PULSO BRASIL Impostos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PULSO BRASIL Impostos"

Transcrição

1 PULSO BRASIL Impostos Ipsos. Foto: Reprodução Pesquisa realizada entre os dias: 29 de abril a 07 de maio de Margem de erro de 3 pontos percentuais

2 O governo utiliza bem o dinheiro que arrecada com impostos? Sim Não Não sabe / Não respondeu 8 7 Centro-Oeste Norte AB 87% Sul 76 C 86% 85 Sudeste 87 Nordeste 84 DE 79% IMP1) O (a) sr(a) acha que o governo utiliza bem o dinheiro que arrecada com os impostos? Ipsos.

3 Impostos No Brasil cobra-se muitos impostos e não vemos esse dinheiro investido na melhoria de escolas, creches, hospitais, estradas, etc Concorda Discorda NS/NR O Brasileiro paga mais impostos do que deveria O governo não sabe administrar o dinheiro arrecadado com os impostos A população além de pagar muitos impostos ainda tem que pagar plano de saúde privado, escola particular, segurança do condomínio, entre outros porque o governo não cumpre com a sua parte investindo o dinheiro dos impostos nas áreas que ajudem a população Se existisse um sistema de impostos mais simplificado as pessoas sonegariam menos impostos Para gerar emprego, o governo federal tem que reduzir os impostos das empresas Seria mais justo que a cobrança de impostos cobrasse mais de quem ganha mais e cobrasse menos de quem ganha menos As empresas não investem no Brasil por causa da alta carga de impostos Os grandes países desenvolvidos cobram altos impostos mas em compensação investem o dinheiro arrecadado em beneficio da população Os sonegadores de impostos são um dos grandes responsáveis pelo atraso em que o Brasil se encontra No Brasil só o trabalhador é quem paga imposto, porque desconta direto da fonte Eu não me importaria em pagar altos impostos se este dinheiro fosse investido em áreas que beneficiasse o país e os cidadãos Os ricos no Brasil não pagam impostos Ipsos.

4 Impostos No Brasil cobra-se muitos O Brasileiro paga mais impostos do impostos e não vemos esse que deveria dinheiro investido na melhoria de escolas, creches, hospitais, estradas, etc O governo não sabe administrar o dinheiro arrecadado com os impostos A população além de pagar muitos impostos ainda tem que pagar plano de saúde privado, escola particular, segurança do condomínio, entre outros porque o governo não cumpre com a sua parte investindo o dinheiro dos impostos nas áreas que ajudem a população Se existisse um sistema de impostos mais simplificado as pessoas sonegariam menos impostos Para gerar emprego, o governo federal tem que reduzir os impostos das empresas Ipsos.

5 Impostos Seria mais justo que a cobrança de impostos cobrasse mais de quem ganha mais e cobrasse menos de quem ganha menos As empresas não investem no Brasil por causa da alta carga de impostos Os grandes países desenvolvidos cobram altos impostos mas em compensação investem o dinheiro arrecadado em beneficio da população Os sonegadores de impostos são um dos grandes responsáveis pelo atraso em que o Brasil se encontra No Brasil só o trabalhador é quem paga imposto, porque desconta direto da fonte Eu não me importaria em pagar altos impostos se este dinheiro fosse investido em áreas que beneficiasse o país e os cidadãos Os ricos no Brasil não pagam impostos Ipsos.

6 No Brasil cobra-se muitos impostos e não vemos esse dinheiro investido na melhoria de escolas, creches, hospitais e estradas Ipsos.

7 O Brasileiro paga mais impostos do que deveria Ipsos.

8 O governo não sabe administrar o dinheiro arrecadado com os impostos Ipsos.

9 A população além de pagar muitos impostos ainda tem que pagar serviços privados (plano de saúde, escola, segurança do condomínio) porque o governo não cumpre com a sua parte investindo o dinheiro dos impostos nas áreas que ajudem a população Ipsos.

10 Se existisse um sistema de impostos mais simplificado as pessoas sonegariam menos impostos Ipsos.

11 Para gerar emprego, o governo federal tem que reduzir os impostos das empresas Ipsos.

12 Seria mais justo que a cobrança de impostos cobrasse mais de quem ganha mais e cobrasse menos de quem ganha menos Ipsos.

13 As empresas não investem no Brasil por causa da alta carga de impostos Ipsos.

14 Os grandes países desenvolvidos cobram altos impostos mas em compensação investem o dinheiro arrecadado em beneficio da população Ipsos.

15 Os sonegadores de impostos são um dos grandes responsáveis pelo atraso em que o Brasil se encontra Ipsos.

16 No Brasil só o trabalhador é quem paga imposto, porque desconta direto da fonte Ipsos.

17 Eu não me importaria em pagar altos impostos se este dinheiro fosse investido em áreas que beneficiasse o país e os cidadãos Ipsos.

18 Os ricos no Brasil não pagam impostos Ipsos.

19 CPMF Ipsos.

20 PULSO Brasil Já ouviu falar em CPMF? Sim Não Não sabe/ Não respondeu 25 1 Centro-Oeste Norte AB 91% 74 Sul Sudeste C 72% Nordeste 63 DE 55% IMP3) O (a) sr(a) já ouviu falar em CPMF? Ipsos.

21 PULSO Brasil A proposta para voltar a cobrar a CPMF está em discussão no Congresso Nacional, ouviu falar disso? Sim Não Não sabe/ Não respondeu 2 Centro-Oeste Norte AB 77% Sul 67 C 60% Sudeste 63 Nordeste 52 DE 41% IMP4) Está em discussão a volta da cobrança da CPMF. O (a) sr(a) ouviu falar disso? Ipsos.

22 PULSO Brasil 79% É contra a volta da cobrança da CPMF A favor Contra Não sabe / Não respondeu 12 9 Centro-Oeste Norte AB 83% 79 Sul Sudeste C 79% Nordeste 71 DE 71% IMP5a) Você é a favor ou contra a volta da cobrança da CPMF? Ipsos.

23 A CPMF é necessária para equilibrar os gastos do governo? IMP5) Diga-me se o(a) Sr(a) concorda ou discorda com: Ipsos.

24 PULSO Brasil A CPMF é a prova de que o governo não sabe usar os recursos que tem e por isso precisa cobrar novos impostos? IMP5) Diga-me se o(a) Sr(a) concorda ou discorda com: Ipsos.

25 Seja assinante do DANILO CERSOSIMO Diretor, Pulso Brasil TAMIRES FAUOAZ Research Executive LUIZA OLIVEIRA Research Executive PRISCILLA BRANCO Research Executive Ipsos.

julho 2016 Pesquisa realizada entre os dias 01 a 12 de julho. Margem de 3p.p. contato: 2016 Ipsos.

julho 2016 Pesquisa realizada entre os dias 01 a 12 de julho. Margem de 3p.p. contato: 2016 Ipsos. julho 2016 Pesquisa realizada entre os dias 01 a 12 de julho. gem de 3p.p. contato: pulsobrasil@ipsos.com 1 2 SOBRE O É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia, consumo

Leia mais

Pulso Brasil Lava Jato

Pulso Brasil Lava Jato Pulso Brasil Lava Jato E d i ç ã o 1 6 1 A g o s t o 2 0 1 8 E C O N O M I A. P O L Í T I C A. S O C I E D A D E 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política,

Leia mais

Dados relativos à pesquisa do mês de novembro/16 Pulso Brasil / ACSP

Dados relativos à pesquisa do mês de novembro/16 Pulso Brasil / ACSP Dados relativos à pesquisa do mês de novembro/16 Pulso Brasil / ACSP PULSO BRASIL AMOSTRA 1.200 entrevistas, pessoais e domiciliares, realizadas mensalmente em 72 municípios no Brasil inteiro. Amostra

Leia mais

sumário dezembro 2016 Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: IPSOS PUBLIC AFFAIRS

sumário dezembro 2016 Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: IPSOS PUBLIC AFFAIRS dezembro 20 sumário Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: pulsobrasil@ipsos.com Pesquisa realizada entre os dias: 30 de novembro e 12 de dezembro de 20. gem de 3p.p.

Leia mais

snapshot abril 2016 Para acesso ao relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil IPSOS PUBLIC AFFAIRS

snapshot abril 2016 Para acesso ao relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil IPSOS PUBLIC AFFAIRS abril 2016 snapshot Para acesso ao relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil pulsobrasil@ipsos.com Pesquisa realizada entre os dias: 02 a 14 de abril de 2016. gem de 3p.p. IPSOS PUBLIC AFFAIRS

Leia mais

Corrupção, PT e a Lava Jato IPSOS PUBLIC AFFAIRS 2016

Corrupção, PT e a Lava Jato IPSOS PUBLIC AFFAIRS 2016 Corrupção, PT e a Lava Jato IPSOS PUBLIC AFFAIRS 2016 PULSO BRASIL O relatório político e econômico da Ipsos POLÍTICA ECONOMIA SOCIAL Rumo do país Aprovação da presidente Preferência e rejeição partidária

Leia mais

Pulso Brasil Lava Jato

Pulso Brasil Lava Jato Alessio Rinella - Unsplash Pulso Brasil Lava Jato 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia, consumo e questões sociais realizado no Brasil.

Leia mais

Alessio Rinella - Unsplash. Pulso Brasil Ipsos.

Alessio Rinella - Unsplash. Pulso Brasil Ipsos. Alessio Rinella - Unsplash Pulso Brasil 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia, consumo e questões sociais realizado no Brasil. Fornece aos

Leia mais

Pulso Brasil Privatizações Insper

Pulso Brasil Privatizações Insper Pulso Brasil Privatizações Insper E d i ç ã o 1 6 0 J u l h o 2 0 1 8 E C O N O M I A. P O L Í T I C A. S O C I E D A D E 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre

Leia mais

Pulso Brasil FenaPrevi

Pulso Brasil FenaPrevi Pulso Brasil FenaPrevi E d i ç ã o 1 A b r i l 0 1 8 E C O N O M I A. P O L Í T I C A. S O C I E D A D E 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia,

Leia mais

P U L S O B R A S I L O N D A

P U L S O B R A S I L O N D A mkt de causa P U L S O B R A S I L O N D A 4 I P S O S P U B L I C A F F A I R S J U L Ipsos. O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia, consumo

Leia mais

sumário julho 2016 Para acessar o relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil IPSOS PUBLIC AFFAIRS

sumário julho 2016 Para acessar o relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil IPSOS PUBLIC AFFAIRS julho 2016 sumário Para acessar o relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil pulsobrasil@ipsos.com Pesquisa realizada entre os dias: 01 e 12 de julho de 2016. gem de 3p.p. IPSOS PUBLIC AFFAIRS

Leia mais

Sobre o Pulso Brasil Ipsos.

Sobre o Pulso Brasil Ipsos. Sobre o Pulso Brasil 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia, consumo e questões sociais realizado no Brasil. Fornece aos decisores das áreas

Leia mais

Pulso Brasil Engajamento em Causas & ONGs

Pulso Brasil Engajamento em Causas & ONGs Pulso Brasil Engajamento em Causas & ONGs Edição 58 Maio 08 E C O N O M I A. P O L Í T I C A. S O C I E D A D E O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política,

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Índice Nacional de Confiança

Índice Nacional de Confiança Índice Nacional de Confiança Pulso Brasil / ACSP embro de 2014 (dados relativos à pesquisa do mês de embro) Notas Metodológicas - INC 1000 entrevistas nacionais face-a-face domiciliares por mês, 12000

Leia mais

agosto 2016 sumário Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: IPSOS PUBLIC AFFAIRS

agosto 2016 sumário Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: IPSOS PUBLIC AFFAIRS agosto 2016 sumário Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: pulsobrasil@ipsos.com Pesquisa realizada entre os dias: 30 de julho e 09 de agosto de 2016. gem de 3p.p.

Leia mais

setembro 2016 sumário

setembro 2016 sumário setembro 2016 sumário Para ter acesso ao conteúdo completo do Pulso Brasil, solicite um orçamento: pulsobrasil@ipsos.com Pesquisa realizada entre os dias: 06 e 16 de setembro de 2016. gem de 3p.p. IPSOS

Leia mais

Índice Nacional de Confiança

Índice Nacional de Confiança Índice Nacional de Confiança Pulso Brasil / ACSP ubro de 2013 (dados relativos à pesquisa do mês de setembro) Notas Metodológicas - INC 1000 entrevistas nacionais face-a-face domiciliares por mês, 12000

Leia mais

PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTAS PÚBLICAS BRASILEIRAS Julho 2016 Esta pesquisa foi encomendada pela FIESP e pelo CIESP junto à IPSOS Public Affairs, tendo como objetivo avaliar

Leia mais

Educação pública no Brasil. Pesquisa de opinião pública nacional

Educação pública no Brasil. Pesquisa de opinião pública nacional Educação pública no Brasil Pesquisa de opinião pública nacional Metodologia As pesquisas do DataSenado são feitas por meio de entrevistas telefônicas, usando levantamentos por amostragem. A população considerada

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COBRANÇA PELOS USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS. Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

AVALIAÇÃO DA COBRANÇA PELOS USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS. Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco AVALIAÇÃO DA COBRANÇA PELOS USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco ABORDAGEM: Bom dia, boa tarde, boa noite. Meu nome é..., trabalho para a empresa uma pesquisa sobre a gestão

Leia mais

Creches. Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão. Nobody s Unpredictable. São Paulo 29/02/2012

Creches. Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão. Nobody s Unpredictable. São Paulo 29/02/2012 Creches Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão São Paulo 29/02/2012 Nobody s Unpredictable Índice 1. Caracterização da amostra 2. Percepção sobre o cuidado da Criança 3. Importância das creches 4. Avaliação

Leia mais

XP Pesquisa Mensal com a População. Novembro de 2018

XP Pesquisa Mensal com a População. Novembro de 2018 XP Pesquisa Mensal com a População Novembro de 2018 Metodologia e amostra Em parceria com: Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe) Cobertura: Nacional Metodologia: Entrevistas telefônicas

Leia mais

IMAGINE UM CONDOMÍNIO...

IMAGINE UM CONDOMÍNIO... IMAGINE UM CONDOMÍNIO... 1 Todos os moradores pagam a taxa de condomínio. O síndico arrecada essa taxa e administra o dinheiro de todos. O resultado esperado é melhoria na qualidade de vida dos moradores,

Leia mais

snapshot Maio 2016 Para acessar o relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil IPSOS PUBLIC AFFAIRS

snapshot Maio 2016 Para acessar o relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil IPSOS PUBLIC AFFAIRS o 2016 snapshot Para acessar o relatório completo, seja assinante do Pulso Brasil pulsobrasil@ipsos.com Pesquisa realizada entre os dias: 29 abril a 14 de maio de 2016. gem de 3p.p. IPSOS PUBLIC AFFAIRS

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE IMPEACHMENT

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE IMPEACHMENT PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE IMPEACHMENT AGOSTO DE 2015 JOB1057 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é monitorar o conhecimento e a opinião da população

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Fevereiro Junho de de 2018 2.019 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

Pulso Brasil Marketing de Causa II

Pulso Brasil Marketing de Causa II Pulso Brasil Marketing de Causa II E d i ç ã o 1 6 0 J u l h o 2 0 1 8 E C O N O M I A. P O L Í T I C A. S O C I E D A D E 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 OUTUBRO 2010

ELEIÇÕES 2012 OUTUBRO 2010 ELEIÇÕES 2012 OUTUBRO 2010 ELEIÇÃO 2012 Patrícia Gonoring Falta um ano para as eleições municipais, novamente, os cidadãos irão às ruas para eleger os seus representantes, tanto no executivo quanto no

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP BUROCRACIA

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP BUROCRACIA PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP BUROCRACIA Março/2017 Sumário executivo Os brasileiros qualificam o Brasil como um país burocrático (84%) e seu excesso é entendido como prejudicial, uma vez que estimula

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ministério da Educação - MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES janeiro-2007 a janeiro-2007 Sudeste ( 63,42 % ) Exterior ( 0,80 % ) Sul ( 35,78 % ) janeiro-2006 a dezembro-2006 Sudeste ( 59,11 % ) Norte ( 0,20 % ) Centro-Oeste ( 5,29 % ) Nordeste ( 5,39 % ) Exterior

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 03 de março de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar a população sobre a Operação Lava Jato e as denúncias

Leia mais

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO Leandro de Souza Lino Apesar de não ter sido aprovado, o aumento do salário mínimo de R$ 510,00 para R$ 545,00 já é consenso dentro do Poder Executivo Federal. Por isso, a Futura

Leia mais

INTERESSE PELAS ELEIÇÕES

INTERESSE PELAS ELEIÇÕES INTERESSE PELAS ELEIÇÕES Leandro de Souza Lino Em ano eleitoral as pessoas ficam mais propensas a discutir a importância do voto e o papel da política perante a sociedade. Com isso, a Futura foi às ruas

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO 2013 OBJETIVO E PÚBLICO ALVO O objetivo principal deste estudo é investigar a utilização dos Meios Eletrônicos de pagamento e as percepções

Leia mais

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre temas atuais.

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre temas atuais. Curitiba, 15 de fevereiro de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre temas atuais. PROCEDIMENTOS UTILIZADOS

Leia mais

13º SALÁRIO E PERSPECTIVAS PARA O FINAL DO ANO

13º SALÁRIO E PERSPECTIVAS PARA O FINAL DO ANO PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP 13º SALÁRIO E PERSPECTIVAS PARA O FINAL DO ANO Novembro 2016 O mercado consumidor brasileiro está desaquecido nesse final de ano, segundo os entrevistados da pesquisa

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Fevereiro Junho de de 2018 2.019 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

Os Congressistas Brasileiros e o Tema da Propriedade Intelectual

Os Congressistas Brasileiros e o Tema da Propriedade Intelectual Os Congressistas Brasileiros e o Tema da Propriedade Intelectual P20 FRASE 7 Job 0874/09 Novembro/ Objetivo e Metodologia Pesquisa quantitativa, com realização de entrevistas pessoais e aplicação de questionário

Leia mais

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Nov / 2016 Objetivos Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Metodologia Técnica A pesquisa foi realizada através de metodologia quantitativa,

Leia mais

junho 2016 Indicadores Políticos Pesquisa realizada entre os dias 02 e 13 de junho de 2016. Margem de 3p.p. contato: pulsobrasil@ipsos.com 2016 Ipsos.

junho 2016 Indicadores Políticos Pesquisa realizada entre os dias 02 e 13 de junho de 2016. Margem de 3p.p. contato: pulsobrasil@ipsos.com 2016 Ipsos. junho 2016 Indicadores Políticos Pesquisa realizada entre os dias 02 e 13 de junho de 2016. Margem de 3p.p. contato: pulsobrasil@ipsos.com 1 2 SOBRE O É o mais completo monitoramento de opinião pública

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS MAIO DE 2015 JOB0635 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é levantar opiniões relacionadas

Leia mais

CONSUMO X SONEGAÇÃO. Dihego Pansini de Souza

CONSUMO X SONEGAÇÃO. Dihego Pansini de Souza CONSUMO X SONEGAÇÃO Dihego Pansini de Souza O Instituto Futura constatou que a maior parte da população da Grande Vitória exige nota fiscal ao comprar um produto. De forma geral, 81,4% (soma de sim + às

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Março 2019

Pesquisa XP com a População. Março 2019 Pesquisa XP com a População Março 2019 Destaques A quinta pesquisa mensal da série XP Ipespe mostra que piorou a percepção da população em relação ao governo Jair Bolsonaro. Com dois meses e dez dias de

Leia mais

OBJETIVO METODOLOGIA. Brasil. Mapear o atual cenário da bioeconomia no. Identificar obstáculos e oportunidades para a consolidação do tema no país

OBJETIVO METODOLOGIA. Brasil. Mapear o atual cenário da bioeconomia no. Identificar obstáculos e oportunidades para a consolidação do tema no país OBJETIVO Mapear o atual cenário da bioeconomia no Brasil Identificar obstáculos e oportunidades para a consolidação do tema no país METODOLOGIA Pesquisa dirigida não probabilística Amostragem representantes

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Janeiro 2019

Pesquisa XP com a População. Janeiro 2019 Pesquisa XP com a População Janeiro 2019 Metodologia e amostra Em parceria com: Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe) Cobertura: Nacional Metodologia: Entrevistas telefônicas

Leia mais

O BÁSICO QUE TE LEVA AO TOPO

O BÁSICO QUE TE LEVA AO TOPO O BÁSICO QUE TE LEVA AO TOPO Procrastinação Hábito de adiar, ou fazer coisas de baixa prioridade, em vez de fazer coisas de alta prioridade é a prática generalizada da perda de tempo (Lyndon Jones e Paul

Leia mais

Dados relativos à pesquisa do mês de: Abril/19

Dados relativos à pesquisa do mês de: Abril/19 Dados relativos à pesquisa do mês de: Abril/19 AMOSTRA 1.23 entrevistas Margem de erro de ±3 %, pessoais e domiciliares, realizadas mensalmente em 75 municípios no Brasil inteiro. Amostra distribuída proporcionalmente

Leia mais

pesquisa nacional de opinião pública dezembro 2017

pesquisa nacional de opinião pública dezembro 2017 pesquisa nacional de opinião pública dezembro 2017 ficha técnica pesquisa telefônica IVR período de campo 8 a 11 de dezembro de 2017. universo amostra Brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade ou

Leia mais

Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão

Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão Novembro / 2016 METODOLOGIA Metodologia: Pesquisa Quantitativa

Leia mais

Conflitos no Rio de Janeiro. novembro de 2010

Conflitos no Rio de Janeiro. novembro de 2010 Conflitos no Rio de Janeiro novembro de 2010 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo Geral Levantar a percepção

Leia mais

Reforma Eleitoral. Raquel Rocha Gomes

Reforma Eleitoral. Raquel Rocha Gomes Reforma Eleitoral Raquel Rocha Gomes Aproximando-se as eleições de 2010, o governo discute mudanças na legislação eleitoral, que, se forem devidamente aprovadas, valerão para o próximo pleito. Com base

Leia mais

Legalização dos Bingos

Legalização dos Bingos Legalização dos Bingos Luciana Ghidetti de Oliveira Em setembro foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto que permite a legalização de bingos e videojogos, por quarenta votos a sete. Com isso a

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Maio 2019 Edição extra

Pesquisa XP com a População. Maio 2019 Edição extra Pesquisa XP com a População Maio 2019 Edição extra Destaques A rodada extraordinária da pesquisa XP/Ipespe mostra, pela primeira vez neste ano, a avaliação negativa numericamente à frente da opinião positiva

Leia mais

O Caso Jurong e o Lobby Lulista.

O Caso Jurong e o Lobby Lulista. O Caso Jurong e o Lobby Lulista. Luciana Zamprogne A briga por investimentos transnacionais entre os Estados brasileiros não é algo novo. É comum ver no Brasil, as federações disputando concessões para

Leia mais

SAÚDE NO BRASIL. Na sua opinião, como está a situação da saúde no Brasil?

SAÚDE NO BRASIL. Na sua opinião, como está a situação da saúde no Brasil? SAÚDE NO BRASIL Na sua opinião, como está a situação da saúde no Brasil? 68% Está piorando 20% Está igual 7% Está melhorando 5% Não sabe/ não respondeu SAÚDE PESSOAL E você pessoalmente, acha que é uma

Leia mais

PESQUISA SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NAS BACIAS PCJ

PESQUISA SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NAS BACIAS PCJ PESQUISA SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NAS BACIAS PCJ DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2015 USUÁRIOS MINEIROS ÍNDICE Metodologia... 1 Principais Resultados... 3 Conclusão... 14 Resultados... 16 Empreendimento

Leia mais

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO Andressa Malagutti Assis A partir de fevereiro, o salário mínimo teve um aumento de 15,87%,passando de R$ 415,00 para R$ 465,00. Segundo o Ministério do Trabalho, com o aumento

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 03 de março de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar a população sobre conhecimento das manifestações previstas

Leia mais

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS Luciana Ghidetti de Oliveira Notícias veiculadas na mídia a respeito de casos de violência envolvendo pais e filhos escandalizam a sociedade e levantam questões sobre

Leia mais

APOSENTADORIA. Tyago Hoffmann

APOSENTADORIA. Tyago Hoffmann APOSENTADORIA Tyago Hoffmann A maioria dos capixabas não está preocupada com a aposentadoria. Essa é a principal constatação da pesquisa da Futura, que foi às ruas ouvir a opinião dos capixabas sobre suas

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Universidades Públicas MAIO 2018

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Universidades Públicas MAIO 2018 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Universidades Públicas MAIO 2018 CONTEÚDO 1. Metodologia 2. Perfil da amostra 3. Universidades Públicas 4. Frases 5. Percepção sobre as Universidades Públicas 6. Orçamento das

Leia mais

Pirataria. Dihego Pansini de Souza

Pirataria. Dihego Pansini de Souza Pirataria Dihego Pansini de Souza A pirataria é um tema delicado e muito discutido na atualidade. Várias vertentes têm debatido o assunto, que divide a opinião da população. Existem muitos argumentos que

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Novembro 16 Dezembro/2012

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Novembro 16 Dezembro/2012 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Novembro 16 Dezembro/2012 (0-200) (0-200) ÍNDICE DE NFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO MÉRCIO Composição do Nacional Condições Atuais do Empresário do Comércio 58,5 3,2% +,0%

Leia mais

Aumento do Salário Mínimo

Aumento do Salário Mínimo Aumento do Salário Mínimo Luciana Ghidetti de Oliveira Começou a vigorar em janeiro deste ano o valor de R$ 510,00 do salário mínimo, o que representou um aumento de R$ 45,00 ou 9,7%, em relação a 2009.

Leia mais

SAÚDE NO BRASIL. Na sua opinião, como está a situação da saúde no Brasil? 20% Está piorando

SAÚDE NO BRASIL. Na sua opinião, como está a situação da saúde no Brasil? 20% Está piorando SAÚDE NO BRASIL Na sua opinião, como está a situação da saúde no Brasil? 68% 20% Está piorando Está igual 7% Está melhorando 5% Não sabe/ não respondeu SAÚDE PESSOAL E você pessoalmente, acha que é uma

Leia mais

Expectativas para a economia e para a empresa em Outubro de 2018

Expectativas para a economia e para a empresa em Outubro de 2018 Expectativas para a economia e para a empresa em 2019 Outubro de 2018 Objetivo: Avaliar a situação dos Pequenos negócios no final de 2018, bem como as perspectivas para 2019. Amostra: Entrevistas por telefone

Leia mais

Olimpíadas no Rio e Violência

Olimpíadas no Rio e Violência Olimpíadas no Rio e Violência Fabiola Miranda von Rondow Após se candidatar três vezes e não conseguir ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil finalmente foi o escolhido. Com isso, o

Leia mais

LEI ANTIFUMO. Luciana Ghidetti de Oliveira

LEI ANTIFUMO. Luciana Ghidetti de Oliveira LEI ANTIFUMO Luciana Ghidetti de Oliveira No dia 4 de setembro, foi publicado no Diário Oficial o decreto que regulamenta a Lei Antifumo no estado do Espírito Santo. Com isso, a Futura foi às ruas conhecer

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra JOB101629 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é conhecer os hábitos

Leia mais

Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias

Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias Boletim Econômico Edição nº 82 maio de 2016 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias (aumento real do salário mínimo

Leia mais

Pesquisa XP com a População Parcial Reforma da Previdência. Janeiro 2019

Pesquisa XP com a População Parcial Reforma da Previdência. Janeiro 2019 Pesquisa XP com a População Parcial Reforma da Previdência Janeiro 2019 Metodologia e amostra Em parceria com: Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe) Cobertura: Nacional Metodologia:

Leia mais

OS EMPRESÁRIOS E O NOVO GOVERNO

OS EMPRESÁRIOS E O NOVO GOVERNO OS EMPRESÁRIOS E O NOVO GOVERNO Campo: 10 a 30 de Abril Divulgação: 6 de Maio Público: Empresários Acompanhe ao vivo a análise da Pesquisa Dia 06 segunda-feira 12h45 Conteúdo da Apresentação 1. Metodologia

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ELEIÇÕES 2016

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ELEIÇÕES 2016 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ELEIÇÕES 2016 DEZEMBRO DE 2015 JOB1629 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O principal objetivo desse projeto é levantar opiniões sobre as eleições municipais

Leia mais

FACULDADES PARTICULARES E QUALIDADE NO ENSINO

FACULDADES PARTICULARES E QUALIDADE NO ENSINO FACULDADES PARTICULARES E QUALIDADE NO ENSINO Dihego Pansini de Souza O crescimento de faculdades particulares ocorre de forma vertiginosa, crescimento esse que pode ser constatado no gráfico a seguir.

Leia mais

CAPIXABAS GASTAM EM MÉDIA 67,9% COM DÍVIDAS/CONTAS

CAPIXABAS GASTAM EM MÉDIA 67,9% COM DÍVIDAS/CONTAS CAPIABAS GASTAM EM MÉDIA 67,9% COM DÍVIDAS/CONTAS Emmanuelle Serrano Queiroz Quando o assunto é endividamento, o salário de metade dos entrevistados não sobra após o pagamento de todos os seus compromissos

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO FEVEREIRO DE 2017 JOB0086 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O estudo tem como objetivo levantar a opinião dos brasileiros sobre

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas OBJETIVO Especificações Técnicas Datas de Campo De 16 a 20 de agosto de 2018 Levantar a importância das políticas públicas no âmbito do Governo Federal para a promoção da igualdade de gênero Seleção da

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Energia Elétrica

Pesquisa de Opinião Pública: Energia Elétrica Pesquisa de Opinião Pública: Energia Elétrica METODOLOGIA DA PESQUISA O objetivo principal da pesquisa é levantar a opinião dos brasileiros sobre a situação da energia elétrica no país e a percepção sobre

Leia mais

Questões utilizadas nas aulas de terça (15/10)

Questões utilizadas nas aulas de terça (15/10) Matemática Matemática financeira 3 os anos João/Blaidi out/13 Nome: Nº: Turma: Questões utilizadas nas aulas de terça (15/10) 1. (Fgv 013) Para o consumidor individual, a editora fez esta promoção na compra

Leia mais

3ª Pesquisa de opinião pública sobre Energia Elétrica

3ª Pesquisa de opinião pública sobre Energia Elétrica 3ª Pesquisa de opinião pública sobre Energia Elétrica 1 Metodologia Pesquisa quantitativa com aplicação de questionário estruturado, por meio de entrevistas face-a-face. Local da pesquisa Brasil. Universo

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO BRASILEIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO BRASILEIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO EIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO AGOSTO DE 2017 JOB0296 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO Este estudo tem por objetivo

Leia mais

AUMENTO DOS VEREADORES

AUMENTO DOS VEREADORES AUMENTO DOS VEREADORES Dihego Pansini de Souza A população capixaba não aprova o aumento de salário dos vereadores da Grande Vitória (entendese Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra). É o que aponta a

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA SETOR DE ECONOMIA, PESQUISA E MERCADO

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA SETOR DE ECONOMIA, PESQUISA E MERCADO PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA SETOR DE ECONOMIA, PESQUISA E MERCADO Metodologia Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os consumidores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana administram sua

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA. João Saleme

QUALIDADE DE VIDA. João Saleme QUALIDADE DE VIDA João Saleme No dia 8 de setembro a cidade de Vitória completa 457 anos, mas apenas 26% dos moradores da Grande Vitória sabiam que nessa data a capital espírito-santense comemora aniversário.

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA 48 REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA 48 REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS

Leia mais

pesquisa quantitativa expectativas e o papel do SEBRAE maio 2016

pesquisa quantitativa expectativas e o papel do SEBRAE maio 2016 pesquisa quantitativa expectativas e o papel do SEBRAE maio 2016 Qual foi oobjetivo? da pesquisa Saber o que os Pequenos Negócios esperam do Sebrae 2 Como pesquisa? a foi feita utilizada a metodologia

Leia mais

CONCURSOS E EMPREGOS. Dihego Pansini de Souza

CONCURSOS E EMPREGOS. Dihego Pansini de Souza CONCURSOS E EMPREGOS Dihego Pansini de Souza A Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas sondar o que o capixaba pensa sobre concursos e empregos. Nesse sentido, o interesse da Futura está em investigar

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Junho 2019

Pesquisa XP com a População. Junho 2019 Pesquisa XP com a População Junho 2019 Destaques A rodada de junho da pesquisa XP Ipespe mostra que a maioria da população passou a se dizer favorável à reforma da Previdência apresentada pelo governo

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA JUNHO DE 2013 JOB0453 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral compreender como a burocracia influencia o dia-a-dia

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 09 de dezembro de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre avaliação da Operação Lava Jato e

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Inayara Soares Um dos assuntos mais pautados na mídia atualmente, seja no Brasil ou no mundo, é a sustentabilidade. O interesse pelo tema acontece principalmente porque a população

Leia mais

SUPERMERCADOS: AS MUDANÇAS NA ROTINA DO CONSUMIDOR DA GRANDE VITÓRIA

SUPERMERCADOS: AS MUDANÇAS NA ROTINA DO CONSUMIDOR DA GRANDE VITÓRIA SUPERMERCADOS: AS MUDANÇAS NA ROTINA DO CONSUMIDOR DA GRANDE VITÓRIA Simone Vermeuln Desde 2009, os supermercados em todo o Espírito Santo não abrem as suas portas aos domingos. Na época em que foi estabelecido

Leia mais

Crack: moradores da Grande Vitória, desconhecem os serviços públicos disponíveis para apoio aos usuários.

Crack: moradores da Grande Vitória, desconhecem os serviços públicos disponíveis para apoio aos usuários. Crack: moradores da Grande Vitória, desconhecem os serviços públicos disponíveis para apoio aos usuários. Inayara Soares O Brasil vem vivendo hoje um grave problema em consequência em função do crescente

Leia mais

ENDIVIDAMENTO DO CAPIXABA

ENDIVIDAMENTO DO CAPIXABA ENDIVIDAMENTO DO CAPIXABA SETEMBRO 2011 ENDIVIDAMENTO DO CAPIXABA Tâmara Barros Em 2008, a maioria dos capixabas não conseguia fazer o salário sobrar ao final do mês. Apenas 29% costumavam manter parte

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o conhecimento e percepção

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública sobre Energia Elétrica

Pesquisa de Opinião Pública sobre Energia Elétrica Pesquisa de Opinião Pública sobre Energia Elétrica METODOLOGIA DA PESQUISA O objetivo principal da pesquisa é levantar a opinião dos brasileiros sobre a situação da energia elétrica no país e a percepção

Leia mais

TERCEIRO MANDATO. Terceiro mandato de Lula é aprovado por 54% no estado

TERCEIRO MANDATO. Terceiro mandato de Lula é aprovado por 54% no estado TERCEIRO MANDATO Terceiro mandato de Lula é aprovado por 54% no estado Junho de 2009 TERCEIRO MANDATO Luciana Ghidetti de Oliveira e Raquel Rocha Gomes Está tramitando na Câmara Federal a Proposta de

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 127 16 a 19 de março de 2015 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL...

Leia mais