Este material e o Calendário Acadêmico também estão disponíveis na nossa Intranet.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este material e o Calendário Acadêmico também estão disponíveis na nossa Intranet."

Transcrição

1

2

3 Este material e o Calendário Acadêmico também estão disponíveis na nossa Intranet.

4 GUIA DO CALOURO Uma nova fase da sua vida acaba de começar. É... você já está na faculdade! Sabemos o quanto essa nova etapa é importante. Afinal, a partir de agora você começa a se preparar para seguir sua vocação e, principalmente, a escrever seu futuro. Um caminhão de mudanças vem pela frente. Você vai estar numa escola bem diferente da do Ensino Médio e talvez nem tenha mais aquela hora de recreio tão divertida. Você vai passar a ter mais responsabilidades... Mas, há também, vários lados bons: Vai conhecer pessoas que podem se tornar seus mais novos amigos de infância e ainda encontrar alguns outros da sua escola. (Pensa que é só você que sabe fazer boas escolhas?) Vai conhecer pessoas que podem ser seus sócios naquele mega projeto e, quem sabe no futuro, até te indicar para uma vaga de emprego bacana.

5 Você pode passar várias noites em claro estudando para uma prova daquelas. Mas também pode perder o sono de tanta alegria por ter passado direto e querer faltar umas aulinhas no próximo período. (Ops! Menos, né? Matar aula, não!) Conhecerá professores que vão te inspirar a ser como eles. Mas também conhecerá alguns que talvez te façam estudar a mesma matéria durante o semestre seguinte inteirinho e você ainda vai querer homenagear as criaturas na formatura! (Pior que isso acontece mesmo, tá?) Enfim, são muitas mudanças e muitas novidades, não? Vamos fazer a nossa parte para que você tenha sempre muito sucesso. Mas, claro, isso também depende de você, certo? Como a gente sabe que no começo é normal se sentir um pouco perdido, preparamos um guia de sobrevivência especial para os calouros. Boa leitura!

6 CONHECENDO A DIRETORIA E A COORDENAÇÃO ACADÊMICA Abaixo estão os nomes das pessoas que tomam as decisões mais importantes sobre o seu curso. Sim, são eles quem define as matérias que vão te dar aquele baita conhecimento e quem escolhe os professores mais antenados. Também são eles quem fica de olho nas mudanças do mercado para te proporcionar uma excelente formação. Ou seja, eles são os caras. Só feras. Depois dá uma olhada no nosso site e veja os currículos deles. Tem até entrevista falando sobre carreira! DIRETOR ACADÊMICO PROF. FERNANDO SCHULER COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL PROF. EDUARDO HALPERN

7 COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM CIÊN CIAS CONTÁBEI S PROF. RAIMUNDO NONATO COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM CIÊN CIAS ECONÔMICAS PROF. MARCELO VERDINI MAIA COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM DIREITO PROFa. B IANCA XAVIER COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROF. ALTAIR DOS SAN TOS FERREIRA FILHO COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PROF. ALTAIR DOS SAN TOS FERREIRA FILHO COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JO SÉ LUIZ NIEMEYER DO S SAN TOS FILHO

8 CONHECENDO A FACULDADE O nosso prédio não tem aquele pátio onde a galera toda se reúne, embora a gente até tenha alguns lounges. Como sabemos que muito recém-formado se sente meio sufocado quando começa a trabalhar, a nossa estrutura é muito parecida com a de uma empresa. Assim, você já vai se acostumando e não estranha tanto quando tiver que passar praticamente um dia inteiro num ambiente corporativo. (A gente pensa em tudo, né? Pode falar!)

9 GUIA DE ANDARES CENTRO 1º ANDAR Biblioteca Livraria Cafeteria 2º ANDAR Secretaria Ibmec Carreiras Salas de estudo Diretório Acadêmico 3º ANDAR Salas de estudo Salas de aula 4º A 8º ANDAR Salas de aula 5º E 7º ANDAR Salas de aula e lounges BARRA TÉRREO Biblioteca Secretaria Cafeteria Foyer Auditório Estúdios audiovisuais e de fotografia Ibmec Carreiras 1º ANDAR Salas de aula Laboratórios Louges Salas de Estudo Centro de Empreendedorismo Ibmec 6º ANDAR Centro de Empreendedorismo Ibmec Help Desk Laboratórios de Informática Reprografia Sala dos professores 9º ANDAR ThinkLab Diretoria Coordenação 10º ANDAR Auditório e lounge 11º ANDAR Salas dos professores pesquisadores (TI) 2º ANDAR Sala de aula Laboratórios Loouges Salas de Estudo Departamento de Reprografia HelpDesk 3 º ANDAR ThinkLab Sala de Coordenadores Escritórios Administrativos Terraço

10 BIBLIOTECA CENTRO 1º andar (térreo) Contatos: / 4142 / 4143 Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h15 às 21h45. Aos sábados, das 8h15 às 16h45. BARRA Térreo Contatos: Horário: De segunda a sexta-feira, das 07h00 às 22h00. Aos sábados, das 07h00 às 16h00.

11 DEPARTAMENTO DE REPROGRAFIA (Para cópias, impressões, sacou?) CENTRO 6º andar Contatos: Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h. BARRA 2º andar Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h.

12 HELP DESK/INFORMÁTICA CENTRO 6º andar Contatos: Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h. BARRA 3º andar Contatos: Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h.

13 SECRETARIA CENTRO 2º andar Contatos: opção 1 Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h. BARRA Térreo Contatos: Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h.

14 CONHECENDO ALGUMAS FACILIDADES Sabemos o quanto você adora resolver tudo pelo computador. Por isso, temos uma rede para você acompanhar toda a sua vida acadêmica. (Só a sua! A do colega não dá...) INTRANET O site do Ibmec possui uma área exclusiva para que os alunos acompanhem todas as informações, comunicados e rotinas do curso a Intranet Acadêmica. O primeiro acesso precisa ser feito no Ibmec, com as seguintes informações: Endereço: Login: sua matrícula Senha: ibmecrj (a ser alterada no primeiro acesso) É muito importante que você comunique à Secretaria o extravio, perda ou roubo das senhas de acesso, imediatamente após o conhecimento do fato. Não dá bobeira, não!

15 VEJA O QUE VOCÊ TAMBÉM VAI ENCONTRAR NA INTRANET: Calendário Acadêmico O Ibmec disponibiliza semestralmente na Intranet o Calendário das Atividades Acadêmicas do período letivo. É muito importante que você acompanhe as datas dos principais eventos, tais como: prazos de trancamento de disciplinas, trancamento de curso, períodos de provas, períodos de avaliação de professores, prazo para transferência entre cursos, renovação de matrícula, escolha de disciplinas, etc. Manual do aluno Documento que orienta o aluno quanto às rotinas e regras acadêmicas da instituição e é disponibilizado em formato digital na Intranet. Requerimento Online Canal para que os alunos façam todas as suas solicitações, tais como: declarações, trancamentos, inclusões, cancelamentos, negociações de débitos, alterações de endereço, etc. MOL (Matrículas Online) Ferramenta que permite que o aluno escolha as disciplinas que cursará a cada semestre, a partir do 2º período de todos os cursos. Boleto eletrônico (2ª via) Você pode acessar a via eletrônica do boleto (2ª via) do mês vigente pela Intranet. Ela é disponibilizada 10 dias antes do seu vencimento e fica disponível até 30 dias após a data vencida.

16 Pode ser que você tenha um computador na sua mochila ou até no seu bolso. Porém, se você precisar, sinta-se à vontade para utilizar os nossos, viu? INFORMÁTICA, SISTEMAS E REDE O Ibmec dispõe de rede interna de computadores que permite ao aluno, mediante registro de sua senha pessoal, exclusiva, intransferível e confidencial, o acesso às notas de aulas, a variado conteúdo didático, ao programa do curso, ao histórico dos professores, à biblioteca e a outras informações pertinentes ao curso a que pertence (Intranet).

17 Você já deve ter ouvido falar que quem está na faculdade precisa imprimir muito material e tirar muita xerox. (As aspas só estão aí porque essa palavra é uma marca, certo? Na verdade, você vai precisar tirar cópias, fazer reprografia, etc.) IMPRESSÃO DE MATERIAL: Todos os computadores dos laboratórios são conectados ao departamento de reprografia para que os alunos possam imprimir seus materiais de aula. As impressões ficam disponíveis nesse departamento durante cinco dias. Para imprimir seus materiais, o aluno utiliza uma cota de impressão que recebe do Ibmec no início de seus estudos. Essa cota pode ser visualizada ou renovada pela Intranet.

18 Pensa que a sua vida vai ser moleza? Não, não. Você vai ter que ler muitos livros e, pior, vai ter que carregá-los. Mas a gente vai te dar uma mãozinha. Você pode alugar um armário aqui na faculdade para deixar alguns ou pelo menos os mais pesados... LOCKERS Caso o aluno deseje, poderá alugar um armário em um dos nossos andares para guarda de materiais de estudo. Para mais detalhes, basta acessar o link na Intranet e conhecer os procedimentos, valores e conteúdo do contrato de locação. Por mais que você seja cuidadoso, às vezes acontece de esquecer alguma coisa na sala de aula, no banheiro e nos demais ambientes da escola. Vamos torcer para que você não perca nada, mas... se perder, é possível contar com a nossa ajuda para achar. ACHADOS E PERDIDOS Nos casos de perdas de objetos dentro da Instituição, o aluno poderá procurá-los na área de Achados e Perdidos, localizada na Secretaria. Os objetos encontrados ficarão disponíveis por um prazo de 60 dias e depois serão descartados.

19 Queremos sempre te oferecer o melhor. Por isso, temos uma área especialmente para ouvir você. OUVIDORIA A Ouvidoria existe para dar o devido encaminhamento às suas manifestações sobre os serviços prestados por esta Instituição. As manifestações por nós recebidas são tratadas de forma independente e imparcial e têm o nosso acompanhamento até a sua efetiva conclusão. Ao apresentar sua manifestação, você nos ajuda a melhorar o padrão dos serviços prestados pelo Ibmec, bem como a qualidade e a efetividade do nosso atendimento. Portanto, suas críticas, sugestões e reclamações são de fundamental importância para que possamos aperfeiçoar a qualidade dos nossos serviços. Contato:

20 Pois é... a gente tem uma coisinha chata para te falar. Você vai receber um crachá e vai ter que trazer o mimo para a faculdade todos os dias. Mas, olha, isso é para seu bem. A sua segurança é uma das nossas principais preocupações. CONTROLE DE ACESSO AO PRÉDIO O acesso ao prédio somente pode ser feito com o uso de crachá. Alunos, professores e funcionários possuem crachás permanentes, enquanto visitantes somente recebem o crachá provisório, mediante autorização de entrada de algum funcionário ou professor.

21 Pensa que acabou? Ainda tem muita coisa bacana pela frente... Agora você vai saber por que a nossa escola é tão especial!

22 CONHECENDO COISAS QUE PODEM MUDAR A SUA VIDA! Um departamento exclusivo que vai te ajudar a conseguir um estágio e até mesmo o seu primeiro emprego? A gente tem! (e a equipe é tão especializada que te ajuda a elaborar seu currículo e, inclusive, a se preparar para uma entrevista, acredita?) Essa galera é superconectada ao mercado de trabalho e muita empresa bacana procura por ela quando quer selecionar jovens profissionais. IBMEC CARREIRAS O Ibmec Carreiras orienta os alunos da graduação na definição de seus objetivos profissionais e na melhor estratégia para alcançá-los. Esse apoio em início de carreira é fundamental para que desenvolvam suas potencialidades ao longo de sua trajetória acadêmica, preparando-os para atuar no mundo corporativo. Em contato constante com as empresas e por meio de workshops, palestras e encontros, o Ibmec Carreiras disponibiliza informações relevantes e sempre atualizadas sobre perfil profissional, mercado de trabalho, carreiras, oportunidades de estágios e programas de trainee. Contato:

23 Você sabe que uma experiência internacional soma muitos pontos em seu currículo, não é? (sem contar que você vai tirar muita onda quando contar por aí que fez um intercâmbio e vai ficar orgulhoso por contar que lavou, passou e cozinhou, fala a verdade?) A gente pensou em tudo isso e fez parcerias com várias escolas de negócios do mundo. Afinal, a gente quer que você vá longe e faça muito sucesso por aí! CONVÊNIOS INTERNACIONAIS O Ibmec quer valorizar o currículo e ampliar os horizontes profissionais, proporcionando novas experiências, diversidade e flexibilidade aos alunos. Por isso, oferece programas de intercâmbio desenvolvidos em parceria com algumas das melhores escolas de negócios e universidades do mundo. Contato:

24 Você tem uma vocação empreendedora ou quer aprender a ter? Então, se liga nessa. Você pode começar a desenvolvê-la e a colocá-la em prática aqui na nossa escola. (Tem aluno que criou seu próprio negócio e virou até notícia de jornal. Estás pensando o quê?) CEI O Centro de Empreendedorismo Ibmec (CEI) é um centro de experimentação, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que aprendem em sala de aula, contando com a supervisão e apoio de professores e dos demais departamentos da instituição. Contato: Você acha que a gente só se preocupa com aulas e provas? Nada disso! A gente tem um monte de atividade complementar para deixar você sinistro(a). ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estimulamos a participação dos alunos em diversas atividades complementares, incluindo palestras dentro e fora da instituição, visitas técnicas a empresas de diferentes setores, trabalhos externos que promovam valores sociais, atividades de ensino (monitoria remunerada) e de pesquisa (iniciação científica).

25 Esse é pra galerinha que é fera nas redes sociais, mas não deu a mínima pro Pacote Office. Brincadeira, brincadeira! A gente sabe que você tentou, mas é que as redes são mesmo mais interessantes quando a gente ainda nem pensa em vestibular. WORKSHOP DE INFORMÁTICA O workshop de informativa tem como objetivo apresentar aos alunos conceitos básicos e avançados do Pacote Office, tais como: Word, Excel e PowerPoint. O calendário com as datas e horários dos workshops também é divulgado na Intranet, a cada semestre. CURSOS DE NIVELAMENTO Para que os alunos possam ter um excelente desempenho no decorrer do semestre, o Ibmec prepara cursos de nivelamento em Matemática e Língua Portuguesa com o objetivo de ajudar você e seus amigos a demonstrarem todo o seu potencial desde as primeiras aulas da graduação. A programação dos cursos será divulgada no decorrer do semestre. Fique atento e participe também!

26 CONHEÇA ALGUMAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Agora que você está faculdade, vale usar menos vc, tb, tá e essas coisas de internet que viciam a gente, né? Ops! Vamos começar utilizando o não, é?, certo? Foi mal pelos nés e tás anteriores... OFICINA DE EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA A oficina é um conjunto de atividades que tem como objetivos: identificar e corrigir falhas específicas de comunicação; estimular o gosto pela leitura; e ampliar os horizontes com debate de textos sobre temas diversos. O calendário com as datas e horários das oficinas é divulgado na Intranet, a cada semestre.

27 Essa é apenas para os cabeçudos. Ei, não pára de ler, não! Se você recebeu este guia é porque você faz parte desse grupo! INICIAÇÃO CIENTÍFICA E BOLSAS PIBIC Os projetos de iniciação científica permitem aos alunos desenvolver pesquisas acadêmicas aplicadas em diferentes áreas de interesse, sempre sob a orientação de um professor doutor. Com essa iniciativa, o Ibmec procura despertar a atenção de seus alunos para as carreiras acadêmicas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo estimular a criatividade e a investigação científica nos estudantes de graduação, mediante o envolvimento em projetos de pesquisa.

28 Poxa... Às vezes a coisa pode ficar complicada e talvez você precise trancar ou sair da faculdade por causa de grana. Pensando nisso, bolamos algumas alternativas para facilitar a sua continuidade. Afinal, queremos que você se forme com os seus colegas e homenageie aquele professor, não é? (Ufa! Por pouco não escrevemos o né.) CRÉDITO ESTUDANTIL IBMEC Oferecemos algumas opções de financiamento que possibilitam a continuidade do seu curso, com condições muito especiais. Saiba mais no site:

29 Agora, para terminar, vamos te dar um monte de dica boa. Onde comer, pra quem ligar se algo der muito errado, onde namorar... Opa! O que é isso? Que namorar, o quê?! Vai estudar, menino(a)! Tudo bem que o Cine Oden é pertinho da faculdade, mas raramente vai sobrar tempo para você ir até lá. Bobinho(a)! TELEFONES ÚTEIS Bombeiros: 193 Defesa Civil: 199 Polícia Militar: 190 Samu: 192

30

canais de relacionamento CONHEÇA AS DIFERENTES OPçÕES PARA VOCÊ VIVER UNA. CONECTADO COM A GENTE.

canais de relacionamento CONHEÇA AS DIFERENTES OPçÕES PARA VOCÊ VIVER UNA. CONECTADO COM A GENTE. canais de relacionamento UNA. CONHEÇA AS DIFERENTES OPçÕES PARA VOCÊ VIVER CONECTADO COM A GENTE. Dando início às comemorações de seu cinquentenário, a Una traz para VOCê uma cartilha com todos os canais

Leia mais

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 Pág. 1 SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 A Secretária Geral, no uso de suas atribuições, e por ordem do Diretor Executivo da Faculdade Católica

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão

Leia mais

Programa de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/IBMEC. Edital de seleção - 2014

Programa de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/IBMEC. Edital de seleção - 2014 Programa de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/IBMEC Edital de seleção - 2014 A Faculdade Ibmec-RJ - por meio da Coordenação de Pesquisa e da Coordenação de Iniciação Científica, abre inscrições aos

Leia mais

Você sabe onde quer chegar?

Você sabe onde quer chegar? Você sabe onde quer chegar? O Ibmec te ajuda a chegar lá. Gabriel Fraga, Aluno de Administração, 4º periodo, Presidente do Ibmex, Empresa Jr. Ibmec. Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas

Leia mais

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais CURSOS : ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS ATUARIAIS CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

de Bom Despacho, cada vez mais, inova para oferecer a você um curso de qualidade.

de Bom Despacho, cada vez mais, inova para oferecer a você um curso de qualidade. Prezado (a) Aluno (a) Seja bem-vindo à Faculdade de Educação de Bom Despacho e Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho. A partir de hoje você terá acesso ao Portal Educacional, ferramenta de

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Faculdade de Engenharia Universidade do Estado de Minas Gerais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Faculdade de Engenharia Universidade do Estado de Minas Gerais GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Faculdade de Engenharia Universidade do Estado de Minas Gerais Apresentação Querido (a) aluno (a) Seja bem vindo (a) à Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GERENCIAIS 2012 GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais CURSOS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS ATUARIAIS CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIAS

Leia mais

FACULDADE UNIDADE SERRA PLANO DE AÇÃO - CPA

FACULDADE UNIDADE SERRA PLANO DE AÇÃO - CPA FACULDADE UNIDADE SERRA PLANO DE AÇÃO - CPA PLANO DE AÇÃO Apresentação do Plano de Ação da CPA Os dados trabalhados são baseados na Avaliação Institucional realizada em Maio/2013 CPA- (comissão permanente

Leia mais

Manual. Por: PET ADM UFMG. Um guia para conhecer melhor a faculdade

Manual. Por: PET ADM UFMG. Um guia para conhecer melhor a faculdade Manual Do Calouro Por: PET ADM UFMG Um guia para conhecer melhor a faculdade índice PET ADM UFMG Capítulo 1 O curso de Administração Capítulo 2 Oportunidades UFMG Capítulo 3 - Espaços mais importantes

Leia mais

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual)

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual) 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 04 Geração de Login e Senha... 05 Guia de Percurso... 07 Manual Acadêmico... 09 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 11 Edição do Perfil... 13 Ambiente Colaborar e

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 43/2014 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 43/2014 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 43/2014 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras UEPA (PCsF-UEPA) e com o

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

PORTAL DE EMPREGOS ANHANGUERA CATHO-ON LINE

PORTAL DE EMPREGOS ANHANGUERA CATHO-ON LINE Principais dúvidas e benefícios Conteúdo O que é?... 3 Quem administra o Portal?... 3 Qual é o produto que estamos oferecendo aos alunos?... 3 O aluno terá que pagar alguma coisa?... 3 Mas o que são os

Leia mais

Guia de Orientação ao Aluno

Guia de Orientação ao Aluno Guia de Orientação ao Aluno Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Pelotas Centro de Desenvolvimento Tecnológico Março de 2012 1. Palavras iniciais Este Guia de Orientação serve para orientar

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Um ensino forte e bilíngue é o passaporte do seu filho para um mundo de oportunidades. É por isso que propomos uma cultura internacional, com

Um ensino forte e bilíngue é o passaporte do seu filho para um mundo de oportunidades. É por isso que propomos uma cultura internacional, com Um ensino forte e bilíngue é o passaporte do seu filho para um mundo de oportunidades. É por isso que propomos uma cultura internacional, com disciplinas ministradas em português e inglês, e uma metodologia

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

MANUAL DO. estagiário

MANUAL DO. estagiário MANUAL DO estagiário ESTÁCIO SUMÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO 1) Vai fazer estágio...5 a) Importância do estágio...5 b) Estágio obrigatório x estágio não obrigatório...5 c) Como é a legislação de estágio?...5

Leia mais

setores administrativos Barreiro

setores administrativos Barreiro setores administrativos Barreiro PUC Minas no atualização março de 2010 Pró-reitoria Adjunta Local: Prédio 4, sala 102 Telefone: 3328 9508 E-mail: proreitoriasec.bar@pucminas.br Diretoria Acadêmica Local:

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 47/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 47/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 47/2013 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras UEPA (PCsF-UEPA) e com o

Leia mais

MINUTA DO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS OU REMUNERADOS

MINUTA DO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS OU REMUNERADOS MINUTA DO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS OU REMUNERADOS O IESUR/FAAr torna público o presente Edital de Seleção de Monitores Voluntários ou Remunerados para o anos de, em conformidade com o

Leia mais

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes,

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes, TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ Estimados Estudantes, Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição durante o período

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

10 TÉCNICAS PARA GESTÃO COMERCIAL

10 TÉCNICAS PARA GESTÃO COMERCIAL 10 TÉCNICAS PARA GESTÃO COMERCIAL Os meses de dezembro e janeiro na maioria das empresas são marcados invariavelmente por atividades de planejamentos, orçamentos e metas para o ano novo. Para o próximo

Leia mais

Prezado calouro, Conheça os serviços do CEULJI/ULBRA: AUTOATENDIMENTO. Acesse o site www.ulbra.br/jiparana

Prezado calouro, Conheça os serviços do CEULJI/ULBRA: AUTOATENDIMENTO. Acesse o site www.ulbra.br/jiparana Prezado calouro, Objetivando facilitar sua vida acadêmica, o CEULJI/ULBRA lançou o Manual do Calouro, um guia com os principais serviços oferecidos pela Instituição através do site ou Central de Atendimento.

Leia mais

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital Conteúdo PRIMEIROS PASSOS COM BLOG:... 3 Primeiro:... 3 Segundo:... 4 Terceiro:... 5 Quarto:...

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras Programa Ciência sem Fronteiras Apresentação Este GUIA foi elaborado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA para orientar

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA 1 O acesso a plataforma educacional do colégio kadima deverá ser feito através do endereço: http://edunote.com.br/kadima/ 2 Na tela que segue,

Leia mais

Coaching, Mentoring e Desenvolvimento Multidisciplinar. Guia básico para começar bem no Linkedin

Coaching, Mentoring e Desenvolvimento Multidisciplinar. Guia básico para começar bem no Linkedin Coaching, Mentoring e Desenvolvimento Multidisciplinar. Guia básico para começar bem no Linkedin Por: Roberto Vazquez Contato: contato@neob.com.br br.linkedin.com/in/rvazquez/ Olá! Primeiramente agradeço

Leia mais

Manual do Aluno. Alunos Unidades Damásio - 2013/2. Manual do Aluno - Unidades Damásio. 1. Damásio Educacional. 2. Matrícula. 3. Aulas telepresenciais

Manual do Aluno. Alunos Unidades Damásio - 2013/2. Manual do Aluno - Unidades Damásio. 1. Damásio Educacional. 2. Matrícula. 3. Aulas telepresenciais 1. Damásio Educacional O Damásio Educacional é instituição que, há mais de 40 anos, prepara candidatos para Concursos Públicos e Exame de Ordem (Cursos Livres), além da Faculdade de Direito Damásio de

Leia mais

Caro Aluno, Seja bem-vindo!

Caro Aluno, Seja bem-vindo! Manual do Aluno Caro Aluno, Seja bem-vindo! Este manual é um guia que irá orientá-lo em sua vida acadêmica. Aqui, você encontrará informações sobre as atividades educacionais, documentação, matrícula,

Leia mais

Especialização e MBAs FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP

Especialização e MBAs FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP MANUAL DO ALUNO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Agosto/2009 INFORMAÇÕES IMPORTANTES Dia e Horário das aulas: As aulas serão

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO 1) Qual a legislação que regulamenta o estágio? Os estágios são regulamentados pela: 1.1 - Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008; 1.2 - Resolução USP Nº 5.528 de 18 de março de 2009

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 PASSOS PARA INVESTIR EM AÇÕES SEM SER UM ESPECIALISTA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados,

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET 1. DO CONCEITO E PRINCÍPIOS 1.1 As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter acadêmico, científico e cultural cujo foco

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber, mediante

Leia mais

Sumário. Guia do Aluno

Sumário. Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Roteiro de estudo...3 2. Acessando seu ambiente acadêmico...5 3. Ferramentas...6 3.1 Avisos...6 3.2 Calendário...7 3.3 Tarefas...8 3.4 Informações pessoais...9 3.5 Minhas notas

Leia mais

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 1.- Objetivos do Curso de Mestrado: a. Formação de professores para o magistério superior; b. Formação de pesquisadores; c. Capacitação para o exercício

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO GUIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL 2013 REITOR Ana Célia Bahia Silva PRÓ-REITOR DE ENSINO Evaristo Rezende PRÓ-REITORA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Leia mais

Cuide bem do seu seguro saúde. Veja o que fazer para que o seu seguro saúde possa cuidar sempre bem de você.

Cuide bem do seu seguro saúde. Veja o que fazer para que o seu seguro saúde possa cuidar sempre bem de você. Cuide bem do seu seguro saúde. Veja o que fazer para que o seu seguro saúde possa cuidar sempre bem de você. Todos nós fazemos questão de contar com atendimento médico e hospitalar de alta qualidade. Preocupada

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar a monitoria, no âmbito

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROFESSOR ME. ORLEI JOSÉ POMBEIRO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROFESSOR ME. ORLEI JOSÉ POMBEIRO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROFESSOR ME. ORLEI JOSÉ POMBEIRO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURITIBA 2015 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Parabéns pelo seu desempenho no Processo Seletivo! Sua aprovação inaugura uma nova etapa na

Parabéns pelo seu desempenho no Processo Seletivo! Sua aprovação inaugura uma nova etapa na Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda Comunicação Social Hab. Jornalismo Direito Engenharia Civil Engenharia Mecânica Engenharia de Produção

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 39/2012 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 39/2012 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 39/2012 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras UEPA (PCsF-UEPA) e com o

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO Seja bem-vindo à Pós-Graduação da Metrocamp, uma instituição do Grupo Ibmec Educacional. Este breve guia traz algumas informações sobre o funcionamento dos cursos de

Leia mais

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS PROGRAMAÇÃO SOCIAL SEGURANÇA Neste manual sobre o IV Congresso

Leia mais

Perguntas e respostas sobre o curso superior tecnológico a distância do Centro Paula Souza

Perguntas e respostas sobre o curso superior tecnológico a distância do Centro Paula Souza Perguntas e respostass sobre o curso superior tecnológico a distância do Centro Paula Souza 1) Posso fazer este novo curso superior de tecnologia em Gestãoo Empresarial na modalidade EaD do Paula Souza

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1 NO SISTEMA NOVO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA NO PRIMEIRO LOGIN Prezados

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Relatório de Avaliação TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Relatório de Avaliação TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Relatório de Avaliação TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS A temática tecnologia da informação esta em todas as áreas: áreas da saúde, empresarial, governamental. A humanidade está entrando

Leia mais

Guia do aluno Informações Básicas

Guia do aluno Informações Básicas Guia do aluno Informações Básicas Pensando no processo de aproximação entre você e as tecnologias digitais que assegurarão um bom desempenho, criamos este guia com dicas para que você saiba como começar

Leia mais

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Jaboatão dos Guararapes / PE PAG.1 Tecnologia da Informação na Faculdade Guararapes A Faculdade Guararapes através do Setor de Tecnologia da Informação

Leia mais

Comissão de Avaliação divulga resultados da pesquisa

Comissão de Avaliação divulga resultados da pesquisa COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE PIAGET CPA Edição nº 01 Abril de 2015 Comissão de Avaliação divulga resultados da pesquisa Alunos, docentes e funcionários avaliaram a instituição. Veja o resultado

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.1 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA;

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA; EDITAL N.º 159/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS (MODALIDADE GESTÃO ACADÊMICA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REFERENTES AO PROJETO NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Guia do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos e administrativos necessários ao desenvolvimento dos cursos de

Leia mais

OFERTAS DE VAGAS DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO PARA UNIDADES EXTERNAS

OFERTAS DE VAGAS DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO PARA UNIDADES EXTERNAS Pág. 0001 / 0006 17/08/2015 1:44 2 Requisitos: Curso de engenharia da Computação Carga Horária (Semanal): Bolsa Auxílio CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Requisitos: Requisitos necessários: Cursando a partir do º

Leia mais

INFRAESTRUTURA 1. ESPAÇO FÍSICO 1.1. Gabinetes de Trabalho para Professores Tempo Integral - TI

INFRAESTRUTURA 1. ESPAÇO FÍSICO 1.1. Gabinetes de Trabalho para Professores Tempo Integral - TI INFRAESTRUTURA 1. ESPAÇO FÍSICO Atualmente a FIBRA encontra-se em novas instalações contando com 33 salas de aula climatizadas, com instalações de equipamentos de multimídia, auditório climatizado com

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

Como ter sucesso na educação a distância

Como ter sucesso na educação a distância Metodologia Diferenciada Ambiente de Aprendizagem Moderno Inovação Continuada e Empreendedorismo Como ter sucesso na educação a distância 1 Regulamento 2 1 Como ter sucesso na educação a distância Para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Rede São Paulo de Formação Docente MANUAL DO TUTOR Cursos de Especialização para o Quadro do Magistério São Paulo-2010 BEM-VINDO AOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA REDEFOR Prezado

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL UNIDADE SANTO AMARO São Paulo, fevereiro de 2012 NOSSA MISSÃO Proporcionar acesso a um ensino de qualidade para diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho. Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

VESTIBULAR 2º SEMESTRE DE 2015 PERGUNTAS FREQUENTES

VESTIBULAR 2º SEMESTRE DE 2015 PERGUNTAS FREQUENTES VESTIBULAR 2º SEMESTRE DE 2015 PERGUNTAS FREQUENTES 1. MATRÍCULA 1.1. Fui convocado, mas não posso comparecer no prazo estabelecido para fazer a Matrícula. Existe outra data? Não. O candidato que não comparecer

Leia mais

Laboratórios de Informática Regulamento

Laboratórios de Informática Regulamento 1 Laboratórios de Informática Regulamento Pagina 1/10 Sumário DA CONSTITUIÇÃO...3 DA ADMINISTRAÇÃO...4 DA UTILIZAÇÃO...5 DISPOSIÇÕES GERAIS...10 Pagina 2/10 REGULAMENTO INTERNO DA CONTISTUIÇÃO Art. 1 -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG) Edital N o 01 SWG/UNICENTRO/CNPq A Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio da Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, com base no Termo de Concessão 800773/2011-0 do Programa

Leia mais

Fase. Tempo Necessário. b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) Tempo Necessário. Tempo Necessário

Fase. Tempo Necessário. b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) Tempo Necessário. Tempo Necessário 4-0 FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 CURSOS 4-1a Cursos a - Comunicados e informes - Avisos aos instrutores. 4-1b Cursos b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) - Um exemplar deve

Leia mais

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ONLINE DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ONLINE DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ONLINE DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO MANTIDA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JOÃO PINHEIRO Olá, este é um manual prático

Leia mais

Proposta Comercial EDUNIX SISTEMA DE GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Proposta Comercial EDUNIX SISTEMA DE GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO Proposta Comercial EDUNIX SISTEMA DE GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO Sumário Empresa... 3 Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Solução... 4 Principais características... 4 Lista de funcionalidades...

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA - CESUBE CAPÍTULO I

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA - CESUBE CAPÍTULO I REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA - CESUBE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 NO SISTEMA NOVO, CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA ENTRADO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA

Leia mais

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 O que é Intercâmbio? A palavra INTERCÂMBIO significa TROCA. A partir dessa idéia, surgem

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia de São Vicente (PIC-FATEF)

Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia de São Vicente (PIC-FATEF) FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia de São Vicente (PIC-FATEF) Introdução O Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia de

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h.

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Horário de Atendimento: Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. Bangu/Jacarepaguá: de 2ª a 6ª, das 16h às 21h. Telefone: atendimento

Leia mais

Este livro é protegido pela Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida,

Este livro é protegido pela Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, Este livro é protegido pela Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, modificada, distribuída, por qualquer meio, seja eletrônico,

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO Passo a passo do Portal Acadêmico www.catolica-to.edu.br - suporterm@catolica-to.edu.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais