Planejamento Governamental Plano Plurianual - PPA. Secretaria de Contas de Governo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento Governamental Plano Plurianual - PPA. Secretaria de Contas de Governo"

Transcrição

1

2 Planejamento Governamental Plano Plurianual - PPA Secretaria de Contas de Governo

3 Objetivos Definir o que é planejamento; Destacar a importância do planejamento; Definir o que é planejamento governamental; Apresentar os instrumentos de planejamento municipal; Definir o que é o Plano Plurianual PPA; Apresentar algumas ferramentas de apoio à elaboração e implementação do PPA Municipal; Apresentar a forma de encaminhamento do PPA Municipal ao TCM (IN nº 15/12); Apresentar algumas impropriedades verificadas nas informações do PPA encaminhadas ao TCM.

4

5

6 O que fazer? (...) E prosseguiu: Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui? Depende muito de onde você quer chegar, disse o Gato. Não me importa muito onde... foi dizendo Alice. Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá, disse o Gato. (...) Alice no País das Maravilhas. Lewis Carroll.

7 Como fazer?

8 Quando fazer? Esta é uma história sobre quatro pessoas: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. Havia um grande trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria. Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho de Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo. Ao final Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito. História Popular. Autor desconhecido.

9 Com que recursos?

10 O que é planejamento? O planejamento pode ser entendido como a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente. É uma atividade que orienta possibilidades, arranjos institucionais e políticos. Planejar é um processo, enquanto o plano é um registro momentâneo deste processo e o planejador é seu facilitador. Almanaque do planejamento, para entender e participar. MPOG

11

12 O planejamento governamental O planejamento governamental é a atividade que, a partir de diagnósticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de políticas públicas. (Art. 2º da Lei Federal nº /12 PPA 2012/2015)

13 Planejamento municipal Plano Diretor ( 1º do art. 182 da CF/88; Lei nº /01); Plano Plurianual (Inciso I e 1º do art. 165 da CF/88); Diretrizes Orçamentárias (Inciso II e 2º do art. 165 da CF/88); Orçamento Anual (Inciso III e 5º do art. 165 da CF/88).

14 Constituição Federal de 1988 Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; (...) 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

15 Constituição Federal de 1988 Art São vedados: (...) 1º - Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

16 Para pensar... Planejar é uma coisa, fazer é outra... O planejamento engessa o governo... O Planejamento é um rito formal, falado em código e desprovido de substância...

17 Para pensar... O planejamento é obra puramente técnica, deve ser neutro... A participação social atrapalha o Plano... O PPA não é nada mais do que uma lista de obras e serviços...

18 Plano Plurianual - PPA O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento para o planejamento estratégico do município, isto é, para organização dos recursos e energias do governo e da sociedade em direção à uma visão de futuro, a um cenário de médio prazo. Programa de Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais Agendas de Desenvolvimento Territorial. MPOG.

19 Objetivos de um PPA Definir com a máxima clareza e objetividade possível quais são os grandes problemas, programas, objetivos e metas a serem priorizados pelo governo municipal, bem como os resultados esperados; Organizar os programas e ações responsáveis pela oferta de bens e serviços demandados pela sociedade, em especial os segmentos mais fragilizados; Estabelecer critérios para nortear a alocação dos orçamentos anuais;

20 Objetivos de um PPA Definir diretrizes do sistema de gestão do planejamento, como a definição clara de responsabilidades pelas ações do governo, pelo monitoramento e avaliação das metas do plano e como ele será corrigido durante sua execução; Integração das prioridades municipais com as diretrizes e prioridades dos planejamentos do Estado e do Governo Federal; Estabelecer diretrizes para uma gestão democrática do planejamento e dos recursos financeiros do município.

21 Dimensões do PPA Dimensão Estratégica: é a orientação estratégica que tem como base os Macrodesafios e a visão de longo prazo do Governo; Dimensão Tática: define caminhos exequíveis para o alcance dos objetivos e das transformações definidas na dimensão estratégica, considerando as variáveis inerentes à política pública tratada; Dimensão Operacional: relaciona-se com o desempenho da ação governamental no nível da eficiência e é especialmente tratada no Orçamento. Orientações para elaboração do Plano Plurianual MPOG.

22

23 Dimensão Estratégica O que fazer? - Definir uma visão de futuro sobre a cidade e seu território. Como fazer? - A comissão encarregada do PPA deve promover oficinas de debate utilizando ferramentas metodológicas adequadas, envolvendo diretamente o Prefeito e os demais dirigentes do governo. Com qual objetivo? - Estabelecer a dimensão estratégica do plano, os valores que deverão orientar toda sua elaboração. Permite o alinhamento e a potencialização de oportunidades no PPA Estadual e Federal.

24 Dimensão Estratégica O que fazer? - Explicar a realidade selecionando problemas de alto valor. Como fazer? - Esta fase implica em construir uma explicação para a realidade do município, ela implica em: fazer um inventário detalhado de todos os programas em andamento; identificar os atores sociais relevantes; mapear restrições legais e orçamentárias (vinculação de receitas, etc.). Com qual objetivo? - A explicação da realidade do município, considerando a visão de futuro desejada, é fundamental para desenhar com mais rigor e assertividade os Programas e projetos que deverão ser executados.

25 Dimensão Estratégica O que fazer? - Integração com Planejamento Estadual e Federal. Como fazer? - Será preciso analisar e reconhecer no planejamento federal e estadual as oportunidades para o município, sobretudo na formação de uma agenda de desenvolvimento territorial. Com qual objetivo? - A integração do planejamento local, regional e nacional, pode potencializar oportunidades e evidenciar as sinergias federativas, evitar desperdício de recursos e sobreposição de funções.

26 Dimensão Estratégica O que fazer? - Desenhar os instrumentos e o papel da participação social no planejamento. Como fazer? - Explicitar os objetivos e o papel da participação social e transparência administrativa no planejamento. Definir instrumentos e estratégias. Com qual objetivo? - A participação social não é só um resgate da cidadania, mas um imperativo de transparência e accountability. (MPOG)

27 Dimensão Tática O que fazer? - Definir os Programas e Projetos. Como fazer? - Há vários modelos. O importante é ter sempre a ideia de que projetos mobilizam recursos, geram produtos específicos e provocam resultados nos problemas do mundo real. Com qual objetivo? - O objetivo fundamental da dimensão normativa do planejamento estratégico é organizar os recursos disponíveis em direção à metas e produtos claros, objetivos e viáveis, tanto técnica quanto politicamente.

28 Dimensão Tática O que fazer? - Realizar o processo orçamentário do planejamento. Como fazer? - As iniciativas que compõe cada objetivo no programa tem ações orçamentárias equivalentes. Com qual objetivo? - Deve-se garantir equivalência entre a classificação do PPA e do Orçamento para que os dois instrumentos sejam complementares. (MPOG)

29 Dimensão Operacional O que fazer? - Definir o sistema de monitoramento e avaliação do Planejamento. Como fazer? - Definir quando, como e com quais critérios e condições os programas e projetos podem e devem ser alterados. Com qual objetivo? - Os projetos devem atacar os problemas identificados na etapa anterior.

30 Dimensão Operacional O que fazer? - Pensar o sistema de gestão & planejamento. Como fazer? - A elaboração e execução do Plano Plurianual evidencia outras lacunas na organização do governo e da administração municipal, tais como: formação e capacitação dos servidores, comunicação interna, processo decisório, prestação de contas, relações com legislativo, etc.. Com qual objetivo? - A dinâmica do planejamento pode evidenciar oportunidades para melhoria da gestão pública de um modo geral. (MPOG)

31 12 Passos 1º Sensibilização do Prefeito; 2º Composição e Alinhamento Metodológico da Equipe Responsável pela Condução do Processo de Elaboração do PPA; 3º Definição do Cronograma de Elaboração do PPA; 4º Definição da Estrutura e do Conteúdo do PPA;

32 12 Passos 5º Elaboração do Diagnóstico da Situação do Município; 6º Elaboração da Dimensão Estratégica do Plano Plurianual; 7º Identificação dos Problemas a enfrentar para Superação dos Macrodesafios; 8º Elaboração do Desenho dos Programas;

33 12 Passos 9º Elaboração da estimativa de receita do município; 10º Definição dos índices dos indicadores e das metas de entrega de bens e serviços e alocação de recursos aos programas para o período de quatro anos; 11º Análise de viabilidade e validação dos programas (Revisão e ajustes da proposta);

34 12 Passos 12º Elaboração do Projeto de Lei do PPA e seus anexos e elaboração da Mensagem da Prefeitura para envio à Câmara Municipal.

35 Ferramentas de apoio Análise FOFA (SWOT) - Baixa complexidade; - Identifica as Fraquezas, Oportunidades, Fortalezas e Ameaças; - Pode ser utilizado para organizar as tarefas, visualizar o contexto em que o planejamento está sendo elaborado e nivelar a informação no grupo.

36 Ferramentas de apoio Triângulo de Governo - Projeto: o que fazer; - Governabilidade: relação entre as variáveis de poder que estão dentro ou fora de controle do ator que planeja; - Capacidade de Governo: capacidade para fazer, experiência de gestão, conhecimento, métodos, técnicas, habilidades, controle de meios e recursos.

37 Ferramentas de apoio Árvore de Problemas - Problema; - Causas; - Consequências; Árvore de Resultados - Programa; - Objetivos; - Situação desejada;

38 Ferramentas de apoio Matriz Operacional (sugestão) As diretrizes estratégicas; - Está relacionada à imagem de futuro que queremos construir na cidade. É a visão estratégica de médio e longo prazo. O(s) problema(s) e suas causas; - Relaciona os problemas e suas causas mais importantes que temos que resolver para caminhar em direção ao futuro que queremos para o município. Nome do programa; - Enunciado do programa, deve ser claro e comunicável.

39 Ferramentas de apoio Objetivo do programa; - Deve ser viável, transformador, exequível e orientado para a estratégia do governo. Meta do objetivo até 2017; - Pode ser qualitativa ou quantitativa. A meta materializa o objetivo. Iniciativa; - É o que deve ser feito no âmbito do programa nos próximos 4 anos. Declara os bens e serviços que serão entregues. Recursos necessários; - Para que se tenha uma ideia da exigência de recursos do programa e suas iniciativas, NÃO DEVE SER detalhado. Isto será feito por equipes técnicas após a decisão final do governo e sociedade.

40 Ferramentas de apoio Produto esperado; - É o bem ou serviço resumidamente descrito que será disponibilizado à população. Resultado esperado; - Esperemos resolver ou pelo menos atenuar os problemas e atingir os objetivos. Aqui debate-se os impactos efetivos do programa e suas ações na realidade local. Órgão responsável. - Define o setor ou depto responsável, quanto mais preciso melhor. Programa de Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais Agendas de Desenvolvimento Territorial. MPOG.

41

42 Conceitos do PPA UNIÃO Programa Temático: retrata no Plano Plurianual a agenda de governo organizada pelos Temas das Políticas Públicas e orienta a ação governamental. Sua abrangência deve ser a necessária para representar os desafios e organizar a gestão, o monitoramento, a avaliação, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O Programa Temático se desdobra em Objetivos e Iniciativas. Objetivo: expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de Iniciativas, com desdobramento no território.

43 Conceitos do PPA UNIÃO Iniciativa: declara as entregas à sociedade de bens e serviços, resultantes da coordenação de ações orçamentárias e outras: ações institucionais e normativas, bem como da pactuação entre entes federados, entre Estado e sociedade e da integração de políticas públicas. Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: são instrumentos do Plano que classificam um conjunto de ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental, bem como as ações não tratadas nos Programas Temáticos por meio de suas Iniciativas. Orientações para elaboração do Plano Plurianual MPOG.

44 Instrução Normativa nº 15/12 Art. 1 Os Planos Plurianuais, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Gerais pertinentes ao exercício financeiro de 2013 e seguintes deverão ser preliminarmente remetidos ao Tribunal de Contas dos Municípios, por meio da Internet, conforme layout estabelecido no Anexo I da presente Instrução Normativa, para posterior encaminhamento e autuação dos processos físicos. 1 Em até 30 (trinta) dias contados da data de sua publicação, deverá ser autuado na sede do Tribunal:

45 Instrução Normativa nº 15/12 I - o Plano Plurianual do município, contendo: a) "Recibo de Análise e Envio de Dados via Internet", devidamente preenchido e assinado pelos responsáveis; b) comprovação de que o projeto de lei do PPA foi encaminhado pelo Prefeito para apreciação da Câmara no prazo legal (art. 35 da ADCT); c) certidão original de votação do PPA pela Câmara, acompanhada de cópia da respectiva ata, devidamente assinada pelos Vereadores que compareceram as sessões;

46 Instrução Normativa nº 15/12 d) documento comprobatório da publicação do PPA no placar da Câmara e/ou Prefeitura e na internet (cf. art. 48, caput/lrf); e) cópia da ata de realização de audiência pública durante os processos de elaboração e de discussão do projeto do PPA (cf. art. 48, Parágrafo Único/LRF); f) os anexos que evidenciam os programas, objetivos, ações (projetos, atividades, operações especiais) e metas (físicas e financeiras) estabelecidas; g) cópia do autógrafo de lei do PPA.

47 Layout dos Arquivos do PPA/LDO/LOA Anexo I da IN 015/ TCM

48

49

50

51 SICOM RELATÓRIO DO PPA PROGRAMAS E AÇÕES Informações encaminhadas em meio eletrônico pelos Municípios.

52

53

54

55

56

57 Endereços eletrônicos úteis Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Tribunal de Contas dos Municípios

58 Muito obrigado! Fernando Lino de Moura Auditor de Controle Externo

OFICINA Elaboração do Plano Plurianual

OFICINA Elaboração do Plano Plurianual OFICINA Elaboração do Plano Plurianual 2018 2021 Aspectos históricos do planejamento no Brasil Uma rápida evolução histórica do processo de planejamento no país.. Fonte: STN Aspectos históricos do planejamento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE 2017. INSTITUI O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA PÁDUA PARA O PERÍODO DE 2018-2021. CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art. 1 -

Leia mais

Administração Financeira Orçamentária

Administração Financeira Orçamentária Administração Financeira Orçamentária PROFº Leandro Santo 1 2 1. (Auditor TCE MG 2015 Gestão de Concursos) Ao tratar das normas gerais sobre finanças públicas, a Constituição da República de 1988 reservou

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. 028/2013 Brasília, 21 de agosto de Desenvolvimento Social. O Planejamento da Assistência Social no Plano Plurianual.

NOTA TÉCNICA N. 028/2013 Brasília, 21 de agosto de Desenvolvimento Social. O Planejamento da Assistência Social no Plano Plurianual. NOTA TÉCNICA N. 028/2013 Brasília, 21 de agosto de 2013. ÁREA: TÍTULO: Desenvolvimento Social. O Planejamento da Assistência Social no Plano Plurianual. REFERÊNCIA: Lei 4.320, de 1964; Lei Complementar

Leia mais

PPA. Processo de Elaboração

PPA. Processo de Elaboração PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2018 A 2021 Processo de Elaboração PPA Plano Plurianual Definições Legais Finalidade e abrangência do Plano

Leia mais

Capítulo 3. Plano Plurianual PPA

Capítulo 3. Plano Plurianual PPA Capítulo 3. Plano Plurianual PPA 3.8. Questões de concursos públicos Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição 1. (Cespe MPU Técnico de Apoio Especializado Orçamento 2010) O PPA deve ser elaborado no

Leia mais

31º CONGRESSO DO COSEMS SP A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A D O C O S E M S S P

31º CONGRESSO DO COSEMS SP A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A D O C O S E M S S P 31º CONGRESSO DO COSEMS SP INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO SUS A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A D O C O S E M S S P DE REPENTE, GESTOR MUNICIPAL... Como planejar a gestão

Leia mais

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Definição de Planejamento O processo de planejamento é a ferramenta que pessoas e organizações usam para atuar no presente para lidar com futuro incerto.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Integração de Sistemas de Informação

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Integração de Sistemas de Informação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Integração de Sistemas de Informação ANÁLISE PRELIMINAR DE PDTI Órgão: IFE - Brasília Objeto:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 38/2017, DE 31 DE MAIO DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº 38/2017, DE 31 DE MAIO DE 2017. PROJETO DE LEI Nº 38/2017, DE 31 DE MAIO DE 2017. DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL PARA O QUADRIÊNIO 2018-2021 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPORÉ-RS faz saber, em cumprimento ao disposto

Leia mais

Prof. Léo Ferreira Lei nº /12 - Apontada EPPGG

Prof. Léo Ferreira Lei nº /12 - Apontada EPPGG LEI Nº 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art. 1 o Esta Lei institui o

Leia mais

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL LEI Nº. 1.282/2013 Ementa: Institui o Plano Plurianual do Município de Ouricuri para o período de 2014 a 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OURICURI/PE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que A

Leia mais

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 DISPÕE SOBRE NORMAS GERAIS A SEREM OBSERVADAS PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NA ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO. DATA: 14 de novembro de 2012.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 003/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 003/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 001/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014 ORÇAMENTO Paula Freire 2014 PRINCÍPIOS Exclusividade Universalidade Unidade Anualidade Programação O PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE Art. 165, 8, da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho

Leia mais

Orçamento Público: PPA, LDO e LOA Tudo que você precisa saber!

Orçamento Público: PPA, LDO e LOA Tudo que você precisa saber! Orçamento Público: PPA, LDO e LOA Tudo que você precisa saber! Orçamento Público. Normalmente quando pensamos em prefeituras pensamos logo em algo desorganizado e totalmente desprovido de planejamento.

Leia mais

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Definição de Planejamento O processo de planejamento é a ferramenta que pessoas e organizações usam para atuar no presente para lidar com futuro incerto.

Leia mais

Planejamento Estratégico x PPA Desafio dos Estados no Brasil

Planejamento Estratégico x PPA Desafio dos Estados no Brasil III Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal de Países Ibero-americanos Planejamento Estratégico x PPA Desafio dos Estados no Brasil PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definir prioridades de ação

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança São Paulo 2018 Planejamento Por que falar sobre Planejamento? No PPAC Em Política Pública Considerar Por

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE COARI

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE COARI 1965 ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE COARI LEI MUNICIPAL Nº. 619, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município para o período 2014 a 2017. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FORMIGA

CÂMARA MUNICIPAL DE FORMIGA CÂMARA MUNICIPAL DE FORMIGA ESTADO DE MINAS GERAIS Praça Ferreira Pires, 04 CNPJ. 20.914.305/0001-16 Fone: (37) 3329-2600 - CEP 35.570-000 www.camaraformiga.mg.gov.br Emenda à Lei Orgânica nº 013/2008

Leia mais

Planejamento na Administração Pública

Planejamento na Administração Pública Planejamento na Administração Pública Organização da Administração Pública DIRETA CHEFE Ministérios Secretarias de Estado Secretarias ou Diretoria Municipal Organização da Administração Pública Art. 175

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

Elaboração do Plano Plurianual

Elaboração do Plano Plurianual Elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 Fórum Dialoga Brasil Interconselhos Brasília-DF, 14 a 16 de abril de 2015 1 O que é o PPA É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha

Leia mais

PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS Y POLÍTICAS

PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS Y POLÍTICAS ACADEMIA DE RESPONSABILIDAD URBANA PARA ALCALDES Y MUNICIPALIDADES DE LATINOAMÉRICA PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS

Leia mais

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária.

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. Reforma da Constituição de 1824 e CF 1934: competência compartilhada do

Leia mais

PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional

PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional A profissionalização da gestão pública permite amplificar os resultados de governo

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Professores: João Maurício, Aula 0 Passo Estratégico 1. Planejamento e Orçamento

Leia mais

LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO PÚBLICO FPO-RJ

LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO PÚBLICO FPO-RJ LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO PÚBLICO FPO-RJ Orçamento Criança e Adolescente - 2016 Seção II: DOS ORÇAMENTOS Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I O Plano Plurianual PPA II

Leia mais

PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAAI 2017

PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAAI 2017 PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAAI 2017 Domingos Martins 2017 INTRODUÇÃO A Secretaria Geral de Controladoria Interna da Câmara Municipal de Domingos Martins SGCI - apresenta o Plano Anual de Auditoria

Leia mais

Mini Curso Orientações para a elaboração dos Planos Decenais Municipais

Mini Curso Orientações para a elaboração dos Planos Decenais Municipais XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo Brasília, 23 a 25 de maio de 2016 Mini Curso Orientações para a elaboração dos Planos Decenais Municipais Facilitadoras:

Leia mais

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 2009 PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS PNC/PR Elias Araujo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Texto de apoio

Leia mais

Pulo do Gato Receita Federal. Graciano Rocha

Pulo do Gato Receita Federal. Graciano Rocha Pulo do Gato Receita Federal Graciano Rocha Edital RFB 2012 e 2014 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:1. Organização do Estado e da Administração Pública. 2. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista,

Leia mais

A Nova Lei Geral de Planejamento, Orçamento e Contabilidade Pública à luz das diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal

A Nova Lei Geral de Planejamento, Orçamento e Contabilidade Pública à luz das diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal A Nova Lei Geral de Planejamento, Orçamento e Contabilidade Pública à luz das diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal Selene Peres Peres Nunes Abril 2007 ORIGEM 1988: A CF (Art. 163) prevê edição

Leia mais

Unidade 5 Prognóstico

Unidade 5 Prognóstico Unidade 5 Prognóstico Unidade 5 - Prognóstico 5.1 Introdução Esta unidade tratará da etapa de prognóstico da cultura e de seus produtos, que farão parte do Plano. Para tanto, abordaremos os seguintes tópicos:

Leia mais

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO.

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 PPA - LDO LOA Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br . PPA LDO LOA 2016 2016 2017 2017 2018 2018 2019 2019 Art. 167 (...) 1º Nenhum investimento cuja execução

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 LDO 2018 ESTADO DA BAHIA

AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 LDO 2018 ESTADO DA BAHIA ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO AUDIÊNCIA PÚBLICA Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 Diógenes Tolentino de Oliveira Prefeito Municipal LDO 2018 Simões

Leia mais

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL A sociedade brasileira experimenta nas últimas décadas o seu mais longo caminho para a democracia. Já estamos na 6ª edição de um processo de alternância do poder central do

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo 1) PPA (art. 165, I, e 1º, CF) -Também conhecido como orçamento programa -Não faz muito detalhamento das despesas e receitas,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Prof. Sergio Barata Prazos de Envio (Executivo para Legislativo) - União # Art. 166, 6º, CF/88 - Os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes

Leia mais

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA Fundamentação Legal Constituição Federal Art. 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I o plano plurianual; II as diretrizes orçamentárias; III

Leia mais

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA Divisão da Aula Professor Luiz Antonio de Carvalho Lei Orçamentária Anual - LOA lac.consultoria@gmail.com 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF 1 2 1 Visão Constitucional SISTEMA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVO GERAL Apresentar o Orçamento Participativo como um instrumento de democratização, que visa assegurar a participação direta da população (beneficiários)

Leia mais

Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP

Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP NOTA TÉCNICA 03/2015 Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP Brasília, 02 de março de 2015 1 INTRODUÇÃO O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração firmado

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2017 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

PROGRAMA DE METAS Balanço 17/04/2018

PROGRAMA DE METAS Balanço 17/04/2018 PROGRAMA DE METAS 2017-2020 Balanço 17/04/2018 1. Elaboração do Programa de Metas 2017-2020 2. Estrutura Metodológica 3. PlanejaSampa 4. Balanço 2017 5. Próximos Passos Agenda O Programa de Metas Perspectiva

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012

RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012 RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012 O COMITÊ GESTOR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e II do art. 2 o do Decreto

Leia mais

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: 1 Menu na barra cinza 1.1 Itens localizados no Menu na barra cinza Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: - Site da Prefeitura: link

Leia mais

PLANO PLURIANUAL

PLANO PLURIANUAL PLANO PLURIANUAL 2004-2007 INTRODUÇÃO O processo de elaboração do Plano Plurianual 2004-2007 inaugura uma nova fase no planejamento governamental. A construção e a gestão do plano a partir de um amplo

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS AOS PRAZOS LIMITE, PARA QUE TENHAMOS MAIOR TRANQÜILIDADE PERANTE NOSSOS CLIENTES E OS GESTORES PERANTE A SOCIEDADE,

Leia mais

Brasília, 04/04/2013

Brasília, 04/04/2013 AUDITORIA OPERACIONAL PROMOEX GRUPO TEMÁTICO DE AUDITORIA OPERACIONAL COORDENAÇÃO: INSTITUTO RUI BARBOSA Vivaldo Evangelista Ribeiro Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia Coordenador do Grupo

Leia mais

Venceu a eleição. Parabéns!

Venceu a eleição. Parabéns! Venceu a eleição. Parabéns! EXPECTATIVAS DOS ELEITORES Você demonstrou a seus eleitores que conhece os problemas de sua cidade e tem propostas para resolvê- los. Sua eleição gerou expecta=vas nas pessoas

Leia mais

PLANO PLURIANUAL

PLANO PLURIANUAL AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ESTABELECE O PLANO PLURIANUAL PARA O PERÍODO DE 2018 A 2021, CONFORME DISPOSTO NO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 48, DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA LEI Nº 16.859, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015 Institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2016-2019 e estabelece outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA Faço saber a todos os habitantes

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento

O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento Eleições Programas partidários Coalisão Plataforma eleitoral Plano de Desenvolvimento e outros em andamento na Administração Pública Médio prazo

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO Nº 5168 de 14 de janeiro de 2010. Dispõe sobre a programação financeira do Poder Executivo com vistas à compatibilização entre a realização da receita e a execução da despesa para o exercício financeiro

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Pico do Olho D agua. Pedreira do DIB. Mairiporã, 19 de Abril de 2017.

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Pico do Olho D agua. Pedreira do DIB. Mairiporã, 19 de Abril de 2017. AUDIÊNCIA PÚBLICA Pico do Olho D agua Pedreira do DIB Mairiporã, 19 de Abril de 2017. Amparo Legal Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Instrumentos de Planejamento Parte 2 Prof. Sergio Barata Instrumentos de Planejamento PPA # ART. 165, 1º, CF/88 1º - A lei que instituir o plano

Leia mais

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Proteção Social para todos/as os/as brasileiros/as II Plano Decenal - 2016/2026 CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS São técnicos e políticos;

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Município dos Barreiros Gabinete do Prefeito

Município dos Barreiros Gabinete do Prefeito / PREFEITURA MUNICIPAL~ DOS BARREIROS CNPJ: 10.1 10.989/0001-40 ' Rua Ayres Belo, 136, Centro, Barreiros-PE Publicado no Quadro de Aviso da Prefeitura EmQJ_thtl ~ Lei Municipal n 980, de 1 de dezembro

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

Direito Constitucional. Prof. Aurélio Casali

Direito Constitucional. Prof. Aurélio Casali Direito Constitucional Prof. Aurélio Casali ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA AFO Professor Francisco Mariotti https://www.pontodosconcursos.com.br Instrumentos de Planejamento da Administração

Leia mais

PD Tapiraí Plano Diretor de Tapiraí / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016

PD Tapiraí Plano Diretor de Tapiraí / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016 PD Tapiraí Plano Diretor de Tapiraí / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016 Ficha Técnica: A revisão do Plano Diretor de Tapiraí/SP é desenvolvido no ambito do programa de Apoio à Gestão Pública,

Leia mais

O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO?

O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO? O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO? O conceito de orçamento público está associado à fixação de despesas anuais, previstas para execução de ações governamentais prioritárias, nas instâncias públicas (esferas federal,

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Planejamento da Gestão Pública Planejar é essencial, é o ponto de partida para a administração eficiente e eficaz da máquina pública, pois

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

Orçamento público: conceito e histórico

Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito Orçamento público é o instrumento por excelência de planejamento e execução das finanças públicas. É composto de uma estimativa das receitas

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! PROCESSO LEGISLATIVO DA LDO JACQUELINE KOWALSKI PROCURADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA PROCESSO LEGISLATIVO É O MEIO PELO QUAL AS LEIS

Leia mais

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo. Gestão Pública Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09 Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão Pública RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o Planejamento

Leia mais

A Organização do Município e de seus Poderes

A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município Brasileiro CF-88 Art. 29 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez

Leia mais

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde São Paulo, 13 de abril de 2016 No momento em que se aproxima o fim da

Leia mais

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS ARNALDO GOMES FLORES Fonte: Fonte: Fonte: Questão central Como garantir que os programas governamentais cumpram suas finalidades declaradas?

Leia mais

PLANEJAMENTO PLURIANUAL PARTICIPATIVO: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

PLANEJAMENTO PLURIANUAL PARTICIPATIVO: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE PLANEJAMENTO PLURIANUAL PARTICIPATIVO: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE Américo Maia Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira Diego Tenório da Paz 2 Painel 28/003 Planejamento

Leia mais

Organização da Aula 2. Gestão do Orçamento Público. Aula 2. Contextualização

Organização da Aula 2. Gestão do Orçamento Público. Aula 2. Contextualização Organização da Aula 2 Gestão do Orçamento Público Aula 2 Base legal e orçamento público Princípios Constitucionais; Legislação e instrumentos legais de planejamento público orçamentário. Prof. Nivaldo

Leia mais

RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO N. 198 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 COMUNICADO O Secretário-Geral Adjunto do Conselho Nacional de Justiça, com

Leia mais

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Gerência do PPAG Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento PPAG Plano Plurianual de Ação Governamental Planejamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG LEI Nº 2.323, DE 09 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO PORTAL TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO MUNICIPAL E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, aprovou e o Prefeito Municipal,

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA EXERCÍCIO NO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPLAN

FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA EXERCÍCIO NO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPLAN FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA EERCÍCIO NO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPLAN I IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE EERCÍCIO PREVISTA: Órgão/Entidade: Ministério do Planejamento,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria Auditoria

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria Auditoria SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria Auditoria Interna PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT/2016

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO MODELO DE GESTÃO Estratégia de Governança Digital 1. OBJETIVO

Leia mais

PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018

PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018 PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018 1- DO CONTROLE INTERNO NO MUNICÍPIO DE RIO NOVO DO SUL/ES A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 31, relata que a fiscalização do Município deve ser exercida

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 024/2018, DE 15 DE OUTUBRO DE 2018

PROJETO DE LEI Nº 024/2018, DE 15 DE OUTUBRO DE 2018 PROJETO DE LEI Nº 024/2018, DE 15 DE OUTUBRO DE 2018 Estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício econômico e financeiro de 2019. EDIVAN FORTUNA, Prefeito Municipal de Cacique Doble,

Leia mais

INSTRUMENTOS DE GESTÃO RESPONSABILIDADES GESTORAS

INSTRUMENTOS DE GESTÃO RESPONSABILIDADES GESTORAS INSTRUMENTOS DE GESTÃO RESPONSABILIDADES GESTORAS INSTRUMENTOS DE GESTÃO Responsabilidades Gestoras FRANCISCA NOGUEIRA DA SILVA Especialista em Gestão em Saúde. 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias

Leia mais

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2)

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2) Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo (Roteiro Mesa 2) Objetivo Apresentar as diretrizes que devem orientar a elaboração do plano de governo (incluindo o tema das relações internacionais

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2018 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

Planejamento, Prestação de Contas e Transparência. Angelita Adriane de Conto Assessora Contábil - UVESC

Planejamento, Prestação de Contas e Transparência. Angelita Adriane de Conto Assessora Contábil - UVESC Planejamento, Prestação de Contas e Transparência. Angelita Adriane de Conto Assessora Contábil - UVESC O Planejamento Público face as Legislações Vigentes C.F 1988 Art. 165 - Leis de iniciativa do Poder

Leia mais

LEI Nº 277 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

LEI Nº 277 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. LEI Nº 277 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. Cria o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACI,, no uso de suas atribuições legais e nos termos

Leia mais

Agenda 2030 Brasil Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Alinhamento de Políticas Públicas aos ODS

Agenda 2030 Brasil Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Alinhamento de Políticas Públicas aos ODS Agenda 2030 Brasil Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Alinhamento de Políticas Públicas aos ODS Construção da Agenda 2030 2012 2015 2000 ODM Agenda 2030 Brasil A Agenda 2030 visa ao alcance

Leia mais

Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça

Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça 126 126 = Legislação Tribunal de Justiça / Rio de Janeiro Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras

Leia mais