Comunicação Estratégica e Marketing AULA 1. Temas: Conceitos de Marketing

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação Estratégica e Marketing AULA 1. Temas: Conceitos de Marketing"

Transcrição

1 Comunicação Estratégica e Marketing AULA 1 Temas: Conceitos de Marketing

2 Comunicação Estratégica e Marketing Atualmente é bastante comum escutarmos falar sobre comunicação estratégicae marketing, porém, o que estas expressões de fato significam? A partir deste módulo, iremos estudar o que é marketing e como seus conceitos se aplicam à nossa realidade no serviço público e, dentro deste contexto, como podemos nos comunicar de forma estratégica.

3 Conceitos de Marketing Os estudos sobre o Marketingno Brasil vêm avançando a olhos vistos nos últimos anos, principalmente devido à crescente industrialização do país, à inovação trazida por escolas superiores e cursos especiais, e à evolução da mídia, com os avanços da Internet, da TV Digital, dos telefones celulares e da convergência de todas essas mídias.

4 Conceitos de Marketing Marketingé essencialmente a atividade que tem por objetivo satisfazer, com produtos ou serviços, as necessidades e desejosdos consumidores, por meio do processo de troca/venda. Isto é, o conjunto de açõesque aproximam os produtores dos consumidores e não somente a divulgação ou a fachada de uma loja, como erroneamente muitos pensam.

5 Conceitos de Marketing São todas as atividades que envolvem o fluxo de bens e serviços entre o produtor e o consumidor, desde a criação de um produto ou serviço para um determinado público, divulgação nos meios de comunicação, contato com o cliente, identidade visual e de marca, até sua venda e assistência pós-venda.

6 Conceitos de Marketing O Marketingdeve ser utilizado de forma eficaz, ou seja, as instituições que o adotam como técnica ou filosofia devem aprender a explorar suas potencialidades e possibilidades como um conjunto de instrumentos que, acima de tudo, contribuam para aumentar a produtividade e a rentabilidade das instituições. E qual é a rentabilidadeou o lucropara nós que trabalhamos no serviço público?

7 Conceitos de Marketing Embora não visemos um retorno financeiro, pois a maioria de nossos serviços na Instituição são gratuitos (pois são custeados pelos impostos) ou exigem somente um pagamento simbólico para manutenção das atividades, nós visamos verdadeiramente um lucro social, que é o desenvolvimento da região em que nossas ações têm impacto.por isto é tão importante pensarmos em marketing para o serviço público.

8 Conceitos de Marketing Enquanto profissionais de secretariado, atuamos diretamente no contato com os usuários e percebemos suas necessidades mais claramente, de modo que podemos colaborar para a criação das melhores estratégias de marketing para nossas unidades.

9 Conceitos de Marketing Para atingir seu objetivo, o Marketingestuda conceitos básicos, como necessidades, vontades, exigências, produtos e serviços, valor, satisfação e qualidade, trocas, transaçõese relações entre entidades e mercados. Vamos analisar alguns desses conceitos importantes para a área?

10 É o conceito mais básico do Marketing e significa o estado de privação do indivíduo. Segundo a teoria do psicólogo humanista Abraham Maslow, as necessidades podem ser físicas, sociais, de conhecimento e de autorrealização, conforme vemos na Pirâmide das Necessidades. Necessidades

11 Necessidades Podemos dizer que as necessidades mais básicas do ser humano são as fisiológicas(como fome ou necessidade de ir ao banheiro). Uma vez que estas estejam satisfeitas, surge a preocupação com a segunda grande necessidade: segurança. Quando esta estiver satisfeita, a tendência é de que o ser humano passe a sentir as necessidades sociais(relacionamentos interpessoais com familiares, amigos e outros), depois as de estima(estar satisfeito com o visual) e, por fim, as de autorrealização(carreira, profissão, posição social).

12 Necessidades Em nossa atividade no serviço público, atendemos às necessidades de formação específica (ensino), de desenvolvimento das ciências (pesquisa) e desenvolvimento sócioambiental(extensão).

13 Desejos Desejossão as necessidades humanas quando moldadas pela cultura e pelas características individuais das pessoas, são os sonhos de consumo, e se modificam de acordo com as transformações da própria sociedade. Como lacunas que jamais são preenchidas, o Marketing deve se dirigir para criar novos desejos (produtos ou serviços) com o objetivo de assegurar a sua própria existência. Isto se aplica à oferta de cursos de graduação e de pós advindos de novas demandas do mercado, mais recentemente, na UFPA, os cursos de Arquivologia e Artes Audiovisuais, por exemplo.

14 Demandas A demanda, ou procura, é a busca pela satisfação de um desejo ou necessidade já que nem sempre a pessoa pode satisfazer seus desejos indistintamente. Assim, a demanda leva em consideração a capacidade de compra para a possibilidade da satisfação do desejo. Verificamos esta demanda na busca pelas vagas no processo seletivo para a graduações e programas de pós, cursos de capacitação e demais serviços oferecidos pela Instituição, como Hospitais Universitários ou Clínica de Psicologia.

15 Troca Entendia-se anteriormente que o processo de vendatratava-se somente da troca de dinheiro por um produto ou serviço. Sabese atualmente que é muito mais que isso. O processo de venda se inicia antes dessa transação e, preferencialmente, não termina logo após. O conceito de trocaé fundamental para se entender o que é o Marketing, afinal, é o ato de se obter algo que se deseja ou de que se necessita, oferecendo algo em contrapartida, e que seja aceito pelo interlocutor/negociador. Para que a troca aconteça, são necessárias algumas condições: duas ou mais partes envolvidas; algo de valor para essas partes; vontade de negociar; liberdade para aceitar ou não a oferta; e capacidade de comunicar e fornecer o objeto pretendido.

16 Transações A transaçãoé uma evolução do conceito de troca; é a unidade de medida que possibilita a troca de valores entre duas ou mais partes. Exemplos de transações são as monetárias (em que o dinheiro é a unidade de medida dos valores), os escambos (troca de produtos de diferentes naturezas), atribuindo-se valores a eles. Transações que envolvem troca de dinheiro são monetárias e as que envolvem objetos são escambos.

17 Mercado O mercado é o conjunto de compradores potenciais e reais de um produto ou serviço, no nosso caso, são todas as pessoas que têm relação com a Instituição, os usuários. Os desejos desses usuários podem ser satisfeitos por meio de trocas e o mercado é o ambiente em que ocorrem essas trocas. Na sociedade atual, usa-se também o termo mercado, com frequência, para se referir a segmentos ou áreas da economia (mercado financeiro, mercado de trabalho etc).

18 Tipos de Marketing Antes de continuarmos nosso estudo na próxima aula, leia o texto Os Diferentes Tipos de Marketing mais utilizados, disponível em nosso material de apoio e no link para conhecer quais as diversas formas de estratégias que uma empresa ou instituição pode assumir para se inserir no mercado e de aproximar de seu consumidor/usuário.

19 Tipos de Marketing A seguir, assista ao vídeo Campanhas Marketing Social, disponível no link ( e conheça um pouco sobre Marketing Social, que muito tem a ver com nossa atividade na Instituição.

20 Tipos de Marketing Por fim, para complementar nosso estudo, recomendamos acessar também o Portal do Marketing(

21 Leituras recomendadas: Portal do Marketing, disponível no site: Texto Os Diferentes Tipos de Marketing mais utilizados, disponível em Vídeo Campanhas Marketing Social, disponível em COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E MARKETING AULA 1

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof. M. Sc. João Artur Izzo PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MARKETING O senso comum nos leva a crer que marketing significa vendas e propaganda, mas isso é um engano.

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 4. Temas: 4Ps 4Cs 4Es

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 4. Temas: 4Ps 4Cs 4Es Comunicação Estratégica e Marketing AULA 4 Temas: 4Ps 4Cs 4Es Os 4Ps Assim como apresentamos na aula anterior, o Marketing é composto pelo chamado mixde marketingou 4Ps, que consiste em Produto, Preço,

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Marketing e Vendas Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos www.econewfarmers.eu

Leia mais

Cardápio de Serviços AGÊNCIA INQ

Cardápio de Serviços AGÊNCIA INQ Cardápio de Serviços AGÊNCIA INQ 2018-1 Quem somos Somos a agência experimental da Faculdade de Comunicação Social (FACS) da UniRitter. Nossa missão é impactar a comunidade acadêmica criando soluções e

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do

Leia mais

O QUE É O PORTAL DE RESERVAS?

O QUE É O PORTAL DE RESERVAS? O QUE É O PORTAL DE RESERVAS? O nosso Portal é um ambiente virtual, onde produtos e serviços turísticos de qualidade podem ser disponibilizados de forma prática, rápida e segura. No Portal de Reservas

Leia mais

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição!

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! O tutorial a seguir irá lhe instruir da melhor forma para que você possa iniciar seu acesso pelo mundo do conhecimento FCV-EAD.

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PROPOSTA COMERCIAL Marketing digital 2017 PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PARA CLIENTES MAIS COMPRAS PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br VENDA MAIS COM MARKETING Marketing

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

Administração Mercadológica

Administração Mercadológica Administração Mercadológica Módulo I Conceito EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING AMA (1960): Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de produtos e serviços do produtor ao

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

PESQUISA INFORMATIVO SENAI 5.5. Sua participação é importante para o SENAI continuar elevando o nível de qualidade da Educação Profissional

PESQUISA INFORMATIVO SENAI 5.5. Sua participação é importante para o SENAI continuar elevando o nível de qualidade da Educação Profissional INFORMATIVO SENAI 5.5 TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MUNDO SENAI PESQUISA INSTITUCIONAL S E N A I - R O. 2 01 5 MOSTRAR SEU SORRISO DE SATISFAÇÃO Sua participação é importante para o SENAI continuar

Leia mais

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM?

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM? SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS BARRA MANSA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20162 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 942 2 - Você conhece

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL BLUE ART PUBLICIDADE

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL BLUE ART PUBLICIDADE APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL BLUE ART PUBLICIDADE A BLUE ART................................................... 03 O QUE FAZEMOS............................................ 06 COMO FAZEMOS............................................

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 1 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

Como criar uma conta e a 1ª campanha no Adwords

Como criar uma conta e a 1ª campanha no Adwords Como criar uma conta e a 1ª campanha no Adwords Olá, aqui é o Samuel de Almeida. Este é um dos materiais bônus que você recebeu ao comprar o nosso curso de Vendas Online com o Google Adwords. É um material

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano de Marketing Professor: Charles Leite Introdução O plano de marketing define a forma como a empresa atuará para levar seus produtos àsmãos do consumidor. Por melhor

Leia mais

apresentaçãodaempresa

apresentaçãodaempresa AGÊNCIA2K apresentaçãodaempresa ANO2017 índice 04 06 08 10 12 14 NOSSA AGÊNCIA WEB DESIGN DESIGN MARKETING FOTOGRAFIA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 02 apresentação Neste documento apresentamos nosso principais

Leia mais

17 Maneiras Infalíveis de Ganhar Dinheiro Online

17 Maneiras Infalíveis de Ganhar Dinheiro Online 17 Maneiras Infalíveis de Ganhar Dinheiro Online Você já pensou em aumentar a sua renda sem precisar sair de casa? Ou ainda, obter sucesso em um negócio pela Internet, e ser seu próprio chefe? Através

Leia mais

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS 6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS INTRODUÇÃO... 3 ANUNCIE NO GOOGLE ADWORDS E FACEBOOK ADS... 5 PATROCINE POSTS NAS REDES SOCIAIS... 9 UTILIZE QR CODES NAS MÍDIAS OFFLINE...12

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio COMPORTAMENTAL Turma 1: 11, 18, 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 19, 26 de abril e 03, 10 de maio / Turma 3: 13, 20, 27 de abril e 04 de maio / Turma 4: 14, 28 de abril e 05, 12 de maio Horário: 10h00

Leia mais

Introdução. Muito obrigado pelo seu interesse no serviço DAT Mega SEO!

Introdução. Muito obrigado pelo seu interesse no serviço DAT Mega SEO! Introdução Muito obrigado pelo seu interesse no serviço DAT Mega SEO! Neste documento, encontrará detalhes sobre como analisamos estrategicamente as suas oportunidades para elaborarmos um plano de SEO

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais A área de Relações Públicas é apontada como uma das profissões com maior potencial de expansão no mercado mundial. O profissional que nela se forma é o responsável pela administração

Leia mais

Planejamento de carreira do Arquiteto

Planejamento de carreira do Arquiteto Planejamento de carreira do Arquiteto Sonho Diz o que você quer Meta Diz onde você quer chegar Você inicia um planejamento Quando você traça metas pergunte-se: 1. Onde eu quero chegar? 2. Quais os processos

Leia mais

EDITAL BARES e HAMBURGUERIAS DA BAIXADA FLUMINENSE I

EDITAL BARES e HAMBURGUERIAS DA BAIXADA FLUMINENSE I EDITAL BARES e HAMBURGUERIAS DA BAIXADA FLUMINENSE I O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro Sebrae/RJ, CNPJ 29.737.103/0001-10, localizado na Rua Santa Luzia, 685 9

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET ÍNDICE A Escada de Sucesso Presença Google Meu Negócio Blog Redes Sociais E-mail Marketing Marketplace Atendimento Comunicação Vendas Inovação 2 3 4 5 6 7 8 10 14

Leia mais

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps.

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps. Utilize o Marketing de conteúdo. Saiba como aumentar as suas vendas, como converter visitantes em leads e leads em clientes. Agende já uma reunião e vamos fazer o seu negócio deslanchar. Marketing é coisa

Leia mais

MARKETING. Profª. Larissa Estela Berehulka Balan Leal

MARKETING. Profª. Larissa Estela Berehulka Balan Leal MARKETING Profª. Larissa Estela Berehulka Balan Leal larissabbl@hotmail.com 9161-7394 Conteúdo Programático - Contextualização histórica / Conceitos - Composto de Marketing - Marketing Estratégico - Marketing

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

sua Captação de Alunos

sua Captação de Alunos Como Como Planejar Planejar Mensurar e Mensurar e sua Captação de Alunos sua Captação de Alunos Como Planejar e Mensurar sua Leonardo Lopes Braga Captação de Alunos Formado em Design Gráfico pela Universidade

Leia mais

Conheça o case.

Conheça o case. Conheça o case AFILIO X SYNAPCOM www.afilio.com.br A SYNAPCOM A Synapcom é uma empresa full service que faz a gestão completa de e-commerces. Em 2015 foi reconhecida na categoria Gestão de E-commerce de

Leia mais

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO.

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO. 2 SUMÁRIO 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES... 3 2 - TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO... 7 3 - TEORIA DA MATURIDADE... 8 4 - MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO... 11 RESUMO... 13 3 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES UNIDADE

Leia mais

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS NEO NEO TENDÊNCIAS DO NEO Prof. Adm. Paulo Adriano da Silva Carvalho SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS 1 2 3 4 5 6 ESTUDO NEO BRASIL 2014 PERFIL : QUEM É O NEO? COMPORTAMENTO

Leia mais

Quem cuida da minha empresa? EU!

Quem cuida da minha empresa? EU! Quem cuida da minha empresa? EU! SUMÁRIO Introdução...2 Capítulo 1 Cuidados nas Estratégias Empresariais..3 Capítulo 2 Cuidados nos Processos Empresariais...4 Capítulo 3 Cuidados nas Finanças Empresariais...5

Leia mais

SÁBADO - 15:00 NO STAND DA LISTENX!

SÁBADO - 15:00 NO STAND DA LISTENX! SÁBADO - 15:00 NO STAND DA LISTENX! Por que 60% dos alunos não renovam os planos? E boa parte volta para o sedentarismo? Por que você gosta tanto de ir lá? Eles não possuem planos anuais ou semestrais.

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1 Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Marketing é um assunto tão complexo que não existe uma única definição para ele. Mas de acordo com Philip

Leia mais

Soluções completas em voz e sms.

Soluções completas em voz e sms. BFT Group www.bfttelecom.com.br 0800.724.6200 Soluções completas em voz e sms. COMOLUCRAR MAIS EM SUA OPERAÇÃO COM SMS GATEWAY O QUE É UM SMS GATEWAY? www.bfttelecom.com.br 0800.724.6200 Soluções completas

Leia mais

E-BOOK MÉTODO SER AFILIADO

E-BOOK MÉTODO SER AFILIADO E-BOOK MÉTODO SER AFILIADO CIDA MARIA SUMÁRIO 01 O QUE É O MARKETING DE AFILIADOS 02 PROGRAMAS DE AFILIADOS 03 MONTAR A ESTRUTURA DO NEGOCIO 04 ALINHAMENTO MENTAL 05 DEFINIR PUBLICO ALVO 06 SER AUTORIDADE

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade 1. Considerações gerais. A ASSIST CARD é uma organização internacional de assistência ao viajante, cujo objetivo é proporcionar - entre outros -, serviços de saúde, assistência

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

Trabalhe em casa Formula Negócio Online

Trabalhe em casa Formula Negócio Online ÍNDICE SUMARIO Como impulsionar seu blog ecommer... 3 1. Conhecer seu público... 4 2. Conteúdo foco nas necessidades de seus clientes... 5 3. A consistência é crítica... 6 4. Rede... 7 5. Promover o seu

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: IRINEU AGUIAR AYRTON SÉRGIO AOKI DE SOUZA FRANCISCO

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

VENDA ASSISTIDA NOS TEMPOS DA NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES. Maio/16

VENDA ASSISTIDA NOS TEMPOS DA NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES. Maio/16 VENDA ASSISTIDA NOS TEMPOS DA NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES Maio/16 Os clientes têm o controle do relacionamento As regras tradicionais de Marketing, Vendas e Serviço estão mudando rapidamente A jornada

Leia mais

RALLY DE MARKETING DIGITAL

RALLY DE MARKETING DIGITAL RALLY DE MARKETING DIGITAL BIG DATA & MARKETING INTELLIGENCE QUEM É A CONVERGE YOU A NOSSA MISSÃO TEM A VER COM NOSSO SONHO: IMPULSONAR O MERCADO EDUCACIONAL DE NEGÓCIOS E MARKETING BRASILEIRO PARA A DISRUPÇÃO

Leia mais

A P R E S E NTA Ç Ã O C O M E R C I A L

A P R E S E NTA Ç Ã O C O M E R C I A L A P R E S E NTA Ç Ã O C O M E R C I A L Somos mais que uma agência, somos a solução completa para o seu negócio. NOSSA AGÊNCIA Estamos há 5 anos no mercado e somos uma agência jovem e moderna, atuando

Leia mais

O que é retenção? Recursos Humanos e Gestão Estratégica Empresarial

O que é retenção? Recursos Humanos e Gestão Estratégica Empresarial Sobre o Autor Eduardo Alencar (http://eduardoalencar.webnode.com.br) é coordenador de Recursos Humanos do GRUPO KSI BRASIL, psicólogo graduado pela Uninove, pós graduado em psicologia comportamental e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO NO CONTEÚDO DE OUTROS PROFESSORES

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 17/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 17/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 17/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

DR-011/13. São Paulo, 21 de março de Vendas Assistência Técnica e Serviços Peças e Acessórios. Assunto: Plano Estratégico de Treinamento 2013

DR-011/13. São Paulo, 21 de março de Vendas Assistência Técnica e Serviços Peças e Acessórios. Assunto: Plano Estratégico de Treinamento 2013 DR-011/13 São Paulo, 21 de março de 2013 At.: Titulares Gerente: Administrativo Vendas Assistência Técnica e Serviços Peças e Acessórios Assunto: Plano Estratégico de Treinamento 2013 A atuação em um mercado

Leia mais

Apresentação. Mapa de Atividades

Apresentação. Mapa de Atividades Apresentação O objetivo desta nossa Oficina Temática Virtual é discutir e elaborar um projeto utilizando objetos de aprendizagem e conteúdos educacionais digitais multimídia. Para tanto, vamos entender

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

Impé rio Digital. Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet

Impé rio Digital. Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet Impé rio Digital Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet Nesse E-book você vai descobrir como pessoas comuns estão construindo um verdadeiro Império trabalhando na internet. Você vai entender

Leia mais

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes Unidade II COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes O comportamento dos consumidores x Identidade Cultural Adquirir um produto ou fazer contratar qualquer tipo de serviço é uma atividade relacionada

Leia mais

Comissão de Comunicação e Marketing BU/UFSC: criação e desenvolvimento

Comissão de Comunicação e Marketing BU/UFSC: criação e desenvolvimento Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Comissão de Comunicação e Marketing BU/UFSC: criação e desenvolvimento Gleide Bitencourte José Ordovás (UFSC) - gleide.bjo@ufsc.br Marli Dias de Souza Pinto (UFSC) - marli.dias@ufsc.br

Leia mais

Aqui você aprenderá 5 etapas necessárias para estruturar sua maneira de negociar: PRINCÍPIOS BÁSICOS APRESENTANDO O PREÇO O TEMPO LIDANDO COM VALORES

Aqui você aprenderá 5 etapas necessárias para estruturar sua maneira de negociar: PRINCÍPIOS BÁSICOS APRESENTANDO O PREÇO O TEMPO LIDANDO COM VALORES Embora as estratégias e táticas de negociação sejam inúmeras e variem bastante entre as diversas culturas, vemos que na atividade de venda é necessário saber algumas, na grande maioria das vezes. No momento

Leia mais

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização.

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. c 2 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. As necessidades humanas,

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

proposta de serviços

proposta de serviços proposta de serviços comunicação marketing político mídia digital www.empirecomunicacao.com.br Apresentação A EMPIRE COMUNICAÇÃO nasceu da junção de parceiros, atuando no mercado de forma socialmente responsável,

Leia mais

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br skysis.com.br MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? A Skywalker Sistemas é uma Startup de produção de conteúdo digital que surgiu em Santo André-SP. Com uma proposta única e inovadora,

Leia mais

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 Indíce Sumário Indice... 1 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 2) Gerar relacionamento / lista de emails... 5 Exemplo... 6 3)Faça a oferta... 7 Exemplo...

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

TERMO DE CONDIÇÕES COMERCIAIS DOS PACOTES DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS

TERMO DE CONDIÇÕES COMERCIAIS DOS PACOTES DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS TERMO DE CONDIÇÕES COMERCIAIS DOS DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS 1 OBJETO DO TERMO 1.1 Apresentar as condições de acesso aos pacotes de serviços de encomendas. 2 CONDIÇÕES PARA UTILIZAÇÃO 2.1 Poderão utilizar

Leia mais

MARKETING VIRAL E DE EVANGELISMO

MARKETING VIRAL E DE EVANGELISMO MARKETING VIRAL E DE EVANGELISMO EVANGELISMO DE CLIENTES Segundo a womma Word of Mouth Marketing Association, o termo marketing boca a boca não se refere apenas a criar boca a boca, mas a fazê-lo funcionar

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

Ajudando você a realizar seu sonho

Ajudando você a realizar seu sonho Conectando Fornecedores e Consumidores. Ajudando você a realizar seu sonho ZapVendas é um software criado para conectar Fornecedores e Consumidores. Ele ajuda empreendedores a divulgar e comercializar

Leia mais

Como montar minha loja virtual ((sendo afiliado))

Como montar minha loja virtual ((sendo afiliado)) Como montar minha loja virtual ((sendo afiliado)) Nosso assunto de hoje será como montar uma loja virtual com programas de afiliados, uma ideia de negócio que requer muito pouco investimento e pode se

Leia mais

Revelado o Segredo Da maquina de vender online

Revelado o Segredo Da maquina de vender online Revelado o Segredo Da maquina de vender online A Máquina de Vendas OnLine Funciona? O que você VAI encontrar: Tudo que você precisa saber sobre o curso. Se você já assistiu vídeos e leu artigos e ainda

Leia mais

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof.

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof. Pós GRADUAÇÃO Marketing Industrial Introdução ao Marketing Industrial Prof. Alexandre Marques Gestão inovadora da empresa gráfica Marketing Industrial Introdução e Conceitos Fundamentais Uma forma de entender

Leia mais

DOUTORES DA ALEGRIA Arte Formação e Desenvolvimento

DOUTORES DA ALEGRIA Arte Formação e Desenvolvimento DOUTORES DA ALEGRIA Arte Formação e Desenvolvimento Palhaços atuando em hospitais, somos os Doutores da Alegria, há 16 anos provocando encontros. Uma OSC com 58 palhaços e 21 profissionais que trabalham

Leia mais

Formamos um grupo de empresas de soluções estratégicas de comunicação e tecnologia.

Formamos um grupo de empresas de soluções estratégicas de comunicação e tecnologia. Aplicativos Mobile Formamos um grupo de empresas de soluções estratégicas de comunicação e tecnologia. Há 15 anos, atendemos clientes nacionais e multinacionais, além de entidades de diversos setores,

Leia mais

Captação de Recursos Captação e relacionamento com indivíduos. Ciclo III

Captação de Recursos Captação e relacionamento com indivíduos. Ciclo III 8 Captação de Recursos Captação e relacionamento com indivíduos Ciclo III 2 Captação e relacionamento com indivíduos Aprendemos na Introdução de Captação de Recursos que para garantir a sustentabilidade

Leia mais

Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios

Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios www.aroeiracriativa.com.br Hélio Roots Digital Marketing PLANEJAMENTO DE SITES DE ALTA CONVERSÃO www.aroeiracriativa.com.br Facebook não é

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala.

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? São ações de comunicação, que as empresas e produtores, podem se utilizar

Leia mais

FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD. Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED

FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD. Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED 2016 REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD CAPÍTULO

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2017 FUNCIONÁRIOS

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2017 FUNCIONÁRIOS AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2017 FUNCIONÁRIOS Funcionários que receberam o questionário 291 Respondentes 125 (42,9%) A missão da Instituição está sendo aplicada adequadamente. 12 49

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 26/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 26/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 26/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital

Leia mais

Desenvolvimento de Propaganda Interativa Sensível ao Contexto para TV Digital

Desenvolvimento de Propaganda Interativa Sensível ao Contexto para TV Digital UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Desenvolvimento de Propaganda Interativa Sensível ao Contexto para TV Digital Proposta de Trabalho de Graduação

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento estratégico para garantir uma assistência de qualidade

Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento estratégico para garantir uma assistência de qualidade Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento estratégico para garantir uma assistência de qualidade Por Alexandre Magno Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento

Leia mais

POR QUE ESCOLHER O SEGMENTO DE EDUCAÇÃO? Vantagens do segmento de idiomas.

POR QUE ESCOLHER O SEGMENTO DE EDUCAÇÃO? Vantagens do segmento de idiomas. POR QUE ESCOLHER O SEGMENTO DE EDUCAÇÃO? Vantagens do segmento de idiomas. POR QUE ESCOLHER O CCAA? Franquia CCAA. Investimento que dá tão certo quanto o método de ensino. NOSSA HISTÓRIA 1961 Waldyr Lima,

Leia mais

INTENSIVÃO parte 1 07/07/2017. (pin abelha)

INTENSIVÃO parte 1 07/07/2017. (pin abelha) INTENSIVÃO parte 1 07/07/2017 (pin abelha) Por que você está assistindo esse treinamento? Motivação Motivo para ação!! Você tem definido o seu sonho e objetivo? Quando? Se você não colocar uma data, adiará

Leia mais

UNIDADE 4b TIPOS DE MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES

UNIDADE 4b TIPOS DE MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES UNIDADE 4b TIPOS DE MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes OBJETIVOS Compreender o significado e a utilidade dos tipos de marketing oriundos do interior das organizações: Marketing

Leia mais

Portal GPS Profissional Um guia para mapear a si mesmo e escolher a sua profissão

Portal GPS Profissional Um guia para mapear a si mesmo e escolher a sua profissão Gabriela Galvão Concluiu a orientação profissional na Clínica Leo Fraiman Meu nome é Gabriela Galvão e eu realizei o processo de Orientação Vocacional com o psicólogo Leo Fraiman. Foi trabalhoso, mas gratificante.

Leia mais