Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?"

Transcrição

1

2 Caderno 2 Texto 1 - Mata ciliar é a vegetação localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Uma maneira de se preservar os cursos d água é não permitir a destruição da mata ciliar. a. Sabemos que os cílios são pelos presos às pálpebras para proteger os olhos contra a poeira. Explique o que há em comum entre os cílios e a mata ciliar. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?

3 c. O Código Florestal Brasileiro estabelece a seguinte regra para a preservação dos cursos d água: Largura do curso d água Menor que 10 m Maior ou igual a 10 m e menor que 50 m Maior ou igual a 50 m e menor que 200 m Maior ou igual a 200 m e menor que 600 m Maior ou igual a 600 m Largura mínima da mata ciliar 30 m 50 m 100 m 200 m 500 m De acordo com essa tabela, se o curso d água possuir uma largura igual a 180 m, qual deverá ser a largura mínima da mata ciliar a ser preservada? d. Ainda de acordo com a tabela, qual é a largura que um curso d água pode ter se a largura de sua mata ciliar é de 30 m?

4 Texto 2 - Leia a fala do personagem Jumento, da peça de teatro Saltimbancos, traduzida e adaptada por Chico Buarque: Bom, eu sou o Jumento, não sou bichinho de estimação não, sou Jumento e pronto! Também conhecido como Jegue. Me botaram para trabalhar na roça a vida inteira. Trabalhava feito um jumento pra no fim, nada! Nem um capinzinho fresquinho, nem uma cenourinha, só grama, grama seca! Vai ver que é por isso que de vez em quando me chamam de burro. Ah! Mas eu nem ligo, sabe que outro dia eu estava subindo uma ladeira carregando um peso danado nas costas, me aparece um cara e grita assim: Anda logo, mula preguiçosa!. Ah não, aí eu parei. Parei porque preguiçoso vai lá, mas mula?! É demais! Resolvi dá no pé. Tomei a estrada que leva a cidade e fui seguindo naquela escuridão que nem sei: Olha, eu não sou disso não sabe, mas naquela hora me deu uma vontade danada de chorar, chorar e chorar aos soluços. a. O Jumento diz que: sou um Jumento, não sou bichinho de estimação. Aponte duas diferenças entre o Jumento e um animal de estimação em relação aos cuidados que eles recebem. b. No texto o animal afirma trabalhar feito um jumento. O que quer dizer a expressão trabalhar feito um jumento? c. A história do jumento pode representar a vida de algum trabalhador. Escreva duas semelhanças possíveis entre a vida relatada pelo jumento e a vida de uma pessoa que trabalha muito.

5 d. No texto, o jumento diz que pessoas o conhecem por jegue e o chamam de burro e de mula preguiçosa. Ele reage diferentemente a cada chamamento. Escreva a reação do jumento quando é chamado de: Jegue Burro Mula e. Responda: Por qual palavra você não gosta de ser chamado? Por quem? Por quê? Onde? Como? Qual é a sua reação?

6 Texto 3 Leia o poema O bicho, de Manuel Bandeira: Vi ontem um bicho Na imundície do pátio, Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão. Não era um gato. Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. a. Que sentimentos esse poema provoca em você? b. Quais as atitudes do homem, no poema,que se parecem com as de um animal? c. Escreva o que os versos abaixo sugerem para você: O bicho não era um cão. Não era um gato. Não era um rato.

7 d. Que sentimento o narrador mostra no último verso O bicho, meu Deus, era um homem.? e. No poema O Bicho, o homem vive em condições de extrema pobreza como muitas pessoas em nossa sociedade. Em sua opinião, como este problema pode ser resolvido?

8 Texto 4 - Leia o texto abaixo e responda: O aumento excessivo de peso pode gerar consequências para a saúde, tais como: o cansaço físico, indisposição, diabetes, pressão alta e problemas do coração. Embora o aumento de peso possa ser provocado por inúmeros fatores, um deles é o consumo em excesso de doces e alimentos gordurosos como: salgadinhos, hambúrgueres, bolachas recheadas e refrigerantes. Além disso, as pessoas gordas são vítimas de preconceito e discriminação. a. Cite alguns fatores que poderiam levar alguém a engordar excessivamente. b. De acordo com o texto, a pessoa gorda pode ter problemas de saúde. Quais são eles? c. Vivemos um tempo em que a magreza é vista, por muitas pessoas, como padrão de saúde e beleza. O que você pensa disso? Explique sua resposta. d. De acordo com o texto, as pessoas gordas são vítimas de preconceito e discriminação. Há outros tipos de discriminação e preconceito. Cite pelo menos dois outros.

9 e. Observe a tela abaixo, pintada por Mara Sicca. Escreva que impressões e sentimentos essa pintura provoca em você. Texto 5 Em um texto publicado no jornal Da hora, da escola Orlando Carpino, a professora Mara Cyrino explica que bullying é uma palavra inglesa utilizada para descrever atos de violência intencionais e repetidos praticados por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir os outros. a. Algumas brincadeiras entre colegas podem se tornar casos de bullying e outras não. Releia a definição proposta acima e dê um exemplo de cada caso. b. O que leva a ocorrer casos de bullying na escola?

10 Texto 6 - O futebol é um esporte que pode ser praticado profissionalmente ou de modos improvisados, com diferentes motivos. a. O jogo oficial de futebol tem suas regras. Escreva abaixo duas dessas regras. Regra 1: Regra 2: b. Observe a tela abaixo, denominada Futebol, pintada por Cândido Portinari. Nela, o futebol está sendo praticado profissionalmente? Explique a sua resposta.

11 Texto 7 - Compare a tela anterior com o quadro abaixo, pintada por Helena Santos Coelho. a. Como o futebol está sendo praticado nesta tela? Explique a sua resposta. b. Que nome você daria a essa tela? Referências dos textos e imagens Texto 1 Foto 1: Disponível em: Foto 2: Disponível em: Texto 2 - Saltimbancos - Obra original de Sergio Bardotti, música de Luiz Enriquez Texto 3 - BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. 4ª ed. R.J.: Editora Nova Aguilar, 1986, p Texto 4 - Imagem 1 Flickr Galeria de Mara Sicca Disponível em: Acesso em: 12/11/2010 Texto 5 CYRINO, Mara Conhecendo o inimigo. Jornal Da Hora da EMEF Orlando Carpino, ano II, nº 2, maio SME/Campinas. Texto 6 Imagem 1 - Futebol (1935) Óleo sobre tela 97 x 130 cm Cândido Portinari - Disponível em: Acesso em: 11/11/2010 Imagem 2 - Futebol na favela (2009) Óleo sobre tela - 65 x 81 cm Helena dos Santos Coelho Disponível em: Acesso em: 11/11/2010

Apologia Ao Jumento. APOLOGIA AO JUMENTO (O Jumento é Nosso Irmão) (Luiz Gonzaga - José Clementino) É verdade, meu senhor, Essa história do sertão.

Apologia Ao Jumento. APOLOGIA AO JUMENTO (O Jumento é Nosso Irmão) (Luiz Gonzaga - José Clementino) É verdade, meu senhor, Essa história do sertão. Apologia Ao Jumento APOLOGIA AO JUMENTO (O Jumento é Nosso Irmão) (Luiz Gonzaga - José Clementino) É verdade, meu senhor, Essa história do sertão. Padre Vieira falou.. ô, ô... Que o jumento é nosso irmão.

Leia mais

Como ser um bom gato

Como ser um bom gato Como ser um bom gato Texto e ilustrações de Gail Page Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas:

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0)

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0) Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Barueri, / 08 / 2010 Nome: 2ª postagem n.º 3º ano As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 Ensino Fundamental e Ensino Médio Sistema de Recuperação Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação de Língua Portuguesa Nível: I F-2 Professor (a):

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 6 1. Leia: O corpo da maioria das plantas que conhecemos

Leia mais

2 Sugestão de avaliação

2 Sugestão de avaliação Presente Sugestão de avaliação 1 Unidade Lugar de estudar 1. A autora de livros de literatura Ruth Rocha, em seu livro A escola do Marcelo, conta como esse garoto descreve a escola onde estuda. A minha

Leia mais

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc.

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc. SEGUIR EM FRENTE seguir sempre em frente, nunca desistir dos seus sonhos todos nós temos seu nivel ou seja todos nós temos seu ponto fraco e siga nunca desistir e tentar até voce conseguir seu sonho se

Leia mais

1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos.

1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos. 1 Exercícios de Lógica: 1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos. 1.a Nenhum palhaço é feliz Alguns comediantes não são felizes Alguns comediantes

Leia mais

Seu filho quer ser modelo?

Seu filho quer ser modelo? Seu filho quer ser modelo? Às vezes o desejo é dos pais, por isso é preciso estar atento à vida dos artistas mirins e o que levar em conta na hora de inscrevê-lo numa agência é importantíssimo. Claro que

Leia mais

2º Ano - A. 2º Ano - B. 2º Ano - C. 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica

2º Ano - A. 2º Ano - B. 2º Ano - C. 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2º Ano - C 2º Ano - B 2º Ano - A RECREAÇÃO RECREAÇÃO 4ª e 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Atividade dirigida na quadra; Revisando os conteúdos: Brincadeiras; Atividade

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF OBSERVAÇÃO: Para realizar as atividades a seguir, você poderá consultar:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF OBSERVAÇÃO: Para realizar as atividades a seguir, você poderá consultar: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço!

Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço! Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço! Promover reflexão sobre consumo consciente e as responsabilidades individuais e coletivas as ações humanas no meio ambiente. Orientar e sensibilizar

Leia mais

Suplemento do Professor. Palavras que voam. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Palavras que voam. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Palavras que voam Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/6/2011 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Leia o texto com atenção e faça o que se pede

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO. Leitura; produção textual; oralidade e análise lingüística.

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO. Leitura; produção textual; oralidade e análise lingüística. PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Carina Robetti Canei NOME DO LIVRO: AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO AUTOR: ZIRALDO Competências Leitura; produção textual; oralidade e análise lingüística.

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Márcio Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto:

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto: 1 N.º Nome completo: Curso: Foto: 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Leia mais

2- ORIENTE-se com o seu professor(a) sobre a ordem das questões que serão realizadas;

2- ORIENTE-se com o seu professor(a) sobre a ordem das questões que serão realizadas; ATIVIDADE 1 Ensino Fundamental 8º e 9º anos Língua Portuguesa Conteúdo: Atividade do livro Que rock é esse? Caros alunos, Esta é uma atividade sobre o livro Que rock é esse?. Os procedimentos necessários

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL Apresentação Caro(a) educando(a), Este material didático foi elaborado para contribuir com a sua aprendizagem. Nele você encontrará uma diversidade de textos e de atividades

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades.

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades. Responder páginas 135 e 141 Português Estudar para a P2: Frações (Fração Inversa,

Leia mais

Em julho, estamos propondo uma viagem ao céu de brigadeiro :

Em julho, estamos propondo uma viagem ao céu de brigadeiro : Em julho, estamos propondo uma viagem ao céu de brigadeiro : Tenha atividades com o tema avião Conheça mais sobre Santos Dumont e o 14-Bis Relembre filmes que se passam no ar Aproveite as lições sobre

Leia mais

SITUAÇÃO DE USO Compreensão de placas de sinalização e de como devemos respeitá-las no dia a dia. MARCADORES Comportamento; Rotinas; Educação

SITUAÇÃO DE USO Compreensão de placas de sinalização e de como devemos respeitá-las no dia a dia. MARCADORES Comportamento; Rotinas; Educação UNIDADE: Por um trânsito transitável / Brasil SITUAÇÃO DE USO Compreensão de placas de sinalização e de como devemos respeitá-las no dia a dia. MARCADORES Comportamento; Rotinas; Educação EXPECTATIVAS

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno, contendo as páginas dos mesmos. Leitura das

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

ZA4814. Flash Eurobarometer 235 (The Rights of the Child) Country Specific Questionnaire Portugal

ZA4814. Flash Eurobarometer 235 (The Rights of the Child) Country Specific Questionnaire Portugal ZA4814 Flash Eurobarometer 235 (The Rights of the Child) Country Specific Questionnaire Portugal Flash 235 - Template Flash Eurobarometer The youth and their rights D1. Sexo [NÃO PERGUNTAR - ASSINALAR

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

da quando me chama de palito de fósforo e ri de um jeito tão irritante que me deixa louco da vida, com vontade de inventar apelidos horripilantes

da quando me chama de palito de fósforo e ri de um jeito tão irritante que me deixa louco da vida, com vontade de inventar apelidos horripilantes Chiquinho MIOLO 3/8/07 9:34 AM Page 14 Meu nome é Chiquinho Meu pai é alto e magro e se chama Chico. Meu avô é baixo e gordo e se chama Francisco. Eu me chamo Chiquinho e ainda não sei como sou. Já andei

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE Antigamente, quando as pessoas viajavam, era comum elas enviarem um cartão com uma foto do lugar onde estavam para dar notícias

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

O Casamento do Saci-Pererê

O Casamento do Saci-Pererê O Casamento do Saci-Pererê Pedro Miguel Miralante Ilustrações Thiago Vaccani Catalogação na Publicação (CIP) Ficha catalográfica feita pelo autor Miralante, Pedro Miguel, 2012 O Casamento do Saci-Pererê

Leia mais

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão.

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. c) Fotossíntese. _ d) Um atleta

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre.

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 3ª ETAPA 4º ANO EFI PROFESSORA : FLÁVIA LETÍCIA ALUNO(A): 1) Leias as frases a seguir.

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 3º EM Gramática Renata Av. Dissertativa 18/05/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 26 de junho de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 13/06/2016 Título: Sentimento de Fraternidade

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

ELABORAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA III DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS (PARTE 1)

ELABORAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA III DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS (PARTE 1) ELABORAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA III DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS (PARTE 1) Aula 4 META Trabalhar unidades didáticas organizadas em torno dos Temas Estruturadores. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno

Leia mais

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1)

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1) Roteiro semanal 3º ano Matutino De 23 a 27 de fevereiro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 23 de fevereiro de 2015. Professora: Nome: Turma: 3 ano Ensino Fundamental Segunda-feira 23/02/2015 Português no

Leia mais

A Formiga. Gustavo Rela

A Formiga. Gustavo Rela A Formiga e a Baleia Gustavo Rela Enia Mara de Carvalho São Paulo 2014 Copyright 2014 by Editora Baraúna SE Ltda Capa e ilustrações Gustavo Rela Projeto Gráfico Jacilene Moraes Produção Textual Gustavo

Leia mais

A construção de valores morais

A construção de valores morais TEMA DO TRABALHO: A construção de valores morais NOME COMPLETO E LEGÍVEL: EMPRESA QUE TRABALHA: FAÇA UM X DIA DA SUA SIMULTANEIDADE: 2ª feira ( ) 3ª feira ( ) 4ª feira ( ) 5ª feira ( ) 6ª feira ( ) sábado

Leia mais

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

Pré-produção. O Roteiro: Escaleta: Argumento: Roteiro Literário:

Pré-produção. O Roteiro: Escaleta: Argumento: Roteiro Literário: Pré-produção A pré-produção compreende a elaboração do roteiro (Escaleta, Argumento, Roteiro Literário e Roteiro Técnico), a análise técnica e a elaboração do cronograma. O Roteiro: Como o próprio nome

Leia mais

ESPAÇO, PAISAGEM E LUGAR. GEOGRAFIA - 6ºANO Profª Bruna Andrade

ESPAÇO, PAISAGEM E LUGAR. GEOGRAFIA - 6ºANO Profª Bruna Andrade ESPAÇO, PAISAGEM E LUGAR GEOGRAFIA - 6ºANO Profª Bruna Andrade 1. Espaço O espaço pode ser Natural ou Geográfico. Espaço Natural: aquele que não foi transformado ou sofreu mínimo impacto pelas ações humanas.

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL 1. Escrita musical 2. Escala musical 3. Fonomímica 4. Claves 5. Figuras e valores 6. Grandes compositores Chiquinha Gonzaga

EDUCAÇÃO MUSICAL 1. Escrita musical 2. Escala musical 3. Fonomímica 4. Claves 5. Figuras e valores 6. Grandes compositores Chiquinha Gonzaga EDUCAÇÃO MUSICAL 1. 03 2. Escala musical 12 3. Fonomímica 14 4. Claves 18 5. Figuras e valores 21 6. Grandes compositores Chiquinha Gonzaga 23 7. Hino Cenecista 25 8. Hino da Independência 26 9. Hino Nacional

Leia mais

Especial Animais estranhos

Especial Animais estranhos nº 9 Julho 2010 Especial Animais estranhos E ainda Violência nos circos Curiosidades Passatempos Os animais mais estranhos do mundo Tarsio Habita nas ilhas do sudoeste asiático, pode medir de 8 a 16cm

Leia mais

& O que é Sal? C p o yrig i ht 2 009 M RP R AN

& O que é Sal? C p o yrig i ht 2 009 M RP R AN têm o prazer de apresentar O sal e a pressão alta Onde vai a corda vai a caçamba Copyright 2009 O que é Sal? O sal é um mineral composto por dois elementos principais: o sódio e o cloro, que se juntam

Leia mais

Unidade IV. Ciência - O homem na construção do conhecimento. APRENDER A APRENDER LÍNGUA PORTUGUESA APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Unidade IV. Ciência - O homem na construção do conhecimento. APRENDER A APRENDER LÍNGUA PORTUGUESA APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA A A Unidade IV Ciência - O homem na construção do conhecimento. 2 A A Aula 32.2 Conteúdo: Resenha: A construção de uma resenha. 3 A A Habilidades: Localizar informações explícitas em textos verbais. (D01)

Leia mais

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA DÊ PASSAGEM PARA A VIDA 1 As estradas e rodovias, apesar de serem muitos úteis e trazerem progresso para as cidades, ocasionam alguns problemas como poluição sonora e luminosa, fragmentação de habitats,

Leia mais

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar Jardinagem e Meio Ambiente Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar O Brasil tem a maior diversidade de espécies do mundo! E qual a importância das plantas em nossa vida? Por que plantar? As plantas deixam

Leia mais

Mapeamento de APP e Reserva Legal APP de corpos d água

Mapeamento de APP e Reserva Legal APP de corpos d água 1/53 Mapeamento de APP e Reserva Legal APP de corpos d água Técnicas de mapeamento: exercícios práticos Eng. Allan Saddi Arnesen Mestre em Sensoriamento Remoto - INPE 2/53 Conteúdo programático: Capitulo

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 1 Trabalho de História: Título do trabalho: Impeachment Data da entrega: 20/05/2016 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Sabemos que estamos passando por uma

Leia mais

Amamos a Pequena Vida!

Amamos a Pequena Vida! Amamos a Pequena Vida! O filho é uma bênção de Deus! Seicho-No-Ie do Brasil Devemos evitar todo e qualquer ato que sacrifique os nossos semelhantes, fazendo com que a felicidade e a prosperidade sejam

Leia mais

A dieta do Pai Natal. De Fabrice Lelarge adaptado. 1ª Cena

A dieta do Pai Natal. De Fabrice Lelarge adaptado. 1ª Cena A dieta do Pai Natal De Fabrice Lelarge adaptado Nota: em itálico, sugerem-se pistas para a expressividade na leitura e na dramatização. 1ª Cena Narrador: Um dia, o Pai Natal visitou as renas e colocou-as

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Cinema na escola: Rio 2. Propostas de atividades para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais Tema: Desmatamento na Amazônia

Cinema na escola: Rio 2. Propostas de atividades para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais Tema: Desmatamento na Amazônia Cinema na escola: Rio 2 Propostas de atividades para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais Tema: Desmatamento na Amazônia Filme: Rio 2 Lançamento: 27 de março de 2014 (1h42min) Dirigido por:

Leia mais

Lista de Matemática e Interpretação de texto 5 o ano De 01 a 05/08/2016 Filho meu guarda o mandamento de teu pai (Provérbios 6:20)

Lista de Matemática e Interpretação de texto 5 o ano De 01 a 05/08/2016 Filho meu guarda o mandamento de teu pai (Provérbios 6:20) Lista de Matemática e Interpretação de texto 5 o ano De 01 a 05/08/2016 Filho meu guarda o mandamento de teu pai (Provérbios 6:20) Segunda-feira 01/08 Você sabe o que é um divisor? Leia o diálogo e converse

Leia mais

PORCENTAGEM. As frações cujos denominadores são iguais a 100 podem ser chamadas de razões centesimais. Exemplos ,,

PORCENTAGEM. As frações cujos denominadores são iguais a 100 podem ser chamadas de razões centesimais. Exemplos ,, 1 PORCENTAGEM Razão Centesimal As frações cujos denominadores são iguais a 100 podem ser chamadas de razões centesimais. Exemplos 7 81 15,, 100 100 100 Porcentagem Porcentagem ou percentagem é uma razão

Leia mais

TEM BICHO NO CIRCO. tem bicho no circo. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

TEM BICHO NO CIRCO. tem bicho no circo. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico tem bicho no circo TEM BICHO NO CIRCO TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

ÍNDICE CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO Apresentação Anúncios Cartaz Adesivos Camiseta... 8

ÍNDICE CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO Apresentação Anúncios Cartaz Adesivos Camiseta... 8 Manual de APLICAÇÃO DA CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO 2013 ÍNDICE CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO 2013 Apresentação... 3 Anúncios... 4 Cartaz... 6 Adesivos... 7 Camiseta... 8 CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO 2013 APRESENTAÇÃO

Leia mais

GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 18/11/2011 PROVA GRUPO GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Este texto trata do movimento dos estudantes

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

Boa viagem com o cinto de segurança

Boa viagem com o cinto de segurança Boa viagem com o cinto de segurança A UU L AL A O número de automóveis, ônibus e caminhões em circulação no país é cada vez maior. Nas cidades grandes e médias, além do trânsito cada vez mais difícil,

Leia mais

Mário de Sá-Carneiro

Mário de Sá-Carneiro André Cabral Carina Goulart Poetas do século XX Mário de Sá-Carneiro Débora Melo Joana Costa Quando eu morrer batam em latas, Rompam aos saltos e aos pinotes - Façam estalar no ar chicotes, Chamem palhaços

Leia mais

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE?

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE? 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

FIGURAS DE SINTAXE. h) i)

FIGURAS DE SINTAXE. h) i) FIGURAS DE SINTAXE 1. Identifique, nas frases e nos anúncios seguintes, as figuras de sintaxe. Atenção: há frases em que ocorrem duas figuras. a) Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser,

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Potências! Entendo de potência de pontapé na bola, potência do motor do automóvel

Potências! Entendo de potência de pontapé na bola, potência do motor do automóvel Potências de expoente natural. Operações com potências Potências! Entendo de potência de pontapé na bola, potência do motor do automóvel F 1 Tema Em Matemática, potência é uma forma de escrita de um número.

Leia mais

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa

Leia mais

REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA

REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Linguagem verbal faz uso das palavras, escritas ou faladas. Linguagem não verbal inclue algumas

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 204. Segunda-feira Curitiba, 26 de maio de 204. Leia com atenção a reportagem abaixo e responda: Troca

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Plano de Aula 05 Educadora: Edma e Priscila Dia: 14/03/2016 Horário: 20h as 21h Título: Pai Nosso

Leia mais

Índice DESTAQUES... EB1/PE Marinheira JORNAL ESCOLAR DA ESCOLA BÁSICA DA MARINHEIRA, MADEIRA. Dezembro de 2008 Número 1.

Índice DESTAQUES... EB1/PE Marinheira JORNAL ESCOLAR DA ESCOLA BÁSICA DA MARINHEIRA, MADEIRA. Dezembro de 2008 Número 1. JORNAL ESCOLAR DA ESCOLA BÁSICA DA MARINHEIRA, MADEIRA Dezembro de 2008 Número 1 Índice Eco-Escolas 2 Semana da Alimentação 3 DESTAQUES... Halloween 3 Escritora Maria Aurora visita escola da Marinheira

Leia mais

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo.

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo. Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo. SINOPSE: Kelson s : O Lugar onde Vivo Relato de quatro meninos de uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, falando a um entrevistador, do lugar onde vivem.

Leia mais

Atividade de Apoio - Língua Portuguesa

Atividade de Apoio - Língua Portuguesa COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO SVD Qual é o seu herói favorito? Atividade de Apoio - Língua Portuguesa Violeta era a maior fã do herói de um seriado da televisão.

Leia mais

Apresentação de Trabalho Escolar. Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Apresentação de Trabalho Escolar. Ensino Fundamental II e Ensino Médio Apresentação de Trabalho Escolar Ensino Fundamental II e Ensino Médio Formato Para trabalhos manuscritos Utilize folha de papel almaço. Utilize caneta azul ou preta, não será permitido o uso de lápis..

Leia mais

Prova Escrita de Literatura Portuguesa

Prova Escrita de Literatura Portuguesa EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Literatura Portuguesa 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 734/Época Especial 7 Páginas Duração da Prova: 120

Leia mais

Ementa: São sete obras de dimensões grandes, com conteúdo adulto cujos temas trafegam pela medicina e sociedade: doença e saúde, comportamento e

Ementa: São sete obras de dimensões grandes, com conteúdo adulto cujos temas trafegam pela medicina e sociedade: doença e saúde, comportamento e Ementa: São sete obras de dimensões grandes, com conteúdo adulto cujos temas trafegam pela medicina e sociedade: doença e saúde, comportamento e política. Pelo forte conteúdo ligado a Medicina, essa exposição

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professora: Série: 1ª Data: / / LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Texto 1: (As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley,

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Sumário 1 VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Para ler e conversar... 8 Texto 1 Problemas com o português, Mauricio de Sousa... 9 Pensando sobre o gênero: história em quadrinhos... 14 Língua: reflexão

Leia mais

Livro Os Ciganos: História e Cultura - crianças e jovens - 12/15 anos

Livro Os Ciganos: História e Cultura - crianças e jovens - 12/15 anos Sugestões pedagógicas para orientar a leitura dos livros da Biblioteca Digital Livro Os Ciganos: História e Cultura - crianças e jovens - 12/15 anos Atividades para trabalhar os temas: Tolerância intercultural

Leia mais

Aula 55 Conteúdos: Substantivo simples e composto. Múltiplos de um número natural. Arte e vida. A valorização da vida humana.

Aula 55 Conteúdos: Substantivo simples e composto. Múltiplos de um número natural. Arte e vida. A valorização da vida humana. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 55 Conteúdos: Substantivo simples e composto. Múltiplos de um número natural. Arte e vida. A valorização da vida

Leia mais

0105 VIGIA PORTUGUÊS. Observe a charge a seguir, ela servirá de base para as questões 04 e 05:

0105 VIGIA PORTUGUÊS. Observe a charge a seguir, ela servirá de base para as questões 04 e 05: PORTUGUÊS Leia o texto a seguir para responder às questões 01, 02 e 03. Observe a charge a seguir, ela servirá de base para as questões 04 e 05: Apagão em escala planetária festejará o brilho das estrelas

Leia mais

DILEMA DO OBJETIVO. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 30 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

DILEMA DO OBJETIVO. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 30 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r DILEMA DO OBJETIVO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 2ª edição - 30 de julho de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r DILEMA DO OBJETIVO Desejo é inconsciente. O que você experimenta e chama de desejo não

Leia mais