Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental Projeto Educação Ambiental em Movimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental Projeto Educação Ambiental em Movimento"

Transcrição

1

2 Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental Projeto Educação Ambiental em Movimento O projeto Educação Ambiental em Movimento compõe-se de diferentes atividades como trilhas educativas, visitas orientadas, oficinas, palestras e cursos que se destinam a diferentes públicos. O principal objetivo desse projeto é fomentar a mudança de hábitos e a prática educativa ambiental, tal como a sua reprodução por meio da vivência tornando-se assim um reeditor das informações nos seus espaços de convivência. Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre cada atividade oferecida pelo projeto. PALESTRAS OFICINAS TRILHAS/VISITAS ORIENTADAS Preservação da Biodiversidade; Impactos Ambientais; Legislação Ambiental; Árvore Amiga; Poluição Sonora; Água, lixo e esgoto; Meio Ambiente e saúde; Mudança de Hábitos; Poluição Atmosférica; Sensibilização Ambiental; Agenda 21; Aquecimento Global; Bioética; Controle Ambiental a pragas; Economia doméstica de energia; Pegada Ecológica; Dengue; Agro-ecológica; Aquecedor solar de baixo custo; Brinquedos e brincadeiras; Cestaria em jornal; Construindo jogos pedagógicos; Dinâmicas na Educação Ambiental; Dos Sentidos; Mãos que embelezam Betim; Papel reciclado; Trilha do lixo úmido Aterro Sanitário; Trilha do Olhar Ambiental; Trilha do Parque Engenheiro Felisberto Neves; Trilha Urbana Trilha Várzea das Flores; Visita à Petrobrás; Visita à Copasa; Visita à Fazenda Vale Verde; Visita ao Salão do Encontro;

3 Tema: Palestra Preservação da Biodiversidade Ementa: Promove uma reflexão sobre o direito à sobrevivência inerente a todos os grupos de seres vivos, bem como a necessidade da manutenção da biodiversidade para a manutenção da qualidade de vida das pessoas no Planeta (Conceito, importância,caracterização e preservação) Duração: 4 horas Preservação da Biodiversidade Público Alvo: Alunos dos anos finais do ensino fundamental, professores e pessoas interessadas no assunto.

4 Tema: Palestra Impactos Ambientais Ementa: A palestra visa mostrar que os impactos ambientais provocados pelo choque da relação do homem com o meio ambiente surgiram a partir da evolução humana. E que essa relação tem interferido nos vários ecossistemas naturais, e com essa interferência tem prejudicado o próprio homem, quando não é feita de maneira correta. Duração: 3 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade. Impactos Ambientais

5 Legislação Ambiental Tema: Palestra Legislação Ambiental Ementa: Tem como objetivo informar e esclarecer sobre a legislação ambiental frente aos problemas causados no entorno da cidade devido aos maus hábitos costumeiros das pessoas. (Penalidades previstas e aplicáveis; Cuidados ambientais; Leis de Crimes Ambientais - fauna e flora e tráfico de animais silvestres). Duração: 2 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

6 Árvore Amiga Tema: Palestra Árvore Amiga Ementa: A palestra visa sensibilizar e informar crianças sobre a importância de preservar as árvores plantadas em locais públicos e não públicos. Apresenta o conceito de árvore. As diferentes partes que formam as árvores e suas respectivas funções, além dos diferentes usos das árvores e sua importância ecológica e estética. Duração: 1 hora Público Alvo: Crianças do ensino fundamental.

7 Tema: Palestra Água, Lixo e Esgoto. Ementa: Traz informações e esclarecimentos sobre estes temas, de vital importância em freqüência no dia-a-dia das áreas urbanas. Há de se abordar o consumo, a poluição da água e os impactos dos esgotos lançados nos cursos d água e as vias públicas; caracterização dos tipos de lixo,o consumismo e o desperdício,tratamento inadequado do lixo e emissão de poluentes. Duração: 3 horas. Público Alvo: Diversificado. Água, Lixo e Esgoto

8 Poluição Sonora Tema: Palestra Poluição Sonora. Ementa: Orientar sobre leis ambientais referentes a poluição sonora e os problemas ocasionados por ela. Duração: 2 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

9 Tema: Palestra Pegada Ecológica. Ementa:Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente?. O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza. Pegada Ecológica nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Duração: 2 horas Pegada Ecológica Público Alvo: Alunos, professores, comunidade.

10 Tema: Palestra Meio Ambiente e Saúde Ementa: Tem por objetivo provocar uma reflexão sobre a necessidade de um meio ambiente preservado para termos uma vida saudável. O homem como um dos componentes da biota sofre as conseqüências dos desequilíbrios ambientais, através da contaminação do seu alimento, água, ar, solo, etc; ou do aumento do estresse causado pelo ruído, bem como, por perda do espaço de lazer. Duração: 4 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade. Meio Ambiente e Saúde

11 Controle Ambiental a Pragas Tema: Palestra Controle Ambiental a Pragas Ementa: Este tema descreve os problemas relacionados a pragas urbanas, listando suas causas e conseqüências e buscando atitudes que inviabilizam a proliferação delas evitando os impactos ambientais causados pelos venenos (tipos de pragas; pragas x meio ambiente; medidas preventivas). Duração: 4 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade. PRAGAS URBANAS!!!

12 Agenda 21 Tema: Palestra Agenda 21 Ementa: A palestra tem por objetivo instruir e capacitar os participantes a elaborar a Agenda 21 local, seja pessoal, de sua casa, da sua rua ou da sua escola. Duração: 3 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

13 Aquecimento Global Tema: Palestra Aquecimento Global. Ementa: Esta palestra traz informações e esclarecimentos sobre a interferência do homem nos solos e na atmosfera e alerta para as conseqüências destas alterações tais como: queimadas, desmatamento, emissão de poluentes, efeito estufa. Duração: 3 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

14 Tema:Palestra Mudança de Hábitos Ementa: Esta palestra faz um relato e uma discussão das mudanças de comportamento humano na história com o objetivo de promover mudanças no dia-a-dia das pessoas e entidades visando a sustentabilidade.( impactos ambientais provocados pelo homem, recursos naturais não renováveis, consumo X desperdício, dicas para redução de gastos); Duração: 4 horas Mudança de Hábitos Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

15 Sensibilização Ambiental Tema: Palestra Sensibilização Ambiental Ementa: Esta palestra tem por objetivo promover a sensibilização dos participantes para as questões ambientais. São mostradas e discutidas situações onde a emoção pretende tocar a sensibilidade de cada um convocando-os a serem parceiros nas ações de preservação. Duração: 2 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade. O QUE VOCE FARIA PARA MELHORAR O... MUNDO?

16 Bioética Tema: Palestra Bioética Ementa: Pretende-se explorar e explanar sobre o horizonte ético, no que tange seus aspectos relacionais e da ação. Busca subsidiar novos paradigmas e auxiliar na formação de opinião, como também refletir a cerca de nosso comportamento e conduta (Percepção ética do planeta, ética e vida, moral x ética). Duração: 4 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

17 Poluição Atmosférica Tema Palestra Poluição Atmosférica Ementa: A poluição atmosférica pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades afetando, ou podendo afetar a "saúde" das espécies animais As fontes de poluição atmosférica são inúmeras e inúmeras são também as formas de impedir ou de aliviar a poluição Duração: 2 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

18 Dengue Tema: Palestra Dengue Ementa: Tem como objetivo disseminar informações referentes a doença Dengue que hoje tem se transformado em pandemia e vem assolando cada vez mais a população brasileira Duração: 2 horas Público Alvo: Alunos de ensino infantil e fundamental.

19 Economia Doméstica de Energia Tema: Palestra Economia Doméstica de Energia Ementa: Visa informar e esclarecer as pessoas quanto as formas de uso e otimização de recursos de energia nos domicílios com o objetivo de reduzir o consumo e o desperdício de energia. Duração: 4 horas Público Alvo: Alunos de ensino médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

20 Oficina Agro - ecológica Tema: Oficina Agro ecológica Ementa: A oficina traz informações e práticas agrícolas com metodologias sustentável com o objetivo de capacitar pessoas para o preparo e produção de mudas, para os cuidados com pomares, jardins e conhecimentos genéricos sobre plantas e insumos agrícolas, voltados principalmente para as áreas urbanas Duração: 4 horas Público Alvo: Funcionários públicos e comunidade.

21 Oficina Papel Reciclado Tema: Oficina Papel Reciclado Ementa: Esta oficina é destinada ao estudo da utilização do papel e suas características de impacto ambiental. Tem como objetivo principal conhecer a história do e sua utilização através dos tempos, além de confecção de papel reciclado artesanal. Duração: 4 horas Público Alvo: Alunos de ensino fundamental e médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

22 Oficina de Aquecedor Solar de Baixo Custo Tema: Oficina Aquecedor Solar de Baixo Custo Ementa: Apresenta um modelo prático de produção de aquecedor solar de água com utilização de materiais de baixo custo, ao alcance da maioria das famílias de Betim. Tem como objetivo principal, otimizar o uso de energias e reduzir impactos d energias sustentáveis. Duração: 4 horas Público Alvo: Pessoas da comunidade betinense.

23 Oficina de Brinquedos e Brincadeiras Tema: Oficina Brinquedos e Brincadeiras Ementa: A oficina propõe a construção de brinquedos infantis utilizando sucatas diversas, tais como embalagens, caixas, garrafas Pet, etc. Ela objetiva retomar o prazer da construção do brinquedo, na busca da desaceleração do consumismo. Duração: 4 horas Público Alvo: Professores do ensino fundamental.

24 Oficina de Cestaria em Jornal Tema: Oficina Cestaria em Jornal Ementa: A oficina propõe o reaproveitamento de papel de jornais para a confecção de untensílios diversos tais como potes, cestos, jarros, jogos americanos, aparadores e outros que a imaginação permitir. A oficina proporciona a iniciação à tecelagem da base circular e pode servir de incentivo à geração de trabalho e renda. Duração: 4 horas Público Alvo: Alunos de ensino fundamental e médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

25 Oficina de Dinâmicas na Educação Ambiental Tema: Oficina Dinâmicas na Educação Ambiental Ementa: Esta oficina propõe dinâmicas aplicáveis ao conteúdo especifico de educação ambiental que pode e deve ser usado em grupos de trabalho com o objetivo de preparar, compreender e despertar para as questões ambientais. Duração: 4 horas Público Alvo: Professores do ensino fundamental e médio e pedagogos.

26 Tema: Oficina Dos Sentidos Ementa: A oficina baseia-se na supressão temporária da visão, com o intuito de ressaltar os outros sentidos humanos e assim, aumentar a percepção e valorização do ambiente em que vivemos além de sensibilizar para a inclusão de portadores de necessidades especiais. Duração: 4 horas Oficina dos Sentidos Público Alvo: Alunos de ensino fundamental e médio, professores, demais funcionários públicos e comunidade.

27 Oficina Mãos que Embelezam Betim Tema: Oficina Mãos que Embelezam Betim Ementa: Esta oficina visa trabalhar com a comunidade na revitalização de uma praça promovendo a participação dos técnicos de meio ambiente e dos moradores do entorno com o objetivo de potencializar a capacidade de se sentirem responsáveis e com isso o interesse pela preservação da praça. Duração: 4 horas Público Alvo: Comunidade betinense.

28 Oficina Construindo Jogos Pedagógicos Tema: Oficina Construindo Jogos Pedagógicos Ementa: A oficina propõe fundamentar o trabalho de temas ambientais através de jogos pedagógicos. Em grupo, os participantes inventam ou adaptam um jogo conhecido com perguntas e respostas feitas por eles baseado nos conhecimentos adquiridos em nossos cursos. Duração: 4 horas Público Alvo: Professore de ensino fundamenta e médio.

29 A3P- Agenda Ambiental na Administração Pública O processo econômico decorrente da globalização, as transformações políticas e sociais mundiais, a inovação tecnológica e científica e, mais recentemente, os Impactos das mudanças climáticas, tem evidenciado a importância e a fragilidade da agenda socioambiental global e, ao mesmo tempo, destacado a preocupação de governos e sociedade, a necessidade de revisão dos atuais padrões insustentáveis de produção e consumo e modelos econômicos. A necessidade de enfrentar este desafio de mudança ambiental mobilizou a Divisão de Educação Ambiental a propor a implantação do A3P no Centro Administrativo da cidade de Betim. O que é o A3P? É um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a determinadas ações que vão, desde de uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, promovendo a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

30 Objetivo do A3P: - Estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que os mesmos incorporem os critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. Desta forma, no mês de junho de 2010 (Semana do Meio Ambiente), este programa foi implantado e instituído junto ao Ministério de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Betim como um programa que visa o desenvolvimento sustentável para o município. Várias ações tem sido estabelecidas nesta instituição, desde então: Formação de uma comissão gestora de implantação e acompanhamento do programa, com servidores de diferentes setores da instituição; Regulamentação da comissão; Realização de um diagnóstico ambiental que direcionou as melhores medidas a serem implantadas na instituição, bem como a coleta de informações relevantes e pertinentes à A3P; Elaboração do Plano de Trabalho contendo ações prioritárias, objetivos e metas; Implantação de lixeiras internas e externas da Coleta Seletiva promovendo a destinação correta dos resíduos coletados; Realização de palestra de Sensibilização para todos os funcionários da prefeitura e pontualmente em cada divisão;

31 Capacitação das agentes de serviço e demais coletores; Projeto de adequação da iluminação do Centro Administrativo com levantamento do existente e adequação ao layout atual com a proposta de divisão de circuitos e interruptores individualizados por ambiente. Nesse contexto, diante da importância que a instituição pública possui em dar o exemplo para a redução de impactos socioambientais, a A3P tem priorizado como um de seus princípios a política dos 5Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reaproveitar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socio ambientais significativos.

32

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECO CASA VIVENDO PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, SEMEANDO

Leia mais

Simulado FINAL de Noções de Sustentabilidade para o TRE RJ

Simulado FINAL de Noções de Sustentabilidade para o TRE RJ Simulado FINAL de Noções de Sustentabilidade para o TRE RJ Este PDF foi disponibilizado GRATUITAMENTE pelo prof. Rosenval. Todas as questões foram elaboradas pelo professor Rosenval, sendo proibida a reprodução

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO: COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA, UM GRANDE

Leia mais

Educação ambiental: processo participativo para melhora

Educação ambiental: processo participativo para melhora Educação Ambiental Educação ambiental A CESP promoveu a partir de 1998, o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de atuar efetivamente para melhorar a qualidade ambiental e de vida. O programa é

Leia mais

ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade;

ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade; Projetos 1. Reflorestamento: Projetos que visam: ü Minimizar os impactos ambientais; ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade; ü Manutenção da biodiversidade e dos recursos

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR?

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? 1º TRIMESTRE Boa Esperança - ES 2015 PROJETO PEDAGÓGICO IDENTIFICAÇÃO: Escola: EMEF Professora Ubaldina Santo

Leia mais

E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO 2017 2018 E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL Atividades de apoio curricular cascaisambiente.pt 1 Atividades de Apoio Curricular 5 cidadania Missão: Salvar o Ambiente Ação de educação ambiental sobre as

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE Nome do Autor (a) Principal Letícia de Oliveira

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço!

Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço! Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço! Promover reflexão sobre consumo consciente e as responsabilidades individuais e coletivas as ações humanas no meio ambiente. Orientar e sensibilizar

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos FUNDAMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL CONCEITOS ELEMENTARES MEIO AMBIENTE Tudo que envolve ou o meio no qual os seres vivos se desenvolvem conjuntamente com fatores abióticos; ECOLOGIA Ciência dos ecossistemas,

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016 PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE ETENSÃO PBAE / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE ETENSÃO PBAE 2016 01. Título do Projeto AGROECOLOGIA EM AÇÃO

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Sustentabilidade nas Contratações Públicas Agosto de 2013 Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Fernanda Capdeville Analista Ambiental, Especialista em Gestão Pública Departamento de

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Problemas Ambientais e Medidas de Conservação Parte 1. Prof. ª Daniele Duó.

BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Problemas Ambientais e Medidas de Conservação Parte 1. Prof. ª Daniele Duó. BIOLOGIA Ecologia e Ciências Ambientais Parte 1 Prof. ª Daniele Duó CONAMA 001/86 Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer

Leia mais

Os problemas ambientais podem ser divididos de acordo com a forma como contaminam o ambiente. Desta forma as principais formas são: o A poluição atmosférica (do ar) o Poluição dos corpos hídricos (água

Leia mais

Simulado de Noções de Sustentabilidade para o TJPE.

Simulado de Noções de Sustentabilidade para o TJPE. Simulado de Noções de Sustentabilidade para o TJPE. Este material em PDF está sendo ofertado GRATUITAMENTE. Todas as questões foram elaboradas pelo professor Rosenval, sendo proibida a reprodução sem autorização.

Leia mais

Doe sangue, O amor. corre nas veias. salve vidas. Tire dúvidas e agende sua doação. DISQUE 155

Doe sangue, O amor. corre nas veias. salve vidas. Tire dúvidas e agende sua doação. DISQUE 155 Número 23 Março de 2016 www.betim.mg.gov.br O amor corre nas veias. Doe sangue, salve vidas. DISQUE 155 OPÇÃO 8 Tire dúvidas e agende sua doação. Hemominas Betim: rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, Jardim

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena Plano de Gestão Ambiental Unidade Santa Helena Unidade Santa Helena Localizada na cidade de Rio das Pedras, no interior do estado de São Paulo, esta unidade foi fundada em 16 de Janeiro de 1951. A partir

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012 Etec Monsenhor Antonio Magliano Projeto Interdisciplinar Ações de defesa e proteção ao Ambiente- 2012 Professor Responsável: TASSIANA DE CASTRO LA TERZA Equipe de Professores Responsáveis: Professores

Leia mais

Aula 1. 3º)A biodiversidade inclui componentes físicos do ambiente como minerais, agua ar? Justifique

Aula 1. 3º)A biodiversidade inclui componentes físicos do ambiente como minerais, agua ar? Justifique Aula 1 1º) Conceitue meio ambiente É tudo que tem a ver com o ser ou com um grupo de seres vivos. É o conjunto de fatores, sociais e culturais que envolvem um individuo e com os quais ele interage. 2º)

Leia mais

WORKSHOP / ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO AVENTURAS DE IETÉ EM BUSCA DO TESOURO

WORKSHOP / ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO AVENTURAS DE IETÉ EM BUSCA DO TESOURO WORKSHOP / ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO AVENTURAS DE IETÉ EM BUSCA DO TESOURO Desenvolver conceitos, sensibilizar e favorecer mudanças de atitude e comportamento para a preservação da água,. Crianças e

Leia mais

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro O uso de recursos da natureza Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro IMPACTO E REFLEXOS DO LIXO Na sociedade má qualidade de vida e saúde perdas materiais e humanas ; atrai insetos

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 07/2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade São Francisco

Plano de Gestão Ambiental. Unidade São Francisco Plano de Gestão Ambiental Unidade São Francisco Unidade São Francisco Fundada em 1948 como Usina Açucareira São Francisco, é voltada exclusivamente para a produção de açúcar refinado granulado, cristal

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE FRANCISCA EDJANÁRIA PEREIRA SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA VANIA GOMES VIEIRA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE FRANCISCA EDJANÁRIA PEREIRA SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA VANIA GOMES VIEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE FRANCISCA EDJANÁRIA PEREIRA SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA VANIA GOMES VIEIRA RESUMO O presente trabalho é requisito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: Transformar e Cultivar Organização: Centro Municipal Escola do Mar Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto ambiental

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção INTERVENÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONVERSANDO SOBRE RECICLAGEM Autor: Josana Maria Tiburcio CONTEXTUALIZAÇÃO Plano de Intervenção As atividades relacionadas à urbanização e à industrialização causam grandes

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL D I A S 2 6 E 2 7 D E M A R Ç O D E 2 0 0 4 P E N Á P O L I S S P CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Edson Bilche Girotto Engenheiro Civil Diretor Presidente do

Leia mais

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Sustentabilidade Parte 2 Desenvolvimento Sustentável A noção de civilização evoluída esteve por muito tempo associado ao nível

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bom Retiro

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bom Retiro Plano de Gestão Ambiental Unidade Bom Retiro Unidade Bom Retiro Localizada na cidade de Capivari - SP, a unidade Bom Retiro concentra sua atividade na produção de açúcar VHP e etanol. Juntamente com as

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena Plano de Gestão Ambiental Unidade Santa Helena Unidade Santa Helena Fundada em 1951, a usina Santa Helena está localizada em Rio das Pedras, cuja cidade está inserida na mais tradicional região canavieira

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2013/14

PLANO DE AÇÃO 2013/14 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Realização de presépios com materiais reciclados Concretização - Recursos Materias reciclados Concretização - Intervenientes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Maracaí

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Maracaí Plano de Gestão Ambiental Unidade Maracaí Unidade Maracaí Localizada na região oeste do estado de São Paulo, no município de Maracaí (a 30 km de Assis), a unidade Maracaí trouxe à região alento aos agricultores

Leia mais

PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018

PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018 2017 PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018 SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO NACIONAL ANTÔNIO OLIVEIRA SANTOS PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL CARLOS ARTEXES SIMÕES DIREÇÃO GERAL MARIO HENRIQUE SALADINI

Leia mais

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia?

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia? O BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE O Bosque da UFSC é uma área verde de convivência no campus Trindade. Um espaço que para descanso e lazer de professores, universitários, servidores e moradores do entorno da UFSC.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar os principais poluentes atmosféricos; Identificar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2002 ASPECTOS AMBIENTAIS SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2002 ASPECTOS AMBIENTAIS SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2002 ASPECTOS AMBIENTAIS SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÃO APRESENTAÇÃO A fim de que a Universidade Pública cumpra a contento

Leia mais

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gabinete Secretária. Programa Municipal de Gestão Ambiental

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Gabinete Secretária. Programa Municipal de Gestão Ambiental Programa Municipal de Gestão Ambiental Programa de Gestão Ambiental I- Apresentação A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi criada pela Lei Municipal n 0 910 de 19 de dezembro de 2007. Em seu Art.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

Implantação de Medidas Emergenciais para cessar os danos ambientais pela disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios

Implantação de Medidas Emergenciais para cessar os danos ambientais pela disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios Implantação de Medidas Emergenciais para cessar os danos ambientais pela disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios Ituiutaba Centralina Canápolis Araporã Gurinhatã Monte Alegre de Minas

Leia mais

Educação Ambiental: Um Caminho Para a 1 Sustentabilidade

Educação Ambiental: Um Caminho Para a 1 Sustentabilidade Educação Ambiental: Um Caminho Para a 1 Sustentabilidade LUCILANDIO Pereira Mareco 1, JANIERK Pereira de Freitas 2, FRANCISCO Eduardo de Freitas 3, SANDRILENE Pessoa Sousa 4 O ensino básico tem papel fundamental,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR Autor (1) Maria Tália Silva Luna; Co-autor (1) Catarina Pereira Ribeiro; Co-autor (2) Camila Cavalcante Albuquerque; Orientador (4) Evanize Custódio

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra Plano de Gestão Ambiental Unidade Serra Unidade Serra Localizada na cidade de Ibaté, na região central do estado de São Paulo, a 240 km da capital, a unidade opera desde 1953. A unidade combina vários

Leia mais

SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA, MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS.

SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA, MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA, MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Nos últimos vinte anos fala-se com mais intensidade da crise energética, em sua dupla vertente: 1. O esgotamento dos combustíveis fósseis.

Leia mais

Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Sustentabilidade

Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Sustentabilidade Centro Universitário SENAC Diretoria de Graduação e Pesquisa Coordenação Institucional de Pesquisa Identificação Grupo de Pesquisa Grupo Pesquisa em Sustentabilidade Linhas de Pesquisa Técnicas e tecnologias

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Destivale

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Destivale Plano de Gestão Ambiental Unidade Destivale Unidade Destivale Localizada no município de Araçatuba, região noroeste do estado de São Paulo, às margens do Rio Tietê, a unidade Destivale nasceu com suas

Leia mais

Resíduos Sólidos Urbanos

Resíduos Sólidos Urbanos PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Resíduos Sólidos Urbanos João Ismael Ortulane Nardoto Secretario de Meio Ambiente Geração de Resíduos Abril, 2009 10.532,91 toneladas de resíduos

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Costa Pinto

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Costa Pinto Plano de Gestão Ambiental Unidade Costa Pinto Unidade Costa Pinto A Costa Pinto é uma das maiores unidades produtivas do Brasil. Os constantes investimentos em pesquisa e inovação tecnológica tornaram-na

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

gestão de resíduos? Vamos falar sobre

gestão de resíduos? Vamos falar sobre Vamos falar sobre gestão de resíduos? A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando rápido para a extinção de alguns recursos naturais

Leia mais

O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO

O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO 1. Identificação NOME DA ESCOLA: E. E. ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas(S): 6ºB / 8ºB / 9º A Número de alunos: 28 Professores envolvidos: - Margarete

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 Hidrolândia, Março de 2016 2 Conteúdo Sumário APRESENTAÇÃO... 2 A3P CAMPUS AVANÇADO HIDROLÂNDIA... 2 ATIVIDADES RELEVANTES DURANTE

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE 2015/2016

PLANO DE ATIVIDADES DE 2015/2016 PLANO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2015/2016 EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSCRIÇÕES DIVISÃO DE OBRAS MUNICIPAIS E AMBIENTE SETOR DE GESTÃO AMBIENTAL DO TERRITÓRIO W AMBIENTE@MUN-TROFA.PT T 252 409 850 M

Leia mais

Suportes ambientais Natureza e território

Suportes ambientais Natureza e território Suportes ambientais Natureza e território Desmatamento Construção de casas na AP Contaminação das nascentes Substituição dos canteiros e hortas por novas áreas construídas Imaginário latente de um parque

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bonfim

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Bonfim Plano de Gestão Ambiental Unidade Bonfim Unidade Bonfim Antes de apresentar as ações e resultados que vem sendo acompanhados pelos gestores da unidade Bonfim, cabe informar um pouco sobre seu histórico

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental. Prof. Especialista Leandro Borges de Lima Silva

Responsabilidade Socioambiental. Prof. Especialista Leandro Borges de Lima Silva 1 Responsabilidade Socioambiental 2 ECO/RIO-92 A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida - João Bosco da Silva Eco/Rio - 92 3 A preocupação com os problemas

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADEE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. PLANOS DE AÇÕES...

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 SUMÁRIO ITEM DESCRIÇÃO 1. Introdução 3 2. Definições 3 3. Princípios Socioambientais 3 3.1 Recomendações 4 3.2 Comportamentos Não Admitidos 4 4. Diretrizes

Leia mais

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Escola Santi Trabalho de Geografia: Desenvolvimento Sustentável Respeito ao Meio Ambiente Qualidade de Vida Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Alunos: Felipe Barbosa

Leia mais

Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Pilar da companhia Responsabilidade Socioambiental BRASIL OBJETIVO: Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua DIAGNÓSTICO: Identificar

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Jataí

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Jataí Plano de Gestão Ambiental Unidade Jataí Unidade Jataí Localizada na região centroeste do estado de Goiás, no município de Jataí, a unidade é considerada uma das mais modernas do Brasil e do mundo devido

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal do Meio Ambiente Centro de Educação e Informação Ambiental EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM Panorâmica Municipal Integrada 2016 Jaqueline Lessa Maciel

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED COORDENAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Locais: PRÉDIO

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Mundial

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Mundial Plano de Gestão Ambiental Unidade Mundial Unidade Mundial Inicialmente denominada Destilaria Alcomira, a Unidade Mundial está localizada na região oeste do Estado de São Paulo, fundada em 1979 com verbas

Leia mais

Relatório de avaliação da 1a Oficina do Projeto Esplanada Sustentável

Relatório de avaliação da 1a Oficina do Projeto Esplanada Sustentável Relatório de avaliação da 1a Oficina do Projeto Esplanada Sustentável 1. Introdução A 1ª Oficina do Projeto Esplanada Sustentável foi realizada na ESAF, entre os dias 06 e 09 de fevereiro de 2012, em caráter

Leia mais

ECOLOGIA 1- Trilha Sensitiva 2- Trilha da Água Pura 3- Eco-Origem 4- Expresso Ecológico. ANIMAIS SUSTENTÁVEIS 1- Minhocário 2- Abelhas sem ferrão

ECOLOGIA 1- Trilha Sensitiva 2- Trilha da Água Pura 3- Eco-Origem 4- Expresso Ecológico. ANIMAIS SUSTENTÁVEIS 1- Minhocário 2- Abelhas sem ferrão ECOLOGIA 1- Trilha Sensitiva 2- Trilha da Água Pura 3- Eco-Origem 4- Expresso Ecológico SUSTENTABILIDADE 1 Pegada Ecológica 2- Verdade Ambiental 3- Árvore dos Sonhos 4- Horta Mandala INSETOS ZOOLOGIA 1-

Leia mais

Respeito ao Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental Eco-Social

Respeito ao Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental Eco-Social Respeito ao Meio Ambiente Programa de Educação Ambiental Eco-Social Objetivos Objetivos Cognitivos sobre meio ambiente Levar os indivíduos e os grupos sociais a adquirirem largas experiências, contatos

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432 QUADRO DE DISCIPLINAS Carga Horária Disciplinas Presencial Virtual Total MÓDULO: GESTÃO INTEGRADA Organizações, Sustentabilidade e Gestão Socioambiental 16 08 24 Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável

Leia mais

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa.

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. Manual de Conduta Ambiental Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. A responsabilidade socioambiental é um dos valores que marcam

Leia mais

Natal / RN Tema Central: construções sustentáveis

Natal / RN Tema Central: construções sustentáveis Natal / RN Tema Central: o conceito de construções sustentáveis e a importância do planejamento em obras, infra estrutura e planejamento de ações por meio da interdisciplinaridade. Casos e relatos importantes

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS DAS ATIVIDADES DAS DO MOVIMENTO ECOS

DIRETRIZES GERAIS DAS ATIVIDADES DAS DO MOVIMENTO ECOS DIRETRIZES GERAIS DAS ATIVIDADES DAS DO MOVIMENTO ECOS 1 Introdução Promover a responsabilidade socioambiental nas Escolas, através da Educação, significa discutir de maneira transversal e permanente novos

Leia mais

Gestão Econômica e Ecológica de Resíduos Sólidos SEAMA/IEMA. Ações da SEAMA/IEMA - 15/09/10

Gestão Econômica e Ecológica de Resíduos Sólidos SEAMA/IEMA. Ações da SEAMA/IEMA - 15/09/10 Gestão Econômica e Ecológica de Resíduos Sólidos SEAMA/IEMA Ações da SEAMA/IEMA - 15/09/10 Gestão Estadual de Resíduos no ES: No âmbito da SEAMA/IEMA a gestão de resíduos sólidos vem ocorrendo por meio

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Universidade Estadual da Paraíba UEPB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitácio Professora Coordenadora:

Leia mais

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE ÓLEO DE COZINHA E FÁBRICA DE SABÃO FEVEREIRO, 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE

Leia mais

Módulo 2. Requisitos Legais Identificação da Legislação Aplicável Requisito da norma ISO Exercícios.

Módulo 2. Requisitos Legais Identificação da Legislação Aplicável Requisito da norma ISO Exercícios. Módulo 2 Requisitos Legais 2.1. Identificação da Legislação Aplicável. 2.2. Requisito 4.3.1. da norma ISO 14001. Exercícios. 2.1. Identificação da Legislação Aplicável Aspectos e Impactos Ambientais Identificação

Leia mais

Política SocioAmbiental - UniSL SÃO LUCAS SUSTENTÁVEL

Política SocioAmbiental - UniSL SÃO LUCAS SUSTENTÁVEL Política SocioAmbiental - UniSL SÃO LUCAS SUSTENTÁVEL OBJETIVOS do Programa São Lucas Sustentável... Contribuir com a Missão Institucional que consiste em estimular o desenvolvimento do conhecimento, das

Leia mais

D/P 03 D/P D/PEO - Educação/ D/P 05 /Formação/ /Treinamento D/P 06. (continua) (continua) D/P 07

D/P 03 D/P D/PEO - Educação/ D/P 05 /Formação/ /Treinamento D/P 06. (continua) (continua) D/P 07 Quadro/Tabela Q/T PMA.3 Estância de Atibaia POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE DIRETRIZES/PROPOSIÇÕES Campo Diretrizes/ P Cód. Título Cód. - D/PIN - Institucional D/P 01 - D/PPL - Planejamento D/P 02 D/P 03 D/P

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Serra Plano de Gestão Ambiental Unidade Serra Unidade Serra Localizada na cidade de Ibaté, região central do estado de São Paulo, a Unidade Serra opera desde 1953 e foi incorporada ao grupo Cosan em 1998. Esta

Leia mais

USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com 1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sistema político efetiva participação dos cidadãos no processo decisório melhor

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO ESCOPO A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, objetivando a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente,

Leia mais

MITIGAÇÃO DAS MC EM MOÇAMBIQUE. Telma Manjta MICOA

MITIGAÇÃO DAS MC EM MOÇAMBIQUE. Telma Manjta MICOA MITIGAÇÃO DAS MC EM MOÇAMBIQUE Telma Manjta MICOA Conteúdo da Apresentação Enquadramento da mitigação dos GEE em Moçambique Prioridades de Mitigação identificadas na ENAMMC Emissões GEE em Moçambique Oportunidades

Leia mais

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO RIO 92 CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO O QUE É SUSTENTABILIDADE? TRATA-SE DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO, QUE BUSCA COMPATIBILIZAR O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 CONFECÇÃO DE BOLSAS NO PARANA EM AÇÃO PARANA EM AÇÃO DE CLEVELÂNDIA VISITA DE FLÁVIO ARNS AO STAND DA INSTITUIÇÃO NO PARANA EM AÇÃO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DA

Leia mais

Meio Ambiente na Indústria Vidreira

Meio Ambiente na Indústria Vidreira Meio Ambiente na Indústria Vidreira 1 Sustentabilidade e Estratégia - O estado do mundo A Terra é a única casa que nós temos e ela é... Redonda... Azul... Finita! 2 Atualmente, se todas as pessoas do planeta

Leia mais

Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água. Memória descritiva da Operação. Descrição sumária do Projeto ou Ação

Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água. Memória descritiva da Operação. Descrição sumária do Projeto ou Ação Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água Memória descritiva da Operação Descrição sumária do Projeto ou Ação O Projeto consiste na disponibilização de equipamento, semelhante

Leia mais