Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?"

Transcrição

1

2 Caderno 2 Texto 1 - Mata ciliar é a vegetação localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Uma maneira de se preservar os cursos d água é não permitir a destruição da mata ciliar. a. Sabemos que os cílios são pelos presos às pálpebras para proteger os olhos contra a poeira. Explique o que há em comum entre os cílios e a mata ciliar. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?

3 c. O Código Florestal Brasileiro estabelece a seguinte regra para a preservação dos cursos d água: Largura do curso d água Menor que 10 m Maior ou igual a 10 m e menor que 50 m Maior ou igual a 50 m e menor que 200 m Maior ou igual a 200 m e menor que 600 m Maior ou igual a 600 m Largura mínima da mata ciliar 30 m 50 m 100 m 200 m 500 m De acordo com essa tabela, se o curso d água possuir uma largura igual a 180 m, qual deverá ser a largura mínima da mata ciliar a ser preservada? d. Ainda de acordo com a tabela, qual é a largura que um curso d água pode ter se a largura de sua mata ciliar é de 30 m?

4 Texto 2 - Leia a fala do personagem Jumento, da peça de teatro Saltimbancos, traduzida e adaptada por Chico Buarque: Bom, eu sou o Jumento, não sou bichinho de estimação não, sou Jumento e pronto! Também conhecido como Jegue. Me botaram para trabalhar na roça a vida inteira. Trabalhava feito um jumento pra no fim, nada! Nem um capinzinho fresquinho, nem uma cenourinha, só grama, grama seca! Vai ver que é por isso que de vez em quando me chamam de burro. Ah! Mas eu nem ligo, sabe que outro dia eu estava subindo uma ladeira carregando um peso danado nas costas, me aparece um cara e grita assim: Anda logo, mula preguiçosa!. Ah não, aí eu parei. Parei porque preguiçoso vai lá, mas mula?! É demais! Resolvi dá no pé. Tomei a estrada que leva a cidade e fui seguindo naquela escuridão que nem sei: Olha, eu não sou disso não sabe, mas naquela hora me deu uma vontade danada de chorar, chorar e chorar aos soluços. a. O Jumento diz que: sou um Jumento, não sou bichinho de estimação. Aponte duas diferenças entre o Jumento e um animal de estimação em relação aos cuidados que eles recebem. b. No texto o animal afirma trabalhar feito um jumento. O que quer dizer a expressão trabalhar feito um jumento? c. A história do jumento pode representar a vida de algum trabalhador. Escreva duas semelhanças possíveis entre a vida relatada pelo jumento e a vida de uma pessoa que trabalha muito.

5 d. No texto, o jumento diz que pessoas o conhecem por jegue e o chamam de burro e de mula preguiçosa. Ele reage diferentemente a cada chamamento. Escreva a reação do jumento quando é chamado de: Jegue Burro Mula e. Responda: Por qual palavra você não gosta de ser chamado? Por quem? Por quê? Onde? Como? Qual é a sua reação?

6 Texto 3 Leia o poema O bicho, de Manuel Bandeira: Vi ontem um bicho Na imundície do pátio, Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão. Não era um gato. Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. a. Que sentimentos esse poema provoca em você? b. Quais as atitudes do homem, no poema,que se parecem com as de um animal? c. Escreva o que os versos abaixo sugerem para você: O bicho não era um cão. Não era um gato. Não era um rato.

7 d. Que sentimento o narrador mostra no último verso O bicho, meu Deus, era um homem.? e. No poema O Bicho, o homem vive em condições de extrema pobreza como muitas pessoas em nossa sociedade. Em sua opinião, como este problema pode ser resolvido?

8 Texto 4 - Leia o texto abaixo e responda: O aumento excessivo de peso pode gerar consequências para a saúde, tais como: o cansaço físico, indisposição, diabetes, pressão alta e problemas do coração. Embora o aumento de peso possa ser provocado por inúmeros fatores, um deles é o consumo em excesso de doces e alimentos gordurosos como: salgadinhos, hambúrgueres, bolachas recheadas e refrigerantes. Além disso, as pessoas gordas são vítimas de preconceito e discriminação. a. Cite alguns fatores que poderiam levar alguém a engordar excessivamente. b. De acordo com o texto, a pessoa gorda pode ter problemas de saúde. Quais são eles? c. Vivemos um tempo em que a magreza é vista, por muitas pessoas, como padrão de saúde e beleza. O que você pensa disso? Explique sua resposta. d. De acordo com o texto, as pessoas gordas são vítimas de preconceito e discriminação. Há outros tipos de discriminação e preconceito. Cite pelo menos dois outros.

9 e. Observe a tela abaixo, pintada por Mara Sicca. Escreva que impressões e sentimentos essa pintura provoca em você. Texto 5 Em um texto publicado no jornal Da hora, da escola Orlando Carpino, a professora Mara Cyrino explica que bullying é uma palavra inglesa utilizada para descrever atos de violência intencionais e repetidos praticados por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir os outros. a. Algumas brincadeiras entre colegas podem se tornar casos de bullying e outras não. Releia a definição proposta acima e dê um exemplo de cada caso. b. O que leva a ocorrer casos de bullying na escola?

10 Texto 6 - O futebol é um esporte que pode ser praticado profissionalmente ou de modos improvisados, com diferentes motivos. a. O jogo oficial de futebol tem suas regras. Escreva abaixo duas dessas regras. Regra 1: Regra 2: b. Observe a tela abaixo, denominada Futebol, pintada por Cândido Portinari. Nela, o futebol está sendo praticado profissionalmente? Explique a sua resposta.

11 Texto 7 - Compare a tela anterior com o quadro abaixo, pintada por Helena Santos Coelho. a. Como o futebol está sendo praticado nesta tela? Explique a sua resposta. b. Que nome você daria a essa tela? Referências dos textos e imagens Texto 1 Foto 1: Disponível em: Foto 2: Disponível em: Texto 2 - Saltimbancos - Obra original de Sergio Bardotti, música de Luiz Enriquez Texto 3 - BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. 4ª ed. R.J.: Editora Nova Aguilar, 1986, p Texto 4 - Imagem 1 Flickr Galeria de Mara Sicca Disponível em: Acesso em: 12/11/2010 Texto 5 CYRINO, Mara Conhecendo o inimigo. Jornal Da Hora da EMEF Orlando Carpino, ano II, nº 2, maio SME/Campinas. Texto 6 Imagem 1 - Futebol (1935) Óleo sobre tela 97 x 130 cm Cândido Portinari - Disponível em: Acesso em: 11/11/2010 Imagem 2 - Futebol na favela (2009) Óleo sobre tela - 65 x 81 cm Helena dos Santos Coelho Disponível em: Acesso em: 11/11/2010

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CARGOS: AUXILIAR DE SERVIÇO EDUCACIONAL / LIXEIRO / INSTRUÇÕES DA PROVA Este caderno contém 15 (quinze) questões objetivas, cada uma constituída de 4 (quatro) alternativas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO II FEVEREIRO DE 2016 PROFESSORAS ELABORADORAS: ANA KARINE E ARIANE LOYOLA TEXTO 01 O Bicho Vi ontem um bicho Na imundície

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Modernismo Brasileiro

Modernismo Brasileiro Modernismo Brasileiro Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho (1911), dirigida

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Questionário. Concurso Musa do Brasileirão Nome completo: Apelido: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente:

Questionário. Concurso Musa do Brasileirão Nome completo: Apelido: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente: Questionário Concurso Musa do Brasileirão 2010 Nome completo: Time do coração: Apelido: Idade: anos Signo: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente: Estado onde mora atualmente:

Leia mais

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Primeiro Ano de Escolaridade Tema: O Nosso Nome e Nossa Identidade. DINÂMICA

Leia mais

Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase

Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase 1. (UFBA) Poética Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e [manifestações

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 11

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4. o ANO/EF - 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

BRASIL Avaliando a alfabetização

BRASIL Avaliando a alfabetização PROVINHA BRASIL Avaliando a alfabetização CADERNO DO ALUNO TESTE 1 PRIMEIRO SEMESTRE - 2010 NOME: CADERNO DO ALUNO teste capa verde.indd 1 13/1/2010 08:37:28 CADERNO DO ALUNO teste capa verde.indd 2 13/1/2010

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Goiânia, 03 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Ciências:No caderno. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Recorte e cole o Anexo I em seu caderno e faça

Leia mais

ELIAS JOSÉ. Segredinhos de amor. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: MAY SCHURAVEL

ELIAS JOSÉ. Segredinhos de amor. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: MAY SCHURAVEL Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente ELIAS JOSÉ Segredinhos de amor ILUSTRAÇÕES: MAY SCHURAVEL PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona Segredinhos de amor ELIAS JOSÉ UM POUCO

Leia mais

ELABORAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA III DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS (PARTE 1)

ELABORAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA III DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS (PARTE 1) ELABORAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA III DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS (PARTE 1) Aula 4 META Trabalhar unidades didáticas organizadas em torno dos Temas Estruturadores. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno

Leia mais

Apologia Ao Jumento. APOLOGIA AO JUMENTO (O Jumento é Nosso Irmão) (Luiz Gonzaga - José Clementino) É verdade, meu senhor, Essa história do sertão.

Apologia Ao Jumento. APOLOGIA AO JUMENTO (O Jumento é Nosso Irmão) (Luiz Gonzaga - José Clementino) É verdade, meu senhor, Essa história do sertão. Apologia Ao Jumento APOLOGIA AO JUMENTO (O Jumento é Nosso Irmão) (Luiz Gonzaga - José Clementino) É verdade, meu senhor, Essa história do sertão. Padre Vieira falou.. ô, ô... Que o jumento é nosso irmão.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF OBSERVAÇÃO: Para realizar as atividades a seguir, você poderá consultar:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF OBSERVAÇÃO: Para realizar as atividades a seguir, você poderá consultar: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF - 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

Maritz Rugendas. Jogar Capoeira, ou Dança da Guerra, 1835, litografia aquarelada.

Maritz Rugendas. Jogar Capoeira, ou Dança da Guerra, 1835, litografia aquarelada. QUESTÃO 1 Andy Warhol. 25 Marilyns coloridas, c.1962, serigrafia sobre tela, 208 cm 144 cm, Tate Galery, Londres. Maritz Rugendas. Jogar Capoeira, ou Dança da Guerra, 1835, litografia aquarelada. Pablo

Leia mais

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL Apresentação Caro(a) educando(a), Este material didático foi elaborado para contribuir com a sua aprendizagem. Nele você encontrará uma diversidade de textos e de atividades

Leia mais

O que é que tem sentido nesta vida? VINICIUS DE MORAES

O que é que tem sentido nesta vida? VINICIUS DE MORAES Troca do Livro Lições de Português e História 4º ano 4º A e B 4º C Semana de 22 a 26 de maio de 2017. quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para realizar as lições de Língua Portuguesa desta

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

Nome: Nº. Escola: Professor: Data:

Nome: Nº. Escola: Professor: Data: Nome: Nº Escola: Professor: Data: 1. Observe as imagens a seguir e identifique qual linguagem predomina em cada uma delas: linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem verbal e não verbal. Peça

Leia mais

& O que é Sal? C p o yrig i ht 2 009 M RP R AN

& O que é Sal? C p o yrig i ht 2 009 M RP R AN têm o prazer de apresentar O sal e a pressão alta Onde vai a corda vai a caçamba Copyright 2009 O que é Sal? O sal é um mineral composto por dois elementos principais: o sódio e o cloro, que se juntam

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Disciplina: Ciências Data de realização: 23/11/2015

Disciplina: Ciências Data de realização: 23/11/2015 Ficha da semana 4º ano A/ B/ C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho 1 Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho A preservação da mata ciliar é importante para a manutenção do equilíbrio natural

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 2ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professor essora: Data: 10

Leia mais

contos populares têm sua origem na cultura dos povos,

contos populares têm sua origem na cultura dos povos, COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano Troca do livro 4º ano A, B e C quinta-feira Leia: O texto abaixo é um representante do gênero conto popular.

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 6 1. Leia: O corpo da maioria das plantas que conhecemos

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 Toda criança tem direitos e deveres. Crianças têm de estudar, brincar,

Leia mais

Sugestões para o estudo em casa 2º ano

Sugestões para o estudo em casa 2º ano Leia silenciosamente o texto e depois em voz alta para um adulto. 1- Faça o que se pede e depois escreva, em seu caderno de estudos, cada número por extenso. 2- Complete as sequências abaixo: 0 - - - 3

Leia mais

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção.

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. LAERTE/ACERVO DO CARTUNISTA Laerte. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 45. 1 Nessa tira há uma situação do cotidiano

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1)

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1) Roteiro semanal 3º ano Matutino De 23 a 27 de fevereiro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 23 de fevereiro de 2015. Professora: Nome: Turma: 3 ano Ensino Fundamental Segunda-feira 23/02/2015 Português no

Leia mais

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 26 / 09 / 2014 1 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0)

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0) Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Barueri, / 08 / 2010 Nome: 2ª postagem n.º 3º ano As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor

Leia mais

1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos.

1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos. 1 Exercícios de Lógica: 1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos. 1.a Nenhum palhaço é feliz Alguns comediantes não são felizes Alguns comediantes

Leia mais

A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima A marca de uma lágrima O autor O livro é uma obra de Pedro Bandeira, o autor responsável pela minha paixão por livros nacionais. É comum encontrarmos leitores com um alto teor de preconceito em relação

Leia mais

Cyberbullying: a violência virtual

Cyberbullying: a violência virtual CYBERBULLYING Cyberbullying: a violência virtual Beatriz Santomauro (novaescola@fvc.org.br) Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

A tristeza. A tristeza

A tristeza. A tristeza E a leitura continua..."o Principezinho" - quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013 No capítulo V, o Principezinho demonstra muita tristeza nas suas palavras. Após a leitura, foi proposto aos alunos escreverem

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Suplemento do Professor. Palavras que voam. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Palavras que voam. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Palavras que voam Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

( ) Os trabalhos nas minas eram realizados apenas por mulheres. ( ) Os trabalhadores escravizados eram de origem africana.

( ) Os trabalhos nas minas eram realizados apenas por mulheres. ( ) Os trabalhadores escravizados eram de origem africana. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 4.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro Elevar? Libertar? O que é arte? Do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

Educação Mundial Para a Paz

Educação Mundial Para a Paz Educação Mundial Para a Paz Guia de aulas destinado aos alunos do 1.ª ao 8.º Ano Sri Chinmoy Fundador da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run 1º Dia O que é a Corrida Mundial da Paz? O objetivo da Corrida

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

PLANEJAMENTO: POESIA

PLANEJAMENTO: POESIA PLANEJAMENTO: POESIA Professor (a): Tânia Perotti Bertol NOME DA POESIA: Guaraná com canudinho. Autor: Sérgio Capparelli, in 111 Poemas para crianças, 5 ed. Porto Alegre: L&PM, 2006, p.89. Competências

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril. Segunda-feira Curitiba, 15 de abril de 2013. A escola onde Fernando estuda implantou escolinhas de esportes.

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO 1

PROJETO PEDAGÓGICO 1 PROJETO PEDAGÓGICO 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Título: O fojo Autor: Fabiana Guimarães Ilustrações: Robson Araújo Formato: 24 cm x 22 cm Número de páginas: 16 Apresentação O livro

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

Potências! Entendo de potência de pontapé na bola, potência do motor do automóvel

Potências! Entendo de potência de pontapé na bola, potência do motor do automóvel Potências de expoente natural. Operações com potências Potências! Entendo de potência de pontapé na bola, potência do motor do automóvel F 1 Tema Em Matemática, potência é uma forma de escrita de um número.

Leia mais

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Comprar algo caro Sem medo de ser assaltado Ter um carro bom, Mas não para ser

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 19 / 4 / 2017 Querido(a)

Leia mais

Leia: É uma Partida de Futebol

Leia: É uma Partida de Futebol ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º Ano Matutino REVISÃO Leia: É uma Partida de Futebol Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Matemática e de Ciências 3º ano. Semana de 11 a 15 de março.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Matemática e de Ciências 3º ano. Semana de 11 a 15 de março. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 11 a 15 de março. Segunda-feira Curitiba, 11 de março de 2013. Pinte o desenho do Coelho Branco, personagem da história

Leia mais

Análise de discursos textuais: questões

Análise de discursos textuais: questões Análise de discursos textuais: questões Com base no texto a seguir, responda às questões (1) e (2): Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas

Leia mais

Letra Viva. Episódio: Saberes que Produzem Saberes. Palavras-chave Letra Viva, leitura, escrita, alfabetização, letramento.

Letra Viva. Episódio: Saberes que Produzem Saberes. Palavras-chave Letra Viva, leitura, escrita, alfabetização, letramento. Letra Viva Episódio: Saberes que Produzem Saberes Resumo A série Letra Viva, direcionada aos professores e futuros professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, discute orientações didático-pedagógicas

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Márcio Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

A Formiga. Gustavo Rela

A Formiga. Gustavo Rela A Formiga e a Baleia Gustavo Rela Enia Mara de Carvalho São Paulo 2014 Copyright 2014 by Editora Baraúna SE Ltda Capa e ilustrações Gustavo Rela Projeto Gráfico Jacilene Moraes Produção Textual Gustavo

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades.

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 20/06 a 24/06 Estudar para prova P 02 cap. 05 e cap. 06 páginas 84 a 95 e lista de atividades. Responder páginas 135 e 141 Português Estudar para a P2: Frações (Fração Inversa,

Leia mais

Treinamento: Gestão Ambiental da Propriedade Rural Cód. 294

Treinamento: Gestão Ambiental da Propriedade Rural Cód. 294 Código Ambiental Atualizado Santa Catarina Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro em aprovar e fazer virar lei um código ambiental independente da legislação federal (é importante salientar que

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 Ensino Fundamental e Ensino Médio Sistema de Recuperação Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação de Língua Portuguesa Nível: I F-2 Professor (a):

Leia mais

Ensino Fundamental Nível II

Ensino Fundamental Nível II Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Data: 2º Período Aluno (a): Nº Professor: Turma: DE OLHO NA IMAGEM QUESTÃO 01 No quadro, três crianças estão brincando. Campeão de bolinha de gude (1939),

Leia mais

2º Ano - A. 2º Ano - B. 2º Ano - C. 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica

2º Ano - A. 2º Ano - B. 2º Ano - C. 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2º Ano - C 2º Ano - B 2º Ano - A RECREAÇÃO RECREAÇÃO 4ª e 2º ano A - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Atividade dirigida na quadra; Revisando os conteúdos: Brincadeiras; Atividade

Leia mais

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo.

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A sexta-feira Troca do Livro 4º B 4º C terça-feira quinta-feira Leia a fábula abaixo para realizar as

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Cultura no Brasil de 1960 e 1970

Cultura no Brasil de 1960 e 1970 Cultura no Brasil de 1960 e 1970 O período que compreende as décadas de 1960 e 1970 é marcado pela Ditadura Militar e pelas manifestações artísticas que surgem face este contexto político nacional, somando-se

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Coração: Da Catarse Mitral ao Dualismo

Coração: Da Catarse Mitral ao Dualismo , 2013. Alunos de 3º e 4º anos. Escola Municipal Profª Iracy Andrade Junqueira O processo artístico de ensino/aprendizagem orientado pela Profª Elenice Jeronima da Silva, desenvolvido no ano de 2013 com

Leia mais

Olá, aluno do 3ºano!!

Olá, aluno do 3ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO 3º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor(a): Data de Entrega: 30/08/16 Turma: Olá, aluno do 3ºano!! Neste bimestre estudamos a classificação dos animais vertebrados

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE ESTUDO DO MEIO setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE ESTUDO DO MEIO setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE ESTUDO DO MEIO setembro/outubro UNIDADE 1 1 - A sua Identificação 1 - À descoberta de si mesmo 2 Os seus gostos e preferências Conhecer: - nome(s), próprio(s), nome de família/ apelido(s);

Leia mais

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS ESCOLA: São Pedro SUPERVISORA : Cleusa Petrarca dos Santos BOLSISTAS ID: Jael Meirelles PROFESSORES PARCEIROS / DISCIPLINAS: Tania Oliveira/ Artes PROJETO DE AÇÃO DO PIBID

Leia mais

Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges

Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges Atividade extra Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges Leia a tirinha para responder às próximas questões Disponível em http://lpressurp.wordpress.com/2011/02/14/lista-de-exercicios/

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

Como ser um bom gato

Como ser um bom gato Como ser um bom gato Texto e ilustrações de Gail Page Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas:

Leia mais

As questões desta prova têm natureza discursiva, não se admitindo, pois, respostas sob forma de esquema.

As questões desta prova têm natureza discursiva, não se admitindo, pois, respostas sob forma de esquema. Prova Discursiva - 1º dia Processo Seletivo 2005 Literatura Português Le i a a te n ta m e n te a s i n s tr uç õ e s : 1ð Preencha integralmente, na parte inferior desta capa, o espaço próprio para Identificação

Leia mais

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc.

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc. SEGUIR EM FRENTE seguir sempre em frente, nunca desistir dos seus sonhos todos nós temos seu nivel ou seja todos nós temos seu ponto fraco e siga nunca desistir e tentar até voce conseguir seu sonho se

Leia mais

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Textos para 4º e 5º Ano O melhor amigo A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado,

Leia mais

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir.

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA- 5 ano 5 A e B 5 C Semana de 16 a 20 de maio de 2016 quarta-feira quinta-feira Leia com atenção o texto a seguir. O Dono da Bola

Leia mais

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler!

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! COMO ESTE LIVRO PODE SALVAR A TUA VIDA E OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! Primeiro lê isto! Em geral, todos nós adoramos animais e as pessoas que conheces costumam ter muita informação sobre eles.

Leia mais

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais?

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Gêneros Textuais E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Para começar, vamos observar as imagens abaixo, reproduções de uma receita, uma manchete de

Leia mais