PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA São Paulo

2 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONTEXTO EDUCACIONAL ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD OBJETIVOS DO CURSO Objetivos gerais Objetivos específicos Perfil do egresso Princípios Gerais Competências secundárias MATRIZ CURRICULAR Representação gráfica de um perfil de formação TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO MÓDULO AMBIENTE EMPRESARIAL MÓDULO: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA MÓDULO : PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO MÓDULO: ANÁLISE FINANCEIRA METODOLOGIA Sobre os sujeitos envolvidos Sobre os recursos Sobre os materiais SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação da aprendizagem - critérios DOCENTES COMPROMETIDOS COM O CURSO COMPONENTE CURRICULAR MÓDULO I: AMBIENTE EMPRESARIAL UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO ORGANIZACIONAL Gestão das funções organizacionais - (80 horas) EMPREENDEDORISMO - (80 horas) COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - (40 horas) Competências UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO LÓGICO QUANTITATIVA MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO - (80 horas) Contabilidade - (80 horas) ECONOMIA E MERCADO - (40 horas) MÓDULO II: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA FINANÇAS: FUNDAMENTOS E PROCESSOS - (120 horas) ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS - (40 horas) Matemática Financeira (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS COMPRAS, CONTRATAÇÕES E TERCEIRIZAÇÕES - (80 horas) ANÁLISE DE CUSTOS - (80 horas) PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PREÇOS - (40 horas) MÓDULO III: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO FINANCEIRA... 49

3 UNIDADE CURRICULAR: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO FINANCEIRO- (80 horas) ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - (80 horas) DIREITO EMPRESARIAL - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: CONTROLE E AVALIAÇÃO FINANCEIRA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - (40 horas) PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (80 horas) CONTROLADORIA 80h MÓDULO IV: ANÁLISE FINANCEIRA UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE FINANCEIRA INTERNA ADMINISTRAÇÃO DO CIRCULANTE - (80 horas) ORÇAMENTO E INDICADORES - (80 horas) ANÁLISE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS - (40 horas) MÓDULO IV: ANÁLISE FINANCEIRA UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE FINANCEIRA EXTERNA ANÁLISE DE RISCO E CRÉDITO - (80 horas) MERCADO DE CAPITAIS - (80 horas) AUDITORIA - (40 horas)

4 4 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA 1 INTRODUÇÃO A Educação a Distância é caracterizada como aquela em que o processo ensino-aprendizagem é mediado por meio da tecnologia da informação e da comunicação e foi prevista pelo artigo 80 da Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1. Inserida no projeto de democratização do ensino, a formação na modalidade a distância se mostra como uma alternativa a vários obstáculos que, por vezes, impedem as pessoas de cursarem o Ensino Superior presencial. A EaD oferece uma flexibilização da relação espaço-tempo, eliminando alguns empecilhos como a distância muito grande entre o local de moradia e o local de estudos e a impossibilidade de reservar quatro horas, em horário fixo, por dia, para atividades presenciais, por exemplo. Na sociedade atual, marcada por constantes mudanças orientadas pelo desenvolvimento, pelas descobertas e principalmente pela tecnologia, a velocidade na produção de conhecimento e o surgimento de novas tecnologias exigem a proposta de uma formação alinhada às necessidades de adaptação e atualização constantes. Nesse contexto é preciso garantir a democratização do acesso ao conhecimento que é produzido incessantemente, democratização que tem sido pauta das políticas públicas das duas últimas décadas. As universidades 1 A EaD foi regulamentada pelo Decreto nº 5622, de 19 de dezembro de 2005 e pelo Decreto 6306 de 12/12/2007, que alterou alguns dispositivos da Lei anterior. No parágrafo 1º do artigo 1º do Decreto nº 5622, estão previstos momento presenciais obrigatórios para avaliações presenciais, bem como estágios obrigatórios para alguns cursos, como as licenciaturas, por exemplo. O Projeto do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Financeira se fundamenta na definição de EaD proposta pela Portaria SESu 335/2002: (...) A Educação a distância deve ser compreendida como a atividade pedagógica que é caracterizada por um processo de ensino-aprendizagem realizado com mediação docente e a utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, os quais podem ser utilizados de forma isolada ou combinadamente, sem a freqüência obrigatória de alunos e professores, nos termos do art. 47, parágrafo 3, da LDB.(...)

5 5 têm sido, assim, o local mais almejado pela população economicamente ativa, pois vê-se na formação de nível superior a possibilidade de ingressar no mercado do trabalho. A Educação a distância tem um papel importante nesse contexto, na medida em que vem contribuir para ampliar o acesso ao Ensino Superior e consequentemente ao mercado. Porém, a opção pela EaD não se justifica apenas por questões de cunho pragmático que envolvem dificuldades de deslocamento e organização do tempo. A EaD, quando baseada nas premissas legais, está orientada para a inovação pedagógica, propiciando ao estudante a possibilidade de desenvolvimento de sua autonomia em relação à busca do conhecimento e aos caminhos de formação. O documento Professores do Brasil: impasses e desafios 2, que trata da situação das licenciaturas no país, tem um capítulo dedicado à formação de professores a distância. Nesse capítulo, segundo a pesquisa intitulada A trajetória dos cursos de graduação à distância, coordenada pelo então diretor do departamento de Estatísticas e Avaliação da educação Superior (Deaes) do INEP, Dilvo Ristoff, há evidências tranquilizadoras a respeito da nova modalidade de formação que se expande. O estudo aponta para algumas características predominantes nos alunos de EAD em comparação com os alunos da modalidade presencial: são mais velhos, mais pobres, são casados e têm filhos, são trabalhadores que sustentam as famílias e têm menor acesso à internet e ao computador que os alunos de cursos presenciais. Entretanto, os resultados que esses alunos obtiveram em sete das treze áreas da licenciatura que se submeteram às provas do Exame Nacional de Cursos (ENADE), em 2005 e 2006, foi melhor que o dos alunos dos cursos presenciais. Uma hipótese que explicaria esses bons resultados, além da conclusão imediata de que os cursos avaliados têm qualidade, seria o fato de que os alunos de EaD têm possibilidade de organizar seus estudos com mais flexibilidade e tranquilidade, potencializando, assim, a aprendizagem. Nessa perspectiva, a modalidade EaD apresenta-se despojada de preconceitos, de temores de barateamento e de aligeiramento do ensino, sendo uma real possibilidade de boa formação. 2 GATTI, B. A. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios.brasília: UNICID, 2009.

6 6 Baseado nas premissas legais, o projeto aqui proposto é orientado para a inovação pedagógica, para a auto-educação e para a aprendizagem autônoma. Compreende e assume a EaD como uma modalidade criativa de Educação, destituída de dogmatismo e preconceito, sujeita a transformações e submetida aos mesmos critérios de qualidade da educação presencial no que se refere ao status, à certificação, à seleção e à avaliação. Sendo assim, o Projeto de Educação a Distância para o Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Financeira insere-se no quadro das contribuições para a universalização e democratização da Educação e do Ensino Superior.

7 7 2 CONTEXTO EDUCACIONAL O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira é um curso tradicional na Universidade Cidade de São Paulo e há muito já é oferecido na modalidade presencial. Trata-se de um curso com grande procura em virtude da necessidade que os profissionais devem ter de conhecimento das novas ferramentas que podem ter ao seu dispor para auxiliar na gestão administrativa e financeira nas empresas. Ainda hoje há empresas que não utilizam critérios racionais para a análise de investimentos e captação de recursos, por falta de profissionais que pensem com a lógica do mercado financeiro. Por isso, as decisões são arbitrárias e, via de regra, acabam por tornar impossível uma análise criteriosa dos verdadeiros impactos da decisão de investimento na situação empresarial, no que diz respeito à rentabilidade do negócio. A situação se agrava quando a complexidade da operação aumenta com velozes mutações quanto à criação ou substituição de produtos ou serviços. Além disso, faz-se necessário considerar que a intermediação financeira representa parcela significativa da produção de serviços no Brasil, cuja participação percentual atinge 61% do produto interno bruto brasileiro. A dificuldade de acesso a cursos de graduação, ora pela distância do profissional justificado pela grande dimensão do Brasil, ora pelo volume de responsabilidades que dificultam a administração dos afazeres de um profissional da área financeira, possibilita a oferta do curso na modalidade EaD, uma vez que poderá atingir profissionais já atuantes, mas que necessitam aliar a prática ao embasamento teórico.

8 8 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD Dos alunos que concluirão o Ensino Médio em 2009, (14,56 %) são possíveis egressos para o ensino superior. No EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino Médio, a situação é mais intensa. Dos alunos que concluirão o Ensino Médio em 2009, (96,61%) são possíveis egressos para o ensino superior. Das pessoas desocupadas, são possíveis egressos para ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das pessoas ocupadas, são possíveis egressos para o ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, destinam-se ao Ensino à Distância. Das vagas oferecidas para os Cursos Superiores de Tecnologia de Gestão Financeira, são destinadas ao Ensino à Distância.

9 9 Alunos - Ensino Médio Unidade Federação da Alunos do Ensino Médio Total Sexo Feminino Masculino Faixa Etária 0 a a 17 anos anos 18 e 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos Mais de 29 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio normal/magistério.

10 10 Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Unidade da Sexo Faixa Etária Federação Total 0 a a e a a a a 39 Mais de Feminino Masculino anos anos anos anos anos anos anos 39 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos da EJA presencial, da EJA semipresencial e da EJA integrada à educação profissional do ensino médio. População Ocupada (1.000 pessoas) 2009 Anos de Estudo Pessoas Total Sem instrução e menos de 1 ano a 3 anos a 7 anos a 10 anos anos ou mais População Desocupada (1.000 pessoas) 2009 Anos de Estudo Pessoas Total Menos de 8 anos a 10 anos anos ou mais Fonte: IBGE

11 11 Graduação Presencial Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Centro-Oeste Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008 Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant

12 12 Graduação a Distância (EaD) Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Candidatos Oferecidas Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Centro-Oeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008

13 13 3 OBJETIVOS DO CURSO 3.1 Objetivos gerais Contribuir para a plena habilitação do profissional de finanças para o desempenho de suas funções na gestão de recursos financeiros nas organizações; Propiciar sólida formação teórico-metodológica para atuação profissional em diferentes espaços institucionais, que assegure referenciais de análise e interpretação da realidade; Propiciar a produção, de forma autônoma, de conhecimento científico; Contribuir para o posicionamento crítico em relação às finanças organizacionais, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento. 3.2 Objetivos específicos Propiciar a compreensão dos conceitos fundamentais, das técnicas e das melhores práticas que subsidiem o desenvolvimento de competências necessárias a um gerenciamento otimizado por parte de profissionais e empresários que atuam ou pretendem atuar de forma eficaz na área financeira das empresas, desenvolvendo as habilidades necessárias às atividades de planejamento, organização, direção e controle financeiro; Atuar na administração financeira de pequenas e médias empresas como também gerenciar áreas ou departamentos administrativos de organizações de diferentes naturezas; Capacitar o profissional para análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de orçamento, administração de material e financeira, administração de custos, administração de investimentos e controle econômico- financeiro. Resolver situações-problema, no âmbito de sua atuação; Aplicar as teorias em situações do cotidiano da organização, estabelecendo relação entre teoria e prática; Elaborar e desenvolver projetos integrando-se à equipe de trabalho; Respeitar as experiências dos seus colaboradores e integrá-las aos conhecimentos desenvolvidos em situação de empresa;

14 14 Organizar seu trabalho, integrando-o à Missão, à Visão e aos Valores da empresa; Utilizar novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho; Avaliar o desempenho dos negócios, respeitando os diferentes ritmos e modelos estruturais; Refletir sobre a prática, reorganizando caminhos, atitudes e estratégias; Conhecer a organização e sua complexidade, em sua função de promover a cidadania; Pesquisar, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da sua área profissional; Participar da gestão de processos e de organização desenvolvendo visão sistêmica; Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos atores sociais envolvidos na e com a organização nas suas relações individuais e coletivas.

15 15 4 Perfil do egresso 4.1 Princípios Gerais Formação teórica sólida e consistente sobre finanças e os princípios políticos e éticos pertinentes à profissão; Formação acadêmica consistente nas áreas de atuação e visão contextualizada do conhecimento e das técnicas inerentes a sua área de conhecimento e atuação; Competência de ação em rede de profissionais, para troca de experiências e de produção de conhecimento, bem como para uso de tecnologias da informação; Compreensão dos processos da origem e aplicação de recursos; De modo mais específico o perfil permite: Aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria; Trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Perceber as mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição. Competências específicas do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira: Aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais. Aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros na controladoria. Trabalha em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Acompanha e entende as mudanças econômicas e tecnológicas, Busca otimizar investimentos. Analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade. Subsidia o processo de tomada de decisões na instituição.

16 Competências secundárias Raciocina de forma lógica, crítica e analítica. Tem iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões. Planeja as operações financeiras. Compreende estratégias gerenciais e de liderança. Conhecer Sistemas informatizados apropriados a gestão financeira da empresa. Analisar a viabilidade financeira de novos negócios. Concebe, executa, avalia resultados e aperfeiçoa projetos, considerando o mercado e a legislação a que estão subordinadas as empresas. Define e controla equipes de trabalho.

17 17 5 MATRIZ CURRICULAR MÓDULOS UNIDADE CURRICULAR BASES TECNOLÓGICAS C.H. 1. Gestão das funções organizacionais 80 Gestão organizacional 2. Empreendedorismo 80 MÓDULO: AMBIENTE EMPRESARIAL MÓDULO: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA MÓDULO: PLANEJAMENT O E CONROLE FINANCEIRO MÓDULO: ANÁLISE FINANCEIRA Gestão Lógico- Quantitativa Análise Econômico- Financeira Análise de Custos e formação de Preços Planejamento e Estratégia Empresarial Controle e Avaliação Financeira Análise Financeira Interna Análise Financeira Externa 3. Comunicação Empresarial Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Contabilidade Economia e Mercado 40 Total do Módulo Finanças: Fundamentos e Processos Análise de Demonstrativos Financeiros Matemática Financeira Compras, Contratações e Terceirizações Análise de Custos Processos de Formação de Preços 40 Total do Módulo Planejamento Financeiro Estratégia Empresarial Direito Empresarial Sistemas de informações gerenciais Planejamento tributário Controladoria 80 Total do Módulo Administração do Circulante Orçamento e Indicadores Análise e Decisão de Investimentos Análise de Risco e Crédito Mercado de Capitais Auditoria 40 Total do Módulo 400

18 18 6 Representação gráfica de um perfil de formação Nesta representação apresenta-se a organização didática do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira na constituição de seus módulos, unidades curriculares e bases tecnológicas. O curso é constituído por quatro módulos. Cada módulo é composto por duas unidades curriculares. Cada unidade curricular é sustentada por um conjunto de bases tecnológicas. 6.1 TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO Graduação: TECNOLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA

19 19 7 PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO 7.1 MÓDULO AMBIENTE EMPRESARIAL O módulo Ambiente Empresarial foi elaborado para inserir o aluno nos conceitos essenciais da gestão empresarial, pela compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo, com desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. Competências necessárias ao gestor pelo papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. As unidades Gestão Organizacional e Gestão Lógico-Administrativa atendem a um conjunto de habilidades e competências comuns a todo gestor. A primeira unidade tem as bases organizadas no sentido de formar conhecimentos que possibilitem ao aluno entender os mecanismos da gestão moderna, a importância da comunicação interna e externa e a potencialidade das empresas no contexto contemporâneo. A segunda, prima por formar conhecimentos que possibilitem a tomada de decisão pela análise do ambiente em que a empresa está inserida, usando dados disponíveis MÓDULO: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA A Unidade Curricular Análise Econômico-Financeira é formada pelas Bases Tecnológicas de Finanças Fundamentos e Processos; Análise de Demonstrativos Financeiros e Matemática Financeira, oferecerá e apresentará aos alunos, conhecimento amplo e generalista de uma Gestão Financeira para que o aluno possa entender os métodos a serem empregados em uma empresa, como também, condições para que os alunos possam visualizar, todo o contexto operacional da empresa, objetivando a gestão eficaz da área financeira, habilitando o aluno a se ambientar e atuar no processo financeiro, visando à obtenção de valor aos sócios e/ou acionistas.

20 20 A Unidade Curricular: Análise de Custos e Formação de Preços Formada é pelas Bases Tecnológicas de Compras, Contratações e Terceirizações; Análise e Custos e Processos de Formação de Preços, desenvolverá no aluno a capacidade de identificar e usar, através do entendimento do registro das transações e operações, do controle das operações e os principais instrumentos e conceitos de suma importância gerencial na análise de custos das empresas, bem como as relações entre custos, volume e resultados na busca de soluções que melhorem sua lucratividade, com o objetivo de tornar suas empresas mais eficientes e competitivas MÓDULO : PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO A Unidade Curricular Planejamento e Estratégia Empresarial tem por objetivo capacitar as pessoas responsáveis pela gestão de recursos financeiros, bem como aquelas envolvidas no controle da aplicação desses recursos de forma a garantir o cumprimento dos planos organizacionais e o cumprimento de seus objetivos. O acirramento da competitividade nas indústrias, a facilidade com a qual recursos atravessam fronteiras à procura de investimentos com retornos maiores e mais rápidos, e a intervenção cada vez menor dos estados na Economia são a tônica do mundo globalizado em que vivemos. Para sobreviverem nesse ambiente, torna-se necessário que as organizações se adaptem rapidamente às mudanças, o que demanda uma gestão mais eficiente de recursos produtivos cada vez mais escassos e caros, promovendo atualização sobre conhecimentos e técnicas de planejamento estratégico e os conceitos necessários para o início do projeto de implantação de estratégias, desde a análise da situação atual como definição e objetivos da estratégia. A Unidade Curricular Controle e Avaliação Financeira tem por objetivo é proporcionar conhecimentos teóricos e práticos por meio de uma visão integrada das organizações, preparando o aluno para atuar no ambiente mutável e altamente competitivo das áreas relacionadas com as estratégias contábeis, além de proporcionar ao aluno o conhecimento dos Tributos (Impostos, Taxas, Contribuições e empréstimo Compulsório), abrangendo o conceito, classificação,

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL... 7 3 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Identificar as oportunidades de mercado. Realizar análise de mercado. Elaborar previsão de vendas. Utilizar instrumentos de marketing.

Identificar as oportunidades de mercado. Realizar análise de mercado. Elaborar previsão de vendas. Utilizar instrumentos de marketing. : Técnico em Administração Descrição do Perfil Profissional: Identificar, interpretar, analisar fundamentos, conteúdos, sentidos e importância do planejamento na Gestão Mercadológica, Administrativo-Financeira,

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Qualidade Gestão O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Sem certificação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO E SUA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, CAMPO DE ATUAÇÃO, INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 2 CELSO ABREU DE ARAUJO Administrador - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrando Adm. Empresas - UDELMAR Telefone: 33-8432-3939 e- mail: celsoaaraujo@gmail.com

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 64-CEPE/UNICENTRO, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Contábil, Auditoria e Perícia, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CT002 CT002- INICIACAO AS CIENCIAS CONTABEIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012. O REITOR da UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP, no uso de suas atribuições,

RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012. O REITOR da UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a oferta do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu : MBA em GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Leia mais

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze 1 A Controladoria no Processo de Gestão Clóvis Luís Padoveze Cascavel - 21.10.2003 2 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 3 Visão da Ciência da Controladoria

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Financeira Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos gerais e uso atual

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: SISTEMAS DA INFORMAÇÃO MISSÃO DO CURSO Os avanços da ciência, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de mercado, são exemplos de fatores que contribuíram

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 01 Finanças e Empresas Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO Finanças e Empresas... 3 1. Introdução a Administração Financeira... 3 2. Definições... 3 2.1. Empresas...

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Administração Financeira de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. PROJETOS NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gerenciamento de Projetos. OBJETIVO DO CURSO: A

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais