ARTISTAS PRESENTES. Ana Cristina Leite

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTISTAS PRESENTES. Ana Cristina Leite"

Transcrição

1 ARTISTAS PRESENTES Ana Cristina Leite 1 sinopse> Vivemos imersos em imagens. Agora mais do que nunca. O que até há alguns anos era filtrado, converge agora directamente para o turbilhão do espaço virtual. Essa desordem imagética pode ser vivida com conflito, como se não nos conseguíssemos orientar no meio do oceano de imagens, ou então resultar em qualquer coisa de poético, no sentido de não termos receio de nos deixarmos imergir no desarranjo, descobrindo-lhe sentidos, atribuindo-lhe inteligibilidade. A clareza nasce sempre do caos, não do vazio, do nada, parece dizer-nos Ana Cristina Leite. As suas pinturas não receiam a desordem. Percebem-na, apreendem-lhe os contornos, organizam-na, não para a ordenar verdadeiramente, mas para se constituírem elas próprias nessa desordem. Nas suas obras descobrimos motivos e pontos de partida, não necessariamente citações, que acabam por nos fazer participar na transformação de cada imagem. De alguma forma é como se a percepção do nosso olhar se tornasse também ele parte integrante dessa imagem, amplificando-a ou transfigurando o seu sentido comum. No seu trabalho existe sempre, sem nenhum esforço, uma leitura analítica e meditativa sobre as imagens, sendo estas muitas vezes retiradas do seu contexto para serem transportadas para climas poéticos ou evocatórios. É como se operasse subtilmente sobre as imagens com um dissecador, revigorando-as de uma forma totalmente natural. Talvez por isso nem sempre saibamos muito bem como situá-las, em termos de espaço e, principalmente, tempo, multiplicando-se as possibilidades interpretativas por esse efeito de algum rasamento. Esta espécie de ambivalência traduz-se na forma como combina diferentes tipos de imagens, que se contaminam, para originar inúmeras vias narrativas graças à sua condição aparentemente fragmentada, mas da qual resulta qualquer coisa de orgânico. Na sua pintura desfilam imagens, gestos quotidianos sem qualquer laivo de hierarquização, como se aquilo que lhe interessasse fosse, precisamente, um processo de nivelamento da existência. Olhando para as suas obras deixamos de saber exactamente para onde nos deslocamos. A imagem multiplicada abre-se aparentemente ao acaso, tornando todas as associações possíveis. Tudo isto é importante. Está lá. Abre-se ao nosso entendimento. Mas talvez ainda mais importante seja a atmosfera, a beleza que se solta no meio da desordem, os momentos liminares onde vida e morte, tumulto e harmonia se misturam, tocam e reformulam. É como se o seu universo fosse erguido a partir dos derradeiros vestígios de um mundo em extinção. Mas aqui não existe qualquer apatia. É da sua reconstrução instantânea de que se trata. Há quem viva mal com arestas, interstícios, poros não identificados, segredos que só se revelam com um olhar aturado. Mas no caso de Ana Cristina Leite esse investimento merece ser feito.

2 2 dados biográficos > Nasceu em 1964, no Porto. Vive e trabalha no Porto. Formada em Artes Plásticas, Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

3 Filipe Marques sinopse> 3 "chagas no aço chagas nas estruturas chagas nos planos do futuro" o espírito em que esta Obra é concebida requer que a "pergunta" seja deixada em aberto para o visitante, até ele ir embora, ou até mesmo para depois. é mais um caso para intensificar a interrogação, e, para falar, e aprofundar o sentido de incerteza que domina o presente e o futuro da humanidade. isto é fácil, ela assenta numa latente ideologia, para mostrar até onde sua abordagem, a maximização do controlo do Homem sob a humanidade. se quisermos alcançar um objectivo de intensificar a interrogação, então este prejuízo moderno deve ser desafiado por mais desafios visuais. a ansiedade do Homem, é o que está a perder, a chamada identidade como Ser Humano. a cólera sacralisa-se. deus como o seu rei e o elogio do purgatório. o subjugar ao poder monstruoso do negativismo. nós somos como massa de cólera auto-agressiva. também a hiperbólica apocalíptica cólera judaico-cristã. jubilaram-se revoluções, criaram sistemas bancários não-monetários, bancos da dissidência, bancos de dinâmica gananciosa, bancos de ressentimento, bancos de vingança e, por fim, bancos mundiais de cólera comunista e bancos populares fascistas, ou seja, o comintern. a humanidade é um recipiente metafísico de armazenagem infernal, um teatro mundial das ameaças. um teatro psicanalista do furor puro. admirar-se-ão depois então os porcos! isto tudo, será claro implicará uma perda total de Identidade, subentendendo-se a cólera como carburante e mainreason da Obra. esta abordagem interfere com a identidade do Homem, entendimento como mente e vontade, ou como consciência e liberdade. a palavra "humano", como adjectivo substantivo, designa uma regra antiga de conhecimento e intervenção que eu corto agora e partilho.

4 4 dados biográficos > Nasceu em 1976, em Vila do Conde. Licenciado em artes plásticas-pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha com a Galeria Graça Brandão.

5 Isaque Pinheiro sinopse> "A medida de todas as coisas" 5 Protágoras ( ac) chegou à máxima O Homem é a medida de todas as coisas, pois o certo e o errado, o bem e o mal sempre foram avaliados conforme as necessidades do Homem. Uma das necessidades inerente ao indivíduo é a sua integração social, a importância do Homem sempre foi medida em função da sua capacidade de produção. Constituir-se num cidadão produtivo frente aos mecanismos sociais parece ser o desafio para aceitabilidade ou exclusão. Consequentemente, neste momento assistimos a um desmesurado excesso de produção e actividade, que deu origem a graves problemas ambientais e tem levado o Homem a ter consciência da sua forte influência no planeta. Assistimos na actualidade ao crescimento de preocupações que se prendem com questões ambientais a fim de se articularem medidas para remediar o desequilíbrio causado. Mas teremos capacidade de gerir todo esse processo? Conseguiremos superar as capacidades que nos levaram até ao ponto em que nos encontramos? Não sabemos! Mas sabemos que continuaremos a assistir à própria Natureza a impor-se como MEDIDA DE TODAS AS COISAS!

6 "Em cima da Terra e debaixo do Céu" Em cima da terra e debaixo do céu consiste em utilizar uma árvore, segmentá-la, articulá-la e suspendê-la por auxílio de fios que a ligam a várias cruzetas de madeira, denunciando que se trata de uma marioneta. Esta árvore marioneta tem a base do tronco fixo ao chão, é sedentária e não se vê a raiz tal como não se vê o subentendido manipulador desta marioneta, mas é óbvio que a escala das cruzetas não é humana. 6 Vivemos uma época em que mais que nunca a ciência se esforça por domar a natureza, para que o ser humano não sofra as consequências das agressões causadas à mesma e indirectamente a ele mesmo. Agora mais que nunca o ser humano tem consciência que faz parte da natureza e está a auto agredir-se, através dela. Assim, o ser humano tenta-se reeducar, controlar e domar, para não prejudicar a mãe natureza e consequentemente a si mesmo. A tudo isto acresce o facto de aparentemente a natureza não se reger pelo medo da morte ou pela esperança do paraíso extra terreno. Não é claro o que se passa debaixo da terra e em cima do céu. Por outro lado Em cima da terra e debaixo do céu é o plano em que se encontra esta marioneta apesar de todas as articulações e manipulações necessárias para caber no espaço que lhe cabe, que lhe é permitido, a sala de exposição. Em cima da terra e debaixo do céu propõe, basicamente, reflexões sobre temas como, religião, natureza, vida, morte e quotidiano. Mas para além do suporte teórico interessa-me acima de tudo a parte plástica, que é numa primeira instância o que nos leva a sentir a obra. dados biográficos > Nasceu em 1972, em Lisboa. Vive e trabalha no Porto.

7 João Noutel sinopse> 7 Neste conjunto de trabalhos propõe-se a evocação de momentos associados a um contexto urbano, levantando-se questões sobre a contradição e superficialidade de conceitos como a utopia, a ficção, a glória, a fama, a solidão, a felicidade, o sucesso, a ilusão. A presença de elementos transversais a séries recentes do autor (ex, JET-LEG ou NATIONAL PLAYBOY) é aqui reiterada pela componente metafórica e a imagética iconográfica peculiar recorrentes na Obra de João Noutel, onde o rigor das soluções plásticas utilizadas e o expressivo uso de ironia, enquanto campo de reflexão, funcionam como uma espécie de alavanca programática da força gráfica da pintura, não como fim em si mesma mas como instrumento do próprio trabalho.

8 8 dados biográficos > Nasceu em 1971, no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada e Pós-Graduação em Desenho e Técnicas de Impressão pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Vive e trabalha em Lisboa.

9 Colectivo Manco Ivo Teixeira João Marrucho Luís Dourado Paulo Santos Rodrigo Tiago Carneiro 9 sinopse> Esfera de espera

10 dados biográficos > COLECTIVO MANCO Ivo Teixeira João Marrucho Luís Dourado Paulo Santos Rodrigo Tiago Carneiro 10 Ivo Teixeira Vive e trabalha no Porto Formado em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto. Frequentou o curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa. Fez o Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha em várias áreas nomeadamente o desenho e o vídeo. João Marrucho Vive e trabalha no Porto. Formado em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Desenvolve trabalho de designer gráfico. Como artista desenvolve colagens multi-média usando HTML e CSS em plataformas digitais. Produz música electrónica. Luís Dourado Vive e trabalha no Porto. Desenvolve trabalho pessoal, projectos e colaborações, principalmente nas áreas de Artes Visuais, Ilustração e Comunicação. O seu trabalho tem sido publicado em revistas internacionais e publicações. Paulo Santos Rodrigo Vive e trabalha no Porto. Formado em Arquitectura pela Universidade do Porto. Desenvolve trabalho sobretudo na música com editor, DJ e até fazendo coaching de bandas. Faz crítica de televisão e actualmente está num projecto de divulgação de jazz. Tiago Carneiro Foi estudante nas Belas-Artes, no Porto, está a terminar a licenciatura em Design de Comunicação no ESAD (Matosinhos). Com sério interesse pelos meios da música e design, desenvolve actividade como designer, DJ e produtor de música.

11 CURRICULUM DOS ARTISTAS PRESENTES 11 Ana Cristina Leite Nasceu em 1964 no Porto Vive e trabalha no Porto Formada em Artes Plásticas, Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS (selecção desde 2001): 2012 Exposição galerie Majke Husstege 2010 Exposição Galerie Majke Husstege 2009 EXPOSIÇÃO GALEIA ARTSLAB, PORTO 2009 EXPOSIÇÃO, GALERIA ANA MASS, BARCELONA 2008 EXPOSIÇÃO INCÓGNITA, GALERIA ARVORE, PORTO 2005 Galeria Adhoc, Vigo, Espanha; 2004 My personal ARCO favourite, Galerie T40, Düsseldorf, Alemanha; 2004 Galeria Mas, Barcelona, Espanha; 2003 Galeria Mário Sequeira, Braga; 2002 Galeria Adhoc, Vigo, Espanha; Bubble Face 2002 Galeria Espaço Branco, Viana do Castelo; 2002 Cooperativa Árvore, Vila Nova de Cerveira; Bubbles 1996 Galeria Adhoc, Vigo, Espanha; 1995 Galeria Alvarez, Porto 1994 Galeria Lagoa, Porto, Trofa; 1990 Galeria SIC, Vigo, Espanha; Galeria E.G., Porto.

12 EXPOSIÇÕES COLECTIVAS (selecção desde 2001): 2011 Feira de Arte em Amesterdam 2011 Feira de Arte Contempotãnea Pan _Holanda- Galerie Majke Husstege 2010 Feira de arte Contemporânea Pan- Holanda - Galerie Majke Husstege Feira de Arte Contemporânea da Corunha- Galeria Ad HOc 2008 Artefiera, Bolonha _ Galeria Mário Sequeira Feira de Arte Madrid Arco, _ Galeria Mário Sequeira e Galeria Adhoc Art Dubai, Dubai Galeria Mário Sequeira S. P aulo - Arte São Paulo, Brazil Galeria Mário Sequeira Arte Lisboa Galeria Mário Sequeira, Portugal Exposição colectiva Museu Das Astúrias, Espanha 2007 Arco Madrid ( Galeria Adhoc E Galeria Mário Sequeira ) S.Paulo Arte São Paulo, Brazil ( Galeria Mário Sequeira ), Arte Cologne Galeria T40 Dusseldorf Feira de arte Palma de Maiorca Galeria Mário Sequeira Feira Lisboa Arte Galeria Mário Sequeira Lisboa 2006 Art Karlsruhe, Galerie T40, Düsseldorf, Alemanha; ARCO 06,- Galeria Mário Sequeria, Braga; Palmbeach 3 - Galeria Neuhoff, Nova York Feira de Arte Lisboa Galeria Mário Sequeira 2005 ARCO 05, Galeria Mário Sequeira (Braga) e Galeria Adhoc,Espanha; Art Frankfurt 2005, Galerie T40,( Düsseldorf,) Alemanha; art.fair Köln, Galerie T40, (Düsseldorf, Alemanha); FIAC, Galeria Mário Sequeira (Braga), Paris, França; \ Feira ARTE Lirboa 2005 Galeria Mário Sequeira 2004 ARCO 04, Galeria Mário Sequeira (Braga) e Galeria Adhoc Espanha; Feira ArteLisboa, Galeria Mário Sequeira Clónicas, Vigo, Espanha;

13 Artissima Turín, Galeria Adhoc (Vigo), Turín, Itália; 2003 ARCO 03, Galeria Mário Sequeira (Braga) e Galeria Adhoc Espanha FIAC, Galeria Mário Sequeira (Braga), Paris, França; Feira de Arte Lisboa, Galeria Mário Sequeira (Braga), Lisboa; 13 Sevilha Arte Actual, Galeria Adhoc (Vigo), Sevilha, Espanha; Artissima Turín, Galeria Adhoc (Vigo), Turín, Itália; Exposição Colectiva, Galeria Mário Sequeira, Braga; Feira arte LISBOA 2003, Galeria mário Sequeira LISBOA 2002 Feira de Arte Contemporânea de Andaluzia, Galeria Adhoc (Vigo), Andaluzia, Espanha Feira de Arte Contemporânea de Milão, Galeria Adhoc (Vigo), Milão, Itália; 2001 Feira Internacional de Arte Contemporânea, Porto; Feira de Arte Contemporânea de Lisboa; +20 Grupos e Episódios no Porto do Século XX; 1999 X Bienal Internacional de Arte, Vila Nova de Cerveira; Galeria Serpente, Porto; 1997 Anatomias Contemporâneas, O Corpo na Arte Portuguesa dos Anos 90; Prémio de Pintura BCM 97 (Banco Comercial de Macau), Porto; ª Bienal de Arte AIP 96; ARCO 96, Galeria Adhoc (Vigo), Madrid, Espanha; FAC 96, Feira de Arte Contemporânea, Lisboa; 1995 I Fórum Atlântico de Arte Contemporânea, Galeria Por Amor à Arte (Porto), Santiago de Compostela, Espanha; Arte Jovem Maia 95, Cooperativa Árvore (Porto), Maia; Exposição ESBAP FBAUP, Museu da Alfândega do Porto; Prémio de Pintura BCM 97 (Banco Comercial de Macau), Porto; VIII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira; I Mostra de Arte Contemporânea do Porto; FAC 95, Feira de Arte Contemporânea, Lisboa; Galeria Alvarez, Porto; 1994 Inauguração da Galeria Por Amor Á Arte, Porto; Galeria Labirinto, Porto; I Concurso Nacional de Jovens nas Arte (Associação de Jovens Empresários); 1992 VII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira; Galeria Árvore, Porto, Sensualidades, Galeria E.G., Porto; 1991 Salão de Outono, Casino de Estoril; Representações, Galeria E.G., Porto; 1990 Galeria Lagoa, Trofa; Pura Mensagem, ESBAP, Porto; Fórum Picoas, Lisboa; Centro de Arte de ão João da Madeira; Prémio Fidelidade Jovens Pintores, Porto; Exposição Pequeno Formato, Galeria E.G., Porto; Exposição Primavera, Casino de Estoril. PRÉMIOS:

14 1997 Prémio BCM (Banco Comercial de Macau), Porto; Prémio Montepio Geral 150 Anos, Lisboa; Prémio Ateneu Comercial do Porto; Menção Honrosa, Prémio Fidelidade, Lisboa; 1995 Prémio BCM (Banco Comercial de Macau) Porto; 1990 Prémio SOCTIP Jovens Pintores, Lisboa. 14 Está presente no Museu das Asturias, tendo participado numa exposição em 2008 Está representada em várias colecções privadas em Portugal, Brasil, Espanha e França. Filipe Marques Nasceu em 1976, em Vila do Conde. Licenciado em artes plásticas-pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha com a Galeria Graça Brandão. exposições> 2010 "the straightfoward tale and witness's view" e "requiem by a young painter", paço dos duques, guimarães 2007 "a (the) friend of volker nolde, rewriting the degree zero", galeria graça brandão, porto 2006 "family resemblance", artur-o musei shop, florença, italia "beijing art show, pequim, china "issues without title", embaixada portuguesa, pequim, china 2005 "das motiv", museu do chiado, coimbra. "Nureyev proposition's", galeria Sopro, lisboa.

15 Isaque Pinheiro Isaque Pinheiro nasceu em 1972 em Lisboa. Entra para a Escola António Arroio em 1987, acabando por não concluir o ensino secundário. 15 Em 1992 consegue um apoio para a criação de actividades independentes, compra equipamento e aluga um atelier em Pêro Pinheiro ao lado de Artistas mais velhos e canteiros com uma vasta experiência de trabalho em pedra. Aí sem qualquer experiência começa a trabalhar em escultura em pedra absorvendo conhecimento dos que o rodeiam. Em 1996, conhece o Departamento de Escultura em Pedra de Évora, onde trabalhou regularmente. No final de 1996 muda-se de Lisboa para o Porto. Em 1999 reside e trabalha durante um ano em Évora mas em 2000, muda-se novamente para o Porto para se juntar a um grupo de amigos e desenvolver um projecto que inaugura publicamente em 2001 com o nome de Maus Hábitos, espaço de intervenção cultural. Desde 2006 que trabalha frequentemente em projectos no e com o Brasil. No seu currículo, para além de exposições individuais em galerias com que trabalha como é o caso da Galeria Presença no Porto, Caroline Pagès em Lisboa, Esther Montoriol em Barcelona, ou Laura Marsiaj no Rio de Janeiro, entre outras, destacam-se também participações em exposições coletivas como por exemplo no Stenersen Museum em Oslo ou Centro Galego de Arte contemporânea em Compostela. Para além de estar representado em diversas colecções particulares em Portugal, Espanha, Brasil, Dinamarca e Chile conta com representações nas colecções da Fundação Caixanova em Espanha, Museu da Bienal de Cerveira em Vila Nova de Cerveira, Centro Galego de Arte Contemporânea em Compostela e Fundação PLMJ em Lisboa. exposições> Exposições Individuais (desde 2001) 2011 Mão livre, Galeria Presença, Porto 2010 A medida de todas as coisas, Galeria Caroline Pagès, Lisboa Curador, Galeria Esther Montoriol, Barcelona 2009 Em debate, Espaço Maus Hábitos, Porto 2008 Em cima da terra e debaixo do céu, Galeria Presença, Porto

16 Em cima da terra e debaixo do céu, Galeria Goran Govorcin, Santiago de Compostela Camisa, Nogueira da Silva Museum, Braga, Portugal (cat.) 2007 Sapatos de pedra e um horizonte aberto, Galeria Presença, Lisboa Apego a um lugar, Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro Sombras da ribalta, Galeria Presença, Porto Água de Colónia (com Rute Rosas), Galeria Virgilio, São Paulo (cat.) 2005 Universos Perpendiculares, Galeria Esther Montoriol, Barcelona 2004 Opening, Internationale Kunsthalle Porto 1, Porto MAE, projecto das Mais Altas Esferas, Galeria Cubic, Lisboa (cat.) MAE, projecto das Mais Altas Esferas, Galeria Ao Quadrado, Santa Maria da Feira (cat.) MAE, Espaço Maus Hábitos, Porto 2003 Hoje amo-te, Galeria Animal, Santiago, Chile (cat.) Hoje amo-te, Espaço Consigo, Coimbra 2002 Amor de, Montemor-o-Novo Galeria Municipal, Montemor-o-Novo (cat.) São extéreis, Senhor são extéreis!, Galeria Extéril, Porto 2001 Handle with Care, Espaço Maus Hábitos, Porto Exposições Colectivas (desde 2001) 2012 Die Heimat, Global Art, Porto 2011 Mystique, Coleção CGAC, ARCO/IFEMA, Igreja da Universidade, Santiago de Compostela Quatro Elementos, Quatro Artistas, Projecto do Museu Colecção Berardo para o Centro Colombo, Lisboa Domínio, Centro Emmerico Nunes e Capela da Misericórdia, Sines Livro-Mundo, Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira 2010 Cantos da Casa, Casa da Galeria, Santo Tirso Lugares de Incerteza, Look up! Natural Porto Art Show, Palacete Pinto Leite, Porto Small is Beautiful, Caroline Galeria Pagès, Lisboa Topologias, Casa da Galeria, Santo Tirso

17 1 Século, 10 Lápis, 100 Desenhos: Viarco Express, Torre da Oliva, São João da Madeira (cat.) Cidade de soños Natureza con arte, curadoria de Cuqui Piñeiro, Xardíns do Pazo de Castrelos, Vigo 2009 XV Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira (cat.) Inéditos, Galeria Presença, Porto 17 1 Século, 10 Lápis, 100 Desenhos: Viarco Express, Museu da Presidência da Republica, Lisboa (cat.) Do séc. XVII ao séc. XXI: além do tempo, dentro do Museu, curadoria de Fátima Lambert, Palácio dos Carrancas, Museu Soares dos Reis, Porto (cat.) Mostra XV Bienal de Cerveira, LX Factory, Lisboa (cat.) minutos de fama, Galeria Extéril, Porto Superfícies Minimales, Galeria Goran Govorcin, Santiago de Compostela 2007 Video killed the painting, The Centre for Contemporary Arts, Glasgow Video show, Box Gallery, Akureyri, Iceland Salon Européen des Jeunes Créateurs, Varias instituições na Europa 2006 Mostra de vídeo, Museu nacional da Historia Natural (org. por Galeria Sopro), Lisboa (cat.) Arquivar Tormentas, curadoria de Seve Penelas Galician Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela (cat.) Rompecabezas, Galeria Esther Montoriol, Barcelona Salon Européen des Jeunes Créateurs, Varias instituições na Europa 2005 Last show, Galeria André Viana, Porto 5 minutos de fama, Extéril Gallery, Porto 2004 Portugal: 30 artists under 40, Stenersen Museum, Oslo (cat.) Happy Darkness, Galeria André Viana, Porto Outro Lugar, Galeria Virgílio, São Paulo 2003 III Prémio de Escultura City Desk, Centro Cultural de Cascais (cat.) Sem Título, Espaço Maus Hábitos, Porto II Prémio de Arte Erótica, Gondomar Escultura na cidade, organizado pelo Departamento de escultura em Pedra do Centro cultural de Évora, Évora (cat.) 2002 New Art, Barceló Sants Hotel (org. por Espaço Maus Hábitos, Porto), Barcelona

18 2001 Arte no Porto no Sec. XX, Galeria Municipal Almeida Garrett, Porto Sem Título, Espaço Maus Hábitos, Porto XI Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira (cat.) I Prémio de Arte Erótica, Gondomar 18 IN_BLOC, Espaço Maus Hábitos, Porto Obra Pública Universidade de Aveiro, 2010 Os dados estão lançados, Maia, 2009 Monopoly, Vila Nova de Gaia, 2009 O Livro, Felgueiras, 2009 Silêncio, La Coruña, Mariñan, 2006 Parla! A arte do silêncio, Vila Verde, 2005 Câmara de Lobos, Madeira, 2004 Um... dois... três... Experiência! Cantanhede, 2004 Terra, zinco e pão com manteiga, Montemor-o-Novo, 2001 O chão que me sustenta, São João da Madeira, 2000 Belmonte, 2000 A cultura saiu á rua num dia assim, Melides, 2001 Sernancelhe, 1999 Braga, 1997 Colecções Fundação Caixanova, Espanha Museu da Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Espanha Fundação PLMJ, Lisboa, Portugal Colecções privadas em Portugal, Espanha, Dinamarca e Brasil

19 João Noutel João Noutel (Porto, Portugal, 1971) Vive e trabalha em Lisboa, Portugal. Lic. Direito; Autor e responsável criativo de diversas publicações e projectos temáticos (vg Douro - The New Generation, Nas Tripas, apresentados na Feria do livro de Frankfurt 2005, a sua obra está ligada à imagem de vários vinhos do segmento premium (Pelada, Qta da Pellada/ Dão; Carrocel, Qta da Pellada/ Dão; Conceito/ Douro;Conceito New Zealand; Contraste/ Douro; Bastardo/Douro; Voyeur, Niepoort/ Douro, Sparkling Wines Filipa Pato, etc) 19 Em 2007 produziu duas edições limitadas exclusivas da série The Invisible Soul para o Museu de Serralves, Porto; Em 2008 foi um dos artistas convidados para a primeira edição da Portugal Brands, em Londres, para o The London Design Festival; entre outras personalidades, foi o artista plástico escolhido para o vídeo corporativo da Jason Associates (2009). Em 2009 foi o artista plástico convidado para as edições CasaDecor Porto e Lisboa; Integra a lista de artistas do projecto ANAMNESE, plataforma digital internacional de arte contemporânea portuguesa; está representado em diversas colecções privadas em Portugal, Espanha, Alemanha e E.U.A. e institucionais, expondo regularmente desde É autor do projecto de arte pública VOYEUR Giant The Voyeur Project, 2008) adquirido pela Colecção Travessa da Ermida, Lisboa; 2º Prémio de Pintura 2008 Museu da Bairrada/ Galeria Nuno Sacramento; 2º Prémio Imagem do Vinho 2010; A sua Obra foi recentemente destacada em diversas publicações (vg: Visão, ArtReview (UK), Attitude, TimeOut Lisboa e Arte.Es (Madrid) e entrevistado recentemente para a revista latino-americana ARTE Por Excelencias (2010). Artista seleccionado para o prémio Amadeo de Souza-Cardoso 2011.

20 Colectivo Manco Ivo Teixeira João Marrucho Luís Dourado Paulo Santos Rodrigo Tiago Carneiro 20 Ivo Teixeira Formado em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto, Ivo Teixeira frequentou também durante dois anos o curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa, passando também por Londres onde realizou um Short Course de pintura na Escola Central Saint Martins. Obteve a bolsa Leonardo da Vinci, onde esteve em Madrid a colaborar com uma galeria de arte. Recentemente concluíu o Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo como tema de investigação as empenas In_adaptadas, reflectindo acerca do espaço público, usando-o como suporte à vídeo-projeção. Este projecto foi apresentado na cidade do Porto no âmbito do Manobras 2.0, em Torres Vedras na Transforma e mais recentemente na Galeria da Arte Cinemética de Vila do Conde que pertence ao festival internacional de Curtas Metragens. O seu trabalho remete-nos para a ideia/tentativa de passar para primeiro plano o que geralmente não se vê, desvendando o que está para além da superfície da imagem. Actualmente tem o seu atelier no Porto e trabalha em várias áreas nomeadamente o desenho e o vídeo. João Marrucho João Alves Marrucho nasceu em Coimbra (Portugal) em Viveu no Fundão, até aos 18 anos de idade. Mudou-se para Porto, licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Estudou tipografia na Holanda durante seis meses. Como designer gráfico, trabalhou na Flatland, em Lisboa, para a Sino Design e para A Transformadora no Porto. Agora trabalha como freelancer no Lófte no Porto (um estúdio multi-disciplinar erguido e gerido por profissionais de diferentes áreas criativas). Como artista desenvolve colagens multi-média usando HTML e CSS em plataformas digiatais. O João também produz música electrónica tendo lançado 2 EPs e 3 álbuns.

21 Luís Dourado Nasce no Porto, Portugal, Luis Dourado vem desenvolvendo seu próprio trabalho pessoal, projetos e colaborações, principalmente nas áreas de Artes Visuais, Ilustração e Comunicação. O trabalho do autor, nunca é fiel a uma técnica específica, embora oscilem entre digital de um método analógico em séries diferentes, as obras falam uns com os outros e compartilhar várias referências. Explorando principalmente temas como a memória, controle e ilusão, o seu trabalho pessoal tem sido publicados em revistas internacionais e publicações em mais de vinte países em quatro continentes diferentes. A sua experiência transversal em áreas criativas, como Desenho, Música ou também o levou a estar envolvido em vários iniciativas internacionais, como o illustrative - Fórum Internacional de Artes e Ilustração Gráfica (Berlim, Alemanha), Festival Sónar (Barcelona, Espanha), Direktorenhaus Galeria (Berlim, Alemanha), DMY Festival (Berlim, Alemanha), Festival Outonarte (A Coruña, Espanha) ou Museu de Serralves (Porto, Portugal) entre outros Paulo Santos Rodrigo Nasceu em Pinhel, Guarda, vive e exerce no Porto e formou-se na FAUP. Em entrevista ao jornal Público, foi definido como um Arquitecto no Limbo. No limbo porque atormentado pela demora dos processos da Arquitectura. Da concepção à conclusão dos projectos, muito tempo havia para ocupar e nada melhor do que aplicar as energias em actos imediatos: rádio, produção de televisão e videoclips, design gráfico, editor da revista Fresh ou mesmo fazendo coaching de bandas. E ainda, actuações como Dj. Nos espaços mais importantes do Porto e de Lisboa, em festivais - Sonar em Barcelona, museus - Serralves e Gulbenkian, a festa de abertura do Porto 2001 e a inauguração da Casa da Música, entre outros. Entretanto realizou instalações relacionadas com a Casa Decor, no Porto e a sonorização de vários desfiles integrados tanto na Moda Lisboa como no Portugal Fashion. De Momento divide o tempo que sobra da sua actividade como Arquitecto com a escrita de crítica de televisão enquanto desenvolve um projecto relacionado com a divulgação do Jazz, e especialmente do American Songbook, em vários espaços do Porto e de Lisboa. Tiago Carneiro Principais actividade: designer, DJ, produtor de música. Foi estudante nas Belas-Artes no Porto durante um ano mudando-se depois para a ESAD (Matosinhos) onde está a acabar a licenciatura em Design de Comunicação. Desde o início que demonstra um honesto interesse pelo meio que o envolve: pela música e pelo design e pelos seus interlocutores. Informa-se e, mais importante, participa, seja em blogues, festas, exposições, workshops ou conferências... Estudou em Antuérpia como bolseiro Erasmus de onde deu sempre boas notícias. À custa do seu trabalho e talento

22 inegável tem adquirido uma merecida visibilidade. Em 2008 vem a integrar a Concorrência (colectivo de designers, produtores e DJ). O Tiago não pára de evoluir, aprende rápido com os erros e os sucessos, é perpicaz, atento, inteligente e talentoso. Posso dizer que nunca deixei de aprender com ele. Este rapaz, já com 24 anos, faz de quem quer que o rodeie uma pessoa melhor. João Marrucho, Julho pure electronic, modern electronics Podia-se resumir nesta simples frase arrancada de um disco de Luke Vibert todo o trabalho do jovem produtor Tiago Carneiro mas seria injusto. A cidade do Porto é rica em talento suficiente que daria para se poder elevar o rating do país para níveis mais merecidos. Tiago é designer, produtor de música electrónica... DJ. Dono de uma forte personalidade e cultura musical superior que não é comum encontrar em DJ s de características semalhantes, Tiago tem nos últimos anos encontrado espaço para as suas ideias e surpreendido o público mais atento da cidade, é o DJ por excelência da sua geração e um dos últimos resistentes à tecnologia virtual (entenda-se mp3), não compra música avulso, fá-lo antes com um sentido estético bastante apurado, competente e digno de um connoisseur; e se no papel de DJ as suas referências são as melhores que se encontram em Detroit, Chicago, Berlim, Londres, Porto, o que dizer das suas próprias canções electrónicas já astutas, maduras e complexas o suficiente para o colocar ao lado dos melhores nomes da música electrónica moderna, a capacidade em manipular as ideias originais fundadas no Techno, House, no Electro puro e no experimentalismo são evidentes nas suas composições e reveladoras de uma identidade própria. A irreverência, o rigor e o talento aliados a um carácter distinto tornam-no num dos jovens mais singulares e especiais a produzir trabalho em Portugal quer a nível pessoal, quer a nível colectivo, prova disso é a recém criada editora Terrain Ahead, plataforma de jovens músicos e produtores sediada no Porto que tem por objectivo mostrar ao público o que de melhor se faz pela cidade. A música electrónica ainda é sinónimo de qualidade e um dever de quem a faz bem, ainda é genuína e sincera... lembrem-se sempre da mensagem de Underground Resistance: Music For Those Who Know - Punishment For Those Who Don t. Pedro Santos, Julho

23 ORGANIZAÇÃO MUST ART ADVISORY & SERVICES 23 A MUST ART ADVISORY & SERVICES faz consultadoria de gestão na área das artes e cultura, desenvolvendo projectos de marketing cultural e relações públicas, que contribuam para uma maior interacção e sensibilização dos públicos com a arte e cultura. Informações e contactos: Maria do Carmo Pessanha Moreira mcarmopessanhamoreira@gmail.com telef Maura Marvão maura.marvao@gmail.com telef

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLECTIVAS (selecção):

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLECTIVAS (selecção): EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLECTIVAS (selecção): INDIVIDUAIS 2012 Exposição Galerie Majke Husstege 2010 Exposição Galerie Majke Husstege 2009 Exposição Galeria ARTSLAB, Porto Exposição, Galeria Mass, Barcelona

Leia mais

MARTA SOARES BIOGRAFIA

MARTA SOARES BIOGRAFIA MARTA SOARES BIOGRAFIA Marta Soares nasceu em Lisboa, em 1973. Entre 1988 e 93 frequenta o atelier experimental de artes plásticas, Atelier Livre, sob orientação do artista plástico Pedro Morais. Durante

Leia mais

Jorge Curval Primavera

Jorge Curval Primavera Jorge Curval Primavera Esta exposição surge no seguimento da obra que venho a executar ao longo destas duas ultimas décadas, tendo como fio condutor a necessidade constante de transmitir sentimentos e

Leia mais

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres Inauguração da exposição individual alheava_a criação do mar de Manuel Santos Maia Curadoria de Baltazar Torres 28 Setembro na SEEA - Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica do

Leia mais

Maria João Franco. Exposições Colectivas

Maria João Franco. Exposições Colectivas Maria João Franco CV Exposições Colectivas Galeria Municipal Artur Bual, Homenagem a Artur Bual, (Amadora, MAC Movimento Arte Contemporânea, 14º Aniversário do MAC, (Lisboa, Feira de Arte Contemporânea

Leia mais

Raul Castro Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Raul Castro Presidente da Câmara Municipal de Leiria de TERESA MAGALHÃES de TERESA MAGALHÃES O trabalho de Maria Teresa Marques Magalhães tem sido justamente reconhecido em Portugal, estando representada em entidades culturais, entre elas o Museu Nacional

Leia mais

Exposições Individuais

Exposições Individuais Exposições Individuais 1963 Escola Superior de Belas Artes do Porto 1964-69 Galeria Alvarez, Porto 1972 St. Martin's School of Art, Londres 1980 Galeria Módulo, Lisboa e Porto 1981 Museu de Évora Galeria

Leia mais

O Grupo VIAJARTE cujo objectivo é levar a arte às pessoas, propõese colaborar com os serviços culturais disponibilizando a mostra dos seus trabalhos.

O Grupo VIAJARTE cujo objectivo é levar a arte às pessoas, propõese colaborar com os serviços culturais disponibilizando a mostra dos seus trabalhos. O Grupo VIAJ4RTE pretende divulgar os seus trabalhos por todo o país, através das autarquias, organismos oficiais ou outras entidades, que se mostram interessados em expor as obras deste grupo nos seus

Leia mais

Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha.

Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha. Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha. Estudou Artes Visuais na Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas. Em simultâneo a isso, realizou um workshop

Leia mais

Em Lugar Nenhum, Galeria ACERT, Tondela, Portugal

Em Lugar Nenhum, Galeria ACERT, Tondela, Portugal ANDRÉ SILVA Nasceu na Venezuela em 1980 Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Bolseiro do Programa Sócrates/ Erasmus na Facultad de Bellas Artes

Leia mais

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997.

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. PERIODICALS: Newspaper s Articles Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. Câmara Municipal de Oeiras Diário de Notícias, p.35, de 13 de Outubro

Leia mais

6/14 JUL 2018 DANÇA MÚSICA PERFORMANCE TEATRO. Semana das Escolas de Teatro ESMAE ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPETÁCULO

6/14 JUL 2018 DANÇA MÚSICA PERFORMANCE TEATRO. Semana das Escolas de Teatro ESMAE ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPETÁCULO 9 ạ www.esmae.ipp.pt/festivalset Semana das Escolas de Teatro 6/14 JUL 2018 DANÇA MÚSICA PERFORMANCE TEATRO MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO QUE DOIS OU TRÊS A VOAR ESMAE ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO

Leia mais

PAULO OSSIÃO. Olhar sobre o Porto

PAULO OSSIÃO. Olhar sobre o Porto PAULO OSSIÃO Olhar sobre o Porto 1. Sem título Escultura em bronze, 33x30x30 cm 2. Sem título Escultura em bronze, 40x31x33 cm 3. Série Olhar sobre o Porto Aguarela s/ papel, 180x39 cm (tríptico) 4. Sem

Leia mais

Francisco Cardoso Lima. Curriculum Vitæ 2015 (versão pt)

Francisco Cardoso Lima. Curriculum Vitæ 2015 (versão pt) Francisco Cardoso Lima Curriculum Vitæ 2015 (versão pt) franciscocardosolima@gmail.com FCT (Fundacão para a Ciência e a Tecnologia) public key J515366661VG Dados Pessoais Nome Francisco Cardoso Lima Data,

Leia mais

2012 Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

2012 Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Dalila Gonçalves Castelo de Paiva, 1982. Vive e trabalha no Porto. Formação Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). I Encontro de Artistas Novos

Leia mais

OLIVEIRA TAVARES. galeria de arte o s e p h u s

OLIVEIRA TAVARES. galeria de arte o s e p h u s OLIVEIRA TAVARES galeria de arte o s e p h u s OLIVEIRA TAVARES De 30 de Março a 26 de Abril de 2006 LISBOA - PORTUGAL Exposição de Oliveira Tavares, 2006 De súbito os azuis. Trazidos pelas mãos do mar,

Leia mais

Concurso de Piano da Póvoa de Varzim

Concurso de Piano da Póvoa de Varzim 2 Concurso de Piano da Po voa de Varzim Objetivos Promoção da excelência e mérito artísticos; Evolução da aprendizagem e nível performativo de todos os concorrentes; Incremento da partilha artística através

Leia mais

Ana Luísa Ribeiro. Exposições individuais Solo exhibitions. Lisboa Lisbon, Portugal, Quotation and other deviations.

Ana Luísa Ribeiro. Exposições individuais Solo exhibitions. Lisboa Lisbon, Portugal, Quotation and other deviations. Ana Luísa Ribeiro Lisboa Lisbon, Portugal, 1962 Exposições individuais Solo exhibitions 2014 Quotation and other deviations Odic/Fade in. Colónia Cologne, Alemanha Germany Ana Luísa Ribeiro Museum Theo

Leia mais

CURRÍCULO EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

CURRÍCULO EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS CURRÍCULO Pedro Figueiredo nasceu a 22 de Outubro do ano de 1974, na cidade da Guarda. Concluiu o curso profissional de Cerâmica na Escola Artística de Coimbra ARCA E.A.C., a licenciatura em Escultura,

Leia mais

DREAM BOX, for a love story Exposição Individual de Pintura de RICARDO PAULA

DREAM BOX, for a love story Exposição Individual de Pintura de RICARDO PAULA DEZEMBRO DE 2016 DREAM BOX, for a love story Exposição Individual de Pintura de RICARDO PAULA Patente de 7 de Dezembro a 6 de Janeiro Segunda a sexta entre as 15h e as 20h - sábados entre as 15h e as 19h

Leia mais

2016 Afastamento, Galeria Arte Periférica, C.C. de Belém, Lisboa.

2016 Afastamento, Galeria Arte Periférica, C.C. de Belém, Lisboa. ANTÓNIO TRINDADE Nasceu em Lisboa onde vive e trabalha. Viveu em Alcobaça até 1973, ano que se muda para Lisboa. É Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa desde2008. Licenciado

Leia mais

João Noutel MOTORDREAMS

João Noutel MOTORDREAMS João Noutel MOTORDREAMS JOÃO NOUTEL MOTORDREAMS NÃO HÁ, NA ARTE, NEM PASSADO NEM FUTURO. A ARTE QUE NÃO ESTIVER NO PRESENTE JAMAIS SERÁ ARTE. PABLO PICASSO MOTORDREAMS O universo da motorização, seja

Leia mais

PAULO NEVES. Rua Cidade Tokushima, Lote 1, Lj Leiria Telef Fax:

PAULO NEVES. Rua Cidade Tokushima, Lote 1, Lj Leiria Telef Fax: 1959 Nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, Portugal. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto. Conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Leia mais

Andreia César Catarina Dantas Francisco Pinto Ricardo Guerreiro Campos. apresentam-nos. Ambivalência

Andreia César Catarina Dantas Francisco Pinto Ricardo Guerreiro Campos. apresentam-nos. Ambivalência Andreia César Catarina Dantas Francisco Pinto Ricardo Guerreiro Campos apresentam-nos Ambivalência Espaço Cultura do Edifício AXA maio 2015 Andreia César Nasceu no Montijo em 1987. Desenvolve o seu trabalho

Leia mais

APONTAMENTOS CURRICULARES

APONTAMENTOS CURRICULARES APONTAMENTOS CURRICULARES PERCURSO Lisboa, 1969 Fotógrafo, Director de Arte, Editor de fotografia... Vivo e desenvolvo os meus trabalhos entre Aljezur e Lisboa Actualmente sou CEO da agência 1000olhos

Leia mais

ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP

ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP Galeria dos Leões Faculdade de Belas Artes da Unviversidade do Porto ESCULTURA E MEMÓRIA Prof. Pintor Francisco Laranjo Director da

Leia mais

MARTA SOARES BIOGRAPHY

MARTA SOARES BIOGRAPHY MARTA SOARES BIOGRAPHY Marta Soares studied Fine Arts at the Faculty of Fine Arts, in Lisbon and started to present her work in solo and group shows in the early nineties, namely at the Museo Extremeno

Leia mais

1975 Série 'Matisse, Rothko, Ad Reinhardt', Galeria de Arte Moderna/SNBA, Lisboa

1975 Série 'Matisse, Rothko, Ad Reinhardt', Galeria de Arte Moderna/SNBA, Lisboa PIRES VIEIRA PIRES VIEIRA Nasceu no Porto em 1950. Vive e trabalha no Estoril. Estudou Arquitectura e Urbanismo, na Escola Superior de Belas Artes de Paris e na Faculdade de Paris VIII, em França. Exposições

Leia mais

PIRES VI V E I I E R I A R BIOGRAPHY

PIRES VI V E I I E R I A R BIOGRAPHY Nasceu no Porto em 1950. Vive e trabalha no Estoril. Estudou Arquitectura e Urbanismo, na Escola Superior de Belas Artes de Paris e na Faculdade de Paris VIII, em França. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: 1971 -

Leia mais

MARTA SOARES BIOGRAPHY

MARTA SOARES BIOGRAPHY MARTA SOARES BIOGRAPHY Marta Soares was born in 1973, in Lisbon, where she lives and works. She studied Fine Arts at the Faculty of Fine Arts, in Lisbon and started to present her work in solo and group

Leia mais

MARTA SOARES BIOGRAPHY

MARTA SOARES BIOGRAPHY MARTA SOARES BIOGRAPHY Marta Soares studied Fine Arts at the Faculty of Fine Arts, in Lisbon and started to present her work in solo and group shows in the early nineties, namely at the Museo Extremeno

Leia mais

Nuno Cabral. Paisagens noturnas e outros espaços PINTURA PÓVOA DE SANTA IRIA

Nuno Cabral. Paisagens noturnas e outros espaços PINTURA PÓVOA DE SANTA IRIA Nuno Cabral Paisagens noturnas e outros espaços PINTURA 02 02 09 03 PÓVOA DE SANTA IRIA I N F O R M A Ç Õ E S [Patente] Galeria Municipal de Exposições Palácio Quinta da Piedade Pintura Paisagens noturnas

Leia mais

CONCURSO DESIGN TO SALE by CAPITAL EUROPEIA DO MÓVEL

CONCURSO DESIGN TO SALE by CAPITAL EUROPEIA DO MÓVEL CONCURSO DESIGN TO SALE by CAPITAL EUROPEIA DO MÓVEL EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO CRIATIVIDADE ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 2 2. OBJECTIVO DO DESIGN TO SALE by CAPITAL EUROPEIA DO MÓVEL... 4 3. CANDIDATOS... 4

Leia mais

a u t o r e t r a t o

a u t o r e t r a t o auto retrato Auto retrato 004, 2018 Acrílica em chapas de papel cartão de alta gramatura e madeira. 18x18x3,5cm (Detalhe) Auto retrato 004, 2018 Acrílica em chapas de papel cartão de alta gramatura e madeira.

Leia mais

ROSA CRISTINA FERREIRA FERNANDES

ROSA CRISTINA FERREIRA FERNANDES ROSA CRISTINA FERREIRA FERNANDES MONTEMOR-O-VELHO, SETEMBRO DE 2013 1 ÍNDICE 1. DADOS PESSOAIS..3 2. FORMAÇÃO ACADÉMICA...4 2.1. EXPERIÊNCIA PRÉ-PROFISSIONAL... 5 2.2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL....5 3.

Leia mais

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS AMARILIS CHAVES Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura de traço certo, da forma pura. DADOS

Leia mais

LUGAR DO DESENHO FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE

LUGAR DO DESENHO FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE 1- PRESERVAR E DIVULGAR O SEU ACERVO 1.1 EXPOSIÇÕES DO ACERVO (sala do acervo da Fundação) DATA DESIGNAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES LOCAL 27.Out.2012 a 13.Out.2013 26.Out.2013 a 12.Out.2014 CADERNO DE VIAGENS Júlio

Leia mais

Patrícia D Orey. Sinais. K.indd 3 11/01/10 17:59

Patrícia D Orey. Sinais. K.indd 3 11/01/10 17:59 Patrícia D Orey Sinais K.indd 3 11/01/10 17:59 Imagem capa: Without Direction, 2010 80 cm Ø Rua Miguel Bombarda, 221 4050-381 Porto - Portugal t: 351 220 120 184/5 f: 351 220 120 186 e: geral@apartegaleria.com

Leia mais

Braga Street Art Project. Curriculum dos artistas participantes

Braga Street Art Project. Curriculum dos artistas participantes Braga Street Art Project Curriculum dos artistas participantes Concurso Braga vai passar Noite em Branco 2014 BENT Formação Académica Escola Artística Soares dos Reis - Design de Produto Faculdade de Belas

Leia mais

Programa Operacional da Cultura Projectos Aprovados por Entidades Executora

Programa Operacional da Cultura Projectos Aprovados por Entidades Executora Programa Operacional da Cultura 2000-2006 Projectos Aprovados por Entidades Executora Entidade Executora Nº de Projectos Aprovados Instituto Português do Património Arquitectónico 69 Instituto Português

Leia mais

Ana Michaelis Obra Recente

Ana Michaelis Obra Recente Ana Michaelis Obra Recente Obra Recente Ana Michaelis [pt] DIÁLOGO de MEMÓRIAS Existe um lindo poema na tradição judaico-cristã que diz: Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra

Leia mais

CURSO LIVRE DE PINTURA CONTEMPORÂNEA. Objectivos do Curso de Pintura Contemporânea

CURSO LIVRE DE PINTURA CONTEMPORÂNEA. Objectivos do Curso de Pintura Contemporânea CURSO LIVRE DE PINTURA CONTEMPORÂNEA Objectivos do Curso de Pintura Contemporânea O novo CURSO DE PINTURA CONTEMPORÂNEA, tem como objectivo o aprofundar de aptidões artísticas de todos aqueles que tenham

Leia mais

Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em Vive e trabalha no Porto.

Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em Vive e trabalha no Porto. Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em 1963. Vive e trabalha no Porto. Pedro Sousa Vieira tem desenvolvido uma prática artística recorrendo e cruzando meios de expressão tão diversos como o desenho, a pintura,

Leia mais

espaço arte tranquilidade Andrea Brandão curadoria de maria do mar fazenda

espaço arte tranquilidade Andrea Brandão curadoria de maria do mar fazenda espaço arte tranquilidade 15 MAI 25 JUL Andrea Brandão curadoria de maria do mar fazenda MOMENTO I de ANDREA BRANDÃO no Espaço Arte Tranquilidade Momento I é o título de mais uma exposição da programação

Leia mais

MANUEL CARGALEIRO GESTO NO TEMPO

MANUEL CARGALEIRO GESTO NO TEMPO MANUEL CARGALEIRO GESTO NO TEMPO 1.Série "Gesto no tempo", 2017 2.Série "Gesto no tempo", 2014 3.Série "Gesto no tempo", 2014 4.Série "Gesto no tempo", 2013 Óleo sobre papel, 62x45 cm 5.Série "Gesto no

Leia mais

espaço arte tranquilidade

espaço arte tranquilidade espaço arte tranquilidade 07 MAR 03 MAI curadoria de maria do mar fazenda INSTRUCTIONS de no Espaço Arte Tranquilidade Instructions é o título da próxima exposição do Espaço Arte Tranquili dade, que apresenta

Leia mais

Ana Horta.

Ana Horta. Ana Horta E-mail: anahorta.pintora@gmail.com NOTA BIOGRÁFICA Ana Horta Pseudónimo de Ana Cristina Gonçalves Santos, em homenagem aos seus Avós Maternos. Nasceu em 1966, em Lisboa, mas desde tenra idade

Leia mais

23 JUN 01 JUL 2018 FEIRA INTERNACIONAL DO ARTESANATO. A Maior Feira Intercultural da Península Ibérica

23 JUN 01 JUL 2018 FEIRA INTERNACIONAL DO ARTESANATO. A Maior Feira Intercultural da Península Ibérica 23 JUN 01 JUL 2018 FEIRA INTERNACIONAL DO ARTESANATO A Maior Feira Intercultural da Península Ibérica ORGANIZAÇÃO COLABORAÇÃO FIA LISBOA FEIRA MULTICULTURAL A FIA Lisboa é a maior feira de multiculturalidade

Leia mais

Grandes Portuguesas. D. Anghel. Catálogo da exposição Grandes Portuguesas Daniela Anghel Coordenação: Biblioteca Municipal de Ponte de Sor 2006

Grandes Portuguesas. D. Anghel. Catálogo da exposição Grandes Portuguesas Daniela Anghel Coordenação: Biblioteca Municipal de Ponte de Sor 2006 Grandes Portuguesas D. Anghel Catálogo da exposição Grandes Portuguesas Daniela Anghel Coordenação: Biblioteca Municipal de Ponte de Sor 2006 O tesouro deste mês é um catálogo produzido pela Biblioteca

Leia mais

Natacha Antão Moutinho CURRICULUM VITAE

Natacha Antão Moutinho CURRICULUM VITAE Natacha Antão Moutinho CURRICULUM VITAE Porto 2017 CURRICULUM VITAE Março, 2017 1 DADOS PESSOAIS Nome: Nome de citação bibliográfica preferencial: Sexo: Nascimento: Natacha Antão Moutinho Moutinho, Natacha

Leia mais

PÚBLICO EM GERAL VISITAS PATRIMÓNIO CULTURAL EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA

PÚBLICO EM GERAL VISITAS PATRIMÓNIO CULTURAL EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA SETEMBRO DEZEMBRO 2018 PÚBLICO EM GERAL VISITAS EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE RE METALLICA, de Gonçalo Jardim / INSTRMNTS, de Victor Gama / VisoVox, poesia visual e sonora até 30 de setembro O riso

Leia mais

2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil Confrontos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil

2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil Confrontos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil FRIDA BARANEK Rio de Janeiro, RJ, 1961 vive e trabalha em Miami, USA EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2013 Confrontos. Museu de Arte Moderna do

Leia mais

Parabéns Brites por nos mostrares um pouco do teu universo. Alhandra, maio de Ernesto Neves Artista Plástico 2004/09/29

Parabéns Brites por nos mostrares um pouco do teu universo. Alhandra, maio de Ernesto Neves Artista Plástico 2004/09/29 Assinala-se mais uma vez o protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e a Associação dos Artistas Plásticos do Concelho

Leia mais

Lisboa, Portugal

Lisboa, Portugal forstudio@gmail.com Lisboa, Portugal 66 Forstudio é um colectivo de arquitectos que integra Fábio Neves, Ivone Gonçalves, Luís Ricardo e Ricardo Paulino. Do seu trabalho destacam-se as propostas para concursos

Leia mais

Ateliê de expressão dramática da marioneta Breve historial Sinopse Abordagem Responsáveis pela coordenação deste ateliê

Ateliê de expressão dramática da marioneta Breve historial Sinopse Abordagem Responsáveis pela coordenação deste ateliê EXPRESSÃO DRAMÁTICA DA MARIONETA EXPRESSÃO DRAMÁTICA DA MARIONETA Breve historial A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora reside no Fórum das Artes e da Cultura de Espinho desde 2011 e foi criada

Leia mais

CATARINA ALEXANDRA FONSECA VALE

CATARINA ALEXANDRA FONSECA VALE CATARINA ALEXANDRA FONSECA VALE 961047540 catarinafvale@hotmail.com Beco da Casa-nova, nº22 4990-384 Ponte de Lima Filiação: Manuel Joaquim Gomes do Vale Paula Cristina da Rocha Fonseca Site: https://catarinafvale.wixsite.com/caosdacatarina

Leia mais

Notas Biográficas de Autores

Notas Biográficas de Autores Notas Biográficas de Autores 239 Notas Biográficas de Autores História. Revista da FLUP. Porto, IV Série, vol. 5-2015, 237-241 Alice Duarte é doutora em Antropologia Social e Cultural, docente da Universidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA Mestre em Património Cultural (Universidade Católica Portuguesa, 2005) Licenciado em Direito

Leia mais

7 OUT - 30 DEZ FAZER SENTIDO

7 OUT - 30 DEZ FAZER SENTIDO AGENDA OUT-DEZ 2017 EXPOSIÇÕES 7 OUT - 30 DEZ FAZER SENTIDO Esta é uma exposição transversal aos vários espaços culturais do Município de Ílhavo, na qual que são revelados os trabalhos resultantes das

Leia mais

Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças

Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças PhD Candidate Former collaborator Research Line: Modern & Contemporary Philosophy Research Group: Aesthetics, Politics & Knowledge Email susanarestierpocas@gmail.com

Leia mais

Curriculum. Maria Manuela Jerónimo Monteiro de Barros Nasceu no Porto em 1970 Contacto: 96 6494547 /22 7710213 Email: maria.barros-437@clix.

Curriculum. Maria Manuela Jerónimo Monteiro de Barros Nasceu no Porto em 1970 Contacto: 96 6494547 /22 7710213 Email: maria.barros-437@clix. Curriculum Maria Manuela Jerónimo Monteiro de Barros Nasceu no Porto em 1970 Contacto: 96 6494547 /22 7710213 Email: maria.barros-437@clix.pt Ingressou no curso de Arquitectura na F.A.U.P. em 89/90 Efectuou

Leia mais

Uma exposição que reúne 59 obras, de 52 artistas, seleccionadas entre 840 propostas (de 630 artistas)

Uma exposição que reúne 59 obras, de 52 artistas, seleccionadas entre 840 propostas (de 630 artistas) Programa EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL 01 setembro a 20 outubro Palácio Vila Flor - CCVF Av. Dom Afonso Henriques, 701 Terça a Domingo das 10h às 13h e das 14:30 às 19h Uma exposição que reúne 59 obras, de 52

Leia mais

CONCURSO PLANETA TERRA 2010 regulamento

CONCURSO PLANETA TERRA 2010 regulamento CONCURSO PLANETA TERRA 2010 regulamento 1. CONTEXTO A Corporação Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Internacional das Ciências Geológicas

Leia mais

ROLAND FISCHER 10/01-23/ ORDEM DOS MÉDICOS - DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL Av. Alm. Gago Coutinho 151, Lisboa Google Maps

ROLAND FISCHER 10/01-23/ ORDEM DOS MÉDICOS - DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL Av. Alm. Gago Coutinho 151, Lisboa Google Maps ROLAND FISCHER 10/01-23/02 2019 ORDEM DOS MÉDICOS - DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL Av. Alm. Gago Coutinho 151, 1700-033 Lisboa Google Maps The Museum 2014 C-Print 160 x 221 cm Edição de 5 a arte fala de arquitectura

Leia mais

EM CONCERTO. Auditório Cardoso & Conceição 29 Maio 2009 REPORTAGEM

EM CONCERTO. Auditório Cardoso & Conceição 29 Maio 2009 REPORTAGEM EM CONCERTO Auditório Cardoso & Conceição 29 Maio 2009 REPORTAGEM Palácio de todos os músicos.. palaciodosmusicos.com Palco de todas as emoções... Aalegria e boa disposição inundaram o palco da loja Cardoso

Leia mais

MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS PROGRAMAÇÃO

MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS PROGRAMAÇÃO MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS PROGRAMAÇÃO SÁBADO, DIA 18 10h00 - Visita orientada ao Museu Nacional de Soares dos Reis Visita orientada à exposição permanente do museu - coleções de pintura e escultura

Leia mais

THE LISBON CONSOR TIUM

THE LISBON CONSOR TIUM THE LISBON CONSOR TIUM Com a criação do Consórcio de Lisboa, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa oferece, no panorama do ensino universitário nacional, uma resposta de

Leia mais

Ciclo de Conversas Design+Multimédia 2018

Ciclo de Conversas Design+Multimédia 2018 Ciclo de Conversas Design+Multimédia 2018 Ciclo de Conversas Design+Multimédia é um evento anual, iniciado em 2008, composto por palestras conduzidas por diferentes personalidades cujo trabalho é amplamente

Leia mais

sete livros sobre a natureza de uma árvore

sete livros sobre a natureza de uma árvore sete livros sobre a natureza de uma árvore sete livros sobre a natureza de uma árvore Volker Schnüttgen 21.7. - 3.9. 2018 2 19 de Janeiro de 2013. Grande vendaval nas Caldas da Rainha com efeitos devastadores

Leia mais

Procedere é Processo, KubikGallery, Porto. Curriculum Vitae. Castelo de Paiva, Vive e trabalha no Porto.

Procedere é Processo, KubikGallery, Porto. Curriculum Vitae. Castelo de Paiva, Vive e trabalha no Porto. Curriculum Vitae Castelo de Paiva, 1982. Vive e trabalha no Porto. Formação Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). I Encontro de Artistas Novos

Leia mais

Vertical Reclamation of Individual Spaces, de Ana Aragão, é a apresentação

Vertical Reclamation of Individual Spaces, de Ana Aragão, é a apresentação Vertical Reclamation of Individual Spaces, de Ana Aragão, é a apresentação em Portugal das obras que estiveram patentes na exposição individual da autora na Fundação do Oriente, em Macau, entre Junho e

Leia mais

Volubilis Pressbook Post Graffiti - Expressionista Abstracto Nuno de Matox

Volubilis Pressbook Post Graffiti - Expressionista Abstracto Nuno de Matox Volubilis Pressbook Post Graffiti - Expressionista Abstracto Nuno de Matox Volubilis Pressbook Post Graffiti - Expressionista Abstracto Fabrica do Braço de Prata // Lisboa 2010 Nuno de Matox Nuno de Matos

Leia mais

responsabilidades Arte (12º ano), Oficina das Artes (12º ano).

responsabilidades Arte (12º ano), Oficina das Artes (12º ano). CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome DE QUEIRÓS TAVARES, ELSA MARIA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Datas (de até) Nome e endereço do empregador Tipo de empresa ou sector Função ou cargo ocupado Principais

Leia mais

9.ª edição da tertúlia Conversas ao Borralho TERRA

9.ª edição da tertúlia Conversas ao Borralho TERRA 9.ª edição da tertúlia Conversas ao Borralho TERRA Bibliotecas Escolares de Mira Terra Jornada evocativa do Dia da Terra 22 de abril de 2015 2 9.ª edição da tertúlia Conversas ao Borralho Programa 20h30

Leia mais

Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais na Escola Secundária de Valbom Porto

Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais na Escola Secundária de Valbom Porto Curriculum Vitae André Freitas Santos 30 de Março de 1993 Gondomar Rua Doutor Francisco Sá Carneiro nº 1107 2º andar 912023854 andre.fsantos27@gmail.com www.freitassantos.yolasite.com/ Formação Académica

Leia mais

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas PRÉMIOS APOM 2011 Prémios e Menções Honrosas PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Professor Luís Casanovas PRÉMIO INFORMAÇÃO TURISTICA/VISITANTE Castelo S. Jorge, EGEAC/CML. Promoção do Turismo

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO OPEN CALL 9ª

REGULAMENTO REGULAMENTO OPEN CALL 9ª REGULAMENTO REGULAMENTO OPEN CALL 9ª Edição Bairro das Artes 1. Enquadramento O Bairro das Artes é uma organização da Isto não é um Cachimbo - Associação, sendo um evento de frequência anual, criado em

Leia mais

FIL abre portas com Intercasa, LxD, Vintage Festival e SIL, com entrada livre no primeiro dia

FIL abre portas com Intercasa, LxD, Vintage Festival e SIL, com entrada livre no primeiro dia NOTA DE AGENDA Open day, amanhã, na FIL FIL abre portas com Intercasa, LxD, Vintage Festival e SIL, com entrada livre no primeiro dia Criatividade, inovação, design, movimento, desfiles de moda, música,

Leia mais

22:30 (sem tratamento de dados)

22:30 (sem tratamento de dados) Localidade Escola Alenquer AE Alto do Lumiar Aveiro "AE de José Estevão - Aveiro" AE Santo André - AE Santo André - AE Santo André - beja ae n 2 beja Beja A E nº2 de Beja Beja AE nº de de Beja Beja AE

Leia mais

FASVS. Ver, Experimentar. Projeto. Э Recriar. Renato J.C. Santos

FASVS. Ver, Experimentar. Projeto. Э Recriar. Renato J.C. Santos FASVS Renato J.C. Santos Projeto Ver, Experimentar Э Recriar 2 Projeto Pedagógico Museu Arpad Szenes Vieira da Silva Apresentação A Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva cumprindo os objectivos a que se

Leia mais

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA MAR/2016 Residência Porta Aberta ARTISTAS EM RESIDÊNCIA Carlos Mensil Pedro Ferreira e Assunta Allegiani Catarina Azevedo e Karen Lacroix Alexandra Rafael Carlos Mensil Para mim, enquanto autor, preparar

Leia mais

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 MAIO DIA EVENTO LOCAL OBERVAÇÕE 1 D Abertura Bienal de Pintura Eixo Atlântico 2 3 T 4 5 Abertura "alão Luso-Galaico de Caricatura" e "Festa da Caricatura"

Leia mais

ARCHIKIDZ LISBOA / ABRIL

ARCHIKIDZ LISBOA / ABRIL www.archikidzlisboa.com : workshop de arquitectura para crianças. O que é? É um grande workshop, uma festa de arquitectura para crianças que pretende aproximar o tema arquitectónico ao público mais pequeno

Leia mais

23 E 24 DE ABRIL DE 2018 FLUP ANFITEATRO NOBRE

23 E 24 DE ABRIL DE 2018 FLUP ANFITEATRO NOBRE 23 E 24 DE ABRIL DE 2018 FLUP ANFITEATRO NOBRE jornadas das LETRAS ENTRADA LIVRE ORGANIZAÇÃO APOIOS PROGRAMA 23 DE ABRIL 10:30-11:00 ATUAÇÃO MUSICAL CUCA Tuna masculina da Faculdade de Letras da Universidade

Leia mais

O Festival Nacional de Robótica atua em três frentes principais:

O Festival Nacional de Robótica atua em três frentes principais: O (FNR) é actualmente o maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal, tendo-se realizado anualmente desde a primeira edição que teve lugar em Guimarães em 2001. O FNR

Leia mais

PEDRO SOUSA VIEIRA. Galeria Belo-Galsterer Rua Castilho 71, RC, Esq. 1250-068 Lisboa - Portugal

PEDRO SOUSA VIEIRA. Galeria Belo-Galsterer Rua Castilho 71, RC, Esq. 1250-068 Lisboa - Portugal PEDRO SOUSA VIEIRA Galeria Belo-Galsterer Rua Castilho 71, RC, Esq. 1250-068 Lisboa - Portugal www.belogalsterer.com galeria.belogalsterer@gmail.com +351-213815914 VITA Pedro Sousa Vieira Nasceu no Porto,

Leia mais

Relatório de Atividades do Instituto Confúcio 2013

Relatório de Atividades do Instituto Confúcio 2013 Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Relatório de Atividades do Instituto Confúcio 2013 No âmbito da fundação do Instituto Confúcio da Universidade do Minho em 2006, e de toda uma atividade de acordo com

Leia mais

fundação lapa do lobo GALERIA AGENDA

fundação lapa do lobo GALERIA AGENDA fundação lapa do lobo GALERIA AGENDA JUL/SET 2012 GALERIA GALERIA EXPOSIÇÃO CATARINA DIAS - A Banda Desenhada e a Cor 1 DE JULHO a 2 DE SETEMBRO Dia 1 inauguração pelas, 16h00 haverá desenho ao vivo e

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

FOTO. ciclo 4 setembro 18. LUZ&COR EXPOSIÇÃO de joão cosme. vista e conversada INAUGURAÇÃO DIA 29, SÁB CENTRAL RODOVIÁRIA DE VISEU TITO MOURAZ

FOTO. ciclo 4 setembro 18. LUZ&COR EXPOSIÇÃO de joão cosme. vista e conversada INAUGURAÇÃO DIA 29, SÁB CENTRAL RODOVIÁRIA DE VISEU TITO MOURAZ setembro &foto ciclo 4 setembro 18 FOTO vista e conversada INFANFOTO OFICINA de rafael farias 02 a 05, DOM a QUA, 15:00-18:00 CARMO 81 / Limite de inscrições: 12 / 15 ANTÓNIO JÚLIO DUARTE DIA 22, SÁB,

Leia mais

Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa.

Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa. Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa. A Cooperativa de Ensino O Nosso Sonho e a Ideia são duas Instituições associadas, sediadas na Freguesia

Leia mais

karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre

karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre exposições individuais 2015 Pintura e desenho, Galeria do Instituto Ling, Porto Alegre, 2013 Eclipse, Pinacoteca da Feevale,

Leia mais

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S MUNDO REUNIÕES POR MERCADO Valor Var. 14/13 Quota Valor Var. 15/14 Quota 12 518-4,2-549 100,0 Número de reuniões por mercado 12 063-3,6-455 100,0 918-1,8-17 7,3 1 EUA 925 0,8 7 7,7 1 705-8,7-67 5,6 2 Alemanha

Leia mais

[Finalista do Curso de Licenciatura em Gestão Artística e Cultural, IPVC]

[Finalista do Curso de Licenciatura em Gestão Artística e Cultural, IPVC] 25 de maio a 1 de junho de 2015 Residência Artística Jovens Artistas Emergentes Europeus 26 de maio de 2015 19h00 Inauguração da Exposição Coletiva de Artes Plásticas Obras dos Residentes Local: Casa Manuel

Leia mais

Miguel Soares "2048"

Miguel Soares 2048 Left exit 01, da série "2048",,, "2048" 24.06-30.07. Faz este ano quinhentos anos a primeira edição de "Utopia" de Thomas More, relato de um viajante português descrevendo uma ilha ficcionada onde pareciam

Leia mais

Dados. Formação Académica. Formação Complementar

Dados. Formação Académica. Formação Complementar Curriculum Vitae Dados Apelido/Nome: Guiomar, André Filipe Pinho Telemóvel: +351 914906007 E-mail: andrefpguiomar@gmail.com Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 15/06/1988 Formação Académica 2012

Leia mais

Homenagem a António Pedro Realizações até Apresentação por Rodrigo Meireles

Homenagem a António Pedro Realizações até Apresentação por Rodrigo Meireles Homenagem a António Pedro Realizações até 28-10-2016 Apresentação por Rodrigo Meireles Comissão Organizadora João Alves Pimenta (Porto) Teresa André (Lisboa) Rodrigo Meireles (Caminha) Colaboração e apoios:

Leia mais