Olá Moradores do Bosque das Bromélias! Vamos discu5r sobre o Orçamento Familiar. Sou o Prof. Ronaldo Pesente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olá Moradores do Bosque das Bromélias! Vamos discu5r sobre o Orçamento Familiar. Sou o Prof. Ronaldo Pesente"

Transcrição

1

2 Olá Moradores do Bosque das Bromélias! Vamos discu5r sobre o Orçamento Familiar. Sou o Prof. Ronaldo Pesente

3 Vamos desenvolver habilidades para saber como: ü ganhar, ü gastar, ü poupar, ü e inves;r seu dinheiro para ter melhor qualidade de vida. Ou seja, vamos estudar, discutir, entender e fazer um ORÇAMENTO FAMILIAR na prática, com apoio de uma apostila, vídeos, palestras, estudo de casos e muita participação.

4 Os principais tópicos que vamos estudar neste curso são: ü Contextualizar o cenário em que vivemos; ü A importância do dinheiro em nossas vidas; ü Demonstrar a proposta do curso ü A importância do planejamento financeiro familiar ü Apresentar ferramenta de análise de planejamento ü Apresentar o Orçamento Familiar ü A Importância do Orçamento familiar e como funciona ü A elaboração do Orçamento Familiar ü O Modelo de Orçamento Familiar ü A Par5cipação da Família no Orçamento Familiar ü Algumas dicas para economizar e Evitar desperdícios ü Dicas para a Formação de Poupança

5 Falar de Orçamento Familiar É conhecer como agir e o que fazer com seu dinheiro. É um plano de vida. Suas decisões financeiras atuais afetam seu futuro. Pesquisando sobre o tema analisei várias famílias e observei que algumas destas famílias possuem a mesma renda, e uma possuía poupança e outra sempre endividada, etc. E me perguntei como pode ser? A resposta estava no planejamento financeiro familiar: NO ORÇAMENTO FAMILIAR!

6 De acordo com o BACEN, todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a par5r de a5tudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais (orçamento familiar) aplicados no seu dia a dia. Mas não é uma tarefa fácil!

7 Algumas questões importantes para reflexão sobre o tema: ü Você mede o valor de seu dinheiro? ü Você avalia a u5lidade do que compra? ü Você sabe onde gastar seu dinheiro? ü Os familiares sabem o limite do dinheiro? ü Os familiares controlam seus gastos? ü Sabem da importância de poupar e aplicar? ü Todos procuram evitar desperdícios? ü Você já planejou sua aposentadoria? ü Você planeja seu futuro financeiro? ü Qual patrimônio você vai ter ao se aposentar?

8 Proposta do Curso - A Busca pelo Equilíbrio Uma Vida Melhor Temos uma teia da vida, com seus vários aspectos: ü Emocional: Cuidar das relações, família e evitar o estresse. ü Material: Estar contente com o que possui e planejar novas conquistas. Ter sa5sfação. ü Físico: Pra5car exercícios, cuidar do bem estar, alimentação, fazer exames de ro5na. ü Espiritual: A espiritualidade é o fortalecimento de nossos princípios e valores, e estes nos mantêm em equilíbrio. Equilibrando os quatro pilares você terá uma vida plena, com foco em qualidade não em quan5dade primando o SER ao invés do TER.

9 O Planejamento Financeiro Defina seus obje;vos de vida: ü Quais as prioridades atuais e futuras? ü Seu padrão de vida é compa^vel com sua renda? ü Construa seu futuro com é5ca, hones5dade e trabalho. Você tem um limite de gastos e deve respeitá- lo! *Fazer um orçamento pessoal ou familiar é preparar um roteiro para o bem estar e a estabilidade financeira.

10 O Planejamento Financeiro ü É definir o que você e sua família pretendem obter no futuro, como se fosse uma preparação para uma viagem: onde estou? Onde quero chegar? ü Considere a quan5dade de dinheiro que vai entrar ou sair de seu bolso (as despesas fixas e variáveis e as despesas eventuais) e, jamais, considere o padrão de vida de outros.

11 Método de análise Reflexão ü Precisamos ao fazer escolhas, saber dis5nguir desejo de necessidade. Pode- se definir necessidade como sendo coisas absolutamente indispensáveis para nossa vida. Por sua vez, os desejos podem ser definidos como tudo aquilo que queremos possuir. Neste caso, temos uma ferramenta (uma Vacina) que pode nos auxiliar a refle5r na tomada de decisão:

12 Questão Fundamental! Você faz estas perguntas antes de fazer um gasto? Pense sempre antes de agir. Ao se sen5r tentado a gastar, analise a questão:

13 ü A conscien5zação de um orçamento familiar bem administrado deve ser obje5vo compreendido por todos os membros da família. É importante que as crianças saibam o valor do dinheiro em relação ao trabalho, e que o consumo venha após as necessidades básicas. O que é orçamento familiar? Orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos.

14 ü É importante que toda movimentação de recursos financeiros, incluindo todas as receitas (rendas), todas as despesas (gastos) e todos os inves5mentos, esteja anotada e organizada. E você? Você sabe quanto gasta e como gasta seu dinheiro todo mês? Você tem ideia de como suas despesas se comportaram neste ano? Você sabe quais itens consomem a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros neste ano? Você planeja seus gastos? E sua poupança? Quando planeja, você cumpre o planejamento?

15 Importância do Orçamento O orçamento familiar oferece uma oportunidade para você avaliar sua vida financeira e definir prioridades que impactam sua vida pessoal. O orçamento vai ajudá- lo a: ü conhecer a sua realidade financeira; ü escolher os seus projetos; ü fazer o seu planejamento financeiro; ü definir suas prioridades; ü iden5ficar e entender seus hábitos de consumo; ü organizar sua vida financeira e patrimonial; ü administrar imprevistos; ü consumir de forma con^nua (não travar o consumo).

16 Como um orçamento funciona? ü O propósito de um orçamento é localizar quando e onde o dinheiro é ganho e quando e onde ele é gasto. Um orçamento localiza o fluxo monetário focalizando em renda e despesas.

17 ü Receitas: Dinheiro que você ganha ou recebe. São a soma de todos os recursos financeiros recebidos pela família em determinado período de tempo (semanalmente, mensalmente, etc.), como: salário, pensão, bolsa família, aposentadorias, benedcios previdenciários, aluguéis, etc. ü Despesas = Fluxo monetário nega;vo. Todo dinheiro que você gasta, doa ou perde. As Despesas são a soma de tudo aquilo que a família gasta, durante um determinado período de tempo (semanalmente, mensalmente, etc.), como: compras do supermercado, aluguel, mensalidades escolares, água, energia, etc.

18 ü Despesas Fixas são aquelas que ocorrem todos os meses e, por isso, podem ser previstas com antecedência. Exemplo: aluguel, prestações, condomínio, contas de água, energia elétrica, escola, empregada, seguro saúde, telefone, IPTU, outras. ü Despesas Variáveis são aquelas que não ocorrem todos os meses e variam proporcionalmente à necessidade de consumo. Exemplo: gastos com combus^vel, compra de roupas, saídas para restaurante, transporte, academia de ginás5ca, etc. ü Despesas Eventuais são aquelas que não temos como prever o valor a ser gasto, mas precisamos manter uma reserva para elas. Exemplo: consultas e tratamentos médicos, compra de remédios, vestuário, presentes, manutenção da casa, viagens, manutenção do carro, etc.

19 Como Elaborar o Orçamento ü O orçamento familiar deve ser iniciado a par5r do registro de tudo que você (ou sua família) ganha e o que gasta durante um período, em geral um mês ou um ano. ü Na elaboração do orçamento é necessário organizar e planejar suas despesas, com o obje5vo de gastar bem o seu dinheiro, suprir suas necessidades e ainda realizar sonhos e a5ngir metas, de acordo com as prioridades definidas.

20 Algumas dicas para realização do orçamento familiar: ü Defina seus obje5vos, padrão de vida e prioridades. ü Reúna os familiares para se envolver e par5cipar. ü Detalhe sua situação atual de gastos e renda. ü Separe os gastos por grupos: moradia, educação, saúde, etc. ü Discuta com os familiares o corte de gastos. ü Preencha uma planilha com o orçamento do próximo mês. ü Faltou? Revise novamente. Sobrou? Aplique! ü Acompanhe dia- a- dia, registrando tudo e comparando.

21 Principais Etapas do Processo de Elaboração Existe mais de uma maneira de elaborar um orçamento. Conforme o BACEN, vamos sugerir um método que consiste em quatro etapas: planejamento, registro, agrupamento e avaliação.

22 1ª etapa: Planejamento ü O processo de planejamento consiste em es5mar as receitas e as despesas do período. Para isso, você pode u5lizar sua ro5na passada, elencando as receitas e as despesas passadas e usando- as como base para prever as receitas e as despesas futuras.

23 Diferencie receitas e despesas fixas das variáveis: Receitas fixas Como o próprio nome diz, são receitas que não variam ou variam muito pouco, como o valor do salário, da aposentadoria ou de rendimentos de aluguel. Receitas variáveis São aquelas cujos valores variam de um mês para o outro, como os ganhos de comissões por vendas ou os ganhos com aulas par5culares. Despesas fixas São despesas que não variam ou variam muito pouco, como o aluguel, a prestação de um financiamento etc. Despesas variáveis São aquelas cujos valores variam de um mês para o outro, como a conta de luz ou de água, que variam conforme o consumo.

24 ü Lembre- se dos compromissos sazonais: impostos, seguros, matrículas escolares etc. ü Lembre- se dos compromissos já assumidos: cheques pré- datados ou ainda não compensados, prestações a vencer, faturas de cartões de crédito etc. ü U5lize informações passadas de conta de luz, água, telefone etc.

25 2ª etapa: Registro É necessário anotar, de preferência diariamente, para evitar esquecimentos, todas as receitas e despesas. ü Anote todos os gastos. Pode ser em uma caderneta, em uma agenda, no celular, no computador etc. ü Confira os extratos bancários e as faturas de cartões de crédito; ü Guarde as notas fiscais e os recibos de pagamento; ü Guarde os comprovantes de u5lização de cartões (débito/crédito); ü Diferencie as várias formas de pagamentos e desembolsos, separando- as em dinheiro, débito e crédito.

26 3ª etapa: Agrupamento ü Você perceberá que, com o tempo, as anotações serão muitas. Para que você as entenda melhor, agrupe- as conforme alguma caracterís5ca similar. Por exemplo: despesa com alimentação, com habitação, com transporte, com lazer etc. Essa não é a única forma de agrupar as despesas. ü Você pode u5lizar outras formas de agrupamento que sejam mais adequadas à sua realidade. O agrupamento facilita a verificação da parcela do salário ou da renda que é gasta em cada grupo de itens, além de auxiliar com os ajustes ou cortes que eventualmente sejam necessários.

27 4ª etapa: Avaliação Nesta etapa, você vai avaliar como suas finanças se comportaram ao longo do mês e irá agir, corre5va e preven5vamente, para que seu salário e sua renda proporcionem o máximo de benedcios, conforto e qualidade de vida para você.

28 Avaliar significa refle;r. Portanto, sugerimos as seguintes reflexões: ü O balanço de seu orçamento foi superavitário, neutro ou deficitário? Ou seja, você gastou menos, o mesmo ou mais do que recebeu? ü Quais são seus sonhos e suas metas financeiras? Precisam de curto, médio ou longo prazo? ü São compa^veis com o seu orçamento? Tem separado recursos financeiros para realizá- los? ü É possível reduzir gastos desnecessários? Observe os pequenos gastos, pois a soma de muitos poucos pode ser bem relevante. ü É possível aumentar as receitas?

29 Par;cipação da Família no Orçamento Familiar Para envolver a família, é importante levar em consideração que as pessoas são diferentes umas das outras e, portanto, os diferentes membros da família costumam apresentar comportamentos financeiros dis5ntos. ü Seus familiares par;cipam do orçamento? ü Quem ganha com orçamento familiar?

30 Dicas para a Formação da Poupança Familiar Se você pretende ter equilíbrio financeiro, deve entender que esse equilíbrio depende de um consumo consciente e da necessidade de gerar um valor para cobrir as despesas eventuais ou extraordinárias. Esse valor pode ser ob5do se você cul5var o hábito de guardar 10% da sua receita em uma poupança ou em outro inves5mento qualquer. A prá5ca do consumo responsável e a diminuição dos desperdícios possibilita o aumento da poupança familiar.

31 O que evitar ü Endividamentos avalie com seriedade e responsabilidade a necessidade de se endividar com o cheque especial, cartão de crédito ou linhas de financiamento ao consumidor; ü Pagar contas com atraso várias ins5tuições (escolas e faculdades par5culares, por exemplo) adotam um sistema de cobrança em que o valor, até a data de vencimento, tem desconto. Após essa data, os valores costumam sofrer aumentos absurdos; ü Evite supérfluos lembre- se do amigo que comprou uma bicicleta ergométrica que virou cabide. Não se deixe levar por rompantes de consumismo;

32 O que evitar ü Emprés5mos a parentes e amigos seja diplomá5co. Uma boa desculpa evita aborrecimentos futuros. Normalmente, esses emprés5mos acabam com amizades, separam familiares e, quando pagos, o são em prazo bastante superior ao combinado; ü Ser fiador a pessoa amiga e responsável também passa por situações imprevisíveis, como perda de emprego, doenças, separação conjugal ou distanciamento. É grande a probabilidade de esses problemas alheios baterem à sua porta, pela mão do credor;

Programa de Educação Financeira & Previdenciária

Programa de Educação Financeira & Previdenciária Programa de Educação Financeira & Previdenciária 2017 Planejamento Financeiro QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE CONTROLE FINANCEIRO? CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE CONTROLE FINANCEIRO NO TRABALHO Desmotivação

Leia mais

Orçamento Familiar. Prof. Ronaldo Pesente

Orçamento Familiar. Prof. Ronaldo Pesente Orçamento Familiar Prof. Ronaldo Pesente Apoio Financeiro Projeto Orçamento Familiar Prof. Ronaldo Pesente 2015 2 Minha Casa, Nossas Vidas Orçamento Familiar 3 Minha Casa, Nossas Vidas: Construção Coletiva

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO Pensando no bem-estar econômico do cooperado, a Unicred desenvolveu esta cartilha, com algumas dicas básicas para auxiliar na organização e disciplina financeira, pois,

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Módulo T 6 Í T E U du L c O açã X o Financeira

Módulo T 6 Í T E U du L c O açã X o Financeira Módulo 6 TÍTULO Educação XFinanceira EDUCAÇÃO FINANCEIRA Olá! Neste módulo, mostraremos as vantagens de organizar-se para poupar e gastar bem. Um agente de crédito que cuida bem de suas finanças irá aconselhar

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTO PESSOAL O orçamento é fundamental para cuidar melhor das finanças pessoais, pois permite o planejamento dos gastos. São benefícios

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA

MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA Tópicos 2- Introdução 3- Quando suas finanças estão longe de serem perfeitas 4- Planejamento Financeiro 5-13 itens para começar a organizar sua vida financeira

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015 Educação Financeira 01 DÍVIDAS E CRÉDITO Agosto de 2015 Educação Financeira Que tal controlar melhor suas finanças? Para ajudá-lo nesta tarefa, disponibilizamos para você uma planilha de orçamento. Mantendo

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA CONCEITOS BÁSICOS Rendimentos (Renda): Quantia recebida regularmente como resultado de investimentos, aluguel de imóveis, ou quantia recebida regularmente

Leia mais

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 4 a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1 UM BRASIL GIGANTE MILHÕES DE BRASILEIROS 2 MILHÕES DE CONSUMIDORES MILHÕES E MILHÕES DE REAIS 3 AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE REGE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL?

Leia mais

Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA

Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA COMO CUIDAR DE SEUS GASTOS E AINDA CONSEGUIR POUPAR? SAIBA COMO ASSISTINDO AOS VÍDEOS NO NOSSO SITE: WWW.BIORCFINANCEIRA.COM.BR/EDUCACAO

Leia mais

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências.

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências. Prezado consumidor Esta cartilha, criada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo fornecer-lhe dicas para melhorar sua qualidade de vida com o uso racional de seus recursos

Leia mais

CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE

CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE - 1ª EDIÇÃO - 2015 Nos últimos anos, a REAL GRANDEZA identifi - cou um aumento da inadimplência no seu programa de empréstimo pessoal. Com o objetivo de auxiliar os Participantes

Leia mais

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O nível de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras é preocupante como apontam muitos levantamentos

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

Construa sua reserva de emergência

Construa sua reserva de emergência 11 Guia Financeiro Construa sua reserva de emergência Para proteger seu orçamento é preciso tomar algumas medidas. Dentre elas, construir uma reserva de emergência. Mas, afinal, para que ela serve? Trata-se

Leia mais

O que é Educação Financeira e porque estudar?

O que é Educação Financeira e porque estudar? Educação Financeira O que é Educação Financeira e porque estudar? É um conjunto de informações e medidas que auxilia as pessoas a lidarem com a sua renda, com a gestão do dinheiro, com gastos e empréstimos,

Leia mais

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay Bem-vindas! Planejamento e administração do seu negócio Mary Kay Segundo dados da pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor (peic) o percentual de famílias brasileiras com divida

Leia mais

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I INSTRUÇÕES: A duração desta prova é de 3 horas. As questões possuem alternativas de resposta (a, b, c, d, e) e somente uma delas está correta. O caderno contém 15 questões, a reposta certa deve ser marcada

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? O que você

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO A ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração realizou durante o mês de outubro de, pesquisa junto a 1.037 consumidores de todas as classes

Leia mais

FAMÍLIA: ORIENTA O GRANDE DESAFIO DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO. A necessidade de envolver toda a família no planejamento financeiro

FAMÍLIA: ORIENTA O GRANDE DESAFIO DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO. A necessidade de envolver toda a família no planejamento financeiro ORIENTA 1ORÇAMENTO FAMILIAR FAMÍLIA: O GRANDE DESAFIO DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO Apresentação do conceito de receitas fixas e variáveis, despesas fixas e variáveis A importância de manter uma planilha

Leia mais

Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida

Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida 12 Guia Financeiro Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas, como o mar. Iniciamos

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Cadê. o dinheiro que estava aqui?

Cadê. o dinheiro que estava aqui? Cadê o dinheiro que estava aqui? Você sabe o quanto ganha por mês? Você sabe o quanto tem de Cartão a pagar? Você sabe o valor preciso da sua pronta entrega? O que é Receita e Despesa? Receita Anote seus

Leia mais

ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade PARTE I O DESTINO DO 13º SALÁRIO

ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade PARTE I O DESTINO DO 13º SALÁRIO PARTE I O DESTINO DO 3º SALÁRIO Itens 207 206 205 Pretendem utilizar o seu 3º salário para pagamento de dívidas já contraídas Pretendem utilizar parte para a compra de presentes Pretendem poupar e aplicar

Leia mais

6º ao 7º ano do Ensino Fundamental II

6º ao 7º ano do Ensino Fundamental II INSTRUÇÕES: A duração desta prova é de 3 horas. As questões possuem alternativas de resposta (a, b, c, d, e) e somente uma delas está correta. O caderno contém 15 questões, a reposta certa deve ser marcada

Leia mais

Como me organizar financeiramente?

Como me organizar financeiramente? Como me organizar financeiramente? Reserve 50% do seu planejamento para os gastos essenciais: Aluguel, contas de água, luz e telefone, despesas com locomoção, educação, saúde e alimentação são alguns dos

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

INSTRUÇÕES: Boa Sorte!

INSTRUÇÕES: Boa Sorte! INSTRUÇÕES: A duração desta prova é de 3 horas. As questões possuem alternativas de resposta (a, b, c, d, e) e somente uma delas está correta. O caderno contém 15 questões, a reposta certa deve ser marcada

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

5Anote tudo que você gasta.

5Anote tudo que você gasta. FI NAN ÇAS. 5Anote tudo que você gasta. Provavelmente você já deve ter escutado essa dica, apesar de parecer algo simples, ela é essencial para você que quer começar a guardar dinheiro ou conseguir poupar

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental. Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN.

JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental. Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN. JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN. EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMPORTAMENTAL Transformando as incertezas da crise

Leia mais

GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO

GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO 1 GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO O papel do Banco é zelar pela compreensão dos produtos e serviços e para decisões bem fundamentadas, prevenindo o endividamento excessivo e

Leia mais

PESQUISA ECONÔNICO/FINANCEIRA DENTRO DO

PESQUISA ECONÔNICO/FINANCEIRA DENTRO DO PESQUISA ECONÔNICO/FINANCEIRA DENTRO DO SEU CONTEXTO FAMILIAR Amauri de Sousa Freitas Junior Profª. Nádia Nara de Godoy Faculdade Metropolitana de Rio do Sul FAMESUL Curso de Ciências Contábeis (CTB0072)

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E IMPACTOS NAS FINANÇAS DO CONSUMIDOR FEVEREIRO 2018

ENDIVIDAMENTO E IMPACTOS NAS FINANÇAS DO CONSUMIDOR FEVEREIRO 2018 ENDIVIDAMENTO E IMPACTOS NAS FINANÇAS DO CONSUMIDOR FEVEREIRO 2018 70% DEIXARAM DE PAGAR OU PAGARAM COM ATRASO AO MENOS UMA CONTA NO ÚLTIMO ANO O Brasil tem hoje cerca de 60 milhões de inadimplentes, ou

Leia mais

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM Guia Financeiro 4 Orçamento apertado: como organizar as finanças? Alguns sinais indicam que suas finanças precisam de maior atenção: ao fechar o mês no vermelho, ao atrasar a fatura do cartão de crédito,

Leia mais

INSTRUÇÕES: Boa Sorte!

INSTRUÇÕES: Boa Sorte! INSTRUÇÕES: A duração desta prova é de 3 horas. As questões possuem alternativas de resposta (a, b, c, d, e) e somente uma delas está correta. O caderno contém 15 questões, a reposta certa deve ser marcada

Leia mais

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar.

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Planejamento Financeiro Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Sevocêestánomaiorramodeatividadeda indústria brasileira onde NÃO HÁ CRISE e está

Leia mais

PLANILHA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E PESSOAL (versão 7.0)

PLANILHA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E PESSOAL (versão 7.0) TERMOS DE USO PLANILHA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E PESSOAL (versão 7.0) - Defina o seu orçamento com base nas despesas fixas e/ou variáveis estimadas; - Acompanhe a movimentação entre contas, investimentos

Leia mais

Inquérito sobre o interesse dos alunos da Escola Secundária de Estarreja pelos assuntos económicos e/ou financeiros.

Inquérito sobre o interesse dos alunos da Escola Secundária de Estarreja pelos assuntos económicos e/ou financeiros. Inquérito sobre o interesse dos alunos da Escola Secundária de Estarreja pelos assuntos económicos e/ou financeiros. ALUNOS INQUIRIDOS 12.º ano- Feminino 8% 12.º ano- Masculino 5% 7.º ano- Feminino 9%

Leia mais

Plano de Educação Financeira

Plano de Educação Financeira Plano de Educação Financeira SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. FATOS 3. DICAS 4. DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE FINANCEIRO 5. COMO FUNCIONA O APLICATIVO EVERCAST Com a alta da tecnologia

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante

Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante Como nos relacionamos com o dinheiro? O que é dinheiro? Como nos relacionamos com o dinheiro? O que o dinheiro significa para você? Sonhos Sonhos não se

Leia mais

Curso Profissional de Técnico Apoio à Gestão Desportiva GPPD Módulo 6 Gestão Orçamental

Curso Profissional de Técnico Apoio à Gestão Desportiva GPPD Módulo 6 Gestão Orçamental DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Jardins de Infância: Guia; Vale Parra. Escolas de 1º ciclo: nº1 de Albufeira; Sesmarias; Vale Parra; EB da Guia. EB23 D. Martim Fernandes Sede: ES de Albufeira.

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu?

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Cuidar bem do seu orçamento inclui utilizar, de forma responsável, os meios de pagamento à sua disposição. O cartão de crédito é um deles. Como utilizar o

Leia mais

O FUTURO COMEÇA AGORA!

O FUTURO COMEÇA AGORA! O FUTURO COMEÇA AGORA! Apresentação Fortunato é um brasileiro tradicional, tem 35 anos, pai de dois filhos e funcionário da Cargill! Nos últimos anos ele se empolgou um pouquinho com os gastos e agora

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Um presente mais tranquilo e um futuro seguro para você e sua família!

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Um presente mais tranquilo e um futuro seguro para você e sua família! EDUCAÇÃO FINANCEIRA Um presente mais tranquilo e um futuro seguro para você e sua família! 2 Invista tempo e dedicação para o seu desenvolvimento nesse tema. O conhecimento não ocupa espaço, não se desgasta,

Leia mais

CONQUISTE SUA LIBERDADE FINANCEIRA

CONQUISTE SUA LIBERDADE FINANCEIRA CONQUISTE SUA LIBERDADE FINANCEIRA Revista Você S/A de Setembro de 2015 FINANÇAS Nada estabelece limites tão rígidos à liberdade de uma pessoa quanto a falta de dinheiro Ter dinheiro é o princípio básico

Leia mais

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Aula sobre Finanças Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas:

Leia mais

GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY

GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY EU ANTES DE MARY KAY DIQ. GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY COMO VENDER? SABER O QUE QUER PARA DEFINIÇÃO DAS METAS PESSOAIS A parte mais importante do planejamento Financeiro e do

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 6ª Semana

Leia mais

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS A fórmula de ouro Rubie José Giordani 1 Copyright 2015 by Rubie José Giordani 3 a Edição junho de 2015 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida,

Leia mais

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais. 49% pagam todas as contas com sobra de dinheiro mês, mas 33% usam empréstimos, cheque especial e cartão

Leia mais

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014. Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo www.migracion-ue-alc.eu

Leia mais

Bruna Grassi Frizon Diretora Sênior de Vendas Independente. Quem não sabe administrar tostões, não saberá administrar milhões

Bruna Grassi Frizon Diretora Sênior de Vendas Independente. Quem não sabe administrar tostões, não saberá administrar milhões Bruna Grassi Frizon Diretora Sênior de Vendas Independente Quem não sabe administrar tostões, não saberá administrar milhões Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de um planejamento por isso

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas: Anote tudo que você deve e saiba o valor total. Negocie suas contas

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 DIA DA SAÚDE FINANCEIRA Despertar da Consciência Financeira Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 Finanças = Dinheiro Quais são as funções do dinheiro? Sistema de preços Meio de troca Reserva

Leia mais

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!!

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!! Finanças no Negócio Mary Kay Faça sua empresa crescer!!! Ajuste sua visão Mary Kay é um NEGÓCIO e não um emprego, muito menos um bico! Um negócio precisa de atenção, administração, cuidado e investimento.

Leia mais

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente 10 DICAS para você usar o crédito de forma consciente Fazer um orçamento exige compromisso, paciência e uso consciente, inclusive do crédito que bancos e financeiras oferecem. Mas as recompensas valem a

Leia mais

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8 Índice 1. Comece com planejamento 3 2. Identifique os seus objetivos..6 3. Escolha uma boa corretora 8 4. Saiba onde investir quando tem muitas escolhas 10 5. Estude! Invista em você 12 1. Comece com planejamento

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

FINANÇAS PESSOAIS ALGUNS PASSOS PARA UMA VIDA FINANCEIRA SUADÁVEL

FINANÇAS PESSOAIS ALGUNS PASSOS PARA UMA VIDA FINANCEIRA SUADÁVEL FINANÇAS PESSOAIS ALGUNS PASSOS PARA UMA VIDA FINANCEIRA SUADÁVEL VOCÊ SABE COMO CONTROLAR SUAS FINANÇAS? RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DE FORMA SINCERA Acha que o que ganha é suficiente? Sabe quantas compras

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Metodologia Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os consumidores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana administram sua vida financeira. Pesquisa quantitativa

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS

ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS Índice Planear o orçamento familiar Tipos de rendimentos Tipos de despesas Estrutura de despesas Saldo do orçamento familiar

Leia mais

PRESERVE SEU NOME. ELE É O SEU MAIOR

PRESERVE SEU NOME. ELE É O SEU MAIOR PRESERVE SEU NOME. ELE É O SEU MAIOR Realização: P Hoje em dia, desde uma simples loja de bairro até as empresas mais modernas consultam pela Internet as informações do banco de dados de abrangência Nacional

Leia mais

VIVENDO ALÉM DO PADRÃO DE VIDA: CONTAS EM DIA X CONTAS NO VERMELHO

VIVENDO ALÉM DO PADRÃO DE VIDA: CONTAS EM DIA X CONTAS NO VERMELHO VIVENDO ALÉM DO PADRÃO DE VIDA: CONTAS EM DIA X CONTAS NO VERMELHO Novembro 2015 PERCEPÇÃO DO PADRÃO DE VIDA Para elevar o padrão de vida, consumidores que estão no vermelho ou no zero a zero recorrem

Leia mais

Aula sobre Finanças. Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA

Aula sobre Finanças. Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA Aula sobre Finanças Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Leia mais

Guia do Crédito Consciente

Guia do Crédito Consciente GUIA DO Guia do Crédito Consciente FAMILIAR GUIA DO Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

8ª Semana. 12 semana para o topo

8ª Semana. 12 semana para o topo 8ª Semana 12 semana para o topo Administração Financeira Administração Financeira Você sabia? O mercado de cosmético, é o mercado que mais cresce no País! Em 2014, o mercado da beleza faturou mais de 100

Leia mais

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Algumas estatísticas 2011 maior nível de inadimplência nos últimos 9 anos Algumas estatísticas 2011 maior nível de

Leia mais

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO Shandra Aguiar Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC PARA PENSAR... Como me vejo em 2022 Como eu vejo a minha vida de aposentada(o) Qual o significado

Leia mais

Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões.

Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: ì Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? ì O que você faz com seu dinheiro

Leia mais

Palavra do especialista

Palavra do especialista Número 24 - de 02 a 06 de janeiro de 2017 Palavra do especialista Saiba sobre o Benefício de Auxílio Doença O benefício de auxílio doença é um dos benefícios importantes oferecidos pelo Plano ConabPrev.

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Quando falamos de planejamento financeiro, à primeira vista nos ocorre o pensamento de que esse assunto somente tem a ver com empresas.

Quando falamos de planejamento financeiro, à primeira vista nos ocorre o pensamento de que esse assunto somente tem a ver com empresas. COACHING FINANCEIRO Quando falamos de planejamento financeiro, à primeira vista nos ocorre o pensamento de que esse assunto somente tem a ver com empresas. E este conceito não está errado, afinal, o planejamento

Leia mais

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Negociar suas Dívidas Online é a plataforma que auxilia os brasileiros a organizarem a vida financeira e a recuperarem crédito no mercado. É uma ferramenta facilitadora para negociação entre consumidores

Leia mais

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil Falta de disciplina, esquecimento e não ter tempo são as principais justificativas dos entrevistados. Em um ano, cai de 61%

Leia mais

Toda vez que gasta com algo que não lhe oferece qualquer retorno, por menor que seja,você desperdiça seu dinheiro e também os recursos naturais.

Toda vez que gasta com algo que não lhe oferece qualquer retorno, por menor que seja,você desperdiça seu dinheiro e também os recursos naturais. COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DA INDUSTRIA DE PAPEIS SUDESTE LTDA - CREDESTE CNPJ: 18.340.695/0001-16 16 ELIMINE O DESPERDÍCIO E FAÇA SEU DINHEIRO VALER Neste momento, você teria

Leia mais

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321 1. Título que os bancos emitem para se capitalizar, ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Tal conceito se refere a: a) Poupança b) Debênture c) Certificado de Depósito

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PLANEJAMENTO FINANCEIRO Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões Atenção para estas perguntas: Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? O que você

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Como você administra seu dinheiro

Como você administra seu dinheiro Controle Financeiro Como você administra seu dinheiro Geralmente o dinheiro parece nunca ser suficiente para ninguém. Mas será que somos educados para lidar com o dinheiro e administrar nossas finanças?

Leia mais

Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula Como esticar o Dinheiro

Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula Como esticar o Dinheiro Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula 3 2017 Como esticar o Dinheiro Entrando e Saindo do vermelho Já estou no vermelho! SERASA A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais