B-WITH B-IN. Relacionamento e Sensibilidade. Autonomia. Responsabilidade. Equilíbrio emocional. Auto-estima. Coerência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "B-WITH B-IN. Relacionamento e Sensibilidade. Autonomia. Responsabilidade. Equilíbrio emocional. Auto-estima. Coerência"

Transcrição

1 B-WITH B-IN Relacionamento e Sensibilidade 04. Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de conflitos. Comprometo-me com o bem-estar da minha família. Reconheço que existem diversas sensibilidades estéticas e partilho os meus gostos. Encaro com naturalidade a minha sexualidade e procuro integrá-la harmoniosamente na minha vida, respeitando-me a mim e aos outros. Autonomia Escolho conscientemente as minhas referências e valores fundamentais. Sou capaz de fazer opções e de reconhecer as suas implicações. Estabeleço para mim, com regularidade, metas a atingir em várias áreas da minha vida. Responsabilidade Equilíbrio emocional Ajo de forma ponderada e reflectida, respeitando os sentimentos dos outros. Reconheço quando me excedo e esforço-me por corrigir o meu comportamento. 04. Correspondo à confiança que em mim depositam. Reconheço a importância das minhas tarefas, estabeleço prioridades e respeito-as. Encaro os obstáculos sem desistir de encontrar soluções ou alternativas e reconhecendo as lições a tirar. Assumo as minhas acções, aceitando as consequências das mesmas para mim ou para os grupos a que pertenço. Auto-estima 04. Reconheço as características da minha personalidade. Reconheço que erro e comprometo-me a melhorar as minhas características menos positivas. Aceito as minhas próprias limitações, esforçando-me sempre por melhorar. Conheço bem as minhas capacidades e invisto no meu desenvolvimento. Coerência Partilho e defendo aquilo em que acredito de forma serena e fundamentada. Ajo, em cada dia, de acordo com as convicções e referências que vou tomando para mim, tendo consciência do testemunho que dou aos outros. Cortar pelo tracejado.

2 B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO B-UP B-MORE Descoberta Conheço e compreendo a vida dos profetas. Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos. Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e que isso é importante e enriquece a comunidade. Desempenho Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado. Aprofundamento Vivo a oração como parte do meu quotidiano e participo nas celebrações comunitárias. Conheço a perspectiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentação Bíblica. Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as outras religiões. Auto-conhecimento Aceito as características próprias do meu corpo e respeito as diferenças físicas entre as pessoas. Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo. Serviço Defendo a vida humana como um valor absoluto. Sei o que é ser Sal da Terra e Luz do Mundo e ponho-me ao serviço dos outros. Bem-estar físico Faço escolhas saudáveis ao nível da minha alimentação, repouso e actividades físicas. Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar físico e ando aprumado. Conheço os malefícios das substâncias e comportamentos de risco e evito-os. Cortar pelo tracejado.

3 B-SMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL B-SMART B-AT Procura do conhecimento Procuro sempre aumentar os meus conhecimentos, diversificando as vivências. Sei onde procurar a informação e selecciono-a de acordo com as necessidades. Conheço as minhas aptidões, sou capaz de optar por uma área profissional ou de estudo e identificar outros domínios de interesse pessoal. Exercer activamente cidadania Conheço os meus deveres e direitos e promovo que, à minha volta, os outros os conheçam. Participo activamente nas comunidades em que me insiro, intervindo na promoção de causas comuns. Quando perco uma votação, aceito a decisão e trabalho nesse sentido. Resolução de problemas Sei avaliar as experiências que vivo e utilizo o que aprendo de forma criativa nas novas situações que enfrento. Analiso problemas, proponho soluções e escolho a mais adequada. Solidariedade e tolerância Identifico situações em que posso ser útil na resolução ou minimização de um problema social. Participo, sozinho ou em equipa, na resolução ou minimização de um problema social. Exponho as minhas ideias, respeitando e valorizando as dos outros. Criatividade e Expressão Assumo o desafio de criar ideias e projectos inovadores em que relaciono os meus conhecimentos e gostos. Apresento ideias e emoções de forma criativa, explorando diferentes técnicas e meios e adequando-as a quem me dirijo. Interacção e cooperação Valorizo as diferentes funções no grupo e desempenho o melhor possível aquelas que me são confiadas. Respeito as necessidades do grupo, nunca sobrepondo a minha liderança. Cortar pelo tracejado.

4 Pioneiros/Marinheiros Enquadramento: O jogo desenrola-se numa Galáxia distante. O Embaixador da Terra incumbiu cada elemento da sua equipa de ir a diferentes Planetas adquirir aquilo que lhe faltava para completar os seus Trilhos. Personagens: Existem 6 Planetas diferentes, com 6 embaixadores, cada um associado a uma área de desenvolvimento e a uma cor - Planeta B-Up (Espiritual) - Lilás - Planeta B-In (Carácter) - Azul - Planeta B-More (Físico) - Físico - Planeta B- Smart (Intelectual) - Laranja - Planeta B-With (Afectivo) - Vermelho - Planeta B-At (Social) - Amarelo Material: Cada Embaixador tem várias estrelas de cartolina da cor da sua Área de Desenvolvimento; num dos lados está escrito um dos trilhos dessa Área (existem estrelas para todos os trilhos, com possibilidade de se escrever o objectivo) Cada Pioneiro tem que ter o plano do seu progresso individual, onda consiga identificar facilmente os Trilhos que tem em falta Deve criar-se o ambiente de uma festa inter-galáctica; cada Pioneiro vai passar pelos vários Embaixadores e negociar com eles.

5 Como se joga? Cada Embaixador (que representa uma Área de Desenvolvimento) tem exposto os Trilhos que podem ser adquiridos pelos Pioneiros. (Ex: O Embaixador do Planeta B-With: Relacionamento e Sensibilidade; Equilíbrio emocional; Auto-estima) O Pioneiro vai escolher o Trilho que quer e negociar a Oportunidade que quer dar em troca para adquirir esse trilho. Quando ambos chegarem a consenso, é entregue ao Pioneiro a estrela do respectivo Trilho onde vai escrever (verso) a Oportunidade que negociou. Repete-se em todas as personagens. No final, todos os elementos deverão falar com o Embaixador da Terra (Chefe de Unidade), para lhe dar a conhecer as escolhas feitas e obter o seu consentimento. (e re-negociar o que se achar necessário). Os Embaixadores deverão ser os restantes elementos da Equipa de Animação, e devem conhecer a situação do progresso de cada elemento. O jogo pode ser executado todo de uma vez ou no decorrer de uma actividade maior. É só usar a imaginação. E no final colocar as oportunidades no painel do progresso

6 B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO Desempenho Auto-conhecimento 01/02 Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado. Aceito as características próprias do meu corpo e respeito as diferenças físicas entre as pessoas. B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO Auto-conhecimento 02/02 Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo. B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO Bem-estar físico 01/03 Faço escolhas saudáveis ao nível da minha alimentação, repouso e actividades físicas. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. 01/01 B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO

7 B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO Bem-estar físico 02/03 Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar físico e ando aprumado. Bem-estar físico 03/03 Conheço os malefícios das substâncias e comportamentos de risco e evito-os. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. B-MORE ÁREA DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO

8 Relacionamento e Sensibilidade 01/04 Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de conflitos. Relacionamento e Sensibilidade 02/04 Comprometo-me com o bem-estar da minha família. Relacionamento e Sensibilidade 03/04 Reconheço que existem diversas sensibilidades estéticas e partilho os meus gostos. Relacionamento e Sensibilidade 04/04 Encaro com naturalidade a minha sexualidade e procuro integrá-la harmoniosamente na minha vida, respeitando-me a mim e aos outros. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar.

9 Equilíbrio emocional 01/02 Ajo de forma ponderada e reflectida, respeitando os sentimentos dos outros. Equilíbrio emocional 02/02 Reconheço quando me excedo e esforço-me por corrigir o meu comportamento. Auto-estima 01/04 Reconheço as características da minha personalidade. Auto-estima 02/04 Reconheço que erro e comprometo-me a melhorar as minhas características menos positivas. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar.

10 Auto-estima 03/04 Aceito as minhas próprias limitações, esforçando-me sempre por melhorar. Auto-estima 04/04 Conheço bem as minhas capacidades e invisto no meu desenvolvimento. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar.

11 Autonomia 01/03 Escolho conscientemente as minhas referências e valores fundamentais. Autonomia 02/03 Sou capaz de fazer opções e de reconhecer as suas implicações. Autonomia 03/03 Estabeleço para mim, com regularidade, metas a atingir em várias áreas da minha vida. Responsabilidade 01/04 Correspondo à confiança que em mim depositam. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar.

12 Responsabilidade 02/04 Reconheço a importância das minhas tarefas, estabeleço prioridades e respeito-as. Responsabilidade 03/04 Encaro os obstáculos sem desistir de encontrar soluções ou alternativas e reconhecendo as lições a tirar. Responsabilidade 04/04 Assumo as minhas acções, aceitando as consequências das mesmas para mim ou para os grupos a que pertenço. Coerência 01/02 Partilho e defendo aquilo em que acredito de forma serena e fundamentada. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar.

13 Coerência 02/02 Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. Ajo, em cada dia, de acordo com as convicções e referências que vou tomando para mim, tendo consciência do testemunho que dou aos outros.

14 B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Descoberta Descoberta 02/03 Conheço e compreendo a vida dos profetas. Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos. B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Descoberta 03/03 Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e que isso é importante e enriquece a comunidade. B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Aprofundamento 01/03 Vivo a oração como parte do meu quotidiano e participo nas celebrações comunitárias. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. 01/03 B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

15 B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Aprofundamento Aprofundamento 03/03 Conheço a perspectiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentação Bíblica. Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as outras religiões. B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Serviço 01/02 Defendo a vida humana como um valor absoluto. B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Serviço 02/02 Sei o que é ser Sal da Terra e Luz do Mundo e ponho-me ao serviço dos outros. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. 02/03 B-Up ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

16 Procura do conhecimento 01/03 Procuro sempre aumentar os meus conhecimentos, diversificando as vivências. B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL Procura do conhecimento 03/03 Conheço as minhas aptidões, sou capaz de optar por uma área profissional ou de estudo e identificar outros domínios de interesse pessoal. B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL Procura do conhecimento 02/03 Sei onde procurar a informação e selecciono-a de acordo com as necessidades. B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL Resolução de problemas 01/02 Sei avaliar as experiências que vivo e utilizo o que aprendo de forma criativa nas novas situações que enfrento. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

17 B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL Resolução de problemas 02/02 Analiso problemas, proponho soluções e escolho a mais adequada. B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL Criatividade e Expressão 01/02 Assumo o desafio de criar ideias e projectos inovadores em que relaciono os meus conhecimentos e gostos. Criatividade e Expressão 02/02 Apresento ideias e emoções de forma criativa, explorando diferentes técnicas e meios e adequando-as a quem me dirijo. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. B-WSMART ÁREA DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

18 B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Exercer activamente cidadania Exercer activamente cidadania 02/03 Conheço os meus deveres e direitos e promovo que, à minha volta, os outros os conheçam. Participo activamente nas comunidades em que me insiro, intervindo na promoção de causas comuns. B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Exercer activamente cidadania 03/03 Quando perco uma votação, aceito a decisão e trabalho nesse sentido. B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Solidariedade e tolerância 01/03 Identifico situações em que posso ser útil na resolução ou minimização de um problema social. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. 01/03 B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

19 B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Solidariedade e tolerância Solidariedade e tolerância 03/03 Participo, sozinho ou em equipa, na resolução ou minimização de um problema social. Exponho as minhas ideias, respeitando e valorizando as dos outros. B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Interacção e cooperação 01/02 Valorizo as diferentes funções no grupo e desempenho o melhor possível aquelas que me são confiadas. B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Interacção e cooperação 02/02 Respeito as necessidades do grupo, nunca sobrepondo a minha liderança. Cortar pelo tracejado. Dobrar e colar. 02/03 B-At ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de. OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO III Secção Comunidade

Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de. OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO III Secção Comunidade PROGRAMA EDUCATIVO OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO III Secção Comunidade JUNTA REGIONAL DE LEIRIA ÁREA PERSPECTIVA EDUCATIVA TRILHOS OS OBJECTIVOS DE CADA TRILHO RELACIONAM-SE COM OBJECTIVO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO Relacionamento e Sensibilidade Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo consequente com a opção de vida assumida. Respeitar

Leia mais

Desenvolvimento Físico

Desenvolvimento Físico Desenvolvimento Físico Dimensão da personalidade: o corpo Desempenho [rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destreza física; conhecer os seus limites] Auto-conhecimento [conhecimento e aceitação

Leia mais

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO I Secção Alcateia. capaz. A6 Sei quais são as minhas qualidades e os meus defeitos. A7 Esforço-me por ser melhor.

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO I Secção Alcateia. capaz. A6 Sei quais são as minhas qualidades e os meus defeitos. A7 Esforço-me por ser melhor. PROGRAMA EDUCATIVO OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO I Secção Alcateia JUNTA REGIONAL DE LEIRIA ÁREA PERSPECTIVA EDUCATIVA TRILHOS OS OBJECTIVOS DE CADA TRILHO RELACIONAM-SE COM OBJECTIVO AFECTIVO Os sentimentos

Leia mais

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA 1 - Analisar cada um dos Objectivos Educativos Finais. JUNTA REGIONAL DE LEIRIA COMO UTILIZAR ESTA GRELHA? 2 - Identificar qual o local ou locais de recolha de informações para a validação de cada Objectivo:

Leia mais

Complemento do. Diário de Percurso

Complemento do. Diário de Percurso Complemento do Diário de Percurso 2ª edição - Outubro de 2013 Introdução Se o Diário de Percurso deve ser inseparável da tua Caminhada, este complemento do Diário de Percurso, deverá estar sempre junto

Leia mais

Complemento do. Diário de Percurso

Complemento do. Diário de Percurso Complemento do Diário de Percurso 3ª edição - Outubro de 2015 Introdução Se o Diário de Percurso deve ser inseparável da tua Caminhada, este complemento do Diário de Percurso, deverá estar sempre junto

Leia mais

potencial, envolvendo-se de forma consciente e activa no seu próprio desenvolvimento.

potencial, envolvendo-se de forma consciente e activa no seu próprio desenvolvimento. Definição das competências que o jovem pode alcançar, em cada área de desenvolvimento pessoal, quando completar o programa da última secção Dimensões que se pretendem desenvolver com o Jogo Escutista,

Leia mais

Comprometo-me com o bem-estar e crescimento do Grupo, mantendo uma. relação amigável com os outros elementos.

Comprometo-me com o bem-estar e crescimento do Grupo, mantendo uma. relação amigável com os outros elementos. PROGRAMA EDUCATIVO OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO II Secção Expedição JUNTA REGIONAL DE LEIRIA ÁREA PERSPECTIVA EDUCATIVA TRILHOS OS OBJECTIVOS DE CADA TRILHO RELACIONAM-SE COM OBJECTIVO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Complemento do. Diário de Vivências

Complemento do. Diário de Vivências Complemento do Diário de Vivências 3ª edição - Outubro de 2015 Introdução Olá! Estás a chegar aos Escuteiros? Então estas palavras são para ti! É justo começar por te dar os parabéns por teres aceite

Leia mais

Objectivos Educativos

Objectivos Educativos Renovação do Programa para Jovens (Aprovado na XLII Conferência Nacional) : A XLII Conferência Nacional da AEP, no âmbito do processo em curso de renovação do Programa para Jovens, aprovou a definição

Leia mais

EB1/PE DE ÁGUA DE PENA

EB1/PE DE ÁGUA DE PENA EB1/PE DE ÁGUA DE PENA 2010 2014 1.Introdução 2.Enquadramento legal 3.Diagnóstico avaliação do projecto anterior 4.Identificação de prioridades de intervenção 5.Disposições finais 6.Avaliação 1.Introdução

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo. Respeitar a existência de várias sensibilidades estéticas e artísticas,

Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo. Respeitar a existência de várias sensibilidades estéticas e artísticas, ÁREA PERSPECTIVA EDUCATIVA TRILHOS Relacionamento e Sensibilidade AFECTIVO Os sentimentos e as emoções Equilíbrio emocional Auto-estima Exercer activamente cidadania SOCIAL A integração social Solidariedade

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

INDABA Núcleo da Barra

INDABA Núcleo da Barra INDABA Núcleo da Barra Implementação do Programa Educativo II Secção 13 Janeiro 2013 1 Agenda 1. Sistema de Progressão Pessoal a) Conselho de Guias b) Visão Geral c) Áreas de Desenvolvimento - FACEIS d)

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento

DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

Filmes. Debates. Role-play

Filmes. Debates. Role-play P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 2.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 6.º - ANO

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva DISCIPLINA: Práticas de Atividades Físicas e Desportivas Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania

Leia mais

Percurso Inicial de Formação Sistema de Formação de Adultos no Escutismo

Percurso Inicial de Formação Sistema de Formação de Adultos no Escutismo Percurso Inicial de Formação Sistema de Formação de Adultos no Escutismo P Desenvolvimento Pessoal Escutista Conceito O presente Perfil de Desenvolvimento Pessoal Escutista, baseado nos Objetivos Educativos

Leia mais

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

PROGRAMA EDUCATIVO. Corpo Nacional de Escutas

PROGRAMA EDUCATIVO. Corpo Nacional de Escutas PROGRAMA EDUCATIVO Corpo Nacional de Escutas Texto aprovado no Conselho Nacional de Representantes, reunido em Fátima, no dia 21 de Novembro de 2009. Entrada em vigor no início do ano escutista 2010-2011

Leia mais

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual Oficina de Teatro 7.º Ano 3.º Ciclo 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Dimensão Sócio Afetiva N.º de aulas O indivíduo e o grupo. Desenvolver uma relação de pertença e

Leia mais

PROGRAMA EDUCATIVO. Corpo Nacional de Escutas

PROGRAMA EDUCATIVO. Corpo Nacional de Escutas PROGRAMA EDUCATIVO Corpo Nacional de Escutas Programa Educativo do Corpo Nacional de Escutas FICHA TÉCNICA: Título: Programa Educativo Autor: Secretaria Nacional Pedagógica - Corpo Nacional de Escutas

Leia mais

Metodologia do Projecto

Metodologia do Projecto Metodologia do Projecto Índice 1. O Método 2. As Actividades 3. O Projecto 4. Fases da Metodologia do Projecto 5. Papel do Dirigente 6. Notas soltas 1. O Método Escutista Fonte: Escutismo: um sistema educativo,

Leia mais

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DISCIPLINA: Gestão de Instalações Desportivas Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva 2ºC COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover:

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva 11º

Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva 11º DISCIPLINA: Gestão de Instalações Desportivas Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva 11º COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover:

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

Corpo Nacional de Escutas Junta Regional de Braga

Corpo Nacional de Escutas Junta Regional de Braga De: Para: Assunto: Data: Geração Sem Medo Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes ARAE 2015 Oportunidades Educativas 07/10/2015 Corpo Nacional de Escutas Junta Regional de Braga Oportunidades

Leia mais

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6 PA.CRH.17 Pág. 1 de 6 Creche A Resposta Social Creche da A.U.R.P.I.S. tem como principal objetivo para 2016/2017 desenvolver projetos aliciantes com as suas crianças, famílias, colaboradores e parceiros,

Leia mais

A MISSÃO E FINALIDADES DO ESCUTISMO. 14º CIP Oriental Casa do Gaiato

A MISSÃO E FINALIDADES DO ESCUTISMO. 14º CIP Oriental Casa do Gaiato A MISSÃO E FINALIDADES DO ESCUTISMO 14º CIP Oriental Casa do Gaiato Objectivos da UF Explicar a Missão do Escutismo Descrever os princípios fundamentais do Escutismo Explicar de que modo se vivem na Unidade

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

Organização e Gestão do Desporto Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Organização e Gestão do Desporto Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Organização e Gestão do Desporto Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover: a iniciativa

Leia mais

Projeto de Vida Pessoal Como deve ser construído

Projeto de Vida Pessoal Como deve ser construído Projeto de Vida Pessoal Como deve ser construído O projeto pessoal de vida é um ato concreto em relação ao sonho/objetivo de vida almejado. Desta forma, é preciso colocar no papel cada passo. Segue assim

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA. Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva OBJETIVOS TRANSVERSAIS

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA. Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva OBJETIVOS TRANSVERSAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2012.13 EDUCAÇÃO FÍSICA Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva OBJETIVOS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover: a

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação (Portaria n.º223-a/2018 de 6 de agosto e Portaria nº226-a/2018, de 7 de agosto) 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores 7º ANO Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico a

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO ESCOLA SEDE ES/3 JOSÉ CARDOSO PIRES PROJECTO CURRICULAR DO CURSO PROFISSIONAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO ESCOLA SEDE ES/3 JOSÉ CARDOSO PIRES PROJECTO CURRICULAR DO CURSO PROFISSIONAL DISCIPLINA: GPPD Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva ºC OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover: a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS GESTÃO DO PROGRAMA Cristina Pecante - Médica, Saúde Pública Fátima Neves - Enfermeira Especialista, Saúde Comunitária

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM DIMENSÃO SÓCIO-AFECTIVA 1. O indivíduo e o Grupo 1. Desenvolver uma relação de pertença e de autonomia no seio do grupo. Conhecimento de si próprio. Conhecimento do outro. Criação de uma relação de grupo

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

DISCIPLINA: Práticas de Atividades Físicas Desportivas CURSOS PROFISSIONAIS - 11º ANO OBJETIVOS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania

DISCIPLINA: Práticas de Atividades Físicas Desportivas CURSOS PROFISSIONAIS - 11º ANO OBJETIVOS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania DISCIPLINA: Práticas de Atividades Físicas Desportivas CURSOS PROFISSIONAIS - º ANO TAGD OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover: a iniciativa e a responsabilidade pessoal,

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional - Informática e Multimédia Planificação Anual 2015-2016 Educação

Leia mais

Infantário Nossa Senhora da Purificação. As emoções

Infantário Nossa Senhora da Purificação. As emoções Infantário Nossa Senhora da Purificação As emoções 2009 2010 Razão da escolha do tema O tema escolhido para nortear as actividades pedagógicas para este ano lectivo é as emoções. Este projecto surgiu da

Leia mais

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO 402679 PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE 2010-2011 Desp.n.º 16034-2010, ME (20 Out.) VERTENTE PROFISSIONAL, SOCIAL E ÉTICA Compromisso com a construção e o uso do conhecimento

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças;

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; INSTITUTO D. FRANCISCO GOMES O RELÓGIO 1º Ciclo PROJETO EDUCATIVO OBJETIVOS - Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; - Oferecer uma aprendizagem

Leia mais

Projeto Educativo. - Capacidade de admiração e estima perante os mistérios da Vida e da Existência Humana.

Projeto Educativo. - Capacidade de admiração e estima perante os mistérios da Vida e da Existência Humana. Projeto Educativo O Colégio Colibri tem como finalidade não só um ensino aprendizagem eficaz, mas uma autêntica educação, construída na harmonia duma integradora formação ética, cognitiva, estética, que

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação (Portaria n.º223-a/2018 de 6 de agosto e Portaria nº226-a/2018, de 7 de agosto) 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores 5º ANO Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico a

Leia mais

Percurso Inicial de Formação Sistema de Formação de Adultos no Escutismo

Percurso Inicial de Formação Sistema de Formação de Adultos no Escutismo Percurso Inicial de Formação Sistema de Formação de Adultos no Escutismo F Plano de Desenvolvimento Pessoal Escutista ( Candidato a Dirigente) O Plano de Desenvolvimento Pessoal Escutista consiste num

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO 2018 3.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Educação

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA Critérios de Avaliação de EMRC 2009 / 2010 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS A base dos critérios de avaliação para o Segundo, Terceiro Ciclos do Ensino Básico e para o Ensino

Leia mais

Plano de Actividades Centro de Dia e Lar 2012

Plano de Actividades Centro de Dia e Lar 2012 de Reis Campeonato Regional de Boccia Sénior na Zona Centro Comemoração do Carnaval Cantar os reis pelas ruas da povoação de Aguim e pelos restaurantes que se encontram perto da Instituição. Realização

Leia mais

Área: Formação Pessoal e Social. Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos)

Área: Formação Pessoal e Social. Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos) Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos) - No final da educação pré-escolar, a criança identifica as suas características individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo consciência

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 4ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES

PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES O plano de actividades que o Centro de Protecção à Terceira Idade da Freguesia de S. Silvestre de Aboboreira aqui desenvolvido pretende ser um processo de trabalho cujo principal objectivo

Leia mais

Ser capaz de planificar e desenvolver um projecto de Expressão Dramática.

Ser capaz de planificar e desenvolver um projecto de Expressão Dramática. Curso Animação Sociocultural Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Ateliê de Expressão Dramática ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 3.º Semestre 2.º semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Marisa Filipa

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 03/04 PLANIFICAÇÃO ANUAL º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 6ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC,aprovado pela Comissão

Leia mais

Ano letivo: Critérios de avaliação da disciplina de Português 10.º Ano

Ano letivo: Critérios de avaliação da disciplina de Português 10.º Ano ORALIDADE 20% APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Domínios PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS / DESCRITORES DE DESEMPENHO Compreensão Oral Conhecimentos, capacidades e atitudes Interpreta textos orais, evidenciando

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Final Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções e

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 3ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Diagnóstica Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções

Leia mais

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico 1º Ciclo Ao longo do 1º ciclo do Ensino Básico, todos os alunos devem desenvolver as competências gerais do Ensino Básico. Competências Gerais do Ensino Básico 1. Mobilizar saberes culturais, científicos

Leia mais

Conteúdo(s)/Descritores de Desempenho Metodologia(s)/Estratégias Avaliação

Conteúdo(s)/Descritores de Desempenho Metodologia(s)/Estratégias Avaliação P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 2.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 6.º - ANO

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS - 11º ANO TAGD COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS - 11º ANO TAGD COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS - 11º ANO TAGD COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover: a iniciativa e a responsabilidade pessoal,

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO 2016/2017 INTRODUÇÃO No 1.º ciclo, a Oferta Complementar integra o currículo e deve contribuir para a promoção integral dos alunos em áreas de cidadania, artísticas,

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO ESCOLA SEDE ES/3 JOSÉ CARDOSO PIRES PROJECTO CURRICULAR CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2016/2018

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB Nome do Candidato: INSTRUÇÕES: 1. Esta ficha de avaliação deve ser preenchida pelo pastor da igreja e anexada a documentação que encaminha o candidato

Leia mais

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória NOTA: Este documento, editável, pode ser modificado consoante as necessidades do utilizador e as características da audiência. 1 O Perfil dos Alunos

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO ESCOLA SEDE ES/3 JOSÉ CARDOSO PIRES PROJECTO CURRICULAR CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA FORMAÇÃO TÉCNICA - UNIDADES DE FORMAÇÃO DE

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa.

Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa. Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa. A Cooperativa de Ensino O Nosso Sonho e a Ideia são duas Instituições associadas, sediadas na Freguesia

Leia mais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais Competências gerais Princípios e valores orientadores do currículo A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma

Leia mais

Anexo II. Perspectivas Educacionais

Anexo II. Perspectivas Educacionais Anexo II Perspectivas Educacionais 47 Perspectivas Educacionais Neste penúltimo ano de estágio, correspondente ao estágio no mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo, encontro-me num Jardim de Infância

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 Creche Stª Teresinha do Menino Jesus DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 Creche Stª Teresinha do Menino Jesus DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 Creche Stª Teresinha do Menino Jesus DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS Setembro Integração / adaptação das crianças - Promover a integração/ (re) adaptação das

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2 O cibercidadão é. Página2 Página3 Para mim é um cidadão que utiliza a Net como forma de estar na sociedade, em geral, e da sociedade da informação, em particular. Não utiliza somente a Internet e as Tecnologias

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais da disciplina de

Leia mais

Estratégias para gestão do stresse

Estratégias para gestão do stresse GESTÃO DO STRESSE Estratégias para gestão do stresse 1. Utilizar estratégias de coping adequadas 2. Saber parar e não forçar (saber dizer não e/ou delegar) 3. Saber controlar o próprio comportamento 4.

Leia mais

Referencial de Competências-Chave

Referencial de Competências-Chave Referencial de Competências-Chave Cidadania e Profissionalidade Sociedade, Tecnologia e Ciência Adulto em situações de vida Cultura, Língua, Comunicação Cidadania e Profissionalidade Constitui opção estratégica

Leia mais

"GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS"

GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS Acción Formativa "GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS" A capacidade de pensar e aprender rapidamente, concentrar-se com calma, fazer julgamentos lúcidos e agir de forma decidida são atributos que podem

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Criatividade e Inteligência Emocional

Criatividade e Inteligência Emocional Criatividade e Inteligência Emocional Formato do curso: Presencial Preço: 730 Nível: Intermédio Duração: 24 horas As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais