Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data"

Transcrição

1 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Curso de Computação, Licenciatura Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Prof. José Gonçalves Dias Neto

2 Data Mining: Introdução Data Mining (mineração de dados): refere-se à descoberta de novas informações em termos de padrões ou regras, como base em grande quantidades de dados. Com crescente informatização, as empresas estão armazenando grandes volumes de dados, e o processo de Data Mining permite que se investigue esses dados à procura de padrões que tenham valor para a empresa. Embora alguns recursos de mineração de dados estejam sendo fornecidos em SGBDs, ela não é bem integrada a estes sistemas. Utiliza técnicas de áreas como aprendizado de máquina, estatística, redes neurais e algoritmos genéticos. Auxilia na extração de novos padrões significativos que não podem ser necessariamente encontrados apenas ao consultar ou processar dados.

3 Data Mining: introdução Data Mining é uma argumentação ativa, isto é, em vez do usuário definir o problema, selecionar os dados e as ferramentas para analisar tais dados, as ferramentas do Data Mining pesquisam automaticamente os mesmos a procura de anomalias e possíveis relacionamentos, identificando assim problemas que não tinham sido identificados pelo usuário. (Devmidia) Faz parte de um processo maior e mais complexo denominado descoberta de conhecimento em banco de dados KDD (Knowledge Discovery in Database). Este processo compreende 6 (seis) fases: Seleção de dados, Limpeza de dados, Enriquecimento, Transformação de dados, Mineração de dados, Relatório e exibição de dados.

4 Aplicações de Data Mining Revista Exame Caso 1: Uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu, em seu gigantesco armazém de dados, que a venda de fraldas descartáveis estava associada à de cerveja. Em geral, os compradores eram homens, que saíam à noite para comprar fraldas e aproveitavam para levar algumas latinhas para casa. Os produtos foram postos lado a lado. Resultado: a venda de fraldas e cervejas disparou. Caso 2: Outra rede varejista descobriu que a venda de colírios aumentava na véspera dos feriados. (Por quê? Mistério...) Passou a preparar seus estoques e promoções do produto com base nesse cenário.

5 Aplicações de Data Mining Revista Exame Caso 3: O banco Itaú, costumava enviar mais de 1 milhão de malas diretas, para todos os correntistas. No máximo 2% deles respondiam às promoções. Hoje, o banco tem armazenada toda a movimentação financeira de seus 3 milhões de clientes nos últimos 18 meses. A análise desses dados permite que cartas sejam enviadas apenas a quem tem maior chance de responder. A taxa de retorno subiu para 30%. A conta do correio foi reduzida a um quinto.

6 Objetivos da Data Mining: Previsão: Identificar como certos atributos dos dados se comportarão no futuro. Ex: analisar de compras para prever o que os consumidores comprarão, quanto volume de vendas uma loja gerará em determinado período. Identificação: Usados para identificar a existência de um item, um evento ou atividade, Ex: Hackers tentado quebrar um sistema utilizam um conjunto de ferramentas ou técnicas. Classificação: Identificar classes ou categorias diferentes com base em combinações de parâmetros. Ex: Clientes de um supermercado podem ser classificados como: Compradores por desconto, clientes fiéis, compradores específicos (de determinado produto apenas). Otimização: Otimizar o uso de recursos limitados (tempo, espaço, dinheiro, hardware).

7 Aplicações de Mineração De Dados Geralmente as técnicas são aplicadas a contextos de tomada de decisão em negócios de diversas áreas de atuação. Marketing: Análise de comportamento do consumidor com base nos padrões de venda, os quais fornecem conhecimento para estratégias de marketing como propaganda, local da loja, disposição dos produtos, etc. Finanças: Análise de crédito de clientes, segmentação de contas a receber, investimentos financeiros. Saúde: Descoberta de padrões para agrupamento de genes e relacionamento de sintomas ou doenças, eficácias de certos tratamentos.

8 Big Data e Data Warehouse

9 Big Data É a grande quantidade de dados armazenados estruturados ou não geralmente dados complexos, que podem impactar na empresa modelada. A princípio, podemos definir o conceito de Big Data como sendo conjuntos de dados extremamente amplos e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil. [infowestern] Big Data é analisado para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

10 Vs do Big Data Volume: Trata de quantidades de dados extremamente grandes, que crescem exponencialmente e que, não raramente, são subutilizados justamente por estarem nestas condições. Velocidade: A fim de satisfazer determinados problemas, deve-se poder tratar os dados em tempo hábil, sendo as vezes necessário tratá-los em tempo real; (operadora de cartão de crédito) Variedade: É necessário tratar a variedade de dados como parte de um todo - um tipo de dado pode ser inútil se não for associado a outros. Neste caso entram em cena os dados estruturados, provenientes de bancos de dados estruturados e os dados não estruturados, informações vindas de sites, audio, video, imagens, etc.

11 Vs do Big Data Veracidade: Os dados devem ser confiáveis, sendo necessário que haja processos que garantam ao máximo possível a consistência dos dados. Valor: A solução de big data deve trazer benefícios significativos para o negócio, compensando o investimento de tempo e recursos.

12 Data Warehouse Os Data Warehouse têm características de servir principalmente para aplicações de tomada de decisão. Eles são otimizados para recuperação de dados e não para processamento de transações de rotina. Definição: Uma coleção de dados orientada a assuntos, integrada, não volátil, variável no tempo para o suporte às decisões de gerência. OLAP: Processamento analítico online: termo usado para descrever a análise de dados complexos do Data Warehouse. Utiliza capacidades de computação distribuída para análises que exigem maior armazenagem e poder de processamento. DSS: Sistema de apoio a decisão, conhecidos também como CIS ou SIE (Sistema de Informação Executivo) que auxiliam os principais tomadores de decisões com dados de mais alto nível.

13 Data Warehouse Os bancos de dados tradicionais têm suporte a processamento de transações online (OLTP) que inclui inserções, atualizações e exclusões e também consultas, não sendo otimizados para OLAP, DSS ou Data Mining. Já o Data Warehouse são projetados para dar suporte a extração, processamento e tomada de decisão. Data Warehouse existe para facilitar as consultas ocasionais complexas, com uso intenso e frequente de dados. Devem fornecer consultas muito maiores e mais eficientes do que ao Bancos de Dados transacionais.

14 Big Data VS Data Warehouse Conceitualmente, um Data Warehouse é um conjunto de dados baseado em assuntos integrados, não voláteis, variáveis em relação ao tempo, e destinado a auxiliar em decisões de negócios. Big Data se baseia em um grande volume de dados, voláteis ou não, com maior velocidade. E também em vez de criar um subconjunto limpo de dados do utilizador para os colocar numa Data Warehouse e serem consultados a partir de um número limitado de formas prédeterminadas, o software de Big Data recolhe todos os dados que uma organização gera e permite que os administradores e analistas se preocupem em como usá-los mais tarde. Neste sentido são mais escaláveis do que os bancos de dados tradicionais e os Data Warehouses.

15 Bibliografia

Material Complementar - BI. Grinaldo Lopes de Oliveira Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Material Complementar - BI. Grinaldo Lopes de Oliveira Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Material Complementar - BI Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Business Intelligence - Conceito Coleta de dados a partir

Leia mais

Informática. Data Warehouse. Professor Julio Alves.

Informática. Data Warehouse. Professor Julio Alves. Informática Data Warehouse Professor Julio Alves www.acasadoconcurseiro.com.br Informática 1. DATA WAREHOUSE Executivos tomadores de decisão (diretores, gerentes, analistas, etc) necessitam de ferramentas

Leia mais

Bancos de Dados IV. Data Warehouse Conceitos. Rogério Costa

Bancos de Dados IV. Data Warehouse Conceitos. Rogério Costa Bancos de Dados IV Data Warehouse Conceitos Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Data Warehouse - O que é? Conjunto de dados orientados por assunto, integrado, variável com o tempo e nãovolátil Orientado

Leia mais

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento Siglas, Símbolos, Abreviaturas DW - Data Warehouse KDD Knowledge Discovery in Database MD Mineração de Dados OLAP - On-line analytical processing SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

Extração de Conhecimento & Mineração de Dados

Extração de Conhecimento & Mineração de Dados Extração de Conhecimento & Mineração de Dados Nesta apresentação é dada uma breve introdução à Extração de Conhecimento e Mineração de Dados José Augusto Baranauskas Departamento de Física e Matemática

Leia mais

Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Rodrigo Leite Durães.

Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Rodrigo Leite Durães. Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Rodrigo Leite Durães. O que é mineração de dados Mineração de Dados é um passo no processo de KDD que consiste na aplicação de análise de dados e algoritmos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com COMPUTADORES Estima-se que o uso de computadores em pequenas empresas ao longo dos últimos 5

Leia mais

Introdução à Banco de Dados

Introdução à Banco de Dados Introdução à Banco de Dados Disciplina de Sistemas de Banco de Dados Prof. Marcos Antonio Schreiner /08/2015 Banco de dados Definição Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser armazenados.

Leia mais

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 BD Introdução Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Motivação A quantidade de informação disponível está crescendo exponencialmente Os dados e as informações tem um papel importante para as organizações

Leia mais

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados.

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. 2

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 5 (pág. 136 - PLT) Fundamentos da Inteligência de Negócios:

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Data Mining. O Processo de KDD. Mauricio Reis

Data Mining. O Processo de KDD. Mauricio Reis 1 Data Mining O Processo de KDD Mauricio Reis prof_uva@mreis.info http://mreis.info/uva-2016-9-datamining 2 ROTEIRO 1. Definição 2. Aplicação KDD problema recursos resultados 3. Área de origem 4. Histórico

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA PARA A ÁREA DE VENDAS APLICADO À INDÚSTRIA METALÚRGICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA PARA A ÁREA DE VENDAS APLICADO À INDÚSTRIA METALÚRGICA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA PARA A ÁREA DE VENDAS APLICADO À INDÚSTRIA METALÚRGICA ORIENTANDO:

Leia mais

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD)

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Conceitos Gerais Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Contextualização! Apresentação, um pouco de história Legendas! Nesta apresentação

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Rodada #1 Análise de Informações

Rodada #1 Análise de Informações Rodada #1 Análise de Informações Professora Patrícia Quintão Assuntos da Rodada ANÁLISE DE INFORMAÇÕES: 1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos.

Leia mais

Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra. Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura da Terra

Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra. Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura da Terra Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura da Terra Introdução 1 2 3 4 Capacidade de Armazenamento X Análise e Interpretação

Leia mais

Tomada de Decisão Estratégica

Tomada de Decisão Estratégica EXERCÍCIO N N Tópico Tópico 1 2 Sistemas Tomada de de Informação Decisão Estratégica nos negócios DCC133 Introdução a Sistemas de Informação TÓPICO 2 Tomada de Decisão Estratégica Prof. Tarcísio de Souza

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Módulo 03 Módulo 03 SAE Sistemas de Apoio ao Executivo SAD - Sistemas de Apoio à Decisão SIG Sistemas de Informação Gerenciais STC Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento Sistemas

Leia mais

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados Prof. Anderson Henriques Introdução A quantidade de informação relevante para a tomada de decisões nas organizações é muito

Leia mais

Banco de Dados Mapeamento Entidade Relacionamento para Relacional

Banco de Dados Mapeamento Entidade Relacionamento para Relacional Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Curso de Computação, Licenciatura Banco de Dados Mapeamento Entidade Relacionamento para Relacional Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Modelo

Leia mais

Prof. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, DSc.

Prof. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, DSc. Prof. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, DSc. 1 AGENDA 1. A MUDANÇA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS 2. PESSOAS PROCESSOS TIC 3. GESTÃO DA MUDANÇA NA ÁREA DE TIC 4. CRM CLIENTES 5. KDD BI INTELIGÊNCIA DOS NEGÓCIOS

Leia mais

Banco de Dados e Engenharia de Software

Banco de Dados e Engenharia de Software Banco de Dados e Engenharia de Software Agenda Introdução a Banco de Dados Lógica Elementar, Conjuntos e Relações Arquitetura de Banco de Dados Linguagem SQL Modelo conceitual para Banco de Dados Transações

Leia mais

Data Mining. Rodrigo Leite Durães

Data Mining. Rodrigo Leite Durães Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Processo de mineração de dados e descoberta de informações relevantes em grandes volumes de dados. "... processo não-trivial de identificar, em dados, padrões

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Profs. Leandro Balby & Andrey Brito Análise de Dados II Profs. Leandro Balby & Andrey Brito 1 / 18 UFCG DSC Roteiro 1. Introdução 2. Motivação 3. Organização do Curso Profs.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Introdução à teoria de Data Warehouse. Prof. Rodrigo Leite Durães

Introdução à teoria de Data Warehouse. Prof. Rodrigo Leite Durães Introdução à teoria de Data Warehouse Prof. Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Organizações: necessidade de INFORMAÇÃO para tomada de decisões Exemplos: FACULDADE - abertura de mais vagas para

Leia mais

Motivação. Análise de Dados. BD x DW OLTP. Data Warehouse. Revisão Quais as diferenças entre as tecnologias de BD e DW? OLAP Modelos Multidimensionais

Motivação. Análise de Dados. BD x DW OLTP. Data Warehouse. Revisão Quais as diferenças entre as tecnologias de BD e DW? OLAP Modelos Multidimensionais Data Warehouse Análise de Dados Motivação Revisão Quais as diferenças entre as tecnologias de BD e? Modelos Multidimensionais BD x OLTP dados volume dados granularidade dados atualização dados uso Característica

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2 Classificação dos Sistemas de Informação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema seja ele automatizado ou manual, que abrange

Leia mais

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Administração de Aula 01 Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. (NBR ISO 9000 29/01/2001). Sistema de Informações pode ser considerado como centro de inteligência ou o cérebro

Leia mais

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS AULA 05-06 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Banco de Dados Coleção de dados

Leia mais

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados / Programação Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Dado um fato qualquer armazenado.

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 31 de julho de 2017 1/24 Apresentação

Leia mais

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Sistema de Banco de Dados UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Resumo da Unidade Banco de dados BD SGBD Objetivo Visão Geral Abstração Modelo de Dados Entidade Relaciomento(ER)

Leia mais

Sistemas de informação para empresas

Sistemas de informação para empresas Sistemas de informação para empresas Manutenção e exploração de sistemas inovação e desafios tecnológicos desenvolvimentos e prospectiva a redifinição do conceito de negócio síntese do potencial da implementação

Leia mais

Data Mining. Rodrigo Leite Durães

Data Mining. Rodrigo Leite Durães Data Mining Rodrigo Leite Durães Introdução Aplicação de processos de análise inteligentes visando manipulação automática de quantidades imensas de dados Larga aplicação nos mais variados ramos da indústria,

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Governança e Big Data. Celso Poderoso

Governança e Big Data. Celso Poderoso Governança e Big Data Celso Poderoso cpoderoso@microstrategy.com Celso Poderoso Formação Acadêmica: Economista Especialista em Sistemas de Informação Mestre em Tecnologia (Grid Computing/Cloud Computing)

Leia mais

Data Mining e Data Warehouse. Ederson Tyiuji Noya Guilherme de Freitas Perinazzo Guilherme Masao Oyakawa Rafael Silva de Milha

Data Mining e Data Warehouse. Ederson Tyiuji Noya Guilherme de Freitas Perinazzo Guilherme Masao Oyakawa Rafael Silva de Milha Data Mining e Data Warehouse Ederson Tyiuji Noya Guilherme de Freitas Perinazzo Guilherme Masao Oyakawa Rafael Silva de Milha Índice 1. Relação entre dados e Sistemas de Informação 2. 3. Data Warehouse

Leia mais

Mineração de Dados. Eduardo Raul Hruschka. Baseado no curso de Gregory Piatetsky-Shapiro, disponível no sítio

Mineração de Dados. Eduardo Raul Hruschka. Baseado no curso de Gregory Piatetsky-Shapiro, disponível no sítio Mineração de Dados Eduardo Raul Hruschka Baseado no curso de Gregory Piatetsky-Shapiro, disponível no sítio http://www.kdnuggets.com Visão Geral: Introdução: motivação, aplicações, conceitos básicos. Agrupamento

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Apresentação. Rodrigo Leite Durães

Apresentação. Rodrigo Leite Durães Apresentação Assunto DATA WAREHOUSE Professor Rodrigo Leite Durães Data Warehouse Surgimento SADs Definição Propriedades e Conceitos Aplicações Arquitetura Modelagem Projeto Acesso a dados Considerações

Leia mais

Capítulo 9: Sistemas de banco de dados

Capítulo 9: Sistemas de banco de dados Capítulo 9: Sistemas de banco de dados Ciência da computação: Uma visão abrangente 11a Edition by J. Glenn Brookshear Copyright 2012 Pearson Education, Inc. Database (Banco de Dados) Uma coleção de dados

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Mineração de Dados com Big Data. Prof. Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC

Mineração de Dados com Big Data. Prof. Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Mineração de Dados com Big Data Prof. Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Sobre mim Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Universidade Católica de Santos. Mestrado

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Ø Computadores Ø Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Ø Arquiteturas físicas e lógicas de redes de

Leia mais

Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação.

Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação. Administração e Finanças Sistemas de Uniban Notas de Aula Fundamentos de Sistemas de Prof. Amorim Material complementar às aulas presenciais: complemente com as anotações manuscritas e consulta à bibliografia

Leia mais

Modelos de Sistemas Casos de Uso

Modelos de Sistemas Casos de Uso Modelos de Sistemas Casos de Uso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Casos de Uso Objetivos Principais dos Casos de Uso: Delimitação do contexto de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 05. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 05. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Dentre as aplicações de E-Commerce, conceitue as modalidades E-Banking, E-Learning e E-Auctioning. Questão 01 - Resposta Dentre as aplicações

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani Data Warehouse - Conceitos Hoje em dia uma organização precisa utilizar toda informação disponível para criar e manter vantagem competitiva. Sai na

Leia mais

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações

Leia mais

Unidade 1 Introdução

Unidade 1 Introdução Unidade 1 UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo. Propriedades de um BD: Um BD

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Top. Esp em Banco de Dados

Top. Esp em Banco de Dados Top. Esp em Banco de Dados Profa. Marta Mattoso marta@cos.ufrj.br http://www.cos.ufrj.br/~marta COPPE- Sistemas / UFRJ Introdução a Bancos de Dados Distribuídos Roteiro Introdução Caracterização de BDD

Leia mais

Sistemas de Bancos de Dados Distribuídos

Sistemas de Bancos de Dados Distribuídos Top. Esp em Banco de Dados Profa. Marta Mattoso marta@cos.ufrj.br http://www.cos.ufrj.br/~marta COPPE- Sistemas / UFRJ Introdução a Bancos de Dados Distribuídos Roteiro Introdução Caracterização de BDD

Leia mais

Sistemas de Bancos de Dados Distribuídos

Sistemas de Bancos de Dados Distribuídos Sistema de Arquivos Top. Esp em Banco de Dados Profa. Marta Mattoso marta@cos.ufrj.br http://www.cos.ufrj.br/~marta COPPE- Sistemas / UFRJ Introdução a Bancos de Dados Distribuídos 4 Roteiro Sistema de

Leia mais

S.I. nas Organizações

S.I. nas Organizações S.I. nas Organizações A inserção de SI nas organizações obriga a definir: as actividades da organização contempladas pelo sistema. o grupo de pessoas envolvidas. Deste modo e por ordem crescente de envolvimento

Leia mais

KDD E MINERAÇÃO DE DADOS

KDD E MINERAÇÃO DE DADOS KDD E MINERAÇÃO DE DADOS Etapas do Processo de KDD Livro: Data Mining Conceitos, técnicas, algoritmos, Orientações e aplicações Ronaldo Goldschmidt, Eduardo Bezerra, Emmanuel Passos KDD Knowledge Discovery

Leia mais

Guia de recursos: produtividade de workstations

Guia de recursos: produtividade de workstations Guia de recursos: produtividade de workstations Conteúdo Além do desktop: produtividade de workstations 2 Descubra como obter a maior produtividade possível de aplicativos de alto desempenho que requerem

Leia mais

Os novos desafios da Manutenção Inteligente. Daniel E. Castro ABRESIN

Os novos desafios da Manutenção Inteligente. Daniel E. Castro ABRESIN Os novos desafios da Manutenção Inteligente Daniel E. Castro ABRESIN Evolução dos Sistemas de Produção 1800 1850 1970 2000 OPERAR CONSERTAR PREVENIR GLOBALIZAÇÃO SUSTENTABILIDADE FATORES DEMOGRÁFICOS

Leia mais

BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP.

BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Arquitetura Genérica do SGBDD

Arquitetura Genérica do SGBDD Bancos de Dados III Bancos de Dados Distribuídos Arquiteturas, Modelos e Requisitos Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Arquitetura Genérica do Existem diversas propostas de arquiteturas para BDD (multi-database,

Leia mais

Gerenciamento de Dados

Gerenciamento de Dados Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não conseguiria

Leia mais

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MINERAÇÃO E CIÊNCIA DOS DADOS

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MINERAÇÃO E CIÊNCIA DOS DADOS FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MINERAÇÃO E CIÊNCIA DOS DADOS PROJETO PEDAGÓGICO CAMPO LIMPO PAULISTA 2015 1. Público

Leia mais

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão. Prof a. Dr a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão. Prof a. Dr a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão Prof a. Dr a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 Conteúdo O que é Data mining Data mining X Data warehouse Evolução até o Data mining O processo Data mining Arquitetura

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais 1 Introdução aos Sistemas Operacionais 1.1 O que é um sistema operacional 1.2 História dos sistemas operacionais 1.3 O zoológico de sistemas operacionais 1.4 Conceitos sobre sistemas operacionais 1.5 Chamadas

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O

A P R E S E N T A Ç Ã O GPA Day Dezembro 2016 A P R E S E N T A Ç Ã O Combinação Negócios Negócio Online elevado a outro nível de serviço Brasil Brasil Estratégia Comercial Internet 4 Centros de Distribuição Logistica terceirizada

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula - 03/03/09 1 Negociação Comercial CONCEITOS FERRAMENTAS PARA TOMADA DE DECISÃO - BI BUSINESS INTELIGENCE 2 BI, consiste em uma ferramenta de extração de informações gerenciais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade II - Classificação e tipos de Sistemas de Informação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) 2.2 Sistemas de

Leia mais

Banco de Dados I. Sejam bem-vindos! Prof. Fred Lucena. 1

Banco de Dados I. Sejam bem-vindos! Prof. Fred Lucena. 1 Banco de Dados I Sejam bem-vindos! 1 Bibliografia Básica COUGO, Paulo. Modelagem conceitual e projeto de banco de dados. 3.ed. Rio de Janeiro: F & W Publications, 1997. 284p. HEUSER, Carlos Alberto. Projeto

Leia mais

Inteligência nos Negócios (Business Inteligente)

Inteligência nos Negócios (Business Inteligente) Inteligência nos Negócios (Business Inteligente) Sistemas de Informação Sistemas de Apoio a Decisão Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 5) Fundamentação da disciplina Analise de dados Decisões

Leia mais

Data Warehouse. Diogo Matos da Silva 1. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil. Banco de Dados II

Data Warehouse. Diogo Matos da Silva 1. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil. Banco de Dados II Data Warehouse Diogo Matos da Silva 1 1 Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil Banco de Dados II Diogo Matos (DECOM - UFOP) Banco de Dados II Jun 2013 1 /

Leia mais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais Marketing Digital Administração de Redes Sociais A empresa EXCLUSIVKEY é uma das maiores empresas portuguesas no setor de Integração de Sistemas de Controlo de Acessos e Bilhética para as áreas de Desporto

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

SOBRE O ARTIGO SOBRE OS AUTORES

SOBRE O ARTIGO SOBRE OS AUTORES Por ALEXANDRE SALVADOR E ANA IKEDA 1 SOBRE O ARTIGO Este artigo é uma adaptação sintética do artigo Big data usage in the marketing information system, publicado em agosto de 2014 no Journal of Data Analysis

Leia mais

Mineração de Dados com Big Data. Prof. Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC

Mineração de Dados com Big Data. Prof. Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Mineração de Dados com Big Data Prof. Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Introdução Mineração de Dados Extração e descoberta de conhecimentos de bases de dados. Interdisciplinar: aprendizado

Leia mais

INOVAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO PARA VAREJO IBOPE

INOVAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO PARA VAREJO IBOPE INOVAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO PARA VAREJO IBOPE Objetivos - Apresentar aos participantes as diferentes possibilidades de pesquisa de mercado para varejo, partindo de técnicas de potencial de mercado

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

Big Data Open Source com Hadoop

Big Data Open Source com Hadoop Big Data Open Source com Hadoop Palestrante: Marcio Junior Vieira marcio@ambientelivre.com.br Realização: Marcio Junior Vieira 14 anos de experiência em informática, vivência em desenvolvimento e análise

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management 1 CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo 2 Mercado 3 CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos

Leia mais

Introdução a Sistemas Inteligentes

Introdução a Sistemas Inteligentes Introdução a Sistemas Inteligentes Conceituação Prof. Ricardo J. G. B. Campello ICMC / USP Créditos Parte do material a seguir consiste de adaptações e extensões dos originais gentilmente cedidos pelo

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de apoio à decisão. E, também, o tipo de sistema de informação estratégico. É o sistema

Leia mais

MANUTENÇÃO DINÂMICA DE MODELOS EM COMPUTAÇÃO SENSÍVEL AO CONTEXTO. PALAVRAS-CHAVE: CEP, Esper, Computação Sensível ao Contexto, SBE.

MANUTENÇÃO DINÂMICA DE MODELOS EM COMPUTAÇÃO SENSÍVEL AO CONTEXTO. PALAVRAS-CHAVE: CEP, Esper, Computação Sensível ao Contexto, SBE. MANUTENÇÃO DINÂMICA DE MODELOS EM COMPUTAÇÃO SENSÍVEL AO CONTEXTO Rodrigo Hernandez SOARES 1 ; Ricardo Couto Antunes da ROCHA 2 PALAVRAS-CHAVE: CEP, Esper, Computação Sensível ao Contexto, SBE. 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

O que é um banco de dados? Banco de Dados. Banco de dados

O que é um banco de dados? Banco de Dados. Banco de dados COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Banco de Dados O que é um banco de dados? Um conjunto de informações

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Conceitos Básicos. Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri

Conceitos Básicos. Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Conceitos Básicos Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Data Warehousing Engloba arquiteturas, algoritmos e ferramentas que possibilitam

Leia mais

Aula 02. Modelo de Dados Modelo Conceitual Modelo de Implementação Entidades e Atributos

Aula 02. Modelo de Dados Modelo Conceitual Modelo de Implementação Entidades e Atributos INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS Curso Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados Professor: Alessandro Carneiro Ribeiro E-mail: alessandro.carneiro@yahoo.com.br Aula 02 Modelo de Dados Modelo

Leia mais