tem iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões. Compreende estratégias gerenciais e de liderança. Conhecer Sistemas informatizados apropriados a GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS da empresa Concebe, executa, avalia resultados e aperfeiçoa projetos, considerando o mercado e a legislação a que estão subordinadas as empresas. Define e controla equipes de trabalho.

17 17 5 MATRIZ CURRICULAR MÓDULOS UNIDADE CURRICULAR BASES TECNOLÓGICAS C.H. 1. Gestão das funções organizacionais 80 GESTÃO 2. Empreendedorismo ORGANIZACIONAL 80 MÓDULO: AMBIENTE EMPRESARIAL MÓDULO: GESTÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO MÓDULO: PLANEJAMENTO DE RH MÓDULO: GESTÃO DE DESENVOLVIME NTO DE RH GESTÃO LÓGICO- QUANTITATIVA ASPECTOS ADMINISTRATIVOS DAS RELAÇÕES DE 3. Comunicação Empresarial Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Contabilidade Economia e Mercado 40 Total do Módulo Recrutamento e Seleção de Pessoas Cargos, Salários e Remuneração 80 TRABALHO 9. Benefícios e Serviços Legislação Trabalhista, Previdenciária e ASPECTOS LEGAIS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO ANÁLISE ORGANIZACIONAL PROCESSOS ESTRATÉGICOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PROCESSOS MOTIVACIONAIS E DE LIDERANÇA Contratos Segurança, Saúde,Higiene e Medicina do Trabalho Processos Trabalhistas 40 Total do Módulo Comportamento Organizacional Diagnóstico Organizacional Direito Empresarial Sistemas de Informações Gerenciais Formação de competências Estratégias Empresariais e de RH 120 Total do Módulo Avaliação de Desempenho Treinamento e Desenvolvimento Planejamento e Desenvolvimento de Carreira Motivação e Liderança Incentivos e Recompensas Tópicos Avançados em Recursos Humanos 80 Total do Módulo 400

18 18 6 Representação gráfica de um perfil de formação Nesta representação apresenta-se a organização didática do Curso Superior de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS na constituição de seus módulos, unidades curriculares e bases tecnológicas. O curso é constituído por quatro módulos. Cada módulo é composto por duas unidades curriculares. Cada unidade curricular é sustentada por um conjunto de bases tecnológicas. 6.1 TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO Graduação: TECNOLOGO EM GESTÃO de RECURSOS HUMANOS

19 19 7 PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO Os módulos do curso estão organizados de maneira que o aluno tenha conhecimento dos temas abordados sem que haja necessariamente obrigatoriedade de cumprimento do módulo anterior. Os módulo de formação no curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos são divididos em 3: Relações do Trabalho e Aspectos Legais; Recrutamento, Seleção e Remuneração e Desenvolvimento de RH e Competências. Os conteúdos de cada módulo foram definidos segundo uma visão geral e global da área de Recursos Humanos, trazendo os conceitos e práticas mais modernas em todos os níveis de gestão da área. Os conhecimentos adquiridos em cada uma das bases vão se complementando a cada nova unidade curricular de tal maneira que ao final de cada uma dessas unidades o aluno tem concluído um módulo que ao final se somam para completar a formação do aluno. 7.1 MÓDULO I: AMBIENTE EMPRESARIAL O módulo Ambiente Empresarial foi elaborado para inserir o aluno nos conceitos essenciais da gestão empresarial, pela compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo, com desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. Competências necessárias ao gestor pelo papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. As unidades Gestão Organizacional e Gestão Lógico-Administrativa atendem a um conjunto de habilidades e competências comuns a todo gestor. A primeira unidade tem as bases organizadas no sentido de formar conhecimentos que possibilitem ao aluno entender os mecanismos da gestão moderna, a importância da comunicação interna e externa e a potencialidade das empresas no contexto contemporâneo. A segunda, prima por formar conhecimentos que possibilitem a

20 20 tomada de decisão pela análise do ambiente em que a empresa está inserida, usando dados disponíveis. Assim podemos definir cada um dos módulos ministrados da seguinte forma: MÓDULO II: RELAÇÕES DO TRABALHO E ASPECTOS LEGAIS O aluno nesse módulo terá contato com as principais situações vividas em uma organização com assuntos mais recentes e que de certa forma estão alicerçados nas novas práticas de mercado principalmente no que se refere a ára de Recursos Humanos. Os assuntos ministrados nesse módulo contexto de Recursos Humanos considerando o seguinte: prepara o aluno para experienciar o Na Unidade Curricular Relações Trabalhistas, as bases tecnológicas, Direito do Trabalho, Aspectos Legais das Relações Trabalhistas e Responsabilidade Social e Ética Empresarial, prepara o aluno para conhecer os principais aspectos da legislação trabalhista em vigor, considerando as práticas legais e a legislação propriamente dita, colocando o aluno em contato com as formas de relação trabalhista que podem ou não colocar em risco tanto a estratégia empresarial quanto a relação com os colaboradores da empresa. Na Unidade Curricular Contexto Organizacional e RH, as bases tecnológicas ministradas nessa unidade, Estratégia Empresarial e Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Negociação; e Consultoria e Auditoria Interna de RH, o aluno estará frente as principais questões que vincula Estratégia Empresarial e assuntos relacionados à prática de Recursos Humanos nas organizações, com isso terá condições de adotar ou perceber qual a melhor estratégia em Recursos Humanos a ser adotada.

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: CST em Gestão em Recursos Humanos MISSÃO DO CURSO A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da ESTÁCIO EUROPAN consiste em formar

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL... 7 3 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas

MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas possibilita ao profissional compreender as diversas atividades envolvidas na gestão

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento de Pessoas proporciona ao participante o conhecimento sobre liderança, motivação

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 18/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

MBA GESTÃO DE PESSOAS

MBA GESTÃO DE PESSOAS MBA GESTÃO DE PESSOAS 1- OBJETIVOS Capacitar profissionais de Administração e áreas afins, que atuam ou pretendem atuar em empresas de qualquer porte, desempenhando funções de coordenação de pessoas ou

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 81-CEPE/UNICENTRO, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Administração Pública, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo e Marketing e

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007 RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007 Aprova a Reformulação do Regimento da Educação a Distância O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25 do Estatuto da Universidade

Leia mais

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Qualidade Gestão O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro Educação a Distância Os mesmos professores. A mesma aula. O mesmo diploma. A única diferença é a sala de aula que fica em suas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem Trilhas de desenvolvimento Foco no desenvolvimento de competências Foco no desenvolvimento de carreiras O Sebrae O Serviço

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 88-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em MBA Gestão Estratégica de Pessoas, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional.

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ IV Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM DISCIPLINA: Gestão de Pessoas EMENTA: O sistema clássico de estruturação da gestão de recursos humanos e suas limitações: recrutamento e seleção, treinamento

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

MÓDULO EaD 2013 PROCAED Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional do IFSC

MÓDULO EaD 2013 PROCAED Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional do IFSC INSTITUTO EDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA IC PRO-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE EaD PRO-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO MÓDULO EaD 2013 PROCD Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NOME DO CURSO: Curso de Administração TÍTULO: Bacharel em Administração TURNO: Diurno e Noturno CARGA HORÁRIA: 3.300 horas aula NÚMERO DE VAGAS: 200 Anuais COORDENADOR:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais