Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia. Prof. Dr. Gilberto Fernandes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia. Prof. Dr. Gilberto Fernandes"

Transcrição

1 Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia Prof. Dr. Gilberto Fernandes

2 INTRODUÇÃO O termo geossintético é usado para descrever uma família de produtos sintéticos utilizados para resolver problemas em geotecnia. A natureza sintética desses produtos os tornam próprios para uso em obras de terra onde um alto nível de durabilidade é exigido. Esses produtos são constituídos por uma grande variedade de materiais e formas, cada um adequado a um determinado uso ou necessidade. Em geotecnia as principais obras que utilizam esses materiais são: aeroportos, ferrovias, rodovias, aterros, estruturas de contenção, reservatórios, canais e barragens.

3 As principais aplicações dos geossintéticos: Proteção e controle de erosão Impermeabilização Filtração Reforço Drenagem Separação

4 As aplicações mais comuns para os geossintéticos são: Reforço estrutural de obras de terra principalmente taludes, rodovias e ferrovias impermeabilização de barragens, aterros sanitários e outros proteção superficial contra erosão separador de materias como por exemplo em drenagens funcionando como filtro

5 O plástico é a principal matéria prima dos geossintéticos. Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos. De um modo geral podemos dizer que são compostos por um polímero e aditivos. Os aditivos são adicionados ao polímero com as funções de pigmento, estabilizante, plastificante, retardador da combustão, entre outras.

6 A técnica de aplicação dos geossintéticos é um ramo da mecânica dos solos que está em pleno desenvolvimento, por isso, os produtos estão em constante evolução, contudo podemos destacar os materiais relacionados abaixo como sendo os principais devido aos seus volumes de aplicação nas obras. Geotêxteis Geogrelhas Geomantas Geocompostos Geocélulas Geodrenos Geoespaçadores Geomembranas

7 GEOTÊXTEIS Podem ser do tipo não tecido, quando suas fibras não seguem nenhum padrão pois na sua fabricação elas são agrupadas aleatoriamente, ou tecidos cujas fibras estão bem organizadas formando uma trama. As principais aplicações dos geotêxteis são em filtros e em drenagens.

8

9 Aplicação de geotêxtil Pavimento Asfáltico

10 Geogrelhas Possuem estrutura em forma de grelha, com malha retangular ou quadrada e seu uso é predominantemente estrutural como reforço de estruturas de solo. As geogrelhas possuem elementos com grande resistência à tração e quanto ao processo de fabricação podem ser classificadas como extrudada, soldada e tecida.

11

12 Aplicação de geogrelhas

13 Geomantas Teêm estrutura tridimensional, ou seja, a espessura é relativamente grande, diferentemente dos geotêxteis e apresentam cerca de 90% de vazios em seu volume. A sua principal aplicação é a proteção superficial do solo contra a erosão. Devido a sua forma de aplicação, as geomantas são confeccionadas com materiais com grande resistência às intempéries e à fotodegradação.

14

15 Aplicação de geomantas

16 Geocompostos São os produtos compostos por dois ou mais geossitéticos. O mais comum é fabricado com duas camadas de geotêxtil com uma geomanta entre eles. Seu uso mais comum é em sistemas de drenagem, podendo trabalhar em drenos horizontais ou verticais. Outra aplicação é em alívios de pressões e de empuxos hidrostáticos.

17

18 Aplicação de geocompostos Sistema de drenagem

19 Geocélulas Apresentam-se em painéis com estrutura tridimensional composto por um conjunto de células contíguas com formato semelhante a de um favo de mel. As células podem ser preenchidas com areia, brita, concreto ou solo e suas principais aplicações são: controle de erosão, proteção detaludes, reforço de solos moles e na construção de muros de contenção.

20

21 Aplicação de geocélulas

22 Geodrenos É um tipo especial de geocomposto constituído por por um núcleo drenante envolvido por um geotêxtil com função de filtro. O seu formato lembra o de uma mangueira de incêndio. A forma mais comum de aplicação é como dreno vertical sendo aplicado por equipamento semelhante a uma perfuratriz de solos, com a intenção de fazer o rebaixamento do lençois freáticos e o adensamento de solos moles.

23

24 Aplicação de geodrenos

25 Geoespaçadores Também chamados de georredes, possuem estrutura tridimencional com grande volume de vazios. Sua principal aplicação é em drenagem, pois consegue propiciar grandes vazões apesar da pequena seção transversal. É comum seu uso em conjunto com outros geossintéticos formando os geocompostos.

26

27 Geomembranas Apresentam excelente performance quando utilizada como revestimento impermeabilizante. Os tipos mais encontrados são as de polietileno de alta densidade PEAD e as de policloreto de vinila PVC. As geomembranas são muito utilizadas em canais, barragens, aterro sanitários, lagoas de rejeito de mineradoras, entre outras.

28

29 Aplicação de geomembranas

30 Geossintéticos nas Ferrovias

31 Os geossintéticos podem desempenhar as seguintes funções em novas ferrovias ou na reabilitação de ferrovias existentes: Separação de materiais com diferentes granulometrias Filtração, drenagem e reforço do solo Em obras ferroviárias, os geossintéticos podem ser aplicados dentro ou abaixo da camada de lastro e/ou sublastro e subleito.

32 Ênfase será dada aqui na utilização de geossintéticos dentro e abaixo das camadas de lastro e/ou sublastro. Os geossintéticos mais utilizados para essa aplicação são os geotêxteis, as geogrelhas, os geocompostos e as geocélulas em funções como separação, reforço, filtração e drenagem.

33 SEPARAÇÃO: Os geossintéticos podem ser utilizados para separar camadas da estrada de ferro que tenham diferentes granulometrias e propriedades. A passagem do trem sobre os trilhos provoca a movimentação dos dormentes. Como resultado desse movimento, os finos do solo de subleito podem ser bombeados para dentro da camada granular, reduzindo a resistência e a capacidade drenante dessa camada. Além disso, os geossintéticos podem atuar evitando que o material granular penetre no subleito constituído por solo mole, mantendo a espessura e a integridade da camada granular e aumentando a sua vida útil. Para atuar convenientemente nesta função, os geossintéticos devem apresentar resistência à concentração de tensões (rasgo, punção e estouro), assim como, tamanho das aberturas compatível com a granulometria dos materiais que se deseja separar.

34 REFORÇO: Geossintéticos (geotêxteis, geogrelhas e geocélulas) instalados sobre subleitos instáveis podem eliminar a necessidade de substituição desse solo, aumentando a capacidade de carga do sistema devido a uma melhor distribuição de tensões. Quando colocados na camada de lastro ou de sublastro, os geossintéticos podem ajudar a reduzir os recalques associados ao espalhamento lateral da camada pelo intertravamento dos materiais de lastro e sublastro. As principais características dos geossintéticos que devem ser consideradas para essa função são a interação entre geossintético-solo/lastro, resistência aos danos mecânicos, rigidez à tração e resistência à tração.

35 FILTRAÇÃO: O fluxo de água do subleito para a camada granular pode carregar finos do subleito. Isso pode ocorrer por causa do aumento do nível de tensões no subleito devido à passagem dos trens. Neste caso, um geotêxtil pode atuar como filtro, permitindo a livre passagem da água e ao mesmo tempo retendo as partículas sólidas do subleito. Para desempenhar essa função, o geotêxtil deve atender a critérios específicos de permeabilidade e filtro, além de ser resistente à colmatação.

36 DRENAGEM: O sistema de drenagem é de fundamental importância para evitar a deterioração da ferrovia devido à ação da água proveniente da chuva sobre as camadas de lastro e sublastro ou bombeada do subleito para o lastro. Um geocomposto drenante disposto em pontos importantes da estrada de ferro pode atuar na drenagem transversal da seção, prevenindo o acúmulo de água. Para esta aplicação o geocomposto deve apresentar grande capacidade drenante e resistência a danos mecânicos. Se adequadamente especificado e instalado, os geossintéticos podem melhorar o desempenho das ferrovias, aumentando a sua vida útil e reduzindo o número de manutenções periódicas.

Geossinteticos. Paulo Henrique Simon Ikeziri

Geossinteticos. Paulo Henrique Simon Ikeziri Geossinteticos Paulo Henrique Simon Ikeziri 7282273 Introdução Geossintético é um termo composto por geo + sintético, que significa terra + um produto manufaturado pelo homem. Pode-se designar como um

Leia mais

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades:

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Geotêxtil Bidim Propriedades Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Elevada permeabilidade: 10 a 200 vezes mais permeável do que outros

Leia mais

Projeto de Aterros de Resíduos

Projeto de Aterros de Resíduos Projeto de Aterros de Resíduos Normas NBR 10.157/87 Resíduos perigosos NBR 13896/97 Resíduos não perigosos NBR 15.113/04 Resíduos inertes e da construção civil Não há norma para critérios de projeto, construção

Leia mais

Soluções em Geossintéticos.

Soluções em Geossintéticos. Soluções em Geossintéticos www.cadigeo.com.br Soluções em Drenagens Geossintéticos Conheça toda linha de soluções CadiGeo e conte com nossa assessoria técnica. Sistemas drenantes para rebaixamento de lençol

Leia mais

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Av. Brigadeiro Faria Lima, 1478-3º andar - cj 312 CEP 01452-002 - São Paulo/SP Fone: 11-3032-3015

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/38 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T5 Drenagem Sumário da aula Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Construção e manutenção de orgãos de drenagem

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA UTILIZANDO GABIÕES E GEOSSINTÉTICOS

SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA UTILIZANDO GABIÕES E GEOSSINTÉTICOS SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA UTILIZANDO GABIÕES E GEOSSINTÉTICOS Maria Elisa Borges Rezende Universidade Federal De Uberlândia-Faculdade de Engenharia Civil e-mail: melisa@ufu.br Victor

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA EM ATERRO SANITÁRIO PORTO ALEGRE

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA EM ATERRO SANITÁRIO PORTO ALEGRE APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA EM ATERRO SANITÁRIO PORTO ALEGRE Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Fernando Spinelli Alves JUNHO 1997 Revisado

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA NO ATERRO DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS M-8 DA I.C.I BRASIL S.A.

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA NO ATERRO DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS M-8 DA I.C.I BRASIL S.A. APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA NO ATERRO DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS M-8 DA I.C.I BRASIL S.A. Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração:

Leia mais

Horizontes do solo. Em geral nos solos tropicais tem-se: a)colúvio b) solo residual maduro c)solo residual jovem d)alteração de rocha

Horizontes do solo. Em geral nos solos tropicais tem-se: a)colúvio b) solo residual maduro c)solo residual jovem d)alteração de rocha MECÂNICA DOS SOLOS A Mecânica dos Solos é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE CÉLULA EMERGENCIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC PLANALTINA DE GOIÁS - GO

IMPERMEABILIZAÇÃO DE CÉLULA EMERGENCIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC PLANALTINA DE GOIÁS - GO IMPERMEABILIZAÇÃO DE CÉLULA EMERGENCIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC PLANALTINA DE GOIÁS - GO AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel M. Meucci ANO - 2014 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Infraestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D58 Superestrutura Ferroviária

Infraestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D58 Superestrutura Ferroviária UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D58 Superestrutura Ferroviária Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2015 Resolução CONAMA 349, de 16 de agosto de

Leia mais

Ramalho Comercial, São Paulo, São Paulo, Brasil,

Ramalho Comercial, São Paulo, São Paulo, Brasil, Drenagem de subsolo Máximo Ramalho Ramalho Comercial, São Paulo, São Paulo, Brasil, vendastecnicas@ramalho1.com.br Gabriela Poliszuk Ramalho Comercial, São Paulo, São Paulo, Brasil, gabriela@ramalho1.com.br.

Leia mais

Geocomposto Drenante Inovageo

Geocomposto Drenante Inovageo Inovageo Especificações Técnicas é constituído por uma malha de PEAD (polietileno de alta densidade) com geotêxtil termofixado a Malha. A Malha é formada por dois fios sobrepostos que formam canais com

Leia mais

Determinação dos parâmetros de interação mecânica de interfaces de resíduos de mineração com geossintéticos

Determinação dos parâmetros de interação mecânica de interfaces de resíduos de mineração com geossintéticos Determinação dos parâmetros de interação mecânica de interfaces de resíduos de mineração com geossintéticos Gustavo Marçal de Sousa; Marínis Maria de Almeida; Gilberto Fernandes; Romero César Gomes Universidade

Leia mais

NaBento SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES

NaBento SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES NaBento Geocomposto argiloso SKER HUESKER HUESKER para HUESKER barreira HUESKER HUESKERHUES rhuesker HUESKER impermeabilizante HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERr Bentonita vista por um microscópio eletronico

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP

IMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP IMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel M. Meucci ANO - 2014 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE ÁREA DE EXPANSÃO EM ATERRO SANITÁRIO COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP

IMPERMEABILIZAÇÃO DE ÁREA DE EXPANSÃO EM ATERRO SANITÁRIO COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP IMPERMEABILIZAÇÃO DE ÁREA DE EXPANSÃO EM ATERRO SANITÁRIO COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel M. Meucci ANO - 2015 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

1. Dados e-bidim #082

1. Dados e-bidim #082 1. Dados e-bidim #082 e-bidim # 082 Data 14/04/2006 Tema Assunto Local Geossintético Caso de Obra Utilização de Manta Geotêxtil Bidim em Aterro Sobre Solo Mole e Drenagem Sub-superficial. Campos Elíseos

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2018 Reforço de Aterros com Geossintéticos A força de tração no geossintético deve ser pequena, para

Leia mais

Controle de fluxo e drenagem subsuperficial nas laterais da pista do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco/AC

Controle de fluxo e drenagem subsuperficial nas laterais da pista do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco/AC Controle de fluxo e drenagem subsuperficial nas laterais da pista do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco/AC Paulo Eduardo Oliveira da Rocha Maccaferri do Brasil, Jundiaí SP, paulorocha@maccaferri.com.br,

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS COM GEOSSINTÉTICOS

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS COM GEOSSINTÉTICOS ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS COM GEOSSINTÉTICOS FÁBRICAS NO BRASIL Modernos laboratórios Problemas: Problemas: FUNÇÕES DO REFORÇO/ESTABILIZAÇÃO Restrição Lateral Aumento da capacidade de suporte Efeito membrana

Leia mais

do presidente Carta do presidente

do presidente Carta do presidente Carta Carta do presidente do presidente Atualmente um dos maiores desafios da sociedade técnica mundial, é o controle da erosão hidráulica. No campo, ela é responsável pela perda do horizonte fértil de

Leia mais

Experiência na Utilização de Geocélulas de Polipropileno em Obras de Engenharia

Experiência na Utilização de Geocélulas de Polipropileno em Obras de Engenharia Experiência na Utilização de Geocélulas de Polipropileno em Obras de Engenharia Fernando Luiz Lavoie Ober S/A, São Paulo, Brasil, fernando@obergeo.com.br Carlos Vinicius dos Santos Benjamim Eng Consultoria

Leia mais

SERGIPE PARQUE TECNOLÓGICO TERÁ CONSTRUÇÃO FINALIZADA ESSE ANO

SERGIPE PARQUE TECNOLÓGICO TERÁ CONSTRUÇÃO FINALIZADA ESSE ANO REVISTA ENGENHARIA CIVIL ANO 2 Nº 23 AGOSTO 2014 www.rudders.com.br N o 22 - agosto de 2014 N o t í c i a s, i n o v a ç õ e s e t e c n o l o g i a R$ 23,90 SERGIPE PARQUE TECNOLÓGICO TERÁ CONSTRUÇÃO

Leia mais

Reforço e estabilização de solos. Necessidades e Soluções

Reforço e estabilização de solos. Necessidades e Soluções Reforço e estabilização de solos Necessidades e Soluções Reforço e estabilização de Solos O conceito de melhorar as características mecânicas dos solos através da inserção de elementos resistêntes à tração

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIAS COM E SEM DRENAGEM SUBSUPERFICIAL COM USO DE GEOCOMPOSTOS 1

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIAS COM E SEM DRENAGEM SUBSUPERFICIAL COM USO DE GEOCOMPOSTOS 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIAS COM E SEM DRENAGEM SUBSUPERFICIAL COM USO DE GEOCOMPOSTOS 1 Bruna Thays Uhde 2, Carlos Alberto Simões Pires Wayhs 3, José Antonio Santana Echeverria 4. 1 Projeto de Iniciação

Leia mais

Especificações Técnicas Geogrelha. Principais Aplicações

Especificações Técnicas Geogrelha. Principais Aplicações Geogrelha Inovageo Geogrelha Geogrelha tecida, produzida a partir de filamentos de poliéster de super alta tenacidade que, com baixos valores de alongamento, mobilizam elevada resistência á tração. As

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NA DRENAGEM DO CANAL PRINCIPAL DO PÁTIO DE CARVÃO DO PORTO DE SEPETIVA ITAGUAÍ RJ

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NA DRENAGEM DO CANAL PRINCIPAL DO PÁTIO DE CARVÃO DO PORTO DE SEPETIVA ITAGUAÍ RJ UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NA DRENAGEM DO CANAL PRINCIPAL DO PÁTIO DE CARVÃO DO PORTO DE SEPETIVA ITAGUAÍ RJ Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Gerson Dias da Cunha Paulo Roberto

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO HUESKER LTDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO HUESKER LTDA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica RELATÓRIO DE ESTÁGIO HUESKER LTDA Thiago Ordonho Araújo São José dos Campos, 13 de novembro de 2014 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JOSÉ IVO MARTINI JOCOSKI KALLYL HAKIM

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JOSÉ IVO MARTINI JOCOSKI KALLYL HAKIM UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JOSÉ IVO MARTINI JOCOSKI KALLYL HAKIM METODOLOGIA DE ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE GEOGRELHAS

Leia mais

GEOGRELHA GEOFOCO. Especificações Técnicas. Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001

GEOGRELHA GEOFOCO. Especificações Técnicas. Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001 GEOGRELHA GEOFOCO Especificações Técnicas Fabricado com padrão de qualidade ISO 9001 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GEOGRELHA PAVIMENTO 50/50 A GEOGRELHA PARA PAVIMENTO GEOFOCO é feita à partir de filamentos

Leia mais

2. Resistência da Interface Solo-Geossintético

2. Resistência da Interface Solo-Geossintético 2. Resistência da Interface Solo-Geossintético 2.1. Considerações Iniciais A técnica de inserção de materiais para a melhoria da capacidade do solo não é nova. Há cerca de três mil anos, os babilônicos

Leia mais

28/04/2017. Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor: Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni MÉTRICA NORMAL LARGA PADRÃO INTERNACIONAL

28/04/2017. Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor: Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni MÉTRICA NORMAL LARGA PADRÃO INTERNACIONAL 28/04/2017 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS SEGUNDO NABAIS

Leia mais

Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Civil -

Leia mais

PAVIMENTOS DRENANTES. SOLUÇÕES para. com GEOGRELHAS TRIDIMENSIONAIS

PAVIMENTOS DRENANTES. SOLUÇÕES para. com GEOGRELHAS TRIDIMENSIONAIS PAVIMENTOS DRENANTES SOLUÇÕES para com GEOGRELHAS TRIDIMENSIONAIS A geogrelha surge como resposta ao desafio das novas tendências da construção sustentável, na categoria de soluções para pavimentações

Leia mais

DRENAGEM SUBTERRÂNEA

DRENAGEM SUBTERRÂNEA DRENAGEM SUBTERRÂNEA Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Janeiro de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 017 Rev.00 01/2016 ES 017 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Geossintéticos Normas Vigentes

Geossintéticos Normas Vigentes Geossintéticos Normas Vigentes IGS Brasil ABNT/CEE 175 Delma Vidal (ITA) Jefferson Lins (USP S.Carlos) CEE-175 Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos Características requeridas emprego 18 normas

Leia mais

GEO-45. Engenharia Geotécnica II. Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula

GEO-45. Engenharia Geotécnica II. Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula GEO-45 Engenharia Geotécnica II Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula Paulo Hemsi 2010 Adensamento de Solos Argilosos Moles Obras Portuárias

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA REFORÇO E DRENAGEM DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA DO SOL ES

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA REFORÇO E DRENAGEM DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA DO SOL ES UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA REFORÇO E DRENAGEM DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA DO SOL ES Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geotex Comércio de Geossintéticos Ltda. PERÍODO

Leia mais

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Rua Marquês de Itu, 968 - Higienópolis - CEP 01223-000 - São Paulo/SP Fone: 11-3032-3015

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NO COLCHÃO DRENANTE DO SISTEMA DE DRENAGEM DE JARDINS DA PRAIA DE BELAS SHOPPING CENTER

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NO COLCHÃO DRENANTE DO SISTEMA DE DRENAGEM DE JARDINS DA PRAIA DE BELAS SHOPPING CENTER UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NO COLCHÃO DRENANTE DO SISTEMA DE DRENAGEM DE JARDINS DA PRAIA DE BELAS SHOPPING CENTER Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Fernando

Leia mais

APLICAÇÕES DE GEOTÊXTEIS NA PAVIMENTAÇÃO

APLICAÇÕES DE GEOTÊXTEIS NA PAVIMENTAÇÃO APLICAÇÕES DE GEOTÊXTEIS NA PAVIMENTAÇÃO Nelmane Christyne Santos Silva 1 Rúbia Resende Martins 2 Alyne Martins Ferreira 3 Israel Bento Sobrinho 4 Rafael Ferrarezi de Assis 5 Adolfo Macedo 6 Resumo: Os

Leia mais

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Entidade Setorial Nacional Mantenedora ABINT Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Rua Marquês de Itu, 968 - Higienópolis - CEP 01223-000 - São Paulo/SP Fone: 11-3032-3015

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO Introdução Tipos de revestimentos asfálticos 2 Introdução Classificação dos materiais segundo seu comportamento frente aos esforços: Materiais granulares

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA ESTABILIZAÇÃO DE ESTRADA NÃO-PAVIMENTADA SÃO FRANCISCO XAVIER SP

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA ESTABILIZAÇÃO DE ESTRADA NÃO-PAVIMENTADA SÃO FRANCISCO XAVIER SP UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA ESTABILIZAÇÃO DE ESTRADA NÃO-PAVIMENTADA SÃO FRANCISCO XAVIER SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2003 Revisado ABRIL 2011 - Departamento Técnico.

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza

MANUAL TÉCNICO. Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza MANUAL TÉCNICO Elaboração: Silvio Luis Palma Samira Tessarolli de Souza 1. DEFINIÇÃO O FortLiner GCL é uma barreira geossintética argilosa constituído por um núcleo central de argila bentonítica sódica,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE ATERRO REFORÇADO EM SOLO MOLE: ESTUDO DE CASO

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE ATERRO REFORÇADO EM SOLO MOLE: ESTUDO DE CASO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE ATERRO REFORÇADO EM SOLO MOLE: ESTUDO DE CASO Murillo Pachêco CABRAL, Escola de Engenharia Civil, Universidade Federal Goiás, murillopc@gmail.com Carlos Alberto Lauro

Leia mais

Unidade Centro-Norte. Tel.: (62) Fax: (62)

Unidade Centro-Norte. Tel.: (62) Fax: (62) Maccaferri do Brasil - 2017 Matriz. Av. José Benassi, 2601 - Distrito Industrial FazGran CP 520 - CEP 13201-970 - Jundiaí - SP - Brasil Tel.: (11) 4525-5000 E-mail: maccaferri@maccaferri.com.br www.maccaferri.com/br

Leia mais

Análise da especificação de geossintéticos disponíveis no mercado nacional para controle de erosão em taludes

Análise da especificação de geossintéticos disponíveis no mercado nacional para controle de erosão em taludes Análise da especificação de geossintéticos disponíveis no mercado nacional para controle de erosão em taludes Vanessa Milles do Nascimento Bezerra¹, Carina Maia Lins Costa ² 1 Graduanda do Curso de Tecnologia

Leia mais

Estruturas de Contenção. Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções

Estruturas de Contenção. Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Estruturas de Contenção Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Considerações Gerais Ementa Avaliação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Considerações Gerais Disciplina: Estruturas

Leia mais

Aplicação de Geocomposto Drenante em Sistema de Proteção Ambiental na Base de Pilhas de Gesso

Aplicação de Geocomposto Drenante em Sistema de Proteção Ambiental na Base de Pilhas de Gesso Aplicação de Geocomposto Drenante em Sistema de Proteção Ambiental na Base de Pilhas de Gesso Fernando Luiz Lavoie Ober S/A, São Paulo, Brasil, fernando@obergeo.com.br Carlos Vinicius dos Santos Benjamim

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM COLCHÃO DRENANTE SOBRE O ATERRO NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA FERNÃO DIAS BR-381

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM COLCHÃO DRENANTE SOBRE O ATERRO NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA FERNÃO DIAS BR-381 APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM COLCHÃO DRENANTE SOBRE O ATERRO NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA FERNÃO DIAS BR-381 Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Claudinei Romano Distribuidor: Ramalho

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOWEB PARA REVESTIMENTO DE CANAL DO SESC BARRA DA TIJUCA RJ

UTILIZAÇÃO DE GEOWEB PARA REVESTIMENTO DE CANAL DO SESC BARRA DA TIJUCA RJ UTILIZAÇÃO DE GEOWEB PARA REVESTIMENTO DE CANAL DO SESC BARRA DA TIJUCA RJ Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geomaks Comércio de Geossintéticos Ltda. PERÍODO 2003/2004 Revisado

Leia mais

SEPARAÇÃO E FILTRAÇÃO EM SISTEMA DE DRENAGEM NO GRAMADO DO MARACANÃ (RIO DE JANEIRO RJ)

SEPARAÇÃO E FILTRAÇÃO EM SISTEMA DE DRENAGEM NO GRAMADO DO MARACANÃ (RIO DE JANEIRO RJ) CASO DE OBRA #199 SEPARAÇÃO E FILTRAÇÃO EM SISTEMA DE DRENAGEM NO GRAMADO DO MARACANÃ (RIO DE JANEIRO RJ) Autor: Departamento Técnico da Bidim Julho de 2013 1. DADOS GERAIS Tipo de obra Drenagem do gramado

Leia mais

Drenagem Subterrânea e Subsuperficialde Rodovias

Drenagem Subterrânea e Subsuperficialde Rodovias Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: Estradas II Drenagem Subterrânea e Subsuperficialde Rodovias Renato de Oliveira Fernandes

Leia mais

DRENAGEM DAS ÁGUAS DE INFILTRAÇÃO

DRENAGEM DAS ÁGUAS DE INFILTRAÇÃO DRENAGEM DAS ÁGUAS DE INFILTRAÇÃO Forma de umidade nos solos Drenagem através do pavimento. Dispositivos Controle do fluxo de infiltração Drenagem subterrânea. Dispositivos Dimensionamento do material

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2016 Aspetos Gerais da Execução de Aterros Escolha da Solução Construtiva Características da estrutura

Leia mais

geocontract produtos técnicos

geocontract produtos técnicos geocontract produtos técnicos Índice 1. Bidim...02 2. Maccaferri...03 3. Kanaflex / Huesker...04 4. MXD...05 5. Colas...06 6. Silicone GE...07 7. Deflor / Denver...08 8. Sika / Viapol...09 9. Vedacit /

Leia mais

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3 Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP Análises da Estabilidade de Taludes de Barragens Escolha das Seções Críticas seção de altura

Leia mais

Tópicos Especiais de Mecânica dos Solos

Tópicos Especiais de Mecânica dos Solos Tópicos Especiais de Mecânica dos Solos Estruturas de Contenção de Solo Reforçado PROFESSOR: BRUNO TEIXEIRA DANTAS Objetivo Geral Desenvolver habilidades, competências e atitudes necessárias à compreensão

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 380/98 Procedimento Página 1 de 8

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 380/98 Procedimento Página 1 de 8 Procedimento Página 1 de 8 RESUMO Este documento estabelece os procedimentos visando caracterizar os geossintéticos em obras viárias, com indicação dos ensaios que deverão ser realizados a fim de garantir

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO AULA 3. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO AULA 3. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO AULA 3 CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes Aterros em Solos Reforçados (ASR) Princípio Geral: inclusão de reforços em uma massa de solo, conformando uma estrutura composta

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA RESISTÊNCIA QUÍMICA E AO PUNCIONAMENTO DE GEOTÊXTEIS NÃO TECIDOS DE PP E PET

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA RESISTÊNCIA QUÍMICA E AO PUNCIONAMENTO DE GEOTÊXTEIS NÃO TECIDOS DE PP E PET GEOSSINTÉTICOS AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA RESISTÊNCIA QUÍMICA E AO PUNCIONAMENTO DE GEOTÊXTEIS NÃO TECIDOS DE PP E PET 1 INTRODUÇÃO O geotêxtil não tecido é o produto mais antigo da família dos geossintéticos

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2018 Aspetos Gerais da Execução de Aterros Escolha da Solução Construtiva Características da estrutura

Leia mais

POTENCIALIDADE DOS GEOTÊXTEIS NÃO-TECIDOS XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

POTENCIALIDADE DOS GEOTÊXTEIS NÃO-TECIDOS XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 POTENCIALIDADE DOS GEOTÊXTEIS NÃO-TECIDOS XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Camila Ribeiro de Souza 1, Marina Faria Cruz 2, Emy Tominaga 3, Octávio Manhães de Andrade Júnior 4 1 Universidade do Vale do Paraíba/Estudante

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser

Leia mais

DRENAGEM DE RODOVIAS. DRENAGEM DE RODOVIAS -Sumário - DRENAGEM DE RODOVIAS - Introdução - DRENAGEM DE RODOVIAS - Introdução -

DRENAGEM DE RODOVIAS. DRENAGEM DE RODOVIAS -Sumário - DRENAGEM DE RODOVIAS - Introdução - DRENAGEM DE RODOVIAS - Introdução - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Introdução -Sumário - Desempenho x Drenagem Histórico Função e Sistema

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO, ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM DIQUE E ATERRO FLEXIBRÁS, VITÓRIA ES

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO, ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM DIQUE E ATERRO FLEXIBRÁS, VITÓRIA ES UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO, ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM DIQUE E ATERRO FLEXIBRÁS, VITÓRIA ES Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Geotex Comércio de Geossintéticos

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Anna Sarah Vasconcelos Fava

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Anna Sarah Vasconcelos Fava INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Anna Sarah Vasconcelos Fava São José dos Campos, 10 de outubro de 2017 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO EM TERRENOS DE SOLOS MOLES: A UTILIZAÇÃO DE COLUNAS GRANULARES ENCAMISADAS. Bruno Sgarbi¹, Rafaela Chiarani², Ronaldo Garcia³

PAVIMENTAÇÃO EM TERRENOS DE SOLOS MOLES: A UTILIZAÇÃO DE COLUNAS GRANULARES ENCAMISADAS. Bruno Sgarbi¹, Rafaela Chiarani², Ronaldo Garcia³ PAVIMENTAÇÃO EM TERRENOS DE SOLOS MOLES: A UTILIZAÇÃO DE COLUNAS GRANULARES ENCAMISADAS Bruno Sgarbi¹, Rafaela Chiarani², Ronaldo Garcia³ 1 Universidade do Vale do Paraíba / Estudante de Engenharia Civil,

Leia mais

SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES. Incomat. Colchão Geotêxtil para

SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES. Incomat. Colchão Geotêxtil para Incomat Colchão Geotêxtil para rhuesker HUESKER HUESKER HUESKER rhuesker Preenchimento HUESKER HUESKER HUESKER HUESKER comhueskerr SKER HUESKER HUESKER HUESKER HUESKERHUES rhuesker HUESKER HUESKER HUESKER

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COM FUNÇÃO DE SEPARAÇÃO, FILTRAÇÃO, PROTEÇÃO E BARREIRA DE SEDIMENTOS TRECHO SUL RODOANEL SP

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COM FUNÇÃO DE SEPARAÇÃO, FILTRAÇÃO, PROTEÇÃO E BARREIRA DE SEDIMENTOS TRECHO SUL RODOANEL SP UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COM FUNÇÃO DE SEPARAÇÃO, FILTRAÇÃO, PROTEÇÃO E BARREIRA DE SEDIMENTOS TRECHO SUL RODOANEL SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Ramalho Comercial

Leia mais

Basetrac. Reforço de Base simplificado pela HUESKER

Basetrac. Reforço de Base simplificado pela HUESKER Basetrac Reforço de Base simplificado pela HUESKER 2 3 Desafio Reforço de Base Solução Geossintéticos Medidas para a estabilização do solo são necessárias em locais em que terrenos com capacidade de carga

Leia mais

Recomendação IGSBrasil IGSBR 002-1:2014. Caracteristicas Requeridas para o Emprego de Geossintéticos: Parte 1 Geotêxteis e Produtos Correlatos

Recomendação IGSBrasil IGSBR 002-1:2014. Caracteristicas Requeridas para o Emprego de Geossintéticos: Parte 1 Geotêxteis e Produtos Correlatos 1 APRESENTAÇÃO Esta recomendação foi elaborada pelo Grupo de Trabalho criado especialmente para este fim e aprovado pelo Conselho Diretor da IGSBrasil em 12 de junho de 2012. Para o texto base foram consideradas

Leia mais

Classificação dos Geossintéticos

Classificação dos Geossintéticos Classificação dos Geossintéticos Preparado por R.J. Bathurst Tradução: Marianna J.A. Mendes (*) Classificação dos Geossintéticos Os geossintéticos podem ser classificados genericamente em categorias dependendo

Leia mais

EcoSheetPile. Estacas Prancha em PVC

EcoSheetPile. Estacas Prancha em PVC EcoSheetPile Estacas Prancha em PVC Geotechnical Geotechnia e Engenharia Geotechnical significa tecnologias avançadas de reforço de solo e técnicas especializadas em geossinté cos ambientais. Com mais

Leia mais

GEOMEMBRANA PEAD MANUAL TÉCNICO

GEOMEMBRANA PEAD MANUAL TÉCNICO GEOMEMBRANA PEAD MANUAL TÉCNICO NEOPLASTIC EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA. Av. Pacaembu, 485 Serra dos Abreus Franco da Rocha SP CEP: 07810-000 Telefone: (11) 4443-1000 Fax: (11) 4443-1025 site: www.neoplastic.com.br

Leia mais

MECÂNICA DE SOLOS. Exemplos de obras geotécnicas. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil UTFPR - CURITIBA

MECÂNICA DE SOLOS. Exemplos de obras geotécnicas. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil UTFPR - CURITIBA MECÂNICA DE Área da engenharia que estuda os fundamentos do comportamento mecânico dos solos (deformabilidade, resistência ao cisalhamento,...), fazendo uso da aplicação das leis da Mecânica e da Hidráulica.?

Leia mais

PROJECTO PARA REABILITAÇÃO DA CÉLULA DE LAMAS NÃO ESTABILIZADAS DA ETAR DE ALCANENA. 15 de Julho de 2010, Câmara Municipal de Santarém

PROJECTO PARA REABILITAÇÃO DA CÉLULA DE LAMAS NÃO ESTABILIZADAS DA ETAR DE ALCANENA. 15 de Julho de 2010, Câmara Municipal de Santarém PROJECTO PARA REABILITAÇÃO DA CÉLULA DE LAMAS NÃO ESTABILIZADAS DA ETAR DE ALCANENA 15 de Julho de 2010, Câmara Municipal de Santarém 1 ÍNDICE ENQUADRAMENTO BREVE CARACTERIZAÇÃO DA CÉLULA DE LAMAS PROJECTO

Leia mais

SOLUÇÕES INTEGRAIS DE ENGENHARIA

SOLUÇÕES INTEGRAIS DE ENGENHARIA SOLUÇÕES INTEGRAIS DE ENGENHARIA www.grupotdm.com Apresentação Grupo TDM Soluções QUEM SOMOS? Fundada em 1992, a TDM é uma empresa líder na América Latina em soluções de engenharia, fornecimento e instalação

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NA DRENAGEM PROFUNDA DA RODOVIA RS-239 NOVO HAMBURGO RS

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NA DRENAGEM PROFUNDA DA RODOVIA RS-239 NOVO HAMBURGO RS APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NA DRENAGEM PROFUNDA DA RODOVIA RS-239 NOVO HAMBURGO RS Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Fernando Spinelli Alves MAIO 1993 Revisado

Leia mais

DUPLICAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS COM SOLUÇÃO EM SOLO REFORÇADO

DUPLICAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS COM SOLUÇÃO EM SOLO REFORÇADO DUPLICAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS COM SOLUÇÃO EM SOLO REFORÇADO Autores: Paulo Eduardo Oliveira da Rocha; Maccaferri do Brasil Ltda, (11) 4525 5000, maccaferri@maccaferri.com.br Alda Maria Cappe;

Leia mais

Emprego de geossintéticos para recomposição de talude com recuperação da geometria original e uso de solo local

Emprego de geossintéticos para recomposição de talude com recuperação da geometria original e uso de solo local Emprego de geossintéticos para recomposição de talude com recuperação da geometria original e uso de solo local Fagner Alexandre Nunes de França Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, Brasil, franca@dec.feis.unesp.br

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA CIVIL VICTOR GUSTAVO CHIARI

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA CIVIL VICTOR GUSTAVO CHIARI UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA CIVIL VICTOR GUSTAVO CHIARI APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL NA CONSTRUÇÃO CIVIL Itatiba SP, Brasil Dezembro de 2004 VICTOR GUSTAVO

Leia mais

e o da placa (S P ) será:, sendo (BF ) a menor dimensão da fundação e (B P ) a menor dimensão da placa.

e o da placa (S P ) será:, sendo (BF ) a menor dimensão da fundação e (B P ) a menor dimensão da placa. 45.(ALERJ/FGV/2017) Em uma prova de carga, o recalque elástico sofrido pela placa quadrada do equipamento de 300 mm de dimensão, em um solo argiloso sobre o qual será assentada uma sapata retangular de

Leia mais

2 Revisão Bibliográfica Considerações Iniciais

2 Revisão Bibliográfica Considerações Iniciais 2 Revisão Bibliográfica 2.1.1. Considerações Iniciais A inserção de materiais alternativos nos solos, como forma de melhoria da resistência, vem crescendo mundialmente, nas últimas décadas. Os geossintéticos,

Leia mais

(OHPHQWRV'UHQDQWHVHP6RORV

(OHPHQWRV'UHQDQWHVHP6RORV (OHPHQWRV'UHQDQWHVHP6RORV Em muitas obras de engenharia a aplicação de sistemas de drenagem é comum em serviços como de escavação ou mesmo de estabilização de taludes. O sistema de drenagem subhorizontal

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM CANAL DE DRENAGEM DA FORD CAMAÇARI BA

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM CANAL DE DRENAGEM DA FORD CAMAÇARI BA UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM CANAL DE DRENAGEM DA FORD CAMAÇARI BA Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2003 Revisado ABRIL 2011 - Departamento Técnico. ÍNDICE 1 DADOS GERAIS...3 2

Leia mais

USO DE GEOSSINTÉTICOS EM OBRAS CIVIS: UMA JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO

USO DE GEOSSINTÉTICOS EM OBRAS CIVIS: UMA JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO USO DE GEOSSINTÉTICOS EM OBRAS CIVIS: UMA JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO Fernanda Ferreira da Costa 1 Kenia Parente Lopes Mendonça 2 Jocélio Cabral Mendonça 3 RESUMO A construção civil está continuamente

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES. Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES. Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES Ação contínua de forças dinâmicas provocadas ou não pelo homem ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS MOLES Rigidez RESISTÊNCIA Compressibilidade Permeabilidade Sensibilidade à Água CAPACIDADE

Leia mais

EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM

EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM Operações básicas da terraplenagem Escavação: é um processo empregado para romper a compacidade do solo em seu estado natural tornando possível o seu manuseio. Carga

Leia mais

MÓDULO 3 MELHORES PRÁTICAS, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA GESTÃO E REMEDIAÇÃO

MÓDULO 3 MELHORES PRÁTICAS, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA GESTÃO E REMEDIAÇÃO MÓDULO 3 MELHORES PRÁTICAS, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA GESTÃO E REMEDIAÇÃO Avanços da geotecnia ambiental Novas tecnologias para recuperação Tendências de processos insumos e custos para

Leia mais

2. Revisão da literatura I: Comportamento de solo reforçado com geossintético

2. Revisão da literatura I: Comportamento de solo reforçado com geossintético 23 2. Revisão da literatura I: Comportamento de solo reforçado com geossintético Os geossintéticos são produtos poliméricos industrializados, desenvolvidos para aplicações em obras geotécnicas, desempenhando

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE CANAL DE ADUÇÃO EM PCH COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC JUSCIMEIRA - MT

IMPERMEABILIZAÇÃO DE CANAL DE ADUÇÃO EM PCH COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC JUSCIMEIRA - MT IMPERMEABILIZAÇÃO DE CANAL DE ADUÇÃO EM PCH COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC JUSCIMEIRA - MT AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel M. Meucci ANO - 2016 1. INTRODUÇÃO... 3 2.

Leia mais

GEOCOMPOSTO PARA REFORÇO UTILIZADO EM ATERRO DE CONQUISTA

GEOCOMPOSTO PARA REFORÇO UTILIZADO EM ATERRO DE CONQUISTA GEOCOMPOSTO PARA REFORÇO UTILIZADO EM ATERRO DE CONQUISTA Paulo Cesar Belesso Ferretti Engenheiro Civil Maccaferri do Brasil paulo.ferretti@maccaferri.com.br Leilo Luti de Lima Eng. Civil Gerente Unidade

Leia mais