Centro BD de Educação em Diabetes - Ano XXIV - Nº 4. Editorial. Notas Rápidas. Entrevistas. Vida Saudável. Espaço Gourmet. Gente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro BD de Educação em Diabetes - Ano XXIV - Nº 4. Editorial. Notas Rápidas. Entrevistas. Vida Saudável. Espaço Gourmet. Gente."

Transcrição

1 Centro BD de Educação em Diabetes - Ano XXIV - Nº 4 Editorial Notas Rápidas Entrevistas Vida Saudável Espaço Gourmet Gente Autoaplicação

2 Editorial Notas Rápidas Férias de julho com muita diversão! Chegaram as férias de julho e com ela as mudanças na rotina e os momentos de lazer. Com o pé na estrada ha 14 anos Mark, relata algumas situações que passou em suas andanças pelo mundo, reforçando que o planejamento é a base para uma boa viagem. Sem lições de casa para fazer, Kawê e Júlia comentam o que estão programando para as férias de julho. Para que suas férias sejam divertidas e sem surpresas leiam as dicas da enfermeira Thais F Silva, do Centro BD de Educação em Diabetes. Na seção Vida Saudável, a dermatologista dra. Priscila Teruya dá algumas orientações para que sua pele permaneça livre dos problemas típicos do inverno. No Espaço Gourmet, a nutricionista Fernanda Castelo Branco, aborda as qualidades e benefícios do pinhão para a saúde. Em Autoaplicação, saiba por que a reutilização de seringas e agulhas pode trazer prejuízos à saúde e aumentar os gastos com o tratamento do diabetes Leiam as nossas dicas, planejem suas férias e divirtam-se! Márcia C. Oliveira Coordenadora do Centro BD de Educação em Diabetes 14º Congresso Brasileiro Multidisciplinar/ Multiprofissional em Diabetes da ANAD De 24 a 26 de julho de Ainda há tempo para fazer a inscrição neste evento anual da ANAD, destinado somente aos profissionais de saúde. É uma ótima oportunidade para reciclar os conhecimentos com as novidades e orientações que serão apresentadas em diversos simpósios, oficinas, além de cursos paralelos e a tradicional exposição de produtos. Maiores informações no site da ANAD ou pelo e tel. (11) APDJ comemorou 30 anos de fundação No mês de maio a Associação Pernambucana do Diabético Jovem (APDJ) comemorou seus 30 anos de fundação com uma série de atividades. Um destaque da ocasião, foi a oficina O Diabético e seus Cuidados - Introdução à Educação em Diabetes, realizada para profissionais de saúde no auditório do Hospital da Restauração com a participação e apoio da BD. Durante todo o mês do aniversário foi realizada uma exposição fotográfica dos programas educativos realizados durante esses anos pela associação. A APDJ fica na Rua Marquês de Valença, 238, Boa Viagem, Recife (PE) e os contatos podem ser feitos pelos tels. (81) , (fax) ou pelo Expediente Publicação mensal do Centro BD de Educação em Diabetes Disque Centro BD de Educação em Diabetes Coodernação Geral: Marcia Camargo de Oliveira Coordenação Técnica: Debora M. Camilo Jornalista Responsável: Milton Nespatti (MTb SP) Diagramação e Editoração Eletrônica: F. de Barros / LP Revisão Ortográfica: Paula G. Almeida As matérias desta publicação podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

3 Entrevista Férias. Com planejamento a diversão é garantida! Chegamos no mês de Julho, período de férias escolares. Tempo de desfrutar do descanso merecido. Viajar para praia ou campo, passear com os filhos e amigos ou até mesmo receber a família em casa é válido, desde que seja divertido e sem imprevistos. Leia a seguir algumas dicas relacionadas as férias e previna-se das indesejáveis hipoglicemias e hiperglicemias, afinal a palavra férias não combina com problemas e preocupações. Consulte um médico antes da viagem. Marque com antecedência uma consulta médica e solicite um relatório contendo informações sobre seu estado de saúde, possíveis complicações existentes ou situações especiais, medicação em uso e esquema de correção para hiperglicemias. Além do relatório, peça orientação de como agir em situações de indigestão, diarréia, vômitos, dor de cabeça e febre, assim você ficará mais seguro e estas informações serão decisivas em casos de emergência. Vacine-se!!! Informe-se, com antecedência se há recomendação de alguma vacina para as cidades que você visitará seja no Brasil ou no exterior. Vacine-se com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem. Seu corpo precisa de alimentos saudáveis! Antes das férias, organize e ou reveja um plano alimentar junto ao profissional especializado, assim você terá maior flexibilidade nas refeições. Informe-se sobre alimentos típicos, hábitos alimentares da região que visitará e aproveite! Para evitar alterações glicêmicas importantes durante as viagens ou passeios, não passe mais de 3 horas sem comer, leve sempre na bagagem de mão algumas fontes de glicose de rápida absorção, tais como torrões de açúcar, saches de mel, suco ou refrigerante não dietético para corrigir possíveis hipoglicemias e lembrese: é sempre bom informar algum acompanhante quais são os sinais, sintomas e tratamento de hipoglicemia. Isso poderá salvar sua vida! Levar sempre na bagagem de mão! Glicosímetro, tiras, medicação oral, seringas, frascos de insulina, álcool a 70%, algodão, lancetador e lancetas. Informe-se se nas cidades que você visitará tem todo este material disponível, para uma compra de emergência, e sempre leve quantidades suficientes e um kit extra para todos os dias de viagem. Não esqueça do cartão de identificação Eu tenho diabetes, cartão do convênio médico, telefone e nome da pessoa que você conhece daquela região, nome e telefone de familiares, do médico e por último, telefones com endereços dos locais e recursos médicos da região. Cuide do seu corpo! Seus pés precisam de proteção: use calçados confortáveis e amaciados até mesmo para ir a praia; prefira meias de algodão pois absorvem melhor a transpiração e examine seus pés no final de cada dia para saber se existe alguma lesão. Proteja sua pele: passe protetor solar para evitar queimaduras do sol. Boas Férias! Thais F. Silva Enfermeira integrante da equipe técnica do Centro BD de Educação em Diabetes.

4 Vida Saudável Cuidados com a pele no inverno. No inverno devemos tomar cuidados especiais com a pele. A dermatologista, dra. Priscila Teruya, explica os problemas mais comuns de pele nos períodos de frio e faz recomendações para evitá-los. Os problemas de pele mais comuns no inverno são ressecamento, rachaduras de lábios e mãos, aparecimento de coceiras na pele e piora da dermatite seborreica (conhecida como caspa), dermatite atópica e psoríase. Estes problemas ocorrem devido à queda de temperatura, baixa umidade do ar e hábitos que as pessoas costumam adotar neste período, como menor consumo de líquidos, além de banhos mais quentes e demorados. Em consequência disso, a pele torna-se mais ressecada, com descamação fina branca e com pequenas rachaduras (craquelê). Este quadro torna a pele mais suscetível a coceiras, geralmente após os banhos, principalmente nas pernas (parte do corpo que resseca mais facilmente). As caspas também são influenciadas por estas alterações e, às vezes, não ficam restritas só ao couro cabeludo, podem haver lesões avermelhadas e ressecadas próximo ao nariz e sobrancelhas. Veja a seguir algumas dicas para manter sua pele saudável. Tome banhos mais rápidos, não muito quentes, com sabonetes hidratantes ou glicerinados; evite também o uso de buchas e esponjas. Utilize cremes e loções hidratantes, principalmente após o banho, assim como protetores labiais hidratantes. Os idosos devem tomar cuidados especiais, pois a pele destas pessoas costuma ressecar mais. Use xampus adequados para dermatite seborreica, prescritos por um dermatologista. Não deixe de usar um protetor solar, pois mesmo em temperaturas mais baixas e o sol mais fraco, os raios ultravioletas continuam atingindo a pele. Procure um dermatologista, se estes cuidados básicos não forem suficientes. Seguindo estas recomendações, sua pele estará saudável e livre dos problemas típicos do inverno.

5 Gente Kawê, Katia, Júlia e Elaine. Ôba, chegaram as férias de julho! Empinar pipas, surfar, jogar futebol, andar de bicicleta e ficar o dia inteiro brincando. Esta é a agenda das férias de julho para Kawê Molina Ustolin Valêncio e de Júlia Pellegatti Brito Rosa. Ambos tem 10 anos de idade e vivem em Bertioga, litoral norte de São Paulo. São duas crianças cheias de energia para gastar e com um apetite voraz para aproveitar as coisas boas que a vida proporciona nessa fase da infância. No entanto, a mãe de Kawê, Katia Barbosa Molina, comenta que nos períodos de férias é preciso redobrar a atenção para manter o bom controle glicêmico do filho. As crianças entram em férias, mas o diabetes não, diz. Ela observa que devido ao aumento da atividade, como geralmente ocorre nas férias, o menino frequentemente diz que está com fome. Se deixar, ele come guloseimas o dia inteiro e isso só atrapalha o controle da glicemia, afirma. Porém, se Kawê fica muito tempo na rua brincando, acaba se esquecendo de comer algo. Aí, quando volto para casa, começo a sentir tontura por causa da hipo, explica o menino. Por sua vez, a mãe de Julia, Elaine Pellegatti Brito Rosa, confirma que o recesso escolar muda a rotina da menina e, por isso, as oscilações na glicemia são mais comuns. Para evitar problemas, a garotinha é orientada a comer um lanche e medir a glicemia antes de iniciar qualquer atividade mais intensa. Se a Júlia vai surfar, sempre come alguma fruta antes para não ser pega de surpresa por uma hipo, explica a mãe. Eu adoro comer caqui, diz Júlia. Katia e Elaine reconhecem que aprenderam muito sobre como lidar com o diabetes de seus filhos, desde que passaram a participar dos encontros mensais do Grupo de Crianças da ANAD. Kawê e Julia são os maiores beneficiários, junto com as outras crianças que participam das atividades do grupo, pois estão conquistando autonomia para controlarem o diabetes, o que lhes garante qualidade de vida. Vou aproveitar o máximo as minhas férias, porque estou cheio de saúde, garante Kawê. Nestas férias, quero dominar cada vez melhor as ondas, avisa a surfista mirim Julia.

6 Gente Pedra Bela, Rio de Janeiro. Planejamento é a base para uma boa viagem. Faz quase 14 anos que pus o pé na estrada pela primeira vez. Foi quando participei de um acampamento de férias para jovens com diabetes. Desde então continuo participando de acampamentos e viajando aos mais diferentes lugares do Brasil e de outros paises, sozinho ou com amigos. Hoje, estou com 28 anos, 18 dos quais com Diabetes Mellitus tipo 1. Vou contar algumas experiências que tive e, assim, talvez eu possa ajudar quem for viajar nas férias. Planejar é fundamental. Portanto, antes da viagem, faça uma lista completa com tudo o que você usa para cuidar do diabetes. É importante que você leve tudo sempre a mais do que calcular que será necessário, pois a rotina numa viagem nunca é a mesma. Mudam os horários de alimentação, aumenta a quantidade de atividades e isso pode gerar maior risco de hipoglicemia. Então, talvez você tenha que fazer mais testes para monitorar a glicemia. Além disso, o frasco de insulina poderá quebrar-se acidentalmente, ou se você resolver estender a viagem por mais uns dias e a insulina estiver acabando, poderá ter problemas para comprar um novo frasco. Considere também que, em cidades pequenas, muitas vezes não existe a insulina que você usa. Sem contar que, em alguns países, comprar insulina pode ser muito difícil, pois ela não é vendida sem a receita médica. Eu passei por esta dificuldade quando fiz uma viagem a Boston nos Estados Unidos, há alguns anos. Decidi permanecer na cidade mais do que o previsto e a insulina que havia levado não era suficiente para o período que queria ficar. Tive então que procurar um médico. Minha sorte foi que eu conhecia uma endocrinologista na cidade e ela me forneceu a receita quando lhe expliquei que minha insulina estava acabando. Durante a viagem, sempre carregue os frascos de insulina, seringas, glicosímetro, fitas, lancetas e sachês de álcool em sua bagagem de mão. Isto evitará que os produtos sejam danificados pelo calor (por exemplo, quando colocados no portamalas de um carro) ou pelo frio excessivo (no caso do bagageiro de um avião) e também, facilitará o acesso à estes produtos durante o percurso. Quem for viajar para locais com diferença de fusos horários de mais de três horas, talvez seja necessário fazer algumas mudanças nas aplicações de insulina de acordo com os novos horários das refeições. Eu

7 Gente Mark no Cabo da Boa Esperança, Cidade do Cabo, África do Sul. passei por isso quando viajei certa vez ao Egito, cuja diferença do fuso horário em relação a São Paulo é de 6 horas. Para não comprometer o meu controle glicêmico, aumentei bastante o número de testes de glicemia durante o vôo e quando cheguei no Egito. Aos poucos, fui adiantando as aplicações tanto de insulina lenta (basal) quanto da ultrarrápida (bolus). Portanto, a estratégia em casos de viagens com fusos horários de mais de três horas é aumentar o número de testes de glicemia durante toda a viagem e adequar as aplicações de insulina de acordo com os novos horários das refeições, sempre usando a relação contagem de carboidrato/insulina. Para terminar, muita atenção com as hipoglicemias, pois podem ser bem mais frequentes durante a viagem devido às mudanças na rotina. Fique alerta e tenha sempre à mão balas e saches de glicose. Não se esqueça também de levar o glucagon, hormônio injetável utilizado sob orientação médica para corrigir hipoglicemias severas. Explique ao seu colega ou acompanhante de viagem como e quando aplicar o glucagon. Não se esqueça também de mostrar-lhe onde você guarda este medicamento, para que não seja preciso procurá-lo numa emergência. Só percebi a importância desta última dica quando fui passar algumas semanas na casa de um amigo em Atlanta, nos EUA. Depois de explicar-lhe o que era e para que servia o medicamento, ele me perguntou: Ok, entendi tudo, mas onde você guarda este estojo laranja com o glucagon para que eu possa encontrá-lo se for preciso? Espero que estas dicas sejam úteis. Quem sabe a gente se encontra na estrada ou num aeroporto. Então, boa viagem! Mark Thomas Ugliara Barone Mark no acampamento Campo Amigo, Equador.

8 Espaço Gourmet Sopa de pinhão É tempo de pinhão O pinhão é fruto de uma árvore bem brasileira: o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia). O fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão. Apesar de rico em amidos, o que o torna rico em calorias, o pinhão contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. A vitamina B1 ou tiamina atua na produção de energia, auxilia na oxigenação do cérebro e no funcionamento do sistema nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas à memória e ao entendimento. Em termos de calorias, cada 100 gramas de pinhão cozido tem em média 195 calorias. A sua utilização é grande em saladas, farinhas, ensopados, tortas e bolos. Fernanda Castelo Branco (CRN ) Nutricionista da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) Pinhão Ingredientes 500 g de pinhão 500 g de patinho em cubos 4 colheres (sopa) de óleo de canola 2 dentes de alho moído 3 colheres (sopa) de molho inglês 5 colheres (sopa) de cebola picada 1/2 colher (sobremesa) de cominho 1 colher (café) de orégano 1 colher (café) de sal 1 1/2 litro de água Modo de preparo Corte os pinhões em lâminas, frite o alho e a cebola e refogue a carne até ficar bem macia. Adicione os demais ingredientes. Leve ao fogo e mexa até ferver por aproximadamente 25 minutos. Informações nutricionais: Nº de porções: em média 8 porções (150 ml) Tempo de preparo: 50 minutos Kcal/porção (150 ml): 320 kcal Carboidratos/porção: 28g Proteínas/porção: 14g Lipídeos/porção: 8g Fibras/porção: 5g

9 Autoaplicação Economizar pode custar caro! Muitas pessoas com Diabetes Mellitus encontram dificuldade em conciliar o tratamento adequado à renda familiar. As questões econômicas associadas à falta de conhecimento levam as pessoas a reutilizar seringas e agulhas como alternativa para reduzir os gastos com o tratamento. O que as pessoas, na maioria das vezes, não sabem é que a reutilização pode trazer prejuízos à saúde e aumentar os gastos com o tratamento do Diabetes Mellitus. Conheça abaixo quais são os riscos de reutilizar seringas e agulhas. Desgaste na escala de graduação da seringa provoca erro no registro da dose Dificuldade na introdução da agulha na pele causa dor, desconforto e microtraumas Desperdício de insulina agulha mantida na caneta facilita a entrada de ar e, consequentemente, a saída de insulina Deformação do tecido subcutâneo (lipodistrofia) leva à absorção irregular de insulina e à hiperglicemia Evite tudo que gera desconforto e complicações para o tratamento do diabetes. Não reutilize seringas e agulhas! Quem convive com diabetes, cuida. Enfermeira Débora Camilo Consultora educacional do Centro BD de Educação em Diabetes

Guia de viagem. O kit de emergência

Guia de viagem. O kit de emergência Guia de viagem Viajar é sempre muito bom. Mesmo em uma viagem de negócios, é possível aproveitar. De férias, então, todo mundo gosta. Mas, para garantir a tranquilidade do passeio, é preciso planejar,

Leia mais

AVISO IMPORTANTE ESTA CARTILHA ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BLOG: http://www.sosprofessor.com.br/blog

AVISO IMPORTANTE ESTA CARTILHA ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BLOG: http://www.sosprofessor.com.br/blog AVISO IMPORTANTE ESTA CARTILHA ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BLOG: http://www.sosprofessor.com.br/blog DICAS PARA UTILIZAÇÃO DESTA CARTILHA 1. Você pode distribuí-la para todos os

Leia mais

DIABETES ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

DIABETES ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DIABETES ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Governo do Estado da Bahia Jacques Wagner Secretário de Saúde do Estado da Bahia Jorge José Santos Pereira Solla Superintendência de Atenção

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

Manual com Diretrizes para Professores de Crianças com Diabetes

Manual com Diretrizes para Professores de Crianças com Diabetes Manual com Diretrizes para Professores de Crianças com Diabetes Índice Página 1. Aprendendo a conviver com o diabetes. 3 2. O que é diabetes? 4-5 3. Hiperglicemia e Cetoacidose. 6 4. Planeje com antecedência.

Leia mais

Receita infalível para uma boa viagem

Receita infalível para uma boa viagem Receita infalível para uma boa viagem Para que a tão sonhada viagem de férias não se transforme em um pesadelo, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Pensando no seu conforto e na sua segurança nesse

Leia mais

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 03 FEV 2014 Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão Já pensou em tomar sorvete de mandioca? E doce de casca de maracujá?

Leia mais

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar 25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar O açúcar pode ser ótimo para o nosso humor, mas é péssimo para a nossa saúde. O excesso dele conduz à obesidade, diabetes, ao câncer, entre outros. Às vezes, muitos

Leia mais

PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR

PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR A Diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 1 milhão de Portugueses. A cada 7 segundos morre no Planeta Terra

Leia mais

Para que Serve? Tratamento

Para que Serve? Tratamento Quimioterapia O que é? É um tratamento que utiliza medicamentos quimioterápicos para eliminar células doentes. Cada agente quimioterápico tem diferentes tipos de ação sobre as células e, consequentemente,

Leia mais

NOSSO ALUNOCOM DIABETES

NOSSO ALUNOCOM DIABETES NOSSO ALUNOCOM DIABETES NOSSO ALUNOCOM DIABETES Estamos fornecendo algumas informações importantes sobre diabetes para auxiliar a equipe da escola na rotina escolar do aluno com Diabetes. Quando houver

Leia mais

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes?

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes? Quais são os sintomas? Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com

Leia mais

Perder peso Comendo. Pare de comer depressa

Perder peso Comendo. Pare de comer depressa Vou passar a você, algumas receitas que usei para poder emagrecer mais rápido e com saúde. Não direi apenas só sobre como preparar algumas receitas, mas também direi como perder peso sem sofrimento e de

Leia mais

conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS

conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo

Leia mais

Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle?

Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle? Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle? Tenho diabetes: o que isso significa, afinal? Agora que você recebeu o diagnóstico de diabetes, você começará a pensar em muitas

Leia mais

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando

Leia mais

CONSELHOS para uma boa alimentação em viagens por estrada

CONSELHOS para uma boa alimentação em viagens por estrada CONSELHOS para uma boa alimentação em viagens por estrada 1 Água ALIMENTE-SE DE FORMA EQUILIBRADA E SAUDÁVEL. A alimentação influi na sua segurança ao volante. Uma alimentação incorreta pode gerar fadiga,

Leia mais

Como viver bem com diabetes

Como viver bem com diabetes Como viver bem com diabetes Sumário 3 5 7 8 10 12 14 15 16 17 19 O que é diabetes? Como saber se tenho diabetes? Por que controlar bem o diabetes? Alimentação Por que fazer exercícios físicos? Tratamento

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

Novolin R insulina humana

Novolin R insulina humana Novolin R insulina humana IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Novolin R insulina humana APRESENTAÇÕES Solução injetável em um frasco-ampola. 100 UI/mL Embalagem contendo 1 frasco-ampola com 10 ml. O frasco-ampola

Leia mais

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Alimentação: Sustentável Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. NÚMERO 4 Bolo de Maçã com casca 3 ovos 1 xícara (chá)

Leia mais

Oficina CN/EM 2012. Alimentos e nutrientes (web aula) H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo humano.

Oficina CN/EM 2012. Alimentos e nutrientes (web aula) H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo humano. Oficina CN/EM 2012 Alimentos e nutrientes (web aula) Caro Monitor, Ao final da oficina, o aluno terá desenvolvido as habilidade: H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo

Leia mais

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,

Leia mais

type 2 diabetes Um projeto da O QUE É DIABETES? * TIPO 1 * TIPO 2 Um pacote educativo para informar sobre diabetes nas escolas

type 2 diabetes Um projeto da O QUE É DIABETES? * TIPO 1 * TIPO 2 Um pacote educativo para informar sobre diabetes nas escolas type 2 diabetes Um projeto da O QUE É DIABETES? * TIPO 1 * TIPO 2 Um pacote educativo para informar sobre diabetes nas escolas FAMILIARES DE ALUNOS COM DIABETES diabetes type 2 diabetes tipo 2 EQUIPE DAS

Leia mais

A maioria das pessoas sente-se apta para comer outra vez após a cirurgia, aumentando o seu apetite à medida que os dias passam.

A maioria das pessoas sente-se apta para comer outra vez após a cirurgia, aumentando o seu apetite à medida que os dias passam. Dieta durante o tratamento O que comer e o que evitar de comer Após a cirurgia A maioria das pessoas sente-se apta para comer outra vez após a cirurgia, aumentando o seu apetite à medida que os dias passam.

Leia mais

Quais os danos que o verão pode provocar nos cabelos?

Quais os danos que o verão pode provocar nos cabelos? A maioria das brasileiras aproveita o verão para curtir o sol e o calor ao ar livre.. E na hora de aproveitar o verão, não se deve, nunca, dispensar o uso do chapéu e do filtro solar, pois eles protegem

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

Espaço Saúde SINAIS. Saiba como evitar os acidentes no primeiro ano de vida do seu bebé. O verão já lá vai, mas a vigilância continua! FRIEIRAS PÁG.

Espaço Saúde SINAIS. Saiba como evitar os acidentes no primeiro ano de vida do seu bebé. O verão já lá vai, mas a vigilância continua! FRIEIRAS PÁG. Espaço Saúde N º 7 O U T U B R O A D E Z E M B R O DE 2 0 1 3 SINAIS O verão já lá vai, mas a vigilância continua! P Á G. Saiba como evitar os acidentes no primeiro ano de vida do seu bebé 2 PÁG. 6 FRIEIRAS

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor MINISTÉRIO DA SAÚDE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALGARVE DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor Durante os meses de Verão as temperaturas podem

Leia mais

89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O

89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O 89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O O óleo de coco pode ser usado para tudo. Você pode ter um balde de cinco litros em sua mesa e você terá o que fazer com ele. Veja a seguir 89 maneiras de utilizar

Leia mais

Primeiros Socorros. O que fazer imediatamente após acontecer um acidente?

Primeiros Socorros. O que fazer imediatamente após acontecer um acidente? Primeiros Socorros Dicas de Primeiros Socorros Você não precisa ser um socorrista experiente para conseguir ajudar alguém que se machucou no meio da natureza. Mas algumas coisas são fundamentais ter em

Leia mais

Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e. outros sintomas

Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e. outros sintomas Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e outros sintomas Nutricionista Camila Costa Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício InCor/FMUSP Será que o que você come influencia

Leia mais

Granola Soft. Benefícios

Granola Soft. Benefícios Granola Soft A granola é um mix de cereais, castanhas e frutas secas que contêm vitaminas, proteínas, nutrientes, muitas fibras e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para controle

Leia mais

O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR

O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O CHUCHU NA ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Comemos para matar a fome e porque é gostoso. A alimentação é a principal fonte de

Leia mais

Novolin N insulina humana

Novolin N insulina humana Novolin N insulina humana IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Novolin N insulina humana APRESENTAÇÕES Suspensão injetável de insulina humana em um frasco-ampola. 100 UI/mL Um frasco-ampola contém 10 ml equivalente

Leia mais

CURSO: Cuidador de Idoso

CURSO: Cuidador de Idoso CURSO: Cuidador de Idoso Bárbara Pereira Quaresma Enfermeira Docente 2 1 3 Bem vindos 4ª aula 4 Mãos As mãos do cuidador são suas maiores, melhores e mais usadas ferramentas. Por isso devem estar SEMPRE

Leia mais

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia.

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. REVISTA ELETRÔNICA O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. CEIA SAUDável e em conta chester ou peru?

Leia mais

N o 36. Abril 2015. Insulina com duração de até 42 horas: nova opção para os insulinodependentes

N o 36. Abril 2015. Insulina com duração de até 42 horas: nova opção para os insulinodependentes N o 36 Abril 2015 Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG Site: www2.unifal-mg.edu.br/cefal Email: cefal@unifal-mg.edu.br Tel: (35) 3299-1273 Equipe editorial: prof. Dr. Ricardo Rascado; profa. Drª. Luciene

Leia mais

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor Quando ocorre uma Onda de Calor emitem-se Alertas: Amarelo ou Vermelho, com menos e mais gravidade, respectivamente. Devem adoptar-se cuidados

Leia mais

sobre pressão alta Dr. Decio Mion

sobre pressão alta Dr. Decio Mion sobre pressão alta Dr. Decio Mion 1 2 Saiba tudo sobre pressão alta Dr. Decio Mion Chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP)

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável Dicas para uma alimentação saudável NECESSIDADE FISIOLÓGICA ATO DE COMER SOCIABILIZAÇÃO Comida Japonesa PRAZER CULTURAL Alimentação aliada à saúde Hábitos alimentares pouco saudáveis desde a infância,

Leia mais

Café da manhã. na medida para você

Café da manhã. na medida para você Café da manhã na medida para você Seja qual for a sua rotina, agitada ou calma, a regra primordial é não fugir da primeira refeição do dia, que lhe trará muitas vitaminas e nutrientes, além de ajudar a

Leia mais

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência, devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

Orientações para o preparo da papinha.

Orientações para o preparo da papinha. Orientações para o preparo da papinha. Olha o aviãozinho... As primeiras refeições são muito importantes para o bebê. Quando começa a comer outros alimentos além do leite materno, ele descobre novos sabores,

Leia mais

Receitas MENOS SAL MAIS SABOR A VIDA. Fazer bem está na nossa NATUREZA.

Receitas MENOS SAL MAIS SABOR A VIDA. Fazer bem está na nossa NATUREZA. Receitas Uma iniciativa Com o apoio Fazer bem está na nossa NATUREZA. Menos Sal, Mais Sabor a Vida é a iniciativa da sua Unidade de Saúde Familiar pensada para apontar novos caminhos para a sua saúde cardiovascular.

Leia mais

Receitas com Linhaça. Rede Mundo Verde Ano 1 Livro 4

Receitas com Linhaça. Rede Mundo Verde Ano 1 Livro 4 Receitas com Linhaça A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade a linhaça já era sinônimo de proteção.

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Para: Contacto na DGS: Ondas de calor medidas de prevenção Recomendações dirigidas à população Conhecimento de todos os estabelecimentos

Leia mais

Manual de Nutrição Profissional. Capítulo 7. Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escolas, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Doenças.

Manual de Nutrição Profissional. Capítulo 7. Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escolas, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Doenças. Manual de Nutrição Profissional Capítulo 7 Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escolas, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Doenças. Manual de Nutrição Temas e Autores Capítulo 1 Os alimentos:

Leia mais

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final Laís Cruz Nutricionista CRN 3 18128 2013 Período de transição entre infância e vida adulta (dos 10 aos 19 anos de idade) Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais Acelerado crescimento e desenvolvimento:

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

Como surge o diabetes? Como surge o diabetes?

Como surge o diabetes? Como surge o diabetes? Como surge o diabetes? Como surge o diabetes? Com a queda da produção de insulina, hormônio importante para o funcionamento do organismo, resultando no aumento da quantidade de açúcar. Áreas afetadas pelo

Leia mais

O QUE SABE SOBRE A DIABETES?

O QUE SABE SOBRE A DIABETES? O QUE SABE SOBRE A DIABETES? 11 A 26 DE NOVEMBRO DE 2008 EXPOSIÇÃO PROMOVIDA PELO SERVIÇO DE MEDICINA INTERNA DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EPE DIABETES MELLITUS É uma doença grave? Estou em

Leia mais

Não se esqueça: Pediasure diluído exclusivamente em água requer 5 colheres do produto. Só assim você terá todos os benefícios.

Não se esqueça: Pediasure diluído exclusivamente em água requer 5 colheres do produto. Só assim você terá todos os benefícios. requer 5 colheres do produto. Só assim você terá todos os Quando fomos contatados para coordenar o desenvolvimento do livro de receitas de Pediasure, prontamente percebemos que estávamos recebendo uma

Leia mais

Primeiros socorros Material a ter na caixa de primeiros socorros:

Primeiros socorros Material a ter na caixa de primeiros socorros: Primeiros socorros Os primeiros socorros é o tratamento inicial dado a alguém que se magoou ou sofreu um acidente. Se o acidente for grave, não deves mexer na pessoa lesionada e chamar o 112, explicando-lhe

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

COMECE O DIA COM ENERGIA!

COMECE O DIA COM ENERGIA! COMECE O DIA COM ENERGIA! Inclui receitas de pequenos almoços saudáveis. Índice Introdução Benefícios para a saúde E quando falta o pequeno almoço? Não deixe o seu filho sair de casa sem tomar o pequeno

Leia mais

No Verão não dispense a hidratação! Sabia que a falta de concentração pode dever-se a falta de água no organismo?

No Verão não dispense a hidratação! Sabia que a falta de concentração pode dever-se a falta de água no organismo? No Verão não dispense a hidratação! Sabia que a falta de concentração pode dever-se a falta de água no organismo? Seja Inverno ou Verão, abrace esta refeição! Sabia que o Pequeno-almoço ajuda a controlar

Leia mais

Pegadas de Neil Armstrong na superfície lunar. Créditos: NASA.

Pegadas de Neil Armstrong na superfície lunar. Créditos: NASA. Em 20 de julho comemoramos o aniversário de 45 anos da viagem do homem à Lua. Neil Armstrong é o dono de uma das pegadas mais famosas que a humanidade conhece. Como você tem cuidado de quem o ajuda com

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Orientações à pessoa. Sonda Alimentar. traqueostomizada. Orientações aos pacientes

Orientações à pessoa. Sonda Alimentar. traqueostomizada. Orientações aos pacientes Orientações à pessoa Sonda Alimentar traqueostomizada Orientações aos pacientes 1 2011 Ministério da Saúde. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte. Esta obra pode

Leia mais

Dicas Para Emagrecer com Saúde

Dicas Para Emagrecer com Saúde 2011 www.blog.vivaplenamente.com Página 1 DIREITOS DE DISTRIBUIÇÃO Você pode distribuir este e-book livremente, assim como presenteá-lo a través do seu site ou blog aos seus visitantes e clientes. A única

Leia mais

DETOX. 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano

DETOX. 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano DETOX 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano Índice Introdução... Como Fazer... Suco Detox de Melancia com Linhaça... Suco Detox de Chá Verde e Uva... Sopa Detox Energizante...

Leia mais

1 Onde estou e aonde quero chegar

1 Onde estou e aonde quero chegar Seu futuro é agora O Programa RENDA MAIS da Fundação Atlântico tem como objetivo fomentar o conhecimento sobre educação financeira e previdenciária junto aos seus Participantes. No módulo de Educação Financeira

Leia mais

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO Controle e Prevenção da Doença Aterosclerótica Coronariana

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO Controle e Prevenção da Doença Aterosclerótica Coronariana HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFMG Programa de Reabilitação Cardiovascular e Metabólica Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO Controle e Prevenção da Doença Aterosclerótica

Leia mais

SAUDÁVEL LANCHEIRA. Atraente, prática e saudável. ESSE É O DESAFIO DAS MÃES NA HORA DE MONTAR A LANCHEIRA DA CRIANÇADA.

SAUDÁVEL LANCHEIRA. Atraente, prática e saudável. ESSE É O DESAFIO DAS MÃES NA HORA DE MONTAR A LANCHEIRA DA CRIANÇADA. LANCHEIRA SAUDÁVEL Atraente, prática e saudável. ESSE É O DESAFIO DAS MÃES NA HORA DE MONTAR A LANCHEIRA DA CRIANÇADA. Não é para menos: Muito mais que o momento das brincadeiras, o lanchinho entre as

Leia mais

1 Por que tomar café da manhã?

1 Por que tomar café da manhã? A U A UL LA Por que tomar café da manhã? Exercícios Acordar, lavar o rosto, escovar os dentes, trocar de roupa e... tomar o café da manhã. É assim que muitas pessoas começam o dia, antes de ir trabalhar.

Leia mais

Veja 100 dicas para passar em concursos públicos

Veja 100 dicas para passar em concursos públicos Veja 100 dicas para passar em concursos públicos Concurso público é a opção escolhida por milhares de pessoas que estão em busca de segurança e bom salário. Depois de tantas colunas sobre o tema, reuni

Leia mais

Diabetes - Introdução

Diabetes - Introdução Diabetes - Introdução Diabetes Mellitus, conhecida simplesmente como diabetes, é uma disfunção do metabolismo de carboidratos, caracterizada pelo alto índice de açúcar no sangue (hiperglicemia) e presença

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

OMENAX. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 20mg e 40mg

OMENAX. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 20mg e 40mg OMENAX Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 20mg e 40mg tratar dispepsia, condição que causa acidez, azia, arrotos ou indigestão. Pode ser usado também para evitar sangramento do trato gastrintestinal

Leia mais

Perder Peso Pedalando

Perder Peso Pedalando Perder Peso Pedalando Pedalar: Caminho para um estilo de vida saudável. Tudo o que você precisa saber. Quase todo mudo quer perder peso para melhorar a aparência e também para a melhora geral da saúde.

Leia mais

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821 APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS Para higienização de hortifrutis: - 1 litro de água potável - 1 colher de sopa (10 ml) de água sanitária, sem perfume - Deixar de molho por 15 minutos CALDO NUTRITIVO

Leia mais

Soluções em abasteci- As melhores marcas do varejo sob medida para o seu negócio

Soluções em abasteci- As melhores marcas do varejo sob medida para o seu negócio Soluções em abasteci- As melhores marcas do varejo sob medida para o seu negócio Com um modelo de atendimento diferenciado, a Poli Varejo entende as necessidades da sua loja e entrega o mix que o seu estoque

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COMO PARTICIPAR

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COMO PARTICIPAR COMO PARTICIPAR Um dos aspectos mais importantes da mobilidade internacional é o conhecimento e convivência com outras culturas, sendo uma oportunidade única para sua qualificação através de experiências

Leia mais

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar.

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Prove as receitas, veja como está gostoso e, o mais importante, nutritivo! A Prefeitura de Ipatinga elaborou para você este livro com receitas que

Leia mais

livro de RECEITAS festa do milho

livro de RECEITAS festa do milho livro de RECEITAS festa do milho JACI - SÃO PAULO Índice Pg. 03 Pg. 04 Pg. 05 Pg. 06 Pg. 07 Pg. 08 Pg. 09 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 13 Pg. 14 Pg. 15 Pg. 16 Pg. 17 Pg. 18 Pg. 19 Pg. 20 Pg. 21 Curau Tradicional

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA MANIPULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E INTERCORRÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA MANIPULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E INTERCORRÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA MANIPULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E INTERCORRÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS 2ª edição SUMÁRIO Nutrição Enteral: definição 1. Cuidados no preparo da Nutrição Enteral Higiene

Leia mais

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA

MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA O MELHOR DA COZINHA VEGETARIANA Mahalia Goskowski CHOP SUEY DE LEGUMES - 1/4 de nabo branco comprido; - 4 cenouras; - 1 pimentão vermelho; - 1 pimentão verde; - 1/4 de acelga; - broto de feijão; - brócolis;

Leia mais

GUIA DO PACIENTE DE QUIMIOTERAPIA

GUIA DO PACIENTE DE QUIMIOTERAPIA GUIA DO PACIENTE DE QUIMIOTERAPIA Você está iniciando o seu tratamento e acompanhamento conosco. Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, elaboramos este guia com as informações sobre a rotina de

Leia mais

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber. Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber. Até mesmo as comidas consideradas magras pedem consumo moderado 7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado Por Roberta Vilela - publicado em 26/11/2010 Mudança dos hábitos alimentares A mudança

Leia mais

VEGANISMO. Ideias Receitas Anticapitalismo

VEGANISMO. Ideias Receitas Anticapitalismo VEGANISMO Ideias Receitas Anticapitalismo O que é Veganismo? Veganismo é uma palavra que foi criada para diferenciar o Vegetarianismo Estrito, dieta contínua em que não se consome nada de origem animal,

Leia mais

Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia

Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia Índice Você sabe o que é Radioterapia? Onde é feito o tratamento? Qual será a sua rotina na radioterapia? O que é planejamento? Quando o tratamento

Leia mais

O Renal é um ser humano como todos e tem seu direito de ser respeitado e não ter vergonha de ser renal. Jaderson

O Renal é um ser humano como todos e tem seu direito de ser respeitado e não ter vergonha de ser renal. Jaderson Jaderson é um garoto de 11 anos, portador de insuficiência renal crônica, paciente do Serviço de Hemodiálise Pediátrica do Hospital Roberto Santos em Salvador-BA. É uma criança muito inteligente e talentosa,

Leia mais

Almôndegas de Arroz. Ingredientes. Modo de preparo

Almôndegas de Arroz. Ingredientes. Modo de preparo Almôndegas de Arroz 2 xícaras (chá) de arroz cozido 200g de carne moída 1 dente de alho picado 1 cebola picada 2 colheres (sopa) de farinha de rosca 4 xícaras (chá) de molho de tomate Sal e pimenta a gosto

Leia mais

apoios ao doente diabético ORIENTAÇÕES PARA O DOENTE DIABÉTICO HOSPITAL DE EGAS MONIZ, S. A. SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA

apoios ao doente diabético ORIENTAÇÕES PARA O DOENTE DIABÉTICO HOSPITAL DE EGAS MONIZ, S. A. SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA 12 apoios ao doente diabético Para usufruir dos apoios previstos, os utentes diabéticos necessitam possuir o GUIA DO DIABÉTICO que é distribuído pelo CENTRO DE SAÚDE O FORNECIMENTO DOS MEDICAMENTOS PARA

Leia mais

Protocolo para controle glicêmico em paciente não crítico HCFMUSP

Protocolo para controle glicêmico em paciente não crítico HCFMUSP Protocolo para controle glicêmico em paciente não crítico HCFMUSP OBJETIVOS DE TRATAMENTO: Alvos glicêmicos: -Pré prandial: entre 100 e 140mg/dL -Pós prandial: < 180mg/dL -Evitar hipoglicemia Este protocolo

Leia mais

Caspa piora com o frio

Caspa piora com o frio Revista MedABC O bom profissional da Medicina, sobretudo o médico, nunca para de estudar. Cursos, congressos, atualizações do conhecimento adquirido na escola fazem parte do dia a dia, razão pela qual

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma alimentação equilibrada proporciona uma quantidade correcta

Leia mais

8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO

8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO 8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO Pâmela Torriani Sou Pâmela Torriani, 27 anos, profissional de Educação Física e corredora de rua. Atuo como Personal Trainer e ajudo diversos alunos a enfrentar

Leia mais

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO. (segunda parte) A ESCOLHA

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO. (segunda parte) A ESCOLHA OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO (segunda parte) A ESCOLHA Responda à seguinte pergunta: Você gosta de carro? Se você gosta, vamos em frente. Escolha o carro de seus sonhos: Mercedes,

Leia mais

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Inclui receitas Ficha Técnica Título: Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Mariana Barbosa Revisão:

Leia mais

Livro de RECEITAS. Programa Crescer

Livro de RECEITAS. Programa Crescer Livro de RECEITAS Programa Crescer 1 Salgados. 2 3 LASANHA DE ABOBRINHA Rendimento: 12 pedaços médios Modo de Preparo Molho: Refogue o alho moído a cebola picada. Junto com o alho e a cebola refogue a

Leia mais

SEMANA DA SAÚDE. Nutricionista: Carina Schena Estagiárias: Bruna Azevedo e Renata Nóvoa

SEMANA DA SAÚDE. Nutricionista: Carina Schena Estagiárias: Bruna Azevedo e Renata Nóvoa SEMANA DA SAÚDE Nutricionista: Carina Schena Estagiárias: Bruna Azevedo e Renata Nóvoa Pirâmide alimentar Obesidade Desperdício de alimentos Educação na refeição Higiene Pirâmide alimentar Equilíbrio na

Leia mais

Um jogo de bingo ilustrado PRIMEIRO IMPRIMA 1. Imprima as duas próximas páginas (cartões do bingo) em papel de alta gramatura e corte-as nas linhas pontilhadas 2. Imprima as páginas 4 e 5 ( pedras do bingo)

Leia mais

Insulinização. http://www.imepen.com/niepen. Niepen Programa de Educação Continuada Educação Continuada para APS. Dra Carla Lanna Dra Christiane Leite

Insulinização. http://www.imepen.com/niepen. Niepen Programa de Educação Continuada Educação Continuada para APS. Dra Carla Lanna Dra Christiane Leite Insulinização http://www.imepen.com/niepen Niepen Programa de Educação Continuada Educação Continuada para APS Dra Carla Lanna Dra Christiane Leite CONTROLE GLICÊMICO NO BRASIL: Mendes AB, et al. Acta

Leia mais

Aplicação de injetáveis. Hotoniel Drumond

Aplicação de injetáveis. Hotoniel Drumond Aplicação de injetáveis Hotoniel Drumond Resolução CFF 499/2008 Dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos, em farmácias e drogarias Seção V Da aplicação de injetáveis: Art 21 ao 24 Outras legislações

Leia mais

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Nome da 4 xícaras de chá de farinha de farinha (500g) 4 ovos 2 Litros de leite morno 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g) 2 gemas para pincelar

Leia mais