UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O."

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado.competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. Significado das funções administrativas para o gestor. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades. _ Objetivos da Disciplina Preparar o acadêmico para a compreensão das diversas variáveis que compõe o processo administrativo. _ Conteúdo Programático 1. Conceitos essenciais da gestão empresarial; 2. A compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; 3. O desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. 4. Competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. 5. Significado das funções administrativas para o gestor. 6. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. 7. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

2 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CHIAVENATTO, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Campus: Rio de Janeiro, MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, MOTTA, Fernando C. P.; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira, Bibliografia Complementar AKTOUF, Omar, Administração entre a Tradição e Renovação. São Paulo: Atlas, LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva MONTANA,Patrick; CHARNOV,Bruce, Administração. 2. ed. São Paulo, 2000.

3 PLANO DE ENSINO Curso: Curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Empreendedorismo Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado. Objetivos da Disciplina Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. _ Conteúdo Programático 1. As organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de 2. formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros; 3. Compatibilizar a competitividade e a estrutura da organização; 4. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. 5. A natureza e a importância dos empreendedores; 6. A mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; 7. O indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

4 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica BERNARDES, Cyro ; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro. Criando empresas para o sucesso: empreendedorismo na prática. São Paulo: Saraiva CHIAVENATO, Idalberto, Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia compreensivo para iniciar e tocar seu próprio negócio. São Paulo: Saraiva, DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, HISRICH, Robert D. ; Peters, Michael P. Empreendedorismo Porto Alegre: Bookman, Bibliografia Complementar BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo : Atlas, RAMOS, Fernando Henrique. Empreendedorismo: histórias de sucesso. São Paulo : Saraiva, 2005.

5 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Comunicação Empresarial Carga horária: 60 Módulo: I _ Ementa Conjunto de conteúdos de redação, com enfoque em linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. Dotar os alunos de competências de produção escrita da língua, de tal modo que possam se desincumbir com facilidade dos múltiplos usos sociais da linguagem. Objetivos da Disciplina Enfocar a linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. Dotar os alunos de competências de produção escrita da língua, de tal modo que possam se desincumbir com facilidade dos múltiplos usos sociais da linguagem. _ Conteúdo Programático 1. Conjunto de conteúdos de redação, 2. Enfoque em linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. 3. Produção escrita da língua, 4. Os múltiplos usos sociais da linguagem. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

6 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo : Ática. CORRADO, Frank M. A forca da comunicação: quem não se comunica. São Paulo: Makron Books, PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores Campinas: Alínea, Bibliografia Complementar BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa Barueri: Manole, REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional : conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5.ed. São Paulo : Summus, ROGER, Cahen. Comunicação empresarial. 10.ed. Rio de Janeiro : Best Seller, SILVA, Alison da; Souza, Édila Gracieli. Assessoria de comunicação no alto Uruguai catarinense: realidades e perspectivas. Concórdia: UnC, 2004.

7 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da Matemática Financeira na gestão de negócios. Abordagem para iniciantes no assunto, com uma linguagem clara e acessível, contextualizada com exemplos retirados do cotidiano das empresas. Esse conteúdo está dividido em: Métodos Estatísticos e Matemática Financeira. _ Objetivos da Disciplina Capacitar o aluno para as práticas, teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da matemática financeira. _ Conteúdo Programático 1. Teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da Matemática Financeira na gestão de negócios. 2. Abordagem para iniciantes no assunto, com uma linguagem clara e acessível, contextualizada com exemplos retirados do cotidiano das empresas. 3. Métodos Estatísticos e Matemática Financeira. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três

8 médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CLEMENTE, Alceu Souza. Matemática financeira: Fundamentos Conceitos e Aplicações. São Paulo: Atlas, LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; KREHBIEL, T. C.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, STEVENSON, Willian J. Estatística Aplicada à Administração. Ed. Harper, São Paulo, Bibliografia Complementar HP. HP12C manual. HP, MACEDO, N. B. Explicando o Explicado. Disponível em: < Acesso em 04 out PUCCINI, Alberto de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Prática. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Saraiva, NEUFELD, John L. Estatística aplicada à administração usando Excel. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

9 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Contabilidade Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Noções básicas da contabilidade; patrimônio; situações líquidas patrimoniais e o patrimônio líquido; origem e aplicação dos recursos; contas e planos de contas; atos e fatos administrativos; noções de débito e crédito; balancete de verificação; estoques; depreciação; demonstração de resultados de exercícios; princípios fundamentais da contabilidade; escrituração contábil; técnicas de escrituração contábil; fundamentos sobre o débito e crédito; regimes contábeis de escrituração; procedimentos contábeis básicos; a contabilidade como instrumento de auxílio nas organizações; a contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro; clientes internos e externos da contabilidade; cumprimento das legislações do Imposto de Renda, ICMS, IPI, ISS, INSS, trabalhista, social. _ Objetivos da Disciplina Preparar os alunos com as noções básicas de contabilidade. _ Conteúdo Programático 1. Noções básicas da contabilidade; 2. Patrimônio; 3. Situações líquidas patrimoniais e o patrimônio líquido; 4. Origem e aplicação dos recursos; 5. Contas e planos de contas; 6. Atos e fatos administrativos; 7. Noções de débito e crédito; 8. Balancete de verificação; 9. Estoques; 10. Depreciação; 11. Demonstração de resultados de exercícios; 12. Princípios fundamentais da contabilidade; 13. Escrituração contábil; 14. Técnicas de escrituração contábil; 15. Fundamentos sobre o débito e crédito; 16. Regimes contábeis de escrituração; 17. Procedimentos contábeis básicos; 18. A contabilidade como instrumento de auxílio nas organizações; 19. A contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro; 20. Clientes internos e externos da contabilidade; 21. Cumprimento das legislações do Imposto de Renda, ICMS, IPI, ISS, INSS, trabalhista, social. Metodologia

10 a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica FIPECAFI/USP. Contabilidade introdutória. 9.ed. São Paulo : Atlas, MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9. ed. São Paulo : Atlas, 2002.

11 MARTINS, Eliseu, GILBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5 ed., São Paulo: Atlas, Bibliografia Complementar FIPECAFI/USP. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também às demais sociedades. 5.ed. São Paulo : Atlas, 2001., Teoria da contabilidade, 6ed, São Paulo: Atlas, Contabilidade como instrumento para tomada de decisões: uma introdução, Campinas, SP: Alínea, Contabilidade empresarial, 8 ed., São Paulo: Atlas, 1998.

12 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Economia e Mercado Carga horária: 45 Módulo: I _ Ementa Estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios; A classificação dos bens, serviços e fatores de produção; Análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio; Determinação e análise dos custos da produção; Tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. _ Objetivos da Disciplina Proporcionar o estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios assim como a análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio, tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. _ Conteúdo Programático 1. Estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios; 2. A classificação dos bens, serviços e fatores de produção; 3. Análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio; 4. Determinação e análise dos custos da produção; 5. Tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0

13 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 19. ed. São Paulo: Atlas, VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva,1999. PINHO, Diva Benevides. Manual de economia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, Bibliografia Complementar WESSELS, Walter. Economia. São Paulo: Saraiva, 1991.

14 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Finanças: Fundamentos e Processos Carga horária: 120 Módulo: II COD: FFP41 _ Ementa Controles financeiros introdutórios; gestão do capital de giro e fontes de recursos; análise do resultado operacional; orçamento, provisões e reservas financeiras; resultado financeiro; análise de indicadores de desempenho. Finanças como área de estudo; principais áreas e oportunidades em finanças; formas básicas de organização empresarial; atividades-chaves e objetivos do administrador financeiro; relacionamento com a economia; relacionamento com a contabilidade; instituições financeiras; mercados financeiros; relacionamento entre instituições e mercados; mercado monetário; principais títulos e produtos do mercado de capitais; o papel e as principais bolsas de valores, taxas de juros e retornos requeridos, tributação de pessoa jurídica; seleção de crédito, alteração nos padrões de crédito, alteração nas condições de crédito, política de cobrança, administração de estoques, técnicas para administração de estoques; uso de índices financeiros; partes interessadas; tipos de comparação de índices; grupos de índices financeiros; análise de liquidez; análise de atividade; principais componentes de um fluxo de caixa; classificação das origens e aplicações de caixa; elaboração e interpretação de um fluxo de caixa; depreciação, vida útil de um ativo; a função de custos; custos fixos e variáveis; custos direto e indireto; custos de produção e distribuição; custos e administração; custo padrão. _ Objetivos da Disciplina Preparar o aluno, para atuar na área de finanças, fundamentos e processos. _ Conteúdo Programático 1. Controles financeiros introdutórios; 2. Gestão do capital de giro e fontes de recursos; 3. Análise do resultado operacional; 4. Orçamento, provisões e reservas financeiras; 5. Resultado financeiro; análise de indicadores de desempenho. 6. Finanças como área de estudo; 7. Principais áreas e oportunidades em finanças; 8. Formas básicas de organização empresarial; 9. Atividades-chaves e objetivos do administrador financeiro; 10. Relacionamento com a economia; 11. Relacionamento com a contabilidade; 12. Instituições financeiras; mercados financeiros; 13. Relacionamento entre instituições e mercados; 14. Mercado monetário; 15. Principais títulos e produtos do mercado de capitais; 16. O papel e as principais bolsas de valores, taxas de juros e retornos requeridos, tributação de pessoa jurídica;

15 17. Seleção de crédito, alteração nos padrões de crédito, alteração nas condições de crédito, política de cobrança, administração de estoques, técnicas para administração de estoques; uso de índices financeiros; 18. Partes interessadas; 19. Tipos de comparação de índices; 20. Grupos de índices financeiros; análise de liquidez; 21. Análise de atividade; principais componentes de um fluxo de caixa; 22. Classificação das origens e aplicações de caixa; 23. Elaboração e interpretação de um fluxo de caixa; 24. Depreciação, vida útil de um ativo; 25. A função de custos; custos fixos e variáveis; 26. Custos direto e indireto; custos de produção e distribuição; 27. Custos e administração; custo padrão. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo.

16 O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. São Paulo : Atlas, ASSAF, Roberto. Guia prático de administração financeira. Rio de Janeiro:Campus, BRIGHAM, Eugene F; HOUSTON, Joel F. Fundamentos da moderna administração financeira. Rio de Janeiro: Campus, CASAROTTO F, Nelson; KOPITKE, Bruno Harmut. Análise de investimentos. 9 ed, São Paulo : Atlas, Bibliografia Complementar BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

17 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Análise de Demonstrativos Financeiros Carga horária: 45 Módulo: II COD:ADF21 _ Ementa Fundamentos e técnicas de análise das demonstrações contábeis; análise das variáveis que influenciam a tomada de decisão; análise e interpretação das alterações quantitativas do patrimônio líquido; análise vertical; análise financeira; métodos de análise; análise gerencial; visão macro da empresa; análise para obtenção de financiamento em curto prazo demonstra a capacidade de liquidez em curto prazo; análise para elaboração de projetos financiados em longo prazo; análise para o mercado de capitais, análise a viabilidade de lançamento de títulos. _ Objetivos da Disciplina Instrumentalizar o acadêmico com as técnicas necessárias para a análise de demonstrativos financeiros. _ Conteúdo Programático 1. Fundamentos e técnicas de análise das demonstrações contábeis; 2. Análise das variáveis que influenciam a tomada de decisão; 3. Análise e interpretação das alterações quantitativas do patrimônio líquido; 4. Análise vertical; 5. Análise financeira; 6. Métodos de análise; 7. Análise gerencial; 8. Visão macro da empresa; 9. Análise para obtenção de financiamento em curto prazo demonstra a capacidade de liquidez em curto prazo; 10. Análise para elaboração de projetos financiados em longo prazo; 11. Análise para o mercado de capitais, análise a viabilidade de lançamento de títulos. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

18 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. Bibliografia Básica ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, FRANCO, Hilário. Estrutura, Análise e Interpretação de Balanços. 15ª Ed. São Paulo: Atlas, CRUZ, June Alisson Westarb;Andrich, Emir Guimarães;Mugnaini, Alexandre. Análise das demonstrações financeiras : teoria e prática. Curitiba : Juruá Ed., 2010 Bibliografia Complementar

19 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Matemática Financeira Carga horária: 60 Módulo: II COD: MFI11 _ Ementa O uso da Matemática Financeira como ferramenta de análise, síntese e solução de situações. _ Objetivos da Disciplina Preparar o aluno para atuar com a matemática financeira. _ Conteúdo Programático 1. O uso da Matemática Financeira como ferramenta de análise, 2. O uso da Matemática Financeira como ferramenta de síntese, 3. O uso da Matemática Financeira como ferramenta como solução de situações. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2);

20 ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ARAÚJO, Carlos Roberto Vieira de. Matemática financeira. São Paulo: Atlas, v.1 HAZZAN, SAMUEL. POMPEO, JOSÉ NICOLAU. Matemática Financeira. 6.ed. São Paulo: SARAIVA, v.1 SUEN, Alberto. Matemática Financeira. Curitiba: IESDE, Bibliografia Complementar

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Financeira Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos gerais e uso atual

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo Código: CTB-251 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 2 CELSO ABREU DE ARAUJO Administrador - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrando Adm. Empresas - UDELMAR Telefone: 33-8432-3939 e- mail: celsoaaraujo@gmail.com

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2015-1 Análise de Investimento e Capital de Giro Módulo C Carga Horária: 47 h. Ementa da disciplina:

PLANO DE ENSINO 2015-1 Análise de Investimento e Capital de Giro Módulo C Carga Horária: 47 h. Ementa da disciplina: PLANO DE ENSINO 2015-1 Análise de Investimento e Capital de Giro Módulo C Carga Horária: 47 h. Ementa da disciplina: Conteúdo Programático: Estudar as técnicas de análise de investimentos para analisar

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Administração Financeira I. 5º semestre

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Administração Financeira I. 5º semestre Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 01 Finanças e Empresas Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO Finanças e Empresas... 3 1. Introdução a Administração Financeira... 3 2. Definições... 3 2.1. Empresas...

Leia mais

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - EDITAL Nº08/2013.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO Conteúdo Programático: UNIDADE I: O Universo Organizacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB PLANO DE DISCIPLINA ANO LETIVO: 2011 2º SEMESTRE DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO DISC

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Administração Financeira Orçamentária I Código: ADM 353 Pré-Requisito: Contabilidade de Custos

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração Financeira I

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração Financeira I Administração Financeira I Timóteo Ramos Queiróz Conhecer, identificar e saber realizar as funções do administrador que dizem respeito às decisões financeiras de curto e às formas de mensuração da criação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA I Código: ADM 353 Pré-Requisito: Contabilidade

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ENF - 314 Pré-requisito: ENF 212 Enfermagem em Urgência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS CENG CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS CENG CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2015-2. PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Administração Aplicada à Gestão Ambiental. I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal de Pelotas - UFPel 2. Campus: Porto 3. Endereço: Rua: Gomes Carneiro, 01

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Profª TANIA FURTADO EMENTA DO CURSO 1) Gestão dos Serviços em Saúde A participação dos serviços em uma Organização

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

Carga Horária: Total: 60 horas/aula Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Formação Profissional

Carga Horária: Total: 60 horas/aula Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Formação Profissional DISCIPLINA: Contabilidade Gerencial CÓDIGO: 2ADM.0 VALIDADE: a partir de agosto de 200 TÉRMINO: Carga Horária: Total: 60 horas/aula Semanal: aulas Créditos: Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Administração Financeira II. 6º semestre

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Administração Financeira II. 6º semestre Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Disciplina: Empreendedorismo C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2012 1ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Economia I ADM 047. 72h 2º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Economia I ADM 047. 72h 2º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. CARGA HORÁRIA TOTAL: 54 hs TEORIA: 54 hs PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. CARGA HORÁRIA TOTAL: 54 hs TEORIA: 54 hs PRÁTICA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: DESA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA SIGLA:

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Administração Financeira de

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Marivane Orsolin 1 ; Marlene Fiorentin 2 ; Odir Luiz Fank Palavras-chave: Lei nº 11.638/2007. Balanço patrimonial. Demonstração do resultado

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Gerencial Carga-horária: 80

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING EMENTA (2012) Disciplina: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aspectos introdutórios. Os processos decisórios do consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Influências

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Marketing. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Marketing. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Direito constitucional, civil, processual civil, penal, processual penal.

PLANO DE ENSINO. 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Direito constitucional, civil, processual civil, penal, processual penal. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professores: Evandro Muniz Período/ Fase: 9ª Semestre: 2º Ano: 2013 Disciplina: Direito empresarial

Leia mais

Proporcionar ao acadêmico noções empresariais e empreendedoras.

Proporcionar ao acadêmico noções empresariais e empreendedoras. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Alexandre Acosta jornalismo@uniarp.edu.br Período/ Fase: 1º Semestre:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Economia I Turma: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3 1. Ementa (sumário, resumo) Conceitos de Economia. Papel do Governo. Fundamentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2011

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2011 PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Matemática Professores: Eda Drehmer edadrehmer@uniarp.edu.br Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2011

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL Código: CTB 100 Pré-requisito: Não há Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MÓDULO I 304101 FUNDAMENTOS DE MARKETING Fundamentos do Marketing. Processo de Marketing.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Matemática Financeira I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução ao estudo de matemática

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração de Sistemas de Informação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Sistemas de

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR GESTÃO COMERCIAL (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ADM-353 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

PLANO DE CURSO 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA:

PLANO DE CURSO 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Formação de Empreendedores Professor: Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: Código: Carga Horária: 40 horas

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA Período: Abril e Setembro Público Alvo: Servidores que trabalham na área contábil financeira do estado. Objetivo:

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Código: ADM - 456 CH Total: 60 Pré-requisito: -0- Período Letivo: 2013/2

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Sem certificação

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Código Créditos Período Pré-requisitos CSA 1404 4 3º CSA 1011

Código Créditos Período Pré-requisitos CSA 1404 4 3º CSA 1011 EMENTA Taxa interna de retorno; cálculo do valor líquido presente; pay back; taxa média de juros de mercado; método de amortização a juros simples MAJS; vida econômica de ativos; analise linear do equilíbrio;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais