Guia de Compras - SINDESAM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Compras - SINDESAM"

Transcrição

1 Guia de Compras - SINDESAM Controle de Poluição Atmosférica Tratamento de Água e Efluentes Tratamento de Resíduos Sólidos 2012/2013 Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental

2

3 O SINDESAM e o Saneamento Básico no Brasil Palavra do Presidente SINDESAM E O SANEAMENTO AMBIEMTAL O SINDESAM Sindicato Nacional das Indústrias de Saneamento Básico e Ambiental, integrante da ABIMAQ Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, congrega cerca de 104 empresas que atuam no fornecimento de sistemas e equipamentos de processo para o saneamento ambiental. Neste nosso Guia de Compras damos sequência às edições anteriores, relacionando as empresas associadas e suas respectivas linhas de produtos, que com tecnologias próprias oferecem aplicações específicas de equipamentos e soluções completas de processos nas suas diferentes áreas de atuação no tratamento de águas e efluentes, poluição atmosférica, sistemas de fluidos, desobstrução e limpeza de tubulações, instrumentos de medição e controle. Com investimentos em tecnologias, treinamentos de pessoal e instalações fabris, nossas empresas têm demonstrado, ao longo de suas atividades no País, sua capacidade de acompanhar o desenvolvimento do setor, quer seja no segmento industrial, que demanda atualização tecnológica periódica, quer seja ao segmento de saneamento básico, com os desafios para atingir a universalização em prazo compatível com as necessidades de investimentos. No segmento industrial, decorrente da atuação direta dos órgãos de fiscalização e controle ambiental, pode-se considerar que a situação em geral está equacionada. A participação de nossos associados foi e continua sendo importante no fornecimento de equipamentos e tecnologias de ponta que o segmento vem demandando nos programas de desenvolvimento nos setores de energia, óleo e gás, papel e celulose, açúcar e álcool, siderurgia e mineração, entre outros. Resta, entretanto, defender o conteúdo nacional nos atuais e novos investimentos. No segmento público de saneamento básico a situação é inversa. Situação atual da água no Brasil: 8,4% da população não possui água encanada, 43,5% é á média das perdas físicas de água tratada no sistema de distribuição das operadoras do país, há uma eutrofização crescente dos mananciais. Situação atual do esgotamento sanitário no Brasil: 50% do esgoto doméstico produzido é coletado, 32% do esgoto coletado é tratado, 21% do esgoto doméstico é tratado em fossas, falta de disposição/ destinação adequada dos lodos nas ETA s e ETE s existentes. Situação atual dos resíduos sólidos no Brasil: 162 mil toneladas de lixo são produzidos por dia no Brasil, 40% são dispostos adequadamente e 73% dos municípios brasileiros dispõem resíduos em lixão.

4 Outro ponto importante a considerar é a prioridade de proteção dos mananciais com o objetivo de poder dispor de água para todas as necessidades de uso humano, higiene e lazer, uso industrial e agrícola. É importante preservar a qualidade de nossos recursos hídricos acabando com os córregos e rios de esgoto a céu aberto, cena comum em inúmeros municípios do país, proporcionando a transmissão e proliferação de doenças à população. Tecnologias existem para todos esses desafios. Da mesma forma que para o segmento industrial, defendemos para o saneamento básico a compra por soluções, com desempenho atrelado, a partir de um projeto conceitual desenvolvido pelos órgãos públicos, a fim de agilizar a aplicação dos investimentos. Precisamos ampliar a eficiência nas contratações de obras complexas buscando a sua competitividade, promovendo a aplicação de experiências e novas tecnologias em busca da melhor relação de custos e benefícios. Devemos associar o custo global da instalação ao ciclo de vida do sistema, incentivando a utilização de inovação tecnológica com menor impacto ambiental e melhor desempenho. Isto é válido tanto para equipamentos isolados, como para sistemas completos. Defendemos que a compra seja feita pelo critério de desempenho através da avaliação da proposta pela avaliação de técnica e preço O SINDESAM e o Saneamento Básico no Brasil Teremos a Rio + 20, a copa de 2014 e as olimpíadas de Mais uma chance de realizarmos obras planejadas com infraestrutura básica, dando prioridade ao fornecimento de água com qualidade, esgoto tratado e lixo disposto adequadamente. Não podemos desperdiçar essa chance. A solução não é simples, mas levar saneamento básico é um dever e obrigação dos que dirigem aos municípios, e nós como sociedade, devemos cobrar e não aceitarmos calados a situação vergonhosa que nos encontramos. Investir em saneamento é investir em saúde e qualidade de vida. É um direito da sociedade. As associadas do SINDESAM têm condições e querem colaborar para atingir esse objetivo. Valdir Folgosi Presidente do SINDESAM Triênio:

5 Sumário Relação de Fabricantes 6 Relação de Produtos 8 Fabricantes x Produtos 14 36

6 6 SINDESAM Relação de Fabricantes A - B - C - D - E - F - G - H A & E Equipamentos e Serviços Ltda. Dynamic Aqua Science Indústria e Comércio Ltda. (DAS) Relação de Fabricantes Aerzen do Brasil Ltda. Agitec Equipamentos Industriais Ltda. Air Preheater Equipamentos Ltda. Albrecht Equipamentos Industriais Ltda. Alfa Laval Ltda. Alpina Equipamentos Industriais Ltda. Alvenius Equipamentos Tubulares Ltda. Andritz Separation Ind. Com. Equips. Filtração Ltda. ARPI Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. Asvac Bombas Ltda. Epp Atag Mecalpe Equipamentos e Processos Ltda. Atlas Copco Brasil Ltda. Biofibra Indústria e Comércio Ltda. Bombas Grundfos do Brasil Ltda. Bombas Leão S/A. Ceccato DMR Indústria Mecânica Ltda. Celmaq Indústria e Comércio Ltda.. Combustol Indústria e Comércio Ltda. Confab Industrial S/A. Copaza Indústria e Comércio de Máquinas Ltda. Daibase Comércio e Indústria Ltda. Damaeq Dávilla Indústria Mecânica de Máquinas Ltda. Danfoss do Brasil Indústria e Comércio Ltda. De Nora do Brasil Ltda. Dellbro Equipamentos Industriais Ltda. Desga Ambiental Indústria e Comércio Ltda. Ebara Indústrias Mecânicas e Comércio Ltda. Ecosol Soluções Ecológicas Ltda. Edra do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Enasa Eng. Ind. Com. Materiais Equips. p/ Saneamento Meio Ambiente Ltda. Enfil S/A. Controle Ambiental. Enops Engenharia S/A. Equipalcool Sistemas Ltda. Erick Ricardo Moriyama Canevari - Epp. Euroair Brasil Ind.Eqps.Aspiração Industrial Ltda. Expansul Comércio Importação e Exportação Ltda. Feba Indústria Mecânica Ltda. Festo Brasil Ltda. Filtracom Sistemas & Componentes P/ Filtração Ltda. Filtrágua Equips. para Tratamento de Água Ltda. FKB Indústria de Equipamentos Ltda. Flex-A-Seal do Brasil Ltda. Flowserve do Brasil Ltda. Fluid Brasil Sistemas e Tecnologia Ltda. Fluid Feeder Indústria e Comércio Ltda. Gascom Equipamentos Industriais Ltda. Gases e Equipamentos Silton Ltda. Guarujá Equipamentos para Saneamento Ltda. Glass Ind. e Com. de Bombas Centr. e Equips. Ltda.. Hemfibra Tecnologia em Saneamento Ltda. Higra Industrial Ltda.

7 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 7 H - I - K - L - M - N - O - P - R - S - T - U - V - W - X Hollbrás Filtros e Equipamentos Industriais Ltda. Sinalin Industrial e Comercial Ltda. Ibram Indústria Brasileira de Máquinas Ltda. Imbil-Indústria e Manutenção de Bombas ITA Ltda. Incase Indústria Mecânica de Equipamentos Ltda. Indústria Mec. e Artefatos de Metais Parva Ltda. KSB Bombas Hidráulicas S/A. Luftech Soluções Ambientais Ltda. Metalsinter Ind. e Com. de Filtros e Sinteriz. Ltda. Sinto Brasil Produtos Ltda. SMV Válvulas Industriais Ltda. Sparsol Ind. Com. Equipamentos Industriais Ltda. Starlux Equipamentos Industriais Ltda. Sulzer Brasil S/A. Tecitec Filtração e Tratamento de Efluentes Ltda. Tecscan Indústria e Comércio Ltda. Me Relação de Fabricantes Metroval Controle de Fluidos Ltda. Mizumo - Máquinas Agrícolas Jacto S/A. Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Omel Bombas e Compressores Ltda. Optiva Indústria e Comércio de Equipamentos Industriais Ltda. Me Perenne Equipamentos e Sistemas de Água S/A. Pieralisi do Brasil Ltda. Policontrol Instr.Controle Ambiental Ind. Com. Ltda. Promáquinas Indústria e Comércio Ltda. Prominas Brasil Equipamentos Ltda. PTI Power Transmission Industries do Brasil S/A. R.Z. Máquinas e Equipamentos Ltda. (RZ) Redutores Transmotécnica Ltda. Rohely do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Sappel do Brasil Ltda. SCS Soluções Construções e Sistemas Ltda. Sfay Equipamentos Industriais Ltda. Sibra Vac Mecânica Saltense Ltda. Sigma Tratamento de Águas Ltda. TMSA Tecnologia em Movimentação S/A TPA Trituradores do Brasil Ltda. Trox do Brasil Difusão de Ar Acust. Filt. Vent. Ltda. TSL Engenharia Manut. e Preservação Ambiental Ltda. Valloy Ind. e Com. de Válvulas e Acessórios Ltda. Veco do Brasil Ind. e Com. de Equips. Sociedade Ltda. Ventiladores Bernauer S/A. Vibropac Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. VLC Indústria e Comércio Ltda. Wam do Brasil Equipamentos Industriais Ltda. Wasser Link Projetos e Instalações Ltda. WDS - Woodbrook Drive Systems Acionamentos Industriais Ltda. Weg Equipamentos Elétricos S/A - Motores. Weir do Brasil Ltda. Westech Equipamentos Industriais Ltda.

8 8 SINDESAM Relação de Podutos A - B - C Relação de Produtos Abrandador Acoplamento Adensador Circular Mecânico de Lodo Adensador Dinâmico Adensador Mecânico Rotativo Adensador por Flotação Adufa de Fundo Adufa de Parede Aeradores Mecânicos Superficiais ou Submersos de Baixa ou Alta Rotação Agitador de Entrada Lateral Agitador Tipo Dispersor Agitadores Mecânicos de Alta ou Baixa Rotação Amortecedor de Pulsação Amortecedor de Pulsação/Vibração Aparelho de Osmose Inversa Aparelho de Osmose Reversa Arejador por Insuflação de Ar Arejador Tipo Bandeja Atenuador de Ruído Base Metálica Bioreator de Membrana Blocos de Fundo de Filtro para Lavagem Ar e Água ou Água Bloqueador para Tubulação Bocal Distribuidor para Filtros Lavados a Água Bocal para Filtro Bomba Alternativa Bomba Alternativa de Deslocamento de Êmbolo Simples Ação Multiplex Bomba Alternativa Volume Controlado de Êmbolo Simplex Bomba Centrífuga Autoescorvante Bomba Centrífuga Horizontal Bomba Centrífuga In Line Bomba Centrífuga Magnética Bomba Centrífuga Vertical Bomba Centrífuga Vertical de Poço Seco Bomba Centrífuga Vertical de Poço Úmido Bomba Centrífuga Vertical de Poço Úmido Eixo Prolongado entre Mancais Bomba Centrífuga Vertical de Poço Úmido Monobloco Submersa Bomba Centrífuga Vortex Bomba de Vácuo Bomba Dosadora Bomba para Drenagem Bomba Parafuso Bomba Pneumática Bomba Pneumática de Diafragma Bomba Rotativa a Vácuo de Anel Líquido Bomba Rotativa com Rotor Múltiplo de Engrenagens Bomba Rotativa com Rotor Múltiplo de Fuso Bomba Rotativa com Rotor Único Cavidade Progressiva Bomba Rotativa com Rotor Único de Fuso/ Pistão Bomba Submersa Bomba Submersível Bombas Dosadoras Peristálticas Conjuntos de Dosagens Bombas Dosadoras Tipo Pistão ou Diafragma By-Pass Cabine Cabine Humanizada Caixa de Areia Aerada Longitudinal Caixa de Areia com Remoção Mecânica Circular Caixa de Areia Tipo Vortex Caixa de Gordura Calha de Coleta Calha de Coleta Classificador e Lavador de Areia Calha Parshall Carvão Ativado Centrífuga Decantadora Centrífuga Separadora

9 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 9 C - D - E Chaminé de Descarga Ciclofiltro Ciclone Clarificação e Filtração da Água Clorador Coifa Coifa de Centro Coifa de Parede Coletor de Amostra Coletor de Névoa Coletor de Pó Portátil Coluna de Absorção Compactador de Sólidos de Gradeamento Comporta Circular Comporta Ensecadeira Comporta Manual, Motorizada ou Pistão Comporta Vagão Compressor de Anel Líquido Compressor de Parafusos Isentos de Óleo Conexão Convencional Conexão em Aço Carbono Conexão Galvanizada para Água/Ar Conexão para Água Conexão para Esgoto Conexão para Sistema de Ar Conjunto de Pressão Hidropneumático Contra-Flange Controladores Digitais Cortina Distribuidora de Fluxo Crepina Decantador Acelerado com Espessamento Decantador Convencional Decantador Lamelar com ou sem Módulos Tubulares Decanter Centrífugo Defagulhador Desaerador Desaerador Térmico Desarenadores Mecânicos Desferrização Desmineralizador Desmineralizador de Cátion-Ânion ou Leito Misto Desmineralizador por Osmose Inversa Desodorizador por Absorção Química Dessalinizador Detector de Gás Cloro Difusor de Ar de Bolhas Finas ou Grossas de Membrana Circular ou Tubular Difusor de Oxigênio Digestor Aeróbico Digestor Anaeróbico Distribuidor para Filtros Lavados a Água Distribuidor para Fundo de Filtro Distribuidor Rotativo Dosador com Recirculação Dosador de Leito de Cal Tipo Caneca Dosador de Nível Constante Dosador de Produtos Químicos Dosador Extintor de Cal Dosador Gravimétrico a Seco Dosador Leite de Cal Tipo Caneca Rotativa Dosador Tipo Caneca Rotativa Dosador Volumétrico a Seco Draga para Desassoreamento de Lagoas de Sedimentação Ejetor Líquido-Gás Ejetor Líquido-Líquido Elementos Filtrantes em Tecido Eletrodeionização Equipamento de Limpeza de Tubulações Equipamento de Limpeza Hidromecânico Relação de Produtos

10 10 SINDESAM Relação de Podutos E - F - G Relação de Produtos Equipamento de Limpeza por Hidrojateamento com Unidade Móvel Equipamento de Sucção a Vácuo com Unidade Móvel Equipamento de Sucção por Deslocamento de Ar com Unidade Móvel Equipamento de Sucção por Deslocamento de Ar por Rooter Equipamento de Sucção por Deslocamento de Ar por Turbina Equipamento para Nano-Filtração Equipamento Ultravioleta Equipamentos para Cogeração de Energia Equipamentos para Desinfecção por Ultravioleta Equipamentos para Lavagem e Secagem de Dejetos Sólidos Equipamentos para Separação e Lavagem de Grãos/Areia Escada em Fibra de Vidro Escumador Espessador de Lama Estabilizador de Sucção Estação Compacta para Tratamento de Água Aberta ou Pressurizada Estação Compacta para Tratamento de Esgoto Estação de Tratamento de Água e Efluentes Estação de Tratamento de Efluentes Doméstico e Industrial para Descarte ou Reuso Estação Elevatória de Esgoto Evaporador de Efluentes Exaustor Centrífugo Tipo Parede Extensão de Haste Extintor de Cal Filtro à Prova de Explosão Filtro a Vácuo Filtro Biológico Filtro de Ar a Placas Filtro de Ar Coalescente Filtro de Areia Filtro de Areia Pressurizado Filtro de Cartucho Filtro de Casca de Nozes Filtro de Disco Horizontal Filtro de Elemento Rígido Filtro de Linha Filtro de Manga Filtro de Membrana Filtro de Polimento Filtro de Zeolitos Filtro Eletrostático Filtro Prensa Filtro Prensa Semiautomático/Robusto Filtro Redondo Filtro Rotativo Filtro Tipo Esteira Desaguadora Filtros Especiais Filtros Pressurizados (areia/carvão/antracito) Floco Decantador Floculador de Ar Dissolvido Floculadores Mecânicos Verticais ou Horizontais de Turbina, Paletas ou Hiperbólicas Flotador Flotador de Ar Dissolvido Fornecimento de Sistemas de Tratamento de Água/Esgoto e Efluentes na Modalidade BOT Fornecimento de Sistemas de Tratamento de Efluentes Domésticos e Efluentes na Modalidade BOT Fornos Especiais para Tratamento de Resíduos Gasômetro (Reservatório para Acúmulo de Biogás) Gerador de Gás Cloro por Eletrólise Gerador de Hipoclorito de Sódio Grade Automática com Cremalheira Grade em Fibra de Vidro Grade Mecanizada Grades Mecanizadas Verticais ou Inclinadas de Limpeza Contínua

11 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 11 G - H - I - L - M - O - P - Q - R Guarda Corpo para Estação de Tratamento em PRFV Hidrociclone Incinerador de Resíduo Indicador de Fluxo Indicador de Vazão para Medidor (Parshall) Indutor Lavador de Ar Lavador de Areia Tipo Parafuso Lavador de Gás Lavador de Gás de Alta Energia Lubrificador Manifold para Cloro/Amônia Medidor de Nível Tipo Campânula Medidor de Vazão Medidor de Vazão Eletromagnético Medidor de Vazão Tipo Calha Parshall Medidor de Vazão Tipo Venturi Medidor de Vazão Tipo Vertedor Membrana MBR Membranas para Difusores Mesa Adensadora de Lodo Mesa Alimentadora Mesa de Carregamento para Produto Químico Mesa de Comando de Acionamento Hidráulico Mesa de Comando para Filtro Misturador de Alta Performance Hiperbólico Misturador Helicoidal Misturador Submersível Misturador Vertical Tipo Turbina de Fluxo Axial e Radial Misturadores Verticais ou Horizontais Inclinados Tipo Rápido ou Lento Módulo para Decantação Tipo Placa Paralela Módulo para Decantação Tipo Tubular Monitoramento e Controle para Sistemas de Bombeamento Motoredutor Multiciclone Operação e Manutenção de Sistemas de Águas e de Efluentes Operação e Monitoramento de Estações de Tratamento de Água, Esgoto e de Efluentes Osmose Reversa Ozonizadores Painel de Controle Pedestal de Manobra Peneira Estática Peneira Estática Autolimpante Peneiras Mecanizadas Verticais ou Inclinadas, Rotativas de Esteira ou Escalar Placa Retentora de Meio Filtrante em Aço Inox Placa Retentora de Meio Filtrante em PEAD Poroso Plano de Selagem Precipitador Eletrostático Prensa Desaguadora Preparadores de Polímeros Protetor de Acoplamento Purificador de Água Queimador a Gás Reator Aeróbico Reator Anaeróbico Reator de Leito Fluidizado Reator de Membranas Recolhedor de Óleo Redução Concêntrica Redução Excêntrica Redutor de Velocidade Redutores Planetários Removedor de Lodo para Decantador Circular com Acionamento Periférico Removedor de Lodo para Decantador Retangular Central Tipo Ponte ou Tipo Sucção Removedor de Lodo por Corrente Relação de Produtos

12 12 SINDESAM Relação de Podutos R - S - T Relação de Produtos Resfriador de Ar Retentor de Líquido Revestimento em Poliamida Rosca Transportadora com Lavagem de Areia Rotâmetro - Medidor de Vazão Secador de Chama Direta Secador de Chama Indireta Secador de Leito Fluidizado Secador Rotativo Secador Térmico Separador a Placas Separador a Placas Sistema de Abrandamento Separador de Água e Óleo Pré-Fabricado ou de Concreto Separador de Água e Óleo Tipo API Separador de Areia Mecanizada Separador de Gorduras Serviços de Caldeiraria Sob Desenho Sistema Compacto para Tratamento de Esgoto em Fibra de Vidro ou Aço Carbono Sistema Compacto para Tratamento de Efluentes Domésticos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) ou Aço Carbono Sistema de Abrandamento Sistema de Absorção de Gás Amônia Sistema de Absorção de Gás Cloro Sistema de Aeração Sistema de Automação Sistema de Captação Flutuante Sistema de Desempoeiramento Sistema de Desinfecção por UV Sistema de Desmineralização de Água Sistema de Enclausuramento Sistema de Escorva Sistema de Exaustão Sistema de Preparo e Dosagem de Polímero Sistema de Reciclagem de Água Sistema de Reuso de Água Sistema de Tratamento de Águas Sistema de Tratamento de Efluentes Sistema de Troca para Cilindro de Cloro/Amônia Sistema de Ventilação e Pressurização Sistema Móvel para Polimento de Condensado Sistema Móvel para Tratamento de Água Desmineralizada Sistema Móvel para Tratamento de Água Potável Sistema Móvel para Tratamento Final Polimento de Efluentes Sistema para Compactação de Sólidos Sistema para Separação de Óleos e Graxas Sistema para Tratamento de Água Aberta Construída em Fibra Aço Carbono ou Concreto Sistema para Tratamento de Efluente Doméstico no Processo MBR/MBBR Sistema para Tratamento de Esgoto no Processo MBR/ MBBR Sistemas de Dosagem Química Sistemas de Esterilização por UV-Ultra Violeta Sistemas de Injeção Química Sistemas para Tratamento de Efluentes Industriais Skid de Desidratação Soprador Soprador Centrífugo Isento de Óleo Soprador Centrífugo Isento de Óleo de Velocidade Variável Soprador de Alta Pressão Soprador de Parafusos Isentos de Óleo Sopradores Rotativos Tipo Roots Bilobular ou Trilobular Supressor de Pó Tanque Tanque de Estocagem de Lodo Tanque em Fibra de Vidro Tanque Horizontal Não-Pressurizado Tanque Horizontal Pressurizado

13 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 13 T - U - V Tanque Pressurizado Tanque Vertical Não-Pressurizado Tanque Vertical Pressurizado Tela para Filtração Torniquete Hidráulico Torre de Resfriamento de Água Transportador de Correia Transportador de Corrente Transportador de Rolos Motorizados Transportador de Rosca Sem Fim Transportador de Sólidos Transportador Pneumático Transportador Pneumático de Leito Fluidizado Transportador Pneumático por Circuito Fechado Transportador Pneumático por Tubo Transportadores e Separadores de Sólidos Triturador de Resíduo Trocador de Calor a Placas Trocador de Calor Espiral Tubo em Aço Carbono Costura Helicoidal Tubo Flexível Tubulação de Aço Carbono para Água e Esgoto Tubulação para Água Turboredutores Ultra-Filtração Unidade de Lubrificação Unidades de Filtração Usina de Reciclagem e Geração de Energia com Resíduos Válvula Borboleta Válvula Borboleta Flangeada Bi-Excêntrica ou Tri-Excêntrica Válvula de Controle Auto-Operadas Válvula de Descarga Válvula de Retenção Válvula de Retenção de Disco e Mola Válvula de Retenção de Fechamento Rápido com Obturador em Poliuretano Válvula de Retenção de Fechamento Rápido com Obturador Metálico Válvula de Retenção de Fechamento Rápido com Obturador a 35º em Poliuretano Válvula de Retenção Horizontal Válvula de Retenção Vertical Válvula Esfera Válvula Esfera em Latão e em PVC Válvula Esfera Tripartida Válvula Fundo de Poço Válvula Gaveta Válvula Gaveta Flangeada com Cunha Emborrachada Válvula Gaveta Haste Ascendente Válvula Globo Válvula Globo de Retenção Válvula Globo Reta Válvula Guilhotina Válvula Radial Válvula Rotativa Válvula Veneziana Válvulas de Diafragmas Tipo Angular ou Reta Válvulas de Mangote Válvulas Engenheiradas ou Especiais Vasos de Pressão Ventilador Axial Ventilador Centrífugo Ventosa Cinética Quadrifunção de Alto Desempenho/ Capacidade para Água ou Esgoto Ventosa Simples Função e Tríplice Função Convencional para Água ou Esgoto Ventosa Tríplice Função de Alto Desempenho/Capacidade para Água Vertedor Relação de Produtos

14 14 SINDESAM Fabricantes x Produtos A Fabricantes x Produtos Albrecht Equipamentos Industriais Ltda. Rodovia BR 101, KM 29 - Pirabeiraba CEP: Joinville-SC Tel.: (47) Site: Draga para Desassoreamento de Lagoas de Sedimentação Evaporador de Efluentes Gasômetro (Reservatório para Acúmulo de Biogás) Secador de Leito Fluidizado Secador Térmico de Lodo Alfa Laval Ltda. Avenida Mutinga, Vila Jaguara CEP: São Paulo-SP Tel.: (11) Site: Adensador Mecânico Rotativo Bioreator de Membrana Centrífuga Decantadora Centrífuga Separadora Decanter Centrífugo Equipamentos para Cogeração de Energia Espessador de Lama Filtro de Membrana Membrana MBR Reator de Membranas Resfriador de Ar Sistema para Tratamento de Esgoto no Processo MBR/ MBBR Skid de Desidratação Trocador de Calor a Placas Trocador de Calor Espiral Ultra-Filtração Unidades de Filtração Usina de Reciclagem e Geração de Energia com Resíduos Alvenius Equipamentos Tubulares Ltda. Estrada Fernando Nobre, 293 / Rio Cotia CEP: Cotia-SP Tel.: (11) Site: Acoplamento Conexão em Aço Carbono Conexão Galvanizada para Água/Ar Conexão para Água Conexão para Sistema de Ar Tubo em Aço Carbono Costura Helicoidal Tubulação de Aço Carbono para Água e Esgoto Tubulação para Água Válvula Borboleta Válvula de Retenção Válvula de Retenção de Disco e Mola Válvula de Retenção Horizontal Válvula de Retenção Vertical Válvula Esfera Válvula Gaveta ARPI Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. Domingos Chies, Sagrada Família CEP: Caxias do Sul-RS Tel.: (54) Site: Bomba Submersa Cabine Coletor de Pó Portátil Conexão para Sistema de Ar Elementos Filtrantes em Tecido Estação de Tratamento de Efluentes Doméstico e Industrial para Descarte ou Reuso Exaustor Centrífugo Tipo Parede Filtro de Ar a Placas Filtro de Ar Coalescente Filtro de Cartucho Filtro de Manga Filtros Especiais Filtros Pressurizados (areia/carvão/antracito) Lavador de Ar Lavador de Gás Lubrificador Queimador a Gás Resfriador de Ar Sistema de Ventilação e Pressurização Sistema Móvel para Polimento de Condensado Sistema Móvel para Tratamento Final Polimento de Efluentes Tanque Trocador de Calor a Placas

15 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 15 Fabricantes x Produtos

16 16 SINDESAM Fabricantes x Produtos A - B - C Fabricantes x Produtos >> ARPI Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. Tubo Flexível Unidade de Lubrificação Ventilador Axial Ventilador Centrífugo Atlas Copco Brasil Ltda. Al. Araguaia, Tamboré CEP: Barueri-SP Tel.: (11) Site: Compressor de Parafusos Isentos de Óleo Compressor Centrífugo Isento de Óleo Filtro de Ar Coalescente Soprador Centrífugo Isento de Óleo Soprador Centrífugo Isento de Óleo de Velocidade Variável Soprador de Alta Pressão Soprador de Parafusos Isentos de Óleo Bombas Leão S/A Via Sebastiao Fioreze, Centro CEP: Monte Azul Paulista-SP Tel.: (17) Site: Bomba Centrífuga In Line Bomba Centrífuga Vertical Bomba Centrífuga Vertical de Poço Úmido Bomba Submersa Bomba Submersível Painel de Controle Válvula de Retenção Vertical Ceccato DMR Indústria Mecânica Ltda. Rua Sebastiana Guidotti de Campos, Parque Campos Eliseos CEP: Limeira-SP Tel.: (19) Site: Sistema de Reuso de Água Sistema de Tratamento de Efluentes Rua Alexandre Dumas, º andar Chácara Santo Antonio CEP: São Paulo-SP Site: Abrandador Adensador Circular Mecânico de Lodo Adensador Dinâmico Adensador Mecânico Rotativo Adensador por Flotação Adufa de Fundo Adufa de Parede Aeradores Mecânicos Superficiais ou Submersos de Baixa ou Alta Rotação Agitador de Entrada Lateral Agitador Tipo Dispersor Agitadores Mecânicos de Alta ou Baixa Rotação Amortecedor de Pulsação Amortecedor de Pulsação/Vibração Aparelho de Osmose Inversa Aparelho de Osmose Reversa Base Metálica Bioreator de Membrana Blocos de Fundo de Filtro para Lavagem Ar e Água ou Água Bocal para Filtro Bomba Alternativa Bomba Alternativa de Deslocamento de Êmbolo Simples Ação Multiplex Bomba Alternativa Volume Controlado de Êmbolo Simplex Bomba Centrífuga Autoescorvante Bomba Centrífuga Horizontal Bomba Centrífuga In Line Bomba Centrífuga Magnética Bomba Centrífuga Vertical Bomba Centrífuga Vertical de Poço Seco Bomba Centrífuga Vertical de Poço Úmido Bomba Centrífuga Vertical de Poço Úmido Monobloco Submersa Bomba Centrífuga Vortex Bomba de Vácuo Bomba Dosadora Bomba para Drenagem

17 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 17 C >> Bomba Parafuso Bomba Pneumática Bomba Pneumática de Diafragma Bomba Rotativa a Vácuo de Anel Líquido Bomba Rotativa com Rotor Múltiplo de Engrenagens Bomba Rotativa com Rotor Múltiplo de Fuso Bomba Rotativa com Rotor Único Cavidade Progressiva Bomba Rotativa com Rotor Único de Fuso/Pistão Bomba Submersa Bomba Submersível Bombas Dosadoras Peristálticas Conjuntos de Dosagens Bombas Dosadoras Tipo Pistão ou Diafragma Caixa de Areia Aerada Longitudinal Caixa de Areia com Remoção Mecânica Circular Caixa de Areia Tipo Vortex Caixa de Gordura Calha de Coleta Calha de Coleta Classificador e Lavador de Areia Calha Parshall Carvão Ativado Centrífuga Decantadora Centrífuga Separadora Chaminé de Descarga Ciclone Clorador Coifa Coifa de Centro Coifa de Parede Compactador de Sólidos de Gradeamento Comporta Manual, Motorizada ou Pistão Conexão em Aço Carbono Conexão Galvanizada para Água/Ar Conexão para Água Conexão para Esgoto Conexão para Sistema de Ar Conjunto de Pressão Hidropneumático Contra-Flange Cortina Distribuidora de Fluxo Crepina Decantador Convencional Decantador Lamelar com ou sem Módulos Tubulares Decanter Centrífugo Defagulhador Desarenadores Mecânicos Desmineralizador Desmineralizador de Cátion-Ânion ou Leito Misto Desmineralizador por Osmose Inversa Detector de Gás Cloro Difusor de Ar de Bolhas Finas ou Grossas de Membrana Circular ou Tubular Difusor de Oxigênio Digestor Aeróbico Digestor Anaeróbico Dosador Volumétrico a Seco Ejetor Líquido-Gás Ejetor Líquido-Líquido Equipamentos para Cogeração de Energia Equipamentos para Desinfecção por Ultravioleta Escada em Fibra de Vidro Escumador Espessador de Lama Estação Compacta para Tratamento de Água Aberta ou Pressurizada Estação de Tratamento de Água e Efluentes Estação de Tratamento de Efluentes Doméstico e Industrial para Descarte ou Reuso Exaustor Centrífugo Tipo Parede Extensão de Haste Filtro a Vácuo Filtro Biológico Filtro de Areia Filtro de Cartucho Filtro de Casca de Nozes Filtro de Linha Filtro de Manga Filtro Eletrostático Filtro Prensa Filtro Rotativo Filtros Pressurizados (areia/carvão/antracito) Floco Decantador Floculador de Ar Dissolvido Floculadores Mecânicos Verticais ou Horizontais de Turbina, Paletas ou Hiperbólicas Flotador Flotador de Ar Dissolvido Fornecimento de Sistemas de Tratamento de Água/ Esgoto e Efluentes na Modalidade BOT Gerador de Gás Cloro por Eletrólise Grade Automática com Cremalheira Grade em Fibra de Vidro Fabricantes x Produtos

18 18 SINDESAM Fabricantes x Produtos C Fabricantes x Produtos >> Grades Mecanizadas Verticais ou Inclinadas de Limpeza Contínua Guarda Corpo para Estação de Tratamento em PRFV Hidrociclone Incinerador de Resíduo Indicador de Fluxo Indicador de Vazão para Medidor (Parshall) Lavador de Areia Tipo Parafuso Lavador de Gás de Alta Energia Medidor de Vazão Medidor de Vazão Eletromagnético Medidor de Vazão Tipo Calha Parshall Medidor de Vazão Tipo Venturi Medidor de Vazão Tipo Vertedor Membrana MBR Membranas para Difusores Mesa Adensadora de Lodo Misturador de Alta Performance Hiperbólico Misturador Helicoidal Misturador Submersível Misturador Vertical Tipo Turbina de Fluxo Axial e Radial Misturadores Verticais ou Horizontais Inclinados Tipo Rápido ou Lento Módulo para Decantação Tipo Placa Paralela Módulo para Decantação Tipo Tubular Motoredutor Multiciclone Operação e Manutenção de Sistemas de Águas e de Efluentes Operação e Monitoramento de Estações de Tratamento de Água, Esgoto e de Efluentes Osmose Reversa Ozonizadores Painel de Controle Peneira Estática Peneira Estática Autolimpante Peneiras Mecanizadas Verticais ou Inclinadas, Rotativas de Esteira ou Escalar Precipitador Eletrostático Prensa Desaguadora Preparadores de Polímeros Reator Aeróbico Reator de Leito Fluidizado Reator de Membranas Redução Excêntrica Redutor de Velocidade Removedor de Lodo para Decantador Circular com Acionamento Periférico Removedor de Lodo para Decantador Retangular Central Tipo Ponte ou Tipo Sucção Removedor de Lodo por Corrente Resfriador de Ar Rosca Transportadora com Lavagem de Areia Rotâmetro Medidor de Vazão Separador de Água e Óleo Pré-Fabricado ou de Concreto Separador de Água e Óleo Tipo API Separador de Areia Mecanizada Serviços de Caldeiraria Sob Desenho Sistema de Abrandamento Sistema de Aeração Sistema de Automação Sistema de Captação Flutuante Sistema de Desempoeiramento Sistema de Desinfecção por UV Sistema de Desmineralização de Água Sistema de Exaustão Sistema de Preparo e Dosagem de Polímero Sistema de Reuso de Água Sistema de Tratamento de Águas Sistema de Tratamento de Efluentes Sistema de Ventilação e Pressurização Sistema para Tratamento de Água Aberta Construída em Fibra Aço Carbono ou Concreto Sistema para Tratamento de Esgoto no Processo MBR/ MBBR Sistemas para Tratamento de Efluentes Industriais Soprador Centrífugo Isento de Óleo Soprador Centrífugo Isento de Óleo de Velocidade Variável Sopradores Rotativos Tipo Roots Bilobular ou Trilobular Tanque Tanque de Estocagem de Lodo Tanque em Fibra de Vidro Tanque Horizontal Não-Pressurizado Tanque Horizontal Pressurizado Tanque Pressurizado Tanque Vertical Não-Pressurizado Tanque Vertical Pressurizado Tela para Filtração

19 Guia de Compras Produtos e Fabricantes 19 C - D >> Torre de Resfriamento de Água Transportador de Correia Transportador de Rolos Motorizados Transportador de Rosca Sem Fim Trocador de Calor a Placas Tubo Flexível Tubulação de Aço Carbono para Água e Esgoto Ultra-Filtração Usina de Reciclagem e Geração de Energia com Resíduos Válvula Borboleta Válvula de Retenção Válvula de Retenção de Disco e Mola Válvula de Retenção Horizontal Válvula de Retenção Vertical Válvula Esfera Válvula Esfera em Latão e em PVC Válvula Esfera Tripartida Válvula Fundo de Poço Válvula Gaveta Válvula Gaveta Haste Ascendente Válvula Globo Válvula Globo Reta Válvula Globo de Retenção Válvula Guilhotina Válvula Rotativa Válvulas de Diafragmas Tipo Angular ou Reta Vasos de Pressão Ventilador Centrífugo Vertedor Confab Industrial S/A Av. Gastão Vidigal Neto, 475 CEP: Pindamonhangaba-SP Fone: (12) Site: Tubulação de Aço Carbono para Água Tubulação de Aço Carbono para Esgoto De Nora do Brasil Ltda. Av. Jerome Case, Eden CEP: Sorocaba-SP Tel.: (15) Site: Gerador de Hipoclorito de Sódio Av. do Café, Torre A, 7º andar - Jabaquara CEP: São Paulo-SP Site: Abrandador Adensador Circular Mecânico de Lodo Adensador Dinâmico Adensador Mecânico Rotativo Adensador por Flotação Aeradores Mecânicos Superficiais ou Submersos de Baixa ou Alta Rotação Agitador de Entrada Lateral Agitador Tipo Dispersor Agitadores Mecânicos de Alta ou Baixa Rotação Aparelho de Osmose Inversa Aparelho de Osmose Reversa Bioreator de Membrana Blocos de Fundo de Filtro para Lavagem Ar e Água ou Água Bocal Distribuidor para Filtros Lavados a Água Bocal para Filtro Bomba Alternativa Volume Controlado de Êmbolo Simplex Bomba Dosadora Bomba Parafuso Caixa de Areia Aerada Longitudinal Caixa de Areia com Remoção Mecânica Circular Caixa de Areia Tipo Vortex Caixa de Gordura Calha de Coleta Calha de Coleta Classificador e Lavador de Areia Calha Parshall Carvão Ativado Centrífuga Decantadora Centrífuga Separadora Ciclone Clarificação e Filtração da Água Clorador Coifa Compactador de Sólidos de Gradeamento Comporta Circular Comporta Ensecadeira Fabricantes x Produtos

20 20 SINDESAM Fabricantes x Produtos D Fabricantes x Produtos >> Comporta Manual, Motorizada ou Pistão Compressor de Anel Líquido Compressor de Parafusos Isentos de Óleo Cortina Distribuidora de Fluxo Crepina Decantador Acelerado com Espessamento Decantador Convencional Decantador Lamelar com ou sem Módulos Tubulares Decanter Centrífugo Desaerador Desaerador Térmico Desarenadores Mecânicos Desferrização Desmineralizador Desmineralizador de Cátion-Ânion ou Leito Misto Desmineralizador por Osmose Inversa Desodorizador por Absorção Química Dessalinizador Detector de Gás Cloro Difusor de Ar de Bolhas Finas ou Grossas de Membrana Circular ou Tubular Difusor de Oxigênio Digestor Aeróbico Digestor Anaeróbico Distribuidor para Filtros Lavados a Água Distribuidor para Fundo de Filtro Distribuidor Rotativo Dosador com Recirculação Dosador de Leito de Cal Tipo Caneca Dosador de Nível Constante Dosador de Produtos Químicos Dosador Extintor de Cal Dosador Gravimétrico a Seco Dosador Leite de Cal Tipo Caneca Rotativa Dosador Tipo Caneca Rotativa Dosador Volumétrico a Seco Equipamento para Nano-Filtração Equipamento Ultravioleta Equipamentos para Desinfecção por Ultravioleta Equipamentos para Lavagem e Secagem de Dejetos Sólidos Escumador Espessador de Lama Estação Compacta para Tratamento de Água Aberta ou Pressurizada Estação de Tratamento de Água e Efluentes Estação de Tratamento de Efluentes Doméstico e Industrial para Descarte ou Reuso Estação Elevatória de Esgoto Extintor de Cal Filtro a Vácuo Filtro Biológico Filtro de Areia Filtro de Cartucho Filtro de Casca de Nozes Filtro de Manga Filtro de Membrana Filtro de Polimento Filtro de Zeolitos Filtro Eletrostático Filtro Prensa Filtro Prensa Semiautomático/Robusto Filtro Redondo Filtro Rotativo Filtro Tipo Esteira Desaguadora Filtros Especiais Filtros Pressurizados (areia/carvão/antracito) Floco Decantador Floculador de Ar Dissolvido Floculadores Mecânicos Verticais ou Horizontais de Turbina, Paletas ou Hiperbólicas Flotador Flotador de Ar Dissolvido Fornecimento de Sistemas de Tratamento de Água/ Esgoto e Efluentes na Modalidade BOT Grades Mecanizadas Verticais ou Inclinadas de Limpeza Contínua Guarda Corpo para Estação de Tratamento em PRFV Hidrociclone Indicador de Vazão para Medidor (Parshall) Medidor de Vazão Tipo Calha Parshall Medidor de Vazão Tipo Venturi Medidor de Vazão Tipo Vertedor Membrana MBR Membranas para Difusores Mesa Adensadora de Lodo Misturador Helicoidal Misturador Submersível Misturador Vertical Tipo Turbina de Fluxo Axial e Radial Misturadores Verticais ou Horizontais Inclinados Tipo Rápido ou Lento

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

Melhorias na Estação de Tratamento de Água e Esgoto para combate ao stress hídrico

Melhorias na Estação de Tratamento de Água e Esgoto para combate ao stress hídrico Melhorias na Estação de Tratamento de Água e Esgoto para combate ao stress hídrico Sr. Sylvio Andraus Vice- Presidente SINDESAM Agosto/2015 Índice ABIMAQ / SINDESAM Exemplos de Melhoria em Plantas de Água

Leia mais

ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE

ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário

Leia mais

CÂMARA TEMÁTICA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS NBR-12.209 ABNT

CÂMARA TEMÁTICA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS NBR-12.209 ABNT CÂMARA TEMÁTICA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS NORMA BRASILEIRA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS HIDRAULICO SANITÁRIOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS NBR-12.209 ABNT Eduardo Pacheco Jordão, Dr.Eng.

Leia mais

REUSO PLANEJADO DA ÁGUA: UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA...

REUSO PLANEJADO DA ÁGUA: UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA... REUSO ÁGUA: INTELIGÊNCIA... PLANEJADO DA UMA QUESTÃO DE CONSUMO DE ÁGUA doméstico Indústria Agricultura 18,60% 8,00% 22,40% 22,00% 59,00% 70,00% Brasil Mundo Consumo mundial = 3.240 km 3 / ano Consumo

Leia mais

Depuração das aguas residuais provenientes da plantas de tratamento das superficies. Gianfranco Verona

Depuração das aguas residuais provenientes da plantas de tratamento das superficies. Gianfranco Verona Depuração das aguas residuais provenientes da plantas de tratamento das superficies Gianfranco Verona DESCARTE ZERO NUMA CABINE DE PINTURA SKIMMERFLOT Para o tratamento e a reutilização de águas provenientes

Leia mais

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE

ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: Pré-tratamento (gradeamento e desarenação), Tratamento primário (floculação e sedimentação),

Leia mais

SISTEMAS DE FILTRAÇÃO

SISTEMAS DE FILTRAÇÃO SISTEMAS DE FILTRAÇÃO CONCEITO DE FILTRAÇÃO Filtração é o processo de remoção de partículas sólidas de um meio líquido que passa através de um meio poroso. Desta forma, os materiais sólidos presentes no

Leia mais

ULTRAVIOLETA DESINFECÇÃO DE ÁGUA E EFLUENTES COM RAIOS. Sistema de decantação. Fenasan 2013. tratamento de água e efluentes

ULTRAVIOLETA DESINFECÇÃO DE ÁGUA E EFLUENTES COM RAIOS. Sistema de decantação. Fenasan 2013. tratamento de água e efluentes revista especializada em tratamento de DESINFECÇÃO DE ÁGUA E EFLUENTES COM RAIOS ULTRAVIOLETA Sistema de decantação Ação dos decantadores em tratamento de água Fenasan 2013 9 772236 261064 junho/julho-2013

Leia mais

O processo de tratamento da ETE-CARIOBA é composto das seguintes unidades principais:

O processo de tratamento da ETE-CARIOBA é composto das seguintes unidades principais: 1.0 ETE CARIOBA A Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários denominada ETE- CARIOBA é responsável pelo tratamento de esgotos coletados pelo sistema publico de esgotos sanitários na principal bacia da

Leia mais

Sumário. manua_pratic_05a_(1-8)_2014_cs4_01.indd 9 26/05/2014 15:40:32

Sumário. manua_pratic_05a_(1-8)_2014_cs4_01.indd 9 26/05/2014 15:40:32 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Qualidade da água e saneamento... 17 Referências bibliográficas...24 Capítulo 2... 25 Resumo geral da teoria... 25 2.1 Poluição e contaminação dos recursos hídricos...25

Leia mais

ETEs COMPACTAS VERTICAIS BIOFIBER

ETEs COMPACTAS VERTICAIS BIOFIBER ETEs COMPACTAS VERTICAIS BIOFIBER APRESENTAÇÃO O tratamento de esgoto nos centros urbanos tem se mostrado um desafio crescente. Devido à área requerida para implantação, bem como dos maus odores característicos

Leia mais

REUSO DE ÁGUA A PARTIR DE EFLUENTE TRATADO TÉCNICAS E INOVAÇÕES

REUSO DE ÁGUA A PARTIR DE EFLUENTE TRATADO TÉCNICAS E INOVAÇÕES REUSO DE ÁGUA A PARTIR DE EFLUENTE TRATADO TÉCNICAS E INOVAÇÕES OBTER ÁGUA DE REUSO DE BOA QUALIDADE COMEÇA POR UM SISTEMA TRATAMENTO DE ESGOTOS DE ALTA PERFORMANCE TRATAMENTO PRIMÁRIO: CONSISTE NA SEPARAÇÃO

Leia mais

Principais equipamentos de uma estação de tratamento Físico-químico de efluentes industriais

Principais equipamentos de uma estação de tratamento Físico-químico de efluentes industriais MATÉRIAS TÉCNICAS Principais equipamentos de uma estação de tratamento Físico-químico de efluentes industriais Nesta matéria é descrito o estado atual tecnológico dos principais equipamentos utilizados

Leia mais

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Segunda 15 às 17h IC III sala 16 Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Aula de hoje.. Tratamento Preliminar Gradeamento Desarenador

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROCESSOS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROCESSOS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROCESSOS PROCESSAMENTO QUÍMICO FLUXOGRAMAS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROCESSOS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROCESSOS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROCESSOS PROCESSAMENTO QUÍMICO FLUXOGRAMAS QUÍMICOS II PROCESSAMENTO QUÍMICO FLUXOGRAMAS DEFINIÇÃO: É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA SIMPLIFICADA POR MEIO DE FIGURAS E LETRAS, DE ESTRUTURA E DO FUNCIONAMENTO DE INSTALAÇÕES DE PROCESSAMENTO. CLASSIFICAÇÃO:

Leia mais

Engenharia e Sistemas de Saneamento +55.49. 3555.8500 49. 8805.9325. Rua Antônio Pelegrini, 45 Bairro Jardim da Serra Capinzal-SC - 89665-000

Engenharia e Sistemas de Saneamento +55.49. 3555.8500 49. 8805.9325. Rua Antônio Pelegrini, 45 Bairro Jardim da Serra Capinzal-SC - 89665-000 Engenharia e Sistemas de Saneamento +55.49. 555.8500 49. 8805.925 Rua Antônio Pelegrini, 45 Bairro Jardim da Serra Capinzal-SC - 89665-000 A Bio G Engenharia e Sistemas de Saneamento é uma empresa que

Leia mais

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

ETE do Baldo - Natal/RN

ETE do Baldo - Natal/RN ETE do Baldo - Natal/RN A Estação de Tratamento de Esgoto do Sistema Central de Natal, localizada no bairro do Baldo, na rua Capitão Silveira Barreto S/N, constitui-se num investimento de aproximadamente

Leia mais

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS. Engº Ricardo de Gouveia

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS. Engº Ricardo de Gouveia SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS Engº Ricardo de Gouveia SEQÜÊNCIA TÍPICA Tratamento Primário Tratamento Secundário Tratamento Terciário SEQÜÊNCIA TÍPICA Tratamento Primário Grades ou Peneiras

Leia mais

ETAR de Valongo, Campo e Sobrado. Capacidade de Tratamento: Descrição do Tratamento

ETAR de Valongo, Campo e Sobrado. Capacidade de Tratamento: Descrição do Tratamento ETAR de Valongo, Campo e Sobrado A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Valongo, Campo e Sobrado foi projectada para tratar os efluentes da zona nascente do Concelho de Valongo, abrangendo as freguesias

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO MS ETE RA 5.000 SISTEMA DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE VEÍCULOS PESADOS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO MS ETE RA 5.000 SISTEMA DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE VEÍCULOS PESADOS. Ambiental MS Projetos Equipamentos e Sistemas Ltda. MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO MS ETE RA 5.000 SISTEMA DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE VEÍCULOS PESADOS. REVISÃO: 01 FEVEREIRO

Leia mais

AEROTEC SANEAMENTO BÁSICO LTDA.

AEROTEC SANEAMENTO BÁSICO LTDA. INTRODUÇÃO Todo e qualquer sistema de captação e tratamento de efluente doméstico tem como destino final de descarte desse material, direta ou indiretamente, corpos d água como seus receptores. A qualidade

Leia mais

TRATAMENTO DE CHORUME

TRATAMENTO DE CHORUME TRATAMENTO DE CHORUME Com tecnologias de alta performance e custos compatíveis com o mercado brasileiro 6 de Agosto, 2014 Sede do CREA, Rio de Janeiro, Brasil O QUE É CHORUME? Lixiviação de água durante

Leia mais

Tecnologias em tratamentos de água, esgoto e lodos como forças motivadoras para acelerar a universalização do Saneamento no Brasil

Tecnologias em tratamentos de água, esgoto e lodos como forças motivadoras para acelerar a universalização do Saneamento no Brasil Tecnologias em tratamentos de água, esgoto e lodos como forças motivadoras para acelerar a universalização do Saneamento no Brasil Palestrante: Valdir Folgosi Dez/2010 Índice Abimaq / Sindesam Tecnologias

Leia mais

READEQUAÇÃO DA ETE EXISTENTE Hipótese de Re-enquadramento do Corpo Receptor na Classe 3

READEQUAÇÃO DA ETE EXISTENTE Hipótese de Re-enquadramento do Corpo Receptor na Classe 3 READEQUAÇÃO DA ETE EXISTENTE Hipótese de Re-enquadramento do Corpo Receptor na Classe 3 1 - Vazões e Cargas de Dimensionamento População = Vazão média = Q k1 = Q k1k2 = CO = So = 49974 hab 133.17 L/s 156.31

Leia mais

LISTAS DE MATERIAIS 4

LISTAS DE MATERIAIS 4 C:\DOCUMENTS AND SETTINGS\MAISA.SENHA\DESKTOP\SAA\04 LISTA DE MATERIAIS.DOC 4 CONTROLE INTERNO Data JAN/08 Nº Folhas 51 Folhas Rev. Responsável Daniela Verificação Aprovação Histórico Revisão 0 1 2 3 4

Leia mais

ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES

ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES Complexo Esportivo de Deodoro Edital 1.10 1. Instalações Hidráulicas e Sanitárias Os serviços de manutenção de instalações hidráulicas e sanitárias,

Leia mais

3.3 CATAGUASES. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pela sua operação e manutenção cabe a Prefeitura local.

3.3 CATAGUASES. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pela sua operação e manutenção cabe a Prefeitura local. Da caixa de areia a água chega às quatro câmaras onde estão interligadas as tubulações de sucção das bombas, essas unidades de bombeamento são em número de quatro, cada uma com capacidade de recalque de

Leia mais

COMPRESSORES, SOPRADORES E VENTILADORES COMPRESSORES CENTRÍFUGOS (NORMA API 617)

COMPRESSORES, SOPRADORES E VENTILADORES COMPRESSORES CENTRÍFUGOS (NORMA API 617) COMPRESSORES, SOPRADORES E VENTILADORES FAIXAS MAIS USADAS ÁRA SELEÇÃO DOS COMPRESSORES. CENTRÍFUGOS: ENTRE 2.000 E 200.000 FT 3 /MIN (CFM) PRESSÃO ATÉ 5.000 PSIG ALTERNATIVOS: ATÉ 16.000 CFM PRESSÃO ATÉ

Leia mais

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS Introdução Estações de bombeamento sem acompanhamento exigem

Leia mais

Um pouco da nossa história

Um pouco da nossa história Um pouco da nossa história Possui 250 empresas Presente 57 países 119 mil empregados Produtos presente 175 países US$ 63,4 bilhões faturamento Instalada em SP em 1933 Em 1954 mudou-se para SJC 1 milhão

Leia mais

COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LAR UIA - UIS CATÁLOGO DE MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS PARA VENDA

COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LAR UIA - UIS CATÁLOGO DE MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS PARA VENDA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LAR UIA - UIS CATÁLOGO DE MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS PARA VENDA 2014 2 SUMÁRIO Sumário ALIMENTADOR CHOAITEC... 5 BALANÇA CLASSIFICADORA... 5 BALANÇA E EMBALADORA - SPEED BATCHER...

Leia mais

ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO CAPIVARI II CAMPINAS - SP

ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO CAPIVARI II CAMPINAS - SP ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO CAPIVARI II CAMPINAS - SP Objetivos principais do tratamento de esgoto O futuro e as próximas gerações na bacia PCJ INVESTIMENTO MACIÇO EM TRATAMENTO DE ESGOTO CONCEPÇÕES

Leia mais

Elevatórias de Esgoto Sanitário. Profª Gersina N.R.C. Junior

Elevatórias de Esgoto Sanitário. Profª Gersina N.R.C. Junior Elevatórias de Esgoto Sanitário Profª Gersina N.R.C. Junior Estações Elevatórias de Esgoto Todas as vezes que por algum motivo não seja possível, sob o ponto de vista técnico e econômico, o escoamento

Leia mais

O sistema ora descrito apresenta as seguintes unidades operacionais: O sistema conta com dois mananciais, ambos com captações superficiais:

O sistema ora descrito apresenta as seguintes unidades operacionais: O sistema conta com dois mananciais, ambos com captações superficiais: 3.8 SÃO JOÃO NEPOMUCENO Projeto Preparatório para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Paraíba do Sul A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, é o órgão responsável pela operação e manutenção

Leia mais

Dimensionamento dos Transformadores

Dimensionamento dos Transformadores BEV.LAS.00..0 Data execução.0.0 Revisão 00 Dimensionamento dos Transformadores Localização: Geral Cliente: Aliança Engenheiros Associados S/S Ltda Projetista: CEA Av. de Maio,, andar, salas 0/0 Eng. Resp.:

Leia mais

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil Estações Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitários. Estações Compactas de Tratamento de Esgoto - ECTE

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil Estações Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitários. Estações Compactas de Tratamento de Esgoto - ECTE Estações Compactas de Tratamento de Esgoto - ECTE 1) APRESENTAÇÃO A Delta Ambiental oferece diversas opções de, com o intuito de poder adequar a melhor solução em termos de custo/benefício para cada situação

Leia mais

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE GASES - ETALG

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE GASES - ETALG ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE GASES - ETALG Para atender às regulamentações ambientais atuais, os gases emitidos por caldeiras que utilizam bagaço de cana ou outros tipos de biomassa devem,

Leia mais

3.5 SANTOS DUMONT. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, sua operação e manutenção cabe a Prefeitura local, através da Secretaria de Obras.

3.5 SANTOS DUMONT. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, sua operação e manutenção cabe a Prefeitura local, através da Secretaria de Obras. Esta unidade compõe-se de três conjuntos moto-bombas idênticos, dos quais dois operam em paralelo, ficando o terceiro como unidade de reserva e/ou rodízio. Estão associados, cada um, a um motor elétrico

Leia mais

P 10.108.1/09.14. Componentes, Sistemas e assistência para a indústria de papel e celulose.

P 10.108.1/09.14. Componentes, Sistemas e assistência para a indústria de papel e celulose. Componentes, Sistemas e assistência para a indústria de papel e celulose. Problemas com o fluido podem causar elevados custos. Envelhecimento do óleo Água em óleo Nos lhe ajudaremos em achar a solução.

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DA NOVA ETA

DIMENSIONAMENTO DA NOVA ETA DIMENSIONAMENTO DA NOVA ETA 1 - Estrutura de Chegada de Água Bruta Q dimensionamento = 50 L/s É proposta estrutura de chegada do tipo canal com calha Parshall. Dimensões padrão para garganta de largura

Leia mais

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

Introdução ao Tratamento de Resíduos Industriais

Introdução ao Tratamento de Resíduos Industriais Introdução ao Tratamento de Resíduos Industriais Disciplina : Tratamento de Resíduos Professor : Jean Carlo Alanis Peneiras : Utilizadas para remoção de sólidos finos e/ou fibrosos; Possuem abertura de

Leia mais

Workshops Meio Ambiente. Convênio CETESB-CIESP. Engº. Regis Nieto. Gerente do Setor de Avaliação de Sistemas de Saneamento

Workshops Meio Ambiente. Convênio CETESB-CIESP. Engº. Regis Nieto. Gerente do Setor de Avaliação de Sistemas de Saneamento Workshops Meio Ambiente Convênio CETESB-CIESP TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS Engº. Regis Nieto Gerente do Setor de Avaliação de Sistemas de Saneamento Escolha do Sistema de Tratamento de Efluentes Caracterização

Leia mais

Sistemas de Condicionamento da Amostra para Análise de Gases

Sistemas de Condicionamento da Amostra para Análise de Gases Sistemas de Condicionamento da Amostra para Análise de Gases V1 O queéum Sistemade Condicionamento? O Que é um Sistema de Condicionamento? Amostra do Processo? Analisador Sistema de Condicionamento O sistema

Leia mais

Resfriadores Evaporativos BRISBOX

Resfriadores Evaporativos BRISBOX Características do Produto: Resfriadores Evaporativos BRISBOX BRISBOX Aplicações Resfriadores evaporativos Munters, possuem uma ótima performance energética e podem ser aplicados em: Bingos; Boates; Academias;

Leia mais

Degrémont Equipamentos

Degrémont Equipamentos Degrémont Equipamentos ç ~ para tratamento de águas e efluentes Soluções Tradição, know How e inovação para o meio ambiente Degrémont Equipamentos Equipamentos Tecnologias patenteadas com alto valor agregado,

Leia mais

Inovação e qualidade em sistemas de filtração

Inovação e qualidade em sistemas de filtração Inovação e qualidade em sistemas de filtração A Vemag é uma empresa que atua com filtração e bombeamento de fluidos, em diversas áreas de aplicações. Através de uma equipe de técnicos capacitados, oferece

Leia mais

A seguir, far-se-á a descrição das unidades operacionais dos referidos sistemas:

A seguir, far-se-á a descrição das unidades operacionais dos referidos sistemas: 3.4 MURIAÉ Projeto Preparatório para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Paraíba do Sul Os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Muriaé são operados e mantidos

Leia mais

Soluções em Equipamentos Industriais

Soluções em Equipamentos Industriais Soluções em Equipamentos Industriais QUEM SOMOS Com atuação a nível nacional e internacional, a Jemp Equipamentos é a maior empresa brasileira na área de equipamentos industriais, acumulando uma experiência

Leia mais

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FULIGEM

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FULIGEM SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FULIGEM Para atender às regulamentações ambientais de hoje, os gases emitidos por caldeiras que utilizam bagaço de cana e outros tipos de biomassa similares devem, obrigatoriamente,

Leia mais

02/08/2015. Padrões de potabilidade TRATAMENTO DA ÁGUA. Tratamento da água. Tratamento da água. Tratamento da água

02/08/2015. Padrões de potabilidade TRATAMENTO DA ÁGUA. Tratamento da água. Tratamento da água. Tratamento da água Padrões de potabilidade A água própria para o consumo deve obedecer certos requisitos: TRATAMENTO DA ÁGUA Professor: André Luiz Montanheiro Rocha Disciplina: Gestão de Recursos Naturais 2ª COLÉGIO ESTADUAL

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE PARECER TÉCNICO

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE PARECER TÉCNICO FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE PARECER TÉCNICO Parecer Técnico GEDIN 97/2008 Processo COPAM: 17/1988/011/2006 Empreendedor: AVG SIDERURGIA LTDA. Empreendimento: DN Código Classe Porte Atividade: Produção

Leia mais

HIGRA TECNOLOGIA TECNOL EM BOMBEAMENTO BOMBEAMENT

HIGRA TECNOLOGIA TECNOL EM BOMBEAMENTO BOMBEAMENT HIGRA TECNOLOGIA EM BOMBEAMENTO HIGRA TECNOLOGIA EM BOMBEAMENTO Política da Sustentabilidade A HIGRA, através de sua Política Integrada da Gestão da Sustentabilidade, visa oferecer soluções para movimentação

Leia mais

Engº. Gandhi Giordano

Engº. Gandhi Giordano Processos físico-químicos e biológicos associados para tratamento de chorume Engº. Gandhi Giordano Professor Adjunto do Departamento de Engª Sanitária e Meio Ambiente da UERJ Diretor Técnico da TECMA Tecnologia

Leia mais

SUMARÉ RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE. Relatório R3 Continuação do Diagnóstico e Não Conformidades

SUMARÉ RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE. Relatório R3 Continuação do Diagnóstico e Não Conformidades RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE SUMARÉ PRESTADOR: DAE DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO Relatório R3 Continuação do Diagnóstico e Não Conformidades Americana,

Leia mais

INTRODUÇÃO INFORMAÇÕES ADICIONAIS NOTAS

INTRODUÇÃO INFORMAÇÕES ADICIONAIS NOTAS 1 INTRODUÇÃO Neste catálogo estão descritos todos os modelos de bombas das linhas E e EP de nossa fabricação assim como seus acessórios e opcionais. Dele constam informações técnicas, desde a construção,

Leia mais

Reuso de Água na ArcelorMittal Tubarão. Maio /2015

Reuso de Água na ArcelorMittal Tubarão. Maio /2015 Reuso de Água na ArcelorMittal Tubarão Maio /2015 A empresa produtora de aço Número um no mundo PERFIL Líder nos principais mercados, entre eles o de automóveis, construção, eletrodomésticos e embalagens.

Leia mais

RECICLAGEM DE ÁGUA. CENIBRA Belo Oriente Minas Gerais

RECICLAGEM DE ÁGUA. CENIBRA Belo Oriente Minas Gerais RECICLAGEM DE ÁGUA CENIBRA Belo Oriente Minas Gerais Junho/2014 PROCESSO PRODUTIVO Preparo do Cavaco Cozimento e Branqueamento Secagem e Enfardamento Gerador de Energia Evaporação Caldeira de Recuperação

Leia mais

Banco de Boas Práticas Ambientais: Cases de. Antônio Malard FEAM 09/06/2015

Banco de Boas Práticas Ambientais: Cases de. Antônio Malard FEAM 09/06/2015 Banco de Boas Práticas Ambientais: Cases de Reuso de Água Antônio Malard FEAM 09/06/2015 Sumário Legislações de Reuso; Consumo de Água na Indústria; Experiências de Sucesso: Banco de Boas Práticas Ambientais;

Leia mais

SISTEMA DE LODOS ATIVADOS SISTEMA DE LODOS ATIVADOS SISTEMA DE LODOS ATIVADOS SISTEMA DE LODOS ATIVADOS

SISTEMA DE LODOS ATIVADOS SISTEMA DE LODOS ATIVADOS SISTEMA DE LODOS ATIVADOS SISTEMA DE LODOS ATIVADOS 1 2 INTRODUÇÃO Processo biológico no qual o esgoto afluente e o lodo ativado são intimamente misturados, agitados e aerados (tanque de aeração) ocorrendo a decomposição da matéria orgânica pelo metabolismo

Leia mais

10º Prêmio FIESP Conservação e Reúso de Água

10º Prêmio FIESP Conservação e Reúso de Água Ambiental MS Projetos Equipamentos e Sistemas Ltda. 10º Prêmio FIESP Conservação e Reúso de Água MS ECO RA 3.000 AUTO ESTAÇÃO COMPACTA PARA TRATAMENTO E REÚSO DE EFLUENTES Cliente: VIACÃO SALUTARIS E TURISMO

Leia mais

w w w. h e n f e l. c o m. b r HIDROVARIADOR

w w w. h e n f e l. c o m. b r HIDROVARIADOR w w w. h e n f e l. c o m. b r HIDROVARIADOR CH-0509-BR Introdução Fundada em 1981, a HENFEL Indústria Metalúrgica Ltda. é uma tradicional empresa do setor mecânico / metalúrgico, fornecedora de Caixas

Leia mais

20/11/2013. Efluente Industrial. Efluente doméstico PROBLEMAS DA POLUIÇÃO EM AMBIENTES AQUÁTICOS A POLUIÇÃO EM AMBIENTES AQUÁTICOS

20/11/2013. Efluente Industrial. Efluente doméstico PROBLEMAS DA POLUIÇÃO EM AMBIENTES AQUÁTICOS A POLUIÇÃO EM AMBIENTES AQUÁTICOS Fontes de poluição Os principais poluentes da água são: Partículas do solo erodido Pesticidas e fertilizantes agrícolas Resíduos sólidos diversos Produtos usados em mineração Chorume lixo em decomposição

Leia mais

1ª Oficina de Trabalho sobre Operação de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitários. Tratamento de Esgoto da ABES Nacional Apoio: Seção São Paulo

1ª Oficina de Trabalho sobre Operação de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitários. Tratamento de Esgoto da ABES Nacional Apoio: Seção São Paulo 1ª Oficina de Trabalho sobre Operação de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitários Realização: Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES Nacional Apoio: Seção São Paulo ETE SAMAMBAIA Lodos Ativados

Leia mais

ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EPAR CAPIVARI II SANASA - CAMPINAS 5º ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS ABIMAQ SÃO PAULO - SP 14 DE AGOSTO DE 2014

ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EPAR CAPIVARI II SANASA - CAMPINAS 5º ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS ABIMAQ SÃO PAULO - SP 14 DE AGOSTO DE 2014 ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EPAR CAPIVARI II SANASA - CAMPINAS 5º ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS ABIMAQ SÃO PAULO - SP 14 DE AGOSTO DE 2014 Objetivos principais do tratamento de esgoto Necessidade...A

Leia mais

Tecnologia de sistemas.

Tecnologia de sistemas. Tecnologia de sistemas. HYDAC Dinamarca HYDAC Polônia HYDAC Brasil HYDAC Índia HYDAC China HYDAC França HYDAC Alemanha Seu parceiro profissional para a tecnologia de sistemas. Com mais de 7.500 colaboradores

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO (RAP)

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO (RAP) REGIONAIS 5.9.8.1 Executar rotina geral de manutenção da ETE REGIONAIS 5.9.8.2 Executar a manutenção geral das elevatórias das ETEs REGIONAIS 5.9.8.3 Executar a manutenção dos conjuntos motobombas Executar

Leia mais

CONTEÚDO: Capítulo 4. Válvulas Industriais. Email: vendas@jefferson.ind.br Fone: 016 3622-5744/3622-9851 Site: www.jefferson.ind.

CONTEÚDO: Capítulo 4. Válvulas Industriais. Email: vendas@jefferson.ind.br Fone: 016 3622-5744/3622-9851 Site: www.jefferson.ind. CONTEÚDO: Capítulo 4 Válvulas Industriais Email: vendas@jefferson.ind.br Fone: 016 3622-5744/3622-9851 Site: 1 VÁLVULAS DEFINIÇÃO: DISPOSITIVOS DESTINADOS A ESTABELECER, CONTROLAR E INTERROMPER O FLUXO

Leia mais

14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO

14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO 14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO Há certos parâmetros que são desejados em todos os tipos de equipamentos de processo, como: FUNCIONALIDADE EFICÁCIA CONFIABILIDADE

Leia mais

Capacitação das empresas de tecnologias e fabricantes de água e esgoto por nossas associadas. Palestrante: Valdir Folgosi

Capacitação das empresas de tecnologias e fabricantes de água e esgoto por nossas associadas. Palestrante: Valdir Folgosi Capacitação das empresas de tecnologias e fabricantes de água e esgoto por nossas associadas Palestrante: Valdir Folgosi Maio-2010 Índice Abimaq / Sindesam Relação do nosso setor com o setor industrial

Leia mais

TÍTULO: Alternativa Para Desaguamento de Lodo de Estação de Tratamento de Água e Esgoto por Bag S de Secagem

TÍTULO: Alternativa Para Desaguamento de Lodo de Estação de Tratamento de Água e Esgoto por Bag S de Secagem TÍTULO: Alternativa Para Desaguamento de Lodo de Estação de Tratamento de Água e Esgoto por Bag S de Secagem TEMA: Resíduos Sólidos AUTORES: Engª Gládis Meiry Matteo responsável pela apresentação oral

Leia mais

Inovação em processos e tecnologias nas instalações operacionais para o tratamento de água e esgotos. André Lermontov, D.

Inovação em processos e tecnologias nas instalações operacionais para o tratamento de água e esgotos. André Lermontov, D. Inovação em processos e tecnologias nas instalações operacionais para o tratamento de água e esgotos André Lermontov, D.Sc Junho 2013 Inovar: é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém

Leia mais

Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30

Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30 Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30 Manual de peças Empilhadeira ÍNDICE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Montagem Da Transmissão Transmissão

Leia mais

EQUIPAMENTOS. Página 1 de 38

EQUIPAMENTOS. Página 1 de 38 EQUIPAMENTOS Página 1 de 38 SUMÁRIO Página 2 de 38 1. APRESENTAÇÃO...3 2. CONTATOS...4 3. EQUIPAMENTOS...5 3.1. ESTEIRA DE PENEIRAMENTO MECANIZADO - EPM...5 3.2. CALHA PARSHALL...6 3.3. TRANSPORTADOR HELICOIDAL...7

Leia mais

1986 2000 2013 VALORES

1986 2000 2013 VALORES HISTÓRIA Motivado pelo espírito empreendedor e acreditando num futuro de oportunidades, em 1986 o fundador da JDF deu início a suas atividades como uma pequena oficina de manutenção de máquinas. No início

Leia mais

vendas1@juntasamf.com.br

vendas1@juntasamf.com.br À Sr( a) Ref.: Apresentação para Cadastro de Fornecedor Prezados Senhores, Vimos através desta, apresentar a Juntas AMF Ind. e Com. de Peças Ltda., uma empresa que já se tornou referencia no mercado de

Leia mais

Aplicação do software Elipse E3 na Estação de Tratamento de Esgoto ABC ETEABC, em São Paulo

Aplicação do software Elipse E3 na Estação de Tratamento de Esgoto ABC ETEABC, em São Paulo Aplicação do software Elipse E3 na Estação de Tratamento de Esgoto ABC ETEABC, em São Paulo Apresentamos neste case a implantação do software E3 para monitorar o processo realizado na Estação de Tratamento

Leia mais

NÍVEIS DE TRATAMENTO DE ESGOTO

NÍVEIS DE TRATAMENTO DE ESGOTO Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental NÍVEIS DE TRATAMENTO DE ESGOTO Ricardo Franci Gonçalves Giovana Martinelli da Silva Tratamento de Esgoto Procedimentos

Leia mais

PROJETO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO TORRES BIODIGESTORAS OVAIS DE CONCRETO PROTENDIDO

PROJETO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO TORRES BIODIGESTORAS OVAIS DE CONCRETO PROTENDIDO PROJETO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO TORRES BIODIGESTORAS OVAIS DE CONCRETO PROTENDIDO 1 PROJETO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO TORRES BIODIGESTORAS OVAIS DE CONCRETO PROTENDIDO 1. O Mercado

Leia mais

Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário

Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário AULA 13 Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário Após o uso da água em qualquer que seja o equipamento sanitário (chuveiro, lavatório, bacia sanitária, pia de cozinha, etc.), a água utilizada (efluente) deve

Leia mais

ESGOTAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2

ESGOTAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 1/7 SUMÁRIO OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 01 ESGOTAMENTO COM BOMBAS... 3 02 REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO COM PONTEIRAS FILTRANTES... 3 03 REBAIXAMENTO DE LENÇOL

Leia mais

SISTEMA DE LODOS ATIVADOS

SISTEMA DE LODOS ATIVADOS ITEMA DE LODO ATIVADO 1 INTODUÇÃO Processo biológico no qual o esgoto afluente e o lodo ativado são intimamente misturados, agitados e aerados (tanque de aeração) ocorrendo a decomposição da matéria orgânica

Leia mais

Práticas e Processos Inovadores em Tratamento de Água e Efluentes, Reuso e Aproveitamento Energético de Lodo e Resíduos Urbanos.

Práticas e Processos Inovadores em Tratamento de Água e Efluentes, Reuso e Aproveitamento Energético de Lodo e Resíduos Urbanos. Práticas e Processos Inovadores em Tratamento de Água e Efluentes, Reuso e Aproveitamento Energético de Lodo e Resíduos Urbanos Junho /2013 Índice ABIMAQ / SINDESAM Desafios Futuros e Tecnologia Futuro

Leia mais

Opersan Resíduos Industriais Sociedade Ltda. 3º Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água

Opersan Resíduos Industriais Sociedade Ltda. 3º Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água Opersan Resíduos Industriais Sociedade Ltda. 3º Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água Projeto de Reuso de Água Eng. Juliano Saltorato Fevereiro 2008 1) Identificação da Empresa: Endereço completo

Leia mais

ABES - PR 2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REÚSO DE ÁGUA. 28 a 29 DE ABRIL DE 2015 CURITIBA - PR

ABES - PR 2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REÚSO DE ÁGUA. 28 a 29 DE ABRIL DE 2015 CURITIBA - PR O DESAFIO DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROCESSO DE REÚSO DE ÁGUA SANASA - CAMPINASNAS ABES - PR 2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REÚSO DE ÁGUA 28 a 29 DE ABRIL DE 2015 CURITIBA - PR Objetivos Principais do Tratamento

Leia mais

COPASA Day 2011. 24 e 25 de novembro

COPASA Day 2011. 24 e 25 de novembro COPASA Day 2011 24 e 25 de novembro Benefícios do Tratamento de Esgoto Despoluição dos córregos e rios; Eliminação do mau cheiro; Meio ambiente limpo, recuperado e preservado; Diminuição da presença de

Leia mais

AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO

AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO !" AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO 1- INTRODUÇÃO O transporte de água (ADUÇÃO) pode ser realizado das seguintes formas: a) Por GRAVIDADE Utilizando Conduto Livre (Canal) b) Por GRAVIDADE Utilizando

Leia mais

Componetes, Sistemas e Assistência para Usinas Hidrelétricas.

Componetes, Sistemas e Assistência para Usinas Hidrelétricas. Componetes, Sistemas e Assistência para Usinas Hidrelétricas. HYDAC Suiça HYDAC Noruega HYDAC França HYDAC Áustria HYDAC Brasil HYDAC Polônia HYDAC EUA HYDAC Índia HYDAC China Seu parceiro profissional

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15. Referências bibliográficas... 24

Sumário. Apresentação... 15. Referências bibliográficas... 24 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Qualidade da água e saneamento... 17 Referências bibliográficas... 24 Capítulo 2 Resumo geral da teoria...... 25 2.1 Poluição e contaminação dos recursos hídricos...

Leia mais

Aula 1º P ESA A Importância do Tratamento dos Esgotos

Aula 1º P ESA A Importância do Tratamento dos Esgotos Aula 1º P ESA A Importância do Tratamento dos Esgotos 28/05/2013 Ana Silvia Pereira Santos anasilvia.santos@ufjf.edu.br Temas Poluição da Água Níveis de atendimento no Brasil em relação ao esgotamento

Leia mais

Tratamento de Água para Abastecimento

Tratamento de Água para Abastecimento Tratamento de Água para Abastecimento Prof. Dr. Jean Carlo Alanis Usos da água As águas são usadas ou consumidas pelo homem de várias maneiras. As águas são classificadas em dois grupos: - consuntivo;

Leia mais

Sumário. Sobre a VLC... Planta para recuperação das águas de uso industrial... Peneira Rotativa Linear... Peneira de Cesto... Peneira Estática...

Sumário. Sobre a VLC... Planta para recuperação das águas de uso industrial... Peneira Rotativa Linear... Peneira de Cesto... Peneira Estática... Sumário Sobre a VLC... Planta para recuperação das águas de uso industrial... Peneira Rotativa Linear... Peneira de Cesto... Peneira Estática... Clarificadores e Decantadores... Filtro de Lodo SCF... Prensa

Leia mais

Trabalha nos diversos setores da indústria no Brasil, dentre os quais se destaca:

Trabalha nos diversos setores da indústria no Brasil, dentre os quais se destaca: HSO Hidráulica e Pneumática Ltda, e uma empresa constituída de engenheiros, técnicos e projetistas especializados nos setores de hidráulica e pneumática. Atuam fortemente na engenharia e desenvolvimento,

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação CURSO

Leia mais

A experiência da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabira e sua contribuição em pesquisa e monitoramento e aprimoramento em parceria com UFMG

A experiência da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabira e sua contribuição em pesquisa e monitoramento e aprimoramento em parceria com UFMG A experiência da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabira e sua contribuição em pesquisa e monitoramento e aprimoramento em parceria com UFMG J.M. Borges - SAAE - Itabira UFMG/DESA - Universidade Federal

Leia mais