Experimento. Guia do professor. Cilindro = cone + esfera 2? Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Experimento. Guia do professor. Cilindro = cone + esfera 2? Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia"

Transcrição

1 geometria e medidas Guia do professor Experimento Cilindro = cone + esfera 2? Objetivos da unidade 1. Fazer a comparação de volumes de três sólidos: cone, esfera e cilindro; 2. Obter as relações que fornecem o volume do cone e da esfera a partir do volume do cilindro. licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Secretaria de Educação a Distância Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Educação

2 Cilindro = cone + es fera? 2 Guia do professor Sinopse Reunidos em grupos, os alunos construirão, usando massa de modelar, um cone e um cilindro de alturas iguais ao raio de sua base e uma semiesfera de mesmo raio. Depois, mergulharão os sólidos individualmente num recipiente com água e anotarão a altura que ela atingiu. Fazendo isso, pode-se perceber que a altura que a água sobe para o cone, semiesfera e cilindro são proporcionais a 1, 2 e 3, respectivamente. Dessa forma serão obtidas as relações de volume do cone e esfera a partir do volume do cilindro. Conteúdo Geometria Espacial, Volumes Objetivos Fazer a comparação de volumes de três sólidos: cone, esfera e cilindro; Obter as relações que fornecem o volume do cone e da esfera a partir do volume do cilindro. Duração Uma aula dupla.

3 O tema Geometria e Medidas envolve não somente conteúdos de geometria, como também estabelece uma forte conexão com números. Em particular, este experimento vem nos mostrar uma relação numérica entre os volumes de alguns sólidos de revolução: a esfera, o cone e o cilindro. Sabemos que chegar a uma expressão algébrica que representa o volume de uma esfera não é simples, especialmente no Ensino Médio. Contudo, podemos usar outros volumes conhecidos para obtê-la, por exemplo, o volume do cone é a terça parte do volume de um cilindro de mesma base e mesma altura. Mas de que maneira o aluno pode obter essa relação? É muito comum o aluno ser apresentado a diversas fórmulas prontas, que são de fácil uso, mas também de fácil esquecimento. No experimento, propomos uma vivência do desenvolvimento do assunto relacionado para que a aprendizagem seja mais rica e efetiva. Em geral, nos experimentos, a manipulação, a visualização, os resultados obtidos e as conjecturas propiciam momentos instigantes para o aluno, tornando-o mais atento, mais interessado no caso em particular, muito mais significativo do que meras aplicações de fórmulas matemáticas. Ressaltamos que conclusões obtidas experimentalmente devem ser demonstradas através de teorias matemáticas. O desafio do experimento consiste em determinar quantas vezes o espaço contido em um cone cabe em um cilindro que tem a mesma base e a mesma altura que o cone e, além disso, verificar qual é a relação do cone e do cilindro com a semiesfera.

4 Arquimedes é considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Nasceu na cidade grega de Siracusa, situada na ilha de Sicília, no ano 287 a.c. e morreu aos 75 anos, assassinado por um soldado quando Siracusa foi conquistada pelo exército romano durante a Segunda Guerra Púnica. Conta-se que o rei Herão lhe pediu para emitir juízo final sobre se uma coroa tinha sido feita de ouro puro ou se o ourives o tinha enganado, misturando prata ao ouro. Certo dia, quando Arquimedes se encontrava em banhos públicos, lugares não só para higiene, como para lazer e reuniões de negócios, notou a subida do nível da água quando entrou na banheira e encontrou a solução do problema: ele deduziu que, sendo o ouro mais denso que a prata, um dado peso de ouro ocuparia um volume menor que um peso igual de prata e, portanto, deslocaria uma menor quantidade de água. Na sua euforia devido à descoberta, esqueceu-se de se vestir e saiu nu pelas ruas da cidade, correndo até sua casa gritando Eureka, eureka!, que significa Achei, achei!. Ele verificou que a nova coroa de Herão deslocava mais água que um peso igual de ouro, assim provando a fraude do ourives. Dentre os muitos trabalhos de Arquimedes destaca-se O Método, no qual é explorado um modo mecânico, através de equilíbrio de pesos em uma alavanca, para investigar problemas de matemática, como a relação entre os volumes da esfera, do cilindro e do cone. Ele também salienta a importância de uma demonstração posterior dos resultados obtidos. Uma referência sobre como Arquimedes obteve o volume de uma esfera segundo O Método encontra-se em [Ávila].

5 Comentários iniciais Este experimento contém três etapas principais. Na primeira, os alunos reunidos em grupos construirão os sólidos que serão comparados. Esta parte, além de trabalhar conceitos geométricos, como figuras planas e espaciais, envolve concentração, atenção, visualização, manipulação e desenho, que são importantes habilidades na formação do aluno. Na segunda etapa, com a utilização das figuras construídas, é feita a comparação: o aluno irá obter, de maneira experimental, as relações numéricas entre os volumes dos três sólidos de revolução. Na terceira etapa, os alunos serão induzidos a encontrar uma relação entre o volume de um cilindro e de um cone, ambos com mesmo raio e altura, para posterior obtenção dos volumes desses sólidos. Construção dos sólidos Nesta etapa cada grupo de alunos construirá moldes em papelão de um cilindro circular reto, de um cone circular reto, ambos com mesmo raio e altura, e também de uma semiesfera com mesmo raio que os anteriores. Na construção desses moldes, os raios devem ser diferentes para cada grupo. O professor deve sugerir as medidas dos raios, levando em conta o raio do recipiente cilíndrico que será usado na etapa seguinte. Finalmente, os moldes devem ser preenchidos com as massas para a obtenção dos respectivos sólidos. Atente para o fato de que a tarefa de construir os sólidos com a massa de modelar é interessante, porém requer certa habilidade.

6 Comparação dos volumes Os alunos mergulharão cada sólido construído separadamente em um recipiente cilíndrico contendo água. A escolha do recipiente é de fundamental importância. Se o sólido tiver um raio muito menor que o raio do recipiente, a altura da água após a imersão poderá ficar muito próxima à altura inicial e as relações algébricas desejadas ficarão muito difíceis de ser obtidas. É importante também ter cuidado com as medições, que devem ser orientadas pelo professor. Cada grupo de alunos pode construir tabelas do tipo: Altura da água deslocada cone semiesfera cilindro tabela 1 Razão entre os volumes cone cilindro semiesfera cilindro tabela 2 Observação: Entende-se por altura da água deslocada a diferença entre o nível da água após o objeto ser mergulhado no recipiente e o nível inicial da água neste recipiente. O volume de cada sólido será igual ao volume da água deslocada em cada caso. Esperamos que as razões cone cilindro e semiesfera cilindro obtidas sejam, respectivamente, próximas a e, e que os alunos percebam que o deslocamento que a semiesfera produz no nível da água equivale ao dobro

7 do deslocamento produzido pelo cone quando cada objeto é mergulhado separadamente. A partir disso, os alunos podem notar que o volume da semiesfera é o dobro do volume do cone. Sendo cone e semiesfera os volumes do cone e da semiesfera, respectivamente, então semiesfera cone, aproximadamente. Da mesma forma, esperamos que os alunos observem que, quando colocamos o cone e o cilindro, um de cada vez, no recipiente, o nível da água sobe três vezes mais quando o cilindro é mergulhado em comparação com a submersão do cone. Portanto, o volume do cilindro é três vezes o volume do cone. Sendo cilindro o volume do cilindro, então Finalmente, podemos escrever cilindro cone. e cone semiesfera cilindro semiesfera cilindro. Assim, os alunos intuitivamente poderão perceber que o volume do cone é igual à terça parte do volume do cilindro e o volume da semiesfera é igual a dois terços do volume do cilindro (este resultado será justificado no fechamento deste Guia). Generalização do volume do cone O objetivo desta etapa é obter, de modo geral, uma relação entre o volume de um cone e de um cilindro de mesmo raio da base e mesma altura. O procedimento é similar ao que foi desenvolvido nas etapas 1 e 2.

8 Fechamento O Fechamento é uma importante ferramenta para o professor concluir os resultados, avaliar o método de aula e a fixação da aprendizagem do aluno. O professor pode iniciar o Fechamento expondo na lousa uma tabela como a que segue para socializar os resultados de todos os grupos. cone cilindro semiesfera cilindro Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 tabela 3 Em seguida, proponha também uma reflexão sobre o que foi obtido, chegando à conclusão de que experimentalmente foram obtidas as razões entre os volumes como sendo cone cilindro e semiesfera cilindro, aproximadamente. Isso deve ser então verificado com o uso de resultados teóricos da matemática. Sabendo que o volume de um paralelepípedo é igual ao produto da área da base pela a altura, e o volume de uma pirâmide é igual a um terço do produto da área da base pela a altura, vamos obter as expressões do volume do cilindro e do volume do cone utilizando o Princípio de Cavalieri. Princípio de Cavalieri Sejam dados dois sólidos e um plano. Se todo plano paralelo ao plano dado secciona os dois sólidos segundo figuras de mesma área, então esses sólidos têm o mesmo volume.

9 Na figura temos dois sólidos e e o plano. Qualquer plano, paralelo a, corta os sólidos segundo secções de mesma área. O Princípio de Cavalieri afirma que o volume de é igual ao volume de. fig. 1 O volume do cilindro O procedimento é tomar um cilindro circular reto e um paralelepípedo, ambos com alturas e áreas de base iguais, e assentá-los em um mesmo plano. Toda secção do cilindro, que é paralela à base, é congruente a ela e, portanto, tem a mesma área. Ocorre o mesmo com o paralelepípedo. Logo, as áreas e são iguais. Pelo Princípio de Cavalieri, os dois sólidos têm o mesmo volume, que é igual ao produto da área da base pela sua altura.

10 fig. 2 Concluímos que: O volume de um cilindro circular reto com raio da base e altura é dado por. O volume do cone circular reto Consideremos um cone com altura e base com área e uma pirâmide também com altura e base com área, tais que suas bases estejam contidas num mesmo plano. fig. 3

11 Com argumentos geométricos envolvendo semelhança e área de triângulos, podemos mostrar que qualquer plano paralelo ao plano das bases, distando dos vértices, secciona ambos os sólidos segundo regiões de áreas e, temos, ou seja,. Então, pelo Princípio de Cavalieri, o cone e a pirâmide têm volumes iguais. E, sabendo que o volume da pirâmide é igual a um terço do produto da área da base pela altura, concluímos que: O volume de um cone circular com raio da base e altura é dado por. O volume da esfera Consideremos uma esfera de raio. fig. 4 Chamemos de o sólido que restar no cilindro de raio e altura, ao serem retirados dele, a partir de suas bases, dois cones congruentes, de raio e altura, como na figura. Assim, consideremos apoiados sobre um plano horizontal a esfera e o sólido. Vamos agora comparar esses dois sólidos.

12 Um plano paralelo a que dista do centro da esfera a intersecciona segundo um círculo de área. A secção do sólido por esse mesmo plano é a coroa circular limitada pelas circunferências de raio e, como mostra a figura, e sua área também é. Logo, pelo Princípio de Cavalieri, o volume da esfera de raio é dado por Assim, temos: O volume de uma esfera de raio é dado por. Chegamos então, a partir desses resultados, às relações obtidas experimentalmente: cone cilindro e semiesfera cilindro Consequentemente, e cone semiesfera cilindro cone semiesfera cilindro Sugestões 1. Depois de obtido o volume da esfera, poderá ser apresentada a área da superfície esférica. Ver [Lima, 2000, p ]. 2. O volume de uma cunha esférica e a área de um fuso esférico também podem ser obtidos, respectivamente, do volume e da área da esfera através da observação de que ambos são proporcionais ao ângulo diedro correspondente.

13 Os sólidos construídos na etapa 1 deste experimento podem ser utilizados para abordar alguns conceitos de simetria do cone, cilindro, esfera e semiesfera. A seguir apresentamos uma sugestão relativa a essa abordagem. espelho fig. 5 eixo do cone Simetrias do cone Para uma introdução ao estudo sobre algumas simetrias do cone, inicialmente solicite aos alunos que dividam o cone construído na etapa 1 através de sua secção meridiana em duas partes iguais e que coloquem uma dessas partes junto a um espelho, como na figura.

14 fig. 6 Os alunos devem observar que a reflexão dessa parte do cone, em relação ao espelho, é, visualmente, a outra parte do cone. Mais formalmente, consideremos um cone circular reto e um plano contendo o eixo deste cone. Lembramos que o eixo de um cone circular reto é a reta perpendicular à sua base passando por seu centro. Esse plano divide o cone em duas partes iguais. A reflexão em relação ao plano α de cada uma das partes do cone coincide com a outra parte. Dizemos que o cone tem simetria de reflexão em relação ao plano. Dizemos também que o plano é um plano de simetria do cone. De modo análogo, podemos também explorar algumas simetrias em relação ao plano do cilindro, da esfera e da semiesfera. Também podemos dizer, de um modo geral, que uma figura é simétrica em relação a um determinado plano se sua reflexão em relação a esse plano coincide com ela.

15 Ávila, Geraldo. Arquimedes, a esfera e o cilindro. Revista do Professor da Matemática. São Paulo, nº 10, p , Eves, Howard. Introdução à História da Matemática. 4ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, Lima, Elon Lages; Carvalho, Paulo Cezar Pinto; Wagner, Eduardo; Morgado, Augusto César. A Matemática do Ensino Médio, Vol 2, Coleção do Professor de Matemática, (3ª Edição). Rio de Janeiro: sbm, Lima, Elon Lages. Medida e Forma em Geometria, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: sbm, 1991.

16

17 Ficha técnica Autoras Claudina Izepe Rodrigues, Eliane Quelho Frota Rezende e Maria Lúcia Bontorim de Queiroz Revisores Matemática Antônio Carlos Patrocínio Língua Portuguesa Carolina Bonturi Pedagogia Ângela Soligo Projeto gráfico Preface Design Ilustrador Lucas Ogasawara de Oliveira Universidade Estadual de Campinas Reitor Fernando Ferreira Costa Vice-Reitor Edgar Salvadori de Decca Pró-Reitor de Pós-Graduação Euclides de Mesquita Neto Matemática Multimídia Coordenador Geral Samuel Rocha de Oliveira Coordenador de Experimentos Leonardo Barichello Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (imecc unicamp) Diretor Jayme Vaz Jr. Vice-Diretor Edmundo Capelas de Oliveira licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Secretaria de Educação a Distância Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Duplicação do Cubo. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Duplicação do Cubo. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação geometria e medidas Guia do professor Experimento Duplicação do Cubo 1. 2. 3. Objetivos da unidade Experimentalmente, obter a aresta de um cubo, que possui o dobro do volume de um outro cubo de arestas

Leia mais

Software. Guia do professor. Geometria do táxi formas geométricas. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância

Software. Guia do professor. Geometria do táxi formas geométricas. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância Geometria e medidas Guia do professor Software Geometria do táxi formas geométricas Objetivo da unidade Utilizar o sistema de coordenadas cartesianas no plano e a noção de distância do táxi para explorar

Leia mais

Experimento. O experimento. Como economizar cadarço. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. O experimento. Como economizar cadarço. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação geometrias e medidas O experimento Experimento Como economizar cadarço 1. 2. Objetivos da unidade Permitir ao aluno criar e testar hipóteses; Descrever situações e resolver problemas utilizando conceitos

Leia mais

Guia do professor. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. geometria e medidas

Guia do professor. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. geometria e medidas geometria e medidas Guia do professor Objetivos da unidade 1. Desenvolver a habilidade para utilizar um transferidor; 2. Apresentar, experimentalmente, a noção de tangente de um ângulo; 3. Usar a noção

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Baralho mágico. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Baralho mágico. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação Números e funções Guia do professor Experimento Baralho mágico Objetivos da unidade Examinar uma função logarítmica discreta a partir da execução de uma mágica com cartas; Motivar o estudo dos logaritmos.

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Transformação de Möbius. Governo Federal. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia

Experimento. Guia do professor. Transformação de Möbius. Governo Federal. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia geometria e medidas Números e funções Guia do professor Experimento Transformação de Möbius Objetivos da unidade 1. Estudar o efeito da translação, rotação e dilatação no plano complexo; 2. Pôr em prática

Leia mais

O experimento. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. números e funções

O experimento. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. números e funções números e funções O experimento Objetivos da unidade Examinar uma função logarítmica discreta a partir da execução de uma mágica com cartas; Motivar o estudo dos logaritmos. licença Esta obra está licenciada

Leia mais

Experimento. O experimento. Esqueletos no espaço. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância

Experimento. O experimento. Esqueletos no espaço. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância geometrias e medidas O experimento Experimento Esqueletos no espaço 1. 2. Objetivos da unidade Instrumentalizar o docente com material para o ensino de Geometria Espacial; Explorar esqueletos de poliedros

Leia mais

Experimento. O experimento. Qual é a área do quadrilátero? Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia

Experimento. O experimento. Qual é a área do quadrilátero? Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia Geometria e medidas O experimento Experimento Qual é a área do quadrilátero? Objetivos da unidade 1. Apresentar diferentes formas de se calcular ou aproximar a área de quadriláteros; 2. Analisar situações

Leia mais

Experimento. O experimento. Caixa de papel. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e Tecnologia. Secretaria de Educação a Distância

Experimento. O experimento. Caixa de papel. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e Tecnologia. Secretaria de Educação a Distância números e funções geometria e medidas O experimento Experimento Caixa de papel Objetivo da unidade Discutir com o aluno o conceito de volume aliado ao comportamento de funções. licença Esta obrá está licenciada

Leia mais

Tesouro Cartesiano. Série Matemática na Escola

Tesouro Cartesiano. Série Matemática na Escola Tesouro Cartesiano Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar um problema geométrico motivador; 2. Mostrar a eficácia da Geometria Analítica para a solução de um problema. Tesouro Cartesiano Série

Leia mais

Secretaria de Educação a Distância

Secretaria de Educação a Distância Objetivos da unidade Elaborar, verificar e reformular hipóteses sobre um fenômeno observado; Aplicar conceitos básicos de geometria plana e espacial. Esta obrá está licenciada sob uma licença Creative

Leia mais

Vinte um divisores naturais. Série Problemas e soluções

Vinte um divisores naturais. Série Problemas e soluções Vinte um divisores naturais Série Problemas e soluções Objetivo 1. Entender e resolver um problema que envolve números primos e a fatoração de números naturais. Vinte e um divisores naturais Série Problemas

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 05 Prismas Prismas são sólidos geométricos que possuem as seguintes características: bases paralelas são iguais; arestas laterais iguais

Leia mais

A Comunidade. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar uma aplicação de um ponto notável do triângulo, o circuncentro.

A Comunidade. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar uma aplicação de um ponto notável do triângulo, o circuncentro. A Comunidade Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar uma aplicação de um ponto notável do triângulo, o circuncentro. A Comunidade Série Matemática na Escola Conteúdos Pontos notáveis do triângulo:

Leia mais

O experimento. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. geometria e medidas

O experimento. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. geometria e medidas geometria e medidas O experimento Objetivos da unidade 1. Desenvolver a habilidade para utilizar um transferidor; 2. Apresentar, experimentalmente, a noção de tangente de um ângulo; 3. Usar a noção de

Leia mais

O experimento. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. geometria e medidas

O experimento. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. geometria e medidas geometria e medidas O experimento Objetivos da unidade 1. Desenvolver a habilidade para utilizar um transferidor; 2. Apresentar, experimentalmente, a noção de tangente de um ângulo; 3. Usar a noção de

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Câmara escura. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Câmara escura. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação Números e funções Guia do professor Experimento Câmara escura 1. Objetivos da unidade Motivar o estudo de relações de proporcionalidade direta e inversa a partir da obser vação de um fenômeno físico. licença

Leia mais

Experimento. O experimento. Quadrado mágico aditivo. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Educação a Distância

Experimento. O experimento. Quadrado mágico aditivo. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Educação a Distância números e funções O experimento Experimento Quadrado mágico aditivo Objetivos da unidade 1. Apresentar o desafio de lógica Quadrado Mágico; 2. Estudar Progressões Aritméticas com o auxílio de quadrados

Leia mais

Esse tal de Bhaskara. Série Matemática na Escola

Esse tal de Bhaskara. Série Matemática na Escola Esse tal de Bhaskara Série Matemática na Escola Objetivos 1. Proporcionar um passeio histórico sobre os processos de resolução de equações quadráticas. Esse tal de Bhaskara 1/7 Esse tal de Bhaskara Série

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Quadrado mágico aditivo. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Educação a Distância

Experimento. Guia do professor. Quadrado mágico aditivo. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Educação a Distância geometria e medidas Guia do professor Experimento Quadrado mágico aditivo Objetivos da unidade 1. Apresentar o desafio de lógica Quadrado Mágico; 2. Estudar Progressões Aritméticas com o auxílio de quadrados

Leia mais

Experimento. O experimento. Jogo da trilha. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. O experimento. Jogo da trilha. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação Análise de dados e probabilidade O experimento Experimento Jogo da trilha 1. 2. 3. Objetivos da unidade Discutir, através de um jogo, o conceito de probabilidade condicional; Desenvolver a habilidade necessária

Leia mais

Matemática e brigadeiro combinam?

Matemática e brigadeiro combinam? Reforço escolar M ate mática Matemática e brigadeiro combinam? Dinâmica 5 2ª Série º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 2a do Ensino Médio Geométrico Geometria Espacial: Esfera Primeira

Leia mais

Associamos a esse paralelepípedo um número real, chamado volume, e definido por. V par = a b c.

Associamos a esse paralelepípedo um número real, chamado volume, e definido por. V par = a b c. Volumes Paralelepípedo Retângulo Dado um retângulo ABCD num plano α, consideremos um outro plano β paralelo à α. À reunião de todos os segmentos P Q perpendiculares ao plano α, com P sobre ABCD e Q no

Leia mais

Volume e Área de Superfície, Parte I

Volume e Área de Superfície, Parte I AULA 14 14.1 Introdução Nesta aula vamos trabalhar com os conceitos que você, aluno já está habituado: volume e área de superfície. Nesta aula, trataremos de volumes de sólidos simples como cilindros,

Leia mais

Os Infinitos de Cantor. Série Matemática na Escola

Os Infinitos de Cantor. Série Matemática na Escola Os Infinitos de Cantor Série Matemática na Escola Objetivos 1. Abordar os temas de cardinalidade, conjuntos e subconjuntos infinitos, correspondência biunívoca; 2. Apresentar uma demonstração matemática

Leia mais

Pirâmide, cone e esfera

Pirâmide, cone e esfera A UA UL LA Pirâmide, cone e esfera Introdução Dando continuidade à unidade de Geometria Espacial, nesta aula vamos estudar mais três dos sólidos geométricos: a pirâmide, o cone e a esfera. Nossa aula A

Leia mais

Experimento. Guia do professor. A matemática dos calendários. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia

Experimento. Guia do professor. A matemática dos calendários. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia Números e funções Guia do professor Experimento A matemática dos calendários Objetivos da unidade 1. Entender e aplicar algoritmos; 2. Revisar o uso de operações básicas. licença Esta obrá está licenciada

Leia mais

Oferenda Musical de Bach. Série Matemática na Escola

Oferenda Musical de Bach. Série Matemática na Escola Oferenda Musical de Bach Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar isometrias no plano por meio de uma música chamada Oferenda Musical de Bach; 2. Discutir isometria na música, isometria nas artes,

Leia mais

Onde está o peso extra? Série Problemas e Soluções. Objetivos 1. Estudar uma estratégia que valoriza ao máximo as informações disponíveis.

Onde está o peso extra? Série Problemas e Soluções. Objetivos 1. Estudar uma estratégia que valoriza ao máximo as informações disponíveis. Onde está o peso extra? Série Problemas e Soluções Objetivos 1. Estudar uma estratégia que valoriza ao máximo as informações disponíveis. Onde está o peso extra? Série Problemas e soluções Conteúdos Lógica,

Leia mais

Volume, cones e cilindros. Série Problemas e soluções. Objetivo 1. Apresentar uma aplicação do cálculo do volume de sólidos no cotidiano.

Volume, cones e cilindros. Série Problemas e soluções. Objetivo 1. Apresentar uma aplicação do cálculo do volume de sólidos no cotidiano. Volume, cones e cilindros Série Problemas e soluções Objetivo 1. Apresentar uma aplicação do cálculo do volume de sólidos no cotidiano. Volume, cones e cilindros Série Problemas e Soluções Conteúdos Volumes

Leia mais

Cilindro. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT

Cilindro. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cilindro MA13 - Unidade 23 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cilindro Em um plano H considere uma curva simples fechada C e seja r uma

Leia mais

Um Caminho para o Curral. Série Matemática na Escola

Um Caminho para o Curral. Série Matemática na Escola Um Caminho para o Curral Série Matemática na Escola Objetivos 1. Revisar o Teorema de Pitágoras e a teoria de semelhança de triângulos; 2. Iniciar o estudo de trigonometria no triângulo retângulo. Um Caminho

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

Pra lá de Bagdá. Série Matemática na Escola

Pra lá de Bagdá. Série Matemática na Escola Pra lá de Bagdá Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar sequências numéricas 2. Introduzir progressões geométricas, seu termo geral e a soma dos seus termos. 3. Apresentar a função exponencial.

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

Experimento. O experimento. Avalanches. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. O experimento. Avalanches. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação Números e funções O experimento Experimento Avalanches 1. 2. 3. Objetivos da unidade Modelar o fenômeno de avalanches; Construir gráficos; Linearizar gráficos através de logaritmos. licença Esta obrá está

Leia mais

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL .. PARALELEPÍPEDOS RETÂNGULOS Um paralelepípedo retângulo é um prisma reto cujas bases são retângulos. AB CD A' B' C' D' a BC AD B' C' A' D' b COMPRIMENTO LARGURA AA' BB' CC'

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 16 CONE E CILINDRO. Professor Haroldo Filho

MATEMÁTICA MÓDULO 16 CONE E CILINDRO. Professor Haroldo Filho MATEMÁTICA Professor Haroldo Filho MÓDULO 16 CONE E CILINDRO 1. CILINDRO CIRCULAR Considere dois planos paralelos, α e β, seja R um círculo no plano α, seja s uma reta secante aos dois planos que não intersecta

Leia mais

Volume e Área de Superfície, Parte II

Volume e Área de Superfície, Parte II AULA 15 15.1 Introdução Nesta última aula, que é uma sequência obteremos o volume da esfera utilizando o Princípio de Cavalieri, e trataremos de idéias de área de superfície. Finalmente abordaremos o contéudo

Leia mais

Xeque-Mate. Série Matemática na Escola

Xeque-Mate. Série Matemática na Escola Xeque-Mate Série Matemática na Escola Objetivos 1. Introduzir o Princípio Fundamental de Contagem; 2. Apresentar os conceitos de Arranjo e Permutação. Xeque-Mate Série Matemática na Escola Conteúdos Arranjo,

Leia mais

Cone. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT

Cone. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cone MA13 - Unidade 23 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cone Em um plano H considere uma curva simples fechada C e seja V um ponto fora

Leia mais

Material Teórico - Módulo: Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas. Esfera - Parte 2. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo: Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas. Esfera - Parte 2. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo: Geometria Espacial - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas Esfera - Parte 2 Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto

Leia mais

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard Cilindros Aulas 01 a 02 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário Cilindros... 1 Cilindro... 1 Elementos do cilindro... 1 O cilindro possui:... 1 Classificação... 1 O cilindro

Leia mais

V = 12 A = 18 F = = 2 V=8 A=12 F= = 2

V = 12 A = 18 F = = 2 V=8 A=12 F= = 2 Por: Belchior, Ismaigna e Jannine Relação de Euler Em todo poliedro convexo é válida a relação seguinte: V - A + F = 2 em que V é o número de vértices, A é o número de arestas e F, o número de faces. Observe

Leia mais

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016 Professora : Cristiane Fernandes Pirâmide A pirâmide é uma figura geométrica espacial, um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular,

Leia mais

OS PRISMAS. 1) Definição e Elementos :

OS PRISMAS. 1) Definição e Elementos : 1 OS PRISMAS 1) Definição e Elementos : Dados dois planos paralelos α e β, um polígono contido em um desses planos e um reta r, que intercepta esses planos, chamamos de PRISMA o conjunto de todos os segmentos

Leia mais

Geometria Espacial no Cabri 3D

Geometria Espacial no Cabri 3D Geometria Espacial no Cabri 3D Na Geometria Plana temos algumas facilidades na abordagem do estudo, pois existem modelos concretos onde os alunos podem se basear, como por exemplo, as superfícies pelas

Leia mais

Apostila De Matemática ESFERA

Apostila De Matemática ESFERA Apostila De Matemática ESFERA ESFERA Consideremos um ponto O e um segmento de medida r. Chama-se esfera de centro O e raio r ao conjunto dos pontos P do espaço, tais que a distancia OP seja menor ou igual

Leia mais

3, 2, 1 -Mistério. Série Matemática na Escola

3, 2, 1 -Mistério. Série Matemática na Escola 3, 2, 1 -Mistério Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar o Princípio de Cavalieri para figuras planas; 2. Apresentar o Princípio de Cavalieri para sólidos; 3. Apresentar a relação 3:2:1 entre

Leia mais

O Problema da cerca. Série Matemática na Escola

O Problema da cerca. Série Matemática na Escola O Problema da cerca Série Matemática na Escola Objetivos 1. Estudar máximo de funções quadráticas através de uma aplicação; 2. Analisar funções definidas por partes; 3. Discutir um problema de otimização.

Leia mais

MATEMÁTICA. Geometria Espacial

MATEMÁTICA. Geometria Espacial MATEMÁTICA Geometria Espacial Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Geometria Espacial Conceitos primitivos São conceitos primitivos (e, portanto, aceitos sem definição) na Geometria espacial os

Leia mais

As aventuras do Geodetetive 6: GPS. Série Matemática na Escola

As aventuras do Geodetetive 6: GPS. Série Matemática na Escola As aventuras do Geodetetive 6: GPS. Série Matemática na Escola Objetivos 1. Explicar o funcionamento do GPS 2. Mostrar a matemática envolvida na programação do GPS. As aventuras do Geodetetive 6 1/12 As

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD Reitoria Arapiraca PLANO DE MONITORIA

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD Reitoria Arapiraca PLANO DE MONITORIA PLANO DE MONITORIA CAMPUS: Campus III - Palmeira dos Índios CURSO: Matemática ANO LETIVO: 2017 PROFESSOR ORIENTADOR: ELIELSON MAGALHÃES LIMA DISCIPLINA: Geometria Euclidiana Espacial EXISTE DISCIPLINA

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 2 - Volumes e Áreas de Prismas e Pirâmides. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 2 - Volumes e Áreas de Prismas e Pirâmides. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 2 - Volumes e Áreas de Prismas e Pirâmides Pirâmides Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 12 de agosto

Leia mais

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA!

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! 1 U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! http://ueedgartito.wordpress.com RESUMO DE GEOMETRIA ESPACIAL São conceitos primitivos ( e, portanto,

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente PLANO DE ENSINO

Universidade Federal do Amazonas. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente PLANO DE ENSINO CURSO: Ciências Matemática e Física PROFESSOR (A): Leonardo Dourado de Azevedo Neto TURMA: 01 PERÍODO LETIVO: 2012/1 CÓDIGO DA DISCIPLINA: IAM5 DADOS SOBRE A DISCIPLINA DISCIPLINA PRÉ REQUISITO Construções

Leia mais

O plano e a esfera têm em comum infinitos pontos que formam um círculo chamado de secção plana da esfera.

O plano e a esfera têm em comum infinitos pontos que formam um círculo chamado de secção plana da esfera. COLÉGIO MILITA DO IO E JANEIO LISTA DE EXECÍCIOS COMPLEMENTAES GEOMETIA ESPACIAL º ANO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Fernando e Prof Zamboti 4º BIMESTE DE 015 ESFEA 1- Conceito

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Jogo da trilha. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Jogo da trilha. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação Análise de dados e probabilidade Guia do professor Experimento Jogo da trilha Objetivos da unidade 1. Discutir, através de um jogo, o conceito de probabilidade condicional; 2. Desenvolver a habilidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação Cecierj/Consórcio CEDERJ. COLÉGIO ESTADUAL ESTEFÂNIA PEREIRA PINTO MATEMÁTICA 2º ANO- 4º BIMESTRE/ 2012 PLANO DE TRABALHO ESFERAS TAREFA 2 CURSISTA: MARCIA

Leia mais

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Esfera. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Esfera. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Geometria Espacial - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera Esfera. a série E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Geometria Espacial - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Esfera.

Leia mais

Relação da matéria para a recuperação final. 2º Colegial / Geometria / Jeca

Relação da matéria para a recuperação final. 2º Colegial / Geometria / Jeca Relação da matéria para a recuperação final. º olegial / eometria / Jeca ula 33 - eometria métrica do espaço - Prisma reto. ula 34 - Paralelepípedo retorretângulo. ula 35 - ubo. ula 36 - Prisma regular.

Leia mais

Para salvar o mundo. Série Matemática na Escola

Para salvar o mundo. Série Matemática na Escola Para salvar o mundo Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar o conteúdo de progressão geométrica através de situações problemas; 2. Apresentar os diferentes tipos de progressão geométrica: crescente,

Leia mais

Construções de Dandelin

Construções de Dandelin Capítulo 7 Construções de Dandelin Na introdução às cônicas como secções planas do cone, referimo-nos às construções de Dandelin. Vamos apresentar estas construções para demonstrar as propriedades da elipse,

Leia mais

A velha história das multidões. Série Matemática na Escola

A velha história das multidões. Série Matemática na Escola A velha história das multidões Série Matemática na Escola Objetivos 1. Revelar como é feita a estimativa do número de pessoas em um evento 2. Mostrar como cálculos matemáticos simples nos auxiliam a confrontar

Leia mais

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina gravina@mat.ufrgs.br Instituto de Matemática da UFRGS Neste minicurso vamos trabalhar com os recursos do GeoGebra 3D e discutir possibilidades

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Duplicação do Cubo. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Duplicação do Cubo. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação geometria e medidas Guia do professor Experimento Duplicação do Cubo 1. 2. 3. Objetivos da unidade Experimentalmente, obter a aresta de um cubo, que possui o dobro do volume de um outro cubo de arestas

Leia mais

1. Quantos são os planos determinados por 4 pontos não coplanares?justifique.

1. Quantos são os planos determinados por 4 pontos não coplanares?justifique. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Disciplina: Geometria euclidiana espacial (GMA010) Assunto: Paralelisno e Perpendicularismo; Distância e Ângulos no Espaço. Prof. Sato 1 a Lista

Leia mais

Resumo de Geometria Espacial Métrica

Resumo de Geometria Espacial Métrica 1) s. esumo de Geometria Espacial Métrica Extensivo - São João da Boa Vista Matemática - Base Base Base Base Base oblíquo reto quadrangular regular exagonal regular triangular regular Base Fórmulas dos

Leia mais

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa.

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa. Curso Cientifico- Humanístico de Ciências e Tecnologias Artes Visuais Geometria Descritiva A Ano Lectivo 2010/11 FICHA FORMATIVA Prof.Emilia Peixoto PARALELISMO DE RECTAS E PLANOS 1. Exame de 2008, 2ª

Leia mais

Software. Guia do professor. Como comprar sua moto. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Software. Guia do professor. Como comprar sua moto. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação números e funções Guia do professor Software Como comprar sua moto Objetivos da unidade 1. Aplicar o conceito de juros compostos; 2. Introduzir o conceito de empréstimo sob juros; 3. Mostrar aplicações

Leia mais

Plano de Trabalho. Esfera

Plano de Trabalho. Esfera Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Plano de Trabalho Esfera Tarefa 2 Matemática 2 ano 4 bimestre/2012 Cursista: Barbara B. dos Santos Tutora: Daiana da Silva Leite Introdução Este plano de trabalho terá

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (1) 1087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): º Ano:C1 Nº Professora: Marcilene Siqueira Gama COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

GEOMETRIA MÉTRICA. As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases.

GEOMETRIA MÉTRICA. As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases. GEOMETRIA MÉTRICA 1- I- PRISMA 1- ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO Considere o prisma: As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases. BASES

Leia mais

Unidade 10 Geometria Espacial. Esfera

Unidade 10 Geometria Espacial. Esfera Unidade 10 Geometria Espacial Esfera Esfera Na série anterior, você estudou dois dos chamadas corpos redondos: o cilindro e o cone Estudaremos outro sólido que sem dúvida, aparece com extrema frequência

Leia mais

Volume de Sólidos. Principio de Cavalieri

Volume de Sólidos. Principio de Cavalieri Volume de Sólidos Principio de Cavalieri Volume Entenderemos por sólido qualquer um dos seguintes subconjuntos do espaço: cilindro, cone, esfera, poliedro (que iremos definir no próximo capítulo) ou qualquer

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo IV Aula 02 Tolerância de forma e posição Símbolos, inscrições e interpretações sobre o desenho (norma ISO R 1101-1969) As tolerâncias de forma

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 2 - Volumes e Áreas de Prismas e Pirâmides. Volumes de Sólidos Semelhantes. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 2 - Volumes e Áreas de Prismas e Pirâmides. Volumes de Sólidos Semelhantes. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial - Volumes e Áreas de Prismas e Pirâmides Volumes de Sólidos Semelhantes Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha

Leia mais

Material Teórico - Módulo: Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas. Cilindro. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo: Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas. Cilindro. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo: Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas Cilindro Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto É comum

Leia mais

Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada

Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada 1. Introdução Definição: Parábola é o lugar geométrico dos pontos do plano cujas distâncias entre uma reta fixa, chamada de reta diretriz, e a um ponto fixo situado fora desta reta, chamado de foco da

Leia mais

Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição

Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição Enem 15 semanas 1. Um quadrado de lados medindo 1 cm sofre uma rotação completa em torno de um eixo paralelo a um de seus lados. A distância

Leia mais

Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume Prof. Lhaylla Crissaff

Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume Prof. Lhaylla Crissaff Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume 2017.1 Prof. Lhaylla Crissaff www.professores.uff.br/lhaylla Sólidos Geométricos Prisma Pirâmide Cilindro Cone Esfera Prisma Ex.: P é um pentágono. Prisma Prisma

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

Tópico 9. Aula Prática: Empuxo

Tópico 9. Aula Prática: Empuxo Tópico 9. Aula Prática: Empuxo 1. INTRODUÇÃO Conta-se que na Grécia Antiga o Rei Herão II, de Siracusa, apresentou um problema a Arquimedes (287a.C. - 212a.C.), um sábio da época. O rei havia recebido

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano 2017-18 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 NÚMEROS

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

Equação da circunferência e Geometria Espacial

Equação da circunferência e Geometria Espacial COLÉGIO PEDRO II CAMPUS REALENGO II LISTA DE APROFUNDAMENTO - ENEM MATEMÁTICA PROFESSOR: ANTÔNIO ANDRADE COORDENADOR: DIEGO VIUG Equação da circunferência e Geometria Espacial Questão 01 No plano cartesiano,

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

Ângulos entre retas Retas e Planos Perpendiculares. Walcy Santos

Ângulos entre retas Retas e Planos Perpendiculares. Walcy Santos Ângulos entre retas Retas e Planos Perpendiculares Walcy Santos Ângulo entre duas retas A idéia do ângulo entre duas retas será adaptado do conceito que temos na Geometria Plana. Se duas retas são concorrentes

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas 1º Período Apresentação Levar os alunos a descobrir conceitos essenciais ao programa da disciplina através da Metodologia de Resolução de Problemas. Despertar nos alunos a curiosidade, o prazer da aprendizagem

Leia mais

Cilindro. Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Cilindro. Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: GEOMETRIA ESPACIAL: ESTUDO DOS CORPOS REDONDOS Os corpos redondos são os sólidos que tem superfícies curvas, como o cilindro, o cone e a esfera. A sua principal característica é o fato de não apresentarem

Leia mais

Resumo Geometria e medidas. Prismas e Cilindros Pirâmides e Cones Volume de uma pirâmide Volume da Esfera

Resumo Geometria e medidas. Prismas e Cilindros Pirâmides e Cones Volume de uma pirâmide Volume da Esfera Projeto Teia do Saber: Fundamentando uma Prática de Ensino de Matemática Utilização do Computador no Desenvolvimento do Conteúdo Matemática do Ensino Médio Geometria 16 de outubro de 2004 Um entendimento

Leia mais

Software. Guia do professor. Geometria do táxi Distâncias. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e Tecnologia

Software. Guia do professor. Geometria do táxi Distâncias. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e Tecnologia Números e funções Geometria e medidas Guia do professor Software Geometria do táxi Distâncias Objetivos da unidade 1. Consolidar o uso de coordenadas cartesianas no plano e introduzir uma nova noção de

Leia mais

Geometria Espacial Profº Driko

Geometria Espacial Profº Driko Geometria Espacial Profº Driko PRISMAS Sejam α e β dois planos paralelos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A1A2A3...An contida em α. Consideremos todos os segmentos

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

Guia do professor. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância.

Guia do professor. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. números e funções Guia do professor Objetivos da unidade 1. Mostrar uma aplicação muito importante de matrizes à análise de grafos; 2. Reforçar o significado da multiplicação de matrizes; 3. Introduzir

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais