Revisão Modificação Data Projetista Aprovo. Especialidades: Autores do Documento: Crea UF Aprovo. Pavimentos Adriana Lima Rolim D PA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revisão Modificação Data Projetista Aprovo. Especialidades: Autores do Documento: Crea UF Aprovo. Pavimentos Adriana Lima Rolim D PA."

Transcrição

1 Revisão Modificação Data Projetista Aprovo Especialidades: Autores do Documento: Crea UF Aprovo Pavimentos Adriana Lima Rolim D PA Pavimentos Luiz André de Moura Paiva D PA Sítio AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM / VAL-DE-CANS JÚLIO CEZAR RIBEIRO Escala Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária Data JULHO 2014 Desenhista Autor CREA UF VER LISTA ACIMA Coordenador ENG. LUIZ ANTÔNIO SCHETTINI ELAHEL Matrícula: Gerente JOÃO CARLOS PESSL Matrícula: Reg. do Arquivo Área do sítio PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM Especialidade / Subespecialidade INFRAESTRUTURA Tipo / Especificação do documento MEMORIAL DESCRITIVO - MD Tipo de obra Classe Geral de Projeto REFORMA INFORMAÇÕES BÁSICAS Substitui a Substituída por - - Codificação BE. 02 / / / 00 Aprovador:

2 INDICE Conteúdo 1. OBJETIVO GLOSSÁRIO EMPREENDIMENTO ESCOPO DOS SERVIÇOS PRODUTOS A SEREM FORNECIDOS PELA CONTRATADA: DEFINIÇÃO DAS ETAPAS DE SERVIÇOS: PRAZOS PARA EXECUÇÃO PRAZO PREVISTO PARA OS SERVIÇOS PROGRAMA DE NECESSIDADES GERAL CONSIDERAÇÕES GERAIS CONDICIONANTES DO EMPREENDIMENTO Locação Sondagens rotativas Sondagens a Trado Levantamentos deflectométricos Avaliação do PCN Previsão da vida de serviço NORMAS NORMAS GERAIS... 14

3 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 3/15 1. OBJETIVO Este documento integra o TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE EXECUÇÃO DE SONDAGENS E AVALIAÇÃO NÃO DESTRUTIVA COM FWD E AVALIAÇÃO DO PCN DAS PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM E 02 20, DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM / VAL-DE-CANS JÚLIO CEZAR RIBEIRO SBBE, objeto da licitação pública pautada na Lei 8.666/93 ratificada pela orientação da PRAI Nº 03/2006 de 12/07/2006. Compreende a execução de levantamentos deflectométricos com o uso de FWD, sondagens, estudos e ensaios de laboratório, cálculo de capacidade estrutural (PCN) dos pavimentos rígidos e flexíveis, dentro dos critérios definidos no conjunto de documentos do Termo de Referência. O Memorial Descritivo (MD) tem por objetivo apresentar os condicionantes dos serviços, programa de necessidades para o empreendimento, orientações gerais da IN- FRAERO, normatização aplicável e documentos de referência. A execução dos serviços e elaboração dos trabalhos intelectuais deverá seguir definições, critérios e orientações constantes neste Termo de Referência, em todos seus documentos escritos e representações gráficas que o compõe. Qualquer dúvida, discordância ou alteração deverá ser discutida com a Equipe de Fiscalização antecedendo à elaboração do serviço ou etapa.

4 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 4/15 2. GLOSSÁRIO ACI Airports Council International. ACN Aircraft Classification Number Número de Classificação da Aeronave Número que expressa o efeito relativo da aeronave, com um determinado peso sobre uma determinada estrutura de pavimento para uma categoria padrão de subleito especificada. ANAC Agência Nacional de Aviação Civil. BDI Benefício e Despesas Indiretas. CONTRATADA - Pessoa Jurídica contratada para a execução do Escopo Contratado. TRD Termo de Recebimento Definitivo - Termo circunstanciado emitido pela CO- MISSÃO DE RECEBIMENTO, assinado pelas partes (Art. 73 lei 8.666/93). TRP Termo de Recebimento Provisório - Termo circunstanciado emitido pela FISCALIZAÇÃO e assinado pelas partes (Art. 73 lei 8.666/93). CD Cadastro. COMISSÃO DE RECEBIMENTO: Servidor ou Comissão designada por Autoridade competente para receber o Escopo Contratado, (Art. 73 lei 8.666/93). COMISSIONAMENTO - Processo de demonstração da CONTRATADA à CON- TRATANTE de que todo o Escopo foi atendido. CRO Cronograma de Execução dos Serviços. DISCIPLINAS Especialidades de Projetos de Engenharia. DEPE Superintendência de Estudos e Projetos de Engenharia. DDR Dispositivo Diferencial Residual. ETG - Especificações Técnicas Gerais. ETE - Especificações Técnicas Específicas. EMPRESA CONSTRUTORA Pessoa Jurídica contratada para a execução das Obras e/ou Serviços. EMPRESA PROPONENTE Pessoa Jurídica interessada em participar da licitação para a execução das obras e/ou elaboração dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados. EMPRESA SUBCONTRATADA Pessoa Jurídica contratada pela PROJETISTA ou EMPRESA CONSTRUTORA para a execução das obras, serviços e/ou elaboração dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados. FAA Federal Aviation Administration. FWD Falling Weight Deflectometer Deflectômetro de Impacto. FISCAL - Representante da Administração especialmente designado para fiscalizar o Contrato.

5 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 5/15 FISCALIZAÇÃO - Atividade exercida, de modo sistemático, pela INFRARO, através de pessoa ou grupo de pessoas especialmente designadas, com o objetivo de verificação do cumprimento das disposições contratuais, por parte da CONTRATADA, em todos os seus aspectos. IATA Internacional Air Transport Association. INFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Empresa Pública da União, CONTRATANTE dos serviços. MD - Memorial Descritivo. BEL Sigla IATA do Aeroporto Internacional de Belém. OACI Organização de Aviação Civil Internacional, o mesmo que ICAO. OS Ordem de Serviço. PCN Pavement Classification Number Número de Classificação de Pavimento Número que expressa a capacidade estrutural de um pavimento aeroportuário, para operações irrestritas. PDA Plano de Desenvolvimento Aeroportuário da INFRAERO. PE - Projeto Executivo - Conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas técnicas - ABNT (Art. 6, IX da lei 8.666/93). PN - Programa de Necessidades - Conjunto de características e condições necessárias ao desenvolvimento das atividades dos usuários do Empreendimento que, adequadamente consideradas, definem e originam a proposição para a sua realização. POOS Plano Operacional para Obras e Serviços. Documento elaborado pela IN- FRAERO, com a participação da Contratada, que define os procedimentos e responsabilidades das pessoas, das empresas e da INFRAERO envolvidas na execução de determinado serviço ou obra dentro da área operacional do aeroporto. PPD Pista de Pouso e Decolagem. PRAI - Superintendência de Auditoria Interna da INFRAERO. PSQ Planilha de Serviços / Materiais / Equipamentos e Quantidades por Especialidade. RAT Relatório de Acompanhamento Técnico - Documento elaborado pela FISCA- LIZAÇÃO da INFRAERO referente à análise da execução de serviços fornecidos pela CONTRATADA. RWY Pista de Pouso e Decolagem. SBBE Sigla ICAO do Aeroporto Internacional de Belém. SICOA Sistema de Identificação e Controle de Acesso. SISA - Sistema de Informações de Segurança Aeroportuária. TPS - Terminal de Passageiros.

6 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 6/15 TR Termo de Referência Conjunto de documentos (MD, ETG, ETE, PSQ e anexos) que configuram todos os elementos necessários para caracterizar a Obra ou Serviço, ou Complexo de Obras e Serviços Objeto da Licitação. TWY Pista de Taxiamento de Aeronaves.

7 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 7/15 3. EMPREENDIMENTO ESCOPO DOS SERVIÇOS A Empresa Contratada será responsável pela execução dos levantamentos geotécnicos e ensaios com FWD, estudos e cálculo de PCN da Pista de Pouso e Decolagem, do Aeroporto Internacional de Belém / Júlio Cezar Ribeiro, conforme documentação constante do Termo de Referência fornecido. Os levantamentos não destrutivos serão complementados com de investigações adicionais, compostas por sondagens rotativas no pavimento e sondagem a trado, em áreas pavimentadas, acostamentos e bordas do pavimento, de acordo com este Termo de Referência. Destaca-se a necessidade da manutenção da operacionalidade do aeroporto durante a realização dos levantamentos. Isto poderá ocasionar interrupções frequentes nos trabalhos de campo, embora seja garantido um período mínimo diário de três horas contínuas de trabalho. As empresas participantes da licitação deverão considerar os custos adicionais referentes a essas premissas nas suas propostas de preços PRODUTOS A SEREM FORNECIDOS PELA CONTRATADA: A CONTRATADA deverá considerar, na elaboração dos estudos, em relação aos elementos novos ou existentes, uma completa e perfeita integração e harmonia, independente da ocorrência de outros serviços, objetos de licitações e contratações distintas, na área dos trabalhos e seu entorno. Compreende os seguintes itens: O escopo dos serviços técnicos especializados objeto deste Termo de Referência é composto pelos seguintes itens: LEVANTAMENTOS GEOTÉCNICOS Levantamento deflectométrico dos pavimentos flexíveis das Pistas de Pouso e Decolagem 02/20 e 06/24, com o uso de Falling Weight Deflectometer FWD. Levantamento deflectométrico do pavimento rígido (placas de concreto simples) da cabeceira 06 da Pista de Pouso e Decolagem com o uso de Falling Weight Deflectometer FWD. Sondagens rotativas no pavimento flexível de todas as áreas Sondagens a trado: o Nas laterais da Pista de Pouso e Decolagem, ao lado dos acostamentos pavimentados;

8 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 8/15 ESTUDOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Os estudos técnicos de determinação do PCN representam parte importante do objetivo do Serviço, e se trata de produção intelectual especializada de alto nível e que deverá ser devidamente valorizada pela Empresa Contratada. Compreende os seguintes tópicos: Processamento dos dados com análise e interpretação. Cálculo do PCN (capacidade estrutural do pavimento) para os pavimentos rígidos e flexíveis, seguindo a Circular Consultiva da FAA AC-150/5335-5C e IAC , da ANAC Resistência de Pavimentos dos Aeroportos. Cálculo da Vida de Serviço do Pavimento. A CONTRATADA deverá fornecer o conjunto de documentos descritos na Especificação Técnica Específica (ETE), cujos resultados serão RELATÓRIOS TÉCNICOS, compostos de documentos de textos, planilhas, desenhos, fotografias e documentos complementares, atendendo totalmente aos anseios da INFRAERO para o Aeroporto Internacional de Belém, conforme este Memorial Descritivo DEFINIÇÃO DAS ETAPAS DE SERVIÇOS: ETAPA DE LEVANTAMENTOS deverão abranger os seguintes produtos: Locação de pontos de sondagem, estudos de alinhamentos e escolha das placas de pavimento rígido para levantamentos deflectométricos. Realização de sondagens. Levantamento deflectométrico com o FWD. ETAPA DE ESTUDOS Os estudos geotécnicos e técnicos especializados deverão constar da apresentação à CONTRATANTE dos estudos e conclusões, referentes ao escopo, composto por documentos textos, planilhas, gráficos, fotografias, desenhos e croquis das alternativas estudadas, relatórios e justificativas técnicas. Deverão abranger os seguintes produtos: Relatório descritivo e conclusivo acerca do PCN, subdividido em itens para o pavimento de cada pista de pouso e decolagem e do pavimento rígido da cabeceira 06, incluindo a previsão da vida de serviço do pavimento. Documentos gráficos. Documentos em via eletrônica em versões editáveis e não editáveis. Os dados adquiridos no levantamento deverão ser fornecidos em arquivo de saída do software do equipamento. Relatórios geotécnicos convencionais, apresentando em documento único, separado por capítulos para cada área em estudo, a condensação dos resultados de sondagens e dos ensaios geotécnicos especificados.

9 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 9/15 4. PRAZOS PARA EXECUÇÃO 4.1. PRAZO PREVISTO PARA OS SERVIÇOS O prazo máximo para a elaboração dos serviços objeto deste Termo de Referência é de 120 (cento e vinte) dias a contar da emissão da Ordem de Serviço à Empresa Contratada. Os prazos indicados no cronograma para cada atividade específica deverão estar ordenados racionalmente com as atividades que a precedem. A sequência e simultaneidade na execução dos serviços também deverão ser indicadas no cronograma. Os prazos para análise e aprovação dos documentos pela CONTRATANTE deverão constar no cronograma, e estão inclusos nos prazos máximos estabelecidos neste capítulo.

10 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 10/15 5. PROGRAMA DE NECESSIDADES GERAL A elaboração de Estudos Técnicos Especializados de Determinação do PCN, a partir dos levantamentos deflectométricos, e demais estudos geotécnicos, tem por objetivo determinar o efetivo valor da capacidade de suporte do pavimento, para atender as necessidades operacionais e de segurança do Aeroporto Internacional de Belém. A origem da necessidade dos estudos a serem contratados fundamenta-se: No estado atual do pavimento asfáltico das Pistas de Pouso e Decolagem; Na necessidade de subsidiar as soluções estruturais do projeto de regularização e reforços dos pavimentos das pistas de pouso e decolagem; Na necessidade de atender à crescente demanda do tráfego de aeronaves, em especial as de maior porte e em etapas mais longas de voos; Na deterioração acelerada dos pavimentos; Na existência de áreas críticas no pavimento flexível que se deterioram antecipadamente às demais. Na necessidade de se atualizar o cadastro geral do pavimento existente. Com o objetivo de fornecer uma ordem de grandeza das áreas do escopo do projeto, informamos: Comprimento total da pista 06-24: m. Comprimento total da pista 02-20: m. Comprimento da cabeceira em pavimento rígido: 60 m. Largura das pistas: 45 m. Os levantamentos serão localizados com alinhamentos definidos na Especificação técnica e espaçamentos variáveis entre 20 m e 120 m entre as estações de ensaios. Será executado o levantamento deflectométrico em pavimentos de concreto asfáltico e em placas de concreto simples. No caso de placas, serão medidas deflexões para cargas aplicadas no centro, bordas e cantos, além de verificações da eficiência de juntas. Serão realizadas sondagens convencionais (rotativa e a trado) para cadastro do pavimento e a obtenção de dados para o cálculo da capacidade estrutural do pavimento (PCN) e sua vida de serviço, assim como determinação do nível de água no solo - lençol freático. As informações constantes neste Termo de Referência, em todos os seus volumes, contemplam todas as áreas direta ou indiretamente envolvidas, as quais deverão ser plenamente atendidas pelo projeto.

11 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 11/ CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste Termo de Referência é a obtenção de dados técnicos formais que consolide a capacidade estrutural dos pavimentos aeroportuários, visando subsidiar a INFRAERO para a tomada de decisões técnicas e operacionais acertadas com relação ao desenvolvimento do aeroporto. Recomendamos que as Empresas Proponentes considerem as peculiaridades e condições de contorno que serão encontradas para a execução dos levantamentos.

12 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 12/15 6. CONDICIONANTES DO EMPREENDIMENTO 6.1. Locação A demarcação das linhas de levantamentos deverá materializar com tinta de cores adequadas os eixos dos levantamentos, os pontos de sondagens (rotativas e a trado), as linhas para o levantamento com o FWD em pavimentos flexíveis e nas placas de concreto, com a finalidade de agregar precisão e celeridade dos levantamentos, visando garantir a aquisição de dados nos locais efetivamente solicitados neste Termo de Referência. O documento final deverá ser fidedigno em relação aos levantamentos efetivamente realizados Sondagens rotativas Serão realizadas sondagens rotativas no pavimento flexível para a determinação da espessura das camadas que o constituem, até o nível do subleito, considerando a existência de uma camada de sandcrete entre a camada asfáltica e o subleito, sendo exigida complementação com o uso de equipamentos manuais caso a perfuratriz/sonda não atinja todas as camadas da estrutura. Para os pavimentos flexíveis das pistas de pouso e decolagem serão realizadas 39 sondagens rotativas conforme detalhado na ETE e no Desenho anexo a este TR. Para o pavimento rígido da cabeceira 06 serão realizadas duas sondagens rotativas, conforme detalhando na ETE e desenho anexo a este TR Sondagens a Trado Serão executadas sondagens rotativas sobre o terreno natural, contiguamente ao pavimento dos acostamentos, conforme descrito na ETE e no desenho anexo a este TR Levantamentos deflectométricos Consiste, fundamentalmente, no levantamento de características intrínsecas e extrínsecas dos pavimentos para avaliação de suas condições estruturais. O objetivo deste levantamento é a verificação das condições de deflectometria dos pavimentos, considerando todas as camadas que o compõe, através da medição da deflexão recuperável do pavimento. A partir desses dados, calcula-se o raio de curvatura da bacia de deformação e, com o conhecimento da estratigrafia e da retroanálise, a integridade e a capacidade de suporte das camadas do pavimento, e deste como um todo.

13 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 13/ Avaliação do PCN Consiste no cálculo do PCN Pavement Classification Number, número que expressa a capacidade estrutural relativa de um pavimento em termos de uma carga de roda equivalente, em conformidade com os procedimentos da ICAO. Estudos complementares deverão propor procedimentos que facultem estabelecer a expectativa de vida útil dos pavimentos analisados. A capacidade de carga dos pavimentos será estabelecida com fundamento nos dados provenientes dos levantamentos realizados, devidamente processados, com a demonstração textual e gráfica de todos os passos da rotina de cálculo e interpretação. O processo de cálculo seguirá os procedimentos descritos na AC 150/5335-5B, da FAA, referenciada na IAC , da ANAC. O processamento dos dados com análise e interpretação dos resultados consiste, fundamentalmente, na análise e interpretação dos resultados de campo, com o auxílio de softwares específicos, formalizando-se esse estudo com a apresentação de um relatório técnico, com a interpretação dos resultados em cada trecho Previsão da vida de serviço Para o tráfego existente e sua previsão de demanda, deverá ser calculada a vida de serviço das estruturas avaliadas. Neste aspecto, considera-se suficiente a apresentação do PCN considerando o tráfego com a previsão de demanda para um horizonte de 10 anos e de 25 anos, além do preconizado conforme as regras da FAA, qual seja, o critério para coberturas.

14 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 14/15 7. NORMAS Para a prestação dos Serviços Contratados neste escopo, a CONTRATADA deverá atender as Normas ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e/ou Normas Estrangeiras pertinentes. Na inexistência de Normas Nacionais correspondentes, sempre com a aprovação da INFRAERO, poderão ser aceitas outras Normas de reconhecida autoridade, que possam garantir o grau de qualidade desejado. Pelo fato de se tratar de um Empreendimento Aeroportuário, a CONTRATADA deverá levar em consideração as seguintes Normas, além das convencionalmente utilizadas em serviços geotécnicos: ANAC Agência Nacional da Aviação Civil, através dos seus Regulamentos e Instruções, pertinentes. OACI Organização de Aviação Civil Internacional, através do Anexo 14 Aeródromos da Convenção de Chicago, da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), e seus manuais de projetos de aeródromos. FAA Federal Aviation Administration através das Advisory Circular, (ACs); 7.1. NORMAS GERAIS Instruções e Resoluções dos Órgãos do Sistema CREA-CONFEA. Normas (NI), Circulares Normativas (CN) e Diretrizes (DI) da INFRAERO. Normas do Inmetro. AC 150/5320 6E Airport Pavement Design and Evaluation, da FAA. AC 150/5335 5B, da FAA Standardized Method of Reporting Airport Pavement Strength PCN, da FAA. AC 150/ B, da FAA Use of Nondestructive Testing in the Evaluation of Airport Pavements, da FAA. Manual de Projeto de Aeródromos, volume 3 Pavements, da OACI. RBAC n 154 EMD01 Projeto de Aeródromos, da ANAC. IAC Resistência de Pavimentos de Aeródromos. NR Atividades e Operações Perigosas. NT N 046 / ADMN-3 (12/05/99) INFRAERO. Anexo 14 da ICAO. Normas e Métodos de Ensaios do DNIT. Códigos, Leis, Decretos, Portarias e Normas Federais, Estaduais e Municipais, inclusive Normas de Concessionárias de Serviços Públicos. Instruções e Resoluções dos Órgãos do Sistema CREA-CONFEA.

15 INFRAERO MD BE. 02 / / / 00 FL 15/15 Normas (NI), Circulares Normativas (CN) e Diretrizes (DI) da INFRAERO. Normas do Inmetro. NBR-6484 Execução de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos. NBR 6497 Levantamento Geotécnico. Portaria 3214 de 08/06/78 - Ministério do Trabalho (NR - 17 Ergonomia). NT N 046 / ADMN-3 (12/05/99) INFRAERO.

PA.06/201.95/11597/00

PA.06/201.95/11597/00 EQUIPE DE APOIO TÉCNICO ESPECIALIDADE PROFISSIONAL CREA/ CAU RUBRICA Arquitetura e Urbanismo Arq. Márcia Soldera CAU 54.2403 Christine Borges Reffatti (estagiária) REV MODIFICAÇÃO DATA PROJETISTA DESENHISTA

Leia mais

Revisão Modificação Data Projetista Aprovo. Especialidades: Autores do Documento: CREA UF Aprovo. Luiz André de Moura Paiva 15121 D PA.

Revisão Modificação Data Projetista Aprovo. Especialidades: Autores do Documento: CREA UF Aprovo. Luiz André de Moura Paiva 15121 D PA. Revisão Modificação Data Projetista Aprovo Especialidades: Autores do Documento: CREA UF Aprovo Pavimentos Adriana Lima Rolim 17464 D PA Pavimentos Luiz André de Moura Paiva 15121 D PA 1 Sítio AEROPORTO

Leia mais

RESISTÊNCIA DE AERÓDROMOS PAVIMENTOS DOS IAC

RESISTÊNCIA DE AERÓDROMOS PAVIMENTOS DOS IAC RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS DOS AERÓDROMOS IAC 157-1001 SISTEMA ACN-PCN ACN É o número que expressa o efeito relativo de uma aeronave com uma determinada carga sobre um pavimento, para uma categoria padrão

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Eduardo Saraiva Borges

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Eduardo Saraiva Borges INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Eduardo Saraiva Borges São José dos Campos, 15 de outubro de 2012 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS DOS AERÓDROMOS

RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS DOS AERÓDROMOS REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA DEFESA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA INSTRUÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL IAC 157-100 001 RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS

Leia mais

Dimensionamento de Reforços

Dimensionamento de Reforços Universidade Federal do Paraná Departamento de Transportes Pavimentação Dimensionamento de Reforços Prof. Djalma R. Martins Pereira Dimensionamento de Reforços Escopo Deformabilidade dos Pavimentos Dimensionamento

Leia mais

CURSO AVIAÇÃO CIVIL PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CURSO AVIAÇÃO CIVIL PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO AVIAÇÃO CIVIL PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR AEROPORTUÁRIO BRASILEIRO: UM BALANÇO E ANÁLISE DA EFICÁCIA DO REGULADOR E DOS REGULADOS Projeto apresentado ao Núcleo Interdisciplinar

Leia mais

Dimensionamento de Reforços

Dimensionamento de Reforços Universidade Federal do Paraná Departamento de Transportes Pavimentação Dimensionamento de Reforços Prof. Djalma R. Martins Pereira Dimensionamento de Reforços Escopo Deformabilidade dos Pavimentos Dimensionamento

Leia mais

Anteprojeto, Projeto Básico e Executivo

Anteprojeto, Projeto Básico e Executivo CGDESP/DPP I Seminário de Licitações e Contratos do DNIT Anteprojeto, Projeto Básico e Executivo Paula G. de O. Passos Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Projetos CGDESP/DPP Escopo da apresentação:

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA Termo de referência para contratação de projeto de pavimentação, drenagem superficial e profunda no ramal de acesso ao Hotel

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de de forma a garantir a uniformidade e eficiência dos procedimentos, ferramentas e técnicas utilizadas,

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 20/11/2014 Nome do Aluno: Filipe Simões Melo FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV411 Aeroportos

Programa Analítico de Disciplina CIV411 Aeroportos 0 Programa Analítico de Disciplina CIV11 Aeroportos Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 2 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Aeroporto Internacional de Salvador 03 de setembro de Concessionária do Aeroporto de Salvador S.A. CNPJ: /

Aeroporto Internacional de Salvador 03 de setembro de Concessionária do Aeroporto de Salvador S.A. CNPJ: / Declaração de Capacidade do SBSV Temporada Verão 2019 (S19) Aeroporto Internacional de Salvador 03 de setembro de 2019 1 DECLARAÇÃO DE CAPACIDADE Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo

Leia mais

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística.

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística. /TR 012/2019. Belém, 07 de Fevereiro de 2019. I) DEFINIÇÕES PRELIMINARES: 1. Objeto: Aquisição de Pórtico em Estrutura Metálica para atendimento dos Eventos do /PA, conforme as especificações técnicas

Leia mais

AÇÃO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL: A ANAC mais perto de você. Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012

AÇÃO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL: A ANAC mais perto de você. Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 : A ANAC mais perto de você Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 Panorama da regulação da infraestrutura aeroportuária no Brasil Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 OBJETIVO Apresentar as

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal De Obras e Serviços Urbanos.

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal De Obras e Serviços Urbanos. INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA O CONTROLE DA EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. Versão:

Leia mais

Município de Caçapava

Município de Caçapava TERMO DE REFERÊNCIA Objeto: Desenvolvimento de projeto de DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO ALDEIAS DA SERRA EM CAÇAPAVA. Escopo: Serviço de empresa de engenharia especializada na: - Elaboração de projeto

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON Coleta de Preç164/2015

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON Coleta de Preç164/2015 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de empresa especializada em consultoria de engenharia para elaboração de laudo técnico de análise de patologias que geraram o desprendimento das pastilhas externas

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões

Leia mais

MOBILIDADE URBANA E AEROPORTO: TRANSPORTE COMO CHAVE PARA O SUCESSO DA COPA DE 2014

MOBILIDADE URBANA E AEROPORTO: TRANSPORTE COMO CHAVE PARA O SUCESSO DA COPA DE 2014 MOBILIDADE URBANA E AEROPORTO: TRANSPORTE COMO CHAVE PARA O SUCESSO DA COPA DE 2014 TPS pav. térreo TPS Vista do saguão TPS pav. superior PERSPECTIVA Lado TERRA PERSPECTIVA Lado AR Item 2011 2012 Revisão

Leia mais

Declaração de Capacidade de Infraestrutura Aeroportuária Temporada Summer /03/2019 a 26/10/2019.

Declaração de Capacidade de Infraestrutura Aeroportuária Temporada Summer /03/2019 a 26/10/2019. Declaração de Capacidade de Infraestrutura Aeroportuária Temporada Summer 2019 31/03/2019 a 26/10/2019. 1 Aeroporto de Porto Seguro Sigla ICAO: SBPS / IATA: BPS Horário de Funcionamento: H24 Superintendente

Leia mais

Rev Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo. Autor do Proj./Resp. Técnico. Coord. Adjunto Contrato

Rev Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo. Autor do Proj./Resp. Técnico. Coord. Adjunto Contrato 1 ATENDENDO RAT 914MR2/GTFZ/11 17/10/2011 MBG PdSS WV 0 ATENDENDO ATA Nº 016/GTFZ/2011 15/07/2011 MBG LSR WV Rev Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Coordenador de Projeto Autor do Proj./Resp.

Leia mais

GEO-51. Gerência de Pavimentos

GEO-51. Gerência de Pavimentos GEO-51 Gerência de Pavimentos 1 Plano de Matéria 1.1 Objetivos O curso é voltado às atividades envolvidas na administração de uma infra-estrutura viária, rodoviária, aeroportuária ou urbana. Trata-se de

Leia mais

Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101

Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101 Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101 Apresentação dos projetos abaixo para análise técnica. Tubulação de petróleo e seus derivados; Tubulação de gás; Transmissão de dados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes PAVIMENTOS DE AEROPORTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes PAVIMENTOS DE AEROPORTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Pavimentos Aeroportuários Profª. Daniane F. Vicentini Pavimento é a estrutura constituída por camadas de vários

Leia mais

Código: CIVL0002 Obrigatória : Eletiva : Sim Período : 8º Carga Horária : 60 HORAS. Número de Créditos: TEÓRICO 04; PRÁTICOS 00; TOTAL: 04

Código: CIVL0002 Obrigatória : Eletiva : Sim Período : 8º Carga Horária : 60 HORAS. Número de Créditos: TEÓRICO 04; PRÁTICOS 00; TOTAL: 04 Disciplina: AEROPORTOS Código: CIVL00 Obrigatória : Eletiva : Sim Período : 8º Carga Horária : 60 HORAS Número de Créditos: TEÓRICO 04; PRÁTICOS 00; TOTAL: 04 Pré-Requisito: ESTRADAS 1 Co-Requisito: EMENTA:

Leia mais

CONCORRÊNCIA BASE Nº. 17/0002-CC ANEXO V TERMO DE REFERÊNCIA

CONCORRÊNCIA BASE Nº. 17/0002-CC ANEXO V TERMO DE REFERÊNCIA CONCORRÊNCIA BASE Nº. 17/0002-CC ANEXO V TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO: 1.1 O presente Termo de Referência busca balizar a contratação de empresa especializada em projetos de engenharia, para execução

Leia mais

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (9. o Parte)

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (9. o Parte) 1 Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (9. o Parte) Hélio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula Exercícios relacionados à construção da camada de base de pavimentos, ao cálculo de N, e ao cálculo do

Leia mais

Avaliação estrutural de pavimentos rodoviários

Avaliação estrutural de pavimentos rodoviários UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Avaliação estrutural de pavimentos

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Parâmetros preliminares Generalidades Estudos preliminares Ensaios Geotécnicos Especificações Normatizadas 2 Generalidades Segundo o DNER

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES SERVIÇO DE REFORMA E MANUTENÇÃO DE 05 (CINCO) ESCOLAS NA ZONA URBANA DE BARREIRAS BA. 1 OBJETO Trata-se de contratação de empresa na área de ENGENHARIA, com condições,

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP ONDE ESTÃO NOSSOS ENGENHEIROS? O Brasil e seu Estado precisam de engenheiros. De muitos.

Leia mais

ANEXO 2 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO

ANEXO 2 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO ANEXO 2 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO 1. DEFINIÇÕES DA PPU 1.1. Item 1 da PPU AFRETAMENTO EM MOEDA NACIONAL Refere-se a rubrica devida em moeda nacional pelo cumprimento do AFRETAMENTO objeto deste contrato, em

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA www.trconstrucao.eng.br Somos uma empresa de consultoria que atua no segmento de orçamento e planejamento para a construção civil. Atuamos no mercado de incorporação, arquitetura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes PAVIMENTOS DE AEROPORTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes PAVIMENTOS DE AEROPORTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Pavimentos Aeroportuários Profª. Daniane F. Vicentini Pavimento é a estrutura constituída por camadas de vários

Leia mais

Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo

Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Sítio Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária Escala N.A. Data ABRIL/2010 Formato A - 4 Autor CREA ARQ. MÁRCIA SOLDERA 104.438 - RS Validador

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico).

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico). 1. OBJETO E JUSTIFICATIVA. TERMO DE REFERÊNCIA Este termo de referência visa estabelecer os critérios mínimos para contratação de profissional e/ou empresa especializada e habilitada para apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Projeto geométrico (lado aéreo) Profª. Daniane F. Vicentini 4.1. Normativas e recomendações para projeto geométrico:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESTUDOS DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS 1 / 6 ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM QUE

Leia mais

Memorando nº. 063/PMA/SEMA Almeirim Pará, 18 de Junho de Assunto: Solicitação de Contratação de Consultoria Ambiental.

Memorando nº. 063/PMA/SEMA Almeirim Pará, 18 de Junho de Assunto: Solicitação de Contratação de Consultoria Ambiental. Memorando nº. 063/PMA/SEMA Almeirim Pará, 18 de Junho de 2015. Ao Excelentíssimo Senhor José Botelho dos Santos Prefeito Municipal de Almeirim Assunto: Solicitação de Contratação de Consultoria Ambiental.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA, COM FORNECIMENTO DE PEÇAS, EM RÁDIOS TRANSCEPTORES DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR - DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES.

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO NOVO COMPLEXO AEROPORTUÁRIO

CONSTRUÇÃO DO NOVO COMPLEXO AEROPORTUÁRIO Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz/SC Empreendimento: CONSTRUÇÃO DO NOVO COMPLEXO AEROPORTUÁRIO OBRAS e SERVIÇOS DUAS GRANDES FASES DE OBRAS: Obras de infraestrutura do terreno - terraplenagem,

Leia mais

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR IS

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR IS INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR IS IS Nº 3.1-001 Aprovação: Portaria nº 71, de 11 de agosto de 16. Assunto: Orientações para aplicação do método ACN-PCN Origem: SIA 1. OBJETIVO Esta Instrução Suplementar - IS orienta

Leia mais

2 AVALIAÇÃO ESTRUTURAL

2 AVALIAÇÃO ESTRUTURAL 2 AVALIAÇÃO ESTRUTURAL AVALIAÇÃO ESTRUTURAL: Comportamento da estrutura x tráfego DEFORMAÇÕES PERMANENTES: Caráter residual Flechas nas trilhas, rupturas plásticas 2 AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DEFORMAÇÕES RECUPERÁVEIS:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO ESTRUTURAL DE VIAS SOBRE LASTRO

AVALIAÇÃO DO ESTADO ESTRUTURAL DE VIAS SOBRE LASTRO 11 a. SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA FÓRUM TÉCNICO AVALIAÇÃO DO ESTADO ESTRUTURAL DE VIAS SOBRE LASTRO AUTORES: (1) CÁSSIO EDUARDO LIMA DE PAIVA - UNICAMP (2) JOÃO DINI PIVOTO MRS LOGÍSTICA (3) FERNANDO

Leia mais

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística.

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística. /TR 013/2019. Belém, 07 de Fevereiro de 2019. I) DEFINIÇÕES PRELIMINARES: 1. Objeto: Aquisição de Disciplinadores Metálicos para atendimento dos Eventos do /PA, conforme as especificações técnicas descritas

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA 1. OBJETIVO 1.1. Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração dos Projetos Estruturais

Leia mais

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE Sumário 1 Objetivo... 4 2 Características Principais... 4 2.1 Área de Intervenção...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Projeto geométrico (lado aéreo) Profª. Daniane F. Vicentini 4.1. Normativas e recomendações para projeto geométrico:

Leia mais

PE-AICE-PAV Projeto Executivo Aeroporto Intl. Cesária Évora Reabilitação da Camada de Desgaste da Pista

PE-AICE-PAV Projeto Executivo Aeroporto Intl. Cesária Évora Reabilitação da Camada de Desgaste da Pista PE-AICE-PAV-2018-03 Projeto Executivo Aeroporto Intl. Cesária Évora Reabilitação da Camada de Desgaste da Pista 07-25 Março de 2018 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Projeto executivo... 3 1.2.

Leia mais

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Documentação necessária para a solicitação de construção/readequação de Acesso: 1º PASSO: ESTUDO DE VIABILIDADE DO ACESSO a) Ofício: Tipo

Leia mais

RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014.

RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014. RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014. Regulamenta a apresentação de Informações, relativas à Movimentação Aeroportuária, pelas Concessionárias de Serviço Público de Infraestrutura Aeroportuária e pelos administradores

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA Nº 01 (PERMANENTE)

PLANO DE ENSINO FICHA Nº 01 (PERMANENTE) PLANO DE ENSINO FICHA Nº 01 (PERMANENTE) Disciplina: AEROPORTOS Código: TT084 Natureza: ( ) obrigatória ( X ) optativa Semestral (X ) Anual ( ) Modular ( ) Pré-requisito: Co-requisito: Modalidade: ( X)

Leia mais

TÍTULO: DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPA)

TÍTULO: DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPA) TÍTULO: DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPA) CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

DOCUMENTO QUE DESCREVE DETALHADAMENTE TODAS AS FASES E MATERIAIS UTILIZADOS NO PROJETO E

DOCUMENTO QUE DESCREVE DETALHADAMENTE TODAS AS FASES E MATERIAIS UTILIZADOS NO PROJETO E MEMORIAL DESCRITIVO DOCUMENTO QUE DESCREVE DETALHADAMENTE TODAS AS FASES E MATERIAIS UTILIZADOS NO PROJETO E......SERVE DE BASE PARA A COMPRA DE MATERIAIS E PARA A EXECUÇÃO DA OBRA INFORMAÇÕES DO MEMORIAL

Leia mais

Audiência Pública nº 07/2017 Resolução ANAC Procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados, despacho de arma de fogo e de munição e

Audiência Pública nº 07/2017 Resolução ANAC Procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados, despacho de arma de fogo e de munição e Audiência Pública nº 07/2017 Resolução ANAC Procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados, despacho de arma de fogo e de munição e transporte de passageiros sob custódia JULHO/2017 OBJETIVO

Leia mais

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Seminário Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Objetivo Verificar os entendimentos entre contratantes e contratados na Administração Pública sobre questões que envolvem projeto básico e

Leia mais

ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL

ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL Hospital Luxemburgo Instalação dos Elevadores e reforma dos halls de acesso BELO HORIZONTE SETEMBRO 2018 1 SUMÁRIO 1. LOCAL DA OBRA... 2 8. CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO...

Leia mais

Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ

Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ 21,22 e 23 Mar de 2019 Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ A PHOENIX COWORKING em parceria com o Prof Francisco das Chagas Figueiredo tem a satisfação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP PROJETO BÁSICO REVITALIZAÇÃO CAMPO DE FUTEBOL UFOP MORRO DO CRUZEIRO Projeto Básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar obra ou serviço

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 0 PROJETOS DA SANEPAR PRESCRIÇÕES GERAIS DE

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 0 PROJETOS DA SANEPAR PRESCRIÇÕES GERAIS DE MÓDULO PRESCRIÇÕES GERAIS DE VERSÃO 218 Modulo Prescrições Gerais de Projetos da Sanepar Lei 8.666/1993 Lei 13.33/216 DE: A Sanepar historicamente desenvolveu e contratou seus projetos utilizando a seguinte

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 5 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária

Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária Projeto de Aeroportos Prof. Fernando Porto Parte 1 1. Classificação do Aeroporto O objetivo da classificação é proporcionar um método simples de relacionar

Leia mais

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Junho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 001 Rev.02 06/2017 ES 001 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

AEROPORTOS. Sinalização 12/06/2018. Profª. DanianeF. Vicentini. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes

AEROPORTOS. Sinalização 12/06/2018. Profª. DanianeF. Vicentini. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Sinalização Profª. DanianeF. Vicentini Classificação do aeródromo: 9. 1. Introdução: Campo de Referência da Aeronave:

Leia mais

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 47 à 72

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 47 à 72 RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 47 à 72 Questionamento 47: O edital é claro em relação ao levantamento topográfico

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM BLOCO DE CONCRETO SEXTAVADO MEMORIAL DESCRITIVO

PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM BLOCO DE CONCRETO SEXTAVADO MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS EM BLOCO DE CONCRETO SEXTAVADO MEMORIAL DESCRITIVO INDICE 1. GENERALIDADES 2. PROJETO GEOMÉTRICO 3. TRAÇADO DE PLANTA 4. TRAÇADO EM PERFIL 5. ALTERNATIVA DE SOLUÇÃO 1. GENERALIDADES

Leia mais

MGQ Manual de Gestão da Qualidade. PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato

MGQ Manual de Gestão da Qualidade. PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Matriz de Documentados Obrigatórios PROCEDIMENTOS

Leia mais

ANEXO 3 TERMO DE REFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA

ANEXO 3 TERMO DE REFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA ANEXO 3 TERMO DE REFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. ESCOPO 3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 4. PRAZOS 5. APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS 6. CRITÉRIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal de Transportes Empresa Pública de Transporte e Circulação TERMO DE REFERÊNCIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal de Transportes Empresa Pública de Transporte e Circulação TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA SINALIZAÇÃO VIÁRIA VERTICAL, HORIZONTAL E SEMAFÓRICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE CONTRATO CAF REQUALIFICAÇÃO DO PAVIMENTO 1 1 GENERALIDADES 1.1. A Sinalização

Leia mais

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº:

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº: 1. OBJETIVO A presente norma tem o objetivo de estabelecer diretrizes para aquisição de bens e serviços ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados HRCGD, e demais projetos do Grupo GAMP no Estado

Leia mais

EDITAL CARTA CONVITE Nº 001/2018

EDITAL CARTA CONVITE Nº 001/2018 EDITAL CARTA CONVITE Nº 001/2018 A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - FINATEC, por meio de sua Comissão de Licitação, convida proponentes elegíveis a apresentarem propostas para a

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DIRETRIZES DE PROJETO DE PROTEÇÃO CATÓDICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ET-65-200-CPG-049 1 / 8 ESTA FOLHA DE

Leia mais

EDITAL CARTA CONVITE Nº 002/2018

EDITAL CARTA CONVITE Nº 002/2018 EDITAL CARTA CONVITE Nº 002/2018 A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - FINATEC, por meio de sua Comissão de Licitação, convida proponentes elegíveis a apresentarem propostas para prestação

Leia mais

Advisory Circular CT

Advisory Circular CT REPUBLICA DE CABO VERDE Advisory Circular CT 42-008 CIVIL AVIATION AUTHORITY SUBJECT: RESISTENCIA DE PAVIMENTOS DOS AERODROMOS INTRODUÇÃO Esta Circular Técnica (CT) visa fornecer orientações para a utilização

Leia mais

EMISSÃO: DIRETRIZ TÉCNICA

EMISSÃO: DIRETRIZ TÉCNICA 3 1 de 16 DIRETRIZ TÉCNICA : AGS-BR Diretriz 004/2018 TITULO: SONDAGEM A PERCUSSÃO (SP) ENTREGA DOS RESULTADOS. REFERÊNCIAS: A presente Diretriz deve ser complementada, no que não for conflitante, com:

Leia mais

Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos. Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP

Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos. Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP Objetivo Apresentar a norma aplicável aos shows aéreos realizados no Brasil envolvendo

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA COMISSÃO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 017/2013 TOMADA DE PREÇO Nº 001/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Apresentamos a seguir a descrição e metodologia a ser aplicada nos serviços que integram o

Leia mais

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE SUMÁRIO OBJETIVO... 2 APLICAÇÃO... 2 DEFINIÇÕES... 2 RESPONSABILIDADES... 3 Elaboração e Alteração... 3 Revisão e Aprovação... 3 Distribuição... 4 Acesso... 4 Uso... 4 Armazenamento e Disponibilização...

Leia mais

Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto

Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto Definições: A/C: aircraft, aeronave; Acostamento: faixa lateral nas pistas ou pátios com revestimento tal que evite a ingestão pelas turbinas

Leia mais

LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO NO PORTO DE FORTALEZA

LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO NO PORTO DE FORTALEZA LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO NO PORTO DE FORTALEZA ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Novembro/2014 ÍNDICE I - OBJETO... 2 II - FINALIDADE... 2 III - DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 IV - LEVANTAMENTOS BATIMÉTRICOS... 3 V

Leia mais

Elementos Mínimos Para Anteprojetos de Engenharia

Elementos Mínimos Para Anteprojetos de Engenharia (Segunda Versão em consulta pública até 15 de junho de 2014. As novas contribuições e sugestões podem ser enviadas para ibraeng@ibraeng.org.br) Elementos Mínimos Para Anteprojetos de Engenharia Minimal

Leia mais

CENTRO EMPRESARIAL AEROESPACIAL

CENTRO EMPRESARIAL AEROESPACIAL CENTRO EMPRESARIAL AEROESPACIAL 06.2013 PREMIAÇÃO AUTODESK 2012 Autodesk Excellence in Infrastructure Competition 2012 premiou os melhores projetos de Infraestrutura. Os projetos do AEROVALE - CEA receberam

Leia mais

Termo de Referência 15/2016

Termo de Referência 15/2016 (ISO Em Processo de Implantação) Itapira, 23 de março de 2016. Termo de Referência 15/2016 1. OBJETO Contratação de empresa especializada para a realização de serviços de manutenção eletromecânica preventiva

Leia mais

TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PROFISSIONAIS ÁREA ENGENHARIA CORRIGIDA ANUALMENTE PELO ÍNDICE IPC FIPE

TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PROFISSIONAIS ÁREA ENGENHARIA CORRIGIDA ANUALMENTE PELO ÍNDICE IPC FIPE TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PROFISSIONAIS ÁREA ENGENHARIA CORRIGIDA ANUALMENTE PELO ÍNDICE IPC FIPE I - GLOSSÁRIO - CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS TÉCNICOS CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O Projeto de Prefeitura

Leia mais

UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA QUANTO AO DIMENSIONAMENTO DE PISTAS DE AERÓDROMOS

UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA QUANTO AO DIMENSIONAMENTO DE PISTAS DE AERÓDROMOS UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA QUANTO AO DIMENSIONAMENTO DE PISTAS DE AERÓDROMOS Elemar J. Taffe Júnior (PG) Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica elemar@infra.ita.br Resumo Este trabalho propõe

Leia mais

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. OBJETIVO 1.1. Determinar diretrizes e responsabilidades nos processos de aquisição de bens, serviços e/ou materiais indiretos e/ou diretos utilizados pela Rodobens Comunicação Empresarial. 1.2. Assegurar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Comprimentoda pista e aspectos relevantes da infraestrutura aeroportuária Profª. DanianeF. Vicentini CONCEITOS

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO CP 318/15 Contratação de empresa especializada para substituição de telhas metálicas e manutenção de estrutura metálica da cobertura do Hemocentro Regional de Joinville. 2.

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Cronograma físico financeiro para o desenvolvimento de projetos executivos para construção do prédio da Biblioteca Central, no Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto DISCIPLINAS DE PROJETOS 1ª REUNIÃO

Leia mais

ESTUDOS GEOTÉCNICOS Restauração

ESTUDOS GEOTÉCNICOS Restauração Restauração Serviços necessários para somente reabilitar obras já existentes sem causar uma ocupação de espaços virgens e, portanto, com impactos normalmente não significativos para o meio ambiente. Estes

Leia mais

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Por: José Luiz Lima Abreu 1 A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA EXECUÇÃO CONTRATUAL LEI 8.666 Art. 67 A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO ANEXO XIII - TERMO DE REFERÊNCIA APOIO OPERACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PREDIAIS E ORÇAMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

Rev. Modificação Data Elaborado Verificado Aprovado. Autor do Proj. / Resp. Técnico CREA / UF. Coord. Adjunto Contrato. Sítio.

Rev. Modificação Data Elaborado Verificado Aprovado. Autor do Proj. / Resp. Técnico CREA / UF. Coord. Adjunto Contrato. Sítio. 02 EM ATENÇÃO A ATA DE REUNIÃO 28/02/2011 TIRSO SARAH DIAS JOSE LAGHI 01 EM RESPOSTA A RAT B19CG1/PEPI-2/10 30/11/2010 TIRSO SARAK DIAS JOSÉ LAGHI 00 EMISSÃO INICIAL 30/10/2010 TIRSO SARAK DIAS JOSÉ LAGHI

Leia mais