O Profissional da Voz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Profissional da Voz"

Transcrição

1 Elaborado pela Fga. Carolina Ghelli O Profissional da Voz É o indivíduo que depende de uma certa produção e/ou qualidade vocal específica para sua sobrevivência profissional. (Vilkman, 2000). Os profissionais são: advogados, atores, cantores, professores, religiosos, vendedores, operadores de telemarkenting, operador de bolsa de valores, dentre outros. O Treinamento vocal: O treinamento vocal é importante para modificar a produção da voz, melhorar as estratégias musculares, atuar sobre a interação entre a fonte do som e os filtros no trato vocal, e para demonstrar ao cantor as inúmeras possibilidades de ajustes motores e produção vocal. Aperfeiçoamento vocal. O Aquecimento: 1. Analogia com aquecimento muscular para o esporte: O aquecimento muscular prepara a musculatura corporal para o esporte, visando determinar o desempenho de cada sistema funcional e estabelecer o momento adequado para seu funcionamento. (Weineck,1990) Objetivando: O desempenho máximo e a prevenção do aparecimento de lesões. A otimização da circulação sanguínea na região da musculatura. 2. Tempo de aquecimento no esporte: Gira entre 20 a 45 minutos; Tempo entre o fim do aquecimento e o início da atividade: de 5 a 10 minutos; O efeito do aquecimento desaparece completamente após 45 minutos do seu início; Tempo e a intensidade de aquecimento muscular influenciados pela idade e o treinamento dos esportistas. (Weineck, 1990)

2 3. Aquecimento Vocal: O aquecimento vocal desenvolve a consciência cinestésica/proprioceptiva muscular do corpo no espaço e a consciência dos músculos responsáveis pela performance no canto. (Sataloff, 1991) Ajuda a fortalecer e condicionar os músculos corporais e vocais, além de permitir que o indivíduo se concentre na performance. No tocante à fisiologia laríngea, acredita-se que o aquecimento vocal diminua a viscosidade nas pregas vocais. Sugestões de que o aquecimento vocal possibilite adequada coaptação da mucosa das pregas vocais. Oferece às pregas vocais maior flexibilidade de alongamento e encurtamento durante as variações de freqüência. Deixa a mucosa mais solta, proporcionando maior habilidade ondulatória. Oferece maiores intensidade e projeção à voz, e favorece a articulação dos sons. Iniciar aquecimento vocal com exercícios corporais: desenvolve consciência proprioceptiva/cinestésica do corpo no espaço, assim como a consciência dos músculos utilizados na fala ou no canto. (Behlau et al., 1996; Elliot, 1995; Fex, 1992) Behlau et al. (1996) sugeriram os seguintes exercícios a serem realizados no aquecimento vocal, com duração média de 15 minutos: Exercícios corporais de alongamento (geral, de ombros, cabeça e massagem facial). Exercícios vocais com sons nasais, vibrantes, hiperagudos, vocalizações com seqüência de vogais e exercícios articulatórios e jogos musicais. Exercícios para extensão vocal: sons de freqüências médias para as agudas e depois para as graves; sons de freqüências graves para as agudas; sons de freqüências agudas

3 para as graves; sons ondulatórios em freqüências agudas ou graves; glissandos ascendentes em forma espiral. Exercícios para controle da intensidade: com sons nasais, vibrantes e vocalizações: aumentar e diminuir lentamente a intensidade; iniciar com intensidade fraca e ir aumentando/diminuindo, sem variar a freqüência. 4. Desaquecimento Vocal: Objetivo principal fazer que o indivíduo retorne ao ajuste fonoarticulatório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada dos ajustes do canto, ou utilização profissional. - Os mesmos autores preconizaram um programa mínimo de desaquecimento: Relaxamento facial pela técnica do bocejo. Rotação de cabeça com vogais escuras. Sons nasais e/ou vibrantes com glissandos descendentes. Voz salmodiada. Fala espontânea (discriminando os ajustes fonatórios da fala e canto). Alguns autores sugerem 5 minutos de silêncio para o desaquecimento vocal. Segundo os autores, a aplicação destes programas em diversos grupos corais levou à melhora em: percepção auditiva, consciência vocal, afinação, projeção e homogeneidade do som. Exercícios utilizados para o treinamento vocal: 1. Método Corporal: Baseado em técnicas que envolvem movimentos corporais globais ou no esqueleto laríngeo. A produção vocal equilibrada pode ser adquirida através de movimentos corporais que visam mudanças posturais equilíbrio voz e corpo. Vantagem do Método: possibilidade de desenvolver uma conscientização corporal, cinesiológica e sua relação com a produção vocal.

4 a. Técnica de movimentos corporais com sons facilitadores O indivíduo desenvolve a possibilidade de uma expressão corporal associada a uma voz equilibrada. As técnicas auxiliam a identificar estados de hipercontração indesejáveis, aumentando sua consciência corporal e antecedendo os exercícios de aquecimento vocal. Procedimento Básico: Movimentações amplas do corpo associadas a sons facilitadores (sons vibrantes, nasais e vogais bocejadas): - Movimente o corpo (rotação de ombros e mudanças na posição de cabeça sim, não, talvez ) e associe aos sons facilitadores; - Emissão de vogais Bocejadas. b. Técnica de Massagem na Cintura Escapular Procedimentos Básicos: Movimentos de toque, pressionamento, estiramento e massagem na musculatura cervical, nas costas e ombros; Massageadores elétricos, calor úmido ou bolsas térmicas nas regiões acima mencionadas podem contribuir para redução da hipertonicidade. 2. Método de Órgãos Fonoarticulatórios: Associação de movimentos dos órgãos fonoarticulatórios à produção da voz. *Órgãos Fonoarticulatórios participam das funções estomatognáticas: sucção, mastigação, deglutição, respiração e fonação) Os exercícios com sons facilitadores envolvem a participação de lábios, língua, bochechas, mandíbula, faringe e laringe.

5 Técnica de Deslocamento Lingual: a) Procedimento Básico: Posteriorização (aproveitamento da cavidade oral), anteriorização (liberação da faringe) e exteriorização da língua. b) Técnica do Bocejo-Suspiro: Originou-se do treinamento vocal para o canto lírico. O bocejo e o suspiro são capazes de liberar a constrição vocal. Procedimento Básico: Inspirar profundamente e imitar um bocejo, com língua baixa e anteriorizada, sonorizando-o com uma vogal aberta, aproveitar principalmente os bocejos naturais. a) Técnica de Rotação de Língua no Vestíbulo: Associada ou seguida de emissão vocal, é empregada para reduzir as constrições do trato vocal, reposicionar a língua e a laringe e ampliar a faringe, aumentando a ressonância oral. Procedimento Básico: Rotação de língua no vestíbulo bucal, lentamente, com os lábios unidos, 2X em cada sentido, aumentando o número de rotações a cada série, associada à emissão do som nasal m, prolongado, juntar saliva e deglutí-la. Inspirar profundamente e emitir vogais bocejadas. b) Técnica Mastigatória: Método considerado um poderoso recurso para o equilíbrio da produção da voz, modificando a qualidade vocal. Procedimento Básico: Mastigar ativamente, com a boca aberta e movimentos amplos dos lábios, mandíbula, língua e das bochechas, emitindo-se uma grande variedade de sons. * Importante: limitação na abertura de boca ATM.

6 Método de Sons Facilitadores Emprega uma série de sons selecionados, também chamados de facilitadores da emissão (Behlau & Pontes, 1990), para se obter uma produção vocal mais equilibrada. 1. Técnica de Sons Nasais (Colocação da Voz na Máscara): Suavizadores da emissão. a) Procedimento Básico: Emissão dos sons m com a boca fechada, n ou nh contínuos, sustentados, modulados ou em escalas. b) Aquecimento Vocal: variações: Mini-mini-mi, alternando vogais, Hum Manom, Bananénaminaná Bananénaminaná / Banané/ Banané / Bananenaminaná. 2. Técnica dos Sons Vibrantes (Técnica de Vibração): Impacto imediato: maior facilidade à emissão, produção mais estável e com componente harmônico mais rico. Mobiliza a mucosa das PPVV. a) Procedimento Básico: Emissão sonora com vibração continuada de língua ( rrr..., trrr... ) ou de lábios ( brrr... ). Método de Competência Fonatória Competência Fonatória é a condição essencial para uma boa voz - Correspondência entre a adequação das PPVV à frequência e intensidade. As técnicas estimulam a coaptação das PPVV. a) Técnica de Escalas Musicais: O uso das escalas com sons facilitadores induz o alongamento e encurtamento das Pregas Vocais (PPVV). Procedimento Básico: Emissão vocal em escalas, glissandos ascendentes e descendentes, vocalizes, associada aos sons facilitadores. *Embora o objetivo não seja afinação, as escalas ajudam o cantor a parear os tons produzidos.

7 b) Técnica de Firmeza Glótica: Estimula-se a ressonância e propicia uma melhor coaptação glótica. Mecanismo: Ressonância retroflexa: com o trato vocal semi-ocluído, há uma expansão de toda a área do trato e como a produção glótica continua ativada, ocorre uma estabilização. Além disso, aumento da pressão interna favorece a percepção do diafragma, parede abdominal e da laringe. Procedimento Básico: ocluir quase totalmente a boca com a palma da mão sobre os lábios entreabertos, enquanto se produz uma emissão semelhante à de um u ou v grave, mantendo a língua relaxada e em posição baixa na boca, repetindo a emissão por, pelo menos, 5X. (Evitar inflar as bochechas) Variação: canudinho.

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL. Roteiro- aula 1. Teoria. Prática

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL. Roteiro- aula 1. Teoria. Prática Programa de Educação Corporativa CURSO SAÚDE VOCAL Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL 1. Produção da voz, parâmetros vocal, relação corpovoz, treinamento vocal: método corporal e gargarejo 2. Desenvolvimento

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

A CONSCIÊNCIA VOCAL (POSTURA, RESPIRAÇÃO, APARELHO FONADOR, EDUCAÇÃO VOCAL, ETC.)

A CONSCIÊNCIA VOCAL (POSTURA, RESPIRAÇÃO, APARELHO FONADOR, EDUCAÇÃO VOCAL, ETC.) A CONSCIÊNCIA VOCAL (POSTURA, RESPIRAÇÃO, APARELHO FONADOR, EDUCAÇÃO VOCAL, ETC.) Jayme Amatnecks A voz é um instrumento vivo. Através de exercícios e da prática regular de aulas de canto, você poderá

Leia mais

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Planificação Anual da Disciplina de Voz 10º ano Curso Técnico Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano Letivo

Leia mais

Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman

Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman Apresentação: Cinthia Procópio (3º ano) Brenda Catalani (2º ano) Orientação: Fga. Thais Saters Participações: Prof. Dr. Adriano Yacubian Fernandes

Leia mais

Introdução. Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo Universidade Federal da Bahia

Introdução. Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo Universidade Federal da Bahia Aplicações de Técnicas e Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Individual e Coletivo: um relato de experiência sobre as práticas profissionais em múltiplos espaços musicais Acenísia Rodrigues

Leia mais

Renata D Arc Scarpel AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL NO CANTO

Renata D Arc Scarpel AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL NO CANTO Renata D Arc Scarpel AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL NO CANTO Monografia apresentada ao CEFAC-CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA para a obtenção do título de ESPECIALISTA EM VOZ para

Leia mais

Canto Popular: prática e aperfeiçoamento Renato Frossard

Canto Popular: prática e aperfeiçoamento Renato Frossard Canto Popular: prática e aperfeiçoamento Renato Frossard A prática do canto popular tem mostrado grande florescimento na atualidade, tem se desenvolvido e alcançado todos os níveis culturais e sociais.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Anatomia

ESTUDO DIRIGIDO. Anatomia ESTUDO DIRIGIDO Anatomia 1) Quais são as funções estomatognáticas? 2) Quais são as funções da mastigação? 3) Quais são os músculos da mastigação? 4) Quais são os músculos elevadores da mandíbula? 5) Quais

Leia mais

Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR)

Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR) Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR) Módulo1- Oficina de Propriocepção Suporte Teórico: (1h 30min) 1. Conceitos básicos sobre anatomia e fisiologia do aparelho fonador,

Leia mais

1 DEFERIDO 1 INDEFERIDO São Luís, 29 de fevereiro de 2008. O assunto Fissura Lábio-Palatina: avaliação, não estava previsto no edital. [...

1 DEFERIDO 1 INDEFERIDO São Luís, 29 de fevereiro de 2008. O assunto Fissura Lábio-Palatina: avaliação, não estava previsto no edital. [... QUESTÃO: 39 O assunto Fissura Lábio-Palatina: avaliação, não estava previsto no edital. O sistema de ressonância é considerado como o conjunto de elementos do aparelho fonador que moldam e projetam o som

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Residência Saúde 2014 NÍVEL SUPERIOR. Fonoaudiologia

PADRÃO DE RESPOSTA. Residência Saúde 2014 NÍVEL SUPERIOR. Fonoaudiologia PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2014 NÍVEL SUPERIOR Fonoaudiologia QUESTÃO 1 (12 pontos) a) (6 pontos) Estimulação da sucção não nutritiva (digital ou com chupeta) propicia maior estabilidade; os movimentos

Leia mais

CROMATISMO NA HARMÔNICA DIATÔNICA

CROMATISMO NA HARMÔNICA DIATÔNICA CROMATISMO NA HARMÔNICA DIATÔNICA Andar com apenas uma harmônica e tocar com todo mundo, em vários sons e tons, é certamente uma imagem bem tradicional do imaginário popular sobre a figura do gaitista.

Leia mais

INTERVENÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA DOENÇA DE PARKINSON. Prof. Dr. Celso Luiz G. dos Santos Jr.

INTERVENÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA DOENÇA DE PARKINSON. Prof. Dr. Celso Luiz G. dos Santos Jr. INTERVENÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA DOENÇA DE PARKINSON Prof. Dr. Celso Luiz G. dos Santos Jr. Coral da APPP A voz é o espelho da personalidade, e a senescência poderá ofuscar a imagem refletida. (GREENE,1989)

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Projeto de Atualização Pedagógica - PAP

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Projeto de Atualização Pedagógica - PAP Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Recursos Humanos Projeto de Atualização Pedagógica - PAP Bem Estar Vocal Profa. Dra. Lourdes Bernadete Rocha de Souza

Leia mais

Músculos da Mastigação

Músculos da Mastigação Músculos da Mastigação São consideradas funções estomatognáticas a sucção, mastigação, deglutição, respiração e a fala. Comportamento normal na sucção de neonatos 1. Vedamento labial; 2. Contração do

Leia mais

O APARELHO FONADOR. Um conjunto de órgãos e sistemas que são responsáveis pelo meio de comunicação mais evoluída no ser humano, A FALA.

O APARELHO FONADOR. Um conjunto de órgãos e sistemas que são responsáveis pelo meio de comunicação mais evoluída no ser humano, A FALA. O APARELHO FONADOR Um conjunto de órgãos e sistemas que são responsáveis pelo meio de comunicação mais evoluída no ser humano, A FALA. A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria

Leia mais

Provoz Associação Artística e Cultural dos Profissionais da Voz. Prof.ª Dr.ª Ana Mendes Saúde Vocal

Provoz Associação Artística e Cultural dos Profissionais da Voz. Prof.ª Dr.ª Ana Mendes Saúde Vocal Prof.ª Dr.ª Ana Mendes - 2015 Saúde Vocal A voz é um pilar da comunicação humana decorrente da atividade neuromuscular e forças aerodinâmicas e é influenciada pela combinação de factores genéticos, linguísticos,

Leia mais

Temas: A Voz e o Ouvido Humanos

Temas: A Voz e o Ouvido Humanos Biofísica Aulas Teóricas (20 de Maio de 2010) Temas: A Voz e o Ouvido Humanos A voz humana Definição No seu sentido mais restrito a voz corresponde aos sons produzidos pela vibração das cordas vocais.

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

Pilates e Treinamento Funcional no Tratamento da Cervicalgia

Pilates e Treinamento Funcional no Tratamento da Cervicalgia Pilates e Treinamento Funcional no Tratamento da Cervicalgia Trapézio Vilões Visíveis Masseter Esternocleiodomastoideo Escalenos Cintura Escapular Fáscia Craniana Globo Ocular Peitoral Menor Quadrado

Leia mais

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho Voz Patologia da Voz Doença Profissional Locais de trabalho saudáveis O que é a voz A voz é o som produzido pela vibração das cordas vocais, na laringe, pelo

Leia mais

Chapel Language Roundtable is a way to bring together IB language teachers from different parts of the country to discuss the new IB program after

Chapel Language Roundtable is a way to bring together IB language teachers from different parts of the country to discuss the new IB program after 2014 Chapel Language Roundtable is a way to bring together IB language teachers from different parts of the country to discuss the new IB program after one year of the new courses. The event was designed

Leia mais

VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO??

VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO?? UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO?? Apresentação: Caroline Pascon (2º ano) Daniele Istile (3º ano) Bárbara Camilo (4ºano) Orientação: Fga. Janine Ramos (Mestranda) Profaª

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2013

PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2013 PADRÃO DE RESPOSTA Residência Saúde 2013 NÍVEL SUPERIOR Fonoaudiologia QUESTÃO 1 (11 pontos) a) (3 pontos) Estabilidade clínica do RN. Condições respiratórias. Avaliação comportamental. Tônus global. b)

Leia mais

TERMINOLOGIA DE RECURSOS VOCAIS SOB O PONTO DE VISTA DE FONOAUDIÓLOGOS E PREPARADORES VOCAIS

TERMINOLOGIA DE RECURSOS VOCAIS SOB O PONTO DE VISTA DE FONOAUDIÓLOGOS E PREPARADORES VOCAIS TERMINOLOGIA DE RECURSOS VOCAIS SOB O PONTO DE VISTA DE FONOAUDIÓLOGOS E PREPARADORES VOCAIS Palavras Chave: Voz, Terminologia, Recursos Vocais. INTRODUÇÃO: Os avanços nos métodos de avaliação da voz mudaram

Leia mais

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Seminário Interdisciplinar Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Apresentadores: Dr. Paulo Zupelari Gonçalves (Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial) Franciele Fumagali (4º ano

Leia mais

crescimento corporal mais acentuado nos rapazes. FONOAUDIÓLOGO

crescimento corporal mais acentuado nos rapazes. FONOAUDIÓLOGO FONOAUDIÓLOGO 21. (CONCURSO MAURITI/2018) Marque (V) para a alternativa verdadeira e (F) para a alternativa falsa, em seguida marque a alternativa ( ) devo procurar um especialista somente em caso de alteração

Leia mais

Aquecimento e desaquecimento vocais: revisão sistemática

Aquecimento e desaquecimento vocais: revisão sistemática doi: 10.1590/1982-0216201618617215 Artigos de revisão Aquecimento e desaquecimento vocais: revisão sistemática Vocal warm-up and cool-down: systematic review Vanessa Veis Ribeiro (1) Letícia Fernandez

Leia mais

Título: Perfil de Extensão vocal em cantores com e sem queixas de voz

Título: Perfil de Extensão vocal em cantores com e sem queixas de voz Título: Perfil de Extensão vocal em cantores com e sem queixas de voz Autores: EDYANNE MYRTS TAVARES LINO DOS SANTOS, JONIA ALVES LUCENA, ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO, ZULINA SOUZA DE LIRA, ADRIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

Reabilitação Fonoaudiológica na Doença de Parkinson

Reabilitação Fonoaudiológica na Doença de Parkinson Reabilitação Fonoaudiológica na Doença de Parkinson Facilitadoras: Giovana Jaime Alves Fernanda Sahium Duarte A Doença de Parkinson é caracterizada por uma anormalidade neuroquímica em áreas encefálicas

Leia mais

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO Sumário INTRODUÇÃO... 2 RESPIRAÇÃO... 3 EXERCÍCIOS... 7 CONCLUSÃO... 11 BIBLIOGRAFIA... 12 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

Os benefícios do canto coral para a voz do idoso

Os benefícios do canto coral para a voz do idoso Os benefícios do canto coral para a voz do idoso Envelhecer é um processo natural e progressivo que afeta todos os sistemas, estrutural e funcionalmente, comprometendo inclusive a voz. Presbifonia A presbifonia

Leia mais

Guia de. Saúde Vocal. O seu companheiro de trabalho!

Guia de. Saúde Vocal. O seu companheiro de trabalho! Guia de Saúde Vocal O seu companheiro de trabalho! Elaboração/Arte: Joseilma de Azevedo Garrido Impressão: Gráfica Universitária É com imensa satisfação que o Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de

Leia mais

Sucção e Mastigação. Maria José Alves da Rocha

Sucção e Mastigação. Maria José Alves da Rocha Sucção e Mastigação Maria José Alves da Rocha mjrocha@forp.usp.br Evolução ontogênica da sucção e mastigação Etapas da sucção Importância da sucção Importância da mastigação Reflexo do mento ou monossináptico

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE FONOAUDIOLOGIA

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE FONOAUDIOLOGIA Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

RPG. Reeducação Postural Global

RPG. Reeducação Postural Global RPG Reeducação Postural Global Criador do Método Philippe Emanuel Souchard Físico/Fisioterapeuta Criado em 1980 O que é a RPG? Micro e macro-ajustamento do sistema músculo-esquelético em decoaptação,detorção,

Leia mais

fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO

fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO 1. Fonéticas 2. Fonética vs. Fonologia 3. Aparelho fonador 4. Lugar de articulação 5. Modo de articulação CONTEÚDO O que estuda a Fonética? 1. FONÉTICAS 1.

Leia mais

Discentes: Michele Dias Hayssi Haduo (4º ano) Chrishinau Thays de Sales Silva (3º ano) Carolina Luiz Ferreira da Silva (4º ano) Ana Carolina Gagliani

Discentes: Michele Dias Hayssi Haduo (4º ano) Chrishinau Thays de Sales Silva (3º ano) Carolina Luiz Ferreira da Silva (4º ano) Ana Carolina Gagliani Discentes: Michele Dias Hayssi Haduo (4º ano) Chrishinau Thays de Sales Silva (3º ano) Carolina Luiz Ferreira da Silva (4º ano) Ana Carolina Gagliani (4º ano) Orientador: Jhonatan da Silva Vitor Docente:

Leia mais

Workshop Aspectos vocais do professor como recurso didático Dra. Marcia Menezes (Plenavox)

Workshop Aspectos vocais do professor como recurso didático Dra. Marcia Menezes (Plenavox) Workshop Aspectos vocais do professor como recurso didático Dra. Marcia Menezes (Plenavox) Generous support has been provided by our Platinum Sponsors: VOZ COMUNICA ANTES DAS PALAVRAS 1 VOZ COMUNICA ANTES

Leia mais

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Fonoaudiologia. 1-Quais as fazes da deglutição:

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Fonoaudiologia. 1-Quais as fazes da deglutição: 1-Quais as fazes da deglutição: Estágio - Santa Cassa de Maceió - 2018 a) Preparatória, oral e nasal; b) Preparatória, oral, faríngea e esofágica; c) Oral, faríngea e laríngea; d) Faríngea, oral e natural;

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

Diagnóstico Diferencial

Diagnóstico Diferencial Diagnóstico Diferencial M.Sc. Profª Fgª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Docente do Mestrado

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

Voz: Atuação do Fonoaudiólogo e do Preparador Vocal

Voz: Atuação do Fonoaudiólogo e do Preparador Vocal Voz: Atuação do Fonoaudiólogo e do Preparador Vocal Apresentação: Millena Vieira (Fonoaudióloga) Joel Pinheiro (Preparador Vocal) Bárbara Camilo (3ºano) Daniele Istile (2º ano) Orientação: Profª Drª Kelly

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Bernardo Augusto. Fonética e Fonologia

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Bernardo Augusto. Fonética e Fonologia LÍNGUA PORTUGUESA Professor Bernardo Augusto Fonética e Fonologia Fonética articulatória é um dos principais ramos da FONÉTICA, que é a ciência responsável pelo estudo dos sons utilizados na linguagem

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA CANTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO- CANTO CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA CANTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO- CANTO CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA CANTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO- CANTO CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL ANO LETIVO 2017-2018 PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA 1- INTRODUÇÃO: A prática vocal desenvolvida no Conservatório

Leia mais

(21) PI A2. (51) lnt.ci.: A61C 7/00. (22) Data de Depósito: 25/10/2011 (43) Data da Publicação: 01/04/2014 (RPI 2256)

(21) PI A2. (51) lnt.ci.: A61C 7/00. (22) Data de Depósito: 25/10/2011 (43) Data da Publicação: 01/04/2014 (RPI 2256) República Federativa do Brasil Mmistúrio lnst1!u!o (21) PI 1106508-7 A2 (22) Data de Depósito: 25/10/2011 (43) Data da Publicação: 01/04/2014 (RPI 2256) * B R P I 1 1 O 6 5 O 8 A 2 * (51) lnt.ci.: A61C

Leia mais

O ser Humano e o Ecossistema

O ser Humano e o Ecossistema SISTEMA SENSORIAL O ser Humano e o Ecossistema Assistir a prática esportiva Ouvir o canto de um pássaro Sentir o vento no rosto Sabor de uma fruta gostosa Sentir o perfume de uma flor Isso ocorre graças

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

Exercícios para a coluna PROF. ALEXANDRE TANAKA

Exercícios para a coluna PROF. ALEXANDRE TANAKA Exercícios para a coluna PROF. ALEXANDRE TANAKA Exercícios para a coluna Orientações importantes: Modo de dormir Posição sentada (trabalho, carro, TV, etc) Modo de levantar e deitar da cama Em pé por tempo

Leia mais

Fonética. Primeira semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia

Fonética. Primeira semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Primeira semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Fonética A fonética é a ciência que apresenta os métodos para a descrição,

Leia mais

ANOMALIAS DENTOFACIAIS

ANOMALIAS DENTOFACIAIS ANOMALIAS DENTOFACIAIS Protocolo Dificulda e/ou inaquação da respiração Faz-se necessário o RX seios da face, para uma melhor avaliação e planejamento terapêutico, pondo observar se a obstrução nasal,

Leia mais

FONOAUDIOLOGIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO

FONOAUDIOLOGIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO Hospital Universitário FONOAUDIOLOGIA PARTE I: Múltipla Escolha Hospital Universitário 01 São

Leia mais

CONDUTAS E REABILITAÇÃO NA DISFAGIA OROFARÍNGEA. Priscila Watson Ribeiro Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB

CONDUTAS E REABILITAÇÃO NA DISFAGIA OROFARÍNGEA. Priscila Watson Ribeiro Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB CONDUTAS E REABILITAÇÃO NA DISFAGIA OROFARÍNGEA Priscila Watson Ribeiro Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB Informações importantes - Qual a patologia/ diagnóstico médico - Manifestações observadas na avaliação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina MUS4563T1 - Fisiologia da Voz

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina MUS4563T1 - Fisiologia da Voz Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina MUS4563T1 - Fisiologia da Voz Docente(s) Wladimir Farto Contesini de Mattos Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Música Créditos 4 60

Leia mais

Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA. FONOAUDIÓLOGA CRFa

Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA. FONOAUDIÓLOGA CRFa Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFa. 2-556 Sobre a autora DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFa. 2-5567 É a idealizadora

Leia mais

CAMPANHA DA VOZ 2011

CAMPANHA DA VOZ 2011 CAMPANHA DA VOZ 2011 Professora Luciana Vianello No dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Este dia foi criado para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde vocal e prevenir

Leia mais

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio. Roteiro- aula 2. Desenvolvimento da voz. Teoria. Prática

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio. Roteiro- aula 2. Desenvolvimento da voz. Teoria. Prática Programa de Educação Corporativa CURSO SAÚDE VOCAL Material de Apoio Roteiro- aula 2 Teoria 1. Desenvolvimento da voz: evolução da voz do neonato ao senescente 2. Psicodinâmica vocal: impacto psicológico

Leia mais

SONS E GESTOS LIBERTADORES DE TENSÕES

SONS E GESTOS LIBERTADORES DE TENSÕES SONS E GESTOS LIBERTADORES DE TENSÕES Maria José Barroso Gomes Naira Filipo 1 Na hipótese deste trabalho, o som está entrelaçado ao gesto, isto quer dizer o som e o gesto unidos estabelece uma harmonia

Leia mais

Anatomia do Sistema Disgestório

Anatomia do Sistema Disgestório Universidade Federal do Espirito Santo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas Laboratório de Oncologia Clínica e Experimental Anatomia do Sistema Disgestório Vitória 2018 Funções Processamento

Leia mais

Efeito da Oscilação Oral de Alta Frequência Sonorizada na voz e na propriocepção de disfônicos

Efeito da Oscilação Oral de Alta Frequência Sonorizada na voz e na propriocepção de disfônicos Efeito da Oscilação Oral de Alta Frequência Sonorizada na voz e na propriocepção de disfônicos Beatriz Dantas Marotti, Larissa Thaís Donalonso Siqueira, Thaís Saters, Alcione Ghedini Brasolotto, Kelly

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL

PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL ABCZ 2015 1 Profissionais da voz falada que realizam vendas públicas a quem oferece maior lance. Sua voz provoca a reação do público, buscando uma resposta imediata, que é o arremate

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 00_PROForma_18/21 (DREAçores/AAFC/000/2019) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 25 horas Unidades de Crédito: 1 unidade (de acordo com o artigo 231.º do EPDRAA)

Leia mais

Características acústicas das vogais e consoantes

Características acústicas das vogais e consoantes Características acústicas das vogais e consoantes APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com http://fonologia.org/acustica.php Fonética acústica A Fonética acústica é um ramo da Fonética

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA A PESSOA COM DIFICULDADES NA DEGLUTIÇÃO

GUIA PRÁTICO PARA A PESSOA COM DIFICULDADES NA DEGLUTIÇÃO HOSPITAL DE SANTA MARIA Internamento de Neurologia 2014 Como funciona a deglutição (engolir)? Engolir parece simples, mas é na verdade um processo complexo. É um esforço conjunto dos: - Lábios (fecham

Leia mais

Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas

Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas -8h Recepção -8h Café e Música no salão -8h30 Comentário do 4º Encontro -8h35 Vídeo para análise -8h50 - Mensagem inicial -8h55 Prece de abertura TURMA AGOSTO/2018

Leia mais

Uma abordagem fonética e acústica da técnica vocal

Uma abordagem fonética e acústica da técnica vocal - Uma abordagem fonética e acústica da técnica vocal COMUNICAÇÃO Marcos Sfredo Universidade de Brasília - marcos.sfredo@gmail.com Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem da técnica

Leia mais

GABARITO PROCESSO

GABARITO PROCESSO DATA / /. Telefone: ( ) ( ) NOME COMPLETO: GABARITO PROCESSO 001-2018 Instruções de preenchimento do gabarito Você recebeu um cartão de resposta, contendo 20 questões objetivas. Leia atentamente as questões

Leia mais

Fisioterapia e Fonoaudiologia no uso da TENS

Fisioterapia e Fonoaudiologia no uso da TENS Fisioterapia e Fonoaudiologia no uso da TENS Apresentação: Bárbara Camilo, Francine Ramos, Idvaldo Favaretto (Fisioterapia) Orientadora: Fga. Larissa Siqueira (Mestranda) Local: Anfiteatro da Biblioteca

Leia mais

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas TURMA AGOSTO/2018

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas TURMA AGOSTO/2018 Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Sejam Bem-vindos! -7h50min Recepção -8h café e Música no salão -8h30 Revisão do 1º Encontro -8h40 Visualização -8h50 - Mensagem inicial - 8h55 Prece de abertura

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Basicamente a respiração é a absorção pelo organismo de oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante do

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

P7 Ondas estacionárias, ressonância e produção da voz. Ficha resolvida

P7 Ondas estacionárias, ressonância e produção da voz. Ficha resolvida P7 Ondas estacionárias, ressonância e produção da voz Ficha resolvida 1. Numa onda estacionária numa coluna fechada numa das extremidades a) O número de nodos é sempre inferior ao número de antinodos b)

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO AUDITIVA E ANÁLISE ACÚSTICA DA EMISSÃO Y-BUZZ DE LESSAC COMPARADA À EMISSÃO HABITUAL ESTUDO COM ATORES Autora: Viviane M.O. Barrichelo O

IDENTIFICAÇÃO AUDITIVA E ANÁLISE ACÚSTICA DA EMISSÃO Y-BUZZ DE LESSAC COMPARADA À EMISSÃO HABITUAL ESTUDO COM ATORES Autora: Viviane M.O. Barrichelo O O COMPORTAMENTO VOCAL DIANTE DO EFEITO LOMBARD EM MULHERES COM DISFONIA FUNCIONAL Autora: Marina Carpintéro Lauer Orientadora: Dra.Mara Behlau Co-orientadora: Ms. Ana Lúcia Spina Ano: 2006 Resumo: Avaliar

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Mucopolissacaridose Alterações Morfofuncionais Faciais

Mucopolissacaridose Alterações Morfofuncionais Faciais Mucopolissacaridose Alterações Morfofuncionais Faciais Profª.: Viviane Marques Alunas: Évellyn Beatriz Isabella Gomes Jaqueline de Brito Kelly Alfaia Thamyres Almeida O que é Mucopolissacaridose? Glicosaminoglicanos

Leia mais

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações em diversos aspectos. Este processo é determinado por vários fatores

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações em diversos aspectos. Este processo é determinado por vários fatores Presbifonia M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Chefe da Equipe de Fonoaudiologia do Hospital

Leia mais

OBJETIVO PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

OBJETIVO PRINCIPAIS BENEFÍCIOS OBJETIVO Proporcionar que os participantes desenvolvam a capacidade de usar a voz, a fala, a linguagem e o corpo a favor de uma atitude comunicativa eficiente expressiva para todas as situações de comunicação

Leia mais

mecanismo humano de produção de fala mecanismo humano de produção de fala AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13

mecanismo humano de produção de fala mecanismo humano de produção de fala AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13 AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13 ajf@fe.up.pt.:31:. mecanismo humano de produção de fala AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13 ajf@fe.up.pt.:32:. modo de articulação fluxo periódico de ar por vibração das pregas vocais sons

Leia mais

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA OBJETIVOS: Aumentar a mobilidade torácica Melhorar a mecânica respirátoria Reduzir o gasto energético da respiração Prevenir

Leia mais

Correto

Correto Aula MBGR parte II Correto Trespasse vertical e horizontal Trespasse vertical ou sobremordida ou overbite = Considerado normal quando o incisivo superior recobre até 3 mm do incisivo inferior. Acima

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica GRUPOS DE VIVÊNCIA DE VOZ COM PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO

15 Congresso de Iniciação Científica GRUPOS DE VIVÊNCIA DE VOZ COM PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO 15 Congresso de Iniciação Científica GRUPOS DE VIVÊNCIA DE VOZ COM PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO Autor(es) JULIANA ALBANO FERNANDES Orientador(es) Regina Zanella Penteado, Kelly Cristina Alves

Leia mais

A técnica vocal como um fator propiciador de conhecimento e interação social

A técnica vocal como um fator propiciador de conhecimento e interação social https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018 A técnica vocal como um fator propiciador de conhecimento e interação social Amanda Michells Rocha Amandamichells19@gmail.com Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNICAMP - CAMPUS CAMPINAS

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNICAMP - CAMPUS CAMPINAS PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: Treino de força muscular expiratória em indivíduos com Doença de Parkinson: efeitos na voz e deglutição Pesquisador: Ana

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

Medicamentos e voz: será que existe relação?

Medicamentos e voz: será que existe relação? Medicamentos e voz: será que existe relação? Apresentação: Gabriele de Luccas; Maria Gabriela Cavalheiro Orientação: Carla Xavier (Consultora Vocal) Convidados: PET Farmácia da Unifal-MG; Sandra Marchesano

Leia mais

É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO

É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório contem os tubos que transportam o ar do meio externo aos

Leia mais

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org Orientações e Práticas Fonoaudiológicas 3º Encontro htpp://palestrantesdf.org Ana Paula d Aquino Carina C.B. Pinheiro Fonoaudiólogas Resumo O Padrão Respiratório pode variar quanto: região: superior/inferior/mista

Leia mais

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário).

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário). CURSOS DE MÚSICA DO SESC (2º Semestre) MODALIDADE INICIANTE 1) VIOLÃO POPULAR Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório

Leia mais

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Sejam Bem-vindos! -8h Recepção -8h10 café e Música no salão -8h30 Comentário do 2º Encontro -8h40 Video -8h50 - Mensagem inicial - 8h55 Prece de abertura TURMA

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE POSTURAÇÃO DA VOZ ATRAVÉS DO CORPO FERLUCIANA GONÇALVES DOS SANTOS ORIENTADOR:

Leia mais

Sistema Estomatognático

Sistema Estomatognático Sistema Estomatognático Profª Viviane Marques @vivianemarquesfono @fonovim www.fonovim.com.br Acervo pessoal: Viviane Marques Exibição das fotos autorizadas pelo responsável. Conceito da formação de

Leia mais

Nome: F.F.D. Data de nascimento:20/04/2000. Idade : 12 anos e 11 meses. Encaminhado por: Clínica de Linguagem Escrita em 2011.

Nome: F.F.D. Data de nascimento:20/04/2000. Idade : 12 anos e 11 meses. Encaminhado por: Clínica de Linguagem Escrita em 2011. Nome: F.F.D. Data de nascimento:20/04/2000 Idade : 12 anos e 11 meses Encaminhado por: Clínica de Linguagem Escrita em 2011. Síndrome de Silver Russel Herança Autossômica Dominante ou Recessiva Múltiplas

Leia mais