CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DA ESTRUTURA NA LIGA Al- 10%Cu SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE EM MOLDES DE AÇO E COBRE COM 63 MM DE ESPESSURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DA ESTRUTURA NA LIGA Al- 10%Cu SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE EM MOLDES DE AÇO E COBRE COM 63 MM DE ESPESSURA"

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DA ESTRUTURA NA LIGA Al- 1%Cu SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE EM MOLDES DE AÇO E COBRE COM 63 MM DE ESPESSURA Hélido Cleidson de Oliveira Sena,Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: helido.sena@ig.com.br Denílson Santos Fernandes, Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: dsantos@ufpa.br Darci Augusto Moreira, Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: raimaia@ig.com.br Raimunda Figueiredo da Silva Maia, Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: raimaia@ig.com.br José Maria do Vale Quaresma, Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: jmdovale@ufpa.br Resumo A importância da metalografia na caracterização de materiais puros ou ligas metálicas requer uma gama de análises estruturais, propriedades e em seu processamento. Como parte de um estudo feito nesta liga binária, solidificada unidirecionalmente pela extração de calor em moldes de aço e cobre com 63 mm de espessuras, procurou-se correlacionar suas fotos micrográficas obtidas via microscopia ótica e eletrônica a evolução estrutural sofrida durante este processo. As amostras foram retiradas de posições intermediárias do lingote fabricado. O reagente utilizado foi o Cáustico (1 g de NaOH para 9 ml de H 2 O); Metals Handbook, ASM Tal reagente mostrou como o esperado, o aparecimento de dendritas e a evolução das estruturas ao longo do processo de solidificação unidirecional, variando de acordo com a posição em relação a interface metal/molde, induzindo a ocorrência de diferentes velocidades de solidificação associada a evolução da microestrutura. Na análise de microscopia eletrônica obteve-se a composição química do soluto (Cu) variando em diferentes pontos para a avaliação da segregação deste na referida liga do sistema binário, mostrando fases escuras (rica em alumínio) e fases claras (rica em cobre). Palavras-chave: Liga Al-1%Cu, solidificação unidirecional, reagente cáustico, microscopia eletrônica. 1. INTRODUÇÃO O processo de solidificação é usado pelo homem desde a pré-história, no entanto o estudo no campo da ciência é relativamente recente, e vigora os avanços que têm sido feitos para o entendimento do comportamento mecânico e das estruturas cristalinas dos materiais.

2 Muitos métodos têm sido utilizados na caracterização da estrutura interna dos metais, e um importante caminho para esse exame, é a caracterização metalográfica, no qual a metalografia têm grande importância na caracterização de materiais, seja para a análise estrutural das propriedades de metais puros ou ligas metálicas, ou em seu processamento; e sendo esta uma das mais importantes especialidades do estudo da metalurgia e da ciência dos materiais no mundo moderno. As ligas fundidas do sistema binário Al-Cu têm sido estudada com bastante interesse na classe das ligas comerciais, e hoje, como base de estudos recentes nessa área, tem-se usados amostras retiradas do lingote solidificado, em virtude de uma avaliação de seu comportamento microestrutural que modifica constantemente devido a extração de calor que sofre perante as espessuras do molde de 63 mm de aço e cobre. Contudo, essa mudança se dá aumentando também a velocidade de solidificação, e que por sua vez, diminui os espaçamentos dendritícos ao longo do processo de solidificação. A presença do cobre nas ligas de alumínio (Al-Cu), tem como objetivo elevar a resistência à corrosão e à tração. No alumínio puro e nas ligas resistentes a corrosão, uma camada fina de óxido na superfície do metal é a causa das suas passividades.(l. Wang, 1995). 2. MATERIAIS E METÓDOS No presente estudo, utilizou-se uma liga de Al-1%Cu solidificada unidirecionalmente em moldes de aço e cobre de 63mm de espessuras, com o objetivo de avaliar a evolução microestrutural via microscopia óptica e eletrônica. As amostras para a análise metalográfica foram retiradas de posições estratégicas do lingote fabricado, nas posições de 7, 14 e mm de distância da interface metal/molde. Para a análise metalográfica o reagente utilizado foi o Cáustico (1 g de NaOH para 9 ml de H 2 O), para a medição dos espaçamentos dendritícos. Abaixo, apresenta-se os equipamentos e acessórios, bem como um esquema ilustrativo do posicionamento dos termopares em relação a interface metal/molde. Figura 1. Ilustração do procedimento para o vazamento do metal líquido (liga Al-1%Cu), mostrando o lingote fabricado em seguida e indicando os pontos estratégicos (7, 14 e mm) da interface metal/molde durante o processo de solidificação unidirecional até a caracterização metalográfica.

3 (a) (b) Figura 2. Esquema ilustrativo do sistema metal/molde e da posição dos termopares: (a) vista superior evidenciando o plano de calor da leitura térmica; (b) vista lateral do sistema com ênfase para a espessura do molde; posição e profundidade dos termopares e abertura em forma de funil da câmara de vazamento. 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES Estes revelaram o aparecimento de dendritas ou a evolução das estruturas ao longo do processo de solidificação unidirecional, induzindo a ocorrência de diferentes velocidades de solidificação perante cada molde e a heterogeneidade da segregação do soluto na liga de Al-1%Cu, como pode ser visto nas Figuras 3 e Análise das Estruturas Obtidas via Caracterização Metalográfica Sob a Ação do Reagente Cáustico Amostras da Liga Al-1%Cu Molde de Aço (63 mm) Reagente NaOH Molde de aço 63 mm 24 mm Esp. Dend. Sec. λ mm 7 mm Posição (x) Figura 3. Conjunto de fotos micrográficas relativos às posições: (a) 7 mm, (b) 14 mm e (c) mm; distantes da interface metal/molde. Observa-se a evolução do tamanho das dendritas ao longo do processo de solidificação unidirecional. Ataque 8 min. 5x.

4 Amostras da Liga Al-1%Cu Molde de Cobre (63 mm) Reagente NaOH Esp. Dend. Sec. λ Molde de Cobre 63mm 14 mm 7 mm mm Posição (x) Figura 4. Conjunto de fotos micrográficas relativos às posições: (a) 7 mm, (b) 14 mm e (c) mm; distantes da interface metal/molde. Observa-se a evolução do tamanho das dendritas ao longo do processo de solidificação unidirecional. Ataque 8 min. 5x. Nos resultados acima é possível observar a evolução das estruturas ao longo do processo de solidificação unidirecional. Os espaçamentos dendritícos crescem à medida que à frente de solidificação afasta-se da interface metal/molde, ou seja, o crescimento destes desde o início da solidificação até seu término, é indicativo de menores velocidades de solidificação ao longo deste processo. Apesar do molde de cobre apresentar propriedades termofísicas maiores do que as do aço, isto não está refletindo nos seus tamanhos de espaçamentos dendritícos significativamente Análise da Composição Química Obtida via Microscopia Eletrônica A microscopia eletrônica vem se revelando importante auxiliar para a caracterização metálica principalmente na avaliação da segregação do soluto. É evidente que o tamanho da estrutura é importante para a avaliação do material e que fica mais caracterizada quando se conhece os agentes envolvidos neste fenômeno, quais procedimentos foram utilizados no seu processamento experimental. Na Figura 5 pode ser visto a fotomicrografia de uma região dendrítica e a captura de uma região interdendrítica (detalhe). (a) (b) Figura 5. (a) Fotomicrografia de uma região dendrítica, de cor cinza escuro rica em alumínio e (b) detalhe da região interdendrítica revelando a cor clara rica em cobre da liga Al-1% Cu.

5 Nas Figuras 6 e 7, obtidas através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MVE), tem-se os gráficos da evolução da segregação do soluto, neste caso o cobre, associado a foto micrografia à leitura feita. Os picos das curvas dos gráficos testemunham a presença de cobre nos teores do eutético do sistema Al-Cu assim como identificam sua localização nas regiões interdendríticas, regiões claras. Por outro lado, os vales das curvas (pontos baixos) testemunham a presença maciça de alumínio nas regiões dendríticas, regiões cinza escuro. PERCENTAGEM DE COBRE PERCENTAGEM DE COBRE NA LIGA AL-1%Cu MOLDE DE AÇO (63mm); POSIÇÃO C2 P4 P2 P3 P5 P P6 POSIÇÃO Figura 6. Ilustração do percentual de cobre (composição química) obtidos na análise do Microscópio Eletrônico de Varredura para o molde de aço (63 mm), avaliando estes percentuais ao longo de uma faixa limitada de pontos observados no eutético (fase clara rica em cobre) e da solução primária (fase escura rica em alumínio). PERCENTAGEM DE COBRE NA LIGA Al-1%Cu 6 MOLDE DE COBRE (63 mm); POSIÇÃO 21mm PERCENTAGEM DE COBRE P6 P2 P4 P8 P7 P3 P P8 POSIÇÃO Figura 7. Ilustração do percentual de cobre (composição química) obtidos na análise do Microscópio Eletrônico de Varredura para o molde de cobre (63 mm), avaliando estes percentuais ao longo de uma faixa limitada de pontos observados no eutético (fase clara rica em cobre) e da solução primária (fase escura rica em alumínio). 4. CONCLUSÕES O processo de solidificação unidirecional mostra que qualquer que seja o material do molde, utilizado para o resfriamento térmico do metal ou liga, será observada a relação crescente das estruturas ao longo deste.

6 O reagente cáustico (NaOH) mostrou-se um bom reagente metalográfico para a revelação das micrografias (dendritas). O crescimento dendrítico, ao longo do processo de solidificação unidirecional e de acordo com a posição em relação a interface metal/molde (7, 14 e mm), deixa evidente que o processo de solidificação evolui com velocidade decrescente à medida em que a leitura térmica é feita mais afastada da interface metal/molde. Menores velocidades de solidificação provocam a ocorrência de dendritas maiores e mais frágeis. Comparativamente tanto o aço como o cobre apresentaram semelhante desempenho, apesar de se conhecer que o cobre tem maior capacidade em transferir calor. Na análise em que foi usada a microscopia eletrônica foram obtidos valores de composição química para a avaliação da segregação do soluto que cresce, independente do tamanho das dendritas, do centro para a periferia, apresentando nas regiões dendríticas fases cinza escuro ricas em alumínio compatíveis com a matriz da liga Al-1%Cu e nas regiões interdendríticas, fase clara, apresentando concentrações de soluto (Cu) compatíveis com o eutético do referido sistema binário. 5. AGRADECIMENTOS O Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais GPEMAT, agradece à empresa ALUBAR METAIS S.A. pela colaboração através da doação de insumos bem como às bolsas pagas aos alunos envolvidos, agradece também ao PIBIC/CNPQ e a Universidade Federal do Pará pelas bolsas de iniciação científica e o apoio financeiro para a participação em eventos desta natureza. 6. REFERÊNCIAS Robinson, J.M., Serrated flow in aluminium base alloys ; International Materials Reviews, Vol. 39, Nº6, pp ; Wang, L.; Makhlouf, M. and Apelian, D.; Aluminium die casting alloys: alloy composition, microstructure, and properties-performance relations ; International Materials Reviews; Vol. 4; Nº6, pp ; ASM Handbook, Metallography and Microstructures; Vol. 9; Ringer, S. P. and Hono, K; Microstructural Evolution and Age Hardening in Aluminium Alloys: Atom Probe Field-Lon Microscopy and Transmission Electron Microscopy Studies. Elsevier Science Inc.;. METALOGRAPHIC CHARACTERIZATION OF STRUCTURES THE Al- 1%Cu ALLOY SOLIDIFIED UNIDIRECTIONALY IN STEEL AND COPPER MOLDS WITH 63 MM OF THICKNESS Hélido Cleidson de Oliveira Sena, Federal University of Para, Augusto Corrêa Street, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: helido.sena@ig.com.br Denílson Santos Fernandes, Federal University of Para, Augusto Corrêa Street, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: dsantos@ufpa.br Darci Augusto Moreira, Federal University of Para, Augusto Corrêa Street, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: raimaia@ig.com.br Raimunda Figueiredo da Silva Maia, Federal University of Para, Augusto Corrêa Street, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: raimaia@ig.com.br José Maria do Vale Quaresma, Federal University of Para, Augusto Corrêa Street, Nº 1, Guamá, Belém Pará, CEP: jmdovale@ufpa.br

7 Abstract The importance of the metalograph in the characterization of pure and metallic materials it requests a range of structural analyses, properties and in your processing. As part of a study done in this binary alloy solidified unidirectionaly by the heat extraction in steel and copper molds with 63 mm of thickness, it tried to correlate their macrographic pictures obtained through optic and electronic microscopy the structural evolution suffered during this process. The samples were removed of intermediate positions of the manufactured ingot. The reagent used was the Caustic (1 g of NaOH for 9 ml of H 2 O); Metals Handbook, ASM The reagent showed as the expected, the dendrites emergence and the evolution of the structures along of unidirectional solidification process, varying in agreement with the position in relation to metal/mold interface; inducing the occurrence of different solidification speeds associated the evolution of the microstructure. In the analysis of electronic microscopy was obtained the chemical composition of the solute (Cu) varying in different points for the evaluation of the segregation of this referred alloy of the binary system, showing dark phases (rich in aluminum) and clear phases (rich in copper). key Words: Al-1%Cu alloy, unidirectional solidification, reagent caustic, electronic microscopy.

AÇÃO DO ENVELHECIMENTO NATURAL DA LIGA DE Al-Mg-Si (6101) APÓS DIFERENTES TEMPOS SOLUBILIZAÇÃO

AÇÃO DO ENVELHECIMENTO NATURAL DA LIGA DE Al-Mg-Si (6101) APÓS DIFERENTES TEMPOS SOLUBILIZAÇÃO AÇÃO DO ENVELHECIMENTO NATURAL DA LIGA DE Al-Mg-Si (6101) APÓS DIFERENTES TEMPOS SOLUBILIZAÇÃO A. O. Kishi, D. S. Fernandes, E. D. C. Santos, K. A. S. Cruz, J. P. Feitosa, J. M. V. Quaresma Rua Augusto

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO E ADIÇÃO DE SR NA MICROESTRUTURA DE UMA LIGA A356 SOLIDIFICADA SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS

INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO E ADIÇÃO DE SR NA MICROESTRUTURA DE UMA LIGA A356 SOLIDIFICADA SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO E ADIÇÃO DE SR NA MICROESTRUTURA DE UMA LIGA A356 SOLIDIFICADA SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS F. F. dos Santos, A. V. Souza, E. A. Vieira Av. Vitória, 1729, Jucutuquara, Vitória,

Leia mais

Correlação entre Microestrutura, Resistência à Tração e Resistência à Corrosão. Campinas, 2010.

Correlação entre Microestrutura, Resistência à Tração e Resistência à Corrosão. Campinas, 2010. Correlação entre Microestrutura, Resistência à Tração e Resistência à Corrosão Campinas, 2010. INTRODUÇÃO Uma liga metálica é a mistura homogênea de dois ou mais metais. Ligas Metálicas possuem propriedades

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS TÉRMICAS, MECÂNICAS E ELÉTRICAS DE UMA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,7%Si-0,025%Ni MODIFICADA COM 0,22% Zr e 0,22% [Zr e Ti]. A. A. M. Coelho (1), D. C. Conceição (2), E.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA MATRIZ PARA ESTUDOS DE SOLIDIFICAÇÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS

DESENVOLVIMENTO DE UMA MATRIZ PARA ESTUDOS DE SOLIDIFICAÇÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS DESENVOLVIMENTO DE UMA MATRIZ PARA ESTUDOS DE SOLIDIFICAÇÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS F. F. dos Santos, A. V. Souza, E. A. Vieira Av. Vitória, 1729, Jucutuquara, Vitória, ES Brasil,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DO SUPERAQUECIMENTO NAS MACROESTRUTURAS DE SOLIDIFICAÇÃO DO ALUMÍNIO, ZINCO E DAS LIGAS EUTÉTICAS Al-33Cu E Zn-5Al

ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DO SUPERAQUECIMENTO NAS MACROESTRUTURAS DE SOLIDIFICAÇÃO DO ALUMÍNIO, ZINCO E DAS LIGAS EUTÉTICAS Al-33Cu E Zn-5Al ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DO SUPERAQUECIMENTO NAS MACROESTRUTURAS DE SOLIDIFICAÇÃO DO ALUMÍNIO, ZINCO E DAS LIGAS EUTÉTICAS Al-33Cu E Zn-5Al Otávio Fernandes Lima da Rocha João Lobo Peralta Antonio

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Engenharia de Materiais/Ponta Grossa, PR. Engenharias, Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Engenharia de Materiais/Ponta Grossa, PR. Engenharias, Engenharia de Materiais e Metalúrgica ESTUDO DA CARACTERÍSTICA MORFOLÓGICA DO AÇO API 5L X-70 PROCESSADO POR LAMINAÇÃO CONTROLADA Igor Fabian de Goes Lopes (outros/uepg), André Luís Moreira de Carvalho (Orientador), e-mail: andrelmc@uepg.br.

Leia mais

Redistribuição de Soluto na Solidificação de Ligas. O diagrama de fases Cu-Ni

Redistribuição de Soluto na Solidificação de Ligas. O diagrama de fases Cu-Ni Redistribuição de Soluto na Solidificação de Ligas O diagrama de fases Cu-Ni Redistribuição de Soluto na Solidificação de Ligas Solidificação no Equilíbrio Coeficiente de distribuição k = 0 C C S L Solidificação

Leia mais

Metalurgia Física Prof. Dr. Guilherme Verran Crescimento da Fase Sólida

Metalurgia Física Prof. Dr. Guilherme Verran Crescimento da Fase Sólida Crescimento da Fase Sólida Introdução O crescimento dos cristais e a solidificação dos metais líquidos é uma função direta da mobilidade atômica. Fatores térmicos e cinéticos devem ser levados em consideração

Leia mais

Tratamento térmico T4: solubilização e envelhecimento de ligas Al3,5%Cu

Tratamento térmico T4: solubilização e envelhecimento de ligas Al3,5%Cu Tratamento térmico T4: solubilização e envelhecimento de ligas Al3,5%Cu Filipi Damasceno Vianna filipi@pucrs.br Edison Luis Ribeiro zetur@zetur.com.br Lucas Luiz Reckziegel lucakzlz@hotmail.com Porto Alegre,

Leia mais

ESTUDO DA VELOCIDADE DE CORROSÃO EM LIGAS DE Al-3%Cu E Al-5%Cu

ESTUDO DA VELOCIDADE DE CORROSÃO EM LIGAS DE Al-3%Cu E Al-5%Cu ESTUDO DA VELOCIDADE DE CORROSÃO EM LIGAS DE -3%Cu E -5%Cu B. B. SOUSA 1, L. N. de SOUSA 1, A. L. S. MOREIRA 2 e J. C. CARDOSO FILHO 1 1 Universidade Federal do Pará/ Laboratório de Corrosão 2 Universidade

Leia mais

Utilização dos D.E. no entendimento dos diferentes tipos de solidificação de metais e/ou ligas

Utilização dos D.E. no entendimento dos diferentes tipos de solidificação de metais e/ou ligas Dr. Eng. Metalúrgica Aula 06: Fundamentos da Solidificação dos Metais Parte 2 Utilização dos Diagramas de Equilíbrio no estudo da solidificação Solidificação e Equilíbrio formação da microestrutura Macroestruturas

Leia mais

Efeito da temperatura de tratamento térmico sobre a dureza de um ferro fundido branco multicomponente com alto teor de molibdênio

Efeito da temperatura de tratamento térmico sobre a dureza de um ferro fundido branco multicomponente com alto teor de molibdênio Efeito da temperatura de tratamento térmico sobre a dureza de um ferro fundido branco multicomponente com alto teor de molibdênio T. R. Paula 1, C. R. Serantoni 2, A. V. Correa 1 1 Laboratório de Fundição,

Leia mais

Análise numérica da transferência de calor durante a solidificação de ligas metálicas em moldes de areia

Análise numérica da transferência de calor durante a solidificação de ligas metálicas em moldes de areia Análise numérica da transferência de calor durante a solidificação de ligas metálicas em moldes de areia Agência financiadora: FAPESPA Eva Raiane Silva Castilho Edilma Pereira Oliveira Palavras chave:

Leia mais

Mauro Quaresma Lobato 1 Emerson Rodrigues Prazeres 2 Renan Gouvea Dias 3 José Maria do Vale Quaresma 4

Mauro Quaresma Lobato 1 Emerson Rodrigues Prazeres 2 Renan Gouvea Dias 3 José Maria do Vale Quaresma 4 Analise Termofísica e Estrutural das Ligas Al-0,15%Zr e Al- 0,22%Zr, Solidificadas em Molde Unidirecional Horizontal Analysis Thermophysics and Structural of Al-0.15%Zr and Al-0.22%Zr Alloys, Solidified

Leia mais

AUTORES: Aline Emanuelle Albuquerque Moreira Ulisses Rodrigues Thiago Cunha Kleber Agustin Sabat da Cruz José Maria do Vale Quaresma RESUMO

AUTORES: Aline Emanuelle Albuquerque Moreira Ulisses Rodrigues Thiago Cunha Kleber Agustin Sabat da Cruz José Maria do Vale Quaresma RESUMO Determinação da Curva Experimental da Velocidade da Isoterma iquidus na Solidificação de igas Diluídas da Série 6XXX Solidificadas Unidirecionalmente AUTORES: Aline Emanuelle Albuquerque Moreira Ulisses

Leia mais

Fernando Antônio de Sá, Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, DEM. Rua Augusto Corrêa, 1, Guamá, Belém Pará, CEP.:

Fernando Antônio de Sá, Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, DEM. Rua Augusto Corrêa, 1, Guamá, Belém Pará, CEP.: COEFICIENTES DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NAS INTERFACES METAL/MOLDE E MOLDE/AMBIENTE RELATIVOS A SOLIDIFICAÇÃO UNIDIRECIONAL DA LIGA Sn-5%Pb EM MOLDES DE AÇO COM TRÊS DIFERENTES NÍVEIS DE SUPERAQUECIMENTO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA VAZÃO DO ARGÔNIO NA FORMAÇÃO DA ZONA EQUIAXIAL DO ZINCO E DA LIGA EUTÉTICA

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA VAZÃO DO ARGÔNIO NA FORMAÇÃO DA ZONA EQUIAXIAL DO ZINCO E DA LIGA EUTÉTICA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA VAZÃO DO ARGÔNIO NA FORMAÇÃO DA ZONA EQUIAXIAL DO ZINCO E DA LIGA EUTÉTICA Zn-5Al CONSIDERANDO DIFERENTES NÍVEIS DE SUPERAQUECIMENTO João Lobo Peralta Antonio Luciano Seabra Moreira

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS PIPE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - SETOR DE TECNOLOGIA SÉRGIO ZAGONEL ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS TÉRMICOS DE SOLIDIFICAÇÃO NA TRANSIÇÃO COLUNAR-EQUIAXIAL DA LIGA AL10%CU, SOB EFEITO DA CONVECÇÃO TERMOSSOLUTAL.

INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS TÉRMICOS DE SOLIDIFICAÇÃO NA TRANSIÇÃO COLUNAR-EQUIAXIAL DA LIGA AL10%CU, SOB EFEITO DA CONVECÇÃO TERMOSSOLUTAL. INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS TÉRMICOS DE SOLIDIFICAÇÃO NA TRANSIÇÃO COLUNAR-EQUIAXIAL DA LIGA AL10%CU, SOB EFEITO DA CONVECÇÃO TERMOSSOLUTAL. Fabrício SILVA (1); Maurício TAVARES (2); Thiago FERRÃO (3);Diego

Leia mais

ANÁLISE TEÓRICO - EXPERIMENTAL DOS ESPAÇAMENTOS CELULARES NA SOLIDIFICAÇÃO UNIDIRECIONAL DA LIGA Sn%1Pb

ANÁLISE TEÓRICO - EXPERIMENTAL DOS ESPAÇAMENTOS CELULARES NA SOLIDIFICAÇÃO UNIDIRECIONAL DA LIGA Sn%1Pb ANÁLISE TEÓRICO - EXPERIMENTAL DOS ESPAÇAMENTOS CELULARES NA SOLIDIFICAÇÃO UNIDIRECIONAL DA LIGA Sn%1Pb Otávio Fernandes Lima da Rocha [ 1 ] ; Cláudio Alves Siqueira [ 2 ] ; Amauri Garcia [ 3 ] [ 1 ] Doutorando/Departamento

Leia mais

PRECIPITAÇÃO DA AUSTENITA SECUNDÁRIA DURANTE A SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX S. A. Pires, M. Flavio, C. R. Xavier, C. J.

PRECIPITAÇÃO DA AUSTENITA SECUNDÁRIA DURANTE A SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX S. A. Pires, M. Flavio, C. R. Xavier, C. J. PRECIPITAÇÃO DA AUSTENITA SECUNDÁRIA DURANTE A SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX 2205 S. A. Pires, M. Flavio, C. R. Xavier, C. J. Marcelo Av. dos Trabalhadores, n 420, Vila Santa Cecília, Volta Redonda,

Leia mais

Aula 11: Estruturas de Solidificação

Aula 11: Estruturas de Solidificação Disciplina: Metalurgia Física Parte II: Solidificação Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica 1. Introdução 2. Lingotes e Peças Monocristalinos; 3. Lingotes e Peças Policristalinos: Mecanismos

Leia mais

CORRELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS E MICROESTRUTURA DA LIGA COMERCIAL Al-5052 SOLIDIFICADA DIRECIONALMENTE

CORRELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS E MICROESTRUTURA DA LIGA COMERCIAL Al-5052 SOLIDIFICADA DIRECIONALMENTE CORRELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS E MICROESTRUTURA DA LIGA COMERCIAL Al-5052 SOLIDIFICADA DIRECIONALMENTE C.T Ogata*, **, F.P.Pinheiro*, J.E.Spinelli** Companhia Brasileira de Alumínio*, Universidade

Leia mais

ESTUDO DE COMPOSTOS INTERMETÁLICOS DE Au Al, OBTIDOS POR DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO, USANDO A MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA (MEV)

ESTUDO DE COMPOSTOS INTERMETÁLICOS DE Au Al, OBTIDOS POR DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO, USANDO A MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA (MEV) ESTUDO DE COMPOSTOS INTERMETÁLICOS DE Au Al, OBTIDOS POR DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO, USANDO A MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA (MEV) A. S. S NEVES 1, L. M. M. DIAS 2, M. V. R. da SILVA 3, F. A. de SÁ

Leia mais

Estudo de falha do eixo de correia transportadora de Minério

Estudo de falha do eixo de correia transportadora de Minério Estudo de falha do eixo de correia transportadora de Minério Santos, R.C.S. (1) Badaró, J.P (2); Silva, A.S. (3); Reis, R.C.S.(4); Griza, S.(5); (1) Graduando em Engenharia de Materiais, Departamento de

Leia mais

INFLUÊNCIA DA PORCENTAGEM DE MAGNÉSIO E DO SUPERAQUECIMENTO NA MICROESTRUTURA DE LIGAS ALUMÍNIO- MAGNÉSIO SOLIDIFICADAS UNIDIRECIONALMENTE*

INFLUÊNCIA DA PORCENTAGEM DE MAGNÉSIO E DO SUPERAQUECIMENTO NA MICROESTRUTURA DE LIGAS ALUMÍNIO- MAGNÉSIO SOLIDIFICADAS UNIDIRECIONALMENTE* 40 INFLUÊNCIA DA PORCENTAGEM DE MAGNÉSIO E DO SUPERAQUECIMENTO NA MICROESTRUTURA DE LIGAS ALUMÍNIO- MAGNÉSIO SOLIDIFICADAS UNIDIRECIONALMENTE* Eduardo Reis de Oliveria 1 Fernando Tadeu de Araújo Filho

Leia mais

CORRELAÇÃO DA ESTRUTURA DE SOLIDIFICAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE SOLUBILIZAÇÃO DA LIGA AL-4,0%CU

CORRELAÇÃO DA ESTRUTURA DE SOLIDIFICAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE SOLUBILIZAÇÃO DA LIGA AL-4,0%CU IV Congresso Internacional do Alumínio e X Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio ABAL - 18 a 20 de Maio de 2010 São Paulo - SP CORRELAÇÃO DA ESTRUTURA DE SOLIDIFICAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE SOLUBILIZAÇÃO

Leia mais

SOLIDIFICAÇÃO. A.S.D Oliveira

SOLIDIFICAÇÃO. A.S.D Oliveira SOLIDIFICAÇÃO Temperatura de fusão = T de solidificação? L L interface S G1 G2 = G1+ G G Gv T Gsólido Glíquido T Tf T Nucleação homogênea G 2 =V S G v + V L G V +A SL SL Para uma particula esférica: G

Leia mais

Determinação da Transição Colunar/Equiaxial da Liga Al-8%Cu na Solidificação Unidirecional Horizontal

Determinação da Transição Colunar/Equiaxial da Liga Al-8%Cu na Solidificação Unidirecional Horizontal Determinação da Transição Colunar/Equiaxial da Liga Al-8%Cu na Solidificação Unidirecional Horizontal Leonardo COSTA (1); Luiz GOMES (2); Max SASAKI (3); Odilene CARDOSO (4); Vanessa BEZERRA (5); José

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA COMPOSIÇÃO DE LIGAS BINÁRIAS À BASE DE ALUMÍNIO

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA COMPOSIÇÃO DE LIGAS BINÁRIAS À BASE DE ALUMÍNIO DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA COMPOSIÇÃO DE LIGAS BINÁRIAS À BASE DE ALUMÍNIO (N. R. J. Cardoso); (F. M. Praxedes); (J. V. U. Teixeira); (L. O. Santos); (O. F. L. da Rocha); (L. G. Gomes) Instituto Federal

Leia mais

LEVANTAMENTO DA CURVA DE TEMPERABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DO AÇO SAE-1140-D

LEVANTAMENTO DA CURVA DE TEMPERABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DO AÇO SAE-1140-D LEVANTAMENTO DA CURVA DE TEMPERABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DO AÇO SAE-1140-D J. C. M. Oliveira (1), T. U. S. Carvalho (1), P. A. Souza (1), W. S. Silva (1), M. P. A. Mafra (1) (1) Faculdade

Leia mais

ANÁLISE DE FALHA EM CABO DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

ANÁLISE DE FALHA EM CABO DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ANÁLISE DE FALHA EM CABO DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA I.B.Cunha 1 ; R.C.S.Reis 1 ; M.B.Leite 1 ; S.Griza 1,2 ; D.A.Martins 1 ; Igor Barboza Cunha; Rua Arauá, 696, Apto 404 - São José, Aracaju-SE,

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO DE NANOTECNOLOGIAS APLICADAS À MATERIAIS AVANÇADOS

INSTRUMENTAÇÃO DE NANOTECNOLOGIAS APLICADAS À MATERIAIS AVANÇADOS INSTRUMENTAÇÃO DE NANOTECNOLOGIAS APLICADAS À MATERIAIS AVANÇADOS Aluna: Maria Helena Sother C. Ribeiro Orientador: Guillermo Solórzano Introdução Foi feito um estudo de diferentes modos de precipitação

Leia mais

CALOR TOTAL EXTRAÍDO DE LIGAS Al-Sn APÓS PROCESSO EXPERIMENTAL DE SOLIDIFICAÇÃO

CALOR TOTAL EXTRAÍDO DE LIGAS Al-Sn APÓS PROCESSO EXPERIMENTAL DE SOLIDIFICAÇÃO CALOR TOTAL EXTRAÍDO DE LIGAS Al-Sn APÓS PROCESSO EXPERIMENTAL DE SOLIDIFICAÇÃO R. L. SANTOS 1 ; S. A. A. IGREJA 2 ; A. G. P. FERREIRA 3 ; M. R. M. PALHETA 4 ; M. B. CARLOS 5 ; F. A. GONCALVES 6 ; L. G.

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CAMINHO DE AQUECIMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO 1020 TEMPERADO A PARTIR DE TEMPERATURAS INTERCRÍTICAS

INFLUÊNCIA DO CAMINHO DE AQUECIMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO 1020 TEMPERADO A PARTIR DE TEMPERATURAS INTERCRÍTICAS INFLUÊNCIA DO CAMINHO DE AQUECIMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO 1020 TEMPERADO A PARTIR DE TEMPERATURAS INTERCRÍTICAS C.G. Guimarães, C.A.Siqueira, A. L. M. Costa* Faculdade de Engenharia de

Leia mais

AFERIÇÃO DE MODELO MATEMÁTICO EM 2D NO SOFTWARE MATLAB PARA A SOLIDIFICAÇÃO DAS LIGAS Al-4,5%Cu E Al-15%Cu.

AFERIÇÃO DE MODELO MATEMÁTICO EM 2D NO SOFTWARE MATLAB PARA A SOLIDIFICAÇÃO DAS LIGAS Al-4,5%Cu E Al-15%Cu. AFERIÇÃO DE MODELO MATEMÁTICO EM 2D NO SOFTWARE MATLAB PARA A SOLIDIFICAÇÃO DAS LIGAS Al-4,5%Cu E Al-15%Cu. Santos, C.V.P. (1); Medeiros, A.C.S. (2) Mafra, M.P.A (3) Vaz, J.R. P. (4) Universidade Federal

Leia mais

SOLDAGEM TIG. Prof. Dr. Hugo Z. Sandim. Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães

SOLDAGEM TIG. Prof. Dr. Hugo Z. Sandim. Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães SOLDAGEM TIG Prof. Dr. Hugo Z. Sandim Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães Soldagem TIG Processo de soldagem TIG Fonte: www.infosolda.com.br e Welding Metallurgy

Leia mais

HEAT TRANSFER COEFFICIENT AT METAL/MOLD INTERFACE ABSTRACT AND THERMAL VARIABLES DURING HORIZONTAL SOLIDIFICATION OF Al-6WT.

HEAT TRANSFER COEFFICIENT AT METAL/MOLD INTERFACE ABSTRACT AND THERMAL VARIABLES DURING HORIZONTAL SOLIDIFICATION OF Al-6WT. COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NA INTERFACE METAL/MOLDE E VARIÁVEIS TÉRMICAS NA SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL HORIZONTAL DA LIGA Al-6%Cu O. L. Rocha 1, J. M. Dias Filho 1, T. A. Costa 2, A. J. Vasconcelos¹,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE GAMA / FACULDADE DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTEGRIDADE DE MATERIAIS DA ENGENHARIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE GAMA / FACULDADE DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTEGRIDADE DE MATERIAIS DA ENGENHARIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE GAMA / FACULDADE DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTEGRIDADE DE MATERIAIS DA ENGENHARIA CARACTERIZAÇÃO DE LIGAS HIPEREUTÉTICAS DE Al-Ni SOLIDIFICADAS UNIDIRECIONALMENTE

Leia mais

FUNDIÇÃO CENTRÍFUGA DE LIGA COMERCIAL Al-7%Si¹

FUNDIÇÃO CENTRÍFUGA DE LIGA COMERCIAL Al-7%Si¹ FUNDIÇÃO CENTRÍFUGA DE LIGA COMERCIAL Al-7%Si¹ João Ricardo Ortega Alves 2 Taylor Mac Intyer Fonseca Junior 3 Marcelo Aquino Martorano 4 Resumo Este trabalho teve como principal objetivo estudar a formação

Leia mais

Alumínio e suas ligas. A.S.D Oliveira

Alumínio e suas ligas. A.S.D Oliveira Alumínio e suas ligas Características do Al: - Cor prata - baixa densidade - Estrutura cristalina: CFC - Tfusão- 660C - maleável - Resistência a corrosão - Boa condutividade térmica e elétrica - Elevada

Leia mais

LÍQUIDOS SÓLIDOS. Átomos podem vibrar apenas em torno de uma posição fixa. Átomos apresentam alta energia cinética

LÍQUIDOS SÓLIDOS. Átomos podem vibrar apenas em torno de uma posição fixa. Átomos apresentam alta energia cinética Aula 04: 1. Introdução Diferenças entre sólidos e líquidos Eventos que caracterizam a solidificação. Heterogeneidades que podem ocorrer durante a solidificação. Importância da solidificação na tecnologia

Leia mais

Rem: Revista Escola de Minas ISSN: Escola de Minas Brasil

Rem: Revista Escola de Minas ISSN: Escola de Minas Brasil Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Mager, Bárbara; Stella, Sofia; Dedavid, Berenice Anina; Santos, Carlos Alexandre dos; Costa, Eleani Maria da Influência

Leia mais

AVALIAÇÃO DA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,7%Si-0,025%Ni MODIFICADA COM 0,22%Ti PARA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

AVALIAÇÃO DA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,7%Si-0,025%Ni MODIFICADA COM 0,22%Ti PARA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. AVALIAÇÃO DA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,7%Si-0,025%Ni MODIFICADA COM 0,22%Ti PARA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Conceição, D. C. (1) ; Coelho, A. A. M. (1) ; Fernandes, E. A. (1)

Leia mais

Disciplina : Metalurgia Física- MFI Professores: Guilherme Ourique Verran - Dr. Eng. Metalúrgica. Aula 05 - Solidificação e Equilíbrio

Disciplina : Metalurgia Física- MFI Professores: Guilherme Ourique Verran - Dr. Eng. Metalúrgica. Aula 05 - Solidificação e Equilíbrio Disciplina : - MFI Professores: Guilherme Ourique Verran - Dr. Eng. Metalúrgica Aula 05 - Solidificação e Equilíbrio Desenvolvimento das Microestruturas sob condições de Equilíbrio e de Não Equilíbrio

Leia mais

AVALIAÇÃO DA MICROESTRUTURA DOS AÇOS SAE J , SAE J E DIN100CrV2 APÓS TRATAMENTOS TÉRMICOS*

AVALIAÇÃO DA MICROESTRUTURA DOS AÇOS SAE J , SAE J E DIN100CrV2 APÓS TRATAMENTOS TÉRMICOS* ISSN 1516-392X AVALIAÇÃO DA MICROESTRUTURA DOS AÇOS SAE J403 1045, SAE J403 1075 E DIN100CrV2 APÓS TRATAMENTOS TÉRMICOS* Tiago Silva Costa 1 Luana Araújo Batista 1 Juliana Cristina de Paula 1 Kleolvane

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA MICROESTRUTURA DE FERROS FUNDIDOS*

INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA MICROESTRUTURA DE FERROS FUNDIDOS* Tema: Iniciação Científico-Tecnológica INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA MICROESTRUTURA DE FERROS FUNDIDOS* Gustavo Estrela da Silva 1 Rodrigo Magnabosco 2 João Luís Abel 3 Resumo O presente trabalho

Leia mais

INFLUÊNCIA DO Si E DO Mg NA EVOLUÇÃO DA FLUIDEZ E DA MACROESTRUTURA DE LIGAS DILUIDAS DA SÉRIE 6XXX

INFLUÊNCIA DO Si E DO Mg NA EVOLUÇÃO DA FLUIDEZ E DA MACROESTRUTURA DE LIGAS DILUIDAS DA SÉRIE 6XXX INFLUÊNCIA DO Si E DO Mg NA EVOLUÇÃO DA FLUIDEZ E DA MACROESTRUTURA DE LIGAS DILUIDAS DA SÉRIE 6XXX Autores: Ulysses Rodrigues dos Prazeres, Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica CT/UFPA Ulysses@ufpa.br;

Leia mais

OSCARINA DA SILVA PASSOS. CARACTERIZAÇÃO MACRO E MICROESTRUTURAL DA LIGA DILUIDA AL- Si-Cu-Fe SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE

OSCARINA DA SILVA PASSOS. CARACTERIZAÇÃO MACRO E MICROESTRUTURAL DA LIGA DILUIDA AL- Si-Cu-Fe SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNÓLÓGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÃNICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO MATERIAIS E PROCESSOS OSCARINA DA SILVA PASSOS CARACTERIZAÇÃO MACRO E MICROESTRUTURAL

Leia mais

Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5

Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5 Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5 Ivan Augusto Martins Wander Gomes da Silva Schaeffler Brasil Ltda. Bruno G. Scuracchio Luis Fernando M.

Leia mais

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 SIMULAÇÕES EM THERMOCALC

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 SIMULAÇÕES EM THERMOCALC 78 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 SIMULAÇÕES EM THERMOCALC Em altas temperaturas ou em médias temperaturas por longo tempo, as superligas podem alcançar estados que se aproximam das condições de equilíbrio.

Leia mais

6 - Microestrutura Fases

6 - Microestrutura Fases 24 6 - Microestrutura 6-1. Fases Um cubo de gelo flutuando na água e a atmosfera que os envolve são exemplos dos três estados da matéria, sem dúvida, mas também são exemplos de fases (Figura 6-1). Uma

Leia mais

ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS MACRO E MICROESTRUTURAL DA LIGA SN-0,7%CU SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE

ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS MACRO E MICROESTRUTURAL DA LIGA SN-0,7%CU SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS MACRO E MICROESTRUTURAL DA LIGA SN-0,7%CU SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE Itamazeo Tarquínio do Lago MOURA (1); Tatiana Maia CAVALCANTI (2), José Eduardo SPINELLI

Leia mais

Micrografia Amostra do aço SAF 2205 envelhecida por 768 horas a 750ºC. Sigma (escura). Ataque: KOH.

Micrografia Amostra do aço SAF 2205 envelhecida por 768 horas a 750ºC. Sigma (escura). Ataque: KOH. Micrografia 4.20- Amostra do aço SAF 2205 envelhecida por 768 horas a 750ºC. Sigma (escura). Ataque: KOH. Micrografia 4.21- Amostra do aço SAF 2205 envelhecida por 20 minutos a 800ºC. Sigma (escura). Ataque:KOH.

Leia mais

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA MICROESTRUTURA E DUREZA DA LIGA ALSI1MG0.5MN OBTIDA PELO PROCESSO SQUEEZE CASTING *

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA MICROESTRUTURA E DUREZA DA LIGA ALSI1MG0.5MN OBTIDA PELO PROCESSO SQUEEZE CASTING * 532 INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA MICROESTRUTURA E DUREZA DA LIGA ALSI1MG0.5MN OBTIDA PELO PROCESSO SQUEEZE CASTING * Raelly Laurinda Araujo da Silva 1 Ariely Moreira da Silva 2 Mara Cleide Nogueira da Silva

Leia mais

Correlação entre variáveis térmicas de solidificação, microestrutura e resistência mecânica da liga Al-10%Si-2%Cu

Correlação entre variáveis térmicas de solidificação, microestrutura e resistência mecânica da liga Al-10%Si-2%Cu ISSN 1517-7076 artigo e11774, 2017 Correlação entre variáveis térmicas de solidificação, microestrutura e resistência mecânica da liga Al-10%Si-2%Cu Correlation between solidification thermal variables,

Leia mais

ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM FUNÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE LIGAS Al-Sn*

ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM FUNÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE LIGAS Al-Sn* ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM FUNÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE LIGAS Al-Sn* Ádria Rocha Corrêa 1 Kléber Agustin Sabat da Cruz 2 Resumo Durante a solidificação de

Leia mais

Palavras-chave: solidificação unidirecional, transição colunar/equiaxial, condições transientes, parâmetros de solidificação, ligas Al-Si

Palavras-chave: solidificação unidirecional, transição colunar/equiaxial, condições transientes, parâmetros de solidificação, ligas Al-Si VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil ANÁLISE

Leia mais

Vitor Hugo Perdomo Coral Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Metalurgia Laboratório de Fundição

Vitor Hugo Perdomo Coral Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Metalurgia Laboratório de Fundição VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA CORRELAÇÃO ENTRE AS TAXAS E AS DIREÇÕES DE RESFRIAMENTO EM SISTEMAS DE GEOMETRIA CILÍNDRICA COM A ESTRUTURA BRUTA DE FUSÃO DA LIGA Al 3,5%Cu Alexandre Pitol Boeira Universidade

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TEMPO NA SOLUBILIZAÇÃO E NO ENVELHECIMENTO NATURAL DA LIGA Al-0,6%Mg-0,5%Si (6101)

A INFLUÊNCIA DO TEMPO NA SOLUBILIZAÇÃO E NO ENVELHECIMENTO NATURAL DA LIGA Al-0,6%Mg-0,5%Si (6101) A INFLUÊNCIA DO TEMPO NA SOLUBILIZAÇÃO E NO ENVELHECIMENTO NATURAL DA LIGA Al-0,6%Mg-0,5%Si (6101) Hélido Cleidson de Oliveira Sena, Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, DEM. Rua Augusto Corrêa,

Leia mais

DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO

DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO Prof. Dr.: Anael Krelling 1 São mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente; Informações sobre fenômenos de

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE LAMINAÇÃO DE FIOS DE COBRE: INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DA TEMPERATURA DE PROCESSAMENTO

ESTUDO DO PROCESSO DE LAMINAÇÃO DE FIOS DE COBRE: INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DA TEMPERATURA DE PROCESSAMENTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS - PGCEM RODRIGO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE RECOZIMENTO NA MICROESTRUTURA DO AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO DURANTE A RECRISTALIZAÇÃO*

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE RECOZIMENTO NA MICROESTRUTURA DO AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO DURANTE A RECRISTALIZAÇÃO* INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE RECOZIMENTO NA MICROESTRUTURA DO AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO DURANTE A RECRISTALIZAÇÃO* Ariane Neves de Moura 1 Daniella Gomes Rodrigues 2 Tarcísio Reis de Oliveira 3 Claudio

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DA LIGA ZN-9%SN SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE DESCENDENTE

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DA LIGA ZN-9%SN SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE DESCENDENTE ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DA LIGA ZN-9%SN SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE DESCENDENTE V.C.S. de Oliveira; D.F. de Lima; R.M. Bernardo; C.A. de Siqueira Filho; R.A. Lima. Universidade

Leia mais

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA MACROESTRUTURA E MICROESTRUTURA DE UMA LIGA AL-0,35%SI-0,40%MG SOLIDIFICADA ATRAVÉS DO PROCESSO SQUEEZE CASTING.

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA MACROESTRUTURA E MICROESTRUTURA DE UMA LIGA AL-0,35%SI-0,40%MG SOLIDIFICADA ATRAVÉS DO PROCESSO SQUEEZE CASTING. INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA MACROESTRUTURA E MICROESTRUTURA DE UMA LIGA AL-0,35%SI-0,40%MG SOLIDIFICADA ATRAVÉS DO PROCESSO SQUEEZE CASTING. Bernardo, R.M.(1); de Lima, D.F.(1); Filho, R.M.(1); de Siqueira

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS Conformação por Solidificação TEMPERATURA

Leia mais

Doutor pela Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, UFCG, Campina Grande, PB, Brasil. 2

Doutor pela Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, UFCG, Campina Grande, PB, Brasil. 2 INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO NAS TEMPERATURAS DE TRANSFORMAÇÃO E NAS MICROESTRUTURAS DE LIGAS TiNiCu COM EFEITO DE MEMÓRIA DE FORMA SOLIDIFICADAS RAPIDAMENTE* George Carlos dos Santos Anselmo 1 Walman

Leia mais

IMPORTÃNCIA DAS DIMENSÕES DO MOLDE E DA VARIAÇÃO DA VAZÃO DE UM GÁS INERTE NA FORMAÇÃO DA ZONA EQUIAXIAL CENTRAL DO ALUMÍNIO

IMPORTÃNCIA DAS DIMENSÕES DO MOLDE E DA VARIAÇÃO DA VAZÃO DE UM GÁS INERTE NA FORMAÇÃO DA ZONA EQUIAXIAL CENTRAL DO ALUMÍNIO IMPORTÃNCIA DAS DIMENSÕES DO MOLDE E DA VARIAÇÃO DA VAZÃO DE UM GÁS INERTE NA FORMAÇÃO DA ZONA EQUIAXIAL CENTRAL DO ALUMÍNIO Cláudio A. F. Siqueira Antonio L. S. Moreira Universidade Federal do Pará UFPA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MICRODUREZA DE UMA LIGA DE AL-SI PROCESSADA POR FUNDIÇÃO SOB ALTA E BAIXA PRESSÃO

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MICRODUREZA DE UMA LIGA DE AL-SI PROCESSADA POR FUNDIÇÃO SOB ALTA E BAIXA PRESSÃO CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MICRODUREZA DE UMA LIGA DE AL-SI PROCESSADA POR FUNDIÇÃO SOB ALTA E BAIXA PRESSÃO Raphaelson BRITO (1); Sandro QUEIROGA (2); José MACEDO (3) IFAM - Instituto Federal de

Leia mais

ES 542 Tratamentos Térmicos. Professor: Felipe Bertelli Site :

ES 542 Tratamentos Térmicos. Professor: Felipe Bertelli   Site : ES 542 Tratamentos Térmicos Professor: Felipe Bertelli E-mail: febertelli@fem.unicamp.br Site : www.gps.dema.fem.unicamp.br Pré-requisito para a disciplina: ter cursado a disciplina ES 242 Materiais de

Leia mais

Disciplina: Fundição dos metais e suas ligas Professor: Guilherme O. Verran. Aula 07 Contração e Alimentação de Peças Fundidas

Disciplina: Fundição dos metais e suas ligas Professor: Guilherme O. Verran. Aula 07 Contração e Alimentação de Peças Fundidas dos metais e suas ligas Aula 07 Contração e Alimentação de Peças Fundidas 1. Introdução - Contrações que ocorrem durante o resfriamento de peças fundidas - Conceito de massalote. - Funções de um massalote.

Leia mais

ANÁLISE MACROESTRUTURAL E MICROESTRUTURAL DE PROPULSORES NAVAIS TIPO HÉLICE PRODUZIDOS NO ESTADO DO PARÁ

ANÁLISE MACROESTRUTURAL E MICROESTRUTURAL DE PROPULSORES NAVAIS TIPO HÉLICE PRODUZIDOS NO ESTADO DO PARÁ ANÁLISE MACROESTRUTURAL E MICROESTRUTURAL DE PROPULSORES NAVAIS TIPO HÉLICE PRODUZIDOS NO ESTADO DO PARÁ Antonio Luciano Seabra Moreira Universidade Federal do Pará, UFPA, Centro Tecnológico, Dept de Engenharia

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb A. de Almeida Filho (1), S. J. Buso (1,2), W. A. Monteiro (2) Rua Voluntários da Pátria, 257 São Paulo SP CEP 02011-000

Leia mais

Endurecimento por dispersão de fases e diagramas de fases eutéticos

Endurecimento por dispersão de fases e diagramas de fases eutéticos UNIVESIDADE DE SÃO PAULO EESC/IFSC/IQSC SCM5757 Ciência dos Materiais I Endurecimento por dispersão de fases e diagramas de fases eutéticos Prof. Dra. Lauralice Canale 1º semestre de 2017 1 Compostos intermetálicos

Leia mais

PROPRIEDADES DOS METAIS LÍQUIDOS

PROPRIEDADES DOS METAIS LÍQUIDOS Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica Aula 03_a: Escoamento de metais líquidos Fluidez 1. Introdução - Definição de Fluidez Ensaios de Fluidez 2. Fatores que influenciam na fluidez Temperatura

Leia mais

5.3. ANÁLISE QUÍMICA 5.4. ENSAIO DE DUREZA

5.3. ANÁLISE QUÍMICA 5.4. ENSAIO DE DUREZA 35 5.3. ANÁLISE QUÍMICA A composição química dos parafusos foi determinada por Espectrometria de Emissão Óptica. A Tabela 04 apresenta a composição percentual dos elementos mais relevantes. A Norma SAE

Leia mais

CÂMARAS PARA INJEÇÃO DE ALUMÍNIO SOB ALTA PRESSÃO (VARIAÇÕES TÉRMICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS) 1

CÂMARAS PARA INJEÇÃO DE ALUMÍNIO SOB ALTA PRESSÃO (VARIAÇÕES TÉRMICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS) 1 CÂMARAS PARA INJEÇÃO DE ALUMÍNIO SOB ALTA PRESSÃO (VARIAÇÕES TÉRMICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS) 1 Ednelson Silva 2 Vinicius Úbeda 3 Wilmar Fischer 4 Partindo-se de um modelo de câmara de injeção de alumínio

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS ALBINO MOURA GUTERRES CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO QUÍMICA,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE FRAÇÕES DE FASE EM UM AÇO BIFÁSICO

CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE FRAÇÕES DE FASE EM UM AÇO BIFÁSICO CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE FRAÇÕES DE FASE EM UM AÇO BIFÁSICO Aluno: Mayara Guilherme Marzano Orientadores: Sidnei Paciornik e Marcos Henrique de Pinho Maurício Resumo Desenvolver procedimentos automáticos,

Leia mais

Aula 15 Solubilização e Precipitação. Mecanismos de Endurecimentos por:

Aula 15 Solubilização e Precipitação. Mecanismos de Endurecimentos por: Aula 15 Mecanismos de Endurecimentos por: Solução Sólida Precipitação O Sistema Al-Cu O Sistema Al-Si-Mg liga 356 Endurecimento por Solutos - A efetividade do soluto depende da diferença do tamanho (com

Leia mais

Primary dendritic spacings during the horizontal directional solidification of Sn-5%Pb alloy

Primary dendritic spacings during the horizontal directional solidification of Sn-5%Pb alloy ISSN 1517-7076 artigo 11472, pp.1009-1023, 2012 Espaçamentos dendríticos primários da liga solidificada direcionalmente em um sistema horizontal Primary dendritic spacings during the horizontal directional

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 3 Material e Procedimento Experimental 3.1. Material Para este estudo foi utilizado um tubo API 5L X80 fabricado pelo processo UOE. A chapa para a confecção do tubo foi fabricada através do processo de

Leia mais

O que são ligas Leves e quando são competitivas?

O que são ligas Leves e quando são competitivas? Ligas Leves O que são ligas Leves e quando são competitivas? Aplicações que requerem controle do peso da estrutura. Propriedades específicas: Resistência/densidade - Resistência específica Tenacidade/densidade

Leia mais

Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil

Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Paula Martins, Juliana de; Padilha, Angelo Fernando Caracterização da liga comercial de alumínio 3003 produzida por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DANIEL JOAQUIM DA CONCEIÇÃO MOUTINHO INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS TÉRMICOS

Leia mais

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES Prof. Dr. Anael Krelling 1 São mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente; Informações sobre fenômenos de fusão,

Leia mais

DIAGRAMAS DE FASES CAPÍTULO 9 CALLISTER. Profa.Dra. Lauralice Canale

DIAGRAMAS DE FASES CAPÍTULO 9 CALLISTER. Profa.Dra. Lauralice Canale DIAGRAMAS DE FASES CAPÍTULO 9 CALLISTER Profa.Dra. Lauralice Canale FASE Uma fase pode ser definida como uma porção homogênea de um sistema que possui características físicas e químicas uniformes. Se mais

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS Conformação por Solidificação TEMPERATURA

Leia mais

ANÁLISE DO REFINO DE GRÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO EUTÉTICO ATRAVÉS DA CURVA DE RESFRIAMENTO

ANÁLISE DO REFINO DE GRÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO EUTÉTICO ATRAVÉS DA CURVA DE RESFRIAMENTO ANÁLISE DO REFINO DE GRÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO EUTÉTICO ATRAVÉS DA CURVA DE RESFRIAMENTO Tarcila Pedrozo Benemann 1, Mario Wolfart Junior 2 1 IFC / tarcila.benemann@gmail.com 2 IFC / mario.wolfart@ifc.edu.br

Leia mais

Palavras chave: tratamento térmico, óleo de palma, caracterização microestrutural

Palavras chave: tratamento térmico, óleo de palma, caracterização microestrutural ESTUDO COMPARATIVO DA VANTAGEM DE UMA TÊMPERA EM ÓLEO DE PALMA SOBRE A TÊMPERA TRADICIONAL EM AÇO AISI 5160. Tatianne Cristine de Oliveira Nunes 1, Vanessa de Nazaré Barroso Amorim 1, Elielson Alves dos

Leia mais

Previsão Automática de Propriedades de Material para a Simulação de Processos de Fundição e Sua Influência nos Resultados Obtidos (1)

Previsão Automática de Propriedades de Material para a Simulação de Processos de Fundição e Sua Influência nos Resultados Obtidos (1) Previsão Automática de Propriedades de Material para a Simulação de Processos de Fundição e Sua Influência nos Resultados Obtidos (1) Arthur Camanho (2) Um dos desafios da simulação de processos é a disponibilidade

Leia mais

Fundição. Projetos de Moldes

Fundição. Projetos de Moldes Fundição Projetos de Moldes Fluxo de calor e direção de crescimento Formação da macroestrutura Filme Macroestrutura Zona Coquilhada Grão Colunares Grão Equiaxiais Intervalo de Solidificação e a macroestrutura

Leia mais

Metalurgia & Materiais

Metalurgia & Materiais Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira et al. Metalurgia & Materiais Caracterização microestrutural dos alumínios comerciais AA1100, AA1050 e AA1070 e do alumínio superpuro AA1199 (Microstructural

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174853 Solidificação rápida de ligas (Nd,Pr)-Fe-B por lingotamento de tiras (strip casting) João Batista Ferreira Neto Marcelo de Aquino Martorano João Ricardo Filipini da Silveira

Leia mais

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES Prof. MSc: Anael Krelling 1 São mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente; Informações sobre fenômenos de fusão,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO API 5L X80 EM AMOSTRAS SUBMETIDAS A DIFERENTES ATAQUES QUÍMICOS

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO API 5L X80 EM AMOSTRAS SUBMETIDAS A DIFERENTES ATAQUES QUÍMICOS CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO API 5L X80 EM AMOSTRAS SUBMETIDAS A DIFERENTES ATAQUES QUÍMICOS Cirino J.A. (1); Cavalcanti B.N.P. (1); Lima Junior D.R. (1); Urtiga Filho S.L. (1) Av. Prof. Morais

Leia mais

Influência das Variáveis Térmicas Sobre os Espaçamentos Dendríticos Terciários durante a Solidificação Direcional Horizontal da Liga Al-6%Cu

Influência das Variáveis Térmicas Sobre os Espaçamentos Dendríticos Terciários durante a Solidificação Direcional Horizontal da Liga Al-6%Cu ISSN 1517-7076 artigo 11576, pp.47-63, 2015 Influência das Variáveis Térmicas Sobre os Espaçamentos Dendríticos Terciários durante a Solidificação Direcional Horizontal da Liga Al-6%Cu José Marcelino Dias

Leia mais

Introdução a Ciência dos Materiais Diagramas de fases. Professora: Maria Ismenia Sodero

Introdução a Ciência dos Materiais Diagramas de fases. Professora: Maria Ismenia Sodero Introdução a Ciência dos Materiais Diagramas de fases Professora: Maria Ismenia Sodero maria.ismenia@usp.br O que você vai aprender? definição de fase ; curva de resfriamento; diagramas de equilíbrio de

Leia mais

COMPARAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE TEORES DE ZR NAS PROPRIEDADES MACROESTRUTURAIS E ELETROMECÂNICAS DE UMA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,3%Si.

COMPARAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE TEORES DE ZR NAS PROPRIEDADES MACROESTRUTURAIS E ELETROMECÂNICAS DE UMA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,3%Si. COMPARAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE TEORES DE ZR NAS PROPRIEDADES MACROESTRUTURAIS E ELETROMECÂNICAS DE UMA LIGA Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,3%Si. Lobato, M.Q. (1) ; Prazeres, E.R. (1) ; Sousa, C.A.C (1)

Leia mais