ÁFRICA DO SUL 2010: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EQUIPE BRASILEIRA PARA A COPA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÁFRICA DO SUL 2010: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EQUIPE BRASILEIRA PARA A COPA"

Transcrição

1 ÁFRICA DO SUL 2010: VOLUME 6 NÚMERO 1 Janeiro/ Junho 2010 ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EQUIPE BRASILEIRA PARA A COPA Prof. Dr. Alexandre Palma 1 AQUECIMENTO O brasileiro nasce técnico de futebol. Desde cedo é acostumado a dar palpites nos modos de jogar ou nas contratações/seleções de jogadores de seu time de coração ou das equipes representativas do Brasil nas competições internacionais. Em ano de Copa do Mundo de Futebol a síndrome se agudiza e, talvez mais do que nunca, o brasileiro procura, com toda paixão, opinar sobre o trabalho dos treinadores de futebol. Neste sentido, o presente texto tem o propósito fundamental de discutir tecnicamente algumas questões relativas à seleção e preparação dos atletas para a Copa do Mundo a ser realizada na África do Sul. Dois aspectos, contudo, precisam ser esclarecidos desde já. O primeiro é que não tenho a pretensão de dar um parecer científico, embora tente escapar das armadilhas da paixão. O que pretendo é procurar algumas explicações técnicas, que estão fundamentadas no conhecimento científico e no saber fazer, isto é, em um conhecimento vivido na experiência prática. O segundo, já em conseqüência do primeiro, diz respeito à dificuldade de se avaliar longe do que está acontecendo. Por vezes, se faz uma análise técnica ou se opina apaixonadamente sobre as ações dos treinadores, mas sem vivê-la precisamente, sem saber o que de fato está ocorrendo dentro da equipe. Assim, uma conduta inadequada de um atleta que não é exposta na mídia pode ser a razão de uma decisão que desagrada muito. 1 Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Docente das disciplinas Fundamento do Futebol e Aplicação Pedagógica do Futebol

2 162 Outro ponto também precisa ser lembrado. Penso que, em uma revista científica, o ponto de vista é um texto com o propósito de polemizar, de criar controvérsias, de suscitar algum debate com o dito fora da norma. Como um jogo, é desta forma, portanto, que pretendo me arriscar. PRIMEIRO TEMPO Possivelmente, a primeira pergunta que todos fazem às vésperas da Copa é: quem são os favoritos? Longe de querer matematizar um jogo de futebol e salpicar probabilidades, procurei realizar um levantamento das classificações das equipes nos últimos 40 anos de Copas, isto é, desde O Quadro 1 fornece uma síntese dos resultados e apresenta um importante dado referente à tradição. Brasil, Alemanha e Itália apresentam-se sempre favoritas e desde 1982, na Copa da Espanha, um destes países sempre esteve na final da competição. Quadro 1. Colocações dos quatro primeiros colocados em cada Copa do Mundo e número de vezes em que foi campeão, finalista e semi-finalista Países Ano Brasil Alemanha Itália Argentina França Inglaterra Holanda Uruguai Polônia Bélgica Suécia Bulgária Croácia Turquia Coréia do Sul Portugal º. 3º. 2º. 4º º. 1º. 2º. 3º º. 4º. 1º. 2º º. 1º. 4º. 3º º. 1º. 3º. 4º º. 3º. 2º. 4º º. 2º. 3º. 4º º. 1º. 4º. 3º º. 2º. 3º. 4º º. 1º. 2º. 4º. 1º. lugar Finalista Semifinalista Além destes países tradicionais, é possível acrescentar à lista de favoritos, em razão dos jogadores que possuem e dos jogos mais recentes que disputaram, a Argentina, a Espanha, a Inglaterra e a Holanda.

3 163 Cabe destacar que a França não teve uma boa participação nas eliminatórias e sua classificação somente se deu com um gol convertido após a polêmica dominada com a mão do jogador Henry no jogo contra a Irlanda na repescagem. No grupo B, a Coréia do Sul pode se apresentar como uma surpresa e penso, pelos jogos que vi, que a maior decepção da Copa pode vir das equipes africanas. INTERVALO O grupo do Brasil é constituído por Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Os jogos seguem esta ordem e, neste sentido, tem um lado positivo e outro negativo. O positivo é que, teoricamente, os jogos mais fracos são os dois primeiros e confirmando as vitórias, a equipe brasileira enfrentaria Portugal para decidir o grupo. O aspecto negativo é que algum tropeço no início pode representar um grande problema. Sobre os adversários, Portugal, sem dúvida, figura como a equipe mais forte que enfrentaremos. Há uma expectativa em relação ao craque português Cristiano Ronaldo, mas é preciso considerar que a equipe portuguesa se classificou na repescagem e após dois magros 1 a 0 sobre a Bósnia. A Costa do Marfim tem apresentado um bom futebol em jogos recentes. Por outro lado, pouco se sabe sobre a Coréia do Norte. SEGUNDO TEMPO Após o anúncio da lista de jogadores que irão à Copa, a imprensa em geral e os torcedores manifestaram a insatisfação com os selecionáveis. O clamor popular não adiantou para mexer com a posição dogmática do treinador Dunga. Contudo, penso que existia aí muita paixão e pouca razão. Desta forma, apresentarei algumas razões para justificar minha análise e assim tentarei fugir das armadilhas da emoção. De imediato, é preciso destacar que Dunga nunca dirigiu uma equipe anteriormente. Nenhuma equipe! Ele começou técnico como técnico da seleção brasileira, o que me parece um disparate. Falta a ele a experiência de dirigir e treinar os jogadores, analisar os adversários e sua equipe, lidar com as adversidades. O sucesso nas eliminatórias e na Copa das Confederações (e mesmo um título na Copa do Mundo) ainda assim não justifica a escolha de seu nome. A fama de disciplinador também não. Acredito que a postura de atletas em busca de uma vitória importante se dá quando os membros da comissão técnica e o alto escalão das equipes criam esta própria situação. Se em competições passadas faltou disciplina é porque todo sistema permitiu.

4 164 Dos nomes que não foram convocados, a polêmica ficou em torno de quatro jogadores. Adriano, Neimar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Vou tentar, então, comentar tecnicamente a seleção dos atletas. Penso que uma convocação de jogadores para disputar uma Copa do Mundo de Futebol, o treinador deveria atentar para três aspectos. Primeiro: nem todos os convocáveis participam dos jogos. O jogador Ronaldo Nazário (fenômeno), embora tido como campeão do mundo em 1994, não jogou um minuto sequer; segundo: é preciso convocar jogadores que possam ampliar o leque de opções. A convocação de muitos jogadores com o mesmo estilo de jogo, assim, seria contraproducente; e, terceiro: em uma competição esportiva, enfrentar jogadores experientes e de elevada qualidade é sempre um fator de preocupação. Analisando a lista dos convocados destaco que há vários jogadores que já atuaram como volantes; há ainda, afora os oito convocados para atuarem no meio-decampo, o Daniel Alves, o Gilberto e o Michel Bastos que vêm atuando pelo meio em seus times; além de não haver muita diferença técnica entre jogadores como Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson, Daniel Alves, Gilberto, Michel Bastos, Elano e Júlio Baptista. Todos bons jogadores, mas previsíveis. Talvez diferenças em uma bola parada, mas nada tão significativo que se altere a ordem do jogo. Assim, possivelmente fosse interessante a convocação do Paulo Ganso e do Ronaldinho Gaúcho. O primeiro tem demonstrado grande habilidade; ampla visão de jogo; inteligência para conduzir as jogadas ofensivas e defensivas; qualidade do passe; participação efetiva na marcação dos adversários, a despeito da cultura brasileira em que o armador, inadequadamente, não realiza esta função; enfim atua para a equipe, para o jogo coletivo. Ronaldinho Gaúcho, por sua vez, após um longo período apagado, voltou a jogar bem pelo Milan. E se é verdade que alternou, em seu clube, bons jogos com outros ruins, é preciso destacar que na grande maioria destes jogos em que ele não atuou bem havia uma grande marcação individual sobre ele (terceiro item do que foi comentado no parágrafo anterior: preocupação dos adversários). Ademais, jogadores como Júlio Baptista e Kleberson vinham apresentando dificuldades e chegaram a amargurar a reserva em alguns jogos dos seus clubes. Considerando, ainda, que há jogadores (estes tantos volantes) que não entrarão jogo algum, convocar o Ronaldinho e deixá-lo na reserva para não quebrar o esquema poderia ser uma boa opção e não colocaria em risco a forma de jogar do treinador em caso de contusão de um destes volantes 2. Em uma 2 Uma das acepções do vocábulo volante, no dicionário eletrônico Houaiss, é: que se desloca continuamente; errante; nômade; vagabundo.

5 165 situação de emergência, colocar o Ronaldinho poderia significar uma mudança na forma de jogar (se a equipe estiver precisando virar o placar de um jogo e/ou necessitar de um armador de jogadas) e, possivelmente, não haveria um sistema especial de marcação para ele, o que poderia surpreender o adversário. Enfim, que diferença faz atuar com Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká ou com Gilberto Silva, Josué, Elano e Kaká ou ainda Gilberto Silva, Kleberson, Elano e Kaká? Contudo, quando se precisar de jogadores com características de armação das jogadas a seleção ficará kakadependente. Acredito, por outro lado, que o Ramires é que possa acabar se destacando no meio, se entrar nos jogos. Entre os homens de frente havia a perspectiva de convocação do Adriano e o clamor pelo menino Neimar. Já estavam certos os nomes de Robinho, Luís Fabiano e Nilmar. Três jogadores com características mais ou menos semelhantes. São habilidosos, dribladores e leves, embora o Luís Fabiano tenha um pouco mais de força entre eles. Assim, era razoável que a opção fosse o Adriano e não o Neimar, uma vez que seria importante um jogador com outra característica, de força, trombador. Além disto, o Neimar teve uma atuação muito apagada no Mundial Sub-17 realizado em 2009 e, mais importante, pareceu não se importar com isso. O problema do jogador Adriano, e neste caso concordo com o Dunga, diz respeito à instabilidade emocional do jogador. Seria possível contar com o jogador na Copa? Como não se tem a resposta antecipada, o treinador optou pelo Grafite, que é talvez quem mais se aproxime desta outra característica. FIM DE JOGO Em que pese tudo o que foi destacado, o que mais me preocupa é a idéia de que há um grande esquema tático na equipe brasileira. Embora haja uma dedicação dos jogadores e uma participação maior (em relação a outras seleções brasileiras) na defesa, não há, de fato, nenhuma grande novidade tática na equipe. O que me preocupa, então, é que a equipe brasileira sempre se valeu dos valores individuais. O que, por outro lado, era (ou foi) temeroso porque equipes mais bem armadas taticamente conseguiam neutralizar os jogadores brasileiros em algumas situações. Muitas vezes, um sistema de dobra, a marcação bem realizada, a preparação de jogadas ofensivas, de bolas paradas, enfim, a melhor preparação tática às vezes vencia a habilidade do jogador brasileiro. Obviamente, referindo-me de um modo genérico, havia, então, um certo equilíbrio nas disputas. O Brasil com inúmeros valores

6 166 individuais e outras equipes com grande aplicação tática. Porém, para a Copa da África do Sul, a seleção brasileira não se apresenta com jogadores muito habilidosos e não se vale de um grande esquema tático, embora querem fazer parecer que há. De todo modo, fico na torcida para que tudo dê certo e sejamos mais uma vez campeões.

COPA DO MUNDO Dihego Pansini de Souza

COPA DO MUNDO Dihego Pansini de Souza COPA DO MUNDO 2010 Dihego Pansini de Souza O povo brasileiro é conhecido mundialmente pela sua paixão pelo futebol. Os jogadores brasileiros são cobiçados por grandes clubes e considerados os melhores

Leia mais

Ensino Fundamental II. Atividade especial. 6º ao 9º ano. ao 9º ano. Atividade especial Copa do Mundo na África. Atendimento ao professor

Ensino Fundamental II. Atividade especial. 6º ao 9º ano. ao 9º ano. Atividade especial Copa do Mundo na África. Atendimento ao professor Copa domundo Mundo na África Copa do na África Ensino Fundamental II 6ºEnsino ao 9º ano Fundamental II 6º ao 9º ano Copa do Mundo na África Editora Moderna, ao seu lado em busca de grandes conquistas!

Leia mais

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo!

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! Rascunho Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! No ano em que a Oficina do texto comemora 10 anos, é também o ano da Copa do Mundo na África do Sul. Nessa oficina, VOCÊ

Leia mais

Hora de Decidir

Hora de Decidir Brasil encara Croácia, México e Camarões; finalistas de 2010 à vista Seleção estreia contra os croatas no dia 12 de junho, em São Paulo. Na próxima fase, pode pegar Espanha ou Holanda. Grupo da Morte tem

Leia mais

POR SPORTV TORCEDORES DO BRASIL

POR SPORTV TORCEDORES DO BRASIL POR SPORTV TORCEDORES DO BRASIL Uma análise da relação do brasileiro com a Copa do Mundo desvenda como o maior evento do esporte global é capaz de despertar paixões e parar o país O futebol é a paixão

Leia mais

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) FÓRMULAS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) FÓRMULAS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) FÓRMULAS 2012 Dezembro 2011 1- Pontos obtidos por um clube na sequência de um jogo i (P i ) Em que: J i - pontos obtidos no jogo i, de acordo com o coeficiente

Leia mais

Jornalista: E o Lula torcedor, vai estar no estádio em 2014? Presidente: Se Deus quiser. Se Deus quiser estarei lá com uma vuvuzela.

Jornalista: E o Lula torcedor, vai estar no estádio em 2014? Presidente: Se Deus quiser. Se Deus quiser estarei lá com uma vuvuzela. Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de início da jornada para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 Johannesburgo-África do Sul, 08 de julho

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Habilidades:

Leia mais

COPA DO MUNDO DE VIDEOGAME (FIFA 18) REGULAMENTO

COPA DO MUNDO DE VIDEOGAME (FIFA 18) REGULAMENTO COPA DO MUNDO DE VIDEOGAME (FIFA 18) REGULAMENTO 1-DO OBJETO Trata-se de evento promovido pela AABB-SP e organizado pela DC BEST GAMES e que tem como principal objetivo, entretenimento e o estímulo à prática

Leia mais

Estamos a quatro meses da Copa do Mundo. Em que estágio está a seleção brasileira?

Estamos a quatro meses da Copa do Mundo. Em que estágio está a seleção brasileira? Em entrevista exclusiva ao Estado nesta quinta-feira na sede da CBF, no Rio, o técnico da seleção brasileira, Tite, falou sobre Copa do Mundo, Neymar e os últimos preparativos para o Mundial da Rússia.

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês

Leia mais

FUTEBOL BRASILEIRO. Flávia Cristiane M. de Oliveira RA

FUTEBOL BRASILEIRO. Flávia Cristiane M. de Oliveira RA FUTEBOL BRASILEIRO Flávia Cristiane M. de Oliveira RA 11020366 INTRODUÇÃO O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em

Leia mais

i a do Rev stinh apresenta: 2006

i a do Rev stinh apresenta: 2006 apresenta: Revistinh a do 2006 Teste seus conhecimentos sobre a história da Copa do Mundo! 1 - Quando foi realizada a primeira Copa do Mundo? vermelho e amarelo? A) em 1928 A) Na Copa do Uruguai, em 1930

Leia mais

LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS. DO MUNDO 2 a EDIÇÃO

LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS. DO MUNDO 2 a EDIÇÃO LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS DO MUNDO 2 a EDIÇÃO n ENCICLOPÉDIA DAS COPAS 2ª EDIÇÃO S U M Á R I O Sumário Capítulo 1 1ª Copa do Mundo...1 Uruguai 1930...1 O sonho se realiza!...1 URUGUAI

Leia mais

PLURI Sportmetric O Valor de mercado das Seleções da Copa 2014, por Grupo

PLURI Sportmetric O Valor de mercado das Seleções da Copa 2014, por Grupo PLURI Sportmetric O Valor de mercado das Seleções da Copa 2014, por Grupo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Futsal 9º ano Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina FUTEBOL DE SALÃO - FUTSAL Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída

Leia mais

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo.

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Pra quem não sabe para onde vai. Qualquer caminho serve Ao acompanhar as equipes da série A do Campeonato Brasileiro de 2018,

Leia mais

BOA TARDE!! Obrigado pelo convite e pela presença.

BOA TARDE!! Obrigado pelo convite e pela presença. BOA TARDE!! Obrigado pelo convite e pela presença. www.gustavolpsouza.com.br LEI GERAL DA COPA Aspectos Gerais e Pontos Polêmicos COPA DO MUNDO Evolução do Evento Uruguai 1930 Campeão: Uruguai Vice: Argentina

Leia mais

Viva Laduma! 2 Continuando... September 16, 2009

Viva Laduma! 2 Continuando... September 16, 2009 Viva Laduma! September 16, 2009 1 Introdução Laduma? O que é isso? Ah... se você não sabe o que Laduma significa, você não está preparado para o próximo ano. Mas, antes disso, vamos por partes [afinal,

Leia mais

A novela chegou ao fim. O atacante Robinho foi apresentado pelo Santos no início da

A novela chegou ao fim. O atacante Robinho foi apresentado pelo Santos no início da Volta para a casa: Robinho é apresentado e já quer jogar clássico Presidente entrega a camisa 7 ao ídolo do Santos, que já se coloca à disposição de Oswaldo de Oliveira para o duelo com o Corinthians,

Leia mais

O Treinador e o Treino de Hóquei em

O Treinador e o Treino de Hóquei em O Treinador e o Treino de Hóquei em Patins Formação de Treinadores de Hóquei em Patins 14, 15, 28e 29 de setembro 2018 Hélder Antunes Hélder Antunes - Treinador Grau III Hóquei em Patins. - Mestre em Investigação

Leia mais

PROJETO FUTURO EM JOGO COPA MIRIM REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO I DA PARTICIPAÇÃO

PROJETO FUTURO EM JOGO COPA MIRIM REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO I DA PARTICIPAÇÃO Fone: (61) PROJETO FUTURO EM JOGO COPA MIRIM REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO I DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º - As participações dos estudantes na competição obedecerão às seguintes faixas etárias e gêneros: a)

Leia mais

LIBERTADORES: Vasco tem vida fácil e Flamengo aguarda último adversário do seu grupo Ter, 20 de Fevereiro de :57

LIBERTADORES: Vasco tem vida fácil e Flamengo aguarda último adversário do seu grupo Ter, 20 de Fevereiro de :57 A Copa Libertadores chegou na última partida da fase eliminatória com quatro brasileiros preocupados. Curiosamente, nenhum estará em campo, pois o único a jogar é o Vasco, que tem a classificação encaminhada.

Leia mais

Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades

Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades Copas do Mundo De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Matemática Desafio de Matemática 2 ano EF 2D 2014 1/ 5 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Matemática Pelé foi um grande jogador do Brasil. Era um moleque que brilhava

Leia mais

TÍTULO I - DAS FINALIDADES TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO TÍTULO III - DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

TÍTULO I - DAS FINALIDADES TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO TÍTULO III - DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO TÍTULO I - DAS FINALIDADES Art. 1º - O Cumbucão, tem por finalidades: a) - Proporcionar mais uma opção a nível competitivo e motivar o Futebol de Pelada na Associação Viking. b) - Confraternização entre

Leia mais

HANDBALL. Táticas defensivas

HANDBALL. Táticas defensivas HANDBALL Táticas defensivas No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na

Leia mais

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO 2018 Tabela de Jogos GRUPO I (17-39) GRUPO II (40-49) GRUPO III (Ac. 50) Argentina Bélgica Alemanha Austrália Brasil Colômbia Espanha Inglaterra Costa Rica França Islândia

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES O JOGADOR PADRÃO APOSTILA PÁGINA 6 As onze PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGADOR 1 - Sendo um jogo de conjunto, procurar sempre, e o mais rápido possível

Leia mais

ATIVIDADES DIVERTIDAS COM O TEMA: COPA DO MUNDO!

ATIVIDADES DIVERTIDAS COM O TEMA: COPA DO MUNDO! ATIVIDADES DIVERTIDAS COM O TEMA: COPA DO MUNDO! Esse jogo é composto por cartas com perguntas e uma trilha com as bandeiras dos times participantes da COPA DO MUNDO 2018! Para jogar, você precisará de

Leia mais

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO 2018 Tabela de Jogos GRUPO I (17-39) GRUPO II (40-49) GRUPO III (Ac. 50) Argentina Bélgica Alemanha Austrália Brasil Colômbia Espanha Inglaterra Costa Rica França Islândia

Leia mais

Potencial de valorização dos jogadores mais valiosos do Mundo durante a Copa 2014

Potencial de valorização dos jogadores mais valiosos do Mundo durante a Copa 2014 PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Potencial de valorização dos jogadores mais valiosos do Mundo durante a Copa 2014 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa

Leia mais

Copas do Mundo. Das Eliminatórias ao Título. novera. José Renato Sátiro Santiago Jr. Gustavo Longhi de Carvalho

Copas do Mundo. Das Eliminatórias ao Título. novera. José Renato Sátiro Santiago Jr. Gustavo Longhi de Carvalho Copas do Mundo Das Eliminatórias ao Título José Renato Sátiro Santiago Jr. Gustavo Longhi de Carvalho novera Apresentação 13...Mas a cultura é, sobretudo, um sistema de símbolos que as pessoas criam para

Leia mais

Portugal: Turquia: Espanha

Portugal: Turquia: Espanha Portugal: A selecção nacional estreou-se oficialmente a 18 de novembro de 1921 contra Inglaterra, jogo que acabou 2-1 a favor da Inglaterra. A estreia de Portugal num Mundial da FIFA, em 1966, levou a

Leia mais

Os Campeonatos Nacionais mais valiosos do Mundo

Os Campeonatos Nacionais mais valiosos do Mundo PLURI Valuation Os Campeonatos Nacionais mais valiosos do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira

Leia mais

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas Art. 1º - DATA, LOCAL E HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO O 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3

Leia mais

A mesma equipe que mostrou frieza para ganhar o Sul-Americano Sub-20 em pleno

A mesma equipe que mostrou frieza para ganhar o Sul-Americano Sub-20 em pleno Brasil 100%, Argentina eliminada... A primeira fase do Mundial Sub-20 Seleção brasileira se une a Alemanha e Portugal como equipes que venceram os três jogos, enquanto Albiceleste dá vexame. Confira resumo

Leia mais

Eletricitário. É campeão! campeões invictos da Copa Faísca, vice -campeão! Boletim do

Eletricitário. É campeão! campeões invictos da Copa Faísca, vice -campeão! Boletim do Filiado à: Boletim do Eletricitário Sindicato dos Eletricitários de São Paulo Unidos da Vila Prudente campeões invictos da 4ª Copa Faísca! O time Unidos da Vila Prudente conquistou o título da 4ª Copa

Leia mais

DAS INSCRIÇÕES CAPITULO II DISPOSIÇOES PRELIMINARES

DAS INSCRIÇÕES CAPITULO II DISPOSIÇOES PRELIMINARES REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCYETY DO SINPOL-AM 2013/2014 CAPITULO I DAS FINALIDADES ART. 1º - O Torneio de Futebol Society do SINPOL-AM/2013/14 tem por finalidade incentivar a prática de atividades

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " 01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF LOCAL: OSÓRIO ESTÁDIO: CAMPO DO GAO NOMES

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF LOCAL: OSÓRIO ESTÁDIO: CAMPO DO GAO NOMES 01. COMPETIÇÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " Código: 23/07/152 Nº DO JOGO: 74 CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS CATEGORIAS AMADORAS 1ª DIVISÃO 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO COPA FGF JÚNIOR X JUVENIL INFANTIL AMADOR OUTROS

Leia mais

PASSOU NO TESTE-Com 'ajuda' do árbitro, Brasil vence a Croácia na estreia. Com ajuda do árbitro, Brasil vence a Croácia na estreia

PASSOU NO TESTE-Com 'ajuda' do árbitro, Brasil vence a Croácia na estreia. Com ajuda do árbitro, Brasil vence a Croácia na estreia PASSOU NO TESTE-Com 'ajuda' do árbitro, Brasil vence a Croácia na estreia Com ajuda do árbitro, Brasil vence a Croácia na estreia Japonês marcou pênalti polêmico que resultou no segundo gol da vitória

Leia mais

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO 2018 Tabela de Jogos GRUPO I (17-39) GRUPO II (40-49) GRUPO III (Ac. 50) Argentina Bélgica Alemanha Austrália Brasil Colômbia Espanha Inglaterra Costa Rica França Islândia

Leia mais

SISTEMA DE DISPUTA LIGA PAULISTA FUTSAL 2012 DO SISTEMA DE DISPUTA 1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO

SISTEMA DE DISPUTA LIGA PAULISTA FUTSAL 2012 DO SISTEMA DE DISPUTA 1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO SISTEMA DE DISPUTA LIGA PAULISTA FUTSAL 2012 Prevalecem neste campeonato os dispositivos do Código Desportivo da Federação em vigor, bem como as Disposições Iniciais e Especiais de 2012 substanciadas pelas

Leia mais

CLIPAGEM IMPRESSO. Cliente: Colégio Santa Emília HAIM FERREIRA/FOLHA PE

CLIPAGEM IMPRESSO. Cliente: Colégio Santa Emília HAIM FERREIRA/FOLHA PE HAIM FERREIRA/FOLHA PE Visando fortalecer ainda mais o desporto olímpico em Pernambuco, o Colégio Santa Emília firmou uma importante parceria com a Federação Pernambucana de Basquete e a Confederação Brasileira

Leia mais

LIGA PATENSE DE DESPORTOS

LIGA PATENSE DE DESPORTOS TAÇA PATOS 2017 LIGA PATENSE DE DEPORTOS PATOS DE MINAS - TEMPORADA/2017 APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS TABELA DE JOGOS CRAQUE FUTURO PATOS DE MINAS CRP E.C. CARAMURU CHAVE UNICA PONTAPE

Leia mais

Confirmado pela CBF, Tite diz que quer ver a Seleção com a cara do Brasil

Confirmado pela CBF, Tite diz que quer ver a Seleção com a cara do Brasil Admirador da Seleção Brasileira que brilhou no México, em 1970, e na Espanha, em 1982, Tite abriu o jogo na sua primeira entrevista como técnico que tentará levar o Brasil à Copa de 2018, na Rússia. Quero

Leia mais

REGULAMENTO. Copa Santo Arnaldo Janssen de Futsal

REGULAMENTO. Copa Santo Arnaldo Janssen de Futsal Capítulo 1 Princípios Norteadores Art. 1º - Por tratar-se de um evento escolar, a 1º seguirá os seguintes princípios: a) Participação b) Inclusão c) Educação d) Solidariedade e) Cooperação Capítulo 2 Objetivos

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS FUTEBOL FEMININO ÉPOCA 2015/2016

CALENDÁRIO DE PROVAS FUTEBOL FEMININO ÉPOCA 2015/2016 JULHO 1 4ª FEIRA 2 5ª FEIRA 3 6ª FEIRA 4 SÁBADO 5 DOMINGO 6 2ª FEIRA 7 3ª FEIRA 8 4ª FEIRA 9 5ª FEIRA 10 6ª FEIRA 11 SÁBADO 12 DOMINGO 13 2ª FEIRA 14 3ª FEIRA 15 4ª FEIRA 16 5ª FEIRA 17 6ª FEIRA 18 SÁBADO

Leia mais

Seleção Brasileira de Flag Football. Feminina

Seleção Brasileira de Flag Football. Feminina Seleção Brasileira de Flag Football Feminina Campeonato Mundial de Flag Football 2 Clique e assista o vídeo oficial do Mundial de 2012 O Campeonato Mundial de Flag Football (IFAF Flag Football World Championship)

Leia mais

A CONQUISTA DA AMÉRICA O ano de 2015 foi de reestruturação para a Ferroviária/Fundesport.

A CONQUISTA DA AMÉRICA O ano de 2015 foi de reestruturação para a Ferroviária/Fundesport. 1 TÍTULOS Tetê Viviani A CONQUISTA DA AMÉRICA O ano de 2015 foi de reestruturação para a Ferroviária/Fundesport. Logo no início da temporada, o time perdeu parte do vitorioso elenco de 2014: 10 atletas

Leia mais

ANO 2013 / Mês País Páginas Consultadas Visitantes Média Dia

ANO 2013 / Mês País Páginas Consultadas Visitantes Média Dia Histórico de visitas ao nosso site => Posição em /07/0 às h0min Em maio de 0 tivemos a estreia de: ITÁLIA TOTAL DE PAÍSES Países que nos visitam: ÁFRICA DO SUL / ALEMANHA / ANGOLA / ARGENTINA / BULGÁRIA

Leia mais

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 La Copa del Mundo de Fútbol: rendimiento de los países sedes, 1930 a 2010 Soccer World Cup: performance of the home countries, 1930 to

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " Súmula do jogo " 01. COMPETIÇÃO NOMES

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  Súmula do jogo  01. COMPETIÇÃO NOMES OUTROS 01. COMPETIÇÃO 1ª DIVISÃO X folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " Súmula do jogo " CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS Nº DO JOGO: CATEGORIAS AMADORAS (Campo acima exclusivo da FGF) 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO

Leia mais

COPA RAVIS FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIAS SUB-11, E SUB-13, SUB-15 E SUB-17.

COPA RAVIS FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIAS SUB-11, E SUB-13, SUB-15 E SUB-17. COPA RAVIS FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIAS SUB-11, E SUB-13, SUB-15 E SUB-17. CATEGORIA SUB-11: ATLETAS NASCIDOS EM 2008 E 2009 CATEGORIA SUB-12: ATLETAS NASCIDOS EM 2007 E 2008 CATEGORIA SUB-13: ATLETAS NASCIDOS

Leia mais

LIGA DE FITEBOL DE 7 SOCIETY DO RIO DE JANEIRO

LIGA DE FITEBOL DE 7 SOCIETY DO RIO DE JANEIRO LIGA DE FITEBOL DE 7 SOCIETY DO RIO DE JANEIRO Inter Ligas 1ª Divisão I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO Art. 1º - O Campeonato de futebol de 7, competição de organização da Liga de

Leia mais

Evolução Tática do Futebol. Prof. Esp. Sandro de Souza

Evolução Tática do Futebol. Prof. Esp. Sandro de Souza Evolução Tática do Futebol Prof. Esp. Sandro de Souza O Campo Comprimento: 90 min e 120 máx Largura: 45 min 90 máx Os Jogadores Posicionados de acordo com a região do campo DEFESA MEIO-CAMPO ATAQUE ZAGUEIROS

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho, nasceu no Município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, em 9 de setembro de 1962. Foi brilhante jogador e atualmente treinador de

Leia mais

Confronto final: Bonsucesso x Peirópolis

Confronto final: Bonsucesso x Peirópolis Confronto final: x Maior campeão ou primeiro título? O é o papa-títulos das temporadas recentes. Nas últimas dez finais, esteve em oito, e foi campeão em cinco delas. Busca o nono título para a galeria.

Leia mais

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Grande parte da população mundial está esperando impacientemente pela abertura da competição internacional que mexe com todo o planeta: a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

REGULAMENTO 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY REGULAMENTO 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY Pelo presente regulamento, fica instituído a 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY. A 7ª COPA TELEPERFORMANCE DE FUTEBOL SOCIETY, visa desenvolver

Leia mais

AQUI, O BRASIL É CAMPEÃO!

AQUI, O BRASIL É CAMPEÃO! AQUI, O BRASIL É CAMPEÃO! O Mundial da Copa A Gazetinha foi um sucesso. Disputado por agremiações da Grande Vitória, do Sul do ES e do Norte do Rio de Janeiro, teve como finalistas as equipes do Solvive

Leia mais

ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO. 2 Só poderão participar associados da AP de faixa etária acima de 18 anos;

ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO. 2 Só poderão participar associados da AP de faixa etária acima de 18 anos; ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO 1 A I Copa de Futsal 2016 é uma realização da Diretoria de Futebol da Assembleia Paraense, e os seus jogos serão realizados no ginásio

Leia mais

CRITERIOS DE CONVOCAÇÃO JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016

CRITERIOS DE CONVOCAÇÃO JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016 CRITERIOS DE CONVOCAÇÃO JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016 1. A Confederação Brasileira de Tiro com Arco CBTARCO, por meio de seu Departamento Técnico e da Coordenação Técnica da modalidade, divulga os critérios

Leia mais

COPA SINNO FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIAS SUB-11, E SUB-13, SUB-15 E SUB-17.

COPA SINNO FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIAS SUB-11, E SUB-13, SUB-15 E SUB-17. COPA SINNO FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIAS SUB-11, E SUB-13, SUB-15 E SUB-17. CATEGORIA SUB-11: ATLETAS NASCIDOS EM 2008 E 2009 CATEGORIA SUB-13: ATLETAS NASCIDOS EM 2006 E 2007 CATEGORIA SUB-15: ATLETAS NASCIDOS

Leia mais

O primeiro jogo de futebol no Brasil, aconteceu dia 14 de Abril de 1895, com duas equipes formadas por ingleses radicados em São Paulo.

O primeiro jogo de futebol no Brasil, aconteceu dia 14 de Abril de 1895, com duas equipes formadas por ingleses radicados em São Paulo. Podemos encontrar registros históricos de jogos que lembram o futebol a mais de 2000 anos atrás, na Grécia e China. Mas os primeiros indícios do jogo de futebol moderno se deram na Inglaterra, no continente

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 185 A EXPULSÃO DE UM JOGADOR INFLUENCIA NO RESULTADO DE UMA PARTIDA DE COPA DO MUNDO? Arnoldo Luis Bergmann 1, Nilton Sant Ana RESUMO O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência nos resultados

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL 01. COMPETIÇÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " Código: 23/07/1952 Nº DO JOGO: (Campo acima exclusivo da FGF) CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS CATEGORIAS AMADORAS 1ª DIVISÃO 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO COPA FGF JÚNIOR

Leia mais

Inter joga melhor e assusta, mas é o Atlético-MG que vai para a final Torcida do Galo lotou o Estádio

Inter joga melhor e assusta, mas é o Atlético-MG que vai para a final Torcida do Galo lotou o Estádio Inter joga melhor e assusta, mas é o Atlético-MG que vai para a final Torcida do Galo lotou o Estádio Matéria publicada em 03 de Novembro de 2016 Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, em Porto Alegre,

Leia mais

13/10/1977. Uma multidão invadiu o gramado do estádio do Morumbi. Fazia apenas alguns segundos

13/10/1977. Uma multidão invadiu o gramado do estádio do Morumbi. Fazia apenas alguns segundos 13/10/1977 Uma multidão invadiu o gramado do estádio do Morumbi. Fazia apenas alguns segundos que o Corinthians tinha sido campeão paulista, após vinte e dois anos e alguns meses de jejum. Histeria coletiva,

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " 01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF JÚNIOR 20:00 NOMES Marcello Domingues Neto

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF JÚNIOR 20:00 NOMES Marcello Domingues Neto 01. COMPETIÇÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS Código: 23/07/1952 1ª DIVISÃO 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO COPA FGF JÚNIOR JUVENIL INFANTIL Nº DO JOGO: CATEGORIAS AMADORAS (Campo acima

Leia mais

ISP Gaya, 28 de Setembro

ISP Gaya, 28 de Setembro ISP Gaya, 28 de Setembro Seleções Regionais - Estrutura Diretor Dirigente Feminina & Masculina Treinadores Fisioterapeuta Seleções Regionais - Estrutura João Moreira Altino Moreira Feminina João Paulo

Leia mais

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL - BRASILEIRÃO

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL - BRASILEIRÃO CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL - BRASILEIRÃO REGULAMENTO GERAL PARA 2019 1. DO CAMPEONATO O Campeonato será realizado regendo-se pelo presente regulamento, de acordo com as regras

Leia mais

CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO PARA MUDAR O JOGO É PRECISO CONHECÊ-LO

CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO PARA MUDAR O JOGO É PRECISO CONHECÊ-LO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO PARA MUDAR O JOGO É PRECISO CONHECÊ-LO CALENDÁRIO ATUAL A REALIDADE 684 CLUBES DISPUTAM os Campeonatos Estaduais EM TORNO DE 12 MIL ATLETAS DESEMPREGADOS a partir do final

Leia mais

Portal Society no Campeonato Brasileiro de Base 2013 CATEGORIA SUB 13

Portal Society no Campeonato Brasileiro de Base 2013 CATEGORIA SUB 13 Portal Society no Campeonato Brasileiro de Base 2013 CATEGORIA SUB 13 O campeonato Brasileiro de Futebol de Society, chegou este ano a sua 5 edição e trouxe pela 1 vez um representante do Nordeste A desconhecida,

Leia mais

MACAU ESPORTE CLUBE PROPOSTA DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2016

MACAU ESPORTE CLUBE PROPOSTA DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2016 MACAU ESPORTE CLUBE PROPOSTA DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2016 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO...03 II. O CLUBE...04 III. HÓQUEI SOBRE GRAMA NO MUNDO...05 V. EQUIPES E CONQUISTAS...06 V. APOIO...08 VI. COMPROMISSO...08

Leia mais

LIGA PATENSE DE DESPORTOS

LIGA PATENSE DE DESPORTOS 1TAÇA PATOS 2016 LIGA PATENSE DE DEPORTOS PATOS DE MINAS - TEMPORADA/2016 APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS TABELA DE JOGOS A.A.A.E.B ABC ABSOLUTA VEICULOS CELEBRIDADES FOOT BALL CLUB CHAVE

Leia mais

X COPA MACABI RIO 2017

X COPA MACABI RIO 2017 X COPA MACABI RIO 2017 CAPÍTULO I Do objetivo Art 1º - Desenvolver a prática desportiva dos jovens da comunidade judaica, bem como promover a integração social entre os participantes. A organização e a

Leia mais

I DO OBJETIVO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES DOS ATLETAS

I DO OBJETIVO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES DOS ATLETAS WWW.LIGABSF7.COM.BR I DO OBJETIVO POSSIBILITAR AS ESCOLAS DE FUTEBOL DE BH E CIDADES VIZINHAS, OPORTUNIDADE DE ESTAREM REALIZANDO UM INTERCÂMBIO ESPORTIVO, BEM COMO UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ALUNOS

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES CONFORME ART.10º E 41º DO REGULAMENTO. Sub 13

NORMAS COMPLEMENTARES CONFORME ART.10º E 41º DO REGULAMENTO. Sub 13 NORMAS COMPLEMENTARES CONFORME ART.10º E 41º DO REGULAMENTO Sub 13 Art. 19º O Recife Bom de Bola na categoria SUB 13, será disputado em cinco fases; na primeira fase as 38 equipes formarão 10 grupos com

Leia mais

LIGA DE FITEBOL DE 7 SOCIETY DO RIO DE JANEIRO

LIGA DE FITEBOL DE 7 SOCIETY DO RIO DE JANEIRO LIGA DE FITEBOL DE 7 SOCIETY DO RIO DE JANEIRO Inter Ligas 3ª Divisão I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO Art. 1º - O Campeonato de futebol de 7, competição de organização da Liga de

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " Código: 23/07/1952 NOMES 1º TEMPO 2º TEMPO

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  Código: 23/07/1952 NOMES 1º TEMPO 2º TEMPO 01. COMPETIÇÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS 1ª DIVISÃO Código: 23/07/1952 Nº DO JOGO: CATEGORIAS AMADORAS (Campo acima exclusivo da FGF) 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO X COPA FGF JÚNIOR

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

Regulamento Seletivas 2019 Arco Composto. Seletiva 1. A Seletiva 1 definirá os representantes brasileiros na categoria Arco Composto Adulto para:

Regulamento Seletivas 2019 Arco Composto. Seletiva 1. A Seletiva 1 definirá os representantes brasileiros na categoria Arco Composto Adulto para: Seletiva 1 Local: São Paulo SP Data: 18, 19 e 20 de Janeiro de 2019 A Seletiva 1 definirá os representantes brasileiros na categoria Arco Composto Adulto para: Ø Classificatório Panamericano Santiago -

Leia mais

UEFA NATIONS LEAGUE - ÉPOCA 2018/19 DOSSIERS DE IMPRENSA

UEFA NATIONS LEAGUE - ÉPOCA 2018/19 DOSSIERS DE IMPRENSA Bulgária UEFA NATIONS LEAGUE - ÉPOCA 2018/19 DOSSIERS DE IMPRENSA Natsionalen Stadion Vasil Levski - Sófia segunda-feira, 19 de Novembro de 2018 20.45CET (21.45 Hora local) Grupo C3 - Jornada 6 Eslovénia

Leia mais

Questões dos 8 anos

Questões dos 8 anos Questões dos 8 anos - 2012 1- A respeito da História do futebol, analise e responda. As figuras acima mostram a evolução do futebol. Embora não exista muita certeza sobre sua origem, historiadores descobriram

Leia mais

Análise de uma Horária: Quem vai vencer o jogo: Brasil ou Portugal? 21z q 32' 06z q 51'

Análise de uma Horária: Quem vai vencer o jogo: Brasil ou Portugal? 21z q 32' 06z q 51' Análise de uma Horária: Quem vai vencer o jogo: Brasil ou Portugal? 22z v 56' 29' u 25z 24z r 57' > 11zu59' 12 1 11 21z q 32' 10 # 06z q 51' Brasil vai ganhar de Portugal? 21 Jun 2010 21:22:35 BZ2T +03:00:00

Leia mais

CURRÍCULO DO ATLETA DADOS PESSOAIS: Nome: Felipe Borges da Silva. Nome Esportivo: Felipe. Nasc.: 16/11/1994. Embarcação: Canoa Masculino C-1 - C-2

CURRÍCULO DO ATLETA DADOS PESSOAIS: Nome: Felipe Borges da Silva. Nome Esportivo: Felipe. Nasc.: 16/11/1994. Embarcação: Canoa Masculino C-1 - C-2 CURRÍCULO DO ATLETA DADOS PESSOAIS: Nome: Felipe Borges da Silva Nome Esportivo: Felipe Nasc.: 16/11/1994 Embarcação: Canoa Masculino C-1 - C-2 Naturalidade: Foz do Iguaçu-PR Estado Civil: Solteiro E-mail/msn:

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO LIGA PAULISTA FUTSAL/2012

REGULAMENTO DO CAMPEONATO LIGA PAULISTA FUTSAL/2012 REGULAMENTO DO CAMPEONATO LIGA PAULISTA FUTSAL/2012 Prevalecem neste campeonato os dispositivos do Código Desportivo da Federação em vigor, bem como as Disposições Iniciais e Especiais de 2012 substanciadas

Leia mais

Gustavo Longhi de Carvalho Rodolfo Rodrigues. das

Gustavo Longhi de Carvalho Rodolfo Rodrigues. das Gustavo Longhi de Carvalho Rodolfo Rodrigues nføgr4 f c das C s pas Gustavo Longhi de Carvalho e Rodolfo Rodrigues Diretor editorial Marcelo Duarte Diretora comercial Patty Pachas Diretora de projetos

Leia mais

Informe Icesp Semanal Ano X nº /09/2017

Informe Icesp Semanal Ano X nº /09/2017 Informe Icesp Semanal Ano X nº 136 06/09/2017 CAPA COMPETIÇÃO SERÁ ENTRE OS QUATRO FINALISTAS DAS CONFERÊNCIAS REALIZADAS EM JUNHO Por Wallinson Leandro Na terça-feira (12), nossas atletas do Minas/Icesp

Leia mais

Atletas de Itaúna são campeões da 1º Etapa do Circuito Nacional de Peteca

Atletas de Itaúna são campeões da 1º Etapa do Circuito Nacional de Peteca Tropical é destaque do futsal sub 11 em Minas Itaúna, 21 de junho de 2013 Atletas de Itaúna são campeões da 1º Etapa do Circuito Nacional de Peteca 4 Os atletas, Bruno Santos, Coroinha e Robinho, representando

Leia mais

Dossiê de Imprensa. PORTUGAL x PAÍS DE GALES h15 Estádio Municipal de Chaves

Dossiê de Imprensa. PORTUGAL x PAÍS DE GALES h15 Estádio Municipal de Chaves Dossiê de Imprensa PORTUGAL x PAÍS DE GALES 05.09.2017 19h15 COMITIVA PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21 28.08.2017 segunda-feira 13h00 17h00 29.08.2017 terça feira 17h10 30.08.2017 quarta-feira 31.08.

Leia mais

Bolão Copa do Mundo Brasil 2014

Bolão Copa do Mundo Brasil 2014 Bolão Copa do Mundo Brasil 2014 O Bolão da Copa já está virando tradição: depois do enorme sucesso na Copa da Alemanha em 2006, na Copa da África do Sul em 2010, certamente um bolão na Copa do Mundo no

Leia mais

Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas.

Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas. Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas. Bom caráter, inteligente, forte, ágil, veloz. Poucas são as

Leia mais

Seletiva 1. Copa do Mundo Antalya Turquia. A competição será realizada entre os dia 21 a 26 de Maio de 2018.

Seletiva 1. Copa do Mundo Antalya Turquia. A competição será realizada entre os dia 21 a 26 de Maio de 2018. Seletiva 1 Local: São Paulo SP Data: 26 a 28 de Janeiro de 2018 A Seletiva 1 definirá os representantes brasileiros na categoria Arco Composto Adulto para: Copa do Mundo Antalya Turquia. A competição será

Leia mais

LIGA ATLÉTICA VALE DO MAMPITUBA FUNDADA EM 20 DE MARÇO DE 2008 CNPJ: /

LIGA ATLÉTICA VALE DO MAMPITUBA FUNDADA EM 20 DE MARÇO DE 2008 CNPJ: / CAMPEONATO REGIONAL DA LAVM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SEGUNDA DIVISÃO 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I Das disposições preliminares: Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética Vale do Mampituba

Leia mais