Materiais Elétricos. Metais. Prof. Msc. Getúlio Tateoki

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Materiais Elétricos. Metais. Prof. Msc. Getúlio Tateoki"

Transcrição

1 Metais

2 Metais Definições -Possuem características únicas que os diferem das demais substâncias: são sólidos à temperatura ambiente (25 C) e apresentam a prateada. -Existem exceções como o Cobre(Cu) e Ouro (Au) que apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente

3 Definições Materiais Elétricos Metais

4 Definições Materiais Elétricos Metais -A estrutura atômica dos metais é a Cristalina que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons.

5 Metais Definições -A capacidade que os metais tem de conduzir eletricidade se explica pela facilidade de elétrons da última camada de seus átomos se desprender toda vez que se receber externamente outro(s) elétron(s), fazendo que se haja movimentação de cargas elétricas e com isso a condução corrente elétrica que nada mais são do que cargas elétricas em movimento.

6 Definições Materiais Elétricos Metais

7 Propriedades Materiais Elétricos Metais Brilho: Quando polidos, os objetos metálicos apresentam brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absolvem e irradiam calor.

8 Propriedades Materiais Elétricos Metais Maleabilidade: é a capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.

9 Propriedades Materiais Elétricos Metais Ductibilidade: Se forem aplicadas uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, este pode se transformar em fios e lâminas, devido ao deslizamento provocadas nas camadas de átomos.

10 Metais Propriedades Condutibilidade: São ótimos condutores de corrente elétrica e de calor. -Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínios ou cobre assim como as panelas que são utilizadas para cozinhar alimentos. -Possuem capacidade de conduzir calor de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias.

11 Propriedades Materiais Elétricos Metais Ponto de fusão e ebulição elevado: o metal Tungstênio se funde (derrete) à temperatura de C e entra em ebulição em C.

12 Propriedades Materiais Elétricos Metais - Cobre -É o condutor elétrico mais utilizado atualmente em todo mundo.

13 Metais - Cobre Propriedades -Suas principais vantagens são: a) Baixa resistividade (só perde para a prata); b) Mecanicamente favorável: Elevada resistência a tração por ser dúctil; c) Baixo nível de oxidação em aplicações normais (temperaturas não extremas); d) Manufatura simplificada (a frio e a quente)

14 Propriedades Materiais Elétricos Metais - Cobre -A condutividade do cobre varia de 58 a 61m/Ω.mm 2 e é produzido industrialmente, para fabricação de fios e cabos elétricos, com condutividade ϒ= 58m/Ω.mm 2 que corresponde a um grau de pureza de 99,9% e é classificado como cobre mole ou eletrolítico (reduzida dureza e baixa resistência elétrica).

15 Propriedades Materiais Elétricos Metais - Cobre -De acordo com o processo de fabricação pode se obter condutores mais duros (cobre meioduro ou cobre duro), que são empregados nos casos onde se exige elevada dureza, resistência a tração e pequeno desgaste por atrito: Redes de contato e tração elétrica; Peças de contato; Fios telefônicos; Anéis coletores de máquinas elétricas gigantes, etc...

16 Propriedades Materiais Elétricos Metais - Cobre Internacionalmente aceitas, as normas IACS (International Amerelead Copper Standard), fixa em 100% a condutividade relativa para o cobre mole ρ=0,01724 Ω.mm 2 /m definindo-o como padrão mundial de condutividade elétrica.

17 Metais - Cobre Propriedades Material Condutividade relativa IACS Cobre mole 100% Cobre meio-duro 97,7% Cobre duro 97,2% Alumínio 60,6%

18 Metais - Cobre Principais ligas de cobre Bronze (cobre + estanho + cadmio)

19 Metais - Cobre Principais ligas de cobre Bronze (cobre + estanho + cadmio) -Existe a mais de anos. -Suas principais características são: Elevada resistência a desgaste por atrito; Elástica; Facilmente usinada; Não apresenta características magnéticas.

20 Metais - Cobre Principais ligas de cobre Bronze (cobre + estanho + cadmio) Aplicações: Trilhos de contato; Peças fundidas; Fios finos; Engrenagens; Molas condutoras; Orgãos de máquinas (buchas).

21 Metais - Cobre Principais ligas de cobre Latão (cobre + zinco)

22 Metais - Cobre Principais ligas de cobre Latão (cobre + zinco) -Suas principais características são: Elevada resistência a tração; Facilmente deformado (peças estampadas ou repuxadas); Elevadíssima resistência a corrosão.

23 Metais - Cobre Principais ligas de cobre Latão (cobre + zinco) -Aplicações Terminais elétricos em geral; Molas condutoras; Peças e componentes em geral.

24 Alumínio Materiais Elétricos Metais - Alumínio

25 Metais - Alumínio Alumínio - É o segundo material mais utilizado como condutor elétrico depois do cobre. -Já substituiu e vem substituindo o cobre em diversas aplicações. Tem como principal vantagem: O preço internacional do cobre é superior ao do alumínio O Brasil apenas alguns anos atrás iniciou a exploração do cobre existente em Carajás o que obrigava a importar o cobre necessário para a indústria nacional acontecendo ao contrário com alumínio;

26 Metais - Alumínio Alumínio A necessária compensação dimensional entre o cobre e o alumínio, ainda torna o alumínio em termos de peso próprio, a metade do peso do cobre, reduzindo drasticamente o custo dos elementos de sustentação. -Por tais vantagens o alumínio vem tendo sua utilização expandida em vários setores da eletrotécnica, tendo como principais vantagens:

27 Metais - Alumínio Alumínio A necessária compensação dimensional entre o cobre e o alumínio, ainda torna o alumínio em termos de peso próprio, a metade do peso do cobre, reduzindo drasticamente o custo dos elementos de sustentação. -Por tais vantagens o alumínio vem tendo sua utilização expandida em vários setores da eletrotécnica, tendo como principais vantagens:

28 Alumínio Materiais Elétricos Metais - Alumínio A sua fragilidade mecânica; Rápida, porém não profunda oxidação ( o óxido cria uma camada isolante não permitindo a propagação desta). -Para finalidades eletrotécnicas utiliza-se o alumínio com teor de pureza 99,5% somente utilizado na fabricação de capacitores. Mantidos a seção e o comprimento constantes, a resistência elétrica própria dos condutores varia de 1,61 a 1,7 vezes em relação ao cobre, obrigando a correções dimensionais nos casos em que o cobre é substituído por alumínio.

29 Alumínio Materiais Elétricos Metais - Alumínio -Entretanto essa correção não é necessariamente igual a essa ordem de grandeza, pois outros fatores influenciam nesta correção: condutividade térmica, temperaturas máximas admissíveis, etc...

30 Metais - Alumínio Equivalências entre condutores de cobre e alumínio Referências Relações Cobre (Cu) Alumínio (Al) Para igual resistência ôhmica Entre áreas 1 1,61 Entre diâmetros 1 1,27 Entre pesos 1 0,48 Para igual ampacidade Entre áreas 1 1,39 Para igual diâmetro Entre diâmetros 1 1,18 Entre pesos 1 0,42 Entre resistências ôhmicas Relação entre ampacidade 1 1,61 1 0,78

31 Metais - Alumínio Comparação entre as características físicas do cobre e o alumínio Característica Alumíni o (Duro) Cobre (duro) Padrão IACS Densidade a 20 C (g/cm 3 ) 2,7 8,89 8,89 Condutividade máxima a 20 C Resistividade máxima a 20 C 0,0282 0,0177 0, Relação entre pesos de condutores de = resistência e comprimento 0,48 1,03 1,00 Variação de resistência a 20 C 0,004 0,0038 0,0039 Condutividade Térmica (cal/cm 3.s. C) 0,48 0,93 0,93 Coeficiente de dilatação linear/ C 23x x x10-6

32 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio

33 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio -Possui um comportamento oxidante rápido e superficial que faz com que a película formada pelo óxido, interrompa o processo de oxidação. -No entanto esta película apresenta elevada resistividade elétrica e tem tensão de ruptura que varia de 100 a 300V.

34 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio -Pode-se concluir que tal comportamento cuidados muito especiais nos casos de conexões ou emendas. Conexões ou emendas Alumínio/Alumínio -A técnica atual consiste na aplicação de pastas inibidoras, altamente aderentes, que contenham partículas de alumínio (Obs. Não é grafitada)

35 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio Conexões ou emendas Alumínio/Alumínio -Esse procedimento tema finalidade de minimizar a ação da umidade e melhorar o contato elétrico da emenda ou conexão.

36 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio Conexões ou emendas Alumínio/Cobre -No caso, muito comum na prática, de conexões de cobre/alumínio (é terminantemente proibida emenda entre condutores de materiais diferentes) a corrosão galvânica do alumínio pode processar-se de forma crítica devido elevada ddp entre esses dois metais, pois estão muito afastados entre si na série galvânica.

37 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio Conexões ou emendas Alumínio/Cobre -O processo de corrosão do alumínio quando em contato direto com o cobre, tem como eletrólito a umidade do ambiente e a corrente iônica desloca-se do alumínio para o cobre ocasionando a corrosão do alumínio -A redução desse efeito galvânico pode ser alcançado interpondo-se entre os dois metais um material ou liga que diminua a tensão elétrica entre o par galvânico.

38 Metais - Alumínio Oxidação do Alumínio Conexões ou emendas Alumínio/Cobre -O estanho por exemplo, é muito utilizado para esta finalidade (latão ou cobre estanhado) -Um outro meio associado aos anteriores, consiste em conectores de ligas de alumínio com volume de massa superior em relação ao cobre, pois a densidade de corrente sendo menor no alumínio (justamente pelo acréscimo de massa) sofrerá menos corrosão).

39 Metais - Alumínio Principais Aplicações do Alumínio -O alumínio puro é apenas utilizado onde não é mecanicamente solicitado: Condutores isolados, e barras condutoras injetadas nas ranhura de motores de indução. - Entretanto é muito grande a quantidade de ligas de alumínio usadas eletricamente, nas quais adiciona-se: Cobre(Cu), Magnésio(Mg), Manganês (Mu) e Silício (Si).

40 Metais - Alumínio Principais Aplicações do Alumínio -O alumínio puro é apenas utilizado onde não é mecanicamente solicitado: Condutores isolados Capacitores Barras condutoras injetada nas ranhuras de motores de indução

41 Metais - Alumínio Principais Aplicações do Alumínio Condutores

42 Metais - Alumínio Principais Aplicações do Alumínio Capacitores

43 Metais - Alumínio Principais Aplicações do Alumínio Ranhuras de motor de indução

44 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio -Adicionam se: Cobre (Cu), Magnésio (Mg), Manganês (Mu) e principalmente o Silício (Si). Algumas ligas de alumínio: Aldrey [ Al (Alumínio) + Mg (Magnésio) + Si (silício) + Fe (Ferro)]

45 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio Aldrey [ Al (Alumínio) + Mg (Magnésio) + Si (silício) + Fe (Ferro)]

46 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio - Aldrey Principais características Peso específico e condutividade elétrica próximos ao do alumínio puro Resistência de tração equivalente ao cobre meio duro (quando temperatura inferiores a 150 C)

47 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio - Aldrey Principais aplicações Redes aéreas (qualquer classe); Fios para enrolamentos de motores ou transformadores.

48 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio Duraalumínio [Al (Aumínio) + Cu (Cobre) + Mg (Magnésio) + Mn (Manganês) e Al (Alumínio) + Mg (Magnésio) + Si (Silício)] Principais características É a liga de alumínio mais antiga (1907); Tem comportamento antioxidante mas condutividade elétrica reduzida em relação ao alumínio puro (20 a 3m/Ω.mm 2 ); Tem soldabilidade favorável.

49 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio Duraalumínio Principais aplicações Corpos de luminárias

50 Metais - Alumínio Ligas de Alumínio Duraalumínio Principais aplicações Terminais elétricos

51 Considerações Materiais Elétricos Metais - Alumínio -O baixo peso específico das ligas de alumínio é ideal, na área de eletrotécnica, para as seguintes aplicações: Equipamentos portáteis; Partes móveis de equipamentos elétricos (redução de massa, energia cinética e menos desgaste por atrito);

52 Considerações Materiais Elétricos Metais - Alumínio Estruturas de suporte de materiais e equipamentos elétricos; Peças e equipamento sujeitos a transporte e Locais de elevada corrosão.

53 Metais utilizados em condutores elétricos -Em função de suas propriedades elétricas, térmicas, mecânicas e custos, o cobre e o alumínio são metais mais utilizados desde os primórdios da indústria de fabricação de fios e cabos elétricos. -A prática nos leva a observar que, quase sempre, as linhas aéreas são construídas em alumínio e as instalações internas são condutores de cobre.

54 Condutores Elétricos -De acordo com a norma NBR5410, é proibido o uso de alumínio em instalações elétricas residenciais. Características dos Cabos elétricos (cobre e alumínio) -Os cabos elétricos em baixa tensão são responsáveis pela transmissão de energia em circuitos de até 1000V.

55 Características Materiais Elétricos Cabos Elétricos -Os principais componentes de um cabo de potência em baixa tensão são condutor, a isolação e a cobertura.

56 Características Materiais Elétricos Condutores Elétricos -Alguns cabos elétricos podem ser dotados apenas de condutor de isolação, sendo chamados então de condutores isolados, enquanto outros podem possuir adicionalmente a cobertura (aplicada sobre a isolação) sendo chamados cabos unipolares ou multipolares, dependendo do número de condutores (veias) que possuem.

57 Características Materiais Elétricos Condutores Elétricos

58 Condutores Elétricos Flexibilidade -Um condutor elétrico pode ser constituído por uma quantidade variável de fios, desde um único fio até centenas deles. Essa quantidade de fios determina a flexibilidade do cabo. -Quanto mais fios mais flexível é o condutor e viceversa. -Para identificar corretamente o grau de flexibilidade de um condutor, é definida pelas normas técnicas da ABNT a chamada classe de encordoamento.

59 Flexibilidade Materiais Elétricos Condutores Elétricos -De acordo com essa classificação apresentada pela NBR6880, são estabelecidas seis classes de encordoamento, numeradas de 1 a 6. -A norma define ainda como caracterizar cada uma das classes, o que é indicado na coluna características da tabela

60 Flexibilidade Materiais Elétricos Condutores Elétricos Classe de encordoamento Descrição Características 1 Condutores sólidos (fios) 2 3 Condutores encordoados, Compactados ou não Condutores encordoados, não compactados 4, 5 e 6 Condutores flexíveis É estabelecida uma resistência elétrica máxima a 20 C em w/km É estabelecida uma resistência elétrica máxima de 20 C em w/km e um número mínimo de fios no condutor É estabelecida uma resistência elétrica máxima de 20 C em w/km e um número mínimo de fios no condutor É estabelecida uma resistência elétrica máxima de 20 C em w/km e diâmetro máximo dos fios elementares do condutor

61 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR Em relação aos termos utilizados na tabela, tem se: Fio: É um produto maciço, composto por um único elemento condutor.

62 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR 6880 Fio -Trata-se de uma ótima solução econômica na construção de um condutor elétrico, porém apresenta uma limitação no aspecto dimensional e na reduzida flexibilidade, sendo, em consequência, limitado a produtos de pequenas seções (até 16mm 2 )

63 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR 6880 Condutor encordoado: -Tem relação com a construção de uma corda, ou seja, partindo-se de uma série de fios elementares, eles são reunidos (torcidos) entre si, formando então o condutor. -Essa construção apresenta uma melhor flexibilidade do que o fio. As formações padronizadas de condutores encordoados (cordas) redondos normais são:

64 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR 6880 Condutor encordoado: 7 fios (1+6) 19 fios ( ) 37 fios ( ) E assim sucessivamente

65 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR 6880 Condutor encordoado:

66 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR 6880 Condutor encordoado redondo compactado: -É uma corda na qual foram reduzidos os espaços entre fios e componentes. -Essa redução é realizada por compressão mecânica ou trefilação. -O Resultado deste processo é um condutor de menor diâmetro em relação ao condutor encordoado redondo norma, porém com menos flexibilidade.

67 Condutores Elétricos Classe de encordoamento de condutores elétricos conforme NBR 6880 Condutor encordoado redondo compactado: Normal Compactado

68 Fim

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Parte 2 Propriedades de alguns elementos metálicos Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Propriedades Físicas dos Metais São, geralmente,

Leia mais

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser humano passou a desenvolver técnicas rudimentares de forja

Leia mais

- CAPÍTULO 2 MATERIAIS CONDUTORES

- CAPÍTULO 2 MATERIAIS CONDUTORES MATERIAIS ELÉTRICOS Prof. Rodrigo Rimoldi - CAPÍTULO 2 MATERIAIS CONDUTORES (Aula 5) Introdução Materiais condutores definição: toda matéria que permite o estabelecimento de um fluxo de elétrons em seu

Leia mais

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 4. Prof.Clebes André da Silva

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 4. Prof.Clebes André da Silva Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos Aula 4 Prof.Clebes André da Silva Aula 4 Capítulo 3 Materiais Condutores Objetivo do capítulo: - Breve estudo dos materiais condutores - Aplicações em componentes

Leia mais

Materiais Condutores

Materiais Condutores Materiais Condutores Introdução Os materiais condutores são caracterizados por diversas grandezas, as quais podemos destacar: Condutividade ou resistividade elétrica Coeficiente de temperatura Condutividade

Leia mais

Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil

Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil Por: DANIEL N. LOPES Conceito: Metal é um elemento químico que no estado sólido se constitui de cristais ou, um agregado de cristais, caracterizado por

Leia mais

02/10/2013. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl. Departamento de Engenharia Elétrica

02/10/2013. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl. Departamento de Engenharia Elétrica Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br 1 genda: Materiais condutores Elétrons livres Natureza da corrente elétrica nos metais Corrente elétrica Densidade da corrente

Leia mais

4 Recomendações. Instalações Elétricas Prediais - Geraldo Cavalin e Severino Cervelin - Ed. Érica 1

4 Recomendações. Instalações Elétricas Prediais - Geraldo Cavalin e Severino Cervelin - Ed. Érica 1 4 Recomendações 1. Remover a isolação do condutor, de tal forma que seja o suficiente para que, no ato de emendá-los, não ocorra falta nem sobra. 2. Após remover a isolação, o condutor de cobre deve estar

Leia mais

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Materiais Metálicos Generalidades Metal Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Alta dureza Grande resistência mecânica Elevada

Leia mais

Condutores Elétricos

Condutores Elétricos Condutores Elétricos Aspectos construtivos e aplicações Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica da USP 14 de março de 2013 EPUSP Giovanni Manassero

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Tiago Quick Ligações Químicas Conceitos Iniciais Prof. Tiago Quick Valência Chamamos de valência a quantidade de ligações químicas que um átomo pode fazer para atingir

Leia mais

Materiais Elétricos. Condutores. Prof. Msc. Getúlio Tateoki

Materiais Elétricos. Condutores. Prof. Msc. Getúlio Tateoki Definições Materiais Elétricos -Um condutor elétrico é um produto metálico geralmente de forma cilíndrica e de comprimento muito maior do que a maior dimensão transversal, utilizado para transportar energia

Leia mais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais Propriedades dos materiais Por que o plástico é "plástico"? Por que o alumínio é mais leve que o ferro? Por que a borracha depois de esticada volta a sua forma primitiva? Por que o cobre conduz eletricidade

Leia mais

Propriedades dos Materiais ENGENHARIA DOS MATERIAIS PROF. KARLA NUNES 2017

Propriedades dos Materiais ENGENHARIA DOS MATERIAIS PROF. KARLA NUNES 2017 Propriedades dos Materiais ENGENHARIA DOS MATERIAIS PROF. KARLA NUNES 2017 Porque devo conhecer as propriedades dos materiais? O conhecimento das propriedades dos materiais é muito importante na seleção

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE LTs. Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE LTs. Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE LTs Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki AGENDA Cabos condutores Isoladores e ferragens Estruturas das LTs Cabos para-raios Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki TE-140 2 CABOS CONDUTORES Prof.

Leia mais

MATERIAIS UTILIZADOS EM FUSÍVEIS. Anderson V. Silva Rodrigo A. Aguiar 541

MATERIAIS UTILIZADOS EM FUSÍVEIS. Anderson V. Silva Rodrigo A. Aguiar 541 MATERIAIS UTILIZADOS EM FUSÍVEIS Anderson V. Silva Rodrigo A. Aguiar 541 ÍNDICE O que são fusíveis Partes Como funcionam Tipos Materiais dos Condutores - Propriedades Materiais dos Isolantes - Propriedades

Leia mais

Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes

Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes Ligações Metálicas Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes perdem seus elétrons da última camada.

Leia mais

MÓDULO II SELEÇÃO DE CONDUTORES NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MÓDULO II SELEÇÃO DE CONDUTORES NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MÓDULO II SELEÇÃO DE CONDUTORES NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Versão 2.0 Ditreitos Reservados PROCOBRE 2009 CONTEÚDO Condutores elétricos Normalização e parâmetros elétricos para a seleção de condutores Seleção

Leia mais

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT INTRODUÇÃO Finalidade: São utilizados com o objetivo de desenergizar a parte da instalação com risco de danos sobrecarga; curto-circuitos circuitos. Falha: INCÊNDIO!!!

Leia mais

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil 1. PRODUTOS

Leia mais

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6 TABELA 1 CONDUTOR CABO COBERTO NTC CÓDIGO COPEL CLASSE DE MATERIAL SEÇÃO NOMINAL (mm²) NÚMERO DE FIOS DIÂMETRO MÁXIMO ESPESSURA NOMINAL DA COBERTURA DIÂMETRO MÁXIMO 0680 20009557 15 Cobre 16 6 4,6 4,9

Leia mais

3 CONDUTORES ELÉCTRICOS

3 CONDUTORES ELÉCTRICOS 3 CONDUTORES ELÉCTRICOS 3.1 CONDUTORES ELÉCTRICOS METAIS MAIS USADOS EM CONDUTORES ELÉCTRICOS Os metais mais usados como condutores em cabos eléctricos são o Cobre e o Alumínio. 3.1.1 COBRE O Cobre é obtido

Leia mais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais Aula 02 Introdução ao Estudo dos Materiais Prof. Me. Dario de Almeida Jané Introdução ao Estudo dos Materiais - Definição - Tipos de Materiais / Classificação - Propriedades dos Materiais Introdução ao

Leia mais

Aula 02 Propriedades Gerais dos Materiais

Aula 02 Propriedades Gerais dos Materiais Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica Materiais Elétricos - Teoria Aula 02 Propriedades Gerais dos Materiais Clóvis Antônio Petry, professor. Florianópolis, setembro

Leia mais

Prof. Mayara Queiroz Moraes. Materiais metálicos

Prof. Mayara Queiroz Moraes. Materiais metálicos Materiais metálicos METAIS Metais Materiais Metálicos: combinação de elementos metálicos. Ligação Metálica Possui como principal característica a presença de elétrons livres em torno de cátions e átomos

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 09 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Soldagem por resistência Soldagem por resistência Soldagem através da geração de calor devida à passagem de corrente elétrica e da aplicação

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

Materiais utilizados na Industria Eléctrica e Electrónica. Rogério Monteiro 1

Materiais utilizados na Industria Eléctrica e Electrónica. Rogério Monteiro 1 Materiais utilizados na Industria Eléctrica e Electrónica Rogério Monteiro 1 Classificação geral dos materiais A grande variedade de utilizações determina um total conhecimento das características dos

Leia mais

Propriedades Mecânicas: Resistência a Tração: Kg/mm² Dureza HRC: Dureza HBR:

Propriedades Mecânicas: Resistência a Tração: Kg/mm² Dureza HRC: Dureza HBR: COBRE BERÍLIO Liga de Cobre e Berílio, com excelentes características mecânicas como alta dureza e moderada condutibilidade. É indicada para processos de sopro, solda por projeção, injeção plástica e metálica.

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS PROF. M. SC. MARCONI FURTADO 2013 Importância. Propriedades físicas dos materiais Comportamento

Leia mais

Átomos metálicos empilhados. Estrutura Cristalina. Ligação metálica não direccional. Electrões de valência. Electrões Livres Grande Mobilidade

Átomos metálicos empilhados. Estrutura Cristalina. Ligação metálica não direccional. Electrões de valência. Electrões Livres Grande Mobilidade 1 - CONDUÇÃO DA CORRENTE ELÉCTRICA ATRAVÉS DOS MATERIAIS 1.1 - Condução eléctrica em metais Núcleos Iónicos Átomos metálicos empilhados Estrutura Cristalina Ligação metálica não direccional Electrões de

Leia mais

MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE

MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE MATERIAIS DE ELEVADA CONDUTIVIDADE

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 32:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 32: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 32: CABOS ELÉTRICOS DE BAIXA TENSÃO a) Construção A construção típica de condutores elétricos de baixa tensão é aquela mostrada na Figura

Leia mais

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS Podem ser moldados; São dúcteis (deformam antes de romper); Bons condutores de energia elétrica e calor. OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

Especificação Técnica - Cabo Profibus DP. Revisão 002 DP 26/03/2013 ASSOCIAÇÃO PROFIBUS

Especificação Técnica - Cabo Profibus DP. Revisão 002 DP 26/03/2013 ASSOCIAÇÃO PROFIBUS Especificação Técnica - Cabo Profibus DP Revisão 002 DP 26/03/2013 ASSOCIAÇÃO PROFIBUS 1. Condutor 2. Isolação a. Os condutores devem ser de cobre eletrolítico, tempera mole, devendo corresponder a classe

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais

Nas exigências de um determinado material deve prevalecer, respectivamente, o exigido:

Nas exigências de um determinado material deve prevalecer, respectivamente, o exigido: MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0048 EQUIPAMENTOS 1/16 1. FINALIDADE

Leia mais

Ligação metálica corrente elétrica

Ligação metálica corrente elétrica Ligações Metálicas Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes perdem seus elétrons da última camada.

Leia mais

Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas

Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas PMT-2402 Metalografia e Tratamentos Térmicos dos Metais Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas André Paulo Tschiptschin Histórico Primeiro metal a ser utilizado pelo homem Facas de cobre

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

MOD / Gráfica Garilli - Agência PUC Propaganda

MOD / Gráfica Garilli - Agência PUC Propaganda Rua Xavier de Toledo, 640 Vila Paulicéia São Bernardo do Campo, SP CEP: 09692-030 Geral: Tel.: (11) 4176-7877 Fax: (11) 4176-7879 E-Mail: magnet@mmmagnet.com.br Vendas: Tel.: (11) 4176-7878 E-Mail: vendas@mmmagnet.com.br

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CONECTOR GRAMPO DE LINHA VIVA GLV 100 E 400 AMPÉRES - CLASSE 15 kv

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CONECTOR GRAMPO DE LINHA VIVA GLV 100 E 400 AMPÉRES - CLASSE 15 kv EMD-.035 1/5 Conector Grampo de Linha Viva - GLV 400 Ampéres - Desenho orientativo - NOTA: Pequenas variações de forma, nas partes não cotadas, são admissíveis, desde que mantidas as características mecânicas

Leia mais

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR Seleção do processo de fundição Metal a ser fundido [C. Q.]; Qualidade requerida da superfície do fundido; Tolerância dimensional requerida

Leia mais

FIGURA 1 CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 DETALHE DE INSTALAÇÃO. Parafuso e Arruela. Conector. Luva

FIGURA 1 CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 DETALHE DE INSTALAÇÃO. Parafuso e Arruela. Conector. Luva FIGURA 1 E C D φ G F φ 10.0 + 0.2 A B CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 I H LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 Rosca (Normal) DIN II 16 fios / in Sextavado Interno d1 h l1 l2 PARAFUSO D12 d2 m ARRUELA LISA DETALHE

Leia mais

Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas

Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica Curso Técnico em Mecânica Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas Módulo II Mecânica

Leia mais

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 1. Prof.ª Letícia chaves Fonseca

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 1. Prof.ª Letícia chaves Fonseca Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos Aula 1 Prof.ª Letícia chaves Fonseca Capítulo 1 PROPRIEDADES DOS MATERIAIS USADOS EM ENGENHARIA 2 1.1 Introdução Distinguir e recomendar os materiais Correlacionar:

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Teoria da ligação de valência

Teoria da ligação de valência Teoria da ligação de valência Prof. Leandro Zatta Prof. Leandro Zatta 1 Prof. Leandro Zatta 2 RPENV Maneira simples Lewis Quântica Orbitais atômicos TLV Prof. Leandro Zatta 3 Teoria de ligação de valência

Leia mais

Cabos elétricos para aplicações fotovoltaicas. Hilton Moreno

Cabos elétricos para aplicações fotovoltaicas. Hilton Moreno Cabos elétricos para aplicações fotovoltaicas Hilton Moreno Norma ABNT NBR 16612:2017 Cabos de potência para sistemas fotovoltaicos, não halogenados, isolados, com cobertura, para tensão de até 1,8 kvcc

Leia mais

Simbólica Numérica EN Cu mín. Cu máx. Fe máx. Mn máx. Ni mín. Ni máx. Pb máx. Sn máx. Zn mín. Equivalências internacionais aproximadas

Simbólica Numérica EN Cu mín. Cu máx. Fe máx. Mn máx. Ni mín. Ni máx. Pb máx. Sn máx. Zn mín. Equivalências internacionais aproximadas Fita de alpaca Composição química Designação Composição química em % (mm) Simbólica Numérica EN Cu mín. Cu máx. Fe máx. Mn máx. Ni mín. Ni máx. Pb máx. Sn máx. Zn mín. Outros total máx. CuNi12Zn24 CW403J

Leia mais

Eletricidade Professor Pisciotta

Eletricidade Professor Pisciotta CONDUTORES E ISOLANTES Já foi mencionado que segurando uma barra de vidro por uma das extremidades e atritando a outra com um pano de lã, somente a extremidade atritada se eletriza. Isto significa que

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO alumínio FIGURA 1 FIGURA 2

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO alumínio FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3 OBS.: 1) Medidas em milímetros. 2) Deve ser dimensionado para atender a todas as características de aplicação mecânica e elétrica da Tabela 1. MAIO/2017 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página

Leia mais

Conceitos Básicos de Semicondutores

Conceitos Básicos de Semicondutores Conceitos Básicos de Semicondutores Daniel Montechiesi RA. 3679-2 Eduardo Oliveira RA. 2065-5 Leandro Gomes Silva RA. 2073-9 Sumário Introdução Objetivo Diferenças entre um Material Semicondutor e um Condutor

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B MAIO/2018 SRD/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 7 FIGURA 1C FIGURA 2A FIGURA 2B (vista do barril) FIGURA ILUSTRATIVA FIGURA ILUSTRATIVA Nota: figuras 1B, 2A e 2B referem-se exclusivamente

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B 18/JANEIRO/2019 SPI/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 7 FIGURA 1C FIGURA 2A FIGURA 2B (vista do barril) FIGURA ILUSTRATIVA FIGURA ILUSTRATIVA Nota: as figuras 1B, 2A e 2B referem-se exclusivamente

Leia mais

CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS autossustentados XLPE 0,6 / 1 kv

CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS autossustentados XLPE 0,6 / 1 kv TABELA 1 CABO FASE NTC CÓDIGO COPEL TIPO SEÇÃO NOMINAL (mm 2 ) NÚMERO MÍNIMO DE FIOS CONDUTOR FASE DIÂMETRO DO CONDUTOR mín 810860 20011563 duplex 16 6 4,6 5,2 1,2 1,910 110 98 810865 20011567 triplex

Leia mais

2 Eletrodinâmica. Corrente Elétrica. Lei de Ohm. Resistores Associação de Resistores Geradores Receptores. 4 Instrumento de Medidas Elétricas

2 Eletrodinâmica. Corrente Elétrica. Lei de Ohm. Resistores Associação de Resistores Geradores Receptores. 4 Instrumento de Medidas Elétricas 2. Eletrodinâmica Conteúdo da Seção 2 1 Conceitos Básicos de Metrologia 4 Instrumento de Medidas Elétricas 2 Eletrodinâmica Corrente Elétrica Resistência Elétrica Lei de Ohm Potência Elétrica Resistores

Leia mais

INNOVCABLE CABO DE INSTRUMENTAÇÃO BFIC FA 300V NBR 10300

INNOVCABLE CABO DE INSTRUMENTAÇÃO BFIC FA 300V NBR 10300 INNOVCABLE CABO DE INSTRUMENTAÇÃO BFIC FA 300V NBR 10300 1) Condutor encordoado formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 2 NBR NM 280. 2) Isolação em composto termoplástico

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 30/01/2018 1 de 15 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para haste de aterramento e acessórios, para utilização nas Redes de Distribuição das

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES 1. Introdução - O dimensionamento dos condutores deve ser realizado seguindo as seguintes etapas: a) cálculo da corrente de projeto; b) dimensionamento pelo critério da máxima

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B FIGURA 2 OBS.: 1) Medidas em milímetros. 2) Dimensões ver Tabela 1. JANEIRO/2018 SRD/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 5 APLICAÇÃO TABELA 1 NTC PADRÃO CÓDIGO COPEL CONDUTORES DE COBRE

Leia mais

PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS FIOS E CABOS

PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS FIOS E CABOS PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS FIOS E CABOS Professor Saimon Miranda Fagundes 1 CONDUTORES ELÉTRICOS Condutor Denominação genérica de elementos metálicos, geralmente de forma cilíndrica com a função específica

Leia mais

Física C Extensivo V. 1

Física C Extensivo V. 1 Extensivo V. esolva ula ula.0) Corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas em uma direção preferencial..0).0) D.0) D t = 5 s Q =? Observe que se pede a carga em 5 s. ssim: (i. t) Q = área da figura

Leia mais

O teor de C (>2%) está acima do teor que pode ser retido em solução sólida na austenita. " Consequência

O teor de C (>2%) está acima do teor que pode ser retido em solução sólida na austenita.  Consequência 1 FERROS FUNDIDOS - FOFOS É uma liga de Fe-C-Si É considerada uma liga ternária devido a presença do Si Os teores de Si podem ser maiores que o do próprio C O Si influi muito nas propriedades dos fofos

Leia mais

Aula-6 Corrente e resistência. Curso de Física Geral F o semestre, 2008

Aula-6 Corrente e resistência. Curso de Física Geral F o semestre, 2008 Aula-6 Corrente e resistência Curso de Física Geral F-328 1 o semestre, 2008 Corrente elétrica e resistência a) A condição para que exista uma corrente elétrica através de um condutor é que se estabeleça

Leia mais

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 3. Prof.ª Letícia chaves Fonseca

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 3. Prof.ª Letícia chaves Fonseca Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos Aula 3 Prof.ª Letícia chaves Fonseca Aula 3 Propriedades Químicas Tipos de baterias Propriedades Ópticas Refração e reflexão Fibra ótica O Fator Custo dos Materiais

Leia mais

Disciplina: ELI Eletricidade e Instrumentação. Engenharia de Telecomunicações

Disciplina: ELI Eletricidade e Instrumentação. Engenharia de Telecomunicações A Norma ABNT NBR-5410 Instalações elétricas de baixa tensão estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padronizam as dimensões e as características mínimas exigíveis para a haste de aterramento e acessórios utilizados nas Redes de Distribuição,

Leia mais

Conector Bimetálico para Condutor Concêntrico de Alumínio

Conector Bimetálico para Condutor Concêntrico de Alumínio TIPO 1 Tabela 1 Item Seção do condutor (mm²) Diâmetro Condutor (mm) Dimensões (mm) A (máx.) B C Código 1 6 3,1 6790664 2 10 4,1 7,93 0,05 20 1,0 18 1,0 6797691 3 16 5,1 6797692 Nº Data Revisões Aprov.:

Leia mais

Eletricidade básica. Aula 04: Tipos de resistores código de cores

Eletricidade básica. Aula 04: Tipos de resistores código de cores Eletricidade básica Aula 04: Tipos de resistores código de cores 1 Resistores Resistores são componentes eletrônicos cuja principal finalidade é controlar a passagem de corrente elétrica. Denomina-se resistor

Leia mais

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição.

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais A organização da Tabela Periódica Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais Os elementos químicos

Leia mais

ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 6.5.4.7 Nos quadros de distribuição, deve ser previsto espaço reserva para ampliações futuras, com base no número de circuitos com que o quadro for efetivamente equipado,

Leia mais

Cabos Condutores. Verônica Rodrigues Fernanda Posy Luis Felipe Nogueira Douglas Toledo Ana Carolina Alves Artur Coutinho

Cabos Condutores. Verônica Rodrigues Fernanda Posy Luis Felipe Nogueira Douglas Toledo Ana Carolina Alves Artur Coutinho Cabos Condutores - Verônica Rodrigues Fernanda Posy Luis Felipe Nogueira Douglas Toledo Ana Carolina Alves Artur Coutinho Cabos Condutores Aéreos Características importantes nos condutores Carga de Ruptura;

Leia mais

USINAGEM POR ELETROEROSÃO

USINAGEM POR ELETROEROSÃO USINAGEM POR ELETROEROSÃO Teoria e Prática da Usinagem Usinagem de geometria não definida Janaina Fracaro A eletroerosão baseia -se na destruição de partículas metálicas por meio de descargas elétricas,

Leia mais

PRODUTOS DE COBRE METAIS APLICADOS. Laminados, barras/perfis e arames ELUMA, A MARCA DO COBRE

PRODUTOS DE COBRE METAIS APLICADOS. Laminados, barras/perfis e arames ELUMA, A MARCA DO COBRE PRODUTOS DE COBRE METAIS APLICADOS Laminados, barras/perfis e arames ELUMA, A MARCA DO COBRE O COBRE TRANSFORMA O MUNDO. A PARANAPANEMA TRANSFORMA O COBRE. A Paranapanema, líder e maior produtora brasileira

Leia mais

Propriedades Elétricas. Condutores

Propriedades Elétricas. Condutores Propriedades Elétricas Condutores Condutores - 0 K Nivel de Fermi Estados vazios Estados preenchidos Mar (Gás) de Fermi Bandas cheias e gaps (abaixo) Condutividade Elétrica em CONDUTORES (Metais) Metais:

Leia mais

KRJ CONECTORES MISSÃO SOLUCIONANDO O PROBLEMA DE CONEXÃO PARA CABOS EXTRA FLEXÍVEIS CLASSES 4 E 5. A Inovação em Conexões Elétricas

KRJ CONECTORES MISSÃO SOLUCIONANDO O PROBLEMA DE CONEXÃO PARA CABOS EXTRA FLEXÍVEIS CLASSES 4 E 5. A Inovação em Conexões Elétricas KRJ CONECTORES A Inovação em Conexões Elétricas MISSÃO Oferecer soluções diferenciadas, que reunissem produtos, acessórios, ferramentas dedicadas, forte assistência técnica e treinamento operacional de

Leia mais

Processo por pontos, por costura, por projeção, de topo, Aplicações, Vantagens e Desvantagens

Processo por pontos, por costura, por projeção, de topo, Aplicações, Vantagens e Desvantagens INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Processo por pontos, por costura, por projeção, de topo, Aplicações, Vantagens e Desvantagens Professor: Anderson Luís Garcia Correia

Leia mais

Ligas de Alumínio e Cobre. Noções Básicas e Aplicações

Ligas de Alumínio e Cobre. Noções Básicas e Aplicações Ligas de Alumínio e Cobre Noções Básicas e Aplicações 1 Ligas de Alumínio Aplicação Geral ESTAMPAGEM EXTRUSÃO USINAGEM Aplicação Oxigen SOLDAGEM FORJAMENTO 2 Ligas de Alumínio Fabricação 3 LIGAS DE ALUMÍNIO

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Comportamento Elétrico

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Comportamento Elétrico Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química Ciências dos Materiais Comportamento Elétrico Portadores de cargas e condução A condução de eletricidade nos materiais ocorre por meio de espécies

Leia mais

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 1 Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 2 1 = PUXAMENTO 3 Introdução: A trefilação é uma operação em que a matériaprima é estirada

Leia mais

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio?

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio? Prof: Marcelo Vizeu Observe as substâncias presentes no nosso cotidiano H O H Na N N O O O Água oreto de sódio (sal de cozinha) Nitrogênio Ozônio Reflita: Porque...... nas substâncias os átomos estão

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO...

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO... SUMÁRIO Apresentação do IBP... xiii Apresentação da ABENDI... xv Apresentação da ABRACO... xvii Prefácio... xix 1 Introdução... 1 1.1 Exercícios... 3 2 Obtenção dos Metais... 5 2.1 Minérios... 5 2.1.1

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 18 / 02 / 2014 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padronizam as dimensões e as características mínimas exigíveis para a haste de aterramento e acessórios utilizados nas Redes de Distribuição,

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: LINHAS ELÉTRICAS A NBR 5410 traz uma série de prescrições relativas às instalações de baixa tensão, que incluem os tipos de linhas

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO Aços e Metais

CATÁLOGO TÉCNICO Aços e Metais CATÁLOGO TÉCNICO Aços e Metais A GGD Metals garante a qualidade do produto que você recebe! O maior e mais diversificado distribuidor de aços e metais da América Latina. Um Grupo nascido da fusão de três

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Aula 05 Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Eletrodinâmica Sentido convencional da corrente elétrica Intensidade da corrente elétrica Leis de Ohm Resistor Condutividade

Leia mais

MANCAIS AUTOLUBRIFICANTES

MANCAIS AUTOLUBRIFICANTES THECNOLUB LINHA DE PRODUTOS MANCAIS AUTOLUBRIFICANTES LIVRES DE MANUTENÇÃO ÍNDICE 1 THEC-AC Aço + bronze sinterizado poroso + PTFE + Pb 2 THEC-B Bronze + bronze sinterizado poroso + PTFE + Pb 3 THEC-4

Leia mais

Resistor e resistência

Resistor e resistência LEIS DE OHM Resistor e resistência O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por efeito Joule.

Leia mais

Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online

Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online METAIS E SUAS PROPRIEDADES Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online CONTEÚDO Propriedades dos metais Ligação metálica Densidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Propriedades dos metais Os metais apresentam

Leia mais

CABOS DE AQUECIMENTO

CABOS DE AQUECIMENTO Fabricados a partir de uma liga resistiva isolada com polímeros com alta resistência a temperatura, intempéries e ataques químicos. Potência Variável Materiais: Resistor: fios resistivos. Isolação: Borracha

Leia mais

TREFILAÇÃO TREFILAÇÃO

TREFILAÇÃO TREFILAÇÃO TREFILAÇÃO Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 O processo de trefilação consiste em fazer passar o material através de uma ferramenta, utilizando-se uma força de tração aplicada na saída da matriz. Apesar das

Leia mais

CABOS PARA USO MÓVEL

CABOS PARA USO MÓVEL Cabos PARA Cabos elétricos de potência, controle e instrumentação superflexíveis para uso móvel eventual ou em constante movimento, resistentes a abrasão e a tração para casos em que o cabo sofre arraste

Leia mais

Resistência elétrica de uma barra (prismática ou cilíndrica) de área A e comprimento L

Resistência elétrica de uma barra (prismática ou cilíndrica) de área A e comprimento L Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo uiz Viana Referências bibliográficas: H. 28-4, 29-4, 29-6 S. 26-4, 27-2 T. 22-2 ula Resistores

Leia mais

catálogo técnico Laminados cobre, latão e bronze

catálogo técnico Laminados cobre, latão e bronze catálogo técnico Laminados cobre, latão e bronze LAMINADOS DE COBRE Os materiais laminados são compostos por tiras e chapas, retas e/ ou e rolos, com diversas dimensões possíveis dentro de um limite de

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS / INDUSTRIAIS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS / INDUSTRIAIS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS / INDUSTRIAIS Flexibilidade Os cabos flexíveis estão substituindo, com vantagens, os cabos rígidos tradicionais. Veja porque: a construção do condutor, a parte metálica do

Leia mais