PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA São Paulo

2 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONTEXTO EDUCACIONAL ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD OBJETIVOS DO CURSO Objetivos gerais Objetivos específicos Perfil do egresso Princípios Gerais Competências secundárias MATRIZ CURRICULAR Representação gráfica de um perfil de formação TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO MÓDULO AMBIENTE EMPRESARIAL MÓDULO: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA MÓDULO : PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO MÓDULO: ANÁLISE FINANCEIRA METODOLOGIA Sobre os sujeitos envolvidos Sobre os recursos Sobre os materiais SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação da aprendizagem - critérios DOCENTES COMPROMETIDOS COM O CURSO COMPONENTE CURRICULAR MÓDULO I: AMBIENTE EMPRESARIAL UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO ORGANIZACIONAL Gestão das funções organizacionais - (80 horas) EMPREENDEDORISMO - (80 horas) COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - (40 horas) Competências UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO LÓGICO QUANTITATIVA MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO - (80 horas) Contabilidade - (80 horas) ECONOMIA E MERCADO - (40 horas) MÓDULO II: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA FINANÇAS: FUNDAMENTOS E PROCESSOS - (120 horas) ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS - (40 horas) Matemática Financeira (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS COMPRAS, CONTRATAÇÕES E TERCEIRIZAÇÕES - (80 horas) ANÁLISE DE CUSTOS - (80 horas) PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PREÇOS - (40 horas) MÓDULO III: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO FINANCEIRA... 49

3 UNIDADE CURRICULAR: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO FINANCEIRO- (80 horas) ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - (80 horas) DIREITO EMPRESARIAL - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: CONTROLE E AVALIAÇÃO FINANCEIRA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - (40 horas) PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (80 horas) CONTROLADORIA 80h MÓDULO IV: ANÁLISE FINANCEIRA UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE FINANCEIRA INTERNA ADMINISTRAÇÃO DO CIRCULANTE - (80 horas) ORÇAMENTO E INDICADORES - (80 horas) ANÁLISE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS - (40 horas) MÓDULO IV: ANÁLISE FINANCEIRA UNIDADE CURRICULAR: ANÁLISE FINANCEIRA EXTERNA ANÁLISE DE RISCO E CRÉDITO - (80 horas) MERCADO DE CAPITAIS - (80 horas) AUDITORIA - (40 horas)

4 4 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA 1 INTRODUÇÃO A Educação a Distância é caracterizada como aquela em que o processo ensino-aprendizagem é mediado por meio da tecnologia da informação e da comunicação e foi prevista pelo artigo 80 da Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1. Inserida no projeto de democratização do ensino, a formação na modalidade a distância se mostra como uma alternativa a vários obstáculos que, por vezes, impedem as pessoas de cursarem o Ensino Superior presencial. A EaD oferece uma flexibilização da relação espaço-tempo, eliminando alguns empecilhos como a distância muito grande entre o local de moradia e o local de estudos e a impossibilidade de reservar quatro horas, em horário fixo, por dia, para atividades presenciais, por exemplo. Na sociedade atual, marcada por constantes mudanças orientadas pelo desenvolvimento, pelas descobertas e principalmente pela tecnologia, a velocidade na produção de conhecimento e o surgimento de novas tecnologias exigem a proposta de uma formação alinhada às necessidades de adaptação e atualização constantes. Nesse contexto é preciso garantir a democratização do acesso ao conhecimento que é produzido incessantemente, democratização que tem sido pauta das políticas públicas das duas últimas décadas. As universidades 1 A EaD foi regulamentada pelo Decreto nº 5622, de 19 de dezembro de 2005 e pelo Decreto 6306 de 12/12/2007, que alterou alguns dispositivos da Lei anterior. No parágrafo 1º do artigo 1º do Decreto nº 5622, estão previstos momento presenciais obrigatórios para avaliações presenciais, bem como estágios obrigatórios para alguns cursos, como as licenciaturas, por exemplo. O Projeto do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Financeira se fundamenta na definição de EaD proposta pela Portaria SESu 335/2002: (...) A Educação a distância deve ser compreendida como a atividade pedagógica que é caracterizada por um processo de ensino-aprendizagem realizado com mediação docente e a utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, os quais podem ser utilizados de forma isolada ou combinadamente, sem a freqüência obrigatória de alunos e professores, nos termos do art. 47, parágrafo 3, da LDB.(...)

5 5 têm sido, assim, o local mais almejado pela população economicamente ativa, pois vê-se na formação de nível superior a possibilidade de ingressar no mercado do trabalho. A Educação a distância tem um papel importante nesse contexto, na medida em que vem contribuir para ampliar o acesso ao Ensino Superior e consequentemente ao mercado. Porém, a opção pela EaD não se justifica apenas por questões de cunho pragmático que envolvem dificuldades de deslocamento e organização do tempo. A EaD, quando baseada nas premissas legais, está orientada para a inovação pedagógica, propiciando ao estudante a possibilidade de desenvolvimento de sua autonomia em relação à busca do conhecimento e aos caminhos de formação. O documento Professores do Brasil: impasses e desafios 2, que trata da situação das licenciaturas no país, tem um capítulo dedicado à formação de professores a distância. Nesse capítulo, segundo a pesquisa intitulada A trajetória dos cursos de graduação à distância, coordenada pelo então diretor do departamento de Estatísticas e Avaliação da educação Superior (Deaes) do INEP, Dilvo Ristoff, há evidências tranquilizadoras a respeito da nova modalidade de formação que se expande. O estudo aponta para algumas características predominantes nos alunos de EAD em comparação com os alunos da modalidade presencial: são mais velhos, mais pobres, são casados e têm filhos, são trabalhadores que sustentam as famílias e têm menor acesso à internet e ao computador que os alunos de cursos presenciais. Entretanto, os resultados que esses alunos obtiveram em sete das treze áreas da licenciatura que se submeteram às provas do Exame Nacional de Cursos (ENADE), em 2005 e 2006, foi melhor que o dos alunos dos cursos presenciais. Uma hipótese que explicaria esses bons resultados, além da conclusão imediata de que os cursos avaliados têm qualidade, seria o fato de que os alunos de EaD têm possibilidade de organizar seus estudos com mais flexibilidade e tranquilidade, potencializando, assim, a aprendizagem. Nessa perspectiva, a modalidade EaD apresenta-se despojada de preconceitos, de temores de barateamento e de aligeiramento do ensino, sendo uma real possibilidade de boa formação. 2 GATTI, B. A. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios.brasília: UNICID, 2009.

6 6 Baseado nas premissas legais, o projeto aqui proposto é orientado para a inovação pedagógica, para a auto-educação e para a aprendizagem autônoma. Compreende e assume a EaD como uma modalidade criativa de Educação, destituída de dogmatismo e preconceito, sujeita a transformações e submetida aos mesmos critérios de qualidade da educação presencial no que se refere ao status, à certificação, à seleção e à avaliação. Sendo assim, o Projeto de Educação a Distância para o Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Financeira insere-se no quadro das contribuições para a universalização e democratização da Educação e do Ensino Superior.

7 7 2 CONTEXTO EDUCACIONAL O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira é um curso tradicional na Universidade Cidade de São Paulo e há muito já é oferecido na modalidade presencial. Trata-se de um curso com grande procura em virtude da necessidade que os profissionais devem ter de conhecimento das novas ferramentas que podem ter ao seu dispor para auxiliar na gestão administrativa e financeira nas empresas. Ainda hoje há empresas que não utilizam critérios racionais para a análise de investimentos e captação de recursos, por falta de profissionais que pensem com a lógica do mercado financeiro. Por isso, as decisões são arbitrárias e, via de regra, acabam por tornar impossível uma análise criteriosa dos verdadeiros impactos da decisão de investimento na situação empresarial, no que diz respeito à rentabilidade do negócio. A situação se agrava quando a complexidade da operação aumenta com velozes mutações quanto à criação ou substituição de produtos ou serviços. Além disso, faz-se necessário considerar que a intermediação financeira representa parcela significativa da produção de serviços no Brasil, cuja participação percentual atinge 61% do produto interno bruto brasileiro. A dificuldade de acesso a cursos de graduação, ora pela distância do profissional justificado pela grande dimensão do Brasil, ora pelo volume de responsabilidades que dificultam a administração dos afazeres de um profissional da área financeira, possibilita a oferta do curso na modalidade EaD, uma vez que poderá atingir profissionais já atuantes, mas que necessitam aliar a prática ao embasamento teórico.

8 8 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD Dos alunos que concluirão o Ensino Médio em 2009, (14,56 %) são possíveis egressos para o ensino superior. No EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino Médio, a situação é mais intensa. Dos alunos que concluirão o Ensino Médio em 2009, (96,61%) são possíveis egressos para o ensino superior. Das pessoas desocupadas, são possíveis egressos para ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das pessoas ocupadas, são possíveis egressos para o ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, destinam-se ao Ensino à Distância. Das vagas oferecidas para os Cursos Superiores de Tecnologia de Gestão Financeira, são destinadas ao Ensino à Distância.

9 9 Alunos - Ensino Médio Unidade Federação da Alunos do Ensino Médio Total Sexo Feminino Masculino Faixa Etária 0 a a 17 anos anos 18 e 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos Mais de 29 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio normal/magistério.

10 10 Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Unidade da Sexo Faixa Etária Federação Total 0 a a e a a a a 39 Mais de Feminino Masculino anos anos anos anos anos anos anos 39 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos da EJA presencial, da EJA semipresencial e da EJA integrada à educação profissional do ensino médio. População Ocupada (1.000 pessoas) 2009 Anos de Estudo Pessoas Total Sem instrução e menos de 1 ano a 3 anos a 7 anos a 10 anos anos ou mais População Desocupada (1.000 pessoas) 2009 Anos de Estudo Pessoas Total Menos de 8 anos a 10 anos anos ou mais Fonte: IBGE

11 11 Graduação Presencial Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Centro-Oeste Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008 Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant

12 12 Graduação a Distância (EaD) Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Candidatos Oferecidas Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Centro-Oeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008

13 13 3 OBJETIVOS DO CURSO 3.1 Objetivos gerais Contribuir para a plena habilitação do profissional de finanças para o desempenho de suas funções na gestão de recursos financeiros nas organizações; Propiciar sólida formação teórico-metodológica para atuação profissional em diferentes espaços institucionais, que assegure referenciais de análise e interpretação da realidade; Propiciar a produção, de forma autônoma, de conhecimento científico; Contribuir para o posicionamento crítico em relação às finanças organizacionais, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento. 3.2 Objetivos específicos Propiciar a compreensão dos conceitos fundamentais, das técnicas e das melhores práticas que subsidiem o desenvolvimento de competências necessárias a um gerenciamento otimizado por parte de profissionais e empresários que atuam ou pretendem atuar de forma eficaz na área financeira das empresas, desenvolvendo as habilidades necessárias às atividades de planejamento, organização, direção e controle financeiro; Atuar na administração financeira de pequenas e médias empresas como também gerenciar áreas ou departamentos administrativos de organizações de diferentes naturezas; Capacitar o profissional para análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de orçamento, administração de material e financeira, administração de custos, administração de investimentos e controle econômico- financeiro. Resolver situações-problema, no âmbito de sua atuação; Aplicar as teorias em situações do cotidiano da organização, estabelecendo relação entre teoria e prática; Elaborar e desenvolver projetos integrando-se à equipe de trabalho; Respeitar as experiências dos seus colaboradores e integrá-las aos conhecimentos desenvolvidos em situação de empresa;

14 14 Organizar seu trabalho, integrando-o à Missão, à Visão e aos Valores da empresa; Utilizar novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho; Avaliar o desempenho dos negócios, respeitando os diferentes ritmos e modelos estruturais; Refletir sobre a prática, reorganizando caminhos, atitudes e estratégias; Conhecer a organização e sua complexidade, em sua função de promover a cidadania; Pesquisar, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da sua área profissional; Participar da gestão de processos e de organização desenvolvendo visão sistêmica; Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos atores sociais envolvidos na e com a organização nas suas relações individuais e coletivas.

15 15 4 Perfil do egresso 4.1 Princípios Gerais Formação teórica sólida e consistente sobre finanças e os princípios políticos e éticos pertinentes à profissão; Formação acadêmica consistente nas áreas de atuação e visão contextualizada do conhecimento e das técnicas inerentes a sua área de conhecimento e atuação; Competência de ação em rede de profissionais, para troca de experiências e de produção de conhecimento, bem como para uso de tecnologias da informação; Compreensão dos processos da origem e aplicação de recursos; De modo mais específico o perfil permite: Aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria; Trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Perceber as mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição. Competências específicas do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira: Aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais. Aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros na controladoria. Trabalha em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Acompanha e entende as mudanças econômicas e tecnológicas, Busca otimizar investimentos. Analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade. Subsidia o processo de tomada de decisões na instituição.

16 Competências secundárias Raciocina de forma lógica, crítica e analítica. Tem iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões. Planeja as operações financeiras. Compreende estratégias gerenciais e de liderança. Conhecer Sistemas informatizados apropriados a gestão financeira da empresa. Analisar a viabilidade financeira de novos negócios. Concebe, executa, avalia resultados e aperfeiçoa projetos, considerando o mercado e a legislação a que estão subordinadas as empresas. Define e controla equipes de trabalho.

17 17 5 MATRIZ CURRICULAR MÓDULOS UNIDADE CURRICULAR BASES TECNOLÓGICAS C.H. 1. Gestão das funções organizacionais 80 Gestão organizacional 2. Empreendedorismo 80 MÓDULO: AMBIENTE EMPRESARIAL MÓDULO: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA MÓDULO: PLANEJAMENT O E CONROLE FINANCEIRO MÓDULO: ANÁLISE FINANCEIRA Gestão Lógico- Quantitativa Análise Econômico- Financeira Análise de Custos e formação de Preços Planejamento e Estratégia Empresarial Controle e Avaliação Financeira Análise Financeira Interna Análise Financeira Externa 3. Comunicação Empresarial Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Contabilidade Economia e Mercado 40 Total do Módulo Finanças: Fundamentos e Processos Análise de Demonstrativos Financeiros Matemática Financeira Compras, Contratações e Terceirizações Análise de Custos Processos de Formação de Preços 40 Total do Módulo Planejamento Financeiro Estratégia Empresarial Direito Empresarial Sistemas de informações gerenciais Planejamento tributário Controladoria 80 Total do Módulo Administração do Circulante Orçamento e Indicadores Análise e Decisão de Investimentos Análise de Risco e Crédito Mercado de Capitais Auditoria 40 Total do Módulo 400

18 18 6 Representação gráfica de um perfil de formação Nesta representação apresenta-se a organização didática do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira na constituição de seus módulos, unidades curriculares e bases tecnológicas. O curso é constituído por quatro módulos. Cada módulo é composto por duas unidades curriculares. Cada unidade curricular é sustentada por um conjunto de bases tecnológicas. 6.1 TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO Graduação: TECNOLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA

19 19 7 PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO 7.1 MÓDULO AMBIENTE EMPRESARIAL O módulo Ambiente Empresarial foi elaborado para inserir o aluno nos conceitos essenciais da gestão empresarial, pela compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo, com desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. Competências necessárias ao gestor pelo papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. As unidades Gestão Organizacional e Gestão Lógico-Administrativa atendem a um conjunto de habilidades e competências comuns a todo gestor. A primeira unidade tem as bases organizadas no sentido de formar conhecimentos que possibilitem ao aluno entender os mecanismos da gestão moderna, a importância da comunicação interna e externa e a potencialidade das empresas no contexto contemporâneo. A segunda, prima por formar conhecimentos que possibilitem a tomada de decisão pela análise do ambiente em que a empresa está inserida, usando dados disponíveis MÓDULO: CUSTOS E ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA A Unidade Curricular Análise Econômico-Financeira é formada pelas Bases Tecnológicas de Finanças Fundamentos e Processos; Análise de Demonstrativos Financeiros e Matemática Financeira, oferecerá e apresentará aos alunos, conhecimento amplo e generalista de uma Gestão Financeira para que o aluno possa entender os métodos a serem empregados em uma empresa, como também, condições para que os alunos possam visualizar, todo o contexto operacional da empresa, objetivando a gestão eficaz da área financeira, habilitando o aluno a se ambientar e atuar no processo financeiro, visando à obtenção de valor aos sócios e/ou acionistas.

20 20 A Unidade Curricular: Análise de Custos e Formação de Preços Formada é pelas Bases Tecnológicas de Compras, Contratações e Terceirizações; Análise e Custos e Processos de Formação de Preços, desenvolverá no aluno a capacidade de identificar e usar, através do entendimento do registro das transações e operações, do controle das operações e os principais instrumentos e conceitos de suma importância gerencial na análise de custos das empresas, bem como as relações entre custos, volume e resultados na busca de soluções que melhorem sua lucratividade, com o objetivo de tornar suas empresas mais eficientes e competitivas MÓDULO : PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO A Unidade Curricular Planejamento e Estratégia Empresarial tem por objetivo capacitar as pessoas responsáveis pela gestão de recursos financeiros, bem como aquelas envolvidas no controle da aplicação desses recursos de forma a garantir o cumprimento dos planos organizacionais e o cumprimento de seus objetivos. O acirramento da competitividade nas indústrias, a facilidade com a qual recursos atravessam fronteiras à procura de investimentos com retornos maiores e mais rápidos, e a intervenção cada vez menor dos estados na Economia são a tônica do mundo globalizado em que vivemos. Para sobreviverem nesse ambiente, torna-se necessário que as organizações se adaptem rapidamente às mudanças, o que demanda uma gestão mais eficiente de recursos produtivos cada vez mais escassos e caros, promovendo atualização sobre conhecimentos e técnicas de planejamento estratégico e os conceitos necessários para o início do projeto de implantação de estratégias, desde a análise da situação atual como definição e objetivos da estratégia. A Unidade Curricular Controle e Avaliação Financeira tem por objetivo é proporcionar conhecimentos teóricos e práticos por meio de uma visão integrada das organizações, preparando o aluno para atuar no ambiente mutável e altamente competitivo das áreas relacionadas com as estratégias contábeis, além de proporcionar ao aluno o conhecimento dos Tributos (Impostos, Taxas, Contribuições e empréstimo Compulsório), abrangendo o conceito, classificação,

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL... 7 3 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL / JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO... 7 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL... 7 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2009.1A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ADMINISTRAÇÃO... 4 02 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I... 4 03 MATEMÁTICA... 4 04 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 05 NOÇÕES

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Identificar as oportunidades de mercado. Realizar análise de mercado. Elaborar previsão de vendas. Utilizar instrumentos de marketing.

Identificar as oportunidades de mercado. Realizar análise de mercado. Elaborar previsão de vendas. Utilizar instrumentos de marketing. : Técnico em Administração Descrição do Perfil Profissional: Identificar, interpretar, analisar fundamentos, conteúdos, sentidos e importância do planejamento na Gestão Mercadológica, Administrativo-Financeira,

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FUNCIONÁRIOS - PDF ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - EMENTAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FUNCIONÁRIOS - PDF ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - EMENTAS MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES Educação Superior no Brasil: cenários e tendências Conceitos e concepções de universidade; aspectos históricos da educação superior no Brasil; a reforma da educação superior

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES Educação Superior no Brasil: cenários e tendências Conceitos e concepções de universidade; aspectos históricos da educação superior no Brasil; a reforma da educação superior

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Entendendo custos, despesas e preço de venda

Entendendo custos, despesas e preço de venda Demonstrativo de Resultados O empresário e gestor da pequena empresa, mais do que nunca, precisa dedicar-se ao uso de técnicas e instrumentos adequados de gestão financeira, para mapear a situação do empreendimento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE Administração Aplicada ao Meio Ambiente Ementa: Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Compromisso dos indivíduos e das

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Sem. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I II III IV V VI VI I Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

Ementas e bibliografia básica das disciplinas

Ementas e bibliografia básica das disciplinas Ementas e bibliografia básica das disciplinas Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (10h) Conceitos gerais de gestão do conhecimento Conceitos gerais de inteligência competitiva Ferramentas

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. Campinas, 16 de novembro de 2004.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. Campinas, 16 de novembro de 2004. RESOLUÇÃO CONSEAcc CPS 3 /2004 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE CAMPINAS, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus CONSEAcc, do câmpus de Campinas,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECOTURISMO Objetivo: O Curso tem por objetivo capacitar profissionais, tendo em vista a carência de pessoas qualificadas na área do ecoturismo, para atender,

Leia mais

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário desenvolvido pela FAACZ visa oferecer aos participantes instrumentais

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MÓDULO I 304101 FUNDAMENTOS DE MARKETING Fundamentos do Marketing. Processo de Marketing.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas, exponenciais

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira e Controladoria tem por objetivo o fornecimento

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Concepção do Curso de Administração A organização curricular do curso oferece respostas às exigências impostas pela profissão do administrador, exigindo daqueles que integram a instituição

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES DOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

Leia mais

PERÍODO DISCIPLINAS CH MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA GERENCIAL Fundamentos da Administração 80 horas. 120 horas Economia e Mercado

PERÍODO DISCIPLINAS CH MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA GERENCIAL Fundamentos da Administração 80 horas. 120 horas Economia e Mercado ESTRUTURA CURRICULAR PERÍODO DISCIPLINAS CH MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA GERENCIAL Fundamentos da Administração Comunicação e Expressão 1º Contabilidade Gerencial 120 Economia e Mercado Matemática Financeira

Leia mais

Resolução 038/2001 CONSEPE

Resolução 038/2001 CONSEPE Resolução 038/2001 CONSEPE Aprova as normas de funcionamento do Curso de Administração do Centro de Ciências da Administração CCA/ESAG. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA. Professora Mscda. Ana Cláudia de Oliveira

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA. Professora Mscda. Ana Cláudia de Oliveira MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Professora Mscda. Ana Cláudia de Oliveira Objetivo principal: transmitir aos discente de pós graduação da Faculdade Almeida Rodrigues a metodologia utilizada para desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL 1. OBJETIVOS Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão empresarial com intuito de

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 18/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

O que é Finanças? 22/02/2009 INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS CORPORATIVAS

O que é Finanças? 22/02/2009 INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS CORPORATIVAS Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues E mail: prdr30@terra.com.br INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS CORPORATIVAS O que é administração financeira? Qual sua importância para as corporações? Como são tomadas as decisões financeiras?

Leia mais

Como fazer o seu primeiro MBA?

Como fazer o seu primeiro MBA? GRADE CURRICULAR Como fazer o seu primeiro MBA? Escolha o MBA desejado no seu escritório virtual e confira a Grade Curricular do curso. Faça um a um, todos os módulos referentes ao MBA escolhido baseando-se

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1. TURNOS: Matutino ou Noturno Campus de Maringá Noturno Campus de Cianorte HABILITAÇÃO: Bacharelado em Ciências Contábeis GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Ciências Contábeis PRAZO PARA CONCLUSÃO:

Leia mais

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLEX 2016

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLEX 2016 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLE 2016 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROGRAMA PÓS-FLE 2016 ÁREAS DE NEGÓCIOS E ENGENHARIA O Programa Pós-Flex da Universidade Positivo possui 15 cursos voltados para

Leia mais

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC Campus Ceilândia GESTÃO E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Ceilândia, Fevereiro de 2014. CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS Apresentação MBA desenvolvido por uma das mais reconhecidas e respeitadas Universidades do país UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tradição

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

Dimensão social. Educação

Dimensão social. Educação Dimensão social Educação 218 Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2004 36 Taxa de escolarização Representa a proporção da população infanto-juvenil que freqüenta a escola. Descrição As variáveis

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

BACHARELADO. Administração. Ciências Contábeis. Ciências Econômicas. Serviço Social. Ciências Sociais. Objetivos. Objetivos. Objetivos.

BACHARELADO. Administração. Ciências Contábeis. Ciências Econômicas. Serviço Social. Ciências Sociais. Objetivos. Objetivos. Objetivos. BACHARELADO Administração O curso de Administração tem como objetivo formar profissionais que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores, com capacidade de alinhar

Leia mais

FLUXO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

FLUXO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 FLUXO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 Estados Norte 0 0,00 0 0 0 0,00 Rondônia

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Contabilidade de Custos e Gerencial CIC 816 Carga Horária: 60 Créditos: 04 Coordenador: Prof. Poueri do Carmo Mário Teoria de Custos (abordagem econômica e contábil). Métodos

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Grandes Regiões e Unidades da Federação: Esperança de vida ao nascer segundo projeção populacional: 1980, 1991-2030 - Ambos os sexos

Grandes Regiões e Unidades da Federação: Esperança de vida ao nascer segundo projeção populacional: 1980, 1991-2030 - Ambos os sexos e Unidades da Federação: Esperança de vida ao nascer segundo projeção populacional: 1980, 1991-2030 - Ambos os sexos Unidades da Federação 1980 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 2 CELSO ABREU DE ARAUJO Administrador - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrando Adm. Empresas - UDELMAR Telefone: 33-8432-3939 e- mail: celsoaaraujo@gmail.com

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 083/2003 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO.

RESOLUÇÃO CONSEPE 083/2003 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. RESOLUÇÃO CONSEPE 083/2003 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

Sumário PORTARIAS INEP

Sumário PORTARIAS INEP Sumário 1. Portaria Inep nº 239, de 10 de junho de 2015 2. Portaria Inep nº 230, de 10 de junho de 2015 3. Portaria Inep nº 229, de 10 de junho de 2015 4. Portaria Inep nº 232, de 10 de junho de 2015 5.

Leia mais

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva OBJETIVO: O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 18 de novembro de 2004. Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 18 de novembro de 2004. Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc - SP 006/2004 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus CONSEAcc, do câmpus de

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA

Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA C U R S O D E C I Ê N C I A S C O N T Á B E I S Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA Código: CNB CH Total: 72H Pré-Requisito: Período

Leia mais

FLUXO DE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO DE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO DE ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE DE INFORMAÇÃO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO DE, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA -

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E SERVIÇOS RELACIONADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E SERVIÇOS RELACIONADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E RELACIONADOS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA

Leia mais

Tabela 1 - Conta de produção por operações e saldos, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação - 2004-2008

Tabela 1 - Conta de produção por operações e saldos, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação - 2004-2008 (continua) Produção 5 308 622 4 624 012 4 122 416 3 786 683 3 432 735 1 766 477 1 944 430 2 087 995 2 336 154 2 728 512 Consumo intermediário produtos 451 754 373 487 335 063 304 986 275 240 1 941 498

Leia mais

MBA Executivo Contabilidade e Finanças

MBA Executivo Contabilidade e Finanças MBA Executivo Contabilidade e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Contabilidade e Finanças proporciona ao aluno o conhecimento a respeito dos fundamentos de contabilidade e finanças

Leia mais

BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES

BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e similares são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 139, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 139, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 139, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Ementa: Identificar os elementos básicos das organizações: recursos, objetivos e decisões. Desenvolver

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA Disciplina: Matemática Financeira para Tomada de Decisões (20 horas) Os métodos quantitativos têm sido amplamente

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO LUCRO 1

DISTRIBUIÇÃO DO LUCRO 1 DISTRIBUIÇÃO DO LUCRO 1 Gillene da Silva Sanses 2 O artigo apresenta a nova realidade em que se inserem, sob a perspectiva de critério para cálculo, deliberação e distribuição aos sócios, dos lucros. O

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO O Curso de Secretariado Executivo das Faculdades Integradas de Ciências Exatas Administrativas e Sociais da UPIS, reconhecido pelo MEC desde 1993, pela Portaria 905, de 24.06,1993,

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS Branding Corporativo O que é Branding. O que é uma marca. História da Marcas. Naming. Arquitetura de Marcas. Tipos de Marcas. Brand Equity. Gestão de Marcas/Branding.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Fundamentos

Gerenciamento de Projetos Fundamentos Gerenciamento de Fundamentos MBA EM GESTÃO DE PROJETOS - EMENTAS Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de. Areas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMI - PMBoK. Ciclo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial Coordenação Acadêmica FGV : Professora Denize Dutra CÓDIGO NO SIGA : VIANNA0/TMBAGE*1225-14 1. ECONOMIA EMPRESARIAL Fundamentos

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios (Sexta e Sábado)

MBA em Gestão de Negócios (Sexta e Sábado) MBA em Gestão de Negócios (Sexta e Sábado) Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições Abertas Turma 14 (Nova) -->Início Confirmado:05/07/2013 Mercados dinâmicos têm imposto desafios crescentes para as empresas:

Leia mais

Sala de Imprensa Notícias do Enem

Sala de Imprensa Notícias do Enem Imprimir Fechar janela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Sala de Imprensa Notícias do En 07 de fevereiro de 2007 Inep divulga os resultados do En 2006 por UF e Maioria

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CT002 CT002- INICIACAO AS CIENCIAS CONTABEIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO

Leia mais

NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA

NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA RODOVIÁRIAS Quadro 13 - UF: ACRE Ano de 211 82 5 6 8 9 5 3 14 4 11 9 4 4 63 2 4 7 6 6 9 4 8 4 4 3 6 68 4 2 8 3 1 8 4 9 2 6 7 5 63 3 6 3 2 13 9 8 7 5 1 5 1 67 4 2 9 6 8 5 5 7 6 6 4 5 85 3 7 1 1 4 7 9 6

Leia mais