Unidade III FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade III FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior"

Transcrição

1 Unidade III FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior

2 O serviço social a partir da década de 1930 A crise comercial de 1929 e o movimento de outubro de 1930 representaram marcos decisivos na trajetória da sociedade brasileira, pois foi nesse período que ocorreu a reorganização das esferas estatal e econômica no país.

3 O serviço social a partir da década de 1930 É só a partir de 1945 que se observa uma expansão do serviço social no país, com o fortalecimento do capitalismo local e as mudanças mundiais decorrentes do período pós Segunda Guerra Mundial. Nesse período, o serviço social tinha as seguintes características: era assistencial, caritativo, missionário e beneficente.

4 O serviço social a partir da década de 1930 O período de 1930 a 1945 coincide com dois grandes fatores político-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil), caracterizando o surgimento da profissão no Brasil sob influência europeia. No ano de 1934, com a Carta Constitucional os serviços sociais se consolidam.

5 O serviço social a partir da década de 1930 Entre os anos de 1935 a 1939, a ação profissional limitava-se ao trabalho com migrantes, imigrantes, famílias de operários, menores, desvalidos, trabalhadores e egressos de reformatórios, penitenciárias e hospitais, com uma prática doutrinária e eminentemente assistencial. Eram incipientes as práticas em empresas, mais associadas à concessão de benefícios.

6 O serviço social a partir de 1930 Em 1938: a Seção de Assistência Social, foi organizada com a finalidade de melhor atender e reajustar certos grupos e desenvolver o chamado serviço social de casos individuais, a Orientação Técnica das Obras Sociais, O Setor de Investigação e Estatística e o fichário Central de Obras e Necessitados.

7 O serviço social a partir de 1930 A fase entre é caracterizada como de influência europeia ou serviço social antigo, englobando, também, a chamada reação católica. Início das mudanças no Serviço Social: Observa-se uma substituição da influência europeia pela norte-americana, marcada pelo Congresso Interamericano de Serviço Social, realizado em 1941, em Atlantic City (EUA), que alterava o processo de formação dos assistentes sociais e a prática profissional.

8 O serviço social a partir de 1930 Influência norte-americana: a mudança apresentava-se no discurso relativo ao cliente, sob a ótica de um julgamento moral através da análise de cunho psicológico, na qual era estudado o indivíduo a partir da história familiar e individual. Área da saúde 1948: principal expansão do serviço social. Passou a abordar aspectos biopsicossociais, demandando uma ampliação das equipes, que não mais se restringia aos médicos.

9 Interatividade Qual a influência que caracterizava a prática do Serviço Social no Brasil entre ? a) Influência norte-americana. b) Influência europeia. c) Influência da América Latina. d) Influência sociológica. e) Influência societária.

10 O serviço social na década de 1940 Pós-anos 1940: ruma à sistematização e concretização de sua prática. Buscava conteúdos teóricos e metodológicos que melhor instrumentassem sua ação prática destaque dos congressos de serviço social. Em 1942: 1 Congresso Pan-Americano de S. Social, no Chile. Apresentou as primeiras expressões de mudança metodológica, porém com traços de continuidade, reafirmação da influência norte-americana.

11 O serviço social na década de 1940 Era nítido o caráter de posicionamento político e ideológico no que se referia à profissão, debatia-se sobre sua atuação na indústria, verificada como um avanço. Prevalecia o caráter de neutralidade, a conciliação entre o capital e o trabalho, a ação educativa e de valorização integral do homem pelo serviço social, e que este deveria contar com a colaboração dos setores patronais e operários.

12 O serviço social na década de 1940 A discussão que mais merecia destaque era sobre a formação para o serviço social, na qual se procurou definir normas para o funcionamento das escolas, a partir de um padrão mínimo de exigências, tais como planos de trabalhos, currículo básico, entre outros.

13 O serviço social a partir dos anos 1950: Rumo a uma renovação crítica Período de desenvolvimentismo brasileiro e aposta no capital industrial. Surge o método do Desenvolvimento de Comunidade DC, limitado ao meio rural, influenciado pelo funcionalismo, buscando corrigir as disfuncionalidades causadas pelo sistema capitalista.

14 O serviço social a partir dos anos 1950: Rumo a uma renovação crítica A institucionalização do DC se deu no pós Segunda Guerra, sendo que a partir da década de 1950 o termo DC será veiculado como processo através do qual os esforços do próprio povo se unem aos das autoridades governamentais com a finalidade de melhorar as condições econômicas, sociais e culturais das comunidades.

15 O serviço social a partir dos anos 1950: Rumo a uma renovação crítica O assistente social era visto como o profissional chave para realizar trabalhos comunitários de integração das populações aos ideais nacionais. No Brasil, a profissão passa a ser regulamentada a partir de 1957, quando é sancionada a Lei n Essa legislação vigorou durante 36 anos e foi substituída em 1993, pela Lei n

16 Interatividade A partir de 1940 o que o Serviço Social almeja em relação a sua prática? a) Conteúdos de ordem assistencialista. b) Conteúdos pragmáticos. c) Conteúdos burocráticos. d) Conteúdos teóricos e metodológicos que melhor instrumentassem sua ação prática. e) Uma ação doutrinária.

17 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro A partir de 1960, o serviço social começa a sofrer importantes transformações no movimento de reconceituação da profissão na América Latina, que trazia uma denúncia do conservadorismo profissional iniciado na década de 1960 e desenvolvido até a década de 1980, influenciado pela conjuntura histórica mundial, principalmente na própria América Latina.

18 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro A crise ideológica, política e de eficácia da profissão vinha a questionar a burocratização do serviço social, seu caráter importado e sua ligação com as classes dominantes. Apontava-se para três projetos: um que se propunha manter a matriz conservadora e tradicional, outro que intencionava uma modernização conservadora e um último que apresentava a direção de ruptura com o conservadorismo, um dos marcos dessa época foi o movimento de reconceituação.

19 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro 1960: transformações do movimento de reconceituação da profissão na América Latina, trazendo a denúncia do conservadorismo profissional, influenciado pela conjuntura histórica mundial principalmente na própria América Latina. A profissão veio questionar seus referenciais e requisitar uma renovação em diferentes níveis: teórico, metodológico, técnico, operativo e político.

20 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro Movimento de reconceituação: impôs a necessidade da constituição de um novo projeto profissional, comprometido com as demandas e interesses da população usuária dos serviços. O movimento foi reprimido pelo golpe militar de 1964, com a neutralização de todos os segmentos comprometidos com a democratização da sociedade e do Estado (BRAVO, 2007).

21 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro Marcam esse processo as experiências de grupos de assistentes sociais vinculadas à esquerda católica e aos projetos de educação de base e de organização em comunidades urbanas e rurais, inspirados nas teorias de educação para a libertação e no método de alfabetização de Paulo Freire. Mas, o golpe de 1964 e a ditadura militar interrompem o processo de radicalização democrática, pondo fim ao pacto populista e ao engajamento dos que lutavam.

22 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro No período de 1965 a 1975, o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS) encarregou-se de adequar a profissão às exigências propostas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-1964, influenciado pelo estruturalismo funcional norte-americano. (NETTO, 2004) O golpe de 64 rompeu com quase todas as bases que evoluíam para uma nova ordem societária. i

23 A década de 1960 e sua influência no serviço social brasileiro Em síntese, o processo de renovação do serviço social teve como elementos: a) o pluralismo teórico-profissional; b) introdução de diferentes concepções profissionais, com diferentes visões de mundo e de sociedade, demonstrando o rompimento com a homogeneidade que caracterizava a profissão nessas décadas; c) interlocução acadêmica com outras ciências, deixando de ser subalterno dentro do âmbito acadêmico; d) investigação e pesquisa.

24 Interatividade Modelo de desenvolvimento econômico voltado ao grande capital, com um governo ditatorial; forte intervenção militar; contramovimento preventivo, prevenindo uma democracia popular. Esse cenário descrito está relacionado a que contexto histórico: a) Governo de Getúlio Vargas. b) Golpe de 1964 e a ditadura militar. c) Governo de Juscelino Kubitschek. d) Desenvolvimento norte-americano. e) Desenvolvimento da América Latina.

25 Araxá: A afirmação da perspectiva modernizadora Documento formulado em Araxá (1967) por 38 AS, no 1º Seminário de Teorização, expressão de movimento no qual ponderou-se sobre o SS, procurando sistematizar seus referenciais teóricos. Segundo esse documento, o SS era concebido como uma prática institucionalizada interventiva que trabalha junto ao indivíduo com desajustamento familiar e social, sob uma perspectiva preventiva, corretiva e promocional.

26 Araxá: A afirmação da perspectiva modernizadora As funções do SS decorrem de sua atuação na política social, no planejamento, na administração de serviços sociais, nos serviços de atendimento direto, corretivo, preventivo e promocional, destinados a indivíduos, grupos, comunidades, populações e organizações. O SS deveria, a partir do documento de Araxá, adequar sua metodologia, pois se verificava que a atuação com indivíduos, grupos, comunidade e populações não era exclusividade da profissão.

27 Teresópolis: A cristalização da perspectiva modernizadora Documento elaborado pela iniciativa de 33 profissionais em 1970, período no qual o Brasil vivia o chamado Milagre Econômico. Estudo sobre a metodologia do serviço social, no qual pensou-se a prática e sua interlocução com a teoria, uma concepção operacional da profissão.

28 Teresópolis: A cristalização da perspectiva modernizadora Tinha como meta construir uma concepção científica para o s. social a partir da definição de uma metodologia básica de ação. Descrição e classificação da realidade a partir do empírico, do fenômeno. Relação entre sujeito e objeto. Equilíbrio da ordem social. Fragmentação da realidade: ideia do todo e suas partes. Ênfase no quantitativo, uso da estatística. Objetividade = neutralidade.

29 O método de Belo Horizonte: Intenção de ruptura Surgiu na Escola de Serviço Social da Universidade de Minas Gerais, entre , onde se formulou o Método de BH, quando um grupo de jovens profissionais definiu uma linha de renovação para o serviço social. Defendia o avanço das liberdades democráticas, maior participação popular, rompimento com o tradicionalismo, mas foi interrompida em 1975.

30 O método de Belo Horizonte: Intenção de ruptura Seu traço mais importante foi a vinculação com a universidade, pois dava a base teórica para que se rompesse com o tradicionalismo perspectiva renovadora.

31 Interatividade Seu traço mais importante foi a vinculação com a universidade, pois dava a base teórica para que se rompesse com o tradicionalismo. Assinale a alternativa que corresponde à afirmação extraída do livro-texto: a) Perspectiva de Teresópolis. b) Perspectiva de Araxá. c) Método de BH. d) Perspectiva de São Paulo. e) Perspectiva do Rio de Janeiro.

32 ATÉ A PRÓXIMA!

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade IV FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior A evoluçao do Serviço Social Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão

Leia mais

Movimento de Reconceituação Perspectiva Modernizadora

Movimento de Reconceituação Perspectiva Modernizadora Movimento de Reconceituação Perspectiva Modernizadora Primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social Tendência que expressa a tentativa de consolidar o Serviço Social às tendências sócio-políticas

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL Keline Borges, RosaneSampaio, Solange Silva dos Santos Fidelis, Vânia Frigotto 1. Este trabalho foi elaborado a partir de estudos

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E AS INFLUÊNCIAS OS MOVIMENTOS DE SUMARÉ, ARAXÁ E TERESÓPOLIS: QUAIS AS APROXIMAÇÕES COM FREIRE?

SERVIÇO SOCIAL E AS INFLUÊNCIAS OS MOVIMENTOS DE SUMARÉ, ARAXÁ E TERESÓPOLIS: QUAIS AS APROXIMAÇÕES COM FREIRE? 1 SERVIÇO SOCIAL E AS INFLUÊNCIAS OS MOVIMENTOS DE SUMARÉ, ARAXÁ E TERESÓPOLIS: QUAIS AS APROXIMAÇÕES COM FREIRE? LIMA, Andreia Soares de 1 SEABRA,Vlamir do Nascimento 2 PRUNIER, Simone Souza 3 PAULO,

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

Provas de Terça FOCO: UFC

Provas de Terça FOCO: UFC Apresenta Provas de Terça FOCO: UFC Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social Entender

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Eixo Temático - Questão Social e Serviço Social

O SERVIÇO SOCIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Eixo Temático - Questão Social e Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX ISSN 2359-1277 Lucas Barbosa Mozzer, lucasb.mozzer@outlook.com, Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com, Universidade Estadual do Paraná,

Leia mais

No caminho com Maiakóvski

No caminho com Maiakóvski No caminho com Maiakóvski Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na Segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL MEDIANTE A AUTOCRACIA BURGUESA

O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL MEDIANTE A AUTOCRACIA BURGUESA O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL MEDIANTE A AUTOCRACIA BURGUESA SILVA, Taciane Rosa 1 Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de renovação do Serviço Social, o qual se caracteriza

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO E O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE 1945 A 1953

SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO E O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE 1945 A 1953 ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO E O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE 1945 A 1953 RESUMO Bruna Fonseca Moreira, bruna.fonsecamoreira@gmail.com Carlos Henrique Lopes da Silva, carloshenriquelopess@hotmail.com

Leia mais

Profa. Luciana Lopes. Unidade II SERVIÇO SOCIAL: SURGIMENTO E

Profa. Luciana Lopes. Unidade II SERVIÇO SOCIAL: SURGIMENTO E Profa. Luciana Lopes Unidade II SERVIÇO SOCIAL: SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÃO NO BRASIL Contexto histórico: décadas de 1910, 1920 e 1930 Economia: lavoura cafeeira e tímida industrialização. Há uma

Leia mais

Os diferentes modelos de Estados (principais características)

Os diferentes modelos de Estados (principais características) Capítulo 6 Poder, política e Estado 7 Os diferentes modelos de Estados (principais características) Absolutista: - Unidade territorial. - Concentração do poder na figura do rei, que controla economia,

Leia mais

25 anos do Código de Ética do Serviço Social. Cristiana Lima

25 anos do Código de Ética do Serviço Social. Cristiana Lima 25 anos do Código de Ética do Serviço Social Cristiana Lima 1 2018 comemoramos 25 anos do Código de Ética. Alguns pode estar se perguntado agora: comemorar o que, se temos visto o conservadorismo avançando

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

Ao mesmo tempo, diversos movimentos com forte conteúdo popular, como o Movimento pela Constituinte, o queremismo, etc, radicalizam o quadro

Ao mesmo tempo, diversos movimentos com forte conteúdo popular, como o Movimento pela Constituinte, o queremismo, etc, radicalizam o quadro É no final da República Velha, a partir da Lei Eloy Chaves, aprovada pelo parlamento em 1923, que tem início no Brasil as bases para a futura política de Seguro Social, englobando quatro benefícios básicos

Leia mais

- PROGRAMA - - Compreender as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx.

- PROGRAMA - - Compreender as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

- PROGRAMA - - Compreender as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx.

- PROGRAMA - - Compreender as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL:

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: Carla Serrão UFMA/DESES O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: O exercício profissional e a militância em análise. Conselhos de Políticas Públicas e de Defesa de Direitos,

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 1134, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010 "DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, Prefeito da

Leia mais

Organização e Gestão do Trabalho Social. Autoria: M.e Flavia Gomes Pires Revisão: M.e Emanuel Jones Xavier Freitas

Organização e Gestão do Trabalho Social. Autoria: M.e Flavia Gomes Pires Revisão: M.e Emanuel Jones Xavier Freitas Organização e Gestão do Trabalho Social Autoria: M.e Flavia Gomes Pires Revisão: M.e Emanuel Jones Xavier Freitas Apresentação da Disciplina Veremos os principais conceitos sobre a Organização e a Gestão

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS

GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS SEMINÁRIO ESTADUAL DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PROFª DRª ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS COORDENADORA GEPESSE

Leia mais

GOLPE MILITAR E ADEQUAÇÃO NACIONAL À INTERNACIONALIZAÇÃO CAPITALISTA ( )1 SILVA, Romeu Adriano da Silva.

GOLPE MILITAR E ADEQUAÇÃO NACIONAL À INTERNACIONALIZAÇÃO CAPITALISTA ( )1 SILVA, Romeu Adriano da Silva. GOLPE MILITAR E ADEQUAÇÃO NACIONAL À INTERNACIONALIZAÇÃO CAPITALISTA (1964-1984)1 SILVA, Romeu Adriano da Silva. A ditadura civil-militar (196 e 1984): alinhamento da economia nacional ao padrão de desenvolvimento

Leia mais

Legislação do SUS SEM. Prof.ª Andrea Paula Colonização Controle dos Portos Colégio Médico-Cirúrgico Educação Sanitária

Legislação do SUS SEM. Prof.ª Andrea Paula Colonização Controle dos Portos Colégio Médico-Cirúrgico Educação Sanitária Legislação do SUS Prof.ª Andrea Paula 1500 Colonização 1800 Controle dos Portos 1808 Colégio Médico-Cirúrgico 1920 Educação Sanitária 1904 Revolta da Vacina 1900 Modelo Campanhista 1921 Ethel Parsons 1923

Leia mais

HISTÓRICO E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL

HISTÓRICO E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL HISTÓRICO E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL NÃO PODE SER FEITA FORA DO CONTEXTO ECONÔMICO E POLÍTICO NO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA. ESTA PREOCUPAÇÃO É

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO E O PERFIL PROFISSIONAL EMERGENTE DO ASSISTENTE SOCIAL 1 RESUMO

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO E O PERFIL PROFISSIONAL EMERGENTE DO ASSISTENTE SOCIAL 1 RESUMO O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO E O PERFIL PROFISSIONAL EMERGENTE DO ASSISTENTE SOCIAL 1 Franciele Camilo de Almeida 2 Juliane Weber 3 Rosane Rodrigues Quaresma 4 Scheila Adriani Richter 5 (Orientadora)

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 719584 O mercado de trabalho para os assistentes sociais tem sofrido os rebatimentos decorrentes da ordem do capital. Essas mudanças são visíveis a partir: 1) das transformações decorrentes das

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Prof. Rodrigo Mesquita Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SEU REFLEXO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA CONTEMPORANEIDADE

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SEU REFLEXO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA CONTEMPORANEIDADE O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SEU REFLEXO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA CONTEMPORANEIDADE Beatriz Borges Viana 1 Kássia Karise Carvalho Carneiro 2 Claudenora Fonseca Gonçalves 3 Resumo

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. Douglas Gomes Resumindo... De acordo com YAZBEK (2009) podemos compreender que: 1. O Serviço Social se legitima e institucionaliza

Leia mais

05/09/2016. Crise da Psicologia Social. Silvia Lane - Psicologia Social Crítica. Resgate histórico - Brasil. PUC Goiás - Psicologia Social I

05/09/2016. Crise da Psicologia Social. Silvia Lane - Psicologia Social Crítica. Resgate histórico - Brasil. PUC Goiás - Psicologia Social I PUC Goiás - Psicologia Social I A PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E SEU DESDOBRAMENTO NA AMÉRICA LATINA Resgate histórico - Brasil DÉCADA DE 1950 Psicologia Social: disciplina no curso de Filosofia da USP, após

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 7 Prof.ª Eulália Ferreira Por que nasce o chamado populismo? Com a crise do capitalismo iniciada

Leia mais

Serviço Social e Saúde

Serviço Social e Saúde 2 Para a análise do na atualidade é necessário recuperar os avanços e lacunas ocorridos na profissão a partir dos anos de 1980. Essa década marca o início da maturidade da tendência hegemônica intenção

Leia mais

O SEMINÁRIO CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS

O SEMINÁRIO CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS O SEMINÁRIO CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS Ana Maria Arreguy Mourão * Ana Maria Costa Amoroso Lima ** Édina Évelyn Casali Meireles de Sousa *** O presente número da Revista Libertas contempla,

Leia mais

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Profa. Regiane Leite Unidade I SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL A ética do cuidado: o cuidado é uma característica originária e essencial do ser humano; recebemos cuidado e atenção desde o ventre

Leia mais

Marcos Augusto Maliska Professor de Direito Constitucional da UniBrasil, em Curitiba

Marcos Augusto Maliska Professor de Direito Constitucional da UniBrasil, em Curitiba Marcos Augusto Maliska Professor de Direito Constitucional da UniBrasil, em Curitiba ESTADO E SÉCULO XXI A integração supranacional sob a ótica do Direito Constitucional Editora RENOVAR Rio de Janeiro

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade I FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O assistencialismo O conceito de assistencialismo estabelece uma linha tênue com o conceito de assistência,

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Sociologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Thais de Freitas Morais EMENTA

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA Francieli Jaqueline Gregório INTRODUÇÃO:O Serviço Social como construção histórica é um mecanismo de regulação social, assim como as políticas sociais. Enquanto o Serviço

Leia mais

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao> Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em 1. À funcionalidade ao projeto reformista da burguesia; 2. À peculiaridade operatória (aspecto instrumental

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 102/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 102/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 102/2016 Altera o Currículo do Curso de Serviço Social, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº SSO- 092/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

REGIME MILITAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Palavras-chave: Regime Militar, Escola, Educação, Repreensão, Conservadorismo.

REGIME MILITAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Palavras-chave: Regime Militar, Escola, Educação, Repreensão, Conservadorismo. ISBN 978-85-7846-516-2 REGIME MILITAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO Marina Ribeiro de Almeida Email: sasuke_negocios@hotmail.com Rafael Tonet Maccagnan Email: rafaeltonet123@gmail.com Cleiriane Alves

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. Douglas Gomes Contextualização O Serviço Social é uma formação de nível superior (Ministério da Educação e Cultura MEC); Somente

Leia mais

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX EXAME HISTÓRIA B 1ª FASE 2013 página 1/7 GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX Este grupo baseia-se na análise dos seguintes

Leia mais

O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL

O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL Ana Rosa Salvalagio 1 Maria Edenice Borges Marcante Marise Wazlawosky Christmann INTRODUÇÃO: No presente artigo, destaca-se

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 O SURGIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA INFÂNCIA NO CAPITALISMO Andressa Maria Pulis Saracho, andressasaracho@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com;

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

-Local de Realização: Faculdade de Direito da UFMG Endereço: Av. João Pinheiro 100 Belo Horizonte/MG 21 a 24 de novembro de 2017

-Local de Realização: Faculdade de Direito da UFMG Endereço: Av. João Pinheiro 100 Belo Horizonte/MG 21 a 24 de novembro de 2017 IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JURÍDICOS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DIREITO Trabalho, Tecnologias, Multinacionais e Migrações TTMMs Desafios contemporâneos dos direitos humanos na

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

- PROGRAMA - - Compreender, de forma introdutória, as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx.

- PROGRAMA - - Compreender, de forma introdutória, as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO DE 1954 A Eixo Temático: Política Social e Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO DE 1954 A Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO DE 1954 A 1960 Amanda Martins Coelho, amandamartinscoelho96@gmail.com Brena Pantoja Guimarães, brenapantoja7@gmail.com

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira.

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira. COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO Coordenadora de Graduação - Diurno Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira e-mail: liviapereira@unb.br Tel: 61 31077501 Horário de atendimento: Terça-feira: 10h às 12h Coordenadora de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 ISSN 2359-1277 DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 Ana Leticia Soares Soares2329@hotmail.com Andresa Nascimento Andresanascimento1@hotmail.com Denise Santos Borges Shintani

Leia mais

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CURSO: Serviço Social TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

Leia mais

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA Desde 1948, provendo informações na PMMG II Encontro de Inteligência e Estratégia 2014 Polícia orientada pela Inteligência de Segurança Pública Belo Horizonte, 05 de novembro

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. Alunos: Gabriela, Janaina e Wagner Professores: Vânia, Genaro e Felipe

EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. Alunos: Gabriela, Janaina e Wagner Professores: Vânia, Genaro e Felipe EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS Alunos: Gabriela, Janaina e Wagner Professores: Vânia, Genaro e Felipe O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. MACIEL, KAREN DE FÁTIMA.

Leia mais

PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Comparar a evolução política dos países latinos da América do Sul com a evolução política dos Estados Unidos

Leia mais

Serviço Social e Saúde: espaços de atuação a partir do SUS

Serviço Social e Saúde: espaços de atuação a partir do SUS Serviço Social e Saúde: espaços de atuação a partir do SUS Historicamente a saúde tem sido o maior empregador de assistentes sociais. Dos primórdios da profissão até o final dos anos de 1980, sua atuação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD - Coordenação de Processos Seletivos COPESE www.ufvjm.edu.br - copese@ufvjm.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

CPS CP/ECEME ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA

CPS CP/ECEME ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA CPS CP/ECEME - 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO Aluno Nº HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Estudar, nos campos político e militar, o período compreendido entre o pós II Guerra Mundial (194)

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 OTRONO DE ESTUDAR Dani Black (2015) 3 Lutas

Leia mais

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar a evolução política da Colômbia e da Venezuela, concluindo sobre os seus reflexos nas questões de

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 1,0) 3 o.bimestre a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

O Brasil no início do século XX

O Brasil no início do século XX O Brasil no início do século XX Crise de 1929 reorganização das esferas estatal e econômica no Brasil ; Década de 1920 deslocamento da economia agro-exportadora industrialização impulsionado pela 1ª Guerra

Leia mais

Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas

Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais IFISP/UFPel Disciplina: Fundamentos de Sociologia Professor: Francisco E. B. Vargas Pelotas, abril de

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. A geoeconomia determinando as relações mundiais.

Professor Thiago Espindula - Geografia. A geoeconomia determinando as relações mundiais. A geoeconomia determinando as relações mundiais. - Geopolítica: explicar, geograficamente, as ações políticas das nações. - Geopolítica Clássica: jogo de forças das nações projetado no espaço >>> segurança

Leia mais

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa SOCIOLOGIA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa ORIGEM DA SOCIOLOGIA A Sociologia germina no século XVIII, com as grandes Revoluções

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CONCEITOS BÁSICOS DE GLOBALIZAÇÃO fenômeno que começou com as grandes navegações. ganhou grande destaque com a revolução industrial. sofreu grande

Leia mais

Congresso nacional camponês: polêmicas agrárias

Congresso nacional camponês: polêmicas agrárias Congresso nacional camponês: polêmicas agrárias Dora Vianna Vasconcellos1 O livro organizado pelo historiador Luiz Flávio de Carvalho Costa, O congresso nacional camponês: trabalhadores rurais no processo

Leia mais

Modernização Periférica. Nacional-desenvolvimentismo brasileiro

Modernização Periférica. Nacional-desenvolvimentismo brasileiro Modernização Periférica Nacional-desenvolvimentismo brasileiro Modernização Periférica Países subdesenvolvidos industrializados Pós-Guerra Nacional-desenvolvimentismo Tripé econômico Estado Infra-estrutura

Leia mais

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Leia mais

Para uma nova cultura política dos direitos humanos

Para uma nova cultura política dos direitos humanos Resenha Para uma nova cultura política dos direitos humanos Ludmila Cerqueira Correia 1 Resenha: ESCRIVÃO FILHO, Antonio Escrivão Filho; SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico-conceitual

Leia mais

PROVA DE SERVIÇO SOCIAL. Segundo Françoise Dolto, Toda violência provém da falta de para dizer do desacordo entre dois sujeitos.

PROVA DE SERVIÇO SOCIAL. Segundo Françoise Dolto, Toda violência provém da falta de para dizer do desacordo entre dois sujeitos. 16 PROVA DE SERVIÇO SOCIAL QUESTÃO 41 Segundo Françoise Dolto, Toda violência provém da falta de para dizer do desacordo entre dois sujeitos. Assinale a opção que COMPLETA ADEQUADAMENTE o pensamento da

Leia mais

- PROGRAMA - - Compreender, de forma introdutória, as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx.

- PROGRAMA - - Compreender, de forma introdutória, as bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas do método da teoria social de Marx. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Fortaleza do Estado do Ceará FORTALEZA-CE. Assistente Social. Edital Nº 26/2018

Prefeitura Municipal de Fortaleza do Estado do Ceará FORTALEZA-CE. Assistente Social. Edital Nº 26/2018 Prefeitura Municipal de Fortaleza do Estado do Ceará FORTALEZA-CE Assistente Social Edital Nº 26/2018 AB085-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Prefeitura Municipal de Fortaleza do Estado do Ceará Cargo:

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 23 O GOVERNO CASTELO BRANCO ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 23 O GOVERNO CASTELO BRANCO ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 23 O GOVERNO CASTELO BRANCO (1964-67) Fixação 1) (PUC) O desenvolvimento econômico nacional foi um tema central dos debates políticos que, no início dos anos sessenta, mobilizaram

Leia mais

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar. Questões Norteadoras

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar. Questões Norteadoras Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar Questões Norteadoras Planejamento Ação Cotidiana Orientação Programação Organização O QUE É PLANEJAR? Escolher Alternativas Reflexão e Ação

Leia mais

Observatórios e a Democratização da Democracia. UNISINOS, 18 de outubro de 2016 Rudá Ricci

Observatórios e a Democratização da Democracia. UNISINOS, 18 de outubro de 2016 Rudá Ricci Observatórios e a Democratização da Democracia UNISINOS, 18 de outubro de 2016 Rudá Ricci ruda@inet.com.br www.institutocultiva.com.br SOCIEDADE DESINFORMADA OS OBSTÁCULOS PARA A PARTICIPAÇÃO ATIVA O que

Leia mais