BuscaLegis.ccj.ufsc.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BuscaLegis.ccj.ufsc.br"

Transcrição

1 BuscaLegis.ccj.ufsc.br Incentivos econômicos às reservas particulares do patrimônio natural Beatriz Carrozza * As reservas particulares constituem um importante instrumento para a proteção de florestas no Brasil, visto que grande parte de nossas florestas está em mãos de particulares. A Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN, é uma categoria de unidade de conservação, conforme definido pela lei federal, (Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), Decreto nº de 5 de abril de 2006) e pelas leis estaduais [2] dos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Tocantins e Amazonas. Existem ainda alguns municípios[3] com suas legislações próprias, tais como Miguel Pereira RJ, Engenheiro Paulo de Frontin-RJ, Cavalcanti-GO ; Manaus (AM) e São Paulo (SP). Por definição legal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN é unidade de conservação de uso sustentável[4], de domínio privado, e tem por objetivo, conservar a diversidade biológica. Outra característica muito importante é o seu caráter de perpetuidade, conferido por meio de Termo de Compromisso que deve ser averbado à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis. Pela legislação atual temos como vantagens para os proprietários de RPPNs, a isenção do ITR - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural[5], a análise prioritária nos projetos de criação e gestão de RPPNs para a concessão de recursos do Fundo Nacional de Meio ambiente[6] e a preferência nos programas de crédito rural regulados pela Administração Federal[7].

2 A categoria de uso sustentável significa que a exploração da área deverá ser feita de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável[8]. Muito embora o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) tenha determinado o uso das RPPNs como sustentável, algumas leis estaduais a consideraram[9] como unidade de conservação de proteção integral, como é no caso dos estados da Bahia, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Isto significa que seu uso torna-se mais restrito, pois conforme determina a Lei do SNUC[10], em uma unidade de conservação de proteção integral deve haver a manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. E, como uso indireto, por determinação legal, temos que é aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais. Para implementar sua a viabilidade e aumentar os incentivos aos proprietários rurais para criarem RPPNs, existem alguns programas e instrumentos econômicos. Passamos alguns comentários sobre a Servidão Florestal e o ICMS Ecológico como instrumentos econômicos de incentivos aos proprietários rurais. Servidão florestal ou servidão ambiental A Medida Provisória de 24 de agosto de 2001, que promoveu reformas no Código Florestal, Lei nº de 15 de setembro de 1965, acrescentando e alterando dispositivos, criou o instituto da Servidão Florestal, através do artigo 44-A, com a seguinte redação: Art. 44-A. O proprietário rural poderá instituir servidão florestal, mediante a qual voluntariamente renuncia, em caráter permanente ou temporário, a direitos de supressão ou exploração da vegetação nativa, localizada fora da reserva legal e da área com vegetação de preservação permanente.

3 Trata-se de um instituto que permite ao proprietário de um imóvel rural, que tenha área de floresta nativa, natural, primitiva ou regenerada, destinar parte destas áreas para a Reserva Legal de imóvel rural de terceiro. Sendo a averbação de Reserva Legal uma obrigação legal, prevista no Código Florestal, isto pode acontecer nos casos em que numa propriedade não exista mais nenhuma área que não esteja ocupada por agricultura, pastagens etc... Assim, por meio de uma concessão onerosa, que poderá ser temporária ou permanente, é feita a Servidão Florestal. Entretanto, para a constituição da Servidão Florestal é mister o preenchimento de um requisito essencial: somente poderá ser utilizada em casos de imóveis localizados na mesma micro-bacia hidrográfica e que pertençam ao mesmo ecossistema. A Servidão Florestal veio trazer benefícios às políticas econômicas e ambientais do Brasil, possibilitando aos particulares, a criação de um novo mercado, mas, ligado à conservação dos recursos naturais e com reflexos econômicos importantes. Sua natureza jurídica encontra-se no Direito Civil, visto que a instituição da Servidão, segundo a previsão legal, deve ser realizada por iniciativa do proprietário do imóvel rural. A renúncia a direitos de supressão ou exploração da vegetação nativa, pelo proprietário, nas áreas de instituição de servidão, deve ser voluntária, não sendo, portanto, uma imposição do Poder Público. Resta claro que a Servidão Florestal é um instituto afinado com os preceitos das servidões civis de direito privado. Ressalte-se ainda, que a Servidão Florestal, busca atender ao princípio da função social da propriedade e de preservação do meio ambiente. Porém, ao contrário das limitações administrativas, a servidão florestal não se presume, sendo necessária sua averbação no Registro Imobiliário competente. Portanto, esta somente estará constituída, após a devida averbação na matrícula do imóvel, do instrumento jurídico que a instituiu, que poderá ser uma escritura pública, contrato ou testamento. Porém, existem alguns requisitos para a instituição do instituto da Servidão Florestal, tais como: a Servidão Florestal só poderá ser utilizada para compensar área de Reserva Legal, em imóveis cuja extensão da reserva existente seja inferior aos limites estabelecidos no artigo 16 do Código Florestal, conforme dispõe o artigo 44 caput e inciso III, com a seguinte redação:

4 Art. 44. O proprietário ou possuidor de imóvel rural com área de floresta nativa, natural, primitiva ou regenerada ou outra forma de vegetação nativa em extensão inferior ao estabelecido nos incisos I, II, III e IV do art. 16, ressalvado o disposto nos seus 5o e 6o, deve adotar as seguintes alternativas, isoladas ou conjuntamente: III - compensar a reserva legal por outra área equivalente em importância ecológica e extensão, desde que pertença ao mesmo ecossistema e esteja localizada na mesma microbacia, conforme critérios estabelecidos em regulamento. E ainda, a compensação só será possível em determinadas condições, conforme dispõe o artigo 44-C do Código Florestal: Art. 44C. O proprietário ou possuidor que, a partir da vigência da Medida Provisória no , de 14 de dezembro de 1998, suprimiu, total ou parcialmente florestas ou demais formas de vegetação nativa, situadas no interior de sua propriedade ou posse, sem as devidas autorizações exigidas por Lei, não pode fazer uso dos benefícios previstos no inciso III do art. 44. Desta forma, nos casos em que a supressão de florestas ou outras formas de vegetação nos imóveis rurais tenha ocorrido sem autorização legal, após a edição da Medida Provisória 1.736/1998, não poderá utilizar-se da Servidão Florestal como compensação, devendo, nesses casos, o proprietário realizar a recomposição da reserva dentro do próprio imóvel onde a supressão ilícita tenha ocorrido. Esta restrição visa evitar que os proprietários utilizem a totalidade suas áreas para depois recorrer à servidão ambiental. Outro aspecto interessante do instituto da Servidão Ambiental, também previsto na Medida Provisória nº /2001, é a criação de um título, denominado Cota de Reserva Florestal (CRF), especificado no artigo 44-B, com a seguinte redação: Art. 44-B. Fica instituída a Cota de Reserva Florestal - CRF, título representativo de vegetação nativa sob regime de servidão florestal, de Reserva Particular do Patrimônio

5 Natural ou reserva legal instituída voluntariamente sobre a vegetação que exceder os percentuais estabelecidos no art. 16 deste Código. Este título permitirá ao proprietário, explorar economicamente o excedente à área de reserva legal e preservação permanente de seu imóvel rural, que possuir vegetação nativa, sem necessidade de sua supressão. Fato que certamente deverá contribuir para a preservação ambiental com o conseqüente aumento de áreas protegidas. Trata-se de um título, negociável, que visa premiar aquele proprietário que se dispõe a preservar a vegetação natural, além do que a legislação determina. Com referência à Reserva Legal, temos como definição[11], área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente fixada no Código Florestal, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas. O Código Florestal, em seu artigo 16, determina o tamanho mínimo da área que deverá ser mantida como Reserva Legal, que é de 80% na propriedade rural situada em área de floresta localizada na Amazônia Legal, 35%, na propriedade rural situada em área de Cerrado, localizada na Amazônia Legal[12], sendo no mínimo vinte por cento na propriedade e quinze por cento na forma de compensação em outra área, desde que esteja localizada na mesma microbacia e de 20% na propriedade rural situada em área de floresta ou outras formas de vegetação nativa ou em área de campos gerais, localizada nas demais regiões do País. Portanto, ao renunciar ao direito que teria de explorar economicamente a área, em favor do meio-ambiente, ainda que de maneira temporária, o proprietário receberá a CRF, que poderá ser negociada ou transferida a terceiros. Estes, por sua vez, adquirirão o direito à existência e a conservação da vegetação objeto do mesmo, como compensação da Reserva Legal. Desta forma, quem não tiver área necessária para o atendimento ao mínimo previsto art.16, inciso III, pode adquirir as CRFs, conforme permitido pelo art.44, 5º, do Código Florestal. Concluímos assim, que a Servidão Florestal trata-se de importante inovação, visto que possibilita a compensação de Reserva Legal em imóveis rurais, cujas áreas tenham sido

6 suprimidas para limites inferiores ao estabelecido no Código Florestal, atendidas as condições do artigo 44-C. Desta forma, não há como negar a importância da Servidão Florestal, para assegurar a exploração econômica com equilíbrio ambiental, compensando erros cometidos no passado e evitando novos desmatamentos. E é neste contexto que a Servidão Florestal pode servir de incentivo aos proprietários, para que nas áreas averbadas como RPPNs, sejam criadas e averbadas também as Servidões Florestais através de concessão onerosa. Desta forma têm-se a perpetuidade da preservação da área, seu uso mais restrito e a vantagem econômica na concessão onerosa. Servidão Florestal e as RPPNs O proprietário de uma RPPN pode fazer uma cessão onerosa de Servidão Florestal, da área de RPPN como compensação da Reserva Legal do adquirente, com a vantagem de que o uso permitido nas RPPNs é mais restrito do que na Reserva Legal e na Servidão Forestal. ICMS Ecológico Pode-se denominar ICMS Ecológico, como o conjunto de procedimentos que tratam do rateio de recursos financeiros do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS - a que os municípios têm direito constitucional e legal para a utilização de critérios vinculados à área ambiental. É o repasse do ICMS de um estado, para financiar a gestão de Unidades de Conservação. A Constituição Federal[13] abre a possibilidade da criação do ICMS Ecológico pelo Estados. Cada estado brasileiro pode definir um perfil de distribuição dos recursos do ICMS a que os municípios têm direito, sendo que ¼ (um quarto) dos recursos financeiros arrecadados através da cobrança do ICMS deve ser destinado aos municípios, ficando para os Estados os outros ¾ (três quartos). Assim, sobram 25% para que os Estados definam livremente através de Leis Complementares os critérios. Portanto, o ICMS Ecológico faz parte da composição dos percentuais a que os municípios, que abriguem unidades de conservação ou sejam diretamente influenciados por elas, ou aqueles com mananciais de abastecimento público, têm direito a receber do ICMS arrecadado pelos estados. Os estados devem elaborar suas próprias leis sobre a distribuição e os percentuais do ICMS Ecológico

7 que será repassado aos municípios, que, mediante lei municipal, podem celebrar convênios, acordos de mútua cooperação e interesse recíproco com instituições para que estas apliquem aos proprietários de RPPNs. É feita então, uma "Transferência Voluntária Municipal", que é a entrega de valores públicos a outro ente, que não decorre de determinação constitucional legal. As instituições conveniadas com as prefeituras para receberem o repasse do ICMS, devem ser de utilidade pública e sem fins lucrativos. Alguns estados já possuem leis que regulamentam o ICMS ecológico, como é o caso do Mato Grosso do Sul[14] e Paraná[15]. Neste último,este mecanismo já está em pleno funcionamento e o repasse tem sido feito de prefeituras a proprietários de RPPNs, através da Associação dos Proprietários de RPPNs do Paraná, mediante metodologia própria. Esta utilização de recursos públicos com fins de preservação ambiental representa uma importante iniciativa para a sustentabilidade das unidades de conservação, especialmente das RPPNs e também um grande incentivo à sua criação, vez que, desta forma, seus proprietários podem contar com recursos para manutenção e investimentos na área. Desta forma, com estes incentivos, e também com o fortalecimento das Associações de RPPNs, a nível federal, com a Confederação Nacional de RPPN, como também a nível estadual,com as associações estaduais, presentes na maioria do estados. Além da existência de dos programas de incentivos de Organizações Conservacionistas para apoio a proprietários e criação de novas RPPNs, tais como, o "Programa de incentivos às RPPNs da Mata Atlântica", ( Programa de Incentivos às RPPNs do Pantanal( Programa de Incentivo à Conservação em Terras Privadas na Caatinga, ( podemos antever que o futuro das reservas particulares é promissor e assim estaria garantida grande parte das áreas florestadas de nosso país.

8 1. 2. SP Decreto nº /2006, CE Decreto nº /1996, PE Decreto nº /1997, MG Decreto nº /1998, RS Decreto nº 3.814/1998, MS Decreto nº 7.251/1993, PA Decreto nº /2002, ES Decreto nº1.633/2006, AL Decreto nº 3.050/06, PR Decreto nº 4890/2005, RJ Decreto nº /2007, BA Decreto nº /2007, SC Lei nº /2001, TO Lei nº 1560/2005, AM Lei complementar nº 53/ Miguel Pereira-RJ Lei nº 2.053/05 e Decreto nº 2839/05 ; Engenheiro Paulo de Frontin- RJ Lei nº 752/06; Cavalcanti (GO) - Lei nº 937/04; Manaus (AM) - Lei nº 886/05; São Paulo (SP) Decreto nº /06 4. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, artigo Decreto nº de 05 de abril de 2006, artigo 8º 6. Decreto nº de 05 de abril de 2006, artigo Decreto nº de 05 de abril de 2006, artigo Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, artigo 2º inciso XI 9. Constituição Federal, artigo 23, inciso VI 10. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, artigo 2º, inciso VI 11. Código Florestal (Lei nº 4771, artigo 1º, inciso III) 12. Código Florestal (Lei nº 4771, artigo 1º, inciso VI) 13. Constituição Federal, artigo 158, inciso II, parágrafo único

9 14. Lei de 18 de dezembro de 2000 e Decreto de 30 de agosto de 2001(Fórmula e rateio) 15. Lei complementar nº 59/1991 Referências Bibliográficas: ANTUNES, Luciana Rodrigues. A averbação da reserva legal e da servidão florestal. Disponível em: JESUS JUNIOR, Guilhardes de. Da servidão ambiental. Disponível em:. Acesso em: 18/09/2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 29. ed. São Paulo:Malheiros Editores, Da Silva, José Afonso Direito Ambiental Constitucional, 4ª edição revista e atualizada, São Paulo, Malheiros Editores, Costa, Cláudia Maria Rocha Potencial para a Implantação de Políticas de Incentivos às RPPNs / Cláudia Maria Rocha Costa Belo Horizonte: Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica, The nature Conservancy, Acesso em 18/09/ Acesso em 21/09/ Acesso em 25/09/2007 * Advogada especializada em Direito Ambiental, sócia do escritório Camargo, Carrozza & Yuasa Advocacia Ambiental

10 Disponível em: Acesso em: 17 abr

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior, MSc.

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior, MSc. RESERVA LEGAL FLORESTAL Aspectos jurídicos Prof. Guilhardes de Jesus Júnior, MSc. O QUE É A RESERVA LEGAL FLORESTAL? Segundo o Código Florestal (Lei 4.771/65), é a área localizada no interior de uma propriedade

Leia mais

Comparação entre lei 4771 e PL relatado pelo Dep.Aldo Rebelo preparado por Zeze Zakia Versão preliminar ( Reserva Legal )

Comparação entre lei 4771 e PL relatado pelo Dep.Aldo Rebelo preparado por Zeze Zakia Versão preliminar ( Reserva Legal ) Lei 4771 versão em vigor III Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo. CLÁUDIO LEMBO, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,

Governo do Estado de São Paulo. CLÁUDIO LEMBO, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, Governo do Estado de São Paulo Decreto nº 50.889, de 16 de junho de 2006 Dispõe sobre a manutenção, recomposição, condução da regeneração natural e compensação da área de Reserva Legal de imóveis rurais

Leia mais

Medida Provisória nº , de 28 de Junho de 2001

Medida Provisória nº , de 28 de Junho de 2001 Legislação Legislação Informatizada - Medida Provisória nº 2.166-65, de 28 de Junho de 2001 - Publicação Original Medida Provisória nº 2.166-65, de 28 de Junho de 2001 Altera os arts. 1º, 4º, 14, 16 e

Leia mais

Contribuição para a elaboração de Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória nº 1956/47, de 16 de março de 2000.

Contribuição para a elaboração de Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória nº 1956/47, de 16 de março de 2000. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA RESOLUÇÃO nº... O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, no uso das atribuições e competências que lhe são conferidas pela

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

Lei n.º 4.771/1965 Institui o novo Código Florestal, ainda vigente.

Lei n.º 4.771/1965 Institui o novo Código Florestal, ainda vigente. CÓDIGO FLORESTAL 1934 Dec. 23.793/1934 Florestas e vegetação úteis às terras que revestem são declarados bens de interesse comum de todos; Objetivo: conservação da fonte de matéria-prima e da função hidrológica

Leia mais

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado.

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Após o CADASTRO AMBIENTAL RURAL ser implantado, a supressão de novas áreas de floresta ou outras formas de vegetação nativa

Leia mais

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

CADASTRO AMBIENTAL RURAL CADASTRO AMBIENTAL RURAL - Quais os conceitos que ainda deixam dúvidas - Como proceder em caso de desmembramento - Reserva Legal em área de expansão urbana - Dúvidas quanto à Reserva Legal averbada - Regeneração

Leia mais

DECRETO Nº , DE 6 DE JANEIRO DE 2009

DECRETO Nº , DE 6 DE JANEIRO DE 2009 DECRETO Nº 53.939, DE 6 DE JANEIRO DE 2009 Dispõe sobre a manutenção, recomposição, condução da regeneração natural, compensação e composição da área de Reserva Legal de imóveis rurais no Estado de São

Leia mais

2/6/2010. Parágrafo único. As RPPNs somente serão criadas em áreas de posse e domínio privados.

2/6/2010. Parágrafo único. As RPPNs somente serão criadas em áreas de posse e domínio privados. RPPN: Reserva Particular do Patrimônio Natural AS RPPNS EM SANTA CATARINA LEI Nº 9.985/2000 Art 7º 2º O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o

Leia mais

RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural

RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural Essa publicação 1 faz parte do Programa de Educação Ambiental previsto no licenciamento ambiental federal conduzido

Leia mais

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA.

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA. Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 - Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita ETEP S (RL) BASE NORMATIVA: Lei nº 12.651/2012 e Lei nº 12.727/2012 CONCEITO JURÍDICO Na sistemática do Direito Ambiental

Leia mais

Secretaria de Política Econômica / Ministério da Fazenda Secretaria Executiva / Ministério do Meio Ambiente

Secretaria de Política Econômica / Ministério da Fazenda Secretaria Executiva / Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Política Econômica / Ministério da Fazenda Secretaria Executiva / Ministério do Meio Ambiente 1. Introdução 2. Processo de elaboração 3. Definição de CRA 4. Emissão 5. Vigência 6. Módulo

Leia mais

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 61.792, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta o Programa de Regularização Ambiental - PRA no Estado de São Paulo, instituído pela Lei nº 15.684, de 14 de janeiro de 2015, e dá providências correlatas

Leia mais

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente POR QUE COMPENSAR? COMPENSAR (verbo transitivo direto) Equilibrar; balancear o efeito de uma coisa com outra;

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012 O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº. 12.651/2012 BRASIL 8.514.876,599 km² 26 Estados e DF 5.565 Municípios Fonte: www.cennysilva.blogspot.com Bioma Amazônia Bioma Cerrado Fonte: www.biologo.com.br Fonte: www.socerrado.com.br

Leia mais

PAISAGENS DO PANTANAL

PAISAGENS DO PANTANAL Biomas Brasileiros 35 % 65% PAISAGENS DO PANTANAL BAÍAS Lagoas temporárias ou permanentes de tamanho variado, podendo apresentar muitas espécies de plantas aquáticas emergentes, submersas, ou flutuantes.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Lei nº 12.651/2012 Decreto n 7.830/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/MMA, DE 06 DE MAIO DE 2014

Leia mais

SERVIDÃO FLORESTAL - COMENTÁRIOS AO ARTIGO 44-A DO CÓDIGO FLORESTAL Paulo Roberto Cunha

SERVIDÃO FLORESTAL - COMENTÁRIOS AO ARTIGO 44-A DO CÓDIGO FLORESTAL Paulo Roberto Cunha SERVIDÃO FLORESTAL - COMENTÁRIOS AO ARTIGO 44-A DO CÓDIGO FLORESTAL Paulo Roberto Cunha (publicado na Revista de Direitos Difusos, ano VI, volume 32 - Código Florestal: 40 anos II -, julho-agosto/2005,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

(PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO)

(PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO) GUIA PRA (PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO) Este guia de perguntas e respostas tem o objetivo de ser um manual para orientar o produtor rural na adequação de sua propriedade ao novo Código

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2019 (POR PAÍS) PAÍSES TOTAL ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 575.817,39 559.992,95 1.135.810,33 Valor Fob ( Us$/Mil ) 129.700,33 128.349,48 258.049,81 Preço Médio ( Us$/Ton ) 225,25

Leia mais

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - SEMADE Presidência da República Casa

Leia mais

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 No Brasil, prevalece um sistema desde a Constituição

Leia mais

Cadastro Ambiental Rural CAR. Eng.ª Karine Rosilene Holler - AMVALI

Cadastro Ambiental Rural CAR. Eng.ª Karine Rosilene Holler - AMVALI Cadastro Ambiental Rural CAR Eng.ª Karine Rosilene Holler - AMVALI Legislação Lei Federal n 12.651/2012 - Código Florestal; Decreto Federal n 7.830/2012 - Dispõe sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural;

Leia mais

Estado Atual das RPPNs no Brasil

Estado Atual das RPPNs no Brasil Estado Atual das RPPNs no Brasil Missão da CNRPPN Contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira por meio do fortalecimento das associações de proprietários de RPPN (fundada em 2001) Confederação

Leia mais

UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DE IMÓVEL RURAL E SEUS REFLEXOS NA EXIGIBILIDADE DA RESERVA LEGAL EM EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS

UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DE IMÓVEL RURAL E SEUS REFLEXOS NA EXIGIBILIDADE DA RESERVA LEGAL EM EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DE IMÓVEL RURAL E SEUS REFLEXOS NA EXIGIBILIDADE DA RESERVA LEGAL EM EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS Renato Evaristo da Cruz Gouveia Neto é advogado, integrante da Comissão Jurídica

Leia mais

ATIVIDADE III - A Classificação do Imóvel: Produtividade

ATIVIDADE III - A Classificação do Imóvel: Produtividade ATIVIDADE III - A Classificação do Imóvel: Produtividade Alessandra Batista Xavier Ariana Lemes da Costa Daniele de Fátima Ferreira de Lima Janaína do Prado Almeida Jennifer Stefani Meira da Silva Inconfidentes,

Leia mais

RESERVA PRIVADA. A Propriedade Socioambiental e Políticas Públicas

RESERVA PRIVADA. A Propriedade Socioambiental e Políticas Públicas RESERVA PRIVADA A Propriedade Socioambiental e Políticas Públicas Ana Maria Juliano X Congresso Latinoamericano de Reservas Privadas y de Pueblos Originarios Valdivia, Chile 21 de agosto de 2013 CNRPPN

Leia mais

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA Legislação Federal NORMA EMENTA TEMA Constituição Federal 1988 Lei 6.938/1981 Lei 12.187/2009 7.390/2010 Lei 9.433/1997 Lei 10.257/2001 Constituição Federal

Leia mais

Reserva Legal, Negócios e Acesso ao Registro Imobiliário

Reserva Legal, Negócios e Acesso ao Registro Imobiliário Reserva Legal, Negócios e Acesso ao Registro Imobiliário Caio Junqueira Zacharias Advogado De acordo com a Lei nº 12.651/2012 Novo Código Florestal Reserva Legal é definida como a área localizada no interior

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações Lei n 12.651, de 25 maio de 2012 Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor 2015 Elaboração Maristela Machado Araujo, Prof a de Silvicultura

Leia mais

Dados Básicos. Legislação. Ementa

Dados Básicos. Legislação. Ementa Dados Básicos Fonte: 1.0390.08.021173-8/002(1) Tipo: Acórdão TJMG Data de Julgamento: 03/02/2011 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:29/03/2011 Estado: Minas Gerais Cidade: Machado

Leia mais

COMPENSAÇÃO DA RESERVA LEGAL

COMPENSAÇÃO DA RESERVA LEGAL COMPENSAÇÃO DA RESERVA LEGAL Todo imóvel rural com área maior de quatro módulos fiscais (cada município tem um tamanho) - precisa manter uma porção coberta por vegetação nativa a título de Reserva legal.

Leia mais

COTAS DE RESERVA AMBIENTAL. Quais as possíveis ações? Julho 2016

COTAS DE RESERVA AMBIENTAL. Quais as possíveis ações? Julho 2016 COTAS DE RESERVA AMBIENTAL Quais as possíveis ações? Julho 2016 Uma bolsa de valores ambientais com atuação nacional Missão Desenvolver e promover mecanismos de mercado para facilitar o cumprimento de

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Dos Srs. Assis do Couto e Anselmo de Jesus)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Dos Srs. Assis do Couto e Anselmo de Jesus) PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Dos Srs. Assis do Couto e Anselmo de Jesus) Acrescenta e altera dispositivos da Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, altera dispositivo da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro

Leia mais

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura 10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Dezembro 2009 ATENÇÃO: GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS

Leia mais

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Maio 2009 CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE PLANEJAMENTO...

Leia mais

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial ICMS Ecológico e as RPPNs no Paraná NOVEMBRO 2018 Felipe Luiz Biólogo ORIGEM Entre 1890 a 1990, o Estado do Paraná reduziu

Leia mais

Marcelo Augusto de Barros 1 Janeiro 2010 I. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Marcelo Augusto de Barros 1 Janeiro 2010 I. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Supressão de vegetação para edificação em área urbana no Estado de São Paulo aplicação a loteamentos Biomas Cerrado e Mata Atlântica - Quadro comparativo Marcelo Augusto de Barros 1 marcelo@fortes.adv.br

Leia mais

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências Dispõe sobre as RPPNs DECRETO Nº 1.922, de 05 de junho de 1996 Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das

Leia mais

XIV SIMPÓSIO JURÍDICO

XIV SIMPÓSIO JURÍDICO XIV SIMPÓSIO JURÍDICO ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA O SETOR ELÉTRICO Alacir S. Borges ABCE, Diretora de Meio Ambiente Borges Schmidt & Almeida Advocacia, Sócia Presidente Empreendimentos

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS CURSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS CURSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Constituição Federal/88 Áreas Protegidas CURSO: LICENCIAMENTO AMBIENTAL ÁREA TEMÁTICA: ÁREAS PROTEGIDAS AULA: SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC) / NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO INSTRUTOR:

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS A ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS - DEZEMBRO/2014

TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS A ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS - DEZEMBRO/2014 SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL COINT - Coordenação-Geral de Análise e Informações das Transferências Financeiras Intergovernamentais TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS A ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS - DEZEMBRO/2014

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 (POR PAÍS) PAÍSES ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 269.719,83 387.213,30 406.882,12 310.956,48 318.530,07 375.612,10 2.068.913,89 Valor Fob ( Us$/Mil ) 72.142,83 99.905,76 104.619,97

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais LEI Nº 3.349 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017 Institui o Programa de Regularização Ambiental das propriedades e posses rurais no âmbito do Estado do Acre PRA-Acre. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei:

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015

TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015 ! TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015! Jogos Escolares da Juventude 2015 12 a 14 anos Boletim Oficial de Resultados 04/09/2015 CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA - QUADRA 1 TÊNIS DE MESA - EQUIPE - Feminino 1 09:00

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais- Mata Atlântica Lei nº /06 Parte 3. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais- Mata Atlântica Lei nº /06 Parte 3. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais- Mata Atlântica Lei nº 11.428/06 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 14. A supressão de vegetação primária e secundária no estágio

Leia mais

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina

Leia mais

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante Levantamento inédito do CFM revela que valor coloca o Pará em último lugar no ranking dos estados e que fragilidades na assistência persistem

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Área de Preservação Permanente APP Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Área de Preservação Permanente APP Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Área de Preservação Permanente APP Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Regime de proteção das Áreas de Preservação Permanente Art.7º ao 9º O acesso à floresta

Leia mais

PROGRAMA DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS E PERSPECTIVAS CONVÊNIO SEBRAE / CONSAD

PROGRAMA DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS E PERSPECTIVAS CONVÊNIO SEBRAE / CONSAD PROGRAMA DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS E PERSPECTIVAS CONVÊNIO SEBRAE / CONSAD 92º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração Canela/RS Nov/2013 Convênio com Ministério do Planejamento

Leia mais

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS icat 15.5.213 ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS PONTUAÇÃO RESULTADO DOS ESTADOS BRASILEIROS 6 5 4 3 2 1 AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA

Leia mais

Apresentação. Cristiano G. de Araújo

Apresentação. Cristiano G. de Araújo Apresentação Cristiano G. de Araújo Fundamentos POTENCIAL DE USO DA TERRA BIODIVERSIDADE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs) RESERVA LEGAL (RL) SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA AMBIENTES

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal

Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal Pedro Campany (06/06/2018) Informação pública 1. Adins 2. Artigos Constitucionais 3. Interpretação Conforme a Constituição 4. Artigos Inconstitucionais

Leia mais

Sistema Nacional de Unidade de Conservação

Sistema Nacional de Unidade de Conservação Gestão Ambiental Sistema Nacional de Unidade de Conservação Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio Profa: Joana Paixão Unidade de conservação Espaço territorial e seus recursos ambientais

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

Republica-se por incorreção. Publicado no Diário Oficial nº 6.345, de 13 de outubro de 2004, pág. 1 a 5. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Republica-se por incorreção. Publicado no Diário Oficial nº 6.345, de 13 de outubro de 2004, pág. 1 a 5. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Republica-se por incorreção. Publicado no Diário Oficial nº 6.345, de 13 de outubro de 2004, pág. 1 a 5. DECRETO Nº 11.700, DE 8 DE OUTUBRO DE 2004. Institui o Sistema de Recomposição, Regeneração e Compensação

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

A APA DO ANHATOMIRIM NO CONTEXTO DO SNUC

A APA DO ANHATOMIRIM NO CONTEXTO DO SNUC As UCs têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais,

Leia mais

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015 LEI Nº 13.457 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera as Leis nº 11.631, de 30 de dezembro de 2009, nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006 e nº 11.612, de 08 de outubro de 2009. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010 REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010 Dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios,

Leia mais

Estudo: Análise da situação atual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública CIP nos municípios brasileiros

Estudo: Análise da situação atual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública CIP nos municípios brasileiros Estudo: Análise da situação atual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública nos municípios brasileiros Julho/2008 Resumo Está tramitando no congresso nacional um projeto de lei que tem como

Leia mais

Comparação entre lei 4771 e PL relatado pelo Dep.Aldo Rebelo preparado por Zeze Zakia Versão preliminar ( Definições)

Comparação entre lei 4771 e PL relatado pelo Dep.Aldo Rebelo preparado por Zeze Zakia Versão preliminar ( Definições) Lei 4771 versão em vigor O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 As florestas existentes no território nacional e as demais formas de

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispõe o art. 45 da Constituição Estadual, sanciona a seguinte lei complementar:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispõe o art. 45 da Constituição Estadual, sanciona a seguinte lei complementar: Nota Explicativa: "Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais." LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

Código Florestal - Lei /2012

Código Florestal - Lei /2012 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 06 DATA 31/08/2016 DISCIPLINA Direito Ambiental PROFESSOR Romeu Thomé MONITOR Thaís da Mata AULA 06 - A Legislação Brasileira Florestal, blocos 2 e

Leia mais

Resumo gratuito SNUC Prof. Rosenval Júnior. Olá, pessoal!

Resumo gratuito SNUC Prof. Rosenval Júnior. Olá, pessoal! Olá, pessoal! Passando rapidinho para disponibilizar gratuitamente esse breve resumo sobre um tópico muito cobrados pela FGV no Exame de Ordem. Aproveitem e bons estudos!!! Prof. Rosenval Instagram @profrosenval

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 327, DE 22 DE AGOSTO DE 2008.

LEI COMPLEMENTAR N 327, DE 22 DE AGOSTO DE 2008. LEI COMPLEMENTAR N 327, DE 22 DE AGOSTO DE 2008. Autor: Poder Executivo Cria o Programa Mato-grossense de Legalização Ambiental Rural MT LEGAL, disciplina as etapas do Processo de Licenciamento Ambiental

Leia mais

Julgamento do Código Florestal no STF

Julgamento do Código Florestal no STF Julgamento do Código Florestal no STF Tema Dispositivos na lei Consequência prática Voto do relator Luiz Fux 1 Extensão dos conceitos de interesse social e utilidade pública e desconsideração de alternativa

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA O movimento Constitucional; O processo de discussão que antecedeu a LDB nº9394/96; A concepção de Educação Básica e a universalização do

Leia mais

O que é o Licenciamento Ambiental SLAPR

O que é o Licenciamento Ambiental SLAPR Programa Mato-Grossense Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL O que é o Licenciamento Ambiental É o Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, 31 agosto

Leia mais

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Igor Pinheiro da Rocha Engenheiro Florestal, M.Sc. Porque suprimir vegetação Desenvolvimento Porém Desmatamento Operação sem controle

Leia mais

ICMS Ecológico - A consolidação de uma experiência brasileira de incentivo a Conservação da Biodiversidade

ICMS Ecológico - A consolidação de uma experiência brasileira de incentivo a Conservação da Biodiversidade ICMS Ecológico - A consolidação de uma experiência brasileira de incentivo a Conservação da Biodiversidade Artigo de Wilson Loureiro fala sobre o ICMS Ecológico. Trata da utilização de uma possibilidade

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

XVIII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/MG

XVIII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/MG PRINCIPAIS ASPECTOS LEGAIS PARA ÁREAS RURAIS CONSOLIDADAS RESUMO Com o intuito de facilitar o trabalho dos peritos e/ou avaliadores, e clarificar os conhecimentos sobre Cadastro Ambiental Rural CAR, Programa

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO. Vetos publicados em 18/10/12 no D.O.U

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO. Vetos publicados em 18/10/12 no D.O.U CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO Lei Nº 4.771/65 Lei nº 12.651/12 MP nº 571/12 PLV* 21/2012 Vetos publicados em 18/10/12 no D.O.U * Projeto de Lei de Conversão (PLV): Quando a medida provisória (MP) é alterada

Leia mais

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS São Paulo, 26 de outubro de 2017 CONDOMÍNIOS URBANOS (À LUZ DA LEI N. 13.465/2017) RODRIGO NUMERIANO DUBOURCQ DANTAS Doutor em Direito Tributário

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2017 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2017 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2017 (POR PAÍS) PAÍSES JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 399.473,26 422.403,60 501.033,08 371.050,32 437.918,87 2.131.879,13 Valor

Leia mais

DA CONVERSÃO DE CAMPO NATIVO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL WELLINGTON PACHECO BARROS

DA CONVERSÃO DE CAMPO NATIVO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL WELLINGTON PACHECO BARROS DA CONVERSÃO DE CAMPO NATIVO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL WELLINGTON PACHECO BARROS Desembargador aposentado do TJ/RS, professor da ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA e do I - UMA, entre outros, advogado

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Criação Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007 Art. 1º Das finalidades do ICMBio I - executar ações da política nacional de unidades de conservação

Leia mais

3. LEGISLAÇÃO FLORESTAL:

3. LEGISLAÇÃO FLORESTAL: Silvicultura Roteiro de Aula Prática 3. LEGISLAÇÃO FLORESTAL: Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal Aluno: Data: / / Local: Excursão, saída do estacionamento Departamento de Solos/CTA Áreas de

Leia mais

ICMS ECOLÓGICO A NOVA ALTERNATIVA PARA OS PRODUTORES RURAIS

ICMS ECOLÓGICO A NOVA ALTERNATIVA PARA OS PRODUTORES RURAIS ICMS ECOLÓGICO A NOVA ALTERNATIVA PARA OS PRODUTORES RURAIS Rodrigo Chavari de Arruda 1*, Antonio Aparecido Mendes Junior 2*, Rodrigo Aparecido Mendes 3* 1*Professor Titular da Faculdade Sudoeste Paulista

Leia mais

Reserva Legal e Sustentabilidade

Reserva Legal e Sustentabilidade Reserva Legal e Sustentabilidade Palestrante: José Medina Uberlândia, novembro de 2009 O que é sustentabilidade? Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nações Unidas (1987) Suprir as necessidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 1 de 5 22/08/2016 13:49 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 6, DE 21 DE JULHO DE 2016 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO e o MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso das

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

Mais informações e a lista completa de signatários estão disponíveis no site da iniciativa, em

Mais informações e a lista completa de signatários estão disponíveis no site da iniciativa, em APRESENTAÇÃO Este documento apresenta em detalhes as propostas consolidadas pelo Diálogo Florestal como contribuição ao debate sobre a revisão do Código Florestal Brasileiro, em curso no Congresso Nacional.

Leia mais